terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Corinthians perde prazo, e promessa da base pode sair de graça para o City


Timão não apresentou proposta de renovação a Vitinho, do sub-15, dentro do período estipulado por lei. Livre e com proposta da Inglaterra, ele pode deixar o clube




Por
São Paulo



Vitinho, Corinthians (Foto: Arquivo Pessoal)Vitinho com o pai e um atleta da equipe sub-16 do City, no mês de outubro (Foto: Arquivo Pessoal)


O Corinthians está prestes a perder, de graça, um dos jovens de maior perspectiva de futuro da categoria sub-15. Trata-se de Victor Moura, que fez parte do elenco da Seleção em 2015. Tudo por conta de um erro. Como o contrato de formação do atacante era válido até dia 4 de janeiro, o clube tinha de ter apresentado uma proposta de renovação até o dia seguinte. Mas perdeu o prazo.
Com o garoto livre aos 16 anos e com proposta do Manchester City, o empresário Nick Arcuri foi procurado apenas dias depois, e pediu valores considerados altos para renovar, na visão do Timão. Em nota, o agente admite que agora ouvirá interessados em acertar com o jogador.

"A Un1que Football e a família do atleta, responsáveis pela carreira do jovem, informam que o Sport Club Corinthians Paulista não formalizou a proposta para o primeiro contrato profissional dentro do prazo estipulado. A partir desse momento, propostas de outros clubes interessados passaram a ser ouvidas", anunciou o empresário, via assessoria de imprensa.

Sem ter direito a bater o pé, o clube já admite que Vitinho pode sair sem render nada – exceto por um dinheiro futuro via mecanismo de solidariedade da Fifa, em caso de transferências.
Horas depois da publicação da reportagem, o gerente técnico da base Claudinei Muza entrou em contato com o GloboEsporte.com e lamentou a postura tomada pelo empresário e pelos familiares de Vitinho.

– Mandei mensagem ao Nick Arcuri em outubro e novembro e não obtive resposta. Em 7 de janeiro, ele disse que estava no Brasil e que podíamos conversar. No dia 15, marcamos uma reunião para o dia 20. Ele veio e fez uma proposta descabida, um pedido totalmente fora da realidade no futebol brasileiro. Seria digno de começar a rir. Tínhamos uma boa relação, não esperávamos que ele fosse para o lado da lei. Uma das partes não foi fiel à outra. Ainda temos interesse em ficar com Vitinho, mas dentro dos padrões. É um atleta em formação. Estamos vendo juridicamente o que podemos fazer – disse.

O Timão acredita que, por conta do código de ética entre a base dos clubes brasileiros, o mercado para Vitinho no Brasil seja pequeno. Alguns clubes, porém, já iniciaram sondagens. Fora do país, o City é principal candidato a levá-lo. O maior entrave seria ter de mantê-lo por dois anos só treinando e disputando torneios não oficiais, já que se trata de um atleta menor de idade.


LEIA MAIS
 Em dezembro, Vitinho falou sobre a ida a Manchester: "Excelente"


Campeão e artilheiro do Sul-Americano Sub-15, em dezembro, na Colômbia, com sete gols, o jogador fez um intercâmbio de dez dias no CT do clube inglês, em outubro, onde integrou a categoria sub-16 e até participou de um jogo contra o Newcastle. De lá, voltou maravilhado.
Irritado com o ocorrido, o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez tenta negociar a permanência do jovem no Timão. Os valores pedidos, porém, são muito acima do teto da base.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2016/02/corinthians-perde-prazo-e-promessa-da-base-pode-sair-de-graca-para-o-city.html

Libertad aceita proposta, e Corinthians fica próximo de anunciar Balbuena


Timão se acerta com zagueiro e clube paraguaio, mas ainda precisa definir a forma de pagamento pela compra dos direitos econômicos. Acordo deve sair nesta quarta




Por
São Paulo



Fabian Balbuena Libertad  (Foto: Reprodução / Facebook)Balbuena durante partida do Libertad contra o Palmeiras (Foto: Reprodução / Facebook)


O Corinthians está muito próximo de anunciar a contratação do zagueiro Fabián Balbuena, do Libertad. O clube paraguaio aceitou a oferta, mas ainda discute com o Timão a forma de pagamento. O clube paulista deve desembolsar cerca de US$ 1,5 milhão por 100% dos direitos econômicos.

– Entre Corinthians e atleta está fechado. O clube aceitou nossa proposta. Mas não podemos falar que está fechado porque há pendências na forma de pagamento. Ficou para amanhã (quarta-feira). Não está assinado, ainda faltam alguns detalhes entre os clubes – afirmou o diretor adjunto de futebol Eduardo Ferreira. 

A chegada do defensor encerrará o ciclo de contratações do Timão depois do desmanche da equipe campeã brasileira. Chegaram o volante Willians, o meia Giovanni Augusto, o meia-atacante Guilherme e o centroavante André. No fim do ano passado, o clube já havia fechado com o goleiro Douglas e o meia Alan Mineiro.

– Esperamos primeiro que não saia mais ninguém. Ainda ficamos um pouco apreensivos com a janela da China, que vai até o fim do mês. Em relação às chegadas, o ciclo está fechado, mas ficamos 24 horas por dia abertos a oportunidades de mercado. Não descartamos a possibilidade de chegar alguém – acrescentou Ferreira.

Balbuena foi vice-campeão da Libertadores pelo Nacional, do Paraguai, em 2014. Logo depois, se transferiu para o Libertad. Antes, passou pelo Cerro Porteño de Presidente Franco e Rubio Ñu. O jogador também foi convocado pela seleção paraguaia para disputar a última edição da Copa América. 

Caso o negócio seja concluído, o Timão contará com cinco zagueiros no elenco profissional. Felipe e Yago foram os titulares na estreia no Paulistão, contra o XV de Piracicaba, no último domingo, em Itaquera. Vilson, contratado da Chapecoense no início do ano, e o garoto Pedro Henrique, oriundo das categorias de base, ficaram no banco.


Justiça quebra sigilo, e MP aponta pai de Neymar "mentor de fraudes"


Procuradoria revela novos detalhes da acusação contra o jogador, averiguado por falsidade ideológica e sonegação fiscal; juiz ainda não decidiu se receberá denúncia




Por
São Paulo



A Justiça quebrou o sigilo da denúncia contra o atacante Neymar. Nesta terça-feira, o MPF (Ministério Público Federal) publicou um extenso comunicado em que aponta novos detalhes da investigação que envolve o atleta, o pai dele, Neymar da Silva Santos, o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, e o atual, Josep Maria Bartomeu.

O procurador-chefe Thiago Nobre Lacerda pede a condenação do quatro averiguados por falsidade ideológica e sonegação fiscal, crimes com penas de até cinco anos. A denúncia está com o juiz Mateus Castelo Branco, da 5ª Vara de Santos, que poderá recebê-la – transformando os personagens em réus – ou arquivá-la.

Audiência Neymar Madri (Foto: AP)
MPF deu novos detalhes da denúncia e 
apontou  pai de Neymar como "mentor 
de uma série defraudes" (Foto: AP)


O MPF aponta o pai de Neymar como “principal mentor e articulador de uma série de fraudes” para o uso do direito de imagem do jogador, uma forma de driblar o fisco a pagar menos impostos – no caso, um desfalque superior a 50%.

Segundo a denúncia, o esquema utilizou três empresas da família de Neymar, a Neymar Sport e Marketing, a N&N Consultoria Esportiva e Empresarial, e a N&N Administração de Bens, Participações e Investimentos.

A procuradoria afirma que as companhias não possuíam capacidade operacional condizente com a movimentação financeira. O volume de negócios, inclusive, é citado como um “obstáculo à sonegação”.

O comunicado diz que a Neymar Sport e Marketing, detentora da imagem do atleta, optava por um regime tributário que permita impostos mais baixos. O valores de contratos futuros, porém, obrigariam a empresa a mudar a forma de taxação, já que eles ultrapassavam o limite permitido. 
Para evitar, a família de Neymar criou a N&N Administração de Bens para dividir a imagem do atacante e, desta forma, manter a taxação mais baixa.

A denúncia também mira a transferência do ídolo para o Barcelona, em 2013. Em um dos acordos, a N&N Consultoria foi contratada pelos espanhóis para observar novos talentos por 2 milhões de euros. Segundo a promotoria, o serviço, porém, se limitou a “meras compilações de notícias da internet a respeito de atletas, sem o nível de elaboração compatível com o preço cobrado”.

Por fim, o MPF afirma que dirigentes do Santos na época da venda constam na denúncia como testemunhas, mas que ainda investiga a conduta e que novas denúncias poderão ser feitas.


FIA divulga os horários das provas do calendário 2016 da Fórmula 1


GP do Brasil continua às 14h (de Brasília) e prova nos EUA precisa de confirmação




Por
Rio de Janeiro

Vettel Treino GP da Austrália F1 (Foto: Getty Images)Austrália abre a Fórmula 1 no dia 20 de março (Foto: Getty Images)


A FIA divulgou neste fim de semana os horários oficiais de todos os Grandes Prêmios da temporada 2016 da Fórmula 1. A primeira prova, como já é de costume, será realizada na Austrália, no dia 20 de março, a partir das 2h (de Brasília). As principais mudanças aconteceram com o GP da Rússia, que passou do fim do ano para maio, e a corrida na Malásia, que antes aparecia entre as primeiras do calendário e desta vez será disputada em outubro apenas. O GP dos EUA ainda aparece na lista como "a confirmar".

O calendário terá 21 datas e o GP da Europa, em Baku, no Azerbaijão, será disputado a partir das 18h locais, às 10h de Brasília. O GP do Brasil segue com seu horário tradicional de 14h e será o penúltimo da temporada da F1 em 2016. Confira abaixo os horários e o calendário completo.


CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO

20 de Março - GP da Austrália, às 2h
3 de Abril- GP do Bahrein, às 12h
17 de Abril - GP da China, às 3h
1 de Maio - GP da Rússia, às 9h
15 de Maio - GP da Espanha, às 9h
29 de Maio - GP de Mônaco, às 9h
12 de Junho - GP do Canadá, às 15h
19 de Junho - GP da Europa, às 10h
3 de Julho - GP da Áustria, às 9h
10 de Julho - GP da Inglaterra, às 9h
24 de Julho - GP da Hungria, às 9h
31 de Julho - GP da Alemanha, às 9h
28 de Agosto - GP da Bélgica, às 9h
4 de Setembro - GP da Itália, às 09h
18 de Setembro - GP de Cingapura, às 9h
2 de Outubro - GP da Malásia, às 4h
9 de Outubro - GP do Japão, às 2h
23 de Outubro - GP dos EUA, às 17h (a confirmar)
30 de Outubro - GP do México, às 17h
13 de Novembro - GP do Brasil, às 14h
27 de Novembro - GP de Abu Dhabi, às 11h


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/01/fia-divulga-os-horarios-das-provas-do-calendario-2016-da-formula-1.html

Renault expõe sua face em Paris nesta quarta. E volta à F1 para ser campeã


FÓRMULA 1


Com gana para apagar as críticas feitas pela RBR nos últimos dois anos, montadora francesa apresenta projeto de equipe própria sonhando voltar ao topo em poucos anos




Por
Nice, França

header livio oricchio (Foto: Editoria de Arte)
Logo da Renault (Foto: Getty Images)Logo da Renault (Foto: Getty Images)


Nesta quarta-feira, quem gosta de F1 terá detalhes de como a equipe Renault se estruturou para voltar ao Mundial. É uma ótima notícia para a competição. Nos dias de hoje é quase impensável imaginar uma montadora investir para disputar a F1. É tudo irrealisticamente caro e a tecnologia híbrida das unidades motrizes tornou o sucesso algo ainda mais complexo. Mas os franceses o fizeram.

A F1 ganha uma escuderia com grande capacidade tecnológica, fôlego financeiro e muita gana de mostrar ao mundo que nem todas as acusações da dupla de diretores da RBR, Helmut Marko e Christian Horner, no ano passado, têm fundamento. A decisão se relaciona à necessidade de a Renault expor no mercado a sua verdadeira competência, distinta da gerada pelos fracos resultados principalmente no ano passado, como fornecedora da unidade motriz para a RBR e seu time satélite,
STR.

Centro Tecnológico da montadora em Guyancourt, a sudoeste de Paris, ao lado de Versailles. É lá que nesta quarta-feira a Renault apresenta os seus planos para a temporada que vai começar dia 20 de março em Melbourne, na Austrália, com a presença de seus principais personagens, como o presidente do grupo, Carlos Ghosn, o presidente da divisão de esportes, Jérôme Stoll, o diretor geral da equipe, Cyril Abiteboul, o diretor esportivo, Frederic Vasser, o diretor técnico, Nick Chester, dentre outros.

Os pilotos?

Kevin Magnussen no pódio do GP da Austrália (Foto: Divulgação/McLaren)Kevin Magnussen (Foto: Divulgação/McLaren)


Jolyon Palmer foi contratado pela Lotus, hoje Renault (Foto: Divulgação)Jolyon Palmer (Foto: Divulgação)


Na última hora uma surpresa, como já é de conhecimento de todos: o dinamarquês Kevin Magnussen será o companheiro do inglês Jolyon Palmer, campeão da GP2 em 2014 e estreante na F1. Sem o dinheiro de patrocínio estabelecido no contrato, já assinado, o venezuelano Pastor Maldonado perdeu a vaga.

Vale a pena um pit stop no tema pilotos. A própria escolha da Renault, ambos jovens e pouco experientes, é reveladora de que o campeonato deste ano está sendo encarado como de transição. Haja vista que a montadora tem a opção sobre o futuro dos dois no fim do ano.

O terceiro piloto a ser apresentado amanhã é uma grande promessa da França, Steban Ocon, normando, 19 anos, um supertalento. Ao menos nas categorias de formação. Foi campeão da ultracompetitiva F3 Europeia em 2014, deixando a estrela ascendente da F1 Max Verstappen, em terceiro, e no ano passado chegou ao título da também disputadíssima GP3, tudo na primeira experiência na competição.

Ocon é piloto da academia da Mercedes e foi “emprestado” a Renault para ganhar vivência no mundo da F1. Como as duas vão se entender depois, caso o piloto ratifique seus imensos dotes, ninguém sabe.

Esteban Ocon será terceiro piloto da Renault (Foto: Divulgação)
Esteban Ocon será terceiro piloto da 
Renault (Foto: Divulgação)


Foco é 2017

O interesse real dos franceses é, como já descrito, na F1 que vai começar a partir de 2017, quando os carros serão equipados com unidades motrizes de mil cavalos e o chassi e os pneus vão ser mais largos. Outra aerodinâmica também está prevista. As indefinições quanto a esse regulamento, contudo, são muitas.

A cada reunião para discuti-lo cada escuderia tenta puxar a brasa para sua sardinha e não há avanços significativos. Elas têm até o mês que vem para bater o martelo, caso contrário a tão decantada “revisão conceitual da F1” em 2017 será bem menor da anunciada por todos, chefes de equipe, FIA e FOM.

Voltando a Renault. Com o investimento que está sendo feito na reestruturação técnica e humana da escuderia, os resultados tendem a ser, já este ano, melhores que os de 2015, quando com o combativo francês Romain Grosjean e Maldonado a então Lotus, adquirida pela Renault, obteve 76 pontos, sexta entre os construtores. A melhor colocação foi o pódio, terceiro lugar, de Grosjean no GP da Bélgica.

Para 2017, a não ser que Magnussen e Palmer provem ser pilotos de grande valor, será difícil sua permanência no time. A Renault espera estar dentre os que vão lutar pelas vitórias. E isso a permitirá ir ao mercado atrás de pilotos comprovadamente capazes de serem vitoriosos.

A ideia da direção da equipe é usar o dinheiro do patrocínio dos pilotos e o repassado pela Formula One Management (FOM) para disputar o campeonato deste ano sem a necessidade de investir muito, a fim de concentrar seus esforços no projeto do chassi e da nova unidade motriz em 2017. Maldonado contribuiria com 24 milhões de libras (R$ 130 milhões) e Palmer levará 15 milhões de euros (R$ 70 milhões).

Esses valores somados aos cerca de 70 milhões de dólares (R$ 280 milhões) da FOM perfazem um total de R$ 480 milhões, ou 102 milhões de euros, quase suficiente para uma temporada básica de transição.

Ocorre que os 24 milhões de libras de Maldonado não vêm mais. A montadora terá de bancar o valor ou obtê-lo com patrocinadores. Mais: Magnussen é um piloto pago. Mas seu contrato não lhe deve render mais de 1 milhão de euros (R$ 4,7) pelo campeonato. De qualquer forma, são somas bastante baixas tratando-se de uma montadora da dimensão da Renault.


Técnicos já trabalham no novo projeto

Investimento mesmo será realizado no projeto que o diretor técnico e seu consultor, Bob Bell, já estão fazendo no modelo de 2017, bem como o grupo coordenado por Rob White na nova unidade motriz, aproveitando-se das liberdades que a FIA teve de conceder para a concorrência aproximar as suas unidades da produzida pela Mercedes, a mais eficiente em todos os parâmetros.

As sedes de Viry Chatillon, ao sul de Paris, próxima ao aeroporto de Orly, onde trabalha principalmente o grupo da unidade motriz, e a de Enstone, Inglaterra, não distante do autódromo de Silverstone, responsável pela concepção, produção e desenvolvimento do chassi, estão ganhando novos equipamentos e profissionais. Há anúncio da Renault na mídia especializada para o recrutamento de técnicos.

As chances de a Renault poder se inserir dentre os que concorrem por títulos, num futuro não distante, cresceram com o esperado anúncio, amanhã, de Vasser como diretor esportivo. O francês é campeão por onde passa. Quem o viu trabalhar na GP2 e GP3 este ano, por exemplo, entende melhor sua capacidade. Ele é sócio de Nicolas Todt, filho do presidente da FIA, Jean Todt, na ART Grand Prix, time campeão na GP2 com outro fenômeno, o belga Stoffel Vandoorne, piloto de testes da McLaren-Honda, e da GP3, com Ocon. O dedo, ou a mão de Vasser nas conquistas é reconhecida por todos no meio.


Pessoas certas no lugar certo

O bom para a Renault é que Abiteboul e principalmente Alain Prost se dedicarão às questões administrativas. No caso de Prost, apenas embaixador da marca francesa. Era cotado para dirigir a equipe. Como diretor de um time, Ron Dennis, sócio e diretor da McLaren, afirmou: “Alain como condutor da sua escuderia é um excelente piloto”. A enorme competência demonstrada nos quatro títulos mundiais ficaram nas pistas. Prost é tido no paddock como um péssimo administrador.

No GP da Grã-Bretanha de 1977, a Renault se apresentou para a corrida de Silvestone com uma novidade: o modelo RS01 pilotado por Jean-Pierre Jabouille tinha um motor de 1,5 litro V-6 Turbo. Largou na 21.ª colocação e completou apenas 16 voltas no veloz traçado de 4.718 metros na época. Mas para muitos já a partir daquele dia, 16 de julho, a F1 tomaria outro rumo. O motor turbo pegou. Seria abolido no fim de 1988.

Com time próprio a Renault foi campeã do mundo em 2005 e 2006, com Fernando Alonso, já na era dos motores aspirados novamente. Venceu também os mundiais dos dois anos entre os construtores. Mas como fornecedora de motor a Renault ganhou com a Williams os campeonatos de 1992, 1993, 1996 e 1997. Com a Benetton, em 1995, e com a RBR, em 2010, 2011, 2012 e 2013.

Fernando Alonso Renault Formula 1 f-1 Brasil 2005 (Foto: Getty Images)
Fernando Alonso Renault Formula 1 f-1 
Brasil 2005 (Foto: Getty Images)


Dia 22 começa a pré-temporada, no Circuito da Catalunha, em Barcelona. A Renault ainda não anunciou a data de apresentação do modelo de 2016. Mas no evento de amanhã o layout da pintura deverá ser exposto, onde a cor predominante da marca é o amarelo. Não terá nada a ver com o preto da Lotus F1.


Detalhe do carro da Renault (Foto: Divulgação)
Detalhe do carro da Renault de 
2016 (Foto: Divulgação)


A direção da Renault decidiu readquirir a escuderia de Gerhard Lopez, empresário de Luxemburgo e sócio do grupo Genii Capital, para quem a havia vendido no fim de 2011, pelo motivo já mencionado: a montadora quer reverter a imagem de fracasso divulgada pela direção da RBR. Deu para sentir, no fim de 2015, até revolta das lideranças da Renault. “É como se nos quatro anos em que conquistamos tudo juntos, de 2010 a 2013, a Renault não tivesse importância maior”, afirmou Abiteboul.

Curiosamente, a RBR disputará o campeonato deste ano ainda com a unidade motriz Renault, mas rebatizada de TAG, nome do novo patrocinador da RBR. A TAG-Heuer é do sócio da McLaren, o saudita Mansour Ojjeh, em pé de guerra com Ron Dennis, seu ex-amigo e sócio também da McLaren. Os franceses, como a Mercedes, Ferrari e Honda vão iniciar o ano com uma unidade motriz bem distinta da que terminou a temporada de 2015.

Remi Taffin, chefe de operações da Renault, disse ainda em Interlagos, nos dias do GP do Brasil, que os engenheiros da empresa haviam identificado as causas do fraco desempenho da unidade motriz em relação a Mercedes e Ferrari. Falou ainda que, com a possibilidade de rever o projeto, oferecida pelo regulamento, a Renault de 2016 seria bem diferente da de 2015.

É um discurso semelhante ao do fim de 2014. Mas na temporada do ano passado a Renault andou para trás se comparada à concorrência. Esse é o primeiro desafio da empresa, antes de qualquer outro: tornar sua unidade motriz mais eficiente em disponibilidade de potência e confiabilidade.


MAIS DE LIVIO ORICCHIO:
Ferrari vem com força total e pode sonhar ameaçar MercedesFIA está mais exigente com resistência de carros da Fórmula 1


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/02/renault-expoe-sua-face-em-paris-nesta-quarta-e-volta-f1-para-ser-campea.html

Ana Marcela Cunha planeja linha de produtos com sua marca pessoal


MARATONA AQUÁTICA



Melhor nadadora de maratona aquática de 2015 dá novo passo na carreira




Por
Rio de Janeiro



Depois de ter sido eleita pela terceira vez a melhor nadadora de maratonas aquáticas de 2015, Ana Marcela Cunha resolveu dar mais um passo na carreira. A tricampeã mundial lançou sua marca pessoal e desenvolveu uma linha de produtos, juntamente com uma agência de design. Ela buscará parceria com empresas para licenciar toucas, maiôs, óculos e brincos de ouro com o novo logotipo e slogan - Quando você nada você é tudo. Na temporada passada, Michael Phelps criou uma linha de roupas e equipamentos para natação.

Ana Marcela segue treinando em Las Lomas, no México, com outros atletas da seleção brasileira. Nas Olimpíadas do Rio 2016 ela busca a sua primeira medalha olímpica.


+ Ana Marcela é eleita a melhor do mundo pela terceira vez


Ana Marcela Cunha marca pessoal maratona aquática (Foto: Gustavo Oliveira / WBR Photo)
Ana Marcela Cunha terá linha de produtos para 
natação (Foto: Gustavo Oliveira / WBR Photo)


Mirando as Olimpíadas, russa treina no Rio e se encanta: "Meu estilo de país"


Campeã mundial e medalhista olímpica, Yulia Efimova faz período de aclimatação no Rio de Janeiro antes dos Jogos e diz que clima do Brasil ajudará na busca pelo ouro




Por
Rio de Janeiro



Yulia Efimova - Cristo Redentor - Natação (Foto: Reprodução / Instagram)
Russa Yulia Efimova aproveitou a 
folga nos treinos para visitar o 
Cristo Redentor (Foto: 
Reprodução / Instagram)


Apesar de ter apenas 23 anos, Yulia Efimova já é bastante experiente quando o assunto são Olimpíadas. Estreou em Pequim 2008, aos 16, e terminou com um quarto e um quinto lugar. Em Londres 2012, alcançou o pódio pela primeira vez, com o bronze nos 200m peito. Mas ela acredita que seu melhor desempenho ainda está por vir, no Rio 2016. Não apenas por ser a atual campeã mundial dos 100m peito. O fato de os Jogos serem no Brasil também tem um pouco a ver com a confiança. Pela primeira vez no país para um período de aclimatação no Rio, a russa se mostrou encantada e disse que sua afinidade com o clima e o espírito brasileiro já é muito maior do que com a China ou a Inglaterra. Algo que ajudará na busca pelo sonhado ouro olímpico.

- Eu vou lutar muito (pelo ouro). Acho que em Pequim, as Olimpíadas foram muito difíceis para mim. Ásia, assim, não é muito meu estilo. Também em Londres, sempre chovendo, escuro, todo mundo entediado. Mas o Brasil é meu estilo de país. É ensolarado. As pessoas são animadas. Eu gosto disso e acho que vai me ajudar (nas Olimpíadas) - afirmou a nadadora.

Yulia desembarcou no Rio de Janeiro no último dia 24 de janeiro, acompanhada do pai e técnico, Andrei Efimov, e do namorado, Nikita Lobintsev, que também é nadador e tem duas medalhas olímpicas no currículo - prata no revezamento 4x200m livre em Pequim e bronze no 4x100m livre em Londres. O objetivo do casal: um período de 12 dias de treinos na cidade olímpica.

Yulia Efimova e Nikita Lobintsev natação Rússia (Foto: André Durão)
Yulia Efimova e Nikita Lobintsev durante os 
treinos no Maria Lenk (Foto: André Durão)


+ Confira como está a corrida pelas vagas da natação nas Olimpíadas+ Saiba como estão as obras do Estádio Aquático, palco da natação nos Jogos do Rio


Mesmo com o foco totalmente na preparação para os Jogos, os nadadores russos também estão aproveitando para conhecer um pouco das belezas da cidade, desejo antigo de Efimova. Nas raras folgas dos treinos intensos na piscina do Parque Maria Lenk, visitaram o Cristo Redentor e algumas praias. Também se surpreenderam com o tamanho dos Blocos de pré-Carnaval no último fim de semana.

Yulia Efimova - Praia de Ipanema - Natação (Foto: Reprodução / Instagram)Yulia Efimova posa durante passeio pela praia 
de Ipanema (Foto: Reprodução / Instagram)



- São ótimas (as praias). Tem muita gente, especialmente no fim de semana. É como se toda a cidade estivesse na praia. Mas são lindas, as montanhas, a mata. Eu gostei muito. Brasil, Carnaval, essas coisas sempre estiveram em meus sonhos, desde quando eu era pequena. Agora, estamos apenas pensando nos treinos, nas Olimpíadas. Mas espero ainda poder ir a algum lugar para dançar. Eu gosto de dançar, mas meu pai não gosta tanto. Nós estávamos na praia de Ipanema e tinha tanta gente naquela música. Eu queria ir, mas disseram: "não, é muita gente". Enfim, eu nunca vi nada como isso antes. E espero que a gente possa sair para dançar antes de irmos embora - completou Yulia.

Nikita Lobintsev também garantiu estar curtindo bastante o Rio. Amigo de treinos do brasileiro Thiago Pereira em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde moram, o nadador russo disse que sempre ouviu boas histórias sobre o Brasil e estava ansioso por conhecer o país.

- Está sendo bom. É ótimo treinar no sol. Bem melhor do que no frio (risos). O Thiago Pereira fala bastante do Brasil. Já queríamos ter vindo antes, mas é muito bom que conseguimos agora. Estamos treinando todos os dias, menos no domingo. Aproveitamos a folga para conhecer alguns lugares. Gostamos de uma praia pequena, mais reservada, que tem aqui perto do Maria Lenk (Prainha). Acredito que os Jogos Olímpicos serão muito bons - disse Nikita.

Yulia e Nikita seguem treinando no Brasil até a próxima sexta-feira, quando retornam para os Estados Unidos. Os dois já possuem índices para os Jogos Olímpicos, mas ainda terão que participar da seletiva russa para confirmarem as vagas, em abril.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/natacao/noticia/2016/02/mirando-olimpiadas-russa-treina-no-rio-e-se-encanta-meu-estilo-de-pais.html

Neymar depõe por mais de uma hora e deixa audiência sem o pai em Madri


Craque presta esclarecimento sobre transferência do Santos para o Barça em 2013. Simpático, tira fotos com funcionários e distribui autógrafos para os fãs na porta




Por
Madri



Neymar já foi ouvido pela Justiça espanhola no caso envolvendo sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013. Após cerca de uma hora e 15 minutos de depoimento, o craque deixou a sede da Audiência Nacional - principal órgão do Judiciário espanhol - acompanhado de um amigo, mas sem o pai, que ficou no local para ainda ser interrogado.

Neymar e o pai não puderam ficar presentes ao mesmo tempo na audiência - o pai só entrou após a saída do filho. Assim como na chegada, o camisa 11 do Barcelona foi muito assediado pela imprensa e torcedores na porta do tribunal e distribuiu alguns autógrafos, mas não deu entrevistas. Ainda no tribunal, o atacante mostrou-se simpático e posou para "selfies" com funcionários.

Neymar deixa tribunal Espanha (Foto: EFE/Kiko Huesca)
Neymar deixa o tribunal em Madri acompanhado
de um amigo: craque jogará na quarta pelo 
Barça (Foto: EFE)


Neymar foi interrogado na condição de investigado no processo que envolveu a sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013. A audiência foi conduzida pelo juiz José de la Mata, que, na segunda-feira, ouviu as explicações – muito curtas, segundo a imprensa espanhola - de Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, atual e antigo presidentes do Barcelona. O pai, Neymar Da Silva Santos, e a mãe, Nadine Gonçalves da Silva, também estão no processo - Nadine não participou da audiência desta terça e o juiz ainda vai decidir quando ela terá que se apresentar.

Os três são investigados no mesmo processo que é dividido em duas fases distintas: em uma primeira, os dirigentes do Barcelona foram ouvidos sobre presumíveis crimes fiscais ligados à transferência. A Justiça espanhola investiga se o pagamento de imposto relativo ao montante total da transferência foi cumprido pelo Barcelona. No caso de Neymar e da família, a justiça pretende saber se eles tentaram ocultar do grupo DIS outras ofertas que o craque recebeu naquele período e o montante total da transferência, e, com isso, enganar o fundo.

A DIS alega ter direito a receber 40% do valor total da transferência, que, de acordo com a Audiência Nacional espanhola, alcançou os € 83,3 milhões (R$ 356 milhões). A empresa, no entanto, só recebeu a porcentagem dos € 17 milhões (R$ 74 milhões) pagos pelo Barcelona ao Santos pela contratação do jogador.

Na audiência, Neymar respondeu às perguntas da procuradoria e dos seus próprios advogados, mas se recusou a responder as questões dos advogados da DIS (acusação) como parte da sua estratégia de defesa. Neste primeiro momento, o juiz vai ouvir todos os argumentos dos envolvidos na fase de instrução e depois decidir quem irá a julgamento.
]
O porta-voz do Barcelona, Josep Vives, disse que o clube não vai se pronunciar sobre o caso por enquanto já que Neymar está em condição de investigado independente e não como empregado do Barça. A DIS marcou uma entrevista coletiva para tratar do assunto na próxima quinta, em Madri.

Neymar deixa audiência em Madri (Foto: Reuters)
O craque falou por pouco mais de uma hora, 
mas sem a presença do seu pai (Foto: Reuters)


Na manhã desta terça, o craque treinou normalmente com os companheiros de Barcelona na véspera da semifinal da Copa do Rei contra o Valencia. Em entrevista coletiva, o técnico Luis Enrique afirmou que o brasileiro está em perfeitas condições e que os problemas na Justiça não o abalam dentro de campo.

- Acredito que, de zero a um milhão, isso o afeta 0,0001. É um tema tão repetitivo, levamos anos com isso. No ano passado já me faziam essa pergunta e é um cenário que cada vez cansa mais. Nada a comentar. Não tem nada a ver com futebol, é um tema pontual. Vai se resolver como tem que se resolver - disse o treinador.


PROCESSO DIFERENTE NO BRASIL

O processo na Espanha é diferente do problema que Neymar tem vivido com a imprensa brasileira nos últimos dias. Na semana passada, o GloboEsporte.com revelou que o craque fora denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de sonegação fiscal e falsidade ideológica. Além do jogador, também foram denunciados Neymar da Silva Santos, pai do atleta, Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, e Josep Maria Bartomeu, atual mandatário da equipe catalã. A denúncia, assinada pelo procurador-chefe do MPF de São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, é sobre a suspeita do dinheiro recebido pelas empresas do atacante durante as negociações que o levaram para atuar na Espanha.

Em seguida, a revista "Veja" revelou detalhes sobre a denúncia. De acordo com a reportagem, o atacante e o pai criaram três empresas de fachada e adulteraram documentos com o objetivo de pagar menos impostos. A ideia seria fugir das taxas cobradas a pessoas físicas (27,5%), criando as empresas para receber a maior parte dos salários pagos pelo Santos e dos contratos de publicidade. A manobra teria feito com que o jogador abatesse mais de 50% dos impostos a pagar.

No domingo, Neymar e seu pai deram entrevista ao "Fantástico" e se defenderam das acusações do MPF. Nesta terça, o site oficial do craque soltou um comunicado questionando os motivos do promotor Thiago Lacerda Nobre de levar a denúncia adiante e mostrou documentos da época do Santos para explicar a criação de empresas.


Clique aqui e confira o site oficial de Neymar


Imprensa Audiência Neymar Madri (Foto: Claudia Garcia)
Menino fã de Neymar exibe cartaz de apoio 
ao craque na porta do tribunal 
(Foto: Claudia Garcia)


Menino afegão ganha uniforme de Messi, e federação promete encontro


Após viralizar na internet usando camisa improvisada de plástico com nome e número do argentino, Murtaza Ahmadi é presenteado por dirigentes da federação local




Por
Barcelona, Espanha



Murtaza Ahmadi MEssi afegão (Foto: Reuters)
O pequeno Murtaza se diverte com a 
camisa do Barcelona no campo da 
federação afegã (Foto: Reuters)


Fã de Lionel Messi, o menino Murtaza Ahmadi, de 5 anos, finalmente realizou o sonho de ter uma camisa oficial do Barcelona com o nome do craque argentino. Nesta terça-feira, em visita à Federação Afegã de Futebol, em Kabul, o garoto foi presenteado pelos dirigentes locais com a camisa do astro da equipe espanhola. E mais: ouviu do presidente da associação, Keramuddin Karim, a promessa de um encontro com o ídolo.

Segundo o site oficial da federação, Keramuddin já entrou em contato com pessoas ligadas a Messi para que o desejo do pequeno Murtaza se torne realidade. "A reunião com a família de Murtaza foi para preparar terreno para tentar conhecer a estrela do futebol mundial", diz o texto da da FAF.

Segundo o comunicado, o local e a data do encontro com Messi serão conhecidos nos próximos dias.
Murtaza ganhou notoriedade ao ser fotografado com uma camisa de plástico improvisada pelo pai com o nome e o número do argentino. Além do presente, o menino pôde jogar alguns minutos com a seleção juvenil do Afeganistão.

Na última segunda, um porta-voz da federação afirmou ter recebido um email de Messi para marcar o encontro com o menino. A criança de 5 anos mora na província de Ghazni.

Menino Afeganistão Messi Murtaza Ahmadi (Foto: Reuters)
Murtaza Ahmadi retira camisa improvisada 
para mostrar uniforme oficial do Barcelona 
(Foto: Reuters)


Menino Afeganistão Messi Murtaza Ahmadi (Foto: Reuters)
Ahmadi joga alguns minutos com a seleção 
afegã juvenil na sede da federação local 
(Foto: Reuters)


International Board vai discutir uso de vídeo e "expulsão temporária" do jogo


BASTIDORES FC





     por Martín Fernandez




Possíveis alterações importantes na regra do jogo serão discutadias no próximo congresso da International Board, a ser realizado em março em Cardiff, no País de Gales. A agenda do evento, divulgada nesta terça-feira pela Fifa, prevê a discussão de alguns pontos importantes. Nenhuma dessas potenciais mudanças será adotada imediatamente.

- Uso de vídeo. Como adiantou o secretário da International Board em entrevista ao GloboEsporte.com em setembro, os testes devem ser liberados a partir de março;

- Punição temporária. Pierluigi Colina, chefe da arbitragem da Uefa, defende a criação de um "cartão branco", que puniria o jogador com alguns minutos fora do jogo; seria usado em lances "intermediários" entre o cartão amarelo e o vermelho;

- Fim da tripla punição. Um pedido antigo e frequente de técnicos: o fim do combo pênalti-cartão vermelho-suspensão para o jogador que faz a falta quando é o último homem da defesa

- Quarta substituição. A proposta é que seja usada apenas em prorrogações



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/international-board-vai-discutir-uso-de-video-e-expulsao-temporaria-do-jogo.html

Neymar chega a tribunal em Madri e recebe apoio de fã: "Você é o melhor!"


Craque brasileiro dará depoimento em Madri em processo movido pela DIS sobre sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013




Por
Madri



Audiência Neymar Madri (Foto: AP)
Neymar e o pai chegam para a audiência 
em Madri (Foto: AP)


O depoimento de Neymar na Audiência Nacional - principal órgão do Judiciário espanhol - estava marcado para 14h (de Brasília), mas pelo menos duas horas antes a rua Génova, em Madri, estava repleta de jornalistas e curiosos que aguardavam a passagem do capitão da seleção brasileira pelo tribunal da capital espanhola. O craque chegou às 13h50 (de Brasília) e recebeu apoio dos fãs:
- Você é o melhor! - gritou um torcedor.

Acompanhado de advogados, do amigo Joclécio e do seu pai, Neymar da Silva, o craque chegou ao tribunal e parou até para dar autógrafo a alguns torcedores no caminho. A mãe do atacante, Nadine, está no Brasil e vai participar por teleconferência.

Neymar será interrogado na condição de investigado no processo que envolveu a sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013. A audiência vai ser conduzida pelo juiz José de la Mata, que, na segunda-feira, ouviu as explicações – muito curtas, segundo a imprensa espanhola - de Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, atual e antigo presidentes do Barcelona. O pai, Neymar Da Silva Santos, e a mãe, Nadine Gonçalves da Silva, também se apresentarão ao juiz na mesma audiência e condição do camisa 11 do Barça.

Audiência Neymar Madri (Foto: Reuters)
Neymar mostra estilo na chegada ao tribunal 
em Madri para depor sobre saída do Santos 
para o Barça (Foto: Reuters)


Os três são investigados no mesmo processo que é dividido em duas fases distintas: em uma primeira, os dirigentes do Barcelona foram ouvidos sobre presumíveis crimes fiscais ligados à transferência. A Justiça espanhola investiga se o pagamento de imposto relativo ao montante total da transferência foi cumprido pelo Barcelona. No caso de Neymar e da família, a justiça pretende saber se eles tentaram ocultar do grupo DIS outras ofertas que o craque recebeu naquele período e o montante total da transferência, e, com isso, enganar o fundo.

Pai Neymar Audiência Neymar Madri (Foto: Claudia Garcia)
Pai acompanha o craque na audiência, mas 
a mãe participará por teleconferência 
(Foto: Claudia Garcia)


O DIS alega ter direito a receber 40% do valor total da transferência, que, de acordo com a Audiência Nacional espanhola, alcançou os € 83,3 milhões (R$ 356 milhões). A empresa, no entanto, só recebeu a porcentagem dos € 17 milhões (R$ 74 milhões) pagos pelo Barcelona ao Santos pela contratação do jogador.

A imprensa espanhola aposta numa participação “muito curta” de Neymar diante do juiz. Segundo os jornais esportivos, o brasileiro afirmará que é seu pai quem cuida de seus assuntos econômicos e não se alongará mais no discurso.

Na manhã desta terça, o craque treinou normalmente com os companheiros de Barcelona na véspera da semifinal da Copa do Rei contra o Valencia. Em entrevista coletiva, o técnico Luis Enrique afirmou que o brasileiro está em perfeitas condições e que os problemas na Justiça não o abalam dentro de campo.

- Acredito que, de zero a um milhão, isso o afeta 0,0001. É um tema tão repetitivo, levamos anos com isso. No ano passado já me faziam essa pergunta e é um cenário que cada vez cansa mais. Nada a comentar. Não tem nada a ver com futebol, é um tema pontual. Vai se resolver como tem que se resolver - disse o treinador.

Audiência Neymar Madri (Foto: Reuters)
Polícia protege Neymar na entrada do tribunal 
ao lado do pai, advogados e amigo (Foto: Reuters)


PROCESSO DIFERENTE NO BRASIL

O processo na Espanha é diferente do problema que Neymar tem vivido com a imprensa brasileira nos últimos dias. Na semana passada, o GloboEsporte.com revelou que o craque fora denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de sonegação fiscal e falsidade ideológica.

Além do jogador, também foram denunciados Neymar da Silva Santos, pai do atleta, Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, e Josep Maria Bartomeu, atual mandatário da equipe catalã. A denúncia, assinada pelo procurador-chefe do MPF de São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, é sobre a suspeita do dinheiro recebido pelas empresas do atacante durante as negociações que o levaram para atuar na Espanha.

Em seguida, a revista "Veja" revelou detalhes sobre a denúncia.
De acordo com a reportagem, o atacante e o pai criaram três empresas de fachada e adulteraram documentos com o objetivo de pagar menos impostos. A ideia seria fugir das taxas cobradas a pessoas físicas (27,5%), criando as empresas para receber a maior parte dos salários pagos pelo Santos e dos contratos de publicidade. A manobra teria feito com que o jogador abatesse mais de 50% dos impostos a pagar.

No domingo, Neymar e seu pai deram entrevista ao "Fantástico" e se defenderam das acusações do MPF. Nesta terça, o site oficial do craque soltou um comunicado questionando os motivos do promotor Thiago Lacerda Nobre de levar a denúncia adiante e mostrou documentos da época do Santos para explicar a criação de empresas.

Imprensa Audiência Neymar Madri (Foto: Claudia Garcia)
"Neymar, sou seu amigo", diz a mensagem do 
pequeno fã de Neymar na porta do tribunal 
(Foto: Claudia Garcia)


Imprensa Audiência Neymar Madri (Foto: Claudia Garcia)
Imprensa e fãs de Neymar se aglomeram na 
porta do tribunal à espera do craque 
(Foto: Claudia Garcia)


Em depoimento, ex-presidente da Conmebol admite que lesava clubes


Preso na Suíça e extraditado ao Uruguai, Eugenio Figueredo declara que empresas de marketing esportivo subornavam dirigentes para evitar novos concorrentes




Por
São Paulo




Eugenio Figueredo, ex-presidente da Conmebol, chega ao Uruguai (Foto: MIGUEL ROJO / AFP)Eugenio Figueredo, ex-presidente da Conmebol, chega ao Uruguai (Foto: MIGUEL ROJO / AFP)


Eugenio Figueredo, ex-presidente da Conmebol preso no Uruguai, declarou em depoimento ao Ministério Público de seu país que o esquema de corrupção na entidade se traduzia "em prejuízo a clubes e jogadores". O ex-dirigente afirmou também que os presidentes das dez associações que compõem a Conmebol receberam subornos milionários.

Junto com José Maria Marin e vários outros, Figueredo foi preso em maio de ano passado em Zurique, por policiais suíços que cumpriam um pedido de autoridades americanas. Mas, à diferença dos demais, não foi extraditado para os Estados Unidos e sim para o Uruguai, onde já havia uma investigação em curso sobre a Conmebol. Figueredo está preso e teve milhões de dólares em bens e dinheiro confiscados.

A Justiça do Uruguai publicou trechos do depoimento de Figueredo, de 83 anos, que presidiu a Conmebol entre 2013 e 2014. Tanto seu sucessor (Juan Angel Napout) quanto seu antecessor (Nicolas Leoz) estão em prisão domicilar. O primeiro em Nova York, o segundo em Assunção - enquanto aguarda o julgamento de um pedido de extradição aos EUA.

Figueredo deixa claro como as coisas funcionavam na Conmebol. A cúpula recebia subornos de empresas de marketing esportivo (Traffic, Torneos y Competencias, Full Play) para entregar a elas os direitos de transmissão e direitos comerciais sobre os torneios no continente - Copa Libertadores, Copa América por exemplo - e evitar concorrência. O pagamento de propinas a cartolas é o centro da investigação americana que levou dezenas de dirigentes de futebol do continente para a cadeia.

- Desde que época em que assumiu como integrante do Comitê Executivo da Conmebol [1993] recebia importantes somas de dinheiro [...] com a finalidade de manter o status quo de uma perversa forma de corrupção. [...] Desta forma evitava outras ofertas para a comercialização dos direitos de transmissão dos torneios organizados pela confederação. Expressamente reconhece que tal modo de atuar se traduzia em prejuízo a clubes e jogadores profissionais, no caso do Uruguai reduzindo notoriamente o dinheiro que deveriam receber aqueles e estes.

Figueredo declarou que recebia, de salário, US$ 40 mil mensais - e que cada presidente de federação nacional embolsa US$ 20 mil. Esses valores nunca constaram dos balanços da entidade. Durante a passagem de Figueredo pela cúpula da Conmebol, os presidentes da CBF foram Ricardo Teixeira (até 2012) e José Maria Marin (2012-2015). Quando Marco Polo Del Nero assumiu (2015), o presidente da Conmebol já era Juan Angel Napout.

Além do salário, o uruguaio declarou que recebia uma mesada de US$ 50 mil mensais das empresas de marketing esportivo. Cita a T&T (Torneos e Traffic) e a Torneos y Competencias, todas investigadas pelas autoridades dos Estados Unidos.

O ex-presidente da Conmebol disse ainda que recebeu "importantes somas de dinheiro" da Full Play, empresa que em 2011 tomou da Traffic os direitos de transmissão da Copa América. A disputa entre Traffic e Full Play foi resolvida com a criação de outra empresa - Datisa - que passou a fazer negócios com a Conmebol.

-  [Figueredo] confessa ter recebido importantes somas de dinheiro da empresa Full Play Group SA [...] Recebeu somas superiores às que diz terem recebido os presidentes das diversas associações, no caso 400.000 dólares cada um [...] Seu conhecimento de tal fato emerge de ter recebido vários pagamentos por este conceito e por estar informado pelo próprio HJ [Hugo Jinkis], um dos sócios daquela empresa.