terça-feira, 28 de outubro de 2014

Tenista atira raquete na parede, acerta juíza de linha e é eliminado nos EUA

Melhor de Barbados, Darian King é desclassificado por incidente em Charlottesvile


Por
Charlottesvile, EUA

 
Número 310 do mundo, Darian King agora vai pensar duas vezes antes de jogar a raquete sem olhar quem está ao redor. Durante a partida da última segunda-feira contra o britânico Edward Corrie, 217º do ranking da ATP, no Challenger de Charlottesville, nos Estados Unidos, o tenista mais bem ranqueado de Barbados acertou uma juíza de linha com a raquete depois de ter perdido um ponto no final do segundo set. O jogador atirou contra a parede a raquete, que chicoteou e bateu nas costas da integrante da arbitragem.


Confira aqui o vídeo do episódio

O incidente aconteceu no final do segundo set. King já havia perdido o primeiro set por 6/4 e ficou em desvantagem de 5 a 2 no tie-break da segunda parcial quando teve o ataque de raiva. Com dores nas costas, a juíza de linha ficou no chão durante bastante tempo. King foi eliminado pela atitude antidesportiva.

Darian King acerta raquete em juíza de linha (Foto: Reprodução)
Darian King acerta raquete em juíza de linha 
(Foto: Reprodução)


FONTE:

Com apendicite, Nadal não jogará em Paris devido a "motivos pessoais"

Torneio francês não cita inflamação como razão para ausência do Miúra


Por  
  Paris


Rafael Nadal está fora do Masters 1.000 de Paris. A organização do último Masters 1.000 da temporada, que começa na próxima segunda-feira, anunciou nesta sexta-feira que o Touro Miúra (apelido do espanhol) decidiu desistir de disputar o torneio por causa de "motivos pessoais". A nota não cita a apendicite da qual o número 3 do mundo sofre desde o Masters 1.000 de Xangai, há três semanas.

Nadal x Richard Gasquet (Foto: AFP)
Nadal nunca foi campeão do Masters 1.000 de 
Paris e será ausência na edição deste ano (
Foto: AFP)


- Decididamente a história entre o Masters 1.000 de Paris e Rafael Nadal é complicada. O espanhol nunca ganhou o torneio e isso não vai acabar neste ano. "Rafa" de fato declarou a desistência por motivos pessoais - anunciou a organização do torneio, informando que o croata Marin Cilic, campeão do US Open, também não vai jogar em Paris.

Nadal disputou apenas quatro vezes o Masters 1.000 de Paris, entre 2007 e 2009 e no ano passado. A melhor participação foi em 2007, quando perdeu na final para o argentino David Nalbandian.

Desde que revelou a apendicite em Xangai, Nadal tem sido taxativo sobre a necessidade de passar por uma cirurgia para resolver o problema. Porém, não era a vontade do espanhol encerrar precocemente a temporada. Tanto que ele disputa nesta semana o ATP 500 da Basileia, na Suíça, tratando a inflamação com antibióticos. A ausência em Paris também põe em xeque a participação do Miúra no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas do ano, em novembro, em Londres, algo que o canal espanhol "IB3" já garante estar praticamente descartada.


O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Paris. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play.


FONTE:
http://glo.bo/12pbHpo

Atual campeão, Djokovic estreia com vitória sobre alemão em Paris

Número 1 do mundo bate Philipp Kohlschreiber, 24º do mundo, por 6/3 e 6/4


Por  
  Paris




 Atual campeão do Masters de Paris, Novak Djokovic estreou no torneio sem muitos contratempos nesta terça. O número um do ranking superou o alemão Philipp Kohlschreiber, 24º, por 6/3 e 6/4 em 1h24min. Djokovic aguarda o vencedor entre o francês Gael Monfils e o americano John Isner para saber quem será o seu adversário por uma vaga nas quartas de final.

Kohlschreiber não se encontrava no início do jogo. Errava bastante e Djokovic chegou facilmente aos 3/0. Quando o sérvio estava perto de uma nova quebra, o alemão salvou dois breaks e marcou seu primeiro ponto. Kohlschrieber equilibrou as ações, foi mais agressivo na rede e devolvou uma quebra, marcando seu segundo game: 5/2. Djokovic subia mais à rede do que o normal, mas não mostrava muita velocidade nos voleios. Na parcial seguinte, Kohlschrieber salvou um set point contra e chegou ao terceiro game. Mas Djoko sacou na parcial seguinte e levou o set por 6/3.

Djokovic x Kohlschreiber, Tênis (Foto: Getty Images)
Djokovic vai à rede contra Kohlschreiber: 
estreia vitorisosa em Paris (Foto: Getty Images)


Djokovic abriu o set seguinte quebrando o saque de Kohlschreiber. Mas o alemão voltou mais ligado do que no início do jogo, soltou algumas paralelas, porém errava mais. Sacando no oitavo game, quando vencia por 4/3, Djokovic sofreu na rede, tomando um lobby e uma passada que arrancaram aplausos entusiasmados da plateia. Mas o alemão acabou tendo dificuldades para recepcionar o serviço do sérvio, que chegou ao 5/3. Kohlschreiber confirmou seu saque e o sérvio foi para o 10º game servindo para o jogo. Em uma tentativa de lobby, Djokovic soltou um smash e no ponto final o alemão mandou uma paralela para fora, dando a vitória a ao número um do mundo por 6/4 e 2 sets a 0.


Federer e outros rivais estreiam nesta quarta

Um dia depois da estreia de Djokovic é quando os principais rivais do sérvio entrarão em quadra pela primeira vez no torneio parisiense deste ano. Todos não precisaram passar pela primeira rodada, já que também são cabeças de chave. Em busca da 990ª vitória, o suíço Roger Federer (2º do ranking da ATP), que ameaça Nole pelo posto de número 1 do mundo, disputa a segunda rodada contra o francês Jeremy Chardy. O ex-líder do ranking foi apenas uma vez finalista em Paris, em 2011, e faturou o título do evento na ocasião.


saiba mais

Compatriota de Federer, Stan Wawrinka (4º) vai pegar o austríaco Dominic Thiem (37º). O espanhol David Ferrer (6º) vai enfrentar o belga David Goffin (22º), que perdeu para Federer na final do ATP 500 da Basileia, no último domingo. Campeão do ATP 500 de Valência no mesmo dia, o britânico Andy Murray (8º) vai estrear contra o francês Julien Benneteau (28º).


O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Paris, a partir de 7h30 (de Brasília). Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play.


FONTE:
http://glo.bo/1texNUz

Fla x Galo e Cruzeiro x Santos são destaques do SporTV nesta quarta


Canal ainda tem clássico Estudiantes x River Plate na Sul-Americana, semifinal no Paulista de vôlei e duelos do Masters 1000 de Paris


Por  
  Rio de Janeiro


Marcelo Flamengo e Diego tardelli Atlético-MG Brasileirão (Foto: Agência Getty Images)
Flamengo e Atlético-MG fazem jogo da 
semifinal naCopa do Brasil (Foto: 
Agência Getty Images)


A quarta-feira no SporTV é dia de muito futebol. E de partidas que valem muito. À noite acontecem os dois primeiros jogos da semifinal da Copa do Brasil: Flamengo x Atlético-MG, no Maracanã, e Cruzeiro x Santos, no Mineirão. O Canal Campeão também transmite o clássico argentino entre Estudiantes e River Plate, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Além disso, a Copa do Mundo de natação, o Masters 1000 de Paris e a semifinal do Campeonato Paulista de vôlei, entre São Caetano x Sesi, também têm espaço na grade de programação.

O noticiário no Canal Campeão está presente nos programa diários. Começa com o "SporTV News" manhã, às 9h (ao longo do dia ainda terão outras duas edições, uma às 13h30 e outra às 00h). Às 10h tem o  "Redação SporTV", seguido do "É Gol!!!" às 11h45. O "Arena SporTV" esquenta a tarde da programação às 14h. O "Tá na Área" chega às 18h trazendo todas as informações e mostrando os preparativos dos clubes para a semifinal da Copa do Brasil e os primeiros jogos das quartas de final da Sul-Americana.


Copa do Mundo de Natação
O Brasil já faturou uma medalha de bronze no primeiro dia da etapa de Tóquio da Copa do Mundo de natação, com Etiene Medeiros, na prova dos 50m costas. Nesta quarta-feira, a partir das 7h (de Brasília) tem mais um dia de disputas na competição, com transmissão do SporTV. A narração fica por conta de Jader Rocha e os comentários com Alexandre Pussieldi e Mariana Brochado.


Tênis Masters 1000
Nesta terça-feira, pelo Masters 1000 de Paris, Jeremy Chardy venceu Kenny De Schepper; Tommy Robredo passou por Vasek Pospisil e Pablo Cuevas bateu Leonardo Mayer. Os jogos do torneio continuam nesta quarta-feira, com transmissão do SporTV2, a partir das 7h30 (de Brasília), com narração de Eusébio Resende e Cláudio Uchoa, e comentários de Narck Rodrigues e Domingos Venâncio.


Campeonato Paulista feminino de vôlei

São Caetano frame (Foto: Repordução / SporTV)
Meninas do São Caetano voltam à quadra para 
encarar o time do Sesi (Foto: Repordução / SporTV)


O São Caetano derrubou a invencibilidade do Sesi e saiu na frente na semifinal do Campeonato Paulista feminino de vôlei. A vitória foi por 3 sets a 2 (29/27, 15/25, 25/23, 16/15 e 15/13). Nesta quarta, acontece o jogo de volta do duelo, com transmissão do SporTV a partir das 19h. Linhares Jr narra a partida, com comentários de Marco Freitas e reportagem de Joanna de Assis.


Copa Sul-Americana
A Copa Sul-Americana chega às quartas de final. Após passar pelo Libertad, o River Plate encara o Estudiantes, que derrotou o Peñarol na fase anterior. O SporTV3 transmite o confronto às 21h15, com narração de Eduardo Moreno e comentários de Carlos Eduardo Lino.


Copa do Brasil
O destaque do dia esportivo no país é o começo das semifinais da Copa do Brasil. O confronto entre Flamengo x Atlético-MG, às 22h, será transmitido pelo SporTV, com narração de Luiz Carlos Jr., comentários de Lédio Carmona e Belletti e reportagens de Luciana Machado e Eudes Júnior. A transmissão começa às 21h, com o ambiente do jogo no Maracanã.
No Mineirão, Cruzeiro e Santos se enfrentam no mesmo horário e tem transmissão do SporTV2, com narração de Milton Leite, comentários de Maurício Noriega e Roger Flores e reportagens de Josino Ribeiro e Felipe Diniz.


Horário Jogo Competição Canal Narrador Comentarista
21:15 Estudiantes x River Plate Copa Sul-Americana SporTV3 Eduardo Moreno Carlos Eduardo Lino
22:00 Flamengo x Atlético-MG Copa do Brasil SporTV Luiz Carlos Jr. Lédio Carmona e Belletti
22:00 Cruzeiro x Santos Copa do Brasil SporTV2 Milton Leite Maurício Noriega e Roger Flores
 


FONTE:
http://glo.bo/1oXniGy

Oeste bate Lusa, sai da zona da degola e rebaixa rival para a Série C



Com a vitória de 3 a 0, time de Itápolis acaba com chances da Portuguesa de permanecer na Série B, cinco rodadas antes do final da competição


 A CRÔNICA 


por GLOBOESPORTE.COM

Oeste e Portuguesa entraram em campo no estádio dos Amaros, em Itápolis, na noite desta terça-feira, pressionados pela ameaça de rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro. A situação da Lusa era bem mais complicada: na laterna da competição, precisava vencer para seguir respirando. Não deu. O Oeste fez 3 a 0 e decretou a queda da equipe paulistana, que enfrentará o calvário da terceira divisão pela primeira vez em sua história. Com 21 pontos, na lanterna da competição, o time rubro-verde não tem mais salvação.

Já a equipe de Itápolis, que contou com gols de Denis, Reis e Cristiano, chegou a 38 pontos e subiu para a 16ª posição, ultrapassando o Icasa, e ficando fora do Z-4. O time cearense, porém, ainda joga sábado, contra o Náutico. Se vencer, as posições se invertem.


saiba mais

O Oeste terá a semana toda para treinar, já que só retorna a campo na próxima terça-feira, para enfrentar o Avaí, na Ressacada. A Portuguesa terá de cumprir tabela para terminar a competição de maneira digna. A Lusa encara o Luverdense dia 8 de novembro, um sábado, no Canindé.

Denis comemora gol do Oeste contra a Portuguesa (Foto: Jose Luis da Silva / Agência estado)
Denis comemora gol do Oeste contra a 
Portuguesa (Foto: Jose Luis da Silva 
/ Agência Estado)


O jogo

O Oeste foi para cima da Portuguesa desde o início da partida e tentou pressionar. A Lusa, porém, começou bem postada defensivamente, dificultando a criação dos donos da casa. Quando tinha a bola, o time paulistano ameaçava em contra-ataques. Entretanto, aos 31 minutos, Cristiano rompeu o bloqueio rubro-verde, arrancou pelo meio e foi derrubado por Brinner, dentro da área. Denis cobrou o pênalti no canto esquerdo de Rafael Santos, que caiu para o direito, e colocou o time de Itápolis em vantagem. No restante da primeira etapa, os visitantes tentaram reagir, mas não produziram oportunidades de gol.

No segundo tempo, a Portuguesa tentou se lançar ao ataque e criou chances. O goleiro Anderson fez grande defesa em chute de Léo Costa, evitando o empate. A pressão era da Lusa, mas quando a fase não é boa, tudo conspira contra. Aos 11 minutos, o Oeste, em sua primeira jogada de perigo na etapa final ampliou com Reis. O gol abateu de vez a Portuguesa, e o time da casa acabou ampliando, com Cristiano, aos 21. A partir daí, o Oeste passou a tocar a bola. Desanimados, os jogadores da Lusa desistiram o jogo, não tinham forças para reagir.




FONTE:

Avassalador, Santa Cruz atropela Vila Nova na Arena PE e cola no G-4

Tricolor pode entrar na zona de acesso com uma vitória sobre o América, sábado, a depender dos resultados. Tigre vê rebaixamento mais perto 


 A CRÔNICA


por Daniel Gomes

 
O Santa Cruz perdeu o freio. Na noite desta terça-feira, o Tricolor se agigantou ainda mais nesta reta final da Série B. Manteve o embalo da vitória sobre o Ceará no Castelão e goleou o Vila Nova por 5 a 1 na Arena Pernambuco, chegando a sete partidas de invencibilidade. Renan Fonseca, Danilo Pires, Léo Gamalho - duas vezes de pênalti - e Keno marcaram os gols tricolores. Leonardo descontou. Como tinha um jogo a menos, o resultado pode deixar o Tricolor a apenas um ponto do G-4. A depender do resultado do Avaí, que enfrenta o Luverdense na noite desta terça, o time pernambucano terá a chance de entrar na zona de acesso com uma vitória sobre o América-RN, sábado, às 17h (horário de Brasília), novamente na Arena Pernambuco. 

Santa Cruz x Vila Nova (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O bonde tricolor fez a festa na Arena 
Pernambuco (Foto: Aldo Carneiro 
/ Pernambuco Press)


Agora quinto colocado, com 51 pontos, o Santa viu o Vila se afundar ainda mais na Série B: depois de duas partidas sem derrota, o Tigre não conseguiu largar a vice-lanterna e viu crescer ainda mais as chances de rebaixamento. Sexta-feira, o time goiano tem um clássico pela frente: enfrenta o Atlético-GO, às 19h30 (horário de Brasília), no Serra Dourada.


saiba mais

O Santa Cruz esperou 34 minutos para ligar o motor. Quem saiu para comprar um lanche ou ir ao banheiro na reta final do primeiro tempo, perdeu. Em 10 minutos, o Tricolor marcou três gols. Renan Fonseca, de cabeça, deu início à festa. Três minutos depois, aos 37, Danilo Pires ampliou com um golaço, após bela jogada de Natan, principal novidade no time coral. O meia foi a surpresa na escalação de Oliveira Canindé, que optou por deslocar o volante Bileu para substituir Tony, suspenso, na lateral direita.

A escolha mais natural seria acionar o lateral-direito reserva, Nininho, ou, no caso de improvisar Bileu, escalar outro volante. Canindé preferiu ser mais ousado e apostar na ofensivade. Aos 41, o Santa chegou ao terceiro gol com Léo Gamalho, de penâlti, depois de Danilo Pires ser derrubado por Radamés na área. Sufocado, o Vila Nova viu uma avalanche coral se formar na Arena Pernambuco.

Atordoado, o Vila Nova-GO voltou para o segundo tempo para o tudo ou nada. E, logo no início da etapa final, conseguiu diminuir com um gol de Leonardo. Mas não partiu para o "abafa" porque o Santa Cruz acordou. E, pouco tempo depois chegou ao quarto gol. Keno foi derrubado na área. O atacante Jheimy, do Tigre, reclamou tanto que foi expulso. Léo Gamalho marcou e minou qualquer chance de reação dos goianos. Ainda sobrou espaço para Keno marcar o quinto. A partir daí, o time coral só administrou para assegurar a quarta vitória seguida na Série B. No fim, o Vila ainda perdeu o volante Radamés, expulso.






FONTE:

"Tartaruga Ninja", Pico ganha espaço sob bom humor e vigilância de Luxa

Titular em três dos últimos quatro jogos do Fla no Brasileirão, lateral vira alvo de brincadeira do técnico por causa de seu biotipo. Comandante teme nova recaída


Por
Rio de Janeiro


Anderson Pico, treino, Ninho do Urubu, Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)
Anderson Pico está animado (Foto: 
Gilvan de Souza/Fla Imagem)


Apadrinhado por Vanderlei Luxemburgo no Flamengo, Anderson Pico aos poucos vai ganhando espaço após pouco mais de 50 dias no clube - sendo 36 dedicados exclusivamente a emagrecer. Depois de perder 13kg, o lateral de 25 anos já foi titular em três dos últimos quatro jogos do time no Campeonato Brasileiro e teve atuação destacada na derrota para o Botafogo por 2 a 1 em Manaus. Foi dele a jogada que terminou no gol de Eduardo da Silva, depois de uma bomba do meio da rua (veja em vídeo no fim da matéria). Lance de força e velocidade que respaldam suas escalações. Embora visualmente o jogador ainda aparente estar fora de forma, Luxa não perde a confiança, e nem a piada.

- Falei para ele: "Você emagrece um pouco e vamos ver o que fazer". Apareceu 20 dias depois e tinha perdido muitos quilos. Pensei: "O cara está querendo alguma coisa mesmo". O biotipo dele tem ossos largos, vai parecer estar acima do peso. Tem que perder 3kg de gordura, mas vocês sempre vão enxergar o Anderson como uma "Tartaruga Ninja". Fico satisfeito de ter podido voltar a jogar e buscar algo melhor para a vida dele - brincou o comandante, fazendo referência ao antigo desenho animado americano das décadas de 80 e 90 e que posteriormente virou filme.

O bom humor de Luxa contrasta com a vigilância sobre Pico fora de campo. Como um casco de tartaruga, o técnico serve de proteção ao lateral: evita fazer elogios demasiados e se mantém precavido, com temor por uma nova recaída de um jogador que começou bem no Grêmio, mas sempre foi mais notícia pelos problemas com a balança do que pelo futebol.

- Conheci ele no Grêmio. Dei chance a ele lá, é um jogador de muita qualidade. Mas ele começou bem e depois... Isso que me preocupa aqui. Teve queda, queda, refizemos o salário, pagamos as contas dele, cheque especial, empréstimo.. Zeramos, demos a ele chance de pensar só no futebol. Depois engordou.

Anderson Pico disputa com João Paulo a titularidade da lateral esquerda do Flamengo nesta reta final de temporada, mas não estará em campo nesta quarta-feira, contra o Atlético-MG, por não ter sido inscrito a tempo na Copa do Brasil. Ele voltará a ficar à disposição de Luxa para o duelo com a Chapecoense neste domingo, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.




FONTE:
http://glo.bo/1oUYW09

Hulk responde jornalista que criticou nordestinos por votos em Dilma

Paraibano, atacante do Zenit chama Diogo Mainardi, do programa "Manhatan Connection", de “arrogante” e “ignorante” e cita personalidades da região


Por
Rio de Janeiro


Apesar de morar fora do Brasil há vários anos, Hulk acompanhou a acirrada disputa à presidência do país, que acabou no último domingo, reelegendo Dilma Rousseff. Em uma rede social, o atacante do Zenit fez duras críticas ao jornalista Diogo Mainardi.

Comentarista do programa "Manhatan Connection", da "Globo News", Mainardi criticou os nordestinos pela grande concentração de votos em Dilma na região. Paraibano, o atacante chamou o jornalista de “arrogante” e “ignorante” e citou dez grandes personalidades da região. 

Hulk orgulho nordeste (Foto: Reprodução/ Instagram)
Hulk orgulho nordeste (Foto: 
Reprodução/ Instagram)


- Morando tanto tempo fora do Brasil, o jornalista Diogo Mainardi não demonstra conhecimento pela importância do Nordeste ao País e principalmente respeito com a população nordestina. Já que ele fala também de cultura, será que ele sabe a importância destes homens para o Brasil: Graciliano Ramos, Rui Barbosa, Glauber Rocha, Jorge Amado, Suassuna, Renato Aragão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Wilker e Chico Anisio. Cito 10 importantes nomes nascidos no Nordeste em vários períodos que contribuíram para a evolução do Brasil. São escritores, poetas, pensadores, atores e compositores que ajudaram e são referências do Brasil no exterior. Infelizmente o Mainardi demonstra ignorância e arrogância quando crítica o Nordeste. Nossa população tem dificuldades e luta com humildade para melhorar sua condição de vida. As maiores dificuldades foram impostas pelos diversos Governos ao longo dos anos. Mainardi, respeite o Nordeste! - postou o jogador, em uma rede social.

Dilma Rousseff (PT) foi reeleita no último domingo com 51,6% dos votos válidos em uma das eleições mais acirradas das história do país. Ela venceu nas urnas o candidato Aécio Neves (PSDB), que conquistou 48,4% dos eleitores.


FONTE:

"Corinthians para sempre": clube vai lançar cemitério para os torcedores

Projeto já está em construção na cidade de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Previsão de entrega da obra é para 2015. Clube já lançou plano funerário


Por São Paulo


O Corinthians irá inaugurar um cemitério dedicado exclusivamente aos seus torcedores na cidade de Itaquaquecetuba, que fica a aproximadamente 40 quilômetros da capital paulista. O projeto já está em construção e deverá ser aberto na segunda metade de 2015. A possibilidade já havia sido levantada pelo vice-presidente licenciado do clube, Luis Paulo Rosenberg, há dois anos, agora sairá do papel.

corinthians plano funerário (Foto: Reprodução)
Além de cemitério, Corinthians já tem 
também um plano funerário para 
os torcedores (Foto: Reprodução)


Denominado "Corinthians para Sempre", o cemitério deverá ter 70 mil jazigos, sob o formato de um campo de futebol. No ano passado, o clube já havia lançado um plano funerário, sob o slogan "Para quem é torcedor do início ao fim" - por meio do programa, era possível planejar todos os detalhes da própria cerimônia, incluindo vestuário, cenário, bandeiras, hino do clube, e coroa sem folhas verdes, cor alusiva ao arquirrival Palmeiras.

O lançamento oficial do cemitério do Corinthians deve ocorrer na próxima quinta-feira. A iniciativa já ocorreu em outros países, como na Argentina, onde o Boca Juniors abriu um espaço dedicado a ídolos do clube e torcedores em 2006. O Hamburgo, da Alemanha, também possui um cemitério localizado em área próxima ao estádio do time.


FONTE:
http://glo.bo/1320Ba8

Após 2 meses, Patrícia Moreira não sai de casa e espera escapar de denúncia

Gremista que ofendeu Aranha em 28 de agosto na Arena pode ser denunciada caso goleiro faça representação; ela mantém rotina de reclusão e alugou sua residência


Por Porto Alegre


Patrícia Moreira participou do programa Encontro com Fátima Bernardes (Foto: Reprodução/TV Globo)Patrícia Moreira mantém rotina de
reclusão no RS (Foto: Reprodução/TV Globo)


Dois meses após a eclosão do “caso Aranha”, a torcedora identificada gritando “macaco” contra o goleiro do Santos na Arena do Grêmio mantém uma rotina de privações. Patrícia Moreira, 22 anos, ainda não conseguiu se estabelecer em residência fixa e se concentra na expectativa de não ser denunciada pelo crime de injúria racial.

Patrícia foi indiciada com mais três torcedores pela polícia gaúcha há mais de um mês, mas ainda não se tornou ré no processo judicial. Para haver prosseguimento no caso, Aranha precisa fazer uma representação formal contra os quatro indiciados.

O advogado da jovem, Alexandre Rossato, acredita que só a partir do encerramento desse capítulo ela poderá começar a ter uma vida normal. Caso Aranha não faça a representação,  processo prescreve seis meses após a data em que ocorrera, ou seja, 28 de agosto.

- Já que o Aranha fez todo esse barulho e estava exigindo punição, havia a expectativa da representação, teria que fazer isso. De certa forma, fica por parte da Patrícia a ansiedade se responderá por um crime. A expectativa é de que ele não preste. Ela espera que esses meses passem voando - conta Rossato, ao GloboEsporte.com.

Enquanto isso, Patrícia segue desempregada e se reveza como hóspede nas casas de seus três irmãos, que moram em regiões distintas da Região Metropolitana de Porto Alegre. A casa em que residia na zona norte foi alugada por um ano, e o dinheiro a ajuda nas despesas. Uma rotina certa é o tratamento psiquiátrico a que é submetida.

De acordo com o advogado, Patrícia até chegou a sair para tomar chimarrão num parque da capital gaúcha. No entanto, foi abordada por curiosos, o que a fez voltar a ter receio de sair de casa.

- Ela segue bastante abalada, sem conseguir sair para a rua. Agora, ela só quer que volte a cair no anonimato - define.


Casa de Patrícia Moreira é incendiada (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)
Casa de Patrícia Moreira é incendiada 
(Foto: Fábio Almeida/RBS TV)

Relembre o caso

incidente ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, da partida vencida pelo Santos diante do Grêmio por 2 a 0, em 28 de agosto, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.

Patrícia Moreira, mostrada pelas imagens do canal ESPN, foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha.  Aranha registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia no dia seguinte à partida. A torcedora, que deixou a casa onde morava, teve parte da residência incendiada por um jovem que confessou o crime.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) eliminou o clube da competição por conta do ato de torcedores. Os auditores votaram contra a exclusão e decidiram punir os gaúchos com a perda de pontos, o que acarretou na eliminação da equipe, já que esta havia perdido a partida de ida para o Santos por 2 a 0, pelas oitavas.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


F0NTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/10/apos-2-meses-patricia-moreira-nao-sai-de-casa-e-espera-escapar-de-denuncia.html

Medina revela resenha com amigo e ídolo Neymar: "Me pergunta do Kelly"

Surfista fala sobre a relação com o craque do Barcelona e afirma que se sente orgulhoso das associações feitas entre os dois: "Ser comparado a ele é uma honra"


Por
Rio de Janeiro

surfe neymar e Gabriel Medina (Foto: Divulgação)Medina e Neymar são amigos desde quando o craque ainda estava no Santos (Foto: Divulgação)


Jovens, talentosos, vitoriosos, ricos. Não são poucas as semelhanças entre Gabriel Medina e Neymar. Oriundos do litoral paulista, os dois fenômenos do esporte brasileiro se conheceram ainda quando o craque do Barcelona atuava pelo Santos e acabaram desenvolvendo uma amizade. Segundo o surfista, que está perto de se tornar o primeiro brasileiro campeão do Circuito Mundial de Surfe, o fato de terem vidas parecidas contribui para o bom entendimento entre eles.

- É uma amizade legal. Ele é gente boa, humilde. E ajuda isso de nossas vidas serem um pouco parecidas, por sermos novos e termos o sucesso que estamos tendo - afirmou Medina, que esteve no Rio de Janeiro no último fim de semana para compromissos de patrocinadores.

Recentemente, Gabriel foi desafiado por Neymar para uma partida de pôquer e decidiu fazer uma visita ao jogador na Espanha no período entre as etapas da França e de Portugal do Circuito Mundial de Surfe (WCT). Oportunidade para conversar sobre surfe, futebol e música.

- O Neymar é tranquilão. Me pergunta do Kelly, das competições, das praias onde peguei ondas grandes. Eu também falo com ele sobre futebol. Conversamos muito sobre música. Samba e funk. Só coisa boa e risadas - completou, citando o americano 11 vezes campeão mundial.


Neymar e Medina trocam camisas  (Foto: Reprodução)
Recentemente, Medina visitou Neymar em 
Barcelona e trocou camisa com o amigo 
(Foto: Reprodução)


Dois anos mais novo e praticante de um esporte menos popular, Medina teve que encarar algumas comparações com craque do futebol quando começou a despontar no WCT, em 2011. Chegou até mesmo a ser chamado de "Neymar do surfe" por algum tempo. Associação que é motivo de orgulho para o garoto de São Sebastião.

Gabriel Medina (Foto: Fabrício Marques)Medina em entrevista para o GloboEsporte.com no Rio de Janeiro(Foto: Fabrício Marques)


- Quando me comparam com ele (Neymar), me sinto honrado. Ele é um moleque novo, que já conquistou tudo o que conquistou, sem medo de nada. Chegou lá, arriscou e quebrou tudo. É meu amigo e meu ídolo também - disse o surfista.

Porém, é possível que a associação seja invertida em breve. Líder do ranking a uma etapa do fim da temporada, Medina está próximo de se tornar campeão do WCT, superando grandes estrelas como Kelly Slater e Mick Fanning e Joel Parkinson. Se confirmar o título, alcançará o topo do mundo um pouco antes do amigo, que apesar do bom desempenho com a camisa do Barcelona e da Seleção, ainda está atrás de nomes como Messi e Cristiano Ronaldo na busca pelo título da Fifa de de melhor jogador do ano.


saiba mais

A etapa do Pipe Masters, que poderá confirmar o título de Gabriel Medina, ocorre entre os dias 8 e 20 de dezembro, em Oahu, no Havaí. Com 56.550 pontos, o brasileiro tem 3.450 de vantagem para o australiano Mick Fanning, que assumiu a vice-liderança do ranking após o título em Portugal, ultrapassando o americano Kelly Slater (50.050), que ficou com a terceira colocação. Para não depender de nenhum resultado para ser campeão, o paulista precisa chegar até a final do torneio. No entanto, se torna campeão se Fanning for eliminado antes dele. Slater sai da briga se Gabriel chegar até a quarta fase.

o que medina precisa para ser campeão

- Se Medina perder na segunda (25º) ou na terceira fase (13º) em Pipeline, precisa torcer para Slater não vencer a etapa, e Fanning não chegar às semifinais. Caso Fanning pare nas quartas, os dois farão uma bateria homem a homem para decidir o caneco.

- Se perder na quinta fase (9º), tem que torcer para Mick não chegar à final.
- Se perder nas quartas (5º) ou nas semis (3º), tem que torcer para Mick não vencer a etapa.
- Se chegar à final, conquista o título, independentemente do resultado de Mick.



FONTE:
http://glo.bo/1oUaq3X

Pacotão da rodada#31 tem golaço de bicicleta e dribles geniais do Palmeiras

Em Salvador, Edno é autor de obra-prima. No Pacaembu, Petros leva lençol e caneta de palmeirenses. Gol perdido por Robinho e defesaça de Bruno também são destaque


Por Rio de Janeiro



A noite do último sábado jamais sairá da memória de Edno. O atacante do Vitória marcou dois gols no triunfo de 3 a 1 sobre o Criciúma. Um deles de encher os olhos. Após rebatida da defesa, o jogador emendou uma bicicleta e mandou a bola para o fundo da rede. Lance apontado como o golaço da 31ª rodada do Brasileirão. Os goleiros também brilharam no Barradão. Wilson e Bruno fizeram quatro defesas difíceis - cada - e foram os recordistas no quesito. Aliás, uma das intervenções do arqueiro do time catarinense foi magnífica. Richarlyson soltou a bomba de dentro da área, e Bruno espalmou para frente. Na sequência, Dinei cabeceou forte no canto direito do goleiro, que foi buscar com a mão esquerda: a defesaça do fim de semana. 

No Pacaembu, Henrique e Mazinho foram outros protagonistas de lances geniais. E quem sofreu com a dupla foi Petros. Primeiro, levou um lençol do artilheiro do Brasileirão. Em seguida, o meia do Corinthians tentou roubar a bola de Mazinho, mas tomou uma caneta. O atacante do Verdão ainda aplicou mais um drible em Fagner, e a torcida palmeirense acompanhou tudo aos gritos eufóricos de olé. 

A rodada também teve destaques negativos. No Couto Pereira, o Coritiba ficou no empate por 1 a 1 com o Grêmio, mas poderia ter vencido se Robinho não desperdiçasse uma oportunidade incrível já nos acréscimos: foi o gol mais perdido da jornada. Outro que mandou mal foi Bruno Paulista, do Bahia, que pagou o maior mico ao pisar na bola e cair feio no gramado do Beira-Rio. 


pacotao_rodada_31-2 (Foto: Infoesporte)




Header pacotão GOLAÇO (Foto: Editoria de Arte)



O Vitória empatava com o Criciúma por 1 a 1,  e a torcida do Rubro-Negro baiano vaiava o time. Até que Edno assinou uma obra-prima no Barradão, e as vaias deram lugar a aplausos. O lateral-direito Nino Paraíba levantou na área, Ronaldo Alves tentou afastar da área, mas cabeceou para cima. A bola veio na direção do atacante. De costas para o gol ele não pensou duas vezes: emendou uma bicicleta e acertou o canto esquerdo do goleiro Bruno. Simplesmente espetacular!

Header pacotão MICO (Foto: Editoria de Arte)



A fase do Bahia não anda nada boa. Há seis jogos sem vencer e na zona de rebaixamento, o time perdeu para o Internacional por 2 a 0, em Porto Alegre, e ainda teve um jogador protagonizando um lance estabanado. Aos 35 minutos do segundo tempo, Potita tocou de cabeça para Bruno Paulista, que deu um leve toque com a canhota e, ao se desvencilhar da marcação de Ernando e Claudio Winck, pisou na bola e caiu sentado no gramado. Que vergonha!

HEader Pacotão defesa (Foto: Editoria de Arte)


 equipe baiana.Em Salvador, Bruno fez de tudo para evitar a derrota do Criciúma para o Vitória. A muralha do Tigre praticou quatro defesas de alto grau de dificuldade. A mais bela de todas em cabeçada de Dinei. Após dar rebote em chute de Richarlyson, o atacante rubro-negro testou com força. O  goleirão mostrou incrível velocidade de reação, voou no canto esquerdo e evitou o gol da equipe baiana.

Header pacotão DRIBLE (Foto: Editoria de Arte)




No Pacaembu, a torcida palmeirense foi ao delírio com a sequência de dribles aplicados sobre os corintianos. Primeiro, Henrique deu um chapéu em Petros, dominou no peito e tocou para Juninho, que passou para Mazinho. O atacante dominou com a canhota e empurrou a bola entre as pernas de Petros. Logo depois, tabelou com Juninho e ainda deixou Fagner na saudade. Foram 17 segundos de toques rápidos e muita habilidade.

Header pacotão GOL MAIS PERDIDO (Foto: Editoria de Arte)



Os torcedores do Coritiba certamente estão lamentando até agora a chance perdida pelo meia Robinho. Também, não podia ser diferente. O cronômetro já marcava 48 minutos do segundo tempo quando a bola sobrou limpa para o jogador na pequena área após rebote do goleiro Marcelo Grohe. O jogador bateu de pé direito e, com o gol vazio, acertou a trave. Fez muita falta ao Coxa, que retornou à zona de degola.

Header pacotão SARRAFO (Foto: Editoria de Arte)




No fim do primeiro tempo da partida contra o Atlético-MG, Durval cometeu uma falta desleal em Carlos. O atacante do Galo recebeu passe de Maicosuel e partiu em alta velocidade para o ataque. O zagueiro do Sport deu um carrinho lateral e derrubou o atleticano, que se não desse um salto poderia ter se machucado feio. O árbitro Felipe Gomes da Silva mostrou o cartão amarelo para o defensor do time pernambucano.


FONTE:
http://glo.bo/1oUdIEs

Portuguesa aceita derrocada e já sonha se reerguer a partir da Série C

Cofres comprometidos, erros administrativos e o trauma do tapetão em 2013 colocam o time no precipício da segunda divisão. Queda pode ser sacramentada nesta terça


Por São Paulo


“Não há nada menos vazio do que um estádio vazio. Não há nada menos mudo do que as arquibancadas sem ninguém”. Foi o que ensinou, na crônica "O Estádio", o escritor uruguaio Eduardo Galeano. Talvez ainda lhe falte conhecer o Canindé. Na última sexta-feira, alguns raros torcedores ocupavam as arquibancadas de cimento do estádio. Poucos, definitivamente não estavam mudos. Eram gritos de revolta, mas que não preenchiam o vazio que se tornou a Portuguesa, que nesta terça pode cair para a Série C se perder para o Oeste, em Itápolis.


Alguém mais paciente poderia contar, uma a uma, as testemunhas que deixaram suas casas para acompanhar mais um capítulo da triste rotina que tomou o tradicional clube paulista nesta temporada. A derrota para o Icasa, por 2 a 1, nem de longe surpreende – foi a 17ª na Série B, em 32 jogos. Eram apenas 435 torcedores, o pior público do torneio. Retrato fiel da equipe quase centenária, afundada em uma crise sem precedentes – até para quem já está acostumado a elas.

- É o pior momento da nossa história - resume o presidente do Conselho Deliberativo da Lusa, Marco Antonio Teixeira Duarte, agora também presidente em exercício do clube, já que o eleito, Ilídio Lico, foi suspenso pela Justiça Desportiva, e o vice, Roberto dos Santos, que acumulava a função, entregou o cargo na última semana.

Portuguesa x Icasa, no Canindé (Foto: Leonardo Lourenço)
Torcedora vê a partida contra o Icasa, no Canindé 
praticamente vazio. Lusa perdeu por 2 a 1 
(Foto: Leonardo Lourenço)


A derrocada lusitana não começou no tribunal que lhe tirou quatro pontos pela escalação irregular de um atleta, no fim de 2013, mas a decisão que custou a vaga na elite do futebol brasileiro e derrubou o time para a segunda divisão é um marco desse caminho ladeira abaixo que culminará, em breve, em uma inédita queda para a Série C – e não há perspectivas claras de que termine por aí.


O tapetão

No dia 27 de dezembro de 2013, dois depois do Natal, os auditores do Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) negaram recurso da equipe paulista e mantiveram a punição aplicada em primeira instância: perda de quatro pontos pela escalação do atacante Héverton no empate em 0 a 0 com o Grêmio, na rodada final do Brasileiro, quando ele ainda deveria cumprir uma suspensão imposta pelo tribunal. A pena colocou a Portuguesa na zona de rebaixamento e tirou o Fluminense de lá, salvando os cariocas da degola.

juliano portuguesa STJD julgamento (Foto: Thales Soares)Torcedor faz protesto antes de julgamento no STJD (Foto: Thales Soares)


Um golpe fatal nos cofres rubro-verdes, já bastante debilitados à época. Quebrado, o clube buscava empréstimos no mercado, mas repetidamente ouvia recusas. O antigo mandatário, Manuel da Lupa, passou a tomar dinheiro em seu nome com o Banif, velho parceiro da equipe, para repassar à Portuguesa – o banco cobra mais de R$ 40 milhões. Parte desse dinheiro, cerca de R$ 600 mil, nunca teve seu destino comprovado, o que levou o Ministério Público, que também investiga os motivos que fizeram Héverton ser escalado naquela tarde de domingo, a instaurar um inquérito civil, ainda em andamento, para investigar uma suposta fraude. Da Lupa, que deixou a presidência em janeiro, após oito anos como principal cartola do clube, enfrenta também um processo no Conselho que pede sua expulsão.

A principal fonte de renda da Lusa caiu vertiginosamente: a arrecadação com direitos de TV passou de R$ 21 milhões, em 2013, para R$ 2,7 milhões neste ano. Ao assumir, a atual diretoria descobriu ainda que praticamente todas as receitas previstas para 2014 já haviam sido adiantadas. Restavam R$ 600 mil, da cota a que o clube tinha direito pelo Campeonato Paulista. Em busca de dinheiro, fez acordo com a DL Tablets, que ocupa o principal espaço de patrocínio na camisa da Lusa, para que a empresa pagasse à vista o valor relativo ao contrato válido pelo ano todo. Para isso, ofereceu desconto sobre o R$ 1,2 milhão acertado – só R$ 900 mil foram depositados. O remédio teve efeito curto, e o rombo nas contas lusas aumenta entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões por mês.

- Descemos ao fundo do poço, temos que passar a Portuguesa a limpo e recomeçar do zero - afirma Teixeira Duarte, filho de Oswaldo Teixeira Duarte, ex-dirigente que dá nome ao estádio do Canindé.

Banco Quente

O rebaixamento fora de campo manteve o técnico Guto Ferreira no banco da equipe no início de 2014. O começo ruim no Paulista, sob risco de nova queda, causou a primeira de uma série de troca de comandos na Portuguesa. Argel Fucks, Marcelo Veiga, Silas e Vagner Benazzi também tentaram salvar o time e não tiveram sucesso. Sem esperanças, a diretoria decidiu manter na função o interino José Augusto até o final do ano.

Argel conseguiu evitar a degola no Estadual, mas não resistiu na Série B. Era ele quem dirigia a equipe na estreia da segunda divisão, em Joinville, quando os atletas deixaram o campo aos 17 minutos do primeiro tempo a mando do presidente Ilídio Lico. O dirigente dizia cumprir uma liminar, concedida a um torcedor que ingressou na Justiça comum para que o clube recuperasse um lugar na Série A.

A atitude resultou em W.O., com vitória do Joinville por 3 a 0. O clube ia, novamente, para o tribunal. Lá, Lico foi suspenso por 240 dias. Argel, que no episódio demonstrou contrariedade com a decisão do cartola, recebeu quatro jogos de gancho.

- Fiz milagre no Paulista, mas aquilo foi a gota d’água para mim. Eu queria jogar. Passei vergonha para caramba no julgamento, poderia ter sido suspenso por um ano - diz o treinador, hoje no Figueirense, que reclama não ter recebido nenhum pagamento do período em que trabalhou na Lusa - mesma situação relatada por Silas e Marcelo Veiga.

Aquilo (W.O.) foi a gota d'água para mim. Eu queria jogar. Passei vergonha para caramba no julgamento, poderia ter sido suspenso por um ano
Argel Fucks

O último ainda acusou um ex-diretor de exigir a escalação de um jogador.

- Ele queria que eu colocasse um garoto no banco contra o Oeste, e que isso se repetisse depois. Dizia que o pai do menino havia investido um dinheiro. Se eu não fizesse, seria demitido. Foi o aconteceu - conta Veiga, que deixou o time justamente após a partida contra o clube de Itápolis.
O mesmo cartola é citado por diferentes personagens como protagonista de uma história surreal: teria jogado no lixo, ao assumir, imagens de santos que adornavam seu escritório. Eram peças de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. O clube, de raízes católicas, nega que isso tenha acontecido.

atrasos

Por causa desses atrasos em seus pagamentos, os técnicos que dirigiram o time neste ano engordam a lista de ações judiciais enfrentadas pela Portuguesa.
- Os processos despencam do céu no clube, dia a dia. Eram 48 ou 50 em 2013, já são 138 desde janeiro - calcula Marco Antonio Teixeira Duarte.

Funcionários da Portuguesa fazem greve (Foto: GloboEsporte.com)Na última semana, funcionários paralisaram o Canindé (Foto: GloboEsporte.com)


Entre o elenco, que recebeu mais de 50 atletas na temporada, a falta de pagamentos atinge apenas aqueles que treinam afastados, segundo o próprio clube admite. Os atletas que têm sido utilizados regularmente estão com os pagamentos em dia graças à ajuda de conselheiros – uma colaboração de R$ 400 mil mensais.

Na última semana, a crise também chegou aos funcionários que trabalham no Canindé. Sem receber, eles fizeram uma greve e pararam o estádio e a sede social da Lusa. A situação foi contornada pelo presidente, que pagou R$ 200 mil do próprio bolso para regularizar a folha de R$ 300 mil – o valor restante ele conseguiu ao adiantar, ainda em outubro, a venda de espaços para a tradicional Festa Junina do clube.

A perspectiva de receitas até dezembro é das mais pessimistas. O aluguel do ginásio e do estádio para eventos gera valores insuficientes, mas que ajudam. Em curto prazo, há a expectativa de receber cerca de R$ 1 milhão por ter sido o clube formador do volante Guilherme, negociado pelo Corinthians com a Udinese, da Itália, em julho. Depois disso, só incerteza.

Do futebol, os dirigentes preveem negociar um ou outro atleta jovem, das categorias de base. A bilheteria só amplia o saldo negativo, rodada a rodada: apenas o jogo contra o Vasco teve renda positiva (R$ 34.287,89). Em boa parte dos outros confrontos, o prejuízo superou os R$ 30 mil.

Portuguesa x Icasa, no Canindé (Foto: Leonardo Lourenço)
Visão geral do Canindé na partida contra o 
Icasa: apenas 435 torcedores foram ao 
estádio (Foto: Leonardo Lourenço)

culpados

Nas arquibancadas vazias do Canindé, o que não faltam são críticas aos apontados como culpados pela situação atual do clube.

- A CBF arrumou essa pra gente. Tirou a gente, que ganhou o jogo, do campeonato. O Fluminense perdeu em campo - afirma o marceneiro Antonio Dionísio, vestido com a camisa da "Barcelusa", apelido que ganhou o time de 2011, campeão desta mesma Série B com campanha irretocável.

- O time está muito ruim, mas o problema não é dos jogadores. É a diretoria que contrata mal. Uma diretoria que diz que não tem dinheiro e contrata 60 jogadores? - indaga a professora Fátima Figueiredo de Almeida.

Nem o Ministério Público escapa da ira dos torcedores portugueses. O órgão estadual, que assumiu uma investigação que prometia anular a decisão do STJD, até agora infrutífera, também é lembrado.

- Eles iludiram o presidente, que tirou o time de campo lá em Joinville. Depois o Argel saiu, ele que era um técnico melhor que os outros. Se tivesse ficado e montado um time para a Série B, não estava nisso aí - protesta o comerciante Fernando Augusto Leal.

"Cada jogo é um tormento"
É preciso ser dono de um otimismo irracional para ainda nutrir esperanças de que a Portuguesa consiga se salvar do rebaixamento para a Série C. A equipe tem apenas três vitórias até aqui – a última, contra o Vila Nova, foi na rodada final do primeiro turno – e, com 21 pontos, está 14 atrás do Icasa, o primeiro fora da zona da degola. A queda pode ser sacramentada nesta terça-feira, em caso de derrota para o Oeste, em Itápolis – se empatar, torce por um tropeço dos cearenses contra o Náutico, no próximo sábado, para continuar respirando.

A comissão técnica já jogou a toalha. Depois do duelo de sexta-feira, o discurso de José Augusto foi o de manter a dignidade nas seis partidas que ainda restam.

- Digo aos jogadores que temos que levar as coisas a sério. A Portuguesa é muito grande. Eles têm que ter a consciência de que esse clube, com tantas glórias, não é merecedor deste momento.

Resignado, o treinador admite que conta as horas para encerrar a temporada.

- Queremos terminar com isso o mais rápido possível. Cada jogo é um tormento - conclui.

Portuguesa x Icasa, no Canindé (Foto: Leonardo Lourenço)
Após a derrota para o Icasa, Lusa pode ter o 
rebaixamento sacramentado nesta terça-feira 
(Foto: Leonardo


FONTE: