terça-feira, 4 de setembro de 2007

VARANDÃO DA SAUDADE - ANO DE 1938 - JOGO ATLÉTICO MINEIRO X BOTAFOGO!!!


HISTÓRIAS DO FUTEBOL

Vou rememorar aqui uma passagem inesquecível para mim no ano de 1938, quando tinha 10 anos, deste que é denominado o esporte das multidões.
Logo após a Copa do mundo daquele ano na França, em que o Botafogo tinha um senhor time de futebol, com vários jogadores integrantes da seleção brasileira naquela Copa, foi convidado pelo Atlético Mineiro para se exibir em Belo Horizonte no velho Estádio Atleticano do Bairro de Lourdes.
O clube mineiro tinha um poderoso esquadrão, em que se destacava um atacante de nome Guará, denominado o "Perigo Louro" que infernizava as defesas adversárias, muito difícil de ser marcado. O jogo foi realizado numa noite do meio de semana, e lembro muito bem que meu irmão 11 anos mais velho que eu, e que me iniciou neste esporte,
um apaixonado por futebol, torcedor do América Mineiro, conseguiu levar para assistir aquele jogo alem de minha pessoa, meu inesquecível pai, que não se interessava por atividades desportivas, e seu irmão, meu Tio João Coutinho.
Pasmem todos, meu pai teve naquela noite sua carteira de dinheiro batida (roubada) na entrada do Estádio, em seu 1º e único jogo de futebol que assistira.
Naquela época o sistema de jogo das equipes era o WM, trazido para o Brasil pelos ingleses.
Me recordo até hoje da equipe do Botafogo, que se apresentou completa, integrada por todos aqueles que participaram da Copa do Mundo daquele ano, com a seguinte formação:
Na meta o baixinho goleiro Aymoré Moreira. A zaga, chamada na época de "full-back" era composta de Nariz e Grahn-Bel.
A intermediária, onde todos eram chamados de "halfes, com Zezé Procopio, Martim e Canali, sendo o integrante do meio, no caso Martin, denominado de "center-half". O ataque intitulado naquela época de "forwards" era formado pelos 5 exímios jogadores, Chemp na ponta direita, os meias Paschoal e Peracio, este possuidor de um canhão nos pés, e o ponta esquerda Patesko também possuidor de um potente chute, completando com o centro avante, denominado então, como "center-forward", o inesquecível Carvalho Leite, que além de jogador de futebol era médico actuante.
O Botafogo com uma exibição de gala venceu o jogo por 2 a 0, com a estrela maior atleticana Guará sendo totalmente anulada, e se impondo ao poderoso Atlético Mineiro, desde aquela época considerado uma das maiores potencias do Futebol de Minas Gerais, ao lado do Palestra Italia, hoje o famoso Cruzeiro, e o América Mineiro que era o maior rival do Galo mineiro.
Foi assim que como torcedor do América Mineiro, influenciado por meu irmão que sempre foi meu ídolo, iniciando minha carreira futebolística atuando pela categoria infantil, deste, que na minha época era rubro, para mais tarde se tornar alvi-verde, me tornei um ferrenho torcedor do Botafogo que é um baluarte do desporto nacional, e o que mais forneceu jogadores para a seleção Brasileira em todos os tempos.