sábado, 16 de julho de 2016

De olho na final, Brasil tenta conter ímpeto de Ngapeth na Liga Mundia





LIGA MUNDIAL DE VÔLEI 2016



Seleção reencontra algoz de 2015 e mantém atenção redobrada para frear craque. Bernardinho acredita que espírito de luta da França possa aumentar após atentado




Por
Direto da Cracóvia, Polônia





A derrota para a França no ano passado, em pleno Maracanãzinho, doeu. Fez o grupo decidir que não queria senti-la de novo. Impulsionada por ela, a seleção deu as mãos, mergulhou num trabalho ainda mais forte e vem construindo uma caminhada sólida na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio. Na Liga Mundial, já bateu Ngapeth e seus companheiros dentro de casa. E espera fazer o mesmo neste sábado, para garantir um lugar na final. Mas sabe que toda a atenção será pouca para conter o ímpeto do irreverente craque e de um time que, sob o impacto do atentado em Nice, estará disposto a lutar ainda mais em quadra. A partida será às 15h30 (de Brasília), na Tauron Arena, em Cracóvia, com transmissão do SporTV e Tempo Real no GloboEsporte.com. Mais cedo, às 12h30, Itália e Sérvia se enfrentam. 


França x Brasil Liga Mundial vôlei Nancy (Foto: Divulgação FIVB)
Ngapeth é parado pelo bloqueio brasileiro na 
etapa de Nancy (Foto: Divulgação FIVB)


+ Com reservas, Brasil vira sobre os EUA e pega a França na semifinal + Lipe comemora retorno após lesão e "mentalidade vitoriosa" do Brasil + Após noite em claro, franceses de classificam para a semi da Liga Mundial


- Tem muita coisa envolvida. A brutalidade inexplicável do atentado... O mundo está meio que de cabeça para baixo. E eles estão aqui, sofrendo, preocupados. Vão usar isso no sentido de "vou lutar por alguma coisa". Essa é uma geração muito talentosa e para nós será um grande desafio. Eles estão com moral e entram um pouco sem responsabilidade, aquele jeito meio blasé de ser, aquele jeito meio Ngapeth de ser no bom sentido, que é um craque fora de série. de um talento que poucos têm, bacana e de bom coração. Talvez esse atentado horroroso traga um pouco da responsabilidade de quererem mostrar que a França tem força e tal. Será um jogo sem favoritos, bastante aberto. Espero que o Lucarelli esteja 100%, ter todos à disposição para enfrentá-los de igual para igual. Estamos torcendo para que nada tenha acontecido com as pessoas próximas a eles e vamos jogar uma grande partida de voleibol. Para nós chegar a uma final após a frustração de 2015 seria incrível para a construção de confiança antes da Olimpíada - disse Bernardinho.

Além da qualidade do adversário da vez, atual campeão do torneio e da Europa, outra preocupação do técnico é com o desgaste provocado pela partida contra os Estados Unidos, decidida em cinco sets. O Brasil ainda fará mais dois em sequência. Pensando nisso, poupou titulares e jogadores que estavam sentindo algum tipo de dor. Com os reservas em ação, venceu de virada.

- A mensagem que se manda aos adversários com um resultado como esse? Que cada jogo é um jogo, que temos um time mais profundo, com mais gente, com mais condições. Na Olimpíada teremos adversários duros, a questão do horário, cansaço. Vamos fazer jogos de madrugada. A
questão física é importante e se não tivermos 12 em condições... Em Londres 2012, faltou ao nosso time vigor físico e não podemos perder por isso. O Giba estava com problema, o Vissotto e Dante também. Essa questão de vigor físico é importante. Por isso, agora a preocupação
como o Murilo, que estamos poupando para ver se conseguimos tê-lo íntegro. Preocupação com o próprio Lipe que é um rapaz que sob grande solicitação e estresse tende a ter algum tipo de problema físico.

Lucão, com pequenas dores de acordo com o treinador, assistiu a tudo do banco. Sentindo uma "agonia gigante", mas satisfeito com o resultado, que dá confiança para seguirem trabalhando pelo objetivo maior, em agosto. Ressalta, no entanto, que o time não pode perder o foco, pensar que "tudo está uma maravilha, porque o tombo lá de cima é maior". Sobre enfrentar Ngapeth, seu ex-companheiro de Modena, o central não tem dúvidas de como o ponteiro irá se comportar no confronto.

-  Ele vai se divertir (risos). Ele às vezes joga meio que de um um jeito irresponsável de ser, mas ele pode,  é gênio. É um pouco acima da média. Pode estar pesado, quatro dias sem treinar e vai responder do mesmo jeito. Quando se enfrenta um jogador assim realmente é complicado. Eu também me divirto porque é engraçado demais jogar contra ele. Às vezes se toma um bloqueio, ele sai chutando tudo e na próxima vem dando mais forte ainda. Ele é uma figura à parte no voleibol. Dele pode se esperar qualquer coisa. Temos que jogar bem e preocupados em quebrar o passe deles, porque têm bom centrais também. Tomara que estejam bem cansados depois de dois 3 a 2 seguidos (risos) - afirmou.

Brincadeiras à parte, Lucão volta a ficar sério quando o assunto é terrorismo. Ele espera que a Olimpíada não seja alvo de ações assim. O levantador Benjamin Toniutti admitiu sua preocupação com a segurança no Rio, após ter vindo a público que o Estado Islâmico estaria planejando um atentado contra a delegação da França. 

-  A gente acaba lendo tudo quanto é notícia que sai sobre atentado. Jogamos em Ancara, na Turquia, este ano e teve um atentado no caminho que a gente fez para o ginásio no mesmo dia. É uma coisa que preocupa todo mundo. A gente sabe da qualidade de segurança não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil todo, é um pouco falha, tem grandes defeitos lá. Mas temos que rezar para que tudo fique em paz. É um grande momento do esporte, um momento que não tem que acontecer um negócio desse. Tudo que a gente vem vendo é briga de religião, é briga de não sei o que, então rezo para que não aconteça nada.

Bernardinho também mostra preocupação com o tema. E espera que organizadores e autoridades estejam fazendo o dever de casa.

- Me preocupa um pouco a estrutura pouco hábil para lidar com isso e também a violência do dia a dia. Espero que as pessoas estejam preocupadas em ter a estrutura adequada para lidar com isso. Mas se nos EUA fizeram o que fizeram no 11 de Setembro, e na França, onde a vigilância é enorme... Não quis voltar a Paris para treinamento ainda agora porque tinha a Euro e havia a possibilidade de um maluco qualquer vir e estourar uma bomba. Fomos para Bruxelas, que hoje também é um lugar que tem problemas, mais para não perder tanto o foco. O mundo está assim. Mas os terroristas não podem nos amedrontar de tal forma de interferir no nosso dia a dia. Temos que ser mais cuidadosos porque vivemos um momento difícil no mundo.




SELEÇÃO NA LIGA MUNDIAL 2016

Rodada no Brasil
16/06 - Brasil 3 x 0 Irã
16/06 - Estados Unidos 3 x 1 Argentina
17/06 - Brasil 3 x 0 Argentina
17/06 - Estados Unidos 3 x 1 Irã
18/06 - Irã 3 x 2 Argentina
18/06 - Brasil 3 x 1 Estados Unidos


Rodada na Sérvia
23/06 - Irã 3 x 1 Bulgária
23/06 - Brasil 1 x 3 Sérvia
24/06 - Brasil 3 x 1 Irã
24/06 - Sérvia 3 x 1 Bulgária
25/06 - Bulgária 0 x 3 Brasil
25/06 - Irã 1 x 3 Sérvia


Rodada da França
01/07 - Brasil 3 x 0 Polônia
01/07 - França 3 x 0 Bélgica
02/07 - Brasil 3 x 2 Bélgica
02/07 - França 3 x 1 Polônia
03/07 - Bélgica 2 x 3 Polônia
03/07 - Brasil 3 x 1 França

Fase final na Polônia
13/07 - Brasil 3 x 0 Itália
13/07 - Polônia 3 x 2 França
14/07 - EUA 1 x 3 Itália
14/07 - Polônia 1 x 3 Sérvia
15/07 - Sérvia 2 x 3 França
15/07 - Brasil 3 x 2 EUA
16/07 - 12h30 - Sérvia x Itália
16/07 - 15h30 - Brasil x França


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2016/07/de-olho-na-final-brasil-tenta-conter-impeto-de-ngapeth-na-liga-mundial.html

Nenhum comentário: