sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Wozniacki derrota Peer e recupera número 1 do mundo

TÊNIS INTERNACIONAL



                                                                                              Dubai (Emirados Árabes Unidos)

AFP
Wozniacki recupera número um do ranking
A dinamarquesa Caroline Wozniacki fez o dever de casa e recuperou o posto de número um do mundo. A tenista, que havia sido superada pela belga Kim Clijsters no ranking, avançou às semifinais do WTA de Dubai e ultrapassou os pontos da rival na lista. Com este resultado, Wozniacki será a número um do mundo novamente a partir da próxima segunda-feira.
Cabeça de chave um em Dubai, Wozniacki enfrentou a israelense Shahar Peer nas quartas de final e precisou de apenas uma hora e 14 minutos para carimbar o passaporte para a próxima fase. Em sets direitos, a dinamarquesa venceu por 6/2 e 6/4.
Apesar das parciais tranqüilas, a partida foi bastante equilibrada, com chances de quebra para os dois lados. O que fez a diferença foi a defesa de Wozniacki, que salvou sete das 10 chances de quebra cedidas, enquanto Peer parou a dinamarquesa em apenas duas das oito oportunidades que a dinamarquesa teve.
Nas semifinais, Wozniacki irá enfrentar a vencedora do embate entre a australiana Samantha Stosur e a sérvia Jelena Jankovic. Do outro lado da chave, a russa Svetlana Kuznetsova enfrenta a polonesa Agnieszka Radwanska por uma vaga na próxima fase, enquanto a italiana Flavia Pennetta mede forças com a russa Alisa Kleybanova.


FONTE:
http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/02/tenis/wozniacki-derrota-peer-e-recupera-numero-1-do-mundo.html

Luxa: vencedor do clássico não será favorito contra Flu ou Boavista

Botafogo e Fla disputam uma vaga na final da Taça GB, neste domingo

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro

Luxemburgo Flamengo x Americano (Foto: Ag. Estado)Para Luxemburgo, futebol é surpresa (Foto: AE)
Flamengo e Botafogo se enfrentam no proximo domingo por um lugar na decisão da Taça Guanabara. Vão entrar no campo do Engenhão, às 16h (de Brasilia), cientes do adversário que o classificado terá na final. Afinal, na véspera, Fluminense e Boavista disputam a primeira vaga. Teoricamente, o Tricolor ficou com o caminho mais fácil. Mas para Vanderlei Luxemburgo, o vencedor do clássico não será favorito na luta pelo titulo.
O técnico reconhece que avançar depois de superar um adversário mais forte é importante, mas não acredita em qualquer tipo de vantagem ou favoritismo.
- Nada a ver. Futebol é surpresa. O Boavista se classificou para a semifinal, ganhou do Nova Iguaçu fora de casa e não pediu favor a ninguém. Tem um bom time. Se passarmos para a final, encarar Boavista ou Fluminense será outra história - disse o treinador rubro-negro.
Boavista e Flamengo ficaram no Grupo 1 durante a fase classificatória. Os times se enfrentaram na sexta rodada, em Macaé. A partida terminou com uma vitória apertada do Fla por 3 a 2. Ronaldinho Gaúcho fez o primeiro gol dele pelo clube. Deivid e Negueba também marcaram, enquanto Frontini balançou as redes duas vezes para a equipe de Bacaxá.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/02/luxa-vencedor-do-classico-nao-sera-favorito-contra-flu-ou-boavista.html

Um ano depois de brilhar em semi, Caio sonha repetir filme de final feliz

Atacante do Botafogo lembra gol da vitória sobre o Flamengo
em 2010 e afirma que volta ao clássico com mais confiança

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Em 17 de fevereiro de 2010, Joel Santana chamou mais uma vez Caio à beira do campo. O garoto entrou no segundo tempo do clássico contra o Flamengo para marcar o gol que deu ao Botafogo a vitória por 2 a 1 sobre o time de Adriano e Vagner Love, levando a equipe à final da Taça Guanabara. Exatamente um ano depois, as lembranças daquela noite estão vivas na memória do atacante. Se o antagonista e a trama são idênticos, porque não ser novamente o mocinho e repetir o roteiro do filme neste domingo?
- Nos últimos dias o filme daquela partida tem passado muito pela minha cabeça. Foi um dia especial para mim, e espero ver de novo aquele filme com final feliz - lembrou Caio.
Hoje aos 20 anos, Caio mostra expectativa antes de disputar o clássico, que desta vez terá Ronaldinho do outro lado. No entanto, admite que as sensações serão diferentes quando entrar em campo. Se naquela oportunidade bateu o nervosismo, neste domingo será a vez de a adrenalina e do sentimento de responsabilidade tomarem conta.
- Naquele dia tudo era novo para mim. Maracanã cheio, Flamengo, decisão... O frio na barriga vai continuar, mas hoje é situação normal para mim. Vou entrar em campo mais tranquilo e sem medo de errar. Hoje tenho mais confiança para tentar uma jogada - analisou.
Caio comemora gol do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Ag. Estado)Caio comemora gol pelo Botafogo em 2011: ainda em busca da afirmação (Foto: Fernando Soutello / Ag. Estado)
O gol marcado sobre o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara de 2010 reforçou o estigma de talismã de Caio. Um ano depois, ele repete a experiência depois de passar por altos e baixos. No Campeonato Brasileiro, sofreu críticas da torcida, depois de reagir a vaias no Engenhão. Foi punido pela diretoria e também foi repreendido por treinador e companheiros de time. No fim da última temporada, voltou a subir de produção e iniciou 2011 como titular, na vaga de Herrera, suspenso. O atacante marcou gols nas quatro primeiras partidas do time, mas retornou ao banco de reservas.
Ídolo da torcida adolescente e antenado às redes sociais – ele acabou de lançar o site oficial www.caiocanedo.com.br – foi novamente repreendido pela diretoria depois de reclamar, via Twitter, da função tática à qual foi submetido na vitória sobre o Olaria. Agora, busca reconquistar seu espaço lutando contra o estigma de jogador de segundo tempo.
- Recebi muitas críticas construtivas e conselhos dentro do Botafogo. Agora estou mais maduro, mais calmo, sem tanta ansiedade em jogos importantes e com muita expectativa de ser titular. Estou lutando por isso. A concorrência está aberta e, quando tive oportunidade, mostrei que posso ajudar. E se tiver uma chance agora, vou entrar sabendo que, numa decisão, é preciso apresentar algo diferente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-carioca/noticia/2011/02/um-ano-depois-de-brilhar-em-semi-caio-sonha-repetir-filme-de-final-feliz.html

Destaque nas seleções de base, Gabi agora brilha no time adulto do Macaé

Campeã sul-americana juvenil, de 1,74m, ganha espaço entre as "gigantes"

Por Lydia Gismondi Macaé, RJ

Gabriela Souza da equipe de vôlei Macaé (Foto: Malik Lazaro/ Divulgação)Gabriela, de apenas 17 anos,  é um dos destaques
do time do Macaé (Foto: Malik Lazaro/ Divulgação)
Logo ao sair do treino, ela corre para a sala de imprensa do Ginásio Maurício Bittencourt, pega o jornal que traz uma reportagem sua e guarda rapidamente na mochila. A ponteira Gabriela Souza diz que é tímida e que ainda não se sente muito à vontade com a "fama" repentina. Mas o largo sorriso no rosto entrega a felicidade com a reviravolta que sua carreira tem sofrido. Em apenas um mês, ela passou de reserva para titular do Macaé e ainda foi eleita a melhor jogadora em quadra na incrível vitória de seu time sobre o Rio de Janeiro, pela Superliga feminina. Conquistas consideráveis para uma jovem atleta de apenas 17 anos.
Ela só tem 1,74m, pouco para uma ponteira. Mas Gabi se esforça para compensar em quadra a desvantagem na altura. Jogando pelas seleções de base, a atleta nascida em Niterói já vem mostrando seu potencial nos últimos dois anos. Em 2009, foi campeã mundial infanto-juvenil e, no ano passado, foi campeã sul-americana juvenil.
Agora, aos 17 anos, ela também está sobressaindo entre as grandonas da Superliga feminina. No Macaé, conquistou recentemente a vaga de titular. E na partida contra algumas de suas ídolas, do Rio de Janeiro, Gabi não se intimidou. Com 14 pontos marcados, foi eleita a melhor jogadora em quadra na vitória de 3 a 0 de sua equipe.
- Eu até mostrei para as meninas antes do jogo a cadeira que sempre sentava na arquibancada (do Tijuca Tênis Clube) para ver os jogos do Rio de Janeiro. Eu sempre estava ali assistindo elas jogarem. Agora, jogar contra elas é uma emoção muito grande para mim – disse.
Vôlei Macaé comemoração Superliga (Foto: CBV) Macaé vibra com boa fase na Superliga (Foto: CBV)
Além da ponteira, outros destaques das seleções de base do Brasil fazem parte da equipe de Macaé. Juliana Filippelli, Marjorie Correa e Naiane Rios aproveitam a experiência de jogar com atletas mais velhas como a levantadora Camilla Adão, de 26 anos.
- Além da gente colocar elas um pouco para cima, elas também nos incentivam. Elas nos ajudam muito. É uma experiência muito boa – ressaltou Gabi.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/02/destaque-nas-selecoes-de-base-gabi-agora-brilha-no-time-adulto-do-macae.html

Wozniacki vence japonesa e dá mais um passo para voltar a ser número 1

TÊNIS INTERNACIONAL


Tenista dinamarquesa passa sem dificuldades por Ayumi Morita e irá medir forças com Shahar Peer nas quartas de final do torneio nos Emirados Árabes

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai

Caroline Wozniacki não teve dificuldades para passar pela japonesa Ayumi Morita e avançar às quartas de final do WTA de Dubai, nos Emirados Árabes. A dinamarquesa, que tenta recuperar a  condição de número 1 do mundo - em poder da belga Kim Kim Cljisters -, perdeu apenas um set para a adversária que veio do qualifying: 2 sets 0 (6/1 e 6/0). 
Carolina Wozniacki no WTA de Dubai contra Ayumi Morita (Foto: AP)Caroline Wozniacki  não teve muito trabalho para passar pela japonesa Ayumi Morita (Foto: AP)
O confronto durou pouco mais de 50 minutos e foi a terceira vitória de Wozniacki sobre a rival.  Ela teve cinco quebras a seu favor. Sua próxima adversária será a israelense Shahar Peer, cabeça de chave número 9, que derrotou a belga Yanina Wickmayer por 3/6, 6/4 e 6/1.
Wozniacki leva vantagem no retrospecto. Nas cinco vezes que mediram forças, ela venceu quatro. O único triunfo de Peer aconteceu Dubai, no ano passado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/02/wozniacki-vence-japonesa-e-da-mais-um-passo-para-voltar-ser-numero-1.html

Do banco, Mari vê o Rio de Janeiro bater o Minas na Superliga feminina

SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI 2010/2011



Relacionada por Bernardinho cinco meses após cirurgia, ponteira empolga a torcida no Maracanãzinho durante o aquecimento, mas não entra na partida

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro

Superliga vôlei - Rio de Janeiro - Sheilla (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Mari ficou à beira da quadra, mas não entrou na
partida (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Do cantinho da quadra, Mari acompanhava a atuação das companheiras. Um olho no jogo, o outro em Bernardinho. Já havia sido saudada pela arquibancada do Maracanãzinho a cada cortada durante o aquecimento, mas ainda faltava uma coisa para "o grande dia" – como definiu na véspera – terminar como tal. Só que o "vem" que a ponteira tanto queria ouvir do técnico Bernardinho ficou para o próximo jogo. Nesta quinta-feira, ela teve de se contentar em ver sua equipe, o Rio de Janeiro, derrotar o Minas por 3 sets a 0 (25/14, 25/18 e 25/21), pela Superliga feminina.
- Eu estava achando que no fim do primeiro set ele ia me colocar. No segundo, o time também estava indo bem, e também pensei. No terceiro, quando vi que estava equilibrado, já sabia que não ia entrar mais (risos). Não tem tristeza. Não era nem para estar aqui, porque minha recuperação era para durar seis meses. Estou feliz. É uma emoção muito grande ouvir as pessoas gritando no aquecimento. Foi um alívio, é sinal de que minha vida está voltando ao normal - disse Mari.
Apesar da ansiedade, a rotina de Mari não mudou ao longo da quinta-feira.
- Dormi bem à tarde, não mudei nada minha rotina. A diferença foi no fim do dia. Com essa participação, mesmo tendo ficado no banco, deu para relaxar. Se eu tivesse entrado, pela emoção, poderia ter feito um monte de besteira. Já estou menos ansiosa para o próximo jogo - avisou.
Superliga vôlei - Rio de Janeiro - Sheilla (Foto: Alexandre Arruda / CBV)O Rio de Janeiro de Sheilla superou o Minas nesta quinta-feira (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Mais de cinco meses após a cirurgia no joelho direito, que a tirou do Mundial do Japão, a ponteira vivia a expectativa de retornar nesta quinta. Relacionada pelo treinador, viu o Minas se empenhando para tentar estragar a festa. Liderado pela cubana Herrera, o time equilibrava as ações no primeiro set. Até que Valeskinha e Regiane apareceram, o bloqueio subiu e a vantagem começou a crescer. Chegou na casa dos sete pontos (19/12) e já não foi mais preciso olhar para trás. A equipe mineira não se encontrava e via o Rio de Janeiro fazer 25/14.
No fundo da quadra, uma conversa tentava recolocar o Minas nos trilhos. Herrera continuava sendo a melhor opção e bufava a cada bola fora marcada pelo árbitro. Mais ainda quando a líbero Fabi fazia uma sequência de defesas que impediam o adversário de escapar no marcador (12/12). A torcida começava a gritar pelo nome de Mari. A equipe continuava lutando para fazer 2 a 0. Abriu 21/17 e tinha o jogo sob controle: 25/18.
O Minas ainda tinha esperança de mudar o rumo da partida. Mostrava empenho e vibrava a cada vez que conseguia comandar o placar. Mais ainda quando Herrera passava pelo bloqueio triplo e fazia o time respirar (8/6). Mari aquecia, ouvia as orientações de Bernardinho durante o tempo técnico e esperava a sua vez. Mas era Suelle que seguia em quadra, tentando ajudar o Rio de Janeiro a retomar as rédeas da partida (12/9). Sheilla também fazia a sua parte e a virada veio: 14/13. O Minas não esmorecia, tirava proveito de uma defesa que já não funcionava como antes e respondia na mesma moeda (18/17). No entanto, foi traído por erros seguidos que encurtaram o caminho das donas da casa até a vitória.
Resultados desta quinta-feira na Superliga Feminina:
Osasco 3 x 0 São Caetano (25/18, 25/8 e 25/18)
Rio de Janeiro 3 x 0 Minas (25/14, 25/18 e 25/21)
Macaé 3 x 0 Mackenzie (25/23, 25/22 e 25/18)
Praia Clube 3 x 0 São José-SC (27/25, 25/17 e 25/11)
Vôlei Futuro 3 x 0 Brusque (25/20, 25/18 e 25/14)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/02/do-banco-mari-ve-o-rio-de-janeiro-bater-o-minas-na-superliga-feminina.html

Grêmio passa fácil pelo Oriente Petrolero-BOL e lidera o Grupo 2

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2011


Tricolor vence por 3 a 0 no Olímpico, com dois gols de Douglas e um de Gilson


Por Eduardo Cecconi Porto Alegre


Era exatamente isso que os gremistas esperavam do Grêmio nesta noite de quinta-feira. Em sua partida de estreia na fase de grupos da Taça Libertadores, os imortais de Renato Gaúcho derrotaram o Oriente Petrolero-BOL por 3 a 0, no Estádio Olímpico. Douglas - duas vezes - e Gilson marcaram os gols tricolores. Nas arquibancadas, a tradicional avalanche (comemoração dos torcedores) apareceu quatro vezes, uma após gol de Borges, anulado em seguida.
Com o resultado, o Grêmio lidera o Grupo 2 da competição continental pelo saldo de gols. No outro jogo de abertura da chave, o colombiano Junior Barranquilla bateu o Léon de Huánuco-PER fora de casa, por 2 a 1.
Grêmio e Junior Barranquilla se enfrentam na próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro, na Colômbia, pela segunda rodada do Grupo 2.
Duas linhas bolivianas
Com Carlos Alberto no lugar do volante Adilson, o Grêmio não teve bom começo na partida. Em vez de uma presumível retranca, o Oriente Petrolero-BOL adiantou a marcação no 4-4-2 em duas linhas, sistema comum aos times ingleses, e encurtou o campo para os tricolores.
Sem espaço, o time de Renato Gaúcho demorou a se articular. Problema agravado pela presença de dois centroavantes, Borges e André Lima, sem velocidade suficiente para infiltrarem-se entre as duas linhas tão distantes do gol boliviano.
A solução encontrada foi concluir de longe. Carlos Alberto e Douglas passaram a chutar de fora da área, mas sem colocar em risco o goleiro Suárez. Com a bola, o Oriente Petrolero-BOL investiu principalmente sobre a lateral direita gremista. Em alguns momentos, Victor foi chamado a intervenções - Arce, ex-Corinthians, foi o atacante mais perigoso.
Comeração gol do Grêmio (Foto: Reuters)Douglas, Gabriel e Carlos Alberto comemoram o primeiro gol do Grêmio (Foto: Reuters)
Mão na boca


No fim do primeiro tempo, quando o 0 a 0 parecia irreversível até o intervalo, o árbitro uruguaio Líber Prudente equivocou-se. Todo atrapalhado, o meio-campista Terrazas tentou bloquear um drible quase sobrenatural de Gabriel. E o boliviano achou melhor cortar a bola com a boca. Dentro da área, o juiz viu mão. Pênalti inexistente, bem cobrado por Douglas, aos 43: 1 a 0. Na comemoração, Douglas e Carlos Alberto ajudaram o lateral Gabriel, autor da jogada, a homenagear a recém-nascida Estella, filha do camisa 2 gremista. O gesto foi o tradicional embalo criado por Bebeto na Copa do Mundo de 1994.
Vitória assegurada
Para não dar voz à reclamação dos bolivianos contra a arbitragem, o Grêmio logo tratou de ampliar a vitória no segundo tempo. Aos 2, aproveitando-se de falha do goleiro Suárez, após chute de Borges, o lateral-esquerdo Gilson marcou.
Tranquilo com o 2 a 0, o time tricolor enfim empolgou a torcida. Pelos lados, na direita com Gabriel e Carlos Alberto, e na esquerda com Gilson e Lúcio, partiram sucessivos cruzamentos para Borges e André Lima, dando oportunidade para Suárez se redimir com boas defesas.
- Vou torcer pro Grêmio bebendo vinho. E o Mundial, é meu caminho! - cantavam os mais de 35 mil gremistas, prevendo com otimismo o tricampeonato da Libertadores, e o retorno ao Japão.
Com boas atuações de Rodolfo, Carlos Alberto, Fábio Rochemback e Lúcio, o Grêmio tomou absoluto controle do segundo tempo. E ampliou em uma jogada curiosa. Douglas perdeu a bola, cedeu contra-ataque, e quase o Oriente Petrolero-BOL descontou. Enquanto erguia-se, à frente do banco de reservas gremista, o camisa 10 foi repreendido pelo treinador Renato Gaúcho.
Na sequência,  a réplica ofensiva, pela esquerda. Lúcio foi à linha de fundo e cruzou. Para Douglas. E o Maestro do Grêmio, com categoria, bateu cruzado. 3 a 0, aos 24.
Orquestrado pela animada torcida, o Grêmio insistiu em busca de mais um gol. Renato Gaúcho revigorou o fôlego da equipe com substituições, entre elas a estreia do meia-atacante argentino Escudero. Apesar do ímpeto, entretanto, o terceiro gol de Douglas foi também o derradeiro da partida.
Próximos jogos
Com time reserva, às 16h de domingo o Grêmio recebe o Ypiranga de Erechim no Estádio Olímpico. Em jogo único, as duas equipes disputam uma vaga na semifinal da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
Pela Taça Libertadores, o Grêmio volta a jogar na próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro, contra o Junior Barranquilla. A partida está marcada para as 23h45m (horário de Brasília), em Barranquilla, na Colômbia, pela segunda rodada do Grupo 2.
RÊMIO 3 X 0 RIENTE PETROLERO-BOL
Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Lúcio (Maylson), Carlos Alberto (Adilson) e Douglas; Borges e André Lima (Escudero). Hugo Suárez; Hoyos, Caamaño, Schiapparelli (Melean) e Luis Gutiérrez; Fernando Saucedo, Jhasmani Campos (Peña), Terrazas (Aguirre) e Vaca; Mauricio Saucedo e Arce.
Técnico: Renato Gaúcho. Técnico: Ariel Russo.
Data: 17 de fevereiro de 2011. Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Árbitro: Líber Prudente, auxiliado por William Casavieja e Carlos Pastorino (trio uruguaio).
Gols: Douglas (Grêmio), aos 43m do primeiro tempo. Gilson (Grêmio), aos 2m; e Douglas (Grêmio), aos 24m, no segundo tempo
Cartões amarelos: Carlos Alberto (Grêmio); Mauricio Saucedo, Caamaño (Oriente Petrolero).
Público: 35.693 torcedores. Renda: R$ 825.910,50.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2011/02/gremio-goleia-oriente-petrolero-bol-e-lidera-grupo-2-da-taca-libertadores.html