domingo, 20 de julho de 2014

Ricardo Gareca vê evolução no Palmeiras: "Não merecíamos perder"

Treinador do Verdão elogia disposição dos atletas e lamenta resultado em sua estreia no Pacaembu. Time não vence há cinco partidas no Brasileirão

Por São Paulo

ricardo Gareca palmeiras e Cruzeiro (Foto: Mauro Horita / Globoesporte.com)Ricardo Gareca durante a partida contra o Cruzeiro (Foto: Mauro Horita / Globoesporte.com)

Dois jogos e duas derrotas no comando do Palmeiras. Mas nem essa sequência negativa tira a tranquilidade do técnico Ricardo Gareca no clube. Após a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro na tarde deste domingo, no Pacaembu, o argentino elogiou a postura da equipe e viu uma evolução em relação ao futebol apresentado diante do Santos, na última quinta-feira, na Vila Belmiro.
Satisfeito com a dedicação dos jogadores e a aplicação tática que os palmeirenses demonstraram diante do líder do Campeonato Brasileiro, Gareca ressaltou a necessidade de o time evoluir na temporada, mas analisou o tropeço em casa como um resultado injusto.
– Foi uma partida difícil contra um grande rival. Mas o Palmeiras não mereceu perder – afirmou o treinador, em entrevista coletiva após a partida.
Na próxima rodada, o Palmeiras terá pela frente o Corinthians, em clássico que será disputado no domingo, às 16h, na Arena Corinthians. Antes disso, na quarta-feira, o Verdão entra em campo para enfrentar o Avaí, na quarta-feira, na Ressacada, pela terceira fase da Copa do Brasil.


Confira os principais trechos da entrevista coletiva:

AVALIAÇÃO
Foi uma partida difícil contra um grande rival. Mas penso que o Palmeiras não mereceu perder. As atuações de Tobio e Mouche foram boas. A do Tobio foi muito boa. O Pablo jogou 20 minutos com muita vontade e, aos poucos, vai encontrando o ritmo que ele precisa.
OS GOLS DO CRUZEIRO
Sofremos dois gols muito rápidos. Diante de um rival contra o Cruzeiro fica difícil. Temos de revisar algumas coisas importantes, como esses gols de bolas paradas. Temos de rever algumas coisas importantes para que não aconteçam novamente.

EVOLUÇÃO DO TIME
O jogo contra o Cruzeiro me deixa mais tranquilo. O resultado não me deixa tranquilo. Tenho de agradecer a torcida do Palmeiras que incentivou o jogo inteiro. Foi muito importante para o time. Não conseguimos dar a alegria de não perder o jogo. Mas essa partida me deixa mais tranquila, apesar do resultado. O rendimento do time me deixa tranquilo.

GOLS DE BOLA PARADA
É minha responsabilidade, da comissão técnica, mais do que dos jogadores.

COPA DO BRASIL
Agora só penso na Copa do Brasil. Vamos com um time e com os jogadores que temos de melhor. É difícil que o mesmo time que jogou contra o Cruzeiro jogue na quarta. Jogamos contra o Santos e 72 horas depois tivemos o jogo contra o Cruzeiro e agora, 72 horas depois mais uma vez, vamos ter a Copa do Brasil... Isso é muito difícil. Vamos a Copa do Brasil com os jogadores que estiverem bem recuperados. Contra o Corinthians também, vamos jogar com quem se recuperar melhor desses todos os jogos.

ALTERAÇÕES
O Palmeiras tem de jogar com a atitude e o entusiasmo que tiveram durante todo o jogo. Buscou ser protagonista, mas enfrentamos um grande rival. O Cruzeiro é um time importante. O jogo foi muito rápido e fizeram 2 a 0. Eu penso que o Palmeiras melhorou em respeito ao primeiro jogo. E esse é o caminho. Com tempo, o Palmeiras vai ser um time importante. Vamos melhorar não apenas o jogo, mas os resultados também.

O QUE PRECISA MELHORAR
O time precisa ganhar. Vitória dá mais confiança a todos. A torcida acredita, todo mundo acredita. Temos de seguir pelo mesmo caminho deste jogo, e ir melhorando algumas coisas. Trabalhar mais alguns aspectos e continuar com a mesma intensidade de jogo que tivemos durante os 90 minutos. Defensivamente o time sofreu gols, mas acredito que são coisas corrigíveis. Isso se pode corrigir, não são situações que não se podem ser acertadas. Temos de manter uma continuidade no jogo. É isso que vamos insistir.

CLÁSSICO CONTRA O CORINTHIANS
Quando assumi o Palmeiras sabia as exigências do clube. Eu sei o que significa um clássico contra o Corinthians. Contra o Santos foi um clássico também. Hoje o time foi muito importante e sei da importância para torcida, diretoria, jogadores e para mim o jogo contra o Corinthians. Mas temos de pensar primeiro na Copa do Brasil. 

CARINHO DA TORCIDA COM OS ARGENTINOS
Não falei com Tobio e Mouche sobre a torcida. Mas eu vi uma torcida gritar todo o jogo. Mesmo perdendo. Para nós isso é muito importante. Agradeço, mas queria ganhar a partida por eles. Espero que, corpo técnico e jogadores, juntos, possam dar uma resposta rápida para a torcida do Palmeiras.


FONTE:

Marcelo Oliveira valoriza vitória fora contra rival considerado direto

Treinador explica que pressão sofrida no segundo tempo é natural, devido à melhora do rival e queda de ritmo de alguns de seus jogadores


Por São Paulo

Quem viu apenas os primeiros 30 minutos da partida entre Cruzeiro e Palmeiras pôde ter ficado com a impressão de que a equipe mineira aplicaria uma grande goleada no rival. Foram dois gols, além de um futebol envolvente que não deu brechas para o dono da casa. Mas a partir de então, o Palmeiras melhorou no jogo, conseguiu um gol logo no início do segundo tempo e teve chances de empatar, algumas delas cara a cara com Fábio, que acabou salvando (Veja os melhores lances do jogo no vídeo acima).

Depois do duelo e com os três pontos garantidos, o técnico Marcelo Oliveira confirmou que os primeiros 30 minutos do time foram os melhores no campeonato, mas que o jogo tem mais 60, o que não pode permitir que haja relaxamento.  

- Considero extraordinária a arrancada que demos, mas futebol tem 90 minutos e não pode se apegar a isso. Cobrei no intervalo, com toques curtos e perdendo bolas numa área perigosa, mas este campeonato é difícil, em alguns jogos vamos ter condições de sermos envolventes e em outros vamos sofrer, como foi. Precisamos ter coração bom e espírito de luta boa também.  

Considero extraordinária a arrancada que demos, mas futebol tem 90 minutos e não pode se apegar a isso.
Marcelo Oliveira

Segundo Marcelo, o triunfo contra um rival considerado direto, como o Palmeiras, permite que haja esse tipo de pressão, ainda mais com a equipe conquistando os três pontos, como ocorreu.  

- Podíamos ter feito o terceiro com o Éverton Riobeiro e não fizemos, e aí ocorreu a combinação de duas coisas: o Palmeiras reagiu, trocou jogadores, veio para cima e criou problemas. E nós, ainda no primeiro tempo começamos a fazer um jogo curto e perdemos algumas bolas que geraram cartões amarelos, com isso demos gás ao Palmeiras. O Cruzeiro não tinha intenção de recuar, mas o Palmeiras nos impôs isso, tínhamos o contra-ataque anunciado, mas não aproveitamos. 
  
Por fim, mesmo com o tropeço de rivais diretos como São Paulo e Corinthians, Marcelo descartou o rótulo de favorito, apesar de confessar estar à frente de um dos candidatos.  

- Na verdade, dentro do clube, não existe isso, mas nos conscientizamos de que o Cruzeiro é concorrente junto com seis ou sete equipes que cresceram no campeonato. Favorito na 11ª rodada não existe, vamos trabalhar jogo a jogo, todos são importantes e precisamos de uma pontuação alta em casa, além de buscar resultados como o de hoje, um pouco sofrida, mas valorizada pela garra e luta. O Cruzeiro está entre as equipes que podem ser campeãs.

Marcelo Oliveira cruzeiro e Palmeiras Pacaembu (Foto: Mauro Horita / Globoesporte.com)
Apesar da vitória, Marcelo cobra mais 
atenção do time durante os 90 minutos 
(Foto: Mauro Horita / Globoesporte.com)

Com início arrasador, líder Cruzeiro vence e deixa Palmeiras perto da crise

Com dois gols nos dez primeiros minutos de jogo, Raposa abre cinco pontos para o segundo colocado. Verdão aumenta jejum, e torcida pressiona


 A CRÔNICA

por Felipe Zito

A paralisação do Campeonato Brasileiro em virtude da Copa do Mundo em nada modificou a rotina de Palmeiras e Cruzeiro. Quem beirava a crise agora parece mergulhar de cabeça nela. Quem sonhava com o segundo título seguido confirma que será difícil tirá-lo da liderança. Tudo isso resumido em apenas dez minutos. Foi o tempo necessário para a Raposa fazer dois gols e abrir caminho para a vitória por 2 a 1 sobre o Verdão, neste domingo, no Pacaembu.


saiba mais

Não chegou a ser um massacre como aquele da Alemanha diante do Brasil no primeiro tempo, mas o Cruzeiro se mostrou maduro e preparado para o título. Em um início arrasador, controlando o jogo e o adversário, Ricardo Goulart, aos sete, e Manoel, aos 10, marcaram. O Palmeiras lutou muito no segundo tempo até o argentino Tobio descontar. A pressão, porém, não foi suficiente para empatar, e a torcida pediu reforços após o apito final.
Com a igualdade do Corinthians diante do Vitória, em Salvador, o Cruzeiro ganha folga na liderança. São agora cinco pontos de vantagem para o Timão: 25 a 20. Inter e São Paulo aparecem logo abaixo, com 19. Já o Palmeiras se complica com a quinta partida seguida sem vencer. Aparece em 12º, com 13 pontos, mais próximo da zona do rebaixamento do que dos primeiros lugares.
O próximo jogo do Palmeiras é pela Copa do Brasil - quarta-feira, contra o Avaí, em Florianópolis. No Brasileirão, encara o Corinthians, domingo, na Arena de Itaquera. Já o Cruzeiro passa a semana se preparando para encarar o Figueirense, sábado, às 18h30, no Mineirão.

Henrique Cruzeiro e henrique Palmeiras (Foto: Mauro Horita / Globoesporte.com)
Henrique, do Palmeiras, disputa com o 
xará do Cruzeiro (Foto: Mauro Horita 
/ Globoesporte.com)

O jogo

O Cruzeiro jogou como líder no primeiro tempo, principalmente nos minutos iniciais. Marcelo Oliveira ocupou o meio de campo e tirou proveito do esquema 4-3-3 montado por Ricardo Gareca. Com mais jogadores no setor, a Raposa chegou fácil demais ao ataque, com Marquinhos em dia inspirado. Ricardo Goulart, artilheiro do Brasileirão com sete gols, aproveitou um cruzado da esquerda para marcar. Três minutos depois, Manoel desviou de cabeça uma cobrança de falta. 

Que início!
O Palmeiras custou a acordar, ou melhor, demorou demais para perceber que tocando a bola dificilmente chegaria à área adversária. O time melhorou quando o volante Eguren lesionou a coxa esquerda e deu lugar ao meia Felipe Menezes. Leandro parou em Fábio e, no rebote, Henrique mandou por cima uma chance inacreditável.

O Verdão voltou para o segundo tempo disposto a sufocar. E conseguiu. Mais rápido, envolveu o Cruzeiro, que se retraiu à espera de um contra-ataque. Na base da raça e do apoio da torcida, os palmeirenses dominaram a parte final e marcaram com o zagueiro argentino Tobio, aos oito.

A pressão aumentou. Gareca colocou quatro atacantes, avançou toda a equipe, mas faltou qualidade para o Palmeiras furar o bloqueio mineiro. A melhor oportunidade veio nos pés de Henrique novamente. O centroavante, porém, errou mais uma vez. Fábio fez linda defesa com o braço esquerdo. Defesa de líder e de favorito ao título.

Manoel Cruzeiro gol Palmeiras (Foto: Mauro Horita / Globoesporte.com)
Manoel comemora o segundo gol do 
Cruzeiro contra o Palmeiras (Foto: 
Mauro Horita / Globoesporte.com)




FONTE:

André Santos apanha de torcedores do Flamengo ao deixar o Beira-Rio

Lateral é cercado por grupo de rubro-negros e agredido ao tentar entrar numa van. Flamengo foi goleado pelo Internacional e se manteve na lanterna do Brasileirão


Por Porto Alegre

O clima esquentou em Porto Alegre após a derrota do Flamengo para o Internacional, por 4 a 0, na tarde deste domingo em Porto Alegre. O lateral André Santos apanhou de torcedores rubro-negros ao sair do Beira-Rio. O jogador deixava o estádio antes dos companheiros, durante a entrevista coletiva de Ney Franco, rumo a uma van. Ele foi interpelado por rubro-negros até que um deles o acertou no rosto com um soco. O ato foi a senha para outras agressões. O camisa 27 chegou a ficar acuado contra a van enquanto recebia socos e pontapés. Em determinado momento, conseguiu entrar no veículo, mas foi retirado à força pelos agressores. O segurança à paisana que o acompanhava também teria sido afetado com a violência. De acordo com relatos de outros seguranças que presenciaram a cena, o atleta ficou com um corte no supercílio. Mas a informação do clube nega o ferimento.
- Estive com o André na van e ele não tinha cortes. Apenas estava assustado pelo que aconteceu - disse Gabriel Skinner, gerente de futebol.

protesto torcida Flamengo Beira-Rio (Foto: Cahê Mota )
Grupo de torcedores rubro-negros 
protesta na saída do Beira-Rio após 
goleada sofrida pelo Flamengo 
(Foto: Cahê Mota )

André Santos deixou o Beira-Rio antes dos companheiros para seguir num voo às 19h40 para Florianópolis, cidade onde tem residência fixa. Os jogadores ficam liberados logo após os jogos quando há folga na segunda-feira. O restante da delegação viaja para o Rio de Janeiro na manhã desta segunda, e o desembarque promete ser conturbado. Após a agressão ao lateral, o grupo seguiu protestando na porta do Beira-Rio. Os torcedores cantaram que "no Rio a porrada vai comer" e que o goleiro Felipe seria o próximo alvo. Pediram também a saída do técnico Ney Franco.

Somente uma hora após o fim da partida é que o ônibus com os jogadores e o restante da delegação deixou o estádio. Na saída, houve forte aparato policial e os torcedores foram mantidos à distância. No entanto, já na rua, alguns rubro-negros esperaram o veículo fazer um contorno para tomar seu rumo e, quando ele retornava, atiraram pedras. Uma delas atingiu e quebrou uma das janela do automóvel.

Com a derrota para o Internacional, o Flamengo se manteve na lanterna do Campeonato Brasileiro, com sete pontos ganhos em 11 jogos disputados. O time só conseguiu uma vitória na competição e está há oito partidas seguidas sem saber o que é conquistar três pontos. Destes oito jogos sem vencer, sete foram sob o comando de Ney Franco, que substituiu o demitido Jayme de Almeida no posto. O atual treinador acumula três empates e quatro derrotas à frente do Flamengo nesta segunda passagem pelo clube.

Ney mantém fé no trabalho após goleada: "Preparado para continuar"

Técnico do Flamengo afirma que jogadores estão se entregando para tirar clube da lanterna doBrasileiro e evita críticas ao elenco depois do 4 a 0 para o Internacional


Por Porto Alegre
 
Apesar de não saber o que é vencer no comando do Flamengo depois de sete jogos, Ney Franco não perde a confiança no trabalho. Nem mesmo a goleada por 4 a 0 sofrida para o Internacional na tarde deste domingo, em Porto Alegre (veja os melhores momentos no vídeo acima), abalou o técnico rubro-negro. Na entrevista coletiva - que ocorreu durante a agressão a André Santos na saída do estádio, o comandante se mostrou disposto a seguir no cargo antes mesmo de ter qualquer contato com a diretoria do clube.
- Da minha parte, vou ser direto e nem vou me prolongar nisso: estou preparado para continuar à frente do clube. Acabei o jogo agora, ainda não tive contato com ninguém da diretoria, mas o meu pensamento com os jogadores no vestiário é de se reapresentar na terça-feira para continuarmos à frente do trabalho - anunciou.

Ney Franco Flamengo e Internacional Beira-Rio (Foto: Luiz Munhoz / Agência Estado)
Olho no relógio: Ney Franco crê que seu 
tempo no Flamengo ainda não terminou 
(Foto: Luiz Munhoz / Agência Estado)

Mas a confiança de Ney esbarra cada vez mais na pressão que vem aumentando sobre ele com a sequência de resultados negativos. O Flamengo não vence a oito jogos, sete com o técnico: ele acumula três empates e quatro derrotas nesta segunda passagem pelo clube. No protesto dos torcedores do lado de fora do Beira-Rio, a saída do comandante também foi pedida.
Sobre a partida, o treinador evitou criticar os jogadores publicamente após a goleada e disse que a avaliação é interna sobre não só os jogos, como também o desempenho nos treinos.

- Não quero falar do elenco publicamente. São jogadores que estão se entregando para tirar o Flamengo dessa situação. Perdemos mais um jogo, fora de casa, por 4 a 0, mas são jogadores que estão lutando, trabalhando. Prefiro avaliar pela entrega em treinamento e jogos.

Com sete pontos e na lanterna do Brasileirão, o Fla volta ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira e terá o dia de folga. A reapresentação será na terça visando o clássico com o Botafogo no próximo domingo, às 18h30, no Maracanã.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/07/ney-evita-criticas-ao-elenco-do-fla-apos-goleada-sofrida-contra-o-inter.html

Mulher de Fernandão se surpreende com apoio colorado: "Não imaginava"

Fernanda Costa foi ao Beira-Rio com os dois filhos para acompanhar homenagens ao marido que morreu em junho. Ainda revelou vontade de voltar a morar em Porto Alegre


Por Porto Alegre

Torcedores colorados se reuniram horas antes do apito inicial para Inter x Flamengo neste domingo para fazer uma caminhada com bandeiraço e cânticos em homenagem a Fernandão, morto em acidente de helicóptero em 7 de junho, no interior de Goiás. Um apoio que, desde o dia na tragédia que também matou outras quatro pessoas, surpreendeu a mulher do ídolo, Fernanda Costa. Ao lado dos filhos Enzo e Eloá, ela viajou a Porto Alegre para acompanhar as demonstrações de caminho no Beira-Rio. Sabia que o tributo ocorreria, mas da maneira como ela viu.

- Sempre soube que ele era muito querido, ele também sabia. Mas nunca imaginei que fosse assim. esperava que fossem fazer alguma coisa, mas não tão grande - disse Fernanda após ler uma carta de agradecimento ao clube, aos jogadores e à torcida colorada (veja a manifestação completa no vídeo acima).

Fernanda e os filhos foram ao Beira-Rio em dia de homenagens (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)
Fernanda e os filhos foram ao Beira-Rio 
em dia de homenagens (Foto: Diego 
Guichard/GloboEsporte.com)

Emocionada desde as primeiras palavras, Fernanda falou com a imprensa sentada na bancada da sala de conferências onde ocorrem as entrevistas dos jogadores, técnico e dirigentes. Em meio aos dois filhos, segurou as lágrimas até a última pergunta. Ao fim da manifestação, quando o local já estava vazio, chorou. No momento, conversava com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto. A perda do marido ainda é recente, faz pouco mais de um mês. 

Fernanda chorou após a entrevista no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)Fernanda chorou após a entrevista no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

Ao chegar ao Beira-Rio, Fernanda viu a aglomeração de colorados no entorno com as demonstrações de carinho a Fernandão. Ao lado do estádio, ela também acompanhou a movimentação no memorial criado por torcedores, com um painel repleto de mensagens ao ídolo e presentes diversos.
Todo esse carinho faz ela pensar em, no futuro, voltar a morar em Porto Alegre. É um lugar onde ela e os filhos se sentem bem, como declarou na entrevista.

- Ainda converso com os dois, meus filhos, eles gostam muito daqui. A Eloá é muito colorada, o Enzo também. Eles têm amigos aqui. Mas isso precisa ser conversado, porque agora somos nós três. Tenho vontade de vir, mas ainda 
não sei como tudo vai se desenrolar, é tudo muito recente - destacou.

Mais de 30 mil máscaras com o rosto do ídolo colorado foram distribuídas (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)
Mais de 30 mil máscaras com o rosto do 
ídolo colorado foram distribuídas (Foto: 
Diego Guichard/GloboEsporte.com)

Fernandão voltava de helicóptero de sua casa em Aruanã, cidade no interior de Goiás, localizada a 315 km de distância da capital, na madrugada de 7 de junho, quando ocorreu o acidente. Junto com ele estavam mais quatro amigos, que também não sobreviveram à queda: Edmilson de Souza Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira (funcionário da fazenda) e o piloto, identificado como Milton Ananias.
Segundo a Polícia Civil, a aeronave levantou voo da fazenda que pertencia a Fernandão por volta de 1h e caiu segundos depois sobre um banco de areia (uma pequena praia de água doce) às margens do rio Araguaia, capotando diversas vezes. O ex-jogador chegou a ser levado para o hospital da cidade com sinais vitais, mas morreu pouco depois.


saiba mais

Fernandão foi sepultado na tarde de domingo, em Goiânia, sob aplausos e homenagens. No adeus, esteve cercado de amigos, familiares e admiradores. 
Fernanda diz que optou pelo velório e pelo sepultamento em Goiás em respeito aos familiares. Hoje, comovida com todo o apoio em Porto Alegre,
- Depois do que se passou, no mesmo dia um telefonema chegou a mim, com alguém do Inter perguntando se eu queria trazer o (corpo do) Fernando. Não imaginava que seria assim. Hoje, se eu pudesse voltar atrás, traria - salientou. - Não trouxe em consideração aos pais dele, foi a primeira coisa que pensei, não podia tirar ele do lado dos pais. Agora vendo isso  tudo, nossa. Passamos ali, todo mundo cantando, só tenho a agradecer - completou.

A mulher de Fernandão ainda pensa se fará algum projeto em nome do marido. Se alguma iniciativa vier a ser criada, será com crianças. Segundo ela, o marido era apaixonado por crianças.

- A gente pensa, sim, em aproveitar isso, mas ainda não sei como. Com certeza faríamos algo para as crianças, tem os amigos do meu filho, da minha filha, eles conheceram quem foi o Fernando, e ele era muto especial com as crianças. Brincava, rolava no chão, jogava bola, foi técnico dos meninos. Ele era uma criança fora daqui, quando tirava aquela responsabilidade toda. Uma criança muito feliz, e que estava em um momento maravilhoso - descreveu.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2014/07/mulher-de-fernandao-se-surpreende-com-apoio-colorado-nao-imaginava.html

Abel Braga elogia "humildade" do Inter na goleada sobre o Flamengo

Sempre crítico, técnico viu time desajustado após saída de Aránguiz


Por Porto Alegre

Abel Braga Internacional e Flamengo (Foto: Agência Getty Images)Abel Braga observa o time colorado à beira do campo (Foto: Agência Getty Images)

O Inter teve boa atuação na goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, neste domingo, no Beira-Rio, mas não foi brilhante. Inclusive, teve momentos de desorganização. Essa foi a avaliação do sempre crítico Abel Braga, em entrevista coletiva logo após a partida. Para o treinador, o grande destaque da equipe foi a "humildade" com respeito mostrado pelo time carioca para, assim, conseguir formar o placar elástico. 

- Não acho que foi a atuação mais brilhante. Jogamos 45 minutos ganhando por 2 a 0, com um a mais. Hoje, estou mais feliz ainda pela humildade, pelo respeito que tivemos ao Flamengo. Melhoramos bastante nosso saldo. É uma vitória que precisávamos, acho que foi justa - discursa o treinador. 

Para Abel, o time gaúcho se desentrosou no momento em que Aránguiz teve de deixar a equipe. Por causa de uma pancada no joelho direito, o chileno precisou ser substituído por Luque ainda no primeiro tempo. 

- Parece que nós nunca tínhamos jogado sem o Charles (Aránguiz). O time ficou meio sem nexo. Ficamos 20 minutos correndo atrás e isso não pode acontecer - complementa Abel. 

Contra o Flamengo, o Inter abriu o placar com Rafael Moura logo no início da partida. Depois de um momento de equilíbrio, principalmente após a saída de Aránguiz, D'Alessandro ampliou de pênalti, no final do primeiro tempo, em lance que resultou na expulsão de Chicão.  

Na segunda etapa, com um jogador a mais, a equipe colorada ganhou o campo ofensivo, encontrou espaços e formou a goleada. Fabrício e Alex completaram o placar. O próximo adversário é o Bahia, no sábado, na Fonte Nova.



saiba mais
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2014/07/abel-braga-elogia-humildade-do-inter-na-goleada-sobre-o-flamengo.html

Inter goleia em dia de homenagem a Fernandão e mantém Fla na lanterna

Colorado faz 4 a 0 no Beira-Rio, entra no G-4 e seca concorrentes para assegurar terceira posição. Rubro-Negro chega a oito jogos sem vitória


 A CRÔNICA

por GloboEsporte.com

A homenagem a Fernandão foi à altura do grande ídolo. No primeiro jogo no Beira-Rio após a morte do ex-jogador e treinador colorado num acidente aéreo, em junho, o Inter goleou o Flamengo por 4 a 0 pelo Campeonato Brasileiro e fez festa completa: família do ex-atacante presente, nome em todas as camisas coloradas, reverências, músicas e gritos de "olé". Rafael Moura, D'Alessandro, Fabrício e Alex marcaram. Fora o baile. Foram 18 finalizações contra apenas duas do adversário em toda a partida. O Rubro-Negro foi presa fácil na tarde deste domingo, principalmente nos 45 minutos finais, quando teve um jogador a menos - Chicão foi expulso no fim da etapa inicial.


saiba mais
O resultado leva o Colorado a 19 pontos e ao terceiro lugar - para se manter na posição, precisa secar os concorrentes Fluminense, Atlético-PR, Goiás e Sport que jogam ainda neste domingo. E também mantém o Flamengo na lanterna do Brasileiro, com sete pontos. O Rubro-Negro chega ao oitavo jogo sem saber o que é vencer, sendo sete sob o comando de Ney Franco.
Inter e Fla agora ganham uma semana de preparação antes da próxima rodada. O Colorado visita o Bahia no sábado, às 21h (de Brasília), na Fonte Nova, enquanto o Rubro-Negro joga no dia seguinte o clássico com o Botafogo, no Maracanã, às 18h30.

D'Alessandro fez o segundo gol do Inter, de pênalti (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)
D'Alessandro corre para a galera: ao 
fundo, Felipe lamenta (Foto: Diego 
Guichard/GloboEsporte.com)

Jogo de um time só
Foi jogo de um time só desde quando a bola rolou no Beira-Rio. A mudança de esquema de Ney Franco do 3-5-2 para 4-4-2 por conta dos desfalques de nada adiantou para segurar o Inter. Colorado que, na contramão do rival, ganhava de volta peças que ficaram fora na rodada anterior. Entre elas Aranguíz, craque da seleção do Chile, mas que pouco jogou e deixou o campo mancando ainda no primeiro tempo - ele preocupa com dores no joelho direito, local em que levou pancada contra o Brasil na Copa do Mundo. O argentino Luque fez sua estreia e, nervosso, foi o único que destoou de um time que sobrou em campo. O primeiro gol saiu logo aos 15 minutos, em jogada ensaiada. 

D'Alessandro cobrou falta, Juan escorou para o meio da área, e Rafael Moura completou. Tudo de primeira. Na comemoração, joelhos no gramado e reverência diante da camisa de Fernandão.

O gol não fez o Fla mudar a forma de jogar, e o time preferiu seguir fechando os espaços do que tentar atacar. Deu só um chute a gol, com Amaral, para fora. A tática para não levar mais gols funcionou até o último lance do primeiro tempo. Até que Mugni entregou uma bola de graça para Wellington Silva, derrubado de carrinho por Chicão na área. O árbitro Sandro meira Ricci expulsou o zagueiro, e D'Alessandro converteu o pênalti fazendo 2 a 0. 

Com um a menos, o Rubro-Negro teria árdua tarefa na etapa final. O Inter aproveitou os espaços para fazer mais dois, um gol Fabrício e outro com Alex, que entrou no segundo tempo. E claramente segurou o ritmo no fim. Pelo Fla, Negueba corria de um lado para outro, perdido, simbolizando a atuação do time em Porto Alegre.




FONTE:

Emanuel/Pedro S. vira sobre antigos parceiros e leva 1ª medalha da dupla

Equipe do veterano de 41 anos vence Alison/Bruno Schmidt na etapa de Haia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia no tie-break em disputa de bronze


Por Haia, Holanda


Derrotados nas semifinais deste sábado no Grand Slam de Haia, na Holanda,  Alison/Bruno Schmidt e Emanuel/Pedro Solberg entraram em quadra neste domingo em uma disputa de terceiro lugar brasileira. Antigos parceiros, eles fizeram uma partida que teve um primeiro set muito tranquilo para a primeira dupla, equilíbrio no segundo e a experiência de Emanuel, de 41 anos, falando mais alto no tie-break. O veterano venceu ao lado de Pedro Solberg por 2 a 1, de virada, parciais de 12/21, 21/16 e 15/11 no tie-break. Com isso, a dupla subiu ao pódio pela primeira vez, levando a medalha de bronze.

- Esse jogo se tornou mais psicológico e nos mantivemos calmos e, assim, conseguimos. Meu parceiro foi demais - comentou Emanuel.

Emanuel e Pedro levam medalha pela primeira vez (Foto: Reprodução)
Emanuel e Pedro levam medalha pela 
primeira vez (Foto: Reprodução)

Na disputa do bronze em Berlim, Alison e Bruno Schmidt tinham levado a melhor sobre Emanuel e Pedro. Esta foi a quinta medalha de duplas brasileiras entre os homens no Circuito Mundial. Alison/Bruno conquistaram três delas (prata no Open de Fuzhou, bronze no Grand Slam de Berlim e prata no Grand Slam de Gstaad), enquanto Ricardo e Álvaro Filho ficaram com a outra (prata no Grand Slam de Stavanger), e Emanuel/Pedro Solberg levou sua primeira neste domingo.

 A final do torneio, que aconteceu logo em seguida, foi vencida por Fijalek/Prudel (Polônia). Eles fizeram 2 a 0, parciais de 21/19 e 21/12 sobre Rosenthal/Dalhausser (EUA) (confira os melhores momentos ao lado). Haia é o sexto Grand Slam da temporada 2014 do Circuito Mundial, que também teve a disputa de quatro Opens (Praga contou apenas com o torneio feminino) até o momento. Além de um prêmio de mais de R$ 127 mil, a dupla campeã na Holanda somou 800 pontos na briga pelo troféu geral, contra 500 pontos por um título de etapa do Open.

O jogo

Logo no primeiro set, Alison e Bruno Schmidt tiveram extrema facilidade contra os conterrâneos. Demonstrando amplo domínio, eles precisaram de apenas 17 minutos para levar a etapa com o placar maiúsculo de 21 a 12 sobre Emanuel e Pedro Solberg, que falhou no set point.

A disputa mudou de tal maneira no segundo set que passou a ser ponto a ponto. Alison/Bruno Schmidt abriram uma vantagem de dois pontos com um belo bloqueio no tempo certo em 9 a 7.


Emanuel/Pedro Solberg manteve a tranquilidade e, aos poucos, conseguiu a virada. Um ponto de Alison chamou a atenção. A bola veio no fundo da quadra e, no último toque, ele deu um tapa para trás. Ela acabou caindo dentro da quadra em um ponto improvável. Mas,  no bloqueio de Pedro Solberg, a dupla acabou levando o jogo para o tie-break com 21 a 16 no placar.


Emanuel/Pedro vence ex-parceiros em Haia (Foto: Reprodução )
Emanuel/Pedro vence ex-parceiros em 
Haia (Foto: Reprodução )

O tie-break veio para provar que, realmente, o primeiro set foi incomum. A etapa de desempate foi tão equilibrada quanto a segunda. Emanuel mostrou toda sua técnica ao fazer uma defesa de uma pancada com o peitoral. A bola voltou perfeita para o levantamento de Pedro Solberg, e o companheiro finalizou com maestria para abrir 7 a 5. Foi aí que falou mais alto a experiência de Emanuel, de 41 anos. Ele conseguiu armar quatro contra-ataques e, com a ajuda de Solberg, fechar a partida em 15 a 11, levando o bronze.

Confrontos com duplas brasileiras nas oitavas:

Alison/Bruno 2 x 1 Gibb/Patterson (EUA) (15/21, 26/24, 15/11)
Emanuel/Pedro 2 x 1 Chevallier/Strasser (Suíça) (21/9, 16/21, 15/13)


Confrontos com duplas brasileiras nas quartas:
Alison/Bruno 2 x 0 Erdmann/Matysik (Alemanha) (22/20 e 21/19)
Emanuel/Pedro 2 x 1 Samoilovs/Smedins (Letônia) (23/21, 12/21, 15/13)


Confrontos com duplas brasileiras nas semifinais:
Emanuel/Pedro 1 x 2 Fijalek/Prudel (Polônia) (23/21, 12/21, 15/13)
Alison/Bruno 0 x 2 Rosenthal/Dalhausser (EUA) (24/22, 23/21)

Final

Rosenthal/Dalhausser (EUA) 0 x 2 Fijalek/Prudel (Polônia) (21/19, 21/12)

Disputa de terceiro lugar

Emanuel/Pedro 2 x 1 Alison/Bruno (12/21, 21/16, 15/11)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/07/emanuelpedro-s-vira-sobre-antigos-parceiros-e-leva-1-medalha-da-dupla.html

Taiana/F.Berti vence segunda etapa juntas e celebra título com dança

Brasileiras derrotam alemães Holtwick e Semmler com um difícil 2 a 1, no tie-break, na etapa de Haia, na Holanda, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Por Haia, Holanda


Foi apenas a segunda etapa que Taiana e Fernanda Berti jogaram juntas. Mas elas mostraram que a nova dupla começou com o pé direito. E com título. Afinal, neste domingo, as brasileiras fizeram a decisão em Haia, na Holanda, contra a afinada dupla alemã Katrin Holtwick e Ilka Semmler. As atletas do Brasil venceram o primeiro set por 21 a 16 e, em seguida, levaram a mesma pontuação das adversárias, mas, no tie-break, passaram por cima e fizeram 15 a 12, conquistando seu primeiro caneco juntas em uma difícil batalha contra uma dupla que está junta desde 2006 em um jogo de 55 minutos. A comemoração foi efusiva e teve até dancinha dentro de quadra.

- Estou muito feliz, é só a segunda etapa junto com ela e é muito importante para o time. Eu estou tão feliz, porque é um novo desafio. Eu estava com a Talita e agora estou com a Fernanda (Berti) como parceiro - comentou Taiana com o sorriso estampado no rosto.

Em segundo torneio juntas, Taiana e Fernanda Berti vencem (Foto: Reprodução)
Em segundo torneio juntas, Taiana e 
Fernanda Berti vencem 
(Foto: Reprodução)

- Ano passado ficava assistindo as finais da Taiana pela TV e desejava muito estar aqui. Não acredito que isso está acontecendo. Estou muito feliz - comemorou Fernanda Berti.

A primeira vez que elas jogaram juntas foi em Gstaad, na Suíça. Na ocasião, curiosamente, quem ficou com o título foi a dupla formada pelas alemãs Holtwick e Semmler. As brasileiras se juntaram quando a atual campeã mundial encerrou a parceria com Talita.

O jogo

Taiana e Fernanda Berti começaram muito bem na partida e, aproveitando algumas falhas das rivais, abriram uma vantagem de quatro pontos com 9 a 5 no placar. As alemães então começaram a correr atrás na partida e conseguiram até o empate em 13 a 13. Depois disso, contudo, prevaleceu a técnica brasileira. Taiana fez um lindo ace, matando as rivais pelo meio, e abrindo 18 a 14. A jogadora ampliou ainda mais com uma bela defesa, e a dupla brasileira fechou o primeiro set em 21 a 16.


Taiana e Fernanda Berti enfrentaram as alemãs em jogo duro (Foto: Reprodução)
Taiana e Fernanda Berti enfrentaram 
as alemãs em jogo duro (Foto: 
Reprodução)
 
No segundo set, a dupla da Alemanha entrou na partida e conseguiu ficar em vantagem sobre as brasileiras aproveitando principalmente a altura de Semmler. As brasileiras até retomaram o ritmo e reduziram um pouco a diferença. Taiana e Fernanda Berti evitaram um set point das rivais, mas só adiaram a perda do set, que ficou 21 a 16, repetindo o placar que havia sido feito pelas brasileiras e levando o jogo para o tie-break.

Na etapa de desempate, as brasileiras começaram com muita tranquilidade, administrando o ritmo e abrindo 7 a 4. Mas, aos poucos, as alemãs conseguiram mudar a figura da partida. A virada das rivais veio no 8 a 7, estampando os sorrisos nos rostos de Semmler e Holtwick. A resposta veio em um ponto forte de Fernanda Berti, que tomou a dianteira. Depois, ela usou a fita para ampliar, levantando a torcida brasileira em Haia. A atleta ainda conseguiu outro ponto de contra-ataque em seguida. Holtwick, de 1,76m, pontuou em uma diagonal matadora. Na sequência, foi Taiana quem matou a partida e garantiu o título com uma espetacular largadinha. As duas fizeram festa e até dançaram dentro de quadra ao vencerem a dupla alemã, que está junta desde 2006.

Na disputa de terceiro lugar, brasileiras vencem e são bronze
Juliana e Maria Elisa entraram em quadra antes das conterrâneas para a disputa do terceiro lugar contra as tchecas Krystina Kolocova e Marketa Slukova. E, pela quarta vez na temporada, subiram juntas ao pódio em nove competições internacionais. Elas tiveram bastante tranquilidade para vencer as rivais por 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/14 em apenas 35 minutos. A vitória foi uma revanche contra as adversárias, que tinham vencido as brasileiras em duas ocasiões em encontros prévios. 

- Estou feliz com o torneio. Juliana jogou muito bem, e o vento estava bom, então foi perfeito para o meu serviço de salto. Foi estratégico conseguir colocar a bola na posição certa. E foi o que fiz. Jogamos muito bem na defesa, e o segundo set foi mais difícil. As tchecas tentaram coisas diferentes e tivemos que reagir. Quando estava 18 a 14, enfim, relaxamos. E aí retomamos o foco e só tivemos que prestar atenção ao que fazer para sair com a vitória - concluiu Maria Elisa ao site oficial da competição.

Maria Elisa salta para marcar na disputa de terceiro lugar (Foto: Reprodução)
Maria Elisa salta para marcar na disputa 
de terceiro lugar (Foto: Reprodução)
 
Confrontos com duplas brasileiras nas oitavas:

Larissa/Talita 1 x 2 Taiana/Fernanda Berti (15-21, 21-15, 19-21)
Maria Clara/Carol 2 x 0 Brzostek/Kolosinska (Polônia) (21-16, 21-19)
Ágatha/Bárbara Seixas 2 x 1 Liliana/Baquerizo (Espanha) (19-21, 21-18, 20-18)
Juliana/Maria Elisa 2 x 0 Fendrick/Sweat (EUA) (21-11, 21-17)


Confrontos com duplas brasileiras nas quartas:
Taiana/Fernanda Berti 2 x 0 Zumkehr/Heidrich (Suíça) - 2-0 (21/16 e 21/7)
Kolocova/Slukova (República Tcheca) 2 x 0 Maria Clara/Carol (21/16 e 21/14)
Juliana/Maria Elisa 2 x 1 Ágatha/Bárbara Seixas (14/21, 21/16, 16/14)

Confrontos com duplas brasileiras nas semifinais:
Kolocova/Slukova (República Tcheca) 0 x 2 Taiana/Fernanda Berti (21/14, 21/11)
Holtwick/Semmler (Alemanha) 2 x 1 Juliana/Maria Elisa (14/21, 21/16, 16/14)

Final

Holtwick/Semmler (Alemanha) 1 x 2 Taiana/Fernanda Berti (16/21, 21/16, 12/15)

Decisão de terceiro lugar

Kolocova/Slukova (República Tcheca) 0 x 2 Juliana/Maria Elisa (13/21, 14/21)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/07/taiana-e-fernanda-berti-vencem-na-2-etapa-juntas-e-celebram-com-danca.html#edicaocampeonato-circuito-mundial-de-volei-de-praia-2014

Mais consistentes, EUA batem o Brasil e levam segundo título da Liga Mundia

Seleção não resiste ao equilíbrio do adversário nos momentos decisivos e adia o sonho do deca na competição; equipe agora volta o foco para o Mundial da Polônia


Por Florença, Itália

Quando olharem para trás daqui a algum tempo, contarão que houve uma Liga Mundial na qual o pesadelo teimou em roubar o sono do grupo. Que o Brasil sofreu com as derrotas e também para vencer. Que a cada rodada viu a classificação para a fase final parecer cada vez mais improvável. E que quando os adversários davam como certa a sua queda, veio a reação. Com força para derrubar gigantes como a Rússia e a Itália. Para que o sonho do decacampeonato se realizasse faltava passar por mais um. Mas não deu. Neste domingo, em Florença, com atuações determinantes de Taylor Sander e Matthew Anderson, os Estados Unidos mostraram mais consistência nos momentos decisivos, venceram a partida por 3 sets a 1 (31/29, 21/25, 25/20 e 25/23) e conquistaram o seu segundo título na história da competição. A última vez que estiveram no alto do pódio fora na edição de 2008, no Rio de Janeiro.  

O bronze é da Itália pelo segundo ano seguido. A Azzurra venceu o Irã por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/18 e 25/22. O próximo compromissos das equipes será no Mundial da Polônia, que será disputado de 30 de agosto a 21 de setembro, e é considerado o maior objetivo do Brasil na temporada. Campeão em 2002, 2006 e 2010, o time buscará o inédito tetra. 
- Eles defenderam muito bem. Nós sentimos um pouco a consistência deles, isso nos incomodou. Os erros vieram da consistência deles. A gente lutou muito, mas fico triste pela derrota porque queríamos demais isso aí. Esse time dos Estados Unidos veio para brigar por ouro, tem jogadores de muito valor. Nós estivemos um pouco abaixo do que queríamos fazer. Isso serve como lição, como aprendizado. É seguir trabalhando e buscar a evolução que precisamos ter para o Mundial e, principalmente, para as Olimpíadas do Rio. Temos muitas coisas a fazer. A consistência é uma. Errávamos em momentos cruciais. A nossa defesa também precisa melhorar. O sistema está bem montado, mas tem a postura individual. E nisso eles foram superiores - disse o técnico Bernardinho. 

vôlei EUA campeão liga mundial (Foto: FIVB)
Americanos fazem a festa em Florença 
(Foto: FIVB)

A dupla Sander, eleito MVP (jogador mais valioso) da Liga Mundial, e Anderson brilhou na partida anotando 24 e 23 pontos, respectivamente. Wallace foi o maior pontuador brasileiro, com 16 acertos. A vitoriosa campanha americana contou com apenas quatro derrotas (três na fase de classificação e uma nas finais) em 16 confrontos.   

O jogo



O jovem time americano não deixava o Brasil fugir muito no placar. Matt Anderson era o responsável por manter as ações equilibradas (12/11). Era pelo meio, com Sidão, que a seleção conseguia respirar um pouco mais (15/12). Por pouco tempo. Os adversários defendiam bem, não desperdiçavam contra-ataques e chegavam ao empate (16/16). Mas foram os comandados de Bernardinho que tiveram nas mãos a primeira chance de fechar o set. Dois toques de Bruninho, um erro de saque de Wallace e um toque de Murilo com a cabeça na rede deram sobrevida aos rivais. E levaram Bernardinho à loucura contra os árbitros. O pedido de desafio apontou a falha do ponteiro e tirou o sorriso do rosto do time, que comemorava o que seria a vitória na parcial (29/27). Na retomada, Anderson & Cia tiveram mais tranquilidade e fizeram 1 a 0: 31/29.

A equipe do técnico John Speraw seguia dando trabalho. Para alegria da torcida italiana, que vibrava a cada ponto americano. Lucão e Wallace respondiam com ataques potentes. O bloqueio também começava a funcionar melhor, e a vantagem crescia rapidamente (20/15). Assim como o jogo de Lucarelli. Os EUA reagiam, encostavam (22/21). Só que desta vez, erraram demais na reta final, para alívio do Brasil: 25/21. 

vôlei lucarelli brasil e EUA Liga Mundial (Foto: FIVB)Lucarelli tenta passar pelo bloqueio triplo(Foto: FIVB)

Três pontos brasileiros em sequência, três dos adversários, e o equilíbrio estava lá novamente. Até que Lucão passou a encontrar resistência à sua frente. E ela atendia pelo nome de David Lee - ambos eleitos, inclusive, os melhores centrais da Liga. A virada de bola da seleção não fluía, e a situação ia ficando complicada (11/6). Bernardinho fazia a inversão. De nada adiantava. Os americanos sobravam em quadra, freavam Lucão e Vissotto, e abriam 18/10. A seleção tentava reencontrar o ritmo já pensando no set seguinte, porque o terceiro já tinha outro dono: 25/20.

A pressão estava sobre os ombros da seleção. Wallace fazia a sua parte para tentar minar a confiança americana. No embalo dele, o Brasil ia se distanciando (14/11). Foi a senha para que o paredão voltasse a subir do outro lado. Bernardinho pedia calma. A precipitação tomava conta de sua equipe. Murilo, atento, conseguia deixar tudo igual. Logo em seguida, Vissotto encontrava um espaço no meio da quadra dos rivais e retomava o comando do placar (20/19). Anderson e seus companheiros eram valentes e ainda contavam com a sorte para fazer 22/21. Os EUA chegaram ao match point, desperdiçaram a primeira chance com um saque para fora, mas Anderson tratou de tranquilizar sua equipe. Com uma pancada na paralela, chegava ao fim um jejum de cinco anos sem títulos: 25/23.  

- É inacreditável, inacreditável! Estou sem palavras. Estou me sentindo fantástico. Somos uma grande equipe e os nossos jogadores são muito jovens.Taylor Sander fez um jogo incrível. Caras como ele são o futuro - comemorou 
David Lee, campeão olímpico nos Jogos de Pequim 2008.

as equipes
Brasil - Bruninho, Wallace, Sidão, Lucão, Murilo, Lucarelli e Mário Jr (líbero). Entraram: Vissotto, Rapha e Éder. Técnico: Bernardinho.

Estados Unidos - Anderson, Rooney, Sander, Lee, Christenson, Holt e Shoji (líbero). Entraram: Kawika Shoji e Muagututia. Técnico: John Speraw.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/07/mais-consistentes-eua-batem-o-brasil-e-levam-segundo-titulo-da-liga-mundial.html

Nico vence em casa e Hamilton escala pelotão para ser o 3º. Massa capota

Brasileiro bate com Magnussen na primeira curva do GP da Alemanha. Britânico larga em 20º e chega ao pódio junto com Bottas e Rosberg, que ainda celebra tetra alemão


Por Hockenheim, Alemanha

Não teve taça no capacete, mas teve troféu no alto do pódio. Diante da torcida alemã, o piloto da casa Nico Rosberg queria carregar desenhada em seu capacete a taça da Copa do Mundo em homenagem ao tetracampeonato de sua seleção, mas a FIFA proibiu a reprodução da imagem e o piloto da Mercedes teve que improvisar. Sem problemas. Com o capacete nas cores de seu país, e com direito ao jogador Lukas Podolski na torcida, Rosberg venceu o GP da Alemanha pela primeira vez, e de ponta a ponta (melhores momentos no vídeo), coroando uma semana perfeita – antes do triunfo em Hockenheim ele ainda teve tempo de casar e renovar contrato com a escuderia alemã.
- Fantástico. É uma sensação incrível vencer aqui, em casa. Este é um dia muito, muito especial para mim. Muito obrigado a todos pelo apoio. Nós comemoremos nessa noite. Espero que os fãs também. Será legal continuar com o espírito da Copa do Mundo.

Mas apesar da vitória de Nico em casa, quem roubou a cena no circuito de Hockenheim foi seu companheiro de equipe Lewis Hamilton. Depois de bater no treino e ser punido com cinco posições no grid por trocar o câmbio, o britânico fez uma corrida espetacular, saindo da 20ª colocação para cruzar a linha de chegada em terceiro. Ele terminou logo atrás de Valtteri Bottas. Novamente inspirado, o jovem companheiro de Felipe Massa na Williams fez outra prova de gente grande, mostrou frieza para segurar o campeão mundial de 2008 nas voltas finais e chegou ao seu terceiro pódio consecutivo.

rosberg formula 1 Hockenheim  alemanha (Foto: AP)
Nico Rosberg levanta o troféu de 
vencedor diante da torcida alemã 
(Foto: AP)

Massa capota na largada

Quem não teve motivo nenhum para comemorar, mais uma vez, foi Felipe Massa. Em outro capítulo de um ano recheado de acidentes e de pouca sorte, o brasileiro da Williams capotou logo na primeira curva ao se chocar com Kevin Magnussen, da McLaren. Apesar do susto, Massa passa bem. É a segunda corrida seguida que o paulista sai na primeira volta. No GP da Inglaterra, ele foi tocado por Raikkonen, que havia rodado sozinho.
Sebastian Vettel (RBR) cruzou em quarto lugar. Logo atrás, Fernando Alonso (Ferrari) e Daniel Ricciardo (RBR) protagonizaram o pega mais bonito da corrida por diversas voltas e receberam a bandeira quadriculada praticamente empatados. As Force India de Nico Hulkenberg (7º) e Sergio Pérez (10º) e as McLaren de Jenson Button (8º)e Magnussen (9º) completaram o top 10. Uma das provas mais movimentadas da temporada 2014, o GP da Alemanha teve, além do espetacular acidente de Massa e da reação de Hamilton, diversos pegas emocionantes, curvas sendo divididas por três carros, incêndio na STR de Daniil Kvyat e um problema no carro de Adrian Sutil que deixou a Sauber parada no meio da reta.

massa acidente formula 1 Hockenheim  alemanha (Foto: Reuters)
Felipe Massa capotou após tocar em 
Kevin Magnussen logo na largada 
(Foto: Reuters)

Com a quarta vitória na temporada, Rosberg chegou a 190 pontos e aumentou sua vantagem para o vice-líder Hamilton de quatro para 14 pontos. Ricciardo segue em terceiro, com 106. Apesar do abandono, Massa segue em décimo com 30 pontos. Confira a classificação completa.
A Fórmula 1 volta já no próximo fim de semana com o GP da Hungria, válido pela 11ª temporada de 2014. A corrida no circuito de Hungaroring está marcada para as 9h (de Brasília) com transmissão ao vivo da TV Globo.


saiba mais
a corrida

Logo na largada, fim de prova para  Massa. O brasileiro se chocou com Kevin Magnussen, da McLaren, ao fazer a primeira curva do circuito de Hockenheim e capotou. Com sua Williams bastante danificada, ele abandonou. Já o jovem dinamarquês, apesar do choque, seguiu na corrida.

Rosberg manteve a ponta, seguido por Bottas. Já Daniel Ricciardo, que largara em quinto, saiu da pista para desviar do acidente de Massa e Magnussen e acabou caindo para 12º. Quem se deu bem foi Vettel e Alonso, que subiram para terceiro e quarto lugares, respectivamente. Começando em 20º, Hamilton ganhou quatro posições na largada e pulou para 16º.

A corrida foi interrompida brevemente para a retirada do carro de Massa. Após a relargada, Nico começou a abrir na ponta. Lá de trás, Hamilton rapidamente engolia o pelotão. Em dez voltas, o britânico já estava colado na RBR de Ricciardo e da Ferrari de Raikkonen. Os três dividiram uma curva, com direito a toque entre o finlandês, que acabou com um pedaço da asa quebrada, e o britânico, que ganhou as duas posições na manobra.

"Sanduíche" finlandês

Em seguida, alguns pilotos começaram a fazer suas primeiras visitas aos boxes. Rosberg fez seu pit e retornou na liderança. Com uma estratégia diferente, Hamilton retardou sua parada e já aparecia na segunda posição. Bottas era o terceiro. Logo atrás,  Vettel, Alonso e Raikkonen – único dos três que não havia parado – se engalfinhavam, com direito a sanduíche do finlandês. No meio do grid, Kvyat se chocou com Pérez e rodou.

Com pneus mais novos, Bottas facilmente deixou Hamilton para trás e assumiu a segunda posição. Pelo rádio, a Mercedes falava para seu piloto não se preocupar e manter a estratégia de corrida combinada.

Hamilton toca em Button

O britânico, enfim, fez seu pitstop na volta 27 e retornou à pista na oitava posição. Dois giros depois, o britânico deixou Ricciardo para trás e subiu para sétimo. Ao tentar superar Button, porém, precipitou-se, tocou na McLaren e perdeu parte da asa dianteira. Mesmo com o carro danificado, Lewis seguiu escalando o pelotão. Passou o compatriota e, na sequência, desbancou Hulkenberg para assumir a quinta posição.

Após a segunda rodada de pit stops, a classificação era a seguinte: Nico Rosberg liderava a prova com mais de 10s de vantagem sobre Bottas. Em terceiro aparecia Alonso, seguido por Vettel. Sensação da prova, Hamilton fechava o top 5, mesmo com duas paradas nos boxes.

STR pega fogo

Na 46ª volta, outro susto, um vazamento de óleo provocou um incêndio na STR de Daniil Kvyat. As labaredas tomaram rapidamente o carro e o jovem russo teve que sair correndo do cockpit. Apesar do incidente, a corrida não precisou ser paralisada, já que Kvyat parou em uma área de escape.
Vettel fez sua terceira parada nos boxes, fazendo Hamilton subir para a quarta colocação. Pouco depois, o britânico superou Alonso e subiu para terceiro, atrás apenas de Rosberg e Bottas.

Sauber fica parada no meio da pista

Na volta 50, Adrian Sutil rodou na entrada da reta principal. “Tem alguma coisa errada com o carro”. A Sauber do alemão ficou parada no meio da pista. Lewis correu para os boxes para mais um pitstop na esperança da entrada de um safety car. Mas os fiscais conseguiram retirar a Sauber de Sutil sem a necessidade da entrada do carro de segurança.

Apesar da aposta frustrada, Hamilton ainda aparecia em quarto, a dez segundos do terceiro colocado, Alonso. Sem a entrada do Safety Car, Rosberg continuava liderando com tranquilidade, com quase 20 segundos de vantagem para Bottas.

Com pneus muito desgastados, Alonso precisou fazer sua terceira parada nos boxes, perdendo as posições para Hamilton e Vettel, caindo para quinto. Depois, ainda foi surpreendido por Ricciardo, indo para sexto. Os dois passaram então a protagonizar uma bela disputa pela quinta posição, com o espanhol levando a melhor.

Mais na frente, outra briga roubava a cena: Hamilton tentava dar o bote em Bottas para assumir a segunda posição. Mas o finlandês mostrou uma maturidade impressionante para um piloto de 24 anos, segurando o britânico até a bandeirada. Rosberg passou pela linha de chegada 20 segundos antes, para uma vitória tranquila diante da torcida alemã. Vettel completou em quarto, seguido por Alonso e Ricciardo e cruzaram a linha quase empatados.

Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no pódio do GP da Alemanha (Foto: Getty Images)
Nico Rosberg, entre Lewis Hamilton e 
Valtteri Bottas no pódio do GP da 
Alemanha (Foto: Getty Images)

resultado final

1) Nico Rosberg             (ALE/Mercedes), 67 voltas em 1h33m42s914
2) Valtteri Bottas            (FIN/Williams-Mercedes)         + 20s789
3) Lewis Hamilton          (ING/Mercedes)                       + 22s530
4) Sebastian Vettel        (ALE/Red Bull-Renault)            + 44s014
5) Fernando Alonso       (ESP/Ferrari)                            + 52s467
6) Daniel Ricciardo        (AUS/RBR-Renault)                 + 52s549
7) Nico Hulkenberg        (ALE/Force India-Mercedes)   + 1m04s178
8) Jenson Button           (ING/McLaren-Mercedes)        + 1m24s711
9) Kevin Magnussen      (DIN/McLaren-Mercedes)        - 1 volta
10) Sergio Pérez            (MEX/Force India-Mercedes)  - 1 volta
11) Kimi Raikkonen        (FIN/Ferrari)                            - 1 volta
12) Pastor Maldonado   (VEN/Lotus-Renault)               - 1 volta
13) Jean-Eric Vergne     (FRA/STR-Renault)                 - 1 volta
14) Esteban Gutiérrez    (MEX/Sauber-Ferrari)             - 1 volta
15) Jules Bianchi            (FRA/Marussia-Ferrari)           - 1 volta
16) Kamui Kobayashi     (JAP/Caterham-Renault)         - 2 voltas
17) Max Chilton              (ING/Marussia-Ferrari)            - 2 voltas
18) Marcus Ericsson      (SUE/Caterham-Renault)        - 2 voltas

Abandonaram:  
Adrian Sutil  (ALE/Sauber-Ferrari)                               47 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault)                                  44 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)                        26 voltas
Felipe Massa  (BRA/Williams-Mercedes)                  0 voltas 


INFO - Circuito GP da Alemanha Hockenheim (Foto: Editoria de Arte)


FONTE: