terça-feira, 20 de maio de 2014

Maria pede para JEC assimilar o golpe e elogia Mancini: "Muito inteligente"

Técnico do Joinville elogia América-MG e planeja recuperação na Série B diante do Vasco, no próximo sábado, na Arena, e convoca torcida para comparecer ao estádio


Por Belo Horizonte


O Joinville viajou para Belo Horizonte disposto a recuperar a liderança da Série B e manter a invencibilidade. Os planos da equipe, no entanto, foram frustrados diante de um América-MG eficaz e uma partida abaixo dos padrões do JEC. Nesta terça-feira, no Mineirão, o Tricolor catarinense perdeu a primeira na competição, derrotado pelos mineiros por 3 a 1.

O técnico Hemerson Maria tentou fazer com que o Joinville crescesse na partida. Tirou um volante, colocou um meia, mas foi surpreendido pelo América, que mostrou velocidade e precisão nas finalizações. Para o comandante, o momento é de não pensar na derrota e planejar o próximo jogo, sábado, diante do Vasco, na Arena Joinville.

- Falei para os jogadores que temos que assimilar rapidamente o golpe, estamos tristes no momento, mas sábado já temos um grande jogo lá dentro da Arena e contamos com o apoio do torcedor para buscar a recuperação - pediu o comandante.

Confira a entrevista completa do técnico Hemerson Maria


saiba mais

Avaliação da partida
O jogo ficou um pouco nivelado no primeiro tempo. Já no segundo tempo, a equipe estava sem uma saída de bola qualificada, o Marcelo estava voltando para buscar a bola e o Franco estava adiantando. Aí botei o Harrisson no lugar do Franco, onde qualificou melhor a nossa posse de bola. Ficamos com a equipe um pouco mais técnica do meio pra frente, começamos a criar as oportunidades e fomos premiados com o gol do Jael. Depois disso a equipe estava bem, de certa maneira com o controle do jogo. Mas o América é uma equipe de qualidade, com jogadores muito criativos e muito rápidos e que numa jogada individual, com outro cruzamento, saiu o segundo gol. O segundo gol fez com que a nossa equipe se abrisse um pouco mais. Tentamos com a entrada do Hugo aberto pela direita, eu trouxe o Edgar Junio próximo do Jael e o Harrison fazendo a esquerda, com o Marcelo Costa ajudando mais na marcação e o Cristian com mais profundidade, como ponta esquerda. Criamos algumas situações, uma com o Harrison que o Mateus fez uma defesa brilhante. Ali a partida poderia ter tomado um rumo diferente. Aí, o gol da bola parada do América no fim do jogo sacramentou a vitória. 
Marcação especial no Mancini

(O Mancini) é um jogador muito inteligente. Nós não adotamos marcação individual. Nós marcamos por zona, assim como o América. Acontece que ele (Mancini) é um jogador muito inteligente. No primeiro gol, quando ele apareceu livre pelo lado direito, nós acompanhamos os jogadores, mas não podíamos ter feito isso. Nossa equipe não está treinada para isso, tinha que ter alguém posicionado naquele setor. No segundo gol o Obina ganhou de cabeça, tocou para o meio da área e ele apareceu ali. Foi um erro de marcação, mas não porque não tinha um jogador com ele. Hoje, jogando com o Tartá aberto na ponta, se eu for tirar um volante para fazer marcação especial em um adversário, eu vou ficar com a perda de dois jogadores de meio de campo, vou enfraquecer nosso meio de campo. Ele (Mancini), de uma maneira inteligente, vai deslocar um jogador meu para a beirada do campo e vai criar um buraco no meio campo. Não vejo que foi isso (derrota por falta de marcação individual no Mancini), lógico que ele participou das jogadas dos gols, mas mais como méritos dele do que de falha da nossa equipe.

Derrota por falhas na bola parada?
Não, (o gol de) bola parada foi quando já estava 2 a 1. Acredito que quando nós empatamos, o jogo estava bom para o JEC. A equipe do América se desestabilizou um pouco, conseguimos espaço para fazer algumas jogada, como o chute do Harrison. O que eu vejo é que foi uma jogada individual do Henrique, que cruzou, o Obina ganhou (no alto), houve um vacilo no meio da área e o Mancini, de maneira inteligente, aproveitou. Então, eu vejo como mérito do adversário. O Mancini tem um poder de definição muito grande e não se pode descuidar um jogador desse. Tem que ter sempre um jogador próximo para marcá-lo.  Isso não aconteceu, não em virtude de não ter marcação especial, mas por erro de posicionamento da nossa equipe, agregado também à qualidade do adversário.


FONTE:

Moacir comemora seis pontos em dois últimos jogos em BH antes da Copa

Para o treinador do Coelho, meta traçada com os jogadores para a partida contra Vila Nova-GO e Joinville foi atingida


Por Belo Horizonte

 
O técnico Moacir Júnior não escondeu a sua alegria após mais uma vitória do América-MG na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, a equipe mineira bateu o Joinville, por 3 a 1, no Mineirão, resultado que deixou o América-MG na liderança isolada da competição. O treinador disse que a vitória sacramentou a meta estipulada entre ele e o grupo, de somar seis pontos nos dois últimos jogos em BH antes da parada para a Copa do Mundo.

- Coloquei para os jogadores que a gente precisava de um fechamento muito bom, já que nos despedimos de Belo Horizonte antes da Copa do Mundo. Esses seis pontos tinham que ficar com a gente. Vencemos o Vila Nova-GO no sábado, e hoje fizemos uma partida até mais contundente, mais consistente, e fomos merecedores do resultado.

Esses seis pontos tinham que ficar com a gente
Moacir Júnior

O comandante americano gostou da postura de sua equipe, que se adaptou rapidamente à mudança de campo (do Independência para o Mineirão) e nem com o gol de empate sofrido para o Joinville.

- Fomos muito determinados, contra um adversário que está numa situação boa na tabela. Além de não sentir a questão da mudança de campo e de estádio, nossa equipe não sentiu o gol de empate, teve a maturidade necessária para se reorganizar. Isso mostra a confiança de um grupo que está no caminho certo – analisou o treinador.

Moacir Júnior fez questão de agradecer o torcedor pelo apoio, já que quase 20 mil pessoas compareceram ao Mineirão, à diretoria pela iniciativa de fazer promoção no preço dos ingressos, e o zagueiro Vitor Hugo, aniversariante do dia.

- O torcedor que veio aqui fez a sua festa. A diretoria está de parabéns pela iniciativa, o torcedor pela presença, o Vitor Hugo pelo aniversário e pego gol.


FONTE:

Com público recorde, América-MG bate Joinville em duelo pela liderança

Coelho mineiro domina o catarinense, faz 3 a 1 no Mineirão e se isola na ponta, com 19.562 pagantes no Mineirão, o maior número desta Série B


 A CRÔNICA


por Fernando Martins Y Miguel


Com ingredientes que um duelo de líderes pedia, o confronto entre América-MG e Joinville teve gols, boa presença de público e um estádio de Copa do Mundo. O Coelho mineiro levou a melhor no Mineirão, bateu o catarinense por 3 a 1 na noite desta terça-feira e se isolou na liderança, diante de 19.562 pagantes, o maior número desta Série B até agora. Os gols da vitória foram de Obina, Mancini e Vitor Hugo, contra um de Jael.


saiba mais

Muitos torcedores só conseguiram entrar no estádio no segundo tempo, já que a Polícia Militar tinha um efetivo preparado para a previsão inicial, de 10 mil pagantes. O América-MG colocou outros 10 mil ingressos à venda nesta terça-feira.

Os mineiros chegaram a 16 pontos e na próxima rodada pegam o Santa Cruz no Recife, às 19h30 (de Brasília) de sexta-feira. Os catarinenses têm 13 e recebem o Vasco no sábado, às 16h20 (de Brasília).

Dominío do América-MG e vitória de líder
O América-MG mostrou que não é líder da Série B por acaso. Imprimiu forte ritmo desde o início do jogo e acuou o vice-líder Joinville no campo de defesa. 
A mescla da juventude com experiência vem dando certo, e o primeiro gol foi uma mostra disso. Numa bela jogada iniciada pelos jovens Elsinho e Henrique, Obina lançou Mancini e recebeu cruzamento para fazer 1 a 0. O gol acordou o time catarinense, que se fechou e conseguiu impedir que o adversário tivesse mais oportunidades contundentes no primeiro tempo.

O Joinville chegou ao empate logo no início do segundo tempo, com Jael aproveitando falha de Matheus e cabeceando. Mas o América-MG retomou as ações da partida e voltou a ficar na frente no placar, com Mancini, após receber de cabeça de Willian, na pequena área. Vitor Hugo ainda teve tempo de ampliar para o time mineiro ao cabecear escanteio cobrado por Mancini.

Jogadores do América-MG comemoram o gol contra o Joinville (Foto: Reprodução / Premiere)
Jogadores do América-MG comemoram 
o gol contra o Joinville (Foto: 
Reprodução / Premiere)

 


FONTE:

Kalil ironiza o interesse do Timão em Tardelli: "Então queremos o Itaquerão"

Presidente do Galo esnoba o desejo do Corinthians no atacante Diego Tardelli. Clube paulista já sondou o empresário do jogador para saber as condições do negócio


Por São Paulo


Kalil, presidente do Atlético-MG (Foto: Léo Simonini)Kalil ironizou o interesse corintiano em Tardelli(Foto: Léo Simonini)

Sempre polêmico, o presidente Alexandre Kalil não encarou bem a declaração pública do Corinthians de que está interessado no atacante Diego Tardelli, que tem contrato com o Atlético-MG até 2017.

Procurado pela rádio Globo para uma entrevista sobre o tema, o presidente do clube mineiro se recusou a entrar no ar ao vivo, mas ironizou a situação ao produtor Sílvio Valente.

- Se eles querem o Tardelli, nós queremos o Itaquerão - disse, sobre a recém-inaugurada Arena Corinthians, encerrando a ligação logo em seguida.

Eduardo Maluf, diretor de futebol do clube mineiro, também encarou a situação com descrédito:

- Se o Corinthians tivesse interesse no Tardelli iria direto a BH para tratar disso, não iria falar por meio de jornal - afirmou.

O próprio Tardelli, que participou de uma reportagem com a TV Globo em Belo Horizonte, pediu para não ser perguntado sobre o assunto, mostrando enorme desconforto.


Tardelli sorri no Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini)
Diego Tardelli está na mira do Corinthians 
para o período após a Copa do Mundo 
(Foto: Leonardo Simonini)

Segundo o diretor de futebol do Corinthians, Ronaldo Ximenes, o jogador de 29 anos é o "nome dos sonhos" do departamento de futebol, que busca um atacante rodado para reforçar o elenco.

- Tratamos como um sonho. Sabemos que é difícil, mas, se houver possibilidade, é um atacante que nos agrada muito e interessa sempre - garante o dirigente.

O clube, inclusive, já procurou o empresário Giuliano Bertolucci para sondar as condições do negócio e saber se existe o interesse do atleta na negociação. Ciente de que a transação não será fácil, o Timão admite abrir os cofres para tê-lo em definitivo.

Perguntado sobre o novo alvo em entrevista coletiva, o técnico Mano Menezes disse que se trata de "um bom jogador", mas preferiu não se alongar por se tratar de um atleta de outro clube.


* Com informações de Diego Ribeiro e Léo Simonini


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/05/kalil-ironiza-o-interesse-do-timao-em-tardelli-entao-queremos-o-itaquerao.html

Confusão e protesto encerram evento de exposição da Taça em Belém

Manifestantes invadem o espaço para protestar contra a realização do Mundial e o aumento da tarifa de ônibus na capital paraense


Por Belém


Manifestantes invadiram o local onde acontecia a visitação (Foto: Reprodução TV Liberal)
Manifestantes invadiram o local onde 
acontecia a visitação (Foto: 
Reprodução TV Liberal)

Um grupo de manifestantes invadiu o local onde estava acontecendo o evento de exposição da Taça da Copa do Mundo em Belém, a 21ª capital que recebeu o tour. A programação, prevista para seguir até às 21h, acabou encerrando por volta das 19h. De acordo com a organização, cerca de doze mil pessoas já haviam passado pelo espaço São José Liberto, no centro da capital, mas a fila ainda era grande no momento dos protestos.

A Taça foi retirada do local por medida de segurança. A razão dos protestos, além da realização do Mundial da FIFA, foi o recente aumento da tarifa de ônibus da região metropolitana de Belém, ocorrido na última segunda-feira. 
Pedras e pedaços de paus foram atirados em direção ao prédio histórico, onde ocorria a visitação. A Taça segue ainda nesta noite para Teresina.

Protestos: contra a tarifa e a realização do Mundial (Foto: Reprodução TV Liberal)
Protestos: contra a tarifa e a realização 
do Mundial (Foto: 
Reprodução TV Liberal)

– Corria tudo normal, até que começou a correria. Não consegui ver mais nada, além de pessoas gritando e pedras e pedaços de madeira. Um evento tão importante acabou e eu não consegui chegar a tempo de ver o símbolo da Copa do Mundo. Lamentável acontecer isso aqui em Belém. Ainda não tinha ouvido falar de problemas em outras capitais – informou Karla Amaral, administradora. 


saiba mais

Em "estádio maldito", CR7 disputa primeiro troféu europeu pelo Real

Craque jogará pela primeira vez por um clube no Estádio da Luz, onde viveu a derrota mais dolorosa da carreira: o revés para a Grécia na decisão da Eurocopa de 2004


Por Lisboa, Portugal

 
O Estádio da Luz, onde Real e Atlético de Madrid vão disputar a final da Liga dos Campeões no próximo sábado, é bem conhecido por vários dos jogadores que estarão em campo, como Fábio Coentrão, que representou o Benfica durante quatro anos e é ídolo da torcida, Tiago, Pepe e até Diego Costa (que defendeu o Braga em 2006 e 2007). Mas a principal estrela da partida, Cristiano Ronaldo, vai jogar na arena pela primeira vez representando um clube. Pela seleção lusitana, ele viveu bons e maus momentos: marcou gols importantes, mas viveu a maior decepção da carreira: a derrota para a Grécia na decisão da Eurocopa de 2004.


saiba mais

O craque português defendeu as cores do rival do Benfica, o Sporting, até agosto de 2003, quando foi negociado com o Manchester United, mas o novo Estádio da Luz só ficou concluído alguns meses depois dessa transferência. Pela seleção, o camisa 7 do Real Madrid já disputou vários jogos no campo e fez gols decisivos, como contra a Suécia, no ano passado, pela repescagem para a Copa do Mundo, e contra a Bósnia, quando balançou as redes duas vezes na vitória por 6 a 1 em 2011, que garantiu a presença de Portugal na Eurocopa da Polônia e Ucrânia. São esses momentos que CR7 quer recordar antes do duelo decisivo da Liga dos Campeões. 

- Já marquei alguns gols no Estádio do Luz pela seleção. É um estádio mítico e espero que possa dar sorte ao Real Madrid - disse o artilheiro, durante o treino do Real Madrid nesta terça-feira. 

Cristiano Ronaldo no treino do Real Madrid (Foto: EFE)
Cristiano Ronaldo no treino do Real 
Madrid (Foto: EFE)

boas e más memórias

Mas há uma noite que Cristiano Ronaldo viveu neste estádio que dificilmente esquecerá: 4 de julho de 2004, dia em que  Portugal foi derrotado por 1 a 0 na final da Eurocopa. O craque foi um dos melhores de Portugal nesse encontro, tentou de tudo, mas não foi capaz de virar o resultado e no final do jogo se desfez em lágrimas. 

- Foi a derrota mais dolorosa da minha carreira - confessou Cristiano Ronaldo, em uma recente entrevista à CNN. 

Em pleno gramado da Luz, o jovem de apenas 19 anos, que usava a camisa 17, porque a 7 ainda pertencia à estrela do time, Luis Figo, foi consolado por vários jogadores e pelo treinador Luiz Felipe Scolari, que elogiou muito sua atuação. Desde esse dia maldito para Portugal e para Cristiano Ronaldo, o atacante deu a volta por cima, retornou ao Manchester United e começou uma série de temporadas vitoriosas no clube inglês. 

Estádio da Luz Final Champions (Foto: Claudia Garcia)
Estádio da Luz será o palco da final da 
Champions (Foto: Claudia Garcia)

O camisa 7 fez uma aposta com Alex Ferguson de que iria superar a marca dos 10 gols na temporada de 2005. Fez 12 e venceu. E em seu ano de consagração no clube (na temporada 2006/2007), conseguiu balançar as redes 23 vezes. O craque disputou a Copa do Mundo da Alemanha já como protagonista do time e apadrinhado pelo técnico Felipão. Em 2008, CR7 venceu tudo com os Diabos Vermelhos, marcou 42 gols e disputou a Eurocopa com a camisa 7 pela primeira vez. 

- Foi um exemplo de superação para todos nós. Foi estranho ver um atleta como o Cristiano chorar daquela maneira nessa final tão triste para os portugueses, mas ele é um vencedor e cada vez mais demonstra que o seu caminho é só o sucesso - comentou Ruben Faria, de 17 anos, torcedor do Benfica que é fã do jogador do Real Madrid. 

Cristiano Ronaldo entrevista Real Madrid (Foto: Getty Images)
Cristiano Ronaldo atende a imprensa 
após o treinamento (Foto: Getty Images)

evolução e fome de títulos pelo real

No Real Madrid desde 2009, os números de CR7 nada têm a ver com aqueles do United. Só em sua primeira temporada, o famoso ano de adaptação que todos os jogadores precisam, CR7 marcou 33 gols. Nos anos seguintes, ele sempre superou a marca dos 50. Foram os gols e as boas exibições regulares que deram ao craque a Bola de Ouro do ano de 2013.

Porém, os troféus coletivos que venceu pelo Real Madrid não são tantos quanto os conquistados na Inglaterra. Pelo Manchester United, Ronaldo ganhou três vezes a liga nacional, enquanto no Real Madrid venceu apenas uma. O luso também levou duas Copas do Rei na Espanha, mas no Unitedganhou  uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa.

Falta ainda a Cristiano Ronaldo uma competição europeia pelo time merengue, o que daria ao atacante uma vantagem na disputa pela Bola de Ouro do próximo ano e presença garantida na Supercopa da Europa e no Mundial de Clubes, título que ele também venceu pelo Manchester United. Mas para isso, neste sábado, CR7 terá de vencer o Atlético de Madrid e acabar de vez com as más recordações do estádio da Luz.

A decisão acontece às 15h45 (de Brasília), no Estádio da Luz, em Lisboa, com transmissão ao vivo da TV Globo e do GloboEsporte.com - o site acompanha todos os detalhes com um pré-jogo a partir das 13h30.


Estádio da Luz Final Champions (Foto: Claudia Garcia)
Torcedores do Benfica nas cercanias do 
Estádio da Luz  (Foto: Claudia Garcia)


FONTE:

Inter tentará encurtar espaços para frear avanços do "perigoso" Alex

Armador tem um gol em nove partidas contra o Colorado


Por Porto Alegre


alex coritiba x vasco camisa nova (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba Foot Ball Club)Alex será titular do Coritiba diante do Inter (Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba Foot Ball Club)

A mobilidade já não é mais a mesma. Aos 36 anos, Alex já pensa na aposentadoria, programada para a última rodada do Brasileirão. No entanto, o camisa 10 do Coritiba ainda causa temores pela qualidade do passe e o chute preciso, principalmente nas bolas paradas. E o Inter não espera ser surpreendido pelo talento do canhoto.

O armador voltou ao time do Coxa na quarta rodada, diante do Sport, após se recuperar da lesão na panturrilha esquerda. Mas não conseguiu evitar a derrota por 1 a 0. O mesmo cenário ocorreu contra o Cruzeiro. Até marcou, mas os mineiros saíram com os três pontos ao fazer 3 a 2.

Apesar disso, ainda é a grande estrela da equipe de Celso Roth. Na atual temporada, participou de 11 partidas pelo Coritiba, todas como titular. Balançou as redes em cinco oportunidades. Esperando dificuldades, o colorado Alan Patrick revelou idolatria a Alex e pediu cuidado para não deixar espaços ao adversário.

Alex x Inter

4 vitórias do Alex
3 vitórias do Inter
2 empates
1 gol
1 assistência

- Sempre fui fã do Alex, desde criança. É um jogador perigosíssimo. Ele às vezes fica meio de migué, mas leva perigo. Temos que ter atenção. Não podemos dar espaço para ele.

Diante do Inter, apesar de ter um retrospecto positivo, Alex não costuma ter muito destaque. Dos seus 1.009 jogos na carreira, nove foram contra os colorados. Soma quatro vitórias, contra três dos gaúchos e outras duas igualdades. Seu único gol ocorreu em 2003, quando o Cruzeiro venceu por 3 a 2 no Brasileirão, no qual foi a grande estrela e ajudou os mineiros a ficar com o título. Ainda contribuiu com uma assistência.

Com Alex como o principal protagonista dos paranaenses, o Inter busca uma nova vitória no Brasileirão para manter a liderança. O jogo está marcado para as 19h30 desta quarta-feira no Couto Pereira.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


saiba mais


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2014/05/inter-tentara-encurtar-espacos-para-frear-avancos-do-perigoso-alex.html

Sem dores após treinamento, Réver acredita que jogará contra o Vitória

Com várias mudanças para o jogo em Salvador, sobretudo no sistema defensivo, zagueiro aposta na experiência para superar adversidades enfrentadas pelo Galo


Por Salvador


Meio que às pressas o zagueiro Réverse juntou à delegação do Atlético-MG em Salvador. Fora dos últimos jogos por ter voltado a sentir dores no tornozelo direito, recentemente operado, ele chegou à capital baiana na manhã desta terça. Se tudo correr bem, Réver estará entre os titulares da equipe na quinta, contra o Vitória, já que Léo Silva está suspenso e Otamendi não veste mais a camisa do clube. A escalação do jogador depende apenas da situação do tornozelo lesionado, mas sem dores após a atividade, ele acredita que estará em campo diante do time baiano.  

Réver do Atlético MG (Foto: Léo Simonini)
Réver estava em belo Horizonte e foi 
chamado para se juntar à delegação 
do Galo em Salvador (Foto: Léo Simonini)

- Como se diz, se estou aqui é porque estou bem. Claro que acabou acelerando (o processo de recuperação) devido às ausências do Léo e do Nico (Otamendi), que não vão poder jogar, mas treinei hoje (terça) e me senti bem. Vamos ver a evolução de hoje para amanhã, mas a princípio estou dentro, não vejo motivos para continuar a ser poupado.
  
Confiante no fato de jogar, ele também mostra confiança na parceria de zaga que deve formar, ao lado de Edcarlos.
  
- O Edcarlos tem qualidades muito boas, assim como todos os zagueiros do elenco. Acredito que não tem essa dificuldade de entrosamento, não vou falar que sou velho, nem o Edcarlos, mas somos um pouco experientes e espero que possa dar tudo certo.

Treinei hoje (terça-feira) e me senti bem. Vamos ver a evolução de hoje para amanhã, mas a princípio estou dentro, não vejo motivos para continuar a ser poupado
Réver

E não serão somente os dois do sistema defensivo que serão novidades neste jogo. Giovanni também assume o gol, já que Victor está suspenso e também está à disposição da seleção brasileira. Mas ele aposta na vontade de cada um para colocar dúvidas na cabeça do treinador.  

- Impressionante, quando tenho que jogar está havendo essas trocas. Mas a gente acredita no companheiro que vai jogar, se está no Atlético é porque tem condição. É uma chance para quem está entrando, tem que agarrar e tentar confundir a cabeça do Levir, o pensamento é este. E só assim podemos crescer na competição, que é difícil.
  
O Atlético-MG volta a treinar em Salvador nesta quarta, novamente às 16h (dfe Brasília), no Fazendão, centro de treinamentos do Bahia.


FONTE:

Exclusiva: superintendente da Secel fala sobre ações do órgão e polêmica

Eluane Martins comenta sobre todas as ações realizadas em sua gestão, incluindo a polêmica interdição e reforma do estádio Aluízio Ferreira, alvo de muitas críticas


Por Porto Velho


A responsável pela Superintendência Estadual da Cultura, do Esporte e do Lazer (Secel), Eluane Martins, ao GloboEsporte.com, falou tudo sobre as ações do órgão, quais são os planos para 2014, qual seria o motivo da mudança de secretaria para superintendência e há quantas andam a polêmica reforma do estádio Aluízio Ferreira, alvo de muitas críticas já há algum tempo. 

Eluane Martins (Foto: Renato Pereira)
Eluane Martins falou sobre a polêmica 
reforma do Aluizão (Foto: Renato Pereira)

Eluane e sua equipe recebeu o GloboEsporte.com em seu gabinete. Já no início da entrevista, a superintendente mencionou a construção de três Centros de Esporte e Lazer (Cedels) nas cidades de Buritis, Machadinho do Oeste e Guajará-Mirim, municípios que não têm praças esportivas. 

De acordo com as informações mencionadas, cada Cedel terá um custo aproximado de dois milhões de reais. Verbas oriundas do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômico (Pidise).

Além das obras nas três cidades, a superintende também destacou que alguns locais de Porto Velho também estão em reforma. 

- Aqui na capital tem alguns Cedels e na maioria deles, nós estamos fazendo um trabalho de revitalização, como pintura, iluminação, retirada de entulho, matos e, em alguns deles, nós estamos até reformando integralmente. 

CEDEL da Rua Três e Meio (Foto: Renato Pereira)
Cedel da Rua Três e Meio reformado 
em 2013 (Foto: Renato Pereira)

Eluane citou o caso do Cedel da Rua Três e Meio, que foi completamente reformado no ano de 2013. 

- O Cedel da Três e Meio é uma grande reforma. Antes, o local estava abandonado, com usuários de drogas por lá e agora a comunidade está usufruindo da área. 

Outro local favorável à pratica do esporte e lazer reformado foi o Deroche. A superintendente lembrou que a abertura do ano esportivo de 2014 foi realizada no lugar, no mês de fevereiro. 

- Temos os aparelhos de academia ao ar livre que foram doados pelo município, mas em uma visita nossa, foi constatado que já havia equipamentos de musculação que a própria comunidade tinha construído - disse. 

- Como as pessoas já usam há algum tempo, nós resolvemos deixá-los, mas fica por conta e risco deles próprios. Não podemos chegar agora e dizer que não pode utilizar, até mesmo porque é um espaço público e até o pessoal do exército utiliza os equipamentos - completou Eluane ressaltando que outro Cedel que também foi reformado é o localizado na Av. Jatuarana. 

01
Lei Pelé

Lei Pelé:  institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências, abrangendo práticas formais e não-formais e obedecendo às normas gerais desta Lei, inspiradas nos fundamentos constitucionais do Estado Democrático Brasileiro - Casa Civil

A Secel incentiva os paratletas rondonienses com a lei federal nº 9.615, de março de 1998, conhecida como Lei Pelé. A superintendência fornece passagens a atletas que necessitam viajar para outros estados para participarem de competições. Conforme Eluane, atletas paralímpicos, de MMA, equipes de vôlei de areia, entre outros profissionais ligados ao esporte, também são beneficiados com a norma no estado. 

Eluane Martins (Foto: Renato Pereira)
Eluane Martins e sua equipe receberam 
o GloboEsporte.com na Secel (Foto: Renato Pereira)

02
Mudança de secretaria para superintendência

Conforme Eluane, a mudança foi uma ideia do atual governo após um estudo feito para a contenção de gastos. Cerca de 50 milhões de reais são economizados por ano, para o estado inteiro com a reforma administrativa. 

CPA (Foto: Camilo Estevam)A Secel está localizada no Centro Político  Administrativo - CPA (Foto: Camilo Estevam)

- Não só a Secel, como também a Sepas e a Sead deixaram de ser secretarias para virar superintendências. Tem também a Seagri que foi para a Sedes. 
Com a mudança, a Secel perdeu alguns cargos, além de diminuir parte do orçamento, mas o órgão governamental continua tendo autonomia orçamentária. 

- Eu vejo assim, nós tivemos uma perda no orçamento, mas não foi uma grande diferença. As pessoas pensam que agora nós estamos dentro da Seduc, entretanto, não dependemos dela, porque a verba da Seduc é específica para a área escolar e a Secel ao esporte e cultura - disse.
  
Eluane admitiu que com a mudança, a agora superintendência perdeu oito cargos que eram comissionados. 

03
Sistema Estadual de Esportes

Outro projeto da Secel é a criação do Sistema Estadual de Esportes. O projeto é o que vai regulamentar todo o esporte do estado, através de conselhos estaduais, municipais, o que deve criar um vínculo com o Ministério do Esporte, que integrado a um sistema federal, ganha-se a possibilidade de angariar recursos junto com o conselho e criando um fundo de verbas para Rondônia. Conforme Eluane, a arrecadação de recursos seria realizada através de empresas privadas. 

Eluane Martins (Foto: Renato Pereira)
Eluane Martins foi acompanhada por seu 
assessor durante a entrevista 
(Foto: Renato Pereira)

04
Jogos Intermunicipais

Pela primeira vez, a Secel reuniu vários gestores municipais em um encontro que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de março de 2014, para tratar da programação dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). Com 90% de aderência das cidades rondonienses, foram 44 municipalidades presentes, cada uma com um gestor representante.

Cacoal venceu o Vilhena no JIR (Foto: Divulgação / Prefeitura de Cacoal)
Os Jogos Intermunicipais de Rondônia 
devem acontecer no mês de setembro 
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Cacoal)

O JIR deve acontecer no mês de setembro. O regulamento da competição já está em fase de elaboração e cerca de 28 municípios são esperados efetivamente como participantes dos jogos, já que nem todas as cidades presentes na reunião estarão na disputa. 

De acordo com Eluane, o JIR havia sido abandonado há 25 anos. A superintendente relatou que a volta dos jogos aconteceu no atual governo do estado. 

Se nesses 25 anos os jogos não tivessem sido interrompidos, o nível do esporte no estado seria outro
Eluane

- O JIR teve quatro edições na década de 1980 e depois parou. Isso significa que a cada ano, a Secel está fortalecendo o esporte, conseguindo parcerias com os municípios, principalmente com essa questão do encontro de gestores e o planejamento para 2014 e 2015. Se nesses 25 anos os jogos não tivessem sido interrompidos, o nível do esporte no estado seria outro. A estrutura esportiva toda de Rondônia seria outra. Todos os municípios iam se organizar para ser sede do JIR, porque todos eles querem isso - completou. 

Segundo Eluane e sua equipe, a Secel está desenvolvendo um planejamento para 2015 para captar recursos junto ao Ministério do Esporte e a Caixa Econômica Federal. 

- Estamos trabalhando para que essas ações virem ações de estado e que se tornem parte do calendário esportivo independente do entendimento do gestor ou do governador, porque são boas ações e devem permanecer.

A superintendente ainda destacou que recebe solicitações de doação de material esportivo realizadas por federações, atletas e clubes. De acordo com ela, isso ocorre porque outras gestões da Secel tinham essa prática de doar os materiais, o que seria ilegal.

- Até hoje ligam para nós cobrando material, porque na gestão anterior a Secel dava, mas era de forma ilegal. O problema é que os municípios eram muito dependentes dessa doação e a finalidade da superintendência acabava se desvirtuando. 

05
Polêmica reforma do Aluízio Ferreira (Aluizão)

Eluane Martins frisou a reforma do estádio Aluízio Ferreira, ação polêmica e em destaque na mídia rondoniense. Para a superintendente, a obra é uma iniciativa necessária que deveria ter sido realizada há muito tempo, mesmo com os transtornos causados, já que os times de futebol de Porto Velho estão sem local para jogarem as partidas do Campeonato Rondoniense e alguns atletas sem lugar para treinarem. 

Estádio Aluizio Ferreira, em Porto Velho (RO) (Foto: Hugo Crippa/GLOBOESPORTE.COM)
Estádio Aluizio Ferreira, em Porto Velho 
(RO) (Foto: Hugo Crippa/
GLOBOESPORTE.COM)

Eluane destacou que o Aluizão foi construído há 60 anos e que desde então só recebeu obras paliativas. Disse também que a reforma é uma ação em consequência de um laudo do Corpo de Bombeiros, que apontou falhas de segurança na estrutura das arquibancadas do estádio, assim como o GloboEsporte.com já divulgou anteriormente. 


saiba mais

Segundo a superintendente, a obra do estádio está orçada em torno de 10 milhões de reais. A reforma está em processo de licitação, mas o certame foi embargado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por questões técnicas. 
Ainda de acordo com a superintendente, o edital licitatório foi refeito e entregue ao conselheiro responsável pela liberação, que havia solicitado a alteração em um item.  

- O estádio precisa de uma grande reforma e é o que ele vai receber nos próximos dias, ou nos próximos meses, eu não sei. É complicado saber quando ele vai ficar pronto. Vamos dizer que até o próximo mês abra o certame, eu não sei se precisa ficar novamente 45 dias publicado e só nisso já vai mais de um mês - explicou referindo-se ao tempo gasto pelos trâmites legais necessários. 

- Depois, vem toda uma questão de recurso e habilitação. Enfim, tudo isso até ser dada a Ordem de Serviço. A empresa deu a previsão para até seis meses de obra, então nós esperamos que até neste mês de maio esteja tudo pronto - completou.

Segundo a superintendente, dentro do Aluízio Ferreira será criada uma pista olímpica de atletismo que vai incentivar o esporte paralímpico e olímpico. No fundo do estádio, local onde atualmente há a predominância de mato, será construída uma cobertura que abrigará três quadras poliesportivas. 

Por conta da reforma e interdição do estádio Aluízio Ferreira, o tradicional Moto Clube-RO não disputou o Campeonato Rondoniense 2014, que está em sua fase final. Da capital, somente o Genus esteve na competição, mas a equipe teve que jogar várias partidas fora de casa, nas rodadas iniciais da primeira fase, e quando mandou seus jogos no Aluizão, teve que ser com no máximo 700 torcedores. Vale destacar ainda que o Aurigrená não conseguiu a classificação para a semifinal da disputa.

Mosaico Novo Projeto Aluizio Ferreira (Foto: Editoria de Arte)
Mosaico Novo Projeto Aluizio 
Ferreira (Foto: Editoria de Arte)

06
Federações despejadas do estádio Aluízio Ferreira

Com a interdição do Aluízio Ferreira, 16 instituições que estavam alocadas no estádio foram despejadas no dia 13 de agosto de 2013. As várias federações e alguns sindicatos, incluindo o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia (Sinjor), tiveram que sair por conta da Ordem de Despejo na referida data. O Mandado de Reintegração de Posse foi expedido pela juíza, Inês Moreira da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJE) e executado por três oficiais de justiça, com o apoio da Polícia Militar. 

Sindicato e federações são despejadas do estádio Aluízio Ferreira (Foto: Renato Pereira)
Sindicato e federações foram despejadas 
do estádio Aluízio Ferreira 
(Foto: Renato Pereira)

De acordo com Eluane e sua equipe, as federações despejadas do estádio Aluízio Ferreira recebem apoio dentro do que é permitido por lei. A superintendente frisou que elas não podiam permanecer no local, por se tratar de instituições consideradas como privadas e por não terem nenhum documento legal que previsse a estada das entidades no lugar. 

- Temos apoiado todas as federações dentro do limite. Estamos fazendo os Jogos Intermunicipais de Rondônia que é em parceria com as entidades. São elas que realizam as modalidades e nós só podemos pagar para elas realizarem as disputas. 


saiba mais

Eluane e sua equipe chamou a atenção para o fato de que as federações têm que ter sede própria. A superintendente lembrou da federação de futsal que possui o seu próprio espaço. Questionada sobre o que seria feito com o espaço que antes era ocupado pelas 16 entidades despejadas, a superintende disse que o local pode servir de área de treinamento para a ginástica, para dança e o judô. 

- Ter escolinhas gratuitas para a população é muito melhor. Então, debaixo das arquibancadas pode ser usado o espaço até mesmo como alojamento para atletas - ressaltou. 

Outro apoio destacado pela superintendente foi a realização da Copa Rondônia. Para a competição, a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) será contratada. O objetivo é que a entidade concretize o campeonato, já que a mesma possui uma estrutura ampla para atender os 52 municípios que deverão participar.  


FONTE:

Termogênico aumenta a disposição, mas deve ser utilizado com cuidado

Suplementos nutricionais à base de cafeína são indicados para atletas que esperam obter melhora do treinamento, desde que não se exagere na dose


Por São Paulo



O cansaço é hoje uma queixa apresentada com incidência muito elevada na população. Uma pesquisa encomendada por um grande laboratório farmacêutico, que teve a colaboração da Doutora Gerseli Angeli, chegou à constatação de que esta reclamação chega inclusive a ter repercussão na produtividade do trabalho.

Podemos entender que o cansaço é até um mecanismo de defesa. Quando a exigência física supera a capacidade de tolerância do corpo, a sensação de cansaço de certa forma evita que este limite de tolerância seja ultrapassado.

Mulher cansada euatleta (Foto: Getty Images)
Atleta cansada: cada vez mais o uso de 
termogênico é indicado, mas com 
ressalvas (Foto: Getty Images)

O problema é passar a existir um círculo vicioso, onde começa a prevalecer uma falta de disposição, uma sensação de "preguiça", que leva cada vez mais à regressão do nível de atividade física habitual, com consequente tendência à adoção de um padrão de vida cada vez mais sedentário.

Esta falta de atividade física vai potencializar a incidência de uma espécie de cansaço crônico com prejuízos invitáveis para a saúde e qualidade de vida. Esta falta de disposição leva algumas pessoas a buscar certos recursos para vencer este obstáculo, e o uso de estimulantes como os chamados termogênicos se torna cada vez mais prevalente.

Na realidade, o que é um termogênico? A ANVISA regulamenta no mercado brasileiro a comercialização de suplementos nutricionais à base de cafeína. Esses suplementos são consumidos por praticantes de atividades físicas que esperam obter o benefício de melhora da qualidade do treino, como resultado de uma maior disposição física.


saiba mais

Dos componentes dos termogênicos, o que de alguma maneira justifica o seu nome é a cafeína. Vale lembrar a necessidade de nunca exagerar na dose, pois a cafeína em excesso pode prejudicar a saúde. A ANVISA recomenda não ultrapassar dosagens de 300mg de cafeína por dose. O nome termogênico tem relação direta com um aumento do metabolismo induzido pela cafeína, tornando seu uso também direcionado a objetivos associados à redução de peso corporal.

É sempre importante alertar para o cuidado com certos produtos importados que também são denominados termogênicos, porém contém efedrina, que é terminantemente proibida pela ANVISA e tem efeitos muito prejudiciais à saúde, podendo causar prejuízo da qualidade do sono, arritmia cardíaca e dependência.


* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Turibio Barros (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)


Saiba mais

Tiago Trator é contratado pelo UFC e estreia em julho diante de mexicano

Campeão dos leves do Jungle Fight vai encarar o mexicano Akbarh Arreola na estreia de ambos, em card que será realizado em San Jose (EUA), dia 26


Por Direto de Las Vegas, EUA



Campeão peso-leve (até 70kg) do Jungle Fight, Tiago Trator é o mais novo brasileiro contratado pelo UFC. O amapaense recebeu o chamado da maior organização de MMA do mundo e já tem até estreia marcada. Será contra o mexicano também estreante Akbarh Arreola, no evento do dia 26 de julho, em San Jose (EUA). As informações, ainda não anunciadas oficialmente, foram confirmadas pelo Combate.com com fontes próximas ao Ultimate.

Tiago Trator com o cinturão do Jungle Fight, na categoria até 70 kg (Foto: Cassio Albuquerque/GE-AP)
Tiago Trator com o cinturão do Jungle 
no Globo Esporte do Amapá (Foto: 
Cassio Albuquerque / GE-AP)

Aos 27 anos, Tiago Trator atualmente é atleta da Team Nogueira, do Rio de Janeiro, e tem um cartel de 18 vitórias, quatro derrotas, dois empates e um "no contest" (luta sem resultado). Ele teve sete aparições no Jungle Fight e venceu todas. Na última, em fevereiro, fez sua primeira defesa de cinturão ao bater Ary Santos por nocaute técnico. Trator tentaria defender o título pela segunda vez em junho, no card do Jungle prevista para ocorrer em Macapá, mas assinou com o UFC.

Akbarh Arreola, por sua vez, é conhecido pelo apelido de "El Caballero" e tem um cartel de 22 triunfos, sete reveses e um empate. Ele vem de três vitórias consecutivas, todas por finalização.
UFC

26 de julho de 2014, em San Jose (EUA)


CARD DO EVENTO (até agora)
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Rogério Minotouro
Peso-leve: Josh Thomson x Michael Johnson
Peso-meio-médio: Viscardi Andrade x Andreas Stahl
Peso-pena: Noah Lahat x Steven Siler
Peso-meio-pesado: Kyle Kingsbury x Adversário a ser anunciado*
Peso-leve: Tiago Trator x Akbarh Arreola


Banner Notícia UFC 173 (Foto: Editoria de arte)


saiba mais

Novak Djokovic doa R$ 1,6 milhão para vítimas de enchentes na Sérvia

Sérvio repassa a integralidade do valor ganho pelo título do Masters 1.000 de Roma ajudar na recuperação de seu país natal. Ana Ivanovic também doa para a Unicef


Por Belgrado, Sérvia


As vítimas das enchentes que atingiram a região dos Balcãs vão ganhar um alento vindo diretamente das quadras de tênis. Campeão do Masters 1.000 de Roma, Novak Djokovic doou todo seu prêmio de € 549 mil (quase R$ 1,665 milhão) e ainda iniciou uma arrecadação em seu site para financiar a reconstrução de escolas e creches em seu país natal. A compatriota Ana Ivanovic, semifinalista no WTA italiano, foi pessoalmente ao escritório da Unicef em Belgrado para doar mais R$ 26 mil em ajuda aos necessitados.

tênis Djokovic atp de ROma autografo cartaz de apoio a Bósnia e a Sérvia (Foto: Agência Getty Images)
Em Roma, Djokovic autografou cartazes 
de apoio às vítimas das enchentes nos 
Balcãs (Foto: Agência Getty Images)

- Neste período temos muito trabalho para reconstruir e reparar os danos nas escolas e creches. Apesar de ainda estarmos esperando a avaliação total dos danos, certamente custará milhões para reparar todo o dano causado pelas recentes enchentes. O que é importante é que continuemos a contatar pessoas e parceiros mundo afora. Esperamos que haja cada vez mais pessoas que queiram ajudar e fazer deste período de recuperação o mais curto possível - disse a diretora executiva da fundação, Jelena Ristic.

tênis Ana Ivanovic cartaz de apoio a Bósnia e a Sérvia (Foto: Reprodução / Twitter)
Ana Ivanovic pede doações e orações 
para vítimas na Bósnia, na Sérvia e na 
Croácia (Foto: Reprodução / Twitter)

As tempestades na Sérvia, na Bósnia e na Croácia, de 14 a 16 de maio, elevaram drasticamente o nível dos rios e afetaram mais de 1,6 milhão de pessoas. Até o momento, as autoridades confirmaram 48 vítimas fatais devido aos alagamentos. Os desabrigados foram alojados em centros coletivos, sendo a maior parte deles supervisionada por voluntários da Cruz Vermelha.

Além da preocupação com a disseminação de doenças, falta de energia e mantimentos, a Bósnia vive outro problema grave. Como um terço do território está debaixo d’água e houve muitos deslizamentos de terra, as autoridades advertem sobre possíveis deslocamentos de campos de minas terrestres colocadas entre 1992 e 1995. Os painéis que indicavam a localização das cerca de 120 mil minas foram destruídos.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/djokovic-doa-r-16-milhao-do-premio-de-roma-para-vitimas-de-enchentes.html

Polícia monta estrutura para reforçar segurança da Arena Corinthians

Com Fifa no comando da administração do estádio, PM inicia operação específica para a Copa. Ideia é evitar que manifestações se aproximem


Por São Paulo


POLICIA - ARENA CORINTHIANS (Foto: Rodrigo Faber )
Comando de Policiamento da Copa já 
tem base funcionando no Pátio 
Itaquera, em frente ao estádio 
(Foto: Rodrigo Faber )

A Polícia Militar iniciou nesta terça-feira um esquema especial para a Copa do Mundo em São Paulo. Três batalhões, com o efetivo de 4.265 policiais, serão responsáveis por reforçar a segurança na Arena Corinthians, nos centros de treinamento, hotéis, aeroportos e estações de metrô. No estádio da capital paulista, que agora está temporariamente sob administração da Fifa, viaturas foram espalhadas na parte externa, em frente ao Prédio Leste. 

O Pátio Itaquera, estrutura utilizada pelo metrô, servirá como base para os policiais designados para o CPCopa (Comando de Policiamento da Copa). Haverá policiais no local 24 horas por dia. Quando houver jogo no local, o esquema será reforçado pelo GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), pelo Batalhão de Choque, Bombeiros e pelo 39° Batalhão da PM, responsável por diversos bairros da zona leste de São Paulo, como Itaquera, Guaianazes, Ponte Rasa, entre outros. 

– Este comando foi montado para a Copa do Mundo. O meu batalhão, especificamente, fará a segurança da Arena Corinthians, dos centros de treinamento oficiais, que são o Pacaembu e o CT do Palmeiras, além dos centros técnicos das seleções, como o CT do Corinthians, onde ficará a seleção do Irã, e o CT do São Paulo, onde ficará o time dos Estados Unidos. E também pontos turísticos da cidade, como a Praça da República, o Museu do Futebol, a Pinacoteca do Estado, entre outros – explicou o tenente-coronel Antonio Valdir. 

Uma das maiores preocupações dos policiais são eventuais manifestações nos arredores do estádio. Na última semana, a Arena Corinthians entrou em estado de alerta por conta da presença de aproximadamente 2 mil manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) em uma área próxima. Membros de torcidas organizadas do Corinthians chegaram a se deslocar à nova casa alvinegra para defendê-la de possíveis depredações, mas não houve qualquer registro de vandalismo. 

– Teremos um efetivo de, em média, 1.500 policiais em dias de jogos. Quando não houver partida, estaremos com policiamento preventivo durante 24 horas. Tudo isso para evitar manifestações, depredações e ato neste sentido – completou o terente-coronel. 

Assim como aconteceu no último domingo, primeiro jogo oficial da Arena Corinthians – que terminou em derrota do Timão por 1 a 0 para o Figueirense – a Fifa definirá um perímetro de isolamento no entorno do estádio durante a Copa do Mundo. Apenas veículos credenciados poderão ter acesso ao local. O último teste antes do Mundial será na partida entre Corinthians e Cruzeiro, dia 29, às 16h (horário de Brasília), pela oitava rodada do Brasileirão. 

Além de Brasil x Croácia, abertura da Copa, a Arena em Itaquera também receberá as partidas entre Uruguai e Inglaterra (19 de junho), Holanda e Chile (23 de junho), Coreia do Sul e Bélgica (26 de junho), um confronto das oitavas de final (1° de julho) e uma semifinal (9 de julho). 


FONTE: