sábado, 30 de janeiro de 2016

Larissa/Talita encara Val/Josi na final da etapa de Niterói do Brasileiro


Atuais líderes do circuito, dupla com vaga olímpica encara estreantes em decisão




Por
Niterói



De um lado, uma dupla experiente e com vaga nas Olimpíadas do Rio 2016. Do outro, um time estreante em finais do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. A decisão deste domingo, em Niterói, no Rio de Janeiro, colocará frente a frente Larissa/Talita (PA/AL) e Val/Josi (RJ/SC). A partida, que vale o título da sexta etapa, será às 10h, com transmissão ao vivo pelo SporTV 2. A disputa pela medalha de bronze será entre Renata/Thati (RJ/PB) e Duda/Elize Maia (SE/ES).

Josi (esq) e Val estão pela primeira vez juntas em uma final do Open  (Foto: Paulo Frank/CBV)
Josi (esq) e Val estão pela primeira vez juntas 
em uma final do Open (Foto: Paulo Frank/CBV)



Para conseguir um lugar na final, Val/Josi venceu Renata/Thati, em 53 minutos de jogo, por 2 sets a 1, parciais de 14/21, 21/16, 17/15. Depois do triunfo, Josi comemorou o resultado, para ela, resultado de muito treino com a nova parceira.

- Ainda não parei para pensar, mas sei que uma final não acontece de repente. Aprendi que na vida de atleta você tem que plantar as coisas, treinar muito para poder colher. E depois que o esporte de alto rendimento também passou a ter o apoio das Forças Armadas, atletas como Val e eu, que não somos olímpicas, passamos a ter chance de nos estruturarmos melhor. Nos últimos três anos isso realmente proporcionou uma virada na minha busca por objetivos. Tenho que agradecê-los, assim como a força da minha cidade, Itapema. Vamos lutar com todas as nossas forças pelo ouro - disse Josi.

Larissa e Talita são as atuais líderes do ranking do Open (Foto: Paulo Frank/CBV)
Larissa e Talita são as atuais líderes do ranking do Open (Foto: Paulo Frank/CBV)


Já Larissa/Talita atropelou Duda e Elize Maia por 2 sets a 0, parciais de 21/10 e 21/16, em 29 minutos de jogo. A dupla foi campeã em três etapas e vice em outras duas até agora, liderando o circuito.

- A gente está só no início de uma preparação maior, ainda tem muita coisa para acontecer. Mas tentamos dar nosso melhor em cada torneio, em cada jogo. É importante dar seu melhor a cada etapa. Todo atleta treina para vencer, eu não quero perder nem par ou ímpar (risos). Essa regularidade, essa sequência, não significa muito. Apenas treino e amo o que faço. As coisas ainda vão melhorar, queremos chegar na melhor condição para os Jogos Olímpicos - garantiu Larissa.

Cada dupla campeã de uma etapa Open soma 400 pontos na temporada, e leva um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.

A próxima etapa do Circuito Brasileiro Open acontece em Natal-RN, de 19 a 21 de fevereiro, e Fortaleza (CE), de 22 a 24 de abril. Em 2016 também acontece o SuperPraia, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada e encerra o calendário nacional, que será em João Pessoa (PB), de 5 a 8 de maio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2016/01/larissatalita-encara-valjosi-na-final-da-etapa-de-niteroi-do-brasileiro.html

De virada, Minas derrota Sesi e vence a primeira no returno da Superliga

Levantador Everaldo comanda reação emocionante da equipe mineira, que perdia por dois sets a zero, mas superou o adversário no tie-break




Por
Belo Horizonte



Minas; vôlei; Everaldo; Sesi (Foto: Orlando Bento)Bloqueios de Everaldo contagiaram equipe e torcida e levaram o Minas à vitória (Foto: Orlando Bento)


Quem compareceu à arena do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado, presenciou uma vitória emocionante dos donos da casa. Sem vencer no segundo turno da Superliga masculina, o Minas parecia que ia sofrer a quarta derrota seguida na competição. O Sesi chegou a abrir dois sets a zero no placar e caminhava para fechar a partida sem dificuldade. Foi quando o levantador Everaldo iniciou a reação da equipe mineira em um fundamento que não é comum para quem atua na posição: o bloqueio. Com o auxílio de Petrus, Flávio, Bruno Canuto, Raidel e o cubano Escobar, os donos da casa venceram os dois sets seguintes, levaram a decisão para o tie-break e, mesmo ficando com quatro pontos de desvantagem, buscaram a vitória por 3 a 2, parciais de 23/25, 20/25, 25/22, 25/21 e 17/15.

Com justiça, Everaldo, capitão do Minas, foi eleito o melhor jogador em quadra e levou o Troféu Viva Vôlei da tarde.

- A gente vinha de algumas derrotas, então estava sofrido, estava ruim para a gente essa situação. Estávamos precisando muito de uma vitória assim. Depois do segundo set a equipe se uniu ainda mais e deu tudo certo. Essa vitória é importante para ganharmos confiança e conquistarmos outros resultados positivos e uma boa classificação - disse o Everaldo ao final da partida.
Na próxima rodada, o Minas recebe o Juiz de Fora, na quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), em Belo Horizonte. No mesmo dia, o Sesi recebe o São José, em São Paulo.


O jogo
Depois de um início equilibrado, o Sesi abriu vantagem após o segundo segundo tempo técnico do primeiro set. A equipe visitante conseguiu colocar três pontos de frente para o Minas. Os donos da casa chegaram a reagir, mas no bloqueio de Murilo, os paulistas fecharam a parcial em 25 a 23. O Sesi seguiu no comando do marcador na segunda etapa. Os paulistas colocaram quatro pontos de vantagem antes do segundo tempo técnico. A partir daí foi só administrar o placar, que terminou em 25 a 20 para o time vermelho.

Embalado, o Sesi também saiu na frente no terceiro set abrindo três pontos. A partida caminhava para uma vitória tranquila de Murilo e companhia. O placar marcava 22 a 20 para a equipe de São Paulo, quando começou a reação mineira. O Minas buscou o empate. Com dois bloqueios seguidos de Everaldo, os donos da casa fizeram 24 a 22. E, no erro do adversário, o Minas fechou o set 25 a 22.

Minas; vôlei; Everaldo; Sesi (Foto: Alexandre Arruda)
Atuação do levantador Everaldo foi 
determinante na vitória do Minas 
sobre o Sesi (Foto: Alexandre Arruda/CBV)


O Sesi não se abalou e levou a melhor na primeira parte da quarta parcial. No bloqueio de Aracaju, o time visitante chegou a fazer 8 a 5 no marcador. Gustavão bloqueou e aumentou a vantagem do time vermelho para quatro pontos. Com o Everaldo mostrando qualidades no bloqueio, o Minas contagiou a torcida na arena. A atuação do levantador ajudou a diminuir a diferença e fez os donos da casa  virarem o placar para 20 a 19. Contando com erros do time visitante, a equipe de Belo Horizonte abriu margem pequena. Everaldo continuou a ser decisivo, bloqueando os ataques do Sesi. Em um erro de saque, o Minas fechou o set em 25 a 21, levando a decisão para o tie-break.

Mais uma vez a equipe de São Paulo saiu na frente no placar. O Sesi chegou a marcar 9 a 5 no placar, dando indícios que iria impedir a reação mineira. Com Escobar explorando o bloqueio adversário, o Minas reduziu a diferença e novamente buscou o empate. O time paulista voltou a abrir dois pontos, mas os donos da casa empataram o jogo. Com outro bloqueio de Everaldo, o Minas fez 16 a 15. E no erro de ataque dos adversários, a equipe mineira fechou o set em 17 a 15 e o jogo em 3 a 2.

Minas; vôlei (Foto: Orlando Bento)
Minas vai enfrentar o Juiz de Fora em busca 
da segunda vitória no returno da Superliga 
(Foto: Orlando Bento)


Central Natasha aposta em descanso e foco para decisão da Copa Brasil


Jogadora do Praia Clube destaca foco contra Minas, independentemente de resultados anteriores, e crê que equipe precisa manter concentração para bater Rio




Por
Campinas, SP



Central Natasha Praia Clube Vôlei Uberlândia (Foto: Lucas Papel)Natasha destaca estudo e foco contra o Rio
(Foto: Lucas Papel)


Na noite deste sábado, o Praia Clube entra em quadra para buscar o inédito título da Copa Brasil de Vôlei. A partir das 21h, o time de Uberlândia encara o Rio de Janeiro pela decisão da competição nacional. Após vencer o Minas na sexta-feira, a equipe conta as horas para decidir o título. Na visão da central Natasha, é preciso descansar e ficar atenta ao adversário para que o Praia faça uma boa partida.

– Precisamos focar no nosso trabalho. É uma equipe vitoriosa, com grandes jogadoras. A ideia é descansar, estudar o adversário e chegar muito bem para essa decisão – disse.

A central também fez questão de enaltecer a concentração da equipe durante a semifinal contra o Minas, sexta-feira. De acordo com ela, nem as quatro vitórias anteriores na temporada foram capazes de tirar o foco da equipe que, mesmo oscilando, conseguiu anular as principais armas adversárias e carimbar a vaga para a decisão. 

– Nós entramos focadas no Minas, mesmo sabendo das nossas vitórias anteriores. Sabíamos que o time delas é muito forte e unido e acho que a nossa união em quadra fez a diferença. Nossos dois primeiros sets foram um pouco abaixo do que estamos acostumadas a fazer, mas conseguimos melhorar no terceiro e fazer o nosso jogo, marcamos as jogadoras importantes do Minas e abrimos uma boa vantagem. Isso fez a diferença – finalizou.      


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/volei/noticia/2016/01/central-natasha-aposta-em-descanso-e-foco-para-decisao-da-copa-brasil.html

Incansável, Cruzeiro vence Maringá e segue na liderança da Superlig


Com tranquilidade, equipe mineira derrota adversário, por três sets a zero, no interior do Paraná; Raposa soma 39 pontos na tabela




Por
Maringá, PR




Líder e atual campeão da Superliga masculina de vôlei, o Cruzeiro chegou a mais uma vitória na competição. Na tarde deste sábado, a equipe dirigida pelo técnico argentino Marcelo Mendez venceu o Maringá, por 3 sets a 0, parciais de 28/26, 25/18 e 26/24. O jogo foi disputado no Ginásio Chico Neto, na cidade paranaense, e teve duração de quase duas horas.  Com o resultado, a Raposa soma 39 pontos na liderança da disputa.

O oposto Luan abriu o placar a favor dos donos da casa. O set seguiu equilibrado, com as equipes trocando pontos e não deixando a contagem deslanchar a favor de um dos lados. O canadense Winters fez o Cruzeiro empatar e abrir vantagem. A partida seguiu com equilíbrio no placar, mas no final, Wallace fechou a parcial para a Raposa em 28 a 26.

O segundo set começou muito disputado. Só no primeiro tempo técnico, o time mineiro conseguiu abrir dois pontos de diferença para o adversário. A equipe celeste seguiu com tranquilidade e aumento a vantagem para oito pontos e venceu a segunda etapa por 25 a 18.

O Maringá reagiu no terceiro set e passou a comandar o marcador.  Com Ualas no saque, os donos da casa chegaram a fazer 17 a 12 no placar. O oposto Wallace comandou a reação da Raposa que voltou a encostar no adversário. Em boa passagem de Rodriguinho pelo saque, Wallace deixou tudo igual, empatando o set em 21 a 21. O time paranaense voltou a abrir dois pontos, mas o Cruzeiro buscou a diferença. Com Filipe, a equipe mineira fez 26 a 24, fechando a partida no Chico Neto.

Mesmo na casa do adversáro, Cruzeiro teve tranquilidade para vencer o Maringá (Foto: Fernando Tanaka)
Mesmo na casa do adversário, Cruzeiro teve 
tranquilidade para vencer o Maringá (Foto: 
Fernando Tanaka)


O cruzeirense Wallace foi eleito o melhor jogador da partida. Ele recebeu o Troféu VivaVôlei e, ainda, saiu de quadra como maior pontuador da partida, com 23 acertos. Com o prêmio em mãos, o atleta da Raposa comemorou o resultado.

- A diferença do nosso time é que não desistimos em momento algum, sempre que estamos atrás, buscamos o resultado. Hoje, o grupo soube reagir bem e a equipe deles também está de parabéns também por fazer uma boa partida - disse o oposto do time mineiro.

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta outra equipe mineira, o Montes Claros. A partida será realizada na quinta-feira, no ginásio do Riacho, em Contagem. O Maringá Vôlei encara o Bento Vôlei, do Rio Grande do Sul, no mesmo dia, no Paraná.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/volei/noticia/2016/01/incansavel-cruzeiro-bate-maringa-e-segue-lider-da-superliga-masculina.html

Serena erra muito, Kerber surpreende e é campeã do Aberto da Austrália


Alemã mostra coragem desde o princípio, resiste à força da atual número 1 do mundo em momento decisivo no terceiro set, e impede americana de igualar Steffi Graf




Por
Melbourne, Austrália



Angelique Kerber Serena Williams Aberto da Austrália Tênis (Foto: EFE)
Aplaudida por Serena, Angelique Kerber beija 
o primeiro troféu de Grand Slam de sua 
carreira (Foto: EFE)


Desde a dolorosa derrota na semifinal do US Open para Roberta Vinci, em setembro de 2015, Serena Williams ficou um tempo sem disputar competições oficiais no circuito e voltou a atuar apenas no Aberto da Austrália. Em seu primeiro torneio, dava indícios que o trauma fazia parte do passado, mas a atual número 1 do mundo pareceu sentir a decisão. Diante de uma confiante e inspirada Angelique Kerber, Serena errou acima do normal e sucumbiu para a valente alemã por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/4, em 2h08 de confronto na quadra central Rod Laver.

- Obrigado por hoje, foi um grande jogo, grande tênis. Parabéns, Angelique, você jogou muito bem e mereceu. Estou muito feliz por você e espero que aproveite esse momento. Gostaria de agradecer ao meu time por esses últimos meses e aos torcedores por todo o apoio. Realmente, me diverti esse tempo todo aqui - disse a sorridente e generosa americana em rápido discurso.

Angelique Kerber Serena Williams Aberto da Austrália Tênis (Foto: Reuters)
Espírito esportivo! Serena Williams abraça 
Angelique Kerber, campeã do Aberto da 
Austrália Tênis (Foto: Reuters)


A decisão deste sábado foi a primeira de Kerber em um Grand Slam. E a debutante saiu com seu primeiro título em "majors". Para Serena Williams, além do vice-campeonato, outras duas frustrações: não conseguiu alcançar a marca de Steffi Graf, segunda maior vencedora de Grand Slam, com 22 títulos, e deu adeus ao sonho de conquistar o "Golden Slam", caso ainda conquistasse Roland Garros, Wimbledon, US Open e as Olimpíadas, feito alcançado apenas uma vez na história, justamente por Graf, em 1988.

- Serena, gostaria de dizer que você é uma inspiração para tantas pessoas e tenistas, você criou sua historia, é uma campeã e uma pessoa espetacular, obrigado por tudo que fez até aqui. Depois do primeiro match point (desperdiçado), falei para mim que era para eu me dar uma segunda chance.....Ganhar aqui fez meu sonho virar realidade essa noite (emoção). Minha vida toda, trabalhei muito duro para ser campeã. É muito louco estar aqui. Quero agradecer ao meu time, minha família e amigos que me apoiaram a vida inteira. Meu amigos estão na Alemanha me vendo na TV agora, assim espero. Sei que não foi fácil, mas tenho a melhor família e time do mundo. Aproveitei muito essas duas últimas semanas, foram as melhores da minha carreira e da minha vida. Vejo vocês anos que vem. Muito obrigado - declarou a primeira alemã a levar um Grand Slam neste século.

Serena Williams na decisão do Aberto da Austrália 2016 (Foto: Reuters)
Serena Williams solta seu famoso "Come On" 
durante a partida contra Angelique Kerber 
(Foto: Reuters)


O jogo

Muito abaixo de seu potencial, Serena jogou um primeiro set diferente do que vinha fazendo no Aberto da Austrália. Sem encaixar bem o primeiro saque, a americana tentou ser agressiva, mas somava erros não forçados. Como comparação, ela cometeu 23 ao longo do período, contra apenas quatro de toda a sua partida contra Radwanska na semifinal. Enquanto isso, Kerber ganhava confiança na devolução e quebrou o saque da americana no terceiro game, abrindo 3/1 na sequência. Nos acertos, Serena buscava se motivar com o famoso grito de "come on" (vamos) e, num belo winner de devolução, devolveu a quebra, empatando em 3/3.

Angelique Kerber na decisão do Aberto da Austrália 2016 (Foto: Reuters)Angelique Kerber teve grande exibição contra Serena Williams na decisão (Foto: Reuters)


A alemã, no entanto, não se deixou abater. Mais uma vez devolveu bem, movimentou a número 1 do mundo de um lado para o outro e contou com um erro de Serena na rede para quebrar novamente e se recolocar na frente com 5/3 ao confirmar seu serviço. A americana manteve o estilo agressivo e forçou bastante no décimo game para se manter viva no set, mas voltou a cometer erros consecutivos e viu Kerber fechar em 6/4 após 39 minutos.

A reação de Serena começou com uma mudança de postura. Sem abusar tanto das "pancadas", a americana passou a buscar um saque mais aberto para tirar Kerber de quadra. A tática funcionou nos games iniciais e ela confirmou com tranquilidade. A alemã, por outro lado, fez um quarto game muito abaixo, com duas duplas faltas e acabou levando a quebra num erro não forçado. Na sequência, Serena se manteve firme e confirmou para abrir 4/1. Daí para frente, as tenistas mantiveram seus saques sem novos break points e a americana empatou a partida com 6/3 após erro de Kerber.

Mas, a estreante em decisões de Grand Slams não se intimidou contra a terceira maior vencedora de "majors". Kerber mostrou solidez defensiva e muita coragem para anotar dois winners espetaculares e quebrar o saque de Serena no segundo game, abrindo 2/0. O "Come On", no entanto, voltaria a ser gritado logo no game seguinte, com a americana devolvendo a quebra de maneira firme e voltando ao jogo ao confirmar seu saque e empatar em 2/2. Novamente, Kerber deu mostras que não estava apenas a passeio na decisão. Com excelentes devoluções, chegou a cinco points em um game de mais de 10 minutos e anotou mais uma quebra. A confiança foi nas alturas e a alemã abriu 5/2 ao confirmar seu saque.

O peso de disputar sua primeira decisão de Grand Slam, no entanto, pareceu pesar para a alemã no momento decisivo. Sacando para o jogo com 5/3 de vantagem, ela cometeu erros e viu Serena crescer para conseguir a quebra e se manter viva no confronto. Kerber sentou no banco, tacou a raquete contra o chão e parecia estar perdida. Porém, o peso pareceu ter ido embora quando a alemã voltou para a quadra. Corajosa, ela salvou game point, conseguiu o break e match point na sequência, e conquistou o título num voleio para fora de Serena Williams.

Angelique Kerber Aberto da Austrália (Foto: Reuters)
Angelique Kerber comemora bola fora de 
Serena que lhe valeu seu primeiro título 
de Grand Slam (Foto: Reuters)