domingo, 8 de fevereiro de 2015

Sob pedidos de permanência, Moreno despista sobre saída: "Feliz pelo jogo"

Em negociação para o futebol chinês, centroavante saiu do banco para dar a vitória ao Tricolor sobre o Avenida


Por
Santa Cruz do Sul, RS



Envolvido em uma negociação rumo ao futebol chinês, onde voltaria a atuar ao lado de Barcos, no Changchun Yatai, Marcelo Moreno tratou de deixar um gostinho de saudades à torcida gremista. Às vésperas de uma provável transferência, foi decisivo. O boliviano deixou o banco de reservas para salvar o Grêmio na vitória por 3 a 1 sobre o Avenida, neste domingo, pela 3ª rodada do Gauchão. Participou do segundo gol, ao dividir com Carlos Alberto, que anotou contra, e balançou as redes ao marcar o terceiro. Teve boa atuação e deixou o campo aos gritos de "fica" por parte da torcida (veja os gols no vídeo acima).


saiba mais

Diante do desempenho, o jogador minimizou as negociações, em contato com a imprensa após a partida. Admitiu uma "sondagem", mas preferiu celebrar a vitória conquistada fora de casa, no Estádio dos Eucaliptos.

- Eu estou feliz pelo jogo, pela vitória. O time estava precisando. Isso é o mais importante. Acho que a diretoria vai ver isso com calma, existe sondagem. Temos que pensar no Grêmio, que está passando por um momento difícil. Vamos pensar se realmente vale a pena escutar as propostas que tem. Vamos esperar - disse o jogador.

A vitória leva ao Grêmio à liderança do Gauchão, com seis pontos em nove jogos, numa boa recuperação após a derrota com mau futebol na última quarta, diante do Aimoré. O Avenida ainda não pontuou, é lanterna. A quarta rodada reserva ao Tricolor duelo na Arena, contra o Brasil de Pelotas, a partir das 19h30. 

Marcelo Moreno comemora gol contra o Avenida (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Marcelo Moreno comemora gol contra o 
Avenida (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG


FONTE:

Felipão critica jornalistas e defende Luan após expulsão: "Nem falta fez"

De acordo com Scolari, jornalistas criaram imagem negativa do camisa 7, que recebeu cartão vermelho na vitória gremista por 3 a 1 neste domingo, diante do Avenida


Por
Santa Cruz do Sul, RS



A boa atuação de seus comandados na vitória por 3 a 1 sobre o Avenida, neste domingo, pela terceira rodada do Gauchão, não evitou que Luiz Felipe Scolari disparasse críticas após a partida, ainda no Estádio dos Eucaliptos. A manifestação do treinador, porém, não tem a ver com o desempenho da equipe dentro de campo. Encontra destino nas "opiniões" emitidas pela imprensa gaúcha na última semana. Em especial em relação com o meia Luan, expulso por entrada dura no zagueiro Victor Hugo, com 17 segundos jogados na segunda etapa (veja no vídeo acima).

Contundente, Felipão nega que o camisa 7 sequer tenha cometido falta no lance que originou o cartão vermelho e afirma que a penalidade só foi aplicada pelo árbitro Diego Real devido à imagem negativa criada pela imprensa sobre Luan nas últimas semanas.

- Está na hora de as pessoas começarem a parar de emitir opiniões em jornal ou TV. O Luan nem falta fez. Esses comentaristas, essas pessoas que se dedicam a fazer com que esse atleta seja idealizado como mau caráter fazem influenciar a expulsão do Luan - disse o treinador, em entrevista coletiva.


Felipão comanda time contra o Avenida (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Felipão comanda time contra o Avenida 
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)


Amarelado nas duas primeiras partidas pelo Gauchão, Luan entrou em campo pendurado neste domingo. As críticas por parte da imprensa surgiram por seu comportamento na derrota por 2 a 1 para o Aimoré, na última quarta-feira, no Estádio Cristo Rei. Aparentando nervosismo, O meia de 21 anos discutiu com os adversários e chegou a empurrar um dos rivais ao ser obstruído em cobrança de falta.

Satisfeito com a vitória neste domingo, Scolari ainda pediu calma à equipe, que ainda se adapta às perdas que sofreu com as saídas de atletas importantes em 2014, como Zé Roberto, Dudu e Barcos.

- O nosso sistema ainda não é o mesmo. A equipe terminou com o Zé Roberto, não tem mais o Zé. Terminou com o Barcos, não tem o Barcos. Não tem o Dudu, o Pará. São sete. Precisamos ter um pouco de calma porque não se reconstrói uma equipe de uma dia para o outro - disse o treinador.

O Grêmio ocupa a liderança momentânea do Campeonato Gaúcho, com seis pontos conquistados após três partidas. O Tricolor volta a campo na próxima quarta, quando enfrenta o Brasil de Pelotas, às 19h30, na Arena, pela 4ª rodada do Gauchão.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


saiba mais

Perto da China, Moreno salva Grêmio em vitória dura, e torcida pede: "Fica!"


Centroavante começa no banco devido à negociação em andamento, atrapalha rival em gol contra e marca outro; Avenida luta bastante, mas segue sem pontuar


Por
Santa Cruz do Sul, RS

 

Os moldes da negociação são quase idênticos. Até o destino é o mesmo. Rumo ao futebol chinês, Marcelo Moreno repetiu os passos de Barcos também em campo. No seu provável último jogo antes de deixar o Grêmio, o boliviano saiu do banco de reservas para se decisivo na suada vitória sobre o Avenida, pela terceira rodada do Gauchão: 3 a 1, com direito a pedido de permanência por parte da torcida, que já havia visto o argentino se despedir no sábado passado com dois tentos sobre o União Frederiquense, na Arena.


saiba mais

Moreno nem precisaria ter anotado no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. No lance que desempatou o placar, estava colado a Carlos Alberto, que empurrou para as redes de seu próprio time, após cruzamento de Galhardo. Logo depois, no entanto, fez o serviço completo, em cabeceio fatal. Antes, Douglas havia anotado o 1 a 0 em pênalti sofrido por Lincoln. O empate do Avenida foi de Paulinho, já no segundo tempo, quando as duas equipes tinham dez jogadores. Foi um jogo típico de Gauchão. Não faltaram lances ríspidos e houve uma expulsão para cada lado, uma delas de Luan.

A vitória leva ao Grêmio à liderança do Gauchão, com seis pontos em nove jogos, numa boa recuperação após a derrota com mau futebol na última quarta, diante do Aimoré. O Avenida ainda não pontuou, é lanterna. A quarta rodada reserva ao Tricolor duelo na Arena, contra o Brasil de Pelotas, a partir das 19h30. Às 20h30 do mesmo dia, o Periquito visita o Lajeadense.

Marcelo Moreno comemora gol contra o Avenida (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Marcelo Moreno comemora gol contra o 
Avenida (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)


Meias do Grêmio funcionam no 1º tempo

O jogo começou com todos os olhares voltados para o… banco de reservas. Lá estava Marcelo Moreno, desfalque de última hora devido a uma negociação avançada com o futebol chinês para ser colega de Barcos no Changchun Yatai. A atenção para o reservado também se justifica pelo início ruim da partida. De emoção mesmo só uma trombada de Marcelo Grohe com Paulinho, que quase custou sua sequência no jogo, aos 15 minutos.

Aos poucos, no entanto, o trio de habilidosos meias de Felipão começou a se soltar. O Avenida não entrava na área gremista e ameaçava apenas com chutes da intermediária. Douglas fez exatamente o contrário. Aos 29 minutos, o meia honrou a camisa 10 e, numa enfiada certeira, deixou Lincoln na cara do gol. A joia de 16 acabou derrubada por Altair, que no minuto anterior havia trocado empurrões com o próprio companheiro Escobar. Luan iria efetuar a cobrança, mas Felipão berrou, avisando que a função cabia a Douglas: 1 a 0.

A abertura do placar foi a senha para o Grêmio dominar a partida de vez. Superioridade acentuada com a expulsão de Altair. O zagueiro gordinho do Avenida fez falta dura em Júnior, lateral-esquerdo de segura atuação, e levou cartão vermelho de Diego Real. Marcelo Oliveira e Luan tiveram chances claras para ampliar. Só não foi possível dominar o calor, a ponto de haver duas paradas para hidratação dos jogadores.


Expulsão, empate e... Moreno


O intervalo seria para acalmar os efeitos do sol e os ânimos. Não para Luan. No primeiro minuto de segundo tempo, entrou de sola em Victor Hugo e foi expulso. O Avenida, que contava com Juninho Tardelli, irmão do ex-atleticano Diego Tardelli, passou a atacar. Grohe fez milagre em chute do próprio Juninho aos quatro. Três minutos depois, Rhodolfo tirou sobre a linha de cabeça, após escanteio. Aos 14, o empate, que surgiu em bela jogada coletiva do Avenida, completada por Paulinho na pequena área.

E quem esperava que Moreno sequer entrasse se enganou. Aos 17, o boliviano e Everton ingressaram nas vagas de Douglas e Everaldo, centroavante de apagada atuação. No minuto seguinte, a dupla funcionou. Everton deixou Moreno na cara do gol, mas Villa fez defesa arrojada no chão, tanto que esfolou o joelho, que chegou a sangrar. Aos 21, de novo Everton. O jovem aplicou drible espetacular sobre a linha lateral e acionou Galhardo, que deixou Moreno livre para marcar na pequena área. O camisa 18, todavia, isolou.

Na terceira chance, aos 34, Moreno não perdoou. Ou melhor, atrapalhou. Pressionou o defensor Carlos Alberto, que colocou cruzamento de Galhardo na redes do seu Avenida. Para não deixar dúvidas, logo depois, o centroavante fez jus a sua posição e marcou o terceiro num belo salto, seguido de cabeçada mortal. Ouviu pedidos de "fica, fica" da torcida. Será que fica? Para isso, terá que mudar o roteiro. Até então, muito semelhante ao de Barcos.



FONTE:
http://glo.bo/1EQCkE5

Corintianos quebram cadeiras e picham banheiro da arena do Verdão

Clássico deste domingo termina com setor visitante danificado pelos alvinegros


Por
São Paulo



O setor visitante da arena do Palmeiras foi danificado pelos torcedores do Corinthians que assistiram à vitória do Timão por 1 a 0 sobre o Verdão, neste domingo. Ainda não há um número exato, mas diversas cadeiras e suportes foram quebrados. Além disso, banheiros foram pichados com provocações aos palmeirenses, com referências a brigas anteriores entre torcidas organizadas. Antes do jogo, a principal facção corintiana chegou a divulgar que não só não destruiria o patrimônio do rival como ainda ajudaria na limpeza do setor. 


saiba mais


A tendência é que a WTorre, empresa responsável pela construção do estádio palmeirense, avalie os danos no local e divulgue ainda nesta semana quais foram os prejuízos do Verdão. 
Em julho do ano passado, torcedores alviverdes quebraram mais de 250 cadeiras em clássico realizado na Arena Corinthians. O Palmeiras se comprometeu a pagar o valor referente aos danos, mas o Timão não aceitou por "cavalheirismo". 



cadeiras quebradas, palmeiras x corinthians (Foto: Reprodução)
Cadeiras quebradas no setor reservado a 
corintianos na arena do Palmeiras 
(Foto: Reprodução)

cadeiras quebradas, palmeiras x corinthians (Foto: Reprodução)
Verdão ainda não divulgou o número de 
assentos danificados (Foto: Reprodução)


FONTE:

MPF e Receita Federal investigam Damião por ação contra o Santos

Procuradores averiguam indícios de crime de falsidade ideológica por declaração de pobreza assinada pelo jogador; fisco avalia possibilidade de sonegação de tributos


Por
São Paulo

 
Cruzeiro x Shakhtar Amistoso Leandro Damião (Foto: Adalberto Marques / Agência Estado)Jogador atua hoje no Cruzeiro, emprestado pelo Santos (Foto: Adalberto Marques / Agência Estado)


O Ministério Público Federal de Santos pediu cópias do processo que o atacante Leandro Damião move contra o Santos à 4ª Vara do Trabalho da cidade, onde a ação foi distribuída. O órgão abriu procedimento para averiguar indícios de crime de falsidade ideológica supostamente cometido pelo atacante, que se declarou pobre para sensibilizar o juiz responsável pelo caso – isso apesar de ele ter o maior contrato com o clube, de R$ 650 mil mensais.

O procedimento está na mesa do procurador Roberto Farah Torres, que aguarda o recebimento dos documentos pedidos.

Além do MPF, a Receita Federal também demonstrou interesse no conteúdo do processo. A delegacia de Santos requereu cópias para averiguar possível sonegação de tributos – o jogador recebe metade de seus pagamentos sob o rótulo de direitos de imagem, pratica comum no futebol brasileiro, onde a incidência de impostos é bem menor do que no valor registrado em carteira.

Na ação trabalhista, Damião, hoje emprestado ao Cruzeiro, pede a rescisão de seu contrato alegando não ter recebido os salários relativos a outubro, novembro e dezembro, além de outros benefícios. O primeiro pedido de liminar do jogador foi negado pelo juiz Ítalo Menezes de Castro, que ainda condenou o atleta a indenizar o Santos em cerca de R$ 100 mil ao considerá-lo litigante de má fé por se declarar pobre.

A repercussão do documento, revelado pelo GloboEsporte.com, e suas consequências fizeram com que Damião trocasse sua equipe de advogados – os profissionais que cuidam da carreira do jogador avaliaram que a estratégia causou danos à imagem do centroavante.

O crime de falsidade ideológica é previsto no artigo 299 do Código Penal, que fala em “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”. A pena é de um a três anos de reclusão, além de multa, em caso de documento particular.

A reportagem tentou com contato com o procurador Roberto Farah Torres, mas ele não foi encontrado. A delegacia da Receita Federal de Santos enviou a seguinte resposta, através da assessoria de imprensa:

- A Delegacia da Receita Federal em Santos esclarece que cabe à Receita Federal do Brasil, dentro de suas competências e atribuições legais, atuar no sentido de verificar a ocorrência de situações que envolvam potencial crédito tributário administrado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB, de qualquer contribuinte, seja Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, adotando as medidas necessárias e suficientes para resguardar os interesses da Fazenda Pública. No entanto, como decorrência da obrigatoriedade de resguardar o sigilo fiscal dos contribuintes, não pode publicamente manifestar-se sobre situações concretas que digam respeito a um determinado contribuinte.

Em nota, os advogados de Leandro Damião rotularam as informações divulgadas na mídia de sensacionalistas e afirmam que elas têm como objetivo "intimidar o atleta a não prosseguir na busca judicial da tutela à rescisão do contrato de trabalho por culpa do empregador".

O comunicado também expressa surpresa com o "inusitado interesse dos referidos agentes públicos, enquanto que o próprio Juiz que julgará a causa indeferiu o pedido do clube empregador para que fossem remetidas cópias do processo ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal".

Em contato com o GloboEsporte.com, o advogado Henrique Leites afirmou que não há perspectiva de acordo para encerrar o processo. Ele, que assumiu recentemente a defesa do atacante e faz parte do escritório Nunes Fagundes Advogados Associados, que assina a nota, admitiu ainda não ter tido acesso aos autos.


FONTE:

Em jogo morno, Santos passa pelo RB Brasil e segue invicto no Paulista

CAMPEONATO PAULISTA - 2015
PRIMEIRA FASE - 3ª RODADA              


Peixe não consegue jogar bem, mas o suficiente para vencer o adversário do interior por 2 a 1, com gols de Fabiano Eller (contra) e Ricardo Oliveira           


       A CRÔNICA



por Bruno Giufrida


Em noite pouco inspirada, o Santos venceu o RB Brasil por 2 a 1 neste domingo, no estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Apesar de não jogar bem, o Peixe fez o suficiente para superar o adversário, que também não mostrou bom futebol. Os santistas seguem invictos no estadual, com um empate e duas vitórias.


saiba mais

Se o RB Brasil pensava em apenas marcar e buscar contra-ataques, teve sua estratégia atrapalhada pelo gol contra marcado por Fabiano Eller logo no início do jogo. Edmílson marcou para os visitantes no fim da primeira etapa, mas em seguida Ricardo Oliveira, após pênalti duvidoso em cima de Thiago Ribeiro, colocou o Santos à frente do placar novamente.

Com o resultado positivo, a equipe comandada por Enderson Moreira segue na liderança do grupo 4 do Paulistão, com sete pontos conquistados. O RB Brasil também se manteve no terceiro lugar do grupo 1, com quatro pontos. O Santos entra em campo novamente na próxima quarta-feira, no primeiro clássico do ano, contra o São Paulo, às 22h, na Vila Belmiro. Já o RB Brasil visita o Bragantino, no mesmo dia, mas às 19h30.


O jogo

Apesar de Fabiano Eller marcar gol contra ainda no primeiro minuto, o Peixe não conseguiu ser tão efetivo no ataque durante a etapa inicial: até criou chances, mas falhou na hora da finalização. O time do interior não foi efetivo nos contra-ataques e só empatou a partida aos 44, com Edmílson. Quando todos pensavam que não havia tempo para mais nada, o Alvinegro voltou à frente do placar com Ricardo Oliveira, após Thiago Ribeiro ser derrubado por Juninho e o árbitro Rodrigo Guarizo do Amaral marcar pênalti duvidoso.

Ricardo Oliveira Santos x Red Bull Brasil (Foto: Celio Messias / Agência O Globo)
Ricardo Oliveira comemora segundo gol do 
Santos diante do RB Brasil (Foto: Celio 
Messias / Agência O Globo)
 
A qualidade do segundo tempo diminuiu ainda mais. Se nos 45 minutos iniciais os três gols ajudaram a melhorar o jogo, depois do intervalo as redes não balançaram. O Santos manteve o ritmo devagar para se manter à frente no placar e conseguiu resistir à fraca pressão do RB Brasil. Agora, a equipe comandada por Enderson Moreira se prepara para o clássico contra o São Paulo, enquanto o time do interior pensa no jogo contra o Bragantino, ambos na quarta-feira.


+ EXPANDIR A CRÔNICA COMPLETA


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/paulista-2015/08-02-2015/santos-red-bull-brasil.html

Oswaldo defende Vitor Hugo e explica Dudu fora: "Sei o que estou fazendo"

Técnico afirma que opção por deixar o atacante no banco foi uma questão física, diz que Palmeiras foi melhor no jogo e que impediu pedido de desculpas do zagueiro


Por
São Paulo

 
O técnico Oswaldo de Oliveira se incomodou com os questionamentos sobre sua decisão de deixar Dudu no banco e escalar Maikon Leite no clássico vencido por 1 a 0 pelo Corinthians (veja os melhores momentos no vídeo abaixo). Segundo ele, o atacante jogou 90 minutos na última quinta-feira – derrota também por 1 a 0 para a Ponte Preta – e não teria condições de apresentar um bom rendimento se fosse titular.


– Se não coloco o jogador, tenho motivos. Estamos fazendo avaliações científica e visual. Vejo todos os dias o jogador treinar. Respeitem minha opinião, sei o que estou fazendo. O Dudu vai melhorar e terá toda condição de ser titular do Palmeiras. No momento, ainda não tem, assim como o Alan Patrick e o Rafael Marques, e assim como futuramente o Arouca e o Cleiton Xavier não terão – afirmou Oswaldo em entrevista coletiva.

O treinador também defendeu o zagueiro Vitor Hugo, que errou no gol marcado por Danilo. Oswaldo impediu que ele se desculpasse com o grupo no vestiário. Veja a íntegra da entrevista:


saiba mais

VITOR HUGO
– Ele tentou se desculpar com o grupo, mas eu interferi. O erro acontece, todos estamos passíveis ao erro. Ele ficou muito abatido porque fazia uma partida muito boa. O Palmeiras foi melhor o tempo todo, só se abateu no gol, era normal num time sem entrosamento e confiança. O fato do gol inesperado decidiu o jogo.


PACIÊNCIA
– Não vou ficar me esvaindo em explicações, vou seguir fazendo o que tenho de fazer. Peço que o torcedor entenda e, se possível, esqueça um pouquinho a emoção para que as coisas possam se encaixar. Nesse momento pode haver interferência que pode atrapalhar, sim.


EXEMPLO JAPONÊS
– Tive muito sucesso no Japão porque trabalhei com jogadores disciplinados e obedientes, era muito mais fácil fazê-los aprender. A formação do jogador aqui no Brasil é muito superior. Era comum, no Japão, os jogadores chegarem aos clubes com 22 ou 23 anos, mas a preparação como pessoa era muito melhor, isso é da formação do japonês. É muito mais fácil trabalhar com um cara que recebe com muito mais interesse o que você tem para passar. A nossa formação é muito diferente e tem o interesse mais individual, como aconteceu no caso do Dudu. Você vê que o cara não está preparado e é obrigado a escalar porque se o time perde, você perde o emprego.
No Brasil, a formação tem um interesse mais individual, como aconteceu no caso do Dudu. Você vê que o cara não está preparado e é obrigado a escalar porque se o time perde, você perde o emprego
Oswaldo de Oliveira


PRESSÃO
– Essa é a fase mais difícil. Fico triste quando perdemos, tento me animar, mas é claro que isso acaba dificultando o trabalho. Jogador é suficientemente profissional para saber que temos de dar a volta por cima na quarta-feira (o Palmeiras enfrentará o Rio Claro em seu estádio).


MONTAGEM DO TIME
– Temos de trabalhar, independentemente do que estiver acontecendo, não posso me abalar nem mudar meu planejamento. Só faremos um time forte e coeso com todos esses jogadores, que formam, hoje, um dos melhores, senão o melhor elenco do Brasil, com trabalho para que possam formam um conjunto ideal.


11 CONTRA 10
– A equipe tem que aprender a jogar com um a menos e um a mais. Quando sabemos que vamos ter a bola nos pés e o adversário vai montar uma barreira, o que fazer? Abrir o jogo, fazer a bola girar para deslocar a defesa e os espaços aparecerem. Isso exige trabalho, compreensão, os jogadores ainda não me conhecem. Fiz um ou dois treinos levando isso em conta.


GABRIEL JESUS
– Ele provavelmente não será inscrito. Gosto muito dele, vem treinando muito bem, vejo muita ambição no garoto, mas, infelizmente, com esse limite de 28 inscrições, dificilmente vou poder inscrevê-lo.


Palmeiras x Corinthians Osvaldo de oliveira (Foto: Marcos Ribolli)
Oswaldo de Oliveira se exalta ao passar orientações 
aos jogadores no clássico contra o Corinthians 
(Foto: Marcos Ribolli)


FONTE:

Tite elogia entrega do Timão e brinca com Danilo: "Ganhou um docinho"

Técnico ressalta esforço na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, na casa do rival, principalmente após expulsão de Cássio: "O desgaste foi muito grande"


Por
São Paulo



O técnico Tite não costuma individualizar a análise dos jogos do Corinthians. Nem nas derrotas, muito menos nas vitórias. Após o valioso 1 a 0 sobre o Palmeiras, neste domingo, na arena do rival, pela terceira rodada do Paulistão, o comandante elogiou a entrega da equipe - principalmente após a expulsão do goleiro Cássio, no início do segundo tempo. Nem mesmo o autor do gol, Danilo, destaque da partida, fez Tite mudar sua posição. Convidado a analisar com mais detalhes a atuação do meia, o treinador brincou:


saiba mais

 - Não retiro a observação da importância de Danilo, mas a ação que determinou a vitória foi a marcação pressão alta e o gesto agressivo do Petros. Depois ficou mais fácil para ele (Danilo). Merece todos os elogios, mas ganhou um docinho naquela ali - afirmou o técnico.

Além do resultado, o que deixou Tite mais satisfeito foi o padrão tático mantido pelo Corinthians, mesmo sem seis jogadores titulares - Fagner, Felipe, Elias, Renato Augusto e Emerson Sheik foram poupados, enquanto Jadson ficou apenas no banco de reservas.

- O maior orgulho que tenho hoje é saber que os atletas entraram e produziram o que normalmente produzem num treinamento, mesmo não tendo o ritmo de uma sequência de jogos. Quando você tem ritmo forte no treinamento, transpõe isso para o jogo. Tivemos oportunidades para ter a consistência da vitória. Poderia ter tomado um gol? Poderia. Mas poderia ter feito mais pelas oportunidades que surgiram - analisou Tite.

O técnico comentou a expulsão de Cássio e outros aspectos do jogo. O foco, agora, é na partida de quarta-feira contra o Once Caldas, pela primeira fase da Taça Libertadores - o Corinthians venceu o jogo de ida por 4 a 0 e pode perder até por três na volta (ou mesmo por quatro, desde que marque). O elenco viaja para Manizales, na Colômbia, na madrugada desta segunda-feira.


Confira abaixo os principais trechos da coletiva de Tite:

Análise do jogo
- Jogo elétrico, pois o Palmeiras tem uma característica de velocidade. O maior orgulho que tenho hoje é saber que os atletas entraram e produziram o que normalmente produzem num treinamento, mesmo não tendo o ritmo de uma sequência de jogos. Quando você tem ritmo forte no treinamento, transpõe isso para o jogo. Tivemos oportunidades para ter a consistência da vitória. Poderia ter tomado um gol? Poderia. Mas poderia ter feito mais pelas oportunidades que surgiram. 


Possíveis saídas de jogadores
- A grande virtude que o Corinthians tem é a estrutura diretiva. Há todo um departamento que busca todas as possibilidades de atletas para o Corinthians. Por vezes, essa roda anda independentemente do técnico. Quero dois jogadores de bom nível em cada função. Só assim a equipe mantém desempenho e briga por títulos. 


Relação com Petros
- O Petros já tinha se manifestado, tínhamos conversado. No jogo contra o Bayer Leverkusen, todos entraram. Sabe quem não entrou? Jadson. Sabe o que ele fez? Treinou. E depois? Pediu para treinar mais. Falei a Petros: compete de forma leal e busca seu espaço jogando.


Chegada de Vagner Love
- Lá dentro do campo é que vai mostrar, queremos dois bons jogadores por posição. O Guerrero tem uma série de jogos pela seleção. Tem de ter reposição. Temos de trazer jogadores importantes para essas funções.


Entrosamento do time
- Em todos os trabalhos táticos, desde o primeiro dia, o jogador trabalha na função que pode exercer no jogo. Tu treinas tomada de decisão. Isso é cabeça. O timing de fazer perguntas, comentários, é a mesma coisa do atleta. A hora de encurtar, marcar, dar o bote, o lançamento. Isso apressou o processo de entrosamento, não só dos atletas, mas também daquela equipe que pode ser chamada para jogar.


Expulsão de Cássio
- O vestiário ferve, a cabeça fica a milhão. Conversei com o Cássio, ele olhou e disse: “Eu não vi a bola. Dou minha palavra”. Independentemente disso, quando toma cartão você apressa mais os movimentos para não dar a interpretação de que está desafiando o árbitro. O Cássio não viu a bola.


FONTE:

Danilo marca, e Corinthians vence clássico na nova casa do Palmeiras

CAMPEONATO PAULISTA - 2015
PRIMEIRA FASE - 3ª RODADA

Meia se aproveita de erro do zagueiro Vitor Hugo na saída de bola e garante vitória do Timão, que teve goleiro Cássio expulso no segundo tempo


 A CRÔNICA


por Alexandre Lozetti


Danilo estava ali na área, como quem não quer nada. Mas Danilo sempre quer alguma coisa. Os incontáveis títulos e gols importantes provam: ele sabe onde e quando deve estar. Nem é o centroavante do time, mas se preparou para o que poderia acontecer: o erro de Vitor Hugo no recuo para Fernando Prass, a esperteza de Petros, o toque pro meio... E um carrinho de sorriso aberto para decretar a vitória do Corinthians por 1 a 0 no primeiro clássico na nova casa do Palmeiras. Uma vitória, portanto, especial.

Palmeiras x Corinthians Gol Danilo (Foto: Marcos Ribolli)
Danilo comemora com os companheiros o gol da
vitória do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)


O Palmeiras entrou em campo com sete dos 19 reforços contratados, mas sem o mais esperado deles. Dudu, cobiçado por Corinthians e São Paulo, havia prometido tirar o chapéu se fizesse um gol nos rivais. Teve só 45 minutos para tentar, pois entrou no intervalo no lugar de Maikon Leite. Uma decisão difícil de ser explicada pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

A equipe ficou melhor com o atacante, mas o Verdão ainda vive aquela fase de primeira semana de escola, onde se aprende os nomes dos novos amiguinhos, o que eles gostam de fazer, como gostam de receber a bola, etc.

Já o Corinthians voltou a mostrar maturidade. Assim como havia acontecido no meio de semana, contra o Once Caldas, ficou com um jogador a menos e não sofreu gols. Cássio foi expulso no início do segundo tempo por fazer cera. Ele argumentou ao árbitro Raphael Claus não ter visto a bola ser jogada pelo gandula, por isso saiu para buscar outra.

Como já havia recebido cartão amarelo pelo mesmo motivo, viu do vestiário o substituto Walter garantir a vitória ao defender com o pé esquerdo o chute do lateral-direito Lucas.


saiba mais

Mesmo recheado de reservas como Edilson, Bruno Henrique, Petros, Danilo e Mendoza, o Timão foi consciente o tempo todo. Organizado e no mesmo modelo tático de quando jogam os titulares. Esses voltarão – exceto os suspensos Fábio Santos e Guerrero – na quarta-feira, contra o Once Caldas, que precisa de uma milagrosa vitória por cinco gols de diferença para tirar o Corinthians da fase de grupos da Libertadores.

Allione, destaque alviverde das primeiras rodadas, fez só uma boa jogada, a primeira da partida, que quase terminou em conclusão precisa de Leandro Pereira. A trave também se destacou no dérbi. Uma impediu gol de Bruno Henrique, a outra parou cabeçada de Vitor Hugo. O zagueiro, aliás, teve quatro chances pelo alto para se redimir da bobagem no gol. Não conseguiu. A última foi quase aos 51 minutos do segundo tempo. A pressão não foi forte suficiente contra o Corinthians, que teve o bravo Danilo até o fim comandando o meio.

Na próxima quarta-feira, o Palmeiras receberá o Rio Claro, novamente em seu estádio. Talvez já mais entrosado e ainda à espera das estreias de Arouca, Cleiton Xavier e do retorno de Valdivia.

Osvaldo de oliveira Palmeiras x corinthians (Foto: Marcos Ribolli)
Técnicos Tite e Oswaldo de Oliveira orientam 
seus jogadores no clássico, na arena 
(Foto: Marcos Ribolli)

 


FONTE:
 

Com trio inspirado, Barcelona goleia Athletic e fica só a um ponto do Real

Messi, Suárez e Neymar marcam nos 5 a 2 em San Mamés. Uruguaio quebra jejum de quase um mês, e brasileiro perde chances preciosas por displicência na etapa final


Por
Bilbao, Espanha

 
saiba mais

O Barcelona teve a sua rodada perfeita no Campeonato Espanhol. Depois de o Real Madrid ser goleado no clássico contra o Atlético, os catalães fizeram a sua parte e também atropelaram o Athletic Bilbao, por 5 a 2, neste domingo, no San Mamés. A noite (mais uma) de gala do trio Lionel Messi-Neymar-Luis Suárez levou o time ao que se pode chamar de empate técnico na briga pela liderança após 22 rodadas.

A diferença é de um ponto pró-Real, que na quarta comemorava a vantagem de quatro pontos após derrotar o Sevilla, em jogo adiado pela disputa do Mundial de Clubes. Para apimentar um fim de campeonato já empolgante, o Atlético de Madrid aparece em terceiro, com 50 pontos, destinado a defender o seu título conquistado na última temporada até o limite. O roteiro promete mais dois jogões, com Barça x Real na 28ª rodada e Atlético x Barça na 37ª - ou penúltima rodada.


Luis Suárez gol, Athletic Bilbao x Barcelona (Foto: EFE)
Luis Suárez comemora o seu gol com 
Lionel Messi (Foto: EFE)


O Athletic Bilbao, antes um incômodo para os grandes, faz péssima campanha. É o 13º, com 23 pontos, e deverá focar seus esforços na Copa do Rei. Os bascos fazem uma das semifinais contra o Espanyol a partir da próxima quarta-feira e, se avançarem, podem encarar justamente o Barça na decisão - os catalães enfrentarão o Villarreal.

Neymar, Athletic Bilbao x Barcelona (Foto: Reuters)Neymar fez o seu, mas perdeu gols "bobos" (Reuters)


Neymar, Suárez e Messi passaram a jugar juntos em outubro, mas um desavisado poderia imaginar que se trata de uma união de década. A verdade é que não há defesa que não possa sofrer quando o trio está inspirado. No San Mamés, o Athletic ainda facilitou a tarefa do Barcelona ao se mandar para o ataque em determinados momentos do jogo, deixando a retaguarda exposta. Um presente para o Barcelona.

O argentino foi o responsável por abrir o placar, em cobrança de falta, aos 15 minutos, com direito a desvio amigo na barreira. Em seguida, aos 26, o camisa 10 serviu o uruguaio em contra-ataque: 2 a 0. Suárez quebrava ali um jejum de quase um mês (29 dias) sem marcar na liga. E já poderia ter o feito antes, mas Iraizoz buscou uma cabeçada de forma milagrosa.

O Athletic também causava certo temor na defesa do Barça. Bravo não estava em noite segura, espalmava bolas fáceis, como na do lance do gol de Mikel Rico, no segundo tempo. O lance abriu uma sequência de quatro gols em seis minutos. Marcaram, na ordem, De Marcos (contra, após desvio de Messi), Neymar (passe de Messi) e Aduriz. Poderia ter sido ainda mais, mas Neymar desperdiçou chances preciosas por pura displicência. No fim, com o Bilbao totalmente entregue e com um a menos (Etxeita foi expulso), Pedro transformou a vitória em goleada.



FONTE:
http://glo.bo/1EQJOqX

Pouco inspirado, Cruzeiro tropeça em casa e fica no empate com a Caldense

CAMPEONATO MINEIRO - 2015 
PRIMEIRA FASE - 2ª RODADA     

  
Equipe celeste mostra falta de entrosamento por estar se reconstruindo, após perder metade do time titular, e tropeça na primeira partida no Mineirão



 A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni


Cruzeiro e Caldense maltrataram a bola, fizeram um jogo muito fraco no Mineirão e empataram por 1 a 1, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro, neste domingo. O time celeste, atual campeão brasileiro, deu sinais claros de que está desentrosado e sentindo falta de peças como Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Lucas Silva, negociados em janeiro. Errou muitos passes, foi lento e sem inspiração durante quase todo o jogo. A Caldense cumpriu o objetivo traçado. Jogou fechada, soube se defender e volta para o sul de Minas com um ponto na bagagem. O público pagante foi de 10.455 pessoas, com renda de R$ 332.580,00.


saiba mais

Os gols saíram no segundo tempo. Willian marcou para o Cruzeiro no primeiro minuto da segunda etapa, mas o empate veio cinco minutos depois com o atacante Luiz Eduardo. O resultado deixa os dois times com quatro pontos na tabela de classificação. Pelos critérios de desempate, a Caldense é a vice-líder, e o Cruzeiro, o terceiro colocado.

O Cruzeiro volta a campo na próxima quarta-feira. Enfrenta o Guarani-MG, na Arena do Calçado, em Nova Serrana, às 22h (de Brasília). Um dia depois, a Caldense recebe o Tombense, no Ronaldão, em Poços de Caldas. A partida será às 19h30.

Leandro Damião disputa bola contra a Caldense (Foto: Washington Alves / Light Press)
Chuva e estado do gramado também prejudicaram 
as duas equipes (Foto: Washington 
Alves / Light Press)


Susto no início, virada no fim

O jogo teve desenho tático típico de um confronto entre um grande clube da capital e um pequeno do interior. A Caldense entrou em campo fechada, posicionando os 11 jogadores atrás da linha da bola e apostando nos contra-ataques. A tendência era que o Cruzeiro dominasse o jogo territorialmente e encurralasse o adversário. A falta de ritmo e o pouco entrosamento do time, porém, impediram a Raposa de apresentar futebol ofensivo. Aos poucos, a Caldense saiu para o jogo, já que o time da casa pouco assustava. O fato é que nem um, nem outro conseguiu produzir algo de efetivo, e o primeiro tempo foi muito ruim no Mineirão.

Cruzeiro e Caldense deixaram a falta de criatividade nos vestiários no intervalo, e o segundo tempo foi muito melhor que o primeiro. Se os lances de perigo foram raros nos primeiros 45 minutos, bastaram 90 segundos da etapa final para o placar ser aberto. Leandro Damião deu belo passe para Willian fuzilar o goleiro e fazer 1 a 0 para o Cruzeiro. A alegria azul, no entanto, durou pouco. Aos seis minutos, a Caldense empatou. Léo falhou na área, e a bola sobrou para Luiz Eduardo, que não perdoou.

A partida continuou aberta, com os dois times criando chances e incomodando os goleiros. O jogo não foi um primor de técnica, mas pelo menos saiu da morosidade em que estava, principalmente por causa da vontade mostrada por ambos os lados. Vontade, entretanto, não é suficiente para mexer no placar, e o empate permaneceu até o apito final do árbitro.





FONTE:
                                         

Sem técnico, Álvaro/Vítor leva 1º título de etapa nos braços da torcida da PB

Jogadores batem Bruno e Hevaldo e quebram escrita de 15 anos sem títulos de um paraibano em João Pessoa, quando Zé Marco conseguiu o caneco com Ricardo


Por
Direto de João Pessoa


Jogar sem a presença de um treinador no banco é complicado. Nos momentos difíceis, cabe aos próprios atletas a missão de tentar retomar o controle. Juntos desde o sub-17 com uma pausa em 2011 e a retomada da parceria no ano passado, Álvaro Filho e Vítor Felipe têm de se superar dessa maneira. Seu comandante, Ernesto Vogado, não pode atuar em competições como o Open (primeira divisão), já que não possui o nível 2 no curso de técnicos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Por isso, neste domingo, eles deram mostras de sua força ao derrotar Hevaldo e Bruno na decisão da sétima etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Os dois também não têm um comandante, mas pelo fato de treinarem em locais separados. Assim, os pessoenses quebraram uma escrita de 15 anos sem título de um atleta local na etapa, quando Zé Marco e Ricardo (baiano radicado na PB) venceram em 2000. O placar foi de 2 a 0 (21/17 e 21/18), e o jogo durou 47m23 (confira o vídeo abaixo).


O melhor jogador da decisão foi Álvaro Filho, que fez questão de dividir os louros com o parceiro. Muito sereno, ele falou que a ausência do técnico em quadra serve como uma preparação para o Circuito Mundial, seu grande objetivo no momento. Nesse torneio, eles não são liberados para ter o comandante dentro de quadra.


saiba mais

- Pelo nível, ele tem merecimento de ficar em qualquer lugar (risos). Para mim, é o técnico perfeito. Na verdade, a gente acha bom isso (a ausência dele), porque no Circuito Mundial não podemos ter técnico no banco, e acaba que isso é um treino para nós. Sempre que entramos, vamos para ganhar.

Se eu fui o melhor jogador da final, o Vítor foi o melhor do torneio. Vamos festejar agora. Realmente é um sonho ganhar na Paraíba com um paraibano ao lado com quem eu cresci. Estou realizado, não tem comparação de jogar em nenhum lugar do mundo - disse Alvinho, muito feliz com a concretização de seu sonho.

Álvaro e Vitor Felipe volei de praia (Foto: Divulgação/Voleinet)
Álvaro (de chapéu de couro) e Vítor Felipe 
aparecem com bandeira da Paraíba no 
pódio (Foto: Divulgação/Voleinet)


O técnico Ernesto avaliou a maneira como os pupilos como muito positiva e disse que, em breve, terá a liberação da CBV. Ele comentou ainda que os dois estão trilhando um caminho de glórias no cenário do voleibol de praia. Já Vítor Felipe contou que pensava em jogar na Paraíba desde a sexta etapa, em Fortaleza.

- Só vínhamos pensando nisso. O Alvinho é um parceiro de verdade e merecedor do que está acontecendo. A Paraíba merece demais isso. O vôlei de praia daqui merece aplausos. Ontem fui dormir 4h30 da manhã pela adrenalina, mas vim muito focado - falou o atleta.

Assim, eles conquistaram o primeiro título de etapa de um Open (primeira divisão) da dupla. E o sabor, certamente, foi mais especial por ser onde nasceram e foram criados, a cidade de João Pessoa. Desde o início, a torcida presente nas arquibancadas da Praia de Cabo Branco pressionou os rivais com vaias e empurrou os pessoenses com palavras de incentivo ao título. Em terceiro lugar ficaram os campeões olímpicos de Atenas 2004, Ricardo (BA) e Emanuel (PR). que bateram Pedro Solberg e Evandro (RJ) por 2 sets a 1, parciais de 21/15, 18/21 e 15/10.



O jogo

O primeiro set teve um início equilibrado. As duplas se revezavam na dianteira. Hevaldo (CE)e Bruno (AM) erravam pouco, mas tinham que superar as vaias. Aos poucos, Alvinho e Vítor abriram boa vantagem com uma sequência forte: 12 a 9. Os rivais reclamaram da arbitragem em um lance em que Vítor Felipe bloqueou, e a bola foi para fora, mas o juiz deu ponto para os paraibanos. Eles foram no embalo dos pessoenses e fecharam em 21 a 17.

Alvinho e Vítor Felipe foram dominantes contra Bruno e Hevaldo (Foto: Paulo Frank/CBV)
Alvinho e Vítor Felipe foram dominantes contra 
Bruno e Hevaldo (Foto: Paulo Frank/CBV)


No segundo, começaram com a mesma pegada. Eles impuseram seu ritmo desde o início e, mesmo com poucas falhas de Hevaldo e Bruno, conseguiam ter vantagem em fundamentos como no bloqueio. Vítor Felipe estava inspirado nesse quesito e conseguiu alguns pontos dessa maneira. A torcida não deixava a animação cair, ávida por um título da dupla local. Álvaro teve o match point, mas desperdiço forçando um ace. Mas, no lance seguinte, deu uma bonita cortada direto no chão e fechou o set em 21 a 18, o jogo em 47m23, garantindo o primeiro título de etapa da dupla, justamente em casa.

VEJA os resultados de Álvaro/Vítor na etapa:

Eliminatórias (primeira fase)
Álvaro Filho/Vítor Felipe 2 x 0 Ferramenta/Fábio Guerra - 21/13 e 21/18
Álvaro Filho/Vítor Felipe 2 x 1 Jô/Léo Vieira - 22/24, 31/29 e 15/6

Quartas de final
Álvaro Filho/Vítor Felipe 2 x 1 Luciano/Bruno Schmidt - 15/21, 22/20 e 15/11

Semifinal
Álvaro Filho/Vítor Felipe 2 x 1 Evandro/Pedro - 18/21, 21/19 e 16/14

Final
Álvaro Filho/Vítor Felipe 2 x 0 Hevaldo/Bruno - 21/17 e 21/18


FONT;
http://glo.bo/16GOz7C

Minas supera tropeço, vence rival e impõe segunda derrota ao Cruzeiro

Equipe minastenista volta a vencer após ser derrotada pelo Sesi-SP, ganha no Ginásio do Riacho do atual líder da Superliga, que se mantém na ponta


Por
Contagem, MG


vôlei, Minas x Vôlei Sul (Foto: Orlando Bento)Minas foi valente e virou o jogo diante do líder Cruzeiro em Contagem (Foto: Orlando Bento)


Líder absoluto da Superliga Masculina, o Cruzeiro sofreu sua segunda derrota na competição, neste sábado. E, para piorar, foi para o maior rival e em pleno Ginásio do Riacho. O Minas mostrou poder de reação e venceu a melhor equipe do torneio por 3 sets a 1, parciais de 33/31, 23/25, 23/25 e 20/25, recuperando-se da derrota que havia sofrido na última rodada para o Sesi-SP, em plena Arena Minas.

Com a vitória, o Minas foi aos 36 pontos, mas continua na quinta colocação da Superliga. Já o Cruzeiro, garantido como primeiro da fase de classificação, segue com 53 pontos, e agora se prepara para a disputa do Sul-Americano.

O Minas terá 14 dias para se preparar para outro confronto estadual. O Montes Claros será o adversário, na casa rival, às 19h (de Brasília). No mesmo dia, mas às 21h30, o Cruzeiro encara o Campinas, no interior paulista


O jogo

No primeiro set, logo um rali entre os rivais estaduais. Mas o Cruzeiro levou a melhor, vitória de 33 a 31. No segundo set, o Minas começou mais eficiente, ficando à frente do placar. Mas, logo, o time celeste equilibrou a partida, e as duas equipes disputaram ponto a ponto o set. Parecia que os donos da casa levariam a segunda parcial, mas o rival reagiu, virou a partida e venceu por 25 a 23.

O Cruzeiro voltou melhor no terceiro set, abriu boa vantagem, mas deixou o Minas reagir. E com o mesmo placar que venceu a segunda parcial, a equipe minastenista fechou o set no Ginásio do Riacho. No quarto set, o time da casa mais uma vez começou melhor, deu sinais de que levaria a partida para o tie-break, mas novamente foi superado no final, perdendo a última parcial por 25 a 20.


FONTE:

Com ajuda da mãe, Maria Clara/Carol vence Josi/Elize e leva 2º título na PB

Após início ruim, ex-jogadora Isabel, hoje técnica da dupla, auxilia as irmãs Salgado a vencer as rivais na decisão por 2 a 1, parciais de 21/23, 21/18 e 15/8


Por
Direto de João Pessoa


O nome Isabel dispensa apresentações no mundo do voleibol. Ex-jogadora da seleção brasileira na quadra, bronze no Pan de San Juan 1979, e com uma carreira sólida na praia, com direito a titulo mundial em Miami 1994, ela hoje se dedica às filhas Maria Clara e Carol (RJ).  Sob o comando da ex-atleta, as duas entraram em quadra neste domingo pela decisão da sétima etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia e bateram Elize Maia (ES) e Josi (SC) pelo placar de 2 a 1, parciais de 21/23, 21/18 e 15/8 em 1h05, para a alegria da mãe. Foi a quarta final das duas, que tinham dois vices e agora chegam ao segundo caneco no local.


- Não estávamos lúcidas no início do jogo, estávamos afobadas, errei muito no levantamento. Estava um horror. Acho que ela (Isabel) foi nos dando o caminho do jogo, onde sacar, o que fazer, então foi legal porque só pensamos no que precisávamos fazer e seguimos as instruções dela. Finalmente, conseguimos um título (na terceira etapa chegando na final). Foi demais. No último set, estava iluminada no bloqueio, não sei o que aconteceu, foi muito legal, começou a dar certo, encaixou tudo - disse Carol.

maria clara carol volei de praia (Foto: Divulgação/Voleinet)
Maria Clara e Carol ficam no topo do pódio, 
seguidas de Josi/Elize e Ágatha/Bárbara 
(Foto: Divulgação/Voleinet)


Sob o sol forte de João Pessoa e os olhares atentos do animado público presente nas areias da Praia do Cabo Branco, a comandante mostrou que não poupa as jogadoras da cobrança. Pelo contrário, enérgica, ela faz duras cobranças a cada falha e vibra a cada momento bom das irmãs Salgado na quadra. Se preciso, puxa a orelha das duas, que respondem a chamando de mãe durante os jogos. E elas responderam de forma. Carolina foi eleita a melhor da decisão. Maria Clara celebrou o título e também comentou do trabalho da mãe.

- Acho que estava na hora do nosso título, né? A Josi e Elize fizeram uma etapa maravilhosa, a Josi ontem deu uma lição para a gente. Sabíamos que seria dura essa final. Elas começaram muito bem, meu passe estava variando muito no início, mas conseguimos mudar. Tivemos confiança no time, no trabalho, na minha mãe. Foi a vitória da paciência e aconteceu um jogaço. A energia daqui (João Pessoa) é muito positiva, a galera torce para nós - relatou Maria Clara.

 Maria Clara Carol e Isabel no vôlei de praia (Foto: Lucas Barros/ GloboEsporte.com) 
Isabel orienta Maria Clara Carol durante a 
decisão (Foto: Lucas Barros/ 
GloboEsporte.com)


Ágatha (PR) e Bárbara Seixas (RJ) enfrentaram Naiana (CE) e Andrezza (AM) por 2 a 1, parciais de 21/17, 12/21 e 21/19 na disputa do terceiro lugar. Cada dupla campeã de uma etapa do Open, no feminino e no masculino, leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral que define o vencedor da temporada. Serão disputadas, ao todo, nove etapas. Depois de João Pessoa, o campeonato passará pelo Recife (PE), de 6 a 8 de março, e Salvador (BA), de 27 a 29 de março.

O jogo

 Maria Clara Carol e Isabel no vôlei de praia (Foto: Lucas Barros/ GloboEsporte.com)Mãe ajudou Maria Clara e Carol rumo à vitória (Foto: Lucas Barros/ GloboEsporte.com)


As cariocas Maria Clara e Carol entraram um pouco desligadas e ainda tiveram o azar de Elize ter entrado bem demais. Seu bloqueio e saque funcionaram no início, e ela e Josi abriram 6 a 1. Isabel pediu tempo e deu um puxão de orelha nas meninas. Em um determinado momento chamou Maria para uma conversa em particular. E funcionou por um instante, mas o set  era das rivais, que fecharam com Elize no bloqueio: 23 a 21.

O segundo set começou também com superioridade da capixaba e da catarinense. Até a metade da parcial, elas venciam bem, vendo as irmãs Salgado errarem bastante. Novamente, Isabel teve de orientar as meninas. E, de novo, elas ouviram a mãe. Só que, desta vez, a reação foi mais forte e elas ficaram com o segundo set: 21 a 18.

O tie-break foi onde as coisas começaram a encaixar mais rapidamente. Isabel aplaudiu as filhas na sequência de três pontos que as colocou em vantagem de 8 a 5, mas, em seguida, já voltou a cobrir a boca para orientá-las e evitar que Josi e Elize visse o que falava. Já mais Serena, ela viu Carol bloquear bem duas vezes. Na terceira, fez o ponto do título e fechou em 15 a 8.


Maria Clara e Carol começaram mal, mas melhoraram e venceram (Foto: Paulo Frank/CBV)
Maria Clara e Carol começaram mal, mas 
melhoraram e venceram (Foto: Paulo 
Frank/CBV)


VEJA resultados de Maria Clara/Carol na etapa:

Eliminatórias (primeira fase)
Maria Clara/Carol 2 x 1 Semírames/Bruna - 18/21, 22/20 e 15/10
Maria Clara/Carol 2 x 0 Josi/Elize - 21/15 e 21/16

Quartas de final
Maria Clara/Carol 2 x 1 Duda/Carol Horta - 17/21, 21/15 e 15/11

Semifinal
Maria Clara/Carol 2 x 1 Taiana/Fernanda Berti - 22/24, 21/18 e 15/7

Final
Maria Clara/Carol 2 x 1 Josi/Elize - 21/23, 21/18 e 15/8