segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Com vice em Quito, Bellucci vai a 30º no ranking; Feijão ganha 11 posições


Após sofrer derrota para Victor Estrella Burgos na decisão, número 1 do Brasil deixa de subir a 28ª colocação, mas tem chance de somar pontos nas próximas semanas




Por
Rio de Janeiro



Thomaz Bellucci Aberto da Austrália (Foto: AFP)Thomaz Bellucci subiu cinco posições no ranking com o vice-campeonato em Quito (Foto: AFP)


Apesar da derrota para o dominicano Victor Estrella Burgos na decisão do ATP de Quito, neste domingo, Thomaz Bellucci teve ao menos um motivo para comemorar. Com a campanha, o brasileiro ganhou cinco posições no ranking e aparece em 30º lugar na divulgação desta segunda. Caso tivesse sido campeão, ele ainda ganharia outras duas posições, indo a 28º, o que significaria sua melhor classificação desde junho de 2011.

A nova posição no ranking foi importante para, possivelmente, colocar Bellucci como cabeça de chave no Rio Open. Isso porque, agora, ele está à frente de Alexandr Dolgopolov (31º) e, como o sorteio é baseado no ranking desta semana, ele seria o oitavo jogador melhor classificado. Desta forma, o paulista evita um confronto precoce com os favoritos, a exemplo do que aconteceu na última edição, quando enfrentou Rafael Nadal logo na estreia. Bellucci só não seria cabeça de chave caso surja um convidado de última hora da organização do torneio e que esteja com ranking melhor que o brasileiro.

Como foi eliminado logo na estreia do Rio Open e do Brasil Open em 2015, Bellucci terá boas chances de somar ainda mais pontos nas próximas semanas e ganhar posições importantes no ranking da ATP. O brasileiro, que não terá jogos nesta semana, volta no torneio do Rio de Janeiro, a partir do dia 15 de fevereiro, e atua em São Paulo, a partir de 22 de fevereiro.

Outro brasileiro que atuou em Quito, João Souza foi outro a conquistar pontos importantes no ranking. Feijão furou o qualifying e parou na segunda rodada, quando foi superado por Feliciano López. A campanha foi suficiente para superar 2015, quando tinha sido eliminado logo na estreia da chave principal. Assim, ele subiu de 154º para 143º e reassumiu o posto de terceiro brasileiro melhor ranqueado, atrás de Rogério Dutra Silva (113º) e Thomaz Bellucci (30º). Dentro do top 200, André Ghem (155º) e Guilherme Clezar (171º) completam a lista de brasileiros.

Entre os 16 primeiros colocados do ranking da ATP, não houve alterações, já que boa parte dos tenistas se ausentaram dos torneios na última semana. A partir desta segunda-feira, no entanto, nomes importantes como Rafael Nadal, David Ferrer, Jo-Wilfried Tsonga


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/02/com-vice-em-quito-bellucci-vai-30-no-ranking-feijao-ganha-11-posicoes.html

Sharapova não entra em quadra e vê Rússia ser eliminada na Fed Cup


TÊNIS INTERNACIONAL


Em recuperação de lesão, russa atuaria nas duplas, mas ficou fora após Holanda garantir vitória em Moscou. Mesmo sem jogar, tenista está qualificada para Rio 2016




Por
Moscou




A russa Maria Sharapova estava presente neste fim de semana em Moscou, para o duelo de quartas de final do Grupo Mundial I da Fed Cup, contra a Holanda. Porém, acabou nem entrando em quadra. Escalada para atuar somente nas duplas ao lado de Darya Kasatkina, a atual número 6 do mundo foi poupada (Ekaterina Makarova entrou em seu lugar) depois que as holandesas ganharam as três primeiras partidas, garantindo a classificação para as semifinais. O placar final foi de 3 a 1 para as visitantes.

Maria Sharapova, Rússia x Holanda, Fed Cup (Foto: AFP)
Sharapova viu de fora da quadra a derrota 
da Rússia para a Holanda nas quartas de 
final da Fed Cup (Foto: AFP)


A participação de Sharapova no confronto envolvia muito mais que espírito de equipe. Era também para cumprir um requisito para estar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. De acordo com as regras de classificação para as Olimpíadas do Rio, uma tenista precisa fazer parte da equipe nacional em três confrontos da Fed Cup durante o ciclo olímpico (entre o fim de Londres 2012 e o início do Rio 2016), sendo pelo menos um obrigatoriamente em 2015 ou 2016. Essa foi a terceira participação de Sharapova no período. O confronto valeu para a contagem devido ao fato dela estar na equipe e presente no local das partidas.

No entanto, as regras também falam que a jogadora precisa estar "em conformidade" com a entidade que rege a modalidade a nível nacional. No fim de janeiro, o presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Tarpischev, havia ameaçado tirar Sharapova do Rio 2016 caso ela não disputasse o confronto com a Holanda. A tenista alegara precisar de descanso para curar uma lesão no antebraço, mas cedera às exigências do dirigente.


Corrida olímpica: confira os critérios de classificação para o Rio 2016


As semifinais da Fed Cup serão disputadas nos dias 16 e 17 de abril. A Holanda joga fora de casa contra a França, que bateu a Itália por 4 a 1. A Suíça, que superou a Alemanha por 3 a 2, recebe a República Tcheca, que derrotou a Romênia pelo mesmo placar. À Rússia resta esperar o sorteio da repescagem do Grupo Mundial I e tentar manter o posto na elite da competição para o ano que vem.


RESULTADOS DAS QUARTAS DE FINAL

Rússia 1 x 3 Holanda, em Moscou
Ekaterina Makarova (RUS) 0 x 2 Kiki Bertens (HOL) - 6/3 e 6/4
Svetlana Kuznetsova (RUS) 1 x 2 Richel Hogenkamp (HOL) - 7/6(4), 5/7 e 10/8
Svetlana Kuznetsova (RUS) 0 x 2 Kiki Bertens (HOL) - 6/1 e 6/4
Ekaterina Makarova (RUS) x Richel Hogenkamp (HOL) - não disputado
Darya Kasatkina/Ekaterina Makarova (RUS) 2 x 0 Cindy Burger/Arantza Rus (HOL) - 6/0 e 6/2


França 4 x 1 Itália, em Marselha
Kristina Mladenovic (FRA) 1 x 2 Camila Giorgi (ITA) - 1/6, 6/4 e 6/1
Caroline Garcia (FRA) 2 x 0 Sara Errani (ITA) - 6/3 e 7/5
Kristina Mladenovic (FRA) 2 x 0 Sara Errani (ITA) - 7/6(4) e 6/1
Caroline Garcia (FRA) 2 x 0 Camila Giorgi (ITA) - 6/3 e 6/4
Caroline Garcia/Kristina Mladenovic (FRA) 2 x 0 Martina Caregaro/Sara Errani (ITA) - 6/0 e 6/1


Alemanha 2 x 3 Suíça, em Leipzig
Andrea Petkovic (ALE) 0 x 2 Belinda Bencic (SUI) - 6/3 e 6/4
Angelique Kerber (ALE) 2 x 0 Timea Bacsinszky (SUI) - 6/1 e 6/3
Angelique Kerber (ALE) 0 x 2 Belinda Bencic (SUI) - 7/6(4) e 6/3
Annika Beck (ALE) 2 x 0 Timea Bacsinszky (SUI) - 7/5 e 6/4
Anna-Lena Groenefeld/Andrea Petkovic (ALE) 0 x 2 Martina Hingis/Belinda Bencic (SUI) - 6/3 e 6/2


Romênia 2 x 3 República Tcheca, em Cluj-Napoca
Simona Halep (ROM) 1 x 2 Karolina Pliskova (TCH) - 6/7(4), 6/4 e 6/2
Monica Niculescu (ROM) 2 x 0 Petra Kvitova (TCH) - 6/3 e 6/4
Simona Halep (ROM) 2 x 1 Petra Kvitova (TCH) - 6/4, 3/6 e 6/3
Monica Niculescu (ROM) 1 x 2 Karolina Pliskova (TCH) - 6/4, 4/6 e 6/3
Andreea Mitu/Raluca Olaru (ROM) 0 x 2 Karolina Pliskova/Barbora Strycova (TCH) - 6/2 e 6/3


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/02/sharapova-nao-entra-em-quadra-e-ve-russia-ser-eliminada-na-fed-cup.html

Quadra central do Aberto do Rio receberá nome de Gustavo Kuerten


TÊNIS


Placa em homenagem a ídolo do tênis brasileiro será fixada no primeiro dia do torneio




Por
Rio de Janeiro



A organização do Aberto do Rio anunciou, nesta segunda-feira, que a quadra central do complexo montado no Jockey Club Brasileiro, na Zona Sul do Rio de Janeiro, será batizada de "Guga Kuerten". A homenagem ao maior ídolo do tênis brasileiro será feita em 15 de fevereiro, primeiro dia de disputas da chave principal. Uma placa será entregue ao próprio ex-tenista e fixada na quadra para sempre.

Tenis - Rio Open - Nadal - Homenagem Guga Kuerten (Foto: Matheus Tiburcio)
Das mãos de Nadal, Guga recebeu homenagem 
do Rio Open na edição inaugural do
 torneio, em 2014 (Foto: Fotojump)


Essa não é a primeira homenagem feita pelo Aberto do Rio ao ex-número 1 do mundo. Na edição inaugural do torneio, em 2014, Guga assistiu a um vídeo com momentos históricos de sua carreira, chegou a se deitar no saibro dentro de um coração feito por dois boleiros (referência ao gesto do tri de Roland Garros) e recebeu uma placa das mãos do espanhol Rafael Nadal.

De acordo com a organização do Aberto do Rio, Guga estará presente no Jockey durante toda a semana de competição. Ele vai prestigiar nomes de peso como Nadal (campeão em 2014), o espanhol David Ferrer, o francês Jo-Wilfried Tsonga, o americano John Isner e o italiano Fabio Fognini (atual campeão). Também estarão em ação os principais tenistas brasileiros, como Thomaz Bellucci, Teliana Pereira, Marcelo Melo (atual número 1 do mundo nas duplas) e Bruno Soares (atual campeão do Aberto da Austrália).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/02/quadra-central-do-aberto-do-rio-recebera-nome-de-gustavo-kuerten.html

Com fama de artilheiro, Bolaños é recebido com festa por gremistas


Principal reforço para a Libertadores, atacante equatoriano desembarcou às 15h17 desta segunda-feira em Porto Alegre e foi ovacionado pela torcida tricolor




Por
Porto Alegre



(OBS. DO BLOIG:
PARA ASSISTIR O VÍDEO CLIC
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXO)



Miller Bolaños sequer precisou estrear com a camisa do Grêmio para experimentar o carinho e o fervor da torcida de seu novo clube. Bastou, na verdade, pisar em Porto Alegre para ganhar status de ídolo. Quinto e principal reforço do Tricolor para a Liberadores de 2016, o equatoriano desembarcou em solo gaúcho na tarde desta segunda-feira, com direito a festa e recepção calorosa dos gremistas no Aeroporto Salgado Filho. Com fama de artilheiro, chega para ser o goleador que faltou ao time no ano passado e que permite ao torcedor sonhar com títulos em 2016.

Cerca de 130 torcedores se reuniram desde o início da tarde no saguão do aeroporto. Com faixas, entoavam os tradicionais cânticos da torcida na Arena e também o nome do reforço: "Bolaños!, Bolaños!". Após a informação de que o desembarque ocorreria no antigo terminal, o grupo de torcedores se deslocou até o local e ficou aguardando a chegada do novo reforço.


"Amigos" e jatinho: os bastidores da contrataçãoBolanõs: artilharia e polivalência como marcas


O jato da Embraer que trouxe o jogador pousou em Porto Alegre às 15h17. Em seguida, Bolaño foi direto ao encontro da torcida. Separado pelo portão do terminal, deu autógrafos em camisetas do Grêmio e falou rapidamente com a imprensa. Disse que não esperava a recepção da torcida e que quer retribuir o carinho com títulos:

– Foi uma recepção muito importante, de uma equipe grande no Brasil. Vou dar o meu melhor para conquistar títulos – declarou.

Bolanõs chegada Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
Bolanõs é o principal reforço do Grêmio para 
a Libertadores (Foto: Eduardo Deconto
/GloboEsporte.com)


Após o breve contato com os torcedores, o jogador entrou na van do clube e foi direto para o CT Luiz Carvalho almoçar. Ainda nesta segunda, ele deve realizar exames médicos no CT e na terça cumprir alguns trâmites burocráticos para sua regularização no país. A apresentação oficial deve ocorrer na quarta-feira, em cerimônia na Arena.


Atacante assina contrato de três anos
O atacante de 25 anos deixou Guayaquil na tarde de domingo e passou a noite em Manaus, de onde embarcou rumo à capital gaúcha, em jatinho particular, pela manhã. Chegou acompanhado do diretor executivo Rui Costa, do advogado do Grêmio Gabriel Vieira e de seu empresário, José Chamorro.

 Na chegada, o executivo de futebol gremista também foi celebrado pela torcida
A comitiva gremista rumou ao Equador na aeronave para acertar os últimos detalhes com o Emelec e firmar o contrato com o atleta, com vínculo por três temporadas. Com aporte de "amigos" investidores, o Tricolor venceu a concorrência do Leon, do México, do Changchun  Yatai, da China, e de rivais brasileiros para fechar com o novo reforço. O clube despendeu cerca de US$ 5 milhões (R$ 19,4 milhões), diluídos em 24 parcelas, por 70% dos direitos do jogador. Os demais 30% seguem com os equatorianos.

Bolaños chega ao Tricolor respaldado por um 2015 recheado de gols. Pelo Emelec, o atacante balançou as redes por 36 vezes em 47 jogos – seis dos tentos foram anotados na Libertadores. O faro artilheiro rendeu o apelido de “Killer” (matador) e o status de principal jogador do Equador. Mas o atacante também tem a polivalência como principal característica: atua em todas as posições do ataque e também na armação.

Torcida Grêmio Bolaños (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
Torcida gremista acena para o jogador na saída 
do aeroporto (Foto: Eduardo 
Deconto/GloboEsporte.com)


Formado nas categorias de base do Barcelona-EQU, o atacante despontou para o futebol profissional em 2009, lançado pelo LDU – atual adversário do Grêmio na fase de grupos da Libertadores. Após um período emprestado ao Chivas-EUA, foi contratado pelo Emelec em 2013. Em 153 jogos como profissional, anotou 57 tentos, o que dá uma média de 0,37 por jogo. Foi autor de 25 gols no último campeonato equatoriano.

Com a contratação de Bolaños, o Grêmio fecha o grupo para a primeira fase da Libertadores. O clube contratou também o atacante Henrique Almeida, o lateral Wallace Oliveira e os zagueiros Kadu e Fred. Agora, a direção corre para inscrever o equatoriano na Libertadores. O prazo é curto, já que a lista precisa ser entregue até o dia 15, dois dias antes da estreia contra o Toluca, e há o feriadão de carnaval no meio do caminho.

Torcida Grêmio Aeroporto Bolaños (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
Torcida gremista foi cedo ao aeroporto esperar 
o atacante equatoriano (Foto: Eduardo 
Deconto/GloboEsporte.com)


Confira as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/02/bolanos-chega-ao-gremio-com-status-de-idolo-e-e-recebido-pela-torcida.html

Catar revela gastos iniciais de R$ 117 bilhões para receber a Copa de 2022


Número divulgado nesta segunda inclui estádios e centros de treinamento. Valor chega a ser 14 vezes maior que Mundial disputado no Brasil em 2014




Por
Doha, Catar




Hassan Abdullah Al-Thawadi, secretário-geral do Comitê Organizador Local da Copa de 2022 (Foto: Thiago Dias)Al-Thawadi, secretário-geral do Comitê Organizador da Copa de 2022 (Foto: Thiago Dias)


Em dezembro de 2014, o governo brasileiro anunciou o valor total investido em obras para a Copa do Mundo no país, incluindo dados desde construções dos estádios a reformas de aeroportos e investimento em segurança pública: R$ 27,1 bilhões. Nesta segunda-feira, o Catar revelou quanto pretende gastar somente com instalações esportivas (como arenas e centros de treinamento) para o torneio em 2022: US$ 30 bilhões (R$ 117 bilhões na cotação atual). 

A revelação foi feita pelo secretário-geral do Comitê Organizador Local do Mundial no Catar, Hassan Abdullah Al-Thawadi, durante entrevista coletiva no congresso da Associação Internacional de Jornalismo Esportivo, em Doha. Segundo Al-Thawadi, a conta inclui os oito estádios previstos - 
unindo a isso ruas de acesso e estrutura ao redor do local -, 64 centros de treinamento, hotéis para concentrar atletas e o IBC (centro de imprensa internacional), mas não leva em consideração outras obras de infraestrutura do país, como as de mobilidade urbana ou reforma de aeroportos. 

De acordo com os números consolidados da Matriz de Responsabilidades, divulgados pelo Ministério do Esporte brasileiro, somente as 12 arenas de 2014 custaram R$ 8,333 bilhões (sendo que R$ 3,815 bilhões saíram dos cofres do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES - como empréstimo para as obras). Se a comparação for direta com os números divulgados pelo Catar, o valor as instalações esportivas em 2022 chega a ser 14 vezes maior que o Mundial no Brasil.
 
- São US$ 30 bilhões em relação a equipamentos de competição, como estádios, centros de treinamento, IBC... Há mais custos indiretos relacionados à Copa, mas esse valor eu não tenho. Sobre redução de custos depois do planejamento oficial, temos tentado diminuir sempre de acordo com as assinaturas de contrato. Estamos buscando o melhor custo-benefício para entregar a estrutura necessária para o campeonato – disse Al-Thawadi.

Imagem do Khalifa Stadium exibida durante apresentação da Copa de 2022 em Doha (Foto: Thiago Dias)
Imagem do Khalifa Stadium exibida durante 
apresentação da Copa de 2022 em Doha 
(Foto: Thiago Dias)


A população do Catar é de cerca de 2 milhões de pessoas. Atualmente, a estrela da liga do país é o espanhol Xavi, ex-Barcelona. Nomes como Romário, Batistuta, Guardiola e Raúl já passaram pelo campeonato, mas o futebol local não goza de muito prestígio com os torcedores: a média de público não chega a 5 mil pessoas por jogo. Até o momento, a Fifa ainda não definiu quantos estádios serão usados no Mundial de 2022. O Catar trabalha com a hipótese de serem oito arenas, todas já sendo construídas ou reformadas. Ainda neste ano, o comitê organizador promete entregar o Khalifa Stadium, com capacidade para 40 mil torcedores. Em 2018, há o planejamento de mais dois prontos: Al Wakrah (40 mil) e Al Bayt (60 mil). Três deverão ser terminados em 2019: Qatar Foundation (40 mil), Al Rayyan (40 mil) e Ras Bu Abboud (40 mil). A promessa catari é finalizar os dois últimos, Al Thumana (40 mil) e Lusail (80 mil), em 2020. Todos terão a capacidade reduzida após a competição da Fifa. O Lusail foi o único com valor acima do gasto com o Maracanã. Os demais terão preços iguais às arenas brasileiras.


Tabela dos estádios da Copa de 2022 (Foto: Arte GloboEsporte.com)Estádios da Copa de 2022 (Foto: Arte GloboEsporte.com)


- Estamos dentro do cronograma. Os projetos estão sendo entregues, não há atrasos significantes – afirmou o secretário-geral.

Al-Thawadi explicou que o estádio Al Rayyan, por exemplo, já existia, mas que o comitê decidiu demoli-lo e construir um novo pois esta opção ficaria mais barata do que modernizar a arena antiga.
- Aproveitamos 90% do que sobrou da demolição em outras obras no país. Os 10% restantes nós demos para artistas fabricarem esculturas em homenagem à Copa, dando valor à sustentabilidade – contou Al-Thawadi.

Recentemente, o Catar tem se especializado em receber grandes competições internacionais. No ano passado, o país sediou o Mundial de Handebol, por exemplo. Antes da Copa de 2022, ainda estão previstos torneios mundiais de ciclismo e vôlei em 2016, de ginástica artística em 2018 e de atletismo em 2019.

Maquete do estádio Qatar Foundation, que ficará pronto em 2019 (Foto: Thiago Dias)Maquete do estádio Qatar Foundation, que ficará pronto em 2019 (Foto: Thiago Dias)


- O apoio governamental ao movimento esportivo é representado pelo Ministério da Cultura e do Esporte, junto de organismos que apoiam esse movimento. Isso significa que o Catar seguirá recebendo campeonatos que têm como objetivo ter êxito não só na organização, mas também nos resultados. Isso demonstra que o Catar é capaz de estar no mesmo nível de competência dos grandes países do mundo na hora de abrigar um torneio de nível internacional – disse o secretário-geral do Comitê Olímpico do Catar, Thani Al Kuwari.

Entre as obras de infraestrutura que o país tem feito para abrigar competições – e que não entraram na conta da Copa de 2022 divulgada nesta segunda -, está o novo metrô do país. Ainda em construção, o projeto prevê 215 quilômetros de trilhos e 1


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2016/02/catar-revela-gastos-iniciais-de-r-117-bilhoes-para-receber-copa-de-2022.html

Zagueiro francês do Chelsea tem lesão confirmada e está fora da temporada


FUTEBOL INGLÊS



Kurt Zouma machucou o joelho no empate com United e também deve perder a Euro




Por
Londres



O Chelsea confirmou nesta segunda-feira a gravidade da lesão no joelho direito de Kurt Zouma. O zagueiro francês terá de se ausentar por seis meses depois de ter machucado o ligamento anterior cruzado e, por consequência, está fora da temporada.

Zouma ainda deve perder a Eurocopa – ele participou de amistosos da seleção francesa no fim de 2015 e estava cotado para ser um dos defensores convocados pelo técnico Didier Deschamps. O camisa 5 será operado nas próximas 48 horas.

Zouma se lesionou no empate entre Chelsea e Manchester United, por 1 a 1, no último domingo, pelo Campeonato Inglês. Ele subiu para cabecear uma bola e, ao pisar no chão, viu o seu joelho fazer um movimento para trás.

Kurt Zouma sofre lesão durante jogo do Chelsea contra o United (Foto: Ian Kington / AFP)
Zouma no momento em que sofre a lesão 
no joelho direito (Foto: Ian Kington / AFP)



Zouma Chelsea Manchester United (Foto: Reuters)
Francês é consolado por Juan Mata logo 
após cair no chão (Foto: Reuters)


FONTE:

Zagueiro nega ter descartado Barça: "Primeiro a oferta tem que existir"


FUTEBOL ESPANHOL


Aymeric Laporte diz que proposta deve ser apresentada ao Athletic Bilbao



Por
Bilbao, Espanha



O zagueiro francês Aymeric Laporte negou ter descartado o Barcelona como possibilidade para seu futuro profissional. O jogador do Athletic Bilbao afirmou que suas declarações ao canal “Telefoot” foram deturpadas e condicionou uma ida para o gigante espanhol à existência de uma proposta.

- Em nenhum momento manifestei as declarações que foram publicadas em diferentes veículos. A única coisa que disse é que para me pronunciar sobre uma oferta, primeiro ela tem que existir e depois deve ser analisada. Em meu caso, adicionalmente, se dá a circunstância que deve ser apresentada ao meu clube em Ibaigane (sede do Athletic) – disse ao jornal “AS”.

Recentemente, Laporte renovou o seu contrato com o Athletic até julho de 2019, elevando a multa rescisória para € 50 milhões (R$ 216 milhões). De acordo com o site "Goal", o zagueiro já teria uma proposta inicial do Barcelona e outra do Manchester United. Na atual temporada, o Athletic Bilbao ocupa a sexta colocação no Campeonato Espanhol, com 35 pontos. O Barcelona lidera a competição, com 54.

Aymeric Laporte Athletic Bilbao Barcelona (Foto: AP)
Aymeric Laporte tenta desarmar Neymar 
durante o jogo entre Athletic Bilbao e 
Barcelona (Foto: AP)


FONTE:

Exemplo aos 36 e sem refrigerante, Renato defende álcool no futebol


Volante do Santos é um dos jogadores com menor índice de gordura no corpo. Com alimentação regrada, ele ainda quer perder peso em 2016




Por
Santos, SP




Tradicionalmente conhecido por revelar craques para o futebol mundial, como Neymar e Robinho, o Santos também é famoso por aliar experiência à juventude. No atual elenco, comandado pelo técnico Dorival Júnior, não é diferente: ao lado de Gabriel e Lucas Lima, estão Ricardo Oliveira, Elano, David Braz e Renato, um dos mais exemplares atletas do time.

No Brasil falam que jogador não pode beber. No Sevilla, quando cheguei, davam vinho até no dia do jogo"
Renato, volante do Santos

Aos 36 anos, o volante é uma das referências da equipe para os mais novos. Diariamente, quando os santistas treinam pela manhã no CT Rei Pelé, Renato chega mais cedo, toma café (gosta de comer frutas e pão e de tomar suco) e vai à academia para trabalhos preventivos antes do treinamento.

Durante a pré-temporada, o experiente jogador estava com apenas 10,5% de gordura no corpo – número considerado baixo para alguém de sua idade. Mesmo assim, ele ainda quer derrubá-lo para cerca de 9% e se igualar a outros atletas mais jovens. Apesar de toda a disciplina e as regras do dia a dia, Renato não se priva das vontades que tem e defende até álcool a jogadores de futebol.

 
Mosaico Renato, Santos (Foto: Editoria de arte)


– Pode (tomar bebida alcoólica). Sempre falei que pode. No Brasil falam que jogador não pode beber.
No Sevilla, quando cheguei, davam vinho até no dia do jogo. Claro que não íamos tomar uma taça inteira, mas liberavam cerveja, também, quando jogávamos fora de casa, uma ou duas. É o pensamento. O profissional tem de ter essa personalidade e se controlar. Sabemos que não podemos beber todo dia, porque vamos ser prejudicados. No fim de semana, com a família, pode, sim, tomar um vinho, mas sem exagero – garante Renato.

Muito disciplinado no dia a dia, o volante, que não gosta de ingerir açúcar, passa longe do refrigerante e de lanches de redes fast-food. Há cerca de quatro anos, Renato fez uma promessa para se livrar das bebidas com gás e nunca mais tomou novamente. Ele acredita, inclusive, que esse seja um dos segredos para a atual forma física.

– Parei de tomar refrigerante por causa de uma promessa que fiz para o meu filho se recuperar de uma pneumonia grave. Fiquei um ano sem tomar. E ele melhorou. Eu me sentia muito bem e acabei levando isso para os outros anos. Não sinto falta – completou.

Enquanto tenta ajudar o Santos dentro de campo, Renato aconselha os mais jovens a manterem a disciplina para chegarem aos 36 na mesma forma física que ele.

– Tem de se cuidar. Principalmente nós, que já passamos dos 30 anos. Aprendi desde quando joguei no Sevilla, na Europa. Eles se cuidam muito. Procurei levar isso para minha vida, sempre fazendo atividade nas férias. O brasileiro não dá  tanta importância a isso, mas ajuda – completou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/2016/02/exemplo-aos-36-e-sem-refrigerante-renato-defende-alcool-no-futebol.html

Melhor brasileira da São Silvestre é flagrada duas vezes em antidoping


Sueli Pereira usou EPO em São Paulo e na Corrida dos Reis, provas que tiveram intervalo de dez dias. Teste para substância nunca havia sido feito na São Silvestre




Por
Rio de Janeiro




Sueli Pereira São Silvestre 2015 (Foto: Divulgação)
Sueli Pereira: quarta colocação e melhor brasileira 
na São Silvestre 2015 (Foto: Divulgação)


A corredora Sueli Pereira teve dois exames antidoping positivos pelo uso de EPO (eritropoietina), hormônio que aumenta o desempenho através da maior oxigenação do sangue. Ela foi flagrada duas vezes em dez dias. Primeiro, na São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro, quando ficou na quarta colocação, e depois na Corrida dos Reis, no dia 10 de janeiro, em Cuiabá, quando chegou em terceiro lugar. Em ambas as provas a goiana foi a brasileira mais bem colocada.

A atleta abriu mão de fazer a contra-prova. O doping foi confirmado por Marco Aurelio Klein, secretário nacional para a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem).

- Duas vezes em duas provas e em 10 dias de diferença. Era a demonstração que não havia controle no EPO nas provas de rua. Vamos combatê-lo veementemente - disse Klein.

Sueli Pereira Silva, Corrida de Reis (Foto: Christian Guimarães)
Sueli Pereira Silva senta no chão após 
completar a Corrida de Reis 
(Foto: Christian Guimarães)


Esta foi a primeira vez que testes de EPO foram feitos na São Silvestre, corrida de 15km. Os exames foram realizados no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), antigo Ladetec. Ainda não se sabe a punição de Sueli. Ela possui índice olímpico para a maratona. No entanto, era atualmente a quarta melhor marca brasileira, e cada país pode inscrever, no máximo, três representantes no Rio 2016.

A vencedora da prova feminina da São Silvestre foi a etíope Ymer Wude Ayalew, com o tempo de 54min01s. Sueli terminou a prova 14 segundos depois.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2016/02/melhor-brasileira-da-sao-silvestre-e-flagrada-duas-vezes-em-antidoping.html

Em coletiva cheia de confiança, Walter diz ter perdido 10 kg e mira a Seleção


Atacante do Atlético-PR concede primeira entrevista em 2016. Sallim diz que ele vale por dois 9 e que "camisa veste bem". Paulo Carneiro emenda que é tamanho M




Por
Curitiba




O atacante Walter concedeu sua primeira entrevista após a novela da renovação com o Atlético-PR e de ter sido regularizado. Títulos pelo clube, convocações pela Seleção brasileira e troca de elogios marcaram os 32 minutos de coletiva na tarde desta segunda-feira, no CT do Caju.

Logo no início, o jogador - que inicialmente estava só de regata - recebeu e vestiu a camisa 18. O presidente Luiz Sallim Emed comentou "viu como fica bem, né?". E o diretor de futebol, Paulo Carneiro, emendou que "é tamanho M".

Walter Atlético-PR (Foto: Fernando Freire)
Walter recebe a camisa 18 das mãos de Luiz 
Sallim Emed durante sua (re)apresentação 
(Foto: Fernando Freire)


Em outro momento, Walter explicou que usa a camisa 18 desde os tempos de Internacional por considerar que este número dá sorte. Sallim, aos risos, deu uma outra versão.

- É que ele vale por dois camisas 9 - comentou o mandatário rubro-negro.


Confira a cobertura interativa do atacante Walter no Atlético-PR


Walter, que chegou ao CT do Caju no início de janeiro, revelou ter perdido 10kg em apenas um mês no CT do Caju. O peso ideal dele é de aproximadamente 93kg. O jogador lembrou que já atingiu este peso, por exemplo, no Fluminense. Mas, na época, sentiu-se fraco. Ele diz que, agora, por conta da estrutura do Atlético-PR e de todo acompanhamento, ele está mais forte:

Você se sente leve, mais rápido. Hoje, estou perto de 93kg e estou me sentindo forte"
Walter, atacante do Atlético-PR

 - Você se sente leve, mais rápido. Hoje, estou perto de 93kg e estou me sentindo forte - falou.

O torcedor, porém, terá que esperar mais um pouco para ver Walter novamente em campo. Durante toda a entrevista, Walter pediu calma e falou que o Atlético-PR tem, no grupo atual, jogadores que pode substituí-lo a altura, como André Lima - autor de dois gols em dois jogos pelo clube. Paulo Carneiro comentou que o camisa 18 atingiu 80% do previsto e precisa evoluir ainda mais. Ele e o próprio Walter querem que ele aprimore a forma física para a vida, e não para apenas um jogo:
- O programa, hoje, está 80% do que nós queremos para ele e do que ele quer para a vida dele. Mas sempre de forma organizada. Ele, para se sentir forte, tem que manter o equilíbrio entre massa gorda e massa forte para realizar nossos sonhos e os sonhos dele - comentou o diretor.



O atacante Walter definiu como principal meta para 2016 a conquista de títulos com a camisa rubro-negra. Ele falou que não importa a competição, o importante é ser campeão. Este ano, o clube disputa Campeonato Paranaense, Primeira Liga, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Walter, atacante do Atlético-PR (Foto: Reprodução/Instagram)Com 10kg a menos, Walter aprimora a forma física antes de reestrear (Foto: Reprodução/Instagram)


O jogador, porém, foi além. Mostrou confiança e falou que, com a força do grupo, ele pode se destacar e chegar até à Seleção brasileira. No final da coletiva, Luiz Sallim Emed projetou entregar a camisa 18 da Seleção brasileira para Walter durante o ano.

Walter teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) na sexta-feira passada. O contrato registrado é válido até o final de 2016. Mas, segundo o presidente Luiz Sallim Emed, o acordo é por dois anos. O motivo é que o vínculo dele com o Porto-POR vai apenas até junho de 2017. Portanto, ainda não poderia ser emprestado oficialmente até dezembro de 2017.

Contratado em abril, o camisa 18 disputou 38 partidas e terminou como artilheiro do time temporada passada, com 11 gols - nove no Campeonato Brasileiro, uma na Copa do Brasil e outro na Copa Sul-Americana. Ele preferiu não definir metas, mas mostrou - mais uma vez - confiança:

- Eu nunca fui aquele atacante fazedor de gols. Meu foco é o time vencer, o Walter ir bem. Isso é o mais importante. Não adianta o Walter ser artilheiro e o Atlético ficar em segundo. Hoje, temos dois camisas 10: o Vinícius e o Bruno Mota, que era algo que faltava no ano passado. Nosso time está muito forte, e tenho certeza que vão vir coisas boas.


Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/parana


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/atletico-pr/noticia/2016/02/em-coletiva-cheia-de-confianca-walter-diz-ter-perdido-10-kg-e-mira-selecao.html

CR7 diz que cumprirá contrato com Real até o fim. Vínculo vai até 2018


FUTEBOL ESPANHOL




Em premiação dos melhores do Campeonato Espanhol na temporada passada, atacante português diz que está há seis anos na Espanha e deixa futuro em aberto




Por
Madri, Espanha




Cristiano Ronaldo reencontra Ancelotti (Foto: Reprodução)
CR7 reencontra Ancelotti em cerimônia de 
premiação dos melhores do Espanhol na 
temporada passada (Foto: Reprodução)


O atacante Cristiano Ronaldo recebeu nesta segunda-feira o troféu de maior goleador do Campeonato Espanhol na temporada passada. Em seu discurso de agradecimento, o luso afirmou que cumprirá o seu contrato com o Real Madrid até o fim. O vínculo do português com os merengues vai até meados de 2018.

- Ficarei mais dois anos, é o contrato que eu tenho. Depois veremos o que acontecerá no futuro. Agora, vou pensar em ganhar títulos e a Liga dos Campeões mais uma vez - afirmou o atacante português, que venceu o troféu pela terceira vez.

O jogador ainda elogiou a qualidade da liga:
- Estou há seis anos na Espanha e, para mim, é a melhor liga do mundo. É um privilégio estar aqui e poder deixar a minha marca. Dedico este prêmio ao time, ao Real Madrid, ao staff, a todos os que trabalham comigo todos os dias. Estive no Manchester United e o campeonato lá é competitivo, com bons jogadores - analisou.

No último domingo, CR7 teve atuação apagada na vitória do Real Madrid por 2 a 1 sobre o Granada, fora de casa. Atualmente, os merengues ocupam a terceira colocação no Campeonato Espanhol, com 50 pontos, quatro a menos do que o líder Barcelona.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2016/02/cr7-diz-que-cumprira-contrato-com-real-ate-o-fim-vinculo-vai-ate-2018.html

Damião é apresentado no Betis, ganha camisa 12 e promete "gols e trabalho"


Jogador prefere não enumerar suas qualidades, mas diz que pretende fazer mais do que Ricardo Oliveira e Diego Costa na Espanha. Contrato vale até o fim da temporada




Por
Sevilha, Espanha



O atacante Leandro Damião foi apresentado nesta segunda-feira no Betis. Após receber a camisa 12 das mãos do dirigente do clube, o jogador afirmou que pretende mostrar o seu valor com muitos gols e trabalho. O goleador, que tem passagens por Internacional, Santos e Cruzeiro, assinou contrato com a equipe de Sevilha até o fim da temporada.

Leandro Damião apresentado Betis (Foto: Getty Images)
Leandro Damião apresentado pelo Betis como 
reforço para o restante da temporada 
(Foto: Getty Images)


- Venho para cá com a intenção de ficar mais tempo. Quero demonstrar nesses meses o meu valor com gols e trabalho - afirmou o jogador, de 26 anos.

Em sua apresentação, o atacante também foi questionado sobre a sua relação com Neymar. Os dois jogadores vão se enfrentar quando o Betis encarar o Barcelona, pelo Espanhol.

Não quero ser menos do que Ricardo Oliveira ou Diego Costa 
Damião, sobre brasileiros que atuaram na Espanha

- É um grande amigo, disputamos as Olimpíadas juntos. É um grande jogador, que merece o que está vivendo na carreira. Não tive a oportunidade de falar com ele. Uma vez que melhore o meu espanhol e tenha a oportunidade, vou visitá-lo em Barcelona.

Na conversa com os jornalistas, Damião também falou de suas características e falou do que pretende fazer com a camisa do Betis.

- Não quero ser menos do que Ricardo Oliveira ou Diego Costa. Espero fazer algo a mais do que eles fizeram - profetizou o goleador.

O atacante ainda não tem previsão de estreia com a camisa do Betis. Atualmente, a equipe de Sevilha ocupa a 12ª colocação, com 25 pontos. O Barcelona lidera o Campeonato Espanhol, com 54 pontos, três a mais do que o vice-líder Atlético de Madrid.


FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2016/02/damiao-e-apresentado-no-betis-ganha-camisa-12-e-promete-gols-e-trabalho.html