terça-feira, 15 de setembro de 2015

Morata decide, e Juventus se recupera de mau início com virada sobre o City


Liga dos Campeões 2015/16 - Grupo D - 01ª RODADA


Atual vice-campeão da Champions ocupa apenas a 16ª posição no Italiano, mas mostra força em vitória contra ingleses no duelo mais delicado da fase de grupos



Por
Manchester, Inglaterra


O Juventus cedeu aos desejos de Tevez, Pirlo e Vidal e teve de reconstruir parte fundamental do time vice-campeão europeu na última janela de transferências. O início no Campeonato Italiano foi infeliz, com duas derrotas - e a 16ª colocação - em três rodadas. Mas nada como um jogo grande para o gigante dar as caras: em Manchester, a Velha Senhora virou sobre o City, nesta terça-feira, fez 2 a 1 com a estrela de Morata e largou na frente do seu grande rival - em tese - do Grupo D da Liga dos Campeões. 


 Confira como foi o jogaço, lance a lance


Morata foi mais uma vez o herói quando a situação apertou. O espanhol, pouco badalado e dispensável no Real Madrid, já havia decidido a classificação dos italianos na semifinal diante dos próprios merengues, em maio. Agora, tirou da cartola um belo chute de canhota, indefensável para Joe Hart, aos 36 minutos do segundo tempo. Chiellini, contra, havia aberto o placar num lance bastante contestável. Mandzukic igualou num momento em que o Juve produzia pouco e parecia escondido. Só parecia...

Morata Juventus Manchester City (Foto: Reuters)
Morata brilhou na semifinal contra o Real 
Madrid e agora volta a decidir um 
confronto da Champions (Foto: Reuters)


A verdade é que o Juventus não produziu tanto. Finalizou oito vezes, três no alvo, contra 11 do Manchester City, que colocou o goleiraço Gianluigi Buffon para trabalhar – o italiano de 37 anos mostrou estar em grande forma, com defesaças em chutes de Sterling, David Silva e Yaya Touré. Ainda assim, foi preciso quando necessário e teve motivos para reclamar da arbitragem do esloveno Damir Skomina. Ele anulou incorretamente um gol de Pogba e deixou de marcar falta de Kompany em Chiellini no gol dos ingleses.

Ao Manchester City, mais um sinal de que a Liga dos Campeões funciona em outra rotação em relação ao Inglês, onde lidera com 100% de aproveitamento após cinco jogos. Para ir longe no continente, terá de mostrar que não é apenas um amontoado de bons jogadores, alguns demasiadamente caros pelo que produzem. Contratações como Sterling e De Bruyne não renderam o esperado hoje – apesar de haver tempo de sobra para Manuel Pellegrini encaixá-los juntos com Agüero, que só jogou dez minutos por estar se recuperando de uma lesão no joelho. O destaque positivo ficou por conta da atuação do volante brasileiro Fernandinho.


Hernanes Fernandinho Manchester City Juventus (Foto: Reuters)
Hernanes e Fernandinho disputam a bola: 
brasileiros em ação no City of Manchester 
(Foto: Reuters)


FONTE:

United confirma fratura dupla, e Luke Shaw passará por cirurgia na perna

Lateral-esquerdo sofre lesão logo no início de duelo com PSV e deixa o campo chorando. Algoz, zagueiro mexicano passou pelo mesmo problema ano passado



Por
Eindhoven, Holanda


A derrota por 2 a 1 para o PSV Eindhoven, na estreia na Champions League, ficou em segundo plano no Manchester United nesta terça-feira. Após a partida, a maior preocupação era com o estado de saúde de Luke Shaw. O lateral-esquerdo sofreu uma fratura dupla na perna direita em dividida com Héctor Moreno logo aos 15 minutos de jogo e passará por uma cirurgia. Nada foi assinalado no lance, e o zagueiro mexicano ainda marcou um dos gols holandeses.

Luke Shaw lesão PSV x Manchester United (Foto: AP)
Luke Shaw lesão PSV x Manchester 
United (Foto: AP)


Ao término do jogo, o Manchester United confirmou a gravidade da lesão em sua conta oficial no Twitter e revelou que Shaw será operado assim que chegar de volta à Inglaterra. Ainda com bola em jogo, o próprio jogador se manifestou em redes sociais e não escondeu a tristeza:  

Obrigado por todas as mensagens! Palavras não podem definir como estou destruído. Minha estrada para recuperação começa agora. Voltarei mais forte!
Luke Shaw, lateral-esquerdo do United

- Obrigado por todas as mensagens! Palavras não podem definir como estou destruído. Minha estrada para recuperação começa agora. Voltarei mais forte! - disse no Twitter. 
  
Coincidentemente, o algoz de Shaw foi vítima de lesão parecida há um ano, quando quebrou a perna esquerda em dividida com Robben, em confronto com a Holanda pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Também em redes sociais, companheiros prestaram solidariedade ao amigo:  

- Decepcionado com o resultado desta noite, mas nossos pensamentos estão com Luke. Fique forte, amigo! - disse Phil Jones.  

Emprestado ao Borussia Dortmund, Januzaj emendou:  

- Horrível ver o que aconteceu. Desejo tudo de melhor para você, meu irmão. Seja forte e volte ainda mais forte.

Luke Shaw lesão PSV x Manchester United (Foto: AP)Luke Shaw quebrou a perna em disputa com mexicano Héctor Moreno (Foto: AP)


Em entrevista coletiva, Louis Van Gaal lamentou o ocorrido e criticou a postura da arbitragem, que sequer marcou falta no lance. O treinador lembrou que Shaw era um dos destaques deste início de temporada dos Red Devils:  

- Foi uma fratura dupla e ele precisará ser operado em Manchester. É um garoto que chegou ao clube com 18 anos e teve muita dificuldade em sua primeira temporada, mas vinha em uma fase fantástica e aconteceu isso. Quando foi para o vestiário, ele estava com máscara de oxigênio e chorava muito. Quando eu falo que era pênalti e cartão vermelho, sou mau perdedor. Foi um carrinho com as duas pernas.   

O treinador holandês não soube especificar o tempo de recuperação, mas não acredita que o lateral volte a jogar em 2015:  

- Não sou médico e não posso dizer, mas quando há uma fratura dupla é algo em torno de quatro a seis meses. Nunca podemos prever. Ele não jogará na fase de grupos. Esperamos que volte ainda nesta temporada.   


FONTE :

Em jogo marcado por fratura feia, PSV frustra retorno do United à Champion

Liga dos Campeões 2015/16 - Grupo B - 01ª RODADA


Holandeses vencem de virada por 2 a 1 com gol de zagueiro mexicano que quebrou a perna de Luke Shaw em dividida no primeiro tempo. Depay marca contra ex-clube



Por
Eindhoven, Holanda


Luciano Narsingh comemora gol pelo PSV diante do United (Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)Narsingh comemora gol pelo PSV diante do United (Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)


Não deu nada certo para o Manchester United no retorno à Champions League. Depois de eliminar o Brugge, no playoff, os ingleses, que não participaram da competição na última temporada, perderam para o PSV Eindhovem, fora de casa, nesta terça-feira. Memphis Depay até fez sua parte e marcou um golaço contra o ex-time, mas Héctor Moreno e Narsingh garantiram a virada para os holandeses. O zagueiro mexicano protagonizou ainda o lance triste da partida: logo aos 15 minutos, quebrou a perna de Luke Shaw em disputa dura dentro da área. A arbitragem sequer assinalou falta. Na outra partida do Grupo B, o Wolfsburg recebeu e venceu o CSKA por 1 a 0.

A vitória coloca o PSV na liderança da chave ao término da primeira rodada. Os holandeses agora viajam até a Rússia e encaram o CSKA, no dia 30 de setembro, às 15h45 (de Brasília). O United, por sua vez, recebe o Wolfsburg, no mesmo dia, em busca da recuperação.

Logo aos 15 minutos, um lance feio foi determinante para ditar o rumo da partida. Após bonita arrancada, Luke Shaw invadiu a área e foi derrubado por Héctor Moreno. A arbitragem mandou o lance seguir, mas os gritos de dor do lateral inglês no gramado paralisaram a partida. A lesão era séria. 

Depois de longo atendimento médico, o jogador deixou o campo chorando muito e com a perna direita fraturada. Minutos depois, Moreno faria o gol de empate do PSV. No ano passado, o zagueiro mexicano foi vítima do mesmo problema, quando quebrou a perna esquerda em dividida com Robben, nas oitavas de final da Copa do Mundo no Brasil.

A bola ainda estava rolando em Eindhoven quando Luke Shaw se manifestou a respeito da lesão sofrida minutos antes. Através de sua conta no Twitter, o inglês disse: "Obrigado por todas as mensagens! Palavras não podem definir como estou destruído. Minha estrada para recuperação começa agora. Voltarei mais forte!".

Luke Shaw lesão PSV x Manchester United (Foto: AP)
Luke Shaw se desespera com lesão na perna 
direita: dupla fratura deve tirá-lo do futebol 
por seis meses (Foto: AP)


FONTE:

Griezmann garante vitória do Atlético de Madrid; Benfica vence após sufoco


Liga dos Campeões 2015/16 - Grupo C - 01ª RODADA



Colchoneros batem Galatasaray fora de casa com dois gols do atacante francês. Encarnados levam bola na trave, mas conquistam triunfo com Gaitán e Mitroglou



Por
Istambul, Turquia


saiba mais

Atlético de Madrid e Benfica começaram com pé direito a Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, enquanto os Colchoneros derrotaram o Galatasaray, em Istambul, por 2 a 0, os Encarnados venceram o estreante Astana pelo mesmo placar, em Lisboa. O francês Griezmann marcou duas vezes e garantiu a vitória dos espanhóis, no Spor Külübu. Nico Gaitán e Mitroglou fizeram os gols do triunfo da equipe portuguesa, no Estádio da Luz.

Com os resultados, Atlético de Madrid e Benfica lideram o Grupo C, com 3 pontos. Astana e Galatasaray não somaram pontos. Na próxima rodada da chave, no dia 30 de setembro, enquanto o  time do Cazaquistão encara os turcos, dentro de seus domínios, os espanhóis vão receber os portugueses, no Vicente Calderon, em Madri.

Griezmann Atlético de Madrid Galatasaray (Foto: Reuters)
Griezmann comemora um de seus gols na vitória 
do Atlético de Madrid sobre o Galatasaray
 (Foto: Reuters)


Na Turquia, o Atlético de Madrid dominou completamente as ações. Os dois gols do triunfo foram marcados no primeiro tempo. No primeiro, Griezmann aproveitou cruzamento da direita e chutou de primeira para balançar a rede. No segundo, Godín escorou para o francês dentro da pequena área. O atacante só teve o trabalho de tocar para o fundo da rede. 
Em Portugal, o Benfica não teve vida fácil. O Astana quase marcou logo no primeiro minuto do segundo tempo. Schetkin dominou na área, chegou antes de Julio César e finalizou na trave. A partir daí, o Benfica acordou e chegou ao triunfo. O primeiro gol foi marcado por Gaitán. O argentino foi lançado, invadiu a área e bateu na saída do goleiro. O segundo saiu da cabeça de Mitroglou após boa jogada do lateral Eliseu.

Gaitan Benfica Astana (Foto: Reuters)
Gaitan comemora com Jonas o primeiro marcado 
sobre o Astana, no Estádio da Luz (Foto: Reuters)


FONTE:

Cristiano Ronaldo faz três gols, fica a um do 500º, e Real goleia Shakhtar


Liga dos Campeões 2015/16  - Grupo A - 01ª RODADA



Duas vezes de pênalti e uma de cabeça, craque português comanda triunfo merengue sobre time ucraniano, que estava bem até goleiro falhar clamorosamente



Por
Madri, Espanha


Cristiano Ronaldo demorou dois jogos, mas já desandou a fazer gols na temporada. Após marcar cinco no fim de semana, o craque português balançou as redes três vezes nesta terça-feira e comandou a goleada por 4 a 0 sobre o Shakhtar, pela primeira rodada do Grupo A da Liga dos Campeões. De quebra, se aproximou de uma marca importante na carrera: está a apenas um gol de chegar a 500 na carreira.

Cristiano Ronaldo Real Madrid (Foto: Getty Images)
Cristiano Ronaldo comemora um de seus gols 
na partida (Foto: Getty Images)


O curioso é que o luso começou a partida como garçom. Logo no início, deu lindo passe e deixou Benzema na cara do gol, mas o francês, ao contrário do companheiro, não estava com a pontaria afiada e isolou a bola. O camisa 9 abriu o placar, mas graças a uma falha clamorosa de Pyatov, que largou a bola nos pés do centroavante ao tentar cortar um cruzamento.

Cristiano Ronaldo também teve certa facilidade para marcar. Os dois primeiros gols, no início do segundo tempo, vieram de pênalti. O primeiro foi um presente do árbitro Ivan Bebek, que demorou, mas atendeu aos gritos do luso após a bola bater nas costas de Srna na área. O quarto e último veio num rebote de Pyatov, que o craque converteu em gol com um toque de cabeça.

Cristiano Ronaldo cobra pênalti diante do Shakhtar (Foto: Denis Doyle/Getty Images)
Cristiano Ronaldo cobra pênalti diante do 
Shakhtar (Foto: Denis Doyle/Getty Images)


Apesar do placar, o Shakhtar não foi presa fácil. Pelo menos nos primeiros 30 minutos. Até ali, o time ucraniano não sentiu a pressão de jogar pela primeira vez na história e tocou bem a bola, escapando da pressão merengue, com boa participação dos brasileiros Taison, Alex Teixeira e Marlos. Mas a falha de Pyatov pavimentou a derrocada.

Na etapa final, a expulsão do volante Stepanenko, logo aos seis minutos, dificultou de vez a vida do Shakhtar. O Real Madrid tomou conta do jogo, e os gols de Cristiano Ronaldo vieram em seguida. Não havia mais o que fazer para os ucranianos. Aos merengues, bastou controlar o resultado até o fim.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2015/09/cristiano-ronaldo-faz-tres-gols-fica-um-do-500-e-real-goleia-shakhtar.html

No reencontro com o Malmö, Ibra vê Di María e Cavani decidirem para o PSG


Liga dos Campeões 2015/16  - Grupo A - 01ª RODADA


A

tacante sueco volta ao time no duelo contra o clube que o revelou e conta com a ajuda dos companheiros de ataque para estrear com vitória na Liga dos Campeões



Por
Paris


No reencontro de Ibrahimovic com o clube que o revelou, o sueco viu Cavani e, sobretudo, Di María decidirem para o PSG. A dupla sul-americana marcou os gols do triunfo por 2 a 0 sobre o Malmö, nesta terça-feira, pela primeira rodada do Grupo A da Liga dos Campeões. Foi o primeiro gol com a camisa da equipe parisiense do argentino, o grande nome da partida no Parc de Princes (veja como foi o jogo lance a lance).

Gol Di María PSG x Malmo (Foto: Reuters)
PSG estreia com vitória na Liga dos Campeões 
ao bater o Malmo em Paris (Foto: Reuters)


Com o triunfo, os franceses lideram o Grupo A com o Real Madrid. A Liga dos Campeões volta daqui a duas semanas, quando o PSG vai a Lviv enfrentar o Shakhtar e o Malmö recebe o gigante espanhol na Suécia. O grande jogo da chave, pela terceira rodada, só acontecerá no dia 21 de outubro, quando os merengues visitam Ibrahimovic e companhia em Paris. 

Veja aqui a tabela.

Cavani PSG x Malmo (Foto: Reuters)
Cavani salva para marcar o segundo do PSG (Foto: Reuters)


Foi a primeira vez que Di María, Ibrahimovic e Cavani começaram jogando juntos. Muito além do gol, o argentino fez um grande jogo, organizou as principais jogadas do time de Laurent Blanc, buscou finalizar e deu até caneta. Já o sueco, que voltou ao time após ficar fora do empate contra o Bordeaux, abusou nas chances desperdiçadas e ficou devendo.

A partida marcou também o reencontro de Ibrahimovic com o Malmö, clube que o revelou. O atacante chegou ao time sueco em 1996 e três anos depois estreou pela equipe profissional. Ficou lá até 2001, quando foi para o Ajax, e, ao longo desse período, fez 16 gols em 40 jogos.

Com Di María, Ibrahimovic e Cavani entre os titulares, sobrou para Lucas amargar o banco de reservas do PSG. Após iniciar os primeiros jogos da equipe na temporada, o brasileiro sequer foi a campo e viu os compatriotas Maxwell, Thiago Silva e David Luiz jogarem. O lateral-esquerdo foi o melhor deles e, inclusive, cruzou, para o gol de Cavani.


O jogo

O PSG relaxou após o gol de Di María logo aos quatro minutos de jogo e, com um time tecnicamente muito superior, passou a administrar a vantagem. Após Ibra perder boas chances, o segundo saiu da cabeça de Cavani no início do segundo tempo, aproveitando cruzamento de Maxwell com desvio do sueco. Nos acréscimos, Lavezzi ainda deixou o seu, mas a arbitragem marcou impedimento de Cavani no lance.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2015/09/no-reencontro-com-o-malmo-ibra-ve-di-maria-e-cavani-decidirem-para-o-psg.html

Medina torce por título de menino com necessidades especiais: "Coragem"

Depois de sessão de surfe, atual campeão mundial elogia empenho de Davizinho em dia de condições difíceis em Trestles. Menino disputa 1º Mundial de surfe adaptado



Por
Direto de Trestles, EUA


Pegar uma onda com um campeão mundial é um privilégio para poucos. Gabriel Medina e Davizinho se conheceram no Mundial de skate bowl no Parque de Madureira, no Rio de Janeiro, e já haviam combinado há tempos de surfarem juntos. O menino, que sofre de síndrome da banda amniótica, uma má formação nos braços e pernas, vem surpreendo o surfista pela forma com que supera as limitações para praticar o esporte e andar de skate. Desta vez, ele não encontrou Medina apenas para torcer, como fez na etapa do Rio de Janeiro, e sim para competir no primeiro Mundial de surfe adaptado, realizado pela International Surfing Association (ISA).


GFabriel Medina surfa e conversa com Davizinho, menino com necessidades especiais  (Foto: Breno Dines)Gabriel Medina conversa com Davizinho, menino com necessidades especiais (Foto: Breno Dines)


- Hoje ele teve muita coragem, o mar estava um pouco difícil, até achei que estava um pouco grande para ele. No começo, ele estava com um pouco de medo, né? Depois ficou mais tranquilo - contou Medina, garantindo estar na torcida pelo título mundial de surfe adaptado de Davizinho. 

Esta será a primeira competição do garoto desde que começou a surfar. 

 A síndrome da banda amniótica é uma rara patologia congênita, provocada pelo aprisionamento de partes do feto no útero, e que atinge 1 em cada 1.200 indivíduos. A mãe de Davi, Denise Teixeira, teve o diagnóstico do filho aos cinco meses de gestação. Medina elogiou o empenho do garoto em um dia de condições difíceis após o surfe em Trestles e deu algumas dicas a ele.

- Ele é goofy (pé direito na frente da prancha). Falei para ele esperar a melhor (onda), para ficar um pouco mais do lado que era onde estavam vindo as melhores e arriscar. E ele arriscou. Acabou pegando uma irada, está se preparando para o campeonato dele. Vou estar torcendo, igual ele está torcendo aqui pra mim, e foi isso. Hoje o dia foi demais..... A gente já tinha falado que queria surfar junto, faz tempo, desde o Rio. E acabou conseguindo só aqui na Califa, mas foi irado, foi demais.... Pegamos altas ondinhas, a gente se divertiu bastante - completou Medina.

Gabriel Medina surfe David Teixeira necessidades especiais (Foto: Reprodução / Instagram)
Gabriel Medina pega onda com surfe Davi 
Teixeira em Trestles (Foto: Marcio 
Canavarro / Reprodução / Instagram)


+ Quatro brasileiros lutam pelo caneco no local onde nasceu o Brazilian Storm+ Slater cogita parar por 2 etapas, mas pretende buscar o 12º título em 2016+ Líder, Mineirinho diz que meta era ir às quartas em Trestles: "Agora é relaxar"+ Wiggolly bate Italo com surfe poderoso e avança às quartas; Pupo é eliminado+ Medina, Mineirinho e Filipe Toledo vão às quartas de final na etapa de Trestles


O Brazilian Storm terá quatro representantes nas quartas de final da etapa de Trestles. Além de Medina, seguem na disputa pelo título da oitava etapa Adriano de Souza, líder do ranking, Filipe Toledo e Wiggolly Dantas. Uma nova chamada será feita nesta quarta-feira, às 11h30 (de Brasília). Mas a expectativa é que a competição seja reiniciada na quinta-feira, quando um swell deverá trazer boas ondas. Após a etapa nos Estados Unidos, vão faltar apenas três etapas: Landes, na França, de 6 a 17 e outubro, Peniche, em Portugal, entre 20 e 31 de outubro, e Pipeline, no Havaí, de 8 a 20 de dezembro.

Medina autografa camiseta de Davizinho, que sofre da síndrome da banda aminiótica (Foto: Breno Dines)
Medina autografa camiseta de Davizinho, que 
sofre da síndrome da banda amniótica 
(Foto: Breno Dines)


QUARTAS DE FINAL

1 - Filipe Toledo (BRA) x Joel Parkinson (AUS)
2 - Adriano de Souza (BRA) x Wiggolly Dantas (BRA)
3 - Adrian Buchan (AUS) x Mick Fanning (AUS)
4 - Gabriel Medina (BRA) x Nat Young (EUA)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/09/medina-torce-por-titulo-de-menino-com-necessidades-especiais-coragem.html

Mar pequeno adia as quartas de final de Medina, Filipe Toledo e Mineirinho

Campeonato em Trestles, na Califórnia, só deve ser retomado na quinta-feira, mas a WSL fará nova chamada para avaliar as condições do mar nesta quarta-feira, às 11h



Por
Rio de Janeiro


Pelo segundo dia consecutivo, a Liga Mundial de Surfe (WSL) optou por adiar as quartas de final da oitava etapa do Circuito Mundial, em Trestles, San Clemente, na Califórnia. À espera de um "swell", a organização do evento planeja colocar as disputas em condições perfeitas para as disputas dos quatro brasileiros entre oito competidores: Adriano de Souza, o Mineirinho, líder do ranking mundial, Filipe Toledo (4º), Gabriel Medina (10º) e Wiggolly Dantas (13º), estreante no seleto grupo dos 34 melhores surfistas do mundo. De acordo com as previsões, o campeonato só deve recomeçar a partir de quinta-feira. No entanto, a WSL fará uma nova chamada para avaliar as condições do mar nesta quarta-feira, às 11h (de Brasília). A janela se encerra no dia 20.

Mar pequeno adia as quartas de final de Medina, Mineirinho e Filipe Toledo em Trestles - oitava etapa do circuito mundial de surfe (Foto: Divulgação/WSL)
Mar pequeno adia as quartas de final de Medina, 
Mineirinho e Filipe Toledo em Trestles, EUA 
(Foto: Divulgação/WSL)


+ Quatro brasileiros lutam pelo caneco no local onde nasceu o Brazilian Storm+ Slater cogita parar por 2 etapas, mas pretende buscar o 12º título em 2016+ Líder, Mineirinho diz que meta era ir às quartas em Trestles: "Agora é relaxar"+ Wiggolly bate Italo com surfe poderoso e avança às quartas; Pupo é eliminado+ Medina, Mineirinho e Filipe Toledo vão às quartas de final na etapa de Trestles


- Há algumas ondas pequenas e divertidas por aí hoje, mas definitivamente estamos esperando por algo melhor, portanto, não vamos ter baterias. Tivemos quatro dias incríveis de competição e vamos esperar por um melhor surfe no último dia do campeonato - disse Jessi Miley-Dyer, comissária da WSL.

Surfando em seu quintal de casa, Filipinho, que trocou Ubatuba, no litoral paulista, por San Clemente, no ano passado, abre as quartas de final em um confronto contra o australiano Joel Parkinson (18º). O campeão mundial de 2012 foi o algoz de Miguel Pupo (26º) na repescagem (quinta fase). Em seguida, Mineirinho mede forças contra Wiggolly em uma bateria 100% verde e amarela. Guigui avançou após eliminar o também estreante Italo Ferreira (8º). Atual campeão mundial, Gabriel Medina encerra as disputas contra o americano Nat Young (11º).
Após a etapa nos Estados Unidos, faltam só três etapas: Landes, na França, de 6 a 17 e outubro, Peniche, em Portugal, entre 20 e 31 de outubro, e Pipeline, no Havaí, de 8 a 20 de dezembro.


QUARTAS DE FINAL

1 - Filipe Toledo (BRA) x Joel Parkinson (AUS)
2 - Adriano de Souza (BRA) x Wiggolly Dantas (BRA)
3 - Adrian Buchan (AUS) x Mick Fanning (AUS)
4 - Gabriel Medina (BRA) x Nat Young (EUA)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/09/espera-de-swell-wsl-adia-disputas-de-medina-filipe-toledo-e-mineirinho.html

Após jejum de 11 meses, Lincom dá volta por cima com ida ao Corinthians

Maior artilheiro da história do Bragantino, com 62 gols, atacante passou quase um ano sem gol por causa de lesões; desde julho, já foi às redes seis vezes na Série B



Por
Bragança Paulista, SP


lincom bragantino x abc (Foto: Fabio Moraes/Futura Press)
Lincom deu a volta por cima após amargar 
longo jejum de gols (Foto: Fabio Moraes/
Futura Press)


O empréstimo do atacante Lincom ao Corinthians, confirmado nessa segunda-feira, 14, pode ser visto como uma surpresa. Principalmente para quem acompanhou de perto o atleta do Bragantino, de 31 anos, nos últimos meses. Apesar de ser o maior artilheiro da história do Massa Bruta, com 62 gols marcados, o jogador ficou 11 meses sem marcar por causa de lesões no calcanhar e no joelho. Recuperado, voltou a balançar as redes em julho e agora, em setembro, recebe a proposta para defender o Timão até o fim do Brasileirão. Uma volta por cima na carreira.

Lincom vestiu a camisa do Bragantino por 133 vezes, foi o artilheiro time em várias competições e se tornou ídolo do clube. Porém, no fim de 2014, o atleta passou a frequentar mais o departamento médico do que os gramados. Ficou sem marcar no fim da Série B do ano passado, com o Bragantino, e no Paulistão deste ano, com a camisa do Penapolense.

Quando voltou ao Massa Bruta, para o Brasileiro da Série B deste ano, Lincom estava acima do peso por conta do período em que ficou parado. Mas voltou à forma física e, em 28 de julho, encerrou o jejum de 11 meses sem marcar. Após marcar o segundo gol da vitória do Massa Bruta por 3 a 2 sobre o Mogi Mirim, o atacante foi às lágrimas. 

– Sofri para caramba neste período que fiquei de fora. Só Deus sabe o que passei neste período. Estava ansioso para voltar a jogar. Conseguimos vencer e fiz um gol. Estou muito emocionado. Difícil descrever com palavras – disse o jogador, à época, em entrevista.

Bragantino Ceará série b Lincom (Foto: Ag Estado)
Lincom é o maior artilheiro da história do 
Bragantino, com 62 gols marcados 
(Foto: Ag Estado)


Depois desse gol, Lincom marcou mais cinco no Brasileiro da Série B. É o vice-artilheiro do time na competição, com seis marcados. O presidente do Bragantino, Marquinho Chedid, exaltou a carreira do atleta ao confirmar o empréstimo dele ao Corinthians.

– Nós precisamos ver o lado do atleta que é o maior artilheiro da era profissional do Bragantino. O Lincoln está com 31 anos e dificilmente teria outra oportunidade como essa. Nós queremos subir, mas de forma alguma podemos prejudicar alguém que só fez o bem para o clube. Precisamos ver o lado humano da história, afinal, além de bom profissional ele é um excelente caráter. Ele se apresenta em São Paulo nessa segunda-feira – afirmou o mandatário.

Orlando Francisco Pires Júnior, o Lincom, começou a carreira no Araçatuba-SP. Teve passagens por outros clubes do interior de São Paulo, como Rio Branco e Sertãozinho, por Sport, Criciúma e até pelo futebol belga. No entanto, foi com a camisa do Bragantino que teve mais destaque. Chegou ao clube em 2011 e foi artilheiro do time em edições do Campeonato Paulista e do Brasileiro da Série B.

Lincom se destaca pela boa presença dentro da área. Com 1,92 m de altura, tem facilidade para marcar gols de cabeça. Tem boa finalização e costumava ser usado como uma espécie de pivô nas jogadas de ataque do Bragantino.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/noticia/2015/09/apos-jejum-de-11-meses-lincom-da-volta-por-cima-com-ida-ao-corinthians.html

Em busca de gordura na ponta, Botafogo encara Oeste em ascensão

Partida desta sexta-feira, no Estádio Nilton Santos, será a de número 400 de goleiro Jefferson com a camisa alvinegra



Por
Rio de Janeiro


A torcida do Botafogo tem alguns motivos para estar otimista. A equipe vem de quatro vitórias consecutivas e começar a abrir vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. Além disso, o jogo contra o Oeste, nesta terça-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, pela 26ª rodada, será o de número 400 de Jefferson com a camisa alvinegra. No entanto, do outro lado estará uma equipe que vem de três partidas sem derrotas e tenta fugir do rebaixamento.


saiba mais

Depois de um período de oscilação, no qual chegou a correr o risco de deixar o G-4, o Botafogo engrenou. O time comandado por Ricardo Gomes pode, nesta sexta, chegar à quinta vitória consecutiva, quebrando sua melhor marca na competição, alcançada no primeiro turno. A meta alvinegra é aumentar a distância para o segundo colocado - que atualmente é de quatro pontos - e conquistar o mais rapidamente possível o acesso à Série A.

O Oeste vai ao Rio de Janeiro com a espinhosa missão de melhorar seu baixo aproveitamento, de apenas 25% como visitante: em 12 jogos, o Rubrão perdeu sete vezes, empatou três e ganhou  apenas duas, sendo a última na longínqua sexta rodada. Apesar de enfrentar o líder, o técnico Roberto Cavalo planeja conquistar um bom resultado para seguir na sua luta contra o risco de rebaixamento e também para aproveitar o alívio que veio na rodada passada, quando o time do interior paulista venceu o Boa Esporte, por 2 a 1, e encerrou jejum de oito jogos sem vitórias.

Sávio Pereira Sampaio (DF) apita o jogo, auxiliado por Luciano Benevides de Sousa (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF). O SporTV transmite o jogo para todo o Brasil, menos para o Estado do RJ. O Premiere mostra em todo país. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

Botafogo: O técnico Ricardo Gomes fechou parte do treino e, assim, não revelou quem serão os titulares contra o Oeste. Prata da casa, Jean deve ser o titular da lateral esquerda. No ataque, Luís Henrique é o mais provável substituto de Navarro. O treinador volta a contar com Neilton, recuperado após três rodadas fora. O Botafogo deve começar com a seguinte formação: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Jean; Camacho (Serginho), Willian Arão, Daniel Carvalho e Elvis; Lulinha (Neilton) e Luís Henrique (Sassá).

Oeste: com apenas um desfalque no time considerado titular, causado por suspensão, o técnico Roberto Cavalo deve manter a base da equipe que venceu na rodada passada. A dúvida para o lugar de Wagninho são o meia Renan Mota ou o atacante Júnior Negão, caso seja ofensivo, ou o volante Renato Xavier, caso pense em reforçar a proteção. O provável Oeste deve ter: Leandro Santos; Paulo Henrique, Júnior Lopes, Ligger e Fernandinho; Elivélton, Guilherme Amorim; Patrik Silva e Mazinho; Renan Mota (Renato Xavier ou Júnior Negão) e Kahê..

HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)


Botafogo: Diego Giaretta cumpre suspensão automática. Navarro e Carleto se recuperam de lesões musculares, e o zagueiro Emerson está no departamento médico.

Oeste: o meia-atacante Wagninho está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No departamento médico, seguem o zagueiro Daniel Gigante, com problemas no púbis, e o volante Betinho, se recuperando de uma contratura.

header pendurados 690 (Foto: arte esporte)


Botafogo: Carleto, Renan Fonseca, Sassá, Serginho e Willian Arão.

Oeste: Douglas Marques, Elivelton, Júnior Lopes, Júnior Negão, Leandro Mello, Patrick Silva, Renato Xavier, Rodriguinho e Val Baiano.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2015/09/em-busca-de-gordura-na-ponta-botafogo-encara-oeste-em-ascensao.html

Jefferson celebra marca e espera chegar perto de Ceni: "No caminho"

Goleiro, que chega a 400 jogos pelo Botafogo nesta terça, diz viver momento importante na carreira e espera volta rápida do Alvinegro à Série A



Por
Rio de Janeiro


Principal nome do Botafogo nos últimos anos, Jefferson vai completar 400 partidas nesta terça-feira, contra o Oeste, no Estádio Nilton Santos. O goleiro, que está em sua segunda passagem pelo clube – 2003 a 2005 e, agora, desde 2009 –, não querer parar por aí. Além de mais uma vez ressaltar o desejo de chegar ao jogo 500, foi sincero ao responder se pretende alcançar no Alvinegro o status de Rogério Ceni no São Paulo.

- Bater a marca do Rogério é difícil. Tudo o que ele fez pelo São Paulo e pelo futebol é admirável. Mas acho que estou no caminho. Pretendo trilhar aqui no Botafogo esse caminho perfeito do Rogério no São Paulo - disse.

Jefferson entrevista coletiva Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein)
Jefferson espera encerrar sua carreira no Botafogo 
dentro de quatro anos (Foto: Gustavo Rotstein)


Jefferson nunca escondeu que pretende encerrar a carreira no Botafogo e afirma que a acolhida da torcida e a grande identificação com o clube são os principais fatores que o fazem não ter a intenção de sair. O goleiro de 32 anos, que costuma tratar o Alvinegro como seu time de coração, tem claro o que pretende em sua reta final de carreira, mas vê claramente num momento de ascensão.

- Faço um plano de carreira para me preparar psicologicamente e fisicamente. Pretendo me preparar para mais uns quatro anos. Miro a Copa do Mundo e quero estar bem na Seleção. Estou bastante focado, maduro e experiente. Sinto que vivo um momento importante na carreira.

No entanto, o pensamento atual de Jefferson é um só: ver o Botafogo novamente na Série A. Por isso, deixa de lado qualquer festa para celebrar seus 400 jogos e pede que a equipe mantenha contra o Oeste o bom nível das atuações para alcançar esse objetivo rapidamente.

- Para os torcedores, a liderança é muito importante. Mas para ser bem sincero, acho que o importante é somar pontos sempre. Em algum momento fomos líderes com folga, mas oscilamos e mantivemos o primeiro lugar, mas com o quinto ou sexto lugar a dois pontos de distância. Não podemos mais cair nessa ilusão. Temos que somar o máximo de pontos e subir matematicamente o mais rápido possível. Depois vamos pensar no título - destacou o capitão alvinegro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2015/09/jefferson-celebra-marca-e-espera-chegar-perto-de-ceni-no-caminho.html

Guia da Champions: Real, Bayern & companhia iniciam caça ao Barcelona

Atuais campeões buscam feito que não é repetido desde 1989/90, com o Milan. GloboEsporte.com transmitirá Roma x Barcelona e mais 24 jogos em todo o torneio



Por
Rio de Janeiro


A 60ª edição da Liga dos Campeões terá pontapé inicial nesta terça-feira. Oito jogos de quatro grupos abrem o mais badalado torneio de clubes do planeta. Na quarta, mais 16 equipes em ação, com cobertura especial do GloboEspote.com. O site transmitirá 25 jogos em toda a competição, incluindo a final do dia 28 de maio de 2016, no San Siro, em Milão.


 Lista de golaços da última edição tem Cristiano Ronaldo, Messi e Casemiro São Paulo é o brasileiro que mais revela para a Champions
 Veja as camisas dos 32 participantes da Liga dos Campeões 2015/16


Os trabalhos começam com Roma x Barcelona, quarta-feira, exibido ao vivo a partir das 15h (de Brasília) - todas as outras partidas da rodada terão acompanhamento em Tempo Real. Para participar da transmissão, use a hashtag #liganoge. Os catalães são, naturalmente, o centro das atenções, pois defendem o título conquistado sobre o Juventus, junho passado, em Berlim.

 Real é o mais caro, e os quatro "mais pobres" não valem um CR7 ou Messi
 Deter CR7 e calar o Bernabéu: Marlos acredita em zebra diante do Real
 #LiganoGE: Liga dos Campeões tem jogos ao vivo no GloboEsporte.com

A tarefa de Messi, Suárez e Neymar tende a ser mais complicada, já que desde 1989/90, com o Milan, ninguém consegue o feito de erguer o caneco de forma consecutiva. Além disso, outros gigantes como Bayern, Real Madrid, Paris Saint-Germain e Chelsea se reforçaram, aproveitando que o Barça só poderá inscrever novos atletas em janeiro devido à punição imposta pela Fifa.

Mais informações você confere no Guia da Liga dos Campeões abaixo:


GRUPO A
Header Guia Liga Campeões A (Foto: GloboEsporte.com)

ANÁLISE DO GRUPO

Real e PSG medem forças de olho no mata-mata


O peso e a história estão do lado do Real Madrid, maior vencedor da Champions. O gigante espanhol quer conquistar a undécima e, de quebra, evitar que o arquirrival Barcelona estabeleça um monopólio diante do que Messi, Neymar e Suárez ainda prometem juntos. Para isso, demitiu o italiano Carlo Ancelotti e apostou em Rafa Benítez, de trabalhos recentes contestáveis. A base é a mesma, com a adição de bons jogadores como Danilo, Casemiro e Kovacic.

O Paris Saint-Germain busca o mesmo patamar. Tem um time titular mais forte com Di María e Kurzawa e torcerá pela saúde estável de Ibrahimovic para tentar alçar os voos que ainda deve – vide as últimas três eliminações nas quartas. O Shakhtar ligou o alerta depois de perder o primeiro título na Ucrânia desde 2008/09 e ver brasileiros importantes como Douglas Costa, Luiz Adriano e Fernando saírem. Para o Malmö, bicampeão sueco, o que vier é lucro.


Cristiano Ronaldo celebra gol do Real sobre o Espanyol (Foto: Reuters)
Cristiano Ronaldo começou a temporada 
"devagar" - até fazer cinco gols no 
Espanyol no último sábado... 
(Foto: Reuters)

APOSTA GLOBOESPORTE.COM

Real Madrid e PSG vão para as oitavas

Há dois claros favoritos. Empurrados por seus elencos estelares, Real Madrid e Paris Saint-Germain terão de definir um precioso primeiro lugar, aliviando - em tese, é bom dizer - o sorteio das oitavas de final. O Shakhtar, presente em dois dos últimos três mata-matas, depende do rendimento de sua legião de brasileiros para garantir a vaga na Liga Europa, pois o Malmö, zebra declarada, tem potencial para complicar os ucranianos.


Ibrahimovic Malmö (Foto: Reprodução / Twitter)Zlatan Ibrahimovic começou sua carreira Malmö(Foto: Reprodução / Twitter)


O CONFRONTO

Malmö x Paris Saint-Germain

Seria muito óbvio listar os dois confrontos entre Real Madrid e Paris Saint-Germain, na terceira e quarta rodadas. Na quinta, os franceses visitarão os suecos na terra onde Zlatan Ibrahimovic nasceu e foi criado. Será um dia para reviver muitas memórias, algo que o centroavante do PSG já vem fazendo desde o sorteio.

FIQUE DE OLHO
Di María

O PSG tem algo a provar nesta Liga dos Campeões – chegou a quebrar a barreira das quartas de final? A resposta passa também pelos pés de Ángel di María, contratação de peso dos franceses para a temporada. O meia argentino vem de um ano muito abaixo da média no Manchester United e saiu sem deixar saudades. Em Paris, tentará reencontrar o futebol perdido no Real Madrid, curiosamente seu futuro adversário. 


Di Maria ganha a 11 no PSG Torre Eiffel (Foto: Divulgação / PSG)
Di María posa em sua apresentação em frente 
à Torre Eiffel: argentino quer recuperar o 
glamour (Foto: Divulgação / PSG)



Tabela jogos Grupo A Liga dos Campeões (Foto: Reprodução / GloboEsporte.com)
*Horário de Brasília (Foto: Reprodução / GloboEsporte.com)



Grupo B
Header Guia Liga Campeões B (Foto: GloboEsporte.com)


ANÁLISE DO GRUPO

Hora de matar as saudades

Ficar um ano fora do torneio mais badalado do mundo pode ter feito bem ao Manchester United. A exigência para frequentar o topo, como nos tempos de Alex Ferguson, fez o clube gastar alto no mercado. Louis van Gaal agora não poderá reclamar da falta de peças, principalmente no meio-campo, povoado com Schweinsteiger e Schneiderlin. Na frente, Depay e Martial chegaram para dar alternativas de jogo a Rooney. A cobrança será alta em cima do técnico holandês, criticado pela dificuldade de dar uma cara ao time.

O Wolfsburg surge como segunda força. É um clube já estabelecido na Alemanha (foi vice-campeão da Bundesliga e venceu o Bayern na Supercopa) graças ao dinheiro de uma montadora de carros e com potencial de crescimento. Três brasileiros formam a proteção defensiva (Naldo, Dante e Luiz Gustavo), enquanto cabia ao belga Kevin de Bruyne organizar o ataque – a função agora é de Julian Draxler, reforço imediato após a venda do meia ao Manchester City.


Naldo ergue taça Supercopa da Alemanha Wolfsburg (Foto: REUTERS/Fabian Bimmer)
Naldo ergue a Supercopa da Alemanha: 
Wolfsburg já provou que pode vencer 
os grandes... (Foto: REUTERS)


Os Lobos podem uivar alto, mais do que o esperado para CSKA e PSV. Os russos, vice para o Zenit, contam com o retorno do marfinense Doumbia, essencial na fase preliminar diante do Sporting, e na continuidade do técnico Leonid Slutsky, que dividirá nos próximos meses o cargo com a seleção russa. Os holandeses, ironicamente cabeças de chave, voltam à fase de grupos sem Depay e Wijnaldum, estrelas na campanha vencedora da Eredivisie.

Depay Manchester United (Foto: Getty Images)Memphis Depay enfrentará o ex-clube PSV logode cara na fase de grupos (Foto: Getty Images)


APOSTA GLOBOESPORTE.COM

Manchester United e Wolfsburg vão para as oitavas

Não seria uma zebra o Manchester United sofrer nesta etapa, mas a qualidade do elenco sugere a classificação em primeiro. O Wolfsburg não tem a mesma tradição, mas possui um time organizado. A tendência é que os dois avancem e deixem a briga pela Liga Europa entre CSKA e PSV, mais próximos de nível técnico.


O CONFRONTO

PSV x Manchester United

A primeira rodada já traz o reencontro entre Memphis Depay e PSV. O atacante foi contratado na última janela pelo Manchester United depois de brilhar intensamente pelo time holandês, onde foi campeão com folga na última temporada e artilheiro com 22 gols. Não há ninguém em Eindhoven que não sinta saudades de uma das revelações da Copa do Mundo no Brasil...

FIQUE DE OLHO

Anthony Martial

Mas quem é esse atacante de 19 anos que custou € 50 milhões, assumiu a camisa 9 e marcou um belo gol logo em sua estreia num clássico contra o Liverpool? O francês Anthony Martial já gerou expectativas elevadas no torcedor dos Diabos Vermelhos. Com a lesão de Rooney, poderá receber nova chance logo na estreia diante do PSV. Mesmo que não repita os passos de Thierry Henry na Inglaterra (as comparações já existem...), pode ajudar bastante o Manchester United.


Martial gol Manchester United x Liverpool (Foto: Reuters)
Martial "chegou chegando" ao Manchester 
United com gol importante no clássico 
diante do Liverpool (Foto: Reuters)


Tabela jogos Grupo B Liga dos Campeões (Foto: Reprodução / GloboEsporte.com)
*Horário de Brasília (Foto:
 Reprodução / GloboEsporte.com)


Grupo C
Header Guia Liga Campeões C (Foto: GloboEsporte.com)

ANÁLISE DO GRUPO

Uma chave com cara de Liga Europa


Jackson Martínez comemora gol Atlético de Madrid (Foto: REUTERS/Marcelo del Pozo)Jackson Martínez é o grande nome do Atlético nesta temporada (Foto: Marcelo del Pozo / Reuters)


Em um grupo com jeito de Liga Europa, o Benfica é o time com maior tradição em Champions. Classificado como cabeça de chave pelo título português, o time dos brasileiros Julio César, Luisão, Talisca e Jonas (entre outros) já conquistou o título duas vezes (1960/61 e 1961/62), mas fez papelão na temporada passada: foi eliminado na primeira fase, sem conseguir vaga sequer na Liga Europa (competição na qual foi para a decisão em 2013 e 2014 - perdendo ambas).

Campeão espanhol e finalista da Champions na temporada retrasada, o Atlético de Madrid gastou € 134 milhões (cerca de R$ 570 milhões) em nomes como Jackson Martínez, Carrasco, Vietto e Filipe Luis, superando Real e Barça em investimentos, para voltar a estar entre os protagonistas. Na edição passada, os espanhóis caíram nas quartas de final, diante do rival de Madri.

Bicampeão da Liga Europa (2009/10 e 2011/12), o time de Diego Simeone terá ainda a concorrência de outro clube que já conquistou o segundo título mais importante do continente, em 1999/00: o Galatasaray. Com a chegada de Podolski para fazer parceria com Sneijder, o atual campeão turco busca superar a campanha do ano passado, quando terminou a primeira fase com a pior campanha em um grupo com Arsenal, Borussia e Anderlecht. Já o Astana, do Cazaquistão, disputa a fase de grupos pela primeira vez.


Sneijder e Podolski, Supercopa da Turquia (Foto: Reprodução / Instagram)
Galatasaray aposta na parceria entre Sneijder 
e Podolski para avançar de fase (Foto: 
Reprodução / Instagram)


APOSTA GLOBOESPORTE.COM 

Atlético de Madrid e Benfica vão para as oitavas


Temos aqui três times na briga por duas vagas, uma vez que o Astana está na competição a passeio. Entre os concorrentes, o Atlético de Madrid larga na frente e é o favorito para ter a melhor campanha do grupo, mesmo com as saídas de gente como Miranda e Arda Turan (o time de Simeone, em contrapartida, investiu bem). Sobram Benfica e Galatasaray. Como os turcos ainda não se encontraram nesta temporada, é possível dizer que os portugueses - que ainda tentam se acertar após a saída de Jorge Jesus para o Sporting - contam com um leve favoritismo nessa briga.

Jonas comemora gol Benfica (Foto: REUTERS/Hugo Correia)
Jonas é a aposta do Benfica para levar os 
portugueses às oitavas de final 
(Foto: REUTERS/Hugo Correia)


O CONFRONTO
Benfica x Galatasaray


Liga Europa ou mata-mata da Champions, eis a questão? Com a briga pela segunda vaga, muito provavelmente, concentrada entre turcos e portugueses, o confronto direto promete decidir o futuro de ambos na competição. Bons resultados contra o Atlético de Madrid também são aconselháveis, enquanto tropeços contra o Astana não serão tolerados. Vale observar ainda o reencontro de Oblak, Guilherme Siqueira e Tiago com o ex-clube Benfica, agora com a camisa Atlético.

FIQUE DE OLHO
Astana: o novato asiático


Podolski - Borat (Foto: Reprodução/Twitter)Podolski postou cartaz do filme "Borat" para brincar com jogo no Cazaquistão (Reprodução/Twitter)


O convite aqui não é necessariamente para assistir a um futebol de alto nível, mas para acompanhar a inédita participação de um time do Cazaquistão na fase de grupos da Liga dos Campeões (o que rendeu até a uma brincadeira de Podolski nas redes sociais). E o Astana terá que fazer um esforço dobrado para encarar Benfica, Galatasaray e Atlético de Madrid na competição. O responsável por eliminar o Apoel nos playoffs fica localizado no lado asiático dessa ex-república soviética dividida entre dois continentes e fará uma viagem recorde na competição, ao percorrer 6.154 quilômetros para enfrentar o Benfica em Lisboa. 

O Cazaquistão vira assim o 32º país a ter uma equipe na fase de grupos da competição desde que foi rebatizada como Liga dos Campeões em 1992, e nem mesmo lá o Astana representa uma grande força. O clube criado no fim da década passada só ganhou destaque no país por conta da injeção de dinheiro público disponibilizado pelo Fundo de Riqueza Soberana "Samruk Kazyna” (dono de gigantes estatais no país), o que valeu o título nacional em 2014 e o papel de importante máquina política do governo local. 

Mapa Lisboa Benfica Astana (Foto: Reprodução / Google Maps)
Astana fará a maior viagem da história da 
Champions para enfrentar o Benfica - 
e vice-versa (Reprodução / Google Maps)


Tabela Grupo C Champions (Foto: Globoesporte.com)
*Horário de Brasília (Foto: Globoesporte.com)


Grupo D
Header Guia Liga Campeões D (Foto: GloboEsporte.com)

ANÁLISE DO GRUPO

O Grupo da Morte da Champions


O sorteio conseguiu juntar times de Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha em uma só chave. O Juventus tem, ao menos na teoria, todas as credenciais para largar como favorito. Afinal, venceu as quatro últimas edições do Campeonato Italiano e, até poucos meses atrás, disputava a final da Liga dos Campeões (porém perdeu a chance de levar o seu terceiro título europeu ao ser derrotado pelo Barça). Mas na prática não é bem assim. Massimiliano Allegri precisa reconstruir a equipe após as saídas de Tevez, Pirlo e Vidal e, mesmo com a chegada de nomes como Mandzukic, Dybala, Hernanes, Khedira (esse último sequer estreou), entre outros, anda mal das pernas na temporada - são duas derrotas e um empate em três jogos no Campeonato Italiano.

Hernanes camisa Juventus (Foto: Reprodução Instagram)
Hernanes é uma das caras novas na remontada 
Velha Senhora (Foto: Reprodução Instagram)

Enquanto a Velha Senhora vem tropeçando na Velha Bota, o Manchester City segue o caminho oposto na Inglaterra. Lidera a Premier League com 100% de aproveitamento e está com o elenco reforçado com as chegadas milionárias de Otamendi, Sterling e De Bruyne. Com apenas um título da Copa da Uefa (atual Liga Europa) na conta, em 1969/70, o time inglês tenta pela primeira vez em sua história passar das oitavas de final da Champions (ainda assim, o feito foi alcançado apenas nas duas últimas edições da competição).

Fernando Llorente Sevilla (Foto: Marcelo del Pozo / Reuters)Llorente é a aposta no Sevilla (Foto: Reuters)


O Sevilla é a terceira força do grupo, mas tem todas as condições de surpreender os favoritos. Como cartão de visitas, pode dizer que conquistou quatro títulos da Liga Europa ao longo dos últimos dez anos, o que o levou ao posto de maior vencedor da competição. Além disso, tirou Llorente da Velha Senhora para se tornar a grande referência da equipe (que ainda não engrenou na temporada: são dois empates e uma derrota no Espanhol). Já o Borussia Mönchengladbach disputará a Champions pela primeira vez desde que mudou de nome, mas já disputou a final da competição quando essa ainda se chamava Copa dos Campeões da Uefa:  em 1976/77, ocasião em que perdeu a decisão para o Liverpool.

APOSTA GLOBOESPORTE.COM 

Manchester City e Juventus vão para as oitavas


O Juventus volta a ser cabeça da chave da Liga dos Campeões graças ao título italiano conquistado na temporada passada, mas nem por isso terá vida fácil. A Velha Senhora terá como rivais o líder do Campeonato Inglês, o atual campeão da Liga Europa e o terceiro colocado na última edição da disputada Bundesliga. Como apenas duas equipes vão às oitavas, o palpite é o seguinte: City e Juve avançam, mas o Sevilla venderá caro a vaga. Até mesmo o Mönchengladbach promete fazer jogo duro com os gigantes, sobretudo quando jogar na Alemanha.

Sterling Manchester City (Foto: Getty Images)
Sterling é um dos reforços milionários que 
colocam o Manchester City como favorito 
no grupo (Foto: Getty Images)


 O CONFRONTO 

Juventus x Manchester City


Pelo andar da carruagem, a Velha Senhora está mais para brigar com o Sevilla pela classificação às oitavas de final do que com o Manchester City pela liderança do grupo. Ainda assim, o duelo do atual tetracampeão italiano e vice europeu contra o líder invicto da Premier League promete ser um dos três mais atrativos da primeira fase, assim como Real Madrid x PSG e Bayern de Munique x Arsenal. Vale acompanhar ainda dois reencontros: de Jesús Navas com o Sevilla e Llorente com o Juventus.

Wakaso Mubarak do Espanyol e Jesús Navas do Sevilla (Foto: EFE)
Além do jogão com o Juve, Navas terá encontro 
especial com o Sevilla: ele trocou o ex-time pelo 
City em 2013 (Foto: EFE)


FIQUE DE OLHO
A volta do Mönchengladbach 


Mönchengladbach Raffael Favre (Foto: Divulgação)Gladbach de Raffael e Lucien Favre vai mal na Bundesliga, mas espera surpreender na Champions (Foto: Divulgação)


Terceiro colocado no último Campeonato Alemão, o Borussia Mönchengladbach, rival do Bayern de Munique na década de 70, disputará pela primeira vez a Liga dos Campeões no atual formato. Mas tem história no torneio antecessor, ainda chamado de Copa dos Campeões da Europa. 

Potência germânica nos anos 1970, o Borussia chegou à final da Copa dos Campeões em 1977, quando foi derrotado pelo Liverpool por 3 a 1. Naquela década, conquistou cinco vezes o Campeonato Alemão e duas vezes a Copa da Uefa, atual Liga Europa. Pouco tempo depois, porém, venderia seus destaques e não conseguiria se manter entre os melhores times da Alemanha. 

Recentemente, sob a batuta do técnico Lucien Favre, o clube se reergueu e voltou a frequentar a parte de cima da tabela. A vaga na Champions, porém, teve um efeito colateral: na atual temporada, a equipe (que tem o brasileiro Raffael como um de seus destaques) está na lanterna da Bundesliga, com quatro derrotas em quatro jogos. Será que está guardando as boas exibições para a Europa?


Tabela Grupo D Liga dos Campeões (Foto: GloboEsporte.com)
*Horário de Brasília (Foto: GloboEsporte.com)


Grupo E
Header Guia Liga Campeões E (Foto: GloboEsporte.com)

ANÁLISE DO GRUPO

Barça inicia defesa do título e busca pelo hexa

Atual campeão, o Barcelona inicia no Grupo E a defesa do título e a busca pelo hexacampeonato. Maior artilheiro da competição ao lado de Cristiano Ronaldo (ambos com 77 gols), Messi chegará a 100 jogos na Liga dos Campeões na primeira rodada da fase de grupos e, ao lado de Neymar e Suárez, tentará levar o time a mais um título.

Neymar champions Barcelona  x Juventus  (Foto: AP)
Barcelona tenta repetir a cena da temporada 
passada, quando conquistou a Liga dos 
Campeões (Foto: AP)


O Roma entra na Liga dos Campeões com o ataque reforçado por Mohamed Salah e Edin Dzeko e embalado por um bom começo de Campeonato Italiano, incluindo uma vitória no clássico com o Juventus. Mas é bom abrir o olho com o Bayer Leverkusen, que já aprontou contra um clube  romano nesta temporada. O novo time de Chicharito Hernández entrou na fase de grupos ao eliminar o Lazio nos playoffs e tenta repetir o ano passado e avançar para as oitavas.

APOSTA GLOBOESPORTE.COM

Barcelona e Roma avançam às oitavas


A expectativa é que o Barcelona, um dos favoritos ao título, fique com o primeiro lugar do Grupo E. A briga ficaria entre Roma e Bayer Leverkusen pela segunda vaga, com os italianos levando vantagem pelas boas contratações desta temporada.

O CONFRONTO

Barcelona x Bayer Leverkusen

O torcedor do Bayer Leverkusen não tem boas lembranças do Barcelona. Os times se enfrentaram seis vezes na Liga dos Campeões, com cinco vitórias espanholas e uma alemã. Nas oitavas de final de 2011/12, teve passeio e show de Messi: 7 a 1 no Camp Nou, com cinco gols do argentino.

Messi, Barcelona x Bayer Leverkusen 2012 (Foto: Getty Images)
Em 2012, Messi deu show contra o Bayer 
Leverkusen e marcou cinco gols 
(Foto: Getty Images)


FIQUE DE OLHO

BATE Borisov

O BATE Borisov é dono de algumas marcas na Liga dos Campeões, mas nada para se orgulhar. O time de Belarus sofreu 24 gols na última temporada e terminou com saldo de -22, recordes negativos na competição. Em 2011, o time enfrentou o Barcelona duas vezes, levou nove gols e não marcou nenhum.

shakhtar donetsk x borisov - luiz adriano (Foto: Reprodução)
BATE Borisov sofreu com Luiz Adriano na 
temporada passada (Foto: Reprodução)



Tabela Grupo E Liga dos Campeões (Foto: GloboEsporte.com)
*Horário de Brasília (Foto: GloboEsporte.com)



Grupo F
Header Guia Liga Campeões F (Foto: GloboEsporte.com)

ANÁLISE DO GRUPO

Favorito do grupo, Bayern inicia Champions pressionado


Semifinalista nas quatro últimas temporadas, o Bayern de Munique começou a temporada com o técnico Pep Guardiola encarando mais cobranças. O time bávaro é o grande destaque do grupo, mas, mesmo com o bom início de Campeonato Alemão, um bom desempenho na Liga dos Campeões parece ser decisivo para o futuro do espanhol no comando do time bávaro.

Guardiola Bayern x Leverkusen (Foto: Reuters)
Mesmo indo às semis nos últimos anos, Pep 
Guardiola começa a Liga dos Campeões 
pressionado (Foto: Reuters)


Mesmo sem um grande investimento na janela de transferências (Petr Cech foi a principal contratação), o Arsenal é a segunda força do grupo. Eliminado pelo Monaco nas oitavas de final do ano passado, o time de Arsène Wenger tem tudo para novamente avançar para a próxima fase. O atual pentacampeão grego Olympiacos e o atual decacampeão croata tentam surpreender na chave.

APOSTA GLOBOESPORTE.COM

Bayern de Munique e Arsenal vão para as oitavas


Se nenhuma surpresa acontecer, Bayern de Munique e Arsenal devem confirmar o favoritismo sem grandes problemas. A última vez que os ingleses não passaram da primeira fase de grupos foi em 1999/2000, e os alemães se classificaram desde 2008/2009.

O CONFRONTO


Bayern de Munique x Arsenal


Na temporada 2012/2013, o Bayern de Munique eliminou o Arsenal nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Um ano depois, novo confronto entre as duas equipes e nova vitória alemã. Desta vez, o duelo não tem o mesmo peso, mas será finalmente a chance dos ingleses levarem a melhor?

Arsenal x Bayern de Munique 2013 (Foto: Getty Images)
O Arsenal não vem tendo muito sucesso 
quando enfrenta o Bayern de Munique  
(Foto: Getty Images)


FIQUE DE OLHO

A torcida do Dinamo Zagreb


O Dinamo Zagreb e sua torcida não vivem grande fase. Nos últimos anos, o estádio Maksimir vem sofrendo com públicos baixíssimos. Reflexo do relacionamento ruim dos torcedores com o presidente Zdravko Mamic, que foi preso neste ano, mas já está solto. O preço dos ingressos para os jogos da Liga dos Campeões, considerados altos, não devem ajudar em nada a situação do clube croata nesse sentido.

dinamo zagreb (Foto: Getty Images)
Ainda não se sabe como vai ser o comportamento 
da torcida do Dinamo Zagreb na Champions 
(Foto: Getty Images)



Tabela Grupo F Liga dos Campeões (Foto: GloboEsporte.com)
*Horário de Brasília (Foto: GloboEsporte.com)



Grupo G
Header Guia Liga dos Campeoes grupo G (Foto: Editoria de Arte)

ANÁLISE DO GRUPO

Chelsea sobra, os outros correm atrás


Com um favorito absoluto, o grupo G conta com uma zebra e uma disputa que promete ser acirrada pela segunda colocação. Campeão em 2012, o Chelsea entra na Champions para apagar a decepção pela eliminação ainda nas oitavas de final na temporada passada, diante do PSG, e aposta na manutenção do elenco vencedor da última Premier League, reforçado por Falcao Garcia, para passar sem sustos ao mata-mata. Na outra extremidade da chave está o Maccabi Tel Aviv, atual campeão israelense, que superou três fases dos playoffs para ficar entre os 32 melhores da Europa após 11 anos. Neste caminho, eliminou o Hibernians, de Malta, os tchecos do Viktoria Plzen e o Basel, da Suiça.

Casillas Porto Vitória de Guimarães (Foto: Reuters)
Soa até estranho: depois de três títulos com o 
Real Madrid, Iker Casillas defenderá o 
Porto na Champions (Foto: Reuters)


Já Dínamo de Kiev e Porto entram na competição praticamente como forças equivalentes. Únicos do grupo que não foram campeões nacionais na última temporada, os portugueses contam com a tradição de quem venceu a competição duas vezes, mas estão enfraquecidos após perderem peças importantes como os laterais brasileiros Danilo e Alex Sandro, e o atacante Jackson Martinez. Por outro lado, o elenco de Julen Lopetegui conta com toda experiência de Iker Casillas. Os ucranianos, por sua vez, chegam com a moral de quem acabou com a hegemonia do Shakhtar Donetsk no país ao vencer a liga e a copa. O elenco conta com apenas dois brasileiros, os pouco conhecidos Danilo Silva e Júnior Moraes. Na melhor campanha, o clube chegou às semifinais em 77, 87 e 99.

APOSTA GLOBOESPORTE.COM

Chelsea e Porto avançam às oitavas


A expectativa geral é de que o Chelsea se classifique em primeiro sem problemas. Além de ter o melhor elenco e um treinador obcecado pela Champions League, os Blues caíram em um grupo com rivais bem menos qualificados. Dínamo de Kiev e Porto devem brigar pela segunda vaga, mas a tradição e a experiência de Iker Casillas podem fazer a balança pender para o lado português, com os ucranianos ficando com a vaga na Liga Europa. Quanto ao Maccabi Tel Aviv, qualquer resultado além da quarta colocação será comemorado por um clube que passou por três playoffs até a fase de grupos. Vale lembrar, porém, a zebra Apoel Nicosia, do Chipre, que seguiu o mesmo caminho até as quartas, em 2012, em grupo que também tinha o Porto.

José Mourinho Chelsea (Foto: Getty Images)
José Mourinho voltará ao estádio do Dragão 
e reencontrará o Porto no comando do 
Chelsea (Foto: Getty Images)


O CONFRONTO

Chelsea x Porto


Por mais que os duelos entre Dínamo e Porto sejam determinantes para definir o provável segundo colocado no grupo, é inevitável que o personagem José Mourinho determine os momentos imperdíveis desta primeira fase. Ainda mais quando o português terá a oportunidade de voltar ao lugar que o projetou para o mundo. Campeão da Champions pelo Porto em 2004, o Special One retornará ao estádio do Dragão no dia 29 de setembro e receberá os compatriotas no Stamford Bridge em 9 de dezembro, na última rodada.

FIQUE DE OLHO

Eden Hazard


Apontado como um dos jovens mais promissores de sua geração, Eden Hazard terá uma nova oportunidade de provar que está, sim, no escalão que vem logo abaixo de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no futebol mundial. Campeão da Liga Europa e da Premier League, sendo eleito o melhor jogador, o belga tem a missão de levar os Blues ao bicampeonato. Apesar de contar com nomes como Willian, Oscar e, agora, Falcao Garcia, Hazard é o coração do time de José Mourinho.

Hazard Willian título Chelsea (Foto: Getty Images)
Hazard comemora com Willian gol pelo Chelsea: 
belga foi o craque da Premier League 
(Foto: Getty Images)



grupo G Champions League (Foto: GloboEsporte.com )
* Horário de Brasília (Foto: GloboEsporte.com )



Grupo H
Header Guia Liga Campeões H (Foto: GloboEsporte.com)

ANÁLISE DO GRUPO

"Patinhos feios" buscam espaço entre gigantes

Negredo comemora gol após falha de Fabinho Monaco x Valencia (Foto: Valerio Pennicino/Getty Images)Negredo comemora gol que colocou o Valencia na Champions (Foto: Valerio Pennicino/Getty Images)


O Grupo H é o "patinho feio" desta edição da Champions League. Com o Zenit como cabeça de chave, Valencia, Lyon e Gent surgem como surpresas, sem serem favoritos nem mesmo em suas ligas nacionais, e é difícil imaginar que um dos dois classificados vá além das oitavas de final. O time de Hulk aparece com destaque em sua quinta edição consecutiva da competição, mas o terceiro lugar no início do campeonato local mostra que os russos perderam força. Em 2014 e 2015, a equipe caiu no primeiro mata-mata.  

Vice-campeão em 2000 e 2001, o Valencia volta a disputar a Liga dos Campeões depois de duas temporadas com cara de que brigará mais com o Zenit pela liderança do que sofrerá para bater o Lyon pelo segundo lugar. Por mais que tenha perdido Otamendi para o Manchester City, a equipe manteve a base que fez uma boa liga espanhola, comprou o tunisiano Abdennour para substituir o argentino na defesa e apostou no volante brasileiro Danilo - além de comprar em definitivo os atacantes Negredo e Rodrigo.  

Lyon e Gent entram na disputa como franco atiradores. Os franceses, que já teriam dificuldades para superar Zenit e Valencia, perderam Fekir, artilheiro deste início de temporada com quatro gols, que lesionou o joelho em amistoso pela França. Recém-contratados, Beauvue, Valbuena e o brasileiro Rafael vão ter que suar para levarem o ex-clube de Juninho às oitavas de final. Por fim, os belgas do Gent debutam na competição e dificilmente conseguirão até mesmo a vaga na Liga Europa.

APOSTA GLOBOESPORTE.COM

Zenit e Valencia  avançam sem sustos


Zenit e Valencia começam a disputa com amplo favoritismo. Conduzido por Hulk, os russos levam vantagem pela experiência na competição e a força em casa. São cinco edições da Champions consecutivas. A briga deve ser boa com o Valencia pela liderança do grupo. O bom momento do futebol espanhol - com cinco representantes - por si só já é suficiente para que a equipe seja observada com atenção. Além disso, o Lyon, que seria seu principal concorrente, está desfalcado do melhor jogador: Fekir, com ruptura do ligamento do joelho. Aos franceses, deve sobrar a Liga Europa.

André Villas-Boas Zenit (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Saideira: André Villas-Boas já informou que 
deixará o Zenit ao término da temporada 
(Foto: Reprodução / Site Oficial)


O CONFRONTO

Zenit x Valencia


Zenit e Valencia se enfrentam em São Petersburgo no dia 24 de novembro, pela penúltima rodada da fase de grupos, em confronto que deve definir a liderança. A esta altura, a expectativa é de que ambos tenham cumprido o que deles se espera e estejam com as vagas encaminhadas para as oitavas de final. O duelo de 16 de setembro, no Mestalla, por sua vez, pode fazer com que essa balança penda para o lado espanhol.

FIQUE DE OLHO

Hulk

A esperança do Zenit na Champions League - e na temporada - passa muito pelos pés de Hulk. Artilheiro do clube nos últimos dois anos, o brasileiro passou a ser a referência solitária do ataque de André Villas-Boas com a venda do venezuelano Rondon para o West Bromwich. Experiência na competição não falta ao atacante, que, em seis edições, entrou em campo 49 vezes e marcou 16 gols. Novo centroavante da Seleção de Dunga, o paraibano e sua canhota assustam os adversários.

Hulk Zenit Dínamo Moscou (Foto: Divulgação Zenit São Petersburgo)
Hulk foi o artilheiro do Zenit nas últimas 
duas temporadas (Foto: Divulgação 
Zenit São Petersburgo)


Grupo H Champions League (Foto: GloboEsporte.com)
* Horário de Brasília (Foto: GloboEsporte.com)


FONTE: