domingo, 8 de junho de 2014

Grécia é recebida com capoeira e por uma torcida mirim no hotel em Aracaju

Após um dia de atraso e manhã de domingo em São Paulo, delegação desembarca na capital sergipana e ganha calorosa boas-vindas no local onde ficará hospedada


Por Aracaju, SE

A seleção da Grécia foi recebida com festa no hotel em Aracaju, onde ficará hospedada para a disputa da Copa do Mundo. Os gregos puderam conhecer a capoeira, em demonstração de um grupo praticante, e tiveram recepção calorosa de uma uniformizada torcida mirim, que segurava bandeiras do país. Depois do atraso de um dia para chegar ao Brasil, os jogadores descansarão um pouco antes de seguirem para o Centro de Treinamento no Estádio Batistão, para conhecer o local e realizar o primeiro treino. A atividade está marcada para 18h30 (de Brasília).

Seleção da Grécia é recebida com festa em Aracaju (Foto: João Áquila)
Seleção da Grécia é recebida com festa 
em Aracaju (Foto: João Áquila)

Assim que chegaram, os gregos foram direto ao restaurante exclusivo que o hotel preparou para os visitantes, com 20 mesas e um lounge de cinco ambientes onde os atletas poderão relaxar após as refeições.

Grupo de capoeira no hotel para receber a seleção grega (Foto: João Áquila)Grupo de capoeira na recepção (Foto: João Áquila)

Torcida mirim espera a Grécia no hotel de Aracaju (Foto: João Áquila)Torcida mirim espera a Grécia (Foto: João Áquila)

Foram reservados 55 quartos para a delegação, sendo 23 apartamentos luxo, 26 superiores, três suítes "royal" e três suítes "business class". Sobre quem ficará nas melhores suítes, a direção do hotel informou que a comissão técnica é que decidirá.

A Grécia está no Grupo C, ao lado de Colômbia, Costa do Marfim e Japão, e a estreia será contra os colombianos, dia 14, sábado, às 13h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Jogadores da Grécia são recebidos pro torcida mirim em Aracaju (Foto: João Áquila)
Jogadores da Grécia são recebidos pro 
torcida mirim em Aracaju 
(Foto: João Áquila)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/grecia/noticia/2014/06/hotel-recebe-selecao-da-grecia-com-direito-capoeira-e-torcida-mirim.html

Policiais estrangeiros chegam para cooperar com a PF durante a Copa

Representantes de forças de segurança de todos os países vão colaborar com a Polícia Federal no contato com torcedores e na identificação de "hooligans"


Por Brasilia

policiais estrangeiros segurança Copa do Mundo (Foto: Fabrício Marques)Policiais estrangeiros se reuniram neste domingo, na sede da Polícia Federal (Foto: Fabrício Marques)

Já estão no Brasil mais de 200 policiais de todos os países participantes da Copa do Mundo que vão atuar no programa de cooperação internacional da Polícia Federal para o evento. Neste domingo, o grupo se reuniu para palestras e credenciamento na sede da PF, em Brasília, e teve o primeiro contato com o centro de comando, de onde poderão acompanhar a movimentação nas 12 cidades-sedes e auxiliar a polícia brasileira no monitoramento de torcedores violentos, por exemplo.

Além dos 31 países classificadas para o Mundial, também participam do programa representantes da ONU, da Interpol, da Ameripol e de outras cinco nações convidadas - incluindo o Catar, sede da Copa de 2022. As unidades estrangeiras são formadas por até sete policiais, divididos em dois grupos: 
uma parte ficará em Brasília, no centro de controle, e outra viajará pelas cidades-sedes em que jogarão suas seleções, com presença nos estádios nos dias de partidas.


saiba mais

Os estrangeiros não terão poder de polícia no Brasil e nem vão trabalhar armados. No entanto, usarão os uniformes de suas corporações, para que sejam identificados por seus compatriotas. A ideia é que eles façam a mediação do contato da polícia brasileira com os torcedores estrangeiros quando necessário.

- São dois eixos fundamentias. Primeiramente, vão trazer mais segurança para todos. O estrangeiro vai ver o seu policial, vai saber que ali está o seu representante trabalhando em cooperação com a polícia brasileira. Tem também a barreira do idioma, que às vezes pode ser um problema e será facilitada com a presença desse policial. O segundo eixo é de inibir, fazer com que o cidadão estrangeiro, ao ver que ali está também o seu policial, evite qualquer tipo de atitude indesejada - explicou o delegado Andrei Passos Rodrigues, secretário de grandes eventos do Ministério da Justiça (Sesge).

policiais estrangeiros segurança Copa do Mundo (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)
Policiais estrangeiros conheceram neste 
domingo o centro de comando, em Brasília 
(Foto: Vianey Bentes / TV Globo)

O chefe da equipe de policiais da Holanda elogiou o programa de cooperação internacional e disse que a medida ajudará a garantir a segurança na Copa. Segundo Will van Kollenburg, a presença dos policiais estrangeiros será fundamental no contato preventivo com os torcedores, que podem estar sob efeito de bebidas alcoólicas.

Também poderemos conversar com esses torcedores, que às vezes estão um pouco bêbados, para que não causem problemas
Will van Kollenburg, polícia holandesa

- É uma inciativa muito importante. Vamos trabalhar para ter jogos seguros para todos. Usaremos nossos uniformes e vamos poder dar este suporte aos holandeses que estiverem aqui. Vão nos reconhecer e vamos poder ajudá-los. 
Acredito que vão se sentir bem. Nós também poderemos conversar com esses torcedores, que às vezes estão um pouco bêbados, para que não causem problemas - afirmou Kollenburg, que estima a presença de aproximadamente cinco mil holandeses em cada jogo da seleção laranja.

Para Jorge Latorre, inspetor da polícia espanhola, a presença de representantes das forças de segurança estrangeiras ajudará a alertar os torcedores de que certamente responderão em seus países pelos atos cometidos no Brasil.

- Acredito que encontrar fora de seu país uma imagem conhecida lhes dará confiança e sempre devem se dirigir aos nossos policiais antes do contato com a polícia brasileira. É possível também que eles tenham mais controle com a nossa presença, porque vão saber que poderão ter sanções administrativas na Espanha por conta das ações que cometerem aqui. Eles sabem que conhecemos seus comportamentos. Somos policiais que semanalmente trabalhamos no controle de público nos estádios e estamos contentes por poder colaborar com o trabalho de segurança na Copa também - disse Latorre.

policiais estrangeiros segurança Copa do Mundo (holanda) (Foto: Fabrício Marques)
Equipe da polícia holandesa que trabalhará 
no Brasil durante a Copa 
(Foto: Fabrício Marques)

preocupação com "hooligans" e "barra-bravas"
Além de mediar o contato da polícia brasileira com os torcedores, os policiais estrangeiros também vão ajudar na identificação e no monitoramento de grupos com histórico de violência em estádios. A maior parte dos participantes do programa de cooperação da PF faz parte de equipes de segurança que atuam e eventos esportivos em seus países.
- No centro de comando, eles terão acesso a diversas câmeras espalhadas nas cidades-sedes, inclusive em aeroportos e estádios. Poderão colaborar com operações de inteligência e farão o acompanhamento direto com policiais de torcedores que no país deles já foram cadastrados como violentos - explicou o gerente de logística do centro de cooperação internacional da PF, Urquiza Júnior.

policiais estrangeiros segurança Copa do Mundo (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Do centro de comando, estrangeiros vão ajudar em operações de inteligência (Foto: Vianey Bentes)

No caso da Argentina, por exemplo, já foi repassada à polícia brasileira uma lista de 2.200 torcedores com histórico de violência - no geral, integrantes de torcidas conhecidas como "barra-bravas". Além da equipe de policiais argentinos que participará do programa da PF, haverá também um grupo trabalhando especificamente com a polícia do Rio Grande do Sul, principal porta de entrada dos hermanos no Brasil e palco de um dos jogos da Albiceleste na primeira fase.

A polícia do Chile é outra que também estará atenta a grupos de "barra-bravas".

- Acreditamos que aproximadamente 40 mil torcedores vão vir para a Copa. Os que participam de "barras" estão identificados. Quando nossos policiais localizarem grupos deles no Brasil, vão alertar a polícia local - explicou o comissário da polícia chilena, Rodrigo Donoso Escudero.

Adversário do Brasil na abertura da Copa, a Croácia é outro país com problemas de "hooliganismo" com torcedores da seleção. Na Eurocopa de 2012, na Polônia e na Ucrânia, a federação de futebol foi punida pela Uefa por conta do mau comportamento de alguns grupos, que atearam objetos e fogos de artifício no gramado. No entanto, a polícia croata acredita que será mas fácil controlar a situação no Brasil, pois o número de torcedores deve ser menor.

- Estivemos na Eurocopa e tivemos grande cooperação com a polícia polonesa. Localizamos hooligans que causaram problemas e informamos às autoridades, que prenderam alguns deles. Mas não acredito que muitos venham ao Brasil por conta da distância. Nossa tarefa vai ser tentar localizar estes torcedores que podem causar algum problema e informar a polícia brasileira para que possam ter uma atenção maior com eles - afirmou um inspetor da unidade especial de prevenção ao "hooliganismo" da polícia croata que pediu para não ter o nome divulgado para não prejudicar o trabalho de inteligência no Brasil.

policiais estrangeiros segurança Copa do Mundo (Foto: Fabrício Marques)
Policiais de 36 países estarão no Brasil 
durante a Copa do Mundo 
(Foto: Fabrício Marques)


FONTE:

Fifa autoriza, e Pekerman convoca Carbonero para a vaga de Ramirez

Atacante do River Plate, que havia sido convocado para a seleção da Colômbia em 2013, tem chegada prevista em Cotia, interior de São Paulo, na manhã de segunda


Por Cotia, SP

Carlos Carbonero jogador do River Plate (Foto: AFP)Vai ter Copa para Carlos Carbonero (Foto: AFP)

Cortado da Copa do Mundo por causa de uma lesão no joelho direito, Aldo Ramirez já tem substituto na seleção da Colômbia. Após receber autorização da Fifa, o técnico Jose Pekerman escolheu Carlos Carbonero, do River Plate.
O anúncio foi feito pela Federação Colombiana em seu site na tarde deste domingo, e o atacante, já a caminho do Brasil, dever chegar em Cotia até o fim da manhã desta segunda-feira.

O atleta de 25 anos usará a camisa 5 no torneio e, caso o treinador necessite, já terá condições de jogo no duelo contra a Grécia, na estreia das duas seleções no Mundial, dia 14, no Mineirão. Revelado no Academia FC, clube de Bogotá, Carbonero teve sua primeira experiência como profissional no Atlético Hulia. Depois, passou por Once Caldas, Estudiantes e Arsenal (ARG). Desde o ano passado, atua por empréstimo no River Plate. Ele já havia sido convocado para a seleção colombiana em 2013, mas não estava na lista dos 30 jogadores pré-convocados por Pekerman.



saiba mais

Ramirez era titular de Pekerman e se machucou durante treinamento realizado em Buenos Aires no início da semana. Ele nem chegou a atuar no amistoso contra a Jordânia, no último teste antes da estreia na Copa – a Colômbia venceu por 3 a 0. A seleção estão no Grupo C, ao lado de Grécia, Costa do Marfim e Japão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/colombia/noticia/2014/06/fifa-autoriza-e-pekerman-convoca-carbonero-para-vaga-de-ramirez.html

Voo de Camarões volta a atrasar, e africanos viajam nesta madrugada

Por determinação de autoridades aeroportuárias, embarque é remarcado mais uma vez, agora para 3h no horário camaronês (23h de Brasília)


Por Yaoundé, Camarões

Camarões vai demorar mais um pouco para chegar ao Brasil. Mas desta vez o atraso não tem relação com discussões entre jogadores e a federação. Por determinação das autoridades aeroportuárias, o novo horário de embarque será às 3h (na capital Yaoundé, 23h de Brasília), depois de ter sido marcado para a manhã e remarcado para a noite deste domingo.

A previsão é de que a chegada ao Rio de Janeiro ocorra por volta de 7h (de Brasília). Na sequência, a delegação camaronesa viaja para Vitória, no Espírito Santo, onde ficará hospedada.


Samuel Eto'o Camarões  (Foto: AFP)
Embarque de Camarões, do atacante 
Samuel Eto'o, foi mais uma vez adiado 
neste domingo (Foto: AFP)

O embarque inicial não aconteceu porque os jogadores, a federação e o governo camaronês não haviam chegado a um acordo sobre a premiação. A insatisfação do elenco com os prêmios oferecidos, aliás, começou já na primeira semana de preparação

Com o acordo deste domingo, cada jogador receberá aproximadamente R$ 230 mil. Além disso, o grupo receberá 6% do valor líquido sobre o dinheiro repassado pela Fifa à Federação Camaronesa de Football (Fecafoot) pela participação da seleção na primeira fase da Copa do Mundo. Essa porcentagem totaliza cerca de R$ 950 mil, a serem divididos entre os jogadores.

Camarões está no Grupo A da Copa do Mundo, o mesmo de Brasil, Croácia e México. A estreia da seleção africana será na sexta-feira, dia 13, às 13h, na Arena das Dunas, em Natal (RN), contra o México. Em seguida, eles enfrentam os croatas no dia 18, em Manaus, e encerram sua participação na primeira fase contra a seleção brasileira no dia 23, em Brasília.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/camaroes/noticia/2014/06/voo-de-camaroes-volta-atrasar-e-africanos-viajam-nesta-madrugada.html

Musa mexicana da Copa das Confederações chega à Granja Comary

Inés Sainz - repórter musa
A cada dia o dia o movimento na Granja Comary é mais intenso. A circulação de jornalistas aumenta com a proximidade da Copa. Neste domingo, juntamente com a reapresentação da seleção brasileira, um batalhão de repórteres estrangeiros chegou a Teresópolis. Entre eles, a musa mexicana Inês Sainz, da TV Azteca.

A jornalista ganhou destaque no Brasil no ano passado. Durante a cobertura da Copa das Confederações, Inês concedeu entrevistas e encantou marmanjos pelos estádios brasileiros.

Aos 36 anos, Inês é muito famosa e conhecida no México e também nos Estados Unidos. Em 2010, ela se envolveu em polêmica com jogadores da NFL. Na ocasião, ela teria ouvido ofensas e piadas de alguns jogadores.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/blog-da-copa/post/musa-mexicana-reporter-chama-atencao-na-granja-comary.html

Holanda tentará missão impossível: fazer um treino sem olhos de fora

Dezenas de apartamentos a poucos metros de distância da sede escolhida pela seleção como base têm vista direta para o gramado da Gávea


Por Rio de Janeiro

A Holanda fará nesta segunda-feira um treino fechado, sem acesso para jornalistas ou público, na sede do Flamengo, na Gávea. Mas, com uma rápida observação dos arredores, é possível constatar que treinar em segredo, no local escolhido como base para a Copa do Mundo de 2014, é praticamente impossível. Do outro lado da Rua Gilberto Cardoso, atrás do gol à direita do gramado para quem olha da arquibancada, no local conhecido como "selva de pedra", estão dezenas de apartamentos com vista direta para o campo rubro-negro, e agora laranja.

holanda treino copa do mundo treino secreto (Foto: Vicente Seda)
Vista de prédio vizinho permite 
visualização do treino da Holanda 
(Foto: Vicente Seda)


saiba mais

A reportagem do GloboEsporte.com esteve em uma dessas moradias na manhã deste domingo, enquanto a Holanda fazia o seu terceiro treino no clube, e constatou que de fato será difícil manter segredos no local. O equipamento usado para fazer fotos foi uma câmera semiprofissional, com zoom ótico de 24x, que não permite troca de lentes.

Soraya Homsy mora em um desses prédios com vista para o gramado e permitiu que as imagens fossem feitas de sua janela. A imprensa holandesa, já mapeando o local, a procurou para alugar o imóvel somente nos dias de treino fechado, no início de maio. Acabou não havendo acordo com a emissora de televisão porque os proprietários só topavam aluguel mensal. De qualquer forma, com dezenas de outras opções ao lado, não será surpresa se o treino secreto for transmitido ou gravado pelos jornalistas estrangeiros e brasileiros.

holanda treino copa do mundo treino secreto (Foto: Vicente Seda)
Vista do gramado da Gávea de um prédio 
vizinho (Foto: Vicente Seda)

A moradora, apesar de não ter fechado qualquer aluguel para o apartamento durante a Copa, abriria uma exceção e liberaria de graça a sua janela para imagens de treinos fechados dos holandeses. Na hipótese de um confronto entre Holanda e Brasil, que já protagonizaram grandes duelos nos Mundiais de 1994 e 1998, ela avisou que vai para a rua convidar os jornalistas.

- Se for Brasil contra Holanda, libero de graça, pode entrar, gravar, sem problema.
 Vou para a rua, ofereço para todo mundo ver - brincou a moradora.


holanda treino copa do mundo treino secreto (Foto: Vicente Seda)
Holanda terá problemas para fazer 
treino secretos (Foto: Vicente Seda)

No treino da manhã deste sábado, os holandeses levaram sustos com os experientes Robben e Sneijder, dois dos principais nomes da equipe ao lado de Van Persie. Eles precisaram de atendimento médico em função de pancadas, mas completaram a atividade aparentemente sem maiores problemas. A exemplo do ocorrido no sábado, o técnico Louis van Gaal comandou treino técnico e repetiu os titulares: Janmaat, Vlaar, De Vrij e Bruno Martins Indi; Blind, de Jong, Clasie e Sneijder; Robben e Van Persie.

holanda treino copa do mundo treino secreto (Foto: Vicente Seda)
Visão do treino da Holanda (Foto: 
Vicente Seda)


FONTE:

Menino invade o campo na Granja Comary, e Neymar o convoca para foto

Camisa 10 da Seleção leva torcedores à loucura com a atitude depois da atividade deste domingo na Granja Comary. David Luiz é ovacionado pelos presentes no local


Por Teresópolis, RJ

 
Os berros por uma foto ou um autógrafo duraram todo o tempo do treino. Neymar, como sempre, foi o mais requisitado. Parecia que o domingo terminaria sem o sonhado contato mais próximo com o astro, mas o camisa 10 da seleção brasileira surpreendeu. Na parte final da atividade, o pequeno Bernardo Ramos, de 8 anos, torcedor do Fluminense, invadiu o campo. Um dos seguranças tentou retirar o menino, mas Neymar correu na direção da grade que separa o condomínio do campo 2 da Granja Comary e chamou o pequeno tricolor para bater bola e tirar foto com alguns titulares que ainda estavam no gramado.
 
- Eu estou feliz. A gente conversou muito, e ele me perguntou se eu estava gostando e se estava animado para a Copa do Mundo. Depois eu pedi para ele fazer muitos gols, porque essa Copa já é nossa -  disse o menino, que deixou o gramado emocionado (assista no vídeo ao lado à entrevista com Bernardo).
A atitude do atacante empolgou os fãs. No gramado, Bernardo conduziu a bola e posou para fotos com titulares como Thiago Silva, Luiz Gustavo, Fred, Marcelo e David Luiz. Neymar virou fotógrafo e depois passou a câmera ao zagueiro capitão da Seleção para aparecer na foto. Ao se aproximar do camisa 10 e do menino, o jogador do PSG foi ovacionado pela torcida.


saiba mais

A cena lembrou muito a que se viu no amistoso contra a África do Sul, em 5 de março, em Joanesburgo. Na ocasião, um menino invadiu o gramado, quase foi retirado pela segurança, mas Neymar pediu que o deixassem em campo. A imagem rodou o mundo e mostrou a simpatia do principal jogador brasileiro na atualidade.

De volta ao trabalho neste domingo, a Seleção foi recebida por cerca de 500 torcedores em Teresópolis. Carinho e boas vibrações a quatro dias na estreia da Copa do Mundo, quinta-feira, contra a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo, às 17h (de Brasília). A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem a partira ao vivo, e o site acompanha também em Tempo Real.

Crianças Treino Brasil Granja  (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)
Com celular na mão, menino corre com 
a bola ao lado de Neymar (Foto: Heuler 
Andrey / Mowa Press)

Crianças Treino Brasil Granja  (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)
Bernardo é cumprimentado por Marcelo 
e David Luiz, enquanto Neymar ajusta o 
celular (Foto: Heuler 
Andrey / Mowa Press)

Crianças Treino Brasil Granja  (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)
Luiz Gustavo, Willian e Thiago Silva se 
aproximam do grupo para saudar o 
menino (Foto: Heuler 
Andrey / Mowa Press)

Crianças Treino Brasil Granja  (Foto: Mario Farache / Mowa Press)
Neymar tira a foto de Bernardo, Marcelo, 
Luiz Gustavo, Willian, David Luiz e 
Thiago Silva (Foto: Mario Farache / 
Mowa Press)


*Participam da cobertura Alexandre Lozetti, Chris Mussi, Leandro Canônico, Marcelo Baltar, Márcio Iannacca, Richard Souza e Thiago Correia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/06/convocado-neymar-busca-pequeno-fa-na-torcida-e-vira-fotografo-em-treino.html

Sub-20: Fluminense e Botafogo saem na frente nas semifinais da Taça Rio

Flu supera o Madureira por 1 a 0, mesmo placar da vitória do Bota sobre o Flamengo


Por Rio de Janeiro

Fluminense e Botafogo saíram na frente nas semifinais da Taça Rio Sub-20 e estão próximos da decisão de returno. As duas equipes venceram, respectivamente, Madureira e Flamengo, e agora jogam por um empate no jogo de volta, na quarta-feira.

O Fluminense foi até Conselheiro Galvão, e fez 1 a 0 no Madureira. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Gabriel Vasconcelos. O jogo de volta será disputado em Xerém, e se o Madureira vencer pelo mesmo placar, haverá decisão por pênaltis.

O Botafogo venceu o Flamengo pelo mesmo placar. O gol da vitória foi marcado pelo centroavante Vinícius Tanque, que balançou a rede na competição pela 12ª vez.

- Estou muito feliz de ter conseguido marcar o gol que deu a vitória ao Botafogo neste primeiro jogo da semifinal. Demos um passo grande rumo à final, mas ainda não tem nada ganho. Vamos seguir com os pés no chão porque já tem outro jogo na quarta feira - disse Vinícius.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2014/06/sub-20-fluminense-e-botafogo-saem-na-frente-nas-semifinais-da-taca-rio.html

Com a benção do Papa, CT do Galo é remodelado para receber Messi e cia

GloboEsporte.com teve acesso a tour realizado pela imprensa argentina e mostra todos os detalhes do local em que seleção argentina ficará hospedada na Copa


Por Belo Horizonte

A Cidade do Galo não é mais Cidade do Galo. Pelo menos, não será até o fim da Copa do Mundo ou da participação da Argentina no Mundial no Brasil. Sob a bênção do Papa, figura presente na decoração do local que vai hospedar Messi e companhia, o CT do clube alvinegro foi tomado pelas cores azul e branco, do maior rival do Atlético-MG, o Cruzeiro, e também do selecionado hermano. A superstição também está presente na decoração. Além da bênção papal, o número característico do Atlético-MG, o 13 não é bem vindo no centro de treinamento dos hermanos.

O GLOBOESPORTE.COM teve acesso à apresentação das instalações da Cidade do Galo que a Federação de Futebol Argentino (AFA) realizou somente para jornalistas do país vizinho, neste domingo. Por cerca de duas horas, o tour pelos lugares onde Messi, Di María e cia. utilizarão durante o Mundial mostrou o "novo" CT do Atlético-MG, agora mais argentino do que nunca.

Logo na entrada, há o hotel das categorias de base do Atlético-MG. Para os argentinos, o hotel será destinado aos membros da comissão técnica, departamentos técnico e médico, além de representantes e funcionários da AFA. Nas varandas de cada quarto, frases motivacionais para a seleção argentina saúdam quem entra no CT. As bandeiras da Argentina e do Atlético-MG chamam atenção à primeira vista.

Imagem de Papa Francisco com seleção argentina está no hotel dos jogadores (Foto: Fernando Martins)
Imagem de Papa Francisco com seleção 
argentina está no hotel dos jogadores 
(Foto: Fernando Martins)

No primeiro hotel é onde se localiza a sala de imprensa, onde os jogadores e o técnico Alejandro Sabella darão entrevistas coletivas. A sala tem capacidade para 180 jornalistas e foi totalmente modificada para abrigar os repórteres, já que antes, o auditório, tinha capacidade para 70 pessoas.

Ao lado do primeiro hotel, a imagem mais impactante e que confirma que o território da Cidade do Galo já pertence aos argentinos. Uma foto do Papa Francisco reunido com toda a seleção da Argentina cobre toda a parede lateral do hotel, como se abençoasse a todos que ingressam para os campos de treinamentos e hotel dos jogadores.


saiba mais

Nos vestiários, as fotos de cada um dos jogadores nas baias ainda não foram colocadas. Mas os uniformes de treinos e jogos já compõem todo o cenário da rouparia. Dois funcionários estão encarregados de cuidar de todo o material, entre tênis, chuteiras, chinelos, luvas, bolas, além dos uniformes.

No principal hotel, onde os jogadores ficarão, uma réplica da taça do Mundial e os escudos da AFA e do Galo compõem a entrada. Na parte de lazer, mesa de sinuca, tênis de mesa e pebolim ocupam o mesmo espaço que três "parrilleras" (churrasqueiras comuns na Argentina) que foram pedidas especialmente pela federação argentina. Mas a churrasqueira brasileira foi mantida no local.

13 também é esquecido na numeração dos quartos. Número dá azar (Foto: Fernando Martins)Número 13 também é esquecido na numeração dos quartos (Foto: Fernando Martins)

Nos quartos, simplicidade. Cada jogador terá a companhia de outro, e apenas um frigobar e uma televisão são os motivos de entretenimento dos  atletas no dia a dia da concentração. A curiosidade é que os quartos de números 13 e 17 não possuem identidade visual. Segundo Rubén Mosquella, diretor da AFA, os números 13 e 17 são considerados de má sorte pelos argentinos.

- A gente sabe que 13 é Galo, mas pedimos desculpas desde já. Para nós, 13 nem 17 podem aparecer por aqui – brincou o diretor, ao mostrar os quartos com os respectivos números 33 e 77.

Dos quatro campos do CT alvinegro, dois serão utilizados para os treinos e já possuem placas de publicidade argentina e redes no padrão do Mundial. Um campo será destinado ao pouso de helicópteros, já que o local está situado na parte de cima da Cidade do Galo.
Por fim, um dos campos será utilizado pelos familiares dos jogadores - uma espécie de tenda foi instalada para que as pessoas próximas aos jogadores fiquem à vontade na Cidade do Galo. A AFA permitirá dias de visitas das famílias dos atletas e comissão técnica e, para isso, criou um espaço de convivência para receber os convidados.

Decoração do hotel da Argentina tem quadro com jogadores (Foto: Fernando Martins)
Decoração do hotel da Argentina tem 
quadro com jogadores 
(Foto: Fernando Martins)

Um enorme galpão foi criado com lounge e espaço de jogos para todos os familiares que visitarem a Cidade do Galo. Ao todo, são 73 membros, entre jogadores e funcionários, que ficarão hospedados no CT do Atlético-MG nesta segunda-feira, a partir das 19h30 (de Brasília), horário previsto para a chegada da delegação "albiceleste" ao centro de treinamento.

O Atlético-MG disponibilizará, além de toda estrutura, funcionários que ficarão por conta da AFA durante todo o período de permanência dos argentinos. Três nutricionistas e 40 funcionários, entre eles, motoristas, seguranças e serviços gerais, darão todo o suporte necessário para Sabella e seus comandados.

A Argentina tem chegada prevista para esta segunda-feira, por volta das 19h10 (de Brasília). Neste domingo, depois de a equipe de Alejandro Sabella derrotar a Eslovênia por 2 a 0, no último sábado, os jogadores tiveram a última folga antes da viagem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/copa-do-mundo/noticia/2014/06/com-bencao-do-papa-ct-do-galo-e-remodelado-para-receber-messi-e-cia.html


Ex-número um do mundo, Mauresmo é confirmada como técnica de Murray

Francesa iniciará trabalho com britânico na temporada de grama. Primeiro desafio da nova parceria será o ATP 250 de Queen's, na próxima semana, em Nova York


Por Rio de Janeiro

Amelie Mauresmo nova trinadora de Andy murray (Foto: Agência Reuters)Amelie Mauresmo é a nova trinadora de Andy Murray (Foto: Agência Reuters)

Após quase três meses sem ter um treinador, o britânico Andy Murray anunciou ex-tenista Amelie Mauresmo, que liderou o ranking WTA na última década, como nome para o cargo. A decisão foi anunciada na manhã deste domingo pelo atual campeão de Wimbledon em seu site oficial. A francesa iniciará o trabalho com o britânico de 26 anos na temporada de grama. O primeiro desafio da nova parceria será o ATP 250 de Queen's, na próxima semana, em Nova York.

- Estou animado pelas possibilidades dessa nova parceria e a Amelise é uma pessoa que eu sempre me espelhei e admirei. Ela enfrentou uma série de adversidades ao longo de sua carreira, foi uma jogadora extraordinária e venceu títulos importantes, como Wimbledon - disse Murray em um comunicado em seu site oficial.

Murray destacou a experiência e conhecimento técnico e tático de Mauresmo como trunfos em busca de outros títulos em Grand Slams. O último foi o de Wimbledon, em julho do ano passado.

- Eu tenho uma comissão técnica forte, mas acredito que a Amelie traz uma experiência e um conhecimento tático importantes para nos ajudar a evoluir. Todas as pessoas que eu conheço falam muito bem dela, tanto como pessoa como treinadora, e eu estou convencido de que a sua adesão ao time vão nos impulsionar. Quero ganhar mais Grand Slams - completou o britânico. 

tênis andy murray wimbledon (Foto: Agência Reuters)
Primeiro desafio da parceria será ATP 
de Queens. Dupla inicia trabalho na 
temporada de grama (Foto: 
Agência Reuters)

Campeã de Wimbledon e do Aberto da Austrália, Mauresmo marcou o seu nome na história do tênis, levando ainda a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e um total de 23 títulos em simples. A francesa já havia sendo apontada pela imprensa internacional como o possível treinadora do britânico. Na primeira rodada de Roland Garros, ela acompanhou a vitória do tenista sobre Andrey Golubev. Na última sexta-feira, Murray foi eliminado por Rafael Nadal na semifinal do torneio parisiense por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/1.

- Estou muito animada pela oportunidade de poder trabalhar com o Andy. Ele é um tenista muito talentoso e eu sinto que eu tenho muito a acrescentar tanto a ele como para a equipe de uma forma geral. Espero ajudá-lo a vencer mais Grands Slams - completou Mauresmo. 

Amelie Mauresmo nova trinadora de Andy murray (Foto: Agência Reuters)
Ex-número um do mundo, Mauresmo 
conquistou títulos de Wimbledon e do 
Aberto da Austrália 
(Foto: Agência Reuters)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/06/ex-numero-um-do-mundo-mauresmo-e-confirmada-como-tecnica-de-murray.html

Nadal domina Djokovic e conquista o nono título em Roland Garros

Espanhol perde o primeiro set, reage e pela quinta vez seguida leva para casa o troféu do torneio do qual é o maior vencedor da história


Por Paris

O dono daquele pedaço de terra batida de Paris se encontrava do outro lado da rede. E com o olhar de quem não estava nem um pouco disposto a ver seu domínio tomado por outro. Campeão em Roland Garros por oito vezes, tendo perdido apenas em 2009, Rafael Nadal queria o nono título. Novak Djokovic sabia disso e também que sua missão não seria fácil, mesmo que o retrospecto recente falasse alto, dissesse que a vantagem era dele por ter vencido os últimos quatro confrontos. Neste domingo, depois de uma batalha 3h31, o espanhol mostrou quem mandava ali com uma vitória de virada: 3 sets a 1, parciais de 3/6, 7/5, 6/2 e 6/4. 

tênis Rafael Nadal Roland Garros (Foto: Agência Reuters)
Nadal se emociona ao receber o nono 
troféu de Roland Garros 
(Foto: Agência Reuters)

Com o resultado, manteve a condição de número 1 do mundo, impediu que o sérvio colocasse em sua galeria o primeiro troféu do Grand Slam parisiense e entrou para a história como o maior vencedor do torneio com nove troféus, sendo o quinto seguido.  

- Em jogos como esse cada momento é crucial. Todos os pontos são muito difíceis.Jogar contra Novak é sempre um grande desafio. Toda vez que tenho uma chance de vencê-lo estou jogando no meu limite. Tenho certeza de que você vai ganhar aqui no futuro. Não tenho qualquer dúvida disso - disse Nadal ao rival, durante a cerimônia de premiação.


O jogo
Com tanta coisa em jogo, os dois primeiros games foram de mais estudo e menos risco. Nadal e Djokovic só começaram a se soltar um pouco a partir do terceiro, marcado por um longo rali. O sérvio mostrava todos os golpes e balançava a cabeça quando duas falhas seguidas facilitavam a vida do adversário. Sabia que um momento de desconcentração poderia lhe custar caro. A torcida se manifestava. Dividida gritava os nomes dos dois. Em quadra, as expressões fechadas seguiam intactas. Nadal se defendia bem. Nole insistia e conseguia a primeira quebra do set (5/3).  O espanhol tentava dar a resposta. Teve duas chances de quebra, mas os dois erros não forçados  deram a oportunidade que Djokovic precisava para fazer 6/3.

Rafael Nadal tênis final - Roland Garros (Foto: Reuters)
Rafael se ajoelha após bater Djokovic 
na final (Foto: Reuters)

Da arquibancada, Gustavo Kuerten acompanhava o duelo. Via Nadal conseguir quebrar o serviço do rival. Não sem sofrimento. Em um game muito equilibrado, fez cara feia para o árbitro depois de vê-lo apontar uma bola na linha, que fez Nole respirar. Nadal manteve o foco e pôde comemorar a quebra: 4/2. O sérvio deu o troco logo em seguida e não cedeu à pressão, deixando tudo igual (4/4). Sem muita dificuldade, o número 1 do mundo confirmava seu saque. Nole fazia o mesmo. De zero, o espanhol fez 6/5 e jogou a pressão para o outro lado da quadra. Após uma hora, o set foi para o bolso de Nadal: 7/5.     


saiba mais

E seguia dando trabalho. Colocava o adversário para correr e, com um voleio que parou na rede, abriu 2/0. Nadal mostrava consistência. Djokovic acusava o golpe (3/0). Era preciso reagir. Mas apesar de ter lutado muito, viu a situação continuar complicada (4/1). Rafa parecia mais inteiro fisicamente e mentalmente, e era a raquete de Nole que pagava, indo ao chão num momento de descontrole de seu dono. Nadal chegava em todas as bolas e tinha um confortável 5/2. E com uma bola fora do adversário fez 2 sets a 1: 6/2. 

Djokovic tênis final - Roland Garros (Foto: Getty Images)Djokovic sofre com desgaste físico na final (Foto: Getty Images)

O sol dava uma trégua. Era a senha para Djokovic, que chegou a vomitar no início da parcial, tentar se recuperar.  Mostrava agressividade, mas dava pontos de graça para Nadal. A chance de quebra estava lá, ao alcance das mãos e o espanhol não a desperdiçou. Contou com um erro não forçado do sérvio para abrir 4/2 e dar um grande passo em direção ao título. Nole não se entregava. Comemorava uma quebra num momento que ninguém esperava e dizia que ainda estava no jogo. E empate veio logo depois (4/4). As paralelas do espanhol o irritavam, assim como seus próprios erros. Uma bola para fora e lá ia o game para Nadal, que comemorava batendo no peito (5/4). Era matar ou morrer para o número 2 do ranking. Mas os erros custaram caro. De joelhos, Rafa comemorou pela nona vez um título em Roland Garros e o 14º em um Grand Slam, se igualando ao americano Pete Sampras. 

- Foi um grande começo de partida, mas ele voltou no segundo set. Poderia ter levado para o tie-break, foi bem equilibrado. Eu perdi o serviço (quando Nadal tinha 6/5) e o momento passou a ser todo dele. Comecei a jogar mal e também não me movimentava bem. Fisicamente tive um pouco de dificuldade durante aquele terceiro set. Tentei fazer o meu melhor. Mas meu melhor hoje não foi como o melhor contra ele em Roma há algumas semanas. Nos momentos cruciais Nadal foi um jogador melhor. Claro que é decepcionante para mim, mas a vida continua. Não é a primeira ou a última vez que perdi uma partida - lamentou Djokovic.

nadal em números
- 10 disputas de Roland Garros
- 9 títulos: 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2012 e 2014
- Primeiro a vencer em Roland Garros cinco vezes seguidas
- 66 jogos e uma derrota em Roland Garros
- Desde a derrota em 2009, soma 35 vitórias em série em Roland Garros
- 90 vitórias e 1 derrota em partidas de melhor de cinco sets no saibro
- 45 títulos no saibro, só perdendo para o argentino Guillermo Vilas, que tem um a mais
- 14 títulos de Grand Slam: Roland Garros (9), Wimbledon (2), Aberto da Austrália (1) e US Open (2)
- 3 títulos no saibro em 2014: Rio de Janeiro, Madri e Roland Garros



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/06/nadal-domina-djokovic-e-conquista-o-nono-titulo-em-roland-garros.html

Após batida forte, Massa passa por exames e tranquiliza fãs: "Tudo bem"

Piloto posta foto nas redes sociais fazendo sinal de positivo. Torcedores divergem ao apontarr esponsabilidade sobre choque que tirou ele e Sergio Pérez na volta final


Por Montreal, Canadá

A batida foi forte, mas está tudo bem com Felipe Massa. Após o impressionante acidente com Sergio Pérez na última volta do GP do Canadá, tanto o brasileiro quanto o mexicano foram encaminhados para o Hospital Sacre Coeur - localizado a 20km do Circuito Gilles Villeneuve - para passar por exames médicos. O procedimento é comum e obrigatório em caso de fortes impactos, como o que aconteceu neste domingo. Mesmo deitado na maca do centro médico, Felipe fez questão de publicar uma foto nas redes sociais fazendo sinal positivo e tranquilizando os fãs: “Tudo bem. Exames de rotina!”, escreveu. Assista ao vídeo da batida. Uma hora e meia depois do fim da prova, ambos os pilotos tiveram alta do hospital.

massa exames f1 (Foto: Reprodução/Instagram)
Massa passa por exames após batida no 
GP do Canadá (Foto: 
Reprodução/Instagram)


saiba mais

Nos comentários, enquanto alguns internautas mostraram alívio pelo brasileiro não ter se machucado na batida, outros ficaram divididos sobre as responsabilidades do acidente. Na ocasião, os dois se chocaram quando Massa tentou ultrapassar Pérez – que tinha problemas de freio – na abertura da última volta. Alguns culparam Felipe pelo choque e o chamaram de imprudente, outros apontaram uma mudança de trajetória de “Checo” como responsável pelo acidente.

Massa batida no GP do Canadá (Foto: EFE)
Massa bate na última volta e não completa 
a corrida no Canadá (Foto: EFE)


FONTE

Direção considera Pérez culpado em acidente com Massa e pune mexicano

Comissários analisam imagens e penalizam piloto da Force India com a perda de cinco posições no grid de largada da próxima etapa, na Áustria


Por Montreal, Canadá

Após analisar as imagens do acidente envolvendo Felipe Massa e Sergio Pérez na última volta do GP do Canadá deste domingo, a direção de prova chegou à conclusão que o mexicano da Force India foi o responsável pela batida. Com isso, decidiram punir Pérez com a perda de cinco posições no grid da próxima corrida, o GP da Áustria, dia 22 de junho.

Os pilotos colidiram na abertura da última volta da corrida quando o brasileiro da Williams tentava fazer a ultrapassagem para assumir a quarta colocação do mexicano, que sofria com problemas no freio. A dinâmica do acidente dividiu opinião sobre a responsabilidade pelo choque. Na imagem de uma câmera aérea liberada pela Formula One Management (FOM) para as TVs após o fim da transmissão mostra uma ligeira movimentação de Pérez para cima de Felipe pouco antes da batida.

Massa batida no GP do Canadá (Foto: EFE)
Felipe Massa e Sergio Pérez bateram 
forte na última volta do GP do Canadá 
(Foto: EFE)

Por causa do acidente, ambos os competidores foram encaminhados para o Hospital Sacre Coeur - localizado a 20km do Circuito Gilles Villeneuve - para passar por exames médicos. Um procedimento comum e obrigatório em caso de fortes impactos, como o que aconteceu neste domingo.

Sergio Pérez sai do carro após batida com Felipe Massa (Foto: AFP)
Sergio Pérez sai do carro após batida com 
Felipe Massa (Foto: AFP)

Max Chilton, da Marussia, também é punido
Outro punido por um incidente na corrida deste domingo foi Max Chilton. O britânico da Marussia foi penalizado com três posições no grid da próxima prova por ter provocado o acidente que também levou seu companheiro de equipe Jules Bianchi ainda na primeira volta. Com o abandonou, Chilton interrompeu uma série de 25 provas completadas. O jovem inglês nunca tinha abandonado uma prova na carreira.


FONTE:

Massa bate forte no fim, e Ricciardo derruba "Império de Prata" no Canadá

Em final eletrizante, australiano da RBR passa Rosberg e põe fim a invencibilidade da Mercedes em 2014. Na última volta, brasileiro sofre acidente ao tentar passar Pérez


Por Montreal, Canadá

O que parecia impossível aconteceu. O “Império de Prata” construído pela Mercedes em 2014, finalmente, foi desbancado. Os problemas que tiraram Lewis Hamilton da prova e provocaram a queda de rendimento de Nico Rosberg durante várias voltas incendiaram a o GP do Canadá, válido pela sétima etapa da temporada, e deixaram a briga pelo pódio e pela vitória totalmente aberta no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. Em voltas finais eletrizantes, Rosberg segurava um pelotão composto por Sergio Pérez (Force India), Daniel Ricciardo (RBR), Sebastian Vettel (RBR)  e Felipe Massa (Williams). E foi o australiano da RBR, grande revelação da temporada, o responsável pela façanha de desbancar as “Flechas de Prata” ao se livrar de Pérez, ultrapassar Rosberg e conquistar o inesperado triunfo. Na última volta, o brasileiro – que ainda sonhava com um lugar no pódio – tentou dar o bote em cima do mexicano da Force India, mas os dois acabaram se chocando e acertando com força as proteções de pneus (veja no vídeo acima).

Apesar do impacto, ambos os pilotos estão bem. Massa, inclusive, publicou uma foto do centro médico onde passou por exames dizendo que estava "tudo bem". A direção de prova considerou o mexicano culpado pelo incidente e puniu o piloto da Force India com a perda de cinco posições no grid da próxima etapa, dia 22 de junho, na Áustria. Vettel, que por muito pouco não foi abalroado na batida, conseguiu assegurar a terceira colocação. Clique aqui e assista aos melhores momentos da corrida.


saiba mais
Massa batida no GP do Canadá (Foto: Reuters)
Felipe Massa bateu forte na última volta 
do GP do Canadá quando tentava 
ultrapassar Sergio Pérez (Foto: Reuters)


saiba mais

Na cerimônia do pódio, o indefectível sorriso de Ricciardo mal cabia em sua boca. Nada mais justo, afinal a merecida vitória vem coroar o impressionante início de temporada do jovem talento, que tem ofuscado o tetracampeão Vettel na RBR. Com o triunfo, o australiano chega aos 79 pontos, passa Fernando Alonso (Ferrari) e assume a terceira posição no campeonato.

Rosberg chegou aos 140 pontos e segue líder. Com o abandono de Hamilton, o alemão abriu 22 pontos para cima do britânico. Com a batida, Massa ficou estacionado na 11ª posição, 18 pontos. A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas com o retorno do GP da Áustria, dia 22 de junho.

Daniel Ricciardo e Vettel pódio GP do Canadá (Foto: EFE)
Vencedor, Daniel Ricciardo cumprimenta 
Sebastian Vettel no pódio do GP do Canadá 
(Foto: EFE)


A corrida

Em uma largada de tirar o fôlego, Hamilton partiu melhor, chegou a ficar à frente de Rosberg, mas o alemão deu um “chega prá lá” no britânico e retomou a ponta. Tendo que espalhar um pouco, o campeão mundial acabou perdendo o segundo lugar para Vettel. Massa, que largou em quinto logo atrás de Bottas, fez uma série de curvas lado a lado com o companheiro, e por pouco não o superou. Lá atrás, Chilton perdeu a traseira de sua Marussia na chicane da curva 3 e acertou seu parceiro de time, Bianchi, que se espatifou no muro. Com isso, Chilton abandonou pela primeira vez uma corrida de F-1, interrompendo uma série de 25 provas completadas.

Por causa da batida, o Sefaty Car (carro de segurança) precisou ser acionado para os fiscais limparem a pista. Na relargada, na volta 8, Hamilton não conseguiu manter contato com Vettel, que por sua vez, também não foi capaz de colar em Rosberg. Já Massa ficou embutido na traseira de Bottas. Na sequência, Ricciardo, Vergne, Alonso, Raikkonen e Pérez – que acabara de deixar Button para trás - completavam os dez primeiros.

Duas voltas depois da relargada, Hamilton acionou a asa móvel e passou Vettel “de passagem” antes da última chicane do circuito. Ricciardo, o sexto, se aproximou de Massa e começou a ameaçar o brasileiro. 

O australiano preferiu então ir logo para os boxes na volta 13, abrindo a primeira rodada de pit stops. O brasileiro fez sua parada dois giros depois, mas os mecânicos tiveram dificuldades para retirar o pneu dianteiro esquerdo por causa de um problema na pistola e perdeu cerca de cinco segundos. O atraso nos boxes custou caro: Massa voltou em 12º, perdendo posições para Ricciardo, Alonso e Vergne – que já haviam feito um pit stop – além de outros que ainda não tinham visitado os boxes.

Os líderes Rosberg fez seu pit na volta 17. Com pneus frios, perdeu o controle de sua Mercedes na chicane e teve que segurar “no braço” para não acabar no muro. Hamilton fez sua parada uma passagem depois e retornou 2,5 segundos atrás do companheiro.

Enquanto isso, a dupla da Force India, com uma estratégia de apenas uma parada, seguiu na pista. Com isso, Sergio Pérez aparecia em terceiro, acompanhado por Nico Hulkenberg, o quarto. Vettel até tentou passar o compatriota do time indiano no hair pin, mas freou muito tarde e levou o “X”.

Em um ritmo alucinante, Hamilton rapidamente reduziu a diferença para Rosberg. Pressionado pelo parceiro de Mercedes, Nico errou a freada na chicane final, fritou o pneu e atravessou a área de escape. Apesar de ter desgastado um dos compostos, o alemão acabou ganhando vantagem ao cortar a pista. A direção de prova abriu investigação, mas decidiu aplicar apenas uma advertência.

Mais atrás, Massa deu o bote para cima de seu ex-companheiro de Ferrari, Alonso, e assumiu a oitava colocação. Na volta 35, exatamente metade da prova, Pérez, enfim, fez sua primeira parada nos boxes, retornando em oitavo. Bottas, Ricciardo e Vettel foram para seus segundos pit stop e com isso, Massa pulou para quarto.


Carros da Mercedes têm problemas
Lá na frente, Hamilton e Rosberg reclamaram pelo rádio de uma repentina perda de potência do motor. A dupla dos melhores carros da temporada começaram a virar na casa de 1m22, virando os carros mais lentos da pista.

A 29 voltas do fim, Hulk, finalmente parou nos boxes, e caiu para oitavo. Com isso, Massa para terceiro. 

A Mercedes informou que os problemas dos carros não podiam ser resolvidos e que os pilotos deveriam seguir até o fim. Ciente dos problemas com as “Flechas de Prata”, a Williams avisou para Massa tentar seguir na pista até o fim.

Rosberg foi para os boxes e na volta seguinte foi a vez de Hamilton. Com isso, Massa assumiu a liderança da prova, logo à frente do britânico. Pela primeira vez na temporada um piloto de um carro que não era Mercedes completava uma volta na primeira posição.


Hamilton abandona
A situação não podia ser pior para a Mercedes. Com problemas no freio, Hamilton perdeu a posição para Nico e, logo depois, passou reto na chicane, recolheu para os boxes e abandonou.

Massa começou a abrir de Rosberg, que vinha muito lento. Mas como os pneus supermacios não resistiriam até a bandeirada, o brasileiro precisou entrar nos boxes para a segunda parada e voltou em sétimo. 

Mesmo com dificuldades, o alemão da Mercedes mantinha a ponta. Em segundo, Pérez começou a se aproximar, trazendo com ele Ricciardo e Vettel. 
Mais atrás vinham Hulkenberg, Bottas, Massa e Alonso.

A Mercedes informou para Rosberg que as temperaturas dos freios voltaram a ficar OK e que o alemão poderia  pisar fundo novamente. Nico voltou a virar na casa de 1m19 e, mas do que conter a aproximação de Pérez, passou a abrir do mexicano.


Massa passa Bottas e Hulk
Um pouco mais atrás, a corrida pegava fogo. Bottas foi tentar passar Hulk no hairpin, passou reto e quem se deu bem foi Massa, que ganhou a posição do parceiro de time. Na reta seguinte, o brasileiro deu o bote na Force India e ganhou a quinta posição. Com pista livre e pneus em melhores condições, Felipe foi capaz de forçar o ritmo e anotou a melhor volta da prova: 

1m18s504.

Mais rápido na pista, Massa tirou rapidamente a imensa vantagem que o separava do pelotão da frente e colou em Vettel. Quando o tetracampeão quase tocou Ricciardo no hairpin, O brasileiro tentou a ultrapassagem, mas não conseguiu.


Ricardo ultrapassa Rosberg e vira líder
O australiano da RBR, então, deu o bote para cima do Pérez e assumiu a segunda colocação. O australiano, inspirado, partiu para cima de Rosberg e conseguiu a ultrapassagem para assumir a ponta. Na abertura da última volta, Massa tentou a manobra para cima de Pérez e os dois acabaram se chocando e acertando com força os guard rails. Em terceiro, Vettel, por pouco, não foi atingido e assegurou o pódio. Lá na frente, Ricciardo cruzava para um inesperado triunfo, seguido por Rosberg.

Confira o resultado final do GP do Canadá, válido pela 7ª etapa da temporada:

 1) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault)       
 2) Nico Rosberg  (ALE/Mercedes)
 3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
 4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
 5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
 6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
 7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
 8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault)
 9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes)
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
11) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
12) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari)
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)

Não completaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 58 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault)  47 voltas
Lewis Hamilton (ING/Mercedes)  45 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault)  22 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)  21 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 6 voltas
Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 0 volta
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 0 volta

Circuito GP do Canadá (Foto: Editoria de arte)


FONTE