sexta-feira, 21 de março de 2014

Gringas comandam vitória sobre Pinheiros e deixam Rio perto da semi

Canadense Sarah Pavan e sérvia Brankica Mihajlovic fazem, juntas, 36 pontos, cariocas vencem e estão a uma vitória da classificação na Superliga Feminina

Por São Paulo

As atuais campeãs da Superliga Feminina de vôlei estão a um passo da semifinal. Nesta sexta-feira, a equipe do Rio de Janeiro derrotou o Pinheiros por 3 sets a 2 - parciais de 21/16, 17/21, 21/16, 18/21 e 15/12 - e abriu 1 a 0 na série das quartas de final da competição. Com isso, para as cariocas, basta uma única vitória nas duas próximas partidas, enquanto as paulistas precisam de duas vitórias fora de casa.

Rio de Janeiro vence o Pinheiros (Foto: Ricardo Bufolin/ Divulgação) 
Rio de Janeiro venceu o Pinheiros no primeiro 
duelo da série das quartas de final (Foto: 
Ricardo Bufolin/ Divulgação)
 
Sarah Pavan tem 26 anos, chegou ao Rio de Janeiro em 2012 e é uma das estrelas do time. Nesta sexta-feira, ela marcou 17 pontos de ataque e foi essencial na vitória. Já a sérvia Brankica Mihajlovic é mais nova, 22 anos, mas foi ainda mais eficiente contra o Pinheiros, colocando 19 bolas no chão.

- A Sarah desde o ano passado é uma referência. Foi uma aposta que deu certo. Confiamos muito nela em momentos decisivos. A sérvia é uma jogadora com astral brasileiro, tem ajudado muito. Ela foi brilhante - disse a líbero Fabi.

- As duas foram as que mais pontuaram, mas precisamos ver se elas foram eficientes. Certamente são jogadoras importantes, muito importante no ataque. Mas nós precisamos ser mais eficientes com as centrais para não precisar tanto das estrangeiras - disse o técnico Bernardinho.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira, no Rio de Janeiro, e em caso de vitória das donas da casa a terceira partida não será necessária. Caso o Pinheiros vença, os dois times jogam a terceira partida da série no dia 3 de abril.

Volei - Pinheiros x Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin) 
Pinheiros não fez valer o mando de quadra 
(Foto: Ricardo Bufolin)
 

o jogo
O primeiro set começou muito equilibrado e o Rio de Janeiro chegou ao primeiro tempo técnico com a vantagem (7/5). Com saques potentes de Vivian, o time da casa virou a partida para 11/10, obrigando o técnico Bernardinho pedir tempo. O jogo seguiu equilibrado e as paulistas chegaram ao segundo tempo técnico vencendo por 14/12.  Foi aí que o bloqueio carioca começou a funcionar e a recepção e o levantamento pinheirense, que até então eram os melhores de toda a competição, passaram a falhar. Vitória das visitantes por 21/16.

Volei - Pinheiros x Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin)Gabi fez 11 pontos na partida desta sexta (Foto: Ricardo Bufolin)
 
O segundo set iniciou idêntico ao primeiro, com equilíbrio e o Rio de Janeiro à frente na primeira parada técnica. O enredo era o mesmo da primeira parcial e as anfitriãs abriram 13 a 9 em uma sequência de erros de recepção da equipe carioca. Desta vez, o Pinheiros conseguiu manter o ritmo e fechou em 21/17.

A terceira parcial começou com a cara do Pinheiros, que abriu dois a zero em um ponto quase perdido, em que três das seis jogadoras ficaram no chão após defender bolas incríveis e Andréia conseguiu o bloqueio. Mas depois da primeira parada técnica, as comandadas de Bernardinho passaram a dominar o placar e fecharam em 21/16.

O Pinheiros mostrou que ainda estava no jogo no quarto set, liderou desde o início e não foi ameaçado pela equipe do Rio de Janeiro. Placar final: 21/18.

No tie-break, o Rio de Janeiro jogou com muita tranquilidade até ter o ponto do jogo. A equipe de Bernardinho tinha 14/6 de vantagem, mas perdeu sete chances de fechar o jogo. O técnico pediu tempo e somente na nona chance, Sarah Pavan conseguiu por a bola no chão: 15/13.


Volei - Pinheiros x Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin) 
Ellen (2) foi a segunda maior pontuadora da 
partida, com 18 acertos 
(Foto: Ricardo Bufolin)
 
 
FONÇA:

FIVB suspende Slam de Fortaleza e anuncia teste para o Mundial de 2015

Pedido de adiamento da competição foi feito pela Confederação Brasileira de Vôlei, que vive momento conturbado, e nova data ainda não foi definida

Por Fortaleza

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou uma série de mudanças no calendário do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2014. A principal delas para o público brasileiro é a suspensão da realização do Grand Slam de Fortaleza, inicialmente previsto para acontecer de 13 a 18 de maio. Segundo a entidade máxima do vôlei mundial, o pedido de adiamento da competição foi feito pela Confederação Brasileira de Vôlei - que vive momento conturbado com a divulgação de denúncias envolvendo pagamento de comissões pela assinatura de contratos. Uma nova data ainda não foi definida.

Praia de Iracema (Foto: Agência Diário) 
Praia de Iracema receberia o Grand Slam de 
Fortaleza: torneio está suspenso 
(Foto: Agência Diário)
 
Outra modificação importante servirá como teste para o Mundial de 2015. Os organizadores do Grand Slam da Holanda, que inicialmente seria em Haia, confirmaram a realização da competição em novo formato, passando por quatro cidades do país. Além de Haia, Amsterdã, Roterdã e Apeldoorne receberão a competição, de 16 a 20 de julho. Em caso de sucesso, o modelo será mantido para o evento da próxima temporada.

A lista de alterações segue com a antecipação do Grand Slam de Moscou para o período de 11 a 15 de junho, sendo o segundo da temporada, depois apenas do Slam de Xangai (29 de abril a 4 de maio). O Open de Phuket, na Tailândia, perdeu um dia de jogos, sendo agora disputado de 15 a 19 de outubro.

calendário volei de praia 2014 (Foto: Reprodução ) 
Calendário do Circuito Mundial de 2014 sofre 
muitas modificações (Foto: Reprodução )
 
Entre as competições das categorias de base, a Federação Mexicana anunciou a transferência da primeira edição do Campeonato Mundial Sub-17 para Acapulco. A competição, marcada para 15 de julho, antes estava prevista para acontecer na cidade de Bahia de Banderas. O Mundial Sub 21, em Larnaca, no Cipre, teve a data alterada e será realizado de 23 a 27 de julho.

A FIVB anunciou ainda a abertura do processo de inscrição de sedes para receber o Grand Slam Final, torneio que encerrará a temporada 2014. A data desta competição ainda não está fechada.

O calendário completo
- Open de Fuzhou, China - 22 a 27 de abril
- Grand Slam de Xangai, China - 29 a 4 de maio
- Open de Puerto Vallarta, México - 7 a 11 de maio
- Open de Praga, República Tcheca - 21 a 25 de maio
- Open de Anapa, Rússia - 27 de maio a 1º de junho
- CEV Championship, Roma - 3 a 8 de junho
- Grand Slam de Moscou - 11 a 15 de junho
- Myslowice, Polônia - Sub-23 - 10 a 15 de junho
- Grand Slam de Berlim, Alemanha - 17 a 22 de junho
- Grand Slam de Stavanger, Noruega - 24 a 29 de junho
- Data resevada às Confederações - 1º a 6 de junho
- Grand Slam de Gstaad, Suíça - 8 a 13 de julho
- Grand Slam da Holanda - 15 a 20 de julho
- Grand Slam de Long Beach, EUA - 22 a 27 de julho
- Sub-21, Larnaca - 23 a 27 de julho
- Data reservada às Confederações - 5 a 10 de agosto
- Grand Slam de Stare Jablonki - 19 a 24 de agosto
- Data reservada às Confederações - 10 a 14 de setembro
- Open de Xiamen, China - 7 a 12 de outubro
- Open da Tailândia (feminino) - 15 a 19 de outubro
- Open de Parana, Argentina - 28 de outubro a 2 de novembro
- Open de Doha (masculino), Catar - 4 a 8 de novembro
- Open de St Denis da Reunião (masculino) - 3 a 7 de dezembro
- Open de Durban, África do Sul - 9 a 14 de dezembro



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/03/fivb-suspende-slam-de-fortaleza-e-anuncia-teste-para-o-mundial-de-2015.html

Com histórico de vices, Sharapova inicia com vitória no WTA de Miami

Russa, que já bateu na trave cinco vezes no torneio na Flórida, derrota japonesa Kurumi Nara, campeã do Rio Open, por 2 sets a 0

Por Miami, Estados Unidos

Cinco vezes vice-campeã no WTA de Miami e sem ganhar um título desde abril do ano passado, a russa Maria Sharapova teve bom início na tentativa de colocar um fim aos dois jejuns. Na sua estreia na competição na Flórida, a sétima colocada do ranking derrotou a japonesa Kurumi Nara, 45ª do mundo e campeã do Rio Open, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4. 

Sharapova tênis Miami (Foto: Reuters) 
Maria Sharapova comemora a vitória na estreia 
no WTA de Miami contra a japonesa Kurumi 
Nara (Foto: Reuters)

Na terceira rodada do WTA de Miami, Sharapova irá enfrentar a tcheca Lucie Safarova, 27ª do ranking, que derrotou a americana Vania King por 6/3 e 7/6(2).

Um bom sinal para a tenista russa é que a última vez que ela enfrentou Safarova foi em Stuttgart, no ano passado, justamente seu último título. No confronto direto, Maria Sharapova tem duas vitórias e uma derrota.

Nesta quinta-feira, Maria Sharapova pressionou o saque da adversária durante toda a partida, mesmo com Nara tendo bom aproveitamento de primeiro serviço (81% contra 63% da russa). Ainda assim, a número 7 do mundo teve três break points a seu favor no primeiro set, e aproveitou todos. No segundo set, Kurumi Nara lutou mais, mas não foi o suficiente. A japonesa chegou a salvar nove break points, mas teve o saque quebrado em duas oportunidades, chegou a devolver uma quebra, mas terminou derrotada.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/03/com-historico-de-vices-sharapova-inicia-com-vitoria-no-wta-de-miami.html

Podendo igualar marca de Federer, Djokovic vence na estreia em Miami

Sérvio passa por Chardy em sets diretos. Assim como suíço, Nole pode ser campeão de Indian Wells e Miami, em um mesmo ano, pela segunda vez

Por Miami, EUA

Somente Roger Federer conseguiu vencer os Masters 1.000 de Indian Wells e de Miami, em um único ano, por duas vezes: 2005 e 2006. Campeão dos dois torneios em 2011, Novak Djokovic pode igualar a façanha em 2014. Vindo de título na Califórnia, no último domingo, Nole (apelido de Djokovic) iniciou bem a corrida para repetir o suíço. Pela segunda rodada do evento disputado em Key Biscayne, na Flórida, o número 2 do mundo derrotou o francês Jeremy Chardy (48º do ranking mundial) por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, em 1h24 de partida.

tenis djokovic miami (Foto: EFE) 
No embalo do título em Indian Wells, Djokovic 
estreia com vitória em Miami (Foto: EFE)
 
Na terceira rodada, Djokovic vai enfrentar Florian Mayer. 32º do ranking mundial, o alemão derrotou o croata Ivan Dodig (37º), parceiro do brasileiro Marcelo Melo nas duplas, pelas parciais de 6/3 e 6/2.

O SporTV2 transmite ao vivo todos os dias do Masters 1.000 de Miami, a partir de 12h (de Brasília).


saiba mais
 
O jogo
 Com uma quebra de frente obtida no começo do jogo, Djokovic trabalhou a vantagem. Porém, ele se viu atrás com um 0-30 quando sacava para o set, com 5/3 no placar. O sérvio se defendeu, mas Chardy achou o momento certo para ser agressivo e garantiu três oportunidades para quebrar o serviço adversário. Nole salvou um break point, mas o francês encaixou uma bela devolução de saque no fundo da quadra e devolveu a quebra. Contrariado com uma advertência que havia levado no game perdido - ultrapassou os 25 segundos para repor a bola em jogo - Djokovic reuniu as forças e não deu chances para o oponente. Com quatro pontos consecutivos e nenhum perdido, o número 2 do mundo conquistou outra quebra e ainda a vitória parcial.
 
No segundo set, Djokovic teve mais trabalho com Chardy. O francês teve até break point no sétimo game, com a parcial ainda sem nenhuma quebra. No game seguinte, ele permitiu duas chances de quebra ao sérvio e levou a pior ao torcer o tornozelo direito e desistir da jogada. Depois do incidente, Chardy se sentou num banco próximo de um túnel que dá acesso à quadra e lá teve os três minutos de atendimento médico. Num gesto de camaradagem, Djokovic pegou a raquete do adversário que estava no chão e se encaminhou até ele, dando um tapinha nas costas do francês quando viu que não havia acontecido nada grave. Com Chardy avariado pela lesão, Nole confirmou facilmente o serviço para avançar de fase em Miami.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/03/podendo-igualar-marca-de-federer-djokovic-vence-na-estreia-em-miami.html
 

Com serviço quase perfeito, Federer bate Karlovic na estreia em Miami

Quinto do mundo, suíço vence 94% dos pontos no seu saque para derrotar o gigante croata de 2,11m e avançar à terceira rodada do Masters 1.000

Por Miami, EUA

Com um ótimo aproveitamento de 94% dos pontos disputados no seu serviço (49 em 52), Roger Federer fez uma estreia convincente no Masters 1.000 de Miami. Atual número 5 do mundo, o suíço derrotou, nesta sexta-feira, o croata Ivo Karlovic (53º) por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6(4), em 1h14m, e avançou à terceira rodada da importante competição na Flórida. Na semana passada, o ex-líder do ranking mundial foi vice-campeão do Masters 1.000 de Indian Wells, quando só foi parado pelo sérvio Novak Djokovic na decisão.

- Eu pude jogar uma partida quase perfeita nos meus games de serviço. Eu me certificava de encaixar os primeiros serviços e manter a agressividade na linha de base. Acho que isso funcionou muito bem, quase não tive erros não forçados (seis) - analisou o suíço, em coletiva de imprensa após a partida.

Por uma vaga nas oitavas de final, Federer vai pegar, no domingo, o holandês Thiemo de Bakker, 162º do ranking da ATP. Na segunda rodada, o tenista, que se classificou para a chave principal via qualifying, superou o cabeça de chave Fernando Verdasco (29º), da Espanha, por 7/6(4), 6/7(3) e 6/2.

Federer Masters 1.000 de Miami (Foto: EFE) 
Federer aplicou ótimos golpes para vencer o 
croato Karlovic em Miami (Foto: EFE)
 
Logo no primeiro game, Federer quebrou o poderoso serviço de Karlovic. Bastou um break point para que o suíço saísse à frente no placar e demonstrasse que não teria uma vida muito complicada debaixo do sol de Miami. O serviço de Roger foi praticamente perfeito no primeiro set. Ele conquistou 95% dos pontos (20 em 21 disputados) no seu saque, com direito a diversas bolas precisas de direita. Não bastasse isso, o maior ganhador de Grand Slams cometeu apenas três erros, contra 13 do gigante croata de 2,11m, que depois ser quebrado conseguiu encaixar os seus velozes saques e não foi mais ameaçado. O resultado foi uma vitória tranquila de Roger no primeiro set por 6/4, em 29 minutos.


saiba mais
O segundo set teve um roteiro parecido. Com exceção da quebra no game inicial. Federer era praticamente perfeito no serviço e Karlovic mostra evolução em relação ao primeiro set. O croata tinha bom aproveitamento nas subidas à rede e fazia o suíço se movimentar mais. Porém, Roger estava inspirado demais para dar moleza para o seu oponente. Ele precisou de menos de três minutos para vencer os seus três primeiros games de serviço. O mais rápido deles foi o segundo, que foi vencido em só 47 segundos. No nono game, Federer encaixou uma paralela de direita fantástica e deu a impressão de que quebraria Karlovic. Porém, o grandalhão se recuperou  e passou a liderar por 5 a 4. Depois, ambos confirmaram os serviços e o set foi para o tie-break, no qual Federer manteve o ótimo aproveitamento no saque e venceu o desempate por 7 a 4.

Outro favorito que começou com vitória o Masters 1.000 de Miami foi o número 4 do mundo, David Ferrer. Retornando ao circuito após ficar fora de Indian Wells por uma lesão muscular na perna, o espanhol bateu o russo Teymuraz Gabashvili (60º) por 2 sets a 0 (6/4 e 6/0), em 1h18m, e vai enfrentar o italiano Andreas Seppi. O número 33 do mundo derrotou tcheco Radek Stapanek (49º) por 7/6(8), 4/6 e 6/4.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/03/com-servico-quase-perfeito-federer-bate-karlovic-na-estreia-em-miami.html
 

Amistoso? Hungaro cobra time antes de despedida do Carioca

Técnico para treino em busca de melhor atuação dos reservas contra o Nova Iguaçu

Por Rio de Janeiro

Já eliminado, o Botafogo vive suas últimas horas no Campeonato Carioca e vai enfrentar o Nova Iguaçu com um time reserva. Mas pelo menos para Eduardo Hungaro, o jogo deste sábado está longe de ser um amistoso. O treinador mostrou vigor e cobrou muito a equipe em atividade tática realizada na manhã desta sexta-feira, no campo anexo do Engenhão.

Por algumas vezes, Hungaro parou a atividade para corrigir o posicionamento dos jogadores. Sob forte calor e mesmo debilitado por conta de uma virose, o treinador não poupou esforços para encontrar a melhor maneira de chegar ao gol adversário.

- Essa bola tem que passar pelos dois lados! - gritou Hungaro, cobrando viradas de jogo pelas laterais.

Eduardo Hungaro comandando o time do botafogo (Foto: Luciano Belford/SSPress) 
Eduardo Hungaro cobra os jogadores durante 
treino desta sexta (Foto: 
Luciano Belford/SSPress)
 
Em campo, Eduardo Hungaro escalou uma formação semelhante à testada na última quinta. A única alteração foi a entrada de Dankler no lugar de Matheus Menezes. Ainda sem goleiro confirmado, o Botafogo treinou com a seguinte escalação: Alex, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Dedé, Fabiano, Gegê e Cidinho; Zeballos.

Por fim, Eduardo Hungaro escalou alguns jogadores, como Zeballos e Cidinho, para trabalhar algumas jogadas ofensivas. O atacante paraguaio foi o último a deixar o campo, após treinar cobranças de pênalti. Enquanto isso, a equipe titular realizou um trabalho de preparação física, já que a próxima partida será somente no dia 2 de abril, contra o Unión Española, pela Libertadores.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/03/amistoso-hungaro-cobra-time-antes-de-despedida-do-carioca.html

Astro do time B do Botafogo, Zeballos usa o Carioca como preparação

Paraguaio ressalta necessidade de adquirir ritmo de jogo visando ao mata-mata da Taça Libertadores e ao Campeonato Brasileiro

Por Rio de Janeiro

Zeballos Treino Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Zeballos Treino Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
O Botafogo teve um Campeonato Carioca para ser esquecido, e o time principal deu as caras somente em quatro das 14 partidas disputadas até o momento. No último compromisso, uma das únicas atrações será mais uma vez Zeballos, que neste sábado entra em campo pela terceira vez pelo Alvinegro com o pensamento de se preparar para as oitavas de final da Libertadores e o Brasileirão. Até lá, o meia-atacante paraguaio segue fazendo uma espécie de pré-temporada.
Neste sábado, contra o Nova Iguaçu, Zeballos será o único jogador atacante de ofício a começar como titular. Utilizado na maior parte do Carioca, Henrique será preservado para substituir Tanque Ferreyra, suspenso, no jogo contra o Unión Española, dia 2 de abril, pela Libertadores. Assim, o paraguaio terá uma chance de readquirir ritmo de jogo, aumentar sua adaptação ao futebol brasileiro e mostrar suas qualidades ao técnico Eduardo Hungaro.

- Por mais que a equipe esteja eliminada, o jogo será importante para ganharmos confiança. Para aqueles que terão a oportunidade de jogar, é sempre bom fazer um bom trabalho. Também quero me preparar da melhor maneira possível para Libertadores e Brasileiro - disse.

Zeballos admitiu que jogar como homem de frente não é de seu costume, já que habitualmente atua como meia de ligação ou como segundo atacante. No entanto, colocou-se à disposição para ajudar o Botafogo contra o Nova Iguaçu, certo de que este será mais um passo de uma adaptação que vem sendo rápida.

- A temperatura para mim não tem sido um inconveniente, porque no Paraguai também faz calor. Aqui há outros quatro estrangeiros, o que sempre facilita, mas o grupo todo me recebeu muito bem. Tenho trabalho bem fisicamente, e os jogos têm sido importantes para readquirir ritmo - observou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/03/astro-do-time-b-do-botafogo-zeballos-usa-o-carioca-como-preparacao.html

Atletas pedem transparência à CBV e carregam 'amor ao vôlei' nos braços

Em etapa de Maceió do Circuito Brasileiro, jogadores usam braçadeiras de apoio ao esporte, mas querem esclarecimentos da entidade

Por Direto de Maceió, AL

Bruno Schmidt se solidariza com campanha "Eu amo vôlei de praia", após denúncias envolvendo a CBV (Foto: Carol Fontes) 
runo Schmidt se solidariza com a campanha
"Eu amo vôlei de praia" (Foto: Carol Fontes)
 
Quem ama cuida. É isso que os atletas que disputam a etapa de Maceió do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia estão mostrando no braço. Em meio às denúncias que sacudiram a CBV, a grande maioria dos jogadores está disputando o torneio com uma braçadeira onde se lê "Eu amo o vôlei de praia". O movimento surgiu a partir da Assembleia de Profissionais de Vôlei de Praia e tem como intenção pedir maior transparência da entidade, atingida por denúncias nas últimas duas semanas.

Beto Pitta, presidente da Assembleia e também jogador de vôlei de praia, explicou o posicionamento dos atletas.

- Todos ficaram sabendo dos recentes acontecimentos, não estamos contentes e queremos esclarecimentos. Mas o nosso trabalho é estar aqui, treinar todos os dias, jogar e representar o Brasil. Estamos com o pé atrás, olhando os fatos. Não estamos contentes com tudo que a gente ouviu, mas não queremos julgar nada. Estamos de olho. A ideia é mostrar o amor pelo vôlei, que está acima disso tudo. O nosso trabalho é não deixar que o vôlei saia prejudicado dessa história. A gente só está demonstrando que o nosso esporte tem que vir em primeiro lugar, independentemente do que está acontecendo nos bastidores.

Para o campeão olímpico Emanuel, o momento é de união para os jogadores.

- Estamos quebrando um paradigma. Antigamente, a distância entre os atletas, os dirigentes e os chefes de delegações era gigantesca. Houve maturidade geral até pelo processo das Olimpíadas, que fez com que nós nos víssemos como parte do contexto. Todo mundo está engajado pelo melhor para os jogadores e o esporte, trabalhando da melhor forma possível - disse Emanuel, ouro nos Jogos de Atenas 2004.


Juliana também mostra que o amor pelo vôlei de praia está acima de toda a situação pela qual vem passando o esporte (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Após denúncias envolvendo a CBV, jogadores 
como Juliana exaltam amor ao esporte 
 
Ao invés de criticarem os envolvidos nas denúncias, os atletas optaram por valorizar o esporte, mostrando a importância do vôlei de praia em suas vidas. As denúncias provocaram a renúncia do presidente licenciado da CBV, Ary Graça, e do superintendente da entidade, Marcos Pina.

- Não tem uma pessoa que está aqui e que não ame esse esporte, seja na praia ou na quadra. Todos têm muito amor pelo vôlei e quando vemos coisas que prejudicam o esporte não é legal. 

Sabemos que muitos atletas poderiam estar sendo beneficiados, atletas que estão começando, por exemplo, que passam por uma série de dificuldades... Está todo mundo muito solidário a essa campanha, firme e forme pelo amor ao vôlei. Queremos defender o esporte e que ele cresça cada vez mais. O vôlei é muito importante para o nosso país nas Olimpíadas - completou Emanuel.

Josi e Vivian com as braçadeiras que viraram acessório obrigatório dos atletas na última etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Josi e Vivian com braçadeiras que viraram um
acessório quase obrigatório em Maceió (AL) 
 
O seu parceiro, Alison, também lamentou a situação e teme os desdobramentos do caso a dois anos dos Jogos de 2016.

- Como atleta, estou muito triste ver um esporte como o vôlei, que deu tantas medalhas para o Brasil, estar passando por este momento. Um esporte que sempre foi uma referência de grandes atletas, profissionais e seres humanos em todo o mundo. Cresci vendo Emanuel, Loyola e Ricardo na praia, Giba e Nalbert na quadra, fora as outras gerações de 1992... Sempre foi um esporte exemplar, e estar passando por isso dois anos antes de uma Olimpíada é muito triste. E não só pensando em 2016, mas em 2020, 2024... Nós temos que nos unir e buscar o melhor do esporte. Como o Bernardo falou, estou muito triste com esse momento - disse o "Mamute", prata em Londres 2012

Atual campeã brasileira e líder do ranking nacional, ao lado da parceira Ágatha, Bárbara Seixas quer respeito ao esporte.

- Não nos cabe julgar, mas pedimos da CBV esclarecimento e transparência. Nós dedicamos a nossa vida pelo nosso amor ao vôlei. Só queremos fazer o que a gente ama e pedimos respeito ao esporte.

Bárbara Seixas com a braçadeira "Eu amo vôlei de praia" (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Atual campeã brasileira, Bárbara Seixas mostra
que o vôlei está acima de tudo 
 
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim e campeão da temporada do Circuito Brasileiro 2013/2014, Márcio foi um dos poucos atletas que não usaram a braçadeira, mas demonstrou o seu apoio à campanha.

- Eu não consigo jogar com braçadeira, mas, se desse para fazer uma tatuagem, eu faria. Estamos vivendo um momento delicado e eu me solidarizo com os outros atletas. Estou envolvido na causa e temos que nos expor, dizer o que pensamos e não ficar omissos diante desta situação. Mas acredito que tudo poderá ser resolvido da melhor maneira possível. Se houve algum desvio de verba, quem cometeu essa infração deve ser punido. A CBV sempre foi transparente e precisa apurar os fatos. O Banco do Brasil esteve sempre envolvido no esporte, sendo o sétimo jogador na praia. Precisamos honrar quem nos honra, ser fiel a quem é fiel a ti, foi o que eu aprendi com os meus pais. O atleta não pode ser prejudicado.

Atletas se reúnem na quadra central e cobram esclarecimentos em relação às recentes denúncias envolvendo a CBV (Foto: Paulo Frank) 
Atletas se reúnem na quadra e cobram 
esclarecimentos sobre denúncias 
envolvendo CBV 
(Foto: Paulo Frank)
 
Entenda o caso
A CBV é acusada de ter pagado irregularmente comissões pelos contratos de patrocínio com o Banco do Brasil. Segundo denúncia da ESPN Brasil, os contratos foram negociados diretamente entre CBV e o banco, mas houve pagamento de comissão pela intermediação. O BB já divulgou que não houve qualquer intermediação, com os contratos sendo negociados diretamente com a entidade.

Ainda que a CBV garanta não haver ligação entre as denúncias, o presidente licenciado da CBV Ary Graça renunciou ao cargo - ele estava afastado desde 2012, quando assumiu a presidência da Federação Internacional de Vôlei. Antes dele, o superintendente-geral da CBV, Marcos Pina, já havia pedido demissão do cargo também.


saiba mais

Klopp gosta de sorteio pôr Borussia contra Real: 'Fiquei louco de alegria'

Técnico alemão diz que decidir a vaga nas semifinais da Liga dos Campeões em casa pode ser uma vantagem, mas que 'ainda não é hora de levantar a bandeira branca'

Por Dortmund, Alemanha

Juergen Klopp na coletiva do Borussia Dortmund (Foto: Reuters)Klopp sorridente em entrevista coletiva do Borussia: satisfeito com sorteio (Foto: Reuters)
 
Famoso por suas declarações sem meias palavras, o técnico Jurgen Klopp, do Borussia Dortmund, soltou mais uma após o sorteio das quartas de final da Liga dos Campeões, nesta sexta-feira. Em entrevista coletiva, disse que gostou de voltar a enfrentar o Real Madrid, adversário que eliminou nas semifinais da temporada passada.

- Serão duas partidas com uma atmosfera ótima. Fiquei louco de alegria. Trataremos de aproveitar a pequena oportunidade que temos. Jogar a ida em Madri pode ser uma vantagem. Com certeza, porém, não é hora ainda de levantar a bandeira branca - afirmou Klopp.

Nas semifinais da temporada passada, o Real venceu por 2 a 0, no Santiago Bernabéu. Mas, no Signal Iduna Park, o Borussia goleou por 4 a 1, com quatro gols de Lewandowski, e se classificou para a decisão. Mas, no primeiro confronto das quartas, o artilheiro do time alemão não poderá jogar, pois foi punido com cartão amarelo na derrota por 2 a 1 para o Zenit.


saiba mais
Mas os alemães têm noção de que, atualmente, o Real passa por um momento bem distinto. É o que deixa claro Michael Zorc, diretor-esportivo do Borussia.

- O Real Madrid está mais forte em comparação com a temporada passada. Porém, pode ser que na mente dos jogadores ainda seja o confronto da temporada passada - disse Zorc ao site oficial do Borussia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/03/klopp-gosta-de-sorteio-por-borussia-contra-real-fiquei-louco-de-alegria.html

'Neymar está motivado para mostrar o que sabe no clássico', diz Valdés

Barça completa a semana inteira de treinos com portas fechadas, mas goleiro diz que, nos bastidores, craque brasileiro é só sorrisos antes de jogo contra Real, no domingo

Por Barcelona, Espanha

Coletiva Valdés Barcelona  (Foto: EfeServicios )Valdés na entrevista coletiva desta sexta: mistério sobre destino após o Barça (Foto: EfeServicios )
 
A imagem de Neymar no banco de reservas do Camp Nou, com o semblante frustrado, foi a última pública do craque brasileiro desde o último domingo, quando o Barcelona goleou o Osasuna por 7 a 0. Segundo o goleiro Valdés, isso já mudou.

O Barça completou nesta sexta-feira uma semana inteira de treinos fechados. O goleiro diz que, nos treinos e nos bastidores, Neymar é só sorrisos. No próximo domingo, a partir de 17h (de Brasília), o atacante brasileiro disputa seu primeiro clássico contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu - o GloboEsporte.com transmite o confronto em Tempo Real. O gol mais importante de Neymar até aqui pelo Barcelona foi marcado no duelo entre os dois rivais pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol.

- Ele está motivado. E se mostrou feliz durante essa semana. Seu talento é importante nos jogos e ele quer mostrar isso no Bernabéu. Temos que apoiá-lo e fazemos de tudo para que saiba que nós, como companheiros de time, estamos ao lado dele para o que precisar - disse Valdés, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT do Barcelona.

Barcelona depois do treino insta (Foto: Reprodução / Instagram ) 
Neymar abraçado a Messi no treino depois do 
treino desta sexta: brasileiro de alto astral 
(Foto: Reprodução / Instagram )

O clássico de domingo será de estreias e de possíveis despedidas. Enquanto Neymar pisa pela primeira vez no estádio do Real Madrid, Valdés afirma que este é, provavelmente, seu último duelo em Madrid com a camisa do Barcelona. No início desta temporada, o goleiro anunciou que não renovaria seu contrato com o clube. O goleiro segue firme com esse pensamento.

- Possivelmente, será a última vez. Eu tenho muito respeito por esse estádio, pela torcida e pelo estádio do Real Madrid, por tantos jogos e clássicos, e por tantas vitórias. Quero sair com os três pontos para levar de recordação.


saiba mais
A única possibilidade de este não ser o último clássico de Valdés no Bernabéu é se os dois times espanhóis passarem pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa e caírem juntos no confronto da semifinal. O goleiro não pretende mudar de ideia em relação a sua saída do clube e dá indícios de que já tem time definido para a temporada que vem, mas ainda faz mistério sobre isso.

- Não é o momento de falar para onde vou, não será hoje. Tenho grandes disputas pelo Barcelona ainda, fiz uma bonita trajetória no clube e quero sair daqui da melhor forma possível. No momento certo vou comunicar para todas as partes.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/03/neymar-esta-motivado-para-mostrar-o-que-sabe-no-classico-diz-valdes.html

Radar da Copa: CR7 e Messi têm semana inspirada antes de clássico

Astros vivem dias de artilheiros e se destacam antes de duelo entre Real e Barça. Van Persie e Pirlo decidem classificações, enquanto japonês Honda vive má fase

Por Rio de Janeiro

Antes de se reencontrarem em mais um clássico entre Real Madrid e Barcelona, no próximo domingo, Cristiano Ronaldo e Messi aumentaram a ansiedade dos fãs com uma ótima semana. Os astros se destacaram ao viver dias de artilheiros: enquanto o português fez dois gols contra o Schalke 04 e outro diante do Málaga, o argentino marcou três vezes sobre o Osasuña e se tornou o maior artilheiro da história do Barcelona, com 371 gols.

                     Cristiano Ronaldo
Com dois gols contra o Schalke e um diante do Málaga, português chegou a 41 em 37 partidas na temporada antes da Copa.

Cristiano Ronaldo comemoração Real Madrid contra Schalke Liga dos Campeões (Foto: Getty Images)CR7: dois gols contra o Schalke (Getty)

                     Lionel Messi
O hat-trick na goleada por 7 a 0 sobre o Osasuña tornou o argentino o maior artilheiro
da história do Barcelona, com 371 gols.


Messi comemoração Barcelona contra Osasuna (Foto: AFP)Messi: três gols em goleada catalã (AFP)

Outro goleador que roubou a cena na semana foi Robin Van Persie. Após uma atuação apagada na derrota para o Liverpool, o holandês decidiu na vitória por 3 a 0 sobre o Olympiacos e garantiu a classificação do Manchester United para as quartas de final da Liga dos Campeões, marcando os três gols. Só que, no fim do jogo, torceu o joelho e vai precisar parar de quatro a seis semanas, ficando fora dos confrontos com o Bayern de Munique. Do time alemão, aliás, vem outro destaque da semana. Bastian Schweinsteiger balançou a rede pelo segundo jogo consecutivo e ajudou sua equipe na vitória por 2 a 1 sobre o Bayer Leverkusen.

 
real x schalkeCristiano Ronaldo marca duas vezes em vitória na Champions
 
 
BARÇA X OSASUNA 
Messi faz três e se torna o maior artilheiro da história do clube

 
united classificado
Van Persie dá vaga aos ingleses com hat-trick contra o Olympiacos
 
Outro volante rodado, Andrea Pirlo, decidiu duas partidas para o Juventus com dois golaços de falta: o primeiro na vitória sobre o Genoa, pelo Campeonato Italiano; e o outro sobre a Fiorentina, garantindo a classificação para as oitavas de final da Liga Europa. Os 34 anos não parecem fazer diferença para o barbudão da Velha Senhora e da seleção italiana.

Na briga pela última vaga entre os goleiros na seleção espanhola, o jovem David de Gea, do Manchester United, teve grandes atuações contra Olympiacos e Liverpool - com direito a uma defesa espetacular no último. No clássico entre os Reds e o United, o inglês Steven Gerrard também foi muito bem, marcando dois gols e abrindo caminho para a vitória por 3 a 0. O espanhol David Silva, por sua vez, fez um golaço na vitória do Manchester City sobre o Hull City.
A Itália também teve boas notícias com os dois gols de Cassano na vitória do Parma sobre o Milan, demonstrando que o atacante está voltando à boa forma. Já o alemão Max Kruse aumentou sua chance de ir ao Mundial ao marcar um belo gol na vitória do Borussia Mönchengladbach sobre o Dortmund.

Radar da Copa em ALTA e Olho Neles 20/03/2014 (Foto: Editoria de arte)

Enquanto isso, o belga Vicent Kompany não viveu uma boa semana ao deixar o City em uma situação difícil diante do Hull ao ser expulso com apenas 10 minutos de jogo, vencido pelos citizens por 1 a 0. Entre os destaques negativos também está o japonês Keisuke Honda, que nem mesmo foi utilizado pelo técnico Seedorf na derrota do Milan por 4 a 2 para o Parma.
No departamento médico, o lateral alemão Marcel Schmelzer terá que ficar parado por quatro semanas depois de sofrer uma lesão na virilha no duelo contra o Zenit, na última quarta. Já a Espanha contou com duas baixas durante a semana, já que Álvaro Arbeloa sofreu uma lesão no joelho direito e ficará afastado por até dois meses, enquanto o jovem Jesé Rodriguez - que tinha esperanças de ser convocado - rompeu o ligamento do joelho direito e só voltará a jogar em outubro.

Radar da Copa em BAIXA e Machucados 20/03 (Foto: Editoria de arte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/03/radar-da-copa-cr7-e-messi-tem-semana-inspirada-antes-de-classico.html

Dilma: 'Bellini é icone da força dos brasileiros em superar adversidades'

Presidente da República faz homenagem ao capitão de 1958 nas redes sociais

Por Rio de Janeiro
21 comentários
Bellini com a taça da Copa de 58 (Foto: Divulgação)Bellini e o gesto histórico com a taça da Copa após o título de 1958 (Foto: Divulgação)
 
A presidente da República, Dilma Rousseff, homenageou nesta sexta-feira o ex-zagueiro Bellini, que morreu na última quinta aos 83 anos, em São Paulo. Bicampeão mundial em 1958 e 1962, Bellini foi o capitão na primeira conquista e imortalizou o gesto de levantar a taça. Pelas redes sociais, Dilma afirmou que o ídolo é um "ícone da força dos brasileiros em superar as adversidades".

- O Brasil perdeu ontem um ícone do seu futebol com a morte do lendário Bellini, capitão da seleção brasileira em seu primeiro título mundial. Bellini conquistou para sempre um lugar no coração de cada brasileiro ao levantar com as duas mãos a taça da Copa em 1958. O gesto, repetido a cada vitória nossa nos Mundiais, fez de Bellini um ícone da força dos brasileiros em superar as adversidades - escreveu Dilma.

O ex-jogador morreu devido a complicações do Mal de Alzheimer. O corpo do bicampeão mundial está sendo velado no Morumbi nesta sexta e depois será levado para a cidade de Itapira (SP), onde será enterrado na manhã deste sábado, no Cemitério da Saudade. O presidente da CBF, José Maria Marin, decretou luto de três dias no futebol brasileiro por causa da perda.

Ídolo do Vasco, Bellini passou por São Paulo e Atlético-PR

Bellini começou sua trajetória no futebol em 1946, na sua cidade natal. Por lá, ele jogou pela Sociedade Esportiva Itapirense. Três anos depois, o ex-zagueiro se transferiu para a Esportiva Sanjoanense, time no qual permaneceu até 1951. Um ano depois, acertou transferência para o Vasco da Gama.

No Gigante da Colina, Bellini ficou por 11 anos e conquistou três títulos estaduais (1952, 1956 e 1958). A passagem do ex-jogador pelo Vasco foi tão marcante que até hoje muitos torcedores e especialistas colocam seu nome entre os maiores jogadores de todos os tempos do clube. Após mais de uma década no Rio de Janeiro, ele se transferiu para o São Paulo.

Bellini, no entanto, não pegou uma época das mais gloriosas no Tricolor paulista. Com o estádio do Morumbi em fase de construção, não havia muito investimento no futebol. Resultado: o campeão do mundo não conquistou nenhum título pelo clube. Seu destino, então, foi o futebol paranaense. Pelo Atlético-PR, ele encerrou a carreira em 1969. Também sem conquistas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/03/dilma-faz-homenagem-bellini-icone-da-forca-dos-brasileiros.html

Veja a relação das partidas que serão transmitidas neste sábado e domingo

Destaque para as partidas válidas pelos campeonatos estaduais em todo o país

Por Rio de Janeiro

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere, e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 22

Campeonato Carioca
15h45m - Botafogo x Nova Iguaçu
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino) 


Campeonato Gaúcho
16h - Internacional x Cruzeiro-RS
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Adriano Moraes e Batista)

19h - Brasil-RS x Novo Hamburgo
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Fernando Zanuzo e Mario Marcos)


Campeonato Paranaense
16h - Maringá x Prudentópolis
Transmissão: Premiere (com Milton Ravagnani e Claudio Viola)

18h30m - Coritiba x Rio Branco
Transmissão: Premiere (com Felipe Lestar e Dida)


Campeonato Catarinense
16h - Figueirense x Metropolitano
Transmissão: Premiere (com André Lino e Paulinho Criciúma)


Campeonato Pernambucano
19h30m - Sport x Porto
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Marquinhos)


Campeonato Goaino
16h - Atlético-GO x Anapolina
Transmissão: Premiere (com Victor Roriz e Claudio Rabelo)



DOMINGO, 20

Campeonato Paulista
16h - Botafogo-SP x São Paulo
Transmissão: SporTV (com Milton Leite e Mauricio Noriega)

16h - Ituano x Penapolense
Transmissão: Premiere (com Reinaldo Porto e Luiz Ademar)

16h - Corinthians x Sorocaba
Transmissão: TV Globo para Santos-SP (com Antônio Marcos e Rui de Rosis) e Premiere e Premiere HD (com Jota Jr e Wagner Vilaron)

16h - Audax x Linense
Transmissão: Premiere (com Henrique Guidi e Rivelino Teixeira)

16h - Santos x Palmeiras
Transmissão: TV Globo para SP menos Santos (com Cleber Machado, Casagrande e Arnaldo Cesar Coelho) e Premiere (com Bachin Jr e Beletti)

16h - Paulista x Bragantino
Transmissão: Premiere (com Odinei Ribeiro  e Batista)

16h - Portuguesa x Rio Claro
Transmissão: Premiere (com Osvaldo Luiz e Renato Leal)


Campeonato Carioca
16h - Flamengo x Cabofriense
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona)

16h - Vasco x Duque de Caxias
Transmissão: TV Globo para RJ, ES, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Alex Escobar, Roger Flores e Renato Marsiglia) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino)

16h - Fluminense x Volta Redonda
Transmissão: Premiere (com Jader Rocha e Edinho)


Campeonato Mineiro
16h - América-MG x Atlético-MG
Transmissão: TV Globo para MG (com Rogério Correa, Bob Faria e Marcio Rezende Freitas) e Premiere (com Antero Neto e Ricardo Gonzales)

18h30m - Boa Esporte x Cruzeiro
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jaime Junior e Leo Figueiredo) 


Campeonato Gaúcho
16h - Grêmio x Juventude
Transmissão: TV Globo para RS (com Paulo Brito e Diogo Olivier) e Premiere (com Ramiro Ruschel e Mario Marcos )


Campeonato Paranaense
16h - Paraná x Atlético-PR
Transmissão: TV Globo para PR (com Luiz Augusto Xavier e Gil Rocha) e Premiere (Felipe Lestar e Dida)

18h30m - Londrina x JMalucelli
Transmissão: Premiere e PFCI (com Edílson de Souza e Claudio Viola)


Campeonato Catarinense
16h - Joinville x Criciúma
Transmissão: TV Globo para SC (com Giovanni Marinelli, Sávio Bortolini e Roberto Alves) e Premiere (com André Lino e Paulinho Criciúma)


Campeonato Baiano
16h - Bahia x Vitória
Transmissão: SporTV 2 (com Pedro Canísio e André Loffredo)

16h - Juazeirense x Galícia
Transmissão: TV Globo para BA (com Thiago Mastroianni e Darino Sena)


Campeonato Pernambucano
16h - Santa Cruz x Náutico
Transmissão: TV Globo para PE (com Rembrandt Junior, Chiquinho e Wilson Souza)

Campeonato Cearense

16h - Icasa x Ceará
Transmissão: TV Globo para CE (com Kaio Cézar e Paulo Cesar Norões)


Campeonato Goiano
16h - Goianésia x Goiás
Transmissão: TV Globo para GO (com César Rezende, Claudio Rabelo e Kléber Guerra)


Campeonato Mato-Grossense
16h - Cuiabá x Sinop-MT
Transmissão: TV Globo para MT (com Flávio Santos e Hugo Alcântara)


Campeonato Sul-Mato-Grossense
16h - Naviraiense x Cene-MS
Transmissão: TV Globo para MS (com Marcos Silvestre e Leomar Ferreira)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/03/veja-relacao-das-partidas-que-serao-transmitidas-neste-sabado-e-domingo.html

Sobrinho de R10 dribla holofotes e luta contra o peso em Cruzeiro 'genérico'

Filho do agente Assis, Diego é tratado como joia desde muito cedo. Aos 19 anos, ele lida com a pressão e diz que descarta um dia voltar ao Grêmio: 'Ouvi abobrinhas'

Por Porto Alegre

Ele carrega o peso da fama desde muito cedo. Tem passagens por clubes do quilate de Grêmio, Inter, Flamengo e Atlético-MG. Tudo isso aos 19 anos - preço de levar adiante um sobrenome importante e ter um tio da dimensão de Ronaldinho Gaúcho. Filho do controverso empresário Assis, Diego agora usa a receita oposta. Foge dos holofotes para um recomeço sem alarde nem pressa, mas com muito trabalho no Cruzeiro-RS, time da sua Porto Alegre, curiosamente xará do grande rival do Galo mineiro, no qual atua o parente galático. Essa é a mais recente casa do projeto de craque que trava batalha pessoal contra o peso e ainda precisa lutar para que o passado polêmico de seus familiares com o Grêmio não o atrapalhe no Rio Grande do Sul. Talvez seja essa a única mágoa de um garoto de sorriso fácil, que não pensa em retornar ao Tricolor, mas fará de tudo pelo sonho de atuar em alto nível, seja onde for. Ao falar sobre o futuro, nem o Inter ele descarta (veja no vídeo uma amostra da habilidade do meia).

O GloboEsporte.com acompanhou Diego em uma tarde cinzenta desta semana num treino no Centro de Treinamentos no Lami. Treinar é o que mais ele tem feito. O sobrinho do craque do Galo entrou em campo em apenas um jogo no Campeonato Gaúcho de 2014, no último domingo, no empate em 2 a 2 com o São Luiz, sua estreia no profissional. Os motivos para a espera, segundo o clube, são dois: a pouca idade e o processo de emagrecimento pelo qual passa o garoto que se diz um meia de armação, central ou pelos lados, com vocação para garçom.

Diego Assis sobrinho Ronaldinho (Foto: Paula Menezes/GloboEsporte.com) 
Diego Assis, sobrinho de Ronaldinho, no 
Cruzeiro-RS (Foto: Paula Menezes/
GloboEsporte.com)
 
Diego voltou ao Rio Grande do Sul, após passagem pela base do Atlético-MG, acima do peso. Sua condição física foi prejudicada por causa de duas cirurgias para retirada de cistos nas costas. A recuperação exigiu, inclusive, que ele passasse dias deitado na cama. Desde dezembro, quando foi apresentado no time gaúcho, o jovem faz um trabalho de recondicionamento. Uma nutricionista foi contratada especialmente para cuidar de sua dieta.
 
- Foi difícil. Muito puxado, eu sentia bastante dor, sentia a falta de ritmo. Minha dieta não tem mistério. É baseada em arroz, feijão, salada e carne. Quando como massa, não como arroz.
Espero estar na condição ideal até o período da Copa do Mundo - afirmou Diego.

O Diego é muito mais parecido com o tio do que com o pai, seu problema é só o peso mesmo
Luiz Antonio Zaluar, técnico

Apesar dos quilos que ainda tem a perder, o meia é elogiado pela comissão técnica do Cruzeiro-RS. Essa é a primeira vez que o filho de Roberto de Assis Moreira trabalha integrado ao grupo profissional. A intenção, portanto, é lapidar o garoto. Pelo planejamento, Diego será titular no estadual júnior, que começou nesta quarta-feira.

No Gauchão, a próxima oportunidade pode ser diante do Inter, no sábado. O clube enfrentará o Colorado pelas quartas de final da competição. Como a fase é eliminatória, o treinador Luiz Antonio Zaluar deve utilizá-lo apenas no decorrer da partida.

- Estamos sendo muito criteriosos. Ele tem ficado no banco, mas foi preservado pela sequência de jogos do Cruzeiro, todos duríssimos, não teve nenhum jogo mais tranquilo. Só tenho elogios ao Diego. Vejo ele totalmente focado, humilde, quer trabalhar, ajuda os outros meninos, todo mundo do profissional adora o Diego. E ele é muito mais parecido com o tio do que com o pai, que usava mais velocidade. O Diego cadencia mais a partida, tem uma excelente bola parada e o lançamento. O problema é físico mesmo, o sobrepeso, nunca foi problema técnico - esclarece o treinador.

'abobrinhas' de gremistas
Com o histórico de pai e tio, o destino de Diego, de 1,72m não poderia ser outro que não o futebol. A vontade de ser jogador, porém, partiu dele. Aos 5 anos, o meia já vestia a camisa do Grêmio - mesmo time que lançou Ronaldinho ao profissional. Ficou no Estádio Olímpico inclusive depois de R10 ter protagonizado a conturbada ida ao Paris Saint-Germain, em 2001, que acabou nos tribunais. A maneira como a transferência ocorreu, com a assinatura "às escondidas" de um pré-contrato com o PSG, transformou a relação de idolatria da torcida em hostilidade. A situação acabou por respingar no sobrinho:

- Ouvia muita "abobrinha" dos torcedores. Às vezes, nos jogos, eles gritavam. Já ouvi na rua também, justamente por ser parecido com o meu pai e eles me reconhecerem. Mas não tem por que se estressar. Acho que esse é um clube para o qual eu não voltaria, por causa dessas situações.

Mosaico Diego Assis sobrinho R10 (Foto: Editoria de Arte) 
Diego no Flamengo, no Galo, no Inter e no 
Cruzeiro-RS. À esquerda, ainda criança 
com Assis e o atual jogador do Grêmio
 Guilherme Biteco. À direita, crescido, 
com o tio Ronaldinho e novamente ao 
lado de Assis (Foto: Editoria de Arte)
 
Em 2006, Diego trocou o Grêmio pelo maior rival, o Inter. Permaneceu no Colorado por cinco anos. Em seu currículo, entram também Flamengo (2012) e Atlético-MG, em que esteve na época das cirurgias e até decidir acertar o contrato com o Cruzeiro-RS. Coincidência ou não, a trajetória é praticamente a mesma de seu tio ilustre no Brasil. As únicas exceções são o Inter e o time em que está agora. 

Ouvia muita 'abobrinha' dos torcedores (do Grêmio). Às vezes, nos jogos, eles gritavam. Já ouvi na rua também, justamente por ser parecido com meu pai"
Diego Assis, meia
 
Os dois nunca chegaram a treinar juntos. Mas a figura de Ronaldinho é presente na vida de Diego. A distância e os compromissos de R10 não permitem contato diário. A relação, porém, é de parceria. 

- Não sei explicar por que passei pelos mesmos clubes que ele. É uma coincidência. No Flamengo, eu fiquei pouco tempo. Aconteceram aqueles problemas (do R10) com a diretoria, então eu saí também. No Atlético-MG, fui muito bem tratado. Uma estrutura incrível. Lá, a gente se falava todos os dias. Mas nunca cheguei a treinar com ele. Quando trabalhei com o elenco principal, eram os reservas - lembra.

Mais uma curiosidade: após o Galo, o meia veste a camisa do Cruzeiro. Não exatamente o rival, mas um clube homônimo, pequeno, de Porto Alegre e que, em breve, se mudará para uma nova arena em Cachoeirinha, cidade próxima. O que interessa, no entanto, é que o nome é o mesmo. 
Motivo de corneta por parte de Ronaldinho? 
- Não, não. Ele apenas desejou boa sorte. É porque o pai dele jogou aqui, então tem todo um histórico, um carinho. 

assis segue de perto e admite pressão
Se há um ponto que não falta na carreira de Diego é o incentivo da família. Em meio ao treino do Cruzeiro-RS, surge um espectador especial. O pai, Roberto, conhecido como Assis, desce de um luxuoso carro preto para assistir ao trabalho da equipe. Troca conversas com o técnico, entre um telefonema e outro. Os compromissos do empresário não permitem que a prática se repita de maneira constante. Mas ele afirma se esforçar.

- Não venho sempre, porque eu viajo muito, né. É meu filho, então tento sempre estar por perto - resume.

Diego Assis sobrinho Ronaldinho (Foto: Paula Menezes/GloboEsporte.com) 
Roberto de Assis Moreira acompanha o filho no 
treino (Foto: Paula Menezes/GloboEsporte.com)

Entrar em forma é complicado. Mas ele já deu a resposta. Evoluiu muito"
Assis, pai
 
A comparação com pai e o tio é inevitável. Diego teve de aprender a lidar com as expectativas sobre sua carreira desde pequeno. O assunto já chegou a incomodar, admite. Aos poucos, porém, aprendeu a blindar a questão. Assis é consciente da responsabilidade que o filho carrega. 

Ressalta, no entanto, que nunca o pressionou para ser atleta. 

A questão do peso de Diego é minimizada pelo ex-jogador, campeão da Copa do Brasil com o Grêmio em 1989. Com a recuperação pós-cirurgia, o pai está confiante de que o meia encontrará seu caminho no futebol. 

- Ele está fazendo a história dele no esporte. No futebol, a motivação é muito importante. A gente tem que ter cuidado, existe toda uma pressão. Tem que querer. O Diego passou por um ano difícil (2013), entrar em forma é complicado. Mas ele já deu resposta. Já evoluiu muito.
 
FUTURO... no inter?
Diego renovará o contrato para a disputa do estadual júnior. É o momento de despontar na carreira, mostrar seu valor e despertar novamente o interesse dos grandes clubes brasileiros, sem a influência do pomposo sobrenome. Preferências? Tem algumas. O atual time do tio e...

- Voltaria para o Inter, porque tenho muitos amigos lá e fui muito bem tratado.  

Se traçará o mesmo caminho de sucesso do grande astro da família, a saber no futuro. Afinal, o desempenho do jovem dentro de campo ainda é pouco conhecido. A certeza é de que incentivo e conselhos de quem entende do assunto não faltarão a Diego. 

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

 
saiba mais