segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Osasco vence Bergamo e encara o Fenerbahçe na decisão do Mundial

MUNDIAL FEMININO DE VÔLEI 2010

Equipe de São Paulo vai encarar comandadas de Zé Roberto na decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar

O Osasco está na final do Mundial de clubes de vôlei. Nesta segunda, as brasileiras derrotaram as italianas do Bergamo por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 25/21) na semifinal e garantiram vaga na decisão da competição, realizada em Doha, no Qatar. A equipe de São Paulo vai encarar o Fenerbahçe, de José Roberto Guimarães, em busca do título, nesta terça às 12h (horário de Brasília).
Osasco no Mundial de vôlei em DohaJogadoras comemoram a vaga na final do Mundial de vôlei em Doha (Foto: divulgação / FIVB)
Campeão europeu, o Bergamo, que contou com a volta da capitã Piccinini, não conseguiu fazer frente ao time brasileiro, que dominou a partida desde o princípio. Adenízia e Natália, com 14 pontos, foram as maiores pontuadores do confronto.
O Osasco, no entanto, não terá vida fácil na decisão. As brasileiras encararam o time turco na primeira fase e foram derrotadas por 3 sets a 0.

Presidente promete CT da base e avisa: 'Quero ganhar tudo

Otimista com o atual momento do Botafogo, o presidente Mauricio Assumpção prevê o clube marcando um gol de placa logo em janeiro: ver sair do papel a construção do Centro de Treinamento de Marechal Hermes. Em vias de dar início ao seu terceiro ano à frente do Alvinegro, o dirigente crê ainda em um 2011 vitorioso no futebol:
— Quero ganhar tudo o que disputar — avisou.
2010
"Foi um ano de consolidação do nosso trabalho. Montamos um time fortíssimo para o Estadual e conquistamos o título de uma maneira que há muito não se via (ganhando os dois turnos). No Brasileiro, brigamos por uma vaga na Libertadores até o fim, mesmo tendo o 12º, o 13º orçamento entre os 20 clubes da Primeira Divisão".
CT de Marechal
"Para coroar 2010, só faltou mesmo resolver a questão do CT de Marechal Hermes. Conversei com o governador (Sérgio Cabral) na festa do Craque do Brasileiro e ele me prometeu que em janeiro vai regularizar a situação (NR: a área pertence ao governo, que inicialmente não pretendia ceder ao Botafogo por mais de cinco anos. O clube deseja por 20 para atrair os investidores). Já temos reunião marcada. O governador tem a percepção de quanto é importante para o torcedor do Botafogo a construção do CT".
Futebol em 2011
"Iniciamos, obviamente, com uma expectativa maior do que em 2010. Já temos uma base e precisaremos apenas de contratações pontuais. Nosso ataque, por exemplo, é fortíssimo e um jogador para esta posição, se for contratado, será apenas para compor. Chegar à uma Libertadores é consequência de títulos. Tudo o que eu disputar no ano que vem vou querer ganhar".
Camisa 10
"São duas possibilidades. Ou você contrata um fera e gasta uma grana maior, ou você contrata uma aposta e arrisca. Tem que saber o que vale a pena, porque nossa expectativa é de que o Maicosuel retorne para o início do Brasileiro. É tudo uma questão de planejamento".
Um novo ídolo
"Hoje, temos o Loco Abreu e o Maicosuel, que são capazes de segurar essa idolatria por mais dois ou três anos. Então temos outras prioridades. A principal delas, cuidar direitinho da base e formar, num curto espaço de tempo, novos ídolos. Estamos aumentando nossa rede de observadores para encontrar estas apostas".
Jobson
Arrependimento (por tê-lo contratado) é uma palavra muito forte. Não caberia neste momento. Jobson tem uma qualidade de futebol imensa. Tecnicamente, ele é um jogador diferenciado. Mas, se não souber usar isso, ele pode perder a grande chance da vida dele. Assim como aconteceu com outros grandes craques

Massa, Bernardinho, Fluminense e o sabor de marmelada em 2010

                                                                                              São Paulo (SP)

AFP
Massa não escondeu a frustração no pódio
No gramado, na quadra e na pista, os torcedores viveram momentos controversos e com sabor de marmelada em 2010. Os mesmos fãs que criticaram a Ferrari por prejudicar Felipe Massa na Fórmula 1 se dividiram diante da decisão tomada por Bernardinho no Mundial de Vôlei e torceram a favor do Fluminense contra seus próprios times na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro.
A primeira marmelada de 2010 aconteceu no Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1. Na 49ª volta da prova, o brasileiro Felipe Massa, então líder, recebeu ordens expressas da Ferrari pelo rádio para ceder sua posição ao espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe. Na 11ª de um total de 19 etapas, o europeu tinha apenas 31 pontos de vantagem sobre o piloto sul-americano.
A manobra lembrou o episódio vivido por Rubens Barrichello e Michael Schumacher no Grande Prêmio da Áustria-2002, quando o brasileiro também recebeu ordens da Ferrari para abrir passagem e entregou a vitória ao alemão centímetros antes da linha de chegada. Após a marmelada de 2010, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), presidida por Jean Todt, diretor da escuderia italiana no vexame anterior, praticamente liberou o jogo de equipe.
Apesar de se valer até de recursos pouco desportivos, a Ferrari ficou sem títulos. Em sua sexta temporada na Fórmula 1, a Red Bull faturou o Mundial de Pilotos e Construtores. Diferente da tradicional escuderia italiana, a equipe austríaca procurou não interferir na briga acirrada travada pelos companheiros Mark Webber, da Austrália, e Sebastian Vettel, da Alemanha, campeão de 2010.
Divulgação FIVB
Bernardinho escalou Theo improvisado, o Brasil perdeu e teve seu caminho facilitado
No Mundial de Vôlei da Itália, sede da Ferrari, o gosto de marmelada também foi sentido. Em função do regulamento do torneio, o perdedor do confronto entre Brasil e Bulgária teria um caminho mais fácil no decorrer do campeonato. Com o levantador Marlon sem condições de jogo e o substituto Bruno cansado, Bernardinho resolveu improvisar o oposto Theo na função.
A Bulgária também poupou atletas, mas o Brasil conseguiu ser menos eficiente ao errar jogadas fáceis e demonstrar pouca vontade. Após perder por 3 sets a 0, o time deixou a quadra sob intensas vaias e o capitão Giba classificou o episódio como uma "mancha negra" em sua trajetória. Dias depois, Mario Jr. confessou a entrega, mas em seguida voltou atrás.
Após a derrota providencial diante dos búlgaros, o Brasil conquistou o título. Bernardinho diz não se orgulhar do ocorrido, mas se sente honrado por participar do grupo campeão. "O regulamento que te leva a pensar qualquer coisa desse tipo ou a viver esse dilema é um regulamento esdrúxulo. Tinha o objetivo claro de blindar uma seleção, no caso a Itália, de favorecer um caminho, o deles", acusou o treinador.
Na reta final do Campeonato Brasileiro, marcada por insinuações de mala-branca, também houve espaço para polêmica. O Fluminense tinha o Corinthians como principal adversário na disputa pelo título. Nas antepenúltima e penúltima rodadas, São Paulo e Palmeiras, arquirrivais do time do Parque São Jorge, foram derrotados pela equipe do Rio de Janeiro.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
São-paulinos pediram para o time entregar e o Fluminense goleou por 4 a 1 em Barueri
Interessados em atrapalhar o Corinthians na briga pelo título, alguns são-paulinos e palmeirenses foram à Arena Barueri com a finalidade de torcer contra seus respectivos clubes diante do Fluminense. Fãs dos times paulistas chegaram a comemorar os gols do adversário e o goleiro Deola acabou hostilizado pela própria torcida. Em campo, alguns atletas não demonstraram grande empenho.
Na penúltima rodada do Brasileiro, o Corinthians também teve a sorte de enfrentar um rival do Fluminense, o Vasco, que rendeu abaixo de suas possibilidades e foi derrotado por 2 a 0. Na última rodada, enquanto o time de Muricy Ramalho superou o Guarani, a equipe treinada por Tite empatou com o já rebaixado Goiás e o título ficou no Rio de Janeiro.

COB premia os melhores do ano no esporte nesta segunda-feira

                                                                                              Rio de Janeiro (RJ)
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) premia nesta segunda-feira, dia 20, os destaques do esporte em 2010. Durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, a partir das 18h30, serão anunciados os nomes dos melhores do ano no esporte, em festa a ser realizada no Teatro do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. No naipe masculino concorrem Cesar Cielo (natação), Leandro Guilheiro (judô) e Murilo Endres (vôlei). Pelo feminino brigam Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Fabiana Murer (atletismo) e a dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa. A votação para a escolha dos melhores do ano prossegue na internet.

Este ano o Prêmio Brasil Olímpico tem como tema central a juventude. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado pelo COB por tudo o que fez pelo esporte em seu Governo. Também serão homenageados o governador do estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, o ministro do Esporte, Orlando Silva e o prefeito da cidade, Eduardo Paes.

Em 2010 a cerimônia premia os melhores em cada uma das 47 modalidades olímpicas e pan-americanas. O Prêmio trouxe uma inovação este ano. Além de atletas individuais, passaram a concorrer equipes, times, duplas, trincas e quadras. A eleição final dos melhores do ano terá peso de 50% entre o voto popular e o voto de um júri qualificado composto por jornalistas e personalidades do esporte.

Élson Miranda, técnico de Fabiana Murer, receberá o troféu de melhor técnico individual. Bernardinho, tricampeão mundial pela Seleção Masculina de Vôlei, foi eleito o melhor técnico coletivo. Por indicação do Comitê Paraolímpico Brasileiro receberão o troféu de melhor atleta do ano os nadadores Edênia Garcia e Daniel Dias. O melhor técnico paraolímpico foi Romolo Lazaretti, do ciclismo.

O COB premiará ainda o ex-pugilista Eder Jofre, que receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, e os melhores atletas escolares e universitários de 2010. Por reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, o projeto das Olimpíadas Escolares receberá o Troféu COI Esporte - Inspirando a Juventude.