quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Nishikori bate Wawrinka em batalha de mais de 4h e faz história nos EUA

Em confronto de cinco sets, número 11 do mundo supera suíço e se torna o primeiro japonês a chegar a uma semifinal de Grand Slam desde 1933


Por Nova York

 

tenis kei nishikori us open (Foto: Reuters)
Nishikori vibra com com classificação
para suaprimeira semifinal de 
Grand Slam (Foto: Reuters)


Após 4h15 de luta, Stan Wawrinka caiu no US Open. Numa disputa intensa com o japonês Kei Nishikori, o número 4 do mundo batalhou durante cinco sets, mas acabou errando no momento decisivo, garantido a classificação do japonês às semifinais do Grand Slam americano pelas parciais de 3/6, 7/5, 7/6(7), 6/7(5) e 6/4. O atual 11º do ranking da ATP se tornou o primeiro tenista do Japão a chegar a uma semifinal de Grand Slam desde 1933, quando Jiro Satoh alcançou essa fase em Roland Garros e em Wimbledon

Nishikori terá uma pedreira pela frente, na semifinal que será disputada neste sábado. Ele vai pegar ou o sérvio Novak Djokovic ou o britânico Andy Murray, que se enfrentam pelas quartas de final ainda nesta quarta-feira, por volta das 23h (de Brasília).

O SporTV2 transmite ao vivo o US Open, a partir de 12h. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar o Grand Slam americano pelo SporTV Play.


O jogo

Depois de ter vencido o primeiro set com uma única e suficiente quebra, Wawrinka lutou muito em quadra contra Nishikori. O japonês foi valente a todo tempo e empatou a partida beneficiado por uma dupla falta do adversário. O suíço entrou num mal momento no confronto, mas conseguiu levar o terceiro set para o tie-break, depois de ter devolvido uma quebra quando Nishikori sacava para o set. O número 4 do mundo, porém, tomou a virada jogando longe uma devolução no segundo serviço do japonês.

tenis stan wawrinka kei nishikori us open (Foto: Reuters)
Wawrinka cumprimenta Nishikori ao 
final do jogo.Jogo durou mais de 
quatro horas (Foto: Reuters)


Em desvantagem e a um set da eliminação, Wawrinka soube lidar com a pressão. Novamente no tie-break, ele abriu logo 4 a 0. Embora Nishikori tenha conseguido igualar o placar em 5 a 5, o tenista asiático falhou no momento decisivo e permitiu que o suíço forçasse o quinto set, já passados cerca de 3h30 de jogo até então.

Apesar da longa disputa, Wawrinka teve gás para defender bem o serviço e obter três break poins durante a parcial decisiva, mas não teve sucesso em convertê-los e acabou sendo prejudicado por não ter aproveitado as chances. Quando ficou a um game da derrota, o suíço cometeu uma dupla falta que deu um duplo match point para Nishikori. Wawrinka salvou um, mas acabou decretando sua eliminação ao atacar na rede.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/09/wawrinka-leva-pior-em-batalha-de-mais-de-4h-e-e-eliminado-por-nishikori.html

Dominada por rival, Victoria Azarenka perde nas quartas de final do US Open

Em grande fase, russa Ekaterina Makarova chega pela primeira vez a uma semifinal de torneio do Grand Slam. Serena pode ser rival no próximo jogo


Por Nova York


Finalista das duas duas últimas edições do US Open, a bielorussa Victoria Azarenka errou demais. Irritada, chegou a quebrar uma raquete no sexto game do segundo set. Mesmo assim, não conseguiu mudar seu destino na partida e acabou derrotada pela russa Ekaterina Makarova nas quartas de final do Grand Slam norte americano. A vitória por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2) leva Makarova pela primeira vez à semifinal de um torneio deste nível.

Em grande fase - não perdeu nenhum set até aqui no torneio - a russa espera agora a adversária na luta por uma vaga na decisão. Ela vai encarar a vencedora do duelo entre a número 1 do mundo, a americana Serena Williams, e a italiana Flavia Penetta.

Makarova, Us open (Foto: Agência Reuters)
Makarova está voando no US Open 
(Foto: Agência)


A bielorrussa chegou a ter 3 a 2 com o serviço a favor no primeiro set, mas esbarrou nos próprios vacilos. Cedeu a quebra no sexto e no décimo game e foi derrotada por 6 a 4, após 43 minutos de partida.

Azarenka parecia se sentir pressionada para ir à semifinal do US Open pela terceira vez seguida. Quando perdia por 3 a 2, ainda sem quebra de saque para nenhuma das duas tenistas, cedeu o sexto game à Makarova após falhas bobas e descontou na raquete, ganhando muitas vaias do público. Descompensada depois disso, cometeu boa parte dos 27 erros não forçados e facilitou o caminho da russa, que fez 6 a 2 nos mesmos 43 minutos do set inicial.4

Azarenka, Us open (Foto: Getty Images)
Irritada, Azarenka abusou dos erros 
e ficou pelo caminho 
(Foto: Getty Images)


FONTE:

ederer vence fácil rival do Brasil na Davis e vai às quartas nos EUA

Suíço derruba o espanhol Robert Bautista por 3 sets a 0 e encara na próxima fase Gael Monfils, que venceu mais cedo Grigor Dimitrov


Por Nova York



Federer US Open (Foto: EFE)
Federer não teve dificuldades par 
vencer Bautistae avançar às 
quartas de final (Foto: EFE)


Pentacampeão do US Open, o suíço Roger Federer segue na briga pelo hexacampeonato. Nesta terça-feira, o suíço venceu Robert Bautista Agut, da Espanha, por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/3 e 6/2, e avançou às quartas de final do Grand Slam americano. Bautista está escalado pelos espanhóis para encarar o Brasil entre os dias 12 e 14 de setembro, pela Copa Davis, em São Paulo, e em momento algum jogou de igual para igual com o suíço.

Nas quartas de final, Federer encara Gael Monfils, que venceu Grigor Dimitrov mais cedo. O suíço reinou no US Open entre 2004 e 2008, sendo pentacampeão de forma consecutiva. Sua última final nos Estados Unidos foi em 2009, quando perdeu para o argentino Juan Martín del Potro. Na mesma chave, Tomas Berdych venceu Dominic Thiem por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/2 e 6/4, e também está nas quartas de final.


O jogo

Bautista começou o duelo sacando bem, e com poucas trocas de bola confirmou seu serviço. Federer, por sua vez, teve maior dificuldade, mas fez o mesmo: 1 a 1. No game seguinte, o suíço começou um atropelo para cima do espanhol. Quebrou o serviço de Bautista por duas vezes, e confirmou seu saque mais duas vezes, fazendo 5 a 1 no primeiro set. O espanhol, porém, não se entregou, e começou uma recuperação ao quebrar o saque de Federer e confirmar seu saque por duas vezes, fazendo 5 a 4. Federer, com o saque, não deu mais chances ao rival e fez 6/4 com um ace, vencendo o primeiro set.

No segundo set, Federer repetiu o cenário do primeiro, e começou avassalador. Em quatro games, abriu 3 a 1, com uma quebra sobre Bautista. Em seguida, deu espaço para o espanhol, que conseguiu manter seu saque, e colocar 4 a 3 no duelo. No game nove, porém, o suíço voltou a quebrar o saque de Bautista, ganhando o set em 6/3, abrindo 2 a 0 no jogo. No terceiro set, Federer chegou a abrir 4 a 1, novamente com facilidade. Depois, teve 5 a 2 no jogo, confirmando seu saque. O suíço fechou o jogo com um 6/2, quebrando de novo o saque de Bautista, vencendo por 3 sets a 0.

Federer US Open (Foto: EFE)
Suíço encara Gael Monfils pelas 
quartas de final do US Open 
(Foto: EFE)


FONTE:

Água no chope alemão: regida por Di María, Argentina vence "revanche"

Com reforço do Manchester United em noite de Messi, Albiceleste chega a abrir quatro gols de vantagem ao longo do jogo e vai bem na estreia do técnico Tata Martino


Por Düsseldorf


saiba mais

Não foi exatamente uma revanche, mas a Argentina colocou água no chope da festa alemã. Pouco menos de dois meses após decidirem a Copa do Mundo no Maracanã, argentinos e alemães voltaram a se enfrentar. Desta vez, porém, a Albiceleste levou a melhor. Em Düsseldorf, venceu por 4 a 2 os campeões mundiais e, de certa forma, esvaziou a bonita festa de 50 mil torcedores. Regidos por Di María, que deixou sua marca, Agüero, Lamela e Fede Fernández marcaram para os visitantes. Schürrle e Götze descontaram. 

Apesar de vários nomes que estiveram no Maracanã no dia 14 de julho, não foram exatamente os mesmos times. Aposentados da seleção, Philipp Lahm, Klose e Mertesacker entraram no gramado apenas para serem homenageados antes do apito inicial.  Machucados, Schweinsteiger e Özil não foram convocados. Gotze e Müller começaram no banco e entraram somente na etapa final. 
 
Di Maria, Zabaleta e Aguero, comemoração da Argentina contra a Alemanha (Foto: Agência Reuters)
Com três assistências e um gol, Di 
Maria teve noite de Messi na 
vitória sobre a Alemanha 
(Foto: Agência Reuters)


Por outro lado, o técnico estreante Tata Martino não contou com seu principal astro. Com uma lesão na coxa, Lionel Messi foi cortado do amistoso. Mas diferentemente de Sabella na decisão da Copa, Tata teve Di María. Lesionado, ele ficou fora da decisão do Mundial. Nesta quarta, Di María fez de tudo. Nome do jogo, marcou um gol e deu três assistências, participando de todos os gols da Argentina. Certamente seus compatriotas devem estar imaginando se a história seria diferente caso o novo reforço do Manchester United estivesse em campo no Maracanã, no dia 14 de julho.
  
Na derrota alemã, Mario Gomez foi eleito o vilão. Fora da Copa por lesão, ele substituiu o aposentado (da seleção) Klose e fez a torcida sentir (muita) falta do maior artilheiro da história das Copas. Gomez teve pelo menos três chances claras de marcar na etapa inicial, quando a Argentina foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.

Torcida alemã provoca a da Argentina. Amistoso marca reencontro das duas equipes desde a decisão do Mundial, no Brasil (Foto: AFP)
Torcida alemã provoca argentinos por 
conta da final da Copa do Mundo 
(Foto: AFP)


Na etapa final, quatro minutos que fizeram alguns brasileiros, por mais incrível que possa parecer, sonharem com uma vitória histórica da Argentina. Aos quatro minutos, os argentinos já haviam ampliado para 4 a 0, com gols de Fede Fernández e Di María. Por alguns instantes, foi possível imaginar a badalada Alemanha sendo goleada em casa, assim ela própria impôs ao Brasil a maior derrota de sua história na semifinal da Copa (7a 1). No entanto, Schürrle e Götze - autor do gol do título mundial - descontaram e trouxeram um pouco de normalidade para um jogão surreal.
  
Di Maria comemora quarto gol da Argentina contra a Alemanha (Foto: AFP)
Di María deitou o rolou sobre a 
Alemanha nesta quarta-feira 
(Foto: AFP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/09/agua-no-chope-alemao-regida-por-di-maria-argentina-vence-reedicao-da-final.html

Apresentado, Dorival Junior recebe camisa 5 e fala em reação imediata

Novo técnico do Palmeiras relembra passagem pelo clube como jogador e vê torcida como diferencial para recuperação da equipe no Campeonato Brasileiro


Por São Paulo


A era Dorival Junior no comando do Palmeiras teve início na tarde desta quarta-feira. Na Academia de Futebol, o treinador foi recepcionado pelo presidente Paulo Nobre, que relembrou os tempos em que o ex-volante vestiu as cores do clube e presenteou o novo comandante com uma camisa 5, utilizada por ele entre os anos de 1989 e 1992.

Em sua primeira entrevista coletiva, Dorival ressaltou a importância de uma reação imediata da equipe no Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Verdão é o 16º colocado e está apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. Além disso, ele ressaltou a importância do apoio dos torcedores neste momento da temporada.

Apesar de apresentado, o novo treinador não ficará no banco nesta quinta-feira, quando o Palmeiras encara o Atlético-MG, na Arena Independência, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Ele seguirá viagem para Belo Horizonte, mas a equipe será dirigida por Alberto Valentim. A estreia em campo deve ocorrer no próximo domingo, às 18h30, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro.

Dorival Junior apresentação Palmeiras (Foto: Felipe Zito)
Dorival Junior durante a apresentação 
no Palmeiras: treinador recebeu a 
camisa 5 de Nobre (Foto: Felipe Zito)


Confira como foi a entrevista de Dorival Junior:

Como foi a negociação
A negociação se arrastou por dois dias, mas já havia sido definido. Estávamos apenas aguardando o presidente para uma conversa mais direta. Ele me passou tudo o que está acontecendo com o Palmeiras, naturalmente queria me conhecer mais. A partir daí finalizamos. A negociação já havia sido desenvolvida e sacramentada. Agora inicio o trabalho. É um desafio que eu me sinto preparado para poder enfrentar com tranquilidade e equilíbrio tentando resgatar um bom momento da equipe para que futuramente tenhamos melhores dias.


Momento de transição
Eu confio muito no desenvolvimento de um trabalho. O futebol brasileiro está equiparado e não pode existir um diferencial tão grande em termos de resultados ainda que estejamos vendo duas equipes que estão se distanciando no campeonato por merecimento.  O Palmeiras tem que reagir, acreditar mais e confiar um pouco mais nas qualidades dos elementos que está aqui estão


Pelo momento, o Palmeiras precisa mais do Dorival ou o Dorival precisa mais do Palmeiras?
As duas situações se completam. Eu não tinha como iniciar um trabalho ao longo desse ano. Tive problemas com necessidade de serem resolvidos. Profissionalmente vinha de dez anos saindo um dia e pegando outro clube no dia seguinte. E chega um dia que o profissional precisa sentir, parar e repensar na carreira. Em todas as equipes que passei consegui dar um retorno, com resultado, títulos e principalmente na formação de um elenco e no aparecimento de garotos da base. Foi isso que eu fiz na grande maioria das equipes que passei. Consegui deixar uma boa base para que pudéssemos ter na sequencia resultados. É o que eu espero que aconteça aqui. É momento de transição, mas estamos dentro de uma competição e precisamos acelerar essa transição, e enfrentar um pouco mais em condição de igualdade para que recuperemos essa defasagem de pontos que estamos nesse momento


Reforços argentinos

Não seria correto falar de argentinos e brasileiros, até porque temos aqui também paraguaios e chilenos. O Palmeiras está bem servido e tem que fazer com que exista uma adaptação mais rápido possível. Trabalhei no Inter com quatro argentinos, excelentes profissionais. Não vejo problema ou discriminação. São profissionais que serão respeitados. A indicação do Gareca foi muito positiva, ele conhece e se destacaram nas equipes. Não é possível que tenham desaprendido. É natural que tenha a necessidade de um período de adaptação para que comecem a render dentro das necessidades que o Palmeiras precisa, assim como todos nós que aqui estamos. Nosso rendimento tem de melhorar para sairmos dessa posição incomoda


Análise do elenco

Vamos ver no dia a dia com os treinamentos. A partir de agora eu me responsabilizo pelo que venha acontecer. Não quero falar daqui pra trás. Vou falar daqui para frente. Espero que tenhamos melhores dias


Sonho de dirigir o Palmeiras

Eu tive a oportunidade de jogar aqui. É natural que por todas equipes q eu tenha passado você sempre guarda um carinho especial. Eu nasci e praticamente já ouvi falar dentro da minha casa de Palmeiras. É natural que eu tenha tido uma ligação com o Palmeiras. Mas eu sou profissional. Não cheguei aqui porque sou sobrinho do Dudu ou porque tive uma passagem pelo Palmeiras. Cheguei pela confiança da diretoria no desenvolvimento do meu trabalho. Espero que eu retribua em campo essa confiança. Me sinto preparado, assim como me senti preparado em todas equipes que preparei. Seria importante fazer isso também no Palmeiras e estou totalmente focado para que esse trabalho venha acontecer de uma maneira positiva


O que fazer de diferente?
Primeiro preciso me inteirar de tudo que esteja acontecendo e tentar detectar rapidamente algum problema que venha minando o desenvolvimento da equipe dentro de campo. Esse é o principal ponto a ser atacado. A partir daí é natural que voltemos a trabalhar com elenco, dando oportunidade a todos que aqui estão e buscando tirar o melhor de cada um. Se todos nos melhorarmos um pouco é natural que o coletivo vai melhorar muito. O Palmeiras quando está forte dentro de campo o torcedor faz o restante. A torcida é o diferencial. Jogar contra o Palmeiras em qualquer parte do Brasil com a torcida apoiando da maneira como eu tenho visto apoiar, esses resultados vão acontecer. É um momento difícil, eu sei que o torcedor não entende esse pedido de calma, mas só com apoio e participação como vem acontecendo que vamos encontrar um caminho. É fundamental que tenhamos essa participação. Vamos até o fim com esse grupo para que tenhamos uma condição de buscar uma recuperação o mais rápido possível.


Valdivia
Não vejo problema. Nunca tive problema com nenhum atleta. Nem como jogador nem com treinador. É um jogador diferenciado, convive com algumas situações, mas nos temos de buscar uma recuperação. E o Valdivia vai participar diretamente disso.


Jogo contra o Atlético-MG

Amanhã vou lá de cima porque não tive como participar de nada. Não me sinto em condições ainda. Nas duas equipes que assumi eu cheguei num sábado à noite, trabalhei no dia seguinte e não vi um fator muito positivo. Vou deixar nas mãos do Alberto, que fez um belo trabalho e com certeza preparou para que tenhamos amanhã um outro resultado.


Troca de treinador motiva?
É muito relativo. Troca de treinador é só momento. Passou disso precisa alcançar uma regularidade. Não é só troca de treinador, é mudança de postura que vai fazer com que isso aconteça. Espero que o Palmeiras se reequilibre dentro do campeonato. Temos equipe para estarmos em uma posição bem melhor do que a que vivenciamos nesse momento. Acredito muito que esse grupo possa dar esse retorno


Os recentes rebaixamentos assustam?
É natural às vezes que isso aconteça. O atleta tem trabalhado, mas os resultados não acontecem. Isso acaba gerando um pânico, ainda que moderado, desestabilizando toda uma instituição. Convivi com isso e sei o quanto é difícil. Nós temos de ter um reequilíbrio da equipe, e isso passa por alguns fatores. Vamos perceber o quanto antes o que está acontecendo para ataca-lo.


Ligação com o clube pode ajudar o time?
Não vejo ligação. Hoje está aqui o Dorival treinador. É natural que existe uma ligação, mas não que seja primordial para que se melhore ou não. Confio muito no trabalho e no desenvolvimento de uma filosofia que temos colocado ao longo dos anos que tem nos dado resultado. São dez anos de carreira apenas, mas foram dez anos muito intensos e fundamentais para que eu me sentisse preparado para estar nesse clube em um momento como esse


Como jogar? Gareca dizia em jogar no ataque
Cada um tem uma filosofia. Sempre joguei dessa maneira que o próprio Gareca tentou no Palmeiras. É um excelente treinador, pessoa do bem, que não tenho dúvida que com tempo poderia ter dado muito pelo futebol brasileiro. Sempre defendi essa ideia, mas só vou perceber o que está acontecendo com a equipe no dia a dia, conversando com as pessoas. O dia a dia de uma equipe conta muito. Quem vai me dar dados para me definir sobre uma situação são as pessoas que fazem parte da comissão técnica permanente. Eles vão falar o que está acontecendo com os jogadores. A partir daí você formata tudo. Espero que acerte o mais rápido possível e que possa fazer o Palmeiras voltar a vencer. A principal ideia, independente de atuar de uma maneira ou de outra, quem vai responder são os atletas. O treinador só dá o caminho


Motivação
No Brasileiro você não tem momento de respiro, não tem um jogo tranquilo, não tem situação em que você possa se sentir confortável. Quando você sentir isso você vai cair no campeonato. Essas condições são muito próximas. O próprio Flamengo, até outro dia brigando na zona de rebaixamento e hoje está vislumbrando uma nova possibilidade no campeonato.  Qual foi a diferença de trabalho e pensamento? O Vanderlei fez o que ele pensa para os resultados terem sido alcançados. É o que vamos tentar fazer aqui. Sei que o numero de jogos é menor que cinco rodadas atrás, mas temos tempo. Sinto apenas que vou pegar uma equipe com uma semana de trabalho somente em outubro. Da metade de outubro pra frente. São quase 50 dias jogando quarta e domingo


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2014/09/apresentado-dorival-junior-recebe-camisa-5-e-fala-em-reacao-imediata.html

Dunga e Taffarel dão início à era dos “goleiros-linha” na seleção brasileira

Jefferson e Rafael se juntam a jogadores de linha em treino de toques rápidos. Comissão vai exigir que goleiros tenham habilidade com os pés


Por Miami, Estados Unidos

Aos poucos, as novidades na seleção brasileira sob comando da nova comissão técnica aparecem. São detalhes que chamam atenção. Nesta quarta-feira, por exemplo, Jefferson e Rafael, depois de trabalharem isoladamente com o preparador de goleiros Taffarel, foram incorporados ao treino com jogadores de linha. A atividade é corriqueira. Num espaço curtíssimo, grupos de atletas têm que trocar passes rapidamente. No meio da roda, o “bobinho” tenta interceptar a bola. Todos os times fazem há muito tempo. A diferença é que dessa vez, Jefferson e Rafael eram parte da roda.

Taffarel, treino Brasil (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Taffarel conversa com os goleiros 
durante treino Brasil (Foto: 
Rafael Ribeiro / CBF)


De uniforme vermelho, diferente do amarelo predominante dos companheiros, eles atuaram como se fossem zagueiros, meias, atacantes... A habilidade dos goleiros com os pés será uma exigência na seleção brasileira a partir de agora. Dunga e seus auxiliares veem o futebol moderno com participação ativa dos goleiros.

- O goleiro moderno é assim, quase um líbero. Jogar bem com os pés é fundamental, isso faz parte do meu treinamento - afirmou Taffarel ao GloboEsporte.com, em entrevista em agosto.


saiba mais
Na opinião do preparador, o alemão Neuer é o melhor do mundo na posição atualmente. Além da segurança debaixo das traves, ele se destacou ainda mais na última Copa do Mundo por atuar adiantado, o que permitiu saídas precisas de gol em contra-ataques do adversário.

Também em entrevista ao GloboEsporte.com, Rafael, que deve começar a partida de sexta-feira, contra a Colômbia, no banco de reservas, afirmou que o jogo com o pés é justamente um de seus trunfos para garantir um lugar no grupo a partir de agora.

- Isso é uma das coisas que mais se trabalha na Europa. Foi no que mais evoluí. Jogamos muito com os pés, toco na bola tantas vezes quanto um defensor. Eu jogo muito mais ali à frente da área, fazendo a cobertura dos zagueiros. Hoje, o goleiro não pode jogar dentro do gol.


Logo após a atividade com os goleiros, Dunga comandou um treino tático. O treinador repetiu a escalação da véspera, com a seguinte formação: Jefferson, Maicon, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Ramires e Oscar; Willian, Neymar e Diego Tardelli.A ausência do treinamento foi o volante Fernandinho. O jogador vai se apresentar à seleção brasileira nesta quarta-feira. Ele retardou a sua chegada por não ter conseguido o visto para os Estados Unidos. A tendência é que o atleta participe do treino de quinta-feira, na universidade das Flórida.

O treino desta quarta-feira está sendo realizado no Sun Life, estádio do Miami Dolphins, time de futebol americano, que será palco do amistoso de sexta-feira, às 22h (de Brasília).

Jefferson treino Seleção Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)
Jefferson durante treino da Seleção 
nesta quarta (Foto: Bruno Domingos 
/ Mowa Press)


FONTE:

Bernardinho poupa parte dos titulares e dá rodagem a reservas já pensando na próxima fase. Bruninho machuca dedo indicador, mas exames não apontam fratura


Por Direto de Katowice, Polônia


Do outro lado da rede estavam os donos de três títulos mundiais consecutivos. Os ídolos que aprenderam a admirar e dos quais guardam com orgulho registros fotográficos de outros encontros. Se ainda não tinham força suficiente para vencê-los, tinham ao menos que se divertir jogando contra o Brasil. Chegaram até mesmo a comandar o placar no primeiro set, o que já foi uma alegria para os tunisianos. O bom momento durou poucos minutos, mas arrancou bons sorrisos e aplausos. Nesta quarta-feira, na Spodek Arena, em Katowice, os fãs aprenderam novas lições com a seleção, que venceu a partida por 3 sets a 0 (25/18, 25/10 e 25/17) e garantiu o segundo triunfo no Mundial da Polônia.

A tranquilidade só foi quebrada no finalzinho do confronto, quando Bruninho foi tentar salvar um  bola e acabou batendo a mão direita no pé de Maurício. Saiu do ginásio, com o dedo indicador latejando, direto para o hospital para fazer exames que não apontaram fratura.

 
saiba mais

Lucarelli foi o maior pontuador do jogo, com 12, três deles em saque, fundamento que deu seis pontos ao Brasil na partida. Substituto de Sidão, Eder também se destacou, com nove pontos.

O próximo compromisso do time comandado por Bernardinho - líder isolado do Grupo B - será na sexta-feira, às 15h15 (de Brasília) conta a Finlândia.. A partida terá transmissão do SporTV e cobertura em Tempo Real no GloboEsporte.com. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar todos os lances pelo SporTV Play

Brasil x Tunisia Mundial volei masculino (Foto: Divulgação / FIVB)
Murilo pontua diante do bloqueio da 
Tunísia: com titulares poupados, vi
tória foi em ritmo de treino (Foto: 
Divulgação / FIVB)


Só um susto
Olhar para o placar e ver 4 a 0 a seu favor encheu a Tunísia de fôlego e fez rapidamente a torcida escolher a quem apoiar. O jovem time africano variava bem o saque, se empenhava no bloqueio e conseguia dar um certo trabalho para os ídolos. Mas Wallace, Lucarelli e Lucão tratavam logo de corrigir o rumo e mostrar quem mandava ali: 25/18.

Da arquibancada, Vissotto e Sidão acompanhavam o jogo com atenção. Os dois foram poupados para se recuperarem de um torcicolo e de dores nas costas, respectivamente. Lá dentro, os companheiros faziam o que se esperava deles. Abriam 8/1 e aceleraram o passo (16/5).  Rapha e Renan deixaram o banco e ajudaram a equipe a fechar o segundo set: 25/10.

Brasil x Tunisia Mundial volei masculino (Foto: Divulgação / FIVB)
Paredão triplo de Bruninho, Eder e 
Lucarelli para cima do ataque da 
Tunísia (Foto: Divulgação / FIVB)


Suplentes em quadra
O ritmo era de treino, e Bernardinho aproveitava para dar rodagem aos reservas já pensando na próxima fase da competição. Dava descanso a Bruninho, Murilo e Lucão. A Tunísia conseguia manter a parcial equilibrada. Empenhava-se para tentar surpreender o Brasil. Ia em todas as bolas e viu dois de seus jogadores ficarem no chão após um choque, na tentativa de fazer uma defesa (15/13). Pouco depois foi a vez de Bruninho. Voltou para o jogo, foi tentar salvar uma jogada e acabou machucando a mão. Seguiu em quadra, fazendo cara de dor. A vitória estava assegurada, mas o treinador já não conseguia mais se concentrar em nada além de seu capitão.

 
as equipes

Brasil
 - Bruninho, Éder, Wallace, Murilo, Lucarelli, Lucão e Mario Jr. (líbero). Entraram: Felipe (líbero), Renan, Lipe, Maurício e Rapha. Técnico: Bernardinho

Tunísia - Sellami, Karamosli, Moalla, Kaabi, Agrebi, Miladi e Taouerghi (líbero). Entraram: Garci, Othmen Miladi, Nagga, Slimene. Técnico: Fethi Mkaouar


info TABELA Mundial Vôlei - Jogo 02 (Foto: Globoesporte.com)


FONTE:


Grêmio é excluído da Copa do Brasil após julgamento por injúrias raciais

Condenado por ofensas de torcedores contra o goleiro santista, clube gaúcho ainda pode recorrer ao Pleno do STJD; árbitro que não relatou em súmula leva gancho


Por Rio de Janeiro


stjd gremio julgamento (Foto: Diego Guichard)Julgamento foi no STJD, no Rio de Janeiro (Foto: Diego Guichard)


O Grêmio está excluído da Copa do Brasil. A decisão ocorreu após julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta quarta-feira. Em quase quatro horas de sessão no Rio de Janeiro, os auditores resolveram pela punição após denúncia feita pela procuradoria, baseada no artigo 243-G (e seus parágrafos) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O caso ocorrera na última quinta-feira, quando o goleiro do Santos Aranha foi alvo de injúrias raciais por parte de torcedores gremistas, no 2 a 0 do clube paulista, pelo jogo de ida das oitavas - a volta estava suspensa.

O clube foi multado em R$ 50 mil, mas não perdeu mando de campo por "ato discriminatório". A decisão não é definitiva. Cabe recurso, com novo julgamento em segunda instância no Pleno do STJD, a ser marcado em 15 dias. O quarteto de arbitragem também fora denunciado pela procuradoria por não ter colocado o episódio relatado por Aranha na primeira versão da súmula. Wilton Pereira Sampaio acabou suspenso por 45 dias, enquanto os auxiliares pegaram gancho de 30 dias. O Grêmio ainda foi julgado por arremesso de objeto, e o Santos, por atraso na volta do intervalo, ambos levando multas de R$ 2 mil e R$ 4 mil, respectivamente.


Como foi o julgamento
O julgamento começou com o pronunciamento do presidente da sessão Fabricio Dazzi. Depois, a procuradoria apresentou provas em vídeo. Entre eles, reportagens de televisão e depoimento de Aranha. O mesmo foi feito pela defesa do Grêmio, que mostrou matérias de sites com as ações promovidas pelo clube, além de vídeos institucionais e depoimentos de jogadores, como Zé Roberto e Matheus Biteco.

O presidente Fábio Koff foi o primeiro a sentar perante os auditores para esmiuçar a posição do Grêmio sobre as injúrias raciais. Com larga experiência na magistratura, Koff tratou de exaltar os exemplos de ícones negros no clube e disse que a instituição foi "pioneira na integração racial".

- Estou aqui para dizer que a decisão desta tarde ela tem uma importância histórica. A decisão atinge um clube com 111 anos de existência que atinge uma escolinha de 1,1 mil crianças, do qual um terço é de cor. O prejuízo causado a imagem do clube é irreparável. Se a pena ocorrer, deve ter sentido pedagógico e não ultrapassar limites - afirmou.

Grêmio stjd tribunal julgamento racismo (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)
Julgamento durou cerca de quatro 
horas (Foto: Diego Guichard
/GloboEsporte.com)

Koff também valorizou uma das ações de sua gestão, de cortar privilégios de organizadas. Na segunda, a direção anunciou a suspensão dos direitos da Geral do Grêmio.

- O Grêmio foi precursor em cortar subsídios de organizadas e dificultar o acesso de torcedores que se escondem num grupo. O Grêmio não dá ingresso, não paga ingresso, não facilita a vida - defende.

Também julgado, assim como seus auxiliares, por só relatar as injúrias raciais em adendo na súmula, o árbitro Wilton Pereira Sampaio afirmou que ficou "assustado" ao ver as imagens após a partida, no hotel. Em campo, confirma que não havia visto nem ouvido as ofensas e lembrou que em jogos da Copa do Brasil não há árbitros auxiliares atrás das metas.

- Não presenciamos nada, foi por meio de um relato do jogador. Após o término do jogo, nenhum atleta veio me questionar. Pensei que não havia sido nada. A gente sempre assiste ao jogo depois e fiquei assustado com o ocorrido. Por isso, incluí o adendo na súmula. Nós achamos que, aos 42 minutos do segundo tempo, com o Santos ganhando o jogo, achei que era uma tentativa de passar o tempo - relatou, em meio a forte cobrança dos auditores.

fabio koff gremio stjd julgamento racismo (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)Fábio Koff esteve presenta no julgamento no STJD (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)


O árbitro negou que Aranha tivesse respondido aos torcedores com xingamentos:

- O atleta se virou para a torcida, bateu no braço e cuspiu no gramado.
- No momento em que nos viramos para a torcida, já não eram mais ofensas racistas, eram xingamentos normais de jogo - disse o auxiliar Carlos Berkenbrock, que falou depois de Pereira Sampaio.

O suprocurador geral Rafael Vanzin tomou a palavra para reafirmar que considera o Grêmio responsável. Segundo ele, episódios de cunhos racistas não são de hoje, e cita o caso envolvendo o zagueiro do Inter Paulão, alvo de injúrias raciais de um torcedor no Gauchão, também na Arena.

Ainda citou as postagens no Twitter, feitas pelo vice-presidente Adalberto Preis, em que alegou que Aranha fizera "grande encenação" no episódio. Por fim, pediu a exclusão do clube da Copa do Brasil, além de pena para o quarteto de arbitragem.


- As palavras de Patrícia Moreira, que ainda não prestou depoimento, assim como as imitações de macaco, são flagrantes - Rafael Vanzin. - E as medidas tomadas pelo Grêmio não são suficientes.

Na vez de os advogados do Grêmio defenderem o clube, a pauta foi a preocupação da instituição em campanhas sociais, a ajuda nas investigações policiais e a preocupação em afirmar que a ação foi obra de uma minoria.

- Não fechamos os olhos para o que vem acontecendo. Não vamos usar o Grêmio como bode expiatório, como uma caça às bruxas - disse o adovgado do Grêmio Gabriel Vieira. - O racismo é um problema social. Quantos auditores negros temos aqui? Nenhum.


- Quatro torcedores em meio a 30 mil. O Grêmio não pode ser responsabilizado. Eles, sim, precisam ser punidos - reforçou Michel Assaf Júnior, contratado pelo clube especialmente para este caso. - Não se pode confundir extrema gravidade com a repercussão do fato, nem reincidência.

Entenda o caso


O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, na Arena do Grêmio, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.

A jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Patrícia Moreira era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida. Aranha registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta.

Diante da repercussão, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Pedras foram jogadas em direção a sua casa na noite de sexta-feira. O GloboEsporte.com visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. Amigos negros da menina de 23 anos garantem que ela não é racista. Até agora, seis pessoas foram intimidas a depor, entre elas Patrícia.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/09/gremio-e-excluido-da-copa-do-brasil-apos-julgamento-por-injurias-raciais.html

Mayra lembra cirurgia antes do ouro e admite ainda mais pressão para 2016

Judoca campeã do mundo foi recebida com muita festa em Porto Alegre


Por Porto Alegre


Oito meses após passar por uma cirurgia, a judoca Mayra Aguiar subia ao mais alto lugar do pódio na Rússia, com uma medalha de ouro no peito e a taça de campeã mundial nas mãos. Em dezembro no hospital de São Paulo, mal vislumbrava o título, diante das circunstâncias da época. Em entrevista logo após desembarcar em Porto Alegre e ser recebida por centenas de torcedores, ela lembrou o momento difícil.

- Foi uma promessa de virada de ano. Eu queria muito ser campeã mundial. Parecia impossível na época medalhar -recordou, cinco dias após o título. 

Mayra Aguiar exibe medalha de ouro na chegada a Porto Alegre (Foto: Rafaella Fraga/Globoesporte.com)
Mayra Aguiar exibe medalha de ouro 
na chegada a Porto Alegre (Foto: 
Rafaella Fraga/Globoesporte.com)

O feito a tornou a maior medalhista da modalidade em torneios deste tipo. “Isso é uma loucura”, repetia a atleta sobre a conquista. Com apenas 23 anos, Mayra é uma jovem atleta veterana.  

Com a conquista, vem mais responsabilidade. Em 2016, os Jogos Olímpicos serão disputados no Rio de Janeiro. Para Mayra, o segredo é saber “levar” a pressão, que naturalmente virá.  

- O pessoal está colocando o judô com carro-chefe da Olimpíada. A gente está com bastante pressão. Eu ainda um pouco mais agora, com essa medalha de ouro. Mas acho que é saber levar -, afirma.
  
mayra aguiar judo campea mundial (Foto: Rafaella Fraga/GloboEsporte.com)
Mayra desfilou (Foto: Rafaella Fraga
/GloboEsporte.com)

A opinião é compartilhada pelo técnico Antonio Carlos Pereira, o Kiko, responsável pela formação de outros nomes importantes do judô como Tiago Camilo e João Derly.  

- Antes da Mayra lutar, eu disse para ela: “Vai, e se diverte. Faz o que tu pode”. Acho que ela tem que entrar na Olimpíada com esse espírito, porque se ela se cobrar, aí o emocional pode atrapalhar. Ela tem que entrar tranquila, com um espírito desprovido de cobrança. No Rio de Janeiro vai haver uma cobrança com os atletas, o Brasil tem uma meta, um investimento grande, mas os atletas não podem entrar nessa cobrança - avaliou. 

Mais cedo, Mayra foi recepcionada com festa no Aeroporto Internacional Salgado Filho, após longas horas de viagem. Ao desembarcar, foi abraçada por amigos, familiares e companheiros de treino na Sogipa. Na sequência, desfilou em um caminhão de bombeiros, onde pode ver as pessoas, das ruas, acenando para ela. Foi recebida ainda pelo governador do estado, Tarso Genro, e pelo prefeito em exercício, Sebastião Melo, que a cumprimentaram pela conquista.




FONTE:

Marquinhos decide, e Brasil vence a Sérvia após início arrasador e apagão

Equipe abre 18 pontos de frente no primeiro tempo, sofre virada no terceiro quarto, mas se recupera e garante a classificação às oitavas de final, com 21 pontos do ala


Por Direto de Granada, Espanha


O começo de jogo indicava um atropelamento do Brasil sobre a Sérvia nesta quarta-feira, no Palacio de Deportes de Granada. Consistente e com o controle total da partida, o time de Rubén Magnano realizou seu melhor primeiro tempo nesta Copa do Mundo da Espanha. A defesa voltou a ser muita intensa, os arremessos de quadra caíam de tudo quanto era jeito, e os lances livres, também. A vantagem, que chegou a ser de 18 pontos, foi para o vestiário em 16. Porém, o vento que soprava a favor dos sul-americanos mudou de direção no terceiro quarto e com uma parcial de 32 a 12, os rivais viraram. Quando a derrota era iminente, a equipe verde e amarela tirou forças de onde não aparentava mais ter e, com grande recuperação psicológica e atuação decisiva de Marquinhos no quarto final, venceu por 81 a 73 (48 a 32). A terceira vitória na competição garante a classificação às oitavas de final, que serão disputadas em Madrid.

- Sabíamos que seria um jogo muito difícil, mas tivemos a felicidade de meter muita bola no primeiro tempo. Viemos para o segundo tempo com a mesma proposta defensiva, mas eles também tiveram um excelente aproveitamento nas bolas de três. Apostamos na nossa defesa no último quarto e conseguimos nos recuperar e vencer - disse Marquinhos, cestinha da partida com 21 pontos,18 deles em cestas de três, ao SporTV.

Marquinhos, Brasil X Servia - Basquete (Foto: Agência AP)
Marquinhos: fundamental na 
recuperação brasileira no último 
quarto (Foto: Agência AP)

Além de Marquinhos, que acertou seis bolas de três em nove tentativas, Leandrinho contribuiu com 16 pontos. Varejão sobressaiu com nove rebotes, dois a mais que Tiago Splitter, autor ainda de 10 pontos e seis assistências. Pelo lado sérvio, Teodosic deu muito trabalho, anotando 14 pontos e cinco assistências.
Com três vitórias e uma derrota, o Brasil precisa ganhar do lanterna Egito nesta quinta-feira para confirmar a segunda colocação do Grupo A, posição que leva o time para o confronto contra o terceiro colocado do Grupo B nas oitavas. A disputa está embolada, e o adversário deve sair entre Argentina, Grécia, Senegal e Croácia.


saiba mais

O SporTV transmite Brasil x Egito ao vivo nesta quinta-feira, às 10h30 (de Brasília). O jogo ainda terá cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com, e os assinantes do Canal Campeão podem acompanhar a partida pelo SporTV Play.


Início arrasador
A defesa voltou a funcionar, os arremessos de quadra passaram a cair – chegando a 88% na primeira metade – e os lances livres, perfeitos (3/3), todos de Nenê. A combinação desses fatores fez o Brasil ter o melhor início de jogo do Mundial e abrir 16 a 6 contra uma Sérvia com um péssimo chute de média e longa distância. O técnico Sasha Djordjevic teve que parar o jogo e pôr em quadra seu armador Milos Teodosic, estrela da equipe. Splitter, com duas faltas, foi para o banco. Nenê entrou e trancou o garrafão com três tocos e mais cinco pontos. Leandrinho e Marquinhos, este em duas bolas de três, estavam com as mãos calibradas. A vantagem só caiu por conta de duas bolas de três dos sérvios, em dois contra-ataques (23 a 16).

Mantendo a pegada, o Brasil sempre teve o controle do jogo no segundo quarto. Aos poucos, a diferença no placar foi subindo, só não sendo maior porque o aproveitamento nos tiros de quadra caiu 64% para 58%. Com seus três pivôs com duas faltas, Magnano abriu o time nos minutos finais, só atuando com Hettsheimeir debaixo da tabela e quatro abertos. Guilherme Giovannoni, que participou de quase todo o período, foi o destaque acertando seus três arremessos e anotando sete pontos. As cinco bolas de três convertidas na parcial, sendo a última de Leandrinho no segundo final, deram aos brasileiros uma vantagem de 16 pontos no intervalo em sua atuação mais consistente na competição até aquele momento (48 a 32).

Nenê e  Raduljica Brasil x Sérvia Mundial de basquete (Foto: AFP)
Raduljica aperta marcação em Nenê no 
Mundial de basquete (Foto: AFP)


Vantagem desmorona, e Sérvia vira
A defesa sumiu, os erros apareceram, e os lances livres não entravam mais. Totalmente diferente do primeiro tempo, o Brasil voltou muito mal para o terceiro quarto. A marcação implacável apresentada até então sucumbiu ao ataque adversário, que marcou em 10 minutos o mesmo número de pontos que havia anotado em toda a etapa inicial (32). Os desperdícios de bola passaram de três para oito. A confiança brasileira ia diminuindo com o passar do tempo, e o aro ficava menor. Já os sérvios entraram no jogo, e tudo passou a dar certo. Restando pouco mais de três minutos para o fim, a diferença de 16 pontos do intervalo, que chegou a ser de 18 pontos, desmoronou. A parcial de 32 a 12 mostrou bem o que foi o período (64 a 60 para a Sérvia) 
.
Marquinhos desequilibra no fim

Nene e Marquinhos, Brasil X Servia - Basquete (Foto: Agência AP)Nenê e Marquinhos vibram na partida tensa contra a Sérvia (Foto: Agência AP)

O início do último quarto era o duelo da confiança contra a frustração. O Brasil continuava a sentir o baque da virada. Por quase três minutos, a bola não caiu. A Sérvia abriu sete de frente, e Magnano parou o jogo. Na volta, Marquinhos, com duas de três e uma de dois, colocou os brasileiros de novo na frente por um (68 a 67). O moral do time levantou, e as bolas voltaram a cair. A Sérvia sentiu e passou a errar. O controle do primeiro tempo voltou às mãos dos brasileiros, que abriram oito pontos de vantagem. Cansados, os europeus não tiveram mais força para reagir e viram a festa e classificação brasileira depois de um jogo quase entregue.


Escalações

Brasil:
 Leandrinho (16), Tiago Splitter (10), Marquinhos (21), Varejão (4), Huertas (6); Entraram: Nenê (7), Alex (6), Hettsheimeir (0), Giovannoni (7), Larry (2), Raulzinho (2)
Sérvia
Raduljica (11), Markovic (10), Bogdanovic (8), Bjelica (8), Stimac (2); Entraram: Teodosic (14), Bircevic (8), Simonovic (3), Jovic (2), N. Krstic (7),


FONTE:

Wozniacki bate adversária em uma hora de jogo e vai à semi do US Open

Dinamarquesa aplica 6/0 e 6/1 na italiana Sara Errani e agora enfrenta a chinesa Shuai Peng para ir à decisão do Grand Slam norte-americano


Por Nova York



A dinamarquesa Caroline Wozniacki precisou de apenas 1h05 para avançar às semifinais do US Open na noite desta terça-feira. A número 11 do mundo venceu a italiana Sara Errani por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/1. Com esse resultado, uma das semifinais do Grand Slam americano está definida com o duelo entre Wozniacki e a chinesa Shuai Peng.

Nesta quarta-feira, a outra semifinal será definida com mais duas partidas. Primeiro jogam a bielorrussa Victoria Azarenka e a russa Ekaterina Makarova. Mais tarde é a vez de Serena Williams enfrentar a italiana Flavia Pennetta. O SporTV2 transmite ao vivo o US Open todos os dias, a partir de 12h (de Brasília), e os assinantes também podem acompanhar pelo SporTV Play.


wozniacki tênis (Foto: Reuters)
Wozniacki vibra com ida à semifinal 
do US Open, após apenas uma hora de 
jogo (Foto: Reuters)


Irmãs Williams perdem nas duplas
Pelas quartas de final do torneio de duplas femininas, as irmãs norte-americanas Venus e Serena Williams perderam por 2 sets a 0 nesta terça-feira, diante das russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina, com parciais de 7/6 e 6/4. Se as irmãs acertaram cinco aces contra nenhum das adversárias, pecaram com oito duplas faltas, contra cinco das russas, em partida com 1h48 de duração. As russas ainda aguardam suas adversárias nas semifinais.

Do outro lado da chave das duplas femininas, a suíça Martina Hingis, ao lado da italiana Flavia Pennetta, bateu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, a tcheca Kveta Peschke e a eslovena Katarina Srebotnik, em 1h20 de jogo. Hingis e Pennetta também aguardam as adversárias das semifinais.



saiba mais

Cielo faz melhor tempo do mundo nos 50m livre em 2014; Fratus crava índice


Campeão olímpico nada prova no Troféu José Finkel em 20s68 e vira líder do ranking


Por Guaratinguetá, São Paulo


Cesar Cielo deu mostras, mais uma vez, de sua força na prova dos 50m livre, seja em piscina longa ou curta. Nesta quarta-feira, no terceiro dia de eliminatórias do Troféu José Finkel, o velocista nadou a distância no tempo de 20s68, passou para a final na primeira posição, garantiu índice para o Campeonato Mundial de Doha em piscina curta e, de quebra, fez o melhor tempo da prova em 2014 em piscina de 25m.

Cesar Cielo Finkel (Foto: Satiro Sodre/CBDA)
Cesar Cielo foi aplaudido de pé pelo 
público presente em Guaratinguetá 
(Foto: Satiro Sodre/CBDA)

A melhor marca pertencia ao americano Josh Schneider, que no último dia 27 de agosto havia feito 21s07 na etapa do Catar da Copa do Mundo. Ao contrário dos principais atletas do mundo, Cesar Cielo focou toda a sua preparação da temporada para as provas em piscina curta (25 metros), em busca do título do Mundial de Doha, que será realizado em dezembro. Apesar de fazer um tempo quase meio segundo mais rápido que o de Schneider, Cielo sabe que sua supremacia não é tão grande assim:

- Seria um sonho ser meio segundo mais rápido que qualquer um nos 50m livre. Mas eu sei que muita gente ainda vai nadar em piscina curta até o Mundial. É um tempo bom, mas que eu sei que preciso melhorar - comentou Cielo.

Cesar Cielo foi campeão mundial em piscina curta dos 50m e 100m livre no ano de 2010. Na mesma competição, ajudou os revezamentos 4x100m livre e medley a conquistarem o bronze. Há dez anos, em 2004, Cielo fez parte do revezamento brasileiro que ficou com a prata no Mundial de Indianápolis, nos Estados Unidos. 

Cesar Cielo Finkel (Foto: Satiro Sodre/CBDA)
Cesar Cielo confere seu tempo no placar 
eletrônico (Foto: Satiro Sodre/CBDA)

Bruno Fratus, campeão dos 50m livre do Pan-Pacíficio há duas semanas, ficou com o segundo melhor tempo nas eliminatórias do evento no Troféu José Finkel desta quarta. Fez 21s40, apenas um centésimo mais rápido que o índice para o Mundial.

- Foi legal o tempo, não estava planejando fazer esse índice. Competi há duas semanas na Austrália, vim aqui mais para representar meu clube- disse o atleta do Pinheiros.

Na prova feminina, Graciele Hermann nadou a prova em 24s45 e conseguiu o índice para o Mundial, assim como Etiene Medeiros, que completou a distância em 24s58. É o terceiro índice da pernambucana, que já havia se garantido nos 100m costas e 100m borboleta.


saiba mais

Nos 400m medley, o melhor tempo ficou para a argentina Virginia Bardach, que completou a prova em 4m42s85. A brasileira com o melhor tempo nas eliminatórias foi Carolina Diamante, com 5m07s77. Entre os homens, Thiago Simon nadou em 4m15s79 e vai disputar a final desta tarde na raia 4.

As finais do Troféu José Finkel serão realizadas nesta quarta-feira, a partir das 17h (de Brasília), com transmissão do SporTV.


ATLETAS COM ÍNDICE

Etiene Medeiros - 100m costas- 57s53/ 100m borboleta 57s40/50m livre 24s58
João de Lucca- 200m livre- 1m43s19
Guilherme Guido - 100m costas - 50s50
Thiago Pereira - 100m medley- 52s45
Thiago Simon- 100m medley- 53s07/ 200m peito- 2m04s28
Nicolas Oliveira- 200m livre- 1m43s74
Revezamento 4x200m Livre Feminino - 7m48s90 - Larissa Oliveira, Jessica Cavalheiro, Manuella Lyrio e Giovana Diamante
Revezamento 4x200m Livre Masculino - 6m58s55 - João de Lucca, Nicolas Oliveira, Gustavo Godoy e Fernando Ernesto
Nicholas Santos - 100m borboleta - 50s60
Marcos Macedo - 100m borboleta- 50s45
Daynara de Paula - 100m borboleta - 57s77
Felipe França- 200m peito - 2m04s50
Daynara de Paula- 100m borboleta 57s64
Daiene Marçal- 100m borboleta 57s64
Graciele Hermann - 50m livre - 24s45
Cesar Cielo- 50m livre- 20s68
Bruno Fratus - 50m livre- 21s40


Programação Finkel (Foto: Editoria)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/natacao/noticia/2014/09/cesar-cielo-faz-melhor-tempo-do-mundo-em-2014-e-fratus-fica-em-2.html