quarta-feira, 2 de março de 2016

Luis Enrique diz que ainda não pensou se vai poupar trio MSN no Espanhol



FUTEBOL ESPANHOL





Comandante do Barcelona diz não saber causa de poucas lesões na temporada e afirma que disputa pelo título nacional está em aberto: "O Atlético não falha"




Por
Barcelona, Espanha




Enquanto o Real Madrid vive uma crise pelos resultados ruins e pelo excesso de lesões no elenco, o Barcelona curte a maré de paz vivida desde a temporada passada. A tranquilidade pode ser representada pela vantagem de oito pontos na liderança do Campeonato Espanhol, que poderia permitir ao técnico Luis Enrique poupar seus principais jogadores em duelos com o desta quinta-feira, contra o Rayo Vallecano. Entretanto, o treinador disse que não refletiu sobre isso.
- Nem pensei, vamos ver. Falei o que considerar oportuno - apontou Lucho.

Luis Enrique Barcelona (Foto: Efe)
Luis Enrique acredita que a disputa no 
Espanhol está aberta (Foto: Efe)


Luis Enrique comentou o bom momento que a equipe vive em termos físicos, sem sofrer pelas costumeiras lesões. A única grave na atual temporada foi a de Rafinha, que já caminha para retornar aos gramados. O treinador foi evasivo ao tentar explicar a situação.

- Não sei, suponho que não haja só uma causa. É inegável que temos serviços médicos muito bons. Mas não há uma causa para apontar quando há lesões e uma para apontar quando não há - comentou.

O comandante do Barça também comentou a situação do Barça no Campeonato Espanhol, que a imprensa espanhola passou a considerar encaminhado para as mãos do clube mais uma vez após o último fim de semana, quando o Real Madrid ficou a 12 pontos dos rivais. Entretanto, Luis Enrique chamou a atenção para regularidade do vice-líder Atlético.

- Seguimos da mesma maneira sempre, porque com o sistema de três pontos, qualquer tropeço custa caro. O Atlético não falha, segue melhorando e há (disputa na) Liga. Nós não dissemos o contrário em nenhum momento.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2016/03/luis-enrique-diz-que-ainda-nao-pensou-se-vai-poupar-trio-msn-no-espanhol.html

Goleiro do Málaga faz gol contra em "cortada", Valencia vira e se recupera



CAMPEONATO ESPANHOL DE FUTEBOL 2015/16


27ª RODADA


Kameni sai mal do gol e reclama de pisão do russo Cheryshev, autor do gol da vitória





Por
Málaga, Espanha




Em crise depois de uma breve recuperação na temporada, o Valencia ganhou uma mãozinha para voltar a vencer nesta quarta-feira. Pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol, venceu de virada o Málaga, fora de casa, por 2 a 1, graças a uma reação iniciada com um gol contra do goleiro adversário. O camaronês Kameni saiu para cortar um cruzamento, aos 41 minutos de jogo, e acabou dando uma "cortada" para sua própria meta. Saiu reclamando de um pisão do russo Cheryshev antes de pular, mas não teve jeito. No segundo tempo, o meia-atacante emprestado pelo Real Madrid decidiu, marcando logo aos quatro - o croata Cop tinha aberto o placar aos 14.

Montagem gol contra - Kameni contra o Valencia (Foto: infoesporte)
Observado por Cheryshev no pulo, Kameni 
faz gol contra e sai reclamando diante de 
José Gaya (Foto: infoesporte)


A vitória leva o Valencia aos 34 pontos, duas posições à frente, em 10º lugar, superando o próprio Málaga, 11º com 32, e o La Coruña, 12º com 32, goleado pelo Athletic Bilbao por 4 a 1 nesta quarta, com hat-trick de Aduriz. O espanhol entrou no Top 5 da artilharia do campeonato, com 17, um atrás de Neymar, do Barcelona, e a dois de Benzema, do Real Madrid - Luis Suárez lidera, com 25, seguido por Cristiano Ronaldo, com 23.

Outro time que subiu na classificação foi o Sevilla. Com um gol de Llorente, logo aos 11 minutos de jogo, venceu o Eibar por 1 a 0, chegou aos 44 e assumiu a quinta colocação. Deixou para trás o Celta, sexto somando 42. Nesta quarta, o time de Vigo empatou em casa por 0 a 0 com o Villarreal, quarto lugar com 53 pontos


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2016/03/goleiro-do-malaga-faz-gol-contra-em-cortada-valencia-vira-e-se-recupera.html

Lateral solta o verbo após derrota do Getafe: "Somos uma autêntica m..."



CAMPEONATO ESPANHOL DE FUTEBOL 2015/16

                                   27ª RODADA


Mehdi Lacen pediu desculpas para a torcida pela péssima campanha no Espanhol




Por
Getafe, Espanha




A fase do Getafe é das piores, pois a equipe tem 26 pontos, ocupa a 17ª colocação do Campeonato Espanhol e luta contra o rebaixamento. Para piorar, sofreu uma goleada por 4 a 0 para o Las Palmas, nesta terça-feira, e viu o lateral Mehdi Lacen soltar o verbo depois da partida.
- Somos uma autêntica m... como equipe. Se continuarmos assim, vamos parar na Segunda Divisão, de cabeça. Temos que falar como as coisas estão – afirmou Lacen depois da goleada sofrida para o Las Palmas.


Getafe Las Palmas (Foto: EFE)
Tana Domínguez, do Las Palmas, bate na 
saída do goleiro Guaita, do Getafe, para 
estufar a rede  (Foto: EFE)


Lacen ainda pediu desculpas aos torcedores do Getafe pela péssima fase, e deixou claro que os jogadores são os culpados por esta situação.

Na goleada do Las Palmas, o atacante brasileiro Willian José deixou sua marca, enquanto o lateral uruguaio Álvaro Pereira, ex-São Paulo, acabou expulso pelo Getafe.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2016/03/lateral-solta-o-verbo-apos-derrota-do-getafe-somos-uma-autentica-m.html

Brasil vence Nova Zelândia por 1 a 0 na Copa Algarve de futebol feminino



Seleção ocupa a primeira posição do grupo B da competição, empatada com a Rússia, em torneio amistoso de preparação para a Olimpíada deste ano




Por
Lagos, Portugal



O Brasil começou a Copa Algarve de futebol feminino com vitória, mas sem encantar. Com gol de Debinha, a Seleção venceu a Nova Zelândia por 1 a 0, em Lagos, Portugal. Destaque também ficou para a goleira Bárbara, que salvou a equipe em pelo menos três oportunidades. Marta esteve em campo, mas não brilhou.


Marta Brasil x Nova Zelandia Copa Algarve (Foto: EFE)
Marta esteve em campo, mas não marcou na 
vitória por 1 a 0 do Brasil sobre a Nova 
Zelândia (Foto: EFE)


Com a vitória, o Brasil empata em todos os quesitos com a Rússia, que venceu Portugal, também por 1 a 0, na primeira rodada do grupo B. O grupo A é liderado pela Islândia, que derrotou a Seleção Belga por 2 a 1. A Dinamarca é a vice-líder, após passar pelo Canadá por 1 a 0.

A Copa Algarve é um torneio disputado na região sul de Portugal, do dia 2 ao 9 de março. A competição amistosa serve de preparação para a Olimpíada deste ano.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2016/03/brasil-vence-nova-zelandia-por-1-0-na-copa-algarve-de-futebol-feminino.html

Dilma criará tribunal antidoping para evitar descredenciamento, diz Rio 2016



OLIMPÍADAS




Diretor de comunicação do Comitê Organizador dos Jogos afirma que Brasil ficará em conformidade com exigências da Wada antes do dia 18 de março, prazo dado ao país




Por
Lausanne, Suíça




A criação de um tribunal antidoping por decreto presidencial pode ser a saída do Brasil para evitar o descredenciamento junto à Wada, a Agência Mundial Antidoping. Nesta quarta-feira, na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), na Suíça, o diretor de comunicação do Comitê Rio 2016,
Mário Andrada, afirmou que a presidente Dilma Rousseff  publicará um decreto criando o tribunal no dia 15 de março. A publicação seria três dias antes da data-limite estabelecida pela Wada para que o Brasil adeque à sua legislação às conformidades da Agência Mundial Antidoping. As informações
são da Agência Reuters.


Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016/ME)
Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem 
passou por grande reforma (Foto:
 Gabriel Heusi/Brasil2016/ME)


Na última semana, o membro do Comitê Executivo da Wada, Eduardo de Rose afirmou, em entrevista ao GloboEsporte.com, que o Brasil tem tudo para ser descredenciado pela Agência Mundial Antidoping no dia 18 de março. O motivo é uma diferença em relação ao tempo total de trâmite e julgamento dos casos, que não está em conformidade com os padrões da agência internacional, que exige um prazo mais curto - o Brasil permite que os processos durem até 60 dias e a Wada exige que sejam somente 21.


+Wada contesta De Rose e nega que Brasil já esteja descredenciado
+Casos de doping do Rio 2016 serão julgados na Corte Arbitral do Esporte


Uma das soluções mais viáveis para evitar o descredenciamento do país seria a criação de um tribunal único para julgar casos de doping, tirando o tema da alçada dos TJDs e STJDs (tribunais desportivos) das respectivas modalidades. O problema foi que não houve acordo para a criação do tribunal. Em reunião há duas semanas em Brasília, os membros dos atuais tribunais desportivos e confederações se reuniram com Marco Aurélio Klein, secretário nacional da ABCD, e não aceitaram a justificativa de que a criação do tribunal seria uma exigência da Wada.

Se o Brasil perder a conformidade com o Código Mundial Antidopagem da Wada, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) também seria automaticamente descredenciado e não poderia realizar os exames das Olimpíadas do Rio. O local - chamado antigamente de Ladetec e situado nas dependências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - passou por grande reforma nos últimos anos para ficar disponível para o Rio 2016.

Caso o país não tenha o direito de realizar exames antidoping, as amostras deverão ser enviadas a outro país, como ocorreu na Copa do Mundo de 2014, quando os testes aconteceram em Lausanne, na Suíça.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/03/dilma-criara-tribunal-antidoping-para-evitar-descredenciamento-diz-rio-2016.html

Em ano de alerta contra zika, Rio 2016 tem repelente entre produtos oficiais



OLIMPÍADAS



Segundo Comitê, ideia do produto é anterior a proliferação do vírus no país




Por
Rio de Janeiro



A proliferação do vírus da zika no Brasil se tornou uma preocupação também para os Jogos Olímpicos deste ano. Apesar de historicamente a incidência de doenças causadas pelo mosquito transmissor diminuírem a partir de junho, muitos estrangeiros, entre atletas e visitantes, mostraram receio nos últimos meses. Nesta quarta-feira, a reportagem do site ''Máquina do Esporte'' publicou a venda de repelente oficial dos Jogos na loja de produtos licenciados do Rio 2016, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O GloboEsporte.com entrou em contato com a área de produtos licenciados do Comitê Rio 2016, que confirmou que o produto é oficial e chegou ao mercado em fevereiro. No entanto, a ideia surgiu em 2011 e não tem relação com o surto de zika no Brasil e na América do Sul. A entidade reiterou que filtro solar é um produto indispensável no Rio, assim como repelente, já que o Parque Olímpico fica na beira de uma lagoa. O produto faz parte de uma linha que tem filtro solar para rosto e corpo, com diversos fatores. O filtro com repelente é uma das opções. O repelente só chegou ao mercado agora por conta do processo de licenciamento, que começou em maio de 2015 e envolveu produção, venda de mercado e negociações.


Repelente oficial do Rio 2016  (Foto: Divulgação)
Repelente oficial do Rio 2016 
 (Foto: Divulgação)


O Comitê Rio 2016 informou que o produto custa R$35. O consumidor também pode comprar um kit com protetores faciais e corporais por R$65. 


Apesar do receio estrangeiro, o diretor executivo do departamento de emergências em saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS), o médico Bruce Aylward, disse há duas semanas, que o Brasil fará Jogos Olímpicos fantásticos e que no momento em que o evento começar em agosto, o vírus da zika transmitido pelo mosquito "estará em baixa". 


Filtro solar faz parte da linha de produtos oficiais (Foto: Divulgação)
Filtro solar faz parte da linha de produtos 
oficiais (Foto: Divulgação)


FONTE:

Modesto e time se reúnem por fim de mal-estar e discutem dívidas no Santos


Modesto Roma Júnior e jogadores conversaram nesta quarta-feira, no centro de treinamento. Ricardo Oliveira diz que há "vencimentos e premiações" atrasados




Por
Santos, SP



Modesto Roma Júnior, presidente do Santos (Foto: Bruno Giufrida)
Modesto Roma Júnior, presidente do Santos, 
se reuniu com os jogadores nesta quarta-
feira (Foto: Bruno Giufrida)


O presidente Modesto Roma Júnior e os jogadores do Santos se reuniram na manhã desta quarta-feira, no CT Rei Pelé. O assunto: o clima nos bastidores do Peixe e dívidas da diretoria com o elenco.
O encontro serviu também para os dois lados encerrarem um possível de mal-estar.

Em nota enviada à reportagem, o atacante Ricardo Oliveira explicou que o encontro não foi para falar sobre sua permanência na Vila Belmiro após a negociação com o Beijing Guoan.

– A reunião de hoje, com o presidente Modesto Roma Júnior, comissão técnica e jogadores, não foi para tratar sobre mim ou minha permanência no clube após as últimas negociações. A conversa foi para tratar de vencimentos e premiações atrasadas, algo que já é de conhecimento público. Foi uma conversa tranquila, em que todas as partes se manifestaram apenas sobre o assunto pelo qual a reunião foi proposta – disse o jogador e capitão santista.

A dívida da diretoria do Peixe com o elenco não foi revelada, mas é referente a direitos de imagem e premiações prometidas pelo clube.

Explica-se: Ricardo Oliveira recebeu uma proposta do Beijing Guoan, da China, na última semana, para receber R$ 1 milhão por mês. O Alvinegro, porém, não aceitou liberá-lo por 4 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões). O desejo do centroavante de 35 anos era deixar a Vila Belmiro.
Internamente, Ricardo Oliveira prometeu seguir com o mesmo empenho que teve na última temporada, da qual foi artilheiro do futebol brasileiro, com 37 gols. O experiente jogador, porém, não escondeu que gostaria de ter saído, por causa das condições financeiras oferecidas pelo Beijing Guoan.

Na última terça-feira, o meia Lucas Lima concedeu entrevista coletiva no CT Rei Pelé e pediu para que Modesto Roma Júnior valorizasse, com aumento salarial, Ricardo Oliveira e "outros jogadores, que abrem mão de outras coisas (mais dinheiro) para permanecer".

Para esclarecer e encerrar qualquer mal estar, o presidente se reuniu com o elenco nesta quarta-feira e quis saber se havia algum descontentamento. Segundo relatos ouvidos pelo GloboEsporte.com, os jogadores garantiram que o clima no CT é bom e que não há problemas com a diretoria.

Tanto Modesto quanto os atletas deixaram o encontro satisfeitos com o que foi discutido.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/2016/03/caso-ricardo-oliveira-modesto-e-time-se-reunem-para-acabar-com-mal-estar.html

Nem Mercedes, nem Ferrari: Bottas coloca Williams no topo nesta quart



FÓRMULA 1




Companheiro de Felipe Massa lança mão dos pneus supermacios para fazer melhor tempo em mais um dia de pré-temporada da F1. Brasileiros só vão à pista na quinta




Por
Barcelona, Espanha




Nem Mercedes, nem Ferrari. Foi a Williams, com Valtteri Bottas, que terminou na frente nesta quarta-feira de testes válida pela segunda e última semana da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, Espanha. Em uma volta lançada com pneus supermacios na parte da tarde, o companheiro de Felipe Massa anotou 1m23s261, melhor volta do dia. Os brasileiros Massa e Felipe Nasr (Sauber) não foram à pista nesta quarta, mas entram em ação nesta quinta.


Valtteri Bottas lidera dia de testes da Fórmula 1 em Barcelona, Espanha (Foto: AP)
Valtteri Bottas lidera dia de testes da 
Fórmula 1 em Barcelona, Espanha (Foto: AP)


A liderança da Williams, no entanto, não chega a ser um indício de que a escuderia está mais próxima de Mercedes e Ferrari neste ano. Em sua melhor volta, Bottas estava com os pneus supermacios (faixa vermelha), mais lento apenas que os novos ultramacios, não usados por ninguém nesta quarta. O atual campeão Lewis Hamilton, de compostos macios (faixa amarela), andou apenas pela manhã e ficou com o segundo tempo, com 1m23s622. Na parte da tarde, quem assumiu o volante do W07 foi Nico Rosberg. De pneus médios e fazendo simulação de corrida, o alemão não passou do nono lugar, com 1m26s298. Já Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o quarto, com 1m24s611. Vale ressaltar que o tetracampeão usava os pneus médios (faixa branca). A melhor volta da pré-temporada até o momento é de Vettel, na semana passada, 01m22s810, com os ultramacios.

Com o mesmo tipo de compostos usados por Bottas, Kevin Magnussen foi um dos destaques positivos da sessão. De volta à F1, o jovem dinamarquês colocou a Renault em terceiro, com 1m23s933. Jenson Button (1m25s183, de pneus macios) completou o top 5 com sua McLaren. Quem teve a maior quilometragem foi Carlos Sainz Jr., da STR, com 161 voltas.


Sauber com uma roda a menos...

Parceiro de Nasr na Sauber, Marcus Ericsson protagonizou a única bandeira vermelha das oito horas de atividade. Ao que tudo indica, a roda traseira direita do carro saiu, fazendo o sueco parar na brita na saída da curva 4. Tendo completado apenas 52 voltas, Ericsson ficou com o tempo mais alto (1m27s862) entre os que marcaram volta.


Sauber de Marcus Ericsson é levada de volta aos boxes na pré-temporada de Barcelona (Foto: Divulgação)
Sauber de Marcus Ericsson é levada de volta 
aos boxes na pré-temporada de Barcelona 
(Foto: Divulgação)


Isso porque a Haas praticamente não andou nesta quarta. Após encerrar precocemente a atividade do dia anterior devido a problemas no sistema de combustível, a escuderia novata voltou a sofrer problemas. Esteban Gutíerrez deu apenas uma volta de instalação e precisou retornar aos boxes após o time encontrar uma “anomalia nos dados” do carro.

Pilotos e equipes retornam nesta quinta-feira para o penúltimo dia da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona. O campeonato começa com o GP da Austrália, de 18 a 20 de março em Melbourne.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/03/nem-mercedes-nem-ferrari-bottas-coloca-williams-no-topo-nesta-quarta.html

Lição do dia: show de resistência dos carros nesta qua



FÓRMULA 1



Com exceção da Haas que teve problemas, equipes alcançam grande quilometragem no antepenúltimo dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 no circuito catalão




Por
Nice, França




header livio oricchio (Foto: Editoria de Arte)


A exemplo do que ocorreu na última terça-feira e nos quatro primeiros dias dos testes da pré-temporada, semana passada em Barcelona, o resultado final do segundo dia de treinos da última série, realizado nesta quarta-feira, no mesmo Circuito da Catalunha, foi pouco representativo da provável ordem de forças entre as 11 equipes da F1. Valtteri Bottas, por exemplo, com o FW38-Mercedes da Williams, estabeleceu o primeiro tempo, 1min23s261, de pneus supermacios da Pirelli.


Valtteri Bottas lidera dia de testes da Fórmula 1 em Barcelona, Espanha (Foto: Getty Images)
Valtteri Bottas lidera dia de testes da Fórmula 
]1 em Barcelona, Espanha (Foto: Getty Images)


Mas o que mais chamou a atenção nem foram a marca de Bottas e as 164 voltas, sempre em ritmo muito bom, completadas por Lewis Hamilton (73) e Nico Rosberg (91), com o no mínimo confiável modelo W07 Hybrid da Mercedes, mas o proveitoso treino de quase todos os times. “Acumular quilometragem é essencial nessa fase”, diz Pat Symonds, diretor técnico da Williams. Bottas deu 108 voltas no exigente traçado de 4.655 metros, sendo que o GP da Espanha, na mesma pista, tem 66 voltas.


Lewis Hamilton em ação nos de testes da Fórmula 1 em Barcelona (Foto: Divulgação)
Lewis Hamilton em ação nos de testes da 
Fórmula 1 em Barcelona (Foto: Divulgação)


O dinamarquês Kevin Magnussen, 126 voltas com o R16 da Renault. Com os pneus supermacios também fez 1min23s933, terceiro. Sebastian Vettel, 151 voltas com a Ferrari SF16-H, 1min24s611, quarto, de pneus apenas médios. Jenson Button, atestando a evolução do conjunto McLaren MP4/31-Honda, depois da mudança conceitual da unidade motriz, percorreu 121 vezes o exigente traçado de Barcelona, com 1min25s183, quinto, pneus macios.

A lista não para. Daniel Ricciardo completou 135 voltas com o RB12-Tag Heuer (Renault) da RBR, tempo de 1min25s235, sexto, de pneus médios. Carlos Sainz Júnior, 166 voltas com o STR11-Ferrari, 1min25s300, sétimo, médios também. E Sérgio Perez, 128 com o VJM09-Mercedes da Force India, 1min25s593, oitavo, pneus macios.

Este ano é o terceiro do regulamento que estreou em 2014, primeira temporada da tecnologia híbrida. Tantos as escuderias como as quatro construtoras das complexas unidades motrizes, Mercedes, Ferrari, Renault e Honda, já desenvolverem bem seus projetos. A maior prova disso é a impressionante quilometragem que acumulam desde o início dos testes, ratificada nesta quarta-feira.

Além de demonstrar dispor do carro mais rápido, apesar de seus tempos não aparecerem dentre os melhores quase nunca, a Mercedes conseguiu um grau de confiabilidade, ao menos nos treinos, não alcançado ainda na história da F1.


DIA 2 - SEGUNDA SEMANA DE TESTES PRÉ-TEMPORADA - BARCELONA (Foto: GloboEsporte.com)



Carro “inquebrável”

Nos quatro dias de ensaios da semana passada e nos dois últimos, entre Hamilton e Rosberg os alemães percorreram nada menos de 1.011 vezes o Circuito da Catalunha, o que lhe dá 4.706,2 quilômetros de experiência. Quase o dobro da Ferrari com Vettel e Kimi Raikkonen, 576 voltas, 2.681,2 quilômetros.

Ao contrário da semana passada, quando o grupo coordenado por James Allison, diretor técnico da Ferrari, optou por liberar Vettel e Raikkonen com pneus ultramacios para conhecer algumas características do SF16-H, a Mercedes apenas ontem treinou com os pneus macios. Nem mesmo recorreu aos supermacios e a novidade da Pirelli este ano, os ultramacios. Com os macios Rosberg foi 0s207 mais rápido que Bottas com os ultramacios.

Já nesta quarta-feira, Hamilton usou pela primeira vez os macios e fez 1min23s622, segundo tempo, diante de 1mn23s022 de Rosberg ontem. O atual bicampeão, piloto três vezes campeão do mundo, disse sobre esses pneus algo semelhante ao que Felipe Nasr, da Sauber, que hoje apenas assistiu ao companheiro, Marcus Ericsson, treinar, havia dito na semana passada. “Eles induzem reações diferentes no carro. São diferentes dos de 2015.”

E a Sauber, lembrou Nasr, tinha a referência do carro de 2015 com os pneus de 2015 e agora com os deste ano. Hamilton falou nesta quarta-feira: “Eu não me senti à vontade com eles. Preferiria manter os de 2015”. Pelo que Nasr explicou, o carro ficou menos estável, tanto que o conhecimento adquirido em como melhor explorá-los, desenvolvido na semana passada com o monoposto velho, foi transferido para o modelo de 2016, pela primeira vez na pista ontem, com o próprio Nasr.


Ponta de esperança

Pensando no espetáculo, a F1 torce para que Hamilton tenha mais dificuldades em se adaptar aos novos pneus macios que Rosberg. O inglês é um piloto mais completo que o alemão, conforme seus títulos atestam, mas se ele for mais sensível às reações dos novos pneus, não são apenas os médios, mas todos, o confronto entre os companheiros de Mercedes poderá ser mais disputado. Na hipótese de a escuderia alemã contar com um carro mais veloz e resistente que a concorrência, provável, essa competição interna entre Hamilton e Rosberg pode fazer a graça maior do campeonato.

A menor adaptação de Hamilton aos pneus macios pode, no entanto, ser algo localizado e específico para as condições do teste em Barcelona, ou mesmo desta quarta-feira. É pouco provável que um piloto do seu talento permita que essa “perda” de performance se estenda por toda a temporada.

 Nunca é demais lembrar, porém, que Rosberg claramente trouxe para este ano a gana demonstrada no fim do último Mundial, quando não deu chances a Hamilton e venceu as três provas de encerramento, México, Brasil e Emirados Árabes Unidos.


Lewis Hamilton e Nico Rosberg: dobradinha da Mercedes no grid de largada do Japão (Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton e Nico Rosberg: dobradinha 
da Mercedes no grid de largada do Japão 
(Foto: Getty Images)


A Ferrari foi conservadora no segundo dia de treinos da segunda série. Nesta quarta-feira Vettel manteve-se o tempo todo os pneus médios. Deu séries seguidas de voltas, simulando um GP, mas com tempos um pouco piores que os registrados por Rosberg num long run, no mesmo horário. O alemão completou 6 voltas em 1min27s e 4 em 1min28s. Já Vettel foi quase um segundo, na média, mais lento, por volta. Não é um dado conclusivo. Como Vettel permaneceu, na mesma série, mais tempo na pista, 8 voltas, é provável que estivesse um pouco mais pesado.


Sebastian Vettel nos testes da Fórmula 1 em Barcelona (Foto: Divulgação)
Sebastian Vettel nos testes da Fórmula 1 em 
Barcelona (Foto: Divulgação)


Agora, os dois estavam com pneus médios e ao mesmo tempo simulavam um segmento de GP. Esse dado somado aos outros de características parecidas nos dias anteriores começam a formar o desenho do que esperar da luta entre ambos, Mercedes e Ferrari. Nesta quarta-feira o W07 Hybrid mais uma vez sugeriu estar mais rápido em condição de corrida que o SF16-H. E ontem, Raikkonen, com os médios, obteve 1min24s836, enquanto Rosberg, com os macios, 1min23s022.

A diferença de desempenho que os pneus macios, do piloto da Mercedes, permite em relação ao médio, usado pelo da Ferrari, não é de 1 segundo e 814 milésimos como foi registrado. Essa diferença é menor. Na média, deverá ficar na casa de 1 segundo. Esse dado vai ao encontro do que emergiu no último dia de treinos da semana passada, em Barcelona, e tido como certo para muita gente no paddock: neste instante, o que não quer dizer que necessariamente será assim quando o campeonato começar, dia 20 na Austrália, o modelo W07 Hybrid dá mostra de ser, na volta lançada, cerca de 8 décimos de segundo mais rápido.


Fugiu a lógica

Curiosamente nesta quarta-feira o resultado não corroborou a tese. Mas há o atenuante de Hamilton não ter gostado do comportamento do W07 Hybrid com os pneus macios. Ele registrou 1min23s622, enquanto Vettel, com os médios, 1min24s611. Pelo raciocínio de parte importante dos profissionais da F1, com os macios Vettel deveria obter, hoje, algo como 1min23s6, mesma marca da Hamilton. Esse resultado evidencia que há muitos fatores que interferem na definição dos tempos e os raciocínios lineares muitas vezes, pelo menos para voltas lançadas, não levam todos em conta.

Mas como pilotos e engenheiros, de escuderias adversárias, afirmam que a Mercedes está na frente, não há como contestar. Seu universo de análise é bem mais completo que o da imprensa e dos fãs.
Daniel Ricciardo, da RBR, afirmou esperar do seu time algo semelhante ao verificado no fim de 2015 nas primeiras corridas do calendário. “Deveremos estar próximos da Williams e provavelmente Force India. A questão é saber quanto Mercedes e Ferrari vão estar na frente".


Daniel Ricciardo, da RBR, nos testes da F1 em Barcelona (Foto: Divulgação)
Daniel Ricciardo, da RBR, nos testes da F1 
em Barcelona (Foto: Divulgação)


Quem gosta de F1 deve ter gostado de ver Button permanecer na pista o tempo todo, completar nesta quarta-feira 121 voltas, exatamente o que o conjunto McLaren-Honda não fez em 2015. Apesar do avanço da confiabilidade do equipamento, Button disse que será preciso explorar bem os dois dias finais de testes, amanhã com Fernando Alonso e depois, sexta-feira, com ele, a fim de o grupo coordenado por Peter Prodromou encontrar um bom acerto para o chassi, “o que ainda não fizemos, trabalhos com outros objetivos, fazer as coisas funcionarem”.

De qualquer forma, a McLaren encontrou o caminho. Há, agora, perspectiva de crescimento, o que, no ano passado, em nenhum momento foi o caso. Eric Boullier, diretor da equipe, destacou existir, agora, diálogo com o novo diretor da Honda, Yusuke Hasegawa. Não falou, mas claramente está implícito não ter sido o caso com Yasuhisa Arai. Button elogiou a nova versão da unidade motriz japonesa. “Grande salto.”

A vez dos brasileiros

Nesta quinta será o penúltimo dia de testes da pré-temporada. Os dois brasileiros vão para a pista, Felipe Massa com o modelo FW38-Mercedes da Williams e Felipe Nasr com o C35-Ferrari da Sauber. Massa ainda terá a sexta-feira para trabalhar. Já Nasr, depois do teste de amanhã, só acelera o novo carro dia 18 de março, no primeiro treino livre do Circuito Albert Park, em Melbourne.

É de se esperar, portanto, que a Sauber opte em algum momento pelos pneus supermacios, para Nasr e a própria escuderia terem uma noção de como o carro se comporta com pneus de maior aderência. Já Massa poderá fazê-lo no último dia. Amanhã e depois essa estratégia deverá ser repetida por todos os times, exceto a Mercedes que, se não mudar de ideia, não sairá dos médios e macios.


Felipe Nasr e Felipe Massa no paddock do GP da Hungria 2015 (Foto: EFE)
Felipe Nasr e Felipe Massa no paddock do 
GP da Hungria 2015 (Foto: EFE)


Ericsson, que hoje acelerou o C35 da Sauber, e só completou 55 voltas, com 1mins27s487, o 11º, de pneus macios, teve discurso semelhante ao de Nasr, ontem: “O carro gera mais pressão aerodinâmica, freia com maior estabilidade, é mais veloz nas curvas, melhor que anterior em todas as áreas”.

É bom que seja mesmo assim, pois será difícil para a Sauber, ao que parece, manter o mesmo ritmo de Force India e STR, aumentando, dessa forma, o desafio de marcar pontos. A boa notícia é que o C35 sugere ser um monoposto equilibrado e com grande margem de desenvolvimento. Nasr torce para a Sauber poder explorar seu potencial.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/03/licao-do-dia-show-de-resistencia-dos-carros-nesta-quarta-feira-em-barcelona.html

Alix elogia colegas pela adaptação ao Brasil e foca nos playoffs da Superliga


Ponteira norte-americana do Praia completa cinco meses em Uberlândia e diz que está adaptada a tudo. Para ela, time precisa deixar "oscilação" de lado no mata-mata




Por
Uberlândia, MG



Praia Clube, Rio de Janeiro, Jogo da Amizade, amistoso (Foto: Fernando Maia)
Alix se diz adaptada ao voleibol brasileiro e 
mostra amizades com colegas de elenco e 
adversárias (Foto: Fernando Maia)



Há pouco mais de cinco meses no Brasil, a ponteira norte-americana do Praia Clube, Alix Klineman, mostra que está totalmente adaptada ao país e ao vôlei brasileiro. A principal contratação do clube mineiro para temporada é a segunda maior pontuadora da Superliga Feminina, com 314 pontos.

 Adaptada ao esporte local, à cultura, à cidade e ao novo país após quase um semestre, a atleta avaliou positivamente os primeiros meses em Uberlândia e atribuiu isso às colegas de elenco e até às adversárias, que segundo ela a ajudaram a se sentir "mais brasileira", dentro e fora de quadra.

– Eu falei com minha família que agora estou finalmente me sentindo em casa, e não em um país estrangeiro. Estou falando e entendendo mais o português. As meninas têm me ajudado. Estou mais confortável e adaptada. Com relação ao voleibol brasileiro, eu já conhecia, sabia que as equipes são fortes. Sei que os playoffs serão difíceis por causa disso, porque são equipes boas. Mas estou confortável com a nossa equipe e com a comissão técnica também – contou.

Alix, Natália e Gabi, atletas Rio de Janeiro e Praia Clube curtindo folga do Carnaval (Foto: Reprodução/Instagram)Alix (esq.) curtiu o Carnaval no Rio ao lado de amigas Natália e Gabi, do Rio de Janeiro
(Foto: Reprodução/Instagram)


Se o entrosamento e a adaptação estão em dia, Alix tem algumas ponderações sobre o que o time Praia Clube deve melhorar para o mata-mata. Com a vice-liderança da primeira fase da Superliga garantida com uma rodada de antecedência, a ponteira vê que a equipe no geral vai bem, mas pela experiência, ressalta que deve oscilar menos durante os jogos para avançar nos playoffs.

– Eu acho que o grande problema do nosso time é que jogamos uma parte em alto nível e depois deixamos cair. Geralmente, começamos forte e diminuímos o ritmo. O Picinin sempre cobra isso de nós, para mantermos o ritmo constante. Tem vários detalhes nos playoffs que temos que prestar mais atenção, como a cobertura, ajustar pequenas coisas e também evitar essa oscilação – analisou.
O próximo desafio do Praia Clube será nesta sexta-feira, contra o Rio do Sul, às 21h30, fora de casa, pela última rodada do returno. A equipe viajou nesta quarta e se prepara para fechar a primeira fase.


Alix Klineman, Pri Daroit, Malu, Ju Carrijo, Michelle e Natasha Praia Clube (Foto: Reprodução/Instagram)
Companheiras de time ajudam norte-americana 
a se sentir em casa em Uberlândia 
(Foto: Reprodução/Instagram)


FONTE:

Com humor, Claudinha supera lesão e combina proteção e esmalte no Praia


Recuperada de cirurgia no dedo, levantadora do Praia Clube ainda usa bandagem por precaução. Para não descuidar do visual, jogadora combina cores para os jogos




Por
Uberlândia, MG



Claudinha levantadora Praia Clube Vôlei Uberlândia contra o Rio de Janeiro Copa Brasil (Foto: CBV/Divulgação)
Claudinha tenta combinar bandagem com cor 
do esmalte sempre que possível 
(Foto: CBV/Divulgação)


A hora de escolher o esmalte da semana pode ser tarefa difícil. Vai do gosto pessoal ao estado de espírito, sem deixar de lado a moda e as tendências. No caso da levantadora do Praia Clube na Superliga Feminina, Claudinha, essa escolha depende também de outros fatores: do uniforme de jogo, do esmalte que tem em mente e de um "adereço" que ganhou depois de uma lesão do dedo médio da mão esquerda, sofrida ainda no começo da temporada 2015/16.

Claudinha levantadora Praia Clube (Foto: Lucas Papel)Levantadora optou pelo tom vermelho diante do Sesi-SP (Foto: Lucas Papel)


O adorno em questão é uma bandagem feita com esparadrapo, finalizado com fita Kinésio, conhecida no ramo esportivo por auxiliar o tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos, mesmo sem comprovação científica. A segunda melhor levantadora em eficiência da Superliga leva em conta o contexto da partida antes de se decidir. Além de pensar no que está em jogo em quadra, Claudinha prefere uma cor de esmalte que combine com a fita e com o uniforme. Uma maneira positiva de lidar com um infortúnio de uma lesão.

– O dedo está ótimo. Essa bandagem é mais por confiança mesmo, por isso ainda uso. Eu procuro combinar a fita Kinésio com a cor do esmalte. Depende do dia, a gente vê o uniforme, eu faço a unha e o pessoal traz o Kinésio. Nem sempre tem todas as cores. Mas já venho pensando em uma cor para combinar – disse bem-humorada.


Claudinha levantadora Praia Clube Vôlei Uberlândia contra o Minas Superliga (Foto: CBV/Divulgação)
São raras as vezes em que Claudinha não 
usa a mesma cor do esmalte e da fita 
(Foto: CBV/Divulgação)


LESÃO NO DEDO

Claudinha sofreu um deslocamento de um osso do dedo médio da mão esquerda após um bloqueio na partida contra o Brasília, na segunda rodada do primeiro turno da Superliga, e jogou mais sete rodadas com uma proteção. No dia 10 de dezembro, a levantadora passou por um procedimento cirúrgico e voltou ao time no dia 8 de janeiro deste ano, contra o mesmo Brasília.


Claudinha levantadora Praia Clube (Foto: Lucas Papel)
Durante os treinos, Claudinha usa apenas o 
esparadrapo no dedo (Foto: Lucas Papel)


FONTE:

Osasco bate Araraquara em noite de parceria e vitória do vôlei brasileiro


Equipe do interior paulista, dirigida pela técnica Sandra Mara, perde por 2 sets a 1, mas ganha novo patrocinador para o restante da Superliga B




Por
Araraquara, SP



A vitória do Osasco sobre Araraquara por 2 sets a 1 no amistoso realizado nesta terça-feira, no Gigantão, perdeu em importância diante da parceria anunciada entre as duas equipes do vôlei feminino.

Em crise financeira, o time de Araraquara, com ameaças de fechar as portas, foi contemplada com o anúncio de um novo patrocinador para a disputa da Superliga B, o mesmo que investe na equipe de Osasco.


Dani Lins, levantadora do Osasco (Foto: João Pires/Fotojump)
Dani Lins, estrela do Osasco, em 
amistoso de vitória do vôlei 
brasileiro (Foto: João 
Pires/Fotojump)


O acordo, selado antes do jogo entre os dois times, foi celebrado pela técnica araraquarense Sandra Mara, uma das idealizadoras do projeto.

- Hoje foi uma vitória do vôlei brasileiro. Ainda estamos comemorando essa união que veio nos salvar em um momento muito difícil da nossa caminhada. Ganhamos uma vida quando estávamos morrendo e devemos essa parceria ao Luizomar (técnico do Osasco), uma pessoa que se sensibilizou e não pensou só em resultado de quadra, mas em ajudar nosso projeto e o vôlei - declarou.

Do outro lado da quadra, mas no mesmo time, Luizomar lembrou que a técnica de Araraquara precisava de um apoio para que seu suor ficasse apenas focado nas meninas.

- A Sandra Mara não estava tendo a estrutura que necessita para desenvolver o talento dessas meninas. Por isso, espero que neste mês consiga coloca a cabeça 100% dentro de quadra e alcance seus objetivos - comentou.

Para o Osasco, além de ganhar uma co-irmã, em quadra uma partida para dar ritmo durante um período sem jogos pela Superliga - a última partida havia sido no dia 20 de fevereiro. [

- Tivemos uma pausa na Superliga e essa partida foi importante porque tivemos pela frente um adversário, com arbitragem, torcida e boas disputas. Essas situações de jogo mexem com o emocional das jogadoras e são coisas que não conseguimos reproduzir nos treinamentos - finalizou o treinador. O Osasco volta à quadra nesta sexta-feira contra o Rio de Janeiro.

Araraquara x Osasco (Foto: João Pires/Fotojump)
Araraquara ganha parceria com Osasco 
para disputa da Superliga B (Foto: 
João Pires/Fotojump)


FONTE:

Com Ramirez e Ju Costa, Praia fecha delegação para último jogo do returno


Recuperadas de lesão, oposta e ponteira viajam com grupo para SC. Para Picinin, escalação das atletas depende do cenário do jogo em Rio do Sul pela Superliga




Por
Uberlândia, MG




Treino Praia Clube Ju Costa (Foto: Lucas Papel)Ponteira Ju Costa treinou nesta terça-feira
(Foto: Lucas Papel)


O Praia Clube fez nesta terça-feira, na Arena Praia, seu último treino em Uberlândia antes de seguir viagem para enfrentar o Rio do Sul, pela última rodada do returno e fim da primeira fase da Superliga. Com a segunda colocação garantida com uma rodada de antecedência, o técnico Ricardo Picinin aproveitou os treinos para já pensar nos playoffs. Para isso, quer usar o compromisso na próxima sexta-feira, às 21h30, em Rio do Sul, para deixar a equipe pronta para o mata-mata e dar ritmo às atletas que voltam de lesão: a oposta Daymi Ramirez e a ponteira Ju Costa.

– A gente tem o retorno de algumas jogadoras importantes, que voltaram a treinar com bola nessa semana. Vamos ver a possibilidade delas jogarem pelo menos um pouco. Isso vai de acordo como o jogo estiver. Talvez entrar na inversão, colocar em quadra, para elas sentirem a adrenalina do jogo. A Ju Costa já está treinando, a Daymi voltou a saltar hoje. O tanto que vai jogar não temos determinados ainda – explicou.

Treino Praia Clube Daymi Ramirez (Foto: Lucas Papel)Picinin não detalha quanto tempo jogadoras ficarão em quadra 
(Foto: Lucas Papel)


As semanas mais longas de treinamentos também ajudaram o técnico de outra forma. Sem escolher o adversário da próxima fase, o treinador garantiu que as últimas atividades têm servido para ajustes finais da equipe, preparando para a próxima fase.

– A gente usou a semana passada e essa para evoluir alguns quesitos da nossa equipe, o adversário ainda não é nosso foco. O nosso objetivo é lapidar a equipe ao máximo e deixar o time voando para os playoffs – finalizou.

O time do Praia viaja nesta quarta-feira pela manhã e faz academia no período da tarde, em Rio do Sul. Na quinta, mais trabalho na academia, estudo dos vídeos do adversário e treino em quadra. Por fim, fecha a preparação na sexta-feira pela manhã.

Treino Praia Clube  Uberlândia (Foto: Lucas Papel)
Técnico usou semanas de treinos para lapidar 
time para o mata-mata (Foto: Lucas Papel)


FONTE: