sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Fla, Galo, Santos e ABC decidem vaga em casa nas quartas da Copa do Brasil

Corinthians, Cruzeiro, Botafogo e América-RN abrem disputa por lugar na semifinal como mandantes. Jogos serão em 1º e 15 de outubro


Por Rio de Janeiro

 
saiba mais

A CBF sorteou nesta sexta-feira os mandos de campo das quartas de final da Copa do Brasil. Flamengo, Atlético-MG, Santos e ABC decidirão em casa a vaga nas semifinais da disputa. Com isso, América-RN, Corinthians, Botafogo e Cruzeiro, seus respectivos adversários, farão a primeira partida em seus domínios. Os jogos serão em 1º e 15 de outubro. Confira abaixo:


1º de outubro:

Botafogo x Santos
Cruzeiro x ABC
América-RN x Flamengo   

Corinthians x Atlético-MG


15 de outubro:

Santos x Botafogo
ABC x Cruzeiro
Flamengo x América-RN
Atlético-MG x Corinthians



No sorteio, as bolinhas tiveram que ser colocadas duas vezes no globo. Na primeira, as peças escaparam das mãos dos representantes - algumas caíram no chão. Foram definidos dois blocos de quatro clubes, e o número da bolinha sorteada, se par ou ímpar, determinaria qual quarteto começaria jogando em casa. Ou seja, não houve sorteio jogo a jogo.

A CBF ordenou os grupos de forma a evitar partidas na mesma cidade no mesmo dia, por questões de segurança, visto que há dois clubes de SP, dois do RJ, dois de MG e dois do RN nas quartas de final.


Aranha goleiro Santos Grêmio (Foto: Diego Guichard)Injúrias raciais contra Aranha renderam exclusão do Grêmio do torneio (Foto: Diego Guichard)

Vale lembrar que o Santos classificou-se às quartas de final sem a necessidade de fazer o segundo jogo das oitavas contra o Grêmio, já que o clube gaúcho foi excluído da competição pelo STJD como punição pelas injúrias raciais direcionadas ao goleiro Aranha, do Peixe, no primeiro jogo, na Arena.

Mas cabe recurso. A diretoria tricolor pretende entrar com o pedido na segunda-feira, e aí o julgamento seria realizado na semana seguinte - em tempo hábil para a realização do jogo da volta com o Santos no caso de o STJD mudar de ideia sobre a pena.


O vencedor dos encontros entre Santos e Botafogo encara o ganhador dos duelos entre ABC e Cruzeiro nas semifinais. O outro cruzamento sai de quem for melhor em Flamengo x América-RN e Atlético-MG x Corinthians.
O vencedor do torneio estará garantido na Libertadores da América de 2015. O atual campeão é o Flamengo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2014/09/fla-galo-e-santos-decidem-vaga-em-casa-nas-quartas-da-copa-do-brasil.html


Dono do Querétaro anuncia a contratação de Ronaldinho Gaúcho

Atacante ainda não se pronuncia sobre acerto, mas empresário mexicano confirma o fim das negociações com brasileiro: "A partir de hoje, o astro é gallo"


Por Rio de Janeiro


Olegario Vazquez twitter Ronaldinho (Foto: Reprodução / Twitter)
Post de Olegario Vazquez no Twitter: "O astro Ronaldinho é Gallo" (Foto: Reprodução / Twitter)[

O empresário Olegario Vázquez Aldir, dono do Querétaro, clube da primeira divisão do México, apelidado de "Gallos Blancos", anunciou em sua conta do Twitter a contratação de Ronaldinho Gaúcho. Por enquanto, não há confirmação do acerto por parte do jogador.

- Tenho o prazer de compartilhar com vocês que a partir de hoje, o astro @10ronaldinho é gallo. Reforça uma grande equipe, os fãs merecem. #YoSoyGallo - escreveu Vazquez em sua conta no Twitter.

De acordo com informações extraoficiais, o contrato seria por duas temporadas. A apresentação estaria marcada para segunda-feira. A estreia poderia ser na oitava rodada do Apertura 2014, quando os Gallos Blancos recebem o Puebla, na Corregidora.

Mais cedo, a página oficial de Ronaldinho Gaúcho no Twitter mudou o papel de parede por uma foto com as cores do México (verde, branco e vermelho) ao fundo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/09/dono-do-queretero-anuncia-contratacao-de-ronaldinho-gaucho.html

Serena despacha Makarova e brigará pelo hexa em NY contra Wozniacki

Em primeira semifinal de Grand Slam, russa vence apenas quatro games contra americana, que se classifica para decisão em uma hora de partida


Por Nova York



tenis serena williams us open (Foto: EFE)
Campeã das duas últimas edições, 
Serena jogaráuma final de US 
Open pela oitava vez (Foto: EFE)

Vivendo sua melhor campanha em Grand Slams, Ekaterina Makarova teve pela frente, na semifinal do US Open, nesta sexta-feira, ninguém menos que Serena Williams, pentacampeã do evento nova-iorquino. Diante da 18ª do ranking da WTA, a número 1 do mundo dominou o confronto, venceu por 6/1 e 6/3 e se classificou em uma hora de jogo para sua 22ª decisão de torneio Major, a oitava em Nova York.

Campeã das duas últimas edições do US Open e dona de 17 títulos de Grand Slam, Serena tratou de botar a rival em seu lugar. Makarova, que na campanha havia passado por nomes como a jovem canadense Eugenie Bouchard e a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka, só conseguiu confirmar seu primeiro game de serviço. Já a americana levou pouco mais de 20 minutos para ganhar cinco games consecutivos e levar a parcial.

Sobrando em quadra, Serena ampliou o domínio nos quatro primeiro games do segundo set. Makarova conseguiu enfim confirmar o serviço, por duas vezes. A americana teve a primeira oportunidade de sacar para o jogo, mas se desconcentrou e sofreu a quebra atacando na rede. A líder do ranking se recuperou rapidamente e foi buscar seu primeiro match point no saque da adversária. Makarova então arriscou a esquerda e mandou a bola para fora, fazendo a americana vibrar muito com a classificação para a final.

Serena vai lutar pelo hexacampeonato em Nova York neste domingo, às 17h30 (de Brasília). A rival da americana será a dinamarquesa Caroline Wozniacki, que após cinco anos volta à decisão do US Open, depois de a chinesa Shuai Peng ter abandonado de cadeira de rodas o confrontro entre as duas tenistas.


O SporTV2 transmite ao vivo o US Open. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar o Grand Slam americano pelo SporTV Play.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/09/serena-despacha-makarova-e-brigara-pelo-hexa-em-ny-contra-wozniacki.html

Luxa é vítima de assalto e diz: "No Rio? Toda hora. Pela Receita, por bandidos"

Treinador perde relógio na última quinta e revela quase ter sido vítima de novo de assaltantes nesta sexta-feira, a caminho para o treino do Fla no Ninho do Urubu


Por Rio de Janeiro

 
Luxemburgo Coletiva Flamengo (Foto: Cahê Mota)Luxembugo revelou incidente e garantiu que relógio roubado não foi o oficial do Fla (Foto: Cahê Mota)

Vanderlei Luxemburgo passou por um susto na manhã da última quinta-feira. O técnico foi assaltado em seu carro na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nesta sexta, o técnico revelou o incidente e explicou o ocorrido. Ele disse não ter sido reconhecido pelo assaltante, que levou apenas o seu relógio.

- Assaltado no Rio? Toda hora, pela Receita (Federal), por bandidos... A gente leva um susto, mete um revólver na sua cara no sinal. O cara disse "Não vou te matar, não". Só faltava essa. Ele queria o relógio, falei para levar. Foi na Avenida das Américas com a ponte Lúcio Costa. Sempre ando com carro blindado, nesse dia não estava - comentou Luxemburgo.

O treinador ainda brincou com a situação. Ele tem um relógio feito especialmente por uma grife famosa com um escudo do Flamengo da sua passagem anterior, em 2010.

- Não foi esse, não. Se fosse, acho que dava uma cabeçada nele - brincou.

Nesta sexta-feira, Vanderlei já estava mais atento. No trajeto para o Ninho do Urubu, desconfiou de um homem em uma moto, que parecia segui-lo.

- Já ia ser de novo assaltado e liguei para o 190. Vi uma moto suspeita - afirmou o treinador.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/09/luxemburgo-e-assaltado-no-rio.html

Grêmio entra com efeito suspensivo no STJD e quer parar a Copa do Brasil Departamento jurídico do clube espera interromper a

Departamento jurídico do clube espera interromper a competição até que o caso seja julgado em segunda instância pelo Pleno; Tricolor foi excluído por injúrias raciais


Por Porto Alegre


grêmio stjd racismo advogado gabriel vieira (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)Advogados do Grêmio seguem tentando reverter pena (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

O que era uma promessa se concretizou na noite desta sexta-feira. Por meio de nota no site oficial, o Grêmio confirmou que entrou com o pedido de efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para anular a pena imposta em primeira instância pelo órgão na quarta. A punição acarretou na exclusão do clube da Copa do Brasil por injúrias raciais de torcedores contra o goleiro santista Aranha, em jogo no dia 28 de agosto. A ideia do departamento jurídico é também parar a competição até que o caso seja julgado em segunda instância pelo Pleno.
De acordo com o Grêmio, "o clube aguarda o posicionamento sobre o pedido, porém o tribunal ainda não apreciou a solicitação gremista, o que deve ocorrer até a próxima segunda-feira". Apesar da ação do clube na esfera jurídica, a CBF anunciou nesta sexta o sorteio dos mandos de campo da próxima fase da Copa do Brasil, em que o Santos, beneficiado pela exclusão gremista, enfrentará o Botafogo. Os advogados esperaram o recebimento do acórdão para entrar no início da noite com os pedidos no STJD.

O Grêmio também se preocupa com a sua imagem no exterior e enviou nesta sexta-feira uma carta ao presidente da Força-Tarefa da Fifa contra o Racismo e a Discriminação, Jeffrey Webb. O documento assinado pelo presidente gremista, Fábio Koff, apresenta explicações do clube sobre o episódio. A atitude foi motivada pela manifestação do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que saudou a decisão do STJD em sua conta no Twitter


Entenda o caso


Patrícia Moreira depoimento racismo Grêmio (Foto: Luciano Leon / Agência Estado)Patrícia Moreira fala em manifestação à imprensa
(Foto: Luciano Leon / Agência Estado)

O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, na Arena do Grêmio, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O goleiro registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta.

A maior repercussão recaiu sobre uma jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Patrícia Moreira era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. Acabou afastada do trabalho e teve sua casa apedrejada. Nesta quinta, prestou depoimento à polícia e, na sexta, pronunciou-se à imprensa, pedindo desculpas a Aranha e ao Grêmio, sob forte comoção. No total, dez pessoas já foram ouvidas pela polícia.
As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram outro desdobramento. Em julgamento na quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas de final, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. O jogo de volta já havia sido suspenso até o julgamento do caso no STJD.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/09/gremio-entra-com-efeito-suspensivo-no-stjd-e-pretende-parar-copa-do-brasil.html

Aranha nega encontro com torcedora do Grêmio para pedido de desculpas

Goleiro pede a investigação e punição aos responsáveis pelas injúrias raciais direcionadas a ele na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil


Por Santos,SP


Aranha Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Aranha acha que não é momento de encontro com torcedora (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)

O goleiro Aranha não quer, pelo menos por enquanto, encontrar a torcedora gremista Patrícia Moreira, que o ofendeu com injúrias raciais na partida de ida da Copa do Brasil, entre Santos e Grêmio, no dia 28 de agosto. Por meio da assessoria de imprensa do Peixe, o camisa 1 diz que, pelo menos por enquanto, vai esperar a investigação do caso.

- O goleiro Aranha entende que não seja necessário tal encontro. Neste momento, a preocupação do camisa 1 do Santos FC é de que os responsáveis pelo ato racista sejam investigados e que respondam pelo ocorrido no último dia 28. Ele espera também que tal repercussão do caso sirva de lição para as praças esportivas e para a sociedade em um todo - informou um dos assessores do clube.

Patrícia Moreira se manifestou pela primeira vez após o caso nesta sexta-feira. Depois do depoimento à polícia, dado na última quinta-feira, ela fez um pronunciamento à imprensa sem responder perguntas.
 
- Boa tarde, eu quero pedir desculpas para o goleiro Aranha, desculpa mesmo, perdão de coração. Não sou racista. Aquela palavra macaco não foi racismo da minha parte. Não teve intenção racista. Foi no calor do jogo, o Grêmio tava perdendo. O Grêmio é minha paixão. Eu vivi sempre indo ao jogo do Grêmio. Sempre. Largava tudo para ir ao jogo do Grêmio. Desculpas para o Aranha. Perdão, perdão, perdão mesmo - disse.

Em seguida, o advogado da torcedora, Alexandre Rossato, afirmou que ela deseja se encontrar pessoalmente com Aranha para pedir desculpas pelos gritos de “macaco” direcionados ao goleiro na Arena Grêmio.


- Ela deseja muito esse encontro com ele. Ela quer pedir desculpa - disse.


FONTE:

Campeã mundial, Mayra Aguiar agora é segunda no ranking mundial de judô

Federação Internacional atualiza lista após Mundial na Rússia com Chibana e Rafael Silva como líderes, e Sarah Menezes, Érika Miranda e Maria Suelen em segundo


Por Rio de Janeiro


A Federação Internacional de Judô divulgou o novo ranking da modalidade após contabilizar os resultados do Campeonato Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, no último mês, e a campeã Mayra Aguiar subiu duas posições entre as meio-pesados (78kg), e agora ocupa a segunda colocação na lista, apenas 60 pontos atrás francesa Audrey Tcheumeo, adversária que a brasileira bateu na decisão do último dia 29.

- O meu objetivo é sempre estar entre as quatro primeiras do ranking para poder sair bem nas chaves nas competições ao longo do ano. Então, fico feliz pela posição - disse Mayra após o anúncio do novo ranking mundial.

Mayra Aguiar com medalha Mundial de Judô (Foto: EFE)
Mayra Aguiar conquistou a medalha de ouro 
na Rússia e subiu para a segunda 
colocação no ranking (Foto: EFE)


Os demais medalhistas brasileiros do Mundial mantiveram suas posições no ranking. Maria Suelen Altheman, prata na categoria pesado (+78kg), aparece atrás da bicampeã mundial e atual campeã olímpica, a cubana Idalys Ortiz. Bronze na categoria meio leve (52kg), Érika Miranda também permaneceu em segundo, atrás da bicampeã mundial Majlinda Kelmendi, judoca da República do Kosovo.

Rafael Silva, o Baby, segue na liderança dos pesados (+100kg), ainda à frente do francês Teddy Riner que, com o sétimo título mundial individual conquistado na Rússia, ocupa a segunda colocação, 340 pontos atrás do brasileiro. David Moura, quinto colocado no Mundial, agora é o sétimo na mesma categoria.

- Vejo a posição no ranking como uma representação da consistência de resultados que venho apresentando desde 2012, sempre chegando ao pódio nas principais competições do circuito. Acredito que isso é o mais importante. É continuar trabalhando pra me manter no topo da categoria - disse Baby, que ficou com o bronze em Chelyabinsk.

Rafael Silva Baby medalha mundial judô (Foto: Rafal Burza / CBJ)Rafael Silva ficou com o bronze no Mundial, mas segue líder dos pesados (Foto: Rafal Burza / CBJ)

O Brasil ainda tem outro líder no ranking mundial. Charles Chibana também é o número um na sua categoria, a meio-leve (66kg). Ele perdeu na sua terceira luta no último Mundial. A campeã olímpica Sarah Menezes segue na segunda colocação na categoria ligeiro (48kg), depois de perder logo na estrela na Rússia. Ela está atrás da mongol Urantsetseg Munkhbat. Ainda entre os ligeiros, Felipe Kitadai e Eric Takabatake, que estiveram no Mundial, estão em quinto e décimo-quinto lugares respectivamente. O primeiro deles perdeu na primeira luta, e o outro chegou à terceira fase na Rússia.

Dois judocas brasileiros aparecem na terceira posição em suas categorias. Victor Penalber, que caiu na repescagem após perder na quartas de final do Mundial, está atrás do georgiano Avtandili Tchkrishvili, campeão mundial, e do francês Loic Pietri, medalhista de bronze. Rafaela Silva, quinta no Mundial, foi superada pela francesa Automne Pavia, algoz dela na disputa pelo bronze, e pela alemã Miryam Roper. Medalhista de bronze em Pequim nas Olimpíadas, Ketleyn Quadros é a oitava colocada na mesma categoria.

A posição dos outros brasileiros que estiveram no Mundial de Chelyabinsk não variou muito. Alex Pombo (73kg) é o sexto e Tiago Camilo (90kg) está na 13ª posição. Luciano Correa é o 10º, melhor brasileiro na categoria meio-pesado.

No feminino, a melhor brasileira na categoria meio-médio é Mariana Barros, na décima-segunda colocação. Ela não foi ao Mundial por conta de uma lesão. Mariana Silva, substituta dela e com duas vitórias na Rússia, é a 18ª. Bárbara Timo (70kg) é a vigésima colocada.


Com forte dor, Peng sai de cadeira de rodas, e Wozniacki volta à final em NY

Chinesa não se aguenta em pé durante oitavo game do segundo set e é forçada a desistir da semifinal. Ex-número 1 foi vice do US Open em 2009


Por Nova York



Terminou de maneira dramática o US Open para a chinesa Shuai Peng, única semifinalista que não era cabeça de chave e que estava pela primeira vez entre as quatro melhores de um Grand Slam. No duelo desta sexta-feira contra a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki, a 39ª do ranking sofreu com dores intensas nas pernas durante o oitavo game do segundo set e acabou deixando a quadra de cadeira de rodas. Wozniacki (11ª) havia ganhado o primeiro set por 7/6(1) e vencia a segunda parcial por 4/3 quando aconteceu o incidente com a adversária. A dinamarquesa se classificou pelo abandono da asiática.

Vice-campeã do US Open em 2009, Wozniacki conhecerá ainda nesta sexta-feira contra quem vai disputar o título do Grand Slam americano. A outra semifinal é disputada entre a americana Serena Williams e a russa Ekaterina Makarova. A decisão acontece no domingo, às 17h30 (de Brasília).

O SporTV2 transmite ao vivo o US Open. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar o Grand Slam americano pelo SporTV Play.

tenis shuai peng us open (Foto: Getty Images)
De cadeira de rodas, Shuai Peng é 
fotografada aos prantos a caminho 
do vestiário (Foto: Getty Images)


O jogo

Uma das surpresas do US Open, Peng mostrou durante a semifinal que estava disposta a dar um passo a mais no torneio. Diante da ex-número 1 do mundo, fez jogo duro e foi a primeira a conquistar uma quebra, no sétimo game da partida. Wozniacki não perdeu tempo para dar o troco e empatou em 4/4, acabando com uma sequência de 41 games em que a chinesa confirmou o serviço. A mesma troca de quebras aconteceu antes do tie-break e, no momento de mais pressão no set, Peng errou além da conta e marcou apenas um ponto no game de desempate.

Depois de vencer o primeiro set, Wozniacki precisou novamente lidar com desvantagens na parcial seguinte. Peng fez 2/0, e a dinamarquesa devolveu a quebra e lutou bastante para igualar o placar em 2/2. A ex-líder do ranking se manteve em alta e quebrou de zero o saque da adversária para virar o marcador.

Peng a partir de então passou a acusar, em ambas as pernas, dores musculares que se tornaram tão fortes que a fisioterapeuta entrou correndo na quadra no meio do oitavo game, quando perdia por 4/3. Sem conseguir andar, a chinesa saiu chorando a caminho de um dos túneis do estádio e carregada por funcionárias do torneio. Voltou à quadra, mas disputou poucos pontos, desabou no chão e acabou se despedindo de vez, saindo de cadeira de rodas.

tenis caroline wozniacki us open (Foto: Reuters)
Vice-campeã do US Open em 2009, Wozniacki 
vai brigar de novo pelo título em 
Nova York (Foto: Reuters)


FONTE:

Espetacular, Federer vira para cima de Monfils e vê Cilic na semifinal

Após perder os dois sets iniciais, ex-número 1 se agiganta, salva dois match points, dobra francês e segue na luta pelo sexto título do US Open


Por Nova York


Com uma virada sensacional, Roger Federer está nas semifinais do US Open. Após perder as duas primeiras parciais, o ex-número 1 do mundo derrotou o francês Gael Monfils por 3 a 2 (4/6, 3/6, 6/4, 7/5 e 6/2) nesta quinta-feira em Nova York (já madrugada de sexta no Brasil) e se classificou para a próxima etapa do Aberto dos Estados Unidos.

Um dos tenistas com os melhores resultados após Wimbledon, Federer chegou ao torneio americano bastante cotado para ser o campeão deste ano, e, salvando dois match points no quarto set, confirmou na prática o favoritismo, mantendo vivo o sonho de conquistar o sexto título do US Open e o 18º Grand Slam da carreira.

Roger Federer, US Open (Foto: Getty)
Federer vibra muito após a sensacional 
virada sobre Monfils (Foto: Getty)

Marin Cilic será o adversário do suíço numa das semifinais que acontecem neste sábado. O croata garantiu a vaga ao vencer o tcheco Tomas Berdych em sets diretos, com as parciais de 6/2, 6/4 e 7/6(4).

O SporTV2 transmite ao vivo o US Open. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar pelo SporTV Play as partidas do torneio.


O jogo

Federer teve grande facilidade para confirmar seu primeiro serviço no jogo. Em um minuto, não perdeu um ponto sequer. A história foi diferente no quinto game da partida, quando o suíço, mesmo tendo salvado três break points, acabou tendo o saque quebrado com duas bolas para fora. Monfils a esse ponto esbanjava a determinação e a descontração que lhe são usuais, tanto que pegara o ex-número 1 do mundo de surpresa com um contra-ataque de voleio no fundo da quadra. Com um Federer menos produtivo que no começo do jogo, o tenista francês conseguiu manter a vantagem valendo-se do bom saque e saiu na frente ao vencer o primeiro set.
Para piorar a situação de Federer, Monfils abriu o segundo set com quebra. E nem mesmo uma leve torção de tornozelo fez diminuir a intensidade do tenista francês. O número 3 do mundo tentou buscar alternativas para superar a forte defesa do oponente, mas os muitos erros que cometia o prejudicaram. Monfils teve um duplo set point no saque de Federer e, na segunda tentativa de fechar o set, o francês trocou bolas até o suíço atacar na rede.

tenis roger federer us open (Foto: Reuters)
Federer em momento de irritação 
(Foto: Reuters)

Disposto a inverter o panorama da partida, Federer partiu para cima. Quebrou o saque do adversário na abertura do terceiro set e se irritou bastante quando Monfils igualou o placar em 2/2. O ex-líder do ranking não se abalou e voltou a ficar em vantagem com uma quebra quando subiu à rede para converter o break point. Mais regular nos golpes de fundo de quadra, o suíço não deu mais chances de ser surpreendido pelo rival e venceu o terceiro set.

Ainda faltava mais uma parcial para Federer corrigir o prejuízo e equilibrar o duelo. Ele dava sinais de vigor para se manter vivo no jogo, como quando, no segundo game, ganhou um rali de 21 trocas de bola e salvou um break point. Mas lhe faltou a regularidade de outrora: conquistou a quebra no terceiro game; na sequência perdeu o game de serviço e bateu forte com a raquete na rede, responsável por amortecer um voleio do suíço que Monfils contra-atacou para empatar em 2/2. 

Os dois jogadores se equipararam, e Federer esbanjou tranquilidade no momento mais importante da partida até então. Salvou dois match points consecutivos quando Monfils liderava o quarto set por 5/4 e depois foi a vez de o suíço faturar a quebra, com duas duplas faltas seguidas do francês. Federer não vacilou na hora de confirmar o serviço, fez o 7/5 e forçou o quinto set.

Revitalizado pela reação evidente, Federer começou com tudo a quinto e decisiva parcial, já quebrando o serviço do francês e confirmando o seu em seguida. Com 2/0 de frente, o ex-número 1 do mundo jogou a pressão para o desestabilizado adversário. Sobrando em quadra, Roger Federer só fez confirmar sua incontestável categoria e selou a sensacional vitória fulminando a parcial em 6/2.


Roger Federer x Gael Monfils, US Open (Foto: Getty)
Monfils esteve com a vitória nas mãos, 
mas sucumbiu ao talento do suíço 
(Foto: Getty)


FONTE:

Ao lado de indiana, Bruno Soares se vinga de algozes e fatura o bi em NY

Após cinco match points desperdiçados, brasileiro e Sania Mirza derrotam Spears e González no super tie-break e são campeões nas duplas mistas


Por Nova York



tenis bruno soares sania mirza us open (Foto: Reuters)
Bruno Soares e Sania Mirza levantam 
o troféu decampeões de duplas 
mistas em NY (Foto: Reuters)

Bruno Soares pode se dar ao luxo de afirmar que é bicampeão do US Open. Dois anos depois de conquistar o título inédito nas duplas mistas com a russa Ekaterina Makarova, o tenista mineiro voltou a levantar o troféu de campeão do Grand Slam americano, dessa vez ao lado da indiana Sania Mirza. Se vingando da eliminação nas semifinais do ano passado, o brasileiro e a indiana levaram a melhor na decisão desta sexta-feira contra a parceria formada pela americana Abigail Spears e pelo mexicano Santiago González e faturaram a vitória por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 11-9.

Em ótimo entrosamento, Soares e Mirza não deram chances para os adversários no primero set. Depois de salvarem break point no primeiro game de jogo, prevaleceram no restante da parcial, principalmente com a indiana soltando bolas vencedoras a todo tempo. Já no segundo set, Spears e González se recuperaram e quebraram o serviço do brasileiro e da indiana no terceiro game, com um erro de Mirza, e fecharam a parcial de novo num game de devolução. No super tie-break, Soares e Mirza contaram com bobeadas dos oponentes, como uma dupla falta de Spears que deixou o brasileiro e a indiana a dois pontos da vitória. Soares e Mirza fizeram 9 a 4 e desperdiçaram os cinco match points seguidos que tinham na conta. Mesmo após a perda da vantagem, Soares pressionou e garantiu o título para a dupla e o segundo vice-campeonato consecutivo em Nova York para Spears e González.

- Foi uma decisão muito difícil, a gente sabia que não seria fácil e isso ficou comprovado no decorrer da partida. Estou muito feliz com este bicampeonato! Eu adoro jogar aqui, a cidade de Nova York é muito bacana e queria agradecer a todos os brasileiros e indianos que torceram por nós, pois eles merecem - disse o atual número 3 do mundo no ranking de duplas da ATP, na cerimônia de premiação.

A vitória foi o troco dado por Bruno Soares pelo resultado negativo do ano passado. Em 2013, atuando ao lado da espanhola Anabel Medina Garrigues, o duplista mineiro foi eliminado nas semifinais justamente por Spears e González (6/3 e 6/1).

tenis bruno soares sania mirza us open (Foto: Reuters)
Agora com indiana, Bruno Soares ganhou 
seu segundo título do US Open nas 
duplas mistas (Foto: Reuters)

Com o triunfo, Bruno Soares se tornou o terceiro tenista brasileiro a conquistar mais de um título de Grand Slam na carreira, se juntando a Maria Esther Bueno (19) e Gustavo Kuerten (tricampeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001). Além do trio, o Brasil tem mais jogadores que venceram torneios desse naipe: Thomaz Koch (duplas mistas em Roland Garros, em 1975) e o recém-aposentado Tiago Fernandes (Aberto da Austrália juvenil em 2010).


O SporTV2 transmite ao vivo o US Open. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar o Grand Slam americano pelo SporTV Play.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/09/ao-lado-de-indiana-bruno-soares-se-vinga-de-algozes-e-fatura-o-bi-em-ny.html

Sem Bruninho e com atuação segura de Lucarelli, Brasil vence a terceira

Finlândia equilibra jogo, mas seleção passa por bom teste no Mundial da Polônia e garante vaga antecipada na 2ª fase; próximo adversário será a Coreia do Sul


Por Direto de Katowice, Polônia

O aviso foi dado pelo técnico Tuomas Sammelvuo. O Brasil encontraria do outro lado da rede uma equipe que tem como característica nunca desistir. E foi com esse espírito que a Finlândia enfrentou o Brasil, nesta sexta-feira, na Spodek Arena. Deu trabalho, deixou Bruninho - ainda se recuperando de uma contusão no dedo da mão - agitado na lateral da quadra. Mas não conseguiu evitar a terceira vitória seguida dos tricampeões, que asseguraram por antecipação a vaga na segunda fase do Mundial da Polônia: 3 sets a 0, parciais de 27/25, 25/21 e 26/24. Maior pontuador 19 pontos, sendo seis em aces, o ponteiro Lucarelli foi o grande nome do triunfo brasileiro. 


saiba mais


Os três pontos conquistados mantiveram a seleção na liderança isolada do Grupo B da competição, agora com nove pontos, sem ter cedido um set sequer na competição.

- Foi uma excelente partida, um jogo muito duro. No final, foi a maior adrenalina, e eu tive a felicidade de fechar o jogo. Foi uma vitória muito importante por causa dos três pontos - afirmou Lucarelli.

O próximo compromisso do time comandado por Bernardinho - líder isolado do Grupo B - será já neste sábado, às 15h15 (de Brasília) conta a Coreia do Sul. A partida terá transmissão do SporTV e cobertura em Tempo Real no GloboEsporte.com. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar todos os lances pelo SporTV Play

Brasil x Finlândia Mundial vôlei (Foto: Divulgação/FIBV)
Jogadores da seleção brasileira 
comemoram ponto durante a vitória 
sobre a Finlândia 
(Foto: Divulgação/FIBV)


o jogo

O barulho fazia lembrar uma partida da Polônia. Uma onda azul e branca tomou conta do ginásio e colocou pressão sobre o Brasil. Os jogadores também. Conseguiam equilibrar as ações para alegria do técnico Tuomas Sammelvuo (9/9). Lucarelli e Wallace faziam a seleção respirar (16/14). Os adversários variavam o saque e tinham no capitão Antti Sitala uma de suas armas. Tudo igual (18/18). Bernardinho subia a rede colocando Vissotto em quadra.

Os finlandeses fugiam de seu bloqueio e pouco depois tomavam o comando do placar (23/22). Bernardinho pedia tempo. Na volta, Rapha acionava Lucão. Novo empate. A Finlândia teve sucesso no ataque seguinte e desperdiçou a primeira chance de fechar o set com um serviço na rede. Também perdeu a segunda, ao não conseguir parar Wallace. A vantagem mudou de lado graças a Sidão. A torcida desistiu de ficar de pé. Parecia pressentir o que estava por vir. Um bloqueio de Rapha garantiu o set: 27/25.

Brasil X Finlândia - Mundial de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)
Rapha, Sidão e Murilo fazem bloqueio 
triplo para cima do finlandês Kunnari 
(Foto: Divulgação / FIVB)

Sentado no banco de reservas, com a mão direita imobilizada, Bruninho se levantava a cada ponto para vibrar como se estivesse dentro das quatro linhas. Conversava com Lucão e Felipe, trocava ideias com Rapha durante a parada técnica. Enquanto a discordância de uma marcação da arbitragem fazia os treinadores reclamarem, a seleção brasileira mantinha a concentração para fazer 11/9. Mas o bloqueio pecava, o que permitia nova aproximação dos rivais (18/18). Forçando o saque, a Finlândia passavam a frente (19/18). A passagem de Lucarelli pelo saque, com direito a três aces, trouxe de volta a tranquilidade e arrancou sorrisos dos companheiros mais experientes. Dois a zero: 25/21.
   
Os finlandeses eram valentes. Ainda acreditavam que podiam prolongar a partida, abrindo 13/8. O Brasil não se abalava. Fazia a diferença cair para 13/11. Os adversários freavam a reação, colocando cinco pontos de frente (18/13). A seleção corria atrás do prejuízo e encostava (21/20). O empate veio com um bloqueio de Vissotto, e a virada com Lucarelli (23/22). Um toque na rede de Rapha deu o set point para a Finlândia.

Bola para Lucarelli. Chão. Tudo igual (24/24). Na sequência, o ponteiro conseguia um ace e deixava o Brasil a um ponto do triunfo. Coube a ele fechar o jogo e assegurar a vaga.


FONTE:

Locutor que fez comentário polêmico sobre cheerleaders deixa o Mundial

Carlos Olías de Lima afirma que abriu mão do cargo de animador da arena de Bilbao. No domingo, ele disse: "Quem dera passar uma noite com uma das dançarinas"


Por Bilbao, Espanha


saiba mais

O locutor Carlos Olías de Lima, responsável pela animação da arena de Bilbao do Mundial de basquete, não trabalha mais na função. No último domingo, ele foi duramente criticado por um comentário considerado machista ao referir-se às cheerleaders durante a partida entre Nova Zelândia e República Dominicana. Após a execução de uma coreografia ao som da música “Bailando”, de Enrique Iglesias, o narrador pegou um verso da música para fazer a brincadeira que gerou a polêmica.
- Quem dera passar uma noite com uma das dançarinas – disse, em alusão ao trecho da música que diz "eu quero estar contigo, viver contigo, dançar contigo, ter contigo uma noite louca".

cheerleader basquete Bilbao (Foto: AP)
Cheeleaders na arena de Bilbao: 
comentário considerado machista 
gerou revolta contra locutor e
spanhol (Foto: AP)

Imediatamente após proferir o comentário o locutor ouviu uma reação adversa das arquibancadas. Depois, Carlos Olías sofreu um bombardeio nas redes sociais e foi criticado por jornalistas que cobriam o evento. 

cheerleader basquete Bilbao (Foto: AFP)Carlos disse: "Quem dera passar a noite com uma dessas dançarinas" (Foto: AFP)

Em entrevista ao site espanhol “20 minutos”, o narrador negou que tenha sido afastado pela organização e disse que preferiu deixar o evento por conta própria.

- Da minha parte creio que era o melhor. O basquete é o esporte da minha vida, que amo e respeito, e não quero que ninguém saia prejudicado. De alguma maneira também me sinto muito indefeso por um comentário com o qual não pretendia ferir nem ofender ninguém. Fizeram dele algo enorme. Aceito e compreendo que é um tema que desperta a sensibilidade das pessoas, por isso acredito que era o melhor para mim e para a organização que eu não participasse mais deste trabalho. Depois, conversando com minha mulher e outros amigos, vi que a frase foi infeliz. Me arrependo pois vi que feriu a sensibilidade de mulheres e homens – disse


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2014/09/locutor-que-fez-comentario-polemico-sobre-cheerleaders-deixa-o-mundial.html

Dória não se abala com queixa de Bielsa e diz que técnico o indicou

Zagueiro afirma que dirigentes do Olympique de Marselha o informaram sobre o desejo do argentino de contar com ele: “Vou mostrar dentro de campo”


Por Doha, Catar


A bronca do técnico do Olympique de Marselha, Marcelo Bielsa, com a diretoria do clube francês em relação à contratação de Dória não abalou o zagueiro. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o argentino afirmou que não foi consultado sobre o negócio e criticou a maneira como os dirigentes se comportaram no mercado de transferências.


saiba mais

Concentrado com a seleção brasileira sub-21 para amistosos em Doha, no Catar, o ex-jogador do Botafogo disse nesta sexta que foi o treinador quem pediu sua chegada. Pelo menos foi o que o clube disse ao atleta.

- Algumas coisas que saem na mídia, com todo respeito, a gente não pode levar em consideração. Muitas pessoas falam o que querem, é claro. Para ser sincero, quando cheguei no clube foi por indicação dele (risos). Então, o que falaram não vai me afetar em nada. Fui muito bem recebido no clube. Cheguei lá, o presidente, todo mundo, me tratou, me deu um valor que nem sabia que tinha. Fiquei muito lisonjeado por isso. Até mesmo me falaram que o treinador estava pedindo a minha contratação. Quando li aquilo, fiquei tranquilo. Eu sabia que era uma situação que alguém queria falar alguma coisa que não era verdade. Estou tranquilo. Se for verdade mesmo o que disseram, vou mostrar dentro de campo, buscar meu espaço. Isso faz parte do futebol.

Doria Sub-21 entrevista (Foto: Richard Souza)
Dória se diz tranquilo com as declarações 
de Bielsa e buscará espaço no novo clube 
(Foto: Richard Souza)


Na rápida passagem pela sede do Olympique de Marselha, Dória não teve contato com Bielsa. O treinador argentino afirmou que não foi consultado em nenhuma das decisões do mercado, tanto em contratações quanto em saídas, algo diferente do prometido a ele pelo presidente do Olympique, Vincent Labrune.

- Eu soube da contratação de Dória quando ele foi aprovado nos exames médicos. Eu fui contrário à chegada dele. O Olympique não tem estrutura suficiente para avaliar a qualidade de um jogador que não atua na França. Quando eu dou minha opinião num jogador, eu levo em conta muitos fatores, e um deles é saber o seu valor e o quanto tempo podem durar. Eu não pude analisar a chegada de Dória. Não pude dar minha opinião – reclamou Bielsa.

marcelo bielsa Olympique  x  Montpellier (Foto: Reuters)Bielsa disparou contra a diretoria do Olympique (Foto: Reuters)

Dória foi contratado pelo Olympique ao Botafogo por cerca de R$ 30 milhões e assinou contrato de cinco temporadas com o clube francês. Em sua apresentação, o clube o descreveu como “futuro do Brasil” e exaltou suas qualidades técnicas.

Bielsa foi contratado pelos franceses no início da temporada e, a princípio, chegou com liberdade para reformular todo o departamento de futebol do clube. Ele chegou a fazer mudanças na estrutura de treinos, mas logo entrou em conflito com a imprensa e a diretoria.

Enquanto não conhece o novo treinador, Dória trabalha com a Seleção sub-21. Depois de vencer o time sub-22 do Catar por 4 a 0 na quarta-feira, o Brasil volta a jogar neste sábado, às 21h (15h de Brasília). O adversário será a equipe sub-23 da Palestina, no estádio do Al Gharafa. No dia 8, o último teste será contra a seleção principal do Líbano. 
  
Doria, olympique (Foto: Divulgação )
Dirigentes franceses apresentaram 
Dória com muita empolgação 
(Foto: Divulgação )


FONTE:

Muricy elogia atuação do Tricolor, mas condição física do elenco preocupa

Treinador diz que São Paulo poderia ter saído do Morumbi com vitória por diferença maior de gols e vê jogadores cansados para os próximos compromissos


Por São Paulo

 

O técnico Muricy Ramalho aprovou a atuação do São Paulo na vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma, na noite desta quinta-feira, no Morumbi, que classificou o time para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. O adversário sairá do duelo entre Huachipato, do Chile, e Universidad de Quito, do Equador.

Na visão do comandante, apesar de alguns sustos o Tricolor poderia ter saído com uma vitória por uma diferença maior de gols.

- No começo, sofremos um pouco, mas depois que marcamos o primeiro gol, dominamos o Criciúma e poderíamos até ter vencido por um placar maior porque tivemos chances para isso. Dominamos o segundo tempo também - analisou.



saiba mais

O treinador também admitiu preocupação com a condição física dos jogadores e falou sobre outros assuntos. Confira a entrevista coletiva do técnico do São Paulo:


Condição física do grupo
Preocupa o estado físico dos jogadores. Temos vários com problemas. Não tinha nenhum problema de escalar o time hoje. De quinta para domingo, o tempo é curto. Temos um pessoal qualificado para poder recuperar bem os jogadores. É um momento complicado porque vamos enfrentar um time leve, um bom time. Não é fácil jogar dois jogos no mesmo ritmo.

Muricy Ramalho São Paulo x Criciúma Ve (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Muricy Ramalho durante a vitória do 
São Paulo sobre Criciúma, nesta 
quinta (Foto: Rubens Chiri / 
saopaulofc.net)


Mudar foco nas competições
É um jogo como qualquer outro, jogadores não pensam no que estão jogando. Agora temos de pensar no Sport, que é um time bem organizado e que teve um dia a mais de recuperação.


Chances desperdiçadas
Quando você faz o placar, eles teriam de se abrir, tinha de matar o jogo. O jogo tava dominado, não sofremos atrás, mas poderíamos ter matado.


Ausência de Alexandre Pato
Temos esperança de contar com ele no domingo. Está sendo medicado. Como não é uma lesão, ficamos mais esperançosos.


Punição ao Grêmio
Ela é pesada, muito pesada, é difícil falar de algo assim do que não se entende muito. O que acho é que do mesmo jeito que quando alguém ataca algo, o clube não é punido. Temos de acabar de vez com isso. No Brasil, estamos sem limites. Aqui é o país da impunidade, pode falar o que quer, escrever o que quer, que nada acontece. Punição pesada, mas duvido que alguém vai fazer isso de novo porque o próprio torcedor vai vigiar.  Estávamos conversando isso na concentração. Precisa tomar cuidado porque pode aparecer um torcedor com uma camisa só para prejudicar o time. No futebol, tudo é possível.


Duas competições diferentes
O que acontece é que jogar no mesmo nível em duas competições com o número de jogadores que temos é difícil. Todo mundo acha que é fácil, que jogador é pago para jogar e pronto. Tudo é mais hoje. As viagens são mais longas, se corre mais no campo. Todos os clubes estão sofrendo com as contusões. Até para formar banco, nós tivemos cuidado. Hoje por exemplo não poderia escalar o Reinaldo porque tenho de pensar na frente. Amanhã (quinta) vamos ver como será a recuperação.


Utilização do Osvaldo
A gente não tinha mais atacante. Tinha apenas o Ewandro, que ainda sente um pouco. O Osvaldo é um atacante de lado do campo, mas a gente utilizou apostando na velocidade e ele cumpriu o que era esperado.  O que faltou foi matar o jogo porque tivemos chance para isso.

 
Volta do Antônio Carlos
Ele está inteiro para poder voltar. O Edson está jogando e jogando bem. Aqui é assim, não tem cativa, outro aproveita a brecha. No jogo do Equador, vamos estudar bem o que vai acontecer porque é uma viagem muito desgastante. Hoje no departamento só tem o Rodrigo Caio que foi operado. Isso é importante.


Prioridade é Brasileiro ou Sul-Americana 
Ele (Carlos Miguel Aidar) é o presidente do clube, se ele determinar que a gente não joga, a gente não joga. Se ele não comentar nada, eu ponho o que decido e escalo o que eu quero. A única coisa que ele não pode fazer é se meter no time. Tem hora que vou botar o time mesclado, que deve ser usado no Equador ou no Chile. Não adianta fazer errado, senão você não vai bem em nenhuma competição. A diretoria não interfere em nada no meu trabalho.


Demissão do Oswaldo de Oliveira do Santos
Fui pego de surpresa, principalmente porque vinha de uma vitória fora sobre o Grêmio. No futebol brasileiro é assim mesmo. Pessoas que não têm muita experiência às vezes decide o futuro de um clube. Só se fala dos treinadores. Tem muita gente que não sabe o que está fazendo. A gente foi pego de surpresa.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2014/09/muricy-elogia-atuacao-do-tricolor-mas-condicao-fisica-do-elenco-preocupa.html

Wilson lamenta azar nos gols do São Paulo e destaca empenho do Tigre

Técnico entende que time se defendeu com eficiência e perdeu vaga em dois lances


Por São Paulo

O técnico Wilson Vaterkemper acredita que o Criciúma deveria ter tido mais sorte e merecia sair com a vaga do Morumbi, na noite desta quinta-feira. Com a derrota por 2 a 0, o Tigre está eliminado da Copa Sul-Americana, já que havia vencido o primeiro duelo por 2 a 1, em casa.

– Acredito que até o gol o jogo estava tudo muito igual. Eu acho que foi muito injusto o resultado do primeiro tempo. Tomamos um gol em uma infelicidade. E por nossa falta de sorte tomamos mais um gol. No segundo tempo, tivemos o domínio da partida mas não conseguimos fazer os gols – afirmou.

Wilson Vaterkemper Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro/www.criciumaec.com.br)
Wilson destaca o empenho do grupo 
catarinense (Foto: Fernando 
Ribeiro/www.criciumaec.com.br)


Leia outros trechos da coletiva do interino do Tigre:

Equipe
- Não temos um time, temos um grupo. Conseguimos recuperar alguns jogadores que não estavam jogando. Agora teremos mais opções e vamos ver quem está melhor para a sequência do Brasileiro.


Novo técnico
- Já sei que há conversas para um novo nome. Nós temos um ambiente muito bom. Em jogos fora de casa, estamos tendo um desempenho muito bom. Recuperamos vários jogadores e o técnico que está chegando terá muito mais peças para trabalhar. Terá um grupo.


Jogo
- Em uma fatalidade, perdemos. Tivemos boas chances e não fizemos. Futebol é detalhe, é bola na rede. Infelizmente, não fizemos os gols.


Dificuldade das últimas partidas
- Estamos tendo dificuldades para fazer gols nos últimos jogos. Não tenho nenhuma dúvida que, nos próximos jogos, com esse estilo de jogo de posse de bola, sairemos dessa situação delicada.


Perfil do novo técnico
- Tem de ser alguém que dê confiança para o grupo, mas com a postura que estamos jogando, sei que rapidamente eles sairão dessa situação.


Jogo contra o Corinthians
- Seria precipitado de minha parte falar da equipe que vai jogar no domingo. Vamos ver o novo técnico que irá chegar. E vamos ver quem ele vai escolher para montar o time.


Confira as notícias do esporte catarinense no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2014/09/wilson-lamenta-azar-nos-gols-do-sao-paulo-e-destaca-empenho-do-tigre.html

Em noite com sorte, São Paulo bate Criciúma e avança na Sul-Americana

Com um gol contra (dado para Edson Silva) e outro "sem querer", Tricolor inverte vantagem e passa às oitavas no Morumbi. Tigre focará no Brasileirão


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com

Dizem que todo grande time também precisa de sorte para ter sucesso. E essa noite "iluminada" apareceu para o São Paulo na noite desta quinta-feira, no Morumbi. Com um gol contra, dado para Edson Silva, e outro "sem querer" de Kaká, o Tricolor venceu o Criciúma por 2 a 0, inverteu a vantagem do adversário, que havia vencido a ida por 2 a 1, e se classificou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Agora, a equipe espera a definição entre Huachipato, do Chile, e Universidad de Quito, do Equador, para saber quem será o próximo rival na competição.

Existia a possibilidade de Muricy Ramalho escalar um time misto para o confronto. Mas ele optou pelos titulares e alcançou o objetivo da classificação, mesmo sem uma atuação inspirada de seus comandados. Valente, o Tigre lutou até o fim. Até chegou a pressionar e ser melhor em alguns momentos do duelo, mas faltou qualidade, sobretudo no setor ofensivo. Agora, resta aos catarinenses focar no Campeonato Brasileiro para lutar contra o rebaixamento.


saiba mais
O próximo compromisso do Criciúma no Brasileirão será domingo, às 16h, contra o Corinthians, no Heriberto Hülse. Já o São Paulo volta a campo no mesmo dia e horário para enfrentar o Sport, novamente no Morumbi.

Comemoração do São Paulo contra o Criciúma (Foto: Marcos Bezerra / Agência estado)
Gol contra, primeiro da vitória do São 
Paulo, é dado para Edson Silva (Foto: 
Marcos Bezerra / Agência Estado)


O jogo

Com o desfalque de Alexandre Pato, fora por conta de uma virose, Muricy Ramalhou escalou o Tricolor com Osvaldo e Alan Kardec no ataque, os dois sendo municiados por Ganso e Kaká. Mas a equipe demorou a engrenar. Tanto que, por conta da dificuldade em assustar o fechado Criciúma, a torcida chegou a vaiar o time. Com razão, já que o adversário parecia atuar em casa. Tocava a bola com tranquilidade, sem ser incomodado, e só não abriu o placar porque Lucca perdeu grande chance, com Rogério Ceni caído.

Se faltava inspiração, o São Paulo contou com a sorte para mudar a partida. Aos 32, Osvaldo cobrou escanteio, a bola bateu em Ronaldo Alves e foi para a rede. Gol contra, anotado para Edson Silva, que tentou cabecear. A partir daí, o Tricolor tomou conta do duelo. O Tigre não fez jus ao apelido e se encolheu. O segundo gol saiu oito minutos depois - mais uma vez contando com a sorte. Livre na área, Ganso optou por servir Kaká, que chutou para a defesa de Galatto. No rebote, a bola bateu no meia são-paulino e entrou. A apreensão do começo virou tranquilidade no intervalo.

O Criciúma voltou para a segunda etapa mais ofensivo, tentando diminuir a vantagem do adversário. Mas, assim como no primeiro tempo, faltou qualidade. A equipe chegou até a dominar em determinados momentos, mas sem levar grande perigo a Rogério Ceni, que atuou como líbero em alguns lances.

O São Paulo melhorou um pouco no setor de criação e, embora não tenha sido brilhante, chegou com mais facilidade, mas parou nos erros de finalizações. Paulo Miranda e Alan Kardec perderam chances na frente de Galatto. Já Osvaldo conseguiu fazer pior e chutar para fora em lance no qual estava sozinho, dentro da pequena área. Pelo menos as chances perdidas não fizeram falta, já que a equipe soube segurar a vantagem. Apesar dos erros, o Tricolor garantiu a vaga nas oitavas de final da Sul-Americana.




FONTE: