sábado, 30 de agosto de 2014

Federer domina dono do saque mais rápido da história e avança em NY

Suíço controla partida contra Sam Groth e se classifica para terceira rodada

Por Nova York
tenis roger federer us open (Foto: Getty Images)Federer foi melhor no serviço que Groth, dono do saque mais rápido da história (Foto: Getty Images)








Do outro lado da rede estava o australiano Sam Groth, dono do saque mais rápido da história do tênis (263 km/h). Mas Roger Federer não teve problemas para derrotá-lo na partida válida pela segunda rodada do US Open. No confronto desta sexta-feira, em Nova York, o número 3 do mundo teve um rendimento no serviço melhor que o 104º ranking da ATP e se classificou para a terceira rodada com um triplo 6/4.
Ao final da partida, Federer computou nove aces, uma a mais de o oponente. Também cometeu menos duplas faltas: quatro contra oito do australiano. E ainda teve um aproveitamento de pontos no primeiro serviço maior que o rival: 84% contra 59%.
Federer jogará a terceira rodada no domingo. O adversário é o espanhol Marcel Granollers (42º), que derrotou na segunda fase o croata Ivo Karlovic (30º) por 3 sets a 2, parciais de 7/6(6), 6/7(3), 7/6(5), 3/6 e 6/4.
O SporTV2 transmite ao vivo o US Open, a partir de 12h (horário de Brasília).
O jogo
Apesar de ter entrado em quadra com a credencial do saque mais rápido do tênis, Groth mal conseguiu mostrar outras jogadas que o pudessem levar à vitória sobre o ex-número 1 do mundo. Muito mais talentoso que o australiano, Federer não teve dificuldades para vencer o primeiro set com uma quebra de vantagem, conquistada no sétimo game. O suíço continuou soberano na partida, inclusive fazendo dois aces seguidos e confirmando geralmente com rapidez o serviço. Ele fechou o segundo set um game depois de converter um break point com um erro de Groth na passada.
À medida que o tempo passava, o australiano via o quão difícil seria esboçar uma reação a partir do terceiro set. Não raramente Federer frustrava o oponente, como quando o encobriu no terceiro game. E o próprio Groth se esforçava para salvar break points. Porém, para euforia do australiano, o ex-líder do ranking cometeu um erro de direita e deu de presente a quebra no sexto game. Então Groth foi muito mal nas bolas junto à rede e já no game seguinte permitiu que Federer devolvesse a quebra. Depois deu de bandeja outra quebra, dessa vez com uma dupla falta. O suíço então faturou o quarto game consecutivo e encerrou o confronto com seu nono ace no jogo.
Outros resultados desta sexta-feira:
David Ferrer (ESP) WO Bernard Tomic (AUS) - desistência por lesão
Grigor Dimitrov (BUL) 3 x 0 Dudi Sela (ISR) - 6/1, 6/2 e 6/2
Richard Gasquet (FRA) 3 x 0 Paolo Lorenzi (ITA) - 7/6(4), 6/3 e 6/3
Adrian Mannarino (FRA) 3 x 0 Fabio Fognini (ITA) - 6/3, 6/4 e 6/1
Tomas Berdych (TCH) 3 x 2 Martin Klizan (EVQ) - 6/3, 4/6, 6/2 3/6 e 6/3
FONTE:

Sharapova dobra Lisicki e encontra Wozniacki nas oitavas do US Open

Em um duelo com seis quebras no segundo game, russa leva a melhor por 6/2 e 6/4 e faz novo confronto de musas na próxima fase nos EUA



Por Nova York, EUA

Maria Sharapova está nas oitavas de final do US Open. Com uma vitória por 6/2 e 6/4 sobre a alemã Sabine Lisicki, a russa venceu o duelo de musas do tênis na noite desta sexta-feira em Nova York (já madrugada de sábado no Brasil) e avançou no torneio. Após alguma tranquilidade na primeira parcial, a atual número 6 do ranking da WTA teve de suar muito na seguinte, marcada pelo equilíbrio e por seis quebras de saque, três para cada lado.

Também ex-número 1 do mundo, Caroline Wozniacki (outra que exibe técnica e beleza nas quadras) será a próxima adversária de Sharapova, no confronto que vai acontecer neste domingo. A dinamarquesa, hoje 11ª do ranking, garantiu a vaga nas oitavas com o triunfo por 6/3 e 6/2 sobre a alemã Andrea Petkovic (19ª).

O jogo
Depois de demorar cinco minutos para confirmar o serviço, Sharapova já começou a partida abrindo 3/0, apesar da dificuldade para vencer os games de saque e muito favorecida por duas duplas faltas e muitos erros da adversária. A russa, porém, também ia mal no saque. Uma dupla falta no sétimo game quase a fez perder a quebra de vantagem, mas ela conseguiu salvar o break point e ficou a um game da levar o primeiro set. Sharapova ainda foi bem na devoluçao e contou com uma dupla falta bizonha da alemã para completar o 6/2.
Maria Sharapova, US Open (Foto: Getty)Maria Sharapova teve muito trabalho no segundo set, mas segue firme nos EUA (Foto: Getty)





A segunda parcial foi muito mais equilibrada, com um verdadeiro festival de quebras. Nos seis primeiros games, quatro ao todo (duas para cada lado), com o placar ficando igual em 3 a 3. Maria Sharapova confirmou seu saque, passou à frente e quebrou novamente o serviço da adversária. Com 5/3, a russa sacou para a vitória, mas Sabine Lisicki (28ª) deu o troco, diminuindo. Pressionada, a alemã teve o serviço para tentar igualar e avitar a derrota, porém, apesar de ter salvo três match-points, não resistiu, e viu a rival avançar às oitavas nos EUA.
O SporTV2 transmite ao vivo o US Open, a partir de 12h (horário de Brasília).
Sabine Lisicki, US Open (Foto: Getty)Lisicki se despediu do torneio americano (Foto: Getty)





Outros resultados desta sexta-feira:
Jelena Jankovic (SER) 2 x 0 Johanna Larsson (SUE) - 6/1 e 6/0
Shuai Peng (CHN) 2 X 0 Roberta Vinci (ITA) - 6/4 e 6/3
Sara Errani (ITA) 2 x 1 Venus Williams (EUA) - 6/0, 0/6 e 7/6(5)
Mirjana Lucic-Baroni (CRO) 2 x 0 Simona Halep (ROM) - 7/6(6) e 6/2
Belinda Bencic (SUI) 2 x 0 Angelique Kerber (ALE) - 6/1 e 7/5
Lucie Safarova (TCH) 2 x 1 Alizé Cornet (FRA) - 6/3, 6/7(3) e 6/4
Caroline Wozniacki (DIN) 2 x 0 Andrea Petkovic (ALE) - 6/3 e 6/2
FONTE: