sábado, 11 de junho de 2016

Análise: quebra-defesas, Messi salva Argentina do marasmo com um a mais




COPA AMÉRICA DO CENTENÁRIO



Seleção sofre em momentos com igualdade numérica, estaciona no 11 x 10 e só constrói goleada com a participação decisiva do melhor jogador do mundo




Por
Chicago, EUA


Se na segunda-feira pareceu que Messi não fez falta à Argentina, bastou enfrentar uma equipe mais fechada para surgir a necessidade. Talvez a maior favorita ao título da Copa América Centenário, a seleção albiceleste decepcionou contra o Panamá – e ainda assim venceu por 5 a 0, vejam só (assista aos melhores momentos no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

 Nos primeiros 30 minutos, logo abriu o placar em bola parada, mas permitiu que os panamenhos ameaçassem o gol de Romero em algumas oportunidades. Não era um time seguro nem contra a 52ª colocada no ranking da Fifa.

Confira a classificação atualizada da fase de grupos da Copa América

Um ponto fundamental para que a atuação fosse abaixo do esperado: os volantes. Augusto e Mascherano receberam cartões amarelos aos 13 e 18 minutos. Qualquer ação a partir dali, sem a bola, era pensada duas vezes. Com a pelota nos pés, a dupla também deixou a desejar. Não havia ninguém para quebrar as linhas do Panamá com um passe vertical, ou que tivesse a capacidade de carregar o time metros adiante. Aliás, havia, mas ele estava àquela altura no banco de reservas – em breve chegaremos lá.

Como Jordan: Messi sai do banco, faz três e garante goleada da Argentina
Reveja: Análise: pressão e parceria Di María-Banega resolvem jogo

Messi Argentina Panamá (Foto: AP)
Sai Augusto, entra Messi: como uma substituição 
pode mudar tanto um jogo... (Foto: AP)


Existiu um jogo até os 30 minutos e outro a partir do momento em que Godoy recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. Com 11, a Argentina já não era incomodada, mas ainda faltava inspiração. Os passes não encaixavam. Mascherano, de ótima leitura tática, chegou a reclamar do gramado em entrevista após a partida.

- A bola não correu rápido como pretendíamos. E tudo isso faz com que o rival se posicionasse melhor, que não pudéssemos encontrar espaços. E em cima disso eles tiveram o seu momento, mas isso foi algo de cinco, dez minutos, com um par de faltas e escanteios.

O ritmo foi renovado no vestiário durante o intervalo. Higuaín teve uma ótima oportunidade, mas demorou a concluir, me fazendo lembrar de um comentário recente de Tata Martino, em que reclamou da falta de gols de seus atacantes com a camisa da seleção.

Messi Argentina Panamá (Foto: EFE)
Muitos torcedores conseguiram registrar o 
golaço de falta de Lionel Messi (Foto: EFE)


De Messi, claro, nada a ressaltar. O argentino entrou aos 16, marcou na primeira finalização, exibiu mais uma vez sua categoria em cobranças de falta e encerrou a cota com um corte no marcador e chute no canto. Fez o que todos seus companheiros deveriam ter feito: aproveitar-se da superioridade numérica diante de um adversário frágil. No fim, inspirado com o que havia visto, Agüero também deixou o dele - numa jogada iniciada com um passe/lançamento de Messi para Rojo.

- Foi um jogo difícil até o segundo gol. Leo entrou e mudou tudo. Nós estávamos sentindo falta de uma espontaneidade individual – encerrou Tata.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2016/06/analise-quebra-defesas-messi-salva-argentina-do-marasmo-com-um-mais.html

Nenhum comentário: