domingo, 11 de outubro de 2015

Duda/Elize cai diante de alemãs e fica com o vice-campeonato no México


Brasileiras têm bons momentos na final, mas acabam superadas por Walkenhorst e Ludwig, que fazem 2 sets a 0 levam etapa de Puerto Vallarta do Circuito Mundial




Por
Puerto Vallarta, México


A dupla brasileira lutou bastante, mas não foi páreo para as alemãs na final feminina da etapa mexicana do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em Puerto Vallarta. Em tarde inspirada neste domingo, Laura Ludwig e Kira Walkenhorst dominaram Elize Maia e Eduarda Lisboa, a Duda, conquistando o título com a vitória por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/16.

Apesar da derrota, as brasileiras levaram um prêmio de 8 mil dólares pelo segundo lugar (cerca de R$ 30 mil). O bronze foi para a dupla italiana Marta Menegatti/Viktoria Orsi Toth, que levou a melhor em cima de Sophie van Gestel/Jantine van der Vlist, da Holanda: 2 sets a 0 (21/19 e 21/15).

Com Kira Walkenhorst mostrando eficiência no bloqueio e Ludwig pegando tudo no fundo, a dupla da Alemanha começou a partida bem melhor que as brasileiras, abrindo 10/4. No entanto, se a defesa ia bem, no ataque, as alemãs cometiam alguns erros, o que permitiu que as brasileiras empatassem o jogo em 15/15. A parcial continuou equilibrada até os últimos pontos, mas com dois erros de ataque seguidos de Duda/Elize, as alemãs fecharam em 21/18.

O jogo continuou equilibrado no segundo set. As alemãs melhoraram o aproveitamento no ataque, mas as brasileiras também mostraram precisão e se mantiveram perto no placar na primeira metade da parcial. Porém, apesar do esforço de Duda e Elize, Walkenhorst estava inspirada. Sempre que a dupla do Brasil ameaçava tomar a ponta, a alemã tirava uma jogada da cartola. Na reta final do set, as brasileiras perderam o ritmo e Ludwig/Walkenhorst fechou em 21/16, fazendo 2 sets a 0 no jogo.
No masculino, o título ficou com a dupla americana Nick Lucena/Phil Dalhausser, que venceu Alexander Brouwer/Robert Meeuwsen, da Holanda, por 2 sets a 0 (21/12 e 21/18). O bronze foi para a dupla de irmãos gêmeos Bennet Poniewaz/David Poniewaz, da Alemanha, que bateram os compatriotas Markus Bockermann/Lars Fluggen por 2 sets a 1 (16/21, 21/18 e 15/11). Todos os brasileiros na disputa entre os homens foram eliminados.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2015/10/dudaelize-cai-diante-de-alemas-e-fica-com-o-vice-campeonato-no-mexico.html

Dois vira, quatro acaba: Flamengo leva amistoso a sério e goleia Desportiva


Titulares atuam nos primeiros 45 minutos em partida no ES e, com garotada no segundo tempo, Rubro-Negro vence por 4 a 0. Assista aos melhores momentos!




Por
Cariacica, ES



Depois de 19 anos ausente, o Flamengo retornou ao Espírito Santo disposto a não decepcionar sua torcida. Embora o duelo contra a Desportiva Ferroviária tenha sido um amistoso, o time comandado por Oswaldo de Oliveira mostrou empenho e venceu por 4 a 0 (assista aos melhores momentos acima), neste domingo, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. O treinador lançou mão de seus titulares nos primeiros 45 minutos, com vitória parcial por 2 a 0, gols de César Martins e Emerson, de pênalti.

O amistoso serve como preparação para o próximo jogo oficial do Flamengo, contra o Figueirense, em Florianópolis, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

Emerson Sheik Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Emerson Sheik marcou o segundo gol do Flamengo 
(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)


A partida também marcava a despedida do meia Léo Oliveira, da Desportiva, que deixou o campo aos 30 minutos do primeiro tempo sem ter muito o que comemorar. Àquela altura o Rubro-Negro já vencia por 2 a 0. O placar foi aberto aos 18 minutos, com César Martins, em posição de impedimento, depois de um início de pressão do time capixaba. Aos 22, Emerson Sheik ampliou em cobrança de pênalti que ele mesmo sofreu.

O Flamengo voltou do intervalo com seus 11 jogadores modificados, mas manteve o ritmo com a garotada. Aos oito minutos, Matheus Sávio marcou o terceiro de pé esquerdo, e aos 20, Douglas Baggio tocou no canto para fazer o quarto.



DESPORTIVA FERROVIÁTIA 0 X 4 FLAMENGO

Felipe (Tião); Victor Hugo, Eron (Brian), Sávio e Fred (Eduardo); Ivan (Valim), Thiago, Sidnei (Jean Sá), Tatá e Léo Oliveira (Rominho); Ramon (Vitinho).
Paulo Victor (César); Ayrton (Luiz Antonio), César Martins (Marcelo), Samir (Wallace) e Jajá (Jorge), Márcio Araújo (Jonas), Canteros (Ronaldo) e Alan Patrick (Almir); Paulinho (Matheus Sávio), Kayke (Douglas Baggio) e Sheik (Gabriel).
Técnico: Mauro Soares.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Gols:  César Martins (FLA) aos 18min e Sheik (FLA) aos 22min do 1º tempo. Matheus Sávio (FLA) aos 08min e Douglas Baggio (FLA) aos 20min do 2º tempo.

Árbitro: Marcos André Gomes (ES). Assistentes: Fabiano Ramires (ES) e Ramires Cândido (ES).

Amistoso 2015
Data: 11 de outubro (domingo). Horário: 16h. Local: Kleber Andrade (Cariacíca, ES).
Público: 17.511 presentes. Renda: não divulgada.


Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, acesse www.globoesporte.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/es/futebol/noticia/2015/10/dois-vira-quatro-acaba-flamengo-leva-amistoso-serio-e-goleia-desportiva.html

Em treino fechado no Castelão, Dunga testa Lucas Moura no lugar de Willian


Quando a imprensa teve acesso ao estádio, presença do jogador do PSG foi a grande novidade. Mudanças do último sábado, Filipe Luís e Lucas Lima seguem na equipe




Por
Fortaleza



Mistério e novas possíveis mudanças. Na tarde deste domingo, a Seleção voltou a treinar de portas fechadas. A atividade no Castelão, local do jogo contra a Venezuela, no entanto, teve pelo menos mais um teste. Quando a imprensa teve acesso ao gramado, já nos minutos finais do trabalho, Lucas ocupava a vaga de Willian no time titular.

willian elias filipe luis treino castelão (Foto: Leo Correa / Mowa Press)
Willian sem o colete de titular no treino: Lucas 
foi testado em seu lugar no fim da atividade 
(Foto: Leo Correa / Mowa Press)


O meia-atacante do Paris Saint-Germain é mais um que pode ganhar uma chance na partida da próxima terça-feira, em Fortaleza, válida pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa de 2018. Na atividade do último sábado, o técnico Dunga já tinha dado a pista de que poderia promover as entradas de Filipe Luís e Lucas Lima. Os dois estavam entre os titulares no fim do treino deste domingo. O Brasil terminou a atividade com Jefferson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Luiz Gustavo e Elias; Lucas, Lucas Lima e Douglas Costa; Hulk.

Após a derrota para o Chile por 2 a 0 na última quinta-feira, o Brasil busca seus primeiros pontos nas Eliminatórias para o Mundial. O jogo contra a Venezuela será na próxima terça, às 22h (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza - a TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2015/10/dunga-testa-lucas-no-time-titular-em-treino-fechado-no-castelao.html

Mineirinho sobra em sua bateria e vai às quartas. Medina faz aéreo e leva 10

Vice-líder do ranking vai muito bem, e campeão mundial rouba a cena na quarta fase, em que Italo Ferreira vira terceiro brasileiro com vaga nas quartas de final na França




Por
Hossegor, França




O domingo começou com show brasileiro nas águas de Hossegor, na França. Primeiro, Adriano de Souza, o Mineirinho, sobrou em sua bateria contra Jeremy Flores e John John Florence e passou de fase com muita tranquilidade. Atual campeão do Circuito Mundial de Surfe, Gabriel Medina voou.

Após um aéreo espetacular, recebeu a nota 10 dos juízes e encantou o público presente (assista ao vídeo clicando no LINK da FONTE no final da Postagem).

Assim, ambos se classificaram para as quartas de final da etapa, que poderá acontecer a partir das 3h (de Brasília) desta segunda-feira, quando a Liga Mundial de Surfe (WSL) fará uma chamada para avaliar as condições do mar. Mineirinho encara o australiano Owen Wright (AUS), e Medina, o havaiano John John Florence. Quem também disputará vaga nas semifinais é o potiguar Italo Ferreira, que terá pela frente o australiano Julian Wilson.

Mineirinho acompanha cada passo de Mick Fanning nessa etapa. Afinal, o australiano lidera a temporada com 44.700 pontos, enquanto o brasileiro tem 42.950 e está em segundo lugar. O vencedor da etapa de Hossegor leva 10.000 pontos, e o segundo colocado garante 8.000. Neste domingo, os dois mostraram que a briga pelo topo é acirrada e em altíssimo nível. O atleta da Austrália também foi bem em sua bateria e passou de fase.

- Eu estava observando as primeiras baterias do dia e sabia como seria a minha. Jeremy cresceu aqui, sabe tudo sobre o lugar. Tive que fazer meu melhor. Tenho muito respeito por Jeremy e por John John, mas estou muito feliz - disse Mineirinho.

Gabriel Medina faz aéreo incrível e tira nota 10 na França (Foto: Poullenot/Aquashot)
Gabriel Medina faz aéreo incrível e tira nota 
10 na França (Foto: Poullenot/Aquashot)


Adriano de Souza foi o primeiro a se arriscar na bateria 3. Ele foi agressivo e veloz, com boas cortadas e, na hora de sair, se desequilibrou um pouco, mas conseguiu se manter de pé. Assim, foi agraciado com uma nota 9,57 dos juízes. John John fez apenas 6,77 em sua primeira tentativa, e Flores, 4,67. 


Mineirinho estava com tudo. Após uma onda mediana, ganhou 8,33 dos juízes, mas ainda trocou essa por um 8,93 na sequência. Assim, liderava com tranquilidade a bateria. O mar, nesse momento, estava mexido, inconstante. As boas ondas em sequência demoravam a aparecer. John John, que estava apagado, fez um aéreo bonito, caiu errado, mas conseguiu sair de pé. Mas a bateria era do brasileiro, que fechou com somatório de 18,50 contra 14,00 de Flores e 13,37 de Florence.

Adriano de Souza, o Mineirinho, vence em sua bateria (Foto:     Poullenot/Aquashot)
Adriano de Souza, o Mineirinho, vence em 
sua bateria (Foto: Poullenot/Aquashot)


Se Mineirinho estava com tudo, Gabriel Medina estava ainda melhor. O campeão mundial teve uma performance excelente. Ele começou já partindo para cima e, assim que teve uma boa oportunidade, na segunda onda, apostou em um aéreo, completou a manobra de forma perfeita e saiu comemorando. 

Ganhou uma nota 10 e foi ovacionado. O paulista precisou sair da água e trocar sua prancha. 
Depois, ele conseguiu encantar mais uma vez com um 9,40. Mesmo com Owen Wright surfando muito bem também, Medina era mais dominante. Os dois são amigos e, em alguns momentos na água, apareceram batendo papo. O brasileiro ainda conseguiu trocar essa nota por uma 9,83, com uma rasgada incrível e demonstrando todo seu controle na água. Assim, chegou ao somatório de 19,83, contra 15,56 de Wright e 12,57 de Matt Wilkinson.

- Surfar com eles é normal para mim, porque ficamos na mesma casa, somos do mesmo time, é como se fosse mais um dia. Me senti ótimo e foi divertido. Eu me senti livre, só queria surfar e fazer meu melhor. Como sempre falo, treino muito, assim como fazia no ano passado. Agora não estou tendo que pensar em título mundial ou em nada mais, só surfar, acho que essa é a mudança (de 2014 para 2015) - relatou Gabriel Medina.

Gabriel medina encanta na França (Foto: © ASP/ Kirstin)
Gabriel medina encanta na França 
(Foto: © ASP/ Kirstin)



A bateria 2 da quarta fase prometia desde o início. Afinal, tinha a fera Mick Fanning contra Bede Durbidge, que fez a melhor média do sábado, além de Italo Ferreira, nono colocado do ranking nesta sua temporada de estreia na elite. O líder do Circuito Mundial começou pegando uma onda veloz e finalizou bem, levando um 7,17. O atleta do Brasil deu o troco, mas ganhou apenas 6,30.

O melhor de Fanning, contudo, ainda estava por vir. Pegou uma onda que valeu 8,17. No meio da disputa, o mar, que até então estava um tanto quanto calmo, proporcionou uma boa sequência. Ele aproveitou e ganhou 8,50 dos juízes em uma boa performance. Fanning estava solto na água e saiu vitorioso com o somatório de 16,67 contra 15,43 de Durbidge e 13,73 de Italo.

Fanning consegue avançar às quartas (Foto:     Poullenot/Aquashot)
Fanning consegue avançar às quartas 
(Foto: Poullenot/Aquashot)


Na bateria 1, Julian Wilson entrou com tudo na água, conseguindo executar bem suas manobras. Ele deu um aéreo, aterrissando de forma perfeita e foi aplaudido, ganhando um 8,50. Jadson André não estava conseguindo boas chances no início. Faltando 10 minutos para o término, ele teve sua melhor oportunidade, deu rasgadas velozes, mas não finalizou bem. Kolohe Andino, por sua vez, não encaixou seu melhor surfe. Assim, o australiano fechou com 17,37 contra 12,93 do brasileiro e 10,47 do americano.

Na repescagem, Italo Ferreira encarou Jadson André em um duelo brasileiro, vencendo com somatório de 16,23 contra 15,07. O jovem potiguar vai encarar Julian Wilson nas quartas. Bede Durbidge, da Austrália, fez 18,30 contra 10,20 de Kolohe Andino, dos Estados Unidos. Seu próximo rival será Mick Fanning. Jeremy Flores, da França, perdeu para o australiano Owen Wright, que cravou 18,50 contra seus 16,17. Wright encara Mineirinho. John John Florence despachou Matt Wilkinson, da Austrália, com 16,80 contra 14,87, e enfrenta Gabriel Medina.


BATERIAS DA QUARTA RODADA
1. Julian Wilson (AUS) 17,37 x Jadson André (BRA) 12,93 x Kolohe Andino (USA) 10,47
2. Italo Ferreira (BRA) 13,73 x Bede Durbridge (AUS) 15,43 x Mick Fanning (AUS) 16,67
3. Mineirinho (BRA) 18,50 x John John Florence(HAW) 14,00 x Jeremy Flores (FRA) 13,37
4. Gabriel Medina (BRA) 19,83 x Matt Wilkinson (AUS) 16,00 x Owen Wright (AUS) 15,56


BATERIAS DA REPESCAGEM
1. Jadson André (BRA) 15,07 x Italo Ferreira (BRA) 16,23
2. Bede Durbidge (AUS) 18,30 x Kolohe Andino (EUA) 10,20
3. Jeremy Flores (FRA) 16,17x 18,50 Owen Wright (AUS)
4. John John Florence (HAW) 16,80 x Matt Wilkinson (AUS) 14,87

BATERIAS DE QUARTAS DE FINAL
1. Julian Wilson (AUS) x Italo Ferreira (BRA)
2. Mick Fanning (AUS) x Bede Durbidge (AUS)
3. Adriano de Souza (BRA) x Jeremy Flores (FRA)
4. Gabriel Medina (BRA) x John John Florence (HAW)


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/10/mineirinho-sobra-na-bateria-e-vai-quartas-medina-faz-aereo-e-leva-10.html

Surfista é atacado por tubarão no Havaí e tem perna amputada


Colin Cook surfava em Oahu quando foi atacado enquanto esperava sentado na prancha por uma onda; surfista lutou com o animal e também machucou a mão




Por
North Shore, Havaí



O surfista americano Colin Cook, de 25 anos, foi atacado por um tubarão enquanto surfava em Oahu North Shore, no Havaí, na última sexta-feira. Socorrido por outros surfistas e retirado da água em um caiaque, Colin sofreu lacerações na perna esquerda e foi encaminhado para o hospital perdendo muito sangue. A única saída da equipe médica foi amputar grande parte do membro. O surfista segue internado desde então e ainda não tem previsão de alta.

Colin Cook teve a perna esquerda amputada pelos médicos (Foto: Reprodução)
Colin Cook teve a perna esquerda amputada 
pelos médicos (Foto: Reprodução)


Colin foi a quinta vítima do ano no Havaí. O surfista estava sentado em sua prancha esperando por uma nova ondulação quando foi atacado pelo tubarão. Ele lutou contra o animal e após receber a ajuda de pessoas que estavam próximas, conseguiu se desvencilhar, mesmo tendo ferido uma das mãos também. Colin não perdeu a consciência em nenhum momento, de acordo com o socorrista que o atendeu.

- Ele não perdeu a consciência. Ele tinha pulso o tempo todo e estava respirando, mas claramente estava em choque - disse o socorrista a rede CBS.

Já o amigo John Carper lembrou que esteve ao seu lado em todos os momentos. Eles usaram um leash de uma prancha para fazer um torniquete e conter a hemorragia.

- Eu estava apenas segurando sua cabeça e tentando mantê-lo concentrado. Ele revirou os olhos para trás e parecia que estava morrendo.

Mergulho tubarão Havaí surfe (Foto: Divulgação)
Ataque foi o quinto registrado no Havaí 
em 2015(Foto: Divulgação)

Seu primo, Chris Webster, explicou que a equipe médica tomou a decisão de fazer a amputação.

- Ele está estável agora. Está fora de perigo. Conversou com seu pai por telefone e está bem. Ele estava com bom humor, dizendo que tinha lutado com o tubarão. A equipe médica teve que fazer a amputação acima do seu joelho - disse Chris.

Amigos de Colin tentam agora arrecadar fundos para ajudá-lo com as despesas médicas. Um site na internet foi criado e a intenção é arrecadar US$ 50 mil dólares. Até o momento eles conseguiram quase US$ 16 mil.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2015/10/surfista-e-atacado-por-tubarao-no-havai-e-tem-perna-amputada.html

Giroud faz dois gols em seis minutos e garante vitória da França em amistoso


Anfitriões da Eurocopa de 2016 ganham fora de casa antes de testes contra os rivais Alemanha e Inglaterra, marcados para novembro




Por
Copenhague, Dinamarca



Os franceses precisaram de pouco tempo para se darem bem em mais um teste para a Eurocopa 2016. Em amistoso contra a Dinamarca neste domingo à tarde, no Park Stadium, em Copenhague, os anfitriões do torneio do ano que vem abriram o placar e ampliaram a vantagem logo no início, em dois gols de Giroud, beneficiado por falha do goleiro Schmeichel, em chute aos três, e agraciado com rebote da própria conclusão, aos seis. Administraram até o fim e só tiveram que buscar a bola no fundo da rede nos acréscimos do segundo tempo, aos 46, em finalização de longe de Sviatchenko que não evitou a derrota dos nórdicos, por 2 a 1.

Veja como foi o jogo, lance a lance, e mais detalhes do confronto

Giroud comemora gol França contra Dinamarca (Foto: ODD ANDERSEN/AFP/Getty Images)
Giroud comemora gol da França contra a 
Dinamarca (Foto: ODD ANDERSEN
/AFP/Getty Images)


A seleção francesa volta a se reunir em novembro. Desta vez, em testes mais difíceis. Enfrenta a Alemanha, dia 13, em casa, e viaja para jogar contra a Inglaterra, no dia 16. Terceira colocada do Grupo I das eliminatórias da Eurocopa, depois das vitórias de Portugal e Albânia neste domingo, a Dinamarca espera a definição do adversário na repescagem por uma vaga no torn


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2015/10/giroud-faz-dois-gols-em-seis-minutos-e-garante-vitoria-da-franca-em-amistoso.html

Com milagres de Neuer, Alemanha sofre, mas vence Geórgia e vai à Euro

Eliminatórias da Eurocopa 2016  -  Fase de grupos  -  Grupo D  -  10ª RODADA

Müller e Kruse asseguram o 2 a 1 para o time de Joachim Löw. Pelo outro jogo do Grupo D, Polônia se classifica com resultado igual diante da Irlanda




Por
Leipzig, Alemanha



Sem chances de classificação à Euro, a Geórgia não facilitou a vida da Alemanha neste domingo. A seleção comandada por Joachim Löw precisava apenas de um empate para chegar à disputa europeia, mas teve que gastar muita energia, principalmente Neuer, para garantir a vitória por 2 a 1. O resultado chegou no segundo tempo. Müller abriu o placar de pênalti. O adversário empatou com Kankava. Kruse decretou o triunfo germânico.


saiba mais

Após um domínio claro no primeiro tempo, mas sem efetividade, os alemães voltaram ao segundo tempo em busca do gol. E conseguiram em uma cobrança de penalidade de Müller, após falta infantil da Geórgia. Mas a tranquilidade não reinou depois da abertura do marcador. Neuer teve que operar ao menos dois milagres. Em um lance, no entanto, ele não evitou o belo gol de Kankava em um chute de primeira. A estrela de Kruse brilhou para assegurar o segundo gol alemão. Menos de dois minutos depois de entrar, ele recebeu de Özil e chutou sem chance para Revishvili.

Com o resultado, a Alemanha assegura a primeira colocação no na Chave D com 22 pontos e vai à disputa na França do próximo ano. Somando 21, a Polônia, que derrotou a Irlanda por 2 a 1, fica com a outra vaga direta do grupo.

Müller comemora gol pela Alemanha (Foto: AP Photo/Michael Sohn)
Müller comemora gol pela Alemanha 
(Foto: AP Photo/Michael Sohn)


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)


FONTE:

Após vitória, Hamilton posa com mais de vinte grid girls: "Obrigado, Rússia!"


Próximo de se tornar tricampeão, britânico posta foto descontraída com modelos




Por
Sochi, Rússia


Vencedor do GP da Rússia deste domingo e a poucos pontos de se tornar tricampeão mundial da Fórmula 1, Lewis Hamilton é o cara do momento. E após brilhar na pista de Sochi, o britânico da Mercedes posou para uma foto com as dezenas de grid girls que participam da premiação da prova - elas assistiram a coletiva de imprensa dos três primeiros colocados, que teve clima descontraído. O bicampeão publicou a imagem com as dezenas de modelos em suas redes sociais: “Obrigado, Rússia! Obrigado à melhor equipe do mundo, Mercedes”.

Lewis Hamilton posa com modelos russas após vitória no GP da Rússia (Foto: Reprodução)
Lewis Hamilton posa com modelos russas 
após vitória no GP da Rússia 
(Foto: Reprodução)


Sebastian Vettel (Ferrari) e Sergio Pérez (Force India) completaram o pódio deste domingo. Felipe Massa largou em 15º, fez bela corrida de recuperação  e cruzou em quarto. Restando quatro corridas para o fim, ele tem 302 pontos, contra 236 de Vettel, o novo vice-líder do campeonato, e 229 de Rosberg. O inglês pode conquistar matematicamente o campeonato já na próxima etapa, no GP dos Estados Unidos.

Resultado final do GP da Rússia de Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
Resultado final do GP da Rússia de Fórmula 1 
(Foto: Divulgação)


saiba mais

Aidar diz em entrevista que renunciará à presidência do São Paulo na terça


Acusado de desvio de dinheiro pelo ex-vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro, dirigente cede à pressão e afirma que entregará o cargo após reunião com lideranças do clube




Por
São Paulo


Carlos Miguel Aidar São Paulo (Foto: Igor Amorim / São Paulo FC)Carlos Miguel Aidar deixará presidência do Tricolor na terça-feira (Foto: Igor Amorim / São Paulo FC)


Carlos Miguel Aidar colocará na terça-feira um ponto final em sua passagem como presidente do São Paulo. Eleito em 16 de abril de 2014 para substituir Juvenal Juvêncio, o dirigente não resistiu à enorme pressão e ao isolamento político após as denúncias do ex-vice Ataíde Gil Guerreiro e decidiu renunciar. Isso será feito depois de uma reunião com dirigentes e lideranças políticas do Tricolor no início desta semana.

– Já convoquei. Tanto os diretores renunciantes como os líderes de partidos. Se o conselho ainda estiver aberto, protocolo a renúncia na terça à noite – afirmou Aidar, ao portal UOL.
Pessoas próximas a Carlos Miguel Aidar confirmaram ao GloboEsporte.com que o presidente entregará o cargo depois do encontro com os dirigentes que restaram em sua diretoria.

A partir do momento em que for entregue a renúncia, quem assumirá o comando do clube é presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, o qual terá 30 dias para convocar novas eleições. Pleito do qual, inclusive, ele admite que poderá ser candidato.
A gota d'água foi a briga de segunda-feira com Ataíde Gil Guerreiro, em um hotel da capital paulista. Demitido da vice-presidência de futebol um dia depois de ter acertado um soco no então chefe, o dirigente elaborou dossiê com uma série de acusações (das quais diz ter provas) contra Aidar. Entre elas, a de desvio de dinheiro em diversas negociações de jogadores.

A queda de Ataíde, na terça-feira, resultou na saída de uma série de outros dirigentes e, consequentemente, no isolamento do presidente, que já via a oposição política articular movimentos em busca de seu impeachment há algumas semanas. Desde então, diversos grupos políticos, inclusive o de sua base aliada, retiraram apoio e exigiram sua saída.

A mais recente suspeita recaiu sobre a contratação de Iago Maidana, que está sendo analisada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e poderá render sanção – o clube corre risco de ser proibido de registrar novos atletas por determinado período. Nem mesmo Juan Carlos Osorio confiava nele, como o próprio técnico colombiano admitiu publicamente antes de pedir demissão e assumir a seleção mexicana.

A renúncia de Aidar é o último capítulo de seu retorno ao clube depois de 24 anos distante. Presidente em dois mandatos na década de 1980, o dirigente voltou à política do São Paulo com apoio do antecessor Juvenal Juvêncio, no ano passado. Pouco depois de eleito, porém, rompeu relações com o antigo aliado ao tirá-lo do comando das categorias de base, e se tornou seu maior desafeto, causando um racha histórico.

Carlos Miguel Aidar e Ataíde Gil Guerreiro (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Ataíde Gil Guerreiro agrediu Aidar com soco 
e desencadeou crise no São Paulo 
 (Foto: Carlos Augusto Ferrari)


A partir daí, a cada movimento errado ou suspeita de irregularidade (como o polêmico contrato de comissão no acordo com a Under Armour, fornecedora de material esportivo), mais e mais conselheiros deixavam de apoiá-lo. Os membros da oposição, que Aidar dizia inicialmente "caber em uma Kombi", aumentaram gradativamente.

Nos últimos dias, diferentes correntes dentro do clube passaram a se articular em busca de seu impeachment. O e-mail de Ataíde, ao qual a imprensa teve acesso, porém, acelerou o processo, e Aidar se convenceu de que deveria renunciar de forma espontânea em vez de enfrentar o desgaste de um arrastado processo político no Conselho, que avisou que convocaria na terça-feira uma assembleia extraordinária para o dia 22.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2015/10/isolado-aidar-diz-que-vai-renunciar-presidencia-do-sao-paulo-na-terca.html

Ex-top 5, Jo-Wilfried Tsonga tem participação confirmada no Rio Open


Francês de 30 anos é primeiro grande nome do circuito internacional a ser anunciado no ATP 500 cuja edição de 2016 vai acontecer entre 15 e 21 de fevereiro, no Rio




Por
Rio de Janeiro


Jo-Wilfried Tsonga entrenta Marin Cilic no US Open (Foto: Getty Images)Jo-Wilfried Tsonga vai estar em ação no Rio Open de 2016 (Foto: Getty Images)


Jo-Wilfried Tsonga é o primeiro jogador de grande gabarito a ter confirmada a sua presença no Rio Open de 2016. Anunciado nesta terça-feira pela organização do torneio, o atual número 16 do ranking mundial e ex-top 5, o francês está empolgado com a oportunidade de disputar a competição de categoria ATP 500, no Jockey Club, entre os dias 15 e 21 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

- Estou muito animado para jogar o Rio Open e ter a experiência de estar no Rio, uma das cidades mais bonitas e vibrantes do mundo. Ouvi muitas coisas boas sobre o torneio e quero muito jogar diante dos fãs brasileiros e já sentir a cidade no ano olímpico - afirmou Tsonga, ganhador de 12 títulos de simples e vice-campeão do Aberto da Austrália de 2008.

Tsonga disputou nesta semana o ATP 500 de Pequim. Na segunda-feira, em um dia de bastante poluição na capital chinesa, ele passou mal e acabou sendo eliminado na estreia pelo austríaco Andreas Haider-Maurer, 64º do ranking.

Além do francês de 30 anos, outros nomes importantes deverão ser anunciados em breve pela organização do Rio Open. Será a terceira edição da competição que teve dois espanhóis como campeões: Rafael Nadal, em 2014, e David Ferrer, neste ano.

- Trabalhamos duro nesses meses para trazer uma grande novidade em 2016 e estamos muito animados com a confirmação do Jo. Além de todas as qualidades técnicas e da potencia física, o Jo é um dos jogadores mais carismáticos do circuito e estou certo de que ele vai se identificar muito com o público brasileiro - disse o diretor do Rio Open, Luiz Procopio Carvalho.


Na temporada de 2015, Tsonga venceu o ATP 250 de Metz, na França, no fim do mês passado. O francês soma 25 vitórias e 12 derrotas neste ano.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2015/10/ex-top-5-jo-wilfried-tsonga-tem-participacao-confirmada-no-rio-open.html#esporte-tenis

Com parceiro temporário, Marcelo Melo é campeão do ATP de Tóquio


Sem Ivan Dodig, brasileiro faz dupla com sul-africano Raven Klaasen e conquista torneio japonês com vitória por 2 a 0, parciais de 7/6 e 6/3, sobre colombianos




Por
Tóquio, Japão



A parceria entre o brasileiro Marcelo Melo e o sul-africano Raven Klaasen começou com o pé direito. Logo no primeiro torneio que disputaram juntos, sagraram-se campeões. Com 2 a 0, parciais de 7/6 e 6/3, eles venceram os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal na decisão do ATP 500 de Tóquio, no Japão, neste domingo. Esse foi o 16º título do brasileiro em um torneio de duplas em 34 finais disputadas.

- É muito bom ter jogado pela primeira vez junto com o Raven e já poder ser campeão de um torneio importante como esse. Desde a primeira partida conseguimos nos conectar e vencemos jogos muito duros. Hoje mesmo foi no detalhe. Farah e Cabal  vinham jogando muito bem e haviam, inclusive, derrotado os irmãos Brian. Isso nos traz ainda mais confiança para a semana que vem, quando jogaremos juntos em Xangai. Agora é pensar no próximo e ir com tudo. Estamos realmente muito felizes - relatou Melo, através de assessoria de imprensa.

Marcelo Melo e Raven Klaasen ATP 500 de Tóquio (Foto: Thomas Peter/Reuters)
Klaasen beija o troféu do ATP 500 de Tóquio 
enquanto Marcelo Melo ameaça mordê-lo 
(Foto: Thomas Peter/Reuters)


Vale lembrar que, apesar do resultado positivo, a parceria entre Melo e Klaasen é apenas temporária. O croata Ivan Dodig, habitual parceiro do brasileiro, está na Europa disputando Challengers em quadras rápidas, buscando melhorar seu ranking em simples. A parceria entre Melo e Dodig já está classificada para o ATP Finals, em novembro, e deve voltar a atuar após a gira asiática.

Wawrinka é campeão de simples
No torneio de simples, o suíço Stan Wawrinka não teve dificuldades para bater o francês Benoit Paire e levar o título. Ele fechou a partida por 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2015/10/melhor-impossivel-parceria-inedita-de-marcelo-melo-vence-atp-de-toquio.html

Djokovic escancara superioridade e é hexa na China com vitória sobre Nadal


Número 1 do mundo bate rival com um duplo 6/2 em 1h30 na final em Pequim




Por
Pequim


Novak Djokovic com o troféu de campeão em Pequim (Foto: Chris Hyde / Getty Images)Novak Djokovic com o troféu de campeão em Pequim (Foto: Chris Hyde / Getty Images)


A distância entre Novak Djokovic e os demais jogadores do circuito fica mais escancarada a cada torneio. Neste domingo, na final do ATP 500 da China, em Pequim, o número 1 do mundo levantou um troféu de simples pela 56ª vez na carreira ao derrotar, com sobras, o espanhol Rafael Nadal, ex-número 1 e atual oitavo colocado no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). As parciais foram de 6/2 e 6/2, em 1h30m.

O título foi o sexto de Djoko na capital chinesa, onde também vencera em 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014. No confronto direto, apesar do sétimo triunfo do sérvio nos últimos oito jogos entre ambos, Nadal ainda leva vantagem com uma vitória a mais (23 a 22).

- Pequim tem sido um lugar de sorte para mim, desde as Olimpíadas de 2008 quando Rafa foi medalha de ouro, e eu ganhei o bronze. Fiz uma grande partida e um grande torneio. Espero que o pé de Rafa esteja melhor e ele possa jogar na próxima semana - disse o campeão, que iniciou o discurso em chinês, para delírio do público (no início do segundo set, Nadal sentiu dores no pé e pediu atendimento médico).

Sólido no fundo da quadra e eficiente no saque, Djoko construiu a vitória com um aproveitamento de 82% no primeiro serviço e obteve metade dos pontos disputados no serviço do espanhol.
amplo domínio

Djokovic na final em Pequim (Foto: AFP PHOTO / GOH CHAI)Djokovic deu mais um show na final 
(Foto: AFP PHOTO / GOH CHAI)


Agressivo como de hábito na devolução, Djokovic mostrou seu apetite logo no primeiro game de partida ao quebrar o saque do espanhol. Dominando a maioria dos pontos no fundo da quadra, o sérvio vencia por 3 a 2 quando salvou dois break points que poderiam ter mudado o rumo do set - os únicos cedidos no jogo, aliás. Além de confirmar o serviço, Djoko voltou a quebrar o saque de Rafa no sétimo game, após um voleio do espanhol na rede: 5 a 2. A tranquila vitória na parcial veio num game de zero, em 39 minutos de set.

Nadal até confirmou seu primeiro game de serviço no segundo set. Mas não demorou a sucumbir, prejudicado ainda por um problema no pé que o fez pedir atendimento médico. Senhor do jogo, Djokovic obteve a quebra no terceiro game e sacou em seguida para abrir 3 a 1 rapidamente, com um repertório variado: aces, paralelas, cruzadas e lob. Abatido, Nadal deu pontos de graça ao sérvio no quinto game com duas bolas fáceis na rede e uma dupla falta, cedendo nova quebra: 4 a 1. Com um voleio espetacular quase no pé, Djokovic impediu o último suspiro de Nadal quando o sexto game estava empatado em 30/30 no serviço do sérvio. O espanhol ainda confirmou seu saque na sequência e lutou muito no game derradeiro, chegando a salvar dois match points. Na terceira chance, porém, Djokovic encerrou a conversa com um ace, o seu sétimo na partida, contra nenhum de Rafa.

Rafael Nadal na final em Pequim (Foto: AFP PHOTO / GOH CHAI)
Rafael Nadal pouco pôde fazer diante de um 
rival avassalador (Foto: AFP 
PHOTO / GOH CHAI)


FONTE:

Romênia vence e se classifica à Euro com Irlanda do Norte no Grupo F


Eliminatórias da Eurocopa 2016  -  Fase de grupos  -  

Grupo F -  10ª RODADA


Eliminada, Grécia ganha único jogo nas eliminatórias justamente na despedida e atrapalha Hungria, terceiro lugar, à espera do complemento da última rodada




Por
Tórshavn, Ilhas Faroe


Com a líder Irlanda do Norte classificada antecipadamente e apenas a segunda vaga em disputa, o Grupo F das eliminatórias da Eurocopa teve sua última rodada neste domingo com duelos justamente entre as seleções que ainda almejavam a classificação e outras duas eliminadas jogando em casa. Quem se deu melhor foi a Romênia. Venceu Ilhas Faroe por 3 a 0, fora de casa, e carimbou seu passaporte para a França, ao chegar a 20 pontos. Com chances, a Hungria foi mal. Diante da lanterna Grécia, chegou a ficar duas vezes à frente, virando o placar de 1 a 0 para 2 a 1 e desempatando em 3 a 2, mas sucumbiu e perdeu, por 4 a 3, em Pireu. Permaneceu com 16 pontos, em terceiro lugar, à espera da definição da última rodada para ver se poderá disputar uma das vagas restantes na repescagem.

Jogadores da Grécia comemoram e da Hungria lamentam eliminatórias Eurocopa (Foto: REUTERS/Alkis Konstantinidis)
Gregos comemoram, e húngaros lamentam 
gol da virada dos anfitriões (Foto: 
REUTERS/Alkis Konstantinidis)


A Irlanda do Norte? Abriu o placar contra a Finlândia, em Helsinque, mas cedeu o empate por 1 a 1 quase no fim. Ficou em primeiro lugar, com 21 pontos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eliminatorias-da-eurocopa/noticia/2015/10/romenia-vence-e-se-classifica-euro-com-irlanda-do-norte-no-grupo-f.html

Moutinho faz golaço, e Portugal vence a Sérvia mesmo sem Cristiano Ronald


Eliminatórias da Eurocopa 2016  -  Fase de grupos  -  

Grupo I  -  10ª RODADA



Com time misto, seleção lusa encerra eliminatórias para a Eurocopa com triunfo fora de casa: 2 a 1. Albânia vence a Armênia e garante vaga na fase de grupos do torneio




Por
Belgrado, Sérvia


Mesmo sem seu grande astro, Portugal encerrou as eliminatórias para a Eurocopa em alta. Com vaga na competição continental assegurada com uma rodada de antecedência, a seleção lusa atuou com um time misto e venceu a Sérvia por 2 a 1, fora de casa, neste domingo. Um gol no começo de Nani e um belo chute de João Moutinho deram o triunfo para o time de Fernando Santos. Tosic descontou para os anfitriões.


LEIA MAIS:
Golaço de fora da área, expulsão no banco... Confira como foi o jogo, lance a lance


Nani Portugal Sérvia (Foto: Getty Images)
Nani comemora primeiro gol da partida 
(Foto: Getty Images)


Com o triunfo, Portugal finaliza sua campanha com sete vitórias e uma derrota, somando 21 pontos na liderança do grupo I - desta forma, será uma das cabeças de have na Euro 2016. No outro jogo da rodada, a Albânia venceu a Armênia por 3 a 0 e garantiu uma vaga direta na fase de grupos. A Dinamarca, terceira colocada, disputará a repescagem.

Herói da classificação antecipada para Portugal, João Moutinho entrou no segundo tempo e decidiu o jogo mais uma vez. E novamente com um golaço, assim como contra a Dinamarca. Anda inspirado o meia do Monaco

Um dos mais experientes da Sérvia, Kolarov perdeu a paciência após o segundo gol de Portugal e levou dois cartões amarelos em um minuto. E o pior: ele já havia sido substituído e estava fazendo aplicação de gelo na coxa.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eliminatorias-da-eurocopa/noticia/2015/10/moutinho-faz-golaco-e-portugal-vence-servia-mesmo-sem-cristiano-ronaldo.html

Emprestado pelo Timão, colombiano faz três, e time de Zico é golead


Com duas assistências de Elano, atacante Stiven Mendoza brilha na vitória do Chennaiyin sobre o Goa, que conta com Léo Moura e Lúcio: 4 a 0




Por
Goa, Índia


Contratado pelo Corinthians no começo do ano, Stiven Mendoza mostrou que pode fazer a diferença para o Chennaiyin FC na Superliga da Índia neste domingo. O colombiano, emprestado pelo Timão, marcou três gols e foi a grande estrela da goleada de sua equipe sobre o Goa FC, time de Léo Moura e Lúcio, que é comandado por Zico: 4 a 0. Elano também se destacou com um gol e duas assistências.

Mendoza Elano Chennaiyin Índia (Foto: Divulgação)
Mendoza brilha com três gols em vitória 
(Foto: Divulgação)


O triunfo fora de casa faz o Chennaiyin - comandado pelo ex-jogador Materazzi - se recuperar após duas derrotas nas primeiras rodadas do torneio nacional. A equipe tem três pontos, ocupando a quinta colocação. À sua frente, em quarto, está o Goa, com quatro pontos. O regulamento prevê que os quatro melhores da primeira fase avançam aos playoffs.

O time de Elano e Mendoza dominou as ações na partida desde o começo, dando trabalho à zaga do Goa. O placar foi aberto aos 10 minutos, depois que Elano deu passe nas costas de Lúcio e deixou Mendoza livre. No fim da etapa inicial, o brasileiro marcou o seu - e voltou a trabalhar de garçom para o colombiano aos 18 do segundo tempo. A 15 minutos do fim, Mendoza concluiu seu hat-trick após passe de Bruno Pelissari.

Elano Chennaiyin Índia (Foto: Divulgação)
Elano: duas assistências e um gol na vitória 
do Chennaiyin (Foto: Divulgação)


FONTE:

River Plate vence o Boca Juniors no último clássico da temporada


Lucho González marca belo gol e garante a superioridade dos Millonarios no jogo




Por
Córdoba, Argentina


River Plate superclássico (Foto: Divulgação/River Plate)
River festeja vitória no superclássico 
(Foto: Divulgação/River Plate)


O placar de 1 a 0 foi magro, mas garantiu a vitória do River Plate sobre o Boca Juniors no último clássico entre as equipes em 2015. A ano ficou marcado pelo encontro argentino nas oitavas de final da Libertadores, que terminou com o time xeneize eliminado pela Conmebol depois que torcedores atingiram jogadores do rival com gás de pimenta na Bombonera.

Lucho González marcou no início da partida e determinou a vitória dos Millonarios no amistoso disputado em Córdoba. Após bela troca de passes aos 6 do primeiro tempo, o meia recebeu na área e chutou colocado com a parte externa do pé direito. A bola fez uma leve curva e entrou no canto inferior, sem chance para o goleiro Sara.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/10/river-plate-vence-o-boca-juniors-no-ultimo-classico-da-temporada.html

Rosberg abandona, Hamilton vence fácil na Rússia e coloca a mão na taç


Inglês vence a nona na temporada, chega a 302 pontos e pode assegurar o tri na próxima etapa. Massa faz boa prova de recuperação, se beneficia de acidentes e é 4º




Por
Sochi, Rússia


O que era para ser um dia de festa para toda a equipe Mercedes, que poderia selar o título antecipado de Construtores no GP da Rússia, virou uma grande celebração para Lewis Hamilton. A escuderia alemã precisava fazer apenas três pontos a mais que a Ferrari para se tornar bicampeã na Fórmula 1, mas o abandono do pole position Nico Rosberg, com problemas no acelerador logo no começo da prova, forçaram o time a guardar as camisas comemorativas. Sem seu único concorrente a altura pelo caminho, o britânico venceu a prova com facilidade. Sebastian Vettel, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Force India, completaram o pódio de uma corrida muito movimentada e recheada de incidentes do início ao fim.

Com o resultado, Hamilton disparou no Mundial de Pilotos. Restando quatro corridas para o fim, ele tem 302 pontos, contra 236 de Vettel, o novo vice-líder do campeonato, e pode conquistar matematicamente o campeonato já na próxima etapa, no GP dos Estados Unidos. Rosberg estacionou nos 229 pontos. Além de ficar com a mão na taça, Hamilton chegou a 42 vitórias na carreira, superou o ídolo Ayrton Senna no ranking dos maiores vencedores da história da F-1 e igualou Vettel na terceira posição da lista.

Para os brasileiros, nada como um dia após o outro. Felipe Massa e Felipe Nasr fizeram boas corridas de recuperação. Partindo de 15º, o veterano da Williams fez boas ultrapassagens, se beneficiou de diversos acidentes e abandonos e terminou em quarto, atrás de Daniil Kvyat, da RBR. O mesmo valeu para seu xará mais jovem, que levou a limitada Sauber à sétima colocação, obtendo seu segundo melhor resultado do ano.

A grande surpresa da prova ficou por conta de Pérez. Graças a uma aposta acertada da Force India que antecipou o pit stop para o período de safety car provocado pelo forte acidente de Romain Grosjean (Lotus) na 12ª volta, o mexicano apareceu na terceira posição. Mesmo com pneus desgastados, ele conseguiu segurar o lugar até a penúltima volta, quando foi ultrapassado por Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen. Mas na volta final, o finlandês da Ferrari se precipitou e bateu no compatriota da Williams, que abandonou. O Homem de Gelo ainda cruzou em quinto, atrás de Massa.

Por sinal, houve muitos acidentes e abandonos. Além da pancada de Grosjean e do choque entre Bottas e Raikkonen, houve também uma batida entre Nico Hulkenberg (Force India) e Marcus Ericsson (Sauber) na primeira volta. O espanhol Carlos Sainz Jr., liberado pelos médicos para correr, teve um problema no freio no mesmo ponto do grande susto de sábado, mas dessa vez bateu levemente no muro apenas. Daniel Ricciardo (RBR) foi outro a abandonar. Com tantos incidentes, a McLaren conseguiu emplacar seus dois carros nos pontos, com Jenson Button e Fernando Alonso em nono e décimo, com a Lotus de Pastor Maldonado à frente.

Resultado final do GP da Rússia de Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
Resultado final do GP da Rússia de Fórmula 1 
(Foto: Divulgação)


A corrida

Largando em segundo, Hamilton tentou dar o bote em Rosberg na curva 2, chegou a ficar com o bico do carro na frente, mas o alemão se impôs e manteve a ponta.  Raikkonen passou Vettel e Bottas e pulou para terceiro. Mais atrás, Hulkenberg, que largava em sexto, rodou sozinho, e acabou atingido por Ericsson – os dois abandonaram e o safety car precisou ser acionado. Outro que se deu mal foi Max Verstappen, que precisou desviar do acidente, acabou tocando o muro e furando um pneu. Felipe Massa ganhou três posições na largada e subiu de 15º para 12º, enquanto Felipe Nasr passou de 12º para 11º.  

A relargada foi dada na quarta volta. Bottas aproveitou para ultrapassar Raikkonen e retomar a terceira posição. Na sétima volta, Rosberg passou a enfrentar problemas no pedal do acelerador, que começou a travar. Ele espalhou em uma curva e foi ultrapassado por Hamilton, que assumiu a liderança. Na volta seguinte, sem condições de continuar na corrida, o alemão precisou abandonar. Após dez voltas completadas, os dois brasileiros entraram na zona de pontuação. Nasr aparecia em oitavo, logo à frente de Massa.   

Na 12ª volta, Grosjean perdeu o controle sozinho da Lotus e bateu forte na curva 3. Apesar do impacto, o franco-suíço não se machucou. A batida provocou mais uma entrada do safety car. Alguns pilotos do pelotão traseiro aproveitaram para antecipar a primeira parada nos boxes.   

Em mais uma relargada, Bottas tentou passar Hamilton, mas o britânico fechou a porta e segurou a liderança. Logo atrás, Vettel botou do lado de Raikkonen, mas o finlandês fez jogo duro, passou reto na chicane e se manteve em terceiro. Curvas depois, porém, o alemão tentou novamente, levou a melhor e conseguiu a ultrapassagem. Com ultrapassagens e se aproveitando de abandonos e pit stops, os brasileiros seguiam escalando o pelotão. Após 20 voltas, Nasr era o sexto, e Massa, o sétimo.  

Dentre os ponteiros, o primeiro a ir para os boxes foi Bottas, na volta 27. A Williams, mais uma vez, se atrapalhou no pit stop e o finlandês retornou no meio do tráfego. Quem agradeceu foi Vettel. O alemão manteve um ritmo forte, fez sua parada quatro giros depois e voltou em segundo, à frente do piloto da Williams. Raikkonen, porém, não conseguiu ganhar a posição nos boxes e seguiu em quarto. Após a rodada de pit stops, muitas mudanças no pelotão da frente. Alguns pilotos que anteciparam a parada durante o safety car se deram bem. Enquanto Hamilton liderava seguido de Vettel, Pérez aparecia em terceiro, e Ricciardo em quarto. Bottas era o quinto, e Kimi o sexto. Massa era o décimo, após passar Alonso e Nasr.  

Na segunda metade da prova, enquanto Hamilton liderava com folga à frente de Vettel, a grande atração passou a ser a disputa pelo terceiro lugar. Com pneus mais desgastados, Pérez e Ricciardo tinham o desafio de segurar Bottas e Raikkonen até o fim. Restando dez voltas para o fim, Massa havia passado Button, Kvyat e Sainz, subindo para sétimo, enquanto Nasr era o décimo.  

Bottas deixou Ricciardo para trás na 45ª volta e partiu à caça de Pérez. A seis voltas do fim, Sainz, com problema no freio dianteiro, rodou, chegou a tocar o mesmo muro onde bateu forte no dia anterior, mas dessa vez de leve, e teve que abandonar. Quatro voltas depois foi a vez de Daniel Ricciardo, que havia sido ultrapassado por Raikkonen pouco antes, deixar a corrida devido a uma quebra de suspensão.  

Faltando duas voltas para o fim, a Mercedes informou Hamilton de um "comportamento estranho" na asa traseira e pediu para o britânico não acionar mais o DRS, mesmo para ultrapassar algum possível retardatário. Bottas, enfim colou em Pérez, botou de lado e tomou o terceiro lugar.  Raikkonen foi no embalo, deixou o mexicano para trás e subiu para quarto.   

Na última volta, o finlandês da Ferrari tentou dar o bote no compatriota, mas forçou demais e acabou batendo em Bottas, que abandonou. Pérez agradeceu e retomou o lugar no pódio que parecia ter perdido. Kimi ainda cruzou em quinto, atrás de Massa, que beneficiado pelos abandonos na parte final da prova, terminou em quarto. Hamilton, mesmo com o problema no aerofólio, venceu  com tranquilidade, com 5s de vantagem para Vettel. Nasr completou em sétimo, atrás de Kvyat, e à frente de Maldonado, Button e Alonso, que completaram a zona de pontuação.


FONTE: