quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Bolt brinca com rival e avança à final dos 200m; Gatlin fica fora da briga




OLIMPÍADAS RIO 2016
ATLETISMO

Solto e trocando risadas com De Grasse, astro faz melhor tempo de semifinal, com 19s78 - sua melhor marca em 2016. Vice-campeão mundial, americano dá adeus




Por Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO  NO
LINK DA FONTE NO FINAL
DA MATÉRIA ABAIXO)



O carisma e o sucesso sempre estiveram ligados com a diversão. E correr os 200m sempre foi bem mais prazeroso. Na reta final de sua trajetória olímpica, cada passada entre a curva e a reta acaba tendo um sabor especial. Se na eliminatória Usain Bolt tirou o pé tamanha a facilidade, na semifinal dos Jogos Olímpicos o assunto começou a ganhar um pouco mais seriedade. Mesmo sorrindo e até brincando na pista, o astro jamaicano correu o melhor tempo das três baterias da semifinal, com 19s78 - sua melhor marca na temporada. É verdade que ainda diminuiu o ritmo dos metros finais, mas deu um aperitivo sobre o que esperar na decisão.

- Estou me sentindo ótimo. Eu não queria correr tão rápido, pois queria preservar o máximo de energia possível, mas De Grasse teve uma ideia diferente (risos). Amanhã vai ser difícil, estou cansado, quero ir para casa, descansar, relaxar e então darei tudo de mim. Todos os rivais na corrida dão trabalho. A atmosfera está maravilhosa, estão mostrando muito amor e certamente amanhã estará tudo cheio e com uma ótima energia.

Usain Bolt e Andre de Grasse brincam na linha de chegada (Foto: Getty Images)
Usain Bolt e Andre de Grasse brincam na 
linha de chegada (Foto: Getty Images)


Medalhista olímpico de bronze nos 100m, o canadense Andre De Grasse fez o segundo melhor tempo da semifinal, com 19s80. Elogiado por Bolt após a final do último fim de semana, ele correu lado a lado com o jamaicano e os dois trocaram sorrisos após cruzarem a linha de chegada quase juntos. Perguntado sobre o momento, o jamaicano respondeu com bom humor.

- Inicialmente eu pensei em desacelerar. Eu vi que ele estava em segundo e que também desacelerou. Mas ele continuou correndo e eu falei: "o que está fazendo?". Ele é um cara legal e sem dúvida um dos melhores. Corre parecido comigo, se recuperando na parte final - concluiu o Raio.

Usain Bolt está em busca do recorde mundial dos 200m no Rio (Foto: Reuters)
Usain Bolt está em busca do recorde 
mundial dos 200m no Rio (Foto: Reuters)


Agora tricampeão olímpico dos 100m, Bolt sempre deixou claro que a prova dos 200m é a sua preferida. É na distância onde consegue se soltar mais, onde raramente tem problemas para abrir vantagem diante dos demais competidores. Ele voltou a mostrar sua vontade de quebrar o próprio recorde mundial (19s19).

- Vai ser duro. Eu posso conseguir um recorde mundial, mas abaixo de 19s vai ser difícil.
O roteiro foi o mesmo das outras quatro vezes em que Bolt pisou na pista do Engenhão. As reverências vindas da arquibancada foram respondidas com simpatia. O próximo encontro será na final, nesta quinta-feira, às 22h30h. Desta vez, o jamaicano estará mais descansado. Após o ouro nos 100m, ele questionou  a programação dos Jogos Olímpicos, afirmando que poderia ter feito um tempo mais baixo se tivesse se recuperado melhor após a semifinal.



Gatlin fica fora e revela lesão

A zebra do Engenhão, no entanto, ficou por conta da terceira bateria. Atual vice-campeão mundial da prova e apontado como principal rival de Bolt, Justin Gatlin correu mal. Com o tempo de 20s13 cruzou a linha de chegada como terceiro da bateria e ficou fora da decisão por medalha. Neste ano, ele tinha corrido sua melhor prova a 19s75.

Ao deixar a pista, o americano revelou que sentiu uma lesão antiga na reta final. Segundo Gatlin, o problema não o incomodou na final dos 100m de domingo, em que foi medalhista de prata, pois a prova é disputada em linha reta. A curva dos 200m pode ter sido responsável pelo retornon das dores.

- Nos últimos 20 metros, eu senti dor no meu tornozelo. Eu apenas mantive. Eu tive uma lesão em novembro. Foi por isso que não corri tantas provas quanto eu queria neste ano. Foi o melhor que pude. A lesão não me atrapalhou nos 100m, é uma reta. Devo ficar bem, vou ter tempo para me recuperar. Mas senti hoje. Agora vou descansar - disse o americano.

Justin Gatlin revelou ter sentido lesão no tornozelo durante as semifinais dos 200m (Foto: Reuters)
Justin Gatlin revelou ter sentido lesão no 
tornozelo durante as semifinais dos 200m 
(Foto: Reuters)


Outro nome de peso da velocidade, Yohan Blake também não pegou um lugar na final dos 200m. Vice-campeão olímpico em 2012, ele correu ainda mais devagar que Gatlin. Com 20s37, ficou longe da briga por medalhas.


+ O DNA Time Brasil
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com
+ Confira a agenda completa da Rio 2016
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Veja mais informações sobre saltos ornamentais+ Confira todos os resultados da Rio 2016! Clique e escolha a modalidade
+ Veja o quadro de medalhas atualizado



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/atletismo/noticia/2016/08/usain-bolt-avanca-final-dos-200m-dos-jogos-olimpicos.html

"Joguem por elas": após adeus no feminino, Brasil atende a apelo da web




OLIMPÍADAS RIO 2016

VÔLEI



Serginho fala de encontro com jogadoras na Vila Olímpica, e seleção masculina
revela pesar depois de queda precoce da equipe feminina nos Jogos do Rio




Por
Rio de Janeiro




(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO  NO
LINK DA FONTE NO FINAL
DA MATÉRIA ABAIXO)



A queda das meninas no dia anterior serviu como gás. Durante o dia, as redes sociais explodiram com um pedido: “Joguem por elas”. Após a traumática eliminação da seleção feminina, a equipe masculina entrou em quadra na noite de quarta-feira com a missão de “vingar” as meninas. Com a classificação garantida à semifinal dos Jogos do Rio, o líbero Serginho revelou um encontro com algumas jogadoras na Vila Olímpica e a vontade de vencer em nome delas.

- Falei com a Juciely, com a Léia. Elas estavam muito tristes, chorando. Ficamos chateados. Nós, querendo ou não, nos espelhamos nelas. Somos fãs delas, da forma como elas jogam. Nenhuma derrota vai tirar o brilho delas. As meninas são bicampeãs olímpicas. Elas estavam muito abaladas. Foi uma pena. Elas têm de juntar os cacos e seguir em frente – afirmou.

Brasil x Argentina vôlei masculino (Foto: Reuters)
Seleção masculina comemora vitória contra a 
Argentina (Foto: Reuters)


Lucão, que cresceu muito de rendimento no fim da partida, disse ter ficado alheio às redes sociais. Como de costume, o central prefere se manter focado dentro de quadra. Ainda assim, disse que a equipe vai tentar representar o vôlei brasileiro da melhor forma possível.

- Eu, sinceramente, não leio nada, não acompanho nada porque não gosto, me privo disso. É uma pena o que aconteceu com as meninas, depois da campanha maravilhosa que fizeram. Talvez não tenham enfrentado uma grande dificuldade, talvez isso tenha pesado um pouco. Mas elas tinham jogadoras fantásticas em quadra. Pelo que me falaram, a Sheilla fez uma grande partida. Estamos indo, representando o vôlei brasileiro. Quem sabe chegando à final. Sabemos que a partida contra a Rússia vai ser extremamente difícil.


+ O DNA Time Brasil
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira a agenda completa da Rio 2016
+ Veja o quadro de medalhas atualizado
+ Confira todos os resultados do vôlei masculino na Rio 2016+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com


Destaque da vitória contra a Argentina, Wallace afirmou que o time não entrou em quadra com receio de repetir a queda nas quartas de final. O oposto, que terminou a partida com 24 pontos, disse que a equipe lutou em busca da classificação rumo às semifinais.

- Não entramos com receio. Entramos com a mesma vontade, garra, foco de sempre e fizemos nosso jogo bem feito.

O Brasil volta à quadra nesta sexta-feira. A seleção encara a Rússia, às 22h15, no Maracanãzinho, em busca de uma vaga na final dos Jogos do Rio.


FONTE:

O Brasil ganhou uma nova heroína nestas Olimpíadas: Cris Dias, a jornalista que nocauteou William Waack no ar. Por Paulo Nogueira



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-brasil-ganhou-uma-nova-heroina-nestas-olimpiadas-cris-dias-a-jornalista-que-nocauteou-william-waack-no-ar-por-paulo-nogueira/


por : 


Waack não contava com aquela
Waack não contava com aquela


O Brasil ganhou uma nova, e absolutamente improvável, heroína nestas Olimpíadas.
As redes sociais a estão louvando delirantemente nesta quinta.
Trata-se de Cris Dias. Seu feito foi nocautear ao vivo, no Jornal da Globo, William Waack.
O vídeo viralizou.
Ferina e espirituosa, ela notou que Waack não lhe dera boa noite porque ‘não tivera tempo’ para isso. Depois, ao começar a falar sobre vôlei, diante de uma interrupção de Waack, ela cortou, seca: “Quer continuar?”
Desconcertado, o rosto com a expressão de quem pensa ‘não contava com essa’, ele disse não. “Segue você.” Aqui, você pode ver a cena.
A euforia nas redes sociais se explica sobretudo na antipatia que Waack desperta em grande parte do público.
Ele transmite a imagem de um sabe tudo, um sujeito arrogante e desagradável.
Fora isso, num público mais politizado, ele é detestado. É visto como um dos precursores do jornalismo de guerra movido pela Globo contra Lula, Dilma e o PT.
É um dos nomes mais destacados da tropa de choque dos Marinhos, ao lado de jornalistas como Merval Pereira, Míriam Leitão, William Bonner e Ali Kamel.
Dizem que sentar ao lado de Waack no Jornal da Globo é uma das experiências mais atrozes que alguém pode ter.
Cris está há pouco tempo naquela cadeira, e parece ter sido vítima do que o francês Rochefoucald chamou de “triunfo da esperança sobre a experiência”. Numa entrevista à Veja, pouco tempo depois da estreia no Jornal da Globo, ela disse que estava aprendendo muito com Waack, um cara “divertido” nos bastidores, um “querido”.
Pela reação desta quarta, a alegria parece ter durado pouco. Muito pouco.
Nas redes sociais, alguns poucos defensores de Waack lembraram que Cris é uma mulher explosiva. Isso porque ela virou notícia policial, alguns anos atrás, ao atacar o ex-marido, um ator, no curso da separação. Ele deu queixa na Justiça contra ela.
Mas essa lembrança feita por alguns virou nada diante dos aplausos de pé nas redes sociais a Cris Dias.
Se as pessoas tivessem o poder de premiar alguém nas Olimpíadas, dariam uma medalha de ouro a ela.
Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Paulo Nogueira
Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

COMO O FACTOIDE DO SUMIÇO DA FAIXA PRESIDENCIAL FOI ARMADO PELO PLANALTO




FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-factoide-sobre-o-sumico-da-faixa-presidencial-foi-armado-por-gente-de-temer/



Joia que adorna a faixa foi “descoberta” por faxineiro na sala do chefe do cerimonial de Temer




faixa presidencial

Uma fonte do DCM nos conta a história abaixo:

No sábado passado, a assessoria de Dilma foi surpreendida com reportagem da IstoÉ citando o desaparecimento de itens do patrimônio da presidência da república, segundo auditoria inconclusa do TCU.
Na semana anterior, Jorge Bastos Moreno, no Globo, publicou o sumiço de uma cabeça de cervo dado a Dilma pelo governo búlgaro. A assessoria preparou duas notas, publicadas no site Dilma.com.br, com esclarecimentos.
Ainda no sábado, a Veja publicou a história de que a faixa presidencial havia desaparecido.
Na segunda, funcionários foram atrás da história.
O antigo chefe do cerimonial de Dilma, embaixador Renato Mosca, disse que a faixa estava guardada, junto com a joia, na antiga sala dele. E que testemunhas viram quando ele mostrou ao sucessor onde estava guardada.
A essa altura, o Planalto já havia passado a informação do desaparecimento para a grande imprensa. Trataram do desaparecimento como escândalo. A assessoria de Dilma disse aos repórteres que pediria medidas legais cabíveis para apurar o desaparecimento.
O Planalto soltou nota anunciando a abertura de sindicância para apurar responsabilidades. Na terça, o Alvorada descobriu que a faixa estava lá, mas sem a joia.
Que reapareceu na quarta, “descoberta” por um faxineiro na sala do chefe do cerimonial de Temer. Ou seja, era um factoide. Feito por determinação do Planalto para desmoralizar a titular.
Um acinte à inteligência. O Alvorada considera o episódio patético e “uma molecagem típica de Geddel Vieira Lima”. Depois da demissão de garçons, do cerco ao Alvorada, do corte do avião para Dilma, do cartão alimentação era o que faltava para mostrar em que nível o governo interino age e funciona: mesquinharia total.

Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.


Sobre o Autor

Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Agripino vai fugir da Dilma?



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/



VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA



Vale a pena ver de novo: 2009, no Senado

OEA cobra explicações sobre impeachment



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/oea-cobra-explicacoes-sobre-impeachment


Temer e Cerra vão dizer que Golpe não é Golpe

serra e temer golpe.jpg
Saiu no PiG cheiroso:
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) notificou o governo interino de Michel Temer e pediu explicações sobre o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.
A medida é resultado de um pedido de liminar protocolado por parlamentares do PT na semana passada para suspender a tramitação do processo de afastamento da petista.
Segundo auxiliares de Temer, o governo interino prestará os esclarecimentos via Itamaraty no prazo de até sete dias, e argumentará porque não considera o processo "um golpe", como defendem os petistas.
(...)

NADADOR CULPA QUEM JÁ FUGIU



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/nadador-culpa-quem-ja-fugiu


Malandrino...

nadador.jpg
No Globo:
O Chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso confirmou que os nadadores americanos Gunnar Bentz e Jack Conger, que foram retirados do avião na noite de quarta-feira quando tentavam sair do Brasil, prestaram depoimento nesta quinta-feira. Um deles responsabilizou Ryan Lochte, dono de 12 medalhas olímpicas, pela confusão sobre o falso assalto sofrido pelo quarteto, formado também por James Feigen, na madrugada do último domingo. A polícia não informou qual deles fez esta declaração. A dupla saiu da delegacia vaiada por pessoas que estavam na porta da Deat e que gritavam "mentirosos" em inglês para os atletas. A dupla foi muito hostilizada. Algumas pessoas até bateram na lataria do carro do Consulado-Geral dos Estados Unidos, que foi buscar os nadadores.
De acordo com Veloso, os advogados dos atletas devem pedir a liberação dos passaportes e, possivelmente, receberão o aval da polícia. O Chefe de Polícia disse ainda que o grupo deve um pedido de desculpas aos cariocas.
(...)
Em tempo: a Polícia indiciou Ryan Lochte e e James Feigen por falsa comunicação de crime.

OAB: GILMAR NÃO TEM POSTURA DE MAGISTRADO



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/oab-gilmar-nao-tem-postura-de-magistrado


O ministro atacou a Lei da Ficha Limpa...


carro.jpg
No Globo:
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, criticou as declarações do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a Lei da Ficha Limpa. Mendes disse, na tarde de quarta-feira, que a lei foi mal feita e que parece ter sido elaborada por bêbados. Lamachia afirmou, em nota, que o teor da afirmação de Mendes não se coaduna com a postura de um magistrado, e elogiou a Ficha Limpa.
“O presidente do TSE deveria reconhecer e apoiar todas as iniciativas que aperfeiçoam o sistema eleitoral. A linguagem usada por ele, inclusive, não se coaduna com a postura de um magistrado, notadamente um ministro do STF, na hora de exercer seu direito de crítica, seja ela direcionada à sociedade, proponente da lei, seja aos parlamentares que aprovaram a matéria, seja ao chefe do Executivo que a sancionou”, afirmou Lamachia. Ele também disse que a sociedade aguarda, então, uma proposta do ministro para aperfeiçoar o texto.
(...)

CARTA MAIOR EMPURRA SECOM CONTRA A LEI



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/carta-maior-empurra-secom-contra-a-lei


O que é "blog de opinião"? O do Ataulpho Merval, o do Noblat?

globo.jpg


Conversa Afiada reproduz artigo da Carta Maior:
Querem Calar a Nossa Voz II
Conforme comunicado a seus leitores, no artigo “Querem Calar a Nossa Voz I”, a Carta Maior ingressou, com base na Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527), com requerimento para obter esclarecimentos da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República. 
A Carta Maior questiona o órgão público sobre sua “nova” política, cuja primeira consequência foi a quebra de contratos de publicidade, no valor de R$ 11,2 milhões, firmados entre órgãos da administração direta e indireta e o conjunto de veículos (sites e blogs) da mídia alternativa.
O requerimento da Carta Maior foi protocolado no dia 16 de agosto de 2016, conforme demonstra o protocolo abaixo:
A quebra desses contratos de publicidade foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo governo interino – e ilegítimo – de Michel Temer. Uma decisão concretizada, sob aplausos dos veículos do oligopólio midiático, a partir de junho deste ano.
Naquele mês, nos jornais da mídia golpista, foram publicadas mais de dez matérias sobre o tema, todas de forma desrespeitosa, mentirosa e reveladora do falso discurso desses veículos sobre a liberdade de expressão no país.
Sequer o valor de todo o investimento na mídia alternativa justificaria tal medida, já que se trata de um total equivalente a apenas 0,6% do orçamento da SECOM, em 2015. 

Na reportagem “Temer corta R$ 11,2 mi em contratos de sites considerados pró-PT”, a Falha de São Paulo, inclusive, reconhece a insignificância do investimento, admitindo que “o valor cortado até agora, na verdade, é irrisório perto dos dispêndios anuais com publicidade federal” (FSP, 14.06.2014).

Um valor, repita-se, nunca recebido tendo em vista a quebra de contratos. 

Apesar de produzir um jornalismo responsável, transparente nos seus princípios, pluralista e crítico, e de sempre se apresentar como um veículo de comunicação de esquerda, a Carta Maior foi atingida pela medida covarde que, na verdade, evidencia uma tentativa de asfixia econômica e ideológica. 

Esse corte explicita a natureza não republicana e partidarizada da “nova” política da SECOM.

A Carta Maior nunca recebeu nenhum comunicado oficial justificando a quebra de contratos. Tomou conhecimento da medida pela imprensa conservadora , cuja consequência violentou seu planejamento orçamentário baseado em contratos legítimos de compra e venda de espaço publicitário.

Não desistiremos. 

Não será um embargo econômico que nos tirará do caminho. O nosso compromisso é com o país, com a legalidade democrática e o direito à informação livre e plural. 

A resposta que a SECOM der à Carta Maior será aqui publicada, para que os brasileiros tomem conhecimento da seletividade ideológica e partidária dos critérios adotados em Brasília, referentes à "nova" política de informação que esperamos tenha sido publicada no Diário Oficial da União, e não pela mídia oficiosa. 

Para tal, usufruindo de suas garantias constitucionais,a Carta Maior solicitou ao sr. Márcio de Freitas, secretário da SECOM, o fornecimento das informações e documentos abaixo arrolados:

1 - parecer jurídico/administrativo, ofício, carta, decisão, portaria, resolução, circular, etc, que estabelece a “nova” política de distribuição de verba publicitária, excluindo “blogs de opinião”;

2- parecer jurídico/administrativo, ofício, carta, decisão, portaria, resolução, circular, etc, que qualifica a Carta Maior como “blog de opinião”;

3- parecer jurídico/administrativo, ofício, carta, decisão, portaria, resolução, circular, etc, que justifique o porquê da exclusão da Carta Maior da distribuição de verbas publicitárias, ante a “nova” política de organização e serviços da SECOM;

4 - parecer jurídico/administrativo, ofício, carta, decisão, portaria, resolução, circular, etc, que esclareça qual é a nova política de distribuição de verba publicitária da SECOM.
Confira a íntegra do requerimento:

Data venia, ministra Cármen Lúcia, por Pasquale Cipro Neto



FONTE:]
http://jornalggn.com.br/noticia/data-venia-ministra-carmen-lucia-por-pasquale-cipro-neto



foto de Pedro Ladeira - Folhapress



Jornal GGN - A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, ao ser eleita por dez votos para a presidência do Supremo, resolveu subir nas tamanquinhas em questão perfeitamente dispensável: ela ironizou o desejo da presidenta eleita por 54,5 milhões de votos, Dilma Rousseff, em assim ser tratada. A questão rodou as redes sociais, pontuando como sendo de uma grosseria dispensável. A presidente do STF, com seus 10 votos, poderia ter ficado sem esta nódoa em sua primeira ação como chefe dos 12 ministros indicados por presidentes eleitos. 
Pasquale Cipro Neto, em seu artigo de hoje, fala sobre o presidente e a presidenta, explicando aos puros a questão. Leia a seguir.
da Folha
por Pasquale Cipro Neto
Na sessão de 10.ago, o atual presidente do STF disse o seguinte : "Então eu concedo a palavra à eminente ministra Cármen Lúcia, nossa presidenta eleita... Ou presidente?". A resposta da ministra foi esta: "Eu fui estudante e eu sou amante da língua portuguesa, eu acho que o cargo é de presidente, não é não?". 'Data venia', Excelência, o cargo é de presidente ou presidenta.
Essa questão atormenta o país desde que Dilma Rousseff venceu a primeira eleição e disse que queria ser chamada de "presidenta", porque, para ela, a forma feminina acentua a sua condição de mulher, a primeira mulher a presidir o país.
Esse argumento me parece frouxo e um tanto infantil. O que acentua o fato de Dilma ser mulher é justamente o fato de ela ser mulher, mas respeito a escolha dela e os que acham justo esse argumento.
O que não se pode, de jeito nenhum, é ditar "regras" linguísticas totalmente desprovidas de fundamento técnico, mas foi justamente isso o que mais se viu/ouviu/leu desde que Dilma manifestou a sua preferência por "presidenta", forma que não foi inventada por ela.
Na bobajada que se lê na internet, o argumento mais frequente é justamente o da inexistência de "serventa", "adolescenta" etc., como se a língua fosse regida unicamente por processos cartesianos.
Não é, caro leitor. Se assim fosse, não teríamos como fatos consagrados inúmeros casos que nem de longe seguem a lógica. Ou será que no padrão culto se registra algo como "Fulano suicidou"? Pela "lógica", seria essa a forma padrão, mas...
A língua não funciona assim. Um exemplo: às vezes, o falante não tem noção histórica da formação de um termo e acrescenta algo que "ressuscite" o seu sentido literal. É isso que explica, por exemplo, a pronominalização de "suicidar" ("Ele se suicidou", "Tu te suicidarias?"). O verbo não é "suicidar"; é "suicidar-se". Pode procurar no "Houaiss" etc.
A terminação "-nte", que vem do particípio presente latino, forma (em português e em outras línguas) adjetivos e substantivos que indicam a noção de "agente" ("pedinte", "caminhante", "assaltante").
99,9999% desses termos não têm variação; o que varia é o artigo ou outro determinante (o/a viajante, o/a estudante, nosso/nossa comandante), mas é claro que há exceções.
Uma delas é justamente "presidenta", registrada há mais de um século. Na sua edição de 1913, o dicionário de Cândido de Figueiredo registra "presidenta", como "neologismo". Um século depois, esse "neo-" perdeu a razão. A edição de 1939 do "Vocabulário Ortográfico" registra o termo. A última edição de cada um dos nossos mais importantes dicionários e a do "Vocabulário Ortográfico" também registram.
Deve-se tomar muito cuidado quando se usa como argumento o registro num dicionário. Nada de dizer que "a palavra existe porque está no dicionário"; é o contrário, ou seja, a palavra está no dicionário porque existe, porque tem uso em determinado registro linguístico.
Tenho profundo respeito pela ministra Cármen Lúcia, não só pela liturgia do cargo, mas também e sobretudo pela altivez com que o professa. Justamente por isso, ouso dizer que teria sido melhor ela ter dito simplesmente "Prefiro presidente".
Aproveito para lembrar que não tenho feicibúqui, tuíter, instagrã etc., portanto toda a bobajada internética a mim atribuída é falsa. É isso.

PSDB quer que Temer faça as reformas impopulares antes de 2018



FONTE
http://jornalggn.com.br/luisnassif






Jornal GGN – Depois de tomar várias alfinetadas públicas do PSDB de Aécio Neves, o governo do interino Michel Temer (PMDB) decidiu promover um jantar para aparar as arestas com o tucanato, no Palácio do Jaburu, na noite de quarta (17). O resultado parece ter sido positivo: Temer abriu mais espaço para lideranças tucanas participarem dos debates sobre o ajuste econômico e, em contrapartida, Aécio reafirmou apoio ao governo.
A aliança com o interino, no entanto, continua atrelada ao compromisso de Temer com as medidas duras que ele deve tomar até o fim do seu mandato – caso o impeachment de Dilma Rousseff (PT) se consolide até o próximo dia 29 de agosto.

Aparentemente sóbrio, Gilmar diz que Ficha Limpa "parece feita por bêbados"



FONTE:
http://jornalggn.com.br/luisnassif





Jornal GGN - Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse nesta quarta-feira (18) que a Lei da Ficha Limpa foi "mal feita" e que parece ter sido "elaborada por bêbados". A opinião ofensiva do ministro causou indignação até na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
O presidente da OAB, Cláudio Lamachia, criticou as declarações de Gilmar, afirmando que o teor das afirmações "não se coaduna com a postura de um magistrado", e elogiou a Ficha Limpa.
 
Como presidente do Tribunal que julga matérias de eleições e direitos eleitorais, Lamachia acredita que Gilmar Mendes "deveria reconhecer e apoiar todas as iniciativas que aperfeiçoam o sistema eleitoral".
 
Além disso, o presidente da entidade chamou a atenção da postura de Gilmar, que com frequência, manifesta críticas e posicionamentos pessoais a partidos, políticos e matérias polêmicas. 

Vídeo: escracho cerca senador Golpista



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/video-escracho-cerca-senador-golpista



VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA


Cristóvam, presta atenção...

Senador de Sergipe é expulso de hospital; ‘seu pai comprou o mandato’

O Senador de Sergipe, Ricardo Franco (DEM), foi expulso do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado em Aracaju (SE).

O parlamentar saiu corrido do hospital após ser hostilizado por manifestantes que gritavam palavras de ordem. Um dos manifestantes chegou a afirmar que o parlamentar havia comprado o mandato da senadora Maria do Carmo.

Quem é o bêbado?



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/quem-e-o-bebado



Sempre que o Gilmar fala o Supremo fica menor

Coroneis.jpg
O Ministro (sic) Gilmar (PSDB-MT) disse que a Lei da Ficha Limpa foi feita por bêbados.
Cadê o impeachment do Gilmar?
Qual ministro do Supremo o interpelará, como o Presidente Joaquim Barbosa, que disse que ele envergonha a Justiça?
PHA

Senador da melancia toma vaga de idoso




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/senador-da-melancia-toma-vaga-de-idoso


Teve seis votos e vota sempre com o Golpe!

O senador Hélio José (PMDB-DF) é um infatigável eleitor do Golpe no Senado. Foi ele que, no início do mês, disse que se quiser, nomeia até melancia.
Recebemos no Whatsapp

Hélio José não foi eleito ao Senado. Ele assumiu a cadeira como suplente de Rodrigo Rollemberg (PSB), após este ser eleito governador do Distrito Federal, em 2014. No mesmo ano, Hélio José foi candidato a deputado distrital pelo PSD, recebendo incríveis seis votos.
Apesar de ter assumido como representante do PSD, o senador já passou também pelo Partido da Mulher Brasileira. Em março deste ano, filiou-se ao PMDB.

TEMER QUER DESMONTAR O SETOR P​Ú​BLICO



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/economia/temer-quer-desmontar-o-setor-p200bu200bblico


E perpetuar a depressão econômica


Martins.jpg
Conversa Afiada tem o prazer de republicar texto do respeitado economista José Carlos de Assis, enviado ao Senador Roberto Requião, sobre os sinistros planos do Traíra, ouTrambolho, ou Tinhoso.
(Não deixe de ler também "assim seria o "Governo" Temer")
DOIS PROJETOS QUE LIQUIDAM COM O SETOR PÚBLICO E PERPETUAM A DEPRESSÃO

Encontram-se no Congresso dois projetos - PLs 241 e 257/16 - com o objetivo comum de congelar os orçamentos primários da União, dos Estados e dos Municípios. É difícil imaginar como isso possa ter sido pensado por parte de autoridades eleitas ou de burocratas públicos que respondem, de alguma forma, pelo interesse público e o bem estar da sociedade brasileira. Entretanto, isso não só foi pensado, para espanto geral, como foi materializado na forma de projetos de lei que surpreendentemente estão merecendo a simpatia de parte do Congresso. 

É preciso dizer que esse surto de imaginação legislativa tem um precedente, embora indireto. No caso do congelamento do orçamento primário da União, o precedente externo é a atitude recorrente do Partido Republicano norte-americano, sob pressão de sua extrema direita, o Tea Party, de tentar congelar o teto da dívida pública – o que implica indiretamente congelar o próprio orçamento. Contudo, embora a imposição de teto tenha sido tentada várias vezes, nunca passou. O Congresso norte-amercano é conservador, mas não é suicida. 

É ilustrativo considerar a luta de interesses em torno do projeto republicano nos Estados Unidos para iluminar o que acontece aqui. Embora o congelamento da dívida afetaria toda a sociedade, na forma de cortes generalizados de serviços públicos da União financiados por déficit, o principal bloco de interesses afetado seriam os titulares da gigantesca dívida pública norte-americana. Uma vez congelado teto da dívida, o Estado simplesmente daria calote em parte da dívida que não pudesse ser financiada por emissão de novos títulos públicos. 

É que, diferentemente do Brasil, o orçamento da União nos EUA não criou a figura esdrúxula do orçamento primário, que não considera os custos financeiros da dívida pública, principalmente juros. Se, para limitar a dívida, fosse forçado legalmente a cortar o déficit público, inclusive a parte dos juros, o Governo teria, como observado, de dar o calote na dívida, cortando ao mesmo tempo inúmeras despesas públicas. Quando Wall Street percebeu o risco, forçou os republicanos, seus representantes tradicionais, a voltarem atrás. E o projeto não passou. 

No caso desse projeto brasileiro, seus formuladores aproveitaram a figura esdrúxula do orçamento primário para garantir que apenas os serviços públicos sejam afetados pela rigidez do teto, por inacreditáveis 20 anos. É um acinte que isso se faça nas barbas do Senado. Se fizermos um exercício de memória, vamos nos recordar de que a figura do orçamento primário aparece na contabilidade fiscal brasileira na época da primeira renegociação da dívida externa, nos anos 80, em plena crise inflacionária. O orçamento primário era a forma de gerar recursos reais, isto é, a diferença entre receitas e despesas correntes da União, para pagar o serviço da dívida pública, que se tornou, desde então, sagrado, tomando a forma de superávit primário permanente. 

Portanto, a proposta de estabelecimento de um congelamento de 20 anos para o orçamento social implica congelar todas as despesas correntes e de investimento da União, excetuando apenas as despesas financeiras com o serviço da dívida pública. Mais uma vez, tudo se faz pelo deus Mamon, o deus-dinheiro, conforme a expressão bíblica tantas vezes ciadas pelo papa Francisco. É como se não houvesse crescimento da população, aposentadoria de trabalhadores, melhor qualificação de serviços de saúde e de educação, investimento público em áreas prioritárias, enfim, como se não apenas o orçamento, mas a própria sociedade ficasse congelada. 

Mas ainda não tínhamos despertado do susto representado por esse projeto relativo à dívida pública e a Câmara dos Deputados, trabalhando freneticamente em tempos de golpe, decidiu aprovar o projeto PLC 257/16, neste caso trocando um pífio adiamento por dois anos no pagamento das parcelas das infames dívidas estaduais junto à União por um inacreditável dispositivo legal de congelamento em termos reais dos orçamentos públicos primários dos Estados. É a superposição de duas imposições monstruosas no regime fiscal do país, de cujas nefastas consequência escapam apenas os financistas, devotos do deus Mamon. 

É preciso que o Senado introduza um elemento de sanidade em todo esse processo pois do contrário o país vai sucumbir, não só à degradação de seus serviços públicos, mas a uma depressão indefinida. É que, desde Keynes, sabe-se que uma economia em recessão não sai da crise exceto pelo aumento do investimento público. Sim, senhores Senadores e Senadoras, sem aumento de investimento público é literalmente impossível recuperar a demanda, já que o setor privado em depressão não tem como gerar demanda para si mesmo. De fato, só o setor público pode investir, sobretudo em infraestrutura, sem esperar pelo aumento anterior da demanda. 

Investindo, de preferência deficitariamente, na infraestrutura e mesmo em gastos correntes, o Estado cria demanda para o setor privado; havendo demanda – e não uma fantasiosa “confiança” – o setor privado investe, cria emprego, cria mais demanda, num círculo virtuoso objetivo, não ideológico, que restitui as condições de crescimento da economia. Entretanto, os dois projetos em pauta destroem as possibilidades de o setor público investir, com isso mobilizando recursos financeiros que estão ociosos na sociedade. É uma crime contra a economia, um crime contra a sociedade. Esses projetos, se transformados em lei, liquidam o setor público e perpetuam a depressão em que nos encontramos. 

É importante deixar claro, por outro lado, que o suposto alívio das dívidas estaduais oferecido pelo Governo federal nesse projeto inominável não passa de um truque para garrotear os Estados em várias armadilhas, além do congelamento orçamentário. É importante que os governadores, e os senadores que representam os Estados tenham uma visão republicana desse processo. A dívida dos Estados foi paga na origem, já que o Governo federal apenas intermediou os recursos provindos dos cidadãos para pagar bancos credores, sem negociação. Não faz sentido que a dívida seja paga de novo pelos mesmos cidadãos. Assim, mudar indexadores da dívida, como se persegue judicialmente, não é suficiente. Essas dívidas devem ser dadas como quitadas, e o Governo federal deve ressarcir os Estados daquilo que lhes foi cobrado indevidamente. Nessa hipótese, teríamos um importante influxo de recursos na economia, através dos Estados, convertendo a depressão em crescimento econômico.