quarta-feira, 19 de março de 2014

Van Persie faz três gols, United vence Olympiacos, vira confronto e avança

Holandês marca de pênalti, falta e na conclusão de cruzamento, garante vitória do Manchester no Old Trafford e a vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões


Por Manchester, Inglaterra

 
Feliz da torcida que tem um artilheiro para garantir os gols de que precisa e um estádio que se transforma em caldeirão nos jogos difíceis. No único duelo das oitavas de final da Liga dos Campeões em que o anfitrião venceu o jogo de ida, por 2 a 0, o Manchester United conseguiu a virada em casa na segunda partida. Com três gols do holandês Van Persie e contando com um Old Trafford lotado com 70 mil torcedores incentivando durante os 90 minutos, a despeito da má fase do time na temporada, os Red Devils venceram o Olympiacos por 3 a 0 nesta quarta-feira e transformaram em realidade o que parecia um delírio para os menos otimistas, a classificação para as quartas. O "Teatro dos Sonhos" foi palco de uma reação poucas vezes vista na história do torneio (assista aos melhores momentos no vídeo acima).


saiba mais
Além de um artilheiro em dia iluminado e do apoio irrestrito dos torcedores, o United contou com a categoria de um veterano. Jogador que mais vezes entrou em campo na história da Liga dos Campeões, em 150 partidas, Ryan Giggs usou sua experiência de 40 anos e três meses de idade para fazer dois lançamentos que abriram o caminho para a vitória, nos dois gols do primeiro tempo, de pênalti e em cruzamento de Rooney. O primeiro passe longeo percorreu 47m, e o segundo, 35m.

O sorteio dos confrontos da próxima fase da Champions está marcado para 8h (de Brasília) da próxima sexta-feira - o GloboEsporte.com transmite ao vivo a partir de 7h45m. Além de Manchester United, estão garantidos Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Barcelona, Atlético de Madrid, Real Madrid, Chelsea e Borussia Dortmund, classificado mesmo com derrota para o Zenit por 2 a 1, nesta quarta-feira, na Alemanha. Pela primeira vez na história do torneio, todos os primeiros colocados dos oito grupos da etapa inicial chegaram às quartas.

Van Persie United x Olympiakos (Foto: AFP) 
Van Persie comemora gol no Teatro dos Sonhos: 
regente da classificação do United em casa 
(Foto: AFP)

RITMO ALUCINANTE

Valencia United x olympiakos (Foto: Reuters)Com o olho inchado, Valencia disputa a bola pelo United contra o Olympiacos (Foto: Reuters)
 
Apesar da crise técnica do Manchester na temporada, o ambiente no "Teatro dos Sonhos" parecia deixar claro desde o início que era possível transformar em realidade a classificação. Desde a entrada dos times em campo, a torcida inglesa não parou de cantar e vibrar. E o United começou na mesma vibração.

Só que o Olympiacos também manteve postura determinada e firme, resistindo à pressão nos primeiros minutos e proporcionando uma boa disputa pelo controle das ações em seu campo. O confronto foi tão acirrado no início que, antes dos dez, três já tinham sido punidos com cartões amarelos por faltas duras: Manolas e Alejandro Domínguez do time grego, e Carrick, do United. E Valencia ainda ficou com o olho inchado após dividida pelo alto com Campbell.

Van Persie United x Olympiakos (Foto: AP) 
Van Persie derrubado por Holebas dentro da 
área: pênalti convertido pelo holandês que 
abre caminho do United (Foto: AP

Mesmo com poucos espaços, Rooney encontrou uma brecha para a primeira finalização perigosa da partida, acertando a trave numa cabeçada, aos 17. Pouco depois, a bola foi na rede. Aos 40 anos e com apenas três outros jogos como titular em 2014, Giggs fez ótimo lançamento para a área. Van Persie dominou no peito e foi trombado por trás por Holebas. O holandês cobrou e abriu o placar, aos 24.

A posse de bola continuou equilibrada em cerca de 50% para cada time, mas as finalizações começaram a ser cada vez mais constantes do United. Roberto precisou salvar duas cabeçadas de Evra, no ângulo esquerdo, aos 34, e no canto, aos 35. O time grego conseguiu responder, também em dose dupla no mesmo lance, aos 39, obrigando De Gea a defender duas vezes com o pé em conclusões de Fuster e Domínguez, este no rebote.

 
na trave
Rooney quase marca em cabeçada cabeça aos 17 minutospartida
 
 
salvou no ângulo
Roberto evita gol de Evra em cabeçada certeira aos 34
 
 
defesa dupla 
De Gea salva o United em duas conclusões seguidas aos 39
 
Só que aos 45 apareceu de novo o talento do veterano Giggs. Em lançamento do meio de campo, o galês encontrou Rooney na esquerda. O inglês cruzou, Van Persie se antecipou à marcação de Leandro Salino e completou, fazendo 2 a 0 no placar e deixando tudo igual no confronto agregado.

VAGA ASSEGURADA

Com a mesma intensidade que disputou o primeiro tempo, o Manchester começou o segundo. E logo chegou ao que precisava para a classificação. Rooney driblou três no meio de campo e lançou Welbeck na entrada da área. O atacante foi derrubado e Van Persie cobrou a falta. A bola nem foi tão no canto, mas o goleiro Roberto falhou, dando um passo para o lado e só ficando parado depois, apenas observando o gol, aos seis minutos.


Van Persie United x Olympiakos (Foto: Reuters) 
Van Persie comemora gol do United com 
Carrick: herói da classificação do United 
(Foto: Reuters)

O Olympiacos tentou reagir. Sem medo, partiu para cima. O técnico espanhol Michel fez logo a primeira substituição, trocando o meia Pérez por Haedo Valdez. Depois de ser punido com um amarelo por reclamar de um impedimento, aos 16, o lateral-direito Leandro Salino chegou a fazer boa jogada pela ponta, aos 20. Cruzou para Fuster no meio da área, mas o companheiro concluiu em cima de De Gea.

O brasileiro foi substituído aos 28, o goleiro do United continuou garantindo o resultado, como na difícil defesa em chute quase sem ângulo de Domínguez, aos 35, e o Olympiacos manteve o equilíbrio. Mas, com o 3 a 0 no placar, terminou a partida, e a classificação do Manchester se tornou realidade no "Teatro dos Sonhos".

 
de falta 
Van Persie garante a classificação com gol aos seis do 2º tempo
 
 
leandro salino 
Brasileiro faz boa jogada pela direita, mas Fuster conclui mal
 
 
De gea, de novo 
Goleiro do United salva mais uma na pressão final do Olympiacos
 

Hungaro se anima com a vitória e diz: 'Tivemos capacidade de sofrimento'

Técnico elogia torcida, Tanque Ferreyra e o fato de o time ter saído ileso da pressão feita pelo Independiente del Valle no segundo tempo

Por Rio de Janeiro

Foi com tensão, pressão, mas o Botafogo venceu o Independiente del Valle por 1 a 0, nesta terça-feira, no Maracanã, e deu mais um passo para avançar na Libertadores. O Alvinegro permanece na liderança, agora com sete pontos no Grupo 2. O autor do gol da vitória foi Tanque Ferreyra, de cabeça, ainda no primeiro tempo.

Eduardo Hungaro elogiou o poder de decisão do time quando estava melhor no jogo e também a "capacidade de sofrimento" para suportar a pressão rival na segunda etapa.

- Nós tivemos capacidade de sofrimento, que é importante nesta competição. O segundo tempo do adversário foi melhor, mas o nosso primeiro foi melhor e fizemos o gol, vencemos. Essa capacidade é fundamental. Quando jogaram em nosso campo, ainda tivemos chance com o Lodeiro e na bola no travessão do Jorge Wagner.

O Bota só volta a campo agora no dia 2 de abril, novamente no Maracanã, desta vez para enfrentar o Unión Española. A equipe, provavelmente com os reservas, encerra sua participação no Carioca neste sábado, às 15h45m, em Moça Bonita, contra o Nova Iguaçu.

Confira a entrevista completa do treinador:

Pressão do adversário

- No segundo tempo, não por desejo nosso, o adversário veio bem, arriscou tudo, colocou quatro jogadores na frente. De alguma forma no primeiro tempo conseguimos nos impor, mas no segundo recuamos um pouco por mérito deles. Imaginamos que fariam isso por causa da capacidade ofensiva que eles têm.

Poder ofensivo do ataque rival surpreendeu?

- Não teve surpresa no rendimento do Independiente, eles têm um poder ofensivo grande. São velozes, entrosados. Sabia que o jogo seria difícil. Quero valorizar nossa vitória, valorizar o comportamento e o desempenho dos nossos jogadores. O primeiro tempo foi muito bom, onde construímos o resultado. Libertadores é assim, disputado até o final. O equilíbrio é grande. Fizemos valer o fator casa e conseguimos três pontos. Todos estão felizes com o resultado.

Eduardo Hungaro Botafogo  jogo Independiente del Valle (Foto: Vitor Silva / SS Press)Eduardo Hungaro gesticula durante o jogo
(Foto: Vitor Silva / SS Press)
Importância da torcida

- Mais uma vez a torcida deu um show, nos apoiou, jogou junto. Se mantivermos essa comunhão, atmosfera, temos uma boa possibilidade de classificação. Isso pode fazer a diferença. Esse grupo tem um encaixe fantástico com esse tipo de manifestação da torcida. Foi preponderante, fantástico contar com este apoio. Acreditamos em mais gente ainda no estádio na próxima partida.

Desempenho de Tanque Ferreyra

- Quero ver o jogo de novo, mas tenho a impressão de que ele fez o melhor jogo dele na temporada. Taticamente contribuiu demais, marcou e deu opção para sequência das jogadas. Dentro da característica dele, foi extremamente eficiente. Não é primeiro gol importante que ele faz. É jogador de fazer gol em jogo de peso, e temos que valorizar isso. Esperamos que siga assim.

Lucas e Dankler, substitutos de Edilson e Bolívar

- Eles fizeram um ótimo jogo, até em função do ritmo que o Carioca deu a eles. Eles não foram os reservas que estavam estreando hoje. O time não foi bem no estadual, mas pelo menos eles ganharam esta condição.

Situação da tabela de classificação

- Ainda não conseguimos nada, esse foi o papo no vestiário. Já nos cobramos em relação ao seguimento da competição. Temos um grupo maduro, que sabe jogar esse tipo de jogo.

Indecisão entre Airton e Junior Cesar?

- Eu pedi ao auxiliar para chamar os dois. O Airton tinha treinado um dia antes (domingo) bem na lateral. Estávamos sendo atacados. Conversei com ele e o Junior Cesar para ver quem estava mais confiante. O Junior já fez essa função antes e me decidi por ele, mas tenho certeza de que o Airton iria se sair bem (nota: Airton foi vaiado pela torcida assim que foi chamado).

Planos para o próximo jogo

- Vamos curtir a vitória, dar tempo a o tempo, o jogo é só no dia 2 de abril. Foram três pontos importantes e com calma vamos resolver isso. Longo tempo até a próxima partida da Libertadores. Vamos ter um jogo no fim de semana pelo Carioca e depois uma lacuna. Mas é bom ter um período para trabalharmos situações que começamos na pré-temporada. Nunca tivemos eles todos juntos. Havia momentos diferentes (time A e time B). Vai ser um período bacana.

Ausência de Renato nos últimos jogos

- Ele está entre os mais utilizados no ano. Não jogou no Carioca porque estávamos eliminados e eu queria observar outros jogadores que não tiveram tantas oportunidades. Foi só por isso. Ele busca espaço dentro do grupo da Libertadores. Mas o Renato dispensa comentários pela qualidade que tem.

Qual time escalar no Carioca?

- Ainda não pensei. Temos um último jogo, e, a partir desta quarta, vamos começar a pensar em escalação.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/03/hungaro-elogia-adversario-e-valoriza-resultado-sabia-que-seria-dificil.html

Menor número, mas igual comunhão: torcida empurra o Bota novamente

Com direito a pisca-pisca na arquibancada, alvinegros jogam junto com time e são enaltecidos por Hungaro. Vitória mantém o time 100% em casa na Libertadores

Por Rio de Janeiro

Desta vez, o público não foi tão grande quanto nos primeiros jogos do Botafogo no Maracanã na Libertadores, mas os 26.837 presentes fizeram uma grande festa e mantiveram a comunhão com time. Resultado: mais uma vitória, 100% de aproveitamento dentro de casa na Libertadores e liderança do grupo mantida.

- Mais uma vez a torcida deu um show, nos apoiou, jogou junto. Se mantivermos essa atmosfera, temos uma boa possibilidade de classificação. Isso pode fazer a diferença. Esse grupo tem um encaixe fantástico com esse tipo de manifestação da torcida. Foi preponderante, fantástico contar com este apoio. Acreditamos em mais gente ainda no estádio na próxima partida - elogiou o técnico Eduardo Hungaro.


Botafogo x Independiente del Valle (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Jogadores agradecem o apoio da torcida ao fim 
da partida (Foto: André Durão / 
Globoesporte.com)
 
A novidade apresentada pelos alvinegros desta vez na entrada dos jogadores em campo foi um bonito pisca-pisca de luzes que criou o clima para o jogo. A trilha sonora foi "Vivo Essa Paixão", que deixou os atletas ligados no início da partida. Logo aos dois minutos, Lucas fez boa jogada e cruzou para a cabeçada certeira de Tanque Ferreyra. Delírio nas arquibancadas com camisas rodando no ao alto ao som de "Fogo, olê, olê, olê".

O centroavante argentino caiu nas graças da torcida e viu os alvinegros gritarem "Uh, El Tanque", além da hora do gol, em um lance em que se esforçou para marcar a saída de bola equatoriana.

Depois de abrir o placar, o que se viu em campo, principalmente no segundo tempo, foi o adversário crescer no jogo e fazer pressão. E a torcida novamente fez sua parte, jogou junto. Vaiou, pressionou o adversário e incentivou seus atletas. Quando Jefferson fazia mais uma de suas grandes defesas, o alívio era geral.


torcida do Botafogo no Maracanã jogo Independiente del Valle (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Torcedores fizeram pisca-pisca e enfeitaram a 
arquibancada do Maracanã (Foto: André 
Durão / Globoesporte.com)


Na segunda etapa, os botafoguenses mostraram certa impaciência com o recuo do time. Pediram a entrada de Cidinho e foram atendidos. Depois, o mesmo aconteceu com Bolatti. Quando foi fazer a última mudança e tirar Lucas, Hungaro chamou dois jogadores, Airton e Junior Cesar, para conversar. Os alvinegros vaiaram o primeiro, e quem entrou acabou sendo mesmo o lateral-esquerdo, improvisado.

O grito de gol e da tranquilidade chegou na ponta da boca por duas vezes, mas não saiu. Em dois chutes da fora da área, Jorge Wagner acertou o travessão do Independiente del Valle. O apito final do árbitro iniciou um misto de vaias e aplausos, mas a hostilidade foi logo vencida pela festa da conquista de mais três pontos.

Os jogadores, abraçados, foram até a torcida e agradeceram. O até logo dos alvinegros foi ao som de "Um, dois, três, estamos com vocês!". O próximo encontro do Bota com o Maracanã pela Libertadores será no dia 2 de abril, contra o Unión Española.



FONTE:
globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/03/menor-numero-mas-igual-comunhao-torcida-empurra-o-bota-novamente.html

Bota supera sufoco do Independiente e mantém ponta com gol de Ferreyra

Equipe abre placar no início e, no ritmo do apoio da torcida no Maracanã, segura vantagem para ficar em situação mais confortável no Grupo 2

A CRÔNICA 
 
por GloboEsporte.com
 
Não foi nada simples como muitos imaginavam diante da pouca tradição do adversário. Teve de ser na base da raça, do sufoco, das defesas de Jefferson e da cabeça de Ferreyra, autor do único do gol do jogo, que o Botafogo superou o Independiente del Valle por 1 a 0 na noite desta terça-feira, no Maracanã, e manteve a liderança isolada do Grupo 2 da Taça Libertadores. Para os 26.837 presentes (23.347 pagantes e renda de R$ 1.248.880), foram 90 minutos de um misto de tensão e euforia. No fim, o alívio tomou conta da arquibancada após a batalha.

 
saiba mais
O Alvinegro chega à terceira vitória em três partidas no Rio de Janeiro na competição (uma delas na fase preliminar) e se isola na frente de sua chave, com sete pontos. Para ser alcançado ainda nesta rodada, é necessário que o San Lorenzo derrote o Unión Española por pelo menos três gols de diferença na quinta-feira. Já os equatorianos, por ora, seguem em segundo, com quatro pontos. No dia 2 de abril, o Glorioso pega o Unión Española, no Maracanã, enquanto Independiente e San Lorenzo medem forças ainda este mês, no dia 27.

Para comprovar as dificuldades, o goleiro alvinegro foi escolhido o melhor em campo pela organização da Libertadores. Ele comemorou o bom trabalho e enalteceu o esforço coletivo.
- Pude contribuir em campo. Parabéns para o time. Foi difícil. Libertadores é isso. Vamos ter um tempo para trabalhar e corrigir os erros. Sabemos que a equipe deles é boa e fizemos um ótimo primeiro tempo. Depois, um segundo irregular. Fico feliz pelo jogo de hoje. Fiz boas defesas e o caminho é este - afirmou o camisa 1.

Ferreyra gol Botafogo (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Ferreyra comemora o gol que deu a vitória ao 
 Botafogo (Foto: André Durão / 
Globoesporte.com)
 
Gol cedo ilude, e jogo é equilibrado

Disposto a apagar a má impressão deixada nos dois jogos seguidos fora de casa, nos quais não conseguiu vencer e foi apático, o Botafogo partiu para dentro dos equatorianos com muita intensidade. Na batida da torcida, que não parou de cantar, logo encontrou seu gol, através da cabeçada de Ferreyra. O argentino aproveitou cruzamento de Lucas, aos dois minutos. No entanto, o rival não se assustou com a pressão e mostrou que seu setor ofensivo é bem melhor do que o atrapalhado sistema defensivo, incomodando o Alvinegro com tabelas rápidas entre Sornoza, Guerrero e Gonzalez.


Jefferson teve que defender com os pés um chute forte cruzado do último e viu a bola passar perto em tentativa de Lamas que congelou o Maracanã perto do fim do primeiro tempo. No restante do tempo, as duas equipes tentaram imprimir velocidade, em um ritmo realmente frenético, mas erraram passes em demasia. O próprio líder do grupo criou poucas chances - a mais perigosa delas uma pancada de Jorge Wagner no travessão, aos 43.

Jefferson jogo Botafogo e Independiente del Valle (Foto: Vitor Silva / SS Press) 
Destaque, Jefferson vibra com apito final 
enquanto rival se atira no gramado 
(Foto: Vitor Silva / SS Press)
 
Pressão equatoriana até o fim
Na volta do intervalo, a limitação do Independiente del Valle deu lugar a um time ainda mais aguerrido e que chegou a colocar o Botafogo em dificuldades várias vezes. Aos 14, Guerrero aproveitou-se de bola espirrada e bateu rente ao poste esquerdo. Mais tarde, Jefferson faria defesa de pura agilidade ao evitar que um arremate que desviou em Dória o traísse. Preocupado, o técnico Eduardo Hungaro trocou Wallyson - em noite apagada - por Cidinho. Na prática, o panorama não se alterou. A partida permaneceu imprevisível, com oportunidades desperdiçadas de um lado a outro.

Com jogadores esgotados, mais mudanças aconteceram sem qualquer sacada tática. Porém, o Glorioso, mesmo recuado e incapaz de reter a posse de bola nos dez minutos finais, ganhou tempo precioso e evitou o empate mostrando raça em meio à rispidez dos equatorianos, que buscavam a qualquer custo um último suspiro. Como fizera no primeiro tempo, Jorge Wagner voltou a carimbar o travessão, já no finzinho. Com o apito derradeiro, algumas vaias foram abafadas pelos gritos empolgados da maioria dos alvinegros.

Botafogo x Independiente del Valle (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Jogadores aplaudem a torcida, que apoiou muito 
e saiu aliviada (Foto: André Durão / 
Globoesporte.com)
 
 
 
 
FONTE: