sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Segurança da posse de Dilma terá 4.000 homens

                              Esquema contará com atiradores de elite e um grupo de batedoras para acompanhá-la


Batedoras da Polícia Federal irão acompanhar a presidente eleita Dilma Rousseff na posse (foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Mais de 4.000 homens fazem parte do esquema de segurança montado para a posse da presidente eleita Dilma Rousseff, que ocorre amanhã 1º, em Brasília. Entre as medidas previstas, está inclusive a ação de atiradores de elite, que ficarão posicionados em locais estratégicos ao longo de todo o trajeto da presidente.

Deste contingente, 3.800 integrantes ficarão responsáveis pela segurança do entorno da cerimônia e do desfile em carro aberto, enquanto 760 — todos membros das Forças Armadas — trabalharão exclusivamente no cerimonial.
Além de 2.000 militares (1.500 apenas do Exército), participam do esquema homens da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros.

Os trabalhos de planejamento e de treinamento dos homens envolvidos na operações começaram há seis meses, enquanto as atividades de segurança tiveram início efetivamente às 13h30 da última terça-feira (28), devendo se estender até a madrugada posterior à posse da presidente.

Segurança — Segundo o oficial de Comunicação Social do Comando Militar do Planalto, coronel Carlos José Penteado, há pessoal preparado para adotar ações específicas para cada tipo de violação de segurança na posse, desde um transeunte que porventura pule o cercamento para abraçar a presidente até um atentado a tiros, ou um avião que invada o espaço aéreo de Brasília sem autorização.

O espaço aéreo do Plano Piloto da capital federal estará liberado apenas para aparelhos previamente identificados e autorizados a voar. Já o trânsito de veículos está vetado tanto nas ruas onde ocorrerá o desfile de Dilma quanto nas vias de acesso.

A presença do público ficará limitada aos quadrantes da Esplanada dos Ministérios, onde barreiras já foram posicionados para demarcar os locais onde a circulação será permitida.

Segundo Penteado, a distância entre Dilma e a multidão ficará sempre dentro de um limite de segurança --e, mesmo onde esta aproximação possa ser maior, ela se dará por um período muito curto, já que o carro oficial que conduzirá Dilma estará em deslocamento.
Quanto aos chefes de Estado presentes à posse, cada delegação terá o seu próprio esquema de segurança, somado à atuação da Polícia Federal e do Exército. Até essa quarta-feira, 12 chefes de Estado e 11 chefes de governo confirmaram presença na posse da presidente, segundo o Itamaraty.

Carro — O coronel Penteado nega que exista qualquer diferença no tratamento dado a Dilma e a Lula quanto à segurança em suas respectivas posses. "A preocupação não é nem maior, nem menor, ela é compatível com a segurança para uma presidente do Brasil", diz.
A cerimônia de posse começa por volta das 14 horas de sábado, quando Dilma desfilará em carro aberto — caso não chova — na Esplanada dos Ministérios, saindo da Catedral de Brasília em direção ao Congresso, onde faz seu primeiro discurso como presidente.

FONTE:
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=167471&t=seguranca-da-posse-de-dilma-tera-4000-homens