sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ícone de geração multicampeã, Giba se aposenta do vôlei: "Bem resolvido"

Aos 37 anos, ponteiro encerra ciclo como atleta e só joga de brincadeira na praia


Por Rio de Janeiro

Os passos até a quadra são feitos lentamente. Giba não carrega na bolsa mais o velho material, mas sim as três medalhas olímpicas. Não tem ciúme. Permite que quem se interessa por elas possam segurá-las. Diz que não são dele, "são nossas". No lugar do uniforme, calça, camisa social e sapatos. O ponteiro de tantos títulos, que marcou uma geração vitoriosa do vôlei brasileiro, estava pronto para ser chamado de ex-jogador. Nesta sexta-feira, Giba colocou um ponto final em sua carreira de atleta. Aos 37 anos, quer começar uma nova história. E mesmo que as palavras dissessem que estava tranquilo, os olhos teimavam em mostrar que aquele momento era difícil. Durante a entrevista, se emocionou várias vezes.
 
O primeiro ensaio de aposentadoria foi no ano passado. Não espontâneo, mas forçado. Depois de se despedir da seleção nas Olimpíadas de Londres, Giba fez as malas e foi defender o Bolívar, da Argentina. A ideia era jogar mais uma temporada e parar de vez. Mas a passagem por lá não saiu da maneira que imaginava. Sem receber salários durante sete meses e passando pelo processo de divórcio, não disputou as semifinais da Liga e voltou ao Brasil. Acreditava que se recolocaria rapidamente no mercado. Poucas propostas boas apareceram. Até que o Taubaté entrou em cena e o fez recuperar o fôlego. Queria se divertir e dar uma resposta: mostrar que continuava sendo o Giba. A permanência foi breve. O convite para atuar 12 meses como jogador e mais cinco anos como consultor do Al Nasr de Dubai, nos Emirados Árabes, o levou a rescindir o contrato com a equipe paulista. Após três meses de experiência, o contrato foi rompido.

Giba vôlei (Foto: Danielle Rocha)
Giba quer iniciar uma nova fase tão 
vitoriosa quanto a que teve nas quadras 
(Foto: Danielle Rocha)

- Acabei supertranquilo. Ali (em Taubaté) já tinha resolvido parar. Aí veio a proposta de Dubai. Resolvi jogar mais um ano. Condição física eu tinha, estava saltando bem de novo e com bom aproveitamento no ataque. Fiz 11 jogos lá, mas a cultura era diferente e não deu certo. Hoje acho que o que tinha que fazer eu fiz. É melhor você parar do que pararem você. Não sinto falta de nada. Nada mesmo. Acabei bem resolvido, feliz com que fiz. Uma hora tem que acabar... É complicado (se emociona). Não tem como descrever o que está passando dentro de mim. Só quero agradecer às pessoas que me ajudaram, que estiveram ou estão ao meu lado. E que me desculpem alguma coisa que eu tenha errado. A sensação é de dever cumprido. De saber que dei o meu máximo em todos os momentos. Fui um jogador bom, não me considero o melhor. Um jogador que fez parte de uma geração maravilhosa. Vai ser difícil um outro time bater o que a gente fez em 12 anos. O conjunto fez o melhor time. Eu fui uma peça dentro da engrenagem  - disse o campeão olímpico em 2004 e mundial em 2002, 2006 e 2010.

Giba vôlei (Foto: Danielle Rocha)Giba se emocionou várias vezes durante o anúncio da despedida (Foto: Danielle Rocha)

Giba garante que faria tudo igual. De erros a acertos. Aprendeu com todos e pôde corrigir rumos. Um deles foi voltar a falar com o levantador Ricardinho, com quem dividiu quarto por 11 anos nos tempos de seleção. Foram cinco anos afastados até a reaproximação. Juntos novamente, conquistaram a medalha de prata nos Jogos de Londres 2012. Desde então, aprendeu a acompanhar a equipe nacional apenas como espectador.

Vez ou outra, volta a dar suas cortadas numa rede na Praia do Pepê. Joga com anônimos e se diverte com suas reações ao vê-lo ali, dividindo a quadra com eles.

- Agora jogo só na "rataria", sem regras. Outro dia fui com meu sogro à praia, e ele foi lá na rede perguntar se podia jogar. E aí o chamaram, e ele disse que tinha mais um. Levantei e fui até lá. O pessoal olhou e falou: "Você está de sacanagem, né?" É engraçado ver essa resposta do público de diferentes idades. Teve uma vez que um senhor me abordou, e eu fui me levantar para falar com ele. Eu disse que era um prazer conhecê-lo, e ele me falou que eu já era íntimo dele: "Sabe quantas vezes você entrou na minha casa de madrugada?" (risos)  Eu me sinto lisonjeado por ter recebido isso da vida.

Confira abaixo o restante da entrevista:

Vôlei Brasil 2004 (Foto: Agência O globo)
Giba com seus companheiros de seleção 
no pódio de Atenas 2004 
(Foto: Agência O globo)


Do que você vai sentir saudade?
Das pessoas, dos amigos que fiz, das línguas que aprendi, dos lugares que conheci. Não é qualquer um que vai 16 vezes ao Japão. Nós criamos uma família na seleção. Peguei as filhas do Ricardinho no colo e agora a mais velha já tem 16 anos. Ricardo, desculpa se ficou alguma mágoa. Espero que a gente continue essa amizade. Eu e Serginho íamos parar com a seleção depois de Pequim. Mas o Bernardo pediu para que fizéssemos um esforço para poder ajudar a preparar a nova geração. Aceitamos o desafio e ficamos até Londres. Mas agora eu preciso estudar, pensar no que fazer. Estou próximo dos 40. É uma nova fase. 


Giba vôlei (Foto: Danielle Rocha)Giba e suas três medalhas olímpicas
(Foto: Danielle Rocha)


Trabalhar com gestão esportiva segue nos seus planos?
Acho interessante. Tenho experiência dentro de quadra, mas posso fazer a quadra melhor agora do lado de fora. Estou voltando a estudar, fazendo os cursos do Comitê Olímpico Brasileiro. Tenho projetos, dou palestras.



Não pensa em ser técnico? 
Não quero. Mas nunca diga nunca... Acho que aí estaria voltando a fazer o que sempre fiz. Vai acabar sendo a mesma coisa. E eu quero novas experiências. Se você não estimula o cérebro, fica burro. E quando a gente é atleta não pensa em nada. As pessoas te falam a hora de acordar, de dormir, que roupa vestir. A geração da gente foi muito legal. Nalbert, Gustavo, André Heller... A gente levava livros para as viagens e trocava. Queria conhecer coisas novas. 



Você continua sendo uma referência muito forte na atual seleção. Sempre acaba sendo citado por um ex-companheiro ou pelo Bernardinho. Esperava por isso?
Nunca conquistei prêmios individuais porque queria ganhar. O importante sempre foi a medalha. Sei que influenciei, que fui um espelho para muita gente. Não só no vôlei. Conheci um menino em Recife e entreguei uma bola para ele. Aí ele perguntou o meu nome. Eu disse que era Giba. Ele perguntou de novo o nome de verdade. Eu falei que era Gilberto. Ele me falou assim: "Eu também sou Gilberto, tenho o mesmo problema que você teve (leucemia), vou me curar e te achar para contar. Dois anos depois, ele fez 2.000km para falar comigo em Brasília. Quando o vi descendo a escada com a mãe não consegui treinar. Lembro que ele falou: "Não disse que ia me curar?" Teve também uma menina que me abraçou num aeroporto e disse que a avó e a mãe tinham morrido e que ela se apegou a mim para não se matar. Sei que ajudei muita gente a se superar, como eu também fiz na minha vida.


Giba e Bruninho, Vôlei (Foto: Agência Reuters)Giba e Bruninho no pódio das Olimpíadas de Londres (Foto: Agência Reuters)


Bruninho diz que a final olímpica de Londres segue viva na lembrança dele até hoje. Você também relembra aquele  momento?
A única vez que chorei no pódio foi lá. Mas não era porque tínhamos perdido a medalha de ouro, e sim pelos 20 anos que tinha passado defendendo a seleção e ver que aquilo tinha acabado ali. Claro que perder do jeito que perdemos também foi ruim. Mas para mim foi aquela sensação: " E agora?" Acabou tudo". Ele (Bruninho) não. Ele tem mais três Olimpíadas e tempo para chorar só que pela conquista de novos ouros.  



Você acredita que o Brasil tem chances de conquistar o tetracampeonato mundial na Polônia?
Quando estavam disputando a Liga Mundial, e as coisas não estavam saindo do jeito esperado e todo mundo estava criticando eu falei: "Esperem porque eles vão chegar de novo". E foram para a fase final e ficaram com a prata. Estou confiante e acho que vão chegar ao Mundial com muitas chances. A Rússia perdeu o líbero e o oposto. Acho também que nos Jogos eles vão bem. A renovação é natural, e o Bernardo teve essa capacidade de vislumbrar o futuro, levando Sidão, Bruninho, Eder e Murilo para ir treinar com a gente e ganhar experiência. Estamos há quatro ciclos olímpicos no pódio. Confio muito nesse grupo.



Seus filhos jogam vôlei?
Não (risos). Ela faz atletismo, ele gosta de judô. Para Nicoll, o vôlei foi o que tirou o pai dela de casa. Diz que não quer por isso. Ela tem 10 anos e é ciumenta. Vai ao shopping e fala que hoje o pai é dela, que ninguém vai parar para tirar foto comigo. Patrick é moleque. Está com 6 anos e gosta de futebol e judô. Os dois praticam muito esporte. 


vôlei Giba olimpíadas (Foto: Getty Images)
Giba durante as Olimpíadas de Londres 
(Foto: Getty Images)


O que foi mais sofrido durante toda a carreira?
Nicoll e Patrick são os meus tesouros. Quando eles nasceram foi bem difícil. Eu viajava muito. Lembro que estava na Coreia, e ela não queria falar comigo pelo computador porque eu estava há 25 dias fora de casa. Ela então olhou para tela e disse: "Oi, papai. Não me obrigue mais a falar com você pelo computador porque eu sinto saudade." (chora) Doeu não ver essa parte do crescimento dela. Patrick também é maravilhoso e reclamava, pedia que eu não viajasse de novo. Ela nasceu quando eu estava nas Olimpíadas de Atenas. E ele, depois das de Pequim. Nicoll sempre brinca: A minha medalha é de ouro, a sua é de prata".


Giba Dança dos famosos (Foto: Instagram)Giba durante ensaio para o quadro Dança dos Famosos (Foto: Instagram)


O espírito competitivo do ex-atleta vai estar na Dança dos Famosos?
Não gosto de perder nem em par ou ímpar (risos). Os outros participantes são fortes, mas estou me esforçando. Não sabia dançar, não. Estamos ensaiando duas horas por dia e chego em casa cheio de dores. Vamos ver a partir de domingo como vai ser (risos). Acho que fui bem. Camila, a bailarina que é minha professora, é muito boa e já deu para aprender bastante. 



principais títulos da carreira
3 medalhas olímpicas (ouro em Atenas 2004, prata em Pequim 2008 e Londres 2012)
3 ouros em Mundiais
3 Copas dos Campeões
2 Copas do Mundo
1 Pan-Americano
8 Sul-Americanos 

                                                                                                                  Integrante do Hall da Fama do Vôlei 

Mercado: sexta tem Dani Alves fora do Barça, baixa no Fla e Eto'o na Itália

Lateral-direito pode ser dispensado do clube catalão, Hernane é negociado por R$ 13,6 milhões e atacante camaronês estaria de malas prontas para defender o Roma


Por Rio de Janeiro


As especulações e as definições do mercado da bola seguiram movimentadas nesta sexta-feira (1). Entre os destaques está Daniel Alves: o brasileiro pode estar de saída do Barcelona. Depois de pesar as propostas recebidas e ter decidido ficar no clube para cumprir o último ano de seu contrato com os blaugrana, o lateral-direito não deve ter mais escolhas. A diretoria do clube catalão aguarda a volta do jogador, que está de férias em Ibiza, e apresentará, na próxima terça-feira, dia da reapresentação, um pedido para que Dani procure um novo time, segundo o jornal "Sport".

Daniel Alves gol, Manchester City x Barcelona (Foto: Reuters)
Daniel Alves estaria próximo de encerrar 
sua passagem pelo Barcelona (Foto: Reuters)

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada pelo técnico Luis Enrique e sua comissão. Lucho teria colocado o brasileiro em sua lista de dispensas por acreditar que o Barcelona precisa de uma renovação, e atletas com muito tempo de casa devem dar vaga a novos jogadores. Andoni Zubizarreta, diretor de futebol, tem centralizado seus esforços na contratação do colombiano Juan Cuadrado, que também joga na lateral direita. No entanto, a pedida da Fiorentina de 50 milhões de euros ainda é muito alta aos olhos dos catalães.

Outro jogador que está de saída, mas do Flamengo para o futebol árabe, é Hernane. O Al Nassr anunciou em seu perfil oficial no Twitter a contratação do atacante. A oferta é de 4,5 milhões de euros (R$ 13,6 milhões) com um contrato de três anos. O Flamengo é dono de 50% dos direitos econômicos e vai receber a sua parte, quase R$ 7 milhões, em duas vezes. O restante do jogador pertence à empresa Talents Sports, do seu empresário Paulo Pitombeira, e ao Mogi Mirim.


Hernane  Al Nassr (Foto: Reprodução / Twitter)
Al Nassr deu as boas vindas ao 
atacante do Flamengo através 
das redes sociais (Foto: 
Reprodução / Twitter)

Enquanto isso, outro clube carioca pode sofrer uma baixa em seu elenco: o Botafogo. Jefferson vem sendo especulado como alvo de interesse do Benfica. O presidente do Alvinegro, Maurício Assumpção, admitiu que o clube tem consciência do interesse dos portugueses. No entanto, ressaltou que não há proposta oficial, mas deixou claro que não pretende impedir o goleiro de sair, caso seja o seu desejo.


- Até agora não chegou nada de oficial. Nós temos a atitude de não prejudicar a carreira dos jogadores. Se o atleta entender que a proposta é muito boa e vantajosa para ele e também for para o Botafogo, vamos conversar - afirmou Assumpção, em entrevista à "Rádio Renascença", de Portugal.

Na Itália, a especulação envolvendo o nome do camaronês Eto'o ganhou força. Sem clube desde que deixou o Chelsea em junho, o atacante pode fechar com o Roma. O jornal português "O Jogo" informou que o jogador já chegou a um acordo com os giallorossi e está a caminho da Itália para assinar contrato.


etoo chelsea x manchester united (Foto: AFP)
Eto'o já teria acertado com a Roma 
para a temporada 2014/2015 
(Foto: AFP)

Na Inglaterra as notícias também foram destaque. Depois de assinar com o New York City, a imprensa britânica afirma que o meia Frank Lampard pode surpreender ao acertar um empréstimo para o Manchester City até que se junte ao time americano, que só disputará a MLS no próximo ano. Ídolo do Chelsea, o inglês apenas treinaria com os Citizens - mas também teria que ser inscrito nas competições.

Entre as inúmeras especulações envolvendo o Arsenal, Arsène Wenger admitiu que Thomas Vermaelen pode deixar a equipe e descartou a contratação do colombiano Juan Quintero, do Porto. Além disso, revelou que o clube ainda pode buscar novos reforços nesta janela. Até aqui, os Gunners já contrataram os seguintes jogadores: Alexis Sánchez, Mathieu Debuchy, David Ospina e Calum Chambers. O técnico também disse que não tem a intenção de contratar Balotelli e afirmou que Joel Campbell deve permanecer na equipe.

- Joel Campbell faz parte dos meus planos. Ele deve atuar amanhã (sábado) contra o Benfica - disse Wenger.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/08/mercado-sexta-tem-dani-alves-fora-do-barca-baixa-no-fla-e-etoo-na-italia.html

Monaco confirma a volta de Falcao García aos campos neste sábado

Depois de mais de seis meses em recuperação de lesão no joelho esquerdo, atacante colombiano enfrentará o Valencia em torneio amistoso: "Fé, trabalho e paciência"


Por Monaco, França


A expectativa dos torcedores do Monaco se concretizará neste fim de semana. O clube do principado confirmou nesta sexta-feira que o atacante Falcao García voltará aos gramados neste sábado, em amistoso contra o Valencia, no Emirates Stadium. O técnico Leonardo Jardim já havia levantado a possibilidade de ter o jogador de volta nesta ocasião.

- Fé, trabalho e paciência. Obrigado, Deus #otigrevoltou - comemorou o atacante em seu Twitter.

Falcao García retorno Monaco (Foto: Reprodução/Twitter)
Falcao García tem retorno aos gramados 
confirmado (Foto: Reprodução/Twitter)

Falcao estava na reta final de recuperação de uma grave lesão no joelho esquerdo, sofrida no fim de janeiro em um duelo contra o Chasselay, da quarta divisão da França. O colombiano rompeu o ligamento anterior cruzado e teve que passar por uma cirurgia. O Tigre até tentou acelerar seu processo de recuperação para poder estar disponível para a disputa da Copa do Mundo, mas não conseguiu estar pronto a tempo.

O colombiano tem sido envolvido em rumores sobre sua transferência para o Real Madrid. Na Espanha, a imprensa informou que ele aceitou reduzir seu salário pela metade para jogar no clube merengue. Entretanto, o técnico Carlo Ancelotti afirmou que não busca outro centroavante para o elenco. Enquanto isso, Jardim inclui o jogador em seus planos. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2014/08/monaco-confirma-volta-de-falcao-garcia-aos-campos-neste-sabado.html

Caso André Santos: STJD absolve Fla e Internacional; Chicão pega um jogo

Rubro-Negro e Colorado corriam risco de perder até dez mandos de campo e pagar multa de R$ 100 mil. Zagueiro, que já cumpriu automática, está livre para jogar


Por Rio de Janeiro


Chicão no STJD (Foto: Sofia Miranda)Chicão acompanha julgamento no STJD (Foto: Sofia Miranda)

Em sessão da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira, Flamengo e Internacional foram absolvidos. Os clubes foram ao banco dos réus devido a agressões de torcedores ao lateral André Santos, do Rubro-Negro, dentro do estádio Beira-Rio após a goleada colorada por 4 a 0, no último dia 20. O clube gaúcho teve três votos a favor, contra um pedindo sua punição. O Fla, por sua vez, teve dois votos contra e dois a favor. O denunciado é beneficiado quando acontece empate e por isso o clube carioca acabou absolvido. Também julgado pelo cartão vermelho recebido no mesmo jogo, Chicão foi punido com um jogo de suspensão, já cumprido na partida seguinte (automática).

O diretor executivo de futebol do Flamengo, Felipe Ximenes, o gerente do mesmo departamento, Gabriel Skinner, e o segurança rubro-negro Fabinho lançaram mão de discursos neutros quando participaram do julgamento, na posição de testemunhas. Já o coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul Alexandre Bortoluzzi foi incisivo e garantiu que não houve agressão.

- Só houve troca de ofensas, os oficiais impediram qualquer agressão.

Defesa do Fla alega que André Santosfoi negligente
A responsável pela logística do Flamengo em Porto Alegre, Ana Verrardi, seguiu o discurso do coronel disse que não houve agressão. Todos os depoentes sustentaram que André Santos agiu por conta própria ao sair sem a delegação, porque estava com pressa.

O advogado do Flamengo no caso, Michel Asseff Filho, disse que o clube defender André Santos, via nota oficial, era uma atitude esperada. Em contrapartida, falou em "negligência" do lateral. Ainda considerou descabido julgar o Rubro-Negro em função de atos cometidos por uma organizada que, segundo Asseff, está em litígio com o Fla.

Não houve agressão física. Houve negligência do jogador, que desobedeceu o clube. Saiu pela sala de imprensa
Michel Asseff Filho, advogado que defendeu o Flamengo no julgamento

- É claro que o clube vai acreditar nas entrevistas que o atleta concedeu. A atitude normal de qualquer clube é repudiar. Não fala em agressão física, mas sim em repudiar a agressão, acreditando no que o atleta disse. Depois, investigando o caso e procurando saber o que aconteceu, começamos a entender qual foi o motivo dessas alegações. Ou pelo menos tentamos entender. Os depoimentos aqui foram muito claros. Ninguém viu uma agressão física. Foi um exagero. Por que foi relatado esse exagero ninguém sabe. Isso é uma prova que a procuradoria deveria produzir. A vítima que saiu destrambelhada sem respeitar as ordens dos clubes. Ele saiu sem ouvir as palavras do diretor executivo. O empregador é responsável por atitude de delinquentes, bandidos que estão fora do estádio? Pessoas começaram a xingá-lo do lado de fora. Não há prova de qualquer gravidade. E a procuradoria vem pretender perda de mando de campo? Ou que o clube seja multado? Vocês acham que o torcedor delinquente fica solidário com o clube quando o clube é punido, multado? Essa suposta torcida, travestida de torcida que estava do lado de fora, quer isso. A punição tem que ser contra essas pessoas. Querer estrangular o clube com perda de mando de campo é irresponsabilidade. Não houve agressão física. Houve negligência do jogador, que desobedeceu o clube. Saiu pela sala de imprensa.

O procurador do STJD Flávio Boson condenou a postura do Flamengo, afirmando que o Rubro-Negro tentou colocar em dúvida as agressões que André Santos garante ter sofrido.

- O primeiro ponto em que se valeu a defesa do Flamengo foi se houve ou não realmente a agressão. Uma defesa bem feita conseguiu instalar essa dúvida. Mas o atleta foi em rede nacional dizer que foi agredido. Eu entrei no site do Flamengo, o qual emitiu uma nota, que pode constar como documento. O título da nota é: O Clube de Regatas do Flamengo repudia a agressão ao jogador André Santos. Devo dizer mais. O empregador é responsável pela segurança de seu empregado. O empregador deve obrigar seu funcionário a seguir as normas para a segurança. Ainda que o André Santos tenha saído de forma intempestiva, o Clube de Regatas do Flamengo tinha a obrigação de zelar pela segurança dele e impedi-lo de fazer o que fez - afirmou Boson.
Último a depor antes da votação, Daniel Cravo, advogado do Inter, utilizou-se de um discurso mais sucinto e foi outro a atacar a procuradoria.

- A procuradoria não reuniu provas para afirmar que o jogador sofreu lesão. Parece que todos os depoimentos aqui prestados não valeram de nada.
Na hora da votação, o relator optou pela punição aos dois clubes. O voto seguinte pedia a punição apenas ao Flamengo. Depois, os dois últimos auditores optaram pela absolvição, o que acabou por fazer ambos os clubes escaparem de punições.

Vice jurídico do Fla diz que justiça foi feita no caso

O vice-presidente jurídico do Flamengo, Flávio Willeman afirmou que o clube já esperava a absolvição.

- Esperávamos a absolvição porque não houve agressão física ao atleta. Hoje ficou provado em documento enviado pela Polícia Militar do Rio Grande do Sul que não houve a agressão. Os depoimentos também revelaram isso. Houve um bate-boca entre o jogador e torcedores que estavam do lado de fora do estádio - disse o vice jurídico rubro-negro.

Sobre a versão contrária apresentada por André Santos, Willeman disse que o clube não sabe o motivo.

- O Flamengo ainda não tem explicações do porquê de o atleta ter feito essa declaração em rede nacional. O clube e o jogador não dialogaram durante essa semana. Ele ainda não está desligado do clube. O Fla fica contente porque a justiça foi feita.



* Sofia Miranda, estagiária, sob a supervisão de Fred Gomes


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2014/08/caso-andre-santos-stjd-absolve-fla-e-internacional-chicao-pega-um-jogo.html

Ana Marcela é ouro e fica perto do tri mundial; Allan leva bronze em Magog

Brasileiros estão na liderança da Copa do Mundo após a disputa dos 10k pela quinta etapa, nesta sexta-feira, no lago Magog, situado na província do Quebec, no Canadá


Por Quebec, Canadá


Ana Marcela logo após a vitória (Foto: Cristina Callou / Divulgação CBDA)Ana Marcela logo após a vitória nos 10k pelo lago Magog (Foto: Cristina Callou / Divulgação CBDA)

Depois de aproveitar a ausência de Poliana Okimoto para vencer em Roberval e assumir a liderança da Copa do Mundo, a brasileira Ana Marcela colecionou mais uma vitória nos 10k da maratona aquática e se aproximou do tricampeonato mundial nas águas do lago Magog, na província do Quebec, no Canadá. Quem também se garantiu no topo após a disputa da quinta etapa foi Allan do Carmo, que conquistou a medalha de bronze na prova olímpica, nesta sexta-feira, em Magog. O Brasil já possuiu três títulos femininos na Copa do Mundo de maratonas (um com Poliana Okimoto e dois com Ana Marcela). No masculino, o país nunca sagrou-se campeão, mas Allan do Carmo foi vice uma vez e terminou em terceiro lugar em duas oportunidades.

O Brasil tem 11 medalhas no Circuito da FINA, sendo quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze, confirmando a boa fase dos atletas brasileiros nas maratonas aquáticas. Atualmente, o país é campeão mundial por equipes. O título foi conquistado no Mundial de Barcelona, no ano passado.


Estou muito feliz por ter vencido mais uma. Sinto que o trabalho de toda a equipe está dando resultado e se transformando em vitórias"
Ana Marcela

- Estou muito feliz por ter vencido mais uma. Sinto que o trabalho de toda a equipe está dando resultado e se transformando em vitórias - comemorou Ana Marcela.

Após uma disputa acirrada, a baiana disparou ao contornar a última boia e garantir o primeiro lugar. A chinesa Yu Shi terminou na segunda colocação e a argentina Cecília Biagioli, campeã dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, completou o pódio.


Ana Marcela conquistou medalhas em todas as etapas disputadas do atual Circuito. Em Viedma, na Argentina, ela foi prata, no mês de fevereiro. Depois, em Cancún, México, ficou com o bronze. Daí em diante, só garimpou ouro: Setúbal, em Portugal, no mês de junho; e as duas em lagos canadenses. O Canadá reserva boas memórias à maratonista. Em Roberval, na região de Quebec, há quatro anos, ela conquistou sua primeira medalha internacional de vulto, com o bronze nos 5km do extinto Mundial de Maratonas. A próxima etapa, marcada para o dia 9 de agosto, também será no Canadá, desta vez, disputa na travessia do lago Megantic.

Allan do Carmo assume liderança

Samuel em primeiro plano e Allan ao fundo, na chegada dos 10km de Magog (Foto: Divulgação FINA)Samuel em primeiro plano e Allan ao fundo, na chegada dos 10km (Foto: Divulgação FINA)

Allan do Carmo, por sua vez, conquistou sua segunda medalha na temporada, após a prata na etapa portuguesa de Setúbal. Com o pódio e aproveitando a ausência do então líder, o alemão Christian Reichert, o baiano seguiu o exemplo de Ana Marcela e também passou a liderar o campeonato.

O vencedor no masculino foi o americano Alex Meyer (1h55m10s63), seguido pelo atual campeão da Copa do Mundo, o alemão Thomas Lurz (1h55m10s90).


Lurz aparece em terceiro na classificação geral do Circuito. Os brasileiros Samuel de Bona e Diogo Villarinho também tiveram um bom desempenho, terminando na quarta e sexta colocações, respectivamente, com os tempos de 1h55m13s24 e 1h55m14s55. Entre eles, em quinto lugar, ficou o americano Charles "Chip" Peterson (prata no Pan Rio 2007), com 1h55m14s36. Outros representantes do Brasil, Fernando Ponte (1h55min51s95) terminou na 12ª posição, enquanto Luis Gustavo Barros (1h55min59s61) foi o 18º.


Próximas etapas da Copa do Mundo 10km 2014:
Lac Megantic - Canadá - 9 de agosto
Hangzhou - China - 12 de outubro
Hong Kong - 18 de outubro



Histórico dos brasileiros na Copa do Mundo FINA de 10 quilômetros:
2007 - Poliana Okimoto - 3º lugar
2008 - Ana Marcela - 3º lugar
2009 - Poliana Okimoto - 1º lugar
2009 - Allan do Carmo - 2º lugar
2010 - Ana Marcela - 1º lugar
2012 - Ana Marcela - 1º lugar
2012 - Allan do Carmo - 3º lugar
2013 - Allan do Carmo - 3º lugar
2013 - Ana Marcela Cunha - 3º lugar


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/maratona-aquatica/noticia/2014/08/ana-marcela-e-ouro-e-fica-perto-do-tri-mundial-allan-do-carmo-leva-bronze.html

Goiás perde 4 mandos e atuará fora contra Inter, Cruzeiro, Atlético-PR e Fla

Time goiano é punido no STJD após torcedor arremessar bomba na arquibancada
do Serra Dourada na partida contra o Sport, dia 20 de julho. Diretoria vai recorrer


Por Goiânia


Confusão - Torcida do Goiás (Foto: Reprodução / PFC)Goiás é punido após bomba ser estourada na arquibancada do Serra na partida contra o Sport (Foto: Reprodução / PFC)

Bomba no Goiás. Literalmente. Por conta de um artefato arremessado por um torcedor na arquibancada do Serra Dourada na partida entre o Verdão e o Sport, no dia 20 de julho, o time esmeraldino foi punido nesta sexta com a perda de quatro mandos de campo e, se não obtiver sucesso no recurso, terá de enfrentar Internacional, Cruzeiro, Atlético-PR e Flamengo longe de Goiânia. O departamento jurídico do Verdão tentará reverter a pena para que o clube possa pelo menos atuar diante do Inter no Serra Dourada dia 16 de agosto.

Além das perdas de mando, a equipe também foi multada em R$ 50 mil. O relato da súmula do árbitro Péricles Bassols, que apitou o jogo entre Goiás e Sport, destacou que “aos 31 minutos do segundo tempo, a partida foi paralisada por ter estourado uma bomba artesanal na arquibancada junto à torcida do Goiás, sendo comunicado ao delegado do jogo e ao comandante do policiamento o fato. O sistema de autofalante e o placar eletrônico do estádio ratificaram a solicitação da equipe de arbitragem de não soltarem bombas no interior do estádio”.

Desde o ano passado o clube goiano já foi julgado inúmeras vezes por episódios de indisciplina nas arquibancadas. Em jogo da 30ª rodada do último Brasileirão, esmeraldinos se enfrentaram no Serra Dourada em briga generalizada. A equipe foi punida com a perda de dois mandos, cumprida somente em 2014, contra Criciúma e Botafogo, no início da Série A. Caso não consiga efeito suspensivo ou reverter a punição, a diretoria esmeraldina deve optar inicialmente por mandar jogos na Arena Pantanal, em Cuiabá.


FONTE:

Treinador do Real descarta presença de Cristiano Ronaldo contra o United

Atacante será poupado para a decisão da Supercopa da Europa contra o Sevilla


Por Ann Arbor, Estados Unidos


Cristiano Ronaldo Treino Real Madrid (Foto: Reprodução / Site Oficial)Cristiano Ronaldo está treinando separadamente (Foto: Reprodução / Site Oficial)

O atacante Cristiano Ronaldo não participará do amistoso entre Real Madrid e Manchester United, que vai ser disputado neste sábado, no estádio da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O português se apresentou para a pré-temporada no último domingo e segundo o técnico Carlo Ancelotti ainda não está em condições de jogar uma partida. O comandante pretende poupá-lo para a decisão da Supercopa da Europa, contra o Sevilla, no próximo dia 12.

- Ele está trabalhando individualmente, separado do time, mas não vai jogar amanhã (domingo) e seguirá treinando quando voltarmos a Madri porque o utilizaremos na Supercopa. Ele precisa se recuperar completamente e, para esta temporada, não queremos arriscar.

Real e United se enfrentarão diante de um público de quase 110 mil pessoas. Além da expectativa por causa da lotação, Ancelotti destacou que trata-se de um clássico mundial e que as duas equipes levarão o jogo a sério apesar do ambiente festivo.

- Nunca é um amistoso contra o Manchester United. É um time fantástico em um estádio fantástico, mas será nossa última partida da turnê e queremos terminar bem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/08/treinador-do-real-descarta-presenca-de-cristiano-ronaldo-contra-o-united.html

Lodeiro é apresentado e promete raça no Timão: "Não tem bola perdida"

Uruguaio diz gostar da pressão de jogar em um clube grande e não vê problema na forte concorrência no meio-campo do Corinthians


Por São Paulo

 
Quase um mês após chegar ao Corinthians, o meio-campista Nicolás Lodeiro, enfim, foi apresentado no CT Joaquim Grava, na tarde desta sexta-feira. O uruguaio já apareceu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e está à disposição de Mano Menezes para a partida contra o Coritiba, no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no Couto Pereiro. De acordo com ele, a principal característica deve conquistar a Fiel: com ele, não existe bola perdida.

– Já me disseram isso, que a torcida gosta. Vou tratar de fazer o melhor em cada jogo. Minha característica é não ter bola perdida. Será muito bom ganhar a torcida com isso. Gosto dessa pressão. É bom que esperem que você dê sempre o melhor, com a obrigação de ganhar e brigar por títulos – afirmou ele, em entrevista coletiva.

apresentação Lodeiro corinthians (Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Lodeiro foi apresentado no CT do Timão(Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

O total da transferência de Lodeiro para o Corinthians foi de R$ 4,5 milhões. O Timão deu uma entrada de R$ 1 milhão ao Botafogo, e repetirá o valor daqui a um ano. O restante será pago por meio dos salários de Emerson Sheik: o clube tem crédito com o clube carioca, referente ao atacante que foi emprestado ao Fogão até o fim do ano. Ele chega para concorrer por uma vaga em um meio-campo consolidado com Ralf, Elias, Petros e Jadson como titulares.

Após enfrentar uma série de treinos e burocracias para vestir a camisa do Corinthians ao lado do diretor de futebol Ronaldo Ximenes, nesta sexta, Nicolás Lodeiro se disse aliviado. O jogador uruguaio se impressionou com a estrutura do CT Joaquim Grava e disse não pensar mais no ex-clube: agora, quer marcar sua passagem no Timão e provar que pode ser titular.

– É um passo muito importante da minha carreira vir a um time grande como o Corinthians. Já passei por um momento difícil, mas não é momento de pensar nisso. Já foi o passado. Quero jogar e fazer meu melhor aqui.

A comissão técnica e a diretoria do Corinthians estão satisfeitas com as condições de Lodeiro. Após disputar a Copa do Mundo pela seleção uruguaia, o jogador chegou com ritmo de jogo ao Timão, e deve ganhar uma chance com Mano Menezes em breve. Ele provavelmente vestirá a camisa 14, número com o qual se identifica desde que começou a jogar futebol. O banco de reservas, aliás, não é um problema para o reforço.

– Não me assusta. Vou trabalhar para rapidamente estar no time titular. Vim para ajudar, fazer o melhor. Se o treinador quiser que eu fique no banco, não tem problema. Não vou desistir. Meu objetivo é jogar - finalizou.

Lodeiro recebe a camisa de Ronaldo Ximenes (Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
Lodeiro recebe a camisa de Ronaldo 
Ximenes (Foto: © Daniel Augusto 
Jr/Ag. Corinthians)


FONTE:

Al Nassr confirma contratação de Hernane ao Flamengo por três anos

Notícia é publicada em perfil do clube do Twitter: "Bem-vindo ao Al Nassr". Rubro-Negro receberá quase R$ 7 milhões por 50% dos direitos do atacante


Por Rio de Janeiro


Hernane  Al Nassr (Foto: Reprodução / Twitter)Mensagem do Al Nassr sobre contratação de Hernane (Foto: Reprodução / Twitter)

O Al Nassr anunciou em seu perfil oficial no Twitter a contratação de Hernane. O atacante está em Chapecó, onde o Flamengo enfrenta a Chapecoense no domingo, mas já estava decidido que o jogador não ficaria sequer no banco, já que o Rubro-Negro estava com a proposta do clube dos Emirados Árabes em mãos.

A oferta é de 4,5 milhões de euros (R$ 13,6 milhões) com um contrato de três anos. O Flamengo é dono de 50% dos direitos econômicos de Hernane e vai receber a sua parte, quase R$ 7 milhões, em duas vezes. O restante do jogador pertence à empresa Talents Sports, do seu empresário Paulo Pitombeira, e ao Mogi Mirim.

Hernane já esteve perto de deixar o Flamengo em outras duas oportunidades. Clubes da China e dos Emirados Árabes fizeram propostas pelo jogador, mas não apresentaram as garantias necessárias para que a negociação fosse finalizada. Agora, o adeus deve ser oficializado na segunda-feira, quando a delegação volta ao Rio depois do jogo com a Chapecoense.

Xodó da torcida do Flamengo, Hernane terminou 2013 como artilheiro do Brasil, marcando 36 gols e conquistando o título da Copa do Brasil. Este ano, participou da conquista do Carioca, mas sofreu com lesões e fez apenas seis gols. No total, desde 2012, quando foi contratado, disputou 87 jogos com 45 gols marcados.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/08/al-nassr-confirma-contratacao-de-hernane-ao-flamengo-por-tres-anos.html

Viagra contra a altitude: arma do San Lorenzo retoma discussões no Brasil

Medicamento já foi cogitado por Grêmio e Palmeiras em 2009. Médico do Tricolor se mostra aberto a futuras experiências, mas fisiologista do Fla vê só fator psicológico


Por Rio de Janeiro


As máscaras e cilindros de oxigênio só apareceram para a foto, e entre sorrisos. Depois de mostrarem fôlego na derrota por 1 a 0 para o Bolívar nos 3.600m de La Paz, na última quarta-feira (gol sofrido apenas nos acréscimos da partida), os jogadores do San Lorenzo comemoraram no vestiário do estádio Hernando Siles a inédita vaga na final da Libertadores. O clube não admitiu, mas segundo a imprensa argentina um dos segredos para enfrentar as temidas altitudes do torneio foi o uso de Viagra - havia feito o mesmo contra o Independiente del Valle, nos 2.500m da região metropolitana de Quito, no Equador.

O medicamento, famoso no tratamento de disfunção erétil, dilata os vasos sanguíneos e aumenta a oxigenação do sangue, o que teoricamente amenizaria os efeitos causados pelo ar rarefeito e baixa pressão atmosférica de grandes elevações.

Maximiliano Bauza San Lorenzo (Foto: Reprodução/Twitter)
Necessidade ou brincadeira? Jogadores 
do San Lorenzo posam com máscaras 
de oxigênio no vestiário (Foto: Twitter)

A tática ainda é vista como novidade por muitos clubes, mas já vem sendo debatida e pesquisada no meio esportivo há alguns anos. Na Argentina, a médica especialista Mariana Lestelle explicou à Rádio Del Plata que, apesar da possibilidade de ereção, o organismo humano é inteligente e dilatará os vasos em função da necessidade do momento, tendo ação sobre os pulmões dos jogadores devido à dificuldade respiratória nas partidas.

A Agência Mundial Antidoping (Wada) também já financiou um projeto nas universidades de Miami e Stanford, nos Estados Unidos, e concluiu que a substância não é considerada doping. O estudo trabalhou com ciclistas em diferentes simulações de altitudes, e a conclusão foi de que é improvável que o "Sildenafil citrate" (nome científico do Viagra) ofereça benefícios para exercícios em locais com menos de 4.000m acima do nível do mar. Esta é a altitude justamente do palco mais alto de um clube que já disputou a Libertadores: o estádio Víctor Agustín Ugarte, do Real Potosí, em Potosí, na Bolívia.

Fora da lista de substâncias proibidas e sem comprovação científica de benefícios, a eficácia do Viagra contra altitudes fica a cargo de experiências. Além do San Lorenzo, nas últimas duas temporadas a imprensa peruana divulgou que o Universitario, da capital Lima, usou o medicamento para jogar contra o Cienciano nos 3.400m de Cuzco, pelo campeonato local.


No Brasil, Grêmio e Palmeiras já cogitaram fazer o mesmo durante a Libertadores de 2009, quando os paulistas enfrentaram Real Potosí (Bolívia) e LDU (Equador), e os gaúchos, Boyacá Chicó (Colômbia) e Aurora (Bolívia). Só que ambos desistiram da ideia. Na época, o tema era novo, e havia receio de alguns por causa do doping, ainda em estudo na ocasião. Mas o exemplo de sucesso do Ciclón argentino - que, além da magra derrota para o Bolívar, conseguiu um empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle na fase de grupos - retoma o assunto no país.

Acho que a própria experiência deles vai nos dar subsídios para o uso futuro. Não só pelo resultado, que não quer dizer muito, mas pelo rendimento, pela análise... 
Márcio Bolzoni, médico do Grêmio

Médico do Grêmio, Márcio Bolzoni foi quem na época deu entrevistas, depois das especulações, avisando que o clube não iria utilizar o Viagra. Cinco anos depois, o doutor tem poucas lembranças do debate sobre o tema e não se recorda de onde surgiu a ideia num período em que a adoção do medicamento no futebol era algo novo. Mas, após o exemplo do San Lorenzo, ele se mostrou aberto a futuras experiências caso se comprove o benefício do remédio na altitude.

- Acho que a própria experiência deles vai nos dar subsídios para o uso futuro. Não só pelo resultado, que não quer dizer muito, mas pelo rendimento, pela análise... Lembro de ter falado (sobre o assunto) porque se chegou na época a dar uma pesquisada. A gente foi estudar o que havia. Ainda era especulação, não havia documentação científica que desse respaldo para usar. E em futebol a gente não faz experiência, não é? No Top 10, Top 20 (de clubes) no Brasil, usam o que é mais comum. Mas a gente não joga com altitude aqui, não se tem onde treinar para diminuir o problema, e quando se entra na Libertadores tem esse tipo de situação. O Viagra seria uma opção se ficar comprovado o benefício, é uma arma que a gente vai pensar em utilizar - admitiu.


Info CRUZEIRO Altitude Libertadores 02 (Foto: Infoesporte)
Cruzeiro teve de enfrentar o Real 
Garcilaso e a altitude de Cusco na 
fase de grupos da Libertadores

A recomendação médica para jogos em altitudes elevadas é a adaptação com vários dias de antecedência, o que quase sempre é inviável devido ao calendário das competições. Mas em 2009 o Palmeiras fez isso, dividindo o elenco em dois times - um para o início da Libertadores e outro para o Campeonato Paulista. Naquele ano, o alvo das perguntas sobre o uso do Viagra foi o fisiologista Cláudio Pavanelli, que atualmente está no Flamengo. Ele ainda se mostra cético com relação ao medicamento, enxerga apenas um possível benefício para o transporte de oxigênio pela circulação do sangue, o que não considera significativo.

- Sou rigorosamente contra, até que se prove que traz benefícios. No ano que vem, talvez se me entrevistar, posso falar que vou usar. A ciência é evolutiva, hoje é mentira, mas amanhã acontece outra coisa que vira verdade. Por enquanto, não vejo necessidade, porque num organismo, quando se faz atividade física, parte do aquecimento prepara seu corpo para o estresse e já tem uma dilatação vaso periférica. A ideia do Viagra é de ofertar mais oxigênio para chegar à musculatura como fonte de energia, mas existe outra linha de pensamento de que isso não adianta se o músculo não estiver pronto para a absorção. Além do mais, na parte respiratória, não existe relação direta entre maior dilatação e maior oferta de oxigênio. Não existe trabalho científico que eu conheça que prove uma melhora. Para corridas em altitudes, pode até achar um benefício, mas o futebol é uma atividade acíclica, que não é contínua: freia, para, muda a direção, corre de costas... É uma característica completamente diferente de outros esportes, não apenas de consumo de energia durante exercícios, mas de recuperação de oxigênio entre esses sprints - explicou.

Eliminaria um monte de problemas fantasmas que a gente vê nos atletas. Seria fácil pegar o comprimido, dar aos jogadores e falar: 'Pronto, agora será como jogar no Maracanã'. Deixa um aviso para o pessoal usar Viagra para outros motivos (risos) 

Cláudio Pavanelli, sobre benefícios do medicamento se comprovada sua eficácia
O exemplo de sucesso do San Lorenzo na Libertadores não é o suficiente para Pavanelli, que acredita estar mais ligado à qualidade do time argentino contra os adversários equatoriano e boliviano. Além disso, ele vê um possível uso do medicamento mais ligado ao fator psicológico dos jogadores contra as temidas altitudes.

- O San Lorenzo é melhor tecnicamente, já começa por aí. Seria muito fácil falar depois do resultado. Eu, como fisiologista, não levaria em conta essa performance. Até gostaria, pois seria um trunfo. Eliminaria um monte de problemas fantasmas que a gente vê nos atletas. Quando vai à altitude, o mundo inteiro comenta, levanta situações de times que foram mal, e isso tudo cairia por terra. Seria fácil pegar o comprimido, dar aos jogadores e falar:


"Pronto, agora será como jogar no Maracanã" - imaginou o fisiologista, que brincou. - Deixa um aviso para o pessoal usar Viagra para outros motivos (risos).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/08/viagra-contra-altitude-arma-do-san-lorenzo-retoma-discussoes-no-brasil.html

Pai de Valdivia procura Verdão atrás do meia: "Não sei onde meu filho está"

No Chile, Luis Valdivia diz ter enviado e-mail ao clube perguntando sobre o Mago: "Eles também não sabem e estão esperando que volte"; torcedores o veem na Disney


Por São Paulo


Valdivia no Al Fujairah (Foto: Reprodução / Twitter)
Valdivia chegou a se apresentar ao Al 
Fujairah, mas depois voltou ao Brasil e não deu mais notícia... (Foto: Reprodução / Twitter)

O paradeiro de Valdivia começa a ganhar ares de mistério. Sem fechar a transferência para o Al Fujairah, dos Emirados Árabes, o jogador deveria se reapresentar ao Palmeiras, que pediu o seu retorno nos últimos dias. Mas o atleta está incomunicável e não tem conversado nem com parentes, como seu pai, Luis Valdivia, que relata preocupação.

No Instagram da esposa de Valdivia, há uma foto dela com o jogador na Disney. A imagem foi postada na terça-feira. Nas redes sociais, alguns torcedores postaram fotos ao lado do Mago, também na Disney, alguns dias atrás. 
- Enviei um e-mail ao Palmeiras para perguntar sobre Valdivia, porque não sabemos onde ele está. E ninguém tem uma informação sobre o paradeiro dele. Não sei onde meu filho está: São Paulo, Estados Unidos... eu, a mãe e toda a família estamos preocupados. O Palmeiras diz o mesmo, que também não sabem de nada e estão esperando o seu retorno - disse o pai do jogador, que está no Chile.

Não sei onde meu filho está: São Paulo, Estados Unidos... eu, a mãe e toda a família estamos preocupados. O Palmeiras diz o mesmo, que também não sabem de nada e estão esperando o seu retorno
Luis Valdivia, pai do Mago

Segundo Luis Valdivia, o último contato com o meia aconteceu há duas semanas, quando o jogador viajou para os Emirados Árabes e até posou para fotos ao lado de dirigentes do clube. O pai do atleta diz achar que o jogador assinou contrato com o Al Fujairah, mas relata não ter certeza, pois não recebeu informações desta negociação, diferentemente das demais ocasiões.
- Se vocês (reportagem) souberem alguma notícia, agradeço por me falarem - disse Luis, por telefone.

Com contrato válido até agosto de 2015, Valdivia recebeu os salários de julho do Verdão. Ganhar os vencimentos deste mês, aliás, foi uma exigência do meia para aceitar viajar para os Emirados Árabes, segundo Osório Furlan, conselheiro alviverde e dono de 36% dos direitos econômicos do atleta.

Esposa de Valdivia posta foto com o marido na Disney (Foto: Reprodução / Instagram)Esposa de Valdivia postou foto com o marido na Disney, na terça-feira; Verdão e família do jogador aguardam notícias...
(Foto: Reprodução / Instagram)

O Palmeiras pediu a reapresentação de Valdivia, após ser notificado pelos árabes das pendências na negociação. O Al Fujairah fala em pendências no acordo e em desacerto salarial, mas o estafe do atleta informou ao time alviverde que a situação seria resolvida.

Pelo acordo, o meia seria vendido por 5,5 milhões de euros (R$ 16,6 milhões, sendo R$ 10,5 milhões do Verdão e o restante do conselheiro e investidor). Uma multa de 2 milhões de euros também seria paga ao Al Ain, ex-clube de Mago nos Emirados Árabes.

Segundo Furlan, o Palmeiras o consultou sobre a venda de Valdivia no dia 14 de julho com os seguintes termos: 5,5 milhões de euros líquidos, a serem pagos em cinco parcelas de 1,1 milhão de euros, sendo uma no ato da assinatura do contrato e as outras quatro em dezembro deste ano, junho de 2015, dezembro de 2015 e a última em março de 2016.

Depois de posar com dirigentes árabes, Valdivia ganhou 10 dias de folga e viajou para os Estados Unidos. Seu planejamento era se apresentar para a pré-temporada no dia 4 de agosto.

Apesar de o jogador ter se despedido dos torcedores do Palmeiras por meio de uma rede social, o clube paulista nunca anunciou a transferência. Tanto que ainda mantém o Mago em sua página oficial como um dos atletas do atual elenco comandado por Ricardo Gareca. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2014/08/pai-de-valdivia-procura-verdao-atras-do-meia-nao-sei-onde-meu-filho-esta.html

Médico não garante presença de Nadal no US Open: "Cedo para dizer"

Número 2 do mundo lesionou punho direito em treino na última terça-feira e já não vai disputar os Masters de Toronto e Cincinnati, onde defende títulos


Por Manacor, Espanha



saiba mais

Já oficialmente fora dos Masters 1.000 de Toronto, no Canadá, e de Cincinnati, nos Estados Unidos, onde defenderia os títulos conquistados no ano passado, Rafael Nadal não tem presença garantida no US Open. Médico pessoal do Touro Miúra e da federação espanhola de tênis, Ángel Ruiz Cotorro apontou que não há pressa para o número 2 do mundo se curar da lesão no punho direito sofrida durante um treino na última terça-feira, em Manacor, na Espanha. O tempo previsto de recuperação é de duas a três semanas, e o Grand Slam americano começa no dia 25 de agosto.

- É cedo para dizer se ele vai ao torneio. Se são três (semanas), são três; se são quatro, são quatro; e tomara que sejam duas. Tem de seguir passo a passo, dia a dia, e depois tem de realizar os exames pertinentes: as ultrassonografias , as ressonâncias... para ver como evolui a lesão e, a partir daí, poder-se dizer se vai ou não vai. Eu acho que ainda estamos longe de poder dizer isso, mas também vamos dia a dia e pouco a pouco vendo seu progresso - explicou o médico em entrevista à rádio espanhola "Cadena Cope".

A última partida oficial de Nadal foi a derrota para o australiano Nick Kyrgios, de 19 anos, nas oitavas de final de Wimbledon, na primeira semana de julho. Com a ausência em Toronto e em Cincinnati, o tenista espanhol, caso se recupere a tempo, deve entrar no US Open, onde também foi campeão em 2013, sem ter jogado torneios preparatórios para o último Grand Slam da temporada. O SporTV2 fará a transmissão ao vivo do evento.

tenis rafael nada treino lesão punho direito (Foto: Reprodução / Facebook)
Nadal passou a treinar com uma proteção 
no punho direito (Foto: 
Reprodução / Facebook)
   

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/08/medico-nao-garante-presenca-de-nadal-no-us-open-cedo-para-dizer.html

Após retirada em Wimbledon, Serena estreia com vitória em Stanford

Americana volta à ação recuperada da virose que a fez abandonar nas duplas do torneio do Grand Slam e vence a tcheca Karolina Pliskova por 7/5 e 6/2


Por Stanford, Estados Unidos


saiba mais

Serena Williams passou à terceira rodada do Torneio de Stanford ao superar, nesta quarta-feira, a tcheca Karolina Pliskova por 2 sets a 0 (parciais de 7/5 e 6/2). Cabeça de chave número 1, a americana folgou na jornada inicial e agora terá pela frente a sérvia Ana Ivanovic, que superou a canadense Carol Zhao, nesta quinta-feira, com um duplo 6/1.

Primeira colocada no ranking da WTA, Serena voltou às quadras em casa após a precoce eliminação da competição de simples e um abandono por mal-estar nas duplas em Wimbledon, problema este decorrente de uma virose.


Serena Williams, Stanford (Foto: AP)
Serena deu o primeiro passo no torneio 
americano (Foto: AP)

O duelo com Pliskova (45ª) começou equilibrado, com Serena Williams salvando dois break points no primeiro game de jogo e quebrando o saque da tcheca quando estava a um game de levar o primeiro set (7/5). Com a vantagem em uma das mãos, a tenista americana confirmou a supremacia e impôs na parcial seguinte, fechando em 6/2 e liquidando a fatura após 1h04m.


A quarta-feira também marcou a queda precoce da polonesa Agnieszka Radwanska nas oitavas de final. Número 5 do mundo e cabeça de chave 2 em Stanford, ela caiu na sua estreia para a tenista da casa Varvara Lepchenko, 59ª do ranking, por 2 sets a 1 (6/3, 3/6 e 6/4).

Serena Williams x Karolina Pliskova, Stanford (Foto: AP)
Pliskova mostrou resistência apenas no 
primeiro set e acabou sucumbindo 
diante da número 1 do mundo (Foto: AP)

Irmã de Serena, Venus Williams (25ª do ranking) definiu um encontro com Victoria Azarenka (10ª), de Belarus, ao superar, na terça-feira, pela primeira rodada, a polonesa Paula Kania (181ª) por 6/3 e 6/2. A partida aconteceu no mesmo dia em que a americana teve o recorde de saque mais rápido da história do tênis feminino batido pela alemã Sabine Lisicki, vice-campeã de Wimbledon no ano passado. O duelo de oitavas de final entre as ex-números 1 do mundo acontece nesta quinta-feira, às 23h (de Brasília).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/07/apos-retirada-em-wimbledon-serena-estreia-com-vitoria-em-stanford.html

Inscrita na Maratona de NY, Caroline Wozniacki não disfarça a empolgação

Tenista já fez várias referências à prova do dia 2 de novembro em uma rede social


Por Copenhague, Dinamarca


Os organizadores da Maratona de Nova York anunciaram que, entre os participantes de sua próxima edição, no dia 2 de novembro, estará a tenista Caroline Wozniacki. E ela parece estar empolgada com o desafio, segundo suas postagens nas redes sociais.

A expectativa pela prova começa já na descrição pessoal da ex-número 1 do mundo.

- Daughter, sister, tennisplayer. Mother to our dog Bruno. NYC marathon runner - diz a tenista, atualmente 13ª do ranking da ATP.

- Filha, irmã, jogadora de tênis. Mãe do nosso cachorro Bruno. Corredora da Maratona de Nova York.


Caroline Wozniacki tenis twitter (Foto: Reprodução)
Caroline Wozniacki empolgada no 
Twitter (Foto: Reprodução)

Em um de seus posts mais recentes, ela não disfarça a animação por estar confirmada na prova.

- It's on! No turning back now!! Getting ready to run @nycmarathon.

- Agora vai! Não dá pra voltar atrás agora! Preparando-se para correr @ nycmarathon.


Ela ainda tem recebido o apoio de outras tenistas, como Ana Ivanovic, apoiando a sua iniciativa, que não chega a ser uma novidade. No entanto, muitos atletas disputam a prova depois de encerrar a carreira em suas modalidades, caso do ciclista do Lance Armstrong, que correu a Maratona de Nova York em 2006, já curado de um câncer nos testículos, antes de retornar ao ciclismo.

Lance Armstrong 2007 corrida (Foto: Getty images)
Lance Armstrong, de amarelo, no centro, 
na prova de 2006 (Foto: Getty images)


FONTE:

http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/07/inscrita-na-maratona-de-ny-caroline-wozniacki-nao-disfarca-empolgacao.html

No dia do aniversário, Azarenka não é páreo para Venus e cai em Stanford Americana leva a melhor em duelo de ex-líderes do ranking mundial e vai às quartas

Americana leva a melhor em duelo de ex-líderes do ranking mundial e vai às quartas


Por Stanford, EUA


saiba mais

A estreia no WTA de Stanford, nos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira, não foi como Victoria Azarenka esperava. No dia em que completava 25 anos de idade, a tenista de Belarus (10ª do ranking) levou a pior contra a americana Venus Williams (25ª) num intenso duelo entre ex-números 1 do mundo. Pelas oitavas de final do torneio americano, as duas jogadoras batalharam durante uma hora e 42 minutos, e a irmã de Serena Williams conseguiu garantir a vaga nas quartas de final sem a necessidade do terceiro set, com as parciais de 6/4 e 7/6(1).

Venus volta à quadra em Stanford nesta sexta-feira. Ela enfrenta a alemã Andrea Petkovic (18ª) às 20h (horário de Brasília) e, se vencer, pode acabar pegando Serena nas semifinais. A atual número 1 do mundo disputa as quartas de final à meia-noite de sexta para sábado (horário de Brasília), contra a sérvia Ana Ivanovic (11ª).

tenis venus williams victoria azarenka stanford (Foto: EFE)
Venus e Azarenka se cumprimentam 
após confronto que levou à quadra 
duas ex-líderes do ranking mundial 
(Foto: EFE)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/08/no-dia-do-aniversario-azarenka-nao-e-pareo-para-venus-e-cai-em-stanford.html

Saudade também no bolso: saída de R10 deixa legado e desafio ao Galo

Além de títulos inéditos, passagem do craque traz expansão para marca Atlético-MG.
"Cabe a nós andar para frente com a construção toda que foi feita", avalia diretora


Por Belo Horizonte


Ronaldinho lançamento DVD (Foto: Douglas Magno/Agência Estado)Furacão Ronaldinho: craque é sinônimo de gols e lucros (Foto: Douglas Magno/Agência Estado)

Ronaldinho Gaúcho deixará saudades. Não só para a torcida do Galo, mas também, ao caixa alvinegro. Um grande desafio à diretoria atleticana está colocado: manter os números de arrecadação nos próximos anos, mesmo sem o principal “garoto-propaganda”. Os dados mostram que R10 foi o grande responsável por alavancar os ganhos do Atlético-MG. Mas a diretoria do atual campeão da Libertadores, apesar de reconhecer que a “parceria” com o meia fez o Galo ser reconhecido mundialmente, acredita que a marca da equipe mineira é forte por si só.  

Além da expansão da marca, Ronaldinho Gaúcho também trouxe dois títulos inéditos ao clube: a Libertadores de 2013 e a Recopa Sul-Americana desta temporada. Para se ter uma ideia, quando ele chegou, em junho de 2012, o valor da marca Atlético-MG era de R$ 179 milhões. A permanência do jogador, e a divulgação de seu nome junto ao do clube alvinegro, fizeram a marca alvinegra valer R$ 214 milhões. Tudo isso aliada à conquista da Libertadores sobre o Olimpia, do Paraguai. Em 2014, considerando o Atlético campeão da Libertadores, o valor chega a R$ 357 milhões.
  
A diretora executiva do clube, Adriana Branco, não tem dúvidas em dizer que Ronaldinho foi o grande carro-chefe para o Atlético-MG aumentar os ganhos.  
- Valorizou. Houve, sim, (aumento nos ganhos), venda de produtos, exposição em mídia que valoriza também o patrocinador. O Ronaldo causa interesse internacional naturalmente e isso só agrega valor à marca do Atlético-MG, tanto em venda de camisa, em tudo mais. É importante registrar que na Copa do Mundo, as lojas do Galo venderam camisa do Ronaldinho para torcedores da Argentina, da Colômbia, do Chile e do México. Ele provoca comoção por onde passa.  

Desembarque Ronaldinho na Colombia (Foto: Bruno Cantini/CAM)Por onde passou, R10 provocou comoção de torcedores (
Foto: Bruno Cantini/CAM)

Legado e desafio  
Vestido com a camisa do Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho arrastou multidões. Foi assim na América do Sul durante os jogos da Libertadores, durante os amistosos na China e no Mundial de Clubes no Marrocos, ano passado. Apesar de admitir que o meia foi muito importante para o clube, a diretora executiva acredita que o Galo não terá grandes perdas com a saída do craque.

- Fica um grande legado, cabe a nós andar para frente com a construção toda que foi feita de conquistas, de Ronaldo. Manter isso e acrescentar sempre à marca um caminho que está traçado, que não tem volta mais. O Atlético é uma marca forte, consolidada, dá um retorno extremamente surpreendente para nossos parceiros. Virão outros, e temos um elenco valiosíssimo, com outros excelentes jogadores. Acho que não interfere.  

  
Confira os números do Atlético-MG em termos de arrecadação sem e com R10:  

Arrecadação de bilheteria
2011 - R$ 2,5 milhões
2012 - R$ 14,3 milhões
2013 - R$ 20,1 milhões 
  
Patrocínio
2011 - R$ 18,2 milhões
2012 - R$ 21,9 milhões
2013 - R$ 25,4 milhões 
  
Arrecadação por transferência
2011 - R$ 22,7 milhões
2012 - R$ 11,8 milhões
2013 - R$ 63,1 milhões  

Receita total
2011 - R$ 99,8 milhões
2012 - R$ 163 milhões
2013 - R$ 227,9 milhões  

Valor da marca
2012 - R$ 179 milhões
2013 - R$ 214 milhões
2014 - R$ 357 milhões 


FONTE: