sábado, 1 de novembro de 2008

FUTEBOL BRASILEIRO E SUAS INCOERENCIAS


CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2008

As incoerências do futebol brasileiro são dignas de notas.
A tabela do campeonato deste ano marcava na sua 34ª rodada, no dia 9 deste mês, o jogo do Botafogo contra o Flamengo, no belíssimo Estádio do Engenhão pertencente ao clube da Estrela Solitária, por ter o mando de campo.
Por incrível que pareça, e como dizem que coisas que só acontecem com o Botafogo, a nossa "digna" Policia Militar vetou a realização do mesmo naquele Estádio, sob a alegação de que não tinha condições de garantir a segurança dos torcedores, solicitando ao órgão competente que transferissem a partida para o Maracanã, tolhendo todos os direitos do clube da rua General Severiano.
Demonstrando toda a sua parcialidade em favor do Flamengo, o órgão que dirige os destinos do futebol brasileiro acatou a solicitação da PM, demonstrando que o clubismo impera nocivamente em nosso popular esporte.
Aproveito a oportunidade para colocar aqui, a cronica de hoje do consagrado jornalista Luis Mendes, comentarista da Rede Globo de Televisão em seu comentário no Jornal dos Sports do Rio de Janeiro no dia de hoje.
Eis a integra do comentário.

"
A segurança Insegura
Luiz Mendes - lmendes@jsports.com.br

Era uma vez um estádio construído dentro da mais moderna concepção arquitetônica, num local escolhido como ideal, segundo o julgamento das autoridades do Município do Rio de Janeiro. Foi feito um cuidadoso estudo para a localização do Estádio Olímpico, seguindo as mais variadas exigências estipuladas pelo Comitê Olímpico Internacional em todos os sentidos, inclusive quanto à segurança do público, visando também as facilidades para que as pessoas encarregadas de trabalhar nessa segurança pudessem exercer suas funções sem qualquer problema. Todos os eventos programados foram executados a inteiro contento e ninguém botou qualquer defeito no desenvolvimento das tarefas relacionadas aos serviços para garantir seus freqüentadores.

Deu-se o nome de Estádio Olímpico João Havellange para homenagear um dos mais importantes desportistas brasileiros. Aliás uma justíssima homenagem. O sucesso do chamado “Engenhão” no Panamericano foi total e se constituiu num justificado motivo de orgulho.

Acontece que de repente, não mais que de repente, descobriram que não oferece segurança quando dos clássicos de futebol entre cariocas. Isso depois da própria Seleção ter disputado seu jogo com a Bolívia no super-moderno estádio, administrado pelo Botafogo, que por 20 anos assegurou os direitos de mandar seus jogos ali. Só que a nossa briosa e querida Polícia Militar, contrariando todos os estudos feitos para que o estádio fosse construído, passou a considerar que um jogo entre Botafogo e Flamengo não oferece segurança e determinou a transferência para o Maracanã.

Sinceramente essa medida soa como um ato aparentemente clubístico, como se alguém da PM fosse torcedor do Flamengo e tomasse essa estranha deliberação para favorecer o clube de seu coração, num momento decisivo do campeonato brasileiro. Será aceitável admitir que construíram o mais moderno estádio do Brasil em lugar impróprio e perigoso? Meu Deus, que dinheirão posto fora, hein doutor César Maia? Só quero ver como vão justificar em futuro próximo, a programação de todos os clássicos para o Engenhão, quando o Maracanã fechar seus portões para as obras de remodernização visando a Copa de 2014. O que foi feito agora, dá a nítida impressão de que querem que o Flamengo jogue praticamente como mandante. Parece manobra,aparenta malandragem...