terça-feira, 5 de abril de 2016

Suárez ressalta virada do Barcelona e vantagem sobre o Atlético de Madrid



LIGA DOS CAMPEÕES 2015/16



Atacante uruguaio deixa claro que a expulsão de Torres foi determinante no clássico





Por
Barcelona, Espanha




Autor dos dois gols na vitória por 2 a 1 do Barcelona sobre o Atlético de Madrid, nesta terça-feira, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, o atacante Suárez deixou claro que a vantagem conquistada pelo clube catalão, apesar de mínima, é muito importante. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, em Madri.

- Desde o início foi uma partida difícil, sabemos qual é a estratégia do Atlético. Poderíamos ter feito mais um gol. O importante é que vencemos, e que eles estão obrigados a fazer gols lá (em Madri) - disse Suárez para a TV3.

 Quer ir à final da Liga dos Campeões? Clique aqui e participe da promoção. Boa sorte!

Neymar e Suarez gol Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: Reuters)
Neymar e Suárez comemoram gol do Barcelona 
sobre o Atlético de Madrid pela Liga dos 
Campeões (Foto: Reuters)


Com a vitória, o Barcelona joga por um empate fora de casa para avançar à semifinal da competição. O Atlético passa de fase com uma vitória simples, por 1 a 0, pois marcou um gol fora de casa que serve como critério de desempate.

Suárez também deixou claro que a expulsão de Torres foi determinante para o resultado. O atacante do Atlético abriu o placar e acabou recebendo o cartão vermelho ainda no primeiro tempo. O uruguaio também afirmou que era preciso ficar dentro da área para aproveitar as oportunidades:
- Foi determinante (expulsão de Torres), todo mundo conhece sua qualidade. Mas fez duas faltas rigorosas. Sabendo que tinha pouco espaço, tive que ficar dentro da área para converter (gols) quando possível.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2016/04/suarez-ressalta-virada-do-barcelona-e-vantagem-sobre-o-atletico-de-madrid.html

Pep vê cobrança no Bayern: "Se não vencer com muito gols, de nada vale"



LIGA DOS CAMPEÕES 2015/16



Guardiola acredita em pressão maior na equipe alemã do que no Benfica, elogia atuação do adversário, mas crava classificação com vitória na partida em Lisboa





Por
Munique, Alemanha




Pep Guardiola Bayern Benfica (Foto: Reuters)Pep Guardiola vê pressão por goleada no Bayern e acredita em vitória em Lisboa (Foto: Reuters)


A vitória apertada por 1 a 0 contra o Benfica, em Munique, pela jogo de ida da Liga dos Campeões, despertou o sinal de alerta no torcedor do Bayern, que esperava uma vantagem maior, principalmente após o gol marcado logo aos dois minutos. A cobrança por boa atuação e resultado construídos com muitos gols incomoda Pep Guardiola, que acredita em uma pressão maior na equipe.

Em entrevista coletiva ainda na Arena do Bayern, o espanhol destacou a diferença de mentalidade entre torcedores do time alemão e do clube português.
- Em Portugal, o Benfica tem que ganhar o campeonato nacional e a taça. Em Munique, se não conseguir vencer com muitos gols, de nada vale.

Segundo Guardiola, o bom nível do Benfica fora de casa não assustou. O treinador não poupou elogios ao trabalho realizado por Rui Vitória nos "Encarnados", mas mostrou confiança em um resultado positivo em Portugal.

- Era esse o Benfica que eu esperava, não me surpreende em nada. É uma equipe que não deixa espaço entre as linhas, se movimenta bem com a bola, é complicado fazer gols. Vi o vídeo do jogo contra o Sporting e eles também não criaram muitas chances. Tivemos oportunidades o bastante para sair com um resultado melhor. Controlamos bem o jogo, mas cometemos alguns erros que deram chances para eles. Vamos até Lisboa para vencer, confio na minha equipe.

Para Manuel Neuer, pouco exigido durante a partida, mas fundamental após defesa em chute de Jonas, a defesa do Benfica merece os elogios. De acordo com o goleiro, assim como o treinador, não conseguir uma goleada em toda a partida é algo natural.

- Foi como no jogo contra o Frankfurt. Tivemos poucas chances, a defesa do Benfica fez um bom trabalho. Os quatro jogadores mais recuados trabalharam muito bem. Não conseguimos marcar o segundo gol, mas as vezes o placar de 1 a 0 tem que ser


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2016/04/pep-ve-cobranca-no-bayern-se-nao-vencer-com-muito-gols-de-nada-vale.html

GloboEsporte.com leva você para assistir à final da Liga dos Campeõe



Participe da promoção e veja ao vivo, em Milão, a decisão no dia 28 de maio




Por
Rio de Janeiro




Já imaginou ver ao vivo a final da Liga dos Campeões, dia 28 de maio, em Milão? Este sonho pode virar realidade com a ajuda do GloboEsporte.com: participe da promoção "GloboEsporte.com e você na Uefa Champions League" e concorra a uma viagem, com acompanhante, para assistir à partida no San Siro.


Para saber como participar, clique aqui! Boa sorte!


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2016/03/globoesportecom-leva-voce-para-assistir-final-da-liga-dos-campeoes.html

Em busca da 1ª vitória, brasileiros conhecem rivais em Margare



Com Alejo Muniz de volta e Felipe Toledo, o Filipinho, ainda em recuperação de uma lesão, "Brazilian Storm" se prepara para a terceira etapa do Circuito Mundial de surfe





Por
Margaret River, Austrália




Os brasileiros mal terão tempo de se preocupar com o início de temporada arrasador do australiano Matt Wilkinson, campeão na Gold Coast e em Bells Beach. Em busca da primeira vitória em 2016, os brasileiros conheceram nesta segunda-feira seus adversários no primeiro round da etapa de Margaret River, na Costa Oeste da Austrália.
Italo Ferreira derrota americano Nat Young nas quartas de final em Bells Beach (Foto: Reprodução/Twitter WSL)
Quinto do ranking, Italo Ferreira enfrentará 
Stuart Kennedy e Adam Melling em 
Margaret (Foto: Reprodução/Twitter WSL)


A novidade na terceira etapa da temporada, que terá uma janela de 8 a 19 de abril, será o retorno de Alejo Muniz. Recuperado da cirurgia para corrigir uma lesão no ligamento colateral do joelho esquerdo, sofrida na etapa da França, em outubro do ano passado, o catarinense fará sua estreia em 2016. Já Filipe Toledo, que se machucou na primeira etapa da temporada, quando acabou derrotado nas semifinais, segue fora de combate.


+ Confira o ranking da temporada 2016 após duas etapas


Campeão das duas primeiras etapas da temporada, o australiano Matt Wilkinson, que terá seus compatriotas Stuart Kennedy e Adam Melling pela frente em Margaret River, lidera o Circuito Mundial com 20.000 pontos. Derrotado pelo líder do ranking em Bells, Italo Ferreira, que enfrentará os australianos Stuart Kennedy e Adam Melling, é o brasileiro melhor colocado na quinta colocação.


Confira as baterias da primeira fase em Margaret River:
1 - Jeremy Flores (FRA) x Taj Burrow (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
2 - Julian Wilson (AUS) x Kai Otton (AUS) x Alex Ribeiro (BRA)
3 - Matt Wilkinson (AUS) x Stuart Kennedy (AUS) x Adam Melling (AUS)
4 - Italo Ferreira (BRA) x Kanoa Igarashi (EUA) x Dusty Payne (HAV)
5 - Gabriel Medina (BRA) x Davey Cathels (AUS) x convidado
6 - Adriano de Souza (BRA) x Keanu Asing (HAV) x convidado
7 - Jordy Smith (AFS) x Michel Bourez (TAI) x Jack Freestone (AUS)
8 - Nat Young (EUA) x Caio Ibelli (BRA) x Matt Banting (AUS)
9 - Joel Parkinson (AUS) x Conner Coffin (EUA) x Ryan Callinan (AUS)
10 - Kelly Slater (EUA) x Kolohe Andino (EUA) x Miguel Pupo (BRA)
11 - John John Florence (HAV) x Adrian Buchan (AUS) x Sebastian Zietz (HAV)
12 - Wiggolly Dantas (BRA) x Josh Kerr (AUS) x Jadson André (BRA)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2016/04/em-busca-da-1-vitoria-brasileiros-conhecem-rivais-em-margaret-river.html

Corinthians mantém time de clássico para enfrentar o Santa Fe, em Bogotá


Sem Rodriguinho, em tratamento de lesão, Elias continua entre os titulares para jogo desta quarta-feira pela Libertadores. "Pegue a média de todos os resultados", diz Tite





Por
Bogotá, Colômbia




Tite Corinthians Bogotá (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)Tite faz atividade em Bogotá e mantém time do Dérbi (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)


Nos poucos minutos que teve para treinar o Corinthians no gramado do Estádio El Campín, em Bogotá, o técnico Tite definiu a equipe que vai enfrentar o Independiente Santa Fe nesta quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), em Bogotá. A formação será a mesma da derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, domingo, pelo Paulistão.




Sem Rodriguinho, em tratamento de uma lesão na coxa, Tite optou por manter Elias – o volante voltou ao time contra o Palmeiras depois de ter ficado quase 50 dias se recuperando de uma fissura na fíbula da perna esquerda.

Em campo, Tite escalou Cássio, Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique; Giovanni Augusto, Elias, Guilherme e Lucca; André.
Questionado sobre a manutenção do time mesmo depois da derrota, Tite foi breve:
– Está definida a mesma escalação. Pegue a média de todos os resultados, coloque o do Palmeiras junto, e você terá uma resposta – explicou o técnico.

Com nove pontos, o Timão é líder do Grupo 8 da Libertadores e pode garantir classificação em caso de vitória. O Santa Fe, com sete, vem logo atrás na classificação.

Campinho Corinthians (Foto: Campinho Corinthians)
Corinthians enfrenta o Santa Fe com mesma 
formação do clássico: Elias mantido na 
direita (Foto: GloboEsporte.com


FONT:

CBF banca Dunga e Gilmar na Copa América; Olimpíadas são incógnita



Dupla se reúne com cúpula da entidade e fica sob pressão para torneio nos Estados Unidos: se a Seleção for mal, comando da Seleção olímpico pode ter mudança





Por
Rio de Janeiro




Dunga e Gilmar Rinaldi, apresentação da seleção brasileira (Foto: André Durão)
Gilmar e Dunga estão sob pressão após 
os dois empates com Uruguai e 
Paraguai nas eliminatórias 
 (Foto: André Durão)


A decisão ainda não foi tomada, mas a tendência na CBF é que Dunga e Gilmar Rinaldi sejam mantidos nos cargos de treinador e coordenador de seleções, pelo menos até a Copa América Centenário, a ser disputada em junho, nos Estados Unidos. O comando da Seleção para as  Olimpíadas em agosto, porém, ainda não está tão claro e o desempenho nos EUA poderá promover uma mudança na comissão técnica.

Dunga e Gilmar se reuniram na tarde desta terça-feira com a cúpula da CBF e receberam o que pode ser entendido por um lado como um "voto de confiança" e, por outro, como um "ultimato". Ao mesmo tempo em que garantiu seus empregos até a Copa América, a dupla também recebeu uma carga extra de cobrança.

Na noite de segunda, véspera da reunião com a CBF, Gilmar Rinaldi declarou ao canal "Fox Sports" que Dunga será o técnico das Olimpíadas, com Rogério Micale como auxiliar. Micale é o técnico da sub-20 e dirigiu os últimos amistosos da seleção sub-23, que disputará os Jogos reforçada de três atletas com mais de 23 anos. Se o desempenho na Copa América custar o lugar de Dunga nas Olimpíadas, Micale surge como principal opção no momento para os Jogos, mas ainda não está claro qual é o plano da CBF se o capitão do tetra sair da busca pela medalha de ouro.


Na CBF, o planejamento olímpico ainda não está tão definido. A Copa América não é prioridade para a entidade, que coloca os Jogos do Rio e a inédita medalha de ouro à frente. Nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, a Seleção ocupa apenas o sexto lugar - hoje, fora da zona de classificação para o Mundial da Rússia.

Os últimos empates com Uruguai (2 a 2, no Recife) e Paraguai (2 a 2, em Assunção) aumentaram ainda mais a pressão sobre o capitão do tetra. Se o desempenho apresentado na Copa América for ruim, o técnico das Olimpíadas pode não ser Dunga.

Reunião gera apreensão no Corinthians

O encontro de Dunga com a cúpula da CBF nesta terça movimentou também o Corinthians: como Tite seria um dos favoritos para assumir a Seleção em caso de mudança de técnico, a diretoria do Timão está na expectativa se a decisão da CBF vai afetar o futuro do clube.

A apreensão é grande entre os dirigentes alvinegros que viajaram com a delegação até Bogotá, na Colômbia. Mesmo assim, eles se mostram confiantes. Boa parte deles acredita que, se Dunga for demitido, Tite rejeitará o convite para assumir a vaga.

Em livro, o técnico admitiu que recusou dois convites para conversas no ano passado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2016/04/cbf-banca-dunga-e-gilmar-na-copa-america-olimpiada-e-incognita.html

Levir Culpi confirma força máxima e define relacionados do Flu para jogo contra o Tombense



COPA DO BRASIL 2016



Treinador aposta no time principal para eliminar jogo de volta na Copa do Brasil




  Agência Estado




Nelson Perez/Fluminense
Nesta terça-feira, o Fluminense realizou seu último treinamento antes da partida contra o Tombense, em Muriaé, às 21h45 (de Brasília), pela Copa do Brasil. Na atividade, o técnico Levir Culpi definiu os relacionados para o confronto, confirmou força máxima, e garantiu que o objetivo é vencer a partida por pelo menos dois gols de diferença, para eliminar a partida de volta.

“Tenho confiança. Há chance de eliminar o jogo de volta e, para isso, precisamos fazer dois gols de diferença, o que não será fácil. Não tem nenhum time ruim no campeonato. Tem de merecer. Se a gente fizer o que estamos conversando e fazendo, há possibilidade boa. Depende da nossa produtividade”, analisou o treinador.

No treino desta terça, a ausência mais sentida foi do lateral Jonathan, poupado do trabalho para fazer uma atividade à parte na academia. Levir, porém, avisou que conta com o jogador para o jogo desta quarta.

“(A ausência foi) apenas uma prevenção com o Jonathan, que não vinha jogando regularmente. Vamos dar um espaço de descanso maior. A previsão é de que ele jogue”, explicou.

Com isso, o Fluminense deve ter: Diego Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Cícero, Gustavo Scarpa, Gerson e Marcos Junior; Fred. Ao todo, 19 atletas foram relacionados para o confronto.


Confira os 19 relacionados:

Goleiros: Diego Cavalieri e Júlio César
Laterais: Giovanni, Jonathan e Wellington Silva
Zagueiros: Gum, Henrique e Marlon Santos
Volantes: Cícero, Edson e Pierre
Meias: Danielzinho, Eduardo, Felipe Amorim, Gerson e Gustavo Scarpa
Atacantes: Fred, Marcos Junior e Magno Alves


FONTE:

Bayern de Munique vence, mas perde chances e Benfica segue vivo na Liga dos Campeões



LIGA DOS CAMPEÕES



Pelas quartas de final, clube alemão venceu por 1 a 0, no Allianz Arena


Gazeta Press





AFP / ODD ANDERSEN
O Bayern de Munique venceu o Benfica por 1 a 0, na Allianz Arena, no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões. Com gol de Vidal no primeiro lance da partida, os bávaros garantiram vantagem para o confronto de volta, em Portugal, na próxima quarta-feira.

Apesar da vitória, os alemães perderam a chance de já decidir a disputa. Na primeira etapa, os comandados de Guardiola foram plenamente superiores, concentrando quase todas as oportunidades de gol. No segundo tempo, por outro lado, o Benfica cresceu e teve chances de deixar tudo igual, mostrando que ainda está vivo.

Os portugueses parecem não terem achado de todo ruim a derrota por um gol de diferença fora de casa. Muitos esperavam uma goleada do Bayern, mas o Benfica conseguiu levar um resultado interessante para Portugal, com plenas chances de ser revertido.

Os brasileiros tiveram bons desempenhos dentro de campo. Pelo lado do Benfica, o goleiro Ederson fez grandes defesas, impedindo que os alemães conquistassem grande vantagem, e o atacante Jonas não se intimidou com a marcação forte e criou boas chances de gol. O Douglas Costa, pelo Bayern, não teve tanto brilho, como na classificação em cima da Juventus, mas se esforçou bastante e participou das principais jogadas dos bávaros.

O jogo – Logo aos dois minutos, na primeira chegada, o Bayern de Munique já abriu o placar. Em jogada trabalhada, a bola chegou ao Bernat, que colocou dentro da área na cabeça de Vidal, que se adiantou aos zagueiros e completou para as redes.

Aos 15 minutos, mais uma ótima jogada trabalhada dos bávaros. Depois de passar por Bernat e Vidal, a bola chegou no Douglas Costa na ponta direita. Ele esperou a passagem do Lahm para rolar ao camisa 21, que cruzou de primeira para Lewandowski, mas o goleiro Ederson foi rápido e se saiu melhor na dividida com o atacante.

O Benfica sentiu o gol sofrido logo no início, mas não se desesperou. Apesar de pouco criar, conseguiu melhorar a sua marcação. Somente aos 19 minutos, os portugueses conseguiram organizar uma tentativa de ataque. Quando André Almeida cruzou para Mitroglou, que cabeceou para fora.

Ainda que tenha dominado completamente os 45 minutos iniciais, com mais de 300 passes trocados contra cerca de 170 do Benfica, o Bayern não conseguiu matar o jogo. O clube de Lisboa mostrou que ainda estava vivo no último lance antes do intervalo para os vestiários quando Jonas disputou a bola pelo alto, Mitroglou tentou finalizar e a bola sobrou pingando para Gaitán, que bateu de primeira, mas acertou a barriga de Vidal.

Aos 12 minutos, já na segunda etapa, Jonas quase marcou. O brasileiro recebeu na área, dominou no peito, conseguiu girar em cima do Alaba e chutou cruzado com a esquerda, mas Neuer, bem posicionado, afastou o perigo.

O Benfica melhorou na partida. Aos 18, os portugueses perderam uma chance clara de deixar tudo igual. Jonas recebeu na área e bateu de primeira, mas a bola explodiu no peito de Javi Martínez e voltou para Mitroglou, que isolou.

Nos últimos 15 minutos, os alemães voltaram a marcar pressão, sufocando os visitantes. Aos 36, Ribéry fez grande jogada pela esquerda, limpando dois marcadores, invadiu a área e bateu firme, mas Éderson conseguiu defender bem.

O time de Lisboa conseguiu se segurar bem nos minutos finais. Até o juiz apitar e sentenciar o resultado. Os jogadores portugueses pareceram satisfeitos em levar uma derrota mínima para decidir o confronto em casa na próxima semana.


FONTE:


Com dois gols de Luis Suárez, Barcelona vira sobre o Atlético de Madrid e sai na frente



LIGA DOS CAMPEÕES



No Camp Nou, Barça venceu por 2 a 1; gol dos colchoneros foi marcado por Torres




Gazeta Press



AFP / PAU BARRENA
O Barcelona largou na frente por uma vaga nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Nesta terça-feira, o time blaugrana recebeu o Atlético de Madri, no Camp Nou, e venceu por 2 a 1, com dois gols de Luis Suárez. Fernando Torres marcou para os colchoneros.

A diferença de apenas um gol traduz como foi a partida. Mesmo jogando em casa, o Barça encontrou dificuldades para derrotar o Atleti, que saiu na frente com 24 minutos de bola rolando. Autor do gol, Fernando Torres acabaria expulso ainda no primeiro tempo. Mesmo assim, os catalães só conseguiram a virada na etapa final.

Barcelona e Atlético de Madri decidem quem avança na Liga dos Campeões na quarta-feira da próxima semana, dia 13 de abril, às 15h45 (de Brasília), no estádio Vicente Calderón, na capital espanhola.

O jogo – O Barcelona começou tomando a iniciativa, trocando passes enquanto buscava um espaço na compacta defesa do Atlético de Madri. Aos quatro minutos, os culés saíram rápido em contra-ataque e finalizaram pela primeira vez. Iniesta avançou pela esquerda, tocou à frente para Neymar, que virou o jogo para Messi. O craque argentino ajeitou para a canhota e chutou rasteiro, mas a bola foi para fora.

Os visitantes tentavam sair para o jogo, mas rapidamente perdiam a posse de bola, que voltava a ser dos donos da casa. Na marca de 13 minutos, Neymar fez jogada pela esquerda, a bola sobrou para Alba, que cruzou para a área. Messi apareceu batendo de primeira, mas pegou mal na bola e mandou longe. Aos 18, mais uma chegada do Barça. Daniel Alves cruzou da direita, Neymar antecipou Juanfran e cabeceou com perigo por cima do gol.

Mesmo priorizando a defesa, o Atlético de Madri não abria mão de atacar. Aos 23 minutos, Griezmann saiu da direita para o meio e arriscou de pé esquerdo. A bola passou perto da trave. Na sequência, Fernando Torres abriu o placar. Koke viu Torres entrando na área e tocou para o atacante, que bateu de primeira, debaixo das pernas de Ter Stegen, colocando os colchoneros na frente.

O gol animou o Atlético de Madri, que saiu mais para o jogo. Aos 30, o time da capital espanhola recuperou bola na direita e virou o jogo até a esquerda. Filipe Luís tocou no corredor para Fernando Torres, que dominou para o meio e lançou para a infiltração de Griezmann. O francês matou no peito, avançou para a área e tocou cruzado sutilmente com o pé esquerdo, obrigando Ter Stegen a se esticar todo para fazer a defesa.

Levando mais perigo, o Atlético sofreu um duro revés na marca de 35 minutos. Autor do gol, Fernando Torres foi expulso após fazer falta dura em Busquets e receber o segundo cartão amarelo. Com um jogador a mais, o Barcelona tentou aproveitar a vantagem numérica para empatar ainda no primeiro tempo. Aos 40, Mascherano arriscou de longe e Oblak defendeu em dois tempos. Os visitantes se fecharam na marcação e garantiram a vitória parcial.

Os colchoneros voltaram para o segundo tempo dispostos a fazer logo o segundo gol para abrir vantagem no jogo. Logo com dois minutos, Saúl caiu pela esquerda e cruzou para a área. Filipe Luís apareceu como elemento surpresa e cabeceou, mas a bola bateu nas costas de Mascherano. Na sequência, Carrasco cruzou da direita e a bola atravessou a área sem que ninguém desviasse para o gol.

As chegadas do Atlético acordaram o Barça. Na marca de quatro minutos, Neymar levantou para a área, Messi matou no peito e virou uma bicicleta. A bola passou perto da trave de Oblak. Em seguida, Neymar recebeu no bico direito da área, levou para o meio e bateu colocado. A bola explodiu no travessão. Aos dez minutos, Rakitic cruzou e Neymar apareceu de novo para completar de cabeça. Oblak defendeu. Aos 11, Messi chutou de fora e o goleiro colchonero pegou mais uma.

O Barcelona continuava em cima, em busca do gol empate. Aos 16 minutos, Neymar tentou outra vez, mas mandou rente à trave de Oblak. Logo depois, a pressão deu resultado. Aos 17, Daniel Alves cruzou da direita, Alba pegou de primeira, mas chutou torto. A bola caiu nos pés de Luis Suárez, que só empurrou para o fundo das redes.

O Barcelona diminuiu o ritmo intenso do início, mas não deixou de criar oportunidades e levar perigo. Aos 28 minutos, saiu o gol da virada. Messi passou no pivô para Suárez, que tocou de primeira para Daniel Alves na direita e correu para a área. O lateral brasileiro cruzou na medida para o camisa 9 culé, que testou firme para o gol e deu números finais à partida.



FONTE:

Samir estreia com gol e garante a terceira vitória do lanterna Verona



CAMPEONATO ITALIANO 2015/16

31ª RODADA



Ex-Fla ganha chance de jogar após gastroenterite de zagueiro sueco, marca de cabeça e mantém sonho da equipe de permanecer na elite do futebol da Itália




Por
Bologna, Itália




O que poderia ser um problema para o Hellas Verona acabou com final feliz. A gastroenterite que tirou o zagueiro titular sueco Helander do jogo contra o Bologna, nesta segunda-feira, acabou levando o brasileiro Samir a estrear e fazer o gol da vitória por 1 a 0, fora de casa, pela 31ª rodada do Campeonato Italiano.

Samir Bologna x Hellas Verona (Foto: AP)
Samir comemora gol pelo Verona: primeira 
vez que o camisa 4, ex-Fla, marca pela 
equipe italiana (Foto: AP)


Vendido ao Udinese pelo Flamengo, Samir foi emprestado ao Verona por causa do limite de jogadores extra-comunitários do time alvinegro. Apresentado no dia 29 de janeiro, o zagueiro ainda não tinha entrado em campo, ficando no banco de reservas em nove partidas desde então.
Nesta segunda-feira, o zagueiro aproveitou o jogo aéreo para balançar a rede antes do intervalo. Aos 42 minutos, após cruzamento da direita, o brasileiro apareceu livre no meio da grande área e testou com força, sem chances para o goleiro.

Foi apenas a terceira vitória do Hellas Verona no Italiano. Ainda na lanterna, tem 22 pontos, a cinco do penúltimo colocado Frosinone e a seis do Carpi, primeiro posicionado fora da zona de rebaixamento dos três últimos. Na próxima rodada, a equipe de Samir tem um desafio complicado diante do vice-líder Napoli, na casa do adversário. O Bologna é o 13º, somando 36.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2016/04/ex-fla-estreia-com-gol-e-lanterna-hellas-verona-vence-3-no-italiano.html

Atacante Higuaín é suspenso por quatro jogos após ofender árbitro



FUTEBOL ITALIANO



Artilheiro do Calcio, argentino desfalcará o Napoli na reta final do Campeonato Italiano





Por
Napoli, Itália




O atacante Higuaín, do Napoli, que foi expulso no domingo contra o Udinese pelo Campeonato Italiano, acabou suspenso por quatro jogos. Artilheiro do Calcio com 30 gols, ele será um grande desfalque da equipe napolitana que tem 67 pontos, ocupa a vice-liderança e disputa o título com o Juventus (soma 73 pontos).

Higuaín expulsão, Udinese x Napoli (Foto: Lancia / ANSA via AP)
Higuaín ofende árbitro após expulsão, e acaba 
suspenso por quatro jogos na Itália (Foto: 
Lancia / ANSA via AP)


Higuaín foi expulso no segundo tempo após uma dura entrada no brasileiro Felipe. Porém, a suspensão de quatro jogos não aconteceu por conta do lance citado. Após receber o vermelho, ele ficou furioso com o árbitro, se desentendeu com jogadores rivais e precisou ser contido pelos companheiros de equipe.

De acordo com a Comissão Disciplinar, o argentino Higuaín usou "uma expressão ofensiva" e fez um "gesto desrespeitoso ao colocar as mãos no peito" do árbitro. Com isso, ele vai perder as próximas rodadas quando o Napoli enfrenta Verona e Bologna, em casa, e visita Inter de Milão e Roma.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2016/04/atacante-higuain-e-suspenso-por-quatro-jogos-apos-ofender-arbitro.html

Time de Felipão perde outra e fica em situação crítica na Champions da Ásia



Guangzhou Evergrande precisa vencer as duas rodadas restantes e secar rivais para não ser eliminado precocemente. Time de Mano empata e é o segundo do seu grupo




Por
Saitama, Japão




Atual campeão da Liga dos Campeões da Ásia, o Guangzhou Evergrande está em situação crítica na atual edição do torneio que dá uma vaga no Mundial de Clubes. Nesta terça-feira, o time de Luiz Felipe Scolari, Paulinho e Ricardo Goulart na China foi derrotado por 1 a 0 pelo Urawa Red Diamonds, no Japão, e amargou o seu quarto tropeço em quatro jogos na competição. O japonês Yuki Muto marcou o único gol da partida no início da etapa final.

Ricardo Goulart Guangzhou Evergrande Champions da Ásia (Foto: Reprodução / Facebook)
Ricardo Goulart lamenta derrota que complica 
o Guangzhou na Champions da Ásia (Foto: 
Reprodução / Facebook)


Luis Felipe Scolari Guangzhou Evergrande Champions da Ásia (Foto: AFP)Luis Felipe Scolari está perto da eliminação (Foto: AFP)


Para se ter uma ideia da situação dramática do Guangzhou no Grupo H, o time de Felipão, com apenas dois pontos, precisa vencer as duas partidas que tem pela frente. Além disso, precisa secar nas rodadas restantes o Urawa Red Diamonds, vice com sete, e torcer para o Pohang Steelers não vencer suas partidas restantes.

O Sydney FC venceu mais cedo o Pohang por 1 a 0 e disparou na liderança da chave, agora com nove pontos, e não pode mais ser alcançado pelos chineses, que tiveram Paulinho, Ricardo Goulart e o colombiano Jackson Martínez titulares na derrota desta terça-feira.


Time de Mano empata e segue em segundo
Outro time comandado por brasileiro na China, o Shandong Luneng, de Mano Menezes, empatou fora de casa com o FC Seoul em 0 a 0, fora de casa. Assim, permanece na segunda colocação do Grupo F, com sete pontos - três atrás do time japonês, o líder da chave. Os brasileiros Gil, Jucilei, Diego Tardelli e o argentino Montillo foram titulares na equipe de Mano.

Guangzhou Evergrande Champions da Ásia (Foto: AFP)
Urawa Reds fica perto da vaga depois de 
vencer o Guangzhou Evergrande pela 
Champions da Ásia (Foto: AFP)


FONTE:

São Paulo recebe Trujillanos atrás de vitória para respirar na Libertadores



TAÇA LIBERTADORES2016



Terceiro colocado do Grupo 1, com dois pontos, Tricolor estabelece meta de vencer os três jogos finais para se classificar; empate ou derrota complica situação




Por
São Paulo



Uma vitória para respirar. É isso o que o São Paulo busca contra o Trujillanos, da Venezuela, nesta terça-feira, às 21h45 (de Brasília), no Morumbi, pela quarta rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. Um empate ou uma derrota tornaria dramática a situação do time, terceiro colocado do Grupo 1, com dois pontos, mas não elimina o Tricolor. Nesse cenário, a equipe dependeria de outros resultados para se classificar. Por isso, a meta do técnico Edgardo Bauza e de todo elenco é obter 100% nas últimas três partidas, para não precisar dos outros times.

Morumbi São Paulo (Foto: Rubens Chiri / site oficial do São Paulo FC)
Morumbi São Paulo (Foto: Rubens Chiri 
/ site oficial do São Paulo FC)


VEJA A TABELA DA TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA E SIMULE OS RESULTADOS


Até agora, o São Paulo só supera o próprio Trujillanos (lanterna, com um ponto). O time perdeu para o The Strongest (0x1), no Pacaembu, e empatou com River Plate (1x1), na Argentina, e o próprio time venezuelano (1x1).

A diferença agora é que o Tricolor voltou ao Morumbi. No último sábado, o time retornou ao estádio após reforma de três meses no gramado e bateu o Oeste, por 2 a 1, garantindo classificação para as quartas de final do Paulistão.

O paraguaio Ulises Mereles apitará a partida, auxiliado pelos compatriotas Milciades Saldivar e Dario Gaona. O GloboEsporte.com fará o acompanhamento, em tempo real.

Escalação do São Paulo para enfrentar o Trujillanos (Foto: Reprodução)
Escalação do São Paulo para enfrentar o 
Trujillanos nesta terça-feira, no Morumbi
Metrô


A pedido da diretoria do São Paulo, a estação Butantã, da linha 4-amarelo do metrô, a mais próxima do Morumbi, ficará aberta até as 0h30 de quarta-feira para facilitar o transporte dos torcedores após a partida.

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

São Paulo: o técnico Edgardo Bauza mexerá no time. O argentino trocará Thiago Mendes por João Schmidt, e Daniel por Kelvin, pelo lado direito. Assim, a equipe terá: Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Hudson e João Schmidt; Kelvin, Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos; Calleri.

Trujillanos: o técnico Horacio Matuszyczk deve escalar o seguinte time: Pérez; Granados, Erazo, Cuevas e Páez; Cova, Mendoza, Sosa e Nieves; Britos e James.

header_quem-esta-fora_690 (Foto: Reprodução)


São Paulo: Bauza não contará com: Renan Ribeiro (apendicite), Breno (tendinite no joelho direito), Rogério (estiramento no posterior da coxa esquerda), Carlinhos (estiramento no posterior da coxa esquerda), Lugano (lombalgia), Wesley (aprimora a forma física após se recuperar de lesão muscular) e João Paulo (fratura por stress na perna direita).

Trujillanos: ninguém.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/libertadores/noticia/2016/04/sao-paulo-recebe-trujillanos-atras-de-vitoria-para-respirar-na-libertadores.html

Taubaté e Campinas decidem quem vai à final da Superliga contra Cruzeiro



Campineiros empataram a série após vencer taubateanos em casa e agora fazem terceiro e decisivo confronto nesta terça-feira, 5, às 19h, no ginásio do Abaeté




Por
Taubaté, SP




Taubaté e Campinas vivem o sonho de chegar à final da Superliga Masculina de Vôlei pela primeira vez. Após os taubateanos saírem na frente na primeira partida da semifinal, em casa, tomaram o troco dos campineiros na última semana e perderam a chance de liquidar a fatura. Para decidirem quem vai encarar o Cruzeiro na decisão do nacional, os times se enfrentam nesta terça-feira, 5, às 19h00, no ginásio do Abaeté, no Vale do Paraíba. O SporTV transmite o jogo ao vivo e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. O time da casa disponibilizou 1 mil ingressos para a troca por 1kg de alimento não perecível.

Campinas Vôlei x Vôlei Taubaté Superliga (Foto: Bruno Miani/Inovafoto/CBV)
Taubaté e Campinas decidem vaga na final da 
Superliga Masculina (Foto: Bruno Miani
/Inovafoto/CBV)


Em busca pela primeira final de Superliga, o Taubaté, que fez a segunda melhor campanha da primeira fase, poderá decidir a vaga diante de sua torcida. Na partida da última sexta-feira, fez uma partida "abaixo do esperado". Cometendo muitos erros e pecando no ataque, perdeu por 3 a 1 na sexta-feira.

O técnico Cezar Douglas segue com todo o elenco à disposição. No último embate, teve Lucarelli como destaque, marcando 22 pontos. Um dos mais experiente do elenco, o levantador Rapha, de 36 anos, já sente o clima de decisão.

Vôlei Taubaté Superliga (Foto: Bruno Miani/Inovafoto/CBV)
Taubaté joga em casa para chegar à final da 
Superliga pela primeira vez (Foto: 
Bruno Miani/Inovafoto/CBV)


– Temos uma partida difícil. Todos os jogos que fizemos contra eles essa temporada foram muito disputados e dessa vez não será diferente. Até porque envolve a classificação para a final da Superliga. Estamos focados e respeitamos nosso adversário, mas queremos essa vaga na final. Para isso contamos com a nossa torcida para ter um algo a mais e conseguir vencer – disse.

Campinas Vôlei Superliga (Foto: Bruno Miani/Inovafoto/CBV)
Campinas precisa vencer fora de casa para 
decidir título contra Cruzeiro (Foto: 
Bruno Miani/Inovafoto/CBV)


Assim como o Taubaté, o Campinas está a uma vitória da decisão do torneio. A equipe tenta chegar à decisão desde a primeira vez que disputou a competição, em 2010. No embate da última sexta-feira, o técnico Alexandre Stanzioni utilizou a seguinte equipe: Maurício, Wallace, Olteanu, Luizinho, González, Piá e o líbero Tiago Brendle.

– Trabalhamos para corrigir alguns erros e fazer pequenos ajustes. Mas não é hora de grandes mudanças. É uma decisão de desempate. A expectativa está alta, mas a vontade de entrar em quadra e vencer também. Não será fácil, mas se mantermos o espírito, podemos ter sucesso – disse o treinador.


A SÉRIE
Jogo 1 - 29/03 - 12h - Taubaté 3x1 Campinas
Jogo 2 - 01/04 - 21h - Campinas 3x1 Taubaté
Jogo 3 - 05/04 - 19h - Taubaté x Campinas


FONTE:

Zé Roberto sofre com cortes antes dos Jogos: "Vão ser noites sem dormir"



Técnico diz que vai adiar anúncio da lista final o máximo que puder: "O quanto eu puder empurrar, empurro". Dos 19 nomes convocados, sete ficarão fora do Rio 2016




Por
Rio de Janeiro




Zé Roberto, técnico vôlei feminino (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/CBV)Zé Roberto já está preocupado com cortespara osJogos(Foto:AlexandreLoureiro/Inovafoto
/CBV)


José Roberto Guimarães encara a montagem da seleção que vai às Olimpíadas como um jogo de xadrez. Na análise das posições, o treinador tenta levar em conta as possibilidades que terá durante os Jogos. Se o grupo que será convocado ainda não está confirmado em sua cabeça, o técnico tem uma certeza: as noites em claro até definir os cortes da lista que divulgou nesta segunda-feira (veja aqui).

– Temos 123 dias para aproveitar o tempo e incrementar o trabalho. Vamos ter que cortar sete jogadoras, só é permitido levar doze. Vão ser noites sem dormir. A preocupação com o corte é sempre muito grande. Acredito muito nesse time. Acho que temos condições de brigar com qualquer um – disse o treinador, que elegeu China, Sérvia, Rússia e EUA como principais rivais do Brasil.
Zé Roberto admite: não é muito fã de cortes. Nos Jogos de Londres, Zé Roberto só definiu que Camila Brait seria cortada no embarque para a competição. Por isso, vai aproveitar o máximo de tempo possível para escolher o grupo. Das 19 convocadas, apenas 12 vão estar na lista.

Exames não apontam problema, e Jaque se apresenta à seleção no dia 11

– Eu evito cortes. O quanto eu puder empurrar, empurro. Se alguém se machucar e você já definiu o grupo, a pior coisa do mundo é você ter que chamar a outra de volta. O clima não é bom. Temos um certo cuidado. O nível delas é muito igual. Um detalhezinho que pode fazer a diferença. É muito tênue essa escolha. Como se eu tivesse a certeza de quem vou levar. De forma nenhuma! Você tem de levar tudo em consideração - afirmou.

– Os sete cortes, não temos data específica. Haja visto em Londres. Cortamos já dentro da fila. Tínhamos a dúvida se levaríamos as duas líberos ou a Natália. A ida da Natália em 2012 foi visando as olimpíadas do Rio. Procuramos pensar no que temos quatro anos para frente –  completou.

Natália encara triplo do Praia Clube (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX)
Natália foi citada por Zé Roberto como exemplo 
de versatilidade (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX)


Na montagem do grupo, Zé também analisa as versatilidades de cada jogadora. Assim, se prepara para situações que pode encarar durante as partidas. E usa Natália como exemplo. A ponteira do Rio começou como oposta, e o técnico não descarta usá-la assim nas partidas.

– Como ela dá a possibilidade por ser versátil, vamos usá-la nos dois lugares. É aquela coisa da montagem do grupo. Temos outras jogadoras que estou pensando em fazer uma saidinha. Temos tempo para ver. Treinar como oposta, ponteira. Tem de fazer parte do treinamento justamente para saber que você tem. Se for querer inventar em cima da h


FONTE:

Campeão olímpico levará bandeira do Brasil na abertura; veja os candidatos



OLIMPÍADAS



COB afirma que porta-bandeira será medalhista de ouro e que calendário de provas restringe opções: "Estamos mais preocupados com o resultado do que com a festa"




Por
São Paulo




Daqui a exatamente quatro meses, milhões de pessoas ao redor do mundo voltarão suas atenções ao Maracanã. Seja pela TV ou na privilegiada posição na arquibancada do estádio, elas verão o espetáculo da abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro. O Brasil será o protagonista da festa, e um atleta terá a honra de carregar o pavilhão nacional na parada das nações. O nome do porta-bandeira ainda não está definido, mas o Comitê Olímpico do Brasil (COB) deixou claro que o escolhido será um campeão olímpico, restringindo a lista de opções (veja abaixo pontos a favor e contra os candidatos).

- Sempre definimos em cima dos Jogos. Lá na Vila Olímpica. Nosso critério é ser campeão olímpico. Temos muitos campeões olímpicos competindo na primeira semana. Como estamos mais preocupados com o resultado do que com a festa, vai depender de o cara querer ou não desfilar - disse Marcus Vinícius Freire, diretor executivo de esportes do COB.

MONTAGEM-BANDEIRA 2 (Foto: infoesporte)
Alguns dos possíveis porta-bandeira do Brasil 
no Rio 2016 (Foto: infoesporte)


No momento, o único campeão olímpico confirmado no Time Brasil é o velejador Robert Scheidt. O vôlei pode ter até 11 medalhistas de ouro ao fim das convocações dos técnicos Bernardinho e Zé Roberto. O ginasta Arthur Zanetti, a judoca Sarah Menezes e o cavaleiro Rodrigo Pessoa estão próximos de serem convocados. Cesar Cielo fecha a lista de campeões olímpicos que podem estar nos Jogos do Rio, mas ainda precisa buscar classificação no Troféu Maria Lenk, entre 15 e 20 deste mês.

No ano passado, o COB cogitou abrir uma votação pública para apontar o porta-bandeira dos Jogos do Rio. Marcus Vinícius, porém, afirma agora que a decisão vai ser interna.
- É difícil ser uma escolha popular, porque dependemos de saber se o cara vai querer (estar na abertura). Vai ser uma escolha mais interna - disse o diretor executivo de esportes.


01
CESAR CIELO

cesar cielo medalha de ouro PEquim 2008 (Foto: Agência AP)
Cesar Cielo foi campeão olímpico em 
Pequim (Foto: Agência AP)


Campeão olímpico dos 50m livre nos Jogos de Pequim, em 2008, Cesar Cielo é o candidato mais forte ao posto de porta-bandeira. Ao contrário de outros campeões olímpicos brasileiros, ele não compete no primeiro dia das Olimpíadas, o dia 6 de agosto. O nadador conta com o apoio popular. No início deste ano, o Laboratório de Práticas de Pesquisas do Centro Universitário UniCarioca divulgou uma pesquisa em que o atleta é o favorito dos cariocas, com 19% dos votos. No entanto, Cielo ainda precisa conquistar sua classificação na segunda seletiva olímpica da natação brasileira, o Troféu Maria Lenk, entre 15 e 20 de abril. A concorrência interna é forte pelas duas vagas do Brasil na prova dos 50m livre, mas o COB confia na classificação do atual recordista mundial dos 50m e 100m livre.

Veja aqui como está a corrida olímpica na natação.


02
SERGINHO E DANTE

serginho vôlei seleção (Foto: Danielle Rocha)Serginho foi campeão olímpico em 2004 e vice em 2008 e 2012 (Foto: Danielle Rocha)


Campeão olímpico nos Jogos de Atenas, em 2004, Serginho ainda ajudou a seleção brasileira de vôlei a conquistar duas pratas - Pequim 2008 e Londres 2012. O carismático líbero chegou a se aposentar da equipe nacional no início deste ciclo olímpico, mas retornou ao time de Bernardinho na Liga Mundial do ano passado. Como o Brasil só estreia no dia 7 de agosto, o jogador pode participar da cerimônia de abertura. Aos 40 anos, ele é muito cotado para estar na lista  para o Rio.
Outro campeão olímpica de 2004 que ainda está no radar da comissão técnica de Bernardinho é Dante. O ponteiro de 35 anos está atuando no vôlei japonês. Fora da seleção nas últimas competições, ele corre por fora na briga por uma vaga nos Jogos e, consequentemente, no páreo para ser porta-bandeira.

Veja como está a corrida olímpica no vôlei.


03
ROBERT SCHEIDT E RODRIGO PESSOA
Rodrigo Pessoa porta-bandeira Olimpíadas Londres 2012 (Foto: Getty Images)Rodrigo Pessoa foi o porta-bandeira do Brasil nos Jogos de Londres 2012 (Foto: Getty Images)


Maior medalhista olímpico do Brasil com dois ouros, duas pratas e um bronze, Robert Scheidt tem o currículo mais indicado ao posto de porta-bandeira. Outro ponto a seu favor é não competir no primeiro fim de semana. No entanto, o velejador já carregou o pavilhão verde-amarelo na cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim, em 2008.

O cenário de Scheidt é bem parecido com o de Rodrigo Pessoa, do hipismo. Campeão olímpico nos Jogos de Atenas, em 2004, o cavaleiro também não competirá no primeiro fim de semana se confirmado na equipe brasileira de salto. Só que o atleta foi o último porta-bandeira do Brasil, liderando a delegação verde-amarela na parada das nações de Londres.

Veja aqui como está a corrida olímpica no hipismo.


04
BICAMPEÃS DO VÔLEI

Na convocação inicial do técnico Zé Roberto, nove campeãs olímpicas aparecem com grandes chances de disputar as Olimpíadas do Rio. Quatro delas têm dois títulos e estão na frente no páreo para ser porta-bandeira: Thaísa, Sheilla, Jaqueline e Fabiana, capitã da equipe nacional. Campeãs "apenas" nos Jogos de Londres, Dani Lins, Adenízia, Tandara, Natália e Fernanda Garay não podem ser descartadas. O problema é que as jogadoras já entram em ação no dia seguinte à abertura, o dia 6 de agosto. Assim, a presença delas na abertura não é certa.

medalha de ouro vôlei feminino Olimpíadas 2012 (Foto: Reuters)
Nove das 12 campeãs olímpicas de 2012 podem 
disputar os Jogos do Rio (Foto: Reuters)


05
ARTHUR ZANETTI E SARAH MENEZES

Os dois brasileiros campeões olímpicos de provas individuais de 2012 estão entre os favoritos dos cariocas para o posto de porta-bandeira. Na pesquisa do Laboratório de Práticas de Pesquisas do Centro Universitário UniCarioca, o ginasta Arthur Zanetti só fica atrás de Cesar Cielo na preferência popular, com 14% dos votos, contra 19% do nadador. A judoca Sarah Menezes aparece na quinta posição do ranking, com 3%, só que Neymar (8%) e Fabiana Murer (7%) não são campeões olímpicos. Veja como está a corrida olímpica na ginástica artística.
Os dois, porém, não devem participar da cerimônia de abertura. Sarah luta pelo bi justamente no primeiro dia das Olimpíadas, 6 de agosto, com a estreia pela manhã. Zanetti ainda não sabe o horário que entrará em ação, mas a classificatória masculina da ginástica artística também está agendada para o dia 6 de agosto. As convocações de judô e ginástica artística ainda não foram definidas, mas os dois têm grandes chances de integrarem o Time Brasil. Veja como está a corrida olímpica no judô.

Arthur Zanetti comemora ouro na prova de argola ginástica (Foto: EFE)
Arthur Zanetti só fica atrás de Cielo na 
preferência dos cariocas para o posto 
de porta-bandeira (Foto: EFE)


Confira todos os porta-bandeiras do Brasil em Olimpíadas
1920 - Afrânio Antônio da Costa (tiro esportivo)
1924 - Alfredo Gomes (atletismo)
1932 - Antonio Pereira Lira (atletismo)
1936 - Sylvio de Magalhães Padilha (atletismo)
1948 - Sylvio de Magalhães Padilha (atletismo)
1952 - Mario Jorge da Fonseca Hermes (basquete)
1956 - Wilson Bombarda (basquete)
1960 - Adhemar Ferreira da Silva (atletismo)
1964 - Wlamir Marques (basquete)
1968 - João Gonçalves Filho (polo aquático)
1972 - Luiz Cláudio Menon (basquete)
1976 - João do Pulo (atletismo)
1980 - João do Pulo (atletismo)
1984 - Eduardo Souza Ramos (vela)
1988 - Walter Carmona (judô)
1992 - Aurélio Miguel (judô)
1996 - Joaquim Cruz (atletismo)
2000 - Sandra Pires (vôlei de praia)
2004 - Torben Grael (vela)
2008 - Robert Scheidt (vela)
2012 - Rodrigo Pessoa (hipismo)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/04/campeao-olimpico-levara-bandeira-do-brasil-na-abertura-veja-os-candidatos.html