sábado, 21 de junho de 2014

Samba não empolga costarriquenhos, que tietam ex-musa do Peixe em festa

Bruna Carolina já representou o Santos no "Musa do Paulistão" e foi bastante fotografada ao lado dos jogadores. Evento celebra classificação antecipada dos Ticos


Por Santos, SP

Parece que nada abala o bom humor da delegação da Costa Rica. Jogadores, comissão técnica e dirigentes da seleção foram, na noite deste sábado, a uma festa no Clube dos Ingleses, realizada pela prefeitura de Santos – cidade onde estão hospedados – para comemorar a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. O que a organização não esperava era que os visitantes ficassem sentados e praticamente ignorassem os grupos de samba que tentaram alegrar a noite.

Bruna Carolina ex-musa do Santos jogadores costa rica (Foto: Diogo Venturelli)
Bruna Carolina, ex-musa do Santos, posta com 
jogadores da Costa Rica 
(Foto: Arquivo pessoal)

A cena, então, foi roubada por Bruna Carolina de Souza. Vários dos jogadores da seleção da América Central tiraram fotos com a representante do Santos no "Musa do Paulistão" do ano passado, dentre eles os atacantes Joel Campbell e Cristian Bolaños. Ela afirmou já estar acostumada com a procura dos atletas e que se sente bem com o reconhecimento.

- Quando teve o evento para (a seleção do) México foi a mesma coisa. Os gringos gostam da mulher brasileira – comentou.

Bruna Carolina, Gata do Santos (Foto: Rubens Scheid)Bruna Carolina representou o Santos no concurso "Musa do Paulistão" (Foto: Rubens Scheid)

Nem mesmo a presença das esposas inibiu os jogadores de tirar fotos com Bruna. Além disso, atletas e comissão técnica aproveitaram pratos de receitas mineiras servidos durante o jantar.
A delegação permaneceu no local por cerca de uma hora. Na saída, o auxiliar técnico e ídolo costarriquenho Paulo Wanchope afirmou ter gostado da festa e agradeceu aos santistas.

- Estava tudo muito bom. Estamos muito felizes, só temos que agradecer a todos – disse.

Os Ticos voltam a treinar na manha deste domingo, na Vila Belmiro, em Santos. Em seguida, a delegação viaja para Belo Horizonte, onde encara, na próxima terça-feira, às 13h (de Brasília), a eliminada Inglaterra. Um empate basta para os costarriquenhos garantirem a ponta do grupo D.


*Colaborou João Paulo de Castro


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/copa-do-mundo/noticia/2014/06/samba-nao-empolga-costarriquenhos-que-tietam-ex-musa-do-peixe-em-festa.html

No mesmo hotel, Bélgica tem apoio da rainha para jogo contra a Rússia

Mathilde chegou ao Rio de Janeiro na sexta-feira acompanhada do antigo rei do país Alberto II, pai do atual dono da coroa Philippe. Eles vão ao jogo neste domingo


Por Rio de Janeiro

A seleção da Bélgica conta com dois torcedores ilustres para a partida contra a Rússia, neste domingo, às 13h (de Brasília), no Maracanã. A rainha da Bélgica Mathilde e o antigo rei do país Alberto II, pai do atual dono da coroa Philippe, estão hospedados no mesmo hotel da delegação que disputa a Copa do Mundo, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e vão assistir ao jogo. A tropa real, que conta também com um forte esquema de segurança, chegou ao hotel na sexta-feira, mesmo dia em que a delegação desembarcou no Rio. Durante a tarde, eles deixaram o local às 15h10 e foram ao consulado belga na cidade.

Rei e Rainha da Bélgica (Foto: Raphael Bózeo)
Rainha Mathilde (de branco) e o antigo rei 
Alberto II (à direita dela) na porta do hotel 
(Foto: Raphael Bózeo)

A saída por pouco não coincidiu com a chegada da seleção. Os jogadores desceram do ônibus da Fifa às 14h20 após o reconhecimento do gramado do Maracanã, cercados de muitos carros da polícia e até do exército, de costume em todas as seleções. Os 20 torcedores que esperaram do lado de fora apenas ganharam acenos dos atletas na chegada.


A Bélgica está no Grupo H da Copa do Mundo e fará sua segunda partida neste domingo contra a Rússia. Na estreia, o time do goleiro Courtois venceu a Argélia por 2 a 1, no Mineirão. O terceiro jogo será no dia 26 contra a Coreia do Sul, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Courtois na chegada ao hotel no RIo (Foto: Raphael Bózeo)
Courtois na chegada ao hotel em que a Bélgica 
está hospedada no Rio de Janeiro 
(Foto: Raphael Bózeo)


* Raphael Bózeo, estagiário



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/belgica/noticia/2014/06/no-mesmo-hotel-belgica-ganha-apoio-da-rainha-para-jogo-contra-russia.html

Rosberg diz que pole foi estragada por erro de Hamilton: "Custou caro hoje"

Após falha de britânico, alemão teve de tirar o pé, encerrando sequência de sete pole positions da Mercedes. Nico larga em terceiro; Lewis, em nono, no GP da Áustria


Por Spielberg, Áustria

Pela primeira vez no ano, a Mercedes não conseguiu a pole em um GP de Fórmula 1. Neste sábado, durante o treino que definiu o grid de largada do GP da Áustria, Lewis Hamilton errou as duas voltas rápidas que tentou, enquanto Nico Rosberg teve sua última tentativa atrapalhada pelo vacilo do companheiro. Se em Mônaco uma falha de Nico custou a pole de Lewis, ironicamente, hoje foi o contrário. Assim, o britânico partirá da nona colocação, enquanto o alemão largará em terceiro, com as duas Williams na primeira fila. Rosberg não escondeu a surpresa com o ritmo forte da equipe de Sir Frank, mas admitiu que a situação poderia ter sido ser diferente, caso o incidente de Hamilton não tivesse estragado sua volta.

- Claro que eu não esperava que eles estivessem na minha frente, mas fizeram um bom trabalho. Não conseguir engatar uma boa volta. Também perdi muito tempo quando Lewis rodou na minha frente, me atrapalhando de completar aquela volta. Ao tirar o pé, vi que não conseguiria recuperar o tempo perdido, por isso diminui o ritmo. E isso custou caro hoje, mas é assim mesmo. Ainda assim terceiro lugar é bom. Nos testes no simulador eu tinha um bom carro para a corrida – afirmou.


saiba mais
Felipe Massa, com Nico Rosberg e Valtteri Bottas: os três primeiros colocados do grid da Áustria (Foto: AP)
Felipe Massa, com Nico Rosberg e Valtteri 
Bottas: os três primeiros colocados do grid 
da Áustria (Foto: AP)

O resultado que encerra a sequência de sete poles da Mercedes vem logo depois de Daniel Ricciardo ter encerrado a série de vitórias do time alemão. Apesar disso, Nico acredita que virá forte para prova deste domingo.

- É uma pista curta e ainda temos o carro mais rápido aqui, mesmo que eu não tenha tido uma segunda chance para cravar a pole. Na primeira volta o equilíbrio do carro não estava muito bom, pois procurei focar mais em ajustes de corrida. De qualquer forma, estou em terceiro e creio que terei um bom carro amanhã. Até porque, se você pensar, mesmo que não tenhamos vencido a última prova e não tenhamos feito a pole aqui, ainda somos dominantes – acredita Nico.

Retornando ao calendário depois de 11 anos, o GP da Áustria já proporciona doses altas de emoção. Por isso, com as Williams na primeira fila e a Mercedes de Lewis Hamilton partindo de um inédito nono lugar, a corrida de 71 voltas promete fortes emoções. Não perca amanhã, às 9h (horário de Brasília), a oitava etapa da temporada, no circuito de Spielberg, na Áustria. A transmissão fica por conta da TV Globo e do Tempo Real no GloboEsporte.com.

Horários Circuito GP da Áustria (Foto: Editoria de arte)


Circuito GP da Áustria (Foto: Editoria de arte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/06/rosberg-diz-que-pole-foi-estragada-por-erro-de-hamilton-custou-caro-hoje.html

Família Suárez de SP percorre 500 km e dribla segurança em treino celeste

Trio com mesmo sobrenome do craque celeste consegue ficar alguns minutos no treino parcialmente fechado, mas logo depois é flagrado pelos seguranças


Por Sete Lagoas

O que não é capaz de fazer uma vitória épica em Copa do Mundo? Daniel e Rosana são uruguaios, mas há dez anos moram em Atibaia, no interior de São Paulo. Percorreram mais de 500 quilômetros de carro só para ver um treino parcialmente fechado da Celeste na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Mas não era uma família qualquer. Por incrível coincidência, levam o sobrenome Suárez na carteira de identidade.

Ou seja, superar obstáculos é com eles. Afinal, o que seria um treino ornado de policiais e homens do exército para um sobrenome que conseguiu destroçar a Inglaterra com 29 dias de recuperação de uma cirurgia no joelho? E conseguiram entrar, em meio ao bolo de jornalistas, artigo raro no regime espartano de concentração do grupo de Óscar Tabárez.

família suarez uruguai (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Casal de uruguaios com filho brasileiro carrega 
sobrenome do ídolo celeste (Foto: Lucas 
Rizzatti/GloboEsporte.com)

Junto ao casal, estava o pequeno Lucas, três anos, e brasileiro. Só de nascença. A camisa era a do Nacional uruguaio, clube que projetou Luisito.

Mas o garoto não queria saber dos jogadores. Só perguntava, curioso:
- Onde está o jacaré?

Na ideia de Lucas, a Arena do Jacaré precisava ter um... jacaré. Colado na grade, procurava com o olhar algum sinal do bicho. Já os pais queriam ver sobretudo Suárez. Um autógrafo seria como um gol diante dos ingleses. 

- Vou dizer que sou prima do Suárez - brincou Rosana.

Daniel, que leva outro sobrenome imponente, Figueroa, também estava entusiasmado. Não só por entrar no estádio, mas pela campanha de renascimento da seleção na Copa:

- Essa vitória mudou tudo.

Só não mudou a vigilância uruguaia. Demorou um pouco, mas os segurança perceberam o frenesi do trio. Que saiu junto com a imprensa quando se esgotou o tempo permitido. Assim, não tinha mais treino para o casal. Nem jacaré para o pequeno Lucas. Mas tudo valeu a pena.

família suarez uruguai (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Pequeno Lucas no treino quase fechado do 
Uruguai em Sete Lagoas (Foto: 
Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/uruguai/noticia/2014/06/familia-suarez-de-sp-percorre-500-km-e-dribla-seguranca-em-treino-celeste.html

Para Bolatti, invasão argentina no Brasil já era esperada: "Apaixonados"

Volante do Botafogo fala sobre saída da seleção, coloca Messi como o melhor jogador do mundo e imagina uma decisão do Mundial contra os brasileiros no Maracanã


Por Rio de Janeiro

 
Bolatti teve um momento de glória pela seleção argentina quando marcou o gol da vitória dramática por 1 a 0 sobre o Uruguai, em 2009, que garantiu a classificação para a Copa do Mundo do ano seguinte na última rodada das Eliminatórias. Disputou o Mundial, mas depois foi pouco aproveitado com a saída de Maradona do comando. Após sofrer com lesões, ele foi "esquecido" e não participou do grupo formado para a Copa 2014. Em nova fase na carreira e bem fisicamente, o volante virou titular no meio de campo do Botafogo e está acompanhando de perto o Mundial. Se alguém se espantou com a invasão argentina no Brasil, ele não ficou nem um pouco impressionado, já que a paixão por lá pelo futebol é muito grande.

- Eu já imaginava, porque o argentino é muito apaixonado, gosta de acompanhar, ainda mais no Brasil, que é perto. Também tem muito uruguaio e chileno por aqui. Isso que dá um sentido diferente para essa Copa, por ser realizada aqui no Brasil, na América do Sul. Está sendo muito bonito, saindo muitos gols. Estou vendo a minha seleção, que venceu, e outros também. Mas faço um esforço para ver o meu país.

Bolatti treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Bolatti em ação no treino do Botafogo (Foto: 
Vitor Silva / SSPress)

Ele estava de férias do Glorioso por conta da parada do Brasileirão quando a Argentina venceu a Bósnia por 2 a 1 no Maracanã, e assistiu a partida em seu país, com a família. Conca, outro hermano que não foi convocado e joga no Rio de Janeiro, esteve no estádio. Para Bolatti, uma equipe que tem Messi no elenco está entre as favoritas, e uma decisão contra os donos da casa seria um sonho. 

- Estava na Argentina, era Dia dos Pais para nós, e fiquei com a minha família vendo a partida. Foi um belo jogo, mas só melhoramos no segundo tempo. Dá para ser campeão, temos jogadores de muita qualidade. Temos o melhor do mundo, e se ele estiver bem faz a diferença - destacou.

bolatti argentina 1 a -0 uruguai eliminatórias (Foto: agência Reuters)Bolatti fez gol da vitória sobre o Uruguai, em 2009, e colocou a Argentina na Copa de 2010 (Foto: agência Reuters)

Bolatti deixou claro que jogar no futebol brasileiro não o faz torcer para o país caso a Argentina seja eliminada precocemente no Mundial. Ele garante que seu coração só tem espaço para uma seleção. Neste sábado, os hermanos entram em campo pela segunda vez na Copa contra o Irã, às 13h, no Mineirão. Se vencer, garante vaga nas oitavas de final com uma rodada de antecedência.
- Sou Argentina. Se não for campeã, que vença a melhor.

O sonho de disputar a segunda Copa do Mundo não acabou. Aos 29 anos, Bolatti ainda deseja voltar a vestir a camisa da Argentina. Ele explicou que ficou fora da prioridade do técnico Alejandro Sabella, mas vai trabalhar para recuperar o espaço na equipe após a competição. 

- Foram momentos difíceis, onde me machuquei e perdi o ritmo de jogo. A seleção mudou de treinador, talvez o jeito de jogar pode não ser o que o meu jeito encaixa. Ele é quem decide os jogadores e o estilo de jogar. Eu sempre tento estar na seleção. Treino e jogo para isso, e gostaria de voltar, sem dúvida. Estou tranquilo e espero uma nova oportunidade.


* Raphael Bózeo, estagiário


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/06/para-bolatti-invasao-argentina-no-brasil-ja-era-esperada-apaixonados.html

Sub-20: Botafogo supera Fluminense e é campeão da Taça Rio: 2 a 0

Gols da vitória alvinegra foram marcados por Igor Rabello e Vinícius Tanque


Por Rio de Janeiro

Gerson Fluminense x Botafogo Sub-20 (Foto: Bruno Haddad/Fluminense F.C.)O Botafogo levou a melhor sobre o Fluminense na decisão da Taça Rio sub-20 (Foto: Bruno Haddad/Fluminense F.C.)

O Botafogo se aproveitou do fato de jogar em casa venceu o Fluminense por 2 a 0 neste sábado e garantiu o resultado da Taça Rio sub-20. A partida foi disputada no CEFAT, CT do Botafogo, em Niterói.

Os gols da partida foram marcados pelo zagueiro Igor Rabello, de cabeça, aos sete minutos do segundo tempo, e pelo centroavante Vinícius Tanque, aos 45 da etapa final. O Fluminense teve novamente um jogador expulso, o uruguaio Bryan Olivera.

Com o resultado, as duas equipes voltam a se enfrentar duas vezes para decidir o título, nos próximos finais de semana. O Fluminense, atual bicampeão, luta pelo tri, enquanto o Botafogo foi campeão pela última vez em 2011.


- É muito bom ser campeão pelo Botafogo. Lutamos muito e conseguimos vencer uma equipe muito forte como a do Fluminense. Graças a Deus ajudei o time marcando o segundo gol, já no fim do jogo, e agora é comemorar sem muitos exageros. A final do Carioca começa já na próxima semana. 

Botafogo campeão da Taça Rio Sub-20 (Foto: Divulgação / Botafogo F.R)
Botafogo campeão da Taça Rio Sub-20 
(Foto: Divulgação / Botafogo F.R)


FONTE:

De Rossi está praticamente fora da decisão contra o Uruguai

Médico da delegação italiana avisa no Twitter que volante dificilmente irá jogar na próxima terça-feira, na Arena das Dunas


Por Natal, RN

O volante De Rossi dificilmente irá jogar a partida contra o Uruguai na próxima terça, válida pela última rodada da fase de grupos e que pode garantir a vaga da classificação da Itália. De acordo com o Twitter da Federação Italiana de Futebol, o médico Enrico Castellacci informou que a recuperação do jogador até a data do jogo é pouco provável. O diagnóstico oficial ainda não foi divulgado.

 De Rossi exames italia (Foto: Chandy Teixeira) 
De Rossi deixa clínica em Natal após ser 
submetido a ressonância na panturrilha 
(Foto: Chandy Teixeira)



De Rossi Twitter (Foto: Reprodução/ Twitter oficial )Twitter da Federação Italiana de Futebol divulgou a notícia (Foto: Reprodução/ Twitter oficial )

Após se lesionar na derrota por 1 a 0 para a Costa Rica, o  jogador deixou o hotel onde a Azzurra está hospedada para ser submetido a uma ressonância magnética na panturrilha direita na manhã deste sábado, no Instituto de Radiologia de Natal. Com semblante fechado, De Rossi chegou por volta das 10h30m e saiu cerca de hora depois. 

Na próxima terça, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos, os italianos enfrentam a Celeste, às 13h, na Arena das Dunas, em Natal. Com três pontos conquistados - uma vitória em cima dos ingleses e a derrota para Costa Rica -, a Itália é a segunda do Grupo D e o jogo marca a disputa entre os europeus e os sul-americanos  pela segunda vaga de classificação do grupo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2014/02/por-paralisacao-bom-senso-vai-bater-de-frente-avisa-capitao-da-ponte-preta.html

Alonso parabeniza Massa e ressalta: "Companheiro mais veloz que já tive"

Após pole de Felipe na Áustria, espanhol recebe brasileiro com abraço carinhoso, mas deixa claro: "Amanhã, eu tenho a esperança de terminar na frente dele"


Por Spielberg. Áustria

Uma das cenas que marcaram a pole de Felipe Massa no GP da Áustria, neste sábado, foi o abraço carinhoso que recebeu de sua família e de um piloto: Fernando Alonso. O espanhol e o brasileiro dividiram o paddock da Ferrari durante as últimas quatro temporadas, até a ida de Felipe para a Williams em 2014. Ao parabenizar o ex-companheiro, o asturiano ressaltou o talento de Massa, afirmando nunca ter tido um companheiro tão rápido.

- Eu sempre disse que Felipe era muito, muito rápido. Mas quase ninguém acreditou. Ainda acho que ele foi o companheiro mais veloz que já tive. Agora, ele tem um carro muito rápido. Eu o parabenizo pela pole. Estou feliz por ele, após os momentos difíceis pelos quais passamos nos últimos quatro anos, por saber que não éramos competitivos. Mas, amanhã, eu tenho a esperança de terminar na frente dele, e não mais atrás – disse Alonso, que ainda não conseguiu sequer subir ao pódio com a Ferrari neste ano.

Alonso e Massa no pódio da Coreia, em 2010 (Foto: Getty Images)
Alonso e Massa no pódio da Coreia, em 2010 
(Foto: Getty Images)

Se Massa vai vencer, se Alonso vai superá-lo, se as Mercedes vão conseguir retomar a ponta ou não, isso tudo só será sabido amanhã, durante o GP da Áustria. A corrida será transmitida pela TV Globo, às 9h (horário de Brasília), e no Tempo Real do GloboEsporte.com.

Horários Circuito GP da Áustria (Foto: Editoria de arte)
Circuito GP da Áustria (Foto: Editoria de arte)
Circuito GP da Áustria (Foto: Editoria de arte)


saiba mais

Massa bate Mercedes, crava a pole e põe fim a jejum de mais de cinco anos

Com volta perfeita na Áustria, brasileiro faz primeira pole desde GP do Brasil de 2008. Bottas fecha surpreendente primeira fila da Williams. Hamilton erra e é 9º. Nico é 3º


Por Spielberg, Áustria

Se na Copa do Mundo de futebol, grandes seleções têm sido surpreendidas por equipes consideradas menos fortes, na Fórmula 1 a história se repetiu neste sábado. A toda poderosa Mercedes, pole position em todas as corridas do ano até aqui, foi, enfim, desbancada, no treino classificatório para o GP da Áustria, que a TV Globo transmite neste domingo, às 8h35 (horário de Brasília). Se na prova anterior, Daniel Ricciardo, da RBR, triunfou graças a problemas com as "Flechas de Prata", na qualificação deste sábado, o responsável por derrubar a equipe alemã foi Felipe Massa, a bordo de uma Williams que ainda não subiu ao pódio nas sete primeiras etapas.

 No remodelado circuito de Spielberg, o brasileiro emplacou uma volta espetacular nos segundos finais do Q3 (1m08s759) e assegurou a primeira posição no grid de largada (confira os melhores momentos no vídeo acima). Esta foi a 16ª pole de Massa na carreira. Mas a última vez que ele começou na ponta faz mais de cinco anos: foi no GP do Brasil de 2008 – aquele mesmo, em que foi campeão por alguns segundos. A última pole de um brasileiro na F-1 era de Rubens Barrichello, em 2009, também em Interlagos.

Nico Rosberg e Lewis Hamilton não foram capazes de fazer tempos melhores que o de Massa. O britânico errou feio e rodou, sequer marcando volta no Q3 e amargando o nono lugar, enquanto o alemão disse ter tirado o pé em razão da falha do parceiro, em uma irônica inversão de papéis com o episódio de Mônaco. Valtteri Bottas, que não tinha nada a ver com isso, também brilhou: ficou com o segundo lugar, completando a dobradinha da Williams e comprovando o bom desempenho do FW36 no circuito austríaco - mais cedo ele já dava indícios de que o time inglês poderia surpreender, ao ser o mais rápido no terceiro treino livre. A equipe não dominava uma primeira fila do grid desde o GP da Alemanha de 2003, com Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher.

Acompanhe as emoções do GP da Áustria a partir das 8h35 deste domingo (horário de Brasília) ao vivo na TV Globo. Na corrida, válida pela oitava etapa da temporada 2014, Felipe Massa terá o desafio de conter as velozes Mercedes e o companheiro Bottas para fazer o "Tema da Vitória" tocar novamente. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Felipe Massa Williams gp da Áustria (Foto: Agência EFE)
Felipe Massa é pole position no remodelado 
circuito de Spielberg, palco do GP da Áustria 
(Foto: Agência EFE)

No belo circuito de Spielberg, remodelado pela RBR, nova dona do autódromo, a equipe austríaca não passou de coadjuvante neste sábado. Após a surpreendente vitória em Montreal, Daniel Ricciardo, pelo menos, fez o quinto tempo. Já o tetracampeão Sebastian Vettel, mais uma vez, decepcionou: foi eliminado no Q2 e largará em 12º, já que Sergio Pérez precisa pagar a punição de cinco posições no grid em razão do acidente com Massa na corrida passada.

Carinho da família e abraço de Alonso

O resultado de Massa, claro, mereceu muita comemoração. "Fantástico", celebrou o piloto com o time pelo rádio. Assim que o cronômetro zerou, a esposa Raffaela e o filho Felipinho - de quatro anos, que nunca tinha visto o pai ser pole - correram em direção aos boxes da Williams para abraçar o herói do dia. Antes, na pesagem obrigatória, Massa ainda ganhou um abraço apertado do amigo Fernando Alonso, seu companheiro de Ferrari por quatro anos. Veja a festa no vídeo.

Felipe Massa comemora pole com Raffaela e o filho Felipinho na Áustria (Foto: Getty Images)
Felipe Massa comemora pole com Raffaela e o 
filho Felipinho na Áustria (Foto: Getty Images)


saiba mais
Q1: dois pilotos têm voltas anuladas

Hamilton foi o mais veloz do Q1 (1m09s514), acompanhado pelo surpreendente Kvyat, que anotou 1m09s678 com a STR. Na sequência apareceram Rosberg, Magnussen e Pérez. Massa avançou com folga, com o nono tempo. Como de costume, foram eliminadas as duplas da Marussia – Jules Bianchi (19º) e Max Chilton (21º) – e da Caterham – Kamui Kobayashi (20º) e Marcus Ericsson (22º). Junto com eles caíram também os pilotos da Sauber. Esteban Gutiérrez foi o 18º com 1m11s349. Já Adrian Sutil teve sua melhor volta anulada por exceder os limites da pista, que lhe custou a eliminação, ficando a quatro décimos do tempo de corte - 1m10s821, de Pastor Maldonado, da Lotus.

Q2: Vettel é eliminado

Primeiro a baixar da casa 
de 1m09, Rosberg liderou o Q2, com 1m08s974. Hamilton, Bottas e Massa vieram logo a seguir, confirmando o domínio de Mercedes e Williams no traçado austríaco. Também passaram para o Q3: Magnussen, Alonso, Kvyat, Hulk, Ricciardo e Raikkonen. A decepção ficou por conta de Vettel. O tetracampeão da RBR fez o 13º tempo, não conseguiu se classificar para a superpole, enquanto viu seu companheiro de equipe e o jovem russo da equipe satélite avançarem. Junto com o alemão, foram cortados também Pérez, Button, Maldonado, Vergne e Grosjean.

Q3: Massa surpreende e pega pole

Alonso e Magnussen abriram o Q3, mas não pisaram fundo em suas voltas iniciais. Bottas foi o primeiro a acelerar forte e logo de cara anotou 1m08s846. Massa veio logo a seguir, com 1m09s150. Rosberg foi para a pista, mas não conseguiu superar a marca do finlandês da Williams, ao anotar 1m08s944. Os pilotos, então, partiram para a última tentativa de volta rápida, em busca da pole. Bottas fazia uma boa volta, mas errou no último setor e não melhorou seu tempo. Todos então esperavam as Mercedes exercerem o favoritismo e tomarem as primeiras posições. Mas Hamilton errou ainda mais feio: rodou, sequer marcou volta e ficou em décimo. Quem surgiu então foi Felipe Massa, com a incrível volta de 1m08s759. O único que poderia ameaçar a pole do brasileiro era Rosberg, mas o líder do mundial também vacilou, não baixou sua marca anterior o ficou em terceiro.


Confira o grid de largada do GP da Áustria, válido pela 8ª etapa da temporada:

1) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m08s759
2) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m08s846  +0s087
3) Nico Rosberg  (ALE/Mercedes) 1m08s944 +0s185
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m09s285s  +0s526
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 1m09s466 +0s707
6) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m09s515s  +0s756
7) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m09s619  +0s860
8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1m10s795  +2s036
9) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) não marcou tempo
10) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) não marcou tempo

Eliminados no Q2:
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m09s780  +0s806
12) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)1m09s801  +0s827
13) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)1m09s939  +0s965
14) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault)1m10s073 +1s099
15) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)1m10s642  +1s668
16) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)1m09s754  +0s780*

Eliminados no Q1:
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari)1m10s825  +1s311s
18) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1m11s349  +1s835
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari)1m11s412  +1s898
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault)1m11s673  +2s159
21) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault)1m12s673  +3s159


22) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari)1m11s775  +2s261**

* Pérez fez o 11º tempo, mas largará em 16º em razão da punição de cinco posições no grid pelo acidente com Massa no Canadá

** Chilton fez o 21º tempo, mas largará em último em razão da punição de cinco posições no grid pelo acidente na primeira volta no Canadá

Circuito GP da Áustria (Foto: Editoria de arte)


FONTE:

Nigéria vence por 1 a 0, encerra jejum em Copas e elimina a Bósnia

Africanos, com gol de Odemwingie, voltam a ganhar depois de nove partidas. Europeus, em sua estreia no torneio, ficam fora da disputa


 A CRÔNICA

por Amanda Kestelman

A esperança dividiu espaço com a dor de uma despedida na Arena Pantanal. A Nigéria venceu em uma Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998, dando fim a uma sequência que incluiu dois empates e sete derrotas. E não foi fácil. Com 1 a 0 sobre a Bósnia, o time chega à última rodada da fase de grupos com esperança de se classificar às oitavas de final - algo que também não acontece desde o Mundial na França. O único gol foi marcado por Odemwingie.


saiba mais

Do lado bósnio, um cartão de visitas frustrante. Em sua primeira participação em Copas do Mundo, os europeus se despedem com uma rodada de antecipação, somando duas derrotas. Em Cuiabá, ainda tiveram um gol mal anulado, de Dzeko. A defesa nigeriana divide com a do México o mérito de não ter sofrido gol neste Mundial.

A decisão do Grupo F será na próxima quarta-feira, às 13h. Para a Nigéria, basta um empate com a Argentina, no Beira-Rio. Se perder, terá de torcer para o Irã não vencer a Bósnia na Fonte Nova, no mesmo horário.

A torcida compareceu em bom número ao jogo (40.499 espectadores), colorindo a Arena Pantanal. Vestindo o amarelo, a maioria brasileira dividia o espaço com bósnios e nigerianos. Também dividiam a preferência. Ora apoiavam os africanos, ora os europeus. Empolgados, fizeram várias olas.

Odemwingie Bósnia x Nigéria Arena Pantanal (Foto: Reuters)
Odemwingie comemora o gol que mantém vivas 
as chances nigerianas na Copa (Foto: Reuters)

Contra-ataque decide o jogo
O técnico nigeriano Stephen Keshi surpreendeu na escalação. Uma das estrelas do elenco, o atacante Victor Moses, do Liverpool, foi para o banco de reservas, e Michael Babatunde formava o quarteto ofensivo com Odemwingie, Musa e Emenike. Os quatro começaram a partida dando trabalho aos zagueiros bósnios. Mais atrás, o meia Obi Mikel também apoiava o ataque e arriscava de longe. Mas faltava um chute mais preciso. Do lado dos europeus, o atacante Dzeko enfrentava a marcação dura do capitão Yobo.

Os africanos dominavam as ações. Mas, quando parecia que o controle era nigeriano, um lance de insistência de Hajrovic, que brigou pela bola no meio de campo, resultou na resposta da Bósnia. Aos 21 minutos, ele encontrou Misimovic, que logo passou para Dzeko, livre. O atacante bateu na saída do goleiro e balançou a rede na Arena Pantanal. No entanto, o auxiliar viu impedimento e anulou o gol. A posição era legal. A partir daí, os zagueiros da Nigéria tiveram ainda mais trabalho com Edin Dzeko, que aparecia de forma perigosa no ataque.

O jogo estava lá e cá. As chances criadas pelos dois lados empolgavam a torcida - em grande maioria formada por brasileiros - na arquibancada. Sem desanimar, o time da Nigéria foi para cima para tentar se manter vivo no Mundial. Em um contra-ataque, o atacante Emmanuel Eminike encontrou o espaço que precisava. Foi até a linha de fundo, disputou com Spahic e, enquanto os bósnios reclamavam de falta, encontrou Odemwingie na área. O atacante mandou para o fundo da rede: 1 a 0, aos 29 minutos.

Dzeko marca gol mal anulado Bósnia x Nigéria Arena Pantanal (Foto: Reuters)
Dzeko teve gol mal anulado: assistente viu 
impedimento do atacante (Foto: Reuters)

Bósnia arrisca, mas não leva
Atrás no placar, a Bósnia via a eliminação mais perto no segundo tempo. Foi para cima nos primeiros minutos. Omeruo e Yobo tratavam de evitar que a bola chegasse nos pés do atacante Dzeko. Naquele momento, o relógio não ajudava os europeus. O técnico Susic então jogou o time para frente. Tirou o meia Hajrovic e colocou mais um atacante, Ibisevic. A busca pelo gol, no entanto, cedia espaços para os nigerianos, que desperdiçaram bons contra-ataques.

Cada lance afastado pela defesa nigeriana resultava em uma resposta perigosa de seu ataque. Emenike permanecia na frente, enquanto seu time voltava para defender. Mesmo apostando nos cruzamentos na área, ficava cada vez mais difícil para a Bósnia encontrar espaço. O cansaço também não ajudava os europeus, que ainda viram o time da Nigéria amarrando o jogo para garantir os três pontos.

Ainda assim, Dzeko teve duas boas chances no fim da partida. Na primeira, subiu mais do que a marcação após cobrança de escanteio e cabeceou nas mãos do goleiro. Já nos acréscimos, chutou forte e viu Enyeama espalmar a bola na trave.




FONTE:

Hope Solo é presa acusada de agredir a irmã e o sobrinho nos EUA

Segundo polícia local, goleira musa estaria intoxicada e fora de controle


Por Kirkland, Estados Unidos

Hope Solo UFC MMA Johnson x Moraga (Foto: Getty Images)Hope Solo se desentendeu em festa de família (Foto: Getty Images)

A goleira Hope Solo, da seleção feminina dos Estados Unidos, foi detida na manhã deste sábado, acusada de violência doméstica. A polícia de Kirkland, nos EUA, foi chamada após denúncias de que a jogadora teria agredido a irmã e o sobrinho. 

- Houve uma grande festa na casa dela. Foi uma situação fora de controle, e havia marcas de agressões – disse Mike Murray, da polícia de Kirkland, em entrevista ao “Seattle Times”.
Segundo a polícia local, Solo, que estaria intoxicada e bem nervosa, discutiu com a irmã em uma reunião familiar que acabou com a agressão. Os policiais então foram chamados à casa da goleira e a detiveram sem chance de fiança.

Bicampeã olímpica, a goleira defende a meta do Seattle Reign atualmente. Ela foi eleita terceira melhor jogadora do mundo em 2011, quando foi vice-campeã mund


FONTE:

Fabio Capello se irrita com repórter e se mostra encantado com Maracanã

Técnico da Rússia interrompe pergunta feita para o zagueiro sobre possível insatisfação da torcida com o time após o jogo contra a Coreia, em Cuiabá


Por Rio de Janeiro

Fabio Capello Rússia coletiva (Foto: Agência AP)Fabio Capello na coletiva russa 
(Foto: Agência AP)

Depois de comandar neste sábado o último treino da Rússia antes do duelo contra a Bélgica, neste domingo, às 13h (de Brasília), no Maracanã, o técnico Fabio Capello concedeu entrevista coletiva.  
Antes mesmo de começar a responder perguntas feitas a ele, o italiano mostrou irritação com um questionamento levantado ao zagueiro Vasili Berezutski. Um repórter disse que os torcedores russos ficaram tristes porque o time não agradeceu a presença deles no estádio, em Cuiabá, apesar de terem viajado de tão longe. Contrariado, Capello não deixou nem o seu capitão responder.

- Eu estava lá e não foi isso. Tem que escrever a verdade!




saiba mais
 Constrangido, Berezutski foi econômico.

- Só posso concordar com o que ele (Capello) disse.

O treinador italiano só ficou mais tranquilo para falar sobre o Maracanã e o que o estádio representa para o futebol. Ele recordou de uma vez em que assistiu como comentarista à Copa América de 89, vencida pelo Brasil, e afirmou que a sensação de estar à beira do campo é diferente.

- Existem estádios que exercem fascínio, que têm charme, como o San Siro, Wembley e Maracanã. É um sonho para todos. Quando o Brasil venceu a Argentina em uma Copa América, eu estava na tribuna. É uma sensação diferente estar no gramado.


Fabio Capello Rússia treino (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Capello orienta os seus comandados durante o 
treino apronto no Maracanã (Foto: André 
Durão / GloboEsporte.com)



Confira outros trechos da entrevista de Capello:

Os perigos da Bélgica

Nas eliminatórias foi a seleção que mais surpreendeu. É um time equilibrado, forte, compacto e com grandes valores individuais. É um jogo arriscado, mas temos confiança no nosso time. Eles também sofreram na primeira rodada, mas fizeram dois gols nas três oportunidades que tiveram. Nós tivemos a chance de fazer o segundo contra a Coreia e não conseguimos, essa foi a diferença.

Experiência dos belgas fora do país

A Bélgica tem excelentes jogadores atuando fora do país, como na Inglaterra, o que é uma coisa importante. E são muitos bons jogadores jovens.
 Se algo me surpreendeu até agora foi o elevado nível de todos os jogos"
Fabio Capello,
técnico da Rússia

 Escalação para o jogo deste domingo

Eu sempre faço as escolhas de acordo com o adversário, isso é natural. Tenho 23 jogadores e posso usar qualquer um.

Avaliação deste início de Copa do Mundo

Se algo me surpreendeu até agora foi o nível elevado de todos os jogos. Ninguém pode dizer que vai chegar e ganhar fácil. Todos estão preparados, e cada partida é difícil. É precisa fazer por merecer.

Opinião sobre a Itália, que perdeu para Costa Rica

Espero que se classifique. Como italiano, é isso que desejo.

Escolha de alguns países por técnicos estrangeiros

São escolhas feitas por cada federação e eu respeito essas decisões. A comunicação é a parte mais difícil. O pior obstáculo para mim é o russo, mas tenho sorte porque o meu intérprete fala italiano perfeitamente e consegue transmitir exatamente o que falo.

Marc Wilmots, técnico da Bélgica

Lembro dele como jogador, e como técnico me parece que faz boas escolhas. Todos os treinador são bons a medida que têm bons instrumentos. Há muito tempo que a Bélgica não tinha tantos bons jogadores quanto agora.

Argélia, adversário da terceira rodada 

Fui assistir a um jogo da Argélia em Genebra e confirmei o que sabia, que é uma excelente equipe. Provou isso na partida contra a Bélgica.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/russia/noticia/2014/06/fabio-capello-se-irrita-com-reporter-e-se-mostra-encantado-com-maracana.html

Com fratura na face, zagueiro suíço Von Bergen está fora do Mundial

Defensor da seleção deixou o campo no início do jogo após disputa com Giroud. Segundo comunicado oficial da federação suíça, ele precisa de cuidados específicos


Por Porto Seguro, BA

 
Von Bergen está fora da Copa. O zagueiro suíço que deixou o campo após um chute de Giroud em uma dividida durante Suíça x França, nesta sexta-feira, sofreu um fratura na face e não tem mais condições de atuar com a sua seleção na Copa do Brasil. Segundo o assessor de imprensa da seleção, Marco Von Ah, o jogador seguirá em voo para São Paulo neste domingo, onde fará conexão para voltar a Suíça. Von Bergen será tratado por médicos especializados em uma clínica indicada pela Associação Suíça de Futebol. Esta foi a primeira baixa no elenco por lesões ou motivos médicos.


saiba mais

- Recebi a notícia (do corte de Von Bergen) com muita tristeza. Tenho muito sentimento pelo que aconteceu porque ele estava muito empenhado. Temos certeza de que a seleção suíça vai se unir ainda mais por causa disso, formaremos conjunto e jogaremos por ele - lamentou o treinador Ottmar Hiztfeld, em entrevista coletiva.

Logo após a substituição, Von Bergen foi levado a um hospital em Salvador, local da partida pela segunda rodada do Grupo E. A princípio, ele passaria a noite em observação, mas o zagueiro foi liberado e chegou por volta de 22h30 no hotel onde está hospedada a seleção em Porto Seguro, em um carro separado do restante da delegação, com um curativo no olho e com fortes dores na cabeça. Na manhã deste sábado, o corte de Von Bergen foi oficializado. 


Von Bergen Suíça contusão (Foto: Agência Reuters)
Chute no rosto causou um corte e uma fratura 
na face do zagueiro Von Bergen 
(Foto: Agência Reuters)

Von Bergen Suíça contusão (Foto: Agência Reuters)
Von Bergen, após o choque com o atacante 
francês (Foto: Agência Reuters)


FONTE:

Uruguai se defende sobre choque de Pereira, e Tabárez questiona critério

Após FIFPro criticar Fifa, Celeste avisa que cumpriu procedimentos durante incidente em campo; treinador quer mudança de orientações em atendimentos e substituições


Por Sete Lagoas, MG

Garra ou imprudência? A entrega em campo típica dos uruguaios começou a ser colocada em xeque após o lance forte em que se envolveu Álvaro Pereira na vitória de 2 a 1 sobre a Inglaterra na quinta, na Arena Corinthians. O fato de o lateral ter voltado para jogar minutos depois de ter perdido a consciência por ter recebido um golpe na cabeça alarmou a Federação Internacional de Jogadores de Futebol Profissional (FIFPro, na sigla em francês), respingou na Fifa e, agora, suscitou um debate sobre a postura da própria seleção perante a saúde de seu atleta.

A FIFPro foi a primeira a se manifestar, afirmando que a Fifa fora "negligente" no caso. Alega que a entidade deveria ter impedido o reingresso de Pereira. Ao Uruguai, coube o questionamento se o médico Alberto Pan não teria perdido o controle da situação após o insistente pedido do lateral de não ser substituído, numa cena curiosa que rodou o mundo. O treinador Óscar Tabárez saiu em defesa do corpo médico. Cogita que o erro tenha sido a demasiada pressa em sinalizar uma eventual troca, o que ocasionou um erro de comunicação em vez do sacrifício do atleta.

- Ele levou o golpe e recebeu atendimento imediato. Como sempre se faz nesse tipo de lance, o médico faz perguntas: "quem você, onde você está...". Houve um mal entendido com o sinal da substituição, de preparar a troca. Estávamos a 70 metros. Quem sabe aí estivesse a falha. Me parece engraçado, se não dramático, pensar que nós cometemos algum delito por ter atendido um jogador nosso - explicou, com direito à ironia ao final.

Alvaro Pereira Uruguai x Inglaterra (Foto: Reuters)
Alvaro Pereira chegou a ficar inconsciente em 
confronto entre Uruguai e Inglaterra na 
quinta-feira (Foto: Reuters)

O médico Alberto Pan confirmou que, como não há possibilidade de se dialogar no momento, a substituição é sempre cogitada como plano principal. No entanto, pode haver outro caminho, como o que ocorreu neste jogo.

- No momento em que se incorporou ao jogo, mostrou que não houve nenhum tipo de dano neurológico. Mas sempre temos a possibilidade de trocar. Não tínhamos a capacidade do diálogo. Sem a informação visual, podemos cogitar sempre a substituição. Se tivesse aparecido algum transtorno, teria que sair. Isso nos gera uma responsabilidade muito grande e, por isso, fizemos todos os exames para tirar qualquer dúvida.

Lateral pediu desculpas a médico

Álvaro Pereira revelou na sexta que a primeira reação após o jogo no vestiário foi se dirigir aos médicos e pedir desculpa pelos gestos exagerados contra uma eventual substituição. O lateral não se lembra do início da jogada com o inglês Sterling devido ao pronto desmaio. Consegue descrever a cena a partir do momento em que Albero Pan começa a lhe fazer perguntas e ratificar seu bom estado.

- A primeira coisa que fiz foi me dirigir ao corpo médico, pedindo desculpas. Estava muito concentrado no jogo. Não me lembro de nada, somente do impacto. Não queria sair. Era o meu jogo, não queria sair. Quem trabalha comigo me conhece. Sou assim. Eu falava para o banco, para o Maestro, que queria seguir - relatou o jogador.

Tabárez vê falta de regras
Por que não se dá tempo de fazer sutura em jogadores que sangram em campo? Se joga muito, e há coisas que não estão totalmente legisladas. E isso pode preocupar
Óscar Tabárez

De acordo com o Maestro, a discussão é mais ampla. O treinador acredita que há muitas recomendações que não regulamentadas ou, se o são, se mostram de difícil execução na prática. Ele cita como exemplo que, na realidade, há pouco tempo para se avaliar o estado de saúde de um atleta para poder tomar a melhor decisão sobre substituições.

- Por que não se dá tempo de fazer sutura em jogadores que sangram em campo? Se joga muito, e há coisas que não estão totalmente legisladas. E por aí podem vir preocupações. Mas jamais interpretamos isso como um questionamento do que estávamos fazendo. Foram feitos os exames. Comprovamos que Pereira estava em perfeitas condições. Não tomamos tudo isso como uma crítica em relação ao nosso procedimento. Pelo contrário - definiu.

O que disseram FIFPro e Fifa
No documento, a FIFPro defendeu que a Fifa "conduza uma investigação interna quanto ao seu protocolo de concussões em competições". A entidade destacou que a Fifa falhou ao não proteger o jogador uruguaio. Em outro trecho exigiu "conversas urgentes para assegurar que a Fifa garanta a segurança dos atletas". Na ausência desta condições, ela "está considerando soluções alternativas, como equipe médica independente para futuras competições".

A Fifa se defendeu em briefing na manhã desta sexta-feira, no Maracanã. Delia Fischer, chefe do departamento de comunicação da entidade, disse que a decisão de manter o jogador na partida é da comissão técnica, e que o staff médico da Fifa deu todo o suporte para realização de exames após a partida.


saiba mais

Messi nega briga com técnico: "Não tenho problemas com Alejandro"

Autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Irã, camisa 10 da Argentina evita comentar sobre as críticas que teria feito ao estilo de jogo da seleção


Por Belo Horizonte


Depois de fazer o gol da vitória sobre o Irã por 1 a 0, que classificou a Argentina para as oitavas de final da Copa do Mundo, o craque Lionel Messi negou que tenha se desentendido com o treinador da sua seleção, Alejandro Sabella. Antes da partida, o camisa 10 teria pedido ao técnico para a equipe jogar com no 4-3-3, e não no 5-3-2, usado contra a Bósnia, no domingo passado, no Maracanã. No entanto, o astro argentino não confirmou se queria a mudança.

- Isso já foi muito falado, não interessa dar muitas voltas nesse assunto. Nós não temos problema, nem eu com ele, nem o Alejandro comigo. Não tenho interesse no que se fala fora do grupo. Não convém ficar comentando - afirmou Messi, em entrevista ao SporTV.


saiba mais

Para a partida contra a Nigéria, na próxima quarta-feira, em Porto Alegre, o atacante espera que a Argentina esteja mais forte.

- Temos que continuar dessa maneira, buscando os resultados e alcançar o nosso nível, que ainda não foi alcançado.

Com duas vitórias em dois jogos, a Argentina lidera o Grupo F da Copa do Mundo. A Nigéria aparece em segundo com um ponto e duela com a Bósnia neste sábado, às 19h (de Brasília). O SporTV transmite a partida ao vivo e em alta definição.

Messi gol Argentina x Irã (Foto: Reuters)
Messi comemora o gol da Argentina contra o 
Irã, neste sábado, em Belo Horizonte 
(Foto: Reuters)


FONTE: