quarta-feira, 24 de junho de 2015

Goiás se aproxima de Doriva, oficializa proposta e espera posição do técnico

Hemerson Maria e Sérgio Soares também foram nomes sondados, mas declinaram



Por
Goiânia

 
O Goiás sondou três nomes para assumir o comando do time, mas apenas um segue no páreo: Doriva. Ao sinalizar de forma positiva após contato inicial, o técnico recebeu uma proposta oficial e se comprometeu a dar uma resposta à diretoria esmeraldina ainda nesta quarta-feira.

Os outros dois treinadores procurados foram Hemerson Maria, que alegou problemas particulares para declinar da oferta, e Sérgio Soares, que atualmente comanda o Bahia na Série B e não se mostrou disposto a deixar o cargo. O Goiás também prefere evitar animosidade com outros clubes.


Técnico Doriva do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Como técnico, Doriva esteve à frente de três 
clubes: Ituano (2014), Atlético-PR (2014) e 
Vasco (2015) (Foto:Divulgação)


Principal alvo, Doriva não está vinculado a nenhum clube no momento, já que foi demitido pelo Vasco na última semana. Apesar de não ter vencido sequer um jogo no comando do clube carioca no Brasileirão, o treinador é visto com bons olhos no Goiás por ser emergente e pelos títulos estaduais conquistados nos últimos anos: Carioca (2015) e Paulista (2014).

Aos 43 anos, Doriva tem no currículo de técnico três clubes: Vasco, Ituano e Atlético-PR. Como jogador, atuou como volante em equipes como São Paulo, Atlético-MG, Porto, de Portugal, Sampdoria, da Itália, Middlesbrough, da Inglaterra, dentre outras. Vestiu também a camisa da seleção brasileira e esteve no grupo que disputou a Copa do Mundo da França, em 1998.

A intenção do Goiás é apresentar o novo técnico rapidamente para que o mesmo já possa comandar o time no domingo, quando o clube recebe o Fluminense no Serra Dourada.


Confira as notícias do esporte goiano no globoesporte.com/go


FONTE:
http://glo.bo/1HeIj8a?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Em reunião confusa, votação da MP do Futebol é adiada para quinta-feira

Parlamentares comparecem em bom número, mas sessão no Plenário da Câmara impede a apreciação do texto. Nova tentativa está marcada para 9h



Por
Brasília

 
Em uma reunião confusa, acabou adiada a tentativa feita nesta quarta-feira de votação do relatório da MP do Futebol na comissão mista que trata o tema no Congresso Nacional. Os parlamentares até compareceram em bom número e iniciaram os debates. Porém, o início antecipado da sessão de votações da Câmara dos Deputados acabou impedindo a apreciação do texto - pelo regimento, não é permitida votação simultânea em Plenário e nas comissões. Uma nova tentativa de votação do relatório foi marcada para esta quinta-feira, às 9h (de Brasília).

Comissão mista da MP do Futebol com Romário, Andrés Sánchez, Sérgio Petecão e Otávio Leite (Foto: Ana Volpe / Agência Senado)
Comissão mista da MP do Futebol conta com 
Romário, Andrés Sánchez, Sérgio Petecão e
 Otávio Leite (Foto: Ana Volpe 
/ Agência Senado)



A reunião da comissão começou pouco depois das 17h e teve bom número de parlamentares, apesar do temor de esvaziamento por conta da semana de festas juninas. Foi iniciado um debate com alguns parlamentares propondo ajustes ao relator Otávio Leite (PSDB-RJ). Outros, apresentaram destaques, pedindo a retirada de trechos do texto. No entanto, as discussões ocorreram de forma pouco ordenada e, em alguns momentos, os próprios parlamentares e assessores legislativos pareciam não se entender sobre a condução das sugestões.

Aparentando aflição, o presidente da comissão, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), pedia insistentemente pressa no debate, com o intuito de iniciar a votação. Mas não houve tempo hábil. Após cerca de 40 minutos de discussões, o senador comunicou que estava aberta a Ordem do Dia no Plenário da Câmara, o que impedira a apreciação do texto. Petecão, chegou a tentar um acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para interromper a sessão plenária para votação da MP na comissão, mas o pedido não foi atendido.

- Acabei de conversar com o presidente (Eduardo Cunha). Está tendo votação lá, estão debatendo matéria. Fiz um apelo, mas ele disse que era impossível. Então, vamos debater o que tiver que debater hoje, e nos reunimos amanhã para votar - determinou Petecão.

Vice-presidente da comissão mista, o deputado Andrés Sanchez (PT-SP) lamentou o adiamento da votação. Segundo ele, a comissão foi pega de surpresa pela abertura da Ordem do Dia no Plenário da Câmara.

- Acreditávamos que ia dar tempo de votar. A Câmara começa sempre por volta de 19h30, mas hoje começou mais cedo. Por que será?... Óbvio que ainda pode ter destaque (supressão de trechos do texto), mas o relatório, mesmo tendo coisas que acho que não deveria ter, tem que ser aprovado. Todo mundo tem que ceder um pouco, os clubes, os atletas, a CBF, o governo - disse Andrés.

Representante do movimento Bom Senso F.C., o pentacampeão Gilberto Silva acompanhou a reunião em Brasília e também criticou o adiamento.

- É decepcionante, frustrante, triste. Há dois anos estamos discutindo, apresentando nossas propostas, nosso desejo de mudança para o futebol brasileiro. Chegamos aqui depois de várias tentativas e mais uma vez, talvez até de forma orquestrada, não aconteceu... É como tomar mais um gol. Mais um gol contra o futebol, contra as melhorias no futebol - afirmou Gilberto Silva.

Também marcaram presença no Congresso os presidentes de Flamengo e Atlético-PR, Eduardo Bandeira de Melo e Mário Celso Petraglia, respectivamente, além de representantes de clubes como Coritiba, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Santos e São Paulo. 


Deputados Andrés Sanchez, Sérgio Petecão e Otávio Leite participam da reunião da MP do futebol (Foto: Ana Volpe / Agência Senado)
Deputados Andrés Sanchez, Sérgio Petecão e Otávio Leite participaram da reunião (Foto: Ana Volpe / Agência Senado)


- Os representantes que estavam aqui, estavam satisfeitos com o texto do relatório, até porque hoje de manhã apresentamos algumas sugestões de aperfeiçoamento que foram acolhidas. A expectativa dos que estavam aqui é de que o projeto seja aprovado - afirmou Bandeira de Melo.

O presidente do Flamengo admitiu preocupação com o adiamento, por conta do pouco tempo disponível para concluir a tramitação da MP no Congresso, mas demonstrou confiança de que ainda será possível concluir a votação.

- O prazo preocupa, mas pelo que disseram, se houver vontade política, dá tempo. Então, vamos torcer - concluiu.

O texto precisa ser aprovado na comissão mista e nos plenários da Câmara e do Senado nos próximos 23 dias, ou perderá a validade. O limite constitucional para que uma Medida Provisória seja transformada em Lei e aprovada pelo parlamento é de 120 dias. No caso da MP do Futebol, esse prazo expira em 17 de julho.

Deputados tentarão retirar trechos do relatório

As discussões na comissão não terminaram nesta quarta, mas alguns parlamentares já adiantaram pedidos de destaque - mecanismo usado para colocar em votação a retirada de trechos específicos do relatório. Segundo o deputado Vicente Cândido (PT-SP), pontos como a transformação da seleção brasileira em patrimônio cultural - o que abriria brecha para a CBF ser investigada pelo Ministério Público -, e a exigência de redução total do déficit orçamentário até 2021 serão questionados.


- Estou fazendo dois destaques no artigo 38. Pela alteração na idade mínima para o vínculo de desporto profissional, que está em 12 e sugiro a mudança para 8 anos, e pela supressão da questão que coloca o esporte como interesse público, por já estar na Lei Pelé. Tem também destaque sobre o déficit operacional, que estou questionando. Eu não conheço nenhuma entidade no Brasil, talvez pouquíssimas empresas, que trabalham com déficit operacional zero. Então, isso é um perigo. É um risco grande de não ser cumprido - afirmou Vicente Cândido.

O senador Romário também se colocou contrário ao relatório. Para ele, o texto é muito frágil nas exigências à CBF.

- Antecipo que meu voto será não. A partir do momento que se existe uma vontade, que vejo que é unânime, de repaginar, moralizar e, principalmente, modernizar o futebol brasileiro, e a entidade maior, que é a CBF, não acontece nada com ela, infelizmente deixa de ser interessante para mim. Serei voto vencido. Mas é um projeto que na minha opinião, não terá muita relevância. Até porque, sendo bastante positivo, em quatro ou cinco meses muitos desses artigos cairão e a gente vai continuar tendo as decepções que temos com essa entidade falida. Falida no que diz respeito a atitude, porque nos caixas é quase bilionária. Esses dirigentes vão sair ganhando com essa MP - disse o Baixinho.

O relator Otávio Leite defendeu a íntegra do seu texto e disse não concordar com os destaques apresentados.

- Os destaques propõem suprimir do texto regras que me parecem indispensáveis, como a CND, os 70% de limite com gastos com folha do futebol, obrigações de publicação de balancetes, o quórum eleitoral nas entidades de administração. Eu preservo meu entendimento de que o texto está atendendo a uma necessidade do futebol brasileiro - disse o deputado.

Apesar da posição, Otávio Leite já fez alguns ajustes em relação ao relatório apresentado na última semana. A maior parte das alterações foram apenas na redação, e não no conteúdo. Porém, também houve mudanças de conteúdo. O deputado diminuiu de 15 para 10 anos o período de inelegibilidade de dirigentes que praticarem gestão temerária. Também retirou os artigos que exigiam a contratação de segurança particular (stewards) pelos mandantes dos jogos e os que tratavam das Olimpíadas Rio 2016, incluídos em outra Medida Provisória assinada esta semana pela presidente Dilma Rousseff.



Neymar terá de mostrar à Teisa documentos de venda ao Barcelona

Decisão obriga pai e empresas que cuidam da carreira do atleta a apresentarem papeis aos investidores em até cinco dias, sob pena de ação de busca e apreensão



Por
São Paulo

 
Neymar chegando ao Guarujá (Foto: Reprodução / TV Tribuna)Neymar terá que apresentar documentos à Teisa (Foto: Reprodução / TV Tribuna)


Os problemas de Neymar com a Justiça aumentaram nesta semana. A juíza Thais Cabaleiro Coutinho, da 11ª Vara Cível de Santos, acatou pedido da Teisa, empresa que detinha 5% dos direitos econômicos do atleta antes de ele se transferir para o Barcelona, para que sejam apresentados os documentos da venda do jogador para o clube espanhol, sacramentada em 2013.

A decisão é mais um golpe contra a principal estrela do futebol brasileiro. Na última quarta-feira os tribunais da Espanha acataram denúncia contra o atacante e o Barcelona em ação do DIS, fundo que era proprietário de 40% dos direitos e que acusa fraudes para esconder o valor real da negociação entre o Santos e os catalães. Pelo mesmo motivo, a equipe onde Neymar surgiu também anunciou um processo na Fifa para apurar o montante da transferência.

Na sentença publicada nesta terça-feira, a Justiça condena o pai do atleta e as empresas Neymar Sports Marketing e N&N Consultoria Esportiva, ambas criadas para gerenciar a carreira do jogador, a apresentarem os papeis pedidos pela Teisa em até cinco dias a partir da citação.

São sete documentos elencados na petição inicial, entre eles cópias das propostas, do contrato de trabalho com o Barcelona e do acordo de € 2,5 milhões entre o clube e o instituto mantido pelo atacante em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Se o prazo não for cumprido, a decisão autoriza ação de busca e apreensão.

A Teisa adquiriu 5% dos direitos econômicos de Neymar em novembro de 2010 por R$ 3,549 milhões – no processo, aponta que o valor foi calculado com base em proposta anterior enviada pelo Chelsea equivalente a R$ 67,6 milhões.

A transferência rendeu ao Santos € 17,1 milhões – à época, cerca de R$ 56,5 milhões. Foram feitos, porém, uma série de acordos laterais que incluíam preferência do Barcelona sobre atletas da base santista e dois amistosos entre os clubes, por exemplo. Além disso, os espanhóis pagaram outros € 40 milhões diretamente a Neymar, sendo € 10 milhões em 2011, antes de os dois times se enfrentarem na final do Mundial.

Meses depois, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartolomeu, admitiu que a negociação custou € 57 milhões. O valor ainda é alvo de investigações – no processo, a Teisa fala em € 86,2 milhões, baseada em informações divulgadas pela imprensa.

A empresa quer ter acesso aos documentos para calcular o valor real da transferência e, então, cobrar a diferença entre o que o recebeu e o que deveria ter recebido. Em fevereiro, o DIS conseguiu decisão favorável semelhante contra o agente de Neymar, Wagner Ribeiro.
A sentença admite a Teisa como parte interessada do caso, apesar de não ser signatária da venda para o Barcelona.

– Somente aos réus interessa a ocultação dos documentos [...], resta evidente o interesse processual da demandante na exibição dos documentos referidos na inicial, posto que, embora deles não tenha sido signatária, os efeitos práticos destes contratos repercutem diretamente sobre sua esfera patrimonial – afirma a juíza.


FONTE:

Sem consultar Luiz Adriano, Shakhtar acerta venda para o Al Ahli

Clube de Everton Ribeiro anuncia reforço em site oficial, mas brasileiro desconhece acerto e projeta cumprir contrato até 31 de dezembro para seguir na Europa



Por
Rio de Janeiro

Al Ahli anuncia Luiz Adriano (Foto: Reprodução Twitter)Al Ahli anuncia acerto para contar com Luiz Adriano em Twitter oficial (Foto: Reprodução Twitter)


O Shakhtar Donetsk vendeu, o Al Ahli anunciou em site oficial, mas Luiz Adriano não vai jogar nos Emirados Árabes. Pelo menos, este é o panorama de momento. De férias no Brasil, o atacante foi pego de surpresa com a informação de sua contratação pelo clube de Dubai, mas não abre mão de seguir na Europa até o término de seu contrato, em 31 de dezembro. A transação foi realizada pelos ucranianos sem o consentimento do jogador e de seu empresário, Gilmar Veloz, que têm outros planos.  

Especulado por clubes como Milan, Roma e Fenerbahçe, Luiz Adriano está livre para assinar um pré-contrato a partir do mês que vem e o desejo é exercer este direito, mesmo que para isso tenha que esperar a janela de janeiro para vestir uma nova camisa. Com a venda acertada diretamente com o Al Ahli, o Shakhtar tenta evitar o prejuízo de perder o maior goleador de sua história de graça. Há oito anos na Ucrânia, o brasileiro conquistou 16 títulos, marcou 128 gols e disputou 266 partidas.  

Em entrevista ao GloboEsporte.com, em maio, Luiz Adriano já tinha revelado o desejo de sair do Shakhtar, mas em busca de espaço em um liga maior na Europa, o que o permitiria sonhar com o retorno à Seleção. Convocado por Dunga para amistosos, o atacante ficou fora da Copa América.

Diante da pouca visibilidade, o Al Ahli, clube de Everton Ribeiro, não é uma opção no momento.  

- Temos os exemplos do Willian e do Fernandinho, que foram para Inglaterra, conseguiram se firmar e estão na Seleção. É importante sair e buscar novos objetivos, novos ares, uma liga mais forte e visada. Será bom sair. Meu ciclo no Shakhtar está acabando pelo que tenho visto - disse Luiz Adriano na ocasião.  

O desejo do atacante inicialmente era solicitar a liberação imediata ao Shakhtar, para já começar a próxima temporada em um novo clube europeu, mas, antes mesmo do surgimento do Al Ahli, os ucranianos já tinha se mostrados contrários a isso. No site oficial, o clube dos Emirados Árabes trata os exames médicos com única pendência para confirmarem a contratação. Falta, no entanto, combinar com Luiz Adriano.


FONTE;

Léo Moura muda versão, admite ter ligado para vice vascaíno e se defende

Lateral afirma ter falado com Romário e José Luis Moreira, se diz tranquilo e alfineta Eurico: "Se for contratar de boca, até meu time de fut 7 pode anunciar o Messi"



Por
Rio de Janeiro
 

A relação de Léo Moura com o Vasco acabou antes mesmo de começar. Mas a polêmica envolvendo o ex-rubro-negro e o clube da Colina parece longe do fim. No fim da manhã desta quarta-feira, o lateral usou sua conta em uma rede social para dar sua versão do ocorrido depois que o presidente cruz-maltino, Eurico Miranda, o chamou de sem palavra e disse que foi ele quem procurou o clube.

Léo Moura admite ter procurado Romário para intermediar um contato com o Vasco e ter ido à casa do vice-presidente de futebol José Luis Moreira. No entanto, o jogador, que diz ter procurado primeiro o Flamengo quando decidiu voltar ao Brasil para ficar perto da família, disse que seu maior erro foi ter ouvido a proposta do Vasco, pois estava “incomodado” com a situação.

- Realmente falei com o Baixola (Romário) cogitando a possibilidade, com quem tenho amizade e foi o cara que me levou em 2002 para o clube, que ligou para o Eurico que pediu para ligar para o seu filho. (...)! Falei com o Zé Luiz inúmeras vezes, de vários assuntos e inclusive sobre a situação que se encontra o clube hoje. É um cara com quem sempre tive bom relacionamento e sempre falamos de tudo (...). Cogitei a possibilidade de voltar ao Rio, pois, a principio, queria ficar na minha cidade e perto da família... O Zé me ligou me convidando para ir a sua casa conversar e realmente me fez a proposta. Talvez o meu maior erro foi ter sentado para ouvir a proposta deles, pois dentro de mim estava incomodado fazendo isso, mas fui ouvir como qualquer profissional e depois do papo pedi para ligar para meu empresário - escreveu.


Léo Moura instagram (Foto: Reprodução Instagram)
Léo Moura dá sua versão sobre acerto e 
desacerto com o Vasco em rede social 
(Foto: Reprodução Instagram)


Léo Moura reitera ainda seu respeito pela torcida do Flamengo e se diz tranquilo por ter tomado “a decisão certa” em não acertar com o Vasco.

- Decidi não aceitar porque dentro do meu coração falou mais alto a identificação e o carinho que tenho pelo Fla e pela Nação que sempre me carregou no colo e nos momentos difíceis esteve ao meu lado e não merecia isso jamais! Se sentei para ouvir, errei e reconheço, mesmo sendo um profissional! Mas a forma mais correta foi ouvir meu coração e minha família e não aceitar ir. Estou em paz, tranquilo. Mesmo com todos julgamentos, acredito que tomei a decisão certa em não aceitar o convite - continuou.

No fim, o lateral alfineta Eurico Miranda e diz que contrato de boca não tem valor, em sua opinião.

- Se for contratar de boca, sem nada assinado, até o meu time de fut 7, "Amigos do LM", pode anunciar que contratou o Messi, concordam? - finalizou.

Léo Moura chegou a ser anunciado por Eurico Miranda como reforço do Vasco e, menos de quatro horas depois, recuou. O jogador chegou a ser ameaçado por torcedores do Flamengo nas redes sociais. 


O Flamengo não admite oficialmente o contato feito por Léo Moura, mas o GloboEsporte.com apurou que o lateral-direito, antes de negociar com o Vasco, de fato procurou pessoas influentes do Rubro-Negro para falar sobre a vontade de voltar, mas a situação não evoluiu.


Confira a declaração de Léo Moura na íntegra:

"Vou esclarecer um pouco essa polêmica com meu nome que o presidente aproveitou e fez pra mudar o foco da real situação do seu clube. Meu primeiro contato quando decidi que precisaria voltar ao Brasil por um problema familiar foi com Flamengo, por respeito, gratidão e pela minha história no clube e depois foi o Vasco e em seguida outros clubes. Realmente falei com o Baixola (Romário) cogitando a possibilidade, com quem tenho amizade e foi o cara que me levou em 2002 para o clube, que ligou para o Eurico que pediu para ligar para o seu filho! Para o Eurico jamais na minha vida ligaria. Em 2002, quando fiquei sem receber, eu não liguei para ele, imagine agora! Falei com o Zé Luiz inúmeras vezes, de vários assuntos e inclusive sobre a situação que se encontra o clube hoje. É um cara com quem sempre tive bom relacionamento e sempre falamos de tudo. Com o Paulo que também tenho um bom relacionamento e tinha trabalhado com ele no Flu! 


Cogitei a possibilidade de voltar ao Rio, pois, a principio, queria ficar na minha cidade e perto da família... O Zé me ligou me convidando para ir a sua casa conversar e realmente me fez a proposta no outro dia após a derrota deles para o Sport Recife... Talvez o meu maior erro foi ter sentado para ouvir a proposta deles, pois dentro de mim estava incomodado fazendo isso, mas fui ouvir como qualquer profissional e depois do papo pedi para ligar para meu empresário.

Decidi não aceitar porque dentro do meu coração falou mais alto a identificação e o carinho que tenho pelo Fla e pela Nação que sempre me carregou no colo e nos momentos difíceis esteve ao meu lado e não merecia isso jamais!!  Se sentei para ouvir, errei e reconheço, mesmo sendo um profissional! Mas a forma mais correta foi ouvir meu coração e minha família e não aceitar ir.

Estou em paz, tranquilo mesmo com todos julgamentos, acredito que tomei a decisão certa em não aceitar o convite, mas tem um porém. Se for contratar de boca sem nada assinado até o meu time de Fut 7 "Amigos do LM" pode anunciar que contratou o Messi, concordam?

Minha história é limpa e sempre fui e sou querido em qualquer lugar que chego!! Vida que segue! O importante e ser feliz!

Ponto!"


FONTE:
http://glo.bo/1Heli5x?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Com segunda melhor defesa da Série B, Robson divide méritos com elenc

Com quatro gols sofridos em oito jogos, defesa do Bahia perde apenas para a d Botafogo, vazada três vezes. No sábado, Tricolor encara o Luverdense na Fonte Nova



Por
Salvador


Robson zagueiro Bahia (Foto: Divulgação / EC Bahia)Robson divide méritos de eficiência na defesa com todo o time (Foto: Divulgação / EC Bahia)


Quando a Série B começou, o setor ofensivo do Bahia estava em alta conta com a torcida, com o trio de ataque badalado por ter infernizado defesas adversárias ao longo do primeiro semestre. Durante os primeiros jogos da competição, o Tricolor até manteve a média alta de gols, mas logo o elenco passou a sentir falta de Kieza e Maxi Biancucchi, que se machucaram, deixando a responsabilidade nas costas do experiente Léo Gamalho.

Passadas oito rodadas, os artilheiros do time na temporada estão recuperados, o KGB voltou a operar, mas é outro setor da equipe que chama atenção. Nesses oito jogos, a defesa tricolor sofreu apenas quatro gols, uma média de um a cada duas partidas. Além disso, foram cinco jogos sem que a meta de Douglas Pires fosse vazada. Números que fazem do sistema defensivo do Bahia o segundo melhor da competição, atrás apenas do Botafogo, que sofreu três gols.

Parte do bom desempenho defensivo passa por Robson, que assumiu a titularidade na final da Copa do Nordeste e, desde então, não deixou o time. Generoso, o defensor, que concedeu coletiva na tarde desta quarta-feira, divide os méritos do trabalho com todo o grupo, em especial com o companheiro Titi e com o goleiro Duglas Pires. 

- Eu e Titi nos cobramos bastante, sempre procuramos não tomar gol. Isso se deve ao bom momento que o Douglas vive também, passando segurança para a gente. Mas é fruto de trabalho que começa lá na frente, com a marcação pressão. Quanto menos tempo com a bola no campo de defesa melhor. É fruto de um trabalho intenso – garante o zagueiro.

Sobre o companheiro de zaga, a quem viu jogar desde que era garoto e integrava os times de base, Robson fala com admiração.

- O Titi, eu estava na transição de juvenil para junior, e ele estava chegando. Acompanho ele há muito tempo. Jogar ao lado dele é uma felicidade imensa. E ele conversa muito, cobra muito. Aprendo muito com ele – diz.

Robson, zagueiro, treino do Bahia (Foto: Divulgação / EC Bahia)
Robson pega pesado em treino no Fazendão 
(Foto: Divulgação / EC Bahia)


Na tarde deste sábado, Robson entra em campo novamente com o Bahia para enfrentar o Luverdense, pela 9ª rodada da Série B. O adversário é conhecido do elenco tricolor, já quie as equipes se enfrentaram na 2ª fase da Copa do Brasil – o Bahia levou a melhor e avançou com um empate sem gols e um triunfo por 3 a 1.

- Conhecemos bastante a equipe deles, é qualificada, que marca forte. Estamos jogando dentro de casa, então temos que sobressair. Independente de como eles vão vim, temos que fazer nossa parte – afirma Robson.

A partida entre Bahia e Luverdense está marcada para 16h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.


CBF na mira, loterias e até Rio 2016: detalhes do relatório da MP do Futebol

Com 57 artigos e mais de 30 páginas, texto que pode ser votado em comissão mista nesta quarta vai bem além do refinanciamento das dívidas e das contrapartidas



Por
Brasília

Bastante aguardado, o relatório final do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) sobre a MP do Futebol foi finalmente apresentado na comissão mista que aprecia o tema no Congresso Nacional. Trata-se de um texto base com votação prevista para esta quarta-feira e que, se aprovado no parlamento, substituirá a Medida Provisória 671, assinada em março pela presidente Dilma Rousseff e que oferece a renegociação das dívidas dos clubes com a União - cerca de R$ 4 bilhões - em troca de contrapartidas como o "fair play" financeiro regras de gestão.

Muito além da questão da renegociação dos débitos em troca dos novos padrões de administração dos clubes, o relatório aborda uma série de outros temas ligados não só ao futebol, mas ao esporte como um todo.

MP do Futebol apresentação relatório Otávio Leite (Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado)
Otávio Leite e demais parlamentares durante 
a apresentação do relatório (Foto: Marcos 
Oliveira / Agência Senado)


Há questões no texto como mudanças nos colégios eleitorais de federações e confederações, transformação da seleção brasileira em patrimônio cultural - o que deixaria a CBF sujeita a investigações do Ministério Público - e pagamento de direito de arena para árbitros de futebol. Também autoriza novas modalidades de loteria, com possibilidade de associação aos clubes e exploração pela internet - apostas on line.

Há ainda pontos relacionados aos Jogos Olímpicos Rio 2016, como o custeio por parte da União do fornecimento temporário de energia para o evento e aplicação de regras de tributação do programa "Minha Casa Minha Vida" para obras vinculadas ao reassentamento de famílias. O texto também propõe a prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte - que oferece descontos no Imposto de Renda para quem investe no esporte -, inscrição de beneficiários do Bolsa Atleta na previdência e obrigação de seguro para atletas - artigo inspirado no caso da ex-ginasta Lais Souza.

Confira abaixo um resumo da tramitação da MP do Futebol no Congresso Nacional e detalhes, ponto a ponto, sobre os itens mais relevantes do relatório que será colocado em votação no Congresso Nacional. Clicando aqui, você o confere na íntegra.


TRAMITAÇÃO

ProforteAs discussões que originaram a MP do Futebol começaram oficialmente no Congresso Nacional em novembro de 2013, quando foi apresentado na Câmara o anteprojeto nomeado de Proforte (Programa de Fortalecimento dos Esporte Olímpicos). A ideia era que os clubes pudessem quitar até 90% das dívidas por meio de investimentos em esportes olímpicos, com a concessão de bolsas a atletas e compra de equipamentos. Os 10% restantes seriam pagos em dinheiro. 

Reunião na Câmara para renegociação da dívida dos clubes (Foto: Fabrício Marques)Deputados reunidos na Câmara em 2014 durante debates da LRFE (Foto: Fabrício Marques)


LRFE
Entendida como anistia por parte dos parlamentares, a proposta enfrentou rejeição na comissão especial formada para discutir o tema. Relator do projeto, o deputado Otávio Leite apresentou então um substitutivo, que ganhou o nome de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE). Nele, as dívidas seriam negociadas em até 25 anos, em troca de contrapartidas - o "fair play" financeiro.

Aprovado na comissão, o projeto entrou na fila para ser votado em plenário em maio de 2014 e foi tema de reuniões entre parlamentares, representantes do governo federal, dos clubes e do movimento Bom Senso F.C., mas sem um consenso. Em março, governo e deputados entraram em acordo para a edição de uma Medida Provisória.

MP do Futebol
Assinada pela presidente Dilma Rousseff em março, a Medida Provisória 671 - conhecida como MP do Futebol - definiu então a renegociação das dívidas dos clubes em troca das contrapartidas. No entanto, desde que foi publicada no Diário Oficial da União, a medida foi tema de extenso e polêmico debate envolvendo governo, parlamentares, dirigentes de clubes, federações, CBF, Bom Senso F.C. e outras organizações ligadas ao futebol.

Encaminhada ao Congresso, a medida passou a tramitar em comissão mista formada por 12 senadores e 12 deputados. Lá, foram apresentadas 181 emendas, realizadas sete audiências públicas e inúmeras discussões. Até que na última quarta-feira Otávio Leite apresentou o novo texto, com 57 artigos e mais de 30 páginas.

Leia também:

CBF critica MP do Futebol e diz que estuda novas regras de gestão
Em audiência pública, Bom Senso critica CBF e defende MP do Futebol
Com apoio da CBF, clubes pedem em Brasília mudanças na MP do Futebol

Dilma Rousseff assina MP do Futebol (Foto: Agência Brasil)
Presidente Dilma Rousseff durante assinatura 
da MP do Futebol (Foto: Agência Brasil)


Prazo apertado para o fim das discussões
Ainda sem consenso, a corrida agora é para aprovar o texto na comissão e nos plenários da Câmara e do Senado no prazo de menos de um mês, ou a MP perderá a validade. O limite constitucional para que uma Medida Provisória seja transformada em Lei e aprovada pelo parlamento é de 120 dias. No caso da MP do Futebol, ele expira em 17 de julho.

Se o novo texto for aprovado, ainda terá que passar pelos Plenários da Câmara e do Senado. Caso conclua este trâmite no prazo, será encaminhado para a sanção de Dilma Rousseff e, finalmente, se transformará em lei.



O RELATÓRIO PONTO A PONTO

MP do Futebol discussão Eurico e Bandeira de Mello (Foto: Fabrício Marques)Dirigentes dos clubes reunidos com deputados em Brasília (Foto: Fabrício Marques)


Condições de refinanciamento para os clubes
De acordo com o texto, os clubes teriam condições especiais para quitar em até 240 meses os débitos com a União e 180 meses para quitar dívidas com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Confira abaixo as condições: 

- Serão reduzidos 80% das multas, 50% dos juros e 100% dos encargos legais;
- Os clubes terão duas opções de taxas de juros: 4% ao ano ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); 


- As parcelas do refinanciamento não podem ser inferiores a R$ 3 mil;


- Nos primeiros cinco anos, serão oferecidas condições especiais para o pagamento das prestações - período de adaptação: redução de 50% nos primeiros dois anos, de 25% nos dois seguintes e 10% no quinto ano. A diferença descontada deverá ser paga em até cinco anos após o vencimento da última parcela regular.



Contrapartidas exigidas dos clubes
Para terem direito ao refinanciamento, os clubes teriam que aderir a uma série de medidas de gestão, como demonstrações contábeis auditadas, limitação de mandatos, proibição de antecipação de receitas, limitação dos gastos com folha de pagamento do futebol profissional e previsão de responsabilização dos dirigentes nos estatutos. Confira abaixo item por item:

- Ter estatuto social com as responsabilidades de cada gestor;
- Apresentar demonstrações financeiras e contábeis;
- Apresentar relação das operações de antecipação de receitas;
- Estar em regularidade com as obrigações trabalhistas e tributárias;
- Fixar o período de mandato dos presidentes em quatro anos, com apenas uma reeleição;
- Comprovar autonomia dos conselhos fiscais;
- Proibir antecipação de receitas de gestões futuras (exceção para o limite de até 30% do primeiro ano do mandato subsequente e casos de substituição de passivos onerosos);
- Reduzir progressivamente o déficit ou prejuízo (as contas teriam que estar sanadas até 2021);
- Publicar demonstrações contábeis auditadas;
- Pagar regularmente todos os profissionais - salários, FGTS, contribuição previdenciária e outras obrigações contratuais (exceção para questões em discussão judicial);
- Prever no estatuto o afastamento imediato e a inelegibilidade por no mínimo 5 anos de dirigentes que praticarem gestão temerária;
- Não gastar mais do que 70% da receita anual com folha de pagamento do futebol profissional.


Texto propõe mudança no Estatuto do Torcedor para que clubes tenham que apresentar comprovantes de pagamentos para se inscreverem em campeonatos. Quem estiver inadimplente, é automaticamente rebaixado

Rebaixamento para inadimplentes
Além das medidas de gestão, o texto também prevê algumas punições no âmbito esportivo para os clubes que continuassem com problemas de administração. É o chamado "fair play" financeiro.

No caso dos times que aderissem ao refinanciamento, o descumprimento das contrapartidas poderia provocar até a proibição de contratação de novos jogadores.
O texto ainda altera o Estatuto do Torcedor e determina que as entidades que organizam os campeonatos exijam para inscrição de todas as equipes a apresentação de Certidão Negativa de Débitos (CND), certificado de regularidade do FGTS e comprovação de pagamento dos vencimentos acertados em contratos de trabalho e direito de imagem dos atletas. O time que não apresentar o documento seria rebaixado de divisão.

Porém, a pedido dos clubes, que temiam entraves burocráticos na obtenção da CND, o relator incluiu uma flexibilização. No caso de créditos tributários inscritos na Dívida Ativa mas ainda sem execução fiscal, a comprovação da regularidade poderá ser feita com a apresentação de prova do recolhimento dos demais tributos federais e das prestações mensais dos parcelamentos de dívidas. 


Contrapartidas exigidas de federações em dívidas
A possibilidade de refinanciar os débitos também estaria disponível para entidades de administração do desporto. Contudo, elas teriam que cumprir as contrapartidas:
- Seguir as mesmas exigências dos clubes (exceção ao limite de gastos com futebol profissional e investimentos em áreas específicas);
- Participação de atletas nos colegiados de direção e nas eleições para cargos;
- Representação de atletas nos conselhos que aprovam os regulamentos dos campeonatos.


Exigências a CBF e federações
O relatório prevê ainda uma série de cobranças às entidade de administração ou ligas que organizem campeonatos de futebol: ou seja, CBF e federações estaduais. Neste caso, não há nenhuma relação com o refinanciamento das dívidas.
- Publicar na internet prestação de contas e demonstrações contábeis auditadas;
- Garantir representação de atletas nos conselhos que aprovam os regulamentos das competições;


- Assegurar a autonomia do conselho fiscal;


- Fixar o período de mandato dos presidentes em quatro anos, com apenas uma reeleição;


Sede da CBF sem o nome de Marin (Foto: Ariel Subirá/Futura Press)
Algumas propostas do relatório atingem 
diretamente a CBF (Foto: Ariel Subirá
/Futura Press)


Mudança na distribuição de votos de CBF e federações
O texto prevê alteração na Lei Pelé no trecho que determina o sistema de distribuição de votos para eleições de entidades nacionais e regionais de administração do desporto - casos de CBF e federações estaduais.

Nas entidades nacionais, o colégio eleitoral passaria a ser integrado por, no mínimo, representantes das agremiações participantes da primeira e da segunda divisão, sendo assegurada a participação de ao menos um time de cada estado e do DF. Atualmente, votam na CBF apenas os clubes da Série A e os dirigentes das federações estaduais.
Nas entidades regionais, a distribuição de votos teria que se adequar a dois novos critérios: proporção de número de títulos de campeonatos e vice-campeonatos; e proporção na tabela final dos campeonatos nos últimos três anos.

Seleção brasileira como patrimônio cultural

Outra medida presente no texto que atinge a CBF é o trecho que altera a Lei Pelé e transforma os selecionados nacionais, especialmente a seleção brasileira de futebol, em patrimônio cultural brasileiro. Considerado de elevado interesse social, esse patrimônio pode ser objeto de investigação por parte do Ministério Público. Entram no artigo todas as categorias.

Dirigentes enquadrados em irregularidade estariam passíveis de punição, podendo se tornarem inelegíveis para cargos em entidades esportivas por 15 anos

Gestão temerária
O relatório contém um longo trecho para discriminar o que seria considerada gestão temerária por parte de dirigentes. Todos os enquadrados em irregularidade estariam passíveis de punição, podendo se tornarem inelegíveis por 15 anos. Confira os principais critérios para definição de gestão temerária:

- Aplicar créditos ou bens sociais em proveito próprio ou de terceiros;
- Obter vantagens para si ou para outros;
- Celebrar contratos com parentes;
- Recebimento de qualquer pagamento, doação ou outra forma de repasse de recursos de terceiros que, no prazo de um ano antes ou depois, tenham tido contratos com o clube;
- Antecipar ou comprometer receitas de períodos posteriores ao termino da sua gestão (exceção para o limite de até 30% do primeiro ano do mandato subsequente e casos de substituição de passivos onerosos);

- Formar déficit ou prejuízo anual acima de 20% da receita bruta do ano anterior;
- Ser inerte na tomada de providências para reduzir o déficit financeiro;
- Não divulgar de forma transparente informações da gestão aos associados.

APFUT

Proposta do texto original da MP 671, foi mantida no relatório a criação da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT). O órgão teria a função de fiscalizar os cumprimentos das contrapartidas exigidas em troca do refinanciamento.

Stewards
Outra mudança proposta pelo texto para o Estatuto do Torcedor determina que o clube mandante dos jogos deverá providenciar a presença de agentes de segurança e brigada de incêndio particulares dentro dos locais de realização dos eventos. São os famosos "stewards", bastante vistos no país durante a Copa do Mundo e já utilizado em algumas das novas arenas. O poder público - Polícia Militar - ficaria responsável por garantir a segurança apenas das áreas externas.

Stewards - segurança reforçada - Itália x Uruguai - Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes)
Seguranças particulares - Stewards - em ação 
durante a Copa do Mundo de 2014 (Foto: 
Augusto Gomes)


Vínculo esportivo a partir dos 12 anos
Um artigo do relatório que atende a uma demanda dos clubes é a proposta de diminuição na idade mínima para vínculo esportivo de formação de 14 anos para 12 anos.

Redução da cláusula compensatória
Outra medida que beneficia os clubes é a redução no limite mínimo para o pagamento de cláusula compensatória nos contratos de atletas. Pela regra atual, no rompimento, os clubes precisam pagar 100% dos salários até o fim do contrato. A proposta é reduzir a indenização para 50% do valor.
Rompimento de contrato por atraso no direito de imagem
De acordo com a legislação vigente, os contratos dos atletas podem ser rompidos caso os salários atrasem por três meses. O relatório propõe incluir os direitos de imagem na mesma regra. Os atletas que tivessem os contratos rescindidos por atrasos nos pagamentos ainda poderiam se transferir para qualquer outro clube independentemente do número de partidas que tivessem disputado na competição.

Limitação do direito de imagem em 40%
Outra alteração proposta nas regras dos direitos de imagem é a limitação deste tipo de remuneração a 40% do valor total pago ao atleta.
De acordo com o texto, ficaria determinado que 0,5% dos direitos de arena dos eventos esportivos seriam repassados aos árbitros

Direito de arena para os árbitros
De acordo com o texto, ficaria determinado que 0,5% dos direitos de arena dos eventos esportivos seriam repassados para o sindicato dos árbitros, que dividiria o valor em partes iguais com os profissionais que atuaram no evento.

Sorteio de árbitros pela internet
Atualmente, o Estatuto do Torcedor já exige sorteio da arbitragem. A proposta prevê que esses sorteios sejam transmitidos pela internet.

Regras para atuação de agentes esportivos
O relatório estabelece regras para a atuação de agente desportivo. A função poderia ser exercida por pessoas físicas licenciadas pela entidade de administração do desporto, com remuneração limitada a 10% do valor do contrato de trabalho do atleta. O agente ainda não poderia ter participação nos direitos econômicos oriundos da transferência do atleta.

Simplificação tributária para clube empresa
Um trecho detalhado do relatório trata de um regime especial de tributação para clubes e entidades de representação de atletas que se constituem em empresas. Seria uma espécie de "Super Simples": eles poderiam optar por pagar 5% da receita mensal como tributo unificado de cinco impostos (Imposto de Renda, PIS/Pasep, Contribuição Sindical, Cofins e Seguridade Social).

Novas Loterias
O texto autoriza o Poder Executivo, por meio da Caixa Econômica, a criar uma Loteria Instantânea - raspadinha - com tema dos clubes, por meio físico ou virtual. A negociação para o uso das marcas seria feita diretamente pela Caixa com os times. A distribuição dos recursos arrecadados teria que ser feita na seguinte proporção: 65% para premiação; 18,3% para despesas de custeio e manutenção; 10% ao Ministério do Esporte para projetos de iniciação desportiva escolar; 3% para o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen); 2,7% para os clubes; 1% formaria a renda líquida.

Também fica autorizada a criação de uma loteria por cota fixa sobre resultado associados a competições esportivas de qualquer natureza. Da arrecadação dessa modalidade, 70% iriam para a premiação; 16% para despesas de custeio; 7% ao Ministério do Esporte para projetos de iniciação desportiva; 3% aos clubes para aplicação em futebol feminino, categorias de base e ingressos populares; 3% ao Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e 1% para o orçamento da Seguridade Social.

O relatório ainda altera a lei de contravenção penal, determinado multa de R$ 2.000 a R$ 200 mil para quem participar de apostas não autorizadas pela internet ou qualquer outro meio de comunicação. O texto também faz mudanças na Timemania, para tornar os prêmios mais atraentes.
Parte dos recursos arrecadados com as novas loterias ligadas ao futebol teria que ser aplicada em três áreas: futebol feminino, categoria de base e ingressos populares

Futebol feminino, categorias de base e ingressos populares

Uma porcentagem dos recursos arrecadados com as novas modalidades de loteria ligadas ao futebol (3%) teria que ser aplicada pelos clubes em três áreas: futebol feminino, categoria de base e ingressos populares.

Recursos para iniciação ao esporte
Parte das arrecadações das novas loterias (10%) também seria destinada ao Ministério do Esporte para uso em projetos de iniciação esportiva escolar em modalidades olímpicas e paralímpicas. A prioridade seriam municípios de baixa renda.
Prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei de Incentivo ao Esporte, que oferece desconto no Imposto de Renda para investimentos em projetos esportivos, vence no fim deste ano. O relatório então propõe a prorrogação do benefício até 2022.

Seguro Lais Souza
O caso da ex-ginasta Lais Souza, que ficou tetraplégica após sofrer um grave acidente durante a preparação para os Jogos de Inverno de Sochi, levou o relator a incluir no texto um trecho que torna obrigatória a contração de seguro de vida e de acidentes pessoais vinculado à atividade desportiva para atletas não-profissionais. O seguro deve garantir indenização mínima de 12 vezes o valor do salário mínimo vigente ou 12 vezes o contrato de imagem ou patrocínio referente a sua atividade desportiva.

Lais Souza (Foto: David Abramvezt)
Caso da ex-ginasta Lais Souza inspirou proposta 
de seguro a atletas (Foto: David Abramvezt)


Previdência para beneficiários do Bolsa Atleta
O texto prevê que os beneficiários do programa Bolsa Atleta com mais de 16 anos e remuneração de ao menos um salário sejam filiados ao regime de previdência social. O recolhimento da contribuição deverá ser feito pelo Ministério do Esporte, descontando do valor pago aos atletas.

União garante instalações de energia para a Rio 2016
O texto também aborda algumas questões ligadas aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Segundo o relator, foram pedidos feitos pela própria prefeitura da capital fluminense para facilitar a tramitação de algumas regras.
Um dos artigos prevê que a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica nas área onde serão realizados os Jogos fica autorizada a executar todos os procedimentos para garantir o fornecimento temporário de energia elétrica em conformidade com os requisitos e prazos pactuados como Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador dos Jogos. Os procedimentos compreendem a realização de obras e a prestação de serviços, bem como o aluguel de máquinas, equipamentos e materiais necessários à implementação de toda a infraestrutura de energia elétrica necessária. Os recursos devem sair do orçamento da União.

Reassentamento de famílias para obras olímpicas
Outro trecho do texto trata de questões ligadas às obras olímpicas. Um artigo inclui nas mesmas condições do programa "Minha Casa Minha Vida" casos vinculados a reassentamento de famílias decorrente das obras dos Jogos Olímpicos. Segundo o relator, a medida visa também facilitar obras dos locais onde serão instalados os árbitros durante o evento.

Uso de imóveis da União na Rio 2016
O relatório ainda altera o Ato Olímpico - lei assinada para a realização dos Jogos -, autorizando a cessão de uso de imóveis habitacionais da União ou de órgãos da administração federal para atividades relacionadas aos Jogos. De acordo com o deputado, o objetivo seria facilitar a liberação de alguns terrenos necessários para obras dos Jogos.


FONTE:
http://glo.bo/1Iyhh6H?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Jornal: Atlético de Madri vence disputa e acerta com Jackson Martínez

Clube espanhol pagará R$ 120 milhões ao Porto para contar com atacante colombiano, que estava também na mira do Milan: "É um sonho", diz empresário



Por
Madrid, Espanha


Jackson Martínez Boavista x Porto (Foto: Reuters)
Jackson Martínez defendia o 
Porto desde 2012 e marcou 
32 gols na última temporada 
(Reuters)


Deu Atlético de Madrid na briga com o Milan para contratar Jackson Martinez. O clube espanhol chegou aos R$ 120 milhões impostos pelo Porto e assinará um contrato de quatro anos com o atacante que está com a seleção da Colômbia no Chile para disputa da Copa América. O acerto foi confirmado pelo empresário Luis Henrique Pompeo em entrevista ao jornal espanhol "AS".  

- Gostaríamos de agradecer ao Milan pelo interesse. Ficamos muito honrados, mas não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo. O Atlético é um grande clube, tem feito coisas importantes na Liga e na Europa. Jackson está indo para também conseguir grandes coisas. É um sonho e ele está muito animado e feliz.  
 
Aos 28 anos, Jackson Martinez defendia o Porto desde 2012 e marcou 32 gols na última temporada. No total, foram 92 bolas na rede em 136 partidas pelo clube português. O colombiano é o segundo reforço para o ataque do time de Diego Simeone para próxima temporada. O primeiro foi o argentino Vietto, do Villareal.


FONTE:

Voltando ao Arsenal, Podolski admite rendimento ruim no Inter: "Foi um erro"

Atacante afirma que deu passo em falso ao ir para o futebol italiano por empréstimo. Ele voltará a defender os Gunners: "Minhas qualidades combinam com o Arsenal"



Por
Berlim

 
Podolski, Inter de Milão x Empoli (Foto: EFE)Podolski não foi bem no Inter de Milão (Foto: EFE)


Nos poucos meses em que esteve no Internazionale, Podolski não conseguiu se adaptar ao futebol da Velha Bota. O próprio jogador reconhece o desempenho abaixo das expectativas. Autor de apenas um gol em 17 partidas no Campeonato Italiano, o atacante alemão afirmou que cometeu um erro ao deixar o Arsenal para defender os nerazzurri, por empréstimo, no início do ano.

- O futebol inglês é o que mais combina com meu estilo, mas sei como tudo pode mudar de repente. Tenho características para ajudar diferentes times, mas foi um erro ir para o Inter sem uma cláusula de retorno - admitiu, em entrevista ao jornal alemão "Bild".

O contrato de Podolski com o Inter de Milão valeu apenas durante a segunda metade da temporada 2014/2015. Agora ele tem retorno marcado no Arsenal, clube com que tem contrato até junho de 2016. Apesar de ter tido seu nome ligado ao Galatasaray há três meses, o jogador alemão reforçou a sintonia que possui com os Gunners.

- Sempre me senti confortável (no Arsenal), com a torcida, com o time e também com o treinador. Vou voltar para jogar. Preciso dizer que minhas qualidades combinam com o Arsenal.


FONTE:
http://glo.bo/1dggheD?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Agora é oficial: Liverpool acerta com Roberto Firmino por cinco anos

Em mensagem postada em seu site, clube informa que atacante se apresenta após o término da Copa América. Jornais ingleses falam em cifras de R$140 milhões



Por
La Serena e Santiago, Chile

 
Roberto Firmino - coletiva Copa América (Foto: Reuters)
Firmino será do Liverpool após 
a disputa da Copa América 
(Foto: Reuters)


O Liverpool anunciou na manhã desta quarta-feira a contratação de Roberto Firmino. Em seu site oficial, os Reds informaram que concluíram o negócio para a transferência do jogador do alemão Hoffenheim e que está defendendo a seleção brasileira na Copa América disputada no Chile.

Com o desfecho positivo das tratativas, a direção do Liverpool levou a melhor sobre dois rivais ingleses, o Manchester United e o City, ambos também interessados no jogador de 23 anos e que há quatro temporadas e meia defendia o Hoffenheim.

Na semana passada, o Liverpool surpreendeu ao entrar forte na concorrência com os rivais ingleses. O empresário do jogador chegou a confirmar um acerto com um clube inglês, mas sem mencionar os Reds. Na segunda-feira, o acerto de Firmino com o Liverpool já era tratado com certo até que foi concretizado nesta quarta-feira.

Segundo o jornal The Guardian e a BBC, da Inglaterra, o negócio custou 29 milhões de libras (cerca de R$140 milhões) aos cofres do Liverpool. No entanto, algumas publicações da imprensa inglesa divergem no valor e falam em cifras menores, em torno de 25 milhões de euros (cerca de R$86 milhões). O brasileiro assinou um contrato de cinco anos de duração com o novo clube.


Depois de iniciar a carreira no Figueirense, Firmino se transferiu em 2010 para o Hoffenheim. Ele fez sete gols e deu 10 assistências, em 33 partidas na Bundesliga da temporada 2014/2015. Ao todo, foram 153 jogos e 57 gols em seu antigo clube.

Leia mais:
Bicho solto, Firmino combate timidez: "Dentro de campo me transformo"

Confira:
De volante no CRB a alvo de ingleses, Firmino emociona amigo de Maceió


Confira abaixo a mensagem postada no site oficial do Liverpool.

O Liverpool Football Club tem o prazer de anunciar a contratação de Roberto Firmino, do Hoffenheim, sujeito a exames médicos e que se apresentará imediatamente após a participação com o Brasil na Copa América de 2015. 

O jogador de 23 anos de idade, assinou um contrato de longo prazo com o clube.
Firmino vai chegar a Anfield após quatro temporada e meia na Bundesliga com o Hoffenheim.
O atacante fez 151 partidas do campeonato e da Copa da Alemanha, marcando 47 gols, depois de ser contratado ao Figueirense em dezembro de 2010. Até o momento, Firmino tem nove jogos e quatro gols pelo Brasil - incluindo o que o que marcou na vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela na Copa América, domingo.

Liverpool anuncia Roberto Firmino via Instagram (Foto: Reprodução / Instagram)
Liverpool anuncia Roberto Firmino 
via Instagram (Foto: Reprodução 
/ Instagram)


FONTE:

Mancini lamenta derrota no último minuto e afirma: “Resultado injusto”

Treinador lamenta chances desperdiçadas na partida, diz que Vitória foi melhor no segundo tempo e mostra confiança nos atletas que substituíram os desfalques



Por
Belém


O gol esteve perto. Élton, Rogério e Escudero desperdiçaram oportunidades na partida contra o Paysandu, na noite desta terça-feira, no Mangueirão. O castigo veio no último minuto do jogo. Nos acréscimos do segundo tempo, Carlinhos marcou o gol que determinou o triunfo do Papão e tirou o Rubro-Negro do G-4 da Série B. Após a partida, o técnico Vagner Mancini elogiou o desempenho do time baiano e lamentou o revés fora de casa.

- Levamos um castigo muito grande. O Vitória fez um belo jogo. O segundo tempo da gente foi muito superior ao do Paysandu. O Vitória jogou no campo de ataque o tempo inteiro. No fim do jogo tivemos uma sequência de gols perdidos. O que nos deixa chateados. No vestiário, o clima é de decepção. Tivemos a chance de levar a vitória e sofremos o gol no último minuto – lastimou o treinador.

Para Mancini, a derrota foi injusta. O técnico lembrou das chances desperdiçadas e também afirmou que faltou experiência para o time manter a posse de bola nos minutos finais e evitar uma última investida do Paysandu.
- Resultado injusto. Se é que o futebol a justiça existe. A gente nunca pode usar esse termo sem analisar o jogo. No primeiro tempo, seguramos o Pauysandu, e no segundo tempo tivemos as melhores ações do jogo. O Paysandu caiu fisicamente. A gente tem que conviver com derrotas. Tivemos a chance de levar os três pontos. Isso é o futebol. (...) Pelo espírito dos últimos minutos, o time acabou indo à frente e não optou pela posse de bola. Já tinha sinalizado que faltava dois minutos. Era hora de valorizar a posse de bola. Era um ponto importante. Infelizmente essa é uma maturidade que o elenco vai ganhar quando passar por situações como essa – declarou.

Com a derrota fora de casa, o Vitória se manteve com 16 pontos e caiu para a quinta colocação da Série B. Na décima rodada da Segunda Divisão, o Rubro-Negro encara um clássico com o Bahia, no Barradão. O duelo está marcado para o dia 4 de julho.


Confira outras declarações cedidas pelo treinador após a partida:

PONTO POSITIVO NA DERROTA
- Nós tivemos um jogo seguro a maior parte do tempo. O Vitória foi pouco molestado. Alguns atletas entraram e mostraram que podem ajudar muito. Marcelo, Rhayner, Mansur, Ednei. Atletas que vão fortalecendo o elenco. Para disputar uma Série B equilibrada não pode contar só com 11 atletas.


PARTIDA DE NIVEL  SÉRIE A?
- Foi. Durante o jogo, devia ter 20 ou 25 minutos, comentei que era um jogo intenso. Muito acima dos que vi na Série B. Duas equipes que jogaram de forma ofensiva, buscaram o gol. Fico chateado pelo resultado, mas feliz com a apresentação da minha equipe.


SUBSTITUTOS DOS DESFALQUES
- Aqueles que entraram fizeram com que a gente esquecesse os que saíram em determinados momentos. Óbvio que quando toma o gol sente a falta de uma experiência maior. De um cara que pise na bola. Era um ponto importante pra gente.


ATLETAS SEM A CONFIANÇA DA TORCIDA
- Sou um cara que jogo franco com eles. Meu atleta sabe que se vai entrar em campo, é porque confio nele. Tive uma conversa com os atletas. O Mansur esperou a oportunidade. O Ednei e o Marcelo já tinham jogado. São atletas que já têm uma história dentro do Vitória. Todos atletas passam por momentos bons e ruins. Tenho que fazer com que todos estejam em momentos bons.


ANÁLISE DA PARTIDA
- Foi um jogo extremamente corrido. Para quem achava que o Vitória ter jogador no sábado com dois jogadores a menos iria sentir fisicamente, vimos o contrário. O Vitória no segundo tempo se impôs.


CONVERSA COM O ÁRBITRO
- Fui até o árbitro falar que o gol saiu aos 51 minutos. Ele me disse que tinha dado mais um. Fui informado que ele realmente deu mais um minuto.


FONTE:
http://glo.bo/1IxPRha?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar