terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Copa América será no Brasil em 2015, confirma CBF em seminário

Membros do comitê organizador da Copa confirmam competição continental no país um ano após o Mundial da Fifa. Torneio pode ter estrutura alterada

Por Márcio Iannacca
Direto de Brasília

FRAME - Maracanã Reforma Projeto (Foto: Reprodução / TV Globo)Após receber a Copa de 2014, 'novo' Maracanã
vai abrigar a Copa América de 2015 (Reprodução)
A Copa América de 2015 será mesmo no Brasil. Nesta terça-feira, durante o Seminário Geral das Cidades-Sede da Copa de 2014, realizado em Brasília, o coordenador de operações do comitê organizador, Ricardo Trade, confirmou que a competição acontecerá no país um ano depois do Mundial. O assunto foi abordado durante as questões sobre o futuro dos estádios que serão construídos para o torneio da Fifa. A expectativa é que maioria deles seja utilizado no torneio continental.
- O calendário de competições é grande no país. Após a Copa do Mundo, nós teremos a Copa América e as Olimpíadas no Brasil. E todos os estádios podem ser utilizados - revelou Trade.
Em 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a cogitar uma troca de datas por conta do intenso calendário esportivo do país, que vai receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Porém, a alteração não foi levada adiante e o Brasil vai ser sede do torneio continental. O Chile organizará a competição em 2019. Além dos chilenos, a Bolívia também pleiteou o campeonato, que acontecerá daqui a quatro anos.
Este ano, o torneio será disputado na Argentina na mesma fórmula das edições anteriores. Porém, em 2015, no Brasil, a Conmebol e a Concacaf estudam a possibilidade de se unificar e realizar uma competição com 16 seleções. A ideia é que o campeonato seja disputado nos mesmos moldes da Eurocopa, com quatro grupos e depois o tradicional mata-mata. A ideia ainda está sendo estudada.
O Brasil é o atual bicampeão do torneio. Nas duas últimas edições, em 2004, no Peru, e em 2007, na Venezuela, o time canarinho bateu a Argentina e ficou com o caneco.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/02/copa-america-sera-no-brasil-em-2015-confirma-cbf-em-seminario.html

Maicosuel e Fábio Ferreira treinam finalização no Botafogo

Henrique e Maicosuel em ação, durante o confronto entre Botafogo e Cruzeiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foto: Nina Lima/VIPCOMM/Divulgação Maicosuel tem previsão de retornar ao Botafogo em maio
Foto: Nina Lima/VIPCOMM/Divulgação

No processo de recuperação por graves lesões no joelho esquerdo em 2010, os botafoguenses Maicosuel e Fábio Ferreira seguem em boa evolução e nesta segunda-feira realizaram um treino de finalizações separadamente, em General Severiano. A dupla mostrou firmeza nos chutes e foi acompanhada pelo assistente técnico de Joel Santana, Maurício Albuquerque.
Maicosuel e Fábio Ferreira têm previsão de retorno aos jogos oficiais em maio. Com relação aos reservas do Botafogo, que também trabalharam na sede alvinegra, a curiosidade fica por conta da bola da Copa do Brasil, que foi apresentada ao grupo nesta segunda e utilizada em treinamento técnico.
Os titulares se reapresentaram às 17h30, foram avaliados pelo departamento médico e agora esperam pelo embarque às 22h50 para Aracaju, capital do Sergipe, onde vai encarar o River Plate (SE) pela estreia na Copa do Brasil, na quarta-feira

FONTE:
http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2011/noticias/0,,OI4956161-EI17140,00-Maicosuel+e+Fabio+Ferreira+treinam+finalizacao+no+Botafogo.html

Fábio Júnior credita vitória apertada aos próprios erros do América-MG

Artilheiro do campeonato, que passou em branco neste domingo, sabe que próximo confronto será ainda mais difícil

Por GLOBOESPORTE.COM Sete Lagoas

O América-MG venceu o Funorte por 2 a 1 na noite deste domingo, mas não contou com nenhum gol do artilheiro da competição com cinco gols, Fábio Júnior. Apesar de ter conseguido os três pontos e o retorno à vice-liderança da competição, o atacante não ficou satisfeito com a atuação da equipe.
- Não esperávamos um jogo tão complicado, mas acho que nós mesmos é que complicamos a partida. Valeu pela vitória e pelos três pontos, porque no próximo final de semana teremos um clássico pela frente (contra o Atlético-MG) que vai valer a liderança do estadual.
Com 12 pontos em quatro jogos, o Galo está na primeira posição, seguido pelo América-MG, que tem dez pontos no mesmo número de jogos. Mas além da briga pela liderança, o clássico de domingo pode valer também a artilharia da competição. Fábio Júnior vem na frente com cinco gols, seguido por três alvinegros com quatro: Diego Tardelli, Magno Alves e Neto Berola.
O camisa 7 do Coelho sabe que esta briga também vai ser boa.
- Vai ser uma disputa boa (também pela artilharia) entre América-MG e Atlético-MG. E é lógico que vou tentar fazer gols para que a equipe consiga a vitória.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2011/02/fabio-junior-credita-vitoria-apertada-aos-proprios-erros-do-america-mg.html

Djokovic e namorada nadam com golfinhos nos Emirados Árabes

Sérvio número 3 do mundo disputa o ATP 500 de Dubai a partir desta terça

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai

Djokovic e a namorada nadando com golfinhos (Foto: AP)
Antes de estrear no ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes, Novak Djokovic fez cinco novos fãs: Blade, Cathy, Sol, Alice e Abby, golfinhos de um parque aquático da cidade. O tenista, atual número 3 do mundo, teve a companhia de sua namorada, Jelena Ristic, e de seu irmão, Marko, com quem ele disputará a chave de duplas em Dubai (fotos: AP).
Djokovic nadando com golfinhos (Foto: AP)
- Foi uma experiência incrível. Os golfinhos são criaturas muito amigáveis e foi fantástico ficar tão perto e nadar com eles - disse o tenista sérvio.
Djokovic estreará em Dubai contra o francês Michael Llodra na chave de simples. Nas duplas, os irmãos Djokovic terão adversários duríssimos: os indianos Mahesh Bhupathi e Leander Paes, vice-campeões do Australian Open.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/02/djokovic-e-namorada-nadam-com-golfinhos-nos-emirados-arabes.html

Osasco vira contra o São Bernardo e chega à 14ª vitória na Superliga

SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI 2010;2011


Depois de perder o primeiro set, time consegue se recuperar



Por GLOBOESPORTE.COM São Bernardo do Campo, SP

Vôlei Superliga Thaisa Osasco x São Bernardo (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Thaisa sobe no ataque (Foto: Alexandre Arrud /CBV)
Depois de abusar de erros no primeiro set e ver o São Bernardo sair na frente, o Osasco conseguiu reagir e chegou à 14ª vitória em 16 jogos na Superliga feminina. Jogando fora de casa, fechou a partida em 3 sets a 1, parciais de 21/25, 25/22, 25/15 e 25/19, e continua na vice-liderança. O São Bernardo tem dez derrotas, também em 16 confrontos.

- Nós sabemos que o São Bernardo é uma grande equipe, mas nós erramos muito. Nossa equipe não pode errar tanto - disse Thaisa, em entrevista ao SporTV.

O São Bernardo volta a jogar na quinta-feira, contra o Minas, fora de casa. O Osasco entra em quadra no dia 28, contra o Praia Clube, também fora de casa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/02/osasco-vira-contra-o-sao-bernardo-e-chega-14-vitoria-na-superliga.html

Estudo e mistério são as armas do Comercial-PI contra o Palmeiras

Em Teresina, equipe do interior piauiense mostra conhecer todas as qualidades - e defeitos - do adversário desta quarta. Time ainda é indefinido

Por Diego Ribeiro Direto de Teresina, PI

Se o Palmeiras diz desconhecer o Comercial-PI, a recíproca está longe de ser verdadeira. Nesta segunda-feira, a equipe do interior do Piauí chegou em Teresina bem preparado para enfrentar o Verdão na quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Albertão. Os jogadores estão repletos de informações sobre o adversário desde que a tabela da Copa do Brasil foi divulgada, já que o técnico Aníbal Lemos exibiu vídeos detalhados de jogos da equipe paulista.
Comercial-PI treino (Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM)Aníbal Lemos (de amarelo) orienta time em finalizações (Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM)
O goleiro Herivelton, um dos mais experientes do elenco, reconheceu a importância dessa prática. No treino desta segunda, no campo da AABB (o Albertão foi vetado para treinos), o time treinou muitas finalizações de fora da área para surpreender a forte defesa palmeirense. Em nove jogos na temporada, o Verdão levou apenas três gols.
- Vimos o vídeo do jogo contra o Mogi Mirim (empate por 0 a 0 no domingo), o time é líder do Paulista e tem muitas jogadas em velocidade pelas laterais, temos de ter muita atenção com isso. Fora o Kleber, que faz a diferença - afirmou Herivelton.
Além do estudo detalhado, o técnico Aníbal Lemos aposta no mistério para surpreender o Verdão. No gol, por exemplo, nem o próprio Herivelton sabe se joga. Maiores definições só devem aparecer após o treino desta terça. E a equipe vem treinando junta desde o início do ano, sendo testada apenas em amistosos. O Campeonato Piauiense só começa em abril.
Certeza só mesmo no ataque: Zé Rodrigues, autor de 15 gols na campanha do Piauiense de 2010, vestirá a camisa 9 e será a esperança de um golzinho para o time de Campo Maior. Até o presidente Francisco Wilson mostra ter plena confiança no craque do time.

- É o nosso artilheiro, mostrou isso no campeonato passado. Confio nele para tentar um bom resultado contra o Palmeiras - destacou Wilson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2011/02/estudo-e-misterio-armas-do-comercial-pi-contra-o-palmeiras.html

Timão reforça jogo coletivo e melhora rendimento com o adeus de Ronaldo

Decisivo, Liedson aumenta poder o ofensivo e vira mais uma opção para ajudar na marcação sem a bola. Especialistas comentam as mudanças táticas

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Liedson gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Liedson substitui Ronaldo no Timão
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A saudade de Ronaldo ficou apenas pelo bom relacionamento com o elenco. Dentro de campo, a vida segue sem sustos no Corinthians desde que ele anunciou a aposentadoria. Sofrendo com os intermináveis problemas físicos e longe da melhor forma, o ídolo sucumbiu com a equipe na Libertadores diante do Tolima-COL. Mas, sem o ídolo, o Timão parece voltar aos trilhos depois do princípio de crise. O Fenômeno, hoje, não faz falta a um time que, apesar de estar em formação, obtém bons resultados e tem agora no jogo coletivo sua principal arma.
Desde a “era Mano Menezes” Ronaldo era o único jogador do Corinthians sem funções defensivas. Foi muito comum os próprios companheiros dizerem que “correriam por ele” para que o craque pudesse apenas se concentrar em fazer os gols. Nas conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil de 2009, deu certo. Com Tite, a orientação seguiu, ainda mais pelo jogador ter enormes dificuldades em perder peso, mas naufragou na última tentativa dele de vencer o torneio sul-americano pelo Timão.
Deu errado também a tentativa de reeditar o esquema com três atacantes. A formação, de muito sucesso com Mano, chegou a render bem nas últimas rodadas do Brasileirão do ano passado, mas, em 2011, não vingou. A tática de colocar Dentinho e Jorge Henrique pelos lados, com Bruno César na armação, furou. Pior: o Corinthians ficou exposto pelo meio e acumulou resultados ruins.
- Nós tentamos várias formações. A que melhor se encaixou foi a do último jogo, com Dentinho, Morais e Jorge Henrique. O Liedson nos dá mais mobilidade na frente, não é um jogador para ficar apenas entre os zagueiros. Ele, sem dúvida, nos ajuda muito na recomposição (defensiva) - revelou Tite.
O comentarista Walter Casagrande Júnior, da Rede Globo, acredita que o técnico Tite tem agora mais liberdade para montar a equipe com o fim da carreira de Ronaldo. O Fenômeno sentou apenas uma vez no banco de reservas, justamente em sua primeira partida pelo clube, contra o Itumbiara, em Goiás, pela Copa do Brasil de 2009.
- Facilitou para o Tite. Não tinha como não colocar o Ronaldo para jogar, e ele já não podia mais jogar. Agora, com o Liedson, o Tite está mais à vontade. Hoje, o Corinthians entra em campo completo. O Ronaldo jogava 30 ou 40 minutos e depois o time ficava com nove na linha – opinou.
Blog Tabuleiro: os benefícios de Liedson ao 4-2-3-1 de Tite no Corinthians. Opine
Campinho Corinthians (Foto: Reprodução)Com Liedson, Timão ganha mais mobilidade e aumenta a marcação sem a bola (Foto: Reprodução)
Ronaldo, gradativamente, foi colaborando menos com o Corinthians. Em 2009, ano da conquista de dois títulos, o Fenômeno fez 23 gols em 38 partidas, sendo 18 vitórias, 11 empates e nove derrotas. Já em 2010, ele anotou 12 em 27 rodadas, com 16 vitórias, oito empates e três derrotas. Na atual temporada, o craque foi a campo apenas quatro vezes sem nenhum gol marcado, com uma vitória, dois empates e uma derrota.
Com a equipe exposta, Tite optou por transformar os atacantes em meio-campistas. Danilo e Ramírez ganharam suas chances depois da Libertadores, mas não rendera bem. A entrada de Morais e Dentinho contra o Santos deu um mais rapidez ao time, principalmente na chegada ao ataque e na recomposição para marcar. Liedson, com muito mais velocidade que Ronaldo, é outro que também volta para ajudar no combate.

- O Tite fechou mais o time com uma marcação atrás da linha da bola. Isso é importante nessa fase de transição para o time recuperar a confiança. O Liedson dá mais combate que o Ronaldo. E o Tite sabe que ele é um jogador que pode decidir a qualquer momento – explicou o comentarista Caio Ribeiro.
Coincidência ou não, o Corinthians começou a embalar desde que Ronaldo saiu do time e Liedson entrou. São três vitórias e somente um empate, rendimento que colocou o Alvinegro na vice-liderança do Paulistão, com 19 pontos. Mais que isso, o novo goleador balançou as redes cinco vezes em quatro jogos.
- É diferente porque o Liedson se movimenta e volta para marcar. São estilos diferentes – disse o lateral-esquerdo Fábio Santos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2011/02/timao-reforca-jogo-coletivo-e-melhora-rendimento-com-o-adeus-de-ronaldo.html

Dono do "cinturão", Mancha explica fórmula de título da Copa do Brasil

Campeão com o Santos em 2010, jogador destaca importância da marcação para que o Botafogo conquiste o título inédito

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Com uma eficiente marcação a Ronaldinho Gaúcho, Rodrigo Mancha mostrou que poderá ser útil ao Botafogo. Ainda mais porque ele conta com algo que o clube busca de forma intensa. Campeão da Copa do Brasil de 2010 pelo Santos, o jogador afirma que a competição precisa ser disputada seguindo alguns preceitos básicos, que deverão ser aplicados a partir desta quarta-feira, quando o Alvinegro enfrentará o River Plate-SE, em Aracaju.

- É preciso marcar muito. São dois jogos que decidem a sua vida no campeonato (nesta fase pode ser apenas um, se o Botafogo vencer no Sergipe por dois ou mais gols de diferença). Por isso, o time tem de ser firme se quiser passar de fase - destacou.

Em sua análise, Rodrigo Mancha mostrou ter uma espécie de fórmula para a conquista da Copa do Brasil. Segundo ele, é preciso valorizar ao máximo o regulamento da competição.

- É importante marcar gols fora de casa e, se possível, não levar. O empate fora também pode ser um bom resultado, desde que haja gols. Além disso, é fundamental não sofrer gols em casa - explicou.
Apesar de contar com o título da Copa do Brasil em seu currículo, Rodrigo Mancha garante que não faltará motivação para buscar o seu bi pessoal. Até porque trata-se de um título inédito para o Botafogo, que chegou à final em 1999 e à semifinal em 2007 e 2008
.
- Todo mundo quer ficar marcado no clube conquistando títulos, principalmente quando é inédito, e comigo não é diferente. Vim para o Botafogo para ser campeão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/02/dono-do-cinturao-mancha-explica-formula-de-titulo-da-copa-do-brasil.html

Fla x Boavista: paredões revelam segredos para defender pênaltis

Felipe e Thiago, destaques nas semifinais, explicam como procuram surpreender os batedores. Decisão da Taça Guanabara é neste domingo

Por Richard Souza Rio de Janeiro

O sábado foi de Thiago. Vinte e seis anos, jogador do Boavista, rosto ainda pouco conhecido. O domingo foi de Felipe. Só um ano mais velho (completa nesta terça-feira), mas com uma passagem importante pelo Corinthians e uma experiência rápida em Portugal até chegar ao Flamengo, no fim do ano passado. Personagens das semifinais da Taça Guanabara, os goleiros se encontraram nesta segunda. Os assuntos: os pênaltis defendidos nas disputas contra Fluminense e Botafogo, respectivamente, e a final do próximo domingo.
Felipe e Thiago (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)Thiago e Felipe podem ser decisivos no próximo domingo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Flamengo e Boavista vão jogar no Engenhão, às 16h (de Brasília). O Rubro-Negro é favorito, mas a equipe de Saquarema ganhou força ao eliminar o Flu.
- Dentro do nosso grupo sabemos que não somos zebra, acreditamos uns nos outros, sabemos do nosso potencial – disse Thiago.
Na semifinal, ele defendeu as cobranças de Darío Conca e Rodriguinho (assista ao vídeo ao lado). Diz que tem a serenidade como trunfo para surpreender os batedores.

- Sempre tive um bom retrospecto. No Avaí, na base, tive oportunidades de participar de disputas de pênalti. Tento me manter tranquilo para sair no momento certo. Lógico que às vezes arrisco um lado, mas tento esperar o máximo possível. É bem difícil ficar parado sobre a linha, saltar e chegar no pé da trave. Tento sempre dar um passo. Estudei alguns batedores, como o Conca, que costuma cobrar no meio, e acabei sendo feliz em duas cobranças. Não me apego ao aspecto psicológico.

Catarinense de Palhoça, Thiago começou no Avaí, aos 13 anos. Ficou por lá até os 22 e também jogou nos portugueses Belenenses e Feirense. É admirador do tetracampeão Taffarel, mas também gosta de estilos variados da posição.

- Tento tirar o melhor de cada goleiro. O Taffarel é um exemplo de calma, sobriedade, pegava pênaltis. Me inspiro também no Marcos, Rogério Ceni, Dida. Hoje em dia tem o Jefferson, o Felipe.

Felipe. Exemplo e adversário de Thiago. Na primeira vez em que foi posto à prova, o camisa 1 do Flamengo não decepcionou. As defesas dos pênaltis dos alvinegros Everton e Somália fizeram o jogador ganhar pontos com a torcida (assista ao vídeo abaixo). O goleiro recebeu um DVD para assistir às cobranças de jogadores do Botafogo, mas preferiu seguir a intuição. Momentos antes da disputa, cobriu a cabeça com uma toalha e não largou o terço que ganhou da mãe. O “amuleto”, aliás, era colocado pouco depois da linha do gol.
- Recebi o material do pessoal, mas pênalti é momento. Às vezes, o cara troca o lado. Com certeza o Jefferson estudou os jogadores do Flamengo. A semana toda falavam do Loco Abreu, que ele cobraria no meio (o uruguaio sequer cobrou na decisão). Até ligação de parente eu recebi. Era muita gente falando. Preferi ficar sob a toalha concentrado e fazendo minha oração com o terço.

Ao contrário de Jefferson, que optou por saltar sempre no mesmo lado, Felipe alternou as tentativas de defesa. Segundo ele, trata-se de uma coincidência.

- A decisão você toma na hora, sente o calor do jogo. Além de concentração, tem de ter sorte para acertar o canto. Na hora em que o Everton bateu, achei que ia escolher o canto esquerdo, mas mudei o lado na hora. É uma questão de segundos. Nem sempre dá certo.

Goleiros não querem pênaltis no domingo
Felipe e Thiago estão prontos para uma nova decisão por pênaltis, mas esperam que a final se defina no tempo normal. Para o goleiro do Boavista, o time precisa manter o padrão de jogo se quiser surpreender novamente uma equipe grande.

- Não vamos mudar nossa maneira de jogar, somos um time rápido. Respeitamos o Flamengo, mas temos de tirar proveito disso. A principal lição do jogo da fase classificatória (vitória por 3 a 2 do Fla, em Macaé) é que não podemos dar bobeira contra time grande. Se tivermos uma chance, temos de marcar. É um jogo legal por conta da visibilidade, contra o time de maior torcida do Brasil. Temos de entrar concentrados e buscar o título.

Felipe prega respeito ao adversário e diz que que nada está ganho.
- Vai todo mundo falar que já está decidido, mas o Boavista derrotou o Fluminense, não chegou à final por acaso e é uma equipe forte.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-carioca/noticia/2011/02/fla-x-boavista-paredoes-revelam-segredos-para-defender-penaltis.html

Tensão política adia GP do Bahrein e início da temporada da Fórmula 1

Organizadores conversaram com o chefão da categoria, Bernie Ecclestone, e decidiram pelo adiamento
Tensão política adia GP do Bahrein e início da temporada da Fórmula 1
População barenita protesta contra o atual governo

A tensão política vivida pela população do Bahrein nas últimas semanas causou o adiamento do GP de Fórmula 1 no país, que abriria a temporada 2011 no dia 13 de março, confirmaram os organizadores, nesta segunda-feira.

O site Gulf News já havia noticiado que o chefão da categoria, Bernie Ecclestone, pediu aos dirigentes a postergação da prova. Porém, ainda não foi confirmada uma nova data ou se o GP será cancelado. Assim, por enquanto, a primeira corrida de 2011 da Fórmula será na Austrália, em 27 de março.

"Nós sentimos que era importante para o país focar em seus problemas imediatos de interesse nacional", disse o príncipe Salman bin Hamad bin Isa Al-Khalifa, um dos organizadores do GP barenita. "A prioridade do Bahrein é superar a tragédia, sanar as divisões e redescobrir a teia que junta este país. Para lembrar o mundo do melhor que o Bahrein é capaz de produzir como um nação unida novamente".

Os protestos concentram-se na capital do país, Manama, onde está localizado o circuito internacional. A situação é agravada pela disputa entre os xiitas, a maioria do povo, e os sunitas, que governam o país. Pelo menos quatro pessoas morreram nesta segunda-feira em confrontos com a polícia e vários ficaram feridos nos últimos dia

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/f1/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27749187

CBF reconhece título brasileiro de 1987 do Flamengo

Brasileiro conquistado pelo Flamengo,...
CBF reconhece título brasileiro de 1987 do Flamengo
"Time do técnico Carlinhos venceu o Internacional em 1987"

SÃO PAULO - Depois de muita polêmica, a CBF reconheceu o título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Flamengo, em 1987, ao lado do Sport Recife. A decisão foi anunciada após uma longa reunião nesta segunda-feira entre a presidente do clube rubro-negro, Patrícia Amorim, e o presidente da entidade, Ricardo Teixeira.
'Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro', disse Patrícia, ao site oficial da CBF.
A partir de agora, a entidade aponta que houve dois campeonatos brasileiros, tendo Sport e Flamengo como campeões e Guarani e Inter como vices, respectivamente.
O presidente Ricardo Teixeira esclareceu que a nova deliberação é coerente com a linha de recomposição histórica proposta pela CBF. Esse caminho teve início com o reconhecimento dos títulos do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e da Taça Brasil (disputados entre 1959 e 1970) no fim de 2010.
Com a resolução, o Flamengo é tido oficialmente como hexacampeão brasileiro e soma as conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009.
Taça das Bolinhas. Na última segunda-feira, o São Paulo recebeu a Copa Brasil, popularmente conhecida como Taça das Bolinhas, ao ser considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Campeonato Brasileiro. A situação parecia resolvida, mas, insatisfeito, o Flamengo entrou com um pedido de busca e apreensão do troféu na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, alegando que deveria ter recebido a Taça após o título de 1992.
Mesmo com o anúncio do reconhecimento do título brasileiro 1987 do Flamengo, a Taça das Bolinhas por enquanto permanece no Morumbi.
Histórico. Em 1987, a CBF enfrentava problemas financeiros e os principais clubes do País criaram uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro com o nome de Copa União com a presença de 16 times. Posteriormente, a CBF passou a denominar esta disputa como Módulo Verde e criou o Módulo Amarelo da Copa União com clubes que não participavam da elite do futebol nacional.
Além disso, a entidade definiu que os dois melhores times de cada módulo teriam que se enfrentar para definir o campeão brasileiro de 1987. Flamengo e Internacional, porém, se recusaram a enfrentar Sport Recife e Guarani. Assim, a CBF organizou um confronto entre o time pernambucano e o paulista. Vencedor, a equipe de Recife foi apontada como campeã brasileira, e ambas foram indicadas como representantes do País na Libertadores de 1988.
Desde então, o Flamengo tenta, sem sucesso, ter o seu título reconhecido. Em dezembro, inclusive, a polêmica causou troca de farpas entre Ricardo Teixeira e Patrícia Amorim. Agora, porém, o impasse foi resolvido com a homologação do título brasileiro de 1987 do clube carioca.
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo.aspx?cp-documentid=27749189

Marcelo Oliveira mostra satisfação com evolução do Coritiba

Treinador tem colhido bons frutos em seu um mês e meio de trabalho à frente do clube

Campeão do primeiro turno do Campeonato Paranaense 2011, com vaga garantida na final, o Coritiba ainda teve a oportunidade de chegar à conquista antecipada em um clássico diante do rival Atlético Paranaense. O técnico Marcelo Oliveira já esperava uma grande partida diante do torcedor e ficou satisfeito com a maturidade dos jogadores. Porém, pede pés no chão em uma competição que chegou apenas à metade.

"A verdade é que esperávamos uma grande atuação, vínhamos trabalhando para isso. Estamos muito felizes, temos que comemorar e já pensar pra frente. É só o primeiro turno, mas a perspectiva é muito boa porque todo mundo aqui gosta de trabalhar", disse o treinador, destacando a evolução do trabalho desde o início da temporada. "Estou extremamente feliz com o processo de evolução que temos. É trabalho, nada resiste a isso. Estamos exigindo muito e os jogadores estão respondendo positivamente, é um grupo vencedor", avaliou.

Oliveira ainda fez um balanço de seu trabalho à frente do clube com um mês e meio de trabalho e vê como positiva sua passagem. "Desde que cheguei aqui me sinto muito tranquilo e confiante. Vivencio o futebol há muitos anos e agora estou trabalhando em um clube muito estruturado. O apoio da diretoria também nos deixa fortalecido para exercer esse trabalho", concluiu.

O Coritiba vai entrar na última rodada, para encarar o Cianorte, com um time misto, aproveitando para descansar da maratona de jogos. Antes disso, na quinta-feira, recebe no Alto da Glória o Ypiranga-RS, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Um empate dá a classificação ao Alviverde.

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27756238

Cruzeiro enfrenta o Guarani-PAR buscando 100% de aproveitamento na Libertadores

 COPA LIBERTADORES DA  AMÉRICA 2011



Cruzeiro e Guaraní-PAR vão medir forças pela primeira vez na história, nesta terça-feira, às 19h15, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O duelo entre brasileiros e paraguaios é válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A vitória de 5 a 0 sobre o Estudiantes, atual campeão argentino, na estreia da competição sul-americana, ainda está na memória dos torcedores cruzeirenses e dará confiança ao elenco da Raposa no torneio.

ACOMPANHE A PARTIDA PELO WWW.ESPN.COM.BR/TEMPOREAL

Porém, para os jogadores do Cruzeiro, o jogo desta terça-feira deverá ser mais complicado. Pelo menos é o que pensa o atacante Wellington Paulista. Segundo ele, o Guaraní-PAR deve vir a Belo Horizonte para jogar fechado e tentar arrancar pontos jogando fora de casa.

"Acho que eles vão jogar fechadinhos, até porque eles querem arrancar pelo menos um empate contra a gente aqui. Trazendo eles para o nosso campo, vamos poder explorar bem os contra-ataques", sugeriu Paulista, que espera encontrar um adversário difícil, de marcação forte, típica dos times paraguaios.

"Eles batem bastante, marcam forte também, é o tradicional estilo sul-americano de jogar. Temos que manter o nosso estilo. Passamos uma boa impressão para o torcedor e para quem viu o jogo contra o Estudiantes, então, temos que entrar determinados para obter mais uma vitória e aumentar o nosso saldo de gols, para que a gente possa se classificar em primeiro do grupo", destacou o atacante.

Na história da Libertadores, o Cruzeiro já enfrentou adversários paraguaios em oito oportunidades e nunca saiu de campo derrotado. Na edição do torneio de 1976, a Raposa jogou contra o Sportivo Luqueño e Olímpia pela fase de grupos. Nos jogos no Paraguai o time celeste superou o primeiro por 3 a 1 e empatou por 2 a 2 com o segundo. Em Belo Horizonte, o Cruzeiro venceu os dois clubes por 4 a 1.

Em 2001 a equipe da Toca da Raposa duelou mais uma vez contra o Olímpia, vencendo em Assunção por 4 a 3, e no jogo de volta, nova vitória dos mineiros, dessa vez, por 3 a 1. E em 2008, os celestes superaram o Cerro Porteño, com dois triunfos: 3 a 1, jogando no Brasil e 3 a 2, no Paraguai.

O adversário desta terça, já está em Belo Horizonte desde o último domingo, e para esquentar o clima para o confronto resolveu fazer o último treinamento, na Cidade do Galo, CT do maior rival do Cruzeiro. O treinador da equipe paraguaia Carlos Compagnucci, espera surpreender a Raposa, com saídas de bola rápida para o ataque e com a chegada dos volantes à frente.

FICHA TÉCNICA CRUZEIRO x GUARANÍ-PAR

Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 22 de fevereiro de 2011, terça-feira
Horário: 19h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Raúl Orozco (Bolívia)
Assistentes: Jorge Calderón e Efraín Castro (ambos da Bolívia)

CRUZEIRO: Fábio; Diego Renan, Mauricio Victorino, Gil e Pablo; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo; Wallyson e Wellington Paulista
Técnico: Cuca

GUARANÍ-PAR: Aurrecochea; Filippini, Jordane, Carballo e Marecos; Chávez, Ortiz, Paniagua e Mendoza; Benítez e Caballero.
Técnico: Carlos Compagnucci



FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27758428