quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Com gols brasileiros, Al-Wahda vence na estreia do Mundial de Clubes


Representante dos Emirados Árabes faz 3 a 0 com tranquilidade e agora enfrenta o Seognam Ilhwa, da Coreia do Sul, no sábado

O Mundial de Clubes de 2010 começou com uma partida pouco inspirada entre Al-Wahda, dos Emirados Árabes, e Hekari United, de Papua-Nova Guiné. E o time da casa nem precisou de muito esforço para vencer por 3 a 0, com gols dos brasileiros Fernando Baiano e Hugo no primeiro tempo, garantindo a vaga para as quartas-de-final da competição que disputa em casa.

O duelo em Abu Dhabi teve pouca presença de público e um primeiro tempo equilibrado. O time do técnico Josef Hickersberger só passou a dominar a partir dos 30min da etapa inicial; a partir daí, gastou pouco tempo para conquistar a vitória com intervenções decisivas de dois dos três brasileiros do time titular - o terceiro era o volante Magrão, ex-São Caetano, Palmeiras, Corinthians e Internacional.

O Al-Wahda contava com o fator casa a seu favor, mas foi o surpreendente Hekari quem começou assustando mais. Primeiro, Bolatoga cabeceou o escanteio cobrado pela direita aos 6min, parando no bloqueio em cima da linha de Al Hammadi; depois, Faarodo recebeu na área aos 11min e bateu cruzado, e só não marcou porque o goleiro Adel Hosani defendeu bem.

O time da casa passou a atacar com Fernando Baiano, que criou duas boas chances pela direita, aos 14min e aos 16min - o ex-jogador de Corinthians, Flamengo, Inter e São Caetano só não marcou porque o goleiro Tamanisau defendeu as duas. Os papuásios tentaram reagir com chegadas de Faarodo pela direita, mas seus dois chutes, aos 20min e aos 26min, foram para fora.

Mas quando se impôs em campo, o Al-Wahda logo se provou superior. Primeiro, em bela jogada de Ismaeli Matar aos 32min, recebendo de Fernando Baiano pela esquerda e chutando cruzado, para fora. Depois, aos 40min, em bola que Hugo recebeu pela esquerda na entrada da área e chutou cruzado, vencendo o estático goleiro Tamanisau e abrindo o placar.

Quando tudo caminhava para um placar magro no intervalo, Fernando Baiano ampliou aos 44min, em mais um forte chute no canto. De quebra, o ex-corintiano fez um belo passe aos 9min do segundo tempo, lançando Eisa Ahmed na esquerda - o companheiro chutou com categoria, mas Tamanisau se esticou e defendeu.

O goleiro bem que tentou, mas não conseguiu evitar o terceiro gol do Al-Wahda, aos 26min da segunda etapa: após cruzamento de Hugo pela esquerda, Tamanisau foi atrapalhado pelo defensor, e a bola sobrou limpa na direita para Abdulraheem Jumaa, que apenas escorou de cabeça para assegurar a vitória.

Com o Hekari batido, o Al-Wahda esteve ainda mais próximo de ampliar, mas perdeu as melhores chances que teve. Aos 28min, o próprio Abdulraheem Jumaa recebe na esquerda e tenta por cobertura, mas batendo para fora. Depois, Diarra teve duas ótimas chances, mas mandou para fora o lançamento que recebeu aos 38min, e parou em Tamanisau no arremate aos 43min.

Àquela altura, o Hekari já estava eliminado, com o sétimo lugar. Classificado, o Al-Wahda volta a entrar em campo agora no sábado, 11 de dezembro, quando enfrenta os sul-coreanos do Seongnam pelas quartas-de-final - os dois times entram em campo às 14h (de Brasília). Antes disso, porém, na sexta-feira, Mazembe e Pachuca decidem uma vaga nas semifinais. 

Revolução no vôlei de praia brasileiro

.País vai ter Seleção Brasileira na busca por medalhas


Harley (Crédito: Divulgação/CBV) Harley aprova a nova medida que será adotada pela CBV (Crédito: Divulgação/CBV)

São Paulo
O vôlei de praia brasileiro terá grandes mudanças. Quem garante é Ary Graça Filho, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei.

- Estamos juntando patrocinadores e verba para montarmos a Seleção Brasileira de vôlei de praia. O objetivo é levar para a praia a estrutura vencedora das quadras - disse ele durante o Havaianas Summer, evento encerrado domingo.

As maiores alterações são a formação de duplas que irão representar a Seleção Brasileira e a indicação para os Jogos Olímpicos:

- Com a Seleção, vamos determinar quais duplas irão para a Olimpíada, porque as vagas deixarão de ser pessoais e passarão a ser do país. Se algum jogador ou dupla não quiser fazer parte do projeto de Seleção, está no direito. Mas não vai para a Olimpíada.

E quantas duplas farão parte do projeto de Seleção Brasileira?

- Imagino termos cinco duplas masculinas e cinco femininas atuando nesse sistema - diz Ary.

Segundo ele, o problema é a falta de comando no vôlei de praia:

- É cada um por si. Até os jogadores querem ter alguém no comando.

Melhor do mundo nos dois últimos anos, Harley aprova o plano:

- É mais uma das grandes ideias do Ary. Teremos mais apoio e estrutura. Vai favorecer demais o esporte. É uma fórmula vencedora que já deu certo na quadra. É o detalhe que faltava para melhorar ainda mais. Vai agradar a todomundo. Espero que a gente possa retribuir esse apoio.

Outra preocupação do presidente da CBV é a falta de matéria prima:

- A praia é o único setor em que não tenho renovação farta. Por isso, vamos investir bastante nas categorias menores, como infanto e juvenil, para os Jogos de 2016 pois para Londres 2012 não dá mais tempo.

E a atenção do dirigente é especial com o vôlei de praia feminino:

- Vamos buscar no vôlei de quadra algumas mulheres para a praia.
NOVO CT EM PORTUGAL SERVIRÁ DE BASE
Além das mudanças no vôlei de praia, o presidente da CBV, Ary Graça Filho, revelou outros projetos para a modalidade:

- Montaremos um Centro de Treinamento em Portugal que servirá de porto seguro para as nossas duplas. Lá os jogadores poderão treinar e ter uma base para disputar os torneios ao redor do mundo.

O local ainda está indefinido:

- Já falei com o presidente da Federação portuguesa, que é meu amigo, e estamos analisando as opções de lugar. Ter um CT na Europa será importante para diminuir o desgaste dos jogadores nas longas viagens rumo aos locais de competição.

As alterações no esporte não se restringem ao Brasil:

- Dimuiremos a importância do World Tour e aumentaremos a da Continental Cup, que congrega 150 países. Meta é difundir o esporte - finalizou Ary, que também é executivo da Federação Internacional.

Goiás é proibido de fazer reconhecimento do gramado

DECISÃO DA COPA SUL-AMERICANA 2010 


Independiente quebra acordo e diz que time vai encarar "guerra" na Argentina


Harlei, goleiro do Goiás - Crédito: Miguel Schincariol Harlei não dá bola para clima de hostilidade argentina - Crédito: Miguel Schincariol 
O clima de hostilidade deu as caras na tarde desta terça-feira em Buenos Aires (ARG), onde Goiás e Independiente fazem a final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, as 22hrs. O time goiano foi proibido de fazer o reconhecimento do gramado do estádio Libertadores da América, que pertence aos Rojos. O clube argentino informou que iria treinar no mesmo horário e com os portões abertos, com a presença da torcida.
Líder da equipe e um dos jogadores mais experientes, o goleiro Harlei não se mostrou preocupado com o clima hostil em terras argentinas. O camisa 1 do Goiás disse que o elenco está tranqüilo e não se importa com essas tentativas da equipe argentina. Só o que importa são os 90 minutos em busca da conquista inédita.
 - Todo esse clima que está sendo colocado pouco importa para a gente. O que importa é que amanhã vamos estar em campo, 11 contra 11 e o couro vai comer. Na guerra final, todos esses elementos fazem parte, cada um joga com as armas que tem – afirmou o goleiro.
Já para o diretor de futebol Marcos Figueiredo, a decisão do clube argentino é absurda e foi classificada como uma "sacanagem". O dirigente, que é um dos chefes da delegação esmeraldina, ainda destacou que até mesmo com relação aos ingressos a atitude argentina foi errada. Cerca de 400 esmeraldinos compraram o ingresso ainda em Goiânia e mais uma carga seria destinada em território argentino, mas ainda não foi disponibilizada. Por isso, o Goiás entrou em contato com a Conmebol.
- É uma tentativa de intimidação, uma maneira de tentar mostrar força. Isso nos dá um elemento para usar como incentivo. Foi uma sacanagem, assim como a questão dos ingressos, mas é uma arma que eles têm e estão usando, é guerra. É assim que estamos chamando, a guerra de Buenos Aires – afirmou o diretor.

Paula Fernandes, a queridinha da vez nas trilhas de novelas

A cantora Paula Fernandes - Foto: Guto Costa/ Divulgação

A voz grave que docemente invade o Estúdio Quanta, em São Paulo, é da mocinha mignon, no centro do palco colorido. A pele alva e os longos cabelos castanhos, desenhados em cachos, chamam tanto a atenção quanto a força com que ela empunha e brinca com o violão, seu companheiro há 17 anos. Aos 26, Paula Fernandes é veterana no mundo da música: descobriu o dom aos 8 e, aos 10, já apresentava seu disco de estreia. Agora, se prepara para o lançamento de seu primeiro DVD, com as participações especiais dos colegas sertanejos Leonardo e Victor & Leo, e do instrumentista e produtor musical Marcus Viana.
— Foi ouvindo “Desculpe, mas eu vou chorar”, de Leandro & Leonardo, que decidi que ia ser cantora, ainda criança. Victor & Leo foram meus companheiros de apertos em São Paulo, no início dos anos 2000: passamos por poucas e boas juntos ao tentar a carreira na maior capital do país. O sucesso deles me enche de orgulho e me encoraja. E Marcus foi quem me descobriu para as trilhas sonoras da Globo — detalha a cantora, compositora e violonista.
Indicada ao Prêmio Extra de TV 2010 pela interpretação de “Quando a chuva passar”, abertura da novela “Escrito nas estrelas”, Paula Fernandes é também a voz que encantou os telespectadores com “Ave Maria Natureza”, de “América” (2005); “Jeito de mato”, tema de “Paraíso” (2009), com Almir Sater; e a versão de “Dust in the wind” para “Páginas da vida” (2010). Agora, pode ser ouvida na trilha de “Araguaia”, com “Tocando em frente”, em dueto com Leonardo.
— O Brasil conhece a minha voz, mas ainda está descobrindo meu rosto — diz, modesta, a mineira de Sete Lagoas, de 1,65m e 51kg, considerada a nova Musa do Sertanejo: — Não sei se a minha música é realmente sertaneja. Está mais para um pop rural, numa mistura de folk, country e romantismo. E essa história de musa... É porque nunca me viram sem maquiagem! (risos) Os elogios são bem-vindos, mas prefiro encantar com as minhas canções, e não com a minha aparência.
Impossível dizer que o jeitinho brejeiro de Paula não lhe abriu portas. Tanto que ela foi alvo de inúmeras propostas indecorosas ao longo da carreira.
— Chamo esse momento atual de colheita. E essa colheita é resultado de um plantio árduo, feito durante anos. Para quem começou aos 9, já sou idosa, né? (risos) Sou uma mulher que foi menina e teve propostas mil para seguir por caminhos curtos. Não preciso ser explícita, dá para entender o que rolava... Só que optei pelo trajeto mais longo e honroso. Tenho muito orgulho disso. Não sou melhor que outras, sou diferente. E é muito bom ser diferente. É isso que me faz ser o que sou — justifica ela, que não vê sua trajetória creditada à sorte.

Brasil fará amistoso contra a Holanda em junho de 2011

Encontro com a equipe que eliminou a Seleção na Copa da África do Sul acontecerá em São Paulo ou Porto Alegre

Mano Menezes durante entrevista no FootecomMano já tem data para comandar a Seleçãoem seu
país (Foto: Thiago Lavinas / GLOBOESPORTE.COM)
A Seleção Brasileira enfrentará a Holanda em amistoso no dia 4 de junho de 2011. Será o reencontro com a equipe que derrotou os comandados de Dunga por 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. São Paulo e Porto Alegre são as opções mais prováveis para o confronto.
A partida é a primeira confirmada no Brasil desde que Mano Menezes assumiu o cargo. Sob o comando do treinador, a Seleção venceu os EUA por 2 a 0 em Nova Jersey, bateu a Irlanda também por 2 a 0 em Londres, fez novo 2 a 0 na Ucrânia em Derby, e perdeu para a Argentina por 1 a 0 em Doha, no Catar.

Ronaldo anuncia no Twitter que é pai de Alexander Umezu, de cinco anos



Ronaldo reconheceu paternidade - Foto: Marcos Alves RIO - O atacante Ronaldo confirmou na noite desta terça-feira, através do Twitter, que é pai de Alexander Umezu, de cinco anos, fruto de um relacionamento com a garçonete brasileira Michele Umezu, no Japão, em julho de 2004, durante uma pré-temporada do Real Madrid. O jogador do Corinthians se submeteu a um teste de DNA que confirmou a paternidade.
- Alex é meu filho, irmão de mais três crianças lindas como ele. E me terá sempre como pai para todos os prazeres e deveres. Seja bem vindo - escreveu Ronaldo em seu Twitter oficial, para em seguida completar.
- O resultado do exame comprovou o que meus sentimentos me mostraram na hora em que vi o Alex.
Alex é o quarto filho de Ronaldo, que também é pai de Ronald, Maria Alice e Maria Sophia.

Técnico da Argentina revela estar de olho em Conca



Campeão brasileiro, eleito craque da competição e mais novo ídolo do Fluminense. O ano de 2010 foi perfeito para Conca, mas pode ser ainda melhor. O técnico da seleção argentina, Sérgio Batista, revelou que vem observando o meia tricolor e que o nível de seu futebol o tem agradado.
- Estamos de olho nele. Eu o conheço desde as divisões de base do River (Plate) e ele sempre foi um jogador muito interessante - disse o treinador ao diário argentino "Olé".
Em 2011, a Argentina voltará a sediar uma edição da Copa América e os hermanos já entram com a obrigação de acabar com o jejum de títulos que dura 17 anos. A última vez que a seleção venceu uma competição foi em 1993, na Copa América do Equador. Quem sabe esta não seja a oportunidade de Conca finalmente ganhar uma chance com a camisa azul e branca?
- Trata-se de um jogador de 27 anos e sempre devemos pensar no projeto. Está jogando em grande nível. Por isso é alguém que deve ser observado - finalizou.

Joel Santana diz "sim" para renovar contrato com o Botafogo


Joel Santana decide renovar contrato com o Botafogo. Foto: Ivo Gonzalez
O técnico Joel Santana decidiu renovar o contrato com o Botafogo. O anúncio acontece nesta quarta-feira, às 11h30m, em General Severiano.

Na última semana, Joel já havia comentado que apenas uma proposta muito diferente da oferecida pelo Botafogo poderia fazê-lo deixar o clube. Ele só não confirmou, antes, sua permanência porque queria esperar o fim do Campeonato Brasileiro.

A partir deste 'sim' do técnico, a diretoria alvinegra já pode começar a planejar a montagem do grupo para a próxima temporada, de 2011. As contratações de dois laterais são prioritárias, assim como as renovações dos empréstimos do zagueiro Antônio Carlos e do lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, que pertencem, respectivamente, ao Internacional e ao Atlético-PR.