terça-feira, 16 de junho de 2015

Oficial: Fla anuncia Emerson Sheik

Atacante assina contrato até o final da temporada e será apresentado nesta quarta



Por
Rio de Janeiro

 
Agora é oficial. O Flamengo anunciou na noite desta terça-feira que Emerson Sheik é o mais novo reforço do clube para 2015. O atacante assinou contrato até o final da temporada e será apresentado nesta quarta, às 11h30, na Gávea. Ele já treinou no Ninho do Urubu na manhã desta terça, mas ainda não teve contato com o elenco. Se for regularizado ainda nesta semana, poderá reestrear pela equipe neste sábado, contra o Atlético-MG, no Maracanã, pelo Brasileirão.

Emerson Sheik apresentação Flamengo (Foto: Reprodução/ Twitter)
Sheik já posa com a camisa do Flamengo: 
número que atacante usará ainda não 
foi definido (Foto: 
Reprodução/ Twitter)


No grupo, o atacante vai reencontrar Paolo Guerrero, com quem jogou pelo Corinthians - o peruano, porém, só chegará após a disputa da Copa América. Camisa 11 em 2009, Sheik ainda não sabe qual número utilizará em sua segunda passagem pelo clube. Reinaldo Pitta garante que isso, porém, é a questão menos importante.

- O Emerson não está fazendo questão de número nenhum. Isso vai ser determinado pelo Flamengo. Nós fizemos uma reunião com o Rodrigo Caetano. É zero esse problema. O Emerson vai respeitar a camisa que o Flamengo der para ele, isso não é importante. Posso dizer o seguinte: de repente vou dizer. Estão falando aí que é a 10 ou a 11. Pode até ser, mas se você me perguntar qual é a camisa, eu não sei. Posso garantir que o Emerson não está preocupado com isso. Se derem a 1, vai receber. Se derem a 10 ou 11, vai receber. Ou outra camisa não vai ter problema, o importante é vestir a camisa do Flamengo.


Aos 36 anos, Sheik retorna ao clube que o projetou nacionalmente. Famoso no Japão e no mundo árabe, ele chegou ao Brasil como um desconhecido no início de 2009 para jogar no Flamengo, mas surpreendeu e ganhou bastante destaque. No clube da Gávea, participou da conquista do Carioca e do Campeonato Brasileiro daquele ano.


FONTE:
http://glo.bo/1cZ45P9?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Quarta de Brasil no SporTV: seleção sub-20, Neymar e Marta nos gramados

Jovens da seleção brigam por vaga na final na madrugada, à 1h, contra Senegal. Meninas cumprem tabela com a Costa Rica e o time de Dunga encara a Colômbia



Por
São Paulo

 
Neymar - Brasil x Peru - Copa América (Foto: EFE)Neymar é a arma na Copa América (Foto: EFE)


Atenção, torcedor brasileiro: a quarta-feira será de arrepiar! Logo na madrugada de terça para quarta-feira, à 1h, o Brasil entra em campo para brigar com Senegal por um lugar na final do Mundial Sub-20. Na sequência, às 4h30 (de Brasília), Sérvia e Mali duelam pela outra vaga na decisão.

Pela Copa do Mundo de Futebol Feminino, o Brasil de Marta & Cia. joga com a Costa Rica às 20h, na tela do SporTV2. Já classificadas para as oitavas de final, as meninas apenas cumprem tabela, mas buscam o 100% na competição. Um pouco antes, às 17h, jogam Inglaterra x Colômbia.

O Brasil de Neymar também entra em campo, mas às 21h, pela Copa América. Direto de Santiago, no Chile, a equipe de Dunga pega a Colômbia para se manter invicta e encaminhar a classificação.

Pela Eurocopa Sub-21, República Checa x Dinamarca jogam às 13h, enquanto Alemanha x Sérvia se confrontam às 15h45, ambos no SporTV2.

As notícias do dia também ganham espaço nos programas "SporTV News", às 9h e à meia-noite, "Redação", às 10h, e "É Gol!!!", ao meio-dia. O "Seleção SporTV", que começa às 13h, terá a participação do ator Thiago Lacerda. Logo depois, o "Planeta SporTV" entra no ar às 15h45, com Janaína Xavier e Edgar Alencar. Às 19h, é a vez do "Tá na Área". Às 23h, acompanhe o "Seleção Especial Copa América", com a repercussão do dia de competição.


tabela (Foto: tabela)

FONTE:
http://glo.bo/1cZ5XaE?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Agüero marca, Argentina bate Uruguai e se recupera na Copa América

Em jogo pegado e de segundo tempo animado, hermanos levam a melhor, festejam e assumem a liderança do Grupo B. Uruguaios caem para o terceiro lugar


Por
La Serena, Chile

 
Os ingredientes são bem conhecidos: jogo pegado, bons jogadores e muita rivalidade. O mais tradicional clássico da Copa América fez valer seu histórico. Com muita luta e um belo gol de Agüero, a Argentina bateu o Uruguai por 1 a 0 nesta terça-feira, em La Serena, e assumiu a liderança do Grupo B - ganha do Paraguai no saldo de gols. Depois do tropeço na estreia, os hermanos se recuperam e podem garantir a classificação mesmo com um empate na próxima rodada. O Uruguai caiu para a terceira posição.

Agüero gol Argentina Uruguai Copa América (Foto: Marcos Brindicci / Reuters)
Agüero comemora gol diante do Uruguai, o 
segundo dele na Copa América (Foto: 
Marcos Brindicci / Reuters)


A Argentina volta a campo no próximo sábado para enfrentar a Jamaica, às 18h30 (de Brasília), em Viña del Mar. O Uruguai segue em La Serena para fechar sua participação na fase de grupos diante do Paraguai, no mesmo sábado, às 16h.

A proposta era bem clara: uma Argentina em busca da vitória, com linhas altas e jogando praticamente apenas no campo do adversário. Enquanto o Uruguai se defendia bem e explorava a busca (ou necessidade) do rival pela vitória para apostar nos contra ataques. Mas sejamos realistas: o primeiro tempo ficou muito aquém do que o clássico mais tradicional da Copa América prometia.


Chances reais de gol foram poucas. Todas de cabeça com Agüero, Godín e Rolán. Na frieza dos números, o controle da etapa foi hermano com 74% de bola e 7 a 3 em finalizações. Só que a única frieza real em campo nos primeiros 45 minutos vinha dos nove graus da gelada noite de La Serena. Congelado em campo, Messi nada fez. E abriu espaço para o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci aparecer ao expulsar o técnico argentino Tata Martino por reclamação.

Messi Cavani Argentina Uruguai Copa América (Foto: AP)Messi x Cavani: craques tiveram atuação discreta no clássico em La Serena (Foto: AP)


A baixa temperatura seguiu na segunda etapa. Mas o jogo esquentou, e muito, dentro de campo. De uma cabine do estádio, Tata Martino viu sua seleção pressionar o Uruguai nos minutos iniciais. E chegar ao gol com Agüero, de cabeça, após boa jogada de Pastore e Zabaleta pela direita. A vitória parcial empolgou os hermanos nas arquibancadas, que repetiram a estreia e começaram a gritar ''olé''. Serviu apenas para acirrar ainda mais os ânimos. O clássico que já estava pegado passou a pegar fogo. A cada dividida, uma confusão. E no meio de tudo, Messi. Mesmo em noite apagada, o craque fez das suas. Como no lindo drible em cima de Álvaro Pereira pela direita que quase resultou no segundo gol argentino.

Pouco depois, o camisa 10 argentino quase marcou em belo chute defendido por Muslera. O Uruguai também esteve perto do empate. Rolán chegou a perder grande chance, com Romero já batido. Mandou por cima do gol. Depois o goleiro ainda salvou a Albiceleste em chute de Abel Hernández. De um primeiro tempo fraco a uma segunda etapa animada e pegada, o clima frio ficou apenas na temperatura. Teve até invasão de campo após o apito final. E a comemoração dos hermanos diante da vitória não deixa dúvidas: a Argentina está mais viva do que nunca.



FONTE:
http://glo.bo/1cZhZ3Y?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Goleiro faz lambança, Paraguai bate a Jamaica e fica em boa situação

Kerr erra feio e dá gol para Benítez garantir uma vitória paraguaia na Copa América após 9 jogos sem vencer no torneio; time divide liderança da chave com a Argentina
Por Antofagasta, Chile



Por
Antofagasta, Chile

 
Duwayne Kerr, Paraguai x Jamaica Copa América (Foto: Agência Reuters)Duwayne Kerr errou feio no gol do Paraguai (Foto: Agência Reuters)


Há oito anos, ou nove jogos, o Paraguai não vencia uma partida na Copa América. Nesta terça, o time voltou a ganhar na competição, mas precisou contar com uma grande contribuição do goleiro da Jamaica para isso. Graças a uma lambança de Duwayne Kerr, Edgar Benítez fez o gol da vitória por 1 a 0 que deixou os paraguaios em boa situação no Grupo B da Copa América.

Com a vitória, o Paraguai chega a quatro pontos e divide a liderança do Grupo B com a Argentina, que venceu o Uruguai nesta terça. Com duas derrotas por 1 a 0 em dois jogos, a Jamaica se complicou na luta por uma vaga na próxima fase. 

Confira a tabela completa.

Na última rodada da primeira fase, o Paraguai enfrenta o Uruguai no sábado, às 16h (de Brasília), em La Serena. Também no sábado, às 18h30, a Jamaica encara a Argentina em Viña del Mar.

Benítez comemoração Paraguai x Jamaica Copa América (Foto: EFE)
Edgar Benítez comemora o gol que garantiu 
a vitória do Paraguai contra a 
Jamaica (Foto: EFE)


O Paraguai foi melhor no primeiro tempo e até criou algumas chances com Roque Santa Cruz e Bobadilla, mas só conseguiu abrir o placar quando o goleiro jamaicano colaborou. Aos 36 minutos, Victor Cáceres fez lançamento, Kerr saiu da área e tentou afastar de cabeça, mas mandou no joelho de Benítez, a bola encobriu o goleiro e entrou tranquila no gol aberto.

O Paraguai até acertou uma bola no travessão no início do segundo tempo e criou chances para ampliar, mas se acomodou com a pequena vantagem e levou sustos. A Jamaica partiu para cima nos minutos finais e até chegou perto do empate aos 34, em chute de longe de McCleary. A pressão jamaicana, porém, não surtiu efeito, e os paraguaios conseguiram segurar o resultado.


FONTE:
http://glo.bo/1cZ7BJu?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Pivô da Máfia do Apito processa a ex, sofre sem emprego e mora com a mãe

Dez anos após escândalo da manipulação de resultados, Edilson Pereira de Carvalho lembra tentativa de suicídio e conta que ateou fogo nas gravações de seus jogos



Por
Jacareí, SP

 

Edilson Pereira de Carvalho não estava em casa. Tinha acabado de sair com a filha para comer pastéis na feira que funciona ali perto de sua casa em Jacareí (SP), às quartas-feiras. Quem apareceu na porta foi a mãe dele, dona Emy, que indicou o caminho – três ou quatro quarteirões dali, numa avenida às margens do Rio Paraíba do Sul.

Sentado num dos bancos de plástico da barraca, o protagonista do maior esquema de manipulação de resultados do futebol brasileiro, 10 anos depois, conversa com a filha sobre aposentadoria. Até ser interrompido pela reportagem, que se apresenta, e, em seguida, recebe o convite para experimentar um pastel.

Convite aceito, um de queijo, enquanto o ex-árbitro escolhe o de palmito – não sem antes se certificar de que o recheio era diferente daquele servido no Mercado Municipal de Jacareí, cidade do Vale do Paraíba que fica a 80 quilômetros de São Paulo.

– Aquele lá é comer e morrer – diz, em voz alta, fazendo a filha sorrir.

Antes de ouvir o motivo da procura, Edilson se adianta:

– Foi mais para o fim do ano, né? Setembro, outubro...

Foi em setembro. No dia 23 daquele mês, em 2005, a revista "Veja" estampou em sua capa uma foto de Edilson, à época um dos 10 árbitros com o escudo da Fifa no país. Em conluio com apostadores, ele atuou para alterar o placar de uma série de jogos, o que levou o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) a anular e remarcar as 11 partidas apitadas pelo paulista no Campeonato Brasileiro – ele admite apostas em apenas três.

Edilson Pereira de Carvalho, ex-árbitro, em Jacareí (Foto: Leonardo Lourenço)
Edilson Pereira de Carvalho, na frente da casa 
em que vive com a mãe, em Jacareí (Foto: 
Leonardo Lourenço)


Na madrugada seguinte, o árbitro foi preso pela Polícia Federal. Na carceragem estava também o empresário Nagib Fayad, apontado como mentor do esquema. Ficaram detidos por cinco dias, em prisão temporária. Era o fim da carreira de Edilson Pereira de Carvalho.

De estrela do quadro de arbitragem, ele foi banido do esporte. Respondeu a um processo penal, suspenso. Numa ação civil do Ministério Público, foi condenado, junto com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a FPF (Federação Paulista de Futebol), Fayad e o árbitro Paulo José Danelon, que também participou dos acertos, ao pagamento de uma indenização de R$ 180 milhões – recursos levaram o caso para o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A vida confortável que levava em Jacareí desmoronou. Como árbitro Fifa, Edilson recebia R$ 3 mil a cada jogo. Por sua reputação, dificilmente ficava fora de uma escala – duas por semana. Nunca mais conseguiu um emprego que lhe pagasse, por mês, o mesmo que recebia pelos 90 minutos no gramado. Recentemente, separou-se da mulher, que o acusou de violência, e hoje a processa numa disputa pela casa que dividiram por 13 anos.


LEMBRANÇAS NUMA PAREDE

Edilson termina seu pastel – muito salgado, segundo ele – e sugere que a conversa continue na casa em que vive com a mãe, uma senhora de 89 anos, num imóvel simples, de paredes com pintura descascada, em um bairro tranquilo de Jacareí. Já tinha comprado meia dúzia de tomates, mas estava frustrado por não encontrar as mexericas que procurava – as disponíveis nas bancas eram pequenas demais para seu gosto.

No corredor que liga a sala e a cozinha, algumas fotos e reportagens enquadradas da época em que apitava. São imagens de Edilson no Mineirão, em Belo Horizonte, no Mangueirão, em Belém, ou passeando por Santiago, no Chile, onde foi arbitrar alguma partida da qual não se lembra. Textos de diferentes jornais sobre suas atuações completam o memorial – um deles, crítico ao desempenho da arbitragem em um São Caetano x Santos, absolve o juiz e condena o auxiliar.

Éramos 10 com escudo da Fifa. Desses, três eram incompetentes, outros dois estavam lá por nomeação política. Eu era bem considerado. Eu, o (Carlos Eugênio) Simon e o Antônio Pereira éramos os melhores – diz Edilson.

Edilson Pereira de Carvalho, ex-árbitro, em Jacareí (Foto: Leonardo Lourenço)
Troféu divide espaço com fotos e reportagens 
sobre Edilson na casa da mãe do ex-árbitro 
 (Foto: Leonardo Lourenço)


A última vez em que entrou em campo para apitar foi em 10 de setembro de 2005, na vitória por 3 a 0 do Fluminense sobre o Brasiliense, em Volta Redonda. O escândalo que ficou conhecido como "Máfia do Apito" viria a ser desmascarado duas semanas depois.

Foram três jogos com apostas (no Brasileiro), mas eu não fiz nada. Um deles foi Figueirense x Juventude, mas o Edmundo (na época no Figueira) marcou três gols – afirma, sobre a partida vencida pelos catarinenses por 4 a 1 com participação decisiva do atacante, quando o acerto com os apostadores era para que os gaúchos vencessem.

Edilson Pereira de Carvalho, em 29 de setembro de 2005 (Foto: Clayton de Souza / Agência Estado)
Após cinco dias preso, Edilson deixa a carceragem 
da PF em São Paulo (Foto: Clayton de Souza 
Agência Estado)


O esquema começou numa partida da Libertadores daquele ano. Edilson comandou o duelo entre Banfield e Alianza Lima, na Argentina. Diz que recebeu a oferta para que os donos da casa fossem ajudados, mas não interferiu no resultado.

Foi pelo maldito dinheiro. Eu era uma pessoa chata, correta, botavam a mão no fogo por mim
Edilson Pereira de Carvalho

 – Deixei de dar um pênalti claro para o Banfield, minha cabeça não aceitava aquilo. No fim, eles fizeram um gol e venceram.

Na volta ao Brasil, foi abordado por Fayad no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, que o esperava com US$ 10 mil. Decidiu ficar com o pacote.

– Foi pelo maldito dinheiro. Eu era uma pessoa chata, correta, botavam a mão no fogo por mim.
Edilson garante que nunca mais se encontrou com Fayad. Na carceragem da Polícia Federal, entretanto, ele teria recebido nova oferta do empresário, entregue por um carcereiro: cerca de R$ 20 mil para não contar o que sabia. Dessa vez, Edilson afirma que não aceitou o dinheiro. Fayad nega a proposta:

Empresário que subornou Edilson admite que até hoje aposta em jogos de futebol: "Quando sobra dinheiro, acabo jogando. Sabe quantos sites (de aposta) existem no Brasil? Mais de dez, quinze", diz Nagib Fayad.

– Mentira, completamente. Contei tudo no meu depoimento, não faz sentido eu ter oferecido algo pra ele – afirma o empresário, que admite apostar até hoje em jogos de futebol.

–  Quando sobra dinheiro, acabo jogando. Sabe quantos sites (de aposta) existem no Brasil? Mais de dez, quinze. Não sou só eu, são milhares de pessoas – diz Fayad, que vive em São Paulo.


ÁRBITRO DE ELITE

Palmeiras x Corinthians, 2000, Edilson Pereira de Carvalho (Foto: JF Diorio / Agência Estado)
Edilson nas semifinais da Libertadores de 2000: 
"Gostaria de rever esses jogos" (Foto: JF Diorio 
/ Agência Estado)


Foi também na Libertadores que Edilson se transformou num dos principais árbitros do Brasil. Ele apitou o confronto entre Corinthians e Palmeiras na semifinal do torneio de 2000, tanto a ida quanto a volta, ambos no Morumbi.

Edilson apitou Corinthians x Palmeiras na Libertadores de 2000 e diz que viu Marcos se adiantando no pênalti de Marcelinho Carioca, mas não quis mandar voltar a cobrança. "Se eu voltasse, minha carreira acabava ali", diz ele.

Esses jogos me colocaram em outro nível, comecei a apitar finais em todo o Brasil. Entre um e outro (em duas terças consecutivas), fui para Buenos Aires bandeirar um Argentina e Bolívia (no domingo), pelas eliminatórias. Queria fugir da pressão. Mas deveria ter ficado, para acompanhar os elogios. Nessas partidas, vesti preto, queria ser o mais discreto possível – conta.

O duelo ficou marcado pelo pênalti perdido por Marcelinho Carioca, em defesa de Marcos celebrada até hoje pelos palmeirenses. No lance, o goleiro se adianta antes da batida. Edilson viu, mas não anulou a cobrança.

– Eu sabia que ele se adiantava, fazia ameaças de que voltaria a penalidade. Mas na Libertadores não tem isso. Se eu voltasse, minha carreira acabava ali, não existia esse hábito.


Jogos anulados no Campeonato Brasileiro de 2005 (Foto: GloboEsporte.com)Jogos que Edilson apitou e que foram anulados

Edilson também se exime de qualquer responsabilidade sobre a derrota do Internacional no Brasileiro. Os gaúchos teriam terminado a competição à frente do Corinthians, campeão, se os resultados dos jogos anulados fossem mantidos. Dentre os jogos anulados estavam duas derrotas do time alvinegro. Com as partidas sendo disputadas novamente, o Corinthians conquistou quatro pontos e acabou superando o Inter na classificação final (81 contra 78).

Edilson culpa o erro de outro árbitro nesse caso. Ele lembra do pênalti que Marcio Rezende de Freitas não marcou a favor dos colorados no empate em 1 a 1 com o Corinthians, no Pacaembu, disputado após a polêmica que protagonizou. No lance, Tinga é derrubado por Fábio Costa dentro da área. Freitas não só deixa de anotar a falta, como expulsa o volante por simulação.

– Foi esse o jogo que definiu o campeonato.


VIDA EM  RUÍNAS E TENTATIVADE SUICÍDIO

A arbitragem era a maior fonte de renda de Edilson, que por um tempo conciliou a atuação nos gramados com um emprego numa fábrica de vidros de Jacareí – antes do apito, recebeu treinamento para operar empilhadeiras.

Após o escândalo, suas contas ruíram. Edilson lançou um livro com sua versão dos fatos, sem sucesso. Investiu cerca de R$ 70 mil em máquinas de sorvete expresso, mas o negócio não vingou – precisou se desfazer delas pela metade do preço.

Carteira de Trabalho mafia do apito (Foto: Divulgação)
Ex-árbitro trabalhou como balconista e tem tido 
dificuldade de encontrar um novo emprego 
(Foto: Reprodução)


Sem formação, começou a perambular por trabalhos que pouco lhe pagavam. Em sua carteira de trabalho, anotações como balconista, auxiliar de produção e conferente. O salário mais alto, de R$ 900. Recentemente, conseguiu trabalhos temporários em empresas de logística. Está desempregado há três meses. A mãe recebe cerca de R$ 1.500 de aposentadoria.

Ele não credita a dificuldade aos eventos do passado, mas à idade avançada.

– A maioria (das recrutadoras) não sabe o que aconteceu. Muitas são mulheres, não gostam de futebol, muito menos vão lembrar de um árbitro. O que pesa é a idade. Recentemente fui disputar duas vagas, e o concorrente mais velho tinha 28 anos, eu tenho 52 – lamenta.

Desempregado há três meses, Edilson vive com a mãe, numa casa simples em Jacareí. Durante a separação de sua ex-esposa, foi acusado de violência e obrigado a deixar o imóvel que dividiam. Hoje ele a processa e cobra o pagamento de R$ 500 por mês de aluguel.

Edilson diz que recebeu ligações para que apitasse jogos amadores. Um ex-companheiro, Oscar Roberto Godói, convidou-o para atuar em torneios de Showbol – evento que reúne ex-atletas –, mas recusou.

– Não dava. Não era por causa de dinheiro, foi o dinheiro que acabou com a minha vida. Mas eu precisava colocar a cabeça no lugar. Nem hoje eu aceitaria, por dinheiro nenhum, apesar de estar sem dinheiro.

Foi a crise financeira, em sua opinião, que decretou também o fim de seu casamento.
Acabou o dinheiro, acabou o amor – diz.

A separação foi conflituosa. Hoje Edilson enfrenta a ex-mulher, Márcia, nos tribunais. Pede que ela lhe pague R$ 500 mensais como aluguel pela casa em que viviam juntos – ela ainda mora no imóvel com a única filha do casal, Mariana.


Boletim de Ocorrência mafia do apito 2 (Foto: Divulgação)
Boletim de Ocorrência mafia do apito 1 (Foto: Divulgação/H&M)
Ex-mulher de Edilson fez Boletim de Ocorrência, 
dizendo temer "por sua integridade física"

Antes, porém, Márcia acusou o então marido de violência. Em fevereiro de 2013, registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher de Jacareí em que descrevia ameaças e dizia temer "por sua integridade física". No documento, relata que Edilson tentava “fazer sexo forçado”, e que ele efetuava disparos com revólver no local.

Edilson admite os tiros, mas diz que os fez quando a mulher e a filha estavam fora, em Caraguatatuba. Foram dois, e o segundo tinha, como endereço, sua própria cabeça.

Apontei a arma para mim mesmo, mas não tive coragem, e atirei no sótão. Ainda me arrependo de não ter feito
Edilson Pereira de Carvalho, sobre tentativa de suicídio

Eu tinha bebido, estava desanimado com tudo, dei um tiro na parede. Depois, apontei a arma para mim mesmo, mas não tive coragem, e atirei no sótão. Ainda me arrependo de não ter feito – afirma o ex-árbitro, numa das poucas vezes em que pareceu emocionado na entrevista.
O episódio fez com que Márcia procurasse a Justiça, que lhe concedeu medidas protetivas. Edilson tinha que deixar a casa e se manter afastado dela em pelo menos 100 metros.

O imóvel ainda está em disputa. Márcia demonstrou interesse em adquirir a parte de Edilson por R$ 115 mil, mas recuou por conta de uma penhora em nome de Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da FPF. O cartola já conseguiu a condenação do ex-juiz e uma indenização de cerca de R$ 35 mil por danos morais – ele reclama de ofensas em entrevistas. Em abril, a 10ª Câmara de Direito Privado de São Paulo publicou decisão favorável a Edilson e cancelou o bloqueio.
A reportagem foi até a casa de Márcia, mas ela se recusou a falar sobre o assunto.


FOGO NAS FITAS

Sem trabalhar, Edilson costuma acordar cedo. Levanta às 5h para ver o noticiário da região de São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba. Há algumas semanas, acompanhou as primeiras notícias sobre o escândalo de corrupção da Fifa.

– No mesmo dia, minha filha veio aqui e perguntou, preocupada, se mexeriam comigo novamente. Disse a ela que não, uma coisa não tinha nenhuma relação com a outra. Eu sou só um grão de areia nesse deserto – diz Edilson.

O futebol não deixou a rotina do ex-árbitro. Ele assiste a muitos programas esportivos – citou o apresentador André Rizek, do SporTV, um dos autores da reportagem que revelou o que esquema da Máfia do Apito, na "Veja", uma dezena de vezes.

Edilson Pereira de Carvalho, ex-árbitro, em Jacareí (Foto: Leonardo Lourenço)
Edilson guarda numa parede as lembranças do 
tempo de arbitragem (Foto: 
Leonardo Lourenço)

Edilson gosta do futebol europeu, especialmente dos campeonatos Inglês e Espanhol. Elogia os argentinos por suas torcidas, mas critica a violência nos torneios disputados no país vizinho. E não demonstra entusiasmo com o que é jogado no Brasil.

– O Campeonato Paulista não dá para acompanhar, é um lixo – diz.

Pela TV, Edilson analisa a atuação dos árbitros e reclama do excesso de cartões amarelos por reclamações

Quando se senta diante da TV para ver uma partida, presta atenção no juiz e faz suas avaliações.
Acredita que os atletas extrapolam nas reclamações, mas não concorda com a determinação recente que resultou no aumento de cartões por essas atitudes.

– Hoje o (Guilherme) Ceretta é o melhor (juiz) de São Paulo, mas é muito vaselina, passa a mão no jogador, conversa. O Valdivia não terminaria um jogo comigo apitando. Mas agora já está um exagero (as punições por reclamações), não usam o bom senso. O Vanderlei Luxemburgo me dava muito trabalho, mas mesmo assim só o expulsei uma vez.

Edilson joga futevôlei e frequenta a sauna num clube de Jacareí, onde chegou a trabalhar como balconista

Durante a semana, vai ao clube Trianon, onde joga futevôlei às quartas e domingos. Também frequenta a sauna do lugar – foi ali onde trabalhou como balconista, convidado por um amigo, que pouco depois perdeu a concessão do espaço.

Ele tinha o hábito de ver as partidas em que atuou, gravadas em fitas VHS. Não suportou. Reuniu todas, levou a um terreno baldio, encharcou de gasolina e ateou fogo.

Edilson queimou as fitas com seus jogos num terreno baldio

– Eu tinha quase tudo gravado. Assistia e chorava. Mas agora eu me arrependo, gostaria de rever aqueles dois Corinthians x Palmeiras, de 2000 – lamenta, quando a voz volta a ficar trêmula.

Edilson, então, se levanta, oferece um copo de água, e agradece a visita inesperada. Precisava ir ao mercado, antes do almoço, comprar chás. Não os encontrou na feira.


FONTE:

Tietado por jornalistas, James não é "cobrado" e elogia Neymar: "Incrível"

Após atuação apagada na derrota para a Venezuela, camisa 10 da Colômbia não recebe questionamentos diretos, dá autógrafos e recebe aplausos ao fim de entrevista



Por
Santiago, Chile

 
James Rodriguez - Copa América - Colômbia (Foto: Reuters)James vai defender a Colômbia contra o Brasil na próxima quarta-feira (Foto: Reuters)


Aplausos, autógrafos e "tietagem" dos jornalistas. O dia seguinte à derrota da Colômbia para a Venezuela, por 1 a 0, pela estreia da Copa América, nem de longe deu a impressão de que uma das favoritas do Grupo C perdeu para a surpresa da chave. Selecionados para conceder entrevista coletiva, James Rodríguez, do Real Madrid, e Zúñiga, do Napoli, encontraram clima leve e até descontraído na sala de imprensa do local de treinamentos da Colômbia.

Nenhum dos questionamentos dos jornalistas para James, por exemplo, foi a respeito da atuação apagada do meia. A maioria das perguntas foi sobre recuperar o apoio da torcida e não desistir da classificação. O próximo desafio da Colômbia é contra o Brasil, nesta quarta-feira, no estádio Monumental, em Santiago, às 21h (horário de Brasília), pela segunda rodada. A esperança, agora, é de um panorama diferente do encontrado diante da Venezuela.

- Contra o Brasil vai ser um jogo mais aberto. Contra a Venezuela eu estava um pouco marcado, mas na quarta-feira espero estar mais perto do Falcao ou quem quer que jogue. Tem de ter paciência e fé que no outro jogo tudo vai sair bem - afirmou.

James Rodríguez quadro Colômbia (Foto: Marcelo Hazan)
Quadro na sala de imprensa tem vibração de 
James após gol marcado na Copa, contra a 
Grécia (Foto: Marcelo Hazan)


Ídolo nacional, James tem uma foto na sala de imprensa do CT da Universidad Católica, local de treinos da Colômbia durante a Copa América, comemorando um gol na Copa do Mundo. A reportagem do GloboEsporte.com não pôde fazer perguntas, pois a lista de jornalistas escolhidos foi pré-selecionada pela comunicação da seleção.

Durante a entrevista, James também elogiou Neymar, craque contra o qual está acostumado a encontrar nos clássicos espanhóis entre Real Madrid e Barcelona, e descartou clima de vingança pela eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo.

- Acho que não temos de levar esse jogo como uma revanche, e sim como algo mais, porque será um bom jogo. Penso que Neymar está em um nível incrível e eles também têm de estar bem para poder ganhar da Colômbia. Não vai ser fácil e temos que juntos, atentos a tudo para estar no nível máximo e poder ganhar do Brasil - disse James.

Ao final da entrevista, James Rodríguez foi cercado por jornalistas, tirou fotos e saiu aplaudido da sala de imprensa.

James Rodríguez - Colômbia - Copa América (Foto: Reuters)
James Rodríguez é bastante assediado após 
participar da entrevista coletiva 
(Foto: Reuters)


FONTE:

História em La Serena: Argentina e Uruguai fazem o clássico das 29 taças

Equipes mais tradicionais da competição e donas de quase 70% dos títulos, rivais duelam pelo Grupo B. Celeste busca a classificação e hermanos miram reabilitação



Por
La Serena, Chile

O mais tradicional confronto da Copa América promete esquentar a fria noite de La Serena, cidade chilena de pouco mais de 200 mil habitantes, nesta terça-feira. Maiores campeões da competição, Argentina e Uruguai duelam no Estádio La Portada a partir das 20h30 (de Brasília) pela segunda rodada do Grupo B. São 114 anos de rivalidade, 29 títulos do torneio no total - 67% dos 43 possíveis - e dois objetivos diferentes: os hermanos buscam a reabilitação após o empate na estreia e a Celeste tenta garantir a classificação antecipada. O brasileiro Sandro Meira Ricci apita o clássico do Rio da Prata.

Uruguai treino (Foto: Reuters )
Uruguai se prepara para duelo com a Argentina: 
sem Suárez, Cavani é a esperança celeste de gols 
(Foto: Reuters )


Dona de 14 taças, a Argentina precisa vencer para não se complicar na busca por uma vaga nas quartas de final. Após o inesperado 2 a 2 diante do Paraguai, o técnico Gerardo Martino deve fazer alterações no time titular. No último treino, o comandante ensaiou os retornos do lateral-direito Zabaleta e do volante Biglia (ambos recuperados de lesões) nas vagas de Roncaglia e Banega, respectivamente. Tata ainda tentou minimizar a importância da partida para não jogar a responsabilidade sobre seus jogadores.

- As partidas decisivas começam mais para frente. Não vivemos esse jogo contra o Uruguai como se estivéssemos jogando as quartas de final ou a semifinal. É um torneio difícil não apenas para nós. Foi assim com o Chile contra o Equador, Brasil diante do Peru, Colômbia perdendo para a Venezuela... O básico é se classificar - frisou o treinador.


NADA DE EMPATE

Atual campeão, maior vencedor do torneio (15 títulos) e líder do Grupo B com três pontos, o Uruguai pode garantir a classificação em caso de vitória. O técnico Óscar Tabárez também deve fazer ao menos uma mudança em relação ao time que derrotou a Jamaica por 1 a 0. A tendência é que Alvaro González entre na vaga de Carlos Sánchez.

Mesmo em situação mais favorável do que o adversário, Tabárez garante que não vai jogar pelo empate. O Maestro (professor em espanhol), como é conhecido, disse que analisou bem a estreia da Argentina e avisou que vai priorizar o jogo coletivo como fez o Paraguai. Sem o craque Luís Suárez, suspenso pela Fifa por causa da mordida em Giorgio Chiellini, da Itália, na Copa do Mundo, Cavani é a principal esperança de gols.

Argentina treino (Foto: Divulgação)
Argentina treina para o clássico: Albiceleste 
tenta se recuperar após inesperado empate 
na estreia (Foto: Divulgação)


- Estamos preparados para fazer um trabalho coletivo, que possa limitar o potencial do adversário e criar um problema para eles. Vimos a partida entre Argentina e Paraguai e a Argentina confirmou o potencial que tem. Estudei os números de Di María e são bons. Tanto em assistências quanto nas finalizações. Mas Uruguai e Argentina é uma partida que significa muito. Não buscamos o empate. Se isso acontecer será por conta do desenrolar do jogo.


FICHA TÉCNICA
ARGENTINA: 
Romero, Zabaleta, Otamendi, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia e Pastore; Messi, Di Maria e Agüero. Técnico: Gerardo Martino.

URUGUAI:
 Muslera, Maximiliano Pereira, Giménez, Godín e Alvaro Pereira; Alvaro González, Arévalo Ríos, Lodeiro e Cristian Rodríguez; Rolán e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Data: 16/06/2015 Horário: 20h30 (de Brasília) Local: Estádio La Portada, em La Serena (Chile) Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA) Auxiliares: Emerson de Carvalho e Fábio Pereira (BRA)

Transmissão: o GloboEsporte.com e o SporTV transmitem a partida ao vivo.


FONTE:
http://glo.bo/1BfjruP?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Após parar Argentina, Paraguai tenta desenhar classificação contra Jamaica

Partida acontece às 18h desta terça e marca o início da segunda rodada do Grupo B



Por
Antofagasta, Chile

 
Raça. Esse é o ingrediente que dificilmente faltará ao duelo entre Paraguai e Jamaica, marcado para as 18h desta terça-feira, em Antofagasta, no Chile. Após parar a poderosa Argentina na estreia, os paraguaios apostam na aplicação tática para superar os azarões do Grupo B. O favoritismo da Albirroja, no entanto, não assusta os Reggae Boyz, que venderam caro a derrota para o Uruguai na estreia da Copa América e tentam provar que não serão o “saco de pancadas” do torneio.

Com moral elevada, após empatar em 2 a 2 com a poderosa Argentina, o Paraguai entra em campo ciente de que a partida poderá lhe alçar ao posto de líder da chave. A posição atualmente é ostentada pelo Uruguai, que tem pela frente o clássico contra os argentinos. A possibilidade, porém, é vista com ressalva pelo técnico Ramón Díaz. Preocupado com o favoritismo diante dos jamaicanos, ele pediu para que seus jogadores mantivessem o mesmo foco apresentado na estreia.

A derrota para o Uruguai na estreia não tirou o ânimo dos jamaicanos. Muito pelo contrário. Apontado como azarão do torneio, os Reggae Boyz surpreenderam ao endurecer o jogo diante da Celeste. Mas para o técnico alemão Winfried Schafer, o time mostrar que não estão na Copa América a passeio. 

Paraguai (Foto: Agência EFE)
Após parar a Argentina, Paraguai tenta 
encaminhar classificação diante da 
Jamaica (Foto: Agência EFE)


FICHA TÉCNICA
Paraguai: 
Antony Silva; Marcos Cáceres Paulo da Silva, Pablo Aguilar e Samudio; Ortigoza, Víctor Cáceres, Raúl Bobadilla e Richard Ortiz; Haedo Valdez, e Roque Santa Cruz.

Jamaica:
Duwayne Kerr; Michael Hector, Wes Morgan, Mariappa e Kemar; Lawrence, Rudy Austin, McCleary, McAnuff e Dawkins; Giles Barnes e Mattocks

Data: 16/06/2015 Horário: 18h (de Brasília) Local: Estádio Regional Calvo y Bascuñán, Antofagasta (Chile) Árbitro: Carlos Vera (EQU)  Auxiliares: Christian Lescano (EQU) e Byron Romero (EQU) Transmissão: o GloboEsporte.com e o SporTV transmitem a partida ao vivo.

Lodeiro e Michael Lawrence Uruguai x Jamaica (Foto: EFE/Kiko Huesca)
Jamaica tenta surpreender diante do Paraguai 
(Foto: EFE/Kiko Huesca)


FONTE:

Miguel Herrera lamenta "tolices" nos gols do Chile e elogia a torcida rival

Técnico mexicano mantém confiança na classificação para as quartas do torneio



Por
Santiago, Chile


Satisfeito com a atitude, mas contrariado com as falhas defensivas. Assim, o treinador MIguel Herrera analisou o empate que o México arrancou do Chile por 3 a 3, na noite da última segunda-feira, no estádio Nacional de Santiago, pela segunda rodada do Grupo A da Copa América.

- A equipe teve uma atitude muito boa. Fomos melhores no primeiro tempo do que segundo. 
Cometemos tolices nos gols deles. Mas o México demonstra hoje que está para fazer coisas importantes. No último jogo, nós jogaremos para ganhar e passar à próxima fase - disse Herrera na entrevista coletiva depois da partida.

MIguel Herrera Chile x México (Foto:  EFE/Paolo Aguilar)
MIguel Herrera vira de costas para o campo 
para mostrar o que deseja dos jogadores 
(Foto: EFE/Paolo Aguilar)


O técnico também fez questão de agradecer aos chilenos pelo respeito com que trataram os mexicanos. No hino nacional do adversário, os anfitriões não vaiaram e levantaram cartões verdes dados pela organização do torneio, assim como fez na estreia com o Equador.

- Quero agradecer aos chilenos o gesto que tiveram com a seleção. Eles têm todo o meu respeito. E hoje a Tri se esforçou para dar a partida que mereciam. Agradecemos sua educação e deixo a minha admiração.


FONTE:
http://glo.bo/1Bf2wsb?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Sampaoli lamenta anulações de gols e elogia Valdivia: "Foi muito valioso"

Treinador do Chile dá a entender que Vargas não está na forma ideal ainda



Por
Sanitago, Chile

 
O empate com o México por 3 a 3 não assustou o treinador do Chile. Mas os gols anulados, de Valdivia e Alexis Sánchez, sim. Jorge Sampaoli acha que a sorte dos anfitriões deveria ser diferente na noite da última segunda-feira, no Estádio Nacional de Santiago,

- O jogo teria terminado se os dois gols legítimos que o Chile fez tivessem sido validados. Não foi assim e o tempo nos dará a oportunidade de corrigir - disse Sampaoli na entrevista coletiva depois da partida.

Jorge Sampaoli Chile (Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko)
Jorge Sampaoli orienta Medel à beira do campo: 
tempo para corrigir erros pontuais (Foto: 
AP Photo/Natacha Pisarenko)


O treinador também analisou o desempenho de Valdivia, um tanto quanto perseguido pela torcida chilena desde o primeiro tempo.

- O Valdivia jogou uma grande partida, em grande nível. Fez um grande gol que anularam injustamente. A verdade é que foi um jogador muito valioso.
Mereceu elogios também do treinador a parceria entre Alexis Sánchez e Vargas, titular depois de entrar no segundo tempo e fazer o segundo gol na vitória por 2 a 0 na estreia contra o Equador.

- Parece para mim que a parceria de Vargas com Alexis foi muito boa, sobretudo no segundo tempo, quando jogaram mais livres e centralizados, sem obrigações pelas pontas. Tomara que os minutos que o Vargas está jogando sirvam para que chegue ao nível que esperamos.


FONTE:
http://glo.bo/1cXEqXd?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Chile sai atrás, vira, mas cede empate ao México com duas falhas de Bravo

Vidal marca dois, um de pênalti, e assume artilharia da Copa América, com três



Por
Santiago, Chile

 

Quando o goleiro não está numa noite feliz, dificilmente um time consegue vencer, mesmo com a transpiração dos outros dez jogadores, e a inspiração de um desses especialmente. Na abertura da segunda rodada da Copa América, pelo Grupo A, o Chile ficou duas vezes atrás no placar, conseguiu a virada, mas acabou cedendo o empate ao México por 3 a 3, no Estádio Nacional de Santiago, adiando para sexta-feira a confirmação da classificação às quartas de final.

Com quatro pontos, como a Bolívia, os anfitriões lideram a chave e enfrentam a segunda colocada, no mesmo local, às 20h30 (de Brasília). Convidados e desfalcados de alguns de seus melhores jogadores, os mexicanos estão em terceiro lugar, com dois, e decidem sua sorte contra o zerado, mas ainda com chances, Equador, mais cedo, às 18h, em Rancagua.

Bravo Chile México (Foto: AP Photo/Silvia Izquierdo)
Bravo pula bonito, mas faz feio: adiantado, 
sofre gol por cobertura (Foto: AP Photo/
Silvia Izquierdo)


O Chile não teve a mesma liberdade do início do jogo contra o Equador. Vigiado de perto por uma linha postada com cinco defensores mexicanos, Valdivia não foi o articulador esperado para emendar a vibração da torcida de antes do apito inicial com lances que manteriam a chama acesa nas arquibancadas. Mesmo com Vargas desta vez fazendo companhia a Alexis Sánchez na frente desde o começo, os anfitriões é que foram mais ameaçados. E sofreram o primeiro susto, num chute de Jiménez, aos 14, e o gol de abertura do placar, de Vuoso, completando após cruzamento escorado para o meio, aos 20.

Vidal comemora gol do Chile (Foto: EFE/Paolo Aguilar)Vidal comemora o primeiro gol do Chile logo depois do 1 a 0 (Foto: EFE/Paolo Aguilar)


Foi pelo alto também que saíram os três gols restantes até o intervalo. Logo em seguida ao 1 a 0, o Chile empatou, com Vidal cabeceando com estilo cobrança de escanteio de Aránguiz pela direita. Em jogada semelhante, o México ficou à frente novamente numa testada de Raúl Jiménez, aos 28, em lance que Bravo falhou ao dar um passo para frente e depois ser encoberto mesmo pulando bonito no ângulo.

Assim que a rede balançou, o técnico Miguel Herrera foi para a beira do gramado pedir atenção ao time para não permitir a igualdade em seguida novamente. Só atrasou o que aconteceu aos 41, quando Vidal fez boa jogada pela direita com Isla e cruzou para Vargas fazer outro gol numa cabeçada sem marcação, com estilo, também da marca do pênalti.

O Chile continuou sofrendo no segundo tempo. Logo a um minuto, Bravo precisou fazer difícil defesa para evitar outro gol de Raúl Jiménez. Então, Vidal reapareceu. Aos oito minutos, foi atropelado na área por Gerardo Flores, em pênalti que o próprio converteu, assim como na estreia.

Chile x México Copa América Jimenez Corona e Vuoso (Foto: AP)
Vuoso pula para comemorar um de seus dois 
gols em Santiago: México deixa estádio 
satisfeito com empate (Foto: AP)


Mas a vantagem durou pouco. E começou o martírio dos gols anulados. Primeiro, aos 18, Vidal deu boa assistência para Valdivia marcar, só que estava impedido. Pouco depois, em contra-ataque rápido pelo meio, Vuoso ganhou na corrida dos zagueiros, aproveitou a indecisão de Bravo na saída para abafar o lançamento e mandou de novo para a rede, aos 20. Alexis Sánchez também marcou, aos 34, completando cruzamento da direita, mas não valeu, pois o auxiliar indicou impedimento novamente. A esta altura, Sampaoli já tinha trocado o volante Marcelo Díaz pelo lateral Mena, fazendo outra substituição aos 38, de Pinilla no lugar de Vargas. Mas de nada adiantou a pressão final.


FONTE:
http://glo.bo/1cXt19R?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar