quinta-feira, 21 de julho de 2016

Tribunal internacional: é Golpe!



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/tribunal-internacional-e-golpe


O STF será chamado a se pronunciar

VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA
Olimpíadas-2.jpg
No site do PT:
Para Tribunal Internacional, impeachment de Dilma é nulo

O processo de impeachment movido contra a presidenta eleita, Dilma Rousseff, viola a Constituição do Brasil, a Convenção Interamericana dos Direitos Humanos e o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos. E, por isso, deve ser declarado nulo em todos os seus efeitos e ser combatido pelas cidadãs e cidadãos do país.

Créditos: Mídia Ninja
Créditos: Mídia Ninja

Essa é a síntese da sentença anunciada nesta quarta-feira (20) pelo Tribunal Internacional pela Democracia, uma iniciativa da Via Campesina Internacional, da Frente Brasil Popular e da Frente Brasil Juristas pela Democracia. O veredito de valor simbólico será endereçado ao Senado e aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por dois dias, o tribunal — formado por sete personalidades vindas do México, da França, da Itália, da Espanha, da Costa Rica e dos EUA — se debruçou sobre os aspectos jurídicos, econômicos, políticos, culturais, sociais e históricos do processo de impeachment contra Dilma.

Com o auxílio de testemunhas, da defesa e da acusação formada por referências para o direito brasileiro, eles analisaram quatro perguntas essenciais sobre o processo de impeachment: 1. Viola a Constituição?; 2. Sem a ocorrência de crime de responsabilidade, caracteriza um golpe parlamentar?; 3. Foram violados os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário?; e, 4. Impeachment deve ser declarado nulo?.

A todas as perguntas, a resposta foi “sim”. “Decidiram os jurados declarar que o processo de impeachment contra Dilma Rousseff viola todos os princípios do processo democrático e da ordem constitucional brasileira”, afirmou o jurista Juarez Tavares, que presidiu os trabalhos do tribunal.

“Em democracias presidencialistas não se pode impedir um chefe de Estado por razões políticas. A aprovação ou desaprovação de um governo deve ser resolvida por eleições diretas, não por ato do Parlamento”, completou Tavares, que fez críticas também ao STF por ainda não ter entrado “profundamente” no processo.


Créditos: Mídia Ninja

No primeiro dia do Tribunal Internacional da Democracia, os participantes já haviam apontado a ocorrência de um processo de impeachment contra Dilma que oculta em golpe parlamentar, misógino, elitista e midiático.

O segundo dia foi marcado pelos votos de cada jurado contra o golpe e a favor da democracia. Nas análises, prevaleceram a identificação de uma roupagem legal para o golpe, com a utilização instrumentos previstos na Constituição para manipular a vontade popular e fazer avançar uma agenda de supressão de direitos, associada à concentração de poder e renda nas mãos das elites.

“Claro que se trata de um artifício jurídico disfarçado de responsabilidade jurídica”, disse o bispo mexicano Raul Veras, candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 2012 por seu trabalho a favor dos direitos humanos no México.

“Não se trata de algo isolado, é algo articulado, muito bem pensado e apoiado por um poder que parece ter seus tentáculos nos cinco continentes. O impeachment contra Dilma não está sendo usado como um instrumento jurídico, mas como meio de interromper um projeto político.”

Me declaro aberta e manifestamente contra essa farsa. Porque o que aqui se passa afeta o mundo inteiro (Raul Veras, bispo mexicano)

Os dez jurados se revezaram na apresentação de votos que denunciaram também o papel jogado pelos veículos de comunicação dominantes em apoio ao golpe e para permitir uma narrativa legalista para um ataque à Constituição e à democracia brasileiras.

“A manipulação dos termos faz com que tudo o que é ilegal que se faz nas finanças seja considerado legítimo. Isso faz com que os sujeitos de direitos se transformem em objetos do direito”, afirmou o italiano Giovanni Tognoni, membro do Tribunal Permanente do Povo.

Retrocessos sociais

Professora catedrática em filosofia de direito na Universidade Carlos III em Madrid (Espanha) Maria José Farinas Dulce, que é também estudiosa da sociologia jurídica ibero-americana, apontou a democracia como um processo constituído de avanços e retrocessos.

Para ela, o atual momento é de retrocesso em direitos, especialmente os relacionados ao trabalho, que busca provocar “fraturas sociais e violação dos mecanismos de integração social”.

“Não sejamos inocentes para esquecer que, nos casos do Brasil e de outros países da Europa, é uma contrarrevolução neoliberal e conservadora, que rompe as bases sociais e integradoras”, avalia Maria Dulce. “Estamos em regressão democrática, em regressão constitucional, portanto, estamos em luta.

Azadeh N. Shahshahani, advogada de direitos humanos dos EUA, sustentou seu voto contra o processo de impeachment de Dilma nos episódios anteriores ocorridos no Paraguai (2012) e em Honduras (2009).

“O que está acontecendo aqui é uma conspiração contra a democracia”, afirmou Azedeh Shahshahani, jurista iraniana-norteamericana.

“Aqueles que estão falando contra Dilma Rousseff são acusados de corrupção e devem ser punidos por isso. Se um presidente pode continuar ou não a presidir, não deveria depender de ter a maioria no Congresso. Esse processo está baseado em algo que só pode ser definido como: capitalista, misógino e fascista”.

Advogado e acadêmico mexicano, Jaime Cárdenas Gracia classificou o processo que está no Senado atualmente como uma “fraude à Constituição brasileira e à Convenção Interamericana de Direitos Humanos”.

“A burguesia não suporta o programa em favor do povo da coalização de esquerda”, completou Laurence Cohen, senadora francesa e com atuação em temas ligados aos direitos das mulheres.

Além dos jurados e do qualificado corpo de juristas brasileiros, o julgamento contou também com a presença do advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo; do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), e dos deputados federais Wadih Damous (PT-RJ) e Jandira Faghali (PCdoB-RJ).

“Está na nossa Constituição, não há crime sem lei anterior que o defina”, disse Lindbergh após o anúncio da sentença.

“Ninguém se elegeria com um programa radical desse, de retirada de direitos dos trabalhadores. De uma tacada só, quer acabar com o legado de Lula, Ulysses Guimarães e até de Getúlio Vargas, com a CLT. Esse tribunal joga um excelente papel para os senadores. Não jogamos a toalha, há um clima de constrangimento no Senado”, avaliou o senador.

O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) considerou histórico o julgamento e disse que se o Senado não arquivar o processo, o STF terá que ser chamado. “Há uma vítima nesse processo de impeachment, e a vítima é a democracia”, afirmou o deputado. “Vamos ter que chamar o STF para este processo. O STF, que já autorizou extradição de Olga Benário, vai ter a oportunidade de limpar sua história.” Reveja na íntegra como foi o primeiro dia de julgamento:


MPF VS MORO: QUEM PRENDE O LULA?


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/mpf-vs-moro-quem-prende-o-lula


Eles disputam o Grande Prêmio

janot e moro.png
Do G1:
A Procuradoria da República no Distrito Federal reiterou nesta quinta-feira (21) a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador cassado Delcídio do Amaral e outras cinco pessoas por suposta tentativa de obstruir a Operação Lava Jato.
A denúncia foi feita ao Supremo Tribunal Federal (STF) no começo deste ano, mas o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na corte, determinou o envio para a Justiça Federal de Brasília depois que Delcídio foi cassado e perdeu o foro privilegiado.
Lula, Delcídio, o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, o banqueiro André Esteves, o empresário José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício Bumlai, foram acusados de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que negociava acordo de delação premiada com a Justiça.
(...)

NASSIF: MORO VALIDA NA INGLATERRA VAZAMENTO ILEGAL



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/nassif-moro-valida-na-inglaterra-vazamento-ilegal



É para quebrar a Petrobras e apressar a entrega do pré-sal?


sérgio moro bessinha.jpeg
Conversa Afiada reproduz matéria do GGN:

Moro valida vazamento ilegal em cooperação com Inglaterra

O juiz da Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, autorizou o compartilhamento da delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, com investigadores de Londres em processo contra a própria estatal brasileira, Petrobras. O GGN revela que a medida judicial, ainda, foi viabilizada pelo vazamento de informações sigilosas por parte da força-tarefa da Lava Jato à imprensa, e posterior autenticação, por Moro, do levantamento ilegal dos dados.

A ação é movida pela ENSCO Deepwater, que teve o contrato do navio-sonda DS-5 Pride/Ensco rompido pela Petrobras, no início de 2016. A empresa "suspeita" que o negócio esteve envolvido em esquema de corrupção da Petrobras.

Isso porque os dados da delação de Cerveró e depoimentos tramitam em segredo de Justiça, na ação 5000771-31.2016.4.04.7000 na Vara Federal do Paraná, conforme mostra o sistema em imagem a seguir:
A companhia inglesa de perfuração de petróleo ENSCO foi prejudicada pelo rompimento do contrato, em janeiro deste ano. A Petrobras alegou irregularidades na contratação do sonda DS-5, mais especificamente, na companhia Pride, proprietária do equipamento com contrato em 2008, e que foi adquirida pela ENSCO em 2011. 

Mas a motivação para a quebra do contrato foi o esquema de corrupção envolvendo a Pride Global e a Petrobras, descoberto pelos investigadores da Lava Jato, por meio dos depoimentos e delações de Nestor Cerveró. Em uma das declarações em segredo de Justiça, Cerveró fala sobre o pagamento de propina no acerto do contrato entre a empresa inglesa e a estatal brasileira.

De acordo com a delação do ex-diretor, que era para tramitar em sigilo, em 2007, enquanto diretor da Área Internacional, ele teria sido procurado por Renato Duque, então diretor de Serviços, para dividir a propina desta negociação.

Ficou acertado que cada um receberia cerca de US$ 1 milhão. O contrato foi fechado entre 2008 e 2009 e, segundo Cerveró, ele recebeu o montante de propina em parcelas.

Mas, o conteúdo deste depoimento não ficou protegido pelo sigilo judicial, sendo vazando por membros da equipe de Sergio Moro. 

Foi esse vazamento que possibilitou que a ENSCO Deepwater, que sucedeu a Pride Global no contrato do navio-sonda, tomasse conhecimento dos motivos para o rompimento do acordo em janeiro deste ano. Sentindo-se prejudicada, entrou com processo contra a Petrobras, na Inglaterra. E mais: solicitou a Moro as delações e depoimentos de provas para usar contra a estatal brasileira.

A Petrobras, diretamente citada na investigação, pediu os dados sigilosos dos autos contra Nestor Cerveró, que foram cedidos por Sergio Moro. Sob a alegação de que a companhia inglesa precisava estar munida do "princípio da paridade de armas", pediu também o acesso ao conteúdo.

Como se tratavam de dados sigilosos, os advogados da Petrobras afirmaram no despacho que "vislumbram grande possibilidade" de que os depoimentos de Cerveró envolvessem o contrato deste navio-sonda.

A ENSCO simplesmente completou a teoria da "hipótese" para alegar o direito de acesso ao conteúdo:
Sergio Moro ultrapassou o teor sigiloso do processo e, sob a justificativa de que também obteve a cópia dos autos a Petrobras - diretamente mencionada nas investigações e parte inerente dos processos - validou os vazamentos ilegais, ao ceder provas contra a estatal para a companhia inglesa.
 
"Autorizo o acesso e o compartilhamento do termo de depoimento n.º 4 de Nestor Cerveró com a Petrobras e a ENSCO Deepwater USA Inc., a fim de instruir processo arbitral instaurado pela empresa ENSCO Deepwater em Londres, Inglaterra, contra a Petrobras", disse Moro, na sua decisão.

GREENWALD: FRAUDE DO DATAFALHA É AINDA PIOR


FONTE
http://www.conversaafiada.com.br/politica/greenwald-fraude-do-datafalha-e-ainda-pior


Folha enganou e escondeu provas! E o MP?

bandoleira.jpg
Conversa Afiada reproduz reportagem de Glenn Greenwald e Eric Dau, publicada pelo Intercept:

A fraude jornalística da Folha é ainda pior: surgem novas evidências

Dados de pesquisa ocultados pela Folha mostram que a grande maioria dos eleitores quer a renúncia de Temer, o que contradiz categoricamente a matéria da Folha
* 62% dos brasileiros querem a renúncia de Dilma e Temer, e a realização de novas eleições: ao contrário dos 3% inicialmente mencionados pela Folha
* Dados cruciais da pesquisa foram publicados e, em seguida, retirados do ar pelo datafolha: encontrados por portal brasileiro
* Resposta do Diretor Executivo da Folha de São Paulo de que os dados ocultados não eram “jornalisticamente relevantes” não resiste a análise
NA QUARTA-FEIRA (20), a Intercept publicou um artigo documentando a incrível “fraude jornalística” cometida pelo maior jornal do país, Folha de São Paulo, contendo uma interpretação extremamente distorcida das respostas dos eleitores à pesquisa sobre a crise política atual. Mais especificamente, a Folha – em uma manchete que chocou grande parte do país – alegava que 50% dos brasileiros desejavam que o presidente interino, e extremamente impopular, Michel Temer, concluísse o mandato de Dilma e continuasse como presidente até 2018, enquanto apenas 3% do eleitorado era favorável a novas eleições, e apenas 4% desejava que Dilma e Temer renunciassem. Isso estava em flagrante desacordo com pesquisas anteriores que mostravam expressivas maiorias em oposição a Temer e favoráveis a novas eleições. Conforme escrevemos, os dados da pesquisa – somente publicados dois dias depois pelo instituto de pesquisa da Folha – estavam longe de confirmar tais alegações.
Depois da publicação de nosso artigo, foram encontrados ainda mais indícios – através de um trabalho colaborativo incrível de verdadeiros detetives da era digital – que revelam a gravidade da abordagem da Folha, incluindo a descoberta de um legítimo “smoking gun” comprovando que a situação era muito pior do que achávamos quando publicamos nosso artigo ontem. É importante não deixar o aspecto estatístico e metodológico encubra a importância desse episódio:
Semanas antes da conclusão do conflito político mais virulento dos úlitmos anos – a votação final do impeachment de Dilma no Senado Federal – a Folha, maior e mais importante jornal do país, não apenas distorceu, mas efetivamente escondeu, dados cruciais da pesquisa que negam em gênero, número e grau a matéria original. Esses dados demonstram que a grande maioria dos brasileiros desejam a renúncia de Michel Temer, e não que o “presidente interino” permaneça no cargo, como informado pelo jornal. Colocado de forma simples, esse é um dos casos de irresponsabilidade jornalística mais graves que se pode imaginar.
A desconstrução completa da matéria da Folha começou quando Brad Brooks, Correspondente Chefe da Reuters no Brasil, observou uma enorme discrepância: enquanto a Folha anunciava em sua capa que apenas 3% dos brasileiros queriam novas eleições e que 50% queria a permanência de Temer, o instituto de pesquisa do jornal, Datafolha, havia publicado um comunicado à imprensa com os dados da pesquisa anunciando que 60% dos brasileiros queriam novas eleições. Observe essa impressionante contradição:
Como isso é possível? Nós entramos em contato com o Datafolha imediatamente para esclarecer a dúvida, mas como grande parte dos veículos de comunicação já havia lido nosso artigo e o assunto havia se tornado uma controvérsia nacional, o instituto se recusou a se manifestar. Eles simplesmente não queriam nos explicar a natureza da discrepância.
Mas essa revelação levou a outro mistério: nos dados e perguntas complementares publicados pelo Datafolha, não havia nenhuma informação mostrando que 60% dos brasileiros eram favoráveis a novas eleições, como dizia um dos enunciados da pesquisa do instituto. Parecia evidente que o Datafolha havia publicado apenas algumas das perguntas feitas aos entrevistados. Apesar das perguntas estarem numeradas, o documento contava apenas com as perguntas 7-10, 12-13 e 21. Isso não é necessariamente incomum ou incorreto (jornais tendem a omitir perguntas sobre tópicos menos relevantes ao publicar uma reportagem), mas era estranho que nenhuma das perguntas publicadas pelo Datafolha confirmasse ou tivesse relação com a afirmação do enunciado da pesquisa. De onde, então, saiu essa informação – 60% – que contradiz a reportagem de primeira página da Folha?
A resposta veio através do excelente esforço investigativo de Fernando Brito do site Tijolaço. Primeiro, a equipe do site observou que o endereço URL do documento do Datafolha com os dados e perguntas complementares à pesquisa que foi publicado na segunda-feira – documento citado em nosso artigo original mostrando que a manchete da Folha era falsa – terminava em “v2”, ou seja, era a segunda versão do documento publicado pelo Datafolha. A equipe procurou a versão original, mas não foi possível encontrá-la no site do instituto. Eles começaram a tentar adivinhar o endereço URL da versão original, até que acertaram. Embora a versão original tivesse sido retirada do ar pelo Datafolha, ainda se encontrava nos servidores do instituto, e ao acertar o endereço URL correto o Tijolaço teve acesso ao documento.
O que foi encontrado na versão original do documento – aparentemente retirada do ar de forma discreta pelo Datafolha – é de tirar o fôlego. Ficou comprovado que a matéria da Folha era uma fraude jornalística completa. A pergunta 14, encontrada na versão original, dizia:
“Uma situação em que poderia haver novas eleições presidenciais no Brasil seria em caso de renúncia de Dilma Rousseff e Michel Temer a seus cargos. Você é a favor ou contra Michel Temer e Dilma Rousseff renunciarem para a convocação de novas eleições para a Presidência da República ainda neste ano?”
Os dados não publicados pelo Datafolha mostram que 62% dos brasileiros são favoráveis à renúncia de Dilma e Temer, e à realização de novas eleições, enquanto 30% são contrários a essa solução. Isso significa que, ao contrário da afirmação da Folha de que apenas 3% querem novas eleições e 50% dos brasileiros querem a permanência de Temer como presidente até 2018 – ao menos 62% dos brasileiros, uma ampla maioria, querem a renúncia imediata de Temer.
A situação é ainda pior para a Folha (e Temer): a porcentagem de eleitores que deseja a renúncia imediata de Temer é certamente muito maior do que esses 62%. A pergunta colocada pelo Datafolha era se os entrevistados eram favoráveis à renúncia de Temer /e Dilma/. Muitos dos que responderam “não” – conforme demonstrado pelos detalhes dos dados – são apoiadores do PT e/ou querem Lula como presidente em 2018, o que significa responderam que “não” porque querem que Dilma retorne, e não porque querem a permanência de Temer. Portanto – conforme concluído pelo Ibope em abril – apenas uma minoria dos eleitores querem Temer como presidente: exatamente o oposto da “informação” publicada pela Folha.
Essa não foi a única informação ausente que o Tijolaço descobriu quando encontrou a primeira versão dos dados publicados. Como explicam de maneira detalhada, havia dois parágrafos inteiros escritos pelo DataFolha resumindo os dados das respostas que também foram removidos da segunda versão publicada, inclusive a seguinte frase: “a maioria (62%) declarou ser a favor de uma nova votação para o cargo de presidente”
A equipe também descobriu uma pergunta não revelada – a pergunta 11 – que é provavelmente a mais favorável a Dilma e foi completamente omitida pela Folha. O DataFolha perguntou:
“Na sua opinião, o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff está seguindo a regras democráticas e a Constituição ou está desrespeitando as regras democráticas e a Constituição?”
Apenas 49% disseram que o impeachment cumpre as regras democráticas e respeita a Constituição, enquanto 37% disseram que não. Como a Folha pode omitir este dado tão surpreendente e importante quando, supostamente, quer descrever a visão dos eleitores sobre o impeachment?
Ontem, a Folha publicou uma “notícia” sobre o que chamou de “controvérsia” provocada por nosso artigo. O jornal se esquiva e, em muitos casos ignora a maioria destas questões importantes.
O artigo confirma que, ao contrário de sua afirmação anterior de que apenas 3% dos brasileiros querem novas eleições, “a porcentagem de favoráveis a novas eleições, no entanto, sobe para 62% nas respostas estimuladas, ou seja, quando o instituto pergunta explicitamente”. E incluiu as duas perguntas que havia mantido em segredo: uma demonstrando que a maioria quer a saída de Temer, e outra mostrando uma expressiva minoria que vê o impeachment como uma violação da democracia (a Folha deixou de mencionar que estes novos dados, na verdade, haviam sido publicados anteriormente pelo Tijolaço).
No entanto, o jornal insistiu que não havia nada de errado em esconder esses dados. Publicaram uma citação do próprio editor executivo, Sérgio Dávila, argumentando que é “prerrogativa da Redação escolher o que acha jornalisticamente mais relevante no momento em que decide publicar a pesquisa”. Dávila insistiu que “o resultado da questão sobre a dupla renúncia de Dilma e Temer não nos pareceu especialmente noticioso, por praticamente repetir a tendência de pesquisa anterior e pela mudança no atual cenário político, em que essa possibilidade não é mais levada em conta.”
Não se pode subestimar a desonestidade dessa resposta e quanto o editor executivo da Folha conta com a ingenuidade de seus leitores. O maior absurdo da reportagem da Folha foi dizer que o país deseja a permanência de Temer como presidente até 2018 e apenas uma pequena porcentagem quer novas eleições. Mas, ao mesmo tempo em que publicava isso, a Folhatinha em mãos os dados que provam que essas afirmações eram 100% falsas, mostrando que, na realidade, o oposto era verdadeiro. A grande maioria dos brasileiros querem que Temer saia do poder, e não que o interino permaneça como presidente. E uma expressiva maioria, não uma parcela ínfima, quer novas eleições.
Nenhuma das desculpas de Dávila resiste sequer ao menor questionamento. Se é jornalisticamente irrelevante saber a porcentagem de brasileiros favoráveis a novas eleições, por que a Folha encomendou a pergunta? Se essa pergunta sobre novas eleições é irrelevante, por que esse dado foi não apenas incluído, mas proeminentemente destacado pelo Datafolha no título do relatório original? Por que, se esse dado é irrelevante, o Datafolha o publicou originalmente e depois o retirou do ar em nova versão que excluía essa informação? E como esse dado pode ser considerado jornalisticamente irrelevante pela Folha quando ele contradiz diretamente as afirmações alardeadas na capa do jornal e, em seguida, reproduzidas pelos maiores jornais do país?
Outros meios de comunicação também consideraram esses dados relevantes. Ontem à noite, a edição brasileira do El País publicou um artigo de destaque com a manchete: “62% apoiam novas eleições, diz dado que Datafolha publica agora”. O El País aborda o ocorrido tanto como um escândalo jornalístico, quanto político, descrevendo como a Folha escondeu esses dados até serem encontrados em consequência de nosso artigo. O jornal também publicou outra matéria citando especialistas que corroboraram as posições de nossos entrevistados, criticando veementemente a Folha pelo uso impróprio dos dados da pesquisa.
Fica extremamente óbvio o que realmente aconteceu: a Folha de São Paulo fez alegações falsas sobre as questões políticas relevantes do país e, além disso, sabiam que eram falsas quando as publicou. A Folha tinha em mãos os dados que comprovam a falsidade das alegações, mas optou por efetivamente escondê-las de seus leitores. Ou melhor, alguém decidiu por tentar retirá-los da Internet.
O mais surpreendente é que todo esse esforço foi feito para negar o desejo de democracia: fazendo o país acreditar que a maioria dos brasileiros apoiam a figura política que tomou o poder de forma antidemocrática e que não há necessidade de realizarem-se novas eleições, quando a verdade é que a maioria do país quer a renúncia do “presidente interino” e a realização de novas eleições para escolha de um presidente legítimo.
Conforme dissemos ontem, é impossível estabelecer se a Folha agiu de forma proposital com o intuito de enganar seus leitores ou com extrema incompetência e negligência jornalísticas – embora as evidências sugerindo aquela possibilidade sejam mais abundantes hoje que ontem. Motivos à parte, é indiscutível que a Folha essencialmente enganou seus leitores no que diz respeito a questões políticas cruciais e escondeu provas fundamentais apenas publicadas após serem pegos em flagrante.

PIG ARRANCA PÁGINA DE PEDALADA DO TRAÍRA


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/pig/pig-arranca-pagina-de-pedalada-do-traira


Não é só a Fel-lha que arranca a página da Datafalha...

Atolha.jpg
Se o amigo navegante examinar com atenção as páginas do PiG dessa quinta-feira 21/VII não encontrará a mais remota menção a fato relevante: a absolvição da Dilma, pela enésima vez.
Depois do MPF, do perito do Senado e da Corte Internacional, o Tribunal das Contas, aquele do notório Nardes, autorizou o "governo" do Trambolho a dar QUATRO pedaladas!
Nem a sóbria e serena Janaína Paschoal acreditaria !
Mas, foi o que o Tribunal das Contas fez: deixou o Traíra cometer esse hediondo crime de responsabilidade!
O PiG tentou rasgar essa página do processo de sumária absolvição da Presidenta.
Mas, como o Fernando Brito recuperou as paginas que a Fel-lha arrancou, o Conversa Afiada, para ajudar o Traíra, recupera a página que o PiG arrancou:
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu dar aval, pela quarta vez, para o presidente interino Michel Temer editar medida provisória (MP) que cria gastos extras, desta vez no Ministério da Integração Nacional. Numa votação rápida nesta quarta-feira, sem discussão entre os ministros presentes, o plenário concordou com os argumentos do governo e permitiu o uso de MP para abrir crédito extraordinário ao ministério. A consulta ao TCU foi feita pelos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Integração Nacional, Helder Barbalho.

O GLOBO revelou na edição desta quarta-feira que o quarto aval para o presidente interino editar MPs pode levar a uma revisão sobre irregularidades na edição desse tipo de medida pela presidente afastada, Dilma Rousseff. Ministros do TCU vêm manifestando, reservadamente, não haver diferença substancial entre as MPs editadas por Dilma e as que o governo Temer defende. Pelo menos três ministros entendem ser uma fragilidade considerar o uso desse instrumento como indício de irregularidade no julgamento das contas de 2015 da presidente afastada

PEC 241 CORTA 40% DO DINHEIRO DO POVO



FONTE:



Em dois anos eles fecham as universidades públicas federais


Serra_petrobras.jpg
Na Carta Capital desta semana:
O desmonte social no plano Temer-Meirelles

Caso a PEC 241 seja aprovada, os recursos para a educação, saúde, previdência e assistência social serão limitados à correção da inflação
O Projeto de Emenda Constitucional nº 241 (PEC 241) demonstra de forma clara o que está na agenda política do governo Michel Temer e na pauta econômica do ministro Henrique Meirelles. A proposta impõe um limite para o aumento do gasto público federal definido pela inflação do ano anterior, por um período de 20 anos. Ou seja, propõe congelar o gasto público em termos reais, retirando a decisão de gasto da esfera da política ao estabelecer um indexador econômico fixo, que não possui qualquer relação com capacidade de arrecadação (receita) ou com as demandas por bens e serviços públicos (despesa), que são as variáveis centrais da função alocativa de qualquer governo.

Ao congelar o gasto federal, a PEC 241 desestrutura o financiamento da política social brasileira ao eliminar a vinculação de receitas destinadas à educação e ao orçamento da seguridade social, que compreende as políticas de saúde, previdência e assistência social. Tais vinculações expressam conquistas sociais que foram garantidas na Constituição de 1988, visando estabelecer prioridade e preservar o gasto público nestas áreas sociais, independentemente do governo que estivesse no poder.

Caso a PEC 241 seja aprovada, os recursos cativos para a educação, saúde, previdência e assistência social serão desvinculados e limitados à evolução dos gastos à correção da inflação. Diante disso, quais são os efeitos esperados da PEC 241 sobre a trajetória do Gasto Social Federal - GSF?

Se realizarmos uma simulação para o período de 2003 a 2015, em vez da trajetória ascendente do GSF aplicado nos governos Lula e Dilma, o Plano Temer/ Meirelles significa um congelamento de todo gasto federal em termos reais. Em valores reais de dezembro de 2015, a PEC 241 teria retirado 3,2 trilhões de reais de recursos federais aplicados na política social. Caso ela estivesse em vigor desde 2003, o GSF seria 37% menor que os recursos destinados à política social nos governos Lula e Dilma.

Por área de atuação, as perdas de recursos seriam da ordem de: 437,7 bilhões de reais na assistência social (o que representa uma redução de 68,5%); 453,9 bilhões de reais em educação e cultura (39% a menos); 253,4 bilhões de reais na saúde (26,5% a menos); 1,7 trilhão reais na previdência (perda de 32,6% dos recursos destinados ao pagamento dos benefícios previdenciários).

Como o efeito da medida é acumulativo, os recursos disponíveis para o GSF seria menos da metade dos recursos efetivamente aplicados no ano de 2015, mais precisamente 55% a menos. Por área, a redução do gasto social seria de: menos 79% na assistência social; menos 62% na educação e cultura; menos 45% na saúde e menos 49% na previdência, mostra o artigo O plano Temer/ Meirelles contra o povo: o desmonte social proposto pela PEC 241. 

É importante ressaltar que o Plano Temer/ Meirelles tem como ponto de partida os gastos públicos em um período de recessão, que afetou o orçamento e, portanto, os gastos federais. Ou seja, a PEC 241 pretende projetar no futuro a restrição orçamentária atual para os próximos 20 anos, mesmo quando o País retomar o crescimento e as receitas governamentais voltarem a crescer acima da inflação.

Embora a “falácia da confiança dos mercados” afirme que um ajuste fiscal dessa magnitude e de longo prazo seja um pré-requisito para a retomada do crescimento econômico, sabemos que uma política fiscal restritiva atua no sentido contrário e que, na realidade, os investimentos atraídos por essa estratégia são de caráter eminentemente financeiro.

No lugar de estabelecer uma trava ao gasto público, deveria se identificar que tipo de gasto público poderia ter maior efeito multiplicador, uma vez que o aumento das desonerações e subsídios concedidos ao setor privado não foram capazes de estimular o investimento produtivo. Além de combater a desigualdade e a pobreza no Brasil, o gasto social também cumpriria esse papel de estímulo para a retomada do crescimento.

Em direção contrária, a PEC 241 impõe outra trajetória para os gastos públicos federais como um todo para os próximos 20 anos e, inexoravelmente, reduzirá as possibilidades de atuação do Estado na área social. Trata-se de um duro golpe para a espinha dorsal da proteção social no Brasil, estabelecida na Constituição de 1988 e ainda em consolidação.

TEMER DÁ 41% DE AUMENTO A JUIZ E MP!



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/temer-da-41-de-aumento-a-juiz-e-mp


É o "ajuste Posto Ipiranga" do Ciro!


Sombra.jpg
BRASÍLIA — O presidente interino Michel Temer sancionou, na noite desta quarta-feira, sem vetos, o reajuste salarial de até 41,5% para funcionários do Judiciário federal e do Ministério Público da União. O reajuste será publicado na quinta-feira no Diário Oficial da União. Hoje era o último dia para que Temer sancionasse a matéria.

O presidente sofreu críticas por ter apoiado o projeto aprovado no Congresso, que causará o impacto de R$ 22,3 bilhões aos cofres públicos até 2019. E, mesmo com orientação de setores do governo para que vetasse vários artigos, ele manteve o texto na íntegra.
Em tempoveja o que o Ciro disse sobre o "Ajuste Posto Ipiranga" - PHA
Em tempo 2: um dos Açougueiros do neolibelismo, o presidente do banco Central, Ilan Goldfajn, decidiu manter a taxa Selic em confortáveis e generosos 14,25% (generosos para o Banco Itaúúúú, de onde saiu o Ilan...) porque "permanecem incertezas quanto à aprovação e implementação - sic - dos ajustes..."
Ou seja, os juros nao vao cair nunca! - PHA
Em tempo 3: com esses 41% de aumento, aí mesmo é que o MPF não vai investigar asmúltiplas denuncias de corrupção contra o interino.
Do porto de Santos, à salinha da Base Aérea de Brasilia, e a pajelança com a Andrade Gutierrez e o Cunha.
O MPF, como se sabe, tornou-se aquilo que o Aragão disse que é e jamais se meteria investigar a fraude do Datafalha!
Viva o Ajuste!
PHA

GLOBO E DATAFALHA DOPARAM O TRAÍRA!



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/globo-e-datafalha-doparam-o-traira



Janio: interino não quer se mexer


Pirata.jpg
Do artigo de Janio de Freitas, na Fel-lha: "Temer está imóvel e não é cobrado a se mexer":
O governo está imóvel. E não quer se mexer. Sob a proteção de imprensa e TV dopadas com tranquilizantes, o grupo de Michel Temer fala, recebe simpatia, não faz e não é cobrado.

Nenhuma das medidas com alguma importância, propaladas sem cessar em mais de dois meses, teve os primeiros passos efetivados. Nada do anunciado sequer passou da garganta para o papel: não se sabe de um só projeto, entre os temas de razoável expressão, que já esteja esboçado para discussão ao menos nos ministérios interessados.
No país das urgências, a paralisia administrativa é intencional. Pedida mesmo, como norma geral, por Temer e por Eliseu Padilha, que é quem, de fato, tem nas mãos as rédeas do governo –cabendo a Geddel Vieira Lima as relações políticas e a Temer sentar-se na cabeceira. E o ministro do novo milagre brasileiro? Henrique Meirelles entrou ocupando as páginas e telas, mas o seu estilo Antonio Palocci, de falar sem dizer, esgota-se com a repetição do vazio, além de verbal, operacional. Ainda que possa ter alguma perplexidade, não tem culpa de que o seu ministério seja uma grande casa de repouso.
Algumas vezes foi dito que Temer & cia. esperavam a definição da Câmara sobre Eduardo Cunha, já aos tombos. A Olimpíada passou a ser a explicação: entra-se em um momento especial, tenso e festivo, sobretudo tumultuoso. Mas a origem do marasmo é outra: está em interesse pessoal de Temer e no interesse político dos instalados no Poder. Os problemas do país são do país e da população; o deles é assegurar o impeachment de Dilma Rousseff.
(...)

Bota "cerca" Porchat no RJ e faz andar processo contra o "Porta dos Fundos"


Desde março sem conseguir fazer citação do grupo humorístico, Alvinegro pede para oficial de Justiça interpelar ator em teatro e consegue que empresa apresente defesa




Por
Rio de Janeiro



Mais de um ano depois de o Botafogo acionar o "Porta dos Fundos" na Justiça por causa de usarem sua imagem sem autorização em um vídeo divulgado na Internet, enfim o processo começou a andar. Desde o dia 23 de março, quando a 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro expediu o pedido de citação do grupo humorístico, o clube e um escritório terceirizado, acionado para cuidar diretamente do assunto, vinham tentando a intimação do réu na sede da empresa em São Paulo, através do serviço dos "Correios". Mas os documentos enviados sempre voltaram sob a alegação de endereço incompatível. O Alvinegro já estudava maneiras de agilizar a ação, que demora por correr em vara empresarial, e fez uma nova jogada aproveitando a presença de Fábio Porchat recentemente na capital carioca para uma peça.

Meio Campo Zoação patrocínio Botafogo porta dos fundos  (Foto: Reprodução )
Vídeo do "Porta dos Fundos" ironizou a 
quantidade de patrocínios do Botafogo 
no Carioca de 2015 (Foto: Reprodução )


O departamento jurídico do Botafogo pediu ao juiz responsável para um oficial de Justiça fosse ao teatro para intimar o ator, que é um dos sócios e roteiristas do grupo humorístico. Segundo Domingos Fleury, vice-presidente da pasta, só depois disso que o "Porta dos Fundos" se manifestou reconhecendo a citação e apresentando a sua contestação sobre o caso. O Alvinegro cobra da empresa pelo menos R$ 5 milhões por conta do vídeo "Patrocínio", que ironizava a quantidade de patrocinadores pontuais no uniforme alvinegro no Carioca de 2015. 

Foi preciso intimidá-los para colocarem a viola no saco. Isso só demonstra o receio deles em perder essa ação. Se não tivessem receio nenhum, já tinham entrado nos autos do processo há muito tempo"
Domingos Fleury, vice jurídico do Botafogo

- A gente mandou um oficial de Justiça ir atrás do Fábio Porchat no camarim dele, em um dia que teve peça de teatro aqui no Rio, para fazer a citação pessoalmente, já que no endereço conhecido do "Porta dos Fundos" o AR (aviso de recebimento) voltou. O juiz deferiu a intimação, mas eles, demonstrando que estão monitorando essa ação, atravessaram a petição se declarando citados, dispensando a necessidade de ter o oficial de Justiça. Se deram por citados e já apresentaram uma contestação. Foi preciso intimidá-los para colocarem a viola no saco. Isso só demonstra o receio deles em perder essa ação. Se não tivessem receio nenhum, já tinham entrado nos autos do processo há muito tempo. O vídeo tem caráter nitidamente, não digo difamatório porque é forte, mas depreciativo. Fizeram chacota com a marca do Botafogo, o que permite ainda uma indenização por danos morais - explicou Fleury.

O GloboEsporte.com tentou contato por telefone e por e-mail com a assessoria de imprensa do "Porta dos Fundos" no final da tarde desta quarta-feira, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. No ano passado, durante o início do processo, a empresa sempre que consultada sobre o tema respondeu que não se pronunciaria a respeito deste caso. Agora, o Botafogo aguarda uma convocação do tribunal para se pronunciar sobre as contestações do grupo humorístico. Em seguida, será marcada uma audiência de conciliação para buscar um acordo, senão parte para audiência de instrução e julgamento.

O Botafogo chegou ao valor mínimo de R$ 5 milhões calculando uma média diária com o que arrecadou com patrocínios em 2014.

Então, o departamento jurídico multiplicou pelo número de dias que o vídeo ficou no ar - a peça foi exposta na internet por aproximadamente um mês até ser retirada.

 Mas a quantia pode aumentar, já que, perante o juiz, o Alvinegro vai solicitar uma perícia para que seja julgado quanto a empresa arrecadou com o material. A ação, por danos morais e materiais, é cível, mas da competência das varas empresariais e se dá apenas contra o "Porta dos Fundos". Outras partes envolvidas, Flamengo e Adidas ne


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/07/bota-cerca-porchat-no-rj-e-faz-andar-processo-contra-o-porta-dos-fundos.html

Parceiros de longa data, Bruno Silva e Camilo reencontram a Chapecoense


Agora no Botafogo, dupla também esteve junta no Avaí e na Chape, onde despertaram o interesse alvinegro e fizeram história na equipe de Cahpecó



Por
Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO 
NO LINK DA FONTE  NO 
FIM DA MATÉRIA ABAIXO)





A boa campanha da Chapecoense no Brasileirão-2015 não passou despercebida em General Severiano. Tanto que em dezembro o Botafogo foi atrás de dos principais destaques da equipe: Bruno Silva e Camilo. O volante desembarcou no Rio de Janeiro no início do ano, mas o acerto com o meia foi adiado por conta de uma rápida passagem pelos Arábia Saudita. Em maio, porém, Camilo chegou, assumiu a 10 e conquistou rapidamente o torcedor alvinegro.

Antes do reencontro em General Severiano, a dupla iniciou em Santa Catarina uma parceria que rendeu, além da amizade entre as respectivas esposas, momentos marcantes na história da Chapecoense, como goleadas sobre Palmeiras (5 a 1) e Inter (5 a 0). Juntos, participaram da primeira campanha dos catarinenses na Série A e levaram o clube à inédita disputa da Copa Sul-Americana. Curiosamente, o Botafogo é o terceiro clube em que se encontram. Antes, além da Chape, jogaram juntos no Avaí em 2012.


Bruno Silva e Camilo Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Bruno Silva e Camilo se reencontraram no Rio. 
Botafogo é o 3ª clube em jogam juntos 
(Foto: Vitor Silva/SSpress/ Botafogo)


Neste domingo, será o dia de encontrar o antigo clube. Ainda em situação delicada no Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem a Chapecoense com adversário direto. Afinal, está a dois pontos do time catarinense. Para Camilo, uma situação ainda mais delicada. O meia esteve a um passo de retornar ao time catarinense, mas não pensou duas vezes ao surgir a novo proposta do Botafogo. A recepção em Chapecó promete não ser das mais amistosas.


PARCERIA

Camilo:“Jogamos em 2012 no Avaí, depois 2014 e 2015 na Chapecoense e agora no Botafogo. A gente não tem uma proximidade de amizade, esse laço, é mais no trabalho mesmo. Ele é um pouco mais reservado, mas quando cheguei me deu orientações. Já é o terceiro clube junto, já está na hora de se aproximar mais (risos), tentar marcar algumas coisas. Antes de vir, a esposa dele fez contato com a minha para saber da cidade, elas que são mais próximas. Mas o Bruno sempre me deu força, apostou em mim, é um cara que tem um potencial enorme, espero que a gente seja feliz no Botafogo também”

Bruno Silva:“Jogo com o Camilo desde 2012. É o terceiro time em que jogamos juntos. Jogamos dois anos na Chapecoense, um no Avaí e agora no Botafogo. É um cara do bem, tranquilão, na dele. 
Eu sabia que ele nos ajudaria com a qualidade dele. Aqui ele está feliz, está em casa. Isso é bacana”



REENCONTRO COM A CHAPE

Camilo:“É uma situação diferente, fui feliz na minha passagem por lá, o clube me retribuiu com muita coisa, e o Bruno é a mesma situação. A gente não sabe como vão nos receber, mas estamos focados no Botafogo e em sair de lá com uma vitória”

Bruno Silva:“Joguei dois anos na Chapecoense. Tenho uma certa história no clube. Participei da primeira Série A que a Chape disputou. Conseguimos nos manter e chegamos a Sul-Americana. Tenho um carinho imenso. Ainda tenho amigos no clube. Mas hoje sou jogador do Botafogo. Vou lá procurar vence e trazer essa vitória”


Bruno Silva e Camilo Chapecoense (Foto: Laion Espíndula)
Bruno Silva e Camilo nos tempos de Chapecoense 
(Foto: Laion Espíndula)



VAIAS OU APLAUSOS?

Camilo:“Alguns acho que sim (vão vaiar), outros não, isso eu respeito. Vou fazer meu trabalho, tenho todo carinho pelo clube independentemente de vaia ou não, meu respeito sempre vai continuar o mesmo. Agora estou com outra camisa, outra projeção, querendo cada vez mais fazer pelo Botafogo o que vinha fazendo. Não sei (como vai ser), às vezes fico pensando sobre isso. Foi um clube que me deu uma projeção muito grande, tenho um carinho muito grande"

Bruno Silva:"Eu não sei como vai ser a recepção. Isso não é algo que estou pensando. Quero ir em Chapecó e fazer o meu trabalho. Espero que a gente consiga essa vitória para sair dessa situação no campeonato"


COMEMORARIA GOL EM CHAPECÓ?

Camilo:"Não sei (como vai ser), às vezes fico pensando sobre isso. Foi um clube que me deu uma projeção muito grande, tenho um carinho muito grande. Não sei se comemorarei, é coisa de momento, a gente vai esperar. Acredito que eu não comemore"

Bruno Silva: "Eu não sei como vai ser a recepção. Isso não é algo que estou pensando. Quero ir em Chapecó e fazer o meu trabalho. Espero que a gente consiga essa vitória para sair dessa situação no campeonato. Tivemos uma história bacana. Mas agora somos jogadores do Botafogo e defendemos Botafogo"


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/07/parceiros-de-longa-data-bruno-silva-e-camilo-reencontram-chapecoense.html

Com fé no próprio taco, Diego fala em sonho: "Vou vivê-lo intensamente"


Depois de provocar tumulto em desembarque no Rio, meia retorna ao Brasil após 12 anos na Europa; jogador fala por diversas vezes que acredita na própria qualidade



Por
Rio de Janeiro




(OBS. DO BLOG:
VEJA OS VÍDEOS CLICANDO 
NO LINK DA FONTE  NO 
FIM DA MATÉRIA ABAIXO)


Diego chegou. Diego é do Flamengo. E chegou reconhecendo que não foi bem no Fenerbahçe, mas ao mesmo tempo esbanjou confiança ao repetir diversas vezes que "sua qualidade todos conhecem". Depois de provocar tumulto em seu desembarque no aeroporto Santos Dumont e comoção entre os torcedores no Rio de Janeiro, foi a vez de o meia ser apresentado oficialmente como jogador do clube, no fim da tarde desta quarta-feira, em entrevista no salão nobre da Gávea. No local, repleto de rubro-negros, o jogador de 31 anos falou de sua expectativa pelo desafio após passar 12 anos na Europa, onde defendeu seis clubes de cinco países diferentes. O presidente Eduardo Bandeira de Mello, o vice Flavio Godinho e o diretor executivo Rodrigo Caetano sentaram à mesa para apresentar o atleta, que agradeceu pela recepção e falou em sonho realizado.

- Quero agradecer por tudo que vocês, a nação rubro-negra, me proporcionaram em poucas horas. Nas redes sociais e nas ruas, deu para sentir o carinho. Jamais vou esquecer essa recepção. Vou me esforçar ao máximo para retribuir. Quero agradecer a todos da direção pelo profissionalismo e esforço. Quero agradecer aos funcionários e à minha família. Hoje se concretiza um sonho na minha vida e eu vou vivê-lo intensamente - disse Diego.

Apresentação Diego Flamengo (Foto: Fred Gomes)
Diego com os filhos Davi e Matteo em sua 
apresentação na Gávea (Foto: Fred Gomes)


+ Corredor polonês e sinalizador: torcida treme aeroporto na chegada de Diego
+ Do flerte ao casório: emojis contam como Fla e Diego se apaixonaram


A apresentação começou com atraso. Dentro e fora da Gávea, torcedores aguardaram dando clima de jogo à cerimônia. Diego, agora, terá de retornar à Turquia para resolver a mudança definitiva ao Brasil. Ainda não há uma data definida para o começo dos treinamento e, portanto, sem previsão de estreia pelo clube carioca.

Salão nobre Flamengo Gávea Diego (Foto: Richard Souza)
Salão nobre do Flamengo na Gávea ficou lotado 
para a apresentação de Diego (Foto: Richard Souza)



Íntegra da coletiva:

Recepção
Fiquei encantado com tudo, mas em alguns momentos também preocupado porque a galera caiu. Essa história de que roubaram a carteira é tudo mentira, inventaram. Fiquei surpreso de forma positiva. A primeira impressão é a melhor possível.

O que mudou?
Estou com 31 anos, passei por cinco países diferentes, sou pai de dois filhos e casado, porém a essência permanece. Evoluí, ainda tenho muito o que evoluir, mas aprendi com o tempo experiência, disciplina tática. Hoje estou mais bem preparado. Voltar para o Brasil e para um clube com esse impacto era tudo que eu buscava. Sem dúvida essa parceria tem tudo para dar certo.

Outras negociações com Fla
Já tivemos alguns contatos com o Flamengo, não posso precisar quando foi, mas existiu. Nas outras vezes o clube ao qual eu pertencia nunca esteve disposto. Apesar de haver a vontade do Fla e a minha vontade, nem sempre foi possível concretizar. As coisas aconteceram agora de forma que acabou dando certo".

Golpe militar na Turquia não influenciou escolha
Não, só tenho a agradecer ao povo turco, foi uma experiência sensacional. Única coisa que esse golpe influenciou foi minha ida para lá. Vou ter que ir nesse fim de semana, mas claro que torço para que as coisas se tranquilizem. Mas não influenciou na minha escolha pelo Flamengo.

O que acompanha do Fla?
Do que vi do Flamengo no que foi possível de assistir aos jogos e melhores momentos e nas conversas com amigos que tenho no Flamengo, pude ver que Flamengo tem equipe muito bem estruturada, com ótimas opções e um treinador bem seguro. Acho que a possibilidade de fazer uma excelente temporada é muito grande. Se tratando de Fla, não tem outra opção. É pensar em vencer. Vou chegar para ocupar minha posição e ajudar a equipe seguir o caminho que está, que na minha opinião está no caminho certo.

Produção em campo
Estou ansioso para jogar, agora é lutar contra a emoção para não passar à frente da razão. Estou há quase dois meses sem jogar. O que é possível fazer sem treinar eu consigo fazer, porém o treino do dia a dia é insubstituível. A qualidade todos conhecem, mas 100% concentrado e encarando esse desafio como recomeço. Entro nesse projeto como um garoto de 16 anos. Acredito nas últimas temporadas não encontrei meu melhor nível e acho que o Flamengo é um excelente parceiro para isso acontecer. Acho que isso vai acontecer.

Estreia contra o Santos e questão física
Fisicamente me sinto muito bem, mas o que é fundamental para o jogador é o ritmo de jogo, o que vem com os treinos e bola. Isso que preciso. Não consigo dizer quantos dias vou estar pronto para a minha estreia, o maior interessado em jogar mesmo sou eu. Não vejo a hora de vestir a camisa".

Ida à Turquia
Tenho que cancelar contratos, luz, telefone, mas na semana que vem volto ao Rio. O dia certo vamos definir com o Rodrigo. Depois que eu começar a treinar, aí tem que ser acompanhado o dia a dia. Quando chegarmos à conclusão de que estou pronto, eu irei jogar. Não tenho esse objetivo, não é algo que eu quero. Eu vou estrear independentemente de quem for o adversário.

Buscou informação do Fla?
Informação no futebol é repassada rapidamente, ela chega a você tanto negativa quanto positiva. Todas informações são positivas, as que procurei saber e as que não procurei. Conversei com amigos que tenho no time hoje, e eles me disseram que o clube está na direção certa. Meu nível técnico é o de sempre, é muito bom, agora é casar o momento. Tecnicamente acho que vocês conhecem. Me sinto confiante.

Carinhas nas redes sociais
Sem dúvida seria uma carinha de alegria total. Como falei, a emoção foi muito grande. Esperava, mas fui surpreendido com toda essa recepção. Mal começou, e essa nação tem me feito sentir coisas especiais.

Seleção é objetivo?
Seleção é sempre objetivo, principalmente quando você já passou por ela e conquistou títulos. É algo inevitável, mas acredito que não é o momento de falar dela. Minha concentração é total no Flamengo. Qualidade para voltar à Seleção eu tenho, por isso tive tantas convocações. Nesse momento, estou 100% focado em fazer minha estreia e estar bem fisicamente para jogar pelo Fla. A probabilidade de coisas boas virem é muito grande. É momento de pegar firme e depois pensar nisso lá na frente.

Experiência na Europa
Sem dúvida tenho algo a somar com 12 anos na Europa. Para se manter lá em grandes clubes e conquistar títulos de expressão, alguma coisa de bom você tem de ter feito e muitas coisas você tem que aprender. Esse amadurecimento com certeza te ajuda para novos desafios. Acho que posso, sim, ser importante, e é o que eu vou procurar fazer.

Carência de ídolo da torcida
Eu estou preparado para fazer o Flamengo vencer, não tenho objetivo de logo de cara virar referência. Lógico que o nome e a qualidade da contratação traz esse peso. Objetivo é vencer, quem não quer se tornar um ídolo? Quem não quer ser ovacionado? No meu caso, não está em primeiro plano.

Por que não foi bem no Fenerbahçe?
Chegar nesse auge não depende só do jogador. O jogador tem que estar bem, equipe estar bem, esquema tático. No Fenerbahçe, fisicamente estive muito bem. Fui titular na maioria dos jogos, mas me cobro bastante e sei que individualmente poderia atingir um nível mais alto. Tudo depende do momento da equipe também. No Fla, isso tem tudo para acontecer e dar certo.

Preparado para a pressão?
Estou preparado, essa é a cobrança de acordo com a grandeza do clube. Essa não vai ser a primeira situação que tenho na minha vida que se trata de cobrança e pressão, mas o Flamengo é um clube especial. Essa Nação é especial. Não poderia haver momento melhor na minha carreira para isso acontecer. Vou encarar esse desafio da melhor maneira possível.

Divisão de responsabilidade com Guerrero, Damião e outros
Acho legal. Futebol é isso, uma equipe precisa de jogadores para dividir responsabilidade. Hoje existem jogadores que estão prontos para isso, e eu chego para assumir minha parcela de responsabilidade, e a equipe ganha força através dessa divisão.

O que Robinho achou da volta?
Conversa boa, Robinho extremamente divertido como sempre, algumas gozações. É um grande amigo que tenho no futebol, temos contato constante. Não vai ser a primeira vez que nos enfrentaremos, mas é especial.

Quais títulos quer ganhar no Flamengo?
Títulos têm repercussões diferentes, mas título é título. Estamos disputando o Brasileiro, vai começar a Sul-Americana, e acredito que temos condições de, passo a passo, transformar esse sonho em realidade. Não estou aqui para especificar, mas a ideia é vencer a cada jogo. Tenho contrato de três anos e durante esse período, passo a passo, tudo vai se concretizar.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/07/diego-e-apresentado-oficialmente-pelo-fla-em-cerimonia-na-gavea.html