terça-feira, 11 de agosto de 2015

Temporal, frustração no atletismo e ouro no tiro com arco: o top 5 do 3º

Chuva forte em Toronto interrompe evento por 1h no dia em que Jane Karla entrou para a história do Parapan ao se tornar medalhista em mais de uma modalidade



Por
Direto de Toronto, Canadá

Jane Karla tiro com arco (Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)
Jane Karla levou o ouro no tiro com arco 
(Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)


Depois de dois dias de sol forte e calor, a chuva deu as caras em Toronto no terceiro dia dos Jogos Parapan-americanos. Por conta dos raios em York, as competições de atletismo tiveram de ser interrompidas por uma hora atrasando o cronograma de provas previstas para esta segunda-feira. O atletismo também esteve no centro da polêmica, quando Odair Santos chegou a comemorar o ouro dos 5.000m da classe T11, mas acabou desclassificado. O top 5 do dia 3 tem ainda o show da torcida canadense no basquete em cadeira de rodas, o sacrifício de uma atleta do tênis de mesa e as conquistas brasileiras no tiro com arco, em especial a de Jane Karla, que já que havia sido medalhista no tênis de mesa no Rio-2007 e em Guadalajara-2011 (assista a imagens do dia no vídeo abaixo).



TEMPORAL INTERROMPE ATLETISMO

Uma forte chuva castigou o Estádio Parapan-Americano no primeiro dia do atletismo. A modalidade normalmente mantém a programação independentemente do volume de água que caia. Interrupções só ocorrem em caso de raios, para a proteção de atletas, árbitros ou espectadores. Foi justamente o que aconteceu nesta segunda-feira. Por uma hora a pista ficou vazia. A chuva deu uma trégua, mas o grande atraso atrapalhou bastante a programação dos paratletas, que tiveram de mudar sua rotina de 
aquecimento.

Chuva, Parapan de Toronto 2015, T54 5000m, atletismo (Foto: AP)
Chuva prejudicou as provas de atletismo do 
Parapan de Toronto  (Foto: AP)


- Eu me programei muito, porque queria fazer o melhor 100m do mundo. Com essa chuva, foi tudo por água abaixo. Mas está aí minha medalha de ouro, foi muito maior do que minha fome, minha atenção, minha raiva porque minha programação foi por água abaixo. Não foi bem a chuva que atrapalhou. O que mais bateu foi a fome, meu depósito de carboidrato ficou lá embaixo. Agora vou me preparar para sol, para chuva, para tornado, para tudo - disse a paulista Verônica Hipólito, que foi campeã dos 100m rasos na classe T38.


DESCLASSIFICAÇÃO NO ATLETISMO

O brasileiro Odair Santos chegou a comemorar o ouro dos 5.000m da classe T11, para paratletas com perda total da visão. Seria o primeiro título do atletismo verde-amarelo em Toronto, mas Odair acabou desclassificado e perdeu o ouro, que seria o seu tetra na distância (os dois primeiros ainda na classe T12, para paratletas com baixa visão). Por um tempo, o campeão mundial ficou no escuro, enquanto a comissão técnica tentava entender o motivo da desclassificação.

Odair Ferreira guia Carlos dos Santos atletismo parapan (Foto: Washington Alves/MPIX/CPB)
Odair Ferreira abraça o guia Carlos dos Santos 
após resultado da prova (Foto: Washington 
Alves/MPIX/CPB)


Os organizadores afirmaram que o brasileiro precisaria ter trocado de guia durante a prova, mas optou por ser guiado sempre por Carlos dos Santos, o Bira, que disputou o Pan também.  A mudança de estratégia foi informada pela comissão brasileira antes da prova, mas a organização afirmou que tal mudança precisaria ser informada no dia anterior e deu o ouro ao anfitrião Jason Dunkerley e seu guia Josh Karanja. O protesto formalizado  pelo Brasil não foi aceito.


QUE TORCIDA É ESSA?!

A participação da torcida canadense tem sido uma atração à parte no Parapan. Muito educados, os fãs aplaudem mesmo em pontos e jogadas bonitas de adversários de suas seleções. Até o momento, os dois xodós do público têm sido o rúgbi e o basquete em cadeira de rodas, modalidades em que o país anfitrião tem sobrado em quadra. Nesta segunda-feira, o Canadá bateu a Argentina por 76 a 23 no rúgbi e derrotou o México no basquete por 74 a 55.


VALEU O SACRIFICIO

A busca pelo segundo título parapan-americano individual da carreira fez Joyce Oliveira jogar no sacrifício. Na classe 4 do tênis de mesa, a paulista convive há quatro meses com dores terríveis devido ao deslocamento de um parafuso que tem nas costas - a peça está deslocada e atinge um nervo na região lombar. O caso é cirúrgico, mas como a previsão mais otimista de recuperação era de dois meses, a atleta optou por conviver com a dor para tentar o ouro em Toronto. Entre um jogo e outro, era preciso se alongar muito e deitar para aliviar o incômodo. Mas, com o ouro no peito, veio a compensação.

tênis de mesa Joyce Oliveira Parapan (Foto: Leandro Benjamin/CPB/MPIX)
Joyce Oliveira superou as dores na coluna para 
conquistar medalha no Parapan (Foto: Leandro 
Benjamin/CPB/MPIX)


- Estava nervosa para jogar porque estou com dor. A dor estava na minha cabeça, mas treinei e sabia que podia ganhar. A fisioterapia me ajudou muito. Tenho que agradecer à (fisioterapeuta) Andressa, que me ajudou durante todos esses dias e me fez chegar bem - disse a jogadora, que bateu a mexicana Martha Verdin na última rodada do grupo único.


MULTICAMPEÃ

O Brasil brilhou no tiro com arco nesta segunda-feira, com destaque para o feito de Jane Karla, que já que havia sido medalhista no tênis de mesa no Rio-2007 e em Guadalajara-2011. Jane superou a canadense Karen Van Nest na decisão do arco composto feminino. Ela fez 140 pontos, enquanto a rival obteve 132. Desta forma, a brasileira sagrou-se campeã parapan-americana na segunda modalidade diferente. Luciano Rezende também conquistou o ouro no tiro com arco nesta segunda. O título veio após vitória sobre o americano Eric Bennett, por 6 a 4. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/parapan/noticia/2015/08/temporal-frustracao-no-atletismo-e-ouro-no-tiro-com-arco-o-top-5-do-3-dia.html

Curada de câncer, Rosinha celebra volta por cima e diz que quer medalha

Convocada às pressas para o Parapan-americano de Toronto, atleta de 43 anos se vê em condições de brigar por pódio mesmo após longo período de inatividade



Por
Direto de Toronto, Canadá

 
No último dia 15 de janeiro, a arremessadora Roseane Ferreira dos Santos, a Rosinha, recebeu uma das notícias mais aguardadas da sua vida: estava encerrado o seu tratamento para um câncer linfático localizado na garganta. Superado o obstáculo, a pernambucana de 43 anos retomou a carreira no atletismo parallímpico, conseguindo o índice para o Parapan de Toronto mesmo não estando em sua melhor forma física. Contudo, a convocação veio apenas a uma semana do evento, o que mexeu ainda mais com o emocional da ex-empregada doméstica, que perdeu a perna esquerda em acidente automobilístico em Recife, aos 18 anos. Rosinha estreia nos Jogos de Toronto nesta quarta-feira, às 17h15 (de Brasília), na prova do arremesso de peso F56/57. Ela compete ainda no lançamento de disco e no lançamento de dardo. 

Rosinha atletismo Parapan Toronto (Foto: Divulgação/CPB)
Rosinha diz que vai "curtir até o último momento"
 o seu último Parapan (Foto: Divulgação/CPB)


- Não acreditava que viria para o Parapan. Quando recebi a convocação, foi uma grande felicidade. Esse é o meu quinto Parapan. Mesmo em recuperação, consegui o recorde brasileiro, agora estou aqui para representar o Brasil e conquistar ao menos uma medalha, qualquer que seja. Quero curtir ao máximo o meu último Parapan - disse Rosinha, que participou das quatro edições anteriores do evento e conquistou nove medalhas.

O ano de 2014 não foi fácil para Rosinha. Por conta do tratamento do câncer e de uma lesão na perna, ela se afastou de treinos e de algumas competições, retornando às atividades apenas em janeiro deste ano. Na etapa Circuito Regional em Curitiba, em abril, a campeã paralímpica em Sydney conseguiu superar o índice para os Jogos Parapan-Americanos no arremesso de peso (marcou 7,71m, acima dos 7,50m exigidos).

atletismo Rosinha (Foto: Marcelo Régua /CPB/MPIX)
Atleta ficou longo período em tratamento 
(Foto: Marcelo Régua /CPB/MPIX)


No entanto, ela acabou não convocada para o Parapan de Toronto, pelo fato de o Brasil só ter 45 vagas para o atletismo, mesmo com cerca de 70 competidores com índice. A duas semanas do evento, porém, veio a surpresa: Rosinha acabou chamada de última hora para substituir Indayana Martins do Couto, cortada pela comissão técnica.

- No ano passado, competi sem treinar algumas vezes. Meu treinamento era ficar me imaginando arremessando. Em 2015, comecei a fazer um trabalho com a minha treinadora e com a preparadora física. O médico disse que eu poderia voltar quando estivesse bem. Só não pude pegar muito peso no início para não me desgastar. Mesmo assim fiz o índice do Parapan. Agora penso em ser ao menos a terceira melhor do país, porque tem duas meninas muito boas também - revelou.

Rosinha descobriu o câncer em maio de 2014. Para se curar, a atleta teve de ser submetida a seis sessões de quimioterapia e ainda terá de fazer exames de monitoramento de uma possível volta do câncer pelos próximos dois anos. Durante boa parte do tratamento, a pernambucana mal pôde sair de casa por conta da queda no seu sistema imunológico. Vaidosa, a atleta revelou que ficou muito triste por perder os seus cabelos. Contudo, Rosinha garante que os problemas de saúde são uma página virada em sua vida.

- Chorei muito quando tive câncer. Perguntei ao meu Deus o que era preciso fazer para vencer essa. Chorei bastante também quando soube que perderia os cabelos. Felizmente já passou. Agora é só caminhar para frente e que venham muitas alegrias nesse Parapan - finalizou Rosinha.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/parapan/noticia/2015/08/curada-de-cancer-rosinha-celebra-volta-por-cima-e-diz-que-quer-medalha.html

Rei da Praia, Fred ignora preconceito e eleva o nível técnico no vôlei sentado

Classificado como "lesão mínima" por problemas no joelho causados pela prática do esporte em alto rendimento, niteroiense trabalha por evolução da modalidade


Por
Direto de Toronto, Canadá

 
Fred vôlei sentado; parapan (Foto: CPB)Fred é um dos destaques da equipe brasileira no Parapan de Toronto (Foto: CPB)


Por quase duas décadas, a praia foi a casa de Fred. Rodou o mundo jogando no Circuito Mundial, fez carreira na principal liga americana das areias e foi coroado “Rei da Praia” em 2000. Mas levar o corpo ao limite por tanto tempo teve seu preço. Após encerrar a carreira devido a uma grave lesão e uma cirurgia mal sucedida, o atleta teve a chance de voltar às competições no vôlei sentado. 

Considerado pelo técnico da seleção brasileira o jogador mais técnico entre os convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, o niteroiense driblou o preconceito de colegas do esporte olímpico e hoje exerce um papel fundamental para aumentar o nível de competitividade do Brasil na modalidade.

Fred jogou vôlei de praia por 18 anos e passou outros sete como ponteiro na quadra. Para aguentar a rotina de treinos e partidas, perdeu a conta de quantas vezes se submeteu a sessões de fisioterapia ou tomou medicamentos para aliviar dores e inflamações, sobretudo nas articulações. Já na reta final da carreira, sofreu um duro golpe ao romper o tendão patelar do joelho esquerdo. 

A previsão de recuperação era de cerca de um ano, mas a cirurgia que deveria ser reparadora não resolveu o problema. Outras três intervenções foram necessárias. Fred até voltou a jogar, mas o prazer que tinha em quadra não resistiu à dor do esforço.

Fred vôlei sentado; parapan (Foto: CPB)
Atleta do vôlei sentado brasileiro, Fred atuou 
no vôlei de praia anteriormente (Foto: CPB)


- O esporte alto rendimento não é sinônimo de saúde. Você é uma pessoa diferenciada que treina 8h, 10h por dia e exige o corpo ao limite. Nem sempre isso é saudável. Suas articulações vão embora, é muita medicação para jogar e sabe que vai ter problema no futuro. Não é saudável, mas é um estilo de vida. Acabou que esporte profissional me levou ao paralímpico. Claro que foi decorrente de uma lesão grave, de uma cirurgia no joelho. Talvez se tivesse sido melhor executada eu teria continuada no esporte profissional mais tempo, mas de qualquer forma o joelho já estava muito ruim. Foram 23 anos de voleibol profissional saltando 300, 400 vezes por dia – lembrou.

Vôlei Sentado Fred Parapan Toronto (Foto: Arquivo Pessoal)Atleta no ano em que disputou e venceu
o Rei de Praia (Foto: Arquivo Pessoal)


Foi um amigo que levou Fred ao vôlei sentado. E tudo aconteceu com uma velocidade impressionante. Uma semana após conhecer o esporte na Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), o jogador disputou seu primeiro torneio. Deu a sorte de ser observado pelo técnico da seleção, e um mês depois apresentou-se na convocação. Após passar por uma avaliação médica e ser enquadrado na classificação de “lesão mínima”, tornou-se figurinha carimbada no time nacional.

Pelas regras do esporte, apenas um atleta com esta limitação mínima pode estar em quadra por vez. O titular da posição é o também ex-atleta profissional Anderson Ribas, de 2,12m. Mas a presença de Fred no elenco, acirrando a concorrência, elevou o nível da equipe como um todo.

- Ele é um cara importante pela condição física e técnica que trouxe da areia. Acho que é o cara mais técnico que temos e um dos mais técnicos do mundo no vôlei sentado. É um cara grande e que veio fazer sombra para o Anderson, pois seria titular em qualquer equipe do mundo. Ele é mais constante e fez o Anderson crescer muito, trouxe a experiência de ex-atleta, de um cara que resolve. Para os meninos é algo muito importante, porque a maioria não veio do vôlei, então se espelham neles que já foram atletas de alto rendimento, e hoje continuam dando duro, dando exemplo – disse Fernando Guimarães.

Fred se orgulha de ser espelho para os colegas de time e lamenta que outros ex-jogadores profissionais não sigam seu caminho. Ele revela que ouviu críticas de compatriotas quando contou que estava competindo no paradesporto, enquanto em outros países, como os Estados Unidos e outros centros europeus, incentivam essa cultura de colaboração com ex-atletas olímpicos.

vôlei sentado Fred parapan Toronto (Foto: Helena Rebello)
Jogador no treino de vôlei sentado no Parapan 
de Toronto (Foto: Helena Rebello)


- Ainda existe preconceito em relação aos atletas. Quando eu falei que ia jogar, as pessoas falavam “você vai para o vôlei sentado? Isso é esporte para deficiente”.  Na verdade não é mais. Até foi em 2003, quando começou, como inclusão social de uma pessoa que tinha acabado de ter um trauma e que usava o esporte para evitar uma depressão. Hoje em dia é esporte de alto rendimento, você briga por medalha de ouro em Mundial e Paralimpíadas. Tem vários jogadores de outros países que jogaram indoor ou praia. No time dos EUA vários me conhecem. Se os atletas olímpicos tivessem uma mentalidade de agregar ao esporte, talvez houvesse mais atletas aqui.

Até o momento, o Brasil está invicto no vôlei sentado masculino no Parapan, sem perder um set sequer. Foram quatro vitórias por 3 sets a 0: sobre México, Canadá, Costa Rica e Colômbia. Nesta quarta-feira, a seleção enfrentará seu principal adversário no torneio, os Estados Unidos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/parapan/noticia/2015/08/rei-da-praia-fred-ignora-preconceito-e-eleva-o-nivel-tecnico-no-volei-sentado.html

Zé Roberto e Claudinha não se falam desde crise, mas admitem reencontro

Levantadora comenta pela 1ª vez episódio em que foi chamada de burra e garante "entender perfeitamente" o técnico, que diz ter exagerado. Dupla nunca mais se viu



Por
Rio de Janeiro




No dia 12 de abril de 2014, uma cena chamou atenção dos que assistiam à semifinal da Superliga feminina entre Rio de Janeiro e Campinas, no Maracanãzinho. Durante um tempo técnico no terceiro set, José Roberto Guimarães chamou Claudinha para um canto e cobrou a levantadora. No áudio captado pela TV Globo, o treinador aparece chamando a atleta de burra. A frase "Eu tô assumindo a responsabilidade, você não tem força pra isso. Larga de ser burra!" tem seu reflexo até hoje.

Quase 16 meses depois, comandada e comandante nunca mais se viram e falaram. Claudinha seguiu seu rumo, foi para o Sesi-SP, onde atuou na última temporada, e agora defende o Praia Clube. O tricampeão olímpico abdicou da carreira em equipes e focou na seleção brasileira. Se não existe relação entre os dois, o respeito profissional continua.

- Nunca falei sobre isso, mas não tenho problema. Já encontrei com todos os integrantes da comissão técnica da seleção, mas não com o Zé. Sei que ele já perguntou de mim (para pessoas próximas). Entendo perfeitamente que (a cobrança) foi no calor de jogo, ele queria muito ganhar, assim como eu também. Estava achando que eu não estava fazendo as escolhas certas. 
Mas, pelo que ele pergunta de mim, se nos encontrarmos, não tem motivo para não conversarmos. Se tiver um dia essa conversa, que seja bem natural - disse Claudinha.

Claudinha, Praia Clube, levantadora (Foto: Praia Clube)Claudinha segue sua carreira no Praia Clube(Foto: Praia Clube)


A irritação de Zé Roberto aconteceu em um momento que o Rio de Janeiro virava o duelo para cima de seu time. Após a levantadora não ter obedecido suas instruções, ele acabou passando do ponto e agindo de uma maneira que o próprio definiu como grosseira.

- Não tem problema nenhum. Aquilo é pontual, coisa de um jogo. Achei que fui grosso naquele momento com ela, mas, por outro lado, tinha treinado exaustivamente aquela jogada, conversado muito com ela, mostrado os vídeos, falado muito no jogo para não fazer aquilo, e ela acabou repetindo o erro. Eu devia ter tido mais equilíbrio e não tê-la chamado de burra - afirmou Zé, que admitiu não ter procurado a jogadora para pedir desculpas.

- Deixei quieto.

Convocada para a seleção brasileira e contratada para o Campinas, então time de Zé Roberto, na temporada 2012/2013, Claudinha nunca mais foi chamada. Sem abaixar a cabeça, foca em outra seleção. Ela se prepara para disputar os Jogos Mundiais Militares, em outubro, na Coreia do Sul.

- Estou bem tranquila. Quero focar e trabalhar. Se for para me convocar de novo, vou aceitar. Da minha parte, não vejo nenhum problema, volto com o maior prazer a defender a seleção brasileira. Não sei o que se passa na cabeça dele, mas acho que não ficou nada em aberto. Já fiz parte da (seleção) principal, mas, infelizmente, não fui convocada nos últimos dois anos. É opção dele (Zé Roberto). Tem várias meninas novas lá, e creio que ele queira conhecê-las mais de perto. Torço para as que estão lá e também para eu voltar no futuro. Toda atleta tem o objetivo de estar lá e tenho esse gosto de "quero mais". Vou continuar batalhando para, quem sabe, voltar o mais rápido possível - declarou Claudinha, hoje, aos 27 anos.

Zé Roberto pan-americano 2015 (Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto)
Tricampeão olímpico, Zé Roberto costuma tirar
 ao máximo de suas comandadas 
(Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto)


Na última convocação que fez para as disputas do Grand Prix e do Pan-Americano, Zé Roberto chamou seis levantadoras. Para o Sul-Americano, duas. Claudinha não estava entre elas. 

Questionado se as portas da seleção estão fechadas para a atual jogadora do Praia Clube, o técnico disse que não, mas ressaltou que a atleta precisa saber fazer as escolhas certas na carreira.

- Eu não penso diferente do que eu pensava. Ela é uma levantadora em formação, tem muita estrada pela frente, tem que continuar treinando e fazendo as escolhas dela em relação aos clubes que ela vai jogar. Só isso. Boa levantadora - limitou-se.

Neste momento, uma convocação parece algo distante para Claudinha. Pelo menos, cinco concorrentes aparentam estar à sua frente na disputa. Dani Lins e Roberta, que estiveram no Grand Prix, Macris e Ana Tiemi, no Pan-Americano, além de Fabíola, que pediu dispensa. 
Fernandinha, reserva de Dani Lins nas últimas Olimpíadas, e Juma, na sub-23, também foram chamadas depois da última vez que a jogadora vestiu a camisa verde-amarela.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2015/08/ze-roberto-e-claudinha-nao-se-falam-desde-crise-mas-admitem-reencontro.html


Em Saquarema, Jaqueline treina na piscina e exibe boa forma de biquíni

Depois da prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, a bicampeã olímpica trabalha com o restante da seleção brasileira no CT de olho no Sul-Americano da Colômbia



Por
Saquarema, RJ


Após conquistar a prata com a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, a bicampeã olímpica Jaqueline está em Saquarema, na Região dos Lagos, onde se prepara com o restante do grupo para o Sul-Americano da Colômbia, que acontece entre 24 de setembro e 2 de outubro. Nesta terça-feira, fez um treinamento duro na piscina e mostrou a boa forma física no Centro de Treinamento. O vídeo do trabalho foi postado por Jaque em sua conta em uma rede social 

(CLIQUE PARA ASSISTIR).

Jaqueline treina duro de olho em torneio na Colômbia (Foto: Reprodução)
Jaqueline treina duro de olho em torneio na 
Colômbia (Foto: Reprodução)


- Dia de muito trabalho na piscina #ralação #vamosqvamos #DeusNoComando #Rio2016 #olimpiadas - publicou a jogadora.

Ainda como parte da fase de preparação, nos dias 19 e 20 de agosto, a seleção brasileira feminina fará um confronto com a Bulgária, em Maceió. Na sequência, haverá um torneio amistoso no Maracanãzinho entre os dias 28 e 30 contra Bulgária, Alemanha e Holanda.


Rei da Praia, Fred ignora preconceito e eleva o nível técnico no vôlei sentado


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2015/08/jaqueline-treina-forte-na-piscina-e-exibe-boa-forma-fisica-de-biquini.html

Atacante Nenê é regularizado e já pode atuar pelo Vasco

Contratado recentemente pelo Cruzmaltino, jogador vive expectativa de entrar em campo. Tendência é que ele faça a estreia no próximo fim de semana diante do Coxa



Por
Rio de Janeiro


nenê vasco paulo paixão treino (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Nenê chegou ao Vasco na última semana 
 (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)


O nome do atacante Nenê apareceu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e o jogador está livre para atuar pelo Vasco. No último domingo, ele - que teve tímida passagem pelo West Ham, da Inglaterra - esteve no Maracanã para assistir ao jogo do Cruzmaltino das arquibancadas. 

Apesar de já estar apto para entrar em campo nesta quarta, diante do Santos, o planejamento inicial do clube é de que o atleta faça sua estreia no próximo fim de semana, contra o Coritiba.
- Seus exames foram muito bons, seus resultados físicos também. Mas não podemos nos precipitar devido ao momento ruim. Nossa ideia é que o Nenê faça sua estreia no próximo fim de semana - disse Celso Roth na última segunda.

No dia em que chegou ao clube, Nenê foi apresentado pelo presidente Eurico Miranda como peça importante para a reação do Gigante da Colina no Brasileiro - a equipe está na 19ª colocação com 13 pontos. O mandatário chegou até a interromper uma pergunta feita ao jogador sobre o clássico com o Flamengo, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, ele disse que o atacante estaria em campo e venceria o rival.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/08/atacante-nene-e-regularizado-no-bid-e-pode-atuar-pelo-vasco.html

Clima tenso: torcedores invadem CT do Inter e são contidos por seguranças

Grupo de cerca de 20 colorados tentou interromper treino para protestar após a derrota histórica por 5 a 0 para o Grêmio, no Gre-nal do último domingo, na Arena



Por
Porto Alegre



A paciência acabou entre os colorados, após a goleada histórica sofrida por 5 a 0 diante do Grêmio, no domingo. Os protestos do dia anterior prosseguiram nesta terça. E pioraram. Houve invasão no Centro de Treinamentos do Parque Gigante. A situação só não foi pior porque os seguranças impediram que chegassem próximo ao local destinado aos jogadores.

O tumulto ocorreu por volta das 16h. Cerca de 20 pessoas, algumas encapuzadas, passaram pelo portão do complexo. Sem incômodo, foram até o portão de acesso ao CT, quando acabaram barrados pelos funcionários. Houve um princípio de bate-boca. Após a chegada de outros seguranças, os irritados aficionados dispersaram.

Mas esses colorados não foram embora. Se uniram a outros que estavam na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, nas imediações do CT do Parque Gigante, e acompanharam o treinamento. Assim como ocorreu na segunda, duas faixas davam o tom do protesto: “Política$Burra$” e “Pipoqueiro$”.


Internacional Inter protesto invasão CT Parque Gigante (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)
Grupo de 20 torcedores tentou invadir CT 
(Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)


A cada toque na bola, era nítida a irritação dos torcedores. Em meio aos cânticos “vergonha, time sem vergonha” e “time de pipoca”, alguns jogadores eram alvo da irritação, sendo que Anderson era o principal alvo: 

Internacional Inter protesto CT Parque Gigante  (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)
Grupo fez protesto pelo segundo dia seguido 
(Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)


- Anderson, vai embora! Alex enganador! Valdívia, sai da internet!


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2015/08/clima-tenso-torcedores-invadem-ct-do-inter-e-sao-contidos-por-segurancas.html

Pelo "sextete", Barça encara o Sevilla em duelo de vacinados na Georgia

Neymar perde primeira decisão da temporada por caxumba, mas no rival a situaçãoé pior: técnico Unai Emery pode ter cinco desfalques na Supercopa da Europa



Por
Tbilisi, Georgia



Sextete: ganhar os seis campeonatos que o time disputa em um ano. A definição boleira não existe no dicionário, mas está na boca de todo torcedor do Barcelona. O time do tridente, e da Tríplice Coroa na temporada passada, já tem como novo objetivo ganhar os outros três troféus que pode levantar em 2015, e tudo começa nesta terça-feira. Para isso, o Barça precisa passar por um vacinado, porém machucado, Sevilla. Como vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa, os dois times espanhóis decidem a Supercopa da Europa, em Tbilisi, na Georgia. O Globoesporte.com transmite o jogo ao vivo, a partir de 15h15.

Vacina, aliás, foi um dos principais temas do fim de semana pré-Supercopa da Europa. Neymar não viajou com o elenco por contrair caxumba. O brasileiro havia sido vacinado, o que evitaria a doença, mas teve azar. Em recuperação por cerca de 15 dias, ele não viajou com o elenco para a Georgia e não ajuda o Barcelona em sua primeira decisão da temporada.

Messi e Luis Suárez treino Barcelona (Foto: AP Photo/Ivan Sekretarev)
Messi e Luis Suárez no treino do Barcelona: 
tridente vira dupla na Supercopa da Europa
 (Foto: AP Photo/Ivan Sekretarev)


Só que o Barcelona ainda tem Messi e Suárez, as duas outras peças do tridente, o que deixa o desejo do sextete dos catalães não tão distante da realidade. Até porque o feito já foi realizado na Europa, uma única vez, em 2009, pelo próprio Barcelona. O time comandado por Guardiola, e com Messi inspirado, fez história ao ser o primeiro a levar tudo quanto é taça que disputou: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Champions, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes.

Pedro escudo Barcelona (Foto: EFE/Kiko Huesca)
Pedro no treino de reconhecimento 
do  gramado: talismã de sextete 
2009 (Foto: EFE/Kiko Huesca)


O pensamento do lado catalão é positivo. Sem Neymar, o Barcelona terá um talismã em campo. Mesmo negociando saída do clube ainda nesta janela, Pedro é o provável substituto. O atacante não só estava no ano do sextete como foi o único jogador a marcar em todas as competições.

A situação no Sevilla é um pouco mais dramática, mas não menos otimista. Os andaluzes possuem três desfalques confirmados: Nzonzi com gastroenterite, e a dupla de zaga, Nico Pareja e Carriço, por lesão. Os também zagueiros Rami e Koko são dúvida por problemas estomacais.


- Não me preocupa quem não está aqui. Se as baixas são problemas, não temos Neymar, mas o Sevilla tem mais - disse o técnico do Barça, Luis Enrique.

O adversário, Unai Emery, que fez questão de elogiar a liderança do treinador rival, concorda com Luis Enrique.

- As baixas não podem servir como desculpas para nada. Tenho uma ideia para a partida, o time apresenta bom nível, e podemos competir pelo título.


 LEIA TAMBÉM: 
Ausência de Neymar não alivia Sevilla, e retrospecto do Barça é favorável
 Perto de igualar lendário Maldini, Dani Alves não liga para recorde


Apesar da tranquilidade no discurso de Emery, a situação do Sevilla é preocupante. O lateral direito Coke, um dos capitães da equipe, chegou a se oferecer publicamente para jogar como zagueiro. Porém, assim como seu treinador, ele não acha que isso possa impedir o Sevilla de buscar a taça, que escapou na decisão do ano passado, em Cardiff, contra o Real Madrid.

- Faltam poucas horas, vou jogar como precisar para ajudar a equipe. Disputamos um título. No ano passado merecemos a derrota, espero que neste não. O céu é o limite para nós - disse, com segurança.

Jogadores do Sevilla treino Georgia escudo Barcelona (Foto: REUTERS/Grigory Dukor)
Jogadores do Sevilla se unem no último treino 
antes de enfrentar o Barcelona (Foto: 
REUTERS/Grigory Dukor)


Do outro lado, jogadores como Daniel Alves, Adriano e Rakitic sabem que o discurso faz sentido, e estas limitações não devem embarreirar o corajoso Sevilla. Os três atletas já atuaram e foram campeões pelo time andaluz. O lateral-direito, inclusive, ganhou sua primeira Supercopa da Europa jogando pelo Sevilla, diante do Barcelona, seu atual time.

- Aprendi muito jogando lá. Leio que somos favoritos, e já vivi essa situação do outro lado. Estamos vacinados contra isso - avisa Alves, usando mais uma vez a palavra-chave preferida da semana.

Com os dois times vacinados, resta saber quem tem o mais eficaz antídoto para o adversário. O Barça tem uma vantagem. Na batalha de Tbilisi, o apoio local promete ser maior para o popular time catalão, e os ingressos para o duelo estão esgotados. Se conquistar o título, o Barcelona ainda terá de ganhar a Supercopa da Espanha, na próxima semana, e o Mundial de Clubes, em dezembro, para voltar a ganhar o sextete.


 Com reforma milionária, Geórgia exibe casa pronta para Barça e Sevilla


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2015/08/pelo-sextete-barca-encara-o-sevilla-em-duelo-de-vacinados-na-georgia.html

São Paulo pega dois times em má fase para tentar fechar turno no G-4

Com retornos de jogadores importantes, Tricolor terá Figueirense e Goiás pela frente e ainda conta com cruzamentos diretos entre rivais para subir na tabela do Brasileirão



Por
São Paulo


Alexandre Pato, Esporte Espetacular (Foto: Sergio Gandophi)Volta de Pato é um dos fatores que animam tricolores por arrancada (Foto: Sergio Gandophi)


O São Paulo terá nas duas próximas rodadas boa oportunidade de fechar o turno no G-4. Se não foi bem na sequência contra os dois melhores times do Brasileirão (derrota para o Atlético-MG e empate com o Corinthians), o time agora enfrentará equipes que não vêm bem na competição: Figueirense (quarta, em Florianópolis) e Goiás (sábado, no Morumbi).

O Figueira, com 20 pontos, está em 15º, duas posições acima da zona de rebiaxamento. Já o Goiás, com 15, abre o Z-4. 

Além disso, o São Paulo contará com seu artilheiro na temporada, Alexandre Pato, com 18 gols. Ele não pôde enfrentar o Corinthians devido a uma cláusula contratual, já que ainda pertence ao rival. Pato deverá voltar a jogar ao lado de Luis Fabiano que, após muito tempo, fez uma boa partida contra o Timão, marcando um gol e acertando a trave duas vezes.

Também ajuda a animar os são-paulinos o fato de o técnico Juan Carlos Osorio agora contar com várias opções. Além de Pato, o treinador conta com o retorno do volanteThiago Mendes e com o colombiano Wilder Guisao, que deverá ser relacionado pela primeira vez.

Com 28 pontos, o São Paulo irá a 31 se bater o Figueirense. E tem chance de já nessa rodada entrar no G-4. Isso porque serão realizados dois confrontos diretos entre times que estão à frente na tabela (Atlético-MG x Grêmio e Corinthians x Sport). Além disso, o Fluminense, que tem dois pontos a mais, atua fora de casa, diante do Internacional, em Porto Alegre. Se tudo der certo, o São Paulo dá um salto na tabela




Satisfeito com o crescimento demonstrado pela equipe nas últimas partidas, o técnico Juan Carlos Osorio ainda acredita na possibilidade de o time brigar pelo título do Campeonato Brasileiro. Ele até relembrou o hexacampeonato conquistado em 2008, quando a equipe tinha 11 pontos a menos que o líder Grêmio na abertura do segundo turno e , mesmo assim, foi campeã.

– Não é algo distante. Tem todo o segundo turno, e o ano de 2008 mostra que a diferença era de 11 pontos e o time ganhou. Sou uma pessoa feliz e otimista, que trabalha com dedicação para sempre melhorar – afirmou o treinador.


FONTE:

Djokovic comemora volta ao circuito e se diz pronto para enfrentar Bellucci

Número 1 do mundo espera voltar a mostrar o seu melhor tênis contra o brasileiro em Montreal, nesta terça-feira. O SporTV2 transmite o duelo ao vivo a partir das 15h30



Por
Montreal, Canadá



Número 1 do ranking mundial, Novak Djokovic está sem jogar desde que venceu o torneio de Wimbledon, contra Roger Federer no dia 12 de julho, para um período de descanso. O primeiro desafio no retorno ao circuito mundial será contra o brasileiro Thomaz Bellucci nesta terça-feira, pelo Masters 1000 de Montreal. Empolgado pela volta às quadras, Djoko espera voltar a jogar o seu melhor tênis e se mostrou empolgado por participar de um grande torneio, como o que está sendo disputado no Canadá (assista ao vídeo).

- Não vejo a hora de jogar aqui no Canadá. Começar de novo, estabelecer novos objetivos. Eu fiquei muito feliz com a vitória de Wimbledon, mas agora é hora de voltar e espero que possa ir bem (...). Meu objetivo é jogar o meu melhor tênis nos maiores torneios, como Grand Slams e Masters 100. Esse é um deles.


saiba mais


 Este será o segundo duelo de Djokovic contra Bellucci nesta temporada. No primeiro, o número 1 do mundo venceu por 2 sets a 1, pelo Masters 1000 de Roma, e, apesar de não de jamais ter derrotado o rival desta terça-feira, o brasileiro mostra confiança.

- Vou buscar enfrentá-lo (Djokovic) de uma forma inteligente e fazer um jogo onde eu possa ter as minhas chances, como já fiz em Roma. É sempre um jogo complicado, ele está um nível acima de todos os outros jogadores, mas pretendo entrar tranquilo, consciente, com um padrão de jogo estabelecido para poder ter as minhas chances.

O SporTV2 transmite o duelo entre Novak Djokovic, ao vivo, com narração de Eusébio Resende e comentários de Dácio Campos. 


Novak Djokovic, tenista  (Foto: Reprodução SporTV)
Novak Djokovic mostra confiança em uma boa 
atuação no Masters 1000 de Montreal 
 (Foto: Reprodução SporTV)


FONTE:

Brasileiros caem nos rankings da ATP e WTA; Kei Nishikori entra no top 4

Título em Washington faz japonês superar Wawrinka e assumir o quarto lugar. Queda na estreia custa duas posições a Bellucci. No limite, Teliana se mantém entre as 50



Por
Rio de Janeiro

Kei Nishikori ATP de Washington (Foto: Getty Images)Kei Nishikori ergue troféu de campeão do ATP de Washington (Foto: Getty Images)


Os brasileiros tiveram pequenas quedas nos rankings da ATP e WTA desta semana. Eliminado na primeira rodada do ATP 500 de Washington para o australiano Sam Groth, Thomaz Bellucci caiu duas posições e ocupa o 33º lugar. A queda também na estreia, só que no ATP de Kitzbuhel, na Áustria, não custou nada para João Souza, o "Feijão", que permanece na 88ª posição.

Quem se deu bem foi Kei Nishikori. Campeão do torneio americano, ao derrotar de virada o dono da casa John Isner, por 2 sets a 1 (2/6, 6/2 e 6/2), o japonês ultrapassou o suíço Stanislas Wawrinka e agora é o quarto melhor do mundo. Essa foi a única mudança entre os 10 melhores da ATP. Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray seguem no top 3, respectivamente.

No feminino, Teliana Pereira perdeu duas posições. Sem jogar após a conquista do WTA de Florianópolis, a brasileira ficou no limite das 50 melhores, com a última posição. No top 10, duas modificações. A tcheca Lucie Safarova subiu um degrau e está em sétimo. Sua compatriota Karolina Pliskova saiu do 11º lugar para o oitavo. Antiga sétima do mundo, a polonesa Agnieszka Radwanska despencou para a 14ª posição. A americana Serena Williams segue na liderança, seguida pela russa Maria Sharapova e a romena Simona Halep.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2015/08/brasileiros-caem-nos-rankings-da-atp-e-wta-kei-nishikori-entra-no-top-4.html

Federer anuncia desistência e não jogará Masters 1000 de Montreal

Sem explicar motivo, suíço posta comunicado para dizer que está fora da competição em que foi bicampeão, em 2004 e 2006: "Espero estar de volta no futuro"



Por
Montreal, Canadá


Roger Federer vence Jack Sock em Indian Wells (Foto: AFP)Roger Federer está fora da disputa do Masters 1000 de Montreal desta temporada (Foto: AFP)


O Masters 1000 de Montreal sofrerá um importante desfalque em sua disputa, que acontece entre os dias 10 e 16 de agosto. O suíço Roger Federer anunciou em comunicado que não jogará um dos mais importantes torneios do circuito, sem explicar o motivo que o levou à desistência. Possivelmente, o número 2 do mundo prioriza um descanso maior para focar em sua participação no US Open, que acontece a partir do dia 31 de agosto.

- Estou muito desapontado por não jogar em Montreal porque é um torneio e uma cidade que eu realmente me divirto e tenho fãs incríveis. Minha família e eu sempre recebemos um tratamento de primeira classe do diretor do torneio, Eugène Lapierre, e de seu time e eu espero estar de volta no futuro - afirmou o tenista em comunicado publicado na página oficial do torneio.

Roger Federer participou da competição em 11 oportunidades, conquistando dois títulos, em 2004 e 2006. Na última edição, o suíço chegou até a decisão, mas acabou derrotado pelo francês Jo-Wilfried Tsonga, que eliminou Novak Djokovic e Andy Murray ao longo do torneio.
O polonês Jerzy Janowicz (51º no ranking da ATP) herdou a vaga de Federer na chave principal do Masters 1000 de Montreal.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/07/federer-anuncia-desistencia-e-nao-jogara-masters-1000-de-montreal.html

Bellucci se recupera, vence Cuevas e vai enfrentar Djokovic em Montreal

Brasileiro faz jogo parelho com uruguaio e leva a melhor nos tie-breaks para avançar na competição; sérvio já foi adversário neste ano no Masters 1000 de Roma



Por
Toronto, Canadá
 

Após cair na estreia do ATP de Atlanta para o australiano Sam Groth, Thomaz Bellucci se recuperou com vitória na gira de quadras rápidas, desta vez na estreia do Masters 1000 de Montreal. Com um grande poder de decisão, o brasileiro superou o uruguaio Pablo Cuevas (31º no ranking da ATP) por 2 sets a 1, parciais de 7/6(4), 4/6 e 7/6(4). No último set, o adversário chegou a sacar para o jogo quando tinha 5/4 e uma quebra à frente, mas Bellucci se recuperou, forçou o tie-break e conquistou o triunfo.

Thomaz Bellucci vence Pablo Cuevas no Masters 1000 de Montreal (Foto: Reuters)
Thomaz Bellucci vence Pablo Cuevas no Masters 
1000 de Montreal (Foto: Reuters)


- O placar já diz tudo, foi um jogo muito duro em que nós dois jogamos muito bem, muito parelho. A força, a firmeza, a cabeça de ficar no jogo o tempo inteiro acabaram fazendo a diferença. O Pablo sacou na negra para ganhar o jogo no 5/4 e eu me mantive firme. Foi uma vitória da persistência - disse o brasileiro.

Bellucci e Cuevas já haviam se enfrentado duas vezes na atual temporada. No Masters 1000 de Miami, o brasileiro conseguiu uma grande virada e superou o rival por 2 sets a 1. Depois, no ATP de Istambul, foi a vez do uruguaio dar o troco e anotar 2 sets a 0.

Na próxima fase em Montreal, o adversário de Thomaz Bellucci será o número 1 do mundo, Novak Djokovic, nesta terça-feira, por volta das 15h30 (de Brasília). Apesar de jamais ter vencido o sérvio nos três encontros entre eles, o brasileiro tem um histórico de boas partidas. Neste ano, eles se enfrentaram no Masters 1000 de Roma e Bellucci foi derrotado por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/2 e 6/3 em favor de Djokovic.

-  Vou tentar me recuperar o máximo que puder. Hoje estava muito calor, mas resisti bem, mentalmente e fisicamente. Vou buscar enfrentá-lo (Djokovic) de uma forma inteligente e fazer um jogo onde eu possa ter as minhas chances, como já fiz em Roma. É sempre um jogo complicado, ele está um nível acima de todos os outros jogadores, mas pretendo entrar tranquilo, consciente, com um padrão de jogo estabelecido para poder ter as minhas chances.

Pablo Cuevas em ação contra Thomaz Bellucci no Masters 1000 de Montreal (Foto: Reuters)Pablo Cuevas deu trabalho para Thomaz Bellucci nesta segunda-feira (Foto: Reuters)


O jogo

O primeiro set foi marcado por um grande equilíbrio pelos tenistas. Com uma chance de quebra para cada um nos games iniciais, Bellucci e Cuevas seguiram confirmando seus saques. Depois de correr o risco de perder o saque, o brasileiro anotou todos os outros games sem perder pontos, com um excelente aproveitamento de 90% no primeiro serviço, além de cinco aces. Um pouco abaixo, Cuevas também não deixava barato e freou o ímpeto do rival até a disputa do tie-break.

Bellucci iniciou o game desempate com um mini break e abriu 2-0, mas logo o uruguaio devolveu um ponto no saque do brasileiro e manteve o equilíbrio. No nono ponto, Cuevas cometeu dupla falta e deu a vantagem ao paulista do Tietê em 5-4, que confirmou seus dois pontos de serviço na sequência para fechar o primeiro set em 7-4.

O que havia dado certo, não funcionou no segundo set. Bellucci teve muita dificuldade para encontrar seu saque e Cuevas cresceu nas devoluções. O uruguaio anotou duas quebras sobre o brasileiro, no terceiro e no sétimo games e sacou para fechar o período quando tinha 5/2. Bellucci ainda reagiu, devolveu uma das quebras, confirmou seu serviço - mesmo salvando break points - mas não resistiu no décimo game e viu o rival fechar em 6/4, empatando o confronto.

No terceiro set, o jogo voltou a ter o grande equilíbrio do primeiro. Bellucci teve chances de quebra no quarto game, mas não concretizou. Cuevas conseguiu quebrar o serviço do brasileiro e anotou 5/4, sacando para fechar o confronto. No entanto, o paulista do Tietê se recuperou e devolveu a quebra, contando com uma dupla falta do rival para decidir o game. Na sequência, os tenistas confirmaram seus saques e foram mais uma vez para o tie-break. Bellucci foi decisivo e, com mini breaks nos dois últimos pontos, anotou 7-4 para vencer a partida.


NADAL VENCE NAS DUPLAS

Depois de conquistar o ATP 500 de Hamburgo, Rafael Nadal retomou os torneios de quadras rápidas em Montreal e estreou com vitória na chave de duplas. Ao lado do seu compatriota Fernando Verdasco, o Touro Miúra bateu Tomas Berdych/Jack Sock por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 5/7 e 10-6 após 1h23 de jogo.

Na próxima fase, Nadal e Verdasco vão enfrentar os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, cabeças de chave número 8 do torneio. Na disputa de simples, o espanhol vai estrear na quarta-feira contra o ucraniano Sergiy Stakhovsky (60º), que superou o convidado canadense Filip Peliwo na primeira fase, por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 5/7 e 6/2.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/08/bellucci-se-recupera-vence-cuevas-e-vai-enfrentar-djokovic-em-toronto.html

Serena Williams mostra elasticidade e boa forma durante sessão de fotos

Número um do mundo posou para as lentes de uma revista americana e se divertiu com as poses dias antes de entrar em quadra pelo WTA de Toronto, no Canadá



Por
Nova York


Enquanto não entra em quadra para a disputa do WTA de Toronto, no Canadá, a número um do mundo Serena Williams tem mostrado outras de suas facetas. A tenista americana posou para as lentes da revista "New York Magazine" e mostrou elasticidade. Usando um maiô preto e deixando o abdômen de fora, Serena exibiu seus músculos e mostrou boa forma aos 33 anos.

Serena Williams durante sessão de fotos para revista americana (Foto: Reprodução/Twitter)
Serena Williams durante sessão de fotos para 
revista americana (Foto: Reprodução/Twitter)


Nas redes sociais, a americana fez questão de mostrar aos seus seguidores cada passo do ensaio e brincou com a pose que fez para as câmeras.

- Exercícios de aquecimento. Ainda trabalhando - brincou Serena.

No mês passado, Serena venceu mais um Grand Slam, repetindo o que já havia feito em 2003, quando venceu todos os quatro grandes torneios em sequência. Apesar do feito histórico, Serena ainda mira um outro título simbólico. Nas duas oportunidades em que conseguiu a façanha de ganhar os "Majors" de forma consecutiva, a americana fez em anos diferentes. Caso ela vença o US Open 2015, se tornará a terceira tenista a conseguir vencer os quatro torneios numa mesma temporada, se igualando a australiana Margaret Court (1970) e a alemã Steffi Graf (1988).


Serena Williams mostrou estar em forma durante sessão de fotos (Foto: Reprodução/Twitter)
Serena Williams mostrou estar em forma 
durante sessão de fotos (Foto: 
Reprodução/Twitter)


FONTE: