quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Fim do árbitro adicional no Brasileiro é alvo de crítica no Rio: "Tiro no pé"

CBF determina que auxiliares de linha de fundo não atuarão no campeonato nacional de 2015. Federação Paulista avisa que o seu estadual vai seguir a decisão


Por
Rio de Janeiro


árbitro adicional na linha de fundo da partida de futebol (Foto: Futura Press)Árbitro adicional não será utilizado no Campeonato Brasileiro em 2015 (Foto: Futura Press)

Os auxiliares de linha de fundo estão com os dias contados em competições nacionais. A CBF já determinou que em 2015 eles não atuarão no Brasileiro. Na Copa do Brasil, podem ser escalados apenas a partir das oitavas de final, fase que ganha o reforço dos times que disputaram a Libertadores. A Comissão de Arbitragem do Rio, a primeira no país a adotar a experiência com os árbitros adicionais, criticou a decisão.

- Óbvio que é um erro. A Uefa organizou em setembro, na Suíça, um workshop com 40 árbitros para treinamento específico de adicionais. Enquanto a Europa está aprimorando a função, nós estamos acabando com ela. É um tiro no pé. Não tivemos capacidade para treiná-los. Não basta colocar em campo. Tem que treinar. A forma como foi feito no Brasil foi incorreta, e pagamos o preço por isso. 

Até o lado que colocam o adicional no Brasileiro é o errado. Ele tem que ficar do lado oposto ao bandeira. Em 2012 eu disse que, da forma como estava sendo feito, corria o risco de desqualificar a função. O adicional veio para ficar, é questão de tempo. O Brasil parou agora, mas futuramente vai ter que colocá-lo de volta. Além disso, a tecnologia tem que entrar definitivamente na arbitragem. Não dá para competir com 23 câmeras. Tem que ter consciência. O adicional e a tecnologia de linha de gol se completam - afirmou o presidente Jorge Rabello.

O Campeonato Carioca começou usando o árbitro adicional em 2008. Entre 2009 e 2010, a Uefa também fez a experiência, mas em torneios de seleções de base. Em 2012, a CBF decidiu adotá-los em competições nacionais. Atualmente, eles estão presentes em torneios europeus, como ligas nacionais, a Liga dos Campeões e as eliminatórias para a Eurocopa.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, o custo-benefício dos últimos três anos não atendeu às expectativas e motivou o fim da função.

- Vários motivos influenciaram a decisão. O primeiro deles é que o custo-benefício não foi o esperado. A questão financeira é com os clubes, que pagam a diária. E nós entendemos que a participação dos adicionais não resultou em acréscimo na qualidade de arbitragem. Só o Brasil estava utilizando esse experimento. Nossos árbitros encontravam aqui uma situação que não teriam fora do país. Além disso, os árbitros jovens tinham a oportunidade de estar nos grandes jogos, mas os árbitros internacionais não os conheciam e não tinham confiança para atender às decisões. Tinham certo receio. Em 2015 não vamos utilizar. Vamos fazer um teste e ver como fica para 2016. Entendemos que, depois de três anos de observações, deveríamos voltar ao estilo convencional. Talvez eles sejam utilizados em confrontos mata-mata decisivos, como a partir das oitavas de final da Copa do Brasil.



Rabello afirma que a principal razão para o fim do adicional foi financeira.

- Os clubes não querem pagar. O Marin (presidente da CBF) tinha dito em uma entrevista que os clubes não queriam pagar essa conta. E os adicionais nem ao menos são caros. A conta deve ficar em R$ 500 mil por ano. A CBF vai distribuir R$ 34 milhões do primeiro ao sexto colocado na Série A. O valor dos auxiliares é 1,5% dessa premiação. São coisas absurdas. E isso ocorre simplesmente porque a implantação foi feita de forma errada. Questionam o custo-benefício. Mas como se faz essa avaliação se o custo é tangível, e o benefício é intangível? - questionou.

Criada para aumentar a precisão na marcação de lances dentro da área, os árbitros de linha de fundo se tornaram figuras polêmicas. Neste ano, alguns lances contestados foram para a conta dos auxiliares. Em setembro, no jogo entre Santos e Goiás, o meia Esquerdinha acertou belo chute de fora da área. A bola tocou no travessão, atravessou a linha e voltou para o campo de jogo. O adicional não conseguiu acompanhar o lance e não validou o gol (veja no vídeo acima).

Sérgio Corrêa afirmou que as federações estão livres para usar os adicionais nos estaduais. A Federação Paulista vai seguir a decisão da CBF e desistir da escalação deles. O presidente da Comissão de Arbitragem do Rio ainda não sabe o que será feito no Campeonato Carioca de 2015. 

- Não posso falar ainda, não tenho essa resposta. É uma decisão do presidente da Federação de Futebol do Rio. Mais para frente, até o fim de novembro, devemos ter uma definição sobre esse assunto.

O último Campeonato Carioca também teve um equívoco envolvendo um árbitro adicional. Rodrigo Castanheira não viu que na cobrança de falta do vascaíno Douglas a bola bateu no travessão e quicou dentro do gol por 33 centímetros (veja no vídeo abaixo). Na mesma partida, a arbitragem acertou ao considerar que Martín Silva não evitou que a bola entrasse na cobrança de falta do rubro-negro Elano. O clássico terminou com vitória por 2 a 1 para o Flamengo.


Muricy elogia atuação e "culpa" saída de Maicon por susto no Morumbi

Tricolor se perdeu no início do segundo tempo após a substituição do meio-campista, mas conseguiu vencer o Emelec por 4 a 2, nesta quinta-feira


Por


O técnico Muricy Ramalho acredita que a saída do volante Maicon no intervalo foi determinante para o susto que o São Paulo levou nos primeiros minutos do segundo tempo da partida contra o Emelec, nesta quinta-feira, no Morumbi, pela quartas de final da Copa Sul-Americana. O Tricolor abriu 3 a 0, levou dois gols em nove minutos, mas venceu por 4 a 2.

Muricy Ramalho São Paulo x Emelec (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Muricy Ramalho aplaude a torcida na saída do 
gramado do Muricy nesta quinta 
(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)


- Foi um primeiro tempo excelente, um dos melhores. Era o que tinha de fazer, o time equatoriano marca em duas linhas. Nós nos mexemos bastante para fugir da marcação. Perdemos muito com a saída do Maicon, que tem a primeira bola e um passe importante. As linhas se distanciaram. Tomamos um gol por erro nosso. Maicon saiu por estar inseguro, estava com medo de ser expulso (tinha cartão amarelo), tive de mexer. Não voltamos como tínhamos de voltar. Precisávamos ter mantido a posse de bola - afirmou o treinador.

Com o triunfo, o São Paulo joga por qualquer empate e pode até perder por um gol de diferença para avançar às semifinais do torneio. O vencedor vai encarar Atlético Nacional, da Colômbia, ou  Cesar Vallejo, do Peru.


FONTE:
http://glo.bo/1sNtETU

São Paulo tem início arrasador, vacila na etapa final, mas vence o Emelec

Depois de abrir 3 a 0 no primeiro tempo, Tricolor leva dois gols em pouco tempo, sofre pressão, mas consegue construir triunfo de 4 a 2 no Morumbi



 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


Uma vitória por 4 a 2 não pode ser considerada um mau resultado. Longe disso. Mas diante das circunstâncias, o triunfo do São Paulo sobre o Emelec, por esse placar, no Morumbi, pela partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, foi, no mínimo, frustrante. Explica-se: com futebol envolvente e eficiente, o Tricolor terminou o primeiro tempo com triunfo parcial de 3 a 0 (Michel Bastos, Hudson e Alan Kardec). Na volta para a etapa final, um apagão, dois gols sofridos e só mais um gol marcado (Antônio Carlos).


saiba mais

Se com o placar do primeiro tempo o Tricolor poderia perder por 2 a 0 no Equador, na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), agora esse mesmo placar daria ao Emelec a classificação às semifinais do torneio. Mesmo assim, a situação do São Paulo é boa. Com os 4 a 2, o time brasileiro joga pelo empate ou até derrota por um gol de diferença. Se fizer um gol em Guayaquil, o Emelec terá de fazer três. Se fizer dois, o time equatoriano terá de fazer quatro para ir aos pênaltis ou cinco para avançar direto.

Pelo Brasileirão, o São Paulo volta a campo no domingo, às 17h, contra o Criciúma, fora de casa. O Tricolor é vice-líder, cinco pontos atrás do líder Cruzeiro.

Hudson comemora gol do São Paulo contra o Emelec (Foto: Agência AFP)
Hudson comemora com Ganso, Alan Kardec e 
Kaká no Morumbi (Foto: Agência AFP)
Três vezes Tricolor


O São Paulo começou a partida em ritmo lento. Marcando em cima, o Emelec deu pouco espaço para o time de Muricy. E mais: os equatorianos estavam atentos a qualquer vacilo para encaixar um contra-ataque. Mas a qualidade individual do Tricolor fez a diferença logo aos 12 minutos. Kaká tocou para Maicon, que ajeitou para Michel Bastos bater colocado. Um belo gol. A resposta do Emelec só não foi imediata porque Rogério Ceni fez linda defesa em chute de Herrera. Que susto.

Superior em campo, o São Paulo tinha dificuldade em chegar com perigo à área adversária. E o time equatoriano abusava das faltas. A partida ficou tensa. Quando parecia que o rival ia crescer, o Tricolor acelerou. Ganso achou Kaká na grande área com belo passe. Na sobra, Hudson aumentou a vantagem para 2 a 0, aos 34. Dez minutos depois, um ataque fulminante. Ganso cruzou para Kaká. O camisa 8 ajeitou para Alan Kardec cortar um zagueiro e tocar para o fundo do gol.



Michel bastos comemora gol do São Paulo contra o Emelec (Foto: Agência Reuters)
Michel Bastos comemora gol do São Paulo 
contra o Emelec (Foto: Agência Reuters)
Emelec reage e dá trabalho


Muricy Ramalho sacou Maicon no retorno para o segundo tempo para a entrada do zagueiro Antônio Carlos. Assim, Hudson foi para o meio de campo, e Paulo Miranda foi deslocado para a lateral direita. Só que no começo da etapa final só deu Emelec. E o time equatoriano diminuiu aos dois minutos, com Bolaños. Rogério Ceni falhou no lance. Empolgado com o gol, a equipe visitante partiu para a pressão. Deu certo. O segundo saiu aos nove, em chute de Mena, que recebeu bom lançamento.

Irreconhecível, o São Paulo levou vários sustos. Demorou a se encontrar, mas chegou ao quarto gol aos 24 minutos. Hudson aproveitou sobra de escanteio e cruzou para Antônio Carlos marcar de cabeça. Mesmo assim, não deixou de dar espaços para o Emelec, sempre perigoso no contra-ataque. Muitas vezes perdido em campo e totalmente dependente das boas jogadas de Ganso, o Tricolor se segurou e manteve o resultado de 4 a 2.

Alvaro Pereira, São Paulo X emelec (Foto: Agência Reuters)
Alvaro Pereira foge da marcação de jogador 
da equipe equatoriana (Foto: 
Agência Reuters)




FONTE:

Melo e Dodig abandonam partida em Paris, mas se garantem no ATP Finals

Outro representante do Brasil em Londres, Bruno Soares também é eliminado na estreia do Masters 1.000, ao lado de Peya, acumulando 4ª derrota seguida


Por  
  Paris



O Brasil terá dois representantes no ATP Finals, evento que reúne as oito melhores duplas da temporada, em novembro, em Londres. Embora tenham abandonado a partida de estreia do Masters 1.000 de Paris contra o polonês Marcin Matkowski e o austríaco Jurgen Melzer, quando perdiam por 6/3 e 2/1, nesta quinta-feira, o brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig asseguraram a última vaga para o torneio na capital britânica. Os tenistas, que compõem a sétima melhor parceria da temporada, foram beneficiados pela derrota de virada da dupla formada pelo americano Eric Butorac e pelo sul- africano Raven Klaasen para o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau, por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/1 e 10-6.

Pelo segundo ano consecutivo, teremos dois brasileiros no Finals. Isso é muito importante para nosso esporte. Precisamos dessa valorização"
Marcelo Melo

- Dodig, infelizmente, machucou hoje no aquecimento e suas condições para competir eram insuficientes. Sabendo da classificação para o ATP Finals durante a partida, achamos melhor preservá-lo. Estar no Masters de novo é realmente incrível - disse Daniel Melo, técnico de Marcelo Melo e auxiliar da equipe brasileira da Copa Davis.

Mesmo com uma sequência de resultados negativos,  Bruno Soares e Alexander Peya também garantiram o seu lugar em Londres. A terceira melhor parceria do ano também estreou em Paris com derrota. O brasileiro e o austríaco perderam para o uruguaio Pablo Cuevas e o colombiano Santiago Giraldo por 2 sets a 0 - 6/4 e 7/6(4) - e somam quatro derrotas seguidas.

- Pelo segundo ano consecutivo, teremos dois brasileiros no Finals. Isso é muito importante para nosso esporte nacional. Precisamos dessa valorização - disse Melo, em uma referência a Bruno Soares.

Após eliminarem Melo e Dodig, Matkowski e Melzer irão enfrentar nas quartas de final o indiano Rohan Bopanna e o canadense Daniel Nestor. O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Paris, a partir de 7h30 (de Brasília). Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play.


Além de Melo/Dodig e Soares/Peya, os outros confirmados no ATP Finals são os irmãos Bob e Mike Bryan, Daniel Nestor/Nenad Ziminjic, Julien Benneteau/Edouard Roger-Vasselin, Marcel Granollers/Marc López e Robert Lindstedt/Lukasz Kubot.


FONTE:
http://glo.bo/1p6arSC

Djokovic sofre no 2º set, mas vence Monfils e vai às quartas em Paris

Número 1 do mundo sai na frente na partida, mas tem trabalho na segunda parcial, decidida apenas no tie-break. Próximo adversário é Andy Murray


Por
Paris




O francês Gael Monfils bem que tentou, mas não conseguiu parar o número 1 do mundo, Novak Djokovic, no Masters 1000 de Paris. Em duelo disputado nesta quinta-feira e válido pelas oitavas de final da competição, o sérvio triunfou por 2 sets a 0, em jogo de dois períodos bem distintos. Enquanto que na primeira parcial Nole não teve muito trabalho para triunfar por 6/3, na segunda o líder do ranking de simples da ATP precisou reverter um 5 a 4 para o rival, vencendo o set no tie-break por 7 a 6.

O adversário nas quartas de final é ninguém menos do que Andy Murray, atual número 8 do mundo. Nas oitavas, o britânico eliminou o búlgaro Grigor Dmitro (11º do ranking da ATP) com uma vitória por 2 sets a 0 (6/3, 6/3). Os demais confrontos da próxima fase são: Tomas Berdych x Kevin Anderson, Milos Raonic x Roger Federer e David Ferrer x Kei Nishikori.

Djokovic e Monfils, Masters 1000 tênis (Foto: Getty Images)
Djokovic cumprimenta Monfils após o término 
da partida (Foto: Getty Images)


Demonstrando um pouco de nervosimo, Monfils cometeu muitos erros no início da partida, o suficiente para Djokovic abrir 3 a 0 no primeiro set, graças a um erro de backhand do francês no ponto decisivo. Depois de salvar dois breaks, Monfils conseguiu vencer o quarto game, provando que ainda estava vivo na partida.

Mesmo com muito esforço, o número 21 do ranking não conseguiu evitar a derrota no set, uma vez que o sérvio confirmou todos os seus serviços restantes, fechando a parcial em 6/3, em 36 minutos. No ponto decisivo, o francês devolveu bola na rede, para o alívio de Nole, que fez 1 a 0 no jogo.

O segundo set começou equilibrado. Djokovic conseguiu uma quebra de saque logo no primeiro serviço de Monfils, que devolveu na mesma moeda fazendo 2 a 2 e virando o placar na sequência. 

Com um belo forhand, o francês fez 4 a 3, jogando toda a pressão para o número 1 do mundo, que ainda viu o rival fazer 5 a 4 em seguida, ficando muito perto da vitória no set.

Djokovic, Masters 1000 tênis (Foto: Getty Images)
Sérvio se estica para tentar evitar ponto do 
rival (Foto: Getty Images)


O 10º game foi extremamente equilibrado e decidido apenas no terceiro desempate, quando Djokovic soltou a paralela e empatou o set, levando a decisão para o tie-break na sequência. Sacando para fechar o período, Monfils acabou errando muito no 13º game, quando o sérvio definiu o set e a partida ao fechar a parcial em 7/6.


FONTE:
http://glo.bo/1p8ldb5

Murray derrota Dimitrov, avança em Paris e se garante no ATP Finals

Em ação nas últimas seis semanas, britânico alcança 20ª vitória em 22 jogos. Duelo de quartas de final na França será contra Djokovic ou Monfils


Por
Paris



Andy Murray teve recompensado o esforço de estar em ação durante as últimas seis semanas. Com um duplo 6/3, o britânico venceu, nesta quinta-feira, o búlgaro Grigor Dimitrov, 11º do ranking da ATP, pelas oitavas de final do Masters 1.000 de Paris. Além de se classificar para as quartas de final, ele também garantiu, com a vitória, um lugar no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, entre 9 e 16 de novembro, em Londres. No ano passado, o atual número 8 do mundo ficou fora do campeonato por estar se recuperando de uma cirurgia nas costas.

tenis andy murray paris (Foto: Getty Images)
Murray se classificou para o ATP Finals ao 
avançar às quartas de final em Paris 
(Foto: Getty Images)


Terminado o US Open, em setembro, Murray precisou preencher a agenda de competições para entrar no grupo de jogadores que disputam o ATP Finals. Conseguiu uma sequência de bons resultados que o levou a conquistar três torneios desde o fim do Grand Slam americano: ATP 250 de Shenzhen, na China, ATP 250 de Viena, na Áustria, e ATP 500 de Valência, na Espanha. A vitória sobre Dimitrov, nesta quinta, foi a 20ª do britânico nas últimas 22 partidas que jogou.


saiba mais

Com a confirmação de Murray, restam agora apenas mais três lugares no ATP Finals. Além do britânico, já estão classificados o sérvio Novak Djokovic, os suíços Roger Federer e Stan Wawrinka, e o croata Marin Cilic. O espanhol Rafael Nadal também havia assegurado a vaga, mas está fora do torneio por conta da cirurgia que vai fazer na próxima segunda para curar uma apendicite.

O próximo adversário de Murray em Paris será ou Djokovic, número 1 do mundo, ou o francês Gael Monfils, 21º do ranking, que disputam as oitavas de final ainda nesta quinta. A partida válida pelas quartas de final entre o atual campeão olímpico e o vencedor do duelo entre o sérvio e o francês acontece nesta sexta.

O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Paris, a partir de 7h30 (de Brasília). Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play.

Confira outros resultados desta quinta-feira:

Tomas Berdych (TCH) 2 x 0 Feliciano López (ESP) - 7/5 e 6/3
Kevin Anderson (AFS) 2 x 1 Stan Wawrinka (SUI) - 6/7(2), 7/5 e 7/6(3)
David Ferrer (ESP) 2 x 0 Fernando Verdasco (ESP) - 6/1 e 6/2
Kei Nishikori (JAP) 2 x 1 Jo-Wilfied Tsonga (FRA) - 6/1, 4/6 e 6/4


FONTE:
http://glo.bo/1p6NDlM

Federer despacha surpresa francesa e avança às quartas de final em Paris

Número dois do mundo, suíço derrota Lucas Pouille por 2 sets a 0, com um duplo 6/4. Na próxima fase do Masters 1.000, Federer enfrenta Milos Raonic


Por  
  Paris



Após uma difícil estreia no Masters 1.000 de Paris, em que precisou de três sets com dois tie-breaks para superar o anfitrião Jeremy Chardy, 30º colocado do ranking mundial, Roger Federer fez valer a força do seu saque para avançar às quartas de final, nesta quinta-feira, na França. Campeão dos últimos torneios que disputou, o Masters 1.000 de Xangai e o ATP da Basileia, o suíço, número dois do mundo, se impôs sobre Lucas Pouille, surpresa francesa de apenas 20 anos, vencendo por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, em 1h14. Na próxima fase, Federer mede forças com o canadense Milos Raonic.

Roger Federer vence francês Lucas Pouille no Masters 1.000 de Paris (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Roger Federer elimina francês Lucas Pouille 
nas oitavas em Paris (Foto: FRANCK FIFE 
/ AFP)


O número 2 do mundo não sofreu nenhuma chance de quebra de saque na partida e cedeu apenas 12 pontos em 10 games no seu serviço. O suíço acertou quatro aces e levou a melhor em 27 dos 29 pontos disputados no primeiro serviço, o que refletiu um aproveitamento de 93%. Federer está motivado para recuperar a liderança do ranking mundial. Seus resultados recentes diminuíram para apenas 490 pontos a diferença para o sérvio Novak Djokovic, número um do mundo. Para voltar ao topo, o suíço precisa chegar à final do Masters 1.000, desde que Djokovic seja derrotado por Gael Monfils. Se Federer for campeão, ele também pode atingir o seu objetivo caso o sérvio não seja finalista.


saiba mais

Pouille, por sua vez, não esperava nem mesmo participar do Masters. O jovem de apenas 20 anos entrou no qualificatório como convidado, despachou dois cabeças de chave e entrou para a chave principal, na qual somou mais duas vitórias. A primeira foi sobre o croata Ivo Karlovic e a segunda contra o italiano Fabio Fognini. A boa campanha lhe credenciou para as oitavas de final diante do seu ídolo, Federer. Apesar da eliminação em Bercy, Pouille subirá pelo menos 40 posições no ranking e atingir a melhor colocação na carreira.

O jogo


O duelo começou equilibrado, com trocas de igualdade. Os tenistas confirmavam os seus serviços sem sustos, até que Federer adotou uma postura mais agressiva. No sétimo game do primeiro set, o suíço pressionou o rival e conseguiu a primeira quebra da partida: 4/3. Em seguida, ele sacou forte, atrapalhou a recepção de Pouille e ampliou: 5/3. O francês não se intimidou, manteve o saque e freou o ex-número um do mundo. Não por muito tempo. De zero, Federer levou a melhor sobre o adversário e fechou a parcial por 6/4, em 29 minutos.

A disputa ficou ainda mais acirrada no segundo set. Embora não tenha tido nenhuma chance de quebra diante do ídolo, a promessa francesa impôs dificuldades para Federer, principalmente, com boas devoluções. O suíço apostou na sua arma de saque e voleio e cresceu em momentos decisivos.

 Após salvar break-points no terceiro e no quinto games, Pouille não resistiu ao suíço no sétimo. Federer pressionou e conseguiu mais uma quebra para fazer 4/3. Na sequência, confirmou o saque com tranquilidade, mas o francês se redimiu ao vencer o game seguinte com 100% de aproveitamento: 5/4. O suíço não desperdiçou a chance de fechar o jogo e selou a vitória ao vencer novamente por 6/4.

No próximo desafio, Federer terá pela frente um antigo freguês em busca de uma vaga na semifinal em Paris. Raonic perdeu os últimos seis jogos para o suíço, incluindo as semifinais de Wimbledon e Cincinnati nesta temporada. Se vencer, o tenista da Basileia impede que o canadense de 23 anos se classifique para o ATP Finals, já que ele precisa ter uma campanha melhor que a do espanhol David Ferrer a fim de garantir a oitava vaga para a compet


FONTE:
http://glo.bo/1tmZmLr

Open de Parana: Brasil vai às oitavas com três duplas femininas invictas

Maria Clara/Carol, Lili/Rebecca e Talita/Larissa vencem suas últimas partidas da fase de grupos na Argentina e mantêm os 100% de aproveitamento


Por  
 Parana, Argentina



As duplas brasileiras mantiveram o bom desempenho da estreia e venceram o último jogo da fase de grupos, nesta quinta-feira, na disputa feminina do Open de Parana, na Argentina. Com isso, Maria Clara/Carol, Lili/Rebecca e Talita/Larissa avançaram direto às oitavas de final, sem terem que disputar a repescagem da competição. Invictas, as brasileiras voltam à quadra nesta sexta-feira, pelas oitavas e quartas de final. As adversárias da próxima fase serão divulgadas ainda na noite desta quinta-feira. O Brasil busca manter a boa fase no Circuito Mundial, tendo conquistado as últimas quatro etapas entre as mulheres.

Larissa e Talita também venceram os três jogos que disputaram (Foto: Divulgação/FIVB)
Larissa e Talita também venceram os três jogos 
que disputaram (Foto: Divulgação/FIVB)


Maria Clara e Carol começaram o dia vencendo as canadenses Victoria Altomare e Julie Gordon por 2 sets a 0 (21/14, 21/16), em 33 minutos, e confirmaram a primeira posição do grupo D. As brasileiras, que ficaram na quarta colocação no Grand Slam de Barueri (SP), seguem em ritmo forte, sem terem perdido nenhum set até o momento.

- Pegamos uma chave boa, foi bom ganhar os três jogos e passar em primeiro lugar no grupo. Nesse calor e umidade que estamos encarando, pular uma fase é muito importante. 

Conseguimos melhorar alguns detalhes a cada jogo, mas sabemos que a próxima fase é sempre muito diferente da chave, mais dura e sem margem para erros. A partir de agora temos que ter ainda mais atenção e foco total. Concentração, força e união para irmos bem e conquistarmos um bom resultado - analisou Maria Clara.

Pegamos uma chave boa, foi bom ganhar os três jogos e passar em primeiro lugar no grupo. Nesse calor e umidade que estamos encarando, pular uma fase é muito importante. Conseguimos melhorar alguns detalhes, mas sabemos que a próxima fase é mais dura e sem margem para erros. A partir de agora temos que ter ainda mais atenção e foco total. Concentração, força e união para irmos bem e conquistarmos um bom resultado"
Maria Clara

Talita e Larissa também confirmaram o primeiro lugar do grupo B ao vencerem as italianas Giulia Momoli e Laura Giombini por 2 sets a 0 (21/13, 21/18), em 34 minutos. As adversárias também tinham duas vitórias na competição e terão que disputar a repescagem.

Quem também se garantiu na primeira posição foi a dupla formada por Lili e Rebecca. A capixaba e a cearense venceram as norte-americanas Amanda Dowdy e Sarah Day por 2 sets a 1 (19/21, 21/18, 23/21), em 58 minutos, e confirmaram a liderança do grupo G.

Cada etapa do Open dá ao time campeão 500 pontos, além de uma premiação de 11 mil dólares. Após a disputa na Argentina, o Circuito Mundial 2014 terá mais três edições Open: Qatar (apenas torneio masculino), Índia e África do Sul, além do Challenger disputado na Tailândia, que dá ao campeão uma pontuação menor que dos Opens: 320 pontos.


FONTE:
http://glo.bo/13nByhY

São Caetano derrota o Sesi-SP em cinco sets e vai decidir o título paulista

Equipe do ABC repete vitória da partida de ida da semifinal para eliminar as atuais campeãs sul-americanas. Rival na final sai do duelo entre Pinheiros e Osasco


Por
São Paulo



Em um jogo emocionante e com muitas variáveis, o São Caetano virou nesta quarta-feira o primeiro classificado para a grande final do Campeonato Paulista. A vitória sobre o Sesi-SP por 3 sets a 2, com parciais 25/20, 25/16, 21/25, 22/25 e 15/11, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo, fez o time do ABC, que havia vencido o jogo de ida da semifinal, se credenciar para enfrentar o ganhador do duelo entre Osasco e Pinheiros, que se enfrentam nesta quinta-feira, em São Paulo, pelo jogo de volta da semi – o primeiro embate foi vencido pelo clube da capital paulista por 3 sets a 0, na última terça-feira, em Osasco.

Os maiores destaques do São Caetano foram a ponteiras Thaisinha e Sonaly, ambas muito eficientes no ataque. Pelo lado do Sesi-SP, destaque para a central bicampeã olímpica Fabiana, que se despede do Paulista tendo feito apenas os dois jogos da semifinal, já que ganhou alguns dias de descanso após conquistar a medalha de bronze com a equipe nacional no Mundial da Itália, no início deste mês.

Sesi-SP x São Caetano Paulista vôlei (Foto: Lucas Dantas/ Sesi-SP Divulgação)
Paula ataca para cima do bloqueio duplo do 
Sesi-SP, com Fabiana e Suelle (Foto: Lucas 
Dantas/ Sesi-SP Divulgação)


Assim como havia acontecido no primeiro jogo da semifinal, o São Caetano não se intimidou e começou melhor a partida. Empolgado, o time do ABC paulista variava bem as jogadas e tinha um bom aproveitamento no ataque, principalmente com a central Mara. Do outro lado da quadra, as donas da casa cometiam alguns erros bobos e não conseguiam quebrar o passe do São Caetano. Bicampeã olímpica, Fabiana encaixou bons ataques. Porém, as visitantes estavam mais eficientes e melhores organizadas taticamente. Foi assim que Paula explorou o bloqueio de Suele e fechou o primeiro set em 25/20, após 30 minutos de partida.


saiba mais

O Sesi-SP começou o segundo set tomando a dianteira do placar. Mas em pouco tempo, o São Caetano reagiu e demonstrou que não seria fácil para as atuais campeãs sul-americanas.  Esbanjando entrosamento, a levantadora Carol municiou bem as atacantes, ajudando o time do ABC a retomar as rédeas da partida. Em ótima jornada, a central Mara fez três pontos consecutivos de bloqueio e ajudou o São Caetano abrir uma bela vantagem. Depois disso, não houve mais espaço para as mandantes, que perderam a segunda parcial por 25/16.

A terceira parcial teve início com o Sesi-SP finalmente entrando no jogo. Tentando minimizar erros e vendo a levantadora Claudinha melhorar, as donas da casa levantaram a cabeça e foram para cima do adversário. Pela primeira vez na partida, o time da Vila Leopoldina conseguia se manter na frente do placar. Mas nada desanimava o São Caetano, que continuava contando com atuações seguras de Thaisinha, Carol e Mara. Quem também entrou bem foi a central Dani Suco. Com isso, o time encostou no marcador. Mas o Sesi-SP reagiu a abriu quatro importantes pontos, após Juma parar no bloqueio de Mariana (20/16). A partir daí, a equipe de vermelho e preto soube administrar o placar e venceu a terceira parcial por 25/22, e ganhou sobrevida no Campeonato Paulista.

Sesi-SP x São Caetano Paulista vôlei (Foto: Lucas Dantas/ Sesi-SP Divulgação)
Monique ataca em cima de bloqueio duplo de 
Silvana e Saraelen (Foto: Lucas Dantas/ 
Sesi-SP Divulgação)


Sem esmorecer, o São Caetano deu um gás a mais para liquidar a fatura no quarto set. Forçando bem o saque e variando bem o seus ataques, a equipe largou na frente no marcador. Entretanto, alguns erros e bons ataques de Fabiana fizeram o Sesi-SP passar à frente. E ele conseguiu superar a pressão e o momento melhor do rival para ir caminhando ponto a ponto rumo à vitória na sua segunda parcial consecutiva. Após grande defesa da líbero Nine, o São Caetano se empolgou e empatou o placar em 19/19. A partir daí, foi lá e cá. Mas o Sesi-SP errou menos e atacou melhor. O resultado dessa combinação foi um 25/22, levando a partida para o tie-break.

O desempate começou bastante equilibrado. O Sesi-SP saiu na frente, mas logo as visitantes foram buscar e acabaram virando, com pontos de Mara, Paula e alguns erros das mandantes. Melhor em quadra, o São Caetano abriu uma boa vantagem de cinco pontos (8/3), margem considerável em um tie-break. Depois disso, o time precisou apenas controlar a ansiedade e não dar sopa para o azar. 

Aguerrido, o Sesi-SP não se entregou e lutou até o fim. Mas a noite era para ser do São Caetano. Titular nos últimos sets, a ponteira Sonaly fez a diferença e deixou as meninas do ABC bem perto do triunfo. O primeiro match point foi desperdiçado. Porém, na sequência, após um rali, a ponteira Joyce cravou na quadra adversária: 15/11, vitória do São Caetano por 3 sets a 2 e vaga na decisão contra o ganhador de Osasco e Pinheiros.


FONTE;
http://glo.bo/1tjU6Ii

Osasco busca "vitória dupla" diante do Pinheiros para ir à decisão do Paulista

Derrotadas no jogo de ida, favoritas precisam nesta quinta levar a melhor no jogo em melhor de cinco sets e depois em um eventual golden set para superar time da casa


Por
São Paulo


Tem tudo para ser um jogão. Depois de ser atropelado em casa na partida de ida da semifinal do Campeonato Paulista, para avançar à final o Osasco precisa de uma "vitória dupla" sobre o Pinheiros, nesta quinta-feira, a partir das 18h30 (de Brasília), no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, com transmissão ao vivo do SporTV. O primeiro dos triunfos necessários é na partida em si. Em caso de vitória osasquense, independentemente do placar, a definição de vaga vai para o golden set, que acontecerá logo na sequência e cujo ganhador se credenciará para encarar o São Caetano, que eliminou o Sesi-SP na noite de quarta-feira, na decisão estadual. Sendo assim, o Pinheiros pode até perder o "jogo", se levar a melhor no "set dourado".

Para alcançar o objetivo, o Osasco tem como meta diminuir o vistoso número de erros apresentados no revés contundente de terça-feira. Considerado o time mais forte do Brasil no papel, por ter quatro campeãs olímpicas (Thaisa, Dani Lins, Adenizia e Mari), além da líbero titular da seleção brasileira, Camila Brait, a equipe espera dar conta do recado.

- Precisamos errar menos. Estamos conscientes de que cometemos muitas falhas e que temos de melhorar nosso desempenho. Não podemos perder a cabeça no ataque, elas defendem muito bem e rifamos várias bolas na primeira partida. Nosso bloqueio e defesa também precisam melhorar - disse Brait.

Camil Brait Thaisa Dani Lins Osasco Campeonato Paulista volei (Foto: João Pires/Fotojump)
Osasco de Camil Brait, Thaisa e Dani Lins 
tenta errar menos para conseguir bater o 
Pinheiros (Foto: João Pires/Fotojump)


O discurso foi o mesmo apresentado pelo técnico Luizomar de Moura, que cobrou bastante as suas comandadas na preparação para o decisivo embate com o Pinheiros.


saiba mais

- O Osasco terá que se superar para buscar a classificação dentro do Pinheiros. A equipe precisa se ajustar taticamente e diminuir os erros para tomar as decisões de forma correta - disse ele.

Pelo lado do Pinheiros, as jogadores acreditam que o mais importante ao entrar em quadra para encarar o Osasco é controlar a ansiedade.

- Temos que controlar a ansiedade e entender que será um jogo ainda mais difícil do que o primeiro. Mesmo jogando em casa, temos que nos doar ao máximo para conquistarmos essa classificação - afirmou a ponteira Ellen.

As finais do Campeonato Paulista, entre São Caetano e o ganhador da semifinal envolvendo Pinheiros e Osasco, vão acontecer nos dias 3 e 5 de novembro.

Ellen Pinheiros vôlei (Foto: João Pires/Fotojump)
A ponteira Ellen pede que o Pinheiros controle 
a ansiedade para assegura ida à final paulista 
(Foto: João Pires/Fotojump)


FONTE:

Equipe quer coroar temporada de despedida da levantadora com título do torneio; campeã olímpica diz que Roberta assumirá mais responsabilidade e elogia Giovana


Por
Rio de Janeiro

 
Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)Fofão é inspiração para o Rio de Janeiro, que mira o deca (Foto: Divulgação/Marcio Rodrigues/MPIX)

A inspiração está logo ali, ao alcance dos olhos. Ver Fofão, aos 44 anos, chegar com sorriso no rosto para cada treino e disposta a encarar o alto nível de cobrança de Bernardinho faz com que cada integrante da equipe do Rio de Janeiro se motive a dar um algo a mais. Mais do que o décimo título da Superliga, todos querem que a última temporada da levantadora seja memorável. O nome da campeã olímpica é lembrado toda vez que a pergunta sobre expectativa para a edição 2014/2015 é feita. Toda vez que falam sobre o retrato da superação. É assim que Bernardinho enxerga a sua capitã.  


- Fofão representa esse trabalho. O que move uma pessoa de 44 anos a estar no meio de meninas tão novas? A paixão. Não tem outra resposta. Ela no último ano sofreu fisicamente (com uma lesão na panturrilha) e temos que ter mais sabedoria para manter a integridade dela durante o campeonato. Fofão representa uma grande motivação para as pessoas e se quiser permanecer no projeto (que completa 18 anos) quando parar, vai permanecer. As jogadoras representativas não nos deixam - disse o treinador, durante a apresentação oficial do elenco, numa casa em Santa Teresa.

Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)
Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei (Foto: 
Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)


Roberta foi tantas vezes a segunda levantadora, que tem agora que aproveitar a oportunidade. Ela está preparada. Eu vou precisar ter mais cuidado para não ter problemas de lesão porque não vou ter condições psicológicas para enfrentar mais uma. Já fiz trabalho de reforço no local para aguentar bem"
Fofão

A tendência é que a experiente jogadora seja poupada em alguns jogos, fazendo com que Roberta, sua reserva imediata, assuma mais responsabilidade nesta edição da competição. A preparação já vem sem feita há algum tempo.

- Ela jogou mais de 50% das partidas na temporada passada. Na semifinal, Fofão voltou. A expectativa é que jogue mais. O legado de substituir Fernanda Venturini e Fofão é pesado. Ela vem assumindo bem o papel. Não é falar: "Pega que o carro de F-1 é seu.  É toda uma preparação, passando de piloto de teste até assumir o volante do carro (sorri).

Fofão torce para que Roberta "esteja sempre bem". Sabe que precisará muito dela para chegar inteira até a final que tanto deseja disputar. Sabe que terá de aumentar os cuidados com a panturrilha. Não quer pensar em voltar a viver o drama da temporada passada. Na ocasião, foram quase dois meses convivendo com dúvidas. Odiava fazer fisioterapia. Teve medo de não conseguir se recuperar a tempo. Teve medo de retornar às quadras e sentir aquelas dores novamente. 


Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)
Fabi acredita que a próxima temporada será 
especial para o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)


- Roberta foi tantas vezes a segunda levantadora, que tem agora que aproveitar a oportunidade. Ela está preparada. Eu vou precisar ter mais cuidado para não ter problemas de lesão porque não vou ter condições psicológicas para enfrentar mais uma. Já fiz trabalho de reforço no local para aguentar bem. Essa é uma lesão complicada porque eu me desloco muito. E nosso time mudou a característica, vai jogar com mais velocidade com a chegada da Andréia. Se o passe, que foi nosso problema, chegar redondinho, fica fácil. Então, Roberta tem que arrasar, e eu descanso - diverte-se Fofão.

Tem tudo para ser uma temporada especial. Fofão é muito mais que um motivo para a gente tentar o deca. Respeito demais a decisão dela de parar. Duvido que alguém alcance essa marca dela, de jogar até 45 anos. Fofão é uma jogadora histórica para o vôlei mundial"
Fabi

Os elogios são estendidos também para Giovana, levantadora de 20 anos, uma das cinco novas peças do elenco.

- Você vão ouvir falar muito dela. É uma levantadora nata, tem velocidade, bom toque, pensa bem o jogo e é esperta. Ela está enchendo os olhos da comissão técnica. Estou feliz de poder ver uma jogadora assim surgindo.

E as companheiras têm o mesmo sentimento quando falam sobre a honra de estarem sob a batuta de Fofão nesses últimos meses de sua carreira

.
Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)Para Bernardinho, Fofão é o retrato da superação (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)


- Tem tudo para ser uma temporada especial. Fofão é muito mais que um motivo para a gente tentar o deca. Será o motivo histórico para nós. Respeito demais a decisão dela de parar. 

Duvido que alguém alcance essa marca dela, de jogar até 45 anos. Fofão é uma jogadora histórica para o vôlei mundial e tem tido a oportunidade de conviver com pessoas que têm contribuído demais para que ela passe por este momento duro. O fim é inevitável, mas estamos tentando fazer com que os dias sejam menos doídos para ela. Todo mundo quer participar desse momento da vida dela. Nós queremos fazer uma final épica, os outros querem dizer que fizeram parte do jogo de despedida dela, mas que eles ganharam. Fofão é alguém que merece seu lugar no esporte, merece ser eterna - disse a líbero Fabi.

O primeiro compromisso do Rio de Janeiro na Superliga será contra o Rio do Sul, no dia 7 de novembro, às 21h30, no ginásio do Tijuca. Nesta temporada, a equipe disputará ainda a Copa Brasil, em janeiro, e o Sul-Americano, em fevereiro. Caso conquiste o título, terá o direito de disputar o Mundial de Clubes, em maio.


Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)
Drussyla e Gabi tiram foto de cartão-postal 
carioca (Foto: Divulgação / Marcio 
Rodrigues / MPIX)

Rio de Janeiro Rexona / Ades vôlei  (Foto: Divulgação / Marcio Rodrigues / MPIX)
Equipe do Rio de Janeiro posa com o Cristo 
Redentor como pano de fundo (Foto: 
Divulgação/Marcio Rodrigues/MPIX


F0NTE:

Jogadora do West Ham é encontrada enforcada dentro de casa na Inglaterra

De acordo com a imprensa britânica, jovem de 20 anos teria cometido suicídio


Por
Londres, Inglaterra


Katie Sheppard West Ham (Foto: Reprodução / Site Oficial West Ham)Katie Sheppard West Ham (Foto: Reprodução / Site Oficial West Ham)


O futebol feminino da Inglaterra foi marcado por uma nota triste nesta segunda-feira. A atleta do West Ham, Katie Sheppard, de 20 anos, foi encontrada enforcada em sua residência. De acordo com a imprensa britânica, a jovem teria cometido suicídio após discussão com a namorada, que se recusou a contar aos pais sobre o relacionamento com Kate. 

O ocorrido entra para a lista de tragédias no esporte. Um caso similar ao da jovem jogadora foi o de Robert Enke, ex-goleiro do Hannover e seleção alemã, que em 2010 cometeu suicídio após depressão. O corpo de Enke foi encontrado em uma passagem de nível de uma linha férrea na cidade de Neustadt am Rübenberge, na Alemanha.


FONTE:
http://glo.bo/1sLYuw9

Um dia após briga, colegas brincam com Pará: "É o Zé Aldo do Sertão"

Trabalho também conta com conversa em reservado com grupo de jogadores


Por
Porto Alegre


A briga entre Pará e Lucas Coelho, que ocorreu no treino desta quarta-feira, não parece ter abalado o grupo de jogadores do Grêmio. Ao ponto de alguns atletas até brincarem com a situação no trabalho realizado na tarde desta quinta-feira, no Olímpico. Ao término da atividade realizada com portões fechados, o volante Edinho fez piadas com o episódio e até simulou um soco no lateral-direito.

- O Pará só quer brigar. É MMA - disse, ao fazer gestos de golpes no ar.

Inicialmente constrangido, Pará logo entrou na brincadeira:

- É o Zé Aldo do Sertão! - exclamou e arrancou gargalhadas dos demais jogadores do grupo.

pará edinho treino grêmio (Foto: Marcelo Oliveira/Agência RBS)
Edinho faz brincadeira após briga e simula soco 
em Pará (Foto: Marcelo Oliveira/Agência RBS)

grêmo treino olímpico pará edinho (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)
Jogadores do Grêmio brincam com briga entre 
Pará e Lucas Coelho (Foto: Diego Guichard/
GloboEsporte.com)


Nascido em São João do Araguaia, no Pará, o lateral do Grêmio fez referência ao lutador José Aldo, que no último sábado derrotou Chad Mendes e manteve o cinturão dos pesos-penas do UFC, maior evento de artes marciais do mundo.

Pará e Lucas Coelho brigaram no final do treinamento do Grêmio, realizado na tarde de quarta-feira, no CT Luiz Carvalho. O lance aconteceu no final da atividade. Em uma disputa de bola, atacante e lateral trocaram socos e chutes. Lucas Coelho ainda deu um chute na bola em direção do defensor. Ao final do trabalho, Pará pediu desculpas ao companheiro e disse ter feito as pazes. 

Treino grêmio - briga (Foto: Luciano Leon / Raw Image / Agência Estado)
Pará e Lucas Coelho trocaram socos e chutes 
na briga (Foto: Luciano Leon / Raw Image 
/ Agência Estado)


Treino fechado

Após o desentendimento entre Pará e Lucas Coelho, no treinamento desta quarta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari optou pela privacidade no trabalho realizado nesta quinta, no gramado do Olímpico. Fechou a atividade e manteve sob sigilo eventuais mudanças para o confronto deste sábado contra o Vitória. 

Antes do treino, uma pequena reunião. Felipão reuniu os atletas para conversa reservada na sala de imprensa do Olímpico por 20 minutos. Já no final do trabalho, Felipão abriu o treino para a imprensa, mas a atividade já estava no final. Apenas Fernandinho, Fellipe Bastos e Luan treinavam cobranças de faltas.

Sem Zé Roberto, suspenso, a tendência é do ingresso de Pará na lateral esquerda e Matías Rodríguez na direita. No meio, Fellipe Bastos retorna ao time na vaga de Riveros, que também fica fora pelo terceiro amarelo. Outro que cumpre suspensão é o meia Alan Ruiz.  Na zaga, Bressan segue ao lado de Pedro Geromel, até porque Rhodolfo segue sob supervisão do departamento médico. O zagueiro titular somente deve ser liberado para o clássico Gre-Nal. 
A equipe gremista deve ser encaminhada para o confronto deste sábado com: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Geromel, Bressan e Pará; Fellipe Bastos, Ramiro, Fernandinho, Luan e Dudu; Barcos.  

Grêmio e Vitória entram em campo às 19h30 do sábado, pela 32ª rodada do Brasileirão. Sétimo colocado, com 51 pontos, o Tricolor busca reduzir a distância de dois pontos para o Inter, último integrante do G-4.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://glo.bo/13muodY

Juiz aceita denúncia, e Patrícia Moreira e mais 3 viram réus por injúria racial

Julgamento não tem data marcada; torcedores estão proibidos de ir a jogos do Grêmio


Por
Porto Alegre


Patrícia Moreira depoimento racismo Grêmio (Foto: Luciano Leon / Agência Estado)Patrícia Moreira e outros três torcedores serão réus em julgamento (Foto: Luciano Leon / Agência Estado)


O Tribunal de Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público contra os quatro torcedores indiciados pela Polícia Civil, por injúrias raciais contra o goleiro Aranha. Eder de Quadros Braga, Rodrigo Machado Rychter, Fernando Moreira Ascal e Patrícia Moreira da Silva serão julgados por cometer atos racistas durante partida realizada em 28 de agosto, na Arena do Grêmio. O julgamento ainda não tem data marcada.

O juiz titular do Juizado do Torcedor, Marco Aurélio Martins Xavier, que recebeu a denúncia, 
aplicou medida cautelar de proibição de ida aos estádios aos acusados, que deverão se apresentar à 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, durante os jogos do Grêmio. A vedação é para jogos do Tricolor, independentemente do mando de campo, enquanto o processo tramitar judicialmente.

- Os acontecimentos revelaram-se atentatórios à honra do ofendido, com requintes de menosprezo racial, o que é inadmissível na realidade contemporânea. As ofensas envolvem uma senda de violência e fanatismo, que permeiam o ambiente dos estádios, fomentando a violência e alimentando essa chaga social, que é o preconceito racial - afirmou o magistrado.

O Ministério Público denunciou os quatro réus na última terça-feira. Para que a denúncia fosse realizada, o goleiro Aranha teria de fazer uma representação formal contra os agressores, mas a Justiça entendeu que o registro de ocorrência feito um dia depois do fato bastaria para que o MP formalizasse a denúncia contra os torcedores. De acordo com a Justiça, no momento em que registou a queixa na polícia, o goleiro manifestou o desejo de que a investigação prosseguisse. Como o MP já via elementos suficientes para efetuar a denúncia, concluiu o procedimento após o aval judicial. A pena prevista por lei para os denunciados é de um a três anos de reclusão e multa.

Nesta quarta-feira, a Polícia Civil indiciou o quinto suspeito de ter proferido injúrias raciais contra Aranha. Lucas Fernandes da Rocha foi chamado para prestar depoimento na 4ª Delegacia de Polícia, mas afirmou que só se manifestará sobre o caso em juízo. O torcedor será encaminhado ao Juizado do Torcedor e cabe ao Ministério Público, por meio da Promotoria do Torcedor, fazer a denúncia. 

O caso


Nesses 60 dias, Patrícia Moreira acabou tendo a maior exposição após ser flagrada por câmera do canal ESPN cantando "macaco". De acordo com o advogado Alexandre Rossato, ela segue reclusa, desempregada e sem residência fixa, além de manter tratamento psiquiátrico. A sua antiga casa, alvo de apedrejamento e tentativa de incêndio, foi alugada. 

incidente ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, da partida vencida pelo Santos diante do Grêmio por 2 a 0, em 28 de agosto, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.

Na esfera esportiva, o caso culminou com a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). 


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://glo.bo/13lUhuq

Dez jogos para dois títulos: Cruzeiro se mobiliza por conquista dupla

Após vitória em cima do Santos, jogadores se reúnem para conversa que traça dois objetivos nesta reta final: conquistar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro


Por
Belo Horizonte


Dez jogos e duas taças. Após a vitória sobre o Santos por 1 a 0, quarta-feira, no Mineirão, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, os jogadores do Cruzeiro revelaram uma conversa, 
ocorrida após a partida, para pavimentar o retorno ao caminho que vinham trilhando - rumo à conquista dos dois títulos que disputam nesta reta final da temporada. A palavra de ordem no clube, líder do Campeonato Brasileiro, é mobilização.

Faltam dez jogos para terminar 2014: sete pelo Brasileirão e três pela Copa do Brasil, considerando uma eventual final. Os jogadores se reuniram, conversaram após o jogo e esperam ter feito do triunfo sobre o Peixe uma retomada rumo aos dois títulos.

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol contra o Santos na Copa do Brasil (Foto: Gualter Naves/Light Press)
Mobilização é a ordem no Cruzeiro, que quer 
os títulos brasileiro e da Copa do Brasil 
(Foto: Gualter Naves/Light Press)

- Nos mobilizamos, conversamos bastante. Não podemos jogar muito bem durante o ano todo, conquistar diversos pontos na frente, conseguir uma regularidade grande e agora no final entregar de bandeja. Não vamos deixar isso acontecer de jeito nenhum! O cansaço vem, as dores vêm, mas estamos buscando superação para tirar proveito disso tudo. Estamos muito mobilizados para esta reta final, para buscar as duas competições – afirmou o lateral-esquerdo Egídio.

O Cruzeiro espera ter colocado fim ao momento de oscilação. Antes de vencer o Peixe, o time mineiro vinha de uma série ruim de seis jogos - apenas uma vitória, três derrotas e dois empates. Além disso, vacilou no Mineirão, onde tinha aproveitamento avassalador. Reencontrar o domínio dentro de casa, como ocorreu contra o Santos, poderá significar a conquista do título do Brasileirão. Afinal, o Cruzeiro ainda joga contra Botafogo, Criciúma, Goiás e Fluminense em Belo Horizonte. Se vencer os quatro, chegará aos 73 pontos, número considerado suficiente pelos matemáticos para ser campeão.

 Não podemos (...) agora, no final, entregar de bandeja. Não vamos deixar isso acontecer de jeito nenhum!"
Egídio

O atacante Willian, autor do gol na vitória sobre o Santos, ressaltou a mobilização no clube nesta reta final da temporada.

- A gente está muito mobilizado, muito motivado. Sabemos que é um momento em que temos que superar tudo: cansaço, dor... Temos que esquecer e focar nesta reta final. Falta um mês. Estamos próximos de concretizar um título, dependendo só da gente. Na Copa do Brasil, estamos numa semifinal. Vencemos o primeiro jogo. Nossa motivação é muito grande. E espero que essa vitória possa ser uma retomada de boas partidas para no domingo conseguir uma vitória.

O primeiro adversário da Raposa na caminhada de dez jogos é o Botafogo, domingo, no Mineirão. Depois, viaja para decidir a vaga na final da Copa do Brasil contra o Santos. Retorna para mais um jogo como mandante no Brasileirão: recebe o Criciúma na quarta-feira, dia 9. 

Com cinco pontos à frente do São Paulo, o time mineiro aposta nos dois jogos em casa para abrir vantagem - o vice-líder terá dois compromissos como visitante.


saiba mais