segunda-feira, 18 de maio de 2015

Torção no tornozelo deve tirar Sassá de jogo contra o Figueirense

Atacante fará exame nesta segunda-feira, mas tem poucas chances de disputar partida desta quarta, pela Copa do Brasil



Por
Rio de Janeiro


Sassá Botafogo x CRB (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Sassá ganhou chance como titular diante do 
CRB (Foto: Satiro Sodre/SSPress)


Uma boa atuação no segundo tempo contra o Paysandu e uma ótima semana de treinos na sequência deram a Sassá uma chance entre os titulares do Botafogo contra o CRB. Mas apesar da assistência para o gol de Bill, o atacante não teve muito mais o que comemorar. Uma torção no tornozelo esquerdo o obrigou a deixar o campo e dificilmente ele terá condição de enfrentar o Figueirense, nesta quarta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Sassá será submetido a exame ainda nesta segunda-feira, para que se saiba o grau da lesão. No entanto, o atacante ainda se queixa de dores, e como a equipe viaja para Florianópolis nesta terça, a maior probabilidade é a de que o jogador não esteja à disposição. A expectativa é que ele siga diretamente para Brasília, onde sábado o Botafogo enfrenta o Atlético-GO, pela terceira rodada da Série B do Brasileirão.

Além de Sassá, Marcelo Mattos e Daniel Carvalho foram as outras ausências no gramado no treino desta segunda-feira. O volante e o meia, no entanto, foram poupados, fazendo uma atividade específica na sala de musculação. Ambos estarão à disposição contra o Figueirense. O técnico René Simões ainda não anunciou se vai preservar alguns titulares no jogo pela Copa do Brasil.

Desfalque em apenas uma partida em 2015, Willian Arão deixa claro que gostaria de estar em campo na quarta-feira, apesar de saber que o Botafogo tem uma difícil sequência pela frente. Além dos adversários, o time vai enfrentar o contraste do frio do Sul com o clima seco de Brasília em menos de cinco dias.

- O René disse que vai tomar a decisão sobre o time depois de conversar com a fisiologia e os preparadores físicos. Sou funcionário do clube e, dependendo de mim, quero jogar todos os jogos - ressaltou o volant



FONTE:
http://glo.bo/1HqwivS?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Romildo adia mudanças, mas admite: "Toda estrutura está sendo analisada"

Presidente foi até a Arena, mas reunião do Conselho de Administração foi cancelada



Por
Porto Alegre
 

A segunda-feira não deve ser definitiva na vida do Grêmio. As mudanças que possam vir a ocorrer no departamento de futebol ainda não estão próximas de ser oficializadas. A série de avaliações internas ao trabalho de profissionais como Rui Costa e Felipão seguem. Há pressão de apoiadores da gestão para a saída de ambos

Carro presidente Romildo Bolzan Júnior Arena Grêmio (Foto: Eduardo Moura/Globoesporte.com)
Romildo deixa a Arena no final da tarde 
desta segunda (Foto: Eduardo Moura
/Globoesporte.com)


O presidente Romildo Bolzan Júnior esteve na Arena do Grêmio até por volta das 17h. Foi neste horário que deixou o estádio e foi para casa. O mandatário tinha marcada reunião com o Conselho de Administração justamente para este momento. Porém, o encontro foi cancelado, conforme apurou GloboEsporte.com. 

Romildo, em contato com o GloboEsporte.com na tarde desta segunda-feira, após deixar a Arena, confirmou que toda a estrutura interna do futebol está sendo reavaliada. Citados na conversa com o mandatário, o diretor executivo Rui Costa e o técnico Felipão estão entre os que podem ser peças modificadas. 

- Seguimos as nossas avaliações, toda a estrutura está sendo analisada por nós – disse rapidamente Romildo. 

romildo bolzan júnior felipão rui costa grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)Rui Costa e Felipão receberam críticas da torcida do Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)


A pressão mais forte da torcida é sobre o dirigente Rui Costa. Nas redes sociais, o diretor executivo foi escolhido como alvo pela torcida. O técnico Felipão, antes quase totalmente blindado, também passou a ser questionado pelos gremistas após a derrota por 2 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira. As avaliações internas, segundo o presidente, podem seguir durante a a terça e até mesmo a quarta-feira. Não há prazo para efetuar as mudanças especuladas. 

Desde o início da tarde, Bolzan está em Porto Alegre. O presidente gremista esteve no litoral durante a manhã, por conta do seu trabalho pessoal. E foi para a área administrativa do Grêmio para adiantar os assuntos do clube. Antes do final da tarde, porém, precisou voltar para casa, cancelando a reunião com seus vice-presidentes.

Entre os nomes sondados pela direção para ocupar o cargo de vice de futebol está Denis Abrahão. Porém, motivos pessoas impedem que o conselheiro, que já ocupou o cargo na década de 1990, aceite o convite. Alberto Guerra, assessor de futebol do clube em 2010, também é um dos cotados.



FONTE:

Natália leiloa camisa da final contra o Osasco em prol do Instituto da Criança

Quantia destinada à ponteira do Rio será repassada à ONG que cuida de crianças e adolescentes carentes: "Quem ajuda o próximo também faz um bem a si próprio"



Por
Rio de Janeiro

 
Natália, Vôlei, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Camisa número 12 de Natália está sendo leiloada para ajudar crianças com síndromes raras
(Foto: Divulgação)


A camisa de campeã da Superliga 2014/2015 iria para a coleção particular dos grandes momentos da carreira de Natália, mas ela abriu mão da peça por um motivo nobre. A regata azul, com o número 12 às costas, utilizada pela ponteira do Rio de Janeiro na decisão vencida por 3 sets a 0 sobre o Osasco, está sendo leiloada até o próximo dia 21 de maio (quinta-feira) no site Bazar Sports, com seu lance mínimo de R$ 300,00. Toda a renda será destinada ao Instituto da Criança, uma ONG que cuida de crianças e adolescentes carentes da capital Fluminense.

- Na minha coleção, certamente, esta camisa teria um lugar especial, mas foi uma maneira que encontrei de colocar um pedacinho das minhas histórias e da final nas mãos de um fã e, ainda mais importante, claro, de ajudar uma criança carente por meio de uma instituição séria. Quem ajuda o próximo também faz um bem a si próprio. Espero que seja arrematada por alguém que a guarde com muito carinho – declarou Natália.

A conquista foi a terceira da jogadora na Superliga e a décima do time de Bernardinho na história da competição. No jogo final, Natália foi a maior pontuadora, com 16 acertos. Ela renovou seu contrato e permanecerá na Cidade Maravilhosa na próxima temporada.

Final Superliga Rio x Osasco, vôlei (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX)
Natália encara o bloqueio de Adenízia e Dani 
Lins na decisão contra Osasco (Foto: 
Marcio Rodrigues/MPIX)

FONTE:

Em duelo de xarás, Sousa português vence, e Feijão tem recorde negativo

Confronto inédito com tenistas de mesmo nome termina com mais uma derrota do brasileiro, que é eliminado na estreia e alcança pior sequência de sua carreira



Por
Genebra, Suíça


João Sousa português no Masters 1000 de Madri (Foto: AP)João Sousa venceu o brasileiro Feijão (Foto: AP)


A bela campanha em torneios no Brasil e o jogo histórico de quase 7h na Copa Davis ficaram para trás. Desde que venceu Carlos Berlocq, em Buenos Aires, João Souza, o Feijão, não conquistou uma vitória a mais sequer no circuito de tênis. Já são oito derrotas consecutivas do atual número 80 do mundo, tendo vencido apenas um set nos últimos sete confrontos. Desta vez, o algoz foi seu "xará", o português João Sousa (50º do ranking), na estreia do ATP de Genebra, com um triunfo por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3 após 1h26. Thomaz Bellucci é outro brasileiro na competição na Suíça e joga à tarde ainda nesta segunda-feira.

A sequência de oito derrotas consecutivas passou a ser a pior da carreira de João Souza desde que se tornou profissional, em 2006. Antes do atual momento negativo, Feijão havia perdido sete jogos seguidos em 2006/2007 e, depois, em 2009. Na próxima semana, o paulista de Mogi das Cruzes disputará o Grand Slam de Roland Garros entrando na chave principal do torneio. Será a segunda oportunidade do brasileiro, que parou na estreia em 2012. Nas outras seis vezes que participou da competição, ele caiu ainda no qualifying.

O duelo era inédito pela curiosidade de os dois tenistas terem o nome com a mesma fonética, mudando apenas a letra "S" pelo "Z" no sobrenome. Desta forma, o árbitro do confronto chamou Feijão por "Souza Brasil" e seu adversário por "Sousa Portugal".

tênis João Souza Feijão Houston (Foto: Divulgação / Fayez Sarofim & Co. U.S. Men's Clay Court Championship)
Feijão amargou mais uma derrota (Foto: 
Divulgação / Fayez Sarofim & Co. U.S. 
Men's Clay Court Championship)


A partida começou equilibrada, com Feijão e Sousa conseguindo confirmar seus serviços. Até nos números, os tenistas tinham desempenhos parecidos. O brasileiro precisou contar muito com seu segundo saque e conquistou apenas 47% dos pontos desta forma. Já o português também não conseguia encaixar bem seu primeiro serviço, mas conquistou 69% dos pontos com seu segundo serviço. Quando o confronto seguia para o tie-break no primeiro set, Feijão viu seu rival ter dois break points no 12º game e, na segunda oportunidade, conseguiu confirmar a quebra, fechando em 7/5.

Na volta para o segundo set, o português começou arrasador e anotou uma nova quebra para cima do brasileiro, abrindo 3/0 no período. Sem conseguir ameaçar o saque de seu rival, Feijão apenas correu atrás do prejuízo e precisou salvar ainda dois match points quando sacava em 5/2 em favor de Sousa. Na sequência, o português confirmou mais uma vez seu serviço e fechou o confronto.


FONTE:
http://glo.bo/1AfNGRy?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Após ser desclassificada de torneio, Teliana pede desculpas aos torcedores

Em um acesso de raiva, tenista brasileira atingiu o público acidentalmente e foi eliminada do challenger de Saint-Gaudens, na França. Foco é Roland Garros



Por
Saint-Gaudens, França

 
tênis Teliana Pereira (Foto: Reprodução / Instagram)A raquete de Teliana Pereira parou na arquibancada após um acesso de raiva
(Foto: Reprodução / Instagram)


Horas após o incidente ocorrido na manhã deste sábado, em sua partida contra a eslovaca Jana Cepelova, válida pelo challenger de Saint-Gaudens, na França, a tenista Teliana Pereira veio a público se desculpar por ter acertado sua raquete em um dos presentes ao local da partida. Em comunicado, via Instagram, a número 1 do Brasil mostrou-se bastante chateada pelo ocorrido e explicou que o acessório escapou de sua mão em um momento de frustração, parando na arquibancada.

Assista ao vídeo

Em decisão do supervisor da ITF junto ao árbitro de cadeira, Teliana foi prontamente eliminada do torneio, deixando de somar pontos e premiações conquistadas.

A brasileira havia disputado duas partidas no torneio francês, com duas vitórias sem perder um set sequer. Agora, Teliana Pereira segue para Roland Garros, onde disputará a chave de qualifying a partir da próxima terça-feira (19). Em 2014, ela entrou direto na chave principal e foi eliminada na segunda fase da competição, com derrota para a romena Sorana Cirstea.

Leia abaixo o pedido de desculpas na íntegra

Teliana Pereira pedido desculpas raquete tênis (Foto: Reprodução/Instagram)

Teliana Pereira faz pedido de desculpas após 
ser desclassificada de torneio 
(Foto: Reprodução/Instagram)


FONTE:

Bellucci vira sobre Baghdatis e vai às oitavas de final no ATP de Genebra

Brasileiro perde o primeiro set no tie-break, mas se recupera e estreia com vitória



Por
Genebra, Suíça
 
Thomaz Bellucci, Masters 100 Madrid, tenis (Foto: EFE)Thomaz Bellucci passou por Baghdatis e avançou às oitavas em Genebra (Foto: EFE)


Após boa participação no Masters 1000 de Roma, quando foi eliminado nas oitavas de final em um jogo duro com Novak Djokovic, Thomaz Bellucci estreou com vitória no ATP 250 de Genebra. Nesta segunda, o brasileiro venceu o cipriota Marcos Baghdatis, 58º do ranking e cabeça de chave número 7 do torneio, por 6/7 (5), 6/3. 6/3 e avançou para as oitavas de final. Agora, ele encara o vencedor do duelo entre Janko Tipsarevic (474º) e Denis Istomin (66º). Mais cedo, João Souza, o Feijão, foi derrotado pelo seu "xará" português João Sousa e alcançou recorde negativo de oito jogos sem vitórias.

Depois de levar um susto no primeiro set, quando sacou para fechar a parcial e sofreu a virada, cometendo 3 duplas faltas no tie-break, Thomaz mostrou força para voltar ao jogo. O saque voltou a funcionar, principalmente no terceiro set, e foi arma determinante para impedir que Baghdatis ameaçasse seus games de serviço.

- No começo do jogo, os dois estavam sacando bem, sem muitas chances dos dois lados. Consegui um break num game que joguei melhor, mas deixei escapar na hora de fechar. Do segundo set em diante me encontrei mais no jogo, consegui soltar boas bolas de fundo e deixar ele mais desconfortável com bolas mais altas. Não joguei da maneira que esperava, mas foi uma vitória importante - analisou Bellucci.


O JOGO

Belluci confirmou seu serviço no primeiro game e quebrou Baghdatis em seguida, abrindo 3 a 0 ao confirmar seu saque novamente. Depois de abrir 5 a 2, Thomaz teve dois set points no saque do cipriota, mas não conseguiu fechar. Sacando em 5/3 para vencer a parcial, o brasileiro teve seu saque quebrado e viu Baghdatis empatar no game seguinte. Após mais duas confirmações de serviço, o jogo foi para o tie-break. Com três duplas faltas, incluindo uma no ponto decisivo, Bellucci sofreu quatro mini quebras e perdeu o tie-break por 7 a 5.

O resultado pareceu não abalar Thomaz, que voltou para o jogo na parcial seguinte. O segundo set começou equilibrado, com duas confirmações de serviço para cada lado. No quinto game, Bellucci conseguiu a primeira quebra, tomou a frente do placar e abriu 4 a 2 em seguida. O brasileiro voltou a quebrar Baghdatis no nono game e fechou a parcial em 6/3.

No terceiro e decisivo set, o saque voltou a ser arma importante de Bellucci, que teve 87% de aproveitamento no primeiro serviço nos seus três primeiros games sacando. O brasileiro quebrou Baghdatis no sexto game e abriu 5 a 2 após mais uma confirmação. Com 5/3, Bellucci sacou para fechar o jogo e não decepcionou, garantindo vaga nas oitavas de final da competição.


ANDRE SÁ AVANÇA NAS DUPLAS EM NICE

Além de Bellucci e Feijão, André Sá é mais um brasileiro em competições nesta semana. No ATP 250 de Nice, na França, Sá atuou ao lado do australiano Chris Guccione para vencer a dupla francesa formada por Benoit Paire e Lucas Pouille por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2. Nas quartas de final, eles enfrentam o vencedor do confronto entre Eric Butorac/Sam Groth e Guilllermo Duran/Maximo González.

- Foi uma ótima estreia, jogamos muito bem desde o primeiro ponto. O saque e a devolução foram o diferencial de hoje - afirmou Sá.


FONTE:
http://glo.bo/1c0OMF2?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar


Sharapova brinca em foto com Arco do Triunfo e elogia Paris: "Fotogênica"

Na terra onde defenderá o título de Roland Garros a partir da próxima segunda-feira, número 2 do mundo faz ilusão de ótica com imagem de ponto turístico francês



Por
Paris

 
Maria Sharapova já está em Paris para a disputa de Roland Garros, cuja chave principal começa no próximo dia 25 e vai até 7 de junho. Numa pausa de um ensaio fotográfico para um de seus patrocinadores, a musa russa arrumou um tempo para tirar uma foto da sacada de um prédio e aproveitou para brincar com a vista para o Arco do Triunfo, um dos pontos turísticos da capital francesa.

- Paris, você é tão fotogênica - escreveu a atual número 2 do mundo.

Sharapova defende o título de Roland Garros. Ela conquistou o Grand Slam francês em 2012 e 2014.

O sorteio que define o chaveamento da edição deste ano será feito nesta sexta-feira.

Em Roma, Sharapova vira sobre Navarro e volta a ser campeã após quatro meses

tênis Maria Sharapova Arco do Triunfo Paris (Foto: Reprodução / Instagram)
(Foto: Reprodução / Instagram)


FONTE:

Djokovic acerta rolha de champagne no próprio rosto ao comemorar título

Campeão do Masters 1000 de Roma na tarde deste domingo, número 1 do mundo abriu a garrafa apontando para si mesmo e acabou causando leve acidente




Por
Roma, Itália

 
Novak Djokovic acerta rolha de champagne no próprio rosto em Roma (Foto: Reprodução / Youtube)Novak Djokovic acerta rolha no próprio rosto em comemoração (Foto: 
Reprodução / Youtube)


A vitória sobre Roger Federer na tarde deste domingo deu o título a Novak Djokovic do Masters 1000 de Roma, além de solidificar o sérvio como melhor jogador de tênis da atualidade. No entanto, em matéria de abrir garrafas de champagne, o número 1 do mundo não mostrou a mesma habilidade que tem com a raquete e causou um acidente, que por sorte não teve gravidade, e acabou apenas sendo cômico.

Assista ao vídeo com o acidente de Djokovic

Ao comemorar o seu 53º campeonato conquistado em torneios de simples, Djokovic recebeu e abriu uma garrafa de champagne dado pelos patrocinadores do torneio. Porém, a garrafa estava apontada para o seu próprio rosto e, quando a rolha saltou, atingiu sua testa. Por pouco, o sérvio não acabou atingindo o próprio olho, que causaria uma gravidade muito maior. Depois do ocorrido, ele apenas riu e coçou a testa, mostrando sentir um pouco de dor pela pancada.

Na partida decisiva contra Federer, o melhor do mundo venceu o ídolo suíço por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, e conquistou o Masters 1000 de Roma pela quarta vez na carreira. Veja como foi o confronto. Assista aos pontos que decidiram a final do torneio no vídeo abaixo.


Djokovic confirma status de número 1 e bate Federer na decisão em Roma

Em partida de alto nível técnico, sérvio vence suíço por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3 e chega ao segundo título em três finais entre os tenistas na atual temporada



Por
Roma

 

Quem vai parar Novak Djokovic? Até para Roger Federer, atual número 2 do mundo, tem sido difícil e o sérvio chegou a 35 vitórias na atual temporada, a 22ª consecutiva, para conquistar o título do Masters 1000 de Roma. Em 1h15, o melhor do mundo venceu o ídolo suíço por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, para conquistar o seu quarto título do torneio italiano, além de chegar a cinco conquistas em 2015 e ao 53º troféu de campeão na carreira de simples, com 24 campeonatos de Masters 1000.

A conquista do título ainda teve uma cena cômica que, por pouco, não se tornou trágica. Ao receber o champagne para comemorar o título, Djokovic abriu a garrafa apontando para o seu próprio rosto e acabou atingido pela rolha.

Novak Djokovic x Roger Federer na final Masters 1000 de Roma (Foto: Reuters)Novak Djokovic conquistou o título do Masters 1000 de Roma pela quarta vez (Foto: Reuters)


A última derrota de Djokovic foi justamente para Roger Federer, na final do ATP de Dubai, em fevereiro. O outro revés do sérvio foi no primeiro torneio da temporada, em Doha, quando foi eliminado por Ivo Karlovic nas quartas de final da competição. O triunfo deste domingo ainda diminuiu ainda mais a diferença no confronto direto entre os dois melhores do mundo: Djokovic agora tem 19 vitórias contra 20 de Federer.




O jogo

O primeiro set começou com muito estudo entre os tenistas e sem chances de quebra. Djokovic arriscava suas deixadinhas e o suíço respondia no mesmo nível. E foi Federer quem conseguiu o primeiro break point na partida no nono game. Porém, o número 1 do mundo arriscou, forçou bastante nos golpes e conseguiu forçar seu adversário ao erro para salvar e, em seguida, confirmar seu serviço, anotando 5/4. Pressionado, Federer sacou e viu Djokovic conseguir uma chance de quebra quando estavam em 30 iguais. Nole não desperdiçou a oportunidade, concluiu a quebra no erro de Federer e fechou o período em 6/4.

Roger Federer x Novak Djokovic na final Masters 1000 de Roma (Foto: Reuters)
Roger Federer não conseguiu dificultar a vida 
de um inspirado Novak Djokovic na decisão 
(Foto: Reuters)


Ao mesmo tempo que deu uma enorme confiança para Djokovic, o último ponto do primeiro set pareceu ter desestabilizado Roger Federer. Precisando correr riscos para se recuperar na partida, o suíço passou a errar mais - inclusive, chegou a perder o "timing" e passou da bola em ponto no segundo game. Sempre próximo à linha de base, o sérvio confirmou seu serviço, quebrou Federer na sequência e voltou a conquistar seu game de saque para abrir 3/0. O suíço ainda salvou um novo break point no game seguinte para, depois, os tenistas confirmarem seus saques com tranquilidade. Servindo para o jogo, Djokovic viu Federer sem alternativas e fechou sem maiores problemas com 6/3 após 1h15 de confronto.


FONTE:

Sharapova vira sobre Navarro e volta a ser campeã após quatro meses

Russa vence espanhola por 2 sets a 1, garante volta a posto de número 2 do mundo e conquista seu primeiro título no saibro desde Roland Garros, em 2014



Por
Roma, Itália

 
Maria Sharapova x Carla Suárez Navarro na final do WTA Premier de Roma (Foto: AP)Maria Sharapova superou Carla Suárez Navarro na final do WTA Premier de Roma (Foto: AP)


Desde o início do ano, quando conquistou o WTA de Brisbane sobre Ana Ivanovic, Maria Sharapova buscava um novo título no circuito mundial de tênis. Desde então, entrou em má fase, conviveu com lesões, viveu um jejum sem chegar a uma decisão e viu até o segundo lugar no ranking escorrer de suas mãos. Porém, o saibro de Roma trouxe bons fluidos à musa russa, que bateu a espanhola Carla Suárez Navarro (10ª) na final por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 7/5 e 6/1 após 2h35 e conquistou o seu terceiro título do torneio. Além disso, Sharapova chegará a Roland Garros como número 2 do mundo, retomando o posto ocupado por Simona Halep até então.

O resultado também não foi dos piores para Carla Suárez Navarro. Apesar da derrota, a espanhola subirá algumas posições no ranking - deve aparecer em 8º no lugar - e confirma o bom momento na atual temporada. Ainda assim, Navarro confirma a fama de "amarelar" em decisões, com seu oitavo vice-campeonato em nove finais de WTA disputadas na carreira.

A partida foi bastante animada com um alto número de chances de quebra de serviço - 14 para cada lado - com games bastante longos e disputados. A tônica do primeiro set foi exatamente essa, com Sharapova perdendo três chances no quarto game, e sendo quebrada no seguinte. Com a vantagem, Navarro manteve o controle do set e chegou a ter a chance de fechar com uma nova quebra, mas garantiu o 6/4 confirmando seu serviço.

Carla Suárez Navarro x Maria Sharapova na final do WTA Premier de Roma (Foto: AP)
Carla Suárez Navarro fez uma boa campanha 
em Roma, mas foi derrotada por Sharapova 
na final (Foto: AP)


Sharapova voltou mais intensa e conseguiu abrir 3/1 sobre a espanhola com uma quebra de vantagem. Navarro se recuperou em seguida, devolvendo a quebra e empatando o confronto em 3/3. A situação se repetiu quando a russa confirmou um break point para fazer 5/3 e viu sua rival reverter a vantagem igualando em 5/5. Porém, Sharapova conseguiu uma nova e decisiva quebra de saque no último game, evitando o tie-break e forçou o terceiro set, com um 7/5.

A espanhola logo anotou uma quebra no primeiro game, mostrando que poderia chegar ao seu segundo título de WTA na carreira. No entanto, a pressão falou mais alto e Sharapova, mais acostumada a decisões, se impôs e atropelou. A partir do segundo game, só deu a musa russa, que anotou seis consecutivos, com direito a três quebras de serviço para vencer a difícil partida após 2h35 de confronto.


FONTE:
http://glo.bo/1AcPWch?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Torcedor do Flamengo tenta atingir cusparada em árbitro e acerta PM

Homem chega à beirada do túnel e cospe enquanto trio de arbitragem se dirige ao vestiário, mas acerta policial do Gepe que fazia a escolta do juiz e auxiliares



Por
Rio de Janeiro

 

Um torcedor do Flamengo se exaltou ao reclamar do trio de arbitragem no empate por 2 a 2 entre o time carioca e o Sport pela segunda rodada do Brasileirão, no Maracanã, neste domingo. Enquanto o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva deixava o gramado, o flamenguista tentou acertá-lo com uma cusparada (assista ao vídeo). 

Bem próximo da entrada do túnel, o torcedor atingiu a camisa de um membro do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), que fazia a escolta. O árbitro Dewson Fernando Freitas não citou o ocorrido na súmula do jogo.

Torcedor Flamengo tenta cuspir no árbitro Maracanã (Foto: Reprodução SporTV)
Torcedor do Flamengo tenta cuspir no trio 
de arbitragem no Maracanã (Foto: 
Reprodução SporTV)


Autor do primeiro gol do Sport, de pênalti, Diego Souza assumiu a meta do time pernambucano após o goleiro Magrão se lesionar no ombro. O segundo gol do Leão da Ilha foi marcado por Élber. Canteros e Everton, já com Diego Souza no gol, garantiram o empate para o Flamengo.
Na terceira rodada do Brasileirão, no próximo domingo, o Flamengo encara o Avaí, na Ressacada, às 16h. O Sport receberá, também no domingo, o Coritiba, na Ilha do Retiro, às 18h30. Antes, na quarta-feira, a equipe tem um compromisso diante do Santos, pela Copa do Brasil, também na Ilha do Retiro, às 22h.


saiba mais

Dupla do Fla diz que empate não foi alívio e pede mais agressividade

Wallace e Gabriel seguem discurso de Luxa e evitam justificativas pelo desempenho ruim da equipe. Capitão acredita em boa colocação: "Eu quero buscar o G-4"



Por
Rio de Janeiro

 
Empatar com o Sport no último domingo de certa forma amenizou momentaneamente a irritação da torcida com o time rubro-negro. Mas de maneira alguma representou um alívio para os jogadores. É a opinião de Gabriel. O atacante seguiu o discurso do técnico Vanderlei Luxemburgo e frisou que falta agressividade à equipe do Flamengo, que ainda não conseguiu vencer no Campeonato Brasileiro (assista no vídeo abaixo).

-  Alívio por empate em casa? Não pode ter. Brigamos, buscamos no fim, isso podemos ressaltar. Mas alívio, não. Acho que falta ser um pouco mais agressivo, buscar o gol a todo momento, sem medo de errar. Errar faz parte do futebol, mas não como a gente vem errando ultimamente - disse Gabriel.



Wallace acompanhou o amigo da Bahia ao se posicionar sobre a atual situação do Flamengo. O capitão afirmou estar acostumado com pressão, mas disse que as justificativas precisam terminar, e o Rubro-Negro começar a vencer, de fato. Ele acredita que a equipe tem a capacidade de ficar entre os seis primeiros colocados da tabela.

- Com pressão nós temos que nos acostumar. Sempre foi assim no Flamengo e sempre será assim. Não podemos é desperdiçar pontos. Nossa meta é estar entre os cinco, seis primeiros. Não podemos errar como estamos errando. Sempre damos uma determinada justificativa ou outra. Precisamos é vencer. Empatamos, e isso é muito pouco para nós. Temos que nos conscientizar o mais rápido possível para reconquistar a confiança do torcedor. Time tem qualidade, não dá para ficar só no discurso - ressaltou Wallace.


E o Diego Souza? 

Wallace disse não ter se incomodado com a comemoração de Diego Souza após o gol marcado, em alusão ao questionado título brasileiro de 1987. O capitão afirmou que o futebol jogado pelas equipes rubro-negras é mais importante do que isso.

- Ele tem direito de provocar. Não tem motivo para ter feito aquilo, eu acho. Mas o Diego já é maduro, tem as convicções dele, respeito isso. Ele tem o lado dele, eu tenho o meu. E vai ficar assim. Temos que jogar.

Gabriel foi sucinto ao comentar sobre o jogador adversário e o lance em que o camisa 87 do Sport acreditou ter havido falta de fair play por parte dos atletas de Luxemburgo.

- O título é do Flamengo, eu acho. Eram módulos diferentes. Rivalidade normal do futebol. Ah, o Elber levantou, e o jogo seguiu. Se ele tivesse ficado no chão, certamente cumpriríamos o que tínhamos que fazer. Acredito que o árbitro foi bem no jogo. Não tenho nada a reclamar.

O Flamengo volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, contra o Avaí, na Ressacada. A partida é válida pela terceira rodada da competição e será realizada às 16 horas (de Brasília). 



FONTE:
http://glo.bo/1KfFDro?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Resultados do domingo nas Séries A e C do Brasileiro e em nove estaduais

Atlético-MG goleia Fluminense e chega à vice-liderança do Brasileirão. Na Terceirona, Salgueiro e Fortaleza vencem fora de casa e vão para a ponta da classificação



Por
Rio de Janeiro

 
Campeonato Brasileiro 2015 (2ª rodada)
Figueirense 0 x 0 Vasco
Santos 1 x 0 Cruzeiro
Flamengo 2 x 2 Sport
Atlético-MG 4 x 1 Fluminense
Ponte Preta 1 x 0 São Paulo
Internacional 1 x 0 Avaí
Joinville 0 x 0 Palmeiras

Campeonato Brasileiro Série C 2015 (Primeira fase - 1ª rodada)
Vila Nova 1 x 0 Cuiabá
Botafogo-PB 1 x 2 Salgueiro
Londrina 2 x 1 Portuguesa
Caxias 1 x 1 Madureira
Guaratinguetá 1 x 1 Guarani
Águia de Marabá 1 x 1 América-RN
Icasa 0 x 2 Fortaleza

Campeonato Paulista Série A3 2015 (Fase semifinal - 6ª e última rodada)
Juventus-SP 4 x 1 Grêmio Osasco
Votuporanguense 2 x 0 Inter de Limeira
Taubaté 1 x 0 Primavera-SP
Atibaia 1 x 0 Barretos

Campeonato Paulista Segunda Divisão 2015 (Primeira fase - 5ª rodada)
Fernandópolis 2 x 1 Assisense
Tanabi 1 x 1 José Bonifácio
Amparo 2 x 2 Barcelona-SP
Elosport 2 x 2 Olímpia-SP
Inter de Bebedouro 3 x 0 Lemense
Jabaquara 4 x 1 ECUS

Campeonato Carioca Série B 2015 (Taça Corcovado - 3ª rodada)
Gonçalense 0 x 0 São João da Barra
São Cristóvão 1 x 0 Audax-RJ

Campeonato Carioca Série C 2015 (Primeiro turno - 2ª rodada)
Santa Cruz-RJ 1 x 1 Futuro Bem Próximo
Juventus-RJ 0 x 3 Búzios
Esprof 0 x 3 Nilópolis
Rubro 0 x 4 São Gonçalo EC
Artsul 1 x 1 Duquecaxiense
Arraial do Cabo 0 x 2 Itaboraí

Campeonato Mineiro Módulo 2 2015 (Hexagonal final - 8ª rodada)
Tricordiano 2 x 0 Ipatinga

Campeonato Cearense Série B 2015 (Primeira fase - 17ª rodada)
Itapajé 0 x 1 Uniclinic
Ferroviário 0 x 1 Maracanã
Nova Russas 1 x 3 Tiradentes

Campeonato Piauiense 2015 (Taça Cidade de Teresina - 4ª rodada)
Caiçara 1 x 1 Parnahyba
River-PI 0 x 1 Flamengo-PI

Campeonato Amazonense 2015 (Primeira fase - 16ª rodada)
Rio Negro-AM 2 x 3 São Raimundo-AM
Princesa do Solimões 3 x 2 Manaus

Campeonato Rondoniense 2015 (Segundo turno - 1ª rodada)
Genus 4 x 0 Guajará
Ariquemes 4 x 0 Ji-Paraná


FONTE:
http://glo.bo/1JRXhOD?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Catarinenses não vencem e sequer fazem gols na rodada das Séries A e B

Segunda rodada dos campeonatos nacionais não é produtiva para Criciúma, Avaí, Chapecoense, Figueirense, Joinville, com os dois últimos como únicos a somar



 Por
Florianópolis
 
Os cinco clubes catarinenses entraram em campo pelas Séries A e B, mas nenhum saiu com a vitória na segunda rodada. Pior, Criciúma, Avaí, Joinville, Figueirense e Chapecoense sequer marcaram gols em suas partidas. O melhor resultado foi do JEC e do Furacão, que empataram em casa e somaram seus primeiros pontos na elite. Abaixo, confira um resumo das partidas.

surpreendido em casa


No reencontro com sua empolgada torcida no Estádio Heriberto Hülse, na sexta-feira, o Criciúma dominou o primeiro tempo do jogo contra o ABC, mas não conseguiu abrir o placar. O time potiguar suportou a pressão e conseguiu dois gols na etapa final. Neto Baiano, Adalberto e Cleber Santana tiveram oportunidades, mas desperdiçaram.

faltou capricho


A partida contra o Corinthians, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro, deixou uma lição para a Chapecoense: é preciso "caprichar mais" no setor ofensivo, principalmente na hora da conclusão. Os jogadores e comissão técnica deixaram a Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), após a derrota por 1 a 0, satisfeitos com a atuação. Apodi, Roger e Camilo foram os jogadores que mais finalizaram.

jejum da manhã


Apesar de a partida começar às 11h de domingo, o Figueirense entrou em campo bem acordado. No Orlando Scarpelli, diante do Vasco, o goleiro Alex teve participação especial, especialmente no primeiro tempo. A etapa final foi melhor para o Alvinegro, que teve mais chances de sair na frente, especialmente em lances de Marquinhos Pedroso e Marcão. Primeiro ponto somado na competição.

até criou, mas...


Sete finalizações, sendo três chances claras de gol, mas nenhuma que balançou a rede. Os números ofensivos do Avaí na derrota para o Inter mostram que as oportunidades apareceram e os erros na finalização foram decisivos no resultado negativo no domingo. Anderson Lopes foi dono das principais oportunidades e, em uma delas, parou em uma grande defesa do goleiro Muriel.

de dar sono


Joinville e Palmeiras treinaram no domingo, no Norte do estado, mas não fizeram gols. Com o estádio catarinense vazio, por causa de confusões entre torcidas na Série B do ano passado, as duas equipes não pareciam estar jogando um partida oficial. Marcelinho Paraíba estreou com a camisa tricolor, mostrou qualidade, mas não conseguiu com que sua equipe conseguisse a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. De positivo, o ponto somado após a estreia na competição com derrota.


Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://glo.bo/1JSUh4k?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Eutrópio aprova atuação contra Timão e diz que empate "seria o mais justo

Técnico destaca confronto equilibrado e se orgulha em afirmar que a Chapecoense foi para cima, mesmo fora de casa, e não "jogou por uma bola" na derrota por 1 a 0



Por
Araraquara, SP

 

Depois da eliminação da Copa do Brasil no meio da semana, a Chapecoense sofreu mais uma derrota na noite deste sábado, pelo Campeonato Brasileiro, diante do Corinthians. Fora de casa, o time alviverde levou 1 a 0 no primeiro tempo e fez um confronto equilibrado. Conforme o técnico Vinícius Eutrópio, faltou o gol. O comandante do Verdão do Oeste aprovou o desempenho do grupo e disse que o melhor seria um empate.

- Vi um grande jogo nosso. Todo o cenário que se desenhava era para uma situação contrária. Tinha um Corinthians que veio com o time titular, depois da eliminação da Libertadores, e a gente teve posse de bola, fez um jogo equilibrado. O mínimo que poderia ter ocorrido era um empate. Seira o mais justo pelo que o nosso time mostrou em campo - comentou o treinador, em entrevista coletiva.

Em campo, a Chape teve maior posse de bola (55% contra 45% do Timão). Teve até mais finalizações, mas com pouca chance real de gol. Na avaliação de Eutrópio, a equipe verde e branca criou bastante, mas faltou balançar as redes adversárias.

- Faltou fazer o gol. A gente chegou várias vezes, com cruzamento, com bolas pelo fundo. Faltou fechar com chave de ouro. Ressalto que foi um time que estava bem distribuindo e mostrando futebol. A gente não jogou apenas por uma bola, ainda mais contra um time grande como o Corinthians - completou.

Emerson Sheik, do Corinthians, contra a Chapecoense (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians)
Eutrópio gostou da atuação da Chape diante do 
Corinthians, na derrota por 1 a 0 (Foto: 
Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians)


Confira os demais trechos da entrevista:

Time criou
- Nós chegamos com dois ou três jogadores no mínimo. Com alguns cruzamentos. Mas a gente tem que entender que não está jogando com qualquer equipe. É um adversário grande.


Nada anormal- Vi uma entrevista do Vanderlei Luxemburgo (técnico do Flamengo) interessante. Ele disse que o Flamengo perder para o São Paulo fora de casa é normal. A gente perder para o Corinthians fora também é normal. A única coisa que não é normal foi o nosso futebol hoje. Se a gente conseguisse o resultado, poderia ter premiado os jogadores com esse desempenho.


Próximo jogo
- O primeiro atrativo de uma equipe tradicional como o Santos. O fator campo pode pesar no início, talvez. Mas depois o equilíbrio deve prevalecer. A região lutou tanto para ter essa atração na região, para chegar nesse local. Então vamos lutar juntos para continuar.


Atual time é o ideal?
- Dentro desse momento é o time ideal. São jogadores com capacidade de marcação, mas também de criação. E isso dá liberdade para o Camilo, Ananias e para os laterais. Acredito que o time está bem encaminhado.


Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://glo.bo/1AbojAc?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Samba, futebol, paixão e dívida: Arena Corinthians completa um ano

Enredo de Carnaval no longínquo ano de 1990, estádio do Timão demorou a sair e vai levar ainda mais tempo a ser pago. Entenda a situação da dívida do clube



Por
São Paulo
 
Mosaico Arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)
Arena Corinthians: inacabada 
(Fotos: Marcos Ribolli)


“Itaquera, meu orgulho, meu amor. O estádio do Corinthians, a Cohab e o metrô”. Este foi, em 1990, o refrão do enredo da escola de samba Leandro de Itaquera, que carrega no nome o orgulho de um bairro que vale por uma cidade inteira, com 520 mil habitantes - mais do que Florianópolis e Santos, por exemplo.

O metrô do refrão chegou em 1988. A Cohab (complexo de moradias populares de São Paulo) surgira anos antes. Já o estádio... esse demorou. E muito. Mas saiu do papel e, nesta segunda-feira, completa um ano de sua inauguração - com uma derrota por 1 a 0 para o Figueirense, pelo Brasileirão.

A gestação daquela que viria a ser conhecida como "a casa do povo" foi turbulenta desde o início. O terreno onde hoje está a Arena Corinthians foi cedido ao clube em 1988, quando entrou em operação a estação Corinthians-Itaquera do metrô.

A promessa era de que a obra deveria ser iniciada em cinco anos, algo que não foi cumprido - e que gerou ação do Ministério Público, que obrigou a diretoria a assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) em que se compromete a investir R$ 12 milhões em contrapartidas ao município até 2019 para manter a posse da área. 
Isso vem sendo feito. 

Assim como há o esforço para que se pague em dia o financiamento da obra (veja mais abaixo).
O curioso é que o estádio, palco de uma abertura de Copa do Mundo, não ficou pronto até hoje.
Na última quarta-feira, data do jogo de volta contra o Guaraní, pelas oitavas de final da Libertadores (coincidentemente, a segunda derrota do Corinthians em sua história na Arena, também por 1 a 0), nem era preciso procurar muito para dar de cara com setores inteiros ainda inacabados.

Um ano depois, o estádio precisa de ajustes para ser considerado 100% pronto. De acordo com a construtora Odebrecht, faltam apenas seis itens para a conclusão da casa alvinegra:

– Instalação dos cinco postes nos estacionamentos descobertos;
– Conclusão das bases que suportam os telões Norte e Sul;
– Término das cabines de imprensa no nível 10;
– Conclusão dos revestimentos nos pisos e forros nos níveis 6, 8 e 9;
– Conclusão do Centro de Convenções (nível 6);
– Conclusão das esquadrias.


As últimas entregas foram o telão Sul, de 30 metros de comprimento por 7,5 metros de altura, e da cobertura dos setores Leste e Oeste. Os vidros das pontas sofreram atraso na instalação por um motivo insólito: Andrés Sanchez, atual superintendente do clube, vetou os primeiros vidros encomendados porque eles ficavam esverdeados sob a luz do sol. Houve demora na compra de outras unidades, desta vez transparentes.

O estádio deu visibilidade mundial para Itaquera. Antes as pessoas tinham vergonha de dizer que moravam aqui. Agora até quem mora nas regiões próximas fala que é do bairro. O Corinthians não tinha um lugar melhor para morar
Luiz Carlos Santos, morador do bairro

No entorno do estádio, porém, as melhorias foram significativas para a população.
A justificativa para a liberação da linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) era justamente a de levar melhor infraestrutura e empregos para a região, que, na virada do século passado, era uma grande chácara, mas que passou por um grande "boom" demográfico a partir dos anos 1950.

Assim como a construção das primeiras moradias da Cohab e a chegada do metrô, o estádio já é visto como um marco para o progresso da região. O bairro carece de obras estruturais, mas as mudanças dão esperança.

– O estádio deu visibilidade mundial para Itaquera. Antes as pessoas tinham vergonha de dizer que moravam aqui. Agora até quem mora nas regiões próximas fala que é do bairro. O Corinthians não tinha um lugar melhor para morar – destacou Luiz Carlos Santos, o Luizinho de Itaquera, 61, um dos compositores daquele samba de 1990.

Luiz Carlos Santos, o Luizinho de Itaquera (Foto: Yan Resende)Luizinho de Itaquera é um dos compositores do samba-enredo de 1990 (Foto: Yan Resende)


– Itaquera vai ser mostrada para o mundo outra vez (em 2016, durante a Olimpíada). A Zona Leste é a bola da vez. Qual era a nossa referência? Nenhuma. Estive em Rondônia e disse por lá que eu morava perto do campo do Corinthians. Todos conheciam – exaltou João Alexandre da Silva, 56 anos, presidente da Associação dos Mutuários e Moradores da Cohab 1, que fica ao lado do estádio.

O conjunto habitacional liderado por João, que é são-paulino, abriga cerca de 80 mil pessoas e tem vista privilegiada da Arena.

Se o líder da associação não desfruta da torcida pelo Corinthians, há quem se pendure nas janelas dos prédios nos dias de jogos para participar da festa como pode.
– É emocionante ver a torcida chegando – conta Alaíde Rodrigues, 78, secretária da associação e corintiana fanática.


portas abertas à comunidade
O Corinthians tem sido um "bom vizinho", segundo o subprefeito de Itaquera, Maurício Martins. O clube abriu as portas de sua arena para a comunidade do entorno. Em novembro do ano passado, o local recebeu a final de um torneio infantil de futebol, com ingressos distribuídos para moradores da região.

Complexo de moradias populares fica ao lado da Arena Corinthians (Foto: Yan Resende)
Complexo de moradias populares fica ao lado 
da Arena Corinthians (Foto: Yan Resende)


No próximo dia 29, um dos salões do estádio será utilizado pela prefeitura paulistana para um evento da entrega de 600 títulos de posses a moradores de Itaquera e Guaianases, documento que regulariza a moradia em que essas famílias vivem.

A pretensão é ampliar essas parcerias. Um projeto, que ainda depende da aprovação da diretoria alvinegra, é realizar na arena uma festa de debutante coletiva para 40 garotas. Os "príncipes" seriam jovens das categorias de base corintiana, com quem elas dançariam a valsa.


infraestrutura
A Copa do Mundo, que teve o estádio do Corinthians como sua sede em São Paulo, deixou marcas em Itaquera. As mais visíveis são as obras viárias, um investimento de R$ 610 milhões dos governos estadual e municipal. Foram construídos um túnel, alças de acesso, novas avenidas e passarelas no entorno do estádio.

Infraestrutura ao lado da Arena Corinthians (Foto: Yan Resende)
Obras viárias ao lado da Arena Corinthians 
tiveram investimento de R$ 610 milhões 
(Foto: Yan Resende)


Uma das reclamações recorrentes entre moradores é o fato de Itaquera servir como “bairro-dormitório”, com pouca oferta de empregos, obrigando as pessoas a se deslocaram diariamente a locais mais distantes. Em 2013, o prefeito Fernando Haddad sancionou lei que dá benefícios a empresas de ramos específicos (como de call centers e telemarketing) que se instalarem na região. A promessa é de 50 mil novos postos de trabalho. Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura não informou quantas vagas já foram criadas.


contrapartida social

Terreno Itaquera estádio Corinthians (Foto: Diego Paes / GLOBOESPORTE.COM)Terreno onde hoje está a Arena Corinthians foi cedido em 1988 (Foto: Diego Ribeiro)


Por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o Ministério Público de São Paulo e com a Prefeitura Municipal em 2011, o Corinthians se comprometeu a investir R$ 12 milhões na região da Zona Leste como contrapartida pela cessão do terreno do estádio onde foi construída a Arena. Até 31 de dezembro de 2014, a obrigação do Timão era a de investir R$ 4 milhões. Depois, até 2019, a cota final de R$ 8 milhões.

Até o fim do ano passado, o clube realizou reformas em três unidades desportivas, chamadas de Clubes da Comunidade (CDC's): "São Luiz II", em Artur Alvim, "Lá Vai Bola", no Jardim das Carmelitas e "Prol Leste", em Itaquera. O valor correspondeu a cerca de R$ 700 mil.

A última obra que completaria a primeira cota é a de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), em um terreno cedido pela Prefeitura. Dois problemas, porém, atrasaram a conclusão: a remoção de uma família que ocupava a área e a necessidade da retirada de algumas árvores do terreno, o que exigiu a obtenção de uma licença da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.


Segundo o MP-SP e o próprio Timão, as obras já foram iniciadas, embora o dinheiro não tenha sido todo repassado. O local está localizado no bairro Conjunto Residencial José Bonifácio.

O termo de 2011 assinado entre Corinthians, Prefeitura e Ministério Público colocou fim a um longo e antigo processo movido pelo MP-SP contra a cessão do terreno por 90 anos ao clube alvinegro (formalizada por lei em 1988), já que ele não vinha sendo utilizado para o fim definido no ato da doação: ser um estádio de futebol. Mais tarde, em 2010, quando o local foi escolhido para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, as partes chegaram a um acordo diante do compromisso firmado pelo Corinthians de investir na região.



agora tem de pagar...
Se vem cumprindo sua função social com a comunidade de Itaquera, o Corinthians se mexe para pagar em dia o financiamento da obra. A conta é alta. Toda a renda proveniente das bilheterias vai para um fundo destinado à quitação da dívida. A eliminação precoce na Libertadores foi um baque, já que a diretoria contava com o dinheiro dos ingressos.

Arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)
Custo total da Arena Corinthians já chega a R$ 
1,170 bilhão. E esse valor ainda pode aumentar... 
(Foto: Marcos Ribolli)


O GloboEsporte.com reuniu 11 tópicos - com perguntas e respostas - sobre o projeto da Arena, desde sua concepção até a operação para pagamento do financiamento. Confira:

Como era?
No projeto inicial, lançado em 2011, o Corinthians pagaria o estádio da seguinte maneira: R$ 400 milhões viriam de um financiamento do BNDES, pago dentro de um prazo de 12 anos, e outros R$ 420 milhões pelos CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento) liberados pela prefeitura de São Paulo. O blogueiro Emerson Gonçalves, do GloboEsporte.com, explicou o assunto em 2011 (clique aqui).


Tá, e aí?
O problema é que o BNDES só libera o dinheiro usando uma instituição financeira, o chamado “banco repassador”. O Corinthians demorou a encontrar esse elo de ligação e viu os custos aumentarem bastante, enquanto a obra era tocada sob a pressão da Fifa para que tudo ficasse pronto antes da Copa do Mundo. Depois de o Banco do Brasil recusar os termos do consórcio, a Caixa aceitou o acordo, mas já era tarde.
Como a Arena ainda não está pronta, o Corinthians não sabe exatamente quanto ela vai custar. Hoje, o valor chega a R$ 1.170 bilhão, mas ainda pode aumentar. 


Como ficou?
Sem esse dinheiro, o Corinthians foi obrigado a pedir outros R$ 350 milhões de empréstimo, também obtidos com a Caixa. A Arena custou mais do que se imaginava, e parte desse dinheiro foi usado para pagar os extras, como as estruturas móveis exigidas pela Fifa para aumentar a capacidade do estádio na Copa. Além disso, o clube precisou remover por conta própria alguns dutos da Petrobras que passavam exatamente por baixo do terreno em Itaquera. E não acabou: a Odebrecht, construtora responsável pela obra, colocou dinheiro próprio para que a construção fosse adiante. Claro, cobrou juros por isso, hoje calculados pelo Corinthians como algo em torno de R$ 80 milhões.

E a conta?
Como a Arena ainda não está pronta, o Corinthians não sabe exatamente quanto ela vai custar. Hoje, o valor chega a R$ 1.170 bilhão, mas ainda pode aumentar. Depende das obras nos locais inacabados e de conseguir pagar rapidamente os juros com a Odebrecht.
Todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos e propriedades da Arena está sendo reservado em um fundo para quitar a dívida


Como vai pagar?
Todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos e propriedades da Arena está sendo reservado em um fundo. O Timão calcula que já tenha mais de R$ 45 milhões. É por isso que a eliminação na Libertadores atrapalha o planejamento. O clube deixa de arrecadar com a presença de torcedores na Arena e não consegue fazer crescer como queria essa “poupança”.


E os naming rights, presidente?O Corinthians calculava que boa parte do estádio seria paga com a venda do nome dele, mas até agora não conseguiu a comercialização. O clube pede R$ 400 milhões por 20 anos de contrato. O ex-presidente Andrés Sanchez está no comando das negociações há dois anos, porém, pouco conseguiu avançar. O departamento de marketing, agora comandado pelo publicitário Marcelo Passos, foi acionado nos últimos meses para ajudar.
No fim deste ano, só com os empréstimos obtidos para construir o estádio, o Timão terá um custo de R$ 10 milhões mensais


Quando paga?A partir de julho de 2015, o Corinthians começa a usar o dinheiro do fundo para pagar ao BNDES uma parcela mensal de quase R$ 5 milhões. Já em novembro, o clube precisa acertar com a Caixa o empréstimo de R$ 350 milhões. Vai desembolsar mais uma parcela de R$ 5 milhões. Ou seja, no fim deste ano, só com os empréstimos obtidos para construir o estádio, o Timão terá um custo de R$ 10 milhões mensais.


O que são os CIDs?
Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento são títulos emitidos pela prefeitura que podem ser vendidos para captar recursos. A validade é de dez anos. Empresas interessadas compram esses papeis e debitam os valores de impostos, como o ISS (Imposto Sobre Serviços) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).


Mas por que elas fariam isso?
Os CIDs, geralmente, são comercializados com deságio, um desconto de cerca de 10%. É aí que as corporações ganham na troca por impostos. Por exemplo: um papel que vale R$ 50 mil é comprado por R$ 40 mil. No entanto, na hora de descontar os impostos na prefeitura, ele volta a valer R$ 50 mil. Portanto, o Corinthians dificilmente vai conseguir arrecadar os R$ 420 milhões liberados como incentivo pela prefeitura. Só com a boa vontade de empresários os certificados serão vendidos pelo valor real.


Andrés Sanchez e Gilberto Kassab, Arena Corinthians (Foto: Ricardo Taves)Ex-prefeito Gilberto Kassab e Andrés Sanchez, que ainda busca vender naming rights  (Foto: Ricardo Taves)


Como está a venda dos CIDs?
Em fevereiro, logo após a eleição de Roberto de Andrade para a presidência, o Corinthians divulgou uma nota oficial cobrando que a Prefeitura de São Paulo liberasse rapidamente os certificados, alegando que a dívida apenas com juros havia chegado a R$ 80 milhões. O prefeito Fernando Haddad rebateu garantindo que os certificados foram liberados, mas o clube não conseguiu vendê-los em virtude de uma ação movida pelo Ministério Público que aponta irregularidades no acordo. Até agora, o Timão só vendeu duas cotas de R$ 50 mil cada à Odebrecht, responsável pela construção da Arena.


O que é a ação do Ministério Público?O promotor Marcelo Camargo Milani moveu uma ação contra o ex-prefeito Gilberto Kassab por improbidade administrativa, por conta da isenção do pagamento de ISS na obra e pelo incentivo dado com a liberação dos CIDs. O Corinthians, a construtora Odebrecht, a Arena Fundo de Investimento Imobiliário e a BRL Trust (distribuidora de títulos e valores mobiliários) também fazem parte do processo. O promotor solicita uma multa de R$ 1,74 bilhão pelas irregularidades.


Reportagem de Carlos Augusto Ferrari, Diego Ribeiro, Leonardo Lourenço, Marcelo Braga e Yan Resende. 


FONTE:
http://glo.bo/1JSMiV8?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar