sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Rogerinho vence só quatro games e perde para Agut na abertura da Davis

Espanha se mostra muito forte mesmo com desfalques e sai na frente do Brasil por uma vaga na elite mundial de 2015. Bellucci ainda joga nessa sexta


Por São Paulo




Rogério Dutra Silva pede a toalha para tirar o suor do rosto. A cena se repetiu inúmeras vezes na abertura do duelo entre Brasil e Espanha pela Copa Davis. O brasileiro se esforçava, afinal a missão era difícil. Mesmo com o apoio da torcida no saibro do ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o que poderia o número 201 do mundo diante de Roberto Bautista Agut, 15º do ranking da ATP e em ascensão? Bati, como é conhecido o espanhol, dominou por completo a partida nesta sexta-feira e venceu por 3 sets a 0, com direito a pneu na primeira parcial - 6/0, 6/1 e 6/3, em apenas 1h31 (confira os melhores momentos do jogo).

- Não é à toa que ele é o número 15 do mundo. Comecei tenso e não consegui entrar no jogo. Foi abaixo do que costumo jogar em Copa Davis. O Bautista jogou num nível muito alto, não me deixou entrar no jogo. Só no final, mas estava um pouco tarde. Hoje foi um dia bem duro para mim. O Bautista teve um dia fantástico. Quem sabe eu ainda possa jogar o quinto jogo. Não posso baixar a cabeça - disse Rogerinho depois do jogo.

A Armada Espanhola deu o primeiro passo para continuar na elite mundial da Davis mostrando que sua artilharia é pesada mesmo sem Rafael Nadal (número 2 do mundo) ou David Ferrer (quinto do ranking). Se o Brasil apostava na inexperiência dos espanhóis em Copa Davis, Bautista mostrou que isso não será problema. Em seu terceiro jogo na competição, ele conquistou a primeira vitória.

Apesar de sair atrás no confronto, o Brasil tem chances de voltar ao grupo mundial da Davis se virar o duelo. Para isso, Thomaz Bellucci (83º do ranking) entra em quadra ainda nesta sexta, contra Pablo Andujar (44º). Se o brasileiro não vencer, a situação da equipe verde-amarela ficará muito complicada no confronto, sem chances para novos tropeços. O SporTV2 transmite ao vivo todos os jogos da Copa Davis, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real. Os assinantes do canal ainda podem ver o duelo pelo SporTV Play.

Rogerinho e Batista Agut tênis Copa Davis (Foto: Andre Casado)
Rogerinho perde para Bautista Agut 
por 3 a 0 na abertura do duelo 
pela Copa Davis (Foto: 
Andre Casado)


O jogo

Antes do confronto, Rogerinho confiava que o fator casa poderia amenizar a distância gigante entre os dois tenistas no ranking. Ele apostava que poderia elevar seu nível, como fez em outras partidas da Davis. Só que Bautista tratou de rapidamente mostrar por que é o atual número 15 do mundo. Em ascensão no Circuito Mundial, o espanhol dominou o brasileiro. Só no primeiro game ele desferiu três bolas vencedoras em quatro pontos. Apesar do apoio da arquibancada, que abafava qualquer canto da pequena torcida espanhola, Rogerinho também não conseguiu confirmar seu serviço nem ameaçar uma quebra. O brasileiro abusava dos erros não forçados.

Apenas no quarto game ele teve um pequeno brilho em uma linda deixadinha. Bautista até tentou dar o troco, mas Rogerinho subiu bem à rede e contou com a sorte: a bola triscou a rede e pingou no lado espanhol da quadra. Ainda assim, na terceira tentativa, Bati conseguiu mais uma quebra. Ele dominou os últimos games para aplicar o pneu: 6 a 0.

Rogerinho x Bautista Copa Davis (Foto: Divulgação/VIPCOMM)
Rogerinho venceu apenas quatro 
games napartida diante de 
espanhol (Divulgação/VIPCOMM)


O roteiro do segundo set caminhava para o mesmo fim. Tecnicamente muito superior, fazia Rogerinho correr e subia bem à rede quando era preciso. O brasileiro não jogou a toalha. Vibrava a cada ponto conquistado, buscando motivação, mas o espanhol abriu 5/0. Um peso enorme saiu das costas de Rogerinho no sexto game. Enfim ele conseguiu confirmar um serviço em uma bola fora de Bati. A torcida levantou e encheu o tenista da casa de energia. Ele até começou bem o game seguinte, mas novamente o espanhol abafou a tentativa de reação, confirmou o serviço e fechou o set em 6/1.

Rogerinho mostrava pouco poder de reação diante do número 15 do mundo. Alguns poucos torcedores brasileiros passaram a provocá-lo em vez de apoiá-lo. Era possível ouvir gritos de “vamos, Feijão!” Uma referência a João Souza, o brasileiro número 103 do mundo, que ficou na bronca com o capitão João Zwetsch por sequer convocá-lo para os treinamentos da semana da Davis. Rogerinho não deu ouvidos, continuou focado e vibrou muito a conseguir quebrar o espanhol no quarto game. Só que Bautista logo deu o troco para abrir 5/1.

Rogerinho enfim ensaiou uma reação, confirmou seu serviço e voltou a quebrar o saque de Bati em uma dupla falta - e teve até smash e deixadinha. No entanto Bautista retomou o rumo e quebrou Rogerinho para fechar o jogo em uma bola fora do brasileiro: 6/3. Apesar do final equilibrado, o número 15 do mundo deu uma aula do peso da escola espanhola, forte mesmo sem Nadal ou Ferrer.

Roberto Bautista Agut Copa Davis (Foto: Divulgação / VIPCOMM)
Roberto Bautista Agut vence Rogerinho 
sem dificuldades, por 3 a 0 (Foto: 
Divulgação / VIPCOMM)


FONTE:

Torcida faz barulho e empurra Bellucci em virada para dar fôlego ao Brasil

Após estar perdendo por 2 sets a 0, Thomaz salva match point para vencer Pablo Andujar e empatar confronto com a Espanha na repescagem da Davis


Por São Paulo




Thomaz Bellucci vibrava, orquestrando um coro de uma torcida barulhenta. Foi assim, na garra, que o número 83 do mundo arrancou uma virada diante de Pablo Andujar depois de estar perdendo por 2 sets a 0. Nem mesmo uma polêmica decisão da arbitragem de anular uma dupla falta do espanhol que daria uma quebra ao brasileiro tirou o foco. O barulho, que teria atrapalhado o 44º do ranking da ATP, tomou o ginásio do Ibirapuera nesta sexta-feira. Bellucci salvou um match point no quarto set para vencer por 3 a 2 - parciais de 3/6, 6(6)/7, 6/4, 7/5 e 6/3 em uma batalha de 4h02. O Brasil está vivo e com novo fôlego no confronto com a Espanha pela Copa Davis, agora empatado em 1 a 1 (confira no vídeo o ponto da vitória).

Bellucci, que mora e treina em São Paulo, foi empurrado pela torcida, que fez muito barulho, obrigando a arbitragem a parar um game por alguns minutos e pedir silêncio, como é regra no tênis. O barulho também fez o árbitro mandar voltar uma dupla falta que daria uma quebra a Bellucci no quarto set - o juiz foi muito vaiado pela torcida por isso. Sentado no espaço reservado à equipe brasileira, Guga também deu seu suporte, ovacionado pelo público. E se Guga afirmou que era preciso jogar 120% para vencer a Espanha, Bellucci mostrou que é possível se superar e deu a vitória de presente ao capitão João Zwetsch, aniversariante da sexta-feira.

Depois da derrota de Rogério Dutra Silva diante de Roberto Bautista Agut e da grande virada de Bellucci, o confronto entre Brasil e Espanha terá mais um capítulo neste sábado, às 14h. Invicta na Davis desde 2010, a dupla Bruno Soares e Marcelo encara a parceria de Marc López e David Marrero para tentar colocar os anfitriões em vantagem no duelo, que se encerra com mais dois jogos de simples no domingo. O SporTV2 transmite ao vivo todos os jogos da Copa Davis, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real. Os assinantes do canal ainda podem ver o duelo pelo SporTV Play.

Copa Davis - Belluci x Andujar (Foto: Andre Casado)
Belluci bate Andujar em partida de 
mais de quatro horas no Ibirapuera, 
em São Paulo (Foto: Andre Casado)


O jogo

A torcida no ginásio do Ibirapuera ainda se recuperava do baque sofrido por Rogerinho na abertura do confronto diante de Bautista Agut quando Bellucci entrou em quadra. Ao contrário do companheiro de time, o número 1 do Brasil começou bem a partida, sacando firme e soltando bolas vencedoras mesmo no serviço de Andujar. Só que, a exemplo de seu compatriota, o espanhol não baixou o nível técnico da partida e sequer foi ameaçado quando esteve no saque. Bellucci, por sua vez, errou muito no quarto game e sofreu a quebra. Andujar soube manter a vantagem para fechar em 6/3.

Bellucci novamente começou bem uma parcial. Ele salvou dois break points no primeiro game do segundo set e conseguiu a quebra na sequência para abrir 2 a 0. Reforçada pela presença de Gustavo Kuerten, a equipe brasileira puxou o canto das arquibancadas: “Olê, olê, olê, olá, Guga, Guga!”. Apesar da animação da torcida, Andujar, estreante na Davis, não se intimidou, aproveitou os erros do brasileiro para vencer quatro games seguidos. Bellucci se reencontrou em quadra e confirmou seus serviços seguintes. Só que Andujar se mostrava superior tecnicamente, com deixadinhas e um belo smash. Bellucci se irritou ao perder o oitavo game e lançou a raquete ao chão pela primeira vez.


Mas o brasileiro não perdeu a cabeça de vez, cresceu e conseguiu mais uma quebra para empatar em 5/5. Ele ainda confirmou o serviço e chegou a ter o triplo set point em um 12º game interrompido. A arbitragem parou o jogo para pedir que a torcida brasileira fizesse silêncio quando a bola estivesse em ação, como pede o protocolo do tênis. Depois de retomado, o game foi totalmente de Andujar, que teve tranquilidade para fazer cinco pontos seguidos e levar a disputa para o tie-break. Bellucci chegou a abrir 3/0 no game decisivo, mas Andujar retomou o controle da partida e, em seu segundo set point, levou mais uma parcial: 7/6 (6).

Depois de chegar tão perto de levar o set, Bellucci juntou forças para iniciar a terceira parcial com tudo. De cara, ele quebrou o saque de Andujar e confirmou o serviço na sequência para abrir 2/0. O equilíbrio então ditou o tom. Game a game, os tenistas confirmavam seus serviços. Bellucci então chegou ao décimo game sacando para o set. Desta vez, ele não deu espaço para a reação espanhola, dominou o game com direito a uma deixadinha genial, que fez o Ibirapuera aplaudir de pé. O brasileiro levou a parcial e se manteve vivo: 6/4.

Foi um dos jogos mais emocionantes (de minha vida). Comecei muito nervoso o jogo, e para mim foi na superação. Não tenho nem palavras, estou muito cansado. Tenho que agradecer a torcida, a equipe. Essa vitória nao é minha, é de todos nós. Matamos um leão por dia, e hoje matei mais um."
Thomaz Bellucci

O equilíbrio permaneceu, e o apoio da arquibancada cresceu a favor de Bellucci, tanto que foi o pivô de uma polêmica. No quinto game do quarto set, o espanhol cometeu uma dupla falta que daria a quebra ao brasileiro. Só que a arbitragem mandou voltar o ponto, considerando que Andujar foi atrapalhado pelo barulho no momento do saque. O espanhol já até estava sentando, conformado com a quebra. A equipe brasileira reclamou muito. A torcida vaiou por alguns minutos a atitude rara do juiz. Foi preciso o capitão brasileiro João Zwetsch pegar o microfone e pedir o silêncio quando a bola estivesse em ação.

Andujar aproveitou a chance para virar o game. Bellucci, porém, não se abalou com o erro e venceu enquanto esteve no saque. Ele até salvou um match point no décimo game para empatar em 5/5. O brasileiro também fez a torcida vibrar ao acertar um lindo lobby antes de quebrar o espanhol e passar à frente. Bellucci sacou para o set e confirmou o serviço com um ace: 7/5.

O brasileiro manteve o roteiro dos outros quatro sets e abriu a parcial decisiva quebrando Andujar. Foi a vez do espanhol de lançar a raquete ao saibro do Ibirapuera. Com segurança, Bellucci abriu 2/0 e fez mais um lobby espetacular. 

Aandujar reagiu e empatou, mas o anfitrião não deixou o espanhol virar, conseguiu mais uma quebra e abriu 4/2. O brasileiro manteve a vantagem de dois games até 5/3, quando conseguiu quebrar Andujar com duas bolas vencedoras para fechar em 6/3. O barulho enfim estava liberado e bem-vindo. A virada incrível deu novo fôlego ao Brasil, que pode continuar sonhando com uma vaga na elite mundial da Davis em 2015.

Thomaz Bellucci tênis copa davis (Foto: Vipcomm)
Vitória de Bellucci deixa duelo entre 
Brasil e Espanha empatado por 1 a 1 
na Copa Davis (Foto: Vipcomm)


FONTE:

Hemerson Maria valoriza empate fora de casa: "Sempre importante pontuar"

Apesar de almejar a vitória, treinador do Joinville destaca a entrega do elenco no resultado em Juazeiro do Norte, mesmo com problemas com Naldo e Fabinho


Por Juazeiro do Norte, CE



O objetivo da vitória não foi alcançado pelo Joinville na noite desta sexta-feira diante do Icasa. Porém, apesar do empate em Juazeiro do Norte, Hemerson Maria diz que terminou a partida satisfeito, principalmente pelo comprometimento dos jogadores do Tricolor em campo. Com Fabinho em campo, mas machucado, e Naldo substituído após sentir nova lesão, o comandante do JEC viu o time jogar como líder, com comportamento e postura de quem está na primeira posição da segundona e brigando por uma vaga na Série A de 2015.

- O Fabinho machucou, felizmente em uma bola parada conseguimos empatar o jogo. A equipe estava já desgastada, ficamos com jogadores sem característica de defender, mas os jogadores tiveram muito comprometimento. Viemos para vencer, mas saio satisfeito com o ponto que estamos levando - destacou o técnico.

Na próxima partida, diante do Náutico, Hemerson Maria não poderá contar com Edson Ratinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Naldo e Fabinho ainda dependem de avaliação do departamento médico e não estão confirmados para o confronto pela segundona.

- Se tiver uma equipe tecnicamente brilhante, mas não tiver a luta, não vai vencer. Você vê o Fabinho praticamente sem condição, desarmando, sofrendo falta. O Marcelo Costa marcando, o Edigar voltando. Estamos felizes, gastaríamos de levar os três pontos, mas é o terceiro jogo seguido fora de casa que não perde, sexta partida invicta, pontuamos. Vasco teve dificuldade, o América perdeu, e o Joinville está levando um ponto mesmo com todos problemas que teve durante o jogo.

Hemerson Maria Joinville (Foto: José Carlos Fornér/JEC)
Hemerson Maria diz que sai satisfeito 
pelo resultado (Foto: 
José Carlos Fornér/JEC)


Confira outros trechos da entrevista de Hemerson Maria:

Avaliação do jogo:
- Pela dificuldade, com alterações, saída do Naldo, depois boa parte do segundo tempo com o Fabinho sem condições físicas, sentiu o tornozelo, então quando tudo aconteceu, nós empatamos o jogo. Fizemos uma postura, tentamos jogar no erro do Icasa, e no final das contas estamos levando um ponto. É sempre importante pontuar fora de casa.


Jogo fora de casa
- No primeiro tempo, demoramos para entender o sistema tático do Icasa, uma dificuldade que já havia comentado. Eles estão mudando todo o elenco, então não tem como saber a disposição dos jogadores em campo. Eles tiveram cinco homens no meio de campo, com três volantes, eles predominaram no meio e tivemos muita dificuldade de encaixar.


O esquema de jogo
- Se você quer jogar, primeiro você tem que tirar a bola do adversário. E no primeiro tempo não estávamos conseguindo tirar a bola deles. O Fabinho ficou muito no campo defensivo, o Marcelo Costa ficou isolado, o Everton teve que acompanhar o Dodó, e ficamos só com o Jael praticamente na frente. Não tínhamos saída, a bola era jogada direta. No segundo tempo, tentamos fazer duas linhas de quatro, não funcionou, ajeitamos um pouco a marcação, mas não melhorou nosso poder ofensivo, aí fizemos as alterações. Fomos para o 4-3-3. Estávamos em um momento importante do jogo quando Fabinho machucou, e felizmente em uma bola parada conseguimos empatar o jogo. A equipe estava já desgastada, ficamos com jogadores sem característica de defender, mas os jogadores tiveram muito comprometimento. Viemos para vencer, mas saio satisfeito com o ponto que estamos levando.


Sequência de jogos
- É humanamente fazer um jogo na intensidade que fizemos na segunda-feira, fazer a viagem que fizemos. Alguns jogadores fisiologicamente se recuperam mais rápido que outros. Tivemos alguns jogadores no grupo de risco de lesão. O Naldo que é um jogador com primor físico, sentiu, tiramos ele, então não conseguimos manter a mesma intensidade, é humanamente impossível. Quando acontece, tem que ter posicionamento, ter inteligência, e foi isso que tivemos no segundo tempo. Tivemos uma leitura mais correta do jogo. Eu não sabia até momentos antes a escalação do Icasa, não menosprezando o Icasa, mas não tem a mesma divulgação que o Joinville tem. Então, hoje o JEC é muito visado, sabem do Jael, do Fabinho, das bolas paradas. Individualmente do meio-campo para frente tem jogadores muito habilidosos. Foi difícil encaixar a defesa e não tivemos a mesma intensidade. Vamos descansar, ver o que aconteceu com Fabinho, Naldo, outros jogadores que correram muito aqui. Independente de jogar bem ou mal tecnicamente, o Joinville vai sempre ter a entrega, o comprometimento, defendendo e honrando as cores do Joinville.


Jogou como líder da Série B?
- Jogou como líder. Teve comportamento. Vou aproveitar para falar de outro grande treinador. Às vezes, o jogar bem não é só técnica e tática, mas também o espirito, e o Joinville teve, principalmente no segundo tempo. Só com qualidade técnica não se consegue o acesso. A qualidade técnica não sobrepõe o espírito. Se tiver uma equipe tecnicamente brilhante, mas não tiver a luta, não vai vencer. Você vê o Fabinho praticamente sem condição, desarmando, sofrendo falta. O Marcelo Costa marcando, o Edigar voltando. Estamos felizes, gastaríamos de levar os três pontos, mas é o terceiro jogo seguido fora de casa que não perde, sexta partida invicta, pontuamos. Vasco teve dificuldade, o América perdeu, e o Joinville está levando um ponto mesmo com todos problemas que teve durante o jogo.


Confira as notícias do esporte catarinense no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/joinville/noticia/2014/09/maria-valoriza-ponto-fora-de-casa-os-jogadores-tiveram-comprometimento.html

Icasa e Joinville empatam por 1 a 1, e liderança catarinense fica ameaçada

Verdão do Cariri começa melhor e abre o placar. Mas catarinenses crescem gradativamente em campo e empatam a partida na segunda etapa


 A CRÔNICA


por GLOBOESPORTE.COM


Icasa e Joinville não saíram do empate em no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, na noite desta sexta-feira. O Verdão do Cariri não conseguiu acabar com o jejum de vitórias, e a equipe catarinense perdeu a oportunidade de garantir vantagem na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro - pode ser ultrapassada por Avaí e Vasco até o término da rodada. Por isso, o empate por 1 a 1 não foi interessante para nenhum dos dois.

No primeiro tempo, o Icasa jogou melhor, mas só conseguiu balançar as redes uma vez, com Lucas. Na etapa final, o Joinville foi criando os melhores lances aos poucos. Até que se tornou melhor em campo e arrancou o empate em falha do goleiro Busatto. Bruno Aguiar aproveitou a bola e mandou para as redes.

Icasa x Joinville (Foto: Futura Press)
Icasa e Joinville ficam no empate em 
Juazeiro do Norte (Foto: Futura Press)


Na próxima rodada, o Verdão do Cariri recebe o Vila Nova, no Romeirão, às 21h50min da terça-feira (16). O Joinville encara o Náutico, na Arena Pernambuco, no mesmo dia, às 19h30min.


saiba mais

Icasa bem melhor
Os donos da casa mandaram no seu território na etapa inicial. Mesmo com boas investidas do Joinville, o Icasa foi bem mais ofensivo. Até o momento do gol alviverde, praticamente só o Verdão havia chutado a gol. Rodrigo Vitor, Fernando Sobral e Lucas criaram as melhores chances.

Até que, aos 39 minutos, o mesmo Lucas recebeu bola, livrou-se da marcação e mandou um chute forte para as redes. Daí para frente, o time cearense criou mais algumas boas jogadas, mas não conseguiu ampliar.


Joinville melhora e empata
Na volta para o segundo tempo, o panorama era muito semelhante ao da etapa anterior. O Icasa chegava com perigo, na maioria das vezes, pela direita. Mas as finalizações eram mal feitas. A partir dos 15 minutos, a partida se equilibrou.
Em duas jogadas, quase o time catarinense chegou ao empate. Na primeira, Busatto bateu roupa, e Jael quase marcava. Em seguida, Edgar Junio desperdiçou lance perigoso. Mas o goleiro alviverde voltaria a falhar e, dessa vez, não teve erro: Bruno Aguiar empurrou para as redes. Empate no Romeirão.

Edson Ratinho Icasa x Joinville (Foto: José Carlos Fornér/Joinville)
Joinville foi melhor em parte do 
segundo tempo e conseguiu empate 
(Foto: José Carlos Fornér/Joinville)




FONTE:

Ricardinho lamenta chances perdidas contra o Náutico: "Desatenção"

Meia do Vovô alfineta vacilos do time: "Voltamos a tomar gol no momento errado"


Por Recife, PE


Ricardinho, meia do Ceará (Foto: Divulgação/Cearasc.com)Ricardinho lamentou chances perdidas(Foto:Divulgação/
Cearasc.com)


O Ceará poderia ter voltado à liderança da Série B caso tivesse vencido o Náutico na Arena Pernambuco. Mas não foi o que aconteceu. Mais uma vez, a zaga alvinegra falhou e o adversário levou a melhor. Com dois de Sassá, o Timbu bateu o Alvinegro de Porangabuçu e venceu por 2 a 1 nesta sexta-feira (12), na Arena Pernambuco, em Recife.

Ricardinho foi um dos que mais buscou as chegadas ao ataque com o time cearense. O camisa 8 armava as jogadas na intermediária, mas o ataque do Vovô parava na zaga alvirrubra. O meia reclamou das oportunidades perdidas pelos companheiros.

- Perdemos as chances de fazer gol e voltamos novamente a tomar gol no momento errado. Isso já vem acontecendo em alguns jogos. Tivemos alguns momentos de desatenção e o adversário aproveitou. Tivemos oportunidades de empatar. Se tivéssemos feito um gol no primeiro tempo, poderíamos ter conseguido pelo menos o empate - explicou.

Na próxima terça-feira, às 19h30, o Ceará vai tentar se reabilitar atuando novamente fora de casa, diante do Paraná, no estádio Durival de Brito.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/ceara/noticia/2014/09/ricardinho-lamenta-chances-perdidas-contra-o-nautico-desatencao.html

Náutico mostra eficiência, vence o Ceará e encosta no G4 da Série B

Jovem atacante Sassá marcou os dois gols da vitória do Timbu sobre o Vozão, por 2 a 1, deixando o time na quinta colocação da Segundona



 A CRÔNICA


por Daniel Gomes e Marcelo Cavalcante


Para comprovar que está mesmo em ascensão na Série B, o Náutico precisava vencer um adversário que vem fazendo uma boa campanha na competição. Com essa ambição, o Timbu venceu o vice-líder Ceará, por 2 a 1, na Arena Pernambuco, aumentando a confiança da torcida na luta pelo acesso à Série A. A equipe alvirrubra mostrou eficiência na primeira etapa, ao marcar dois gols nas duas únicas investidas ao ataque. O jovem Sassá foi o nome da partida, assinalando os dois gols. No final da partida, ainda acertou a trave do goleiro cearense.  O Ceará tinha mais domínio do jogo, mas só conseguiu fazer um gol, no segundo tempo, através de Magno Alves.  O público da partida foi de 7.341 e a renda de R$ 180.335,00.


saiba mais

O Náutico conseguiu sua segunda vitória consecutiva na Série B, chegando na quinta posição, com 34 pontos, ficando a quatro do Vasco, que abre o G4 da competição. Já o Ceará permanece com 38 pontos, continuando na segunda colocação, mas pode perder posição no complemento da rodada. Na próxima rodada, o Timbu volta a jogar na Arena Pernambuco, terça-feira, às 19h30, contra o Joinville, líder da Segundona. No mesmo dia e horário, o Ceará vai tentar se reabilitar atuando novamente fora de casa, diante do Paraná, no estádio Durival de Brito.

Náutico x Ceará gol Sassá (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Sassá foi o autor dos dois gols da 
vitória do Náutico sobre o Ceará 
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)


Eficiência
A palavra "efetividade" resume o que foi o primeiro tempo - a sobra dela, para o Náutico e a falta dela, para o Ceará. O Vozão cansou de pressionar o Timbu na primeira etapa, mas perdeu inúmeras chances. Quem não teve nada a ver com isso foi Sassá. Nas duas únicas vezes em que o time alvirrubro conseguiu finalizar com chances reais de gol, o placar mexeu e o atacante brilhou.

Raça
No segundo tempo, como era esperado, o Ceará cresceu na partida. O técnico Sérgio Soares, na volta do intervalo,  escalou Souza e Lima nos lugares de Nikão e Bill, respectivamente, dando mais mobilidade ao setor ofensivo. O Vozão conseguiu diminuir o placar, através de Magno Alves, aproveitando uma falha da defesa alvirruba, aos 16 minutos. O time cearense pressionou, criaram chances de gols, mas erraram muito. No final, o inspirado Sassá, quase amplia para o Náutico, acertando a trave do Ceará.




FONTE:

Talisca marca três vezes em goleada do Benfica sobre o Vitória de Setúbal

Ex-jogador do Bahia brilha e resolve a partida que deixa sua equipe provisoriamentena liderança do Português. Julio César é desfalque após sentir a coxa e adia estreia


Por Setúbal, Portugal


saiba mais

O Benfica investiu nos brasileiros para a temporada. Contratou Julio César, Jonas e... Talisca. E foi justamente o ex-jogador do Bahia o primeiro a dar retorno ao novo clube. Com grande atuação, o meia marcou três vezes na goleada por 5 a 0 sobre o Vitória de Setúbal, nesta sexta-feira, fora de casa. A vitória folgada pela quarta rodada do Campeonato Português garante ainda o Benfica na liderança da competição, com 10 pontos, pelo menos até este fim de semana, quando as demais equipes vão a campo.


Talisca comemora gol do Benfica contra o Vitória de Setúbal (Foto: Agência AFP)
Talisca marca três vezes na goleada 
do Benfica sobre o Vitória de 
Setúbal (Foto: Agência AFP)


Se Talisca brilhou de um lado, Julio César teve sua estreia adiada em razão de dores musculares na coxa esquerda. Já Jonas foi oficializado só nesta sexta-feira na nova equipe e terá que esperar mais uma semana para ver se terá condições de jogo. Ambos estiveram no estádio para assistir à goleada. Assim, além do ex-meia do Bahia, o goleiro Artur, os zagueiros Luisão e Jardel e o atacante Lima representaram o Brasil na equipe.

Julio César e Jonas em goleada do Benfica (Foto: Reprodução / Sport TV)Julio César e Jonas em goleada do Benfica (Foto: Reprodução / Sport TV)


O Benfica volta a campo na próxima terça-feira para fazer sua estreia nesta edição da Liga dos Campeões. O adversário será o Zenit, desfalcado de Hulk, em duelo pela primeira rodada do Grupo B, que tem ainda Bayer Leverkusen e Monaco. Pelo Português, o próximo compromisso será contra o Moreirense daqui a uma semana.

O Benfica saiu na frente graças a um belo chute de Salvio que morreu no ângulo do goleiro rival aos 9 minutos de jogo. Aos 37, começou o show de Talisca. O primeiro gol do meia no jogo (e no Campeonato Português) saiu após cruzamento de Gaitan, mal afastado pela defesa, que parou nos pés do brasileiro perto da marca do pênalti. A finalização foi sem chances para o goleiro alemão Raeder.

Cinco minutos depois, o camisa 30 cobrou falta rasteira no canto do goleiro adversário para ampliar a diferença para 3 a 0 ainda na primeira etapa. Pouco após a volta do intervalo, o ex-jogador do Bahia aproveitou rebote do goleiro e empurrou para o fundo do gol. Com tudo resolvido, o holandês Ola John fechou a conta a 15 minutos do apito final ao escorar cruzamento de Lima.

Talisca, Benfica X Vitória de Setúbal (Foto: Agência AFP)
Ex-jogador do Bahia ainda não havia 
marcado no Português e foi o 
destaque da partida 
(Foto: Agência AFP)


FONTE:

Mário Jr. supera fase difícil da Liga e elogia recepção do Brasil no Mundial

Criticado pelas falhas no torneio anterior, líbero retoma confiança durante competição na Polônia: "Eu sabia que ia voltar ao normal pelo trabalho que a gente faz aqui"


Por Direto de Katowice, Polônia


Os dias naquela primeira fase da Liga Mundial foram complicados. As falhas no passe renderam muitas críticas. Mário Jr. tentava não dar ouvido a elas. Desde que trocou a posição de ponteiro para a de líbero, entendeu que a função seria tão ingrata quanto a de um goleiro e que manter a cabeça no lugar é fundamental. Passado o momento difícil, ele comemora as boas atuações da linha de passe do Brasil no Mundial da Polônia. Sabe que daqui para frente o trabalho será ainda maior, já que dois adversários fortes estão no caminho: Canadá e Rússia. O primeiro deles saca bem e tem no oposto Gavin Schmitt um grande pontuador. Neste sábado, na Spodek Arena, o Brasil tentará manter sua consistência para buscar a oitava vitória seguida e a vaga na terceira fase da competição. 
   
Mario Jr. Mundial de Vôlei seleção brasileira (Foto: EFE)
Mário Jr. em ação no Mundial 
da Polônia (Foto: EFE)


A partida contra os canadenses será às 11h40 (de Brasília) com transmissão do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Os assinantes também podem acompanhar todos os lances pelo SporTV Play.  Enquanto a seleção ocupa a liderança do Grupo F, com 15 pontos, o rival aparece na quarta colocação, com 10, e apenas um revés na campanha, para os russos - adversários do Brasil no domingo. 

-  É uma boa equipe, com jogadores altos, fortes e que sacam muito bem. Temos que tentar neutralizar as jogadas deles. Com a regra dos dois líberos, é bom que posso dividir a responsabilidade com o Felipe. Posso me preocupar só com a recepção, em orientar o Lucarelli e ajudar o Murilo ali atrás. Estamos indo bem, estamos com objetivo. Eu sei que a minha função é complicada, é igual a de um goleiro. Você pode ir bem durante todo um set e ali, perto do fim, se cometer um erro pode ser crucificado porque ele pode virar ponto. É como fazer várias grandes defesas e tomar um frango. Eu tenho que acertar sempre. Se um atacante erra, ele tem a chance de ir virar a próxima bola e ninguém mais vai lembrar que ele errou - sorriu.

Mario Jr. Mundial de Vôlei seleção brasileira Murilo (Foto: Divulgação/FIBV)
Mário Jr. e Murilo na linha de passe 
do Brasil (Foto: Divulgação/FIVB)


Mário Jr. só tira o sorriso do rosto quando relembra os momentos difíceis na Liga Mundial, que teriam sido para ele reflexo direto de uma temporada conturbada no Rio de Janeiro, seu antigo clube. Aos 32 anos, ele deixará o país para atuar no vôlei italiano, onde defenderá o Piacenza.  

  
saiba mais

- Agora tudo vai bem. Mas eu tinha vindo de uma temporada muito ruim devido aos problemas no clube (o desmantelamento da equipe durante a Superliga devido à perda do patrocinador master) e isso interferiu no meu condicionamento físico e técnico. Mas eu sabia que ia voltar ao normal pelo trabalho que a gente faz aqui na seleção. E sabia que a confiança voltaria, assim como as vitórias nos jogos. O Bernardo confia em mim e nem precisou conversar comigo. As pessoas que criticaram deveriam se lembrar das temporadas de 2009, 2010 e 2013. Deveriam confiar mais porque é difícil para um atleta manter o alto nível o tempo todo. 
  
Os planos com a seleção incluem o tetracampeonato do mundo e um ouro nos Jogos do Rio 2016. Mas não param no fim deste ciclo olímpico. O líbero espera chegar até a metade de mais um.

- Se Deus quiser, vou até o Mundial de 2018. Para isso, vou precisar me cuidar ainda mais, estar bem fisicamente, mudar a dieta para estar sempre leve, sempre rápido. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/09/mario-jr-supera-fase-dificil-da-liga-e-elogia-recepcao-do-brasil-no-mundial.html

Armador repete grande atuação de dois dias atrás, faz 24 pontos e comanda equipe contra a França, que reage no fim com 35 pontos de seu astro, mas acaba derrotada


Por Direto de Madri, Espanha

Mundial de Basquete - Sérvia x França -  Teodosic  (Foto: EFE)Teodosic vibra durante a vitória da Sérvia sobre a Françana semifinal do Mundial (Foto: EFE)

O primeiro tempo do jogo entre Sérvia e França nesta sexta-feira parecia um "replay" de dois dias atrás. A cada jogada de Milos Teodosic na quadra do Palácio de Deportes de Madri, a lembrança da frustrante eliminação do Brasil da Copa do Mundo de basquete vinha à mente. O armador sérvio repetiu o show diante dos brasileiros nos 20 minutos iniciais contra os franceses. Colocou a bola debaixo do braço e comandou o baile de sua equipe, com 18 pontos e três assistências, que deram a boa vantagem de 14 pontos no intervalo.

Mas na segunda etapa, o cenário se inverteu e o "dono da partida", também. Com 35 pontos no total, Nicolas Batum quase levou os franceses a conseguirem uma virada histórica, após estarem perdendo por 18 pontos. Um caminhão de bolas de três no período final (9/13) trouxe a diferença para dois pontos. Só que a atuação do mágico Teodosic no primeiro tempo foi fundamental para o placar de 90 a 85 (46 a 32), que classificou a Sérvia para a decisão deste domingo contra os favoritos EUA.



- Foi um jogo inacreditável. Nós abrimos 18 pontos, mas sabíamos que não seria uma partida fácil. A França reagiu, mas conseguimos nos recuperar e conquistar essa vitória histórica para colocar a Sérvia na final contra os Estados Unidos - disse Teodosic, que defende o CSKA Moscou, ao SporTV após o jogo.

Para a França, resta esquecer o revés e focar na disputa do terceiro lugar diante da Lituânia, já neste sábado. O SporTV 3 transmite ao vivo, às 13h (de Brasília). A grande final será no domingo, às 16h, com transmissão do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Os assinantes do Canal Campeão ainda podem acompanhar as duas partidas pelo SporTV Play.

Milos Teodosic, Servia X França - Mundial de Basquete (Foto: Divulgação / FIBA)
Milos Teodosic teve mais uma noite 
mágica e ajudou a Sérvia a eliminar 
a França de Batum e ir à final
(Foto: Divulgação / FIBA)


carrasco brasileiro, teodosic volta a brilhar
Assim como fez contra o Brasil, a Sérvia entrou contra França com uma marcação muito agressiva, forçando o rival a desperdiçar bolas ou chutar desequilibrado. Comandado mais uma vez pelo "mágico" Milos Teodosic, cestinha do primeiro quarto com oito pontos e duas assistências, a Sérvia chegou a vitória por 21 a 15. A vantagem só não foi maior porquedo outro lado da quadra estavam Nicolas Batum e suas duas bolas de três. Além do cheinho Boris Diaw, que contribuiu com mais cinco pontos.

O armador sérvio continuou irresistível no segundo quarto. No placar de 26 a 15 a favor de seu time, ele era o responsável pela metade dos pontos. A saída de Batum de quadra, após um choque cabeça com cabeça com Bircevic, agravou a situação francesa. Se não era Teodosic de fora, era Raduljica embaixo da tabela. Kalinic e Markovic também eram bons coadjuvantes. A vantagem de seis subiu para 18 (43 a 25), justamente, o número de pontos marcados por Teodosic nos primeiros 20 minutos. Um esboço de reação francesa, sempre através de Nicolas Batum, diminuiu um pouco a diferença no intervalo (46 a 32).

Batum, Servia X França - Mundial de Basquete (Foto: Agência AFP)
Batum teve atuação espetacular, mas 
não evitou a derrota francesa 
(Foto: Agência AFP)


Batum cresce, França encosta, mas não vira
A superioridade sérvia do primeiro tempo não se repetiu no terceiro quarto. Mesmo vencendo a parcial por 15 a 14, os sérvios viram a França equilibrar o duelo, graças aos oito pontos de Batum, que chegava a 18 na partida. Mais bem marcado, Teodosic só contribuiu em pontos com uma bola de três, alcançando 21. Bjelica e Krstic foram os responsáveis pela manutenção da diferença na casa dos 15 pontos (61 a 46).

Mundial de Basquete - Sérvia x França -  Teodosic  (Foto: EFE)Teodosic não dá espaço ao francês Jackson (Foto: EFE)


Uma corrida francesa de 5-0 no começo do último período obrigou o técnico da Sérvia, Sasha Djordjevic, a parar o jogo. O time de Teodosic não conseguia pontuar e parou nos 61 pontos por longos três minutos. A sorte é que a equipe de Batum também não anotava, em um momento de muito nervosismo e queda técnica do duelo. Em maior número, os torcedores do leste europeu começaram a jogar junto. Mas isso parece que não afetou os Bleus, que concentravam suas jogadas em Diaw e, principalmente, Batum.

Restando cinco minutos para o fim, a diferença no placar estava em quatro pontos (65 a 61). Se até o terceiro quarto as bolas de três da França teimavam em não cair, no último, o cenário mudou. Precisando cortar a desvantagem, Batum e cia. passaram a chutar quase sempre de fora do perímetro e contaram com um aproveitamento fora do comum. Das 13 tentadas, nove morreram dentro do aro. O ala do Portland Trail Blazers era o fator de desequilíbrio com seus 35 pontos.
A 17 segundos do fim, a vantagem da Sérvia era de apenas dois pontos (84 a 82). Mas no ataque seguinte, a França não conseguiu defender bem e permitiu mais dois pontos ao rival, que conseguiu sobreviver, mesmo com a mão certeira do craque francês (90 a 85).


Escalações:

França:
Thomas Huertel, Nicolas Batum, Mickael Gelabale, Boris Diaw e Joffrey Lauvergne; Entraram: Edwin Jackson, Antoine Diot, Evan Fournier, Charles Kahudi, Florent Pietrus, Kim Tillie e Rudy Gobert. Tec: Vicent Collet

Sérvia:
Milos Teodosic, Nemanja Bjelica, Stefan Markovic, Nikola Kalinic e Miroslav Raduljica. Entraram: Stefan Jovic, Bogdan Bogdanovic, Stefan Bircevic, Rasko Katic, Marko Simonovic, Nenad Krstic, Vladimir Stimac. Tec: Sasha Djordjevic


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2014/09/algoz-brasileiro-teodosic-vence-duelo-com-batum-e-servia-derrota-franca.html

Guerrero não vê Tricolor “vistoso” em grandes jogos: “Quero ver contra nós”

São Paulo ultrapassou o Corinthians na classificação do Brasileirão, mas peruano diz que time do Morumbi ainda precisa provar qualidade em clássicos


Por São Paulo


Paolo Guerrero Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Guerrero, do Corinthians, provoca o São Paulo (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)


O atacante Paolo Guerrero voltou ao time Corinthians na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, nesta quinta-feira, após três jogos longe – um por suspensão, dois por conta da seleção peruana – e já provocou um rival em sua primeira entrevista coletiva.

Questionado sobre o estilo mais técnico do São Paulo, que ultrapassou o Timão na tabela do Brasileiro e hoje é o vice-líder, o peruano provocou: para ele, o Tricolor não fez nada de mais em jogos considerados maiores.

Guerrero acredita que não seja possível fazer uma comparação entre as duas equipes, independentemente de como elas estejam atualmente. O peruano confia que o estilo “brigador” do Corinthians será suficiente para brigar pelo título nacional até as últimas rodadas. Timão e São Paulo se encontram no dia 21, na Arena em Itaquera, pela 23ª rodada do Brasileirão.

O Corinthians é um time de grupo, de raça e de briga durante os 90 minutos. Você (jornalista) falou que o São Paulo é um time muito vistoso... Acho que ainda não se viu o São Paulo jogar assim contra times grandes. Vamos ver contra nós, se eles fazem esse jogo vistoso como você falou
Guerrero

– Eu acho que o São Paulo tem grandes jogadores, mas não dá para comparar. O Corinthians tem seu próprio jogo, no São Paulo cabe bastante a jogada individual, o que os jogadores podem fazer na frente. Acho que não dá para comparar.  O Corinthians é um time de grupo, de raça e de briga durante os 90 minutos. Você (jornalista) falou que o São Paulo é um time muito vistoso... Acho que ainda não se viu o São Paulo jogar assim contra times grandes. Vamos ver contra nós, se eles fazem esse jogo vistoso como você falou – afirmou o peruano, com um sorriso estampado no rosto. 

Guerrero citou a vitória sobre o Atlético-MG, na quinta-feira, como exemplo do jogo coletivo do Corinthians. Na ocasião, ele começou no banco, já que vinha de uma longa viagem ao Catar com a seleção do Peru.

– No jogo de ontem eu não estava em campo e nós ganhamos. O Corinthians tem um estilo definido. Na primeira parte do jogo, fizemos um grande jogo, com situações de gol. Se eu não estou, está o Romero, se o Lodeiro não está, está o Renato Augusto, o Jadson.. temos muitos avaliações que o Mano pode fazer. Não significa se estou ou não estou. O Corinthians é um time grande, que pode passar por mudanças – disse o atacante.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/09/guerrero-nao-ve-tricolor-vistoso-em-grandes-jogos-quero-ver-contra-nos.html

Suspeito de provocar incêndio na casa de jovem que ofendeu Aranha é preso

Fogo começou por volta das 4h da manhã na residência de Patrícia Moreira


Por Porto Alegre


A polícia prendeu na tarde desta sexta-feira um suspeito de ter provocado o incêndio que atingiu parte da casa de Patrícia Moreira, a jovem que proferiu injúrias raciais contra o goleiro Aranha, do Santos. O fogo começou por volta das 4h da manhã. Não havia ninguém no local, que está fechado desde o dia do jogo entre Grêmio e e a equipe paulista, pela Copa do Brasil.
O suspeito foi preso nas proximidades da 14ª Delegacia de Polícia, na zona norte de Porto Alegre. De acordo com o delegado Thiago Baldin, o homem foi apontado por uma testemunha do incêndio e posteriormente identificado pela polícia.

Casa de Patrícia Moreira é incendiada (Foto: Arquivo pessoal)
Parte da casa de Patrícia Moreira é 
incendiada (Foto: Arquivo pessoal)


De acordo com o advogado de Patrícia, Alexandre Rossato, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para conter as chamas.

- O incêndio foi de pequenas proporções, mas houve o incêndio.Pegou uma parte pequena da casa e ninguém se feriu - garantiu o advogado ao GloboEsporte.com.
Depois de inicialmente negar a ocorrência, o Corpo de Bombeiros confirmou o fogo na residência de Patrícia. De acordo com a corporação, o incêndio foi de pequenas proporções e quando a equipe chegou ao local o fogo já havia sido controlado por vizinhos e familiares.

Casa de Patrícia Moreira é incendiada (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)
Parte da casa de Patrícia foi atingi
da pelo fogo (Foto: 
Fábio Almeida/RBS TV)


De acordo com um dos irmãos de Patrícia, o fogo foi ateado em um banco de madeira.Vizinhos perceberam as chamas, por volta das 4h, e apagaram antes que pudessem atingir a residência. Segundo o delegado da Polícia Civil Thiago Baldin, uma vizinha foi convocada a prestar depoimentos sobre o caso.

- A vizinha que viu comunicou um dos irmãos da patrícia às 4h. Não há registro de chamado nos Bombeiros, e a Polícia Civil não havia sido comunicada. Ela (vizinha) foi levada para a DP para tomarmos o depoimento dela agora, para ver se ela viu alguém. Preservamos o local e estamos aguardando a equipe do Instituto Geral de Perícias  para realização da perícia. Apenas o irmão dela, que é o dono da casa, entrou lá - relata.

Vizinhos de Patrícia Moreira observam casa que foi incendiada (Foto: Paula Menezes/GloboEsporte.com)Vizinhos de Patrícia Moreira observam casa que foi incendiada (Foto:PaulaMenezes/GloboEsporte.co)


Uma das vizinhas, a atendente Márcia Muller, se disse "impressionada" com os acontecimentos e defendeu Patrícia, a quem conhece há cerca de dois anos.
- Eu esto impressionada com o modo como eles estão agindo. O que tem a casa a ver? Ela já está pagando pelo que fez. Vao fazer o que agora com ela? É uma ignorância. Ela não é racista, ela tem amigos próximos que são morenos - contou.
Diante da repercussão do caso, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Nem a mãe diz saber de seu paradeiro. Pedras foram jogadas em direção a sua casa. O GloboEsporte.com visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. Amigos negros da menina de 23 anos garantem que ela não é racista.

Na última semana, Patrícia prestou depoimento à polícia e fez um pronunciamento à imprensa. Ela negou ser racista e pediu perdão ao goleiro Aranha.

Patrícia Moreira depoimento racismo Grêmio (Foto: Luciano Leon / Agência Estado)Patrícia Moreira chorou ao conceder entrevista(Foto: Luciano Leon / Agência Estado)


- Boa tarde, eu quero pedir desculpas para o goleiro Aranha, desculpa mesmo, perdão de coração. Não sou racista. Aquela palavra macaco não foi racismo da minha parte. Não teve intenção racista. Foi no calor do jogo, o Grêmio tava perdendo. O Grêmio é minha paixão. Minha paixão mesmo. Eu vivi sempre indo ao jogo do Grêmio. Sempre. Largava tudo pra ir no jogo do Grêmio. Peço desculpas pro Grêmio, pra nação tricolor, não queria nunca prejudicar o Grêmio. Eu amo o Grêmio. Desculpas para o Aranha. Perdão, perdão, perdão mesmo - disse.

As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram outro desdobramento. Em julgamento na quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas de final, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. O jogo de volta já havia sido suspenso até o julgamento do caso no STJD.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/09/suspeito-de-provocar-incendio-na-casa-de-jovem-que-ofendeu-aranha-e-preso.html

Monique é cortada, e Zé Roberto fecha time que buscará título inédito na Itália

Treinador opta por cortar a oposto Monique e chega à lista final com 14 jogadoras que representarão o Brasil no Mundial da Itália. Embarque será na próxima segunda-feira


Por Saquarema, RJ


monique seleção brasileira volei (Foto: Lydia Gismondi)Monique foi cortada do grupo que viajará para a Itália na próxima segunda (Foto: Lydia Gismondi)


A três dias do embarque para a Itália, Zé Roberto definiu o grupo que representará o Brasil no Mundial de Vôlei. Desde o início da semana, o treinador da seleção comandava 15 jogadoras na preparação realizada no Centro de Desenvolvimento de Saquarema, e precisava eliminar um nome. A oposto Monique foi cortada, e as outras atletas foram liberadas do treino para se prepararem para a viagem, na segunda-feira.

O grupo que tentará conquistar o inédito título mundial para o país será formado por Dani Lins, Fabíola, Adenízia, Thaisa, Fabiana, Carol, Sheilla, Tandara, Fernanda Garay, Jaqueline, Natália, Gabi, Camila Brait e Léia. A competição será disputada de 23 de setembro a 12 de outubro.

Na última sexta-feira, Zé Roberto realizou o primeiro corte no elenco e abriu mão da levantadora Ana Tiemi e da oposto Andréia. O Brasil integra o grupo B do Mundial e  estreará contra a Bulgária, no próximo dia 23, às 15h (de Brasília).


No grupo das brasileiras ainda estão as seleções de Canadá, Turquia, Camarões e Sérvia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/09/monique-e-cortada-e-ze-roberto-fecha-time-que-buscara-titulo-inedito-na-italia.html

Maior pontuador do Brasil, Lucarelli comemora boas atuações da equipe

Depois dos 19 acertos contra a China e do sétimo triunfo da seleção, caçula segue despertando a curiosidade da imprensa internacional e dos fãs no Mundial da Polônia


Por Direto de Katowice, Polônia


Lucarelli vôlei Brasil x China (Foto: FIVB)Lucarelli ataca diante de Yuan Zhi na vitória do Brasil sobre a China (Foto: FIVB)


A curiosidade a respeito daquele camisa 10 aumenta a cada partida. A imprensa internacional quer saber um pouco mais sobre o menino de 22 anos, que aparece nas estatísticas como o maior pontuador do Brasil na competição (18º na classificação geral). Perguntas sobre o carinho da torcida por ele, a cidade, o Mundial e também sobre futebol. Querem saber se Lucarelli tem habilidade também com os pés. Ele se diverte. Tendo uma bola, parte para o jogo. Nesta quinta-feira, diante da China, o caçula da seleção contribuiu com 19 pontos na vitória por 3 sets a 0 sobre os asiáticos.  

Até o momento foram 79 acertos em seis partidas das sete disputadas. Foi poupado contra a Coreia do Sul e acabou indo para o banco no duelo contra Cuba. Lucarelli não esperava que fosse ser tão efetivo em sua primeira participação no campeonato.

- Eu realmente não esperava. Vim para o Mundial focado em fazer o meu melhor em todo jogo. Acho que isso está acontecendo pela sequência do meu trabalho e do trabalho dos outros jogadores. Dos centrais que me deixam sozinho na ponta, dos levantadores. Neste jogo contra os chineses atuamos bem, empregamos um ritmo forte desde o começo, sacamos bem e isso os incomodou bastante. Uma vitória de 3 a 0 é sempre muito importante. Agora, contabilizamos isso e evitamos um desgaste maior, já que este é um campeonato muito longo. Cada vez que economizamos um set, é muito válido. Amanhã, temos um descanso, e o dia vai ser importante para acertarmos mais alguns detalhes para os jogos contra o Canadá e a Rússia - disse.


saiba mais

Apesar da pouca idade, Lucarelli vem mostrando tranquilidade de veterano. Para tirá-lo do sério só mesmo um erro ou outro bobo. Diante dos cubanos, não rendeu como nas partidas anteriores. O jogo não fluiu. Fez só três pontos. Deixou a quadra e foi acompanhar ao restante do confronto da lateral da quadra. 

- Eu fui mal. Bernardo ficou preocupado, achou que eu ia ficar nervoso. Eu realmente fico muito bravo quando erro. Mais ainda quando sei que é algo que poderia evitar. Depois dali voltei a ficar tranquilo e fui para o jogo contra a Bulgária.

Brasil x China Mundial de vôlei Lucarelli (Foto: Divulgação/FIVB)
Lucarelli saca no duelo desta quinta-
feira contra a China, em Katowice (
Foto: Divulgação/FIVB)


Enfrentar os búlgaros é sempre encarado como um bom desafio por ele. Ficar frente a frente com os russos também sempre motiva Lucarelli.

- Todo jogo que você entra sabendo que é bem difícil, é bom. Eu gosto. Acho que fomos bem contra a Bulgária. Sabemos que vamos enfrentar a Rússia no domingo mas, por enquanto, ainda não estamos pensando nisso. Temos que passar antes pelo Canadá.

O encontro será no sábado, na Spodek Arena, às 11h40 (de Brasília), com transmissão do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Os assinantes também podem ver todos os lances pelo SporTV Play.   


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/09/maior-pontuador-do-brasil-lucarelli-comemora-boas-atuacoes-da-equipe.html