segunda-feira, 23 de junho de 2014

Só elogios ao Chile, Felipão admite: "Se pudesse, escolheria outro rival"

Técnico do Brasil aprova a entrada de Fernandinho, mas esconde o jogo sobre mudanças após goleada sobre Camarões e confirmação do primeiro lugar do Grupo A


Por Brasília

Com a missão cumprida na primeira fase da Copa do Mundo, após a goleada por 4 a 1 sobre Camarões, em Brasília, nesta segunda-feira, a seleção brasileira volta suas atenções para o Chile, adversário das oitavas de final. Na entrevista coletiva no estádio Mané Garrincha, o técnico Luiz Felipe Scolari fez questão de deixar claro o respeito que tem pelo rival do próximo sábado, no Mineirão, às 13h.

- Se eu pudesse escolher, escolheria outra seleção (para enfrentar). Porque eu vi jogos do Chile, joguei contra o Chile e vi as qualidades. Algumas pessoas não viam dessa forma e achavam que o Chile seria descartado logo. Eu acho o (rival) mais difícil. Tem catimba, tem qualidade, organização. Eles têm tudo.


 Questionado na entrevista coletiva sobre as boas atuações de Fernandinho e Ramires - que entraram na segunda etapa nos lugares de Paulinho e Hulk -, o técnico não quis antecipar se ambos "se escalaram" para o jogo contra o Chile.

- Vou analisar normalmente os jogos amanhã, quando estivermos com a adrenalina fora do corpo, sem emoção. Depois você observa o vídeo da partida e pode interpretar de outra forma. E vou analisar o Chile, que é o nosso adversário. Vamos mudar os horários de treinamentos e fazer adaptações para chegar ao jogo de sábado tranquilos e com a melhor equipe - afirmou o treinador da Seleção.

Felipão disse que a entrada de Fernandinho foi "providencial", e que só o colocou no time porque "está observando no dia a dia" e sabia ser este "o momento certo". O técnico disse ainda que viu evolução em relação aos dois jogos anteriores da Seleção nesta Copa do Mundo.
principais trechos da coletiva de felipão

Felipão Scolari Brasil x Camarões (Foto: Reuters)Felipão orienta a Seleção na vitória sobre Camarões em Brasília (Foto: Reuters)

TORCIDA
- Nós estamos nos sentindo à vontade em todo o Brasil. Mesmo um ou outro detalhe que durante o jogo a gente não tenha feito corretamente, o incentivo tem sido tal que nos leva a corrigir, a melhorar. Nos sentimos em casa em Brasília, Fortaleza, em qualquer lugar do Brasil. Mesmo onde não jogamos, o apoio que nós recebemos é muito grande.

FERNANDINHO
- A entrada do Fernando foi boa, providencial, criou situações de ataque, bom passe, foi bem. Por isso que ele está trabalhando no dia a dia. Tem uma frase muito importante na vida: "a natureza não dá saltos, é devagar". O que nós estamos tentando colher vem progressivamente. Dia a dia, jogo a jogo. Foram quatro gols, poderiam ter sido sete ou oito, e poderíamos ter concedido mais um ou dois. Temos que progredir mais, se quisermos passar pelo Chile, que é muito bom.

LIGAÇÃO DIRETA
- Vocês viram no trabalho de dois dias atrás, o quanto trabalhamos as jogadas de penetração da ponta para o meio, porque Camarões marca muito alto. Tivemos uma ou duas jogadas que poderiam ter sido gol no início do jogo. Estamos tentando mostrar mais que precisa de calma. Com tranquilidade a gente faz o resultado. Alguns altos e baixos, o que é normal. Mas no geral melhoramos um pouco mais.

BOLA LONGA
- Tivemos um pequeno problema no primeiro tempo, que o Oscar se juntou aos atacantes. Quem tinha que vir buscar a bola eram Oscar e Hulk, e corrigimos no intervalo. Durante o jogo ninguém escuta ninguém. Depois de corrigidos esses detalhes, a gente trabalhou bem a bola. Na primeira bola longa, uma chance, na segunda, outra chance, aí acha que vai dar certo.

PRIMEIRA FASE
- Não tivemos problema nenhum de lesão, nenhuma dificuldade no trabalho, acrescentando alguma coisa a mais e chegamos à classificação, que foi difícil. Camarões poderia estar disputando a classificação, acho impossível que esse time tenha três derrotas. Estamos quase num nível ideal.

COPA NO BRASIL
- Estou muito feliz, orgulhoso. Penso que todos aqueles estrangeiros que aqui vieram estão sendo recebidos de forma maravilhosa, vivenciando o que é o Brasil.

FRED
Ele também estava muito ansioso. Tem que fazer a parede, escorar, tem posição física, ele estava se livrando muito rápido da bola, afoito para fazer o gol. E as coisas vão acontecer naturalmente, na Copa das Confederações também foi assim. Ele é da minha inteira confiança e sabe disso. Cresceu um pouco hoje, com esse gol e com essa maneira que jogou. Se notarem no vídeo, ele teve posicionamento tático diferente, ajudando também na marcação. E isso veio em benefício do Fred.

NEYMAR
Assim como a Argentina depende do Messi, craque e jogador fazem diferença no Brasil e em qualquer seleção. E Neymar é muito participativo, já elogiei muitas vezes o Muricy quando, no Santos, colocou no Neymar a marcação, deixar de criar para fazer algo pelo grupo.

DEFESA
Sobre meus zagueiros, não tenho um pingo de medo, de receio.

LUIZ GUSTAVO
Lembro que brigamos com o Bayern para ele se apresentar antes da Copa das Confederações. Tem determinadas situações que tem que ir para o confronto. E os problemas foram solucionados. Hoje é um dos mais importantes jogadores da Seleção, mas ninguém vê muito. E nem ele gosta.

MATA-MATA
Agora não pode errar. Na fase seguinte, não dá para ter tropeço, não pode conceder como em um ou outro jogo oportunidades tão vivas ao adversário. Vai ter que ter uma postura equilibrada, bem pensada, jogo muitas vezes de um gol. Vamos tentar fazer diferente.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/06/felipao-video-da-partida-pode-gerar-mexidas-na-selecao-diante-do-chile.html

Juliana/Maria Elisa perde para tchecas na decisão do Grand Slam de Berlim

Dupla brasileira esboça reação, mas cai diante de Kolocova e Slukova por 2 a 1 (21/14, 18/21 e 15/12). Rivais foram algozes de Maria Elisa em Londres


Por Berlim, Alemanha


Maria Elisa tenta vencer o bloqueio tcheco durante Grand Slam de Berlim de vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)
Maria Elisa tenta vencer o bloqueio tcheco 
na finaldo Grand Slam de Berlim 
(Foto: Divulgação/FIVB)

Medalhistas de prata nos torneios Open de Fuzhou, na China, e Puerto Vallarta, no México, Juliana e Maria Elisa voltaram a bater na trave em sua terceira final na temporada 2014 do Circuito Mundial. Em um jogo nervoso e de muitas falhas, a dupla brasileira não resistiu às tchecas Kolocova e Slukova na decisão do Grand Slam de Berlim, na Alemanha, perdendo por 2 sets a 1, com parciais de 21/14, 18/21 e 15/12. Maria Elisa não tem boas lembranças das adversárias, que foram as algozes de sua eliminação nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando atuou ao lado de Talita. Na ocasião, as tchecas ficaram em quinto lugar. Juliana, por sua vez, garantiu a medalha de bronze, ao lado de Larissa.

Usando como principais armas o saque potente de Slukova e a defesa de Kolocova, que estava em um dia inspirado, a dupla segurou a reação verde e amarela e subiu ao topo do pódio pela segunda vez na temporada. Na disputa de terceiro lugar, as alemãs Borger e Büthe venceram as chinesas Wang Fan e Yue por 2 sets a 0 (21/10 e 21/19). O Grand Slam de Berlim marcou a despedida das atuais campeãs do Circuito Mundial, Talita e Taiana, que romperam depois de um ano e seis meses. Em busca do ouro olímpico em 2016, Talita fechou uma parceria com Larissa, enquanto Taiana ainda definiu com quem irá atuar.

Assim como Talita e Taiana, Ágatha e Bárbara Seixas caíram nas quartas de final na capital alemã. Na disputa masculina, Alison e Bruno Schmidt derrotaram os ex-parceiros Emanuel e Pedro Solberg por 2 sets a 0 (21/13 e 21/12) e conquistaram o bronze.


O jogo
As tchecas começaram melhor no primeiro set, abrindo 3 a 0. Juliana e Maria Elisa reagiram (3 a 3), mas voltaram a mostrar nervosismo no contra-ataque e a cometer sucessivos erros. O saque potente de Slukova e as boas defesas de Kolocova, que parecia uma gigante, apesar de ter apenas 1,70m de altura, eram os maiores obstáculos das brasileiras. Após um belo rali, Juliana cortou na rede e as rivais fizeram 10 a 6. Slukova acertou três aces e ampliou: 18 a 9.

As brasileiras não conseguiam se encontrar em quadra e optaram por marcar a inspirada Kolocova, bem no ataque e na defesa. A estratégia deu certo por um breve momento. A tcheca não conseguiu fazer a recepção do saque de Juliana e, na sequência, falhou na diagonal. No contra-ataque, Maria Elisa soltou o braço para salvar o primeiro setpoint. As europeias pediram tempo e chegaram ao 20º ponto na sequência. Slukova sacou forte e fechou em 21 a 14.

Juliana ataca durante a final do Grand Slam de vôlei de praia, realizado na Alemanha (Foto: Divulgação/FIVB)
Juliana ataca e tenta se livrar do bloqueio das 
tchecas. Brasileiras perderam por 2 a 0 
(Foto: Divulgação/FIVB)

O segundo set foi marcado pelo equilíbrio, com trocas de vantagem. Com um saque de efeito, Maria Elisa colocou a bola na linha e deixou o Brasil na frente do placar: 4 a 3. As brasileiras fizeram 11 a 9 no bloqueio armado por Juliana, mas foram alcançadas: 18 a 18. Incansável na defesa, Kolocova dava trabalho para as brasileiras, que precisaram se reinventar para sobreviver na disputa. Juliana usou a experiência no fim, enganou as rivais e colocou a bola no fundo da quadra para vencer por 21 a 18 e levar a decisão para o tiebreak.

Na etapa decisiva, Slukoca seguiu forçando o saque. Kolocova, por sua vez, continuava o seu show na defesa. A dupla brasileira se impôs no início. Depois de um longo rali, Juliana atacou e abriu dois pontos sobre as rivais: 5 a 3. Com um bom volume de jogo, as tchecas reagiram, viraram e assumiram o controle: 11 a 7. Kolocova foi quase até a arquibancada para defender um ataque de Maria Elisa e a parceira mandou a bola de segunda, surpreendendo as brasileiras. Na sequência, mais um ace de Slukoca: 14 a 12. As brasileiras ainda salvaram um matchpoint, no entanto, um outro saque para fora deu o título para as europeias, que vieram para Berlim motivadas pelo ouro no Open de Praga.

Brasil no Circuito Mundial 2014:
Open de Fuzhou
Juliana/Maria Elisa - prata
Alison/Bruno Schmidt - prata

Grand Slam de Xangai
Ágatha/Bárbara Seixas - bronze

Open de Puerto Vallarta
Ágatha/Bárbara Seixas - ouro
Juliana/Maria Elisa - prata

Grand Slam de Moscou
Talita/Taiana - prata

Grand Slam de Berlim
Juliana/Maria Elisa - prata
Alison/Bruno Schmidt - bronze


Próximas etapas do Circuito Mundial:
17 a 22/06 -Berlim (Alemanha) - Masculino/Feminino - Grand Slam
24 a 29/06 - Stavanger (Noruega) - Masculino/Feminino - Grand Slam
8 a 13/07 - Gstaad (Suíça) - Masculino/Feminino - Grand Slam
15 a 20/07 - Haia (Holanda) - Masculino/Feminino - Grand Slam
22 a 27/07 - Long Beach (EUA) - Masculino/Feminino - Grand Slam
29/07 a 3/08 - Klagenfurt (Áustria) - Masculino/Feminino - Grand Slam
19 a 24/08 - Stare Jablonki (Polônia) - Masculino/Feminino - Grand Slam
23 a 28/09 - Brasil - Masculino/Feminino - Grand Slam
7 a 12/10 - Xiamem (China) - Masculino/Feminino - Open
28/10 a 2/11 - Parana (Argentina) - Masculino/Feminino - Open
4 a 9/11 - Doha (Qatar) - Masculino - Open
25 a 30/11 - Chennai (Índia) - Masculino/Feminino - Open
3 a 7/12 - La Reunion (França) - Masculino - Open
9 a 14/12 - Durban (África do Sul) - Masculino/Feminino - Open



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/06/julianamaria-elisa-perde-para-tchecas-na-final-do-grand-slam-de-berlim.html

Com "noite de pizza", Bruninho & Cia. comemoram vitória sobre a Polônia

Após 3 a 0 sobre os poloneses na Liga Mundial, jogadores festejam resultado positivo


Por Cracóvia, Polônia

Neste domingo, a seleção brasileira masculina de vôlei teve motivos para comemorar. Depois de atuações ruins contra Itália, Polônia e Irã pela Liga Mundial, o time do técnico Bernardinho jogou bem, venceu os poloneses por 3 a 0 e manteve viva a chance de classificação para a próxima fase da competição. Após a partida, "noite de pizza" para celebrar o reencontro com a vitória:

seleção brasileira volei pizza lucarelli, bruninho (Foto: Reprodução/Instagram)
Jogadores da seleção brasileira comemoram 
vitória sobre a Polônia com pizza 
(Foto: Reprodução/Instagram)

"Noite de pizza com a galera! Boa noite e bom resto de domingo a todos", escreveu Lucarelli nas redes sociais, em "selfie" feito pelo levantador Bruninho. Wallace, Rapha, Sidão, Mario Jr e Lucão também estão na foto.


"No momento difícil é que a força do grupo faz a diferença. Sabemos que estamos longe do ideal e as as críticas e dúvidas fazem parte do processo. O que não faltará jamais é nossa luta e entrega em cada partida. Que esse momento sirva de crescimento para todos nós. A luta continua e nós "vamos pra cima" sem nos entregarmos jamais!!!", escreveu Bruninho.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/06/com-noite-de-pizza-bruninho-cia-comemoram-vitoria-sobre-polonia.html

Com atraso, Suíça chega a Manaus para decisão no Grupo E da Copa

Equipe que tem o mesmo número de pontos do Equador, que encara a França, espera vencer, convencer e chegar a fase de oitavas de final


Por Manaus

A Suíça já está em Manaus para o confronto diante de Honduras, na próxima quarta-feira, na Arena Amazonia. A equipe chegou à capital amazonense às 18h55 - com cerca de 25 minutos de atraso - e já está concentrada em hotel na Zona Centro-Sul da cidade.

Delegação da Suíça chega a Manaus para enfrentar Honduras (Foto: Tadeu Matsunaga)
Delegação da Suíça chega a Manaus para 
enfrentar Honduras 
(Foto: Tadeu Matsunaga)

O jogo contra os hondurenhos é de suma importância para os suíços na Copa do Mundo. Com o mesmo número de pontos do Equador, mas perdendo no saldo de gols, o grupo comandado por Shaqiri aparece na terceira colocação do Grupo E, e uma vitória pode representar um caminho mais tranquilo para que o sonho da classificação se mantenha vivo.

Após Behrami declarar que a derrota diante da França deixou o elenco mais unido, a expectativa é que a equipe comandada por Ottmar Hitzfeld tenha um desempenho melhor, que satisfaça os torcedores que devem desembarcar em Manaus nos próximos dias.


Sem apelo popular
A chegada dos suíços em nada se comparou à dos portugueses, que ficaram hospedados no mesmo local durante a estadia em Manaus. Se a passagem de Cristiano Ronaldo desencadeou uma aglomeração de cerca de 700 pessoas em frente ao hotel, apenas uns dez curiosos esperavam pela Suíça. 


O cronograma para esta terça-feira é de repouso na parte da manhã. No fim da tarde, por volta das 17h30, a equipe fará o reconhecimento do gramado da Arena Amazônia.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/suica/noticia/2014/06/com-atraso-suica-chega-manaus-para-decisao-no-grupo-e.html

Herói, Suárez recebe a visita da família em Natal-RN: "Me dão mais energia"

Atacante se encontra na concentração com os filhos Benjamín e Delfina e a esposa


Por Natal, RN

Um dia antes do duelo decisivo contra a Itália, os jogadores da seleção do Uruguai receberam a visita dos familiares. E o herói do triunfo celeste contra a Inglaterra, na última rodada, o atacante Luis Suárez, teve a presença dos filhos e da esposa Sofía Balbi. Suárez paparicou Benjamín, que ainda fará dois anos, e Delfina, de quatro anos. Nesta quarta-feira, às 13h, na Arena Dunas, em Natal, o Uruguai encara a Itália e precisa vencer para garantir um lugar nas oitavas de final.

- Obrigado por terem vindo e por me apoiarem como sempre. Vocês me dão mais energia do que todos!!!! Eu amo muito vocês!!!! -  disse Suárez.

Zebra do Grupo D, a Costa Rica, já classificada, pega a Inglaterra, já eliminada, às 13h, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Luis Suárez recebe a visita da família (Foto: Reprodução/Twitter)
Luis Suárez recebe a visita da família 
(Foto: Reprodução/Twitter)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/uruguai/noticia/2014/06/heroi-suarez-recebe-visita-da-familia-em-natal-rn-me-dao-mais-energia.html

Técnico quer Equador fechado contra França, mas "efetivo" no ataque

Reinado Rueda afirmou que seleção precisará ter "boa leitura de jogo" na próxima quarta-feira, às 17h, no Rio de Janeiro


Por Viamão, RS

A seleção do Equador vive um dilema para enfrentar a França nesta quarta-feira, às 17h, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Como precisam da vitória na última rodada da fase de grupos, os equatorianos vão ter que se arriscar no confronto. Só que o técnico de "La Tri", Reinaldo Rueda, teme o forte ataque francês – que marcou oito gols em dois jogos – e disse que o time não deverá se expor no duelo. A fórmula, segundo ele, é encurtar os espaços do rival e ser "efetivo" quando tiver oportunidades na frente.

Técnico Reinaldo Rueda ressaltou que Equador precisa jogar com "inteligência" (Foto: Laion Espíndula / GloboEsporte.com)
Reinaldo Rueda ressaltou que Equador precisa 
jogar com "inteligência" (Foto: Laion Espíndula
 / GloboEsporte.com)

– Tomara que seja uma partida mais aberta pelo lado da França. O nosso time vai tratar de se fechar. Para buscar o placar que necessitamos, temos que ser efetivos quando tivermos a posse de bola e principalmente nas chances de gol – comentou o treinador.

Uma das palavras mais utilizadas pela comissão técnica e jogadores é "inteligência". Conforme Rueda, o Equador precisa analisar bem o comportamento da França em jogo para obter os três pontos.

– É necessário que nosso time faça uma boa leitura do jogo. Além de inteligência, precisamos de muita aplicação de todo o grupo. A França é uma potência e trabalha muito bem as triangulações – analisou o comandante equatoriano.


saiba mais

– Enfrentamos uma Suíça muito aplicada e pecamos numa jogada no final. Contra Honduras, nosso time melhorou. Agora a gente tem um adversário com outro estilo e potências individuais. O empenho tem que ser maior.

Segundo colocado no Grupo E, o Equador tem três pontos joga contra a França nesta quarta-feira, às 17h, no Estádio Maracanã. Na mesma chave e mesmo horário, a Suíça encara Honduras em Manaus.


FONTE:

Fim de semana têm quartas de final da Liga Feminina Amigos do Vôlei

São Raimundo, Baré, Real Sport, Melbv, Gressb, 9 de Julho, CDA-mirim e infantil entram em quadra. Partidas ocorrem na sexta e no sábado, na Escola Pedro Elias.


Por Boa Vista, Roraima

Copa Macuxi de voleibol (Foto: Nailson Wapichana/GloboEsporte.com)Jogos não paralisam durante a Copa do Mundo
(Foto: Nailson Wapichana/GloboEsporte.com)

A Liga Feminina Amigos do Vôlei está quase chegando ao fim e neste fim de semana quatro partidas dão início às quartas de final da competição. Duas partidas ocorrem na sexta-feira e outras duas no sábado, todas na quadra da Escola Pedro Elias.

Na sexta-feira, quem dá início a primeira partida é a equipe do São Raimundo, que encara o Baré, às 19h30. Em seguida, é a vez de Real Sport entrar em confronto contra a Melbv, às 20h30.

No sábado, a primeira partida é entre Gressb e Carlos Drummond de Andrade (CDA) mirim, às 19h30. E fechando os confrontos do fim de semana, entram em quadra, às 20h30, o time do 9 de Julho contra o Carlos Drummond de Andrade (infantil).

As partidas da Liga Feminina não paralisaram durante a Copa do Mundo, devido a tabela da competição não coincidir com os jogos da seleção brasileira. Os confrontos são a noite. Os times que obtiverem as melhores classificações garantem vaga para o Encontro Internacional Gressb de Voleibol em setembro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rr/noticia/2014/06/fim-de-semana-tem-quartas-de-final-da-liga-feminina-amigos-do-volei.html

Documentos sobre estado de saúde de Schumi são roubados de hospital

Assessora do heptacampeão, Sabine Kehm confirma informação. Ladrões teriam oferecido dados a veículos da imprensa europeia. Polícia está investigando o caso


Por Berlim, Alemanha

Helicóptero de resgate como o que resgatou Michael Schumahcer, no Hospital de Grenoble (Foto: Reuters)Hospital de Grenoble, na França, onde Schumacher ficou internado por quase seis meses (Foto: Reuters)

Documentos e dados confidenciais sobre Michael Schumacher foram roubados e estão sendo oferecidos a meios de comunicação europeus. A assessora do ex-piloto, Sabine Kehm, confirmou a informação através de um comunicado oficial. A polícia está investigando o caso. Ainda não se sabe como e de onde os arquivos foram roubados. Os detetives acreditam que podem ter sido copiados do Hospital de Grenoble na França, onde o heptacampeão ficou internado de dezembro de 2013 até a semana passada, quando foi transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Vaud, em Lausanne, Suíça.


“Há diversos dias, documentos e dados tem sido oferecidos à venda. O oferente afirma que eles são a ficha médica de Michael Schumacher. Não podemos julgar se esses documentos são autênticos. No entanto, os documentos são claramente roubados. O roubo foi relatado. As autoridades estão envolvidas.Avisamos que é expressamente proibida a compra e a publicação de tais documentos e dados. O conteúdo de todos os arquivos médicos são totalmente privados e confidenciais e não devem ser disponibilizados ao público.  Com isso, em cada caso, vamos pressionar por acusações criminais e danos contra qualquer publicação de conteúdo ou referência para o arquivo médico. Confiamos na sua compreensão.”


Segundo o jornal alemão “Bild”, os ladrões teriam oferecido as informações comerciais a meios de comunicação da Alemanha, da Inglaterra e França. Eles estariam cobrando um preço mínimo de 50 mil euros (cerca de R$ 150 mil).

Após quase seis meses internado no Hospital de Grenoble (França), Schumacher despertou do coma e foi transferido para um centro de reabilitação no Centro Hospitalar Universitário de Vaud, em Lausanne, na Suíça, na segunda-feira passada. Lá ele dá continuidade à longa recuperação desde o gravíssimo acidente de esqui, sofrido no dia 29 de dezembro de 2013 na estação de Méribel, sul da França.


saiba mais

"Tenho muito orgulho desse time", diz Robben, melhor holandês na Copa

Destaque da Laranja na primeira fase do Mundial de 2014, camisa 11 comanda a sua equipe na vitória sobre o Chile com contra-ataques


Por São Paulo


Grande destaque da Holanda na primeira fase da Copa do Mundo, quando comandou sua seleção na goleada sobre a Espanha e na sua vitória sobre a Austrália, Arjen Robben foi mais uma vez decisivo no triunfo de 2 a 0 sobre o Chile nesta segunda-feira, na Arena Corinthians, em São Paulo. Humilde, o atacante preferiu dividir os méritos com seus companheiros e confidenciou que o orgulho é o grande sentimento que nutre pela equipe.

- Nós vencemos e, por isso, somos eficientes. Tenho muito orgulho desse time. Você, às vezes, não tem a posse de bola, mas nós aproveitamos todas as chances - afirmou o jogador.

Como no último gol sobre a Espanha, na goleada de 5 a 1 em cima dos atuais campeões mundiais, Robben puxou um contra-ataque fatal para garantir a vitória contra o Chile. No entanto, desta vez, o jogador do Bayern de Munique preferiu deixar Depay na cara do gol e selar a vitória de 2 a 0. O atacante comentou o lance e disse ainda que a tática mais recuada pôde ser efetuada em função da organização e da confiança de todo o time.


saiba mais

- Poderia ter feito o gol, mas não era fácil. Havia outros chilenos na minha frente e preferi passar. O importante é que fizemos o gol. Tem que ter confiança e organização. E organizados, sempre vamos ter chances para aproveitar - disse.

Robben ainda comentou o fato de os dois autores dos gols hoandeses na partida não terem começado a partida desde o início no time titular. Para o jogador, a importância de um grupo homegêneo é refletida em momentos como os da partida contra o Chile.

- Tivemos sorte. Mas, às vezes, temos que ter isso. Tem que ter 23 homens, e não apenas 11. O Chile jogou muito bem também. Todo mundo na Holanda está em forma e isso é importante. Faz a diferença. Às vezes, você tem que ter sorte com os jogadores que entram depois. Mas todos treinam forte e estão aptos para entrar e ajudar - falou Robben.

Sobre a melhor forma de se posicionar e jogar, Arjen Robben foi mais sucinto e preferiu deixar nas mãos do técnico Louis Van Gaal.

- Não sei como prefiro jogar, isso não importa. Você tem que esperar para ver o adversário e fazer o nosso jogo. Importante que agora teremos mais um dia para descansar e treinar - finalizou.

Robben comemora gol da Holanda contra o Chile (Foto: Marcos Ribolli)
Líder e capitão, Robben comemora o segundo 
gol da Holanda contra o Chile 
(Foto: Marcos Ribolli)



Bruna Marquezine comemora gols e atuação de Neymar: "Que jogo lindo"

Atriz acompanha jogo da seleção brasileira por meio da televisão


Por Rio de Janeiro

Bruna Marquezine Brasil x Croácia (Foto: Renato Alexandrino/Agência O Globo)Bruna Marquezine esteve no estádio contra a Croácia (Foto: Renato Alexandrino/Ag. O Globo)

Bruna Marquezine comemorou a atuação e os dois gols marcados por Neymar nesta segunda-feira. Acompanhando a partida entre Brasil e Camarões por meio da televisão, a atriz e namorada do jogador postou uma imagem do atacante já sentado no banco de reservas - foi substituído no segundo tempo para a entrada de William, uma vez que está pendurado em número de cartões amarelos.

- Meu amor, PARABÉNSSSSS, que jogo lindo! Obrigada Senhor! #2gols #artilheirodacopaaaaaaa #jogamuito #aGloriaétodadeDeus #MEUORGULHO Te amo! - escreveu ela.

Neymar marcou os primeiros dois gols do Brasil contra Camarões. Fred e Fernandinho marcaram os outros gols da vitória por 4 a 1 no estádio Mané Garrincha. Matip marcou o único tento dos africanos, que entraram em campo em Brasília já eliminados da Copa do Mundo. Sendo o primeiro do Grupo A, o time de Felipão encara o Chile no sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final do Mundial.

Nesta terça-feira, os jogadores da Seleção tem o dia de folga. Porém, não estão livres para deixar a Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Está autorizada apenas a visita de familiares e amigos. Os treinos retornam na quarta-feira.

Brunar Marquezine e Neymar (Foto: Reprodução/Instagram)
Bruna Marquezine publica foto de Neymar 
durante o jogo (Foto: Reprodução/Instagram)


FONTE:

Muricy aprova vitória do Brasil, mas vê Seleção dependente de Neymar

Técnico do São Paulo elogia alteração de Felipão contra Camarões. Ele espera dificuldade contra o Chile, mas aponta favoritismo da Seleção


Por Orlando, Estados Unidos

Muricy Ramalho (Foto: Fabricio Crepaldi)Muricy Ramalho vê seleção brasileira dependente de Neymar (Foto: Fabricio Crepaldi)

O técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, aprovou a atuação da seleção brasileira na vitória por 4 a 1 sobre Camarões, nesta segunda, em Brasília. Na visão do treinador, o Brasil fez boa partida e Felipão foi feliz ao colocar Fernandinho no lugar de Paulinho na etapa final.

- Foi o esperado. Era o adversário mais fraco do grupo. Camarões sempre tem problemas internos, que nunca se resolvem. O Brasil jogou bem. O Felipão modificou bem a equipe com a entrada do volante. Acho que está no caminho certo - analisou.

Na visão do técnico do São Paulo, porém, o Brasil depende muito de Neymar, autor de dois gols na partida.

- O Neymar é um dos diferentes da Copa. E com certeza desequilibrou. Estávamos torcendo para o Felipão tirar ele por causa do cartão, porque sem o Neymar o Brasil fica muito parecido com os demais - falou.

Agora, o Brasil enfrentará o Chile nas oitavas de final. E apesar do bom desempenho da Seleção contra o rival nos últimos anos, Muricy espera um jogo muito difícil.

- É um adversário tradicional, que cai bem para o Brasil. Só que eles estão jogando totalmente diferente do que jogavam no passado. É um time que marca forte e é rápido. Mas o Brasil é o favorito - completou.

Os jogadores e a comissão técnica assistiram ao jogo em seus quartos do hotel em Orlando. Somente Rogério Ceni viu a reta final da partida no restaurante ao lado de Flávio Augusto, dono do Orlando City, e Ricardo Villar, que cuida viagem do Tricolor aos EUA.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2014/06/muricy-aprova-vitoria-do-brasil-mas-ve-selecao-dependente-de-neymar.html

Oscar prega confiança para o duelo contra o Chile: "Estamos preparad

Meia lembra que é preciso estar preparado para qualquer rival na Copa do Mundo e elogia atuação coletiva do Brasil na vitória por 4 a 1 contra Camarões


Por Brasília


A vitória por 4 a 1 contra Camarões serviu para aliviar algumas tensões que acompanhavam a Seleção, como uma atuação melhor do que nas duas partidas anteriores e o fim do jejum de Fred. Agora em um bom momento, a Seleção terá pela frente um adversário indesejado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o Chile. Entretanto, o meia Oscar afasta qualquer temor da equipe para o jogo de sábado, às 13h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

- Na Copa do Mundo tem que enfrentar todo mundo e ganhar de todo mundo. Não importa quem seja. O Chile vai ser um grande adversário, mas a gente está preparado - disse o meia.

Oscar Brasil x Camarões (Foto: EFE)
Oscar em ação na goleada contra Camarões no 
Mané Garrincha (Foto: EFE)

Além de Fred, Neymar (2) e Fernandinho marcaram para o Brasil no jogo disputado no Mané Garrincha, em Brasília, enquanto Matip fez o de honra dos camaroneses. Apesar de o atacante do Barcelona ter se destacado na vitória, Oscar elogiou a atuação coletiva da Seleção, que resgatou suas características na marcação.

- Foi o melhor. Todo mundo jogou muito bem, principalmente o coletivo. Voltamos a fazer o que não estava fazendo, que é pressionar. A gente tentava fazer nos outros jogos, mas não estava conseguindo. E hoje acho que a maioria dos nossos gols foi roubando a bola lá na frente, que é uma marca nossa.

O Brasil terminou o Grupo A na liderança, com sete pontos. O México ficou com a segunda vaga após vencer a Croácia por 3 a 1 e alcançar a mesma pontuação da Seleção. Agora, eles encaram a Holanda por uma vaga nas quartas de final, no domingo, às 13h, no Castelão, em Fortaleza.
Bolão Campeão: dê palpites sobre os jogos da Copa e concorra a TVs


saiba mais

Com um olho lá e outro cá, Costa do Marfim briga por vaga inédita

Sem adiantar titulares, técnico Sabri Lamouchi garante que estará atento ao duelo entre Japão e Colômbia, no mesmo horário do jogo no Castelão


Por Fortaleza, CE


sabri lamouchi técnico costa do marfim (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Sabri Lamouchi acredita na classificação dos Elefantes (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

O jogo da vida para os marfinenses. Por uma vaga inédita nas oitavas de final da Copa do Mundo, os Elefantes Africanos terão a Grécia pela frente, nesta terça-feira (24), na Arena Castelão, a partir das 17 horas. Isso, claro, sem esquecer que Japão e Colômbia jogam no mesmo horário, na Arena Pantanal. Com um olho em cada jogo, o técnico Sabri Lamouchi garante que os 23 jogadores têm condições de iniciar a partida e sabem da importância da vitória.

Sem adiantar o time titular, o comandante francês reforçou que, há 40 dias treinando juntos, todos os atletas estão preparados para a decisão, independente de escalação.

- Não importa com quem eu comece. Todos os 23 entrarão para a história e estão preparados para isso. E claro que seremos obrigados a prestar atenção (nos outros jogos). Vamos acompanhar de alguma maneira. O melhor cálculo é aquele que você não faz. Se entrarmos melhores na partida e fizermos o que temos que fazer, ganharemos e estaremos entre os 16 melhores do Mundial - declarou, em coletiva.

Lamouchi, que lembrou até já ter atuado com alguns jogadores do elenco grego, manteve a compostura e até elogiou o adversário, durante a coletiva. Mesmo com a dúvida acerca da titularidade de Didier Drogba, o comandante marfinense enalteceu Gervinho, que vem ganhando espaço nos últimos jogos.

- Fico feliz que falem do Gervinho. Fez duas partidas formidáveis. É um jogador que tem capacidade de fazer a diferença. Mas não posso falar somente de um jogador. Muitos deles são capazes. O Gervinho faz parte do grupo, mas fico feliz em destacá-lo - afirmou.

Com um dos times que mais ataca, mesmo sem tanta eficiência, Lamouchi finalizou declarando que espera um jogo difícil, mas lembrou que o time não veio apenas para fazer número.

- Segundo as estatísticas da Fifa, somos das equipes que mais ataca, mas mesmo assim fizemos poucos gols. É um equilíbrio que temos que encontrar. Vamos para frente, mas sempre protegendo a retaguarda. Não estamos satisfeitos apenas em participar. Queremos a vitória - concluiu.


Treino Costa do Marfim (Foto: Juscelino Filho)
Costa do Marfim treinou nesta segunda-feira na 
Arena Castelão (Foto: Juscelino Filho)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/costa-do-marfim/noticia/2014/06/com-um-olho-la-e-outro-ca-costa-do-marfim-briga-por-vaga-inedita.html

"O 10 da Copa": Neymar é exaltado por jornais internacionais após vitória

Imprensa estrangeira exalta goleada brasileira e grande atuação do craque do Barça. Veículos da Catalunha são só elogios: "O Brasil se impõe com um recital de Neymar"


Por Rio de Janeiro

"O 10 da Copa". A manchete do jornal Marca, da Espanha, em referência à grande atuação de Neymar na goleada brasileira sobre Camarões, nesta segunda-feira, em Brasília, resume muito bem como foi tratada a partida na imprensa internacional: aplausos para o craque canarinho, que marcou dois dos quatro gols brasileiros.

Marca Neymar (Foto: Reprodução Marca)
Marca exaltou grande atuação de Neymar e 
elegeu o jogador como craque do Mundial 
(Foto: Reprodução Marca)

O texto fala ainda que o brasileiro, além de artilheiro isolado do torneio com quatro gols, merece o prêmio de craque da primeira fase do Mundial. O jornal argentino "Olé", que costuma ironizar muito os brasileiros, foi só elogios à Seleção, com a manchete "Em casa, mando eu" e destaque para os "momentos de inspiração de Neymar". Em outro argentino, o La Nación: "Neymar imparável coloca o Brasil nas oitavas de final".

O inglês Daily Mail mantém o tom: "Neymar dá show com dois gols". O Sport, um dos principais jornais da Catalunha, onde Neymar defende o Barcelona, foi outro que se rendeu ao craque nesta segunda-feira: "Brasil coloca Camarões para dançar no ritmo de Neymar". Mesma abordagem do Mundo Deportivo, também da terra do Barça: "Brasil se impõe com um recital de Neymar"

Recital Neymar (Foto: Reprodução Mundo Deportivo)
"Recital": Neymar é exaltado pela imprensa 
da Catalunha após grande atuação (Foto: 
Reprodução Mundo Deportivo)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/06/o-10-da-copa-neymar-e-exaltado-por-jornais-internacionais-apos-vitoria.html

México faz receita croata desandar, vence por 3 a 1 e fica com a vaga

El Tri supera time de Niko Kovac, que na véspera afirmara saber como ganhar, e passa em segundo lugar do Grupo A. Rival das oitavas é Holanda


 A CRÔNICA

por Lucas Fitipaldi

O México domou a Croácia na Arena Pernambuco e dizimou os discursos autoconfiantes dos adversários na véspera. A vitória por 3 a 1 foi a melhor resposta ao técnico Niko Kovac, que afirmou ter a receita de como ganhar. Sim, o México está nas oitavas de final de uma Copa do Mundo pela sexta vez consecutiva. Classificou-se em segundo lugar no Grupo A, com sete pontos, mas saldo de gols inferior ao do Brasil (três contra cinco) e enfrentará a Holanda nas oitavas de final, no domingo, às 13h, na Arena Castelão. A Croácia, que se classificaria em caso de vitória, somou três pontos. Camarões ficou com zero.


saiba mais

O meia do Real Madrid Luka Modric chegou a dizer que a Croácia tinha melhor time, melhores valores individuais e que iria provar isso em campo. Mordeu a língua. Ele e o artilheiro Mandzukic foram meras sombras diante do organizado time mexicano. Rafa Márquez (eleito o craque do jogo), Guardado e Chicharito Hernández marcaram os gols do México, todos no segundo tempo.

Só no fim, já aos 41, Perisic descontou. Já não havia mais tempo para nada. A Arena Pernambuco - que recebeu 41.212 torcedores - estava em festa, ninguém se importou com o fato de o goleiro Ochoa ter sido vazado pela primeira vez. Era tempo de festejar. A bagunça mexicana que invadiu Recife continuará espalhada Brasil afora. Pelo menos até domingo.

Javier Hernandez gol México x Croácia (Foto: Getty Images)
Chicharito Hernández comemora o terceiro gol 
do México sobre a Croácia (Foto: Getty Images)

Primeiro tempo sem sal
A Croácia teve bola no pé no primeiro tempo, 59% da posse, mas não conseguiu achar os espaços. Pranjic, Rakitic, Modric, Perisic e Srna cansaram de trocar passes. Mais uma vez, o sistema defensivo mexicano esteve seguro à frente de Ochoa. Mandzukic simplesmente não finalizou. Nenhuma vez sequer. Os companheiros arriscaram chutes de fora da área sem sucesso.

Perigoso mesmo foi o México. Herrera acertou o travessão aos 15 minutos - e a Arena Pernambuco quase veio abaixo. Pouco depois, Peralta perdeu um gol cara a cara com Pletikosa. Mais rápido e objetivo, o México, diferentemente da Croácia, achava os espaços.

O resultado a favor e o sistema implatado por Miguel Herrera deixavam a seleção tricolor cada vez mais à vontade, apesar da postura precavida na maior parte do tempo. Não foi um primeiro tempo de encher os olhos, longe disso.


A mexida de Niko Kovac na escalação não deu certo. O meia brasileiro Sammir, titular na goleada sobre Camarões, perdeu a posição para Vrsaljko, escalado na lateral esquerda, enquanto Pranjic foi deslocado para o meio.

Miguel Herrera gol México x Croácia (Foto: Reuters)
O Miguel Herrera vibra muito com seu time, 
que perdeu a liderança apenas no saldo de 
gols (Foto: Reuters)

Segundo tempo temperado
Logo no início da segunda etapa, o técnico croata trocou Vrsaljko pelo volante Kovavic, do Inter de Milão. Rebic substituiria Olic minutos depois. No México, entraram Chicharito Hernández, Mario Fabiane e Carlos Peña. O atropelo se deu a partir dos 25 minutos. O México precisou de menos da metade de um tempo para construir o resultado. Mas quando Rafa Márquez marcou de cabeça, após cobrança de escanteio, parecia que o árbitro já havia apitado o fim da partida.

A certeza da classificação se espalhou pelo ar, na euforia de cada mexicano presente na Arena Pernambuco. Afinal, um gol tem valido como goleada para quem tem uma defesa tão segura. A expressão dos jogadores croatas refletia isso em campo. A vaga virou certeza absoluta quatro minutos depois. Guardado anotou o segundo gol mexicano após bela troca de passes. No fim, aos 36, Chicarito Hernández, oportunista, ainda aumentou a festa ao escorar um desvio de Rafa Márquez. O gol de Perisic só serviu para constar. Rebic ainda foi expulso por falta dura.

O México, que chegou com expectativa baixa ao Mundial após campanha ruim nas eliminatórias, terá um novo desafio. Nas suas últimas cinco participações, foi eliminado justamente nas oitavas de final.




FONTE:

Príncipe Harry assiste a jogo entre Brasil e Camarões no Mané Garrincha

Membro da realeza britânica comparece à partida em Brasília



Por Brasília

Princípe Harry no jogo Brasil x Camarões (Foto: AP)Princípe Harry no estádio Mané Garrincha (Foto: AP)

O Príncipe Harry, filho da falecida Princesa Diana e quarto na linha de sucessão ao trono britânico, foi estádio Mané Garrincha, em Brasília, para assistir a Brasil x Camarões, jogo válido pela terceira rodada do Grupo A da Copa do Mundo. Ele foi fotografado segurando uma camisa 21 da Seleção, número do atacante reserva Jô.

Nesta terça-feira, o Príncipe vai a Belo Horizonte, onde conhecerá as instalações do Minas Tênis, clube onde a delegação da Grã-Bretanha vai se preparar para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Ele vai assistir a uma apresentação de atletas do Minas, entre eles o campeão olímpico e tricampeão mundial de natação Cesar Cielo. Ainda na terça, Harry irá ao Mineirão para prestigiar a despedida da Inglaterra da Copa do Mundo, diante da Costa Rica, pela última rodada do Grupo D.

Princípe Harry no jogo Brasil x Camarões (Foto: Thiago Lavinas)
Princípe Harry assiste ao jogo Brasil x Camarões 
em Brasília (Foto: Thiago Lavinas)

Príncipe Harry no Mané Garrincha Brasil x Camarões (Foto: Reuters)
Príncipe Harry segura a camisa 21 do Brasil, 
do atacante reserva Jô (Foto: Reuters)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/06/principe-harry-assiste-jogo-entre-brasil-e-camaroes-no-mane-garrincha.html

Neymar vence Camarões com gol 100, e Brasil pegará Chile nas oitavas

Atacante compensa atuação irregular da Seleção, vira artilheiro da Copa, vê fim do jejum de Fred, brilho de Fernandinho e desenha caminho do hexa


 A CRÔNICA

por Alexandre Lozetti

Neymar Mecânico, Carrossel do Neymar, Neymáquina, Tiki-Neymar-Taka... Há times que entraram para a história por seus estilos de jogo. Essa Seleção poderá entrar para a história por ter Neymar. Até onde o Brasil chegará na Copa do Mundo? Até onde Neymar permitir. E daqui para frente, contra adversários mais poderosos, exigir que o garoto leve um país nas costas é demais até para sua genialidade.

Diante de Camarões e um público de 69.112 no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, Neymar foi suficiente. Ele venceu os africanos por 4 a 1. Sozinho? Não. Luiz Gustavo se fez gigante, Felipão ajudou muito ao trocar Paulinho por Fernandinho, Fred voltou a marcar... Mas na hora da dificuldade, do sofrimento, foi o menino das mechas louras quem resolveu.

Neymar segundo gol Brasil x Camarões (Foto: Getty Images)
Neymar faz biquinho e comemora gol sobre 
Camarões (Foto: Getty Images)

O Chile, no sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir de 13h (de Brasília), será um adversário bem mais difícil. Neymar vai precisar de companhia mais qualificada, que parece ter se desenhado no segundo tempo com mais bola no chão, um meio mais participativo e Fred confiante. E a torcida vai precisar se lembrar das palavras de David Luiz: saber sofrer.


saiba mais

Os dois gols de Neymar o colocaram na liderança da artilharia da Copa, com quatro, e na quinta posição da tabela de goleadores brasileiros, com 35, atrás de Pelé (77), Zico (66), Ronaldo (62) e Romário (55). E à frente de Rivaldo (34) e Ronaldinho (33). Mais que isso, ele sambou, driblou, passou de primeira, tocou sem olhar... Há quem se incomode com excessos de elogios ao garoto. Se for seu caso, peço perdão, mas sugiro que nem continue lendo.

Só Neymar salva
O futebol é uma maluquice. Aos dois minutos, a Seleção era a melhor do mundo, lembrava a de 70, jogava por música. Aos 30, era uma porcaria que seria eliminada por Chile ou Holanda nas oitavas. Nem 8 nem 80. O início impressionou, com infiltrações e a zaga camaronesa impedindo gol de Paulinho, mas o resto preocupou.

O Brasil não teve calma, não teve inteligência para passear no frágil sistema de marcação de Camarões, não teve meio-campo, mas teve Neymar. E bastou. Com a enorme contribuição do gigante Luiz Gustavo, justiça seja feita. O volante roubou a bola e cruzou para o craque. No centésimo jogo do Brasil em Copas, Neymar fez o centésimo gol da Copa no Brasil. Sintonia: Brasil, Copa, Neymar... Que assim seja!

neymar segundo gol brasil x camarões (Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Neymar brilha diante da massa amarela: 
Seleção depende dele (Foto: Jefferson 
Bernardes/Vipcomm)

Mas Nyom, que já havia empurrado Neymar em direção aos fotógrafos, passou por Daniel Alves e empurrou a bola para Matip empatar. A Seleção jogava mal. Vivia dos lançamentos de David Luiz, enquanto Paulinho, que deveria buscar a bola e armar o jogo, se omitia da função.
Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, o Brasil tem Neymar. Em nova bola interceptada no campo de ataque, agora por Marcelo, o camisa 10 cortou para o meio e bateu no contrapé de Itandje, que tentou adivinhar a trajetória do chute. Alívio.

Bem-vindo, Fernandinho!
Não é exagero. Em quatro minutos, Fernandinho fez mais do que Paulinho nos 225 do Brasil na Copa. A substituição no intervalo ajudou o Brasil a encurralar Camarões nos primeiros minutos. O volante, candidatíssimo a ser novo titular, deixou Hulk na cara do gol. Não foi a primeira nem a última vez que o “incrível” se viu nessa situação e não soube aproveitar.

Em seguida, abriu para Marcelo, daí para Fred e caixa! Don Fredón, de bigode e tudo, finalmente "pegou" e fez o primeiro dele no Mundial. O comentarista de arbitragem da TV Globo, Arnaldo Cezar Coelho, disse que o centroavante estava atrás da linha da bola no cruzamento de David Luiz, ou seja, em posição legal.

Fred e Neymar Brasil x Camarões (Foto: Reuters)
Fred comemora gol com Neymar: camisa 9, 
enfim, desencanta na Copa do Mundo 
(Foto: Reuters)

Ramires no lugar de Hulk e Willian no lugar de... Neymar. Oscar sairia, mas um pisão na perna do craque mudou os planos de Felipão. Melhor mesmo. Coloquem-no numa redoma, levem-no nos braços e não deixem, em hipótese alguma, que ele leve o segundo amarelo. O artilheiro, Luiz Gustavo, Thiago Silva e Ramires terão de suportar mais dois jogos sem serem advertidos: até as quartas de final.

Fernandinho e Ramires gol Brasil x Camarões (Foto: Reuters)
Ramires e Fernandinho comemoram quarto gol: 
reservas ajudam a decidir o jogo (Foto: Reuters)

O México abriu 3 a 0 na Croácia, na Arena Castelão, e precisaria de mais um para roubar a liderança brasileira. Sofreu um, não marcou, e Fernandinho ampliou em Brasília. O caminho do hexa está trilhado: Mineirão, dia 28, Castelão, dia 4, Mineirão, dia 8, e Maracanã, dia 13 de julho. Mais quatro jogos para que o Maracanazo, o Uruguai, Ghiggia e 1950 virem um capítulo difícil de uma história com final feliz.




FONTE:

David Luiz é o único brasileiro na seleção da Fifa na 1ª metade da Copa

Segundo as estatísticas do site oficial da Fifa, média de minutos de bola em jogo até o momento no Mundial do Brasil é menor em relação ao realizado há quatro anos


Por Rio de Janeiro

Com uma nota média de 9,6, o zagueiro David Luiz é o único jogador brasileiro na seleção da primeira metade da Copa do Mundo, pelo índice de aproveitamento criado pela Fifa. Segundo a entidade máxima do futebol, as notas são dadas de acordo com o aspecto positivo ou negativo que o atleta tem em sua equipe ao marcar ou sofrer um gol. O líder do ranking das 32 partidas disputadas até agora, em duas rodadas, é o atacante alemão Thomas Müller, com um 9,75. Os dois são acompanhados pelo goleiro nigeriano Enyeama (9,3); os defensores Mehrdad (Irã - 9,7),
Cameron (Estados Unidos - 9,6) e Jagielka (Inglaterra - 9,5); os meias Hector Herrera (México - 9,3), Shaqiri (Suíça - 9,06), James Rodríguez (Colômbia - 9,02) e Andre Ayew (Gana - 8,96); e o atacante holandês Van Persie (9,52).


Uma curiosidade das estatísticas do site oficial Copa do Mundo é que a média de bola rolando diminuiu consideravelmente se compararmos ao Mundial realizado na África do Sul, há quatro anos. Se em 2010 a média de minutos por jogo era de 69,8, esse ano caiu para 55,3. Líder do Grupo B, com seis pontos, a seleção da Holanda tem o melhor ataque da competição com oito gols. Em contrapartida, os comandados de Louis Van Gaal são os mais faltosos: 43 faltas feitas. O jogador mais violento é Andranik Timotian, do Irã, com oito.
INFO seleção da fifa até a 2ª rodada da copa do mundo (Foto: Editoria de arte)
A seleção do site oficial da Fifa após a 
segunda rodada da Copa do Mundo 
(Foto: Editoria de arte)

Na parte defensiva, Nigéria e México são as únicas seleções que ainda não sofreram gols nesta metade do Mundial. Apesar de rivais, Brasil e Argentina têm números iguais no quesito menor número de faltas cometidas, com 18 cada. Uma das sensações deste Mundial, a França tem mostrado que busca o gol a todo momento, sendo a seleção que mais chutou até o momento: 42 vezes. Só Benzema, arrematou 15 vezes.

Terceiro colocado do Grupo F, com apenas um ponto na competição e nenhum gol marcado, o Irã é a seleção que menos tenta arrematar ao gol adversário, com apenas 15 chutes. Camarões e Grécia também não balançaram as redes. Apesar de ter o estilo "tiki-taka" criticado até por alguns de seus atletas, a Espanha foi a seleção que mais acertou passes até o momento, sendo 1145 para um total de 1385 tentativas. Mas o destaque individual neste quesito é o volante italiano De Rossi, com 202 passes acertados.


Atacante da seleção grega, Georgios Samaras foi o mais perseguido pelos adversários, com 12 faltas sofridas. Uma curiosidade é que o volante brasileiro Luiz Gustavo é o segundo desta lista, com oito, seguido de Neymar com sete. Apesar de ter sofrido três gols, o goleiro da Bósnia Herzegovina, Asmir Begovic, foi o que mais trabalhou neste mundial, com 12 defesas efetuadas.
A preparação física dos jogadores é um dos destaques desta Copa do Mundo. Marcelo Diaz, do Chile, foi o que mais se movimentou em campo, percorrendo um total de 25,3 km. O "Usain Bolt" é o lateral-direito da Costa do Marfim, Serge Aurier. O marfinense atingiu uma velocidade máxima de 33.5 km/h.


INFO números da 2ª rodada da Copa do Mundo (Foto: Editoria de arte)


FONTE: