quinta-feira, 19 de junho de 2014

Um exemplo de civilidade: japoneses voltam a recolher seu lixo após partida

Sacos foram usados também para fazer festa durante empate sem gols com a Grécia em Natal. Depois do jogo, serviram na limpeza na Arena das Dunas


Por Natal, RN

A Copa do Mundo é realmente uma oportunidade única de aprender com outras culturas. A exemplo do que aconteceu na Arena Pernambuco, na derrota da sua seleção para a Costa do Marfim, os torcedores japoneses voltaram a recolher o lixo produzido durante o empate sem gols com a Grécia, na Arena das Dunas, em Natal. Munidos de sacos de lixo, eles deram nova lição de civilidade e educação após o fim da partida – curiosamente, os mesmos sacos foram enchidos de ar e serviram para ajudar na bonita festa nas arquibancadas. O estádio recebeu 39.485 pessoas.

torcida japoneses recolhendo lixo após jogo (Foto: Chandy Teixeira)
Torcedor japonês recolhe o lixo após o jogo na 
Arena da Dunas, em Natal (Foto: Chandy Teixeira)

O que é uma surpresa para o povo brasileiro, para os japoneses não passa de rotina. O ato de recolher o lixo chamou tanto a atenção quanto o jogo – fraco tecnicamente, diga-se de passagem. Contagiados, os demais torcedores passaram a ajudar na limpeza.

– Isso é fantástico. Um exemplo enorme para nós, brasileiros. Temos mais é que ajudá-los. A Copa do Mundo tem isso de bonito. Trouxe meus dois filhos, e o exemplo está garantido – disse o engenheiro Ney Wagner Dutra.


torcida japoneses recolhendo lixo após jogo (Foto: Chandy Teixeira)
À frente, o orgulho da civilidade. Ao fundo, japonês 
pede a outro torcedor para jogar o lixo no saco 
(Foto: Chandy Teixeira)

Antes mesmo do fim do jogo, já era possível perceber os japoneses recolhendo o lixo. Inclusive, indo a outros setores para limpar a sujeira deixada por outras pessoas. Resultado: lances e mais lances de arquibancadas sem lixo no setor onde a torcida do Japão ficou concentrada.

– Nós sempre fazemos isso, e é bacana que os brasileiros tenham nos ajudado. Não sabíamos que seria assim tão comentado. Estão tirando fotos nossas – disse um dos japoneses, surpreso com a atenção dada a algo que, para eles, é tão comum.


torcida japoneses recolhendo lixo após jogo (Foto: Chandy Teixeira)
Exemplo de educação: sacos com o lixo recolhido 
são deixados em local devido após o serviço 
(Foto: Chandy Teixeira)

Dentro de campo, o Japão não mostrou um futebol à altura da civilidade mostrada pelos seus torcedores. Lutou o tempo todo, mas ficou no 0 a 0 com a Grécia e agora decide a sua vida na próxima terça-feira, dia 24, às 17h (de Brasília). Os Samurais Azuis enfrentam a Colômbia na Arena Pantanal, em Cuiabá, e precisam não apenas da vitória sobre a líder e já classificada seleção cafetera. Torce para que a Costa do Marfim não vença a Grécia. A combinação faz com a segunda vaga seja decidida nos critérios de desempate, pois terminaria com quatro pontos ao lado de marfinenses ou gregos.


torcida japoneses recolhendo lixo após jogo (Foto: Chandy Teixeira)
Os sacos de lixo serviram para fazer festa nas 
arquibancadas antes e durante a partida 
(Foto: Chandy Teixeira)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rn/copa-do-mundo/noticia/2014/06/novo-exemplo-de-civilidade-japoneses-voltam-recolher-seu-lixo-apos-partida.html

Teve Isso na Copa! Recepção animada à Seleção e Balotelli atrás da Rainha

Delegação do Brasil chega à Granja Comary com chuva, emoção e cartazes cômicos da torcida. Atacante brinca que quer beijo de Elizabeth II, caso Itália "ajude" Inglaterra


Por Rio de Janeiro, RJ

Momentos engraçados marcaram a segunda quinta-feira de Copa do Mundo. Na chegada da seleção, entre gritos, choros e muita água caindo do céu, um cartaz que exaltava a retaguarda de Hulk chamou atenção. Quem conferiu o Twitter viu Mario Balotelli fazer um pedido inusitado à Rainha da Inglaterra e o cantor Mick Jagger se consolidar ainda mais como pé-frio.

Teve gente se sentindo em casa no Brasil. O francês Evra arriscou um portunhol, um cantor bósnio foi comparado a Zezé di Camargo e os australianos foram relaxar no hotel com um banho de piscina - de plástico - coletivo. Confira tudo no "Teve Isso na Copa!".

O BEIJO DA RAINHA

balotelli italia (Foto: AP)Balotelli "ajudará" a Inglaterra, mas quer um beijo de Elizabeth II em troca (Foto: AP)

Se for no quesito brincadeiras, Balotelli já pode se considerar favorito ao título da Copa do Mundo. O atacante italiano voltou a atacar em uma rede social após conferir o resultado de Uruguai e Inglaterra. Ao ver a vitória Celeste, ele percebeu que a Itália pode salvar a pele dos britânicos, se vencer Costa Rica e Uruguai. Logo, Super Mario soltou a máxima: "Se nós ganharmos da Costa Rica, eu quero um beijo, obviamente na bochecha, da Rainha da Inglaterra".

Veja a matéria completa.


RECEPÇÃO "ABUNDANTE"

 
A seleção brasileira chegou à Granja Comary nesta quinta-feira à tarde e não houve tempo ruim que espantasse os cerca de 200 torcedores que subiram a serra só para ver Neymar e cia. Cada um recepcionou o ônibus da delegação de um jeito. Teve emoção com aceno de Ramires, cartaz com os dizeres "Hulk, deixa eu apertar a sua bunda" e declarações de amor a Neymar e David Luiz. O que importa é que todos festejaram, mesmo com chuva, frio, capas e guarda-chuvas.

Veja a matéria completa.


MELHOR NEM TORCER...

Mick Jagger torce pela Inglaterra contra o Uruguai (Foto: Reprodução / Twitter)Mick Jagger torce pela Inglaterra contra o Uruguai (Foto: Reprodução / Twitter)

Não há jogo com torcida ilustre de Mick Jagger em que o time adotado pelo vocalista dos Rolling Stones consiga sair vitorioso. Depois de presenciar sucessivas eliminações de seleções para as quais torceu na Copa de 2010, ele ganhou o rótulo de pé-frio e, pelo jeito, não largou. Pelo Twitter, Jagger postou mensagem de apoio à Inglaterra contra o Uruguai. Bastou o jogo acabar - e o English Team perder - para o astro voltar a ser alvo das implicâncias. Detalhe: até Rooney, que não conseguia marcar gols em Mundiais, deixou para trás esse fardo nesta quinta. Até quando, Jagger?

Veja a matéria completa.


QUANTOS CABEM?

Banheira lotada de jogadores da Austrália em Vitória (Foto: Reprodução)Banheira lotada de jogadores da Austrália em Vitória: união e descontração (Foto: Reprodução)

Cientes do bom futebol que apresentaram contra Chile e Holanda, apesar das derrotas, os australianos mostraram a tranquilidade de quem não deve a ninguém no hotel onde estão hospedados, em Vitória, no Espírito Santo. A união do grupo foi levada até a banheira de água quente, onde sete jogadores se espremeram para uma resenha. Antes disso, eles deram mergulhos na piscina convencional. Nada abala os Socceroos.

Veja as matérias completas aqui e aqui.

IBRA curte A COPA

 
Ele chegou ao Brasil na última quarta-feira, mas já viu dois grandes jogos da Copa do Mundo in loco. Zlatan Ibrahimovic não pode participar em campo do Mundial, mas parece que chegou decidido a acompanhar todo o clima das arquibancadas. Quarta-feira, viu o Chile eliminar a Espanha da Copa no Maracanã. Nesta quinta, o sueco já estava em São Paulo para assistir à vitória uruguaia sobre a Inglaterra. Ainda assim, que falta faz Ibra nos campos brasileiros...

Veja a matéria completa.


PORTUNHOL FRANCÊS

 
Evra parece ter tirado um peso dos ombros depois de comentar pela primeira vez a polêmica entre os jogadores franceses e o técnico Raymond Domenech, na Copa de 2010. Simpático com os brasileiros, ele prometeu uma camisa de treino dos Bleus a uma fã e cumpriu. Conversando com outros torcedores, ele se arriscou num agradecimento em portunhol. Mas dá para entender a mensagem do lateral: "Obrigado para toda a gente do Brasil, porque tem muita alegria".

Veja a matéria completa.

CONFUSÃO SEM MOTIVO

Confusão no Mané Garrincha - Colômbia x Costa do Marfim (Foto: Thiago Lavinas)Idosa se desespera com a confusão entre torcedores na arquibancada (Foto: Thiago Lavinas)

Dá para acreditar que no jogo entre Colômbia e Costa do Marfim foi possível reacender a tradicional rivalidade Brasil x Argentina? Pois é. Explica-se: a Colômbia vencia por 2 a 0 e levou o gol dos marfinenses. Alguns brasileiros celebraram. Os colombianos, em resposta, gritaram "Argentina". Pronto. Teve gente jogando copos cheios de cerveja para lá e para cá, xingamentos e ameaças. Uma idosa no meio da torcida ficou temerosa, passou mal e foi afastada do local, chorando. Ela foi atendida e passa bem. Quanto aos torcedores, não houve detidos. Lamentável.

Veja a matéria completa.


voleio treinado

Gol Mertens treino (Foto: Reprodução/Site oficial)Acrobacia de Mertens (Foto:Reprodução/Site oficial)

Nem sempre alguns jogadores conseguem reproduzir em campo, num jogo oficial, o mesmo futebol apresentado em treinamentos. Mas o belga Mertens mostrou que é bom em ambos. Depois de marcar um belo gol contra a Argélia, o da vitória de sua seleção, ele participou de um treino de cruzamentos. Num dos lances filmados, o volante Defour levanta, e Mertens emenda um voleio espetacular, marcando o gol. Os dois celebraram como se o gol valesse título. Será que Mertens repete o voleio na Copa?

Veja a matéria completa.


ZEZÉ DI CAMARGO BÓSNIO

Cantor bosnia (Foto: Alexandre Lopes)Enes Begovic, o Zezé di Camargo dos Bálcãs (Foto: Alexandre Lopes)

"Zezé di Camargo dos Bálcãs" foi a definição encontrada por bósnios que moram no Brasil para explicar melhor quem é Enes Begovic. O cantor bósnio desembarcou em São Paulo e resolveu acompanhar os passos de sua seleção, indo ao treino e conversando com jogadores como Dzeko e Pjanic, que rapidamente o reconheceram. "Zezé" afirmou que não vê o Brasil como um dos favoritos a vencer o Mundial, mas confessou que está apaixonado pelo país e por sua música. Você acha Begovic, que é inclusive xará do goleiro titular da Bósnia, parecido com Zezé di Camargo? Talvez na música.

Veja a matéria completa.


COMOÇÃO DE ETO'O

torcida na chegada de Camarões (Foto: Bruno Marques)Pedro Ivo: feliz da vida com camisa e chapéu de Camarões, dados por Eto'o (Foto: Bruno Marques)

Quem disse que chorar não adianta nada? O menino Pedro Ivo de Almeida provou que derramar lágrimas pelo ídolo pode trazê-lo para mais perto. O garoto ficou emocionado ao ver Samuel Eto'o passar por ele, mesmo sem que tivesse dado grande atenção à torcida. Mas seguiu em prantos. Foi então que Eto'o mandou um chapéu e uma camisa de Camarões. E mais: chamou Pedro para conhecê-lo dentro do hotel. Não é preciso muita imaginação para saber que o choro rapidamente se transformou em alegria.


Veja a matéria completa.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/teve-isso-na-copa-recepcao-animada-para-selecao-e-balotelli-atras-da-rainha.html

Primeira meia maratona feminina da América Latina ocorre em São Paulo

Criação da W21K Asics reflete o crescimento do número de mulheres que participam de corridas. Somente no Brasil, esse aumento foi de 39% em 2013.


Por Rio de Janeiro


W21K ASICS (Foto: Reprodução W21K ASICS)
W21K ASICS é a primeira meia-maratona da 
America Latina (Foto: Reprodução W21K ASICS)

Seguindo a tendência americana, onde 61% do público que conclui meias maratonas é mulher, o Brasil teve um crescimento de 39% da presença feminina nas provas de 2013. Um aumento que motivou a criação da primeira meia maratona da América Latina exclusiva para mulheres.

- Identificamos o crescimento da participação das mulheres nas etapas de longa distância e no consumo de produtos e decidimos apoiar a primeira meia maratona exclusivamente feminina do país para proporcionar uma experiência única as corredoras. A prova terá tudo o que público feminino procura para fazer 21km, infraestrutura e atenção nos detalhes - afirma Giovani Decker, presidente da Asics Brasil.

W21K ASICS (Foto: Reprodução W21K ASICS)
Percurso da prova (Foto: Reprodução W21K ASICS)

A W21K Asics ocorre no dia 7 de setembro em São Paulo e tem seu começo e fim na USP. Com largada marcada para às 7h, a prova oferecerá água a cada 2 km, isotônico a cada 4 km e estrutura médica.

As vagas são limitada a 2 mil corredoras e as inscrições para a prova podem ser feitas no site do evento. Até o dia 26 de junho o valor é de R$ 79,00; entre os dias 27 e 31 de junho é R$ 89,00; E a partir de primeiro de agosto a inscrição sobe para R$ 89,00.

W21K ASICS  (Foto: Reprodução W21K ASICS)
Kit completo (Foto: Reprodução W21K ASICS)

Os kits, composto por camiseta, viseira e sacola exclusiva, devem ser retirados entre os dias 4 e 6 de setembro, das 10h às 20h, na Flagship Store ASICS, localizada na Rua Oscar Freire, 1082.

 
saiba mais

Federação espanhola quer tirar título de melhor de 2013 de Djokovic

Entidade alega que números superiores tornam Rafael Nadal o merecedor da honraria


Por Madri

A Real Federação Espanhola de Tênis (RFET) confirmou nesta quinta-feira que fará um pedido formal à Federação Internacional de Tênis (ITF, em inglês) para que reconsidere a escolha de Novak Djokovic como melhor tenista de 2013. Para a entidade da Espanha, Rafael Nadal foi o melhor da última temporada e os números ratificam o equívoco na decisão da entidade principal.

Rafael Nadal Roland Garros 2014 (Foto: Getty Images )Rafael Nadal com seu nono troféu de Roland Garros, neste ano (Foto: Getty Images )

Nadal, que recebeu a honraria pela última vez em 2010 (Nole recebeu dali em diante), fechou o ano como líder do ranking da ATP e detém números melhores que os do sérvio no ano. Venceu mais torneios (10 a 7), inclusive de Grand Slam (2 a 1). No confronto direto, igualdade: três vitórias para cada um.

A RFET, em seu site oficial, valorizou os feitos de recentes de Rafa. Lembrou que a vitória em Roland Garros deixou Nadal a apenas três títulos de Grand Slam do recordista Roger Federer, assim como lembrou que ele é o único com nove conquistas de um mesmo torneio dessa estirpe e é ganhador de ao menos um Grand Slam por ano nas últimas 10 temporadas.

A ITF não emitiu qualquer tipo de resposta ao comunicado da entidade espanhola.



saiba mais

"Estou pronto para a Série B", afirma Kleber, o novo Gladiador da Colina

Animado, atacante é apresentado para ser um dos líderes na Série B e na Copa do Brasil, diz que Adilson o influenciou e elogia força da torcida em seu "novo Coliseu"


Por Rio de Janeiro

A frase personalizada estampada em um painel inédito na sala de imprensa do Vasco mostra a expectativa do clube na chegada de Kleber. Ao lado de uma logomarca com uma espada em alusão ao apelido de guerra do atacante, as boas vindas foram com o "O Gladiador chegou". Com uma hora de atraso em relação à previsão, o novo camisa 30 foi apresentado oficialmente pela diretoria às 12h30 desta quinta, em São Januário, seu novo Coliseu, ao lado do presidente Roberto Dinamite, do vice geral Antônio Peralta e do diretor executivo Rodrigo Caetano. Ele falou sobre o seu temperamento forte, a ótima relação com o técnico Adilson Batista - que segundo ele foi fundamental na negociação -, além, das suas condições atuais e do desejo de ajudar o time na Série B do Campeonato Brasileiro para recolocar o Gigante da Colina na elite de novo.

Kleber Gladiador vasco apresentação (Foto: Raphael Bózeo)
Kleber Gladiador recebe a camisa do Vasco com 
seu apelido destacado ao fundo 
(Foto: Raphael Bózeo)

- Minhas condições são iguais a de todos os jogadores. Tive um período de parada para a Copa, todo mundo teve uma folga significante de 15 dias. Já vinha treinando normalmente. Me vejo na mesma situação dos outros jogadores. Estou pronto para trabalhar, voltar aos treinos e disputar a Série B - disse Kleber, que vestirá a camisa 30 ao invés da aguardada 9.
O jogador elogiou a qualidade do elenco e lembrou que já atuou com muitos companheiros. Ele também fez questão de ressaltar a participação do técnico Adilson Batista na negociação.


saiba mais


- A qualidade dos jogadores do grupo é excelente. Conheço a maioria do grupo, tive a felicidade de jogar junto com muitos deles. Os que não joguei a favor joguei contra e conheço. Tenho certeza que o Vasco vai subir e voltar ao seu lugar de origem, de onde nunca deveria ter saído. Sobre o Adilson, acho que eu nem jogaria no Vasco se não fosse ele. Tenho um carinho grande, a melhor fase da minha carreira foi com ele. Ele teve um papel fundamental, conheço o jeito dele de trabalhar - disse o atacante, que, logo depois da coletiva, almoçou e viajou para Pinheiral.
Rodrigo Caetano explicou como foi a negociação e deu as boas vindas ao atacante. Entre os detalhes, contou que a negociação começou há cerca de 30 dias e o vínculo dele com o Cruz-Maltino é de seis meses, mas em janeiro será feita uma reunião para renegociar a permanência, mesmo caso de Felipe Bastos com o Grêmio, que pagará os salários de Kleber.

- É motivo de orgulho para nós apresentar esse jogador. Rapidamente ele vai ver que esse clube é diferente. Desejo boa sorte nessa jornada no Vasco - declarou o diretor de futebol.

Com o currículo recheado de grandes clubes, esta é a primeira passagem do atleta pelo futebol carioca. O jogador foi contratado por empréstimo junto ao Grêmio até o fim do ano, com possibilidade de prorrogação. Em troca, o Gigante da Colina cedeu o volante Fellipe Bastos para o time gaúcho. O bom relacionamento entre as diretorias dos dois clubes facilitou a negociação - Rodrigo Caetano e Cristiano Koehler já passaram com sucesso pelo Tricolor.

Kleber Gladiador vasco apresentação (Foto: Raphael Bózeo)
Kleber Gladiador posa com a camisa 30 do 
Vasco (Foto: Raphael Bózeo)

Alvo de discussão entre as partes até às vésperas do acerto, o pagamento do salário de Kleber, ficará inteiramente a cargo do Grêmio, já que o Vasco se comprometeu a manter Fellipe Bastos, de 24, em sua folha. A diferença entre os valores é superior a R$ 400 mil. A intenção dos dirigentes gremistas é que a passagem de Kleber pelo clube carioca sirva de vitrine para valorizar novamente o atacante no mercado. O Gladiador tem contrato até o fim de 2015 com o Grêmio, que em 2011 investiu cerca de R$ 12 milhões para obter 50% de seus direitos econômicos.

O atacante de 1,73m marcou 100 gols nos seis anos entre Palmeiras (39 gols em 122 jogos), Cruzeiro (38 gols em 60 jogos) e Grêmio (23 em 105 jogos), mas vem em má fase desde 2013. Mesmo assim, despertou a cobiça de diversas equipes - entre elas Flamengo e Botafogo. Em 2014, o Gladiador disputou somente cinco partidas, pois foi submetido a uma artroscopia no joelho direito, que o deixou em recuperação até maio. Pouco aproveitado pelo técnico Enderson Moreira, ele estava na reserva do Grêmio antes da interrupção do Brasileirão para a Copa.


Confira os principais pontos da coletiva:

Chegada ao Vasco
- Minhas condições são iguais a de todos os jogadores. Tive um período de parada para a Copa, todo mundo teve uma folga significante de 15 dias, e já vinha treinando normalmente. Me vejo na mesma situação dos outros jogadores. Estou pronto para trabalhar, voltar aos treinos e disputar a Série B.

Lesões
- Infelizmente tive muitas lesões no Grêmio. Não foi da forma que eu gostaria que fosse. Tive um período difícil, e espero que aqui seja diferente, que não tenha lesão nenhuma para ajudar o Vasco. Que todos nós possamos seguir junto para botar o time onde ele tem que estar.

Elenco do Vasco
- A qualidade dos jogadores do grupo é excelente. Conheço a maioria do grupo, tive a felicidade de jogar juntos com muitos deles. Os que não joguei a favor, joguei contra e conheço. Tenho certeza que o Vasco vai subir e voltar ao seu lugar de origem, de onde nunca deveria ter saído. Espero voltar à Série A o quanto antes, com antecedência, para programar logo o ano que vem. Assim vamos ajudar até a diretoria para preparar para o ano que vem. Tenho certeza que o Vasco vai subir.

Adilson Batista

- Acho que eu nem jogaria no Vasco se não fosse ele. Não digo que não jogaria, mas ele ajudou muito na minha chegada. Tenho um carinho grande por ele, a melhor fase da minha carreira foi com ele. Alguns do Cruzeiro na época em que estava lá, estão aqui também. Ele teve um papel fundamental, conheço o jeito dele de trabalhar e se fosse técnico me faria o que ele faz. Tem um jeito de lidar com os jogadores, de trabalhar, muito bom. Espero que a gente junto, como foi no Cruzeiro, possa viver uma época bacana.

Temperamento forte
- Conheço vários jogadores daqui que tem uma personalidade forte também. O Fabrício, o Rodrigo, o Guiñazu... Jogadores que têm um espírito de querer ganhar, que dentro de campo são assim e têm o mesmo jeito que eu. Isso vai acrescentar muito ao Vasco. São Jogadores assim que precisamos.

Série B
- O Vasco eu acompanhei todos os jogos praticamente, mas os outros times não acompanhei. O Rodrigo é muito amigo e a gente conversa bastante. Ele estava fora, o Guiñazu também ficou fora um tempão. Tenho certeza que agora vai melhorar o aproveitamento. Tenho certeza que o Vasco vai fazer um bom campeonato.Se depender de mim, eu vou fazer de tudo para a gente subir o mais rápido possível.

Ficha técnica:
Nome:
Kleber Giacomance de Souza Freitas
Idade: 30 anos
Posição: Atacante
Clubes: São Paulo (2003), Dínamo de Kiev (2004 a 2007 e 2009), Palmeiras (2008 e 2010 a 2011), Cruzeiro (2009 a 2010), Grêmio (2011 a 2014) e Vasco (2014)


* Raphael Bozeo, estagiário


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/06/vasco-apresenta-atacante-kleber-em-sao-januario.html

Após alta, Lais revela sonhos e planos: "Quem sabe, volto a dar uns pulinhos"

Esquiadora aproveita nova rotina após quase cinco meses hospitalizada para passear em shopping e confia na possibilidade de voltar a movimentar os braços e as pernas


Por Miami, Estados Unidos

 
Com os movimentos do pescoço, Lais Souza comanda a sua imponente cadeira de rodas pelos corredores de um shopping do centro de Miami, nos Estados Unidos. Poder passear com duas grandes amigas e a sua fisioterapeuta é motivo de alegria e alívio para a esquiadora que viveu os últimos quatro meses e meio internada no hospital Jackson Memorial, na Flórida. O grave acidente que Lais sofreu em janeiro, enquanto treinava para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia, ainda não sai da cabeça da paulista de 25 anos. Na última segunda-feira, ela recebeu alta médica e, enfim, deixou o hospital.

Ter travado uma batalha pela vida e ficado tetraplégica já foi motivo de muita angústia e medo. Mas Lais aprendeu a tocar a vida para a frente e lutar para sempre ter dias melhores e novos motivos para comemorar. Ela agora vive, ao lado da mãe, Odete, em um apartamento bancado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em Miami, onde seguirá fazendo o tratamento em busca de reabilitação. A ex-ginasta sabe que não existe certeza de que ela voltará a andar, mas a sua fé e a corrente positiva que foi feita para torcer por Lais fazem com que ela não desista do seu objetivo diário de recuperar os movimentos das mãos, braços, pernas e pés.

– Eu agradeço todo mundo que está rezando, que está torcendo por mim. Se Deus quiser vai dar certo. Quem sabe, eu volto a dar uns pulinhos – afirmou Lais, que, além do pescoço, também consegue movimentar os seus ombros.

Mosaico Lais Sousa (Foto: David Abramvezt)
Lais Souza se diverte com suas amigas, 
a sua fisioterapeuta e a sua cuidadora 
em Miami (Foto: David Abramvezt)

Na cama confortável em que dorme desde a noite da última segunda-feira, a atleta encontra nos sonhos a materialização daquilo que ela acredita que vai alcançar com muita dedicação aos inúmeros tratamentos aos quais irá passar, no mínimo, pelos próximos meses.saiba mais


saiba mais

– Eu sonho muito que estou treinando ginástica, que estou pulando e andando. Acho que desde quando sofri o acidente, tive uma noite só que sonhei que estava na cadeira. Mas nesse sonho, eu levantava e me mexia. Estou bem confiante com as coisas que vem acontecendo.

Sorrindo em diversos momentos, curtindo uma gostosa brisa que amenizava o calor de Miami e contando com o olhar atento das amigas Laís e Thaysa, da fisioterapeuta Denise Lessio e da cuidadora americana Endyia, Lais Souza concedeu entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com. Ela falou sobre a nova fase da sua vida, contou como está enxergando o mundo de uma cadeira de rodas e disse que só agora está caindo a ficha de tudo que aconteceu com ela depois daquele dia 27 de janeiro, quando ao descer a pista de esqui de Salt Lake City, se chocou contra uma árvore e sofreu grave lesão na coluna cervical.

Lais Souza (Foto: David Abramvezt)
Dois dias depois de receber alta do hospital, Lais 
Souza passeia por shopping de Miami 
(Foto: David Abramvezt)


confira a entrevista com lais

GLOBOESPORTE.COM: 
Como foi receber a notícia da alta e como você está sentindo?
LAIS SOUZA:
Tive alta agora há pouco e estou me sentindo bem melhor, graças a Deus. A recuperação aqui em Miami fez bem para mim. Tem pessoas maravilhosas passando pela minha vida. Estou confiante com as pessoas que estão do meu lado e eu posso contar com elas para sempre.  Eu espero que dê tudo certo até o fim. Eu agradeço todo mundo que está rezando, que está torcendo por mim. Se Deus quiser vai dar certo. Quem sabe eu volto a dar uns pulinhos.

Você falou em dar uns pulinhos. Quando você está dormindo, nos seus sonhos você está dando esses pulinhos?
Eu só sonho com isso. Eu sonho muito que eu estou treinando ginástica, que estou pulando, estou andando. Acho que desde quando eu sofri o acidente, tive uma noite só que sonhei que estava na cadeira. Mas nesse sonho, eu levantava, me mexia. Estou bem confiante com as coisas que vem acontecendo.

Você superou momentos complicados até receber alta. Como foi chegar até aqui?
Eu estava muito mal no começo. Estava com aparelho para respirar e para comer. Agora que estou bem melhor, que saí do hospital, a ficha vai caindo. Eu vou reconhecendo algumas coisas, passando mais tempo com a minha mãe, com a minha família. As pessoas que estão ao meu lado agora, vou poder contar para sempre. Bola para frente e pensamento positivo.

Você sempre teve esse pensamento positivo?
Eu nunca deixei de acreditar, em nenhum momento. Nem quando eu estava entubada, com muita dor. Sempre procurei levantar a cabeça e me esforçar para não deixar a peteca cair. E agora está sendo a mesma coisa. Saí do hospital e estou encarando coisas novas. Tem pessoas que me reconhecem às vezes na rua. Eu vou em um restaurante e encontro brasileiros, tem muitos brasileiros aqui. Eles falam "oi" e dizem que estão torcendo, rezando. Esse carinho está ajudando. Está sendo dia após dia, fase após fase.

Ser atleta facilita a sua dedicação ao tratamento?
Eu sempre tive esse pensamento positivo e uma garra grande, por conta do esporte, das competições e tudo mais. Tudo que eu acabei usando como atleta, estou usando agora, por mais que esteja paralisada, estou usando toda essa garra, a confiança e o esforço que eu fazia todos os dias para treinar e para me dedicar: academia, fisioterapia e mais treinamento. Querendo ou não, o meu psicológico está preparado para isso. É como se fosse uma grande competição, mas com um treinamento muito pesado. É como se fosse uma nova carreira de atleta que estou encarando. Não dá para tirar de letra, mas eu preciso desse ritmo de vida para que consiga melhorar mais rápido.

Você sente algum tipo de dor? Sente alguma diferença nesses dias após a alta?
Eu sinto um pouco de dor. Eu sinto as minhas mãos estranhas, uma sensação de formigamento. O meu pescoço dói, porque eu operei faz pouco tempo. Ainda tenho um pouco de dor, mas nada que eu não consiga aguentar. O meu ponto de vista está diferente, por estar na cadeira. Parece que eu vejo as coisas de uma maneira diferente, porque eu sinto por dentro do meu corpo. As pessoas me olham de uma maneira diferente por causa da cadeira ou porque ficam com dó. Eu não consigo ainda definir isso.

E como estão as visitas? Deve ter bastante gente querendo te ver depois dessa alta. Tem falado com os seus amigos do Brasil?Tem muita gente que quer vir do Brasil me visitar. Tem gente que eu nunca vi na minha vida e quer me visitar, quer conhecer a Lais Souza. Isso é estranho para mim, mas ao mesmo tempo me dá motivação. Não só gente famosa, mas muitas outras pessoas. Nem eu sabia que eu era tão querida. Eu tenho falado com alguns atletas amigos meus. Muito com o Diego (Hypolito), Daiane (dos Santos), Maurren (Maggi), Jade (Barbosa), muita gente. Eu me sinto bem com isso. Eu quero que as pessoas venham. É muito bom para mim.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/2014/06/apos-alta-lais-revela-sonhos-e-planos-quem-sabe-volto-dar-uns-pulinhos.html

Empate sem gols deixa Japão e Grécia com calculadora na mão

Nipônicos e gregos precisam vencer e ficar de olho no outro confronto da chave. Resultado na Arena das Dunas põe a Colômbia nas oitavas


 A CRÔNICA

por Marcelo Russio

O empate em 0 a 0 entre Grécia e Japão nesta quinta-feira, na Arena das Dunas, deixou as duas seleções em situação difícil no Grupo C da Copa do Mundo – 39.485 torcedores compareceram ao estádio em Natal. Com apenas um ponto somado em dois jogos, as equipes veem suas chances de classificação às oitavas de final divididas nos dois derradeiros jogos da chave. Os japoneses precisam vencer a Colômbia e torcer para que a Costa do Marfim não vença a seleção helênica. 
Assim, a segunda vaga seria decidida no critério de desempate. Os gregos precisam derrotar os marfinenses e torcer por um empate ou uma vitória dos colombianos diante do time nipônico.

Os resultados desta quinta-feira já asseguraram à Colômbia uma das duas vagas do grupo – mais cedo, no Mané Garrincha, em Brasília, os sul-americanos bateram os africanos por 2 a 1 e, com seis pontos ganhos, têm pelo menos o segundo lugar garantido. A terceira e última rodada acontece na próxima terça-feira, dia 24, às 16h (de Brasília). Colômbia e Japão se enfrentam na Arena Pantanal, em Cuiabá, e Grécia e Costa do Marfim entram em campo na Arena Castelão, em Fortaleza.

Japão domina, Grécia reage com um a menos
O jogo começou com o Japão comandando as ações de ataque e criando a primeira boa jogada com menos de dois minutos. Okubo passou por Cholevas, entrou na área e cruzou para Osako, que chutou em cima da marcação. Os gregos responderam em seguida, aos quatro, quando Mitroglou recebeu na área e chutou prensado com a zaga, facilitando a defesa de Kawashima. 

Mais bem organizados taticamente, os japoneses tocavam melhor a bola, principalmente Honda e Okubo, e aos poucos se aproximavam da área adversária. A Grécia, por sua vez, tinha problemas em fazer a ligação entre o meio do campo e o ataque. Tentava carregar a bola em vez de tocá-la em velocidade, facilitando a marcação japonesa, cuja defesa levava a melhor na maioria das disputas.

No primeiro contra-ataque bem executado pela Grécia, aos 10, Kone recebeu em velocidade no meio, avançou e chutou forte de fora da área. Kawashima defendeu sem dificuldade. A seleção helênica não mostrava jogadas ensaiadas, avançava apenas em jogadas individuais, enquanto o Japão mantinha a postura tática e ia em bloco à frente, tocando a bola com rapidez. No entanto, esbarrava na sólida defesa grega na hora de definir as jogadas. Percebendo a dificuldade de penetrar tocando a bola, os japoneses passaram a buscar os chutes de fora da área. Aos 18, Okubo tentou, e Karnezis fez boa defesa.

 Kostas Katsouranis jogo Japão x Grécia (Foto: Reuters)
Já tinha amarelo: capitão da Grécia, Katsouranis 
é expulso após falta em Hasebe (Foto: Reuters)

O mesmo Osako fez bela jogada individual pela esquerda, aos 20, e da entrada área chutou com categoria. A bola saiu à esquerda do goleiro grego, levantando a torcida japonesa, que fazia bela festa. Em cobrança de falta aos 27, Honda obrigou Karnezis a fazer boa defesa. Os japoneses jogavam melhor, mas não traduziam em gols sua superioridade. Os gregos jogavam na defesa, fiéis ao seu estilo, e buscando os contra-ataques, principalmente com Kone, o único jogador que buscava atuar em velocidade. Aos 32, Okubo cabeceou por cima do gol a bola cruzada por Nagatomo.

Os japoneses mantinham o domínio das ações ofensivas. Capitão da Grécia, Katsouranis recebeu o segundo cartão amarelo por falta dura em Hasebe, aos 37, e acabou expulso. A partir daí, ao contrário do que se poderia esperar, os gregos passaram a levar perigo ao gol japonês e conseguiram a sua melhor oportunidade. Torosidis completou de fora da área para excelente defesa de Kawashima. Nervosos, os heleênicos reclamavam da arbitragem e pressionavam Joel Aguilar a cada lance faltoso contra sua equipe. Mesmo com a melhora ofensiva dos europeus, a partida foi para o intervalo com os dois zeros no placar.

Praticamente um ataque japonês x defesa grega
O segundo tempo começou com Samaras tentando surpreender o goleiro Kawashima logo na saída de bola, mas o chute do meio do campo acabou indo para fora. O Japão continuava a tocar a bola e buscar o ataque em bloco, e os gregos, nervosios em campo, perdiam muito tempo reclamando com o árbitro. Mesmo o técnico Fernando Santos chegou a levantar-se do banco e correr em direção ao auxiliar por conta de um lateral que achou ter sido apontado erradamente para o adversário.

Enquanto os europeus mantinham a postura defensiva tradicional, o Japão mostrava mais vocação para o ataque, com o time postado para os contra-ataques sempre que roubava a bola. Honda e Okubo se apresentavam imediatamente nas laterais para tentar surpreender os adversários. Aos 11, o técnico Alberto Zaccheroni substituiu o atacante Osako pelo astro Kagawa, arrancando aplausos e gritos da torcida japonesa, que tinha o apoio dos brasileiros. A mudança visava a dar mais poder de conclusão ao time, que pecava exatamente na finalziação das jogadas. Mas foi o adversário que ameaçou o gol dos japoneses, três minutos depois. Após cobrança de escanteio pela direita, Gekas cabeceou para bela defesa de Kawashima.

Yoshito Okubo jogo Japão x Grécia (Foto: EFE)
Okubo lamenta um dos gols perdidos pelo Japão 
contra a Grécia (Foto: EFE)

Apostando na velocidade, o Japão quase abriu o placar. Em contra-ataque pelo meio, aos 21, Honda lançou Uchida na grande área. O lateral cruzou de primeira para Okubo, que, no bico da pequena área, chutou por cima. Com um homem a mais em campo, os nipônicos começavam a dominar o jogo, diante de uma Grécia desgastada fisicamente. Aos 26, após cruzamento na área e a perda da bola por Okazaki, Uchida apareceu livre e chutou para fora, na melhor chance de sua seleção até então. Nos últimos 15 minutos de jogo, a Grécia se preocupava mais em defender e evitar a derrota, dando espaço para o Japão avançar em seu campo. Aos 31, de fora da área, Okubo obrigou Karnezis a fazer uma bela defesa.

Os gregos buscavam ameaçar nas bolas paradas e, aos 35, após escanteio cobrado por Karagounis, Samaras cabeceou para fora da risca da pequena área. O Japão voltou a pressionar, e o clima esquentou em campo. Maniatis e Yoshida trocaram empurrões na linha lateral após uma disputa de bola. Os japoneses sabiam que tinham mais chances de sair com a vitória, pela superioridade numérica, mas não conseguiam furar o bloqueio grego. Aos 39, em jogada pela esquerda da grande área, Nagatomo chutou forte, e a bola bateu na cabeça de Yoshida, de frente para o gol, indo para fora.

A Grécia recuou ainda mais após desperdiçar uma grande chance de gol em chute de Gekas defendido por Kawashima, e o Japão se lançou de vez ao ataque, quase fazendo o gol da vitória aos 44, em bela cobrança de falta de Endo. Karnezis mergulhou e fez linda defesa no canto esquerdo. Os japoneses ainda mantiveram a posse de bola no campo rival, mas a pressão não surtiu efeito. O empate sem gols acabou sendo prejudicial para ambos, e os jogadores deixaram o campo cabisbaixos, cientes de que a classificação depende também do que acontecer no outro jogo da chave.




FONTE:

Nadal e Federer fazem os primeiros treinos na grama de Wimbledon

Tenistas trabalham para a estreia no Grand Slam inglês na próxima semana


Por Londres

rafael nadal primeiro treino em wimbledon 2014 (Foto: Reprodução/Facebook)
Rafael Nadal realiza primeiro treino em Wimbledon
(Foto: Reprodução/Facebook)

Rafael Nadal e Roger Federer já estão em Londres. Mais especificamente no "The All England Club". Os cabeças de chave número 2 e 4, respectivamente, fizeram seus primeiros treinos na grama de Wimbledon. O espanhol, líder do ranking da ATP, postou nas redes sociais uma imagem da sua primeira sessão de trabalhos no complexo do Grand Slam inglês. O suíço também divulgou fotos batendo bola.

O Touro Miúra vem de uma derrota na estreia da temporada de grama. Após conquistar seu nono título no saibro de Roland Garros, na França, Nadal foi eliminado logo de cara no ATP 250 de Halle, na Alemanha, para Dustin Brown. No ano passado, o espanhol também caiu na estreia em Wimbledon.

Já Federer foi o campeão do ATP de Halle, derrotando o colombiano Alejandro Falla na decisão. Em 2013, o suíço não passou da segunda partida em Wimbledon no piso que é uma das suas especialidades. Federer já venceu o Grand Slam sete vezes e vai em busca do seu oitavo título.


roger federer primeiro treino em wimbledon 2014 (Foto: Reprodução/Facebook)
Roger Federer bate bola em seu primeiro treino 
na grama de Wimbledon 
(Foto: Reprodução/Facebook)


FONTE:

Maioria, torcida uruguaia exalta Luis Suárez e dá show nas arquibancadas

Com perucas, faixas, réplicas da taça de campeão e muita alegria, sul-americanos comandam festa e vibram com gol salvador de Suarez aos 40 minutos do 2º tempo


Por São Paulo

Inglaterra e Uruguai jogaram na tarde desta quinta-feira na Arena Corinthians. Mas, a sensação era de que o confronto estava sendo realizado no estádio Centenário, em Montevidéu, tamanha a festa da torcida celeste, grande maioria entre os 62.575 presentes, que acompanharam o show de Luis Suárez e a vitória por 2 a 1, resultado que deixa a equipe comandada por Oscar Tabarez na briga por uma vaga na próxima fase.

torcida uruguai arena corinhtians (Foto: Lucas Rizzatti)
Torcida uruguaia fez enorme festa nas arquibancadas 
da Arena Corinthians nesta quinta-feira (Foto: 
Lucas Rizzatti)

Antes da partida, os uruguaios esbanjavam confiança, mesmo após a inesperada derrota diante da Costa Rica, na primeira rodada. No metrô, no trem e no trajeto que levava ao estádio, todos cantavam alegremente.
- Soy Celeste, soy Celeste – gritavam os torcedores. 

Os nomes do zagueiro Diego Lugano, que não atuou porque estava machucado,  e do atacante Luis Suárez, eram os mais lembrados. Os ingleses, em número menor, não se importavam com a festa uruguaia e até topavam posar para fotos., sempre com uma lata de cerveja na mão.  O comerciante Abel Dominguez, que veio de Montevidéu com a família para acompanhar a partida, trazia uma faixa com uma foto que mostrava Luis Suárez, com a seguinte frase.

- In Luis we trust (Em Luis, nós acreditamos, em português).

Outra faixa, com a foto do matador, dizia:
- God save the King (Deus, salve o rei)

torcida Uruguai faixa Suarez (Foto: AP)
Suarez marcou dois gols e ajudou o Uruguai a 
derrotar a Inglaterra por 2 a 1, na Arena 
Corinthians (Foto: AP)

Dentro do estádio, a grande massa das torcidas ficou bem localizada. Uruguaios ocuparam as arquibancadas do lado norte e os ingleses, do lado sul. Mas, quando a bola começou a rolar e os sul-americanos começaram a gritar, percebeu-se que a torcida da Celeste era muito maior. Os ingleses, além de torcerem, vaiavam Luis Suárez a cada toque na bola do camisa 9. Mas foi justamente ele, o melhor jogador do último campeonato inglês que, após cruzamento de Cavani, marcou um belo gol de cabeça aos 39 minutos e abriu o placar.


Na volta para o segundo tempo, a pressão uruguaia foi muito forte nos primeiros minutos e a festa seguia nas arquibancadas. Quando Rooney empatou aos 30 minutos, veio aquele instante de tensão.  Na hora, todos se uniram e a cantoria, que havia desaparecido, surgiu com gás total novamente. Até que Suarez, sempre ele, fez o gol da vitória aos 40 minutos do segundo tempo. Era possível perceber muita gente pulando, abraçada. Na sala de imprensa, jornalistas choravam, não acreditando no que estava acontecendo. Afinal, de virtual eliminada, a Celeste renasceu.

Luis Suarez comemoração Uruguai contra Inglaterra (Foto: Reuters)
Jogadores comemoram gol de Suarez, enquanto 
trocida faz a festa nas arquibancadas do estádio 
 (Foto: Reuters)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/copa-do-mundo/noticia/2014/06/maioria-torcida-uruguaia-exalta-luis-suarez-e-da-show-nas-arquibancadas.html

Ibrahimovic marca presença em Uruguai x Inglaterra, em São Paulo

Jogador sueco do Paris Saint-Germain assiste ao jogo na Arena Corinthians


Por São Paulo

 
A Suécia não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 2014, mas Ibrahimovic, apesar de ter dito que o Mundial sem ele não teria graça, marcou presença na Arena Corinthians, nesta quinta-feira, para assistir ao confronto entre Uruguai e Inglaterra, pela segunda rodada do Grupo D. O atacante sueco e destaque do Paris Saint-Germain perdeu a chance de estar em campo no Brasil na disputa da repescagem europeia contra Portugal. A equipe lusitana venceu as duas partidas e o centroavante só vai poder ficar mesmo na torcida de seus companheiros de PSG como o uruguaio Cavani.

Ibrahimovic, Maracanã, Chile x Espanha (Foto: Reprodução / Instagram)
Ibrahimovic esteve também no Maracanã para assistir 
a Espanha x Chile, nesta quarta (Foto: 
Reprodução / Instagram)


FONTE:

Virou moda! Repórter entra ao vivo de Manaus e ganha beijo de torcedor

Minutos antes do jogo entre Camarões e Croácia na Arena Amazônia, nesta quarta-feira, jornalista entra ao vivo da fachada do estádio e é surpreendida por torcedor


Por Manaus, AM
A nova "vítima" dos beijoqueiros de plantão foi a repórter Daniela Branches, da TV Amazonas, afiliada da TV Globo em Manaus. Em uma entrada ao vivo antes do jogo entre Camarões e Croácia, nesta quarta-feira, na Arena Amazônia, a jornalista foi surpreendida e recebeu um beijo na bochecha de um torcedor empolgado (veja o vídeo).

- Deu uma esfriada na cidade, em torno de 26ºC a temperatura neste momento - disse ela, que logo após recebeu o beijo e completou: "mas só na cidade, porque a gente vê que o clima entre os torcedores ainda é muito quente".

Repórter Daniela Branches entra ao vivo de Manaus e é beijada por torcedor (Foto: Reprodução)
Repórter Daniela Branches entra ao vivo de Manaus 
e é beijada por torcedor (Foto: Reprodução)

Branches não foi a primeira repórter a ser tietada por torcedores em entradas ao vivo. A repórter Sabina Simonato, da TV Globo, já foi beijada em duas ocasiões, e o jornalista Filipe Cury, do SporTV, chegou a receber um abraço de uma torcedora durante uma entrada ao vivo no programa "Seleção SporTV".


saiba mais

Uruguaio desmaia em campo e não aceita sair: "Primeiro está a Celeste"

Lateral Álvaro Pereira levou uma joelhada na testa e não quis atender a orientação dos médicos, que sugeriram ao jogador que deixasse a partida


Por São Paulo


O lateral Álvaro Pereira se negou a sair de campo, nesta quinta-feira, ao ser "nocauteado" durante a partida entre Uruguai e Inglaterra, na Arena Corinthians. Após o jogo, o uruguaio, jogador do São Paulo, explicou a decisão e declarou amor à seleção, que venceu por 2 a 1 e segue na briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo (assista no vídeo acimao).

- Sinceramente, desmaiei um pouco. Levei uma joelhada na cabeça e está doendo um pouco, mas vou me tratar. Não sei se terei que ir em uma clínica, mas vou descansar. Com o corpo quente e vontade de ajudar o time, esqueci tudo e voltei para o campo. Primeiro está a Celeste, antes de mais nada - afirmou.

O "nocaute" aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo, quando o Uruguai  vencia a partida por 1 a 0. Álvaro Pereira tentava parar Sterling quando foi atingido no rosto pelo joelho do jogador e ficou caído. Ao perceber que o médico sugeria a troca, o lateral fez sinal de negativo e disse que permaneceria em campo.

- Foi uma desobediência, mas eu não queria sair - admitiu.

O lateral destacou a importância da vitória sobre os ingleses na segunda rodada, após a derrota por 3 a 1 para a Costa Rica na estreia, e afirmou que conseguir os três pontos era o único pensamento durante a partida.

- Sabemos que era jogo de vida ou morte porque se não tivéssemos o resutado positivo ficaríamos fora. Essa era a ideia, chegar (na última rodada) com chance de classificação - disse.
A Celeste tenta a classificação para as oitavas na próxima terça-feira, às 13h, quando enfrenta a Itália, na Arena das Dunas, em Natal, pela última rodada da primeira fase.

Alvaro Pereira Uruguai x Inglaterra (Foto: Reuters)
Alvaro Pereira levou uma joelhada no rosto e quase 
precisou ser substituído  (Foto: Reuters)

 
saiba mais

Deus salve... Suárez! Celeste renasce com dois gols dele sobre a Inglaterra

Operado há 29 dias no joelho, camisa 9 estreia na Copa, põe Uruguai na briga e ofusca Rooney, que marcou seu primeiro gol em Mundiais


 A CRÔNICA

por Lucas Rizzatti

A faixa estendida nas cadeiras da Arena Corinthians era para ser de pura provocação aos ingleses. Virou doce premonição aos uruguaios. Numa paródia do hino da Inglaterra, dizia “Deus salve… o Rei”. No caso, Luis Suárez. O herói, o salvador, o santo. Na tarde desta quinta-feira, o camisa 9 simbolizava tudo isso e um pouco mais para uma nação de 3 milhões de apaixonados. Ele não desapontou. Renasceu sobre o joelho esquerdo operado há 29 dias. Colocou nele toda a força para, em dois golpes certeiros, destronar o time da Rainha. Inclusive ofuscou Rooney, que marcou seu primeiro gol em Mundiais. O 2 a 1 foi suficiente para também resgatar o Uruguai de uma eliminação quase certa a uma possível classificação no Grupo D da Copa do Mundo. Bendita faixa… Deus salvou Suárez, que salvou o Uruguai. O fantasma de 1950 despertou outra vez.


saiba mais

Suárez marcou duas vezes no mesmo minuto. Nos 39 de cada tempo. Um enredo divino, como fora o passe de Cavani para o primeiro tento. No segundo, Luisito fez quase tudo sozinho após balão do milagreiro Muslera. Pobre Rooney, não conseguiu o brilho que a quebra do jejum pessoal merecia
.
A tabela volta a sorrir aos uruguaios. Após perder para a Costa Rica, coleciona três pontos. A Inglaterra segue zerada. Na sexta, o Grupo D complementa a segunda rodada com o confronto entre Costa Rica e Itália. Nenhuma das equipes está eliminada. Mas os ingleses precisam torcer pelos italianos e golear a Costa Rica na rodada final, que será na terça.

Suarez gol Uruguai x Inglaterra (Foto: AP)
Suárez é só alegria ao marcar um dos gols que deu
 nova vida ao Uruguai na Copa do Mundo (Foto: AP)

Nem parecia que Uruguai e Inglaterra haviam perdido na estreia e diminuído suas chances de classificação. A festa dos torcedores nos arredores de Itaquera e no interior da Arena Corinthians foi digna de final de Copa. Os charruas, como de costume, foram mais balhurentos, pareciam multiplicar as vozes já roucas de tanto gritar “Soy Celeste”. Mais do que isso, deliraram com a escalação nos telões, que estamparam o rosto dele, de Luis Suárez. Além dele, entraram Giménez, na vaga do lesionado Lugano, Álvaro Pereira, em substituição ao suspenso Maxi Pereira, e as alterações de ordem técnica, com os ingressos de Álvaro González e Lodeiro no meio-campo.

A Inglaterra não mudou em relação à derrota para a Itália. Só recuou Rooney. Mas o alvo da torcida inglesa não era o seu astro. Todos queriam apupar Suárez. Vaias se avolumaram a cada toque na bola do atacante do Liverpool, companheiro de clube de cinco titulares do time de Roy Hodgson. Haja garganta. Porque Suárez tocou muito na bola. Ele cobrava escanteios, faltas, puxava contragolpes…

faixa rei luis suarez uruguai arena corinhtians (Foto: Lucas Rizzatti)
Faixa em homenagem a Suáraz com provocação
ao hino da Inglaterra (Foto: Lucas Rizzatti)

Em dois desses escanteios, Suárez quase aprontou. Primeiro, aos três minutos, em que a cobrança na primeira trave quase se transformou em gol olímpico. Mais tarde, aos 26, mudou a tática e bateu o escanteio rasteiro para a marca penal. Cavani emendou de primeira, sobre o poste. Suárez é assim. Imprevisível como todo craque. Mas ele tinha algo a mais. Uma fome a mais. Não aquela fome que o fez morder um adversário do Chelsea na Premier League. Fome de gol. Afinal, quase perdera a Copa pela lesão no joelho.

O único que parecia capaz de desvirtuar o destino redentor de Suárez era Rooney. Entrou em seu nono jogo de Mundial em busca de seu primeiro gol. Em cobrança de falta, deixou Muslera estático e arrancou “uuhhhh” sem fim da torcida. Em outra bola parada, aparou de cabeça um escanteio, na pequena área. A finalização explodiu no travessão.

Mas o destino já tinha seu roteiro para a tarde cinza e fria desta quinta, na Arena Corinthians. Porque, desta vez, Deus está salvando Suárez. E, por tabela, o Uruguai. Em contragolpe perfeito, Lodeiro oferece a bola a Cavani. O atacante do Paris Saint-Germain fez menção de chutar. Como que por força divina, desistiu. Ergueu os olhos sob a cabeleira e alçou com maestria para Suárez. Aos 39 minutos, Luisito voltava a sorrir como não fazia há 29 dias.

Estava tão ansioso em marcar que, após golpear de cabeça e vencer Hart, nem esperou a bola roçar a rede. Misturou todas as comemorações numa só. Emendou com os dedos alguns tiros de revólver por seu apelido “Pistoleiro”, depois beijou a aliança de casado, levou as mãos ao rosto, deitou-se no chão, apontou para o fisioterapeuta Walter Ferreira. Fez de tudo. Chorou. Nada que qualquer outro uruguaio não estivesse fazendo naquele momento. Ao mesmo tempo, Suárez era o cara, mas também era mais um.

Suarez gol Uruguai x Inglaterra (Foto: Reuters)
Suárez e a cabeçada certeira para abrir o placar na 
Arena Corinthians, em São Paulo (Foto: Reuters)

O início do segundo tempo foi avassalador. Parecia que todos os jogadores do Uruguai eram um pouco Suárez. Foram quatro chances claras em seis minutos. Uma delas, com o próprio camisa 9, que se precipitou em chutou para longe. Cavani, no entanto, foi quem errou mais. Após belo passe de González, ficou cara a cara com Hart e colocou com defeito.

A Inglaterra deu o troco logo depois. Em cruzamento rasteiro para a área, a bola se ofereceu a Rooney, sozinho. Melhor que um pênalti. Não melhor que Muslera. Milagre na Arena Corinthians, que chegou a ouvir em certos momentos o grito do dono do estádio: “Timão, êô, Timão êô”...

Rooney gol Uruguai x Inglaterra (Foto: Reuters)
Rooney faz primeiro gol em Copas (Foto: Reuters)

Que foi cortado pelos urros ingleses, pedindo pênalti - que não houve - em Sterling. A trupe da terra da Rainha também reclamou do tempo de atendimento a Muslera. Mas em nada poderia se enervar com a parada para atender Álvaro Pereira, que levou uma joelhada no rosto, aos 15 minutos. Ao saber que seria substituído, levantou o dedo, em sinal negativo em direção ao cuidadoso médico Alberto Pan. E não saiu. Em questão de minutos, já estava cabeceando a bola na aplicada defesa charrua.

O esforço de Pereira só não foi maior que a insistência de Rooney. Após três tentativas fracassadas, enfim o camisa 10 conseguiu marcar seu primeiro gol em Copas. Justamente no décimo jogo. Com o gol vazio, completou passe de carrinho de Johnson: 1 a 1. Assim como Suárez, Rooney estava com aquele momento mágico entalado. Faltava tempo para o tanto que queria extravasar. Agradeceu aos céus, sorriu, acabou soterrado de abraços. A massa de branco atrás da meta de Muslera daria tudo para fazer o mesmo. Abraçar Rooney.

Mas quem abraça por último… o faz bem melhor. Suárez não deixaria o protagonismo sair de seu colo. Aninhou no pé direito um balão de Muslera. Porque Suárez não está só comungado com forças divinas. Também é Rei. Tocou, virou ouro. E, mansa, a bola saiu como um foguete para balançar a rede de Hart. Golaço, choro e redenção. Tudo que um uruguaio gosta.

Luis Suarez comemoração Uruguai contra Inglaterra (Foto: Reuters)
Êxtase geral da equipe uruguaia com o gol de Suárez 
que decidiu a vitória celeste (Foto: Reuters)

 


FONTE: