segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Ao lado de belas, alemães assistem a pré-estreia de filme da Copa de 2014

Lançado neste segunda em Berlim, documentário traz bastidores e curiosidades da vitoriosa trajetória da Alemanha no Brasil. Seleção usará escudo da Fifa


Por
Berlim


saiba mais

A seleção alemã teve mais um dia de homenagens. Nesta segunda-feira, os jogadores se reuniram em Berlim para acompanhar a pré-estreia de "Die Mannschaft" (A Equipe, em alemão), documentário que mostra a trajetória da Alemanha na conquista da Copa do Mundo, no Brasil.

Em trajes de gala, os alemães foram acompanhados de suas belas esposas e do técnico Joachim Löw.


O evento ocorreu no Potsdamer Platz, em Berlim, e teve a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Antes da exibição, o dirigente anunciou que a Alemanha usará o símbolo da Fifa em seus uniformes, em reconhecimento ao título no Brasil, até a Copa de 2018.

Seleção Alemã cinema (Foto: Instagram)
Com a taça da Copa, jogadores da seleção alemã 
posam antes da exibição do filme "Die 
Mannschaft" (Foto: Instagram)


- Ganhar a Copa do Mundo no Brasil coroou algo que começou como um sonho de verão, quando a Alemanha sediou a Copa em 2006. O estilo ofensivo do futebol alemão é um símbolo dessa seleção e reconhecido, apreciado e respeitado em todo o mundo. 
O técnico da Alemanha, Joachim Löw, se disse honrado com o escudo da Fifa e afirmou que a motivação agora é mantê-lo por mais tempo,

- O escudo é uma grande honra, mas ao mesmo tempo o vejo como um incentivo para não o deixarmos e sair de nossas camisas.  

O documentário traz cenas de bastidores durante a vitoriosa estadia germânica no país. O filme tem imagens inéditas, como o atacante Thomas Müller trajando roupas femininas típicas da Alemanha, Schweinsteiger praticando golfe na praia, na Bahia, e brincadeira dos atletas na piscina.

Seleção Alemã cinema (Foto: Instagram)
Khedira, Götze e Kramer foram acompanhados 
das esposas para a exibição do filme 
(Foto: Instagram)

No trailer divulgado, é possível ver cenas dos jogadores descansando na concentração, cantando e dançando nos vestiários e celebrando a vitória sobre a Argentina na decisão do Mundial, por 1 a 0, no Maracanã.

O documentário ainda prova que a queda de Thomas Müller durante a cobrança de uma falta contra a Argélia foi realmente ensaiada. Na ocasião, em partida válida pelas oitavas de final, o atacante "tropeçou" e se levantou rapidamente, correndo para receber lançamento atrás da barreira. O lance, que não deu certo, foi treinado, como mostra o filme.

Seleção Alemã cinema (Foto: Instagram)
Jogadores acompanham em Berlim a pré-estreia 
de documentário sobre a trajetória alemã na 
Copa (Foto: Instagram)


FONTE:

Mancini: "Se não há combustível, você tem que convencer as pessoas a remar"

Bastidores FC

por Martín Fernandez


Vagner Mancini, Coritiba X Botafogo

Vágner Mancini hoje é um sujeito tão angustiado quanto otimista, por mais que pareça uma contradição. O técnico do Botafogo tem a difícil missão de salvar o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, apesar de todas as dificuldades que o próprio clube impõe a seu trabalho - salários atrasados, afastamento de jogadores importantes, dívidas que ameaçam até as poucas chances que ainda existem de permanência na Série A em 2015. Na manhã desta segunda-feira, Mancini falou ao blog.

Por que o Botafogo toma tantos cartões vermelhos?
Quem vive no futebol tem que ter um aspecto emocional muito forte. Quando você se depara com uma situação como essa, num clube como o o Botafogo, que não está acostumado a estar na parte debaixo da tabela, você tem que se renovar a cada dia, passar por cima das dificuldades. E alguns mostram mais dificuldades do que outros. Espero que à base de muita conversa, a gente consiga fazer com que nos últimos jogos não tenha mais esse problema, que possa vencer partidas e vencer as partidas para escapar do rebaixamento.


O afastamento dos quatro jogadores colaborou para essa situação de tensão?
Eu acredito que não. A fase mesmo, a posição na tabela é que está pesando. O fardo está todo dia mais pesado. Alguns reagem de uma forma, alguns de outra. A saída dos quatro incomodou a todo mundo na época, óbvio. Mas a gente sentou, falou sobre isso, o grupo falou sobre isso, absolveu a saída. E a gente entendeu que tinha que dar um pouco mais de cada um, até pelos quatro, que fazem parte da nossa família, eu não acredito que esse seja o ponto.


Mas quando você olha para o time em campo, ou para o banco, não sente falta desses jogadores?
Eu procuro não lamentar. A realidade tem que ser vivida intensamente. Se eu ficar apegado ao que aconteceu ao longo do tempo, vou elaborar uma grande lista de dificuldades. Eu tenho que olhar para frente, pensar nas soluções.


Como está a situação de atrasos no salários?
O que eu posso falar é que estamos com alguns meses de salários atrasados e não há perspectiva para que seja solucionado. O clube passa por uma eleição no final do mês, outras pessoas vão entrar e não sabemos... Sinceramente, estamos focados no que fazer dentro de campo para fugir do rebaixamento.


Qual é sua expectativa profissional para o ano que vem?
É uma pergunta difícil de ser respondida. Vai entrar uma nova diretoria e não quero entrar no âmbito de quem nem assumiu o clube. É um direito de quem assumir. Todo técnico quer a continuidade do trabalho, mas a gente tem que respeitar a vontade de quem entrar.


É a situação mais difícil pela qual já passou?
É. Porque não é somente ir para campo, dar treino, escalar a equipe. A gente teve que resolver uma série de situações. Diariamente nós temos que brigar contra diversas adversidades, e isso vai desgastando e tirando energia do grupo. A gente tem que fazer pequenas cirurgias ao longo do processo. Felizmente o Botafogo só está de pé por causa disso, se não a situação seria muito pior. Nesses últimos cinco jogos que faltam a gente tem que lutar muito e botar força interior de cada um para que consiga reverter o quadro.


Pode contar alguma dessas cirurgias que você teve que fazer?
É que nem um navio que está em alto mar, e você tem que ir fazendo adequações, fechando buracos para que o navio não afunde. Algumas pessoas saíram ao longo do processo, o que foi dificultando. A falta de dinheiro atrapalha. Se você não tem dinheiro para comprar combustível, você tem que remar. E convencer as pessoas a fazerem isso. Você tem que sentar, falar a verdade, fazer os jogadores entenderem que embora a gente tenha direito de reclamar dos atrasados, temos a nossa família, gente que nos olha como exemplo. De alguma maneira tínhamos que ter um foco para nos manter de pé.


E como você reagiu ao caso Elkeson?
Foi uma bomba. Porque, imagina, a gente numa situação dessa, lutando por cada ponto, e a gora pode perder mais seis. Mas a diretoria me tranquilizou que até quinta-feira o pagamento vai ser feito, só não me pergunte como. A minha alegria foi grande de saber que o Botafogo ainda só depende dele.


Você tirou alguma lição deste ano difícil?
A parte de gestão de pessoas eu fiz pós-graduação, mestrado, MBA, doutorado e hoje sou PhD. Tive que conviver com muita coisa a cada dia, uma surpresa diferente, desgaste com diretoria, jogadores. Administrar tudo isso e ainda ter que somar pontos no domingo, sendo cobrado como a gente é. Eu acho que isso fez com que eu amadurecesse muito no comando do time.


Teve que pagar alguma coisa do bolso?
Todo mundo fez alguma coisa. Teve ajuda de atleta para atleta, de técnico para funcionário, de integrante da comissão técnica para outro, isso sempre aconteceu. Cesta básica para funcionário... A gente tentou criar um ambiente favorável e todo mundo entendeu que dando as mãos seria mais fácil para sair.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/mancini-se-nao-ha-combustivel-voce-tem-que-convencer-pessoas-remar.html

Sem apoio, seleção feminina vai à web pedir doações para disputar Mundial

Desprezadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), atletas têm mais 4 dias para arrecadar R$ 180 mil para viagem para a Costa Rica, em dezembro


Por
Rio de Janeiro


A falta de apoio ao futsal feminino levou as jogadoras da seleção brasileira a terem uma atitude extrema. Precisando arrecadar fundos para a disputa do 5º Mundial da categoria, em dezembro, na Costa Rica, as atletas lançaram uma campanha de arrecadação de recursos via depósito bancário em conta divulgada pelas mesmas na internet. No orçamento traçado pelas jogadoras, o grupo precisa arrecadar R$ 180 mil até sexta-feira para poder disputar o Mundial. Caso não consiga o montante, o Brasil está fora da competição.

Brasil futsal feminino tricampeonato Mundial (Foto: EFE)
Seleção brasileira feminina busca 
pentacampeonato 
mundial (Foto: EFE)

- Chegou a hora de ajudar e mostrar que juntos conseguiremos ir ao V Mundial! Manhã de correria para ver uma conta. Não é a nossa função, mas, se não fizermos agora, ficaremos de fora. Os gastos serão para alimentação, passagens aéreas e, se possível, treinamentos, caso dê tempo, e a comissão que for formada queira treinar. Não acreditamos que passe de 180mil reais. Uma base que estamos calculando, pois passagens podem mudar de valores de uma hora pra outra. Pedimos apoio de todos. Ajuda - afirmou a ala Vanessa, eleita por três vezes a melhor jogadora do mundo.

Vencedora de todos os quatro Mundiais femininos (2010/11/12/13), a seleção brasileira teve a sua participação do torneio retirada pela CBFS, no último dia 4. A entidade máxima do futsal no país, alegou inviabilidade financeira em participar da competição, que já tem confirmadas as seleções de: Espanha, Rússia, Portugal, Japão, Irã, Guatemala, além das costarriquenhas. 
Futsal feminino brasil vaquinha (Foto: Reprodução Instagram)

Doações podem ser feitas por meio de 
transferência bancária (Foto: 
Reprodução Instagram)


Na última sexta-feira, a CBFS voltou atrás e resolveu dar uma semana às atletas para que as as mesmas consigam levantar fundos para a disputa da competição. A mudança de posição aconteceu após uma conversa entre o presidente da CBFS, Renan Tavares, e o comentarista de futsal do SporTV, Marcelo Rodrigues, que sugeriu adiar a decisão definitiva sobre a participação do Brasil no torneio.

Inicialmente, o 5º Mundial Feminino estava marcado para acontecer na Rússia. No entanto, o evento foi cancelado e remarcado para a Costa Rica, em setembro. Após a troca, a confederação costarriquenha enviou convite à CBFS mediante às condições de a entidade brasileira arcar com todas as despesas de passagens internacionais e domésticas da delegação e de um árbitro, alimentação da delegação em San José, além de todos os custos que envolvem a participação do Brasil no torneio. Segundo a CBFS, no dia 23 de setembro a entidade comunicou à organização do Mundial a inviabilidade de participar do torneio.


Confira o comunicado emitido pela ala Vanessa

"Chegou a hora de ajudar e mostrar que juntos conseguiremos ir ao V Mundial! Manhã de correria para ver uma conta. Entramos em contato com a CBFS para que a mesma nos passasse a conta deles, porém ficou inviável devido à contabilidade da instituição e tudo mais. Então, lá fomos nós atletas atrás de tudo. Sendo assim, procuramos um banco hoje pela manhã e não conseguimos abrir a conta. Para fazer uma coisa correta necessitamos mais tempo, necessitamos um CNPJ, necessitamos uma associação e como ganhamos um prazo de uma semana, isso levaria tempo para ser feito. Em contato com associações surgiu uma, uma luz que se disponibilizou a nos ajudar. A captar todas as doações (essa é forma que será feito os depósitos, através de doações). Pedimos que quem for ajudar, empresas e tudo mais, encaminhe um email para a associação e também para atletas vanessa-mdb@hotmail.com ; judelgadors@hotmail.com ; jozigol@hotmail.com para também termos um controle. Os gastos serão para alimentação (US$ 46 por pessoa para café, almoço e jantar, oito dias, valor repassado pelo hotel que ficaremos hospedadas) e passagens aéreas (meninas que estão na Europa e também no Brasil, além da comissão), com US$ 29 por pessoa para a saída do país. Nosso embarque seria no dia 9 e o retorno dia 16. Se der tempo, treinaremos com a comissão que for formada, caso eles queiram nos treinar. Não acreditamos que passe de R$ 180 mil. Uma base que estamos calculando, pois passagens podem mudar de valores de uma hora pra outra. Pedimos apoio de todos. Ajuda. Não é a nossa função isto, mas se não fizermos agora ficaremos de fora."


FONTE:
http://glo.bo/1AWfslF

Em menos de uma hora, Djokovic atropela Cilic na estreia em Londres

Número 1 do mundo bate campeão do US Open com duplo 6/1 e mantém invencibilidade contra croata. Wawrinka supera Berdych pelo mesmo placar


Por  
Londres



Novak Djokovic nem precisou passar uma hora em quadra para conquistar a primeira vitória no Torneio dos Campeões da ATP deste ano, em Londres. No duelo de estreia, na noite desta segunda-feira, o número 1 do mundo atropelou o croata Marin Cilic, campeão do US Open, com um duplo 6/1 em 56 minutos e obteve a 11ª vitória  em 11 jogos contra o atual 9º colocado do ranking mundial. Nole (apelido do sérvio) lidera o Grupo A juntamente com o suíço Stan Wawrinka, equiparados em todos os critérios de desempate (número de jogos, confronto direto, porcentagem de sets vencidos e porcentagem de games ganhos).

tenis novak djokovic atp finals (Foto: Reuters)
Djokovic está há duas vitórias se garantir a 
liderança do ranking mundial ao fim do 
ano (Foto: Reuters)


Depois de sofrer para confirmar seu primeiro serviço no jogo, Djokovic pressionou o atual campeão do US Open e se impôs tanto que faturou três quebras em sequência, fechando o primeiro set em apenas 27 minutos. Nole seguiu com o domínio e quebrou pela quarta vez o serviço do adversário ao fazer 2/0 no segundo set. Só no terceiro game da parcial é que Djokovic ficou pela primeira vez atrás no placar. Cilic não deixou o sérvio pontuar uma vez sequer e devolveu a quebra. Porém, não demorou muito para Djokovic retomar a concentração. Confiante e bem mais regular que o rival, o sérvio venceu todos os games seguintes e acabou com o jogo repetindo o placar do primeiro set.


saiba mais

No jogo que abriu o Grupo A, o suíço Stan Wawrinka passeou contra o tcheco Tomas Berdych. Em apenas 58 minutos de partida, o atual campeão do Aberto da Austrália não tomou conhecimento do do adversário e também aplicou um 6/1 para começar muito bem a competição. O resultado também marcou o menor número de games que o atual número 4 do mundo perdeu para um oponente do top 10 do ranking - Berdych é o 7º - em 34 vitórias.

Na próxima quarta-feira haverá o confronto entre vencedores e entre derrotados do Grupo A. Djokovic e Wawrinka se enfrentam para ver quem será o líder isolado da chave, enquanto Cilic e Berdych tentam manter vivas as chances de classificação para as semifinais.

No Torneio dos Campeões, Djokovic tenta assegurar o posto de número 1 do mundo ao final da temporada. No momento ele tem a concorrência do suíço Roger Federer, vice-líder do ranking, mas basta ganhar os três jogos da primeira fase ou ser finalista que o sérvio mantém a posição ao fim de 2014 independentemente do desempenho do rival em Londres e na final da Copa Davis, contra a França, entre 21 e 23 de novembro, em Lille.

O SporTV2 transmite ao vivo o Torneio dos Campeões da ATP, e os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o evento pelo SporTV Play.


Confira a programação dos próximos dias (horários de Brasília):

Terça, dia 11
10h - Daniel Nestor (CAN)/Nenad Zimonjic (SER) x Julien Benneteau (FRA)/Edouard Roger-Vasselin (FRA)
12h - Roger Federer (SUI)/Kei Nishikori (JAP)
16h - Marcel Granollers (ESP)/Marc López (ESP) x Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA)
18h - Andy Murray (GBR) x Milos Raonic (CAN)
Quarta, dia 12 - a partir de 10h
Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) x Lukasz Kubot (POL)/Robert Lindstedt (SUE)
Stan Wawrinka (SUI) x Novak Djokovic (SER)
Jean-Julien Rojer (HOL)/Horia Tecau (ROM) x Bob Bryan (EUA)/Mike Bryan (EUA)
Tomas Berdych (TCH) x Marin Cilic (CRO)


Djokovic vai encerrar o ano como número 1 do mundo se:
- chegar à final do Torneio dos Campeões
- vencer os três jogos da fase de grupos do Torneio dos Campeões
Para Federer terminar o Torneio dos Campeões no topo do ranking:
- precisa ser campeão invicto, e Djokovic vencer no máximo um jogo da fase de grupos e não chegar à final
- precisa ser campeão se vencer apenas dois jogos na fase de grupos, e Djokovic perder todos os jogos da primeira fase


Cenários em que Federer será número 1 se vencer um jogo "vivo" da final da Davis:
- se Djokovic fechar a primeira fase com duas vitórias, Federer precisa ser campeão invicto do Torneio dos Campeões e Djokovic estar fora da final
- se Djokovic fechar a primeira fase com uma vitória, Federer precisa ser campeão com o mínimo de duas vitórias na fase de grupos e Djokovic estar fora da final
- se Djokovic fechar a primeira fase sem vitórias, Federer precisa ser campeão independentemente da campanha na fase de grupos
- se Djokovic fechar a primeira fase sem vitórias, Federer precisa ser vice-campeão e ter ficado invicto na fase de grupos


FONTE:
http://glo.bo/1AWeYvR

Caminho inverso: nos Jogos Escolares, sergipana completa coleção de ouros

Com apenas 16 anos, Duda Lisboa vence ao lado de Ana Carolina e inclui conquista no currículo que já tem Jogos Olímpicos da Juventude e outras competições de base


Por
João Pessoa


Se para a maioria dos participantes os Jogos Escolares da Juventude servem como início da trajetória dentro do esporte, o caminho percorrido pela sergipana Duda Lisboa foi justamente o inverso. Fenômeno precoce no vôlei de praia, a jovem de apenas 16 anos conquistou tudo o que foi possível antes de tornar-se vencedora na edição de 2014 do evento estudantil, em João Pessoa-PB. Campeã olímpica da juventude em Nanquim recentemente, a atleta possui também títulos brasileiros e mundial.

Duda vôlei de praia (Foto: Divulgação / COB)
Duda Lisboa completou coleção de conquistas 
após vitória nos Jogos Escolares da Juventude 
(Foto: Divulgação / COB)


Com 1,81m, Duda herdou da família a paixão pelo vôlei. Tanto que é num centro de treinamento montado pela mãe, a 20km de Aracaju, que a atleta promissora pratica a modalidade. Projetando as Olimpíadas de 2020, a conquista recente veio ao lado da companheira Ana Carolina.

-Ser campeã dos Jogos Escolares foi um sonho para mim. Era o único título da base que faltava, e agora consegui completar. Meu objetivo daqui em diante é ir em busca do sonho olímpico. Acho que 2016 está muito perto, meu foco são os Jogos de 2020, em Tóquio. Lá terei 22 anos, e com certeza estarei em condições de lutar por uma medalha.

Duda, que tem como inspiração Guto e Maria Elisa, também vai competir no vôlei de quadra nos próximos dias, mas terá que desfalcar a equipe sergipana devido ao Campeonato Sul-Americano Adulto, no Equador, onde enfrentará adversários mais velhos. Mesmo com a importante competição a caminho, ela valoriza demais o título na base.

- A participação nos Jogos Escolares é muito importante para todos os atletas que estão aqui. Hoje já sou praticamente uma atleta profissional, mas o importante é começar do início. Cada torneio é uma experiência a mais, e ninguém pode desistir das coisas só porque está errando ou perdendo. É nas derrotas que temos os nossos maiores aprendizados - resume com bastante maturidade.



FONTE:
http://glo.bo/10HQZjb

Setor menor de visitantes no Horto pode fazer decisão ter torcida única

Vistoria no Independência aponta capacidade inferior à necessária para abrigar os cruzeirenses no primeiro jogo da final da Copa do Brasil; Cruzeiro não aceita


Por
Belo Horizonte


Um impasse em relação à quantidade de ingressos que serão destinados para a torcida do Cruzeiro no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Independência, pode fazer com que a decisão tenha torcida única.

Como acordado na reunião entre os representantes dos clubes, da Federação Mineira de Futebol e da Polícia Militar, realizada na última sexta-feira, as equipes visitantes teriam direito a 10% da carga total de ingressos, no Independência e no Mineirão.


Atlético-MG x Santos - independência  (Foto: Rafael Araújo)
Vistoria no Independência apontou que setor de 
visitantes não comporta 10% da carga de 
ingressos (Foto: Rafael Araújo)


Entretanto, em vistoria no estádio na tarde desta segunda-feira, novamente entre os representantes de Atlético-MG, Cruzeiro e Polícia Militar, um impasse foi criado. Segundo o Coronel Machado, responsável pela segurança na área interna do estádio, o conflito acontece pelo fato de o setor destinado aos visitantes no Horto não ter capacidade suficiente para acomodar os 2.302 cruzeirenses.

- A PM determina que as duas primeiras fileiras têm que estar desocupadas por critério de segurança, o que reduziria a capacidade do setor em 431 lugares, restando cerca de 1.800 ingressos, o que não foi aceito pelo Cruzeiro.

Com o impasse, os representantes da Raposa encaminharam duas possíveis soluções a serem analisadas pela diretoria alvinegra. A primeira é realocar os demais cruzeirenses em outro setor do estádio, atendendo à quantidade de torcedores já pré-estabelecida. A outra é os visitantes abrirem mão da carga de ingressos, fazendo com que as duas partidas sejam realizadas com torcida única.

A assessoria de imprensa do Atlético-MG informou que o caso foi passado à diretoria do clube, que ainda não se manifestou.

Caso os clubes não cheguem a um acordo, uma reunião será convocada pelo próprio Coronel Machado para a manhã desta terça-feira, e a Polícia Militar vai assumir a responsabilidade de resolver o impasse. A venda de ingressos para os cruzeirenses só começará quando for resolvido o impasse.



FONTE:
http://glo.bo/1xE4rQg

Aos 50 anos, Van Basten recorda dias de glória e admite "ciúme de Ronaldo"

Foi melhor do que eu", diz ex-centroavante sobre o Fenômeno. Em entrevista exclusiva, holandês fala sobre carreira e culpa médicos pelo abandono prematuro


Por
Alkmaar, Holanda



Na carreira de Marco van Basten só faltou uma coisa: vencer a Copa do Mundo. De resto, o holandês ganhou tudo. Até aos 28 anos, foram vários troféus nacionais com Ajax e Milan, dois títulos da Liga dos Campeões com os italianos, marcou um golaço que desafia a lei da gravidade na final da Eurocopa em 1988 - conquistando o único título internacional com a sua seleção - e faturou três Bolas de Ouro (quando ainda era apenas o prêmio da revista "France Football" para o melhor da Europa, sem parceria com a Fifa). O "Cisne de Utrecht", como era conhecido pela sua elegância em campo, disputou apenas a Copa do Mundo de 1990 e abandonou o futebol dois anos depois de forma prematura, com problemas graves no tornozelo. Van Basten ainda tentou regressar aos gramados para disputar a Copa de 94 com a Laranja Mecânica, mas não conseguiu por conta das dores no osso da tíbia e do tornozelo.

Ronaldo foi grandíssimo, mas é difícil falar quem é melhor. Bom, ele venceu uma Copa e eu tenho ciúmes dele por isso, porque eu nunca venci uma Copa do Mundo. Nesse aspecto ele foi melhor do que eu. É difícil comparar, mas eu o vi jogar no início da sua carreira no PSV, no Barça e penso que com a sua velocidade e classe foi melhor do que eu fui"
Van Basten, ex-jogador da seleção holandesa

Em entrevista ao GloboEsporte.com em Alkmaar, onde trabalha agora como auxiliar técnico do AZ, Van Basten, analisou dois craques brasileiros que fizeram sucesso em seu país pelo PSV: Romário e Ronaldo. Para o holandês, o Fenômeno foi superar ao Baixinho - e a ele próprio, considerado por muitos europeus como um dos maiores da história.

- Eu creio que foram grandes jogadores (Romário e Ronaldo), venceram a Copa do Mundo. Ronaldo foi grandíssimo, mas é difícil falar quem é melhor. Bom, ele venceu uma Copa e eu tenho ciúmes dele por isso, porque eu nunca venci uma Copa do Mundo. Nesse aspecto ele foi melhor do que eu. É difícil comparar, mas eu o vi jogar no início da sua carreira no PSV, no Barça e penso que com a sua velocidade e classe foi melhor do que eu fui - confessou o holandês, que reside em Amsterdã com a esposa e os três filhos.

O ex-jogador completou 50 anos no último dia 31 de outubro e garantiu que está bem de saúde, apesar dos relatos de que teria tido um infarto e, por isso, deixado o cargo de técnico principal do AZ. Van Basten demonstrou durante a entrevista humildade e simplicidade. Palavras mais duras apenas para os médicos que o trataram durante sua carreira, a quem atribui a culpa pelo abandono prematuro dos gramados.

- Eu acho que tive azar, porque tive um problema no início da minha carreira, quando tinha 19, 20 anos. Aí, o doutor me disse que não era nada e que poderia continuar jogando, continuei sempre passando por problemas e cirurgias até que tive de parar. Nesse momento, o doutor disse que com uma nova cirurgia limparia minha perna e tornozelo, mas não deu certo e nunca mais voltei a jogar. Mais do que os zagueiros adversários, eu tive azar com os médicos que não me curaram bem.


entrevista van basten (Foto: Claudia Garcia)
Após deixar o cargo de técnico do AZ, van Basten 
atualmente trabalha como auxiliar do clube (
Foto: Claudia Garcia)


Confira a entrevista completa de Marco van Basten:

GloboEsporte.com: antes de mais nada, como você está de saúde? Lemos notícias de que você teve um infarto.

Marco van Basten: 
Não, não tive nenhum infarto. Tive sim um problema de ansiedade, não conseguia dormir porque o trabalho como treinador estava me dando muito estresse. Mas fisicamente estou bem. Nunca tive problemas no coração, essa foi uma invenção de jornalistas e continuaram a falar destas coisas, mas não é nada disso. Simplesmente, não estava mais me sentindo confortável no lugar de treinador principal do Alkmaar.


Fisicamente você está bem, mas é verdade que não consegue sequer correr?
Sim, isso é verdade. Eu não posso correr, porque não tenho mobilidade no tornozelo. Mas estou tentando fazer sempre outros esportes, como golfe, ciclismo ou natação. Agora descobri que posso jogar squash, porque apoio mais a parte da frente do pé e estou feliz. É importante me manter ativo.


Foram os zagueiros que acabaram com sua carreira aos 28 anos?
Mais do que os zagueiros, foram os médicos que não me curaram bem"
Van Basten
Não, eu acho que tive azar, porque tive um problema no início da minha carreira quando tinha 19, 20 anos. Aí, o doutor me disse que não era nada e que poderia continuar jogando. Continuei sempre passando por problemas e cirurgias até que tive de parar. Nesse momento, o doutor disse que com uma nova cirurgia limparia minha perna e tornozelo, mas não deu certo e nunca mais voltei a jogar. Mais do que os zagueiros, foram os médicos que não me curaram bem. 


Apesar de ter terminado tão cedo, você ainda é recordado como um dos melhores centroavantes de sempre. Como é que se sente?
Joguei na Itália contra Maradona, ouvi falar muito de Pelé, esses foram grandes jogadores, como agora a gente tem Messi e Neymar. Eu também tive um período no Milan em que joguei com grandes jogadores como Franco Baresi, Maldini, Tassoti, Gullit, Rijkaard, dominamos um pouco o mundo, foram belos anos. Impressionamos todo o mundo e, por isso, ainda falam da gente. Mas é sempre uma coisa de equipe, porque sozinho você não pode fazer tanta coisa, então eu posso dizer que tive sorte por ter tantos companheiros craques, que me deram a possibilidade de vencer títulos como centroavante. Como hoje existem ainda tantos jogadores craques no ataque: Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar... É bonito vê-los jogar, e por isso é um grande prazer que ainda falem de mim e daquele Milan.


Que recordações guarda dos seus tempos no Ajax e depois no Milan?
O Ajax era um time menor como clube, estava crescendo. No Milan, vencemos títulos muito importantes. Foi um momento incrível, dominamos o mundo.

marco van basten holanda (Foto: agência Getty Images)Van Basten em ação pela Holanda (Foto: Getty Images)


Hoje se você jogasse neste Milan o que é que poderia fazer para salvar esta equipe?
É sempre difícil, porque o futebol se desenvolve, se torna mais rápido. O futebol ficou realmente mais difícil. E a única forma de superar estas defesa robustas, organizadas e muito disciplinadas, é ser ainda melhores tecnicamente. Os jogadores atualmente são bons com a bola nos pés, muito técnicos.


E como se sente ao ver os seus dois antigos times Ajax e Milan mal atualmente, longe do topo da Europa?
O dinheiro agora está na Inglaterra e Espanha. O campeonato holandês não consegue mais fazer concorrência nem manter os seus melhores jogadores, eles vão logo embora. No meu tempo, o campeonato italiano era o melhor. Agora é o inglês e o espanhol, talvez em cinco anos o mais atraente será o Alemão, isso é bom para o futebol, senão seria aborrecido. Mas eu acredito que a Itália recuperará seu prestígio, porque é um país onde sempre aparecem novos jogadores, bons, muitos deles, e todo o mundo vive muito o futebol ali. Com esse espírito eles podem rivalizar com o dinheiro.


Quem foi o seu grande rival em campo?
O Maradona que jogava no Napoli, que era um grande jogador. Sempre foi um prazer para mim jogar contra ele e ver o que é que eu conseguia fazer, mas tinha também Careca e os jogadores do Internazionale: Lothar Matthaus, Klinsmann, Brehme, que eram muito bons. Em todos os períodos havia jogadores de grande importância.


Que recordações guarda dessas batalhas em campo contra o Napoli de Maradona?
Eram jogos incríveis. Eles tinha Maradona, Giordano e Careca. A gente tinha o trio holandês. Essas partidas passavam em todo o mundo, em Nova York sei que paravam para assistir. Era um pouco como agora o Real Madrid e o Barcelona.


Qual foi o gol mais bonito da sua carreira?
O gol mais bonito da minha carreira foi uma bicicleta contra Den Bosch no campeonato holandês. O gol da final da Eurocopa em 1988 foi particular, especial, mas é preciso um pouco de sorte. A acrobacia com o Ajax é mais bonita. E depois o gol sobre o Real Madrid, aquele que fiz de cabeça. Foi importante porque foi contra o Real Madrid, na Champions, no Bernabéu.


Você era famoso por ser um atacante muito elegante, com técnica e visão de jogo. Qual é o jogador do futebol moderno que mais se parece com você?
Romário  era capaz de jogar lindamente, entendia o jogo e fazia os gols"
Van Basten
Temos tantos centroavantes elegantes. Olha, o Romário, ele era capaz de jogar lindamente, entendia o jogo e fazia os gols. Agora tem o Cristiano Ronaldo, o Ibrahimovic, o Lewandovski, por exemplo, são jogadores que fazem ambas as coisas: jogam bem e sabem fazer gols.


Ibra sempre disse que você tinha sido a grande inspiração dele, que tinha assistido aos seus vídeos para tentar fazer igual. Ele é parecido com Van Basten?
Eu penso que ele também, hoje é um grande jogador, faz a diferença, só que ele precisou de mais tempo para chegar a um nível de grande vencedor. Mas agora ele faz isso bem há vários anos, com o Milan, o Internazionale, o Barcelona. É um grande craque. Só que Ibra não teve a sorte de ter ganho a Champions nem de ter ganho um titulo com a Suécia, mas para isto é preciso um pouco de sorte. Nos últimos seis, sete anos eles está jogando como um campeão, fazendo a diferença e isso conta muito.


Onde é que você teria chegado se sua carreira não tivesse terminado prematuramente?

Eu infelizmente parei de jogar futebol aos 28 anos, eu estou contente por ter vivido esses 10 anos de grande nível, muito bonitos, e só devo estar agradecido por ter vivido momentos maravilhosos com o Ajax e o Milan, onde venci campeonatos, duas Champions e tantos prêmios individuais. Mas não sei o que teria sido se eu tivesse jogado até aos 35 anos, sei lá, não faz sentido falar das coisas, nunca saberei.

marco van basten ajax (Foto: agência Getty Images)Van Basten em ação pelo Ajax (Foto: Getty Images)


Você acha que teria superado grandes atacantes como Romário ou Ronaldo se tivesse jogado até mais tarde?
Eu creio que foram grandes jogadores, venceram a Copa do Mundo. Ronaldo foi grandíssimo, mas é difícil falar quem é melhor. Bom, ele venceu uma Copa e eu tenho ciúmes dele por isso, porque eu nunca venci uma Copa do Mundo. Nesse aspecto ele foi melhor do que eu. É difícil comparar, mas eu o vi jogar no início no PSV, no Barça e penso que com a sua velocidade e classe foi melhor do que eu fui. O Brasil é um exemplo, para todos os atacantes, de jogadores que sabem jogar e fazer gols.


E o Neymar, você o vê melhor no futebol europeu este ano? Onde ele pode chegar?
Eu acho que é um grande jogador, inicialmente eu estava muito curioso e queria muito o ver jogar, porque se falava muito, mas ele me convenceu na Copa do Mundo, que jogou muito bem. Infelizmente teve de sair com o problema nas costas, mas se deu para ver que tem grandes momentos e é um grande jogador.

Ele pode conectar bem com Luis Suarez nesse famoso trio do Barça ainda com Messi?
Creio que se um time tem um ataque com esses três, o treinador tem só de defender, porque de resto eles vão sempre fazer gol. Mas é muito fácil falar, geralmente devia ser sempre assim, porque estes três podem fazer a diferença sempre e em qualquer campo.


Você foi treinador de Suárez no Ajax, acha que ele será capaz de voltar a morder um adversário?
Creio que ele já terá entendido que não fez bem e não vai voltar a repetir. Mas acho que são piores as entradas duras para quebrar uma perna de um jogador do que morder. Sem dúvida que isso não deveria acontecer, mas o dano que ele faz ao jogador é muito menor. Acho que ele tem de se comportar como um profissional, um esportivo.


Como treinador, você não alcançou a mesma glória do que como jogador. Por quê?
É diferente. Como jogador, você tem muito mais influência, pode fazer muito mais pelo time. Como treinador, se trata mais de conversar, motivar, falar com os jogadores, ter muita paciência, explicar tudo. Deu para ver que nesse aspecto eu não sou tão bom. É outra disciplina, e eu não me sinto tão forte como treinador, como me sentia como jogador. Nunca consegui fazê-lo tão bem, mas fiz o que pude fazer, não pude ser melhor. Agora como auxiliar técnico, eu me sinto muito mais cômodo porque não devo pensar em tudo, decidir tudo. Agora faço só as minhas coisas, falo mais à vontade com os jogadores, me sinto melhor assim e sinto que consigo ter mais influência deste jeito.


Como auxiliar técnico ou treinador você pensa em regressar ao Milan um dia?
Não faz parte dos meus planos. Já vivi na Itália, passei belos anos ali no Milan, mas agora tenho duas meninas e um garoto para cuidar. Vivemos em Amsterdã e somos felizes aqui. Não tenho mais vontade em emigrar para outro país. Não posso falar nunca, porque nunca se sabe o futuro, mas não penso nisso.


Que impressão ficou da Copa do Mundo, da sua Holanda e do Brasil?
Esperava tanto do Brasil, mas estavam indo muito até à semifinal. Aí, a derrota foi muito dura contra a Alemanha e depois contra a Holanda. Foi uma pena que Neymar não pôde jogar essa partida.

marco van basten (Foto: agência Getty Images)Van Basten em ação pelo Milan (Foto: Getty Images)


Acha que teria feito muita diferença?
Sim, acredito que conta muito. Foi uma pena, porque Copa do Mundo é uma coisa do Brasil e principalmente sendo disputada no Brasil, o país deveria ter ganho esta Copa. Não aconteceu, acho que a Alemanha venceu de forma merecida.


Mas na final, os dois centroavantes da Argentina (Higuain e Palacio) falharam em duas chances de forma inacreditável. Um jogador como você teria falhado daquele jeito?
Acontece. Em 2010, Robben teve a Copa do Mundo em seus pés e falhou diante de Casillas. São ocasiões que fazem a diferença numa carreira. Conta um pouco a sorte e a classe de saber manter a calma, controlar as emoções e fazer a diferença com um gol numa final. Nem todos têm isso.


Robben é um desses que não tem?
Não, Robben é um dos craques que pode fazer a diferença. Só que não conseguiu fazer ao mais alto nível que é uma Copa do Mundo, mas foi muito importante para a Holanda nessa Copa e agora no Brasil também.


Em sua opinião, quem deveria levar a Bola de Ouro este ano?

Acho que seria lógico dar a um jogador da Alemanha, vencedora da Copa do Mundo. Na minha opinião, o melhor da Alemanha foi Toni Kroos. Não é só um jogador que faz gols que conta, deve ser alguém que faz o time vencer com as suas qualidades, que faz a diferença, e ele foi esse jogador.


Você prefere Cristiano Ronaldo ou Messi?
Eu gosto mais de Messi, porque é mais natural, tem mais talento, mas Ronaldo é impressionante, porque faz tantos gols. Em cada partida ele está presente, faz a diferença, faz gols. É realmente impressionante.


FONTE:
http://glo.bo/1xCu6sD

São Paulo ignora assédio do Fla e garante permanência do Fabuloso

Gerente tricolor diz que atacante está nos planos para o ano que vem e garante que fará de tudo para que contrato até dezembro de 2015 seja cumprido


Por
São Paulo


Luis Fabiano São Paulo (Foto: site oficial / saopaulofc.net)Luis Fabiano São Paulo (Foto: site oficial / saopaulofc.net)


O técnico Vanderlei Luxemburgo indicou, o Flamengo procurou, mas o São Paulo não vai liberar o atacante Luis Fabiano. Pelo menos é o que garante o gerente de futebol do Tricolor, Gustavo Vieira de Oliveira. Ele disse que o camisa 9 cumprirá contrato até 31 de dezembro de 2015 e reprovou a atitude dos dirigentes rubro-negros, que, segundo ele, conversaram com o Fabuloso na semana passada sem procurar a diretoria do clube do Morumbi.

- Até agora, não fomos procurados por ninguém. E quero deixar claro que não temos o menor interesse em liberar o Luis. Ele é patrimônio do clube, ídolo da torcida, além de acrescentar muito tecnicamente e ao ambiente do grupo de jogadores. Vou fazer o que precisar para segurá-lo aqui. O Luis é um grande atacante e precisamos dele ao nosso lado – afirmou o dirigente tricolor.

Ele é patrimônio do clube, ídolo da torcida, além de acrescentar muito tecnicamente e ao ambiente do grupo de jogadores. Precisamos do Luis do nosso lado"
Gustavo Vieira de Oliveira

O vice de futebol do Flamengo, Alexandre Wrobel, e o diretor executivo do clube carioca, Felipe Ximenes, estiveram na capital paulista na última semana e conversaram com o atacante, que segue como artilheiro do São Paulo na temporada com 18 gols. O atacante não havia viajado com a delegação para Guayaquil, onde o Tricolor paulista eliminou o Emelec pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, por estar suspenso.

Gustavo Vieira não quis comentar, mas claramente ficou descontente com o fato de os flamenguistas terem passado por cima do São Paulo e falado direto com o jogador.

- Eles é que devem falar sobre isso - cortou.

O gerente diz que o atacante faz parte do planejamento que já está sendo montado para o ano que vem, que é manter a forte base desse ano e trazer apenas peças pontuais.

- Estamos querendo trazer alguns jogadores. Não tem sentido me desfazer de um jogador como o Luis Fabiano – ressaltou.

Luis Fabiano, por enquanto, diz que a decisão está nas mãos da diretoria do São Paulo. Em várias ocasiões, ele já manifestou o descontentamento com a reserva.

- O futuro a Deus pertence. A única coisa certa é que tenho mais um ano de contrato e acho que vou cumprir, mas não posso falar do futuro. Se tiver disposição das duas partes em continuar, vou sentar e conversar, mas não posso dar certeza de nada – afirmou o atleta, ainda em Salvador, logo após o triunfo sobre o Vitória por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo.

Luis Fabiano gol São Paulo x Vitória (Foto: Rubens Chiri / Ag. Estado)
Atacante marcou um dos gols do triunfo de 2 a 1 
sobre o Vitória, no último domingo 
 (Foto: Rubens Chiri / Ag. Estado)


FONTE:

Beleza azul: Cruzeiro inicia semana da final com desfile de moda íntima

Musa cruzeirense, Renata D’Ávila, ex-BBB, está torcida pelo time celeste na decisão da Copa do Brasil



Por
Belo Horizonte


Desfile Cruzeiro (Foto: Tarcísio Badaró)Renata D´Ávila está na torcida pelo Cruzeiro na final da Copa do 
Brasil (Foto: Tarcísio Badaró)

A semana de clássico do Cruzeiro começou de um modo um pouco diferente. Na manhã desta segunda-feira, o time celeste realizou um desfile para lançamento da coleção de moda íntima feminina oficial do clube. Capitaneadas pela ex-BBB Renata D’Ávila, as modelos apresentaram peças azuis e brancas, com os símbolos da Raposa.

Cruzeirense de coração, Renatinha falou da torcida pelo time celeste na final da Copa do Brasil.

- Estou na torcida pelo meu Cruzeirão. Gostei da vitória de ontem e estou muito confiante em outra vitória no clássico.

Resta saber se diante do maior rival, no Independência, a Raposa fará tão bonito quanto. Atlético-MG e Cruzeiro começam a decidir a Copa do Brasil na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio do Horto. O Galo será mandante no primeiro confronto. O segundo jogo será disputado no dia 26, no Mineirão, com mando de campo do Cruzeiro.


saiba mais
Desfile da coleção de lingerie do Cruzeiro (Foto: Tarcísio Badaró)
Renata D´Ávila participa de desfile de lançamento 
da coleção de lingerie do Cruzeiro 
(Foto: Tarcísio Badaró)


FONTE:

Após "jogo sofrido", Joel elogia o ABC e avisa: "Bem perto do que queremos"

Treinador cruz-maltino afirma que Vasco não deu oportunidades ao adversário na etapa final e projeta que mais duas vitórias devem garantir acesso à Série A


Por
Rio de Janeiro


Vitória sofrida, casa cheia e mais três pontos na tabela. Apesar da atuação irregular, o Vasco deixou o Maracanã com motivos para comemorar. O triunfo por 1 a 0 sobre o ABC na tarde deste sábado (veja os melhores momentos no vídeo abaixo), gol de pênalti de Douglas, levou o Cruz-Maltino aos 59 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe se manteve na terceira posição, mas viu a vantagem sobre o quinto colocado (Atlético-GO) subir para seis pontos. Nas palavras do técnico Joel Santana, falta pouco para alcançar o objetivo de voltar à elite do futebol brasileiro. Mais precisamente duas vitórias.


- Jogo sofrido, difícil. Adversário difícil que nos eliminou da Copa do Brasil, difícil de ser batido. Jogo de sofrimento, forçamos e fizemos o gol. No segundo tempo eles jogaram por uma bola, e não demos oportunidades. Começaram agredindo com um cara grandão, depois com um cara de velocidade. De qualquer forma acho que a vitória foi boa em momento difícil. Estamos na nossa caminhada bem perto daquilo que queremos. Ainda não chegamos, mas estamos bem perto de chegar. Acho que com mais duas vitórias deve dar para garantir o acesso - disse Joel.

Após a vitória, o elenco vascaíno folga neste domingo e se reapresenta na próxima segunda-feira, no CFZ. O Vasco volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Ceará, às 16h20 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza.

Joel, Vasco x ABC (Foto: Marcelo Sádio / vasco.com.br)Joel observa o Vasco (Foto: Marcelo Sádio / vasco.com.br)


Confira a entrevista do treinador:

Reencontro com a vitória
É uma competição muito longa. Nosso time oscilou muito durante ela. Só dormiu na liderança uma vez, perdeu jogos infantis, tomou gols bobos... Quem chega como eu, há apenas dois meses, tem que conhecer muito bem o elenco e suas limitações. Temos exemplos fortes no futebol brasileiro. Falam muito sobre jogar para a frente e vem acontecendo certas coisas, não gosto de falar desgraças. É uma palavra muito forte. Prefiro dissabores. Seja na Libertadores, em Mundiais... Não quero nem falar da Copa do Mundo para não ficar pragmático. Tem um determinado momento que o time precisa vencer. O que marca é o resultado final. Eles souberam bloquear o jogo. Botamos o resultado, eles perderam um jogador expulso. Mesmo assim levaram perigo em duas oportunidades. É normal o relaxamento na postura e na marcação. Mas conseguimos vencer, fomos para 59 pontos e estamos perto de chegar na pontuação ideal. Faltam mais dois jogos em casa, dois fora de casa perigosos. Podemos definir o acesso em casa antes do último jogo. É o que estamos precisando.


Vila Nova e Icasa no Maracanã?
Não sou do marketing, não sei o que representou o lucro desse jogo para nós. Mas que estava bonito o Maracanã, estava. Quem não gosta de jogar assim? Com público grande, vibrando, cantando, às vezes até mesmo vaiando. O que passa com o torcedor se passa com o treinador. Todos queriam decidir o jogo logo, mas o gol não saía. Passa agonia de dentro para fora. Mas a festa foi bonita. Estávamos precisando disso. A torcida está de parabéns. Veio, acreditou e vencemos. Se a direção achar conveniente, seria ótimo.


Vitória para dar tranquilidade?
Desde que cheguei, não saímos do G-4. Oscilamos sim, mas no momento que achamos que o time iria disparar perdemos duas seguidas no Nordeste. Uma com gol no fim, outra jogando muito mal. Depois empatamos com o líder, um time que venceu hoje novamente e é muito perigoso. Logo depois jogamos com o Paraná e li no jornal que foi a melhor atuação deles no campeonato. Jogar contra o Vasco é diferente, como estar em uma loja de luxo e fazer a vitrine. É uma oportunidade. Acho que com mais duas vitórias deve dar para garantir o acesso.


Anderson Salles
Jogou bem, firme, seguro, bom na cabeça, ataca bem as bolas ofensivas e defensivas. E é rápido apesar de não ser muito alto. Zagueiro tem que ser rápido, conheço bem a posição. Anderson tem boa impulsão e fez uma estreia de gala. Não me lembro dele falhando. Tem muita personalidade. Se ele foi campeão paulista em uma equipe de médio porte não foi à toa. Mas é preciso mais jogos para podermos fazer uma avaliação melhor. Temos errado pouco nas nossas escolhas.


Douglas
Tem certas coisas que preciso trabalhar com números. Seja individualmente ou coletivamente. Ele pode ter seus defeitos, mas tem números bons. Se não é o primeiro no quesito, é o segundo. Uma série de situações importantes para um jogador que atua em um setor difícil do campo. E são poucos que se destacam ali. Se pegarmos as Série A, B, C e D, é difícil falar dez. A qualquer momento o Douglas pode resolver o jogo. Tem talento e qualidade. Não é rápido, mas sabe o que faz com a bola. Tem toque refinado. Se estiver no dia dele, vira festa. É um jogador que todos querem ter, para nós é muito importante. Tomara que ele siga fazendo seus golzinhos.


FONTE:
http://glo.bo/10DY4kR

Vasco reencontra Maracanã, vitória, e se aproxima da Série A: 1 a 0 no ABC

Apesar dos quase 50 mil torcedores empolgados, time não chega a brilhar, mas, com gol de Douglas de pênalti, vai aos 59 pontos e mira terceira vaga


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com

Fazia tempo que o Vasco não jogava no Maracanã. Quase sete meses. Empolgados, os vascaínos compareceram ao reencontro - o público foi de 42.408 pagantes e quase 50 mil presentes (49.460), com renda de R$ 1.324.410. Gritaram o tempo inteiro. Teve até ola. Disseram sim aos apelos da diretoria com louvor. O time precisava quebrar o jejum de quatro partidas sem vencer na Série B para ficar mais perto do retorno à Primeira Divisão. E, mesmo com um futebol ainda devendo, principalmente no primeiro tempo, pelo menos conseguiu os três pontos. A vitória sobre o ABC na tarde deste sábado por 1 a 0 marcou bem o retorno do técnico Joel Santana ao estádio onde sagrou-se tantas vezes campeão - foram 1.576 dias de espera.


saiba mais

O gol de Douglas, de pênalti, aos 48 minutos do primeiro tempo, deixou o Vasco com 59 pontos na tabela. Na terceira posição, o time busca os 65 pontos que, nas contas mais recentes, o garantiriam de volta à Série A em 2015 - Joinville e Ponte Preta já conseguiram duas das quatro vagas. Na próxima rodada, a de número 35,  os cruz-maltinos vão a Fortaleza encarar o Ceará, no Castelão. O ABC, que se mantém com 41 pontos e na 13ª posição, ainda busca se livrar de vez do descenso. Na terça-feira, vai encarar a já rebaixada Portuguesa no Canindé.

Douglas Gol, Vasco x ABC (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
Douglas vibra com gol de pênalti - bola bate na
trave antes de entrar (Foto: Cezar Loureiro 
/ Agência o Globo)


Gol de pênalti

A torcida fez a sua parte. Com 30 minutos de jogo, ainda tinha fila de torcedores do lado de fora para entrar. Em campo, o Vasco saiu com vantagem no marcador, mas decepcionou no primeiro tempo. Ir ao ataque era o lema assim que o juiz apitou a saída de jogo. Os mais de 40 mil pagantes se inflamaram. Mas o time teve dificuldade de tudo. De evoluir as jogadas pelas laterais, pelo meio ou até de bater para o gol de longe. O meio-campo tomava a bola, mas pouco se criava. Faltava inspiração a Douglas. Carlos César e Diego Renan tentavam, mas não chegavam ao fundo. A bola nem ia para Kléber. Máxi Rodríguez se desdobrava. E quem levou perigo primeiro foi o ABC. Aos 15 minutos, Fábio Bahia fez boa jogada pela esquerda e tocou para Rodrigo Silva bater. A bola resvalou na zaga, e Martín Silva defendeu.

Os cruz-maltinos tentavam dar o troco. Kleber fez boa jogada com Diego Renan, que no entanto encontrou uma defesa atenta para interceptar o cruzamento. E foi assim durante boa parte do tempo. A torcida se impacientou. O ABC se aproveitou. Defesa marcando bem. Diego Jussani e Suéliton firmes, meio-campo pegador, com Fábio Bahia veloz, laterais esforçados e um Rodrigo Silva atento no ataque. Mais uma vez teve a chance de abrir o placar, em centro do veloz Samuel. A bola passou rente à trave. O susto não ficou por aí. Ronaldo Mendes mandou petardo, e Martín Silva fez outra boa defesa. Sim, o ABC criou três boas oportunidades.

Guinazu, Vasco x ABC (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
Volante Guiñazu mostra o empenho de sempre
(Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)


A equipe potiguar poderia ter saído de campo com a vantagem nos primeiros 45 minutos. Mas futebol tem dessas coisas. Aos 45 minutos, naqueles momentos de branco total, a defesa toda errou. Madson escorregou, Diego Renan tomou a bola e centrou. Diego Jussani falhou, a bola sobrou para Carlos César, que invadiu e foi derrubado por Gilvan. Pênalti e expulsão do goleiro, último homem da defesa. Douglas cobrou, a bola bateu numa trave e morreu na rede do outro lado: 1 a 0, nos acréscimos, aos 48. A torcida vibrava.

E se o Vasco demorou 48 minutos para chutar a gol - no caso, com sucesso -, demorou apenas um na segunda etapa para levar perigo. Aranda, eficiente no combate, pegou sobra de escanteio e chutou com perigo de canhota, rente à trave. Agora com um jogador a mais, o time se soltou e encontrou um ABC recuado. Pedro Ken se contundiu logo e cedeu lugar para Thalles. O atacante não demorou a aparecer bem, mas bateu no meio do gol, para defesa de Camilo. Diego Renan também teve a sua chance, mas a bola foi para fora. O ABC já estava entregue quando Douglas fez linda jogada e quase marcou golaço. O ABC ainda tentou no fim, mas a vitória estava sacramentada. E a torcida vascaína reencontra com alegria o Maracanã, pela primeira vez depois da final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo.




FONTE:

Técnico da Lusa em 2013, Guto tem desconfianças: "Não tenho provas"

Hoje na Ponte, treinador diz que não digeriu bem a queda da Lusa para a Série B após escalação irregular de Héverton. Ele desconhecia o julgamento


Por  
São Paulo




A página já virou para Guto Ferreira, que conquistou neste fim de semana o acesso para a Série A com a Ponte Preta e sonha com o título. Mas o ano de 2013, quando dirigiu a Portuguesa, ainda não foi completamente esquecido. Após conquistar a permanência dentro de campo, viu a equipe ser rebaixada para a Segundona pela escalação irregular do meia Héverton no jogo contra o Grêmio, na última rodada do Brasileirão.

Sempre que perguntado, o técnico jura que desconhecia a situação do meia, julgado dias antes do jogo e suspenso por dois jogos por ter xingado o árbitro Ricardo Marques Ribeiro contra o Bahia. Sem ciência do caso, Guto o deixou no banco, o colocou em campo no segundo tempo, e o time perdeu quatro pontos no STJD.


saiba mais
Parecendo desconfiado de alguma ação de bastidores, o treinador falou sobre o tema no "Arena SporTV" desta segunda-feira e deixou no ar a sua angústia:

- Na realidade, a gente tem ideias do que pode ter acontecido, mas como não tem provas não pode ficar falando. Há pessoas responsáveis por desvendar, tem muita gente correndo atrás disso. Mas dizer que digeriu na minha cabeça, não digeriu. É vida que segue - afirmou.

Na 38ª rodada do Brasileirão do ano passado, Flamengo e Portuguesa escalaram jogadores de maneira considerada irregular pelo STJD - André Santos defendeu o Rubro-Negro contra o Cruzeiro e Héverton jogou pela Lusa contra o Grêmio. Os dois clubes foram castigados pelo STJD com a perda de quatro pontos.

Desde o início do ano, o Ministério Público de São Paulo investiga o caso, mas até o momento não apresentou nenhuma prova de irregularidade. Beneficiado de maneira indireta, já que permaneceu na Série A, o Fluminense ainda briga por uma vaga na Libertadores de 2015. O Flamengo, outro beneficiado no caso, mesmo perdendo quatro pontos, seguiu na primeira divisão e após ser eliminado da Copa do Brasil de 2014 tem poucas possibilidades de rebaixamento no Brasileirão. Já a Lusa, que disputou a Série B, foi rebaixada para a Série C com cinco jogos de antecedência.

Guto Ferreira participou do Arena SporTV desta segunda-feira (Foto: Marcelo Braga)
Guto Ferreira participou do Arena SporTV 
desta segunda-feira (Foto: Marcelo Braga)


FONTE:

Felipe Lima diz que Icasa tem que manter regularidade por permanência

Meia ressalta que clube cearense precisa dos três pontos contra o América-RN, para seguir distante do rebaixamento e alçar novos patamares na Série B do Brasileiro


Por
Juazeiro do Norte, CE

Felipe Lima, Icasa (Foto: Felipe Lima/Arquivo Pessoal)Felipe Lima diz que Icasa precisa manter bom momento (Foto: Felipe Lima/Arquivo Pessoal)


Depois de somar pontos e não sofrer derrotas nas últimas cinco rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, o Icasa volta suas atenções para o jogo contra o América-RN. O jogo será no próximo sábado, às 21 horas, na Arena das Dunas, válido pela 35ª rodada da Segundona. E para o meia Felipe Lima, o Verdão do Cariri tem que seguir com o bom momento para se afastar de vez do perigo de rebaixamento antes da última rodada.

- Sabemos que faltam poucas rodadas para o término da competição e, por isso, temos que seguir somando pontos para fugir da zona de rebaixamento. Contra o América-RN, temos que continuar com o plano de pontuação e entrarmos focados do início ao fim. Assim, tenho certeza, conseguiremos os três pontos - explicou.


Para ele, o fato do jogo ser na Arena das Dunas deve servir como fator motivacional para o elenco do Verdão do Cariri.

- Trata-se de um palco que recebeu jogos da Copa do Mundo. Qualquer jogador gostaria de estar num campo como este. Então, temos que usar isso ao nosso favor e mostrarmos o melhor para vencermos e encostarmos no pelotão dos 12 primeiros colocados na Série B - comentou Felipe Lima.

O Icasa soma 39 pontos na Série B. A equipe ocupa a 16ª colocação na competição nacional, com dez vitórias, nove empates e 15 derrotas. Após o embate contra o América-RN, o time cearense vai encarar o Paraná, em casa, na terça-feira (18) da semana seguinte.



FONTE:
http://glo.bo/1xDqmHl