quinta-feira, 24 de março de 2016

Brasil x Uruguai, tênis, NBB e vôlei são os destaques no SporTV nesta sexta


Canal Campeão transmite clássico sul-americano, estreia de Roger Federer no Masters 1000 de Miami, além de grandes jogos pela NBB e Superliga feminina de vôlei




Por
Rio de Janeiro



renato augusto neymar brasil x peru eliminatórias (Foto: Marlon Costa/Futura Press)
Neymar e Renato Augusto estarão em ação 
juntos pelo Brasil (Foto: Marlon 
Costa/Futura Press)


O Canal Campeão vai transmitir nesta sexta-feira o clássico entre Brasil e Uruguai, pela quinta rodadas das eliminatórias sul-americanas. Além deste jogão, o SporTV também traz na sua grade de programação o Masters 1000 de Miami, NBB, Superliga feminina de vôlei e judô.

As principais notícias do dia têm espaço garantido em duas edições do SporTV News (9h e 23h45). O Redação SporTV vai ao ar às 10h. Às 12h, o É Gol!!! mostra os gols pelo mundo e abre espaço para o Seleção SporTV, que às 13h faz o esquenta para os jogos pelas eliminatórias. Tem também o Planeta SporTV, às 15h45, e o Tá na Área, às 16h30. Os assinantes podem conferir tudo através do computador, celular ou tablet no SporTV Play.


JUDÔ

Direto da Geórgia, chegam as fases finais do Grand Prix de Judô. A transmissão será feita pelo SporTV3, às 10h, com todos os detalhes da disputa. A narração fica com Clayton Carvalho.


BASQUETE

Às 11h é a vez da NBB no Canal Campeão. No SporTV2 acontece um grande jogo entre Mogi das Cruzes e Flamengo. O rubro-negro é o líder da competição, com 45 pontos, mesma pontuação de Bauru, Paulistano e Basquete Cearense, mas com um jogo a menos. Já o Mogi ocupa a sexta colocação, com 42 pontos. Henrique Gudi fica com a narração e Renatinho será o comentarista.


TÊNIS

O segundo Masters 1000 da temporada do tênis chega à sua segunda rodada nesta sexta-feira, com previsão de grandes jogos, inclusive a estreia do bicampeão do torneio e ex-número 1 do mundo Roger Federer. O suíço encara o argentino Juan Martin Del Potro na busca por uma vaga na terceira rodada da competição. A transmissão terá início às 12h30, no SporTV3, com Eusébio Resende na narração e os comentários com Dácio Campos e Narck Rodrigues.

Roger Federer no Aberto da Austrália (Foto: Getty Images)
Roger Federer volta a jogar após quase dois 
meses parado (Foto: Getty Images)


VÔLEI
Pelas semifinais da Superliga feminina de vôlei, a rivalidade entre Rio de Janeiro e Osasco volta a entrar em quadra. O Canal campeão transmite a partida, que será realizada na Cidade Maravilhosa, às 18h30. A primeira partida entre os dois times teve vitória do clube paulista por 3 sets a 2. A narração é de Sérgio Maurício e os comentários de Marco Freitas.


FUTEBOL

A Seleção Brasileira volta a entrar em campo pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O Brasil encara o Uruguai às 21h45, com transmissão ao vivo do SporTV, direto de Recife, na Arena Pernambuco. A seleção canarinha está na terceira posição na classificação, com sete pontos, dois atrás do adversário desta sexta. A narração do clássico fica com Luiz Carlos Jr, com os comentários de Mauricio Noriega e Roger Flores.

Ainda pelas eliminatórias, só que pela Concacaf, os Estados Unidos encaram a Guatemala. O SporTV2 acompanha a partida às 23h, com Guto Nejaim na narração e os comentários de Carlos Eduardo Lino.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2016/03/brasil-x-uruguai-tenis-nbb-e-volei-sao-os-destaques-no-sportv-nesta-sexta.html

Líbero Arlene, de 46 anos, é o primeiro reforço anunciado pelo Vôlei Bauru


Experiente atleta, que tem no currículo o tricampeonato da Superliga, um bi do Grand Prix e um vice da Copa do Mundo, abre o ciclo de contratações da temporada 2016/17




Por
Bauru, SP



A líbero Arlene Xavier, de 46 anos, é o primeiro reforço do Vôlei Bauru para a temporada 2016/17. A experiente atleta de 1,78m de altura assinou com a equipe bauruense até o final da próxima edição da Superliga. Arlene chega a Bauru por indicação do auxiliar técnico Fernando Bonatto, com quem disputou a última edição da Superliga B pelo Cascavel, competição em que a equipe paranaense ficou com a terceira colocação.

Arlene, líbero, Minas, Vôlei Bauru (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
A líbero Arlene, que começou a carreira no 
Minas, se diz motivada com convite do 
Bauru (Foto: Alexandre Arruda / CBV)


Com ela, o atual elenco passa a contar com cinco jogadoras. A oposta Bruna Honório e a central Carol tiveram os contratos renovados. Já a ponteira Mari Cassemiro e a levantadora Lyara possuem vínculo até o final da próxima temporada. Em relação ao elenco que disputou a última temporada pelo Vôlei Bauru, a diretoria do clube esclarece que nenhuma atleta foi dispensada.
– Por enquanto não temos nada decidido em relação aos contratos já vencidos ou que ainda vão vencer. O grupo está sendo montado com muita tranquilidade e com o objetivo de realizarmos uma temporada melhor que a anterior – explica Reinaldo Mandaliti, vice-presidente do Concilig Vôlei Bauru.


Experiente
Com vasta experiência no vôlei nacional, Arlene só não participou da atual edição da Superliga, em que a estreante equipe de Bauru terminou na 10ª colocação. A atleta começou a carreira jogando pelo Minas Tênis Clube, na década de 90, onde conquistou o título brasileiro e o sul-americano de 1993. Na temporada seguinte foi criada a Superliga, em que Arlene disputou pelo extinto BCN Guarujá. O último nacional disputado pela atleta foi com São José dos Campos, na temporada 2014/15.


SAIBA MAISConfira outras notícias do vôlei


Defendendo clubes brasileiros, Arlene conquistou três Superligas (Flamengo 2000/01 e Osasco 2002/03 e 2004/05), além de dois vice-campeonatos (Osasco 2001/02 e Minas 2003/04). A atleta tem também cinco títulos paulistas (todos por Osasco), duas Copas Brasil (Osasco e Pinheiros), dois Cariocas (Flamengo), um mineiro (Praia Clube) e um sul-americano (Minas). Foi eleita a melhor defensora de três edições da Superliga, melhor líbero da edição 2001/02 e melhor bloqueio da edição 1996/97.

Arlene, líbero, seleção, Vôlei Bauru (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Pela seleção, Arlene foi bicampeão do 
Grand Prix e vice da Copa do Mundo 
(Foto: Alexandre Arruda / CBV)


Arlene foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira em 2002, quando passou a atuar como líbero – antes era central. Em 2003, foi vice-campeã da Copa do Mundo, no Japão, e eleita a melhor líbero da competição. No ano seguinte, ficou com a 4ª posição nos Jogos Olímpicos de Atenas. Foi bicampeã do Grand Prix (2004 e 2006), sendo eleita a melhor líbero da competição na segunda conquista. Arlene ainda foi campeão da Copa Pan-Americana em 2006, em que também figurou como a melhor líbero.

Arlene revelou estar feliz em poder voltar a disputar a elite do vôlei nacional e por trabalhar novamente com o técnico Marcos Kwiek, com quem disputou a Superliga 2007/08.

– Estou muito feliz pelo convite do Bauru e não vejo a hora de começar a treinar, pois estou muito motivada. Posso garantir que alegria e vontade da minha parte nunca vão faltar. Tenho ótimas lembranças de trabalhar com o Marcos. Naquela temporada da Superliga ele conseguiu um ótimo resultado à frente do Pinheiros, que tinha uma equipe mediana e mesmo assim ficou em terceiro lugar, superando a forte equipe de Brusque. Foi o primeiro trabalho dele como técnico e ele mostrou a que veio – lembra Arlene.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/volei/noticia/2016/03/libero-arlene-de-46-anos-e-o-primeiro-reforco-anunciado-pelo-volei-bauru.html

Teliana é dominada por Ivanovic e cai na segunda rodada em Miami


Brasileira começa equilibrando as ações diante da ex-número 1 do mundo, mas não resiste à superioridade técnica da rival no segundo set e toma pneu




Por
Direto de Miami, Estados Unidos




Depois de conseguir sua primeira vitória na temporada contra a compatriota Bia Haddad na última terça-feira, Teliana Pereira deu adeus ao WTA de Miami nesta quinta sem conseguir mostrar muito de seu potencial de 50ª do ranking. A brasileira foi derrotada pela ex-número 1 e atual 17 do mundo, Ana Ivanovic, por 2 sets 0, parciais de 6/3 e 6/0 em 1h01 de partida, e segue seu jejum de jamais ter vencido uma tenista do top 20.

Teliana Pereira em Miami (Foto: Thiago Quintella)
Teliana Pereira tomou um pneu de Ivanovic 
em Miami (Foto: Thiago Quintella)


-  A Ivanovic é uma grande jogadora. Em Indian Wells não joguei bem. Em San Antonio foi um pouco melhor e aqui melhorou mais, mas é claro que com jogadoras assim, um vacilo ou outro, e o fato dela ter começado muito na frente ficou muito complicado, ela ficou bem agressiva. No 1o. set consegui jogar, por um pouco tempo, em um bom nível e senti que estou melhorando. É sempre bom jogar contra meninas assim, que já foram número um do mundo, para você ver o que tem que melhorar, ou não. Foi uma boa experiência - afirmou a brasileira após o confronto.
O confronto, que aconteceu na quadra 2, recebeu um bom público, num misto entre brasileiros que torciam por Teliana e fãs de Ivanovic. Mesmo com os gritos de incentivo, a brasileira teve enorme dificuldade na partida, sofrendo com os golpes bastante profundos da adversária. Na próxima fase, Ivanovic encara a vencedora do confronto entre a suíça Timea Bacsinszsky e a russa Maragarita Gasparyan.


O jogo
No primeiro set, Ivanovic saiu na frente com uma quebra e rapidamente anotou 2/0. Na sequência, Teliana equilibrou as ações, confirmou o serviço com dificuldade e devolveu a quebra contando com erros da rival. A ex-número 1 voltou a imprimir um ritmo forte e abriu 5/2, chegando ao set point. A brasileira resistiu e conseguiu uma quebra, mas com duas duplas faltas entregou o set de bandeja para Ivanovic em 6/3.

Abatida no início do segundo set, Teliana não encontrava a mesma força para equilibrar o jogo e conseguir as devoluções. Ivanovic sentiu o momento e se impôs no confronto, anotando pontos em sequência mesmo quando precisava devolver. A brasileira lutou bastante, mesmo com 0/5 abaixo no último game, mas acabou sucumbindo à rival e levou o pneu no segundo set.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/03/teliana-e-dominada-por-ivanovic-e-cai-na-segunda-fase-em-miami.html

Com muita pressa, Santa Cruz quer fechar com novo técnico nesta sexta


Vice-presidente do clube coral, Constantino Júnior, pretende anunciar substituto de Martelotte até tarde desta sexta; Eduardo Baptista e Doriva são nomes especulados




Por
Recife



Constantino Júnior Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Vice-presidente do Santa, Constantino quer fazer anúncio até sexta (Foto: Aldo Carneiro / PE Press)


Mal foi anunciada a saída de Marcelo Martelotte do comando do Santa Cruz, a diretoria coral está perto de definir o próximo técnico. Nesta quinta-feira, o vice-presidente do clube, Constantino Júnior, pretende anunciar o substituto até a tarde desta sexta, a tempo de o novo comandante conhecer os atletas antes da partida contra o América-PE, disputada no sábado, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano.

- A direção tem recebido inúmeras propostas, convites, ofertas de treinadores. A gente tem um foco, traçou um perfil do treinador que poderia perfeitamente se encaixar nesse momento. Vamos em busca de pessoas com esse perfil. Já conversamos com alguns, e a gente espera, no mais tardar, até o fim da tarde de amanhã (sexta), estar com esse nome fechado – declarou.

Sem adiantar nomes, o dirigente não descartou os especulados, caso de Eduardo Baptista, ex-Sport, que estava no Fluminense. Doriva, hoje no Bahia, também foi lembrado nas perguntas feitas na entrevista.

- Não vou falar nome de ninguém, se é A, B, porque qualquer nome que eu fale aqui vai causar uma repercussão grande, e não é o nosso caso. A gente tem que trabalhar na surdina, na tranquilidade, sem gerar pressão pra gente mesmo - afirmou.

Para Constantino, o futuro treinador deve ser “arrojado” e saber lidar com pressões. Além disso, na visão dele, o time precisa de alguém que motive o elenco a ter, dentro de campo, uma postura diferente da apresentada nos últimos jogos.

- Um bom motivador. Claro que não é só isso, mas tem que ter um perfil de motivar esse elenco para poder chegar causando um impacto, buscando o melhor de cada um desses atletas. Que consiga trabalhar bem os movimentos de campo, transição defensiva, fazer a situação de um time que arrume bem a cozinha ali porque, no Campeonato Brasileiro, vamos jogar com equipes de alto nível - defendeu.


FONTE:

Em treino descontraído, Suárez brinca no gol do Uruguai no Recife


Óscar Tabárez não dá qualquer pista da escalação para enfrentar a seleção brasileira




Por
Recife, Pernambuco



A vontade do atacante Luís Suárez de defender a camisa do Uruguai é tanta que o jogador fez de quase tudo nesta quinta-feira, no último treino da seleção antes de enfrentar o Brasil, a partir de 21h45 (de Brasília) de sexta-feira, na Arena Pernambuco - a TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo. Em um treino descontraído e sem qualquer pista do time que vai a campo, o camisa 9 se movimentou bem e no treino recreativo, atacou até de goleiro.

Suarez uruguai treino recife (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Suárez se estica todo e trisca o dedo na bola 
chutada no treino (Foto: Aldo Carneiro 
/ Pernambuco Press)

Luis Suárez goleiro treino Uruguai Arena Pernambuco (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Não adianta o pulo, bola entra no ângulo do 
gol em Recife (Foto: Aldo Carneiro
/Pernambuco Press)


Suárez não disputa um jogo com a seleção uruguaia desde a Copa do Mundo de 2014, quando foi punido pela Fifa com nove jogos por dar uma mordida no zagueiro Chiellini, da Itália. O jogo desta sexta-feira, na Arena Pernambuco, será o seu retorno ao time Celeste.

A atividade foi acompanhada pelo técnico Oscar Tábarez, que passou boa parte do tempo sentado ao lado de membros de sua comissão técnica. Como já era esperado, ele não antecipou os titulares que pretende escalar contra o Brasil.

Oscar Tabárez sentado treino Uruguai Arena Pernambuco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Com bengala, Tabárez conversa com membros 
da delegação uruguaia (Foto: Marlon Costa/
Pernambuco Press)

Suárez tem sido o grande nome da seleção uruguaia nesta rápida passagem por Recife. A idolatria é tanta que alguns garotos que estão frequentando o hotel da seleção cogitam até deixar o Brasil de lado para torcer pelo camisa 9 do Barcelona. Nesta quinta-feira, no hotel, ele recebeu dois pernambucanos, tirou fotos e deu autógrafos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/noticia/2016/03/em-treino-descontraido-suarez-brinca-ate-no-gol-do-uruguai-em-recife.html

Natasha revela antídoto para tensão antes da semifinal: descontração


Central do Praia conta que jogo de sábado e final são assuntos entre as jogadoras, mas diz que momentos de bom humor ajudam a aliviar tensão antes da semifinal




Por
Uberlândia, MG



Natasha (fundo) e Walewska (frente) Praia Clube vôlei Uberlândia (Foto: Lucas Papel)
Para Natasha, descontração ajuda 
a aliviar tensão antes do jogo 
(Foto: Lucas Papel)


O foco no olhar durante os treinos contrasta com os sorrisos nas conversas entre as jogadoras do Praia Clube. Às vésperas do segundo jogo da semifinal da Superliga Feminina, contra o Minas, sábado, o time de Uberlândia prepara o corpo e a cabeça para entrar bem concentrado em quadra.
De acordo com a central Natasha, os intervalos com papos bem-humorados e interação entre as jogadoras ajudam a aliviar o clima de tensão que antecede jogos decisivos.

– A gente fala de tudo. Fala do jogo que passou, do próximo, sempre tentando manter esse foco e também descontraindo um pouco, porque esse momento de tensão às vezes é bom deixar um pouco de lado. Isso ajuda também dentro da quadra. A gente sabe que tem uma partida importantíssima sábado e não pode perder o foco. Mas a gente procura pensar também na final, que é o nosso objetivo.

Mesmo que o pensamento da final esteja inevitavelmente presente, Natasha reforça que o time sabe o que tem pela frente para conseguir avançar à decisão inédita.

– É um sonho não só do Praia, mas nosso (jogadoras): poder estar numa final através do que a gente conquistou com o nosso trabalho, com o da comissão. Mas a gente sabe que tem esse próximo jogo, e para existir essa possibilidade de ir a uma final tem que estar focado nesse próximo jogo, no que a gente vai fazer, como vai marcá-las e trabalhar para isso – afirmou.

Após vence o primeiro jogo da série melhor de três, o Praia precisa de mais uma vitória sábado, às 14h, em Belo Horizonte, para ir à final. Êxito da equipe da capital força o terceiro jogo, segunda-feira, em Uberlândia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/volei/noticia/2016/03/natasha-revela-antidoto-para-tensao-antes-da-semifinal-descontracao.html

Voando, Del Potro aplica "pneu" sobre compatriota e pega Federer em Miami


Ex-número 4 do mundo mostra estar em boa forma após quase dois anos parados por problema no pulso e arrasa Guido Pella, vice-campeão do Rio Open, na estreia




Por
Direto de Miami, Estados Unidos



O velho Juan Martín del Potro parece estar de volta às quadras de tênis. Cada vez mais à vontade após ter ficado quase dois anos parado por conta de seguidas lesões no pulso, o argentino fez um primeiro set espetacular, onde aplicou um "pneu" e foi preciso no segundo, com direito a até lances de efeito, para superar o compatriota Guido Pella por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 7/6 (4) em 1h28 de partida.

- Obviamente que ganhar sempre te dá algo positivo. eu tinha dito que o Guido (Pella) era um rival complicado. Acho que o 6/0 não foi a realidade da partida. Ele é um jogador que tem muita projeção, que vai estar entre os 20, 30 melhores do mundo em breve. Estou feliz que estou jogando meu terceiro torneio. Às vezes, consigo focar no que estou vivendo, pensar que um mês atrás estava em uma outra situação, ganhando uma partida e já era uma grande alegria. E agora estou jogando bem contra jogadores de um bom nível - afirmou após o confronto.

Juan Martin Del Potro contra Guido Pella no Miami Open (Foto: Getty Images)Juan Martin Del Potro derrotou Guido Pella em sua estreia em Miami 
(Foto: Getty Images)


Agora, será a vez de Del Potro medir forças com nada menos que Roger Federer em partida que deve acontecer na próxima sexta-feira. O suíço, curiosamente, também volta de lesão, uma artroscopia no joelho direito, que o afastou das quadras desde a semifinal do Aberto da Austrália. Os dois já se enfrentaram em 20 oportunidades no circuito, com larga vantagem para Federer, que soma 15 vitórias e apenas 5 derrotas para o argentino.


O jogo
Desde o princípio, a torcida latina, que comparecia em peso no estádio de Crandon Park, mostrava seu apoio a Del Potro, com diversos gritos de incentivo. Com uma quebra logo no segundo game, o ex-número 4 do mundo, se mostrou muito confiante e massacrava o rival nos golpes de fundo de quadra, mostrando confiança na direita, o punho que não passou pelos problemas. Os saques também saíam com muita força e o ajudaram a construir uma vitória fácil sem perder um game sequer no primeiro game em pouco mais de 20 minutos.

Guido Pella vibrou muito quando conseguiu vencer o seu primeiro game, já no segundo set. Mas ainda assim ficou ofuscado pelo rival, que havia salvado uma bola no ponto decisivo com um lindo grand willy (golpe em que se bate na bola por entre as pernas). O lance foi muito aplaudido pelos torcedores. Del Potro ainda teve um match point quando estava em 5/4, mas encarou uma breve resistência de seu compatriota antes de fechar o jogo no tie-break e sair ovacionado pelo público. Resta saber se será possível manter o grande nível contra Roger Federer.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2016/03/voando-del-potro-aplica-pneu-sobre-compatriota-e-pega-federer-em-miami.html

Suárez revela aposta com Neymar e aponta dificuldades do Brasil na defesa


Astro uruguaio diz que já conversou com amigo sobre duelo da próxima sexta, cabendo ao perdedor pagar um hambúrguer: "Dissemos que íamos aquecer juntos



Por
Montevidéu



Luis Suarez Uruguai (Foto: Efe)Luis Suárez está de volta à seleção uruguaia
(Foto: Efe)


Luis Suárez enfim voltou a conhecer o gosto da rotina de defender a seleção uruguaia. O astro do Barcelona já está concentrado com o restante do grupo, pela primeira vez desde novembro de 2014, pronto para enfrentar a seleção brasileira na próxima sexta-feira, no Recife, às 21h45 (de Brasília), pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2018 - o GloboEsporte.com transmite o jogo ao vivo.

Depois de cumprir a suspensão de nove jogos oficiais pela mordida em Chiellini, no Mundial de 2014, o atacante afirmou que foi difícil conter a ansiedade para vestir a camisa da Celeste e garantiu que hoje é um jogador mais responsável, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, quando também falou sobre enfrentar o amigo Neymar.

- A única coisa que falamos com Neymar foi brincando. Cada um vai fazer o melhor por seu país, e o que vencer certamente vai dar ânimo ao outro, porque somos companheiros. No Barcelona aquecemos juntos, em dupla, e dissemos que íamos aquecer juntos antes do jogo no Recife. E apostamos um hambúrguer, o que perder terá que pagar - disse, rindo.

Suárez afirmou que conhece bem o companheiro de ataque no trio MSN, mas que isso não representa uma vantagem, uma vez que Neymar também sabe de seu estilo de jogo e que os dois costumam se movimentar muito em campo. O astro da Celeste apontou, ainda, que a seleção brasileira tem qualidade ofensiva e alguns defeitos na defesa.

- Sabemos que o Brasil é o dono da casa e dos jogadores que têm. Tem pontos muito fortes do meio para frente, mas também tem dificuldades defensivas que trataremos de aproveitar - afirmou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-america-do-sul/noticia/2016/03/suarez-revela-aposta-com-neymar-e-aponta-dificuldades-do-brasil-na-defesa.html

Pep Guardiola pede, e City pode pagar R$ 205 milhões por Laporte, diz jornal


Jovem zagueiro do Athletic Bilbao é parte importante na reformulação do time inglês



Por
Manchester, Inglaterra


O técnico Pep Guardiola ainda não assumiu o Manchester City, mas já começou a planejar uma reformulação no elenco para a próxima temporada. Vários nomes estão ligados ao clube inglês, e um deles é o zagueiro Aymeric Laporte, do Athletic Bilbao. De acordo com o diário "Marca", os Citizens podem pagar € 50 milhões (R$ 205 milhões) pelo jogador, valor da cláusula de rescisão exigido pelo clube basco. O contrato seria de cinco temporadas.

Aymeric Laporte Athletic Bilbao Barcelona (Foto: AP)
Aymeric Laporte, do Athletic Bilbao, disputa 
a bola com o atacante brasileiro Neymar, 
do Barcelona (Foto: AP)


Ainda de acordo com a publicação, Guardiola considera Aymeric Laporte, de apenas 21 anos, uma peça fundamental para o projeto de reformulação que adotará no Manchester City. Ferrán Soriano, diretor executivo do City, e Txiki Begiristain, diretor esportivo, avaliam a negociação e acreditam que o Bilbao não abrirá mão de receber o valor integral da rescisão.

Vale lembrar que o Athletic Bilbao não costuma facilitar na saída de seus astros ou promessas. Foi assim quando o Bayern de Munique pagou € 40 milhões (R$ 164 milhões) por Javi Martínez. Quem também viu de perto o poder de negociação dos bascos foi o Manchester United, que pagou € 36 milhões (R$ 147 milhões) por Ander Herrera.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2016/03/pep-guardiola-pede-e-city-pode-pagar-r-205-milhoes-por-laporte-diz-jornal.html

Após lutar contra câncer no pulmão, Johan Cruyff morre aos 68 anos

Líder do Carrossel Holandês da década de 1970 e um dos maiores ídolos da história de Ajax e Barça, ex-jogador falece em Barcelona, rodeado por sua família




Por
Barcelona, Espanha


(OBS. DO BLOG:
PARA VER OS VÍDEOS CLIC
NO LINK DA FONTE NO
FINAL DA MATÉRIA  ABAIXO)




O futebol perdeu um de seus grandes ícones nesta quinta-feira. Johan Cruyff, considerado o líder do chamado Carrossel Holandês da década de 1970 e um dos maiores ídolos da história do Barcelona, morreu aos 68 anos, depois de lutar contra um câncer no pulmão.

- Em 24 de março, Johan Cruyff morreu pacificamente em Barcelona, rodeado por sua família, após um dura batalha contra o câncer. É com grande tristeza que pedimos respeito à privacidade da família durante seu período de luto - diz comunicado divulgado pelo site oficial do ex-jogador.

Cruyff teve um câncer no pulmão diagnosticado em outubro do ano passado, quando iniciou sua luta contra a doença. No mês passado, o ídolo holandês chegou a dizer que estava vencendo a batalha "por 2 a 0", elogiando o trabalho dos médicos que vinham comandando seu tratamento. O ex-jogador tinha longo histórico de fumante e, mesmo tendo deixado o vício há 24 anos, considera que o cigarro "quase tirou" tudo o que havia conquistado com o futebol.

Cruyff morte (Foto: Reprodução)
Johan Cruyff morre aos 68 anos, após lutar 
contra o câncer (Foto: Reprodução)


ÍDOLO EM Ajax E BARCA E LENDA NA "LARANJA MECÂNICA"

Considerado responsável por um estilo revolucionário de jogar futebol, Hendrik Johannes Cruyff dividiu sua paixão entre a Holanda e a Catalunha durante a maior parte de sua vida. O meia-atacante conquistou com o Ajax três vezes seguidas a antiga Copa dos Campeões da Europa e seis vezes o Campeonato Holandês, entre as décadas de 1960 e 1970 - o que chamou a atenção do Barcelona, que buscou sua contratação às vésperas da histórica Copa de 1974.

No clube catalão, Cruyff conquistou apenas uma vez o Campeonato Espanhol, em sua temporada de estreia - encerrando um jejum de 14 anos. Astro em jogos históricos, como a goleada por 5 a 0 imposta sobre o Real Madrid dentro do Santiago Bernabéu, ele deixou seu nome marcado no local onde voltaria como treinador décadas depois e criaria raízes, passando os últimos dias de sua vida na cidade.


LEIA MAIS:
Barcelona lamenta morte de Cruyff: "Nós sempre vamos te amar, Johan"


Copa do Mundo 1974 Holanda x Alemanha Beckenbauer Cruyff Maier (Foto: AFP)Cruyff em campo na final da Copa de 1974
(Foto: AFP)


Cruyff foi o grande expoente da seleção holandesa que assombrou o mundo com sua maneira diferente de jogar futebol no Mundial de 1974. A equipe comandada por Rinus Michels adotou uma disposição tática muito diferente para a época, com os atletas tendo liberdade para trocarem de posição, em um sistema que fez o time entrar para a história como a Laranja Mecânica. Após vitórias histórias sobre Argentina e Brasil na segunda fase, a equipe acabou derrotada na final diante da Alemanha Ocidental, anfitriã do torneio.


REVOLUCIONÁRIO COMO TREINADOR

Após encerrar a carreira como jogador em 1984, Cruyff teve a primeira experiência como treinador em 1986, no Ajax. No clube holandês, ele ficou até 1988 e levou a Recopa Europeia em 1986-87. Porém, chegou ao seu auge no banco de reservas no comando do Barcelona. Assumiu o clube catalão em 1988, e permaneceu no comando até 1996. Lá, ele foi o responsável por uma filosofia de jogo que marca o Barcelona até hoje, passando pelas categorias de base e chegando ao time profissional. Toque de bola, domínio do adversário, jogo bonito e ofensivo. Tudo o que Messi & Cia desempenham até hoje.

Conquistou inúmeros títulos, formou verdadeiros esquadrões, como o Dream Team de 1992, que conquistou a primeira Liga dos Campeões da história do clube. Quem estava no time campeão como jogador era Pep Guardiola, que depois se tornou treinador e ganhou tudo no Barcelona seguindo a filosofia do holandês. Certa vez, Guardiola resumiu alguns métodos que levou de Cruyff para o comando do Barcelona, lembrando as características de jogo que o holandês implementou no clube catalão.

- Os jogadores precisam pensar de forma rápida e com inteligência, sabendo o próximo passe - disse Guardiola, lembrando que Cruyff sempre pedia a movimentação da bola de forma rápida.

Além da Champions League de 1991-92, Cruyff também conquistou no comando do Barcelona quatro vezes o Campeonato Espanhol, três vezes a Supercopa da Espanha, uma Copa do Rei, uma Recopa da Europa e uma Supercopa da Europa.

Johan Cruyff Barcelona (Foto: Getty Images)
Holandês nos tempos de treinador à frente 
do Barcelona (Foto: Getty Images)


ELOGIOS A ROMÁRIO E RESISTÊNCIA A NEYMAR

No Barcelona, Cruyff comandou muitos atletas que viriam a se tornar ícones do futebol mundial, mas sempre teve uma relação intensa com Romário, que foi eleito o melhor jogador do mundo no clube catalão, em 1994. Após trabalhar com o Baixinho entre 1993 e 1995, o holandês disse que o melhor jogador que treinou foi o brasileiro, exaltando o fato do atacante "marcar gols de todas as maneiras possíveis".

Em um episódio que acabou se tornando uma das grandes lendas da carreira de Romário, Cruyff teria autorizado o Baixinho a faltar dois dias de treino para curtir o Carnaval no Rio de Janeiro diante da exigência de marcar dois gols em uma partida. Romário teria cumprido a missão em 20 minutos, pedindo para sair de campo imediatamente.

- Ele me disse: 'Treinador, meu avião sai em menos de uma hora' - afirmou Cruyff em entrevista ao jornal "L'Équipe", em abril de 2012.

Enquanto se mostrava um grande fã de Romário, Cruyff sempre foi uma voz resistente a Neymar dentro do Barcelona. Antes mesmo do clube selar a contratação do brasileiro, o holandês afirmou que o time não precisava do astro brasuca e afirmou que não colocaria os dois juntos em campo, temendo problemas de ego no elenco.

Mesmo depois da chegada de Neymar ao Camp Nou, Cruyff continuou a ter o brasileiro como alvo de críticas e chegou a dizer que ele era "o problema do Barça", dizendo que nenhum atleta com 21 anos era um Deus, fazendo referência ao alto salário do camisa 11. Mais recentemente, no ano passado, chegou a afirmar que Neymar se envolvia em muitas polêmicas:

- Neymar tem que jogar futebol para melhorar e crescer em muitos aspectos que só conseguirá jogando futebol. No entanto, está sempre associado a coisas negativas - disse ao "Marca" na época.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2016/03/johan-cruyff-morre-aos-68-anos.html