sexta-feira, 18 de julho de 2014

De virada, ABC bate o Joinville por 2 a 1, na volta oficial ao Frasqueirão

Gols do Mais Querido foram do lateral-direito Renato, que arriscou dois chutes de fora da área. Vitória alvinegra tira o Tricolor da liderança



 A CRÔNICA

por GloboEsporte.com


Foi muito melhor que o planejado. Na volta ao Frasqueirão, após ficar quase três meses sem jogar no estádio, o ABC recebeu o então líder da Série B do Brasileirão, o Joinville, e com dois gols do lateral-direito Renato, bateu o adversário por 2 a 1 na noite desta sexta-feira, em Natal, em jogo pela 12ª rodada da competição. O JEC saiu na frente do placar, com um gol do artilheiro da competição, Jael, aos 41 minutos do primeiro tempo. A vitória veio no segundo tempo, após duas substituições do técnico Zé Teodoro, que conseguiu encurralar o Tricolor catarinense, e contou ainda com a boa pontaria de Renato, aos 26 e aos 36 da etapa final.


saiba mais

Apesar da vitória, o ABC ainda está na briga pelo G-4, agora com 20 pontos. 

Já o Joinville se mantém com os 23 pontos e perdeu a liderança para o América-MG, que venceu nesta sexta-feira o Oeste por 3 a 0, no Independência, caindo para o segundo lugar.

O ABC vai tentar manter a boa fase no próximo sábado, quando enfrenta o Paraná, às 21h, no Estádio Durival Britto. Para manter a briga pela liderança, o Joinville faz o clássico contra o Avaí no mesmo dia, mas às 16h20, no Arena Joinville

O Joinville chegou à liderança por acaso. O time catarinense soube ter a paciência necessária para controlar a força do ABC e segurar os ataques alvinegros. Sem Dênis Marques, que continua vetado pelo departamento médico abecedista, o ataque foi comandado mais vez pela dupla Gilmar e Rodrigo Silva. No entanto, a má pontaria dos jogadores facilitou a vida do goleiro Oliveira, que teve pouco trabalho no primeiro tempo. Pelo lado catarinense, o faro de artilheiro de Jael pulou mais alto quando Marcelo Costa cobrou a falta na cabeça do atacante, que conseguiu se desmarcar para colocar a bola na rede.

Renato - ABC x Joinville, no Estádio Frasqueirão (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
Renato foi o responsável pela virada do 
ABC sobre o Joinville (Foto: Augusto 
Gomes/GloboEsporte.com)

Na etapa final, o técnico Zé Teodoro forçou uma mudança tática, colocando os atacantes Lúcio Flávio e João Henrique em campo e deu mais volume de jogo ao Mais Querido. Com um time mais ofensivo, o Alvinegro encurralou o Tricolor na defesa e explorou com muita força as jogadas pela laterais de campo, principalmente pela direita com Renato. O jovem atleta, em duas oportunidades, arriscou de fora da área e mudou o destino da partida. A primeira foi aos 26 minutos, o jogador mandou um chute da entrada da área e ainda contou com a ajuda do desvio de Anderson Conceição para empatar o jogo. Na segunda vez, Renato pegou de perna esquerda e acertou o ângulo do Joinville, sem chances para o goleiro Oliveira. Com os dois gols alvinegros, o time catarinense ficou nervoso e perdeu dois jogadores expulsos: o zagueiro Bruno Aguiar e o meia Everton.




FONTE:

Moacir Júnior sana problema no meio, e não garante mesmo time contra xará

Treinador gosta da equipe atuando com dois meias diante do Oeste, mas ainda não sabe se manterá a formação diante do América-RN, por ser uma partida fora de casa


Por Belo Horizonte

O técnico Moacir Júnior ficou muito satisfeito com a atuação do América-MG na vitória desta sexta-feira, por 3 a 0 (confira os melhores momentos da partida no vídeo acima) sobre o Oeste, no Independência, em Belo Horizonte. 

O treinador destacou o sucesso da formação testada para esse jogo. Em busca de ofensividade, Moacir Júnior mudou o time em relação ao jogo anterior, passando a ter dois meias com a entrada de Tchô, e teve sucesso: três gols no primeiro tempo.

- O time do Oeste é muito rápido, veio com uma proposta de não ter um homem de referência, confundindo nossa marcação. Mas já tínhamos visto o jogo deles contra o Icasa e encaixamos bem. Acima de tudo, a proposta. A gente vinha de dois jogos em que tivemos dificuldades para infiltrar, de chegar com mais homens na área. A intenção da escalação inicial era sanar esse problema e sanou. Um primeiro tempo muito bom. Uma proposta para jogar em casa muito interessante. Vamos agora, em cima disso, construir nosso trabalho.

A intenção da escalação inicial era sanar esse problema e sanou. Um primeiro tempo muito bom. Uma proposta para jogar em casa muito interessante
Moacir Júnior

 A procura do América-MG era por ofensividade, e conseguiu. Precisou de apenas 13 minutos para abrir o placar, com Obina, de pênalti. Já no primeiro tempo, o Coelho definiu a vitória, marcando mais dois antes de ir para o intervalo, com Júnior Negão e Mancini. No segundo tempo, o Coelho pisou no freio, administrou. Segundo o treinador, uma demonstração de inteligência.

- Segundo tempo, inteligência. Não adianta galera. A gente dorme na liderança com os 3 a 0 e com outro placar. O que nos interessava hoje eram os três pontos, a confiança, encaixar um novo esquema tático. Fiquei muito satisfeito com a performance de todos.

Apesar de aprovar a formação com dois meias, o treinador americano não garantiu a manutenção. Para ele, funcionou muito bem diante do Oeste, quando o Coelho jogava em casa e decidiu partir para cima. Em outra situação, o esquema precisa ser melhor observado.

Moacir Júnior técnico América-MG (Foto: Reprodução \Sportv)
Moacir Júnior elogia atuação da equipe 
contra o Oeste, mas não garante 
esquema (Foto: Reprodução \Sportv)

- Vamos ver se essa formatação encaixa para jogar fora de casa, se não fica exposto. É importante isso. Hoje nos propusemos a isso, nos atiramos ao ataque. Demos dez chutes a gols no primeiro tempo, seis dentro, três convertidos. Foi um aproveitamento bastante interessante. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2014/07/moacir-junior-sana-problema-no-meio-e-nao-garante-mesmo-time-contra-xara.html

América-MG passeia contra o Oeste no primeiro tempo e dorme na ponta

Coelho faz todos os gols da vitória por 3 a 0 na etapa inicial e se beneficia da derrota do Joinville. Paulistas correm risco de entrar no Z-4


 A CRÔNICA

por GloboEsporte.com

A Série B chega ao fim desta sexta-feira com um novo líder. O América-MG dorme na ponta da tabela após vencer o Oeste de Itápolis por 3 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte. O Coelho chegou a 23 pontos e ultrapassou o Joinville, que parou também em 23 (porém com um saldo inferior de gols) ao ser derrotado pelo ABC. Luverdense e Ceará, com 21, podem assumir a primeira colocação neste sábado se vencerem Atlético-GO e Icasa, respectivamente, no complemento da rodada.


saiba mais

O Oeste, que tem 11 pontos e está em 16º lugar, corre risco de entrar na zona de rebaixamento. Atlético-GO e Bragantino têm 10 pontos e entram em campo neste sábado.

Na próxima rodada, os paulistas enfrentam o Luverdense em casa, às 19h30 da próxima sexta. Já o América enfrenta o xará de Natal, fora de casa, também na próxima sexta, mas às 21h. A preocupação é com o atacante Obina, que saiu machucado diante do Oeste.

Jogo resolvido
Em 41 minutos, o América fechou o placar. Com muita facilidade, a vitória começou a ser construída após Negretti fazer pênalti. Obina bateu no canto inferior de Paes. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Foi então que o atacante do Coelho sentiu o tornozelo e foi substituído por Júnior Negão, que logo em seu primeiro lance ampliou a vantagem para os americanos, de cabeça. O terceiro foi marcardo por Mancini, em contra-ataque.

Na tranquilidade
Com a vitória praticamente garantida, a atenção dos torcedores mineiros passou a ser dividida com a partida do Joinville, em Natal, contra o ABC. Em caso de derrota dos catarinenses, o Coelho assumiria a ponta. E foi o que aconteceu. Enquanto isso, no Independência, o América teve pouca ameaça do Oeste e fez jus à posição na tabela, confirmando os 3 a 0.

Junior Negão comemoração jogo América-MG x Oeste (Foto: Denilson Dias / Agência Estado)
Junior Negão comemora seu gol e é 
celebrado por companheiros 
(Foto: Denilson Dias / Agência Estado)




FONTE:

Loco Abreu decide ficar no Rosario Central: "Vou cumprir minha palavra"

Atacante agradece interesse do Botafogo, mas explica que já havia se comprometido a permanecer no clube argentino até o fim de 2014


Por Rio de Janeiro

Loco Abreu com a taça Rio  (Foto:  Urbano Erbiste / Ag. O Globo)Loco Abreu levanta taça pelo Botafogo: projeto de retorno adiado (Foto: Urbano Erbiste / Ag. O Globo)

O Botafogo tinha a esperança de repatriar Loco Abreu e, assim, dar um presente a uma torcida que anda desmotivada com o desempenho da equipe. 
Mas nesta sexta-feira, antes mesmo que o clube pudesse enviar uma proposta formal, o uruguaio disse não. Comprometido com a diretoria do Rosario Central, da Argentina, a permanecer até o fim do ano, ele optou por manter sua palavra e, assim, adiar o sonho de retornar a General Severiano.

Nesta sexta-feira, Loco Abreu entrou em contato com a diretoria do Botafogo para comunicar a decisão de permanecer no Rosario Central e explicar o motivo da escolha. Até então ele vinha treinando no clube argentino sem contrato e nem mesmo um seguro que pudesse protegê-lo de incidentes, já que seus direitos pertencem ao Nacional de Montevidéu.

- Expliquei que independentemente de o Botafogo mandar a proposta, minha decisão é de não sair daqui. Já tinha dado a palavra ao presidente e ao técnico do Rosario Central que ficaria até dezembro. Não ficaria bem comigo mesmo se não cumprisse. Obviamente que o desejo, a vontade e a esperança de voltar para o Botafogo são grandes. Mas quem me conhece sabe que não tem proposta ou dinheiro se dou minha palavra. Para mim isso é o mais importante - disse Loco Abreu ao GloboEsporte.com.

A proposta a ser enviada pelo Botafogo contemplava o pagamento parcelado dos cerca de R$ 2 milhões devidos ao atacante, relativos à sua passagem pelo clube de 2010 a 2012, além de um valor na carteira de trabalho considerado baixo. A ideia da diretoria alvinegra era formalizar um contrato até o fim do Campeonato Carioca de 2015.

loco abreu nacional uruguai (Foto: Getty Images)
Em ação pelo Rosario Central: Loco Abreu fica no clube argentino até dezembro (Foto: Getty Images)

- Não tem nada a ver com proposta ou dinheiro. Tem a ver com a moral e com a situação de que me comprometi com o clube. Isso para mim é o mais importante. Tenho muita vontade de voltar para o Botafogo, mas infelizmente o tempo em que isso aconteceu vem de encontro a essa situação. Por respeito ao Rosario Central, vou cumprir minha palavra e continuar aqui. É o sentimento que eu tenho.

Mesmo assim, Loco Abreu garante manter viva a esperança de fechar seu ciclo no Botafogo, interrompido em 2012, antes de encerrar a carreira como jogador. Perto de completar 38 anos, ele se diz fisica e tecnicamente inteiro para continuar atuando, após terminar a última temporada argentina como artilheiro de sua equipe.

- Tomara Deus e o destino e que eu possa realizar esse sonho, mas por enquanto vou continuar desfrutando do futebol aqui no Rosario Central, onde consolidei um ano legal e onde o torcedor demonstra um carinho grande. Fico feliz por ser querido nesses dois clubes, mas a palavra tem que ser importante, porque no futebol existe muita trairagem. Quando você respeita sua palavra você se respeita e ganha o respeito dos demais - ressaltou o camisa 13, que agradeceu ao presidente e à torcida pelo carinho e a mobilização por seu retorno.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/07/loco-abreu-decide-ficar-no-rosario-vou-cumprir-minha-palavra.html

Massa destaca evolução da Williams do 1º para o 2º treino: "Saí contente"

Após brasileiro ser 11º na parte da manhã, equipe mexe no carro e piloto fecha o dia com o sexto melhor tempo na sexta-feira de atividades para o GP da Alemanha


Por Direto de Hockenheim, Alemanha

Felipe Massa durante os treinos da Fórmula 1 em Hockenheim, palco do GP da Alemanha (Foto: Reprodução/Twitter)Felipe Massa antes dos treinos em Hockenheim (Foto: Reprodução/Twitter)

Sexto mais veloz da sexta-feira de treinos livres para o GP da Alemanha, Felipe Massa ficou satisfeito com o desempenho de sua Williams em Hockenheim. Após ter anotado o 11º tempo na sessão da manhã, o brasileiro conta que a equipe mexeu em seu carro, que melhorou consideravelmente para a atividade da tarde.

- Saí contente. Fomos competitivos. Não só no sexto tempo que fiz, mas na simulação de corrida o carro também se mostrou equilibrado. A gente conseguiu evoluir bastante da primeira sessão para a segunda, e o carro se mostrou mais equilibrado. E isso é importante para o fim de semana. Espero ter um carro competitivo amanhã, mas, mais do que isso, um carro pronto para domingo. Pode ser que o dia seja chuvoso – disse o piloto.
Este foi o primeiro dia de sessão da Fórmula 1 após a proibição do FRIC (sigla em inglês para suspensões dianteira e traseira interconectadas), sistema que estabiliza a altura do carro e evita que solavancos, principalmente nas curvas, prejudiquem a tração. Massa explicou o trabalho que as equipes tiveram para ajustar seus carros.

- O FRIC mexe na altura do carro em diversas partes da pista. A gente tem que trabalhar em cima para achar o caminho ideal. A gente mexeu muito da primeira sessão para a segunda e o carro se mostrou mais equilibrado na segunda, mas tem mais o que melhorar para a amanhã. Mas é um trabalho no acerto do carro, nada que mude o carro completamente.

Para muitos, a proibição do FRIC foi uma artimanha da FIA para conter a imensa superioridade da Mercedes, que possui quase o dobro de pontos da RBR, segunda colocada no Mundial de Construtores. Nesta sexta-feira, porém, as Flechas de Prata continuaram andando na frente, com Lewis Hamilton em primeiro e Nico Rosberg em segundo. Daniel Ricciardo, da RBR, foi o terceiro, apenas 1 décimo mais lento que o britânico, mais veloz do dia. Perguntado se a proibição do FRIC ajudou a RBR, Massa deu sua opinião:
- Difícil de ter uma certeza. Eles (RBR) têm um carro que economiza muito bem o pneu. Estamos em uma pista onde a temperatura é muito alta. Isso faz diferença em um carro que tem mais carga aerodinâmica. Sem dúvida, isso ajuda a RBR fazer um bom tempo. Agora, vamos esperar para a corrida. A Mercedes, sem dúvida, com FRIC ou sem FRIC, é o melhor carro.

Felipe Massa nos treinos livres para o GP da Alemanha (Foto: Getty Images)
Felipe Massa nos treinos livres para o 
GP da Alemanha (Foto: Getty Images)

Questionado também sobre as arquibancadas vazias durante os treinos livres na Alemanha, Massa respondeu com bom humor:

- Acho que eles continuam tomando cerveja e comemorando depois da Copa do Mundo e comemorando ainda.

Os pilotos voltam à pista neste sábado, a partir das 6h00 (horário de Brasília) para o 3º treino livre em Hockenheim, com exibição ao vivo do SporTV. A TV Globo transmite o treino classificatório do GP da Alemanha em novo formato. A partir das 9h35 da manhã (de Brasília) de sábado, mostrando ao vivo os momentos decisivos para formação do grid de largada. O SporTV transmite na íntegra e ao vivo. A corrida está marcada para as 9h (de Brasília) de domingo, ao vivo na TV Globo. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. 

* colaborou Felipe Siqueira, do Rio de Janeiro


INFO - Circuito GP da Alemanha Hockenheim (Foto: Editoria de Arte)


FONTE:

Técnico de Djoko, Boris Becker elogia Federer: "Melhor de todos os tempos

Alemão brinca sobre resultado da final de Wimbledon, em que ex-número 1 do mundo foi derrotado por Nole por 3 sets a 2: "Ele realmente não precisava de outro título"


Por Budva, Montenegro

Técnico de Novak Djokovic, o alemão Boris Becker tratou com respeito e bom humor a final de Wimbledon deste ano, quando viu o atual número 1 do mundo derrotar Roger Federer em uma partida de cinco sets. Em passagem por Montenegro para o casamento de Nole (apelido de Djokovic), Becker afirmou que Federer é o melhor tenista de todos os tempos e que não precisava de outro título em Wimbledon, o que seria o oitavo do suíço no Grand Slam britânico.

wimbledon boris becker novak djokovic (Foto: Getty Images)
Becker (E) participa de abraço de 
familiares e equipe a Djokovic após 
título do sérvio em Wimbledon 
(Foto: Getty Images)

- Federer já ganhou Wimbledon sete vezes e foi o número 1 do mundo durante muito tempo. Ele realmente não precisava de outro título, ele é o melhor de todos os tempos e eu tenho muito respeito e admiração por ele. Com a reação dele no quarto set, ele mostrou claramente que merece o status de melhor de todos os tempos - disse Becker à imprensa local.

Federer detém o recorde de maior número de semanas (302) na liderança do ranking da ATP. Também é um dos três tenistas que terminaram ao menos cinco temporadas na condição de número 1 do mundo - Pete Sampras terminou seis vezes o ano neste posto e Jimmy Connors, cinco. Além disso, o suíço tem o recorde de 17 títulos de Grand Slam.

- Ele ama competir e é um grande embaixador do tênis. As crianças devem ter como exemplo o que ele fez na sua carreira e como ele conseguiu superar situações complicadas, como ele fez na final contra Novak em Londres - completou Becker.

federer tenis wimbledon djokovic (Foto: Getty Images)
Federer e Djokovic na final de 
Wimbledon deste ano: sérvio 
levou a melhor em duelo de 
cinco sets (Foto: Getty Images)


FONTE:

Vice de Wimbledon posa com Podolski na recepção da Alemanha

Finalista da edição de 2013 do Grand Slam britânico, Sabine Lisicki registra alegria em selfies na chegada da seleção tetracampeã mundial a Berlim: "Aqui estão eles"


Por Berlim


saiba mais


Vice-campeã de Wimbledon em 2013, a alemã Sabine Lisicki foi prestigiar a festa da Alemanha, que conquistou o tetracampeonato da Copa do Mundo no último domingo, no Portão de Brandemburgo, em Berlim. Durante a recepção dos jogadores, a tenista tirou uma foto com o atacante Lukas Podolski, que ganhou o coração de muitos brasileiros com postagens em português e fotos com a camisa do Flamengo nas redes sociais, além de mais selfies com outros jogadores da equipe.

sabine lisicki lukas podolski (Foto: Reprodução / Twitter)
Lisicki e Podolski (Foto: 
Reprodução / Twitter)

sabine lisicki alemanha berlim (Foto: Reprodução / Twitter)Lisicki tieta jogadores (Foto: Reprodução / Twitter)

- Siiimmmmm! Aqui estão eles! @DFB_Team @Podolski 10 #berlim - escreveu a jogadora no Twitter.

Em toda a Copa, Lisicki mostrou sua paixão pelo futebol. Parabenizou Miroslav Klose por se tornar o maior goleador em Mundiais com o 17º gol, marcado na semifinal contra o Brasil. Na goleada da Alemanha sobre a seleção brasileira inclusive postou incrédula com o resultado de 7 a 1 para o país.

Ela ainda revelou toda a euforia quando o tetra alemão veio com a vitória por 1 a 0 sobre a Argentina na decisão.

- Não existem palavras para descrever o quão orgulhosa e feliz estou pela seleção alemã - postara Lisicki.


FFONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/07/vice-de-wimbledon-posa-com-podolski-na-recepcao-da-alemanha.html

Djokovic se casa com amor de infância e se derrete: "Parecia um anjo"

Poucos dias após o título em Wimbledon, número 1 se junta com Jelena Ristic, que está grávida de cinco meses. Cerimônia foi realizada em um Resort em Montenegro


Por Budva, Montenegro


Casamento Djokovic (Foto: Revista Hello)Revista divulga foto do casamento do astro(Foto: Revista Hello)

Número 1 do ranking mundial e dono de sete títulos de Grand Slam, Novak Djokovic se casou com Jelena Ristic na última sexta-feira, poucos dias depois de conquistar o troféu em Wimbledon.

Ristic está grávida e é a namorada de infância do jogador de 27 anos. Na foto que ilustra a capa da revista "Hello"", o tenista abraça a noiva e faz, com as mãos, um formato de coração na barriga da amada.

A cerimônia foi realizada em resort em Budva, uma ilha localizada em Montenegro. Em sua primeira entrevista após a cerimônia, o sérvio estava apaixonado:

- Ao vê-la pela primeira vez com seu vestido, sorrindo e caminhando para mim, ela parecia um anjo. Estava focado nela, no sorriso e, claro, no bebê - disse, em entrevista à revista Hello!.

Já a noiva Jelena também afirmou estar vivendo um dos melhores momentos de sua vida:


- Eu estava muito nervosa e quando vi ele com os olhos cheio de lágrimas, comecei a chorar imediatamente. Estava tão feliz de estar grávida. Estou abençoada por ter ele na minha vida. Eu não podia ter um parceiro melhor que ele - comemorou.



saiba mais

A praia foi fechada ao público no casamento e vigiada por seguranças particulares para afastar a presença de curiosos e da imprensa.

Segundo o jornal Blic, de Belgrado, quem trabalhou no casamento assinou um documento se comprometendo a não revelar os detalhes da festa. Eles também foram proibidos de levar máquinas fotográficas. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/07/numero-1-djokovic-se-casa-em-resort-e-se-derrete-ela-parecia-um-anjo.html

Nos Alpes, Federer joga tênis com Lindsey Vonn a 3.475m de altitude

Tenista suíço bate bola com ícone do esqui alpino em evento promocional


Por Jungfraujoch, Suíça

Os Alpes Suíços entraram para a lista de lugares inusitados onde partidas de tênis já foram disputadas. Roger Federer e americana Lindsey Vonn, campeã olímpica em 2010 e mundial em 2009 na modalidade esqui alpino, bateram bola no Glaciar de Aletsch, o maior dos Alpes, no Jungfraujoch. O evento promocional aconteceu numa quadra especialmente preparada no meio da região repleta de neve, a 3.475m de altitude.

Federer está na Suíça aproveitando o mês de folga após o vice-campeonato em Wimbledon, em que foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 2. O atual 3º colocado do ranking da ATP retorna ao circuito em agosto, para a disputa do Masters 1.000 de Toronto, a partir do dia 4.

tenis roger federer lindsey vonn alpes suiços (Foto: Reuters)
Federer e Lindsey Vonn jogam tênis em 
montanha dos Alpes Suíços (Foto: Reuters)

Tênis Roger Federer e Lindsey Vonn evento promocional na Jungfraujoch (Foto: Agência Reuters)
Federer saca com a brancura da neve 
de fundo (Foto: Reuters)

Tênis Roger Federer e Lindsey Vonn evento promocional na Jungfraujoch (Foto: Agência Reuters)
Lindsey Vonn rebate ataque de Federer 
(Foto: Reuters)


Tênis Roger Federer e Lindsey Vonn evento promocional na Jungfraujoch (Foto: Agência Reuters)
Federer e Lindsey Vonn se divertiram 
a quase quatro mil metros de altitude 
(Foto: Reuters)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/07/nos-alpes-federer-joga-tenis-com-lindsey-vonn-3475m-de-altitude.html

Marcelo Melo faz parceria com Victoria Azarenka em torneio nos EUA

Brasileiro participa da 39ª edição do World Team Tennis (WTT), na Philadelphia


Por Philadelphia, Estados Unidos

O duplista brasileiro Marcelo Melo está tendo a ilustre companhia de Victoria Azarenka na 39ª edição do World Team Tennis (WTT), tradicional torneio de equipes nos Estados Unidos. O WTT reúne sete equipes, que estão divididas nas Conferências Leste (Boston Lobsters, Philadelphia Freedoms e Washington Kastles) e Oeste (San Diego Aviators, Texas Wild, Austin Aces e Springfield Lasers) e que disputam 49 jogos entre si.

azarenka marcelo melo philadelphia freedoms (Foto: Reprodução / Twitter)
Marcelo Melo ao lado de Azarenka em 
foto com equipe do Philadelphia 
Freedoms (Foto: 
Reprodução / Twitter)

- Está sendo uma experiência incrível jogar ao lado da Azarenka, que, além de ser simpática, é uma excelente jogadora. Tivemos a chance de concretizar a vitória para o time Philadelphia Freedoms - disse Melo, que, nesta teçra-feira, venceu nas duplas mistas Kveta Peschke e Raven Klaasen por 5 games a 3, ajudando a equipe superar o San Diego Aviators por 19-18 no placar geral.

Nos intervalos entre as partidas, Melo tem aproveitado para conhecer alguns pontos turísticos da Philadelphia. Um deles foi a estátua do boxeador Rocky Balboa, famoso personagem vivido pelo ator Sylvester Stalone no cinema.
- Este é um dos meus filmes favoritos e foi legal demais ter a oportunidade de conhecer o local das gravações e a estátua - destacou o tenista brasileiro.

Além de Melo e Azarenka, a equipe da Pensilvânia, segunda colocada na Conferência Leste, conta com os jogadores Frank Dancevic, Liezel Huber, Taylor Townsend e o técnico Josh Cohen. Cada confronto do WTT é realizado em um sistema de cinco jogos (simples masculino e feminino e duplas masculinas, femininas e mistas), que contam cada um com set único de cinco games. O time que somar o maior número de pontos durante as cinco partidas vence o duelo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/07/marcelo-melo-faz-parceria-com-victoria-azarenka-em-torneio-nos-eua.html

US Open aparece como possível alvo de ataques terroristas da Al Qaeda

Hipótese foi levantada em revista da organização. Polícia de Nova York diz estar atenta. Torneio será disputado entre 25 de agosto e 8 de setembro


Por Nova York

A polícia de Nova York informou que a rede de terroristas Al Qaeda está encorajando simpatizantes a cometerem atos terroristas em diversos locais dos Estados Unidos, entre eles o complexo de Flushing Meadowns, onde o US Open será disputado entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro.
Diretora de inteligência da NYPD, Rebecca Weiner, disse que esta informação não é confidencial, já que foi divulgada na revista "Inspire", da Al Qaeda. Durante uma conferência da polícia, Rebecca salientou que não existe nenhuma ameaça concreta ao último Grand Slam do ano.

Flushing Meadows US Open tênis Irene (Foto: Alexandre Cossenza/Globoesporte.com)
Complexo de Flushing Meadows, local 
do US Open (Foto: Alexandre 
Cossenza/Globoesporte.com)
 
- Eu quero ser bem clara. Temos ameaças relacionadas ao US Open. Vamos garantir que as ideias levantadas pela revista fiquem apenas no hipotético. Mesmo assim, não vamos negligenciar isso e cuidaremos para que nada aconteça - disse a diretora.

O artigo da revista diz que é fácil construir bombas caseiras e que profissionais do tênis poderiam ser alvos porque "são visitados por milhares de pessoas proeminentes, especialmente no US Open".

No encontro, o ex-comissário de polícia de Boston, Edward Davis, explicou como a lei lidou com o atentado da Maratona da cidade, em 2013. Ano passado, o torneio de tênis de Nova York já recebeu atenção redobrada na segurança, já que foi disputado cinco meses depois do prova de Boston.


Chris Widmaier, porta-voz da Associação de Tênis dos Estados Unidos, diz que está ciente do artigo da revista, e que a entidade está continuamente se atualizando na questão da segurança, e mantendo contato com a justiça.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/07/us-open-aparece-como-possivel-alvo-de-ataques-da-al-qaeda.html

Depois de levar pneu, jovem alemão vira, está na semi e enfrenta Ferrer

Alexander Zverev, de apenas 17 anos, passa por compatriota depois de perder o primeiro set por 6/0 e segue encantando os torcedores na Alemanha


Por Hamburgo, Alemanha

Alexander Zverev (Foto: Reprodução/tennis TV)Alexander Zverev parece não acreditar na vitória (Foto: Reprodução/tennis TV)

Muitos especialistas dizem que a parte mental do tênis é tão importante quanto a técnica do atleta. Então, um tenista de 17 anos, jogando em casa um torneio de primeiro escalão, depois de perder o primeiro set por 6/0 não iria ter forças para virar, certo? Errado. O alemão Alexander Zverev, de 17 anos, derrotou de virada o compatriota Tobias Kamke e se classificou para semifinal do ATP 500 de Hamburgo.

Zverev, que foi convidado pela organização para disputaro torneio, vem fazendo uma campanha surpreendente. No caminho para a semi, passou pelo holandês Robin Haase (27 anos, 51º do ranking), pelo russo Mikhail Youzhny(32, 19º) e pelo colombiano Santiago Giraldo (27, 32º). Contra o russo, se tornou o primeiro tenista de 17 anos a vencer um top 20 desde quando o francês Richard Gasguet passou pelo chileno Nicolás Massú  em abril de 2004.

Na partida desta sexta-feira, Zverev começou muito mal e perdeu o primeiro set por 6/0. Na sequência, venceu o segundo set por 7/5, o terceiro por 6/3 e enfrentará na semifinal o espanhol David Ferrer, número 7 do ranking mundial, que venceu o compatriota Pablo Andujar por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/2.


saiba mais



Após a partida, Zverev reconhece os erros no jogo diante de Kamke:

- No começo do jogo, fiz um monte de erros fáceis. Então, melhores e fui capaz de virar o jogo- resumiu a jovem promessa.

Com o resultado, o atual número 285 deve subir muito no ranking mundial e, em caso de título, poderá entrar no grupo dos 100 melhores. Desde a conquista do título júnior no Australian Open, no início deste ano, Zverev é considerado uma grande esperança do tênis alemão, como explica o capitão do time na Copa Davis, Carsten Arriens:

- Um excelente, extraordinário talento. Mês a mês, vem melhorando muito. Nunca vi um júnior assim- disse o treinador.

A última vez que um tenista de 17 anos tinha alcançado a semifinal de um torneio da ATP foi em 2004, quando o croata Marin Cilic chegou a penúltima fase em Gastaad, na Suíça. Cilic tinha 17 anos e 10 meses na época do feito, Zverev tem 17 anos e três meses.

Alexander Zverev (Foto: Divulgação)
Alexander Zverev comemora um dos 
pontos na partida (Foto: Divulgação)



FONTE:

Após ganhar premiação, Sharapova faz treino em dunas na Califórnia

Russa é flagrada fazendo atividade física em Palos Verdes um dia após ter sido eleita melhor tenista do ano em cerimônia nos EUA. Tenista volta ao circuito em agosto


Por Palos Verdes, Califórnia

tênis Maria Sharapova exercícios em Palos verdes (Foto: AKM-GSI)
Sharapova treina em Palos Verdes 
(Foto: AKM-GSI)

Para Maria Sharapova, o treinamento não pode parar. Um dia depois de ser eleita a melhor tenista do ano na premiação da rede de televisão americana ESPN, a russa foi vista treinando nas dunas de Palos Verdes, na Califórnia. A ex-número 1 do mundo realizou as atividades com o preparador físico e alguns estudantes que se encontravam no local, segundo informações da agência AKM-GSI.


saiba mais
Campeã de Roland Garros, Sharapova volta ao circuito em agosto depois de ter sido eliminada nas oitavas de final em Wimbledon, no início de julho. Ela disputa o WTA de Montreal a partir do dia 4, junto com estrelas como Serena Williams, Na Li, Victoria Azarenka, entre outras.

tênis Maria Sharapova exercícios em Palos verdes (Foto: AKM-GSI)
Sharapova mostra a barriga seca durante 
as atividades (Foto: AKM-GSI)


Daymi Ramirez chega ao Praia Clube e garante: "Volto com mais bagagem"

Essa é a segunda vez que a jogadora veste camisa de Uberlândia na disputa da Superliga de Vôlei. Oposta é apresentada ao clube mineiro na manhã desta quarta


Por Uberlândia, MG

Daymi Ramirez, oposta cubana do Praia Clube na Superliga 2014/2015 (Foto: Divulgação/Praia Clube)Ramirez foi a primeira estrangeira contratada pelo clube mineiro (Foto: Divulgação/Praia Clube)

O Praia Clube vai poder contar por mais uma temporada com o ataque cubano diferenciado. Após a saída da ponteira Herrera, a diretoria anunciou a contratação da oposta Daymi Ramirez que já é velha conhecida do clube, onde defendeu a camisa praiana na Superliga 2010/2011. A atacante realizou as avaliações médicas necessárias e foi apresentada nesta quarta-feira durante a coletiva de imprensa. Ao fazer um balanço sobre a evolução na carreira, ela comemorou a nova fase.

– O Praia foi o clube que me acolheu no Brasil. O projeto demonstra uma evolução muito grande e eu também, porque volto com mais bagagem para Uberlândia e estou feliz por fazer parte dessa equipe novamente – disse. 
Na primeira passagem por Minas Gerais, a atleta deixou legado e garantiu a permanência em clubes brasileiros pelas próximas três temporadas. Foi a primeira estrangeira contratada pelo Praia e sagrou-se a quarta maior pontuadora da Superliga ao anotar 398 pontos, sendo 363 de ataque, 29 de bloqueio e seis de saque. 

Em seguida, agregou ao currículo passagens pelo Minas Tênis e Campinas, do técnico Zé Roberto. Mas a jogadora deixou um “até breve” ao Brasil para defender as equipes Igtisadchi Baku, do Azerbaijão, o Fujian, da China e o Halkbank, na Turquia. Voltou e assumiu a preferência.

Daymi Ramirez, oposta cubana do Praia Clube na Superliga 2014/2015 (Foto: Divulgação/Praia Clube)
'Me sinto em casa no Brasil', diz a 
cubana durante coletiva de imprensa 
nesta quarta-feira (Foto: 
Divulgação/Praia Clube)

– Como em todo lugar, há sempre muita pressão e temos que lidar com ela. Mas no Brasil me sinto em casa, é uma característica bem diferente e fico muito contente por essa minha nova etapa profissional – disse.

Com seus 30 anos de idade e pelo que somou dos últimos anos no voleibol profissional, a cubana confia que poderá contribuir muito mais ao Praia Clube e acredita  poder levar a equipe ao objetivo que tanto deseja há tantas temporadas. 

–  Estou mais evoluída tática e fisicamente, mas percebo uma equipe muito boa aqui e esse trabalho será feito em equipe. Quando joguei contra, sempre achei um time difícil de enfrentar e temos condições de chegar longe – garantiu. 


saiba mais

Alison/Bruno e Emanuel/Pedro vão às quartas de final da etapa de Haia

Alison e Bruno Schmidt perdem primeiro set na competição, mas vão para a próxima fase. Emanuel e Pedro Solberg batem suíços e também avançam


Por Haia, Holanda


Alison e Bruno Schmidt chegaram às oitavas de final da disputa masculina em Haia, na Holanda, sem perder um set sequer. Por isso mesmo, o início do duelo contra os americanos Jacob Gibb e Casey Patterson pegou os parceiros de surpresa. Mas a derrota na primeira parcial, por 21/15, não foi suficiente para arranhar a campanha da dupla na atual etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

De virada, com dois sets disputadíssimos na sequência (placares de 26/24 e 15/11), os brasileiros garantiram a vitória e avançaram às quartas. Nas quartas de final, Alison e Bruno encaram os alemães Erdmann e Matysik. A dupla terminou a fase de grupos com três triunfos em três jogos, todas com o placar de 2 sets a 0. 

Alison e o parceiro Bruno Schmidt chegam às quartas com apenas um set perdido (Foto: Divulgação/FIVB)
Alison e o parceiro Bruno Schmidt 
chegam às quartas com apenas um 
set perdido (Foto: Divulgação/FIVB)

Antigos parceiros de Alison e Bruno, Emanuel e Pedro Solberg também asseguraram uma vaga na próxima fase, ao derrotarem os suíços Chevallier e Strasser por 2 sets a 1, com parciais de 21/9, 16/21 e 15/13. Neste sábado, os representantes brasileiros enfrentam os letões Samoilovs e Smedins. Na fase de grupos, a dupla teve duas vitórias e uma derrota.

As quartas e as semifinais acontecem neste sábado, e decisão do ouro e a disputa do terceiro lugar serão realizadas no domingo. As outras duplas brasileiras que foram à Holanda não conseguiram chegar à fase elimnatória. Ricardo e Álvaro Filho ficaram ainda no torneio qualifying, enquanto Evandro e Vitor Felipe caíram na fase de grupos do Grand Slam.

Pedro Solberg e Emanuel também avançaram para as quartas de final em Haia (Foto: Divulgação/FIVB)
Pedro Solberg e Emanuel também 
avançaram para as quartas de final 
em Haia (Foto: Divulgação/FIVB)

Confrontos com duplas brasileiras nas oitavas:

Alison/Bruno 2 x 1 Gibb/Patterson (EUA) (15/21, 26/24, 15/11)
Emanuel/Pedro 2 x 1 Chevallier/Strasser (Suíça) (21/9, 16/21, 15/13)



Confrontos com duplas brasileiras nas quartas:
Alison/Bruno x Erdmann/Matysik (Alemanha)
Emanuel/Pedro x Samoilovs/Smedins (Letônia)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/07/alisonbruno-e-emanuelpedro-vao-quartas-de-final-da-etapa-de-haiae.html

Em confronto brasileiro, Taiana e Berti eliminam Larissa e Talita na Holanda

Brasil segue em alta na competição, e Maria Clara/Carol, Ágatha/BárbaraSeixas e Juliana/Maria Elisa também avançam para as quartas de final


Por Haia, Holanda


As duplas brasileiras continuam dominando a disputa feminina da etapa holandesa de Haia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Mas um confronto totalmente verde e amarelo nas oitavas de final forçou a eliminação de Larissa/Talita, derrotadas por Taiana/Fernanda Berti por 2 sets a 1 (21/15, 15/21, 21/19). Além de Taiana e Berti, o Brasil segue representado na competição das mulheres por Maria Clara/Carol, Ágatha/Bárbara Seixas e Juliana/Maria Elisa.

Medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, ao lado de Juliana, Larissa retornou ao vôlei de praia estreando a parceria com Talita, que conquistou o título da última temporada do Circuito Mundial ao lado de Taiana. O confronto brasileiro nas areias de Haia foi o primeiro encontro das ex-parceiras em lados opostos. Com a vitória, Taiana e Fernanda Berti encaram as suíças Joana Heidrich e Nadine Zumkehr nas quartas de final, no sábado.

- Foi um jogo de duas duplas que ainda estão se conhecendo. Fizemos um ótimo primeiro set, mas no segundo não conseguimos manter o mesmo padrão. No tie-break, lideramos o placar, mas permitimos a virada delas. Mesmo assim mantivemos a calma e conseguimos essa importante vitória para o fortalecimento da dupla. Temos uma energia muito boa dentro de quadra e isso nos ajuda a suprir a falta de entrosamento neste começo - analisou Taiana.

Taiana e Fernanda Berti comemoram vitória no Grand Slam da Holanda (Foto: Divulgação/FIVB)
Taiana e Fernanda Berti comemoram 
vitória no Grand Slam da Holanda 
(Foto: Divulgação/FIVB)

Maria Clara e Carol derrotaram as polonesas Monika Brzostek e Kinga Kolosinska por 2 sets a o (21/16, 21/19), e enfrentam as tchecas Kristyna Kolocova e Marketa Slukov nas quartas. Juliana/Maria Elisa, que eliminaram as americanas Lauren Fendrick e Brooke Sweat, por 2 sets a 0 (21/11, 21/17), duelam contra as compatriotas Ágatha e Bárbara seixas, vencedoras do confronto contra as espanholas Liliana Fernández e Elsa Baquerizo, por 2 sets a 1 (19/21, 21/18, 20/18). 

Antes das oitavas de final, as três duplas brasileiras que dependiam da repescagem para seguir na competição conseguiram vencer. Ágatha/Bárbara Seixas bateu a dupla argentina Ana Gallay/Georgina Klug por 2 sets a 0 (21/14, 21/12); Maria Clara/Carol eliminou a parceria canadense Jamie Broder/Kristina Valjas por 2 sets a 1 (21/12, 18/21, 15/11), e Taiana/Fernanda Berti superou Summer Ross/Emily Day, dos Estados Unidos, por 2 sets a 0 (21/19, 21/13).

As cariocas Maria Clara e Carol também avançaram para as quartas de final na Holanda (Foto: Divulgação/FIVB)
As cariocas Maria Clara e Carol também 
avançaram para as quartas de final 
(Foto: Divulgação/FIVB)

Confrontos com duplas brasileiras nas oitavas:

Larissa/Talita 1 x 2 Taiana/Fernanda Berti (15-21, 21-15, 19-21)
Maria Clara/Carol 2 x 0 Brzostek/Kolosinska (Polônia) (21-16, 21-19)
Ágatha/Bárbara Seixas 2 x 1 Liliana/Baquerizo (Espanha) (19-21, 21-18, 20-18)
Juliana/Maria Elisa 2 x 0 Fendrick/Sweat (EUA) (21-11, 21-17)


Confrontos com duplas brasileiras nas quartas:
Taiana/Fernanda Berti x Zumkehr/Heidrich (Suíça)
Kolocova/Slukova (República Tcheca) x Maria Clara/Carol
Juliana/Maria Elisa x Agatha-Bárbara Seixas



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/07/em-confronto-brasileiro-taianaberti-elimina-larissatalita-na-holanda.html

Bernardinho diz que poupou Sidão e Murilo contra Irã por questões físicas

Treinador espera contar com o grupo completo para os jogos finais da competição e reclama do juiz no quarto set, quando vencia por 25 a 24


Por Florença, Itália


Classificado para a semifinal da Liga Mundial, o Brasil entrou em quadra contra o Irã sem Murilo e Sidão. Com o desfalque dos dois titulares, os comandados por Bernardinho acabaram perdendo por 3 a 1, em Florença. 

Após o fim da partida, o treinador brasileiro explicou que poupou os jogadores com intuito de preservá-los pela idade avançada e para que eles possam estar em boas condições para os jogos seguintes da competição.

- A nossa decisão foi de poupar dois jogadores, o Murilo e o Sidão. Isso em função da idade e em função de questões físicas que eles estão carregando (...). Durante a partida, com o jogo se alongando, o desgaste também veio com o Wallace e o Bruninho. Mexemos em peças importantes, como o Raphael e o Vissoto, peças do mesmo padrão, com alto nível (...). A intenção é dar uma condição boa para o time. Temos ainda dois jogos pela frente.


vôlei lucarelli e Lucão Brasil e Irã Liga mundial (Foto: FIVB)
Lucarelli e Lucão tentam bloquear o 
ataque do Irã,em duelo disputado na 
cidade de Florença Foto: FIVB)

Quando o placar estava 25 a 24 para o Brasil, no quarto set, Ghafour atacou para fora, e o árbitro da partida marcou ponto para os iranianos dizendo que houve um toque no bloqueio do Brasil. O lance gerou muitas reclamações dos brasileiros, e Bernardinho acredita que o jogo deveria ter ido para set decisivo. Com o resultado, os iranianos terminaram o Grupo I na primeira posição.

- Tivemos chances, nós chegamos a vencer o quarto set, mas o juiz resolveu marcar uma bola totalmente fora de propósito para o Irã, que ficou em primeiro na chave. Eu sinto muito com isso.

Com o o resultado, os russos, atuais campeões, estão eliminados da Liga Mundial.  Os brasileiros, que terminaram o Grupo I na segunda posição, enfrentam os italianos neste sábado, às 15h15. No mesmo dia, mas às 12h15, o Irã joga contra os Estados Unidos.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2014/07/bernardinho-diz-que-poupou-sidao-e-murilo-contra-ira-por-questoes-fisicas.html

Brasil perde do Irã, elimina a Rússia, mas avança em 2º lugar à semi da Liga

Com a derrota por 3 sets a 1, seleção brasileira é ultrapassada pelos iranianos na classificação e vai enfrentar a dona da casa, Itália, na semifinal deste sábado


Por Florença, Itáia

Um dia depois de vencer com propriedade a Rússia, sua maior algoz nos últimos tempos, a seleção brasileira voltou a dar um grande desgosto para os atuais campeões olímpicos. Já classificado para a semifinal da Liga Mundial, o Brasil entrou em quadra mais leve nesta sexta-feira e, poupando dois titulares (Murilo e Sidão), perdeu para o Irã por 3 sets 1 (21/25, 19/25, 25/23 e 26/28), em 2h05min, na Arena Nelson Mandela, em Florença, na Itália, e eliminou os russos, atuais campeões também da Liga. Se a queda dos principais favoritos ao título é uma boa notícia para os brasileiros, o revés para os iranianos gerou uma dor de cabeça, já que ao vencer apenas um set, os comandados do técnico Bernardinho ficaram com a segunda colocação do Grupo I, deixando o Irã em primeiro lugar. Por conta disso, o Brasil terá de encarar a dona da casa, Itália, na semifinal deste sábado, às 15h30 (de Brasília). O clássico vai ter transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Os italianos asseguraram a primeira colocação do Grupo H ao vencer a Austrália por 3 sets a 0 (25/14, 25/22 e 25/21, na segunda partida disputada nesta sexta-feira, em Florença.

Na outra semifinal, o Irã, que jamais chegou tão longe na Liga Mundial, duela às 12h30 contra o os Estados Unidos, que ficaram com a segunda colocação no Grupo H.

- Nossa principal preocupação era chegar bem amanhã (sábado), mas é claro que queríamos vencer. Erramos bastante e isso fez com que o grupo perdesse a cabeça em alguns momentos. Precisamos pegar a parte boa, que fizemos bem, para chegar com força no jogo de amanhã (sábado) e buscar a vaga na final - afirmou o central Éder, que ficou com a vaga de Sidão.

Brasil x Irã fase final Liga Mundial (Foto: Divulgação/FIBV)
Jogadores do Irã vibram com ponto 
durante a vitória sobre o Brasil 
(Foto: Divulgação/FIBV)

O maior pontuador da partida foi o oposto iraniano Ghafour, que fez 23 pontos. Pelo lado brasileiro, o destaque foi o ponteiro Lucarelli, que marcou 17 pontos.


O jogo
Embalado pela vitória sobre os campeões olímpicos no dia anterior, a seleção não sentiu a falta de Murilo e Sidão no começo do jogo. Com Bruninho abusando das bolas de meio, Éder e Lucão comandaram a vitória parcial por 8 a 5 antes da primeira parada técnica. A pausa acabou sendo boa para os iranianos, que reagiram e foram para o segundo tempo técnico vencendo por 16/15. 


saiba mais

Apesar da desvantagem no placar, a seleção brasileira era melhor e não demorou para retomar o controle do jogo. Numa sequência de Lucão no saque, o time comandado por Bernardinho abriu 19/16 e chegou a 20/18 dando a impressão de que venceria o primeiro set sem maiores dificuldades. Isso até Gholami passar pelo saque. A bomba do camisa 9 destruiu o passe brasileiro, e os iranianos anotaram quatro pontos seguidos para abrir 22/20. A seleção sentiu o golpe e não conseguiu impedir a vitória parcial do Irã por 25/21, num ataque pela entrada de rede do ponteiro Mirzajanpour.

A seleção brasileira não entrou com a mesma concentração na segunda parcial. Sempre correndo atrás do placar, o Brasil levou o set equilibrado até o décimo ponto. Sem usar os meios de rede com a mesma eficiência do set anterior, a equipe de Bernardinho permitiu que os iranianos tomassem conta do jogo. Com o ponteiro Mirzajanpour e o oposto Ghafour inspirados, o Irã impôs um volume de jogo muito maior e venceu a parcial até com certa facilidade por 25/21.

Brasil x Irã fase final Liga Mundial (Foto: Divulgação/FIBV)
Brasil encontrou grandes dificuldades 
para brecar o bom ataque do Irã 
(Foto: Divulgação/FIBV)

A seleção brasileira cresceu no terceiro set. Apesar de ainda cometer um número grande de erros, os brasileiros melhoraram o passe e passaram a encaixar bons ataques. Quem cresceu em quadra foi Lucarelli. O ponteiro virou bolas em momentos importantes. Do outro lado, o Irã perdeu um pouco da confiança e errou bolas tranquilas. Mas o ritmo do Brasil estava muito irregular. Ora, o time lembrava aquele esquadrão que bateu com tanta propriedade os russos, ora lembrava a equipe que tanto sofreu para passar da fase de grupos desta Liga Mundial. Aproveitando isso, o oposto Ghafour disparava como o maior pontuador do jogo. Para vencer a parcial, a seleção brasileira melhorou o seu bloqueio e conseguiu parar três vezes o melhor jogador iraniano. E, apesar da irregularidade, o Brasil se recuperou na partida ao vencer o terceiro set por 25/23.

Brasil x Irã fase final Liga Mundial (Foto: Divulgação/FIBV)O oposto Ghafour foi o grande nome do Irã no jogo (Foto: Divulgação/FIBV)

A missão dos comandados de Bernardinho era ganhar o quarto set para assegurar o primeiro lugar do Grupo I e, assim, enfrentar um adversário teoricamente mais fraco na semifinal deste sábado. O jogo continuava equilibrado, e a tarefa brasileira não era tão simples. Os iranianos acreditavam em todos os pontos, mas o levantador Rapha fazia um bom trabalho, distribuindo o jogo com qualidade para Lucarelli e Vissotto, os mais atuantes naquele momento. Porém, os asiáticos também estavam bem e não deixavam a seleção brasileira abrir boa vantagem. Era lá e cá. No momento decisivo do set, o Irã foi superior, errou menos e ainda viu o Brasil desperdiçar dois set points. Assim, acabou levando a parcial por 28/26 e o jogo por 3 sets a 1. É a primeira vez que a surpreendente seleção iraniana avança à semifinal da Liga Mundial, competição que ela disputa apenas pela segunda vez em sua história.

as equipes
Brasil - Bruninho, Wallace, Lucão, Éder, Lucas Lóh, Lucarelli e Mário Jr (líbero). Entraram: Vissotto e Rapha. Técnico: Bernardinho.

Irã - Marouflakrani, Ghaemi Farhad, Mousavi Mohammad, Gholami Adel, Ghafour Ami, Mirzajanpour e Zarif Farhad (líbero). Entraram: Tashakori, Armin, e Mahdavi Mehdi. Técnico: Slobodan Kovac


tabela de jogos da fase final*
Grupo H
16/7 - Itália 3 x 0 Estados Unidos - 25/22, 25/21 e 26/24
17/7 -  Estados Unidos 3 x 1 Austrália - 22/25, 25/18, 25/23 e 25/19
18/7 - Austrália 0 x 3 Itália - 14/25, 22/25 e 21/25


Grupo I
16/7 -  Irã 2 x 3 Rússia - 25/18, 18/25, 21/25, 37/35 e 8/15
17/7 - Rússia 1 x 3  Brasil - 26/24, 22/25, 25/23 e 25/22
18/7 - Brasil 1x 3 Irã - 21/25, 19/25, 25/23 e 26/28


Semifinais
19/7 - 12h30 - Irã  x Estados Unidos
19/7 - 15h30 - Itália x Brasil

Disputa do terceiro lugar
20/7 - 12h30 - perdedores das semifinais


Final
20/7 - 15h30 - vencedores das semifinais



* Horários de Brasília