domingo, 16 de março de 2014

Rivaldo decide encerrar carreira após acordar à noite e fazer meditação

Pentacampeão avisa ao filho Rivaldinho antes de deitar que treinaria na manhã deste sábado pelo Mogi, mas muda de ideia após momento de reflexão

Por Mogi Mirim, SP
 
Rivaldo surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria na manhã deste sábado. O pentacampeão mundial com a Seleção em 2002 admitia que o fim da carreira estava próximo. Mas evitava marcar uma data para pendurar as chuteiras. A expectativa era que deixasse os gramados somente após o fim do Paulistão. A decisão de parar imediatamente surgiu após um momento de reflexão na noite de sexta-feira. Depois de avisar ao filho Rivaldinho que treinaria em Itapira pela manhã, foi para a cama dormir com a intenção de seguir em campo. No meio da noite, porém, acordou e mudou de ideia após ter feito meditação: era o momento de dizer adeus. 

- Eu havia ligado para o meu filho e pedido que ele levasse meu material de treino para Itapira, pois iria direto de casa para o estádio. Mas acordei à noite, e, após alguns minutos de meditação, tomei a decisão de encerrar a carreira - revelou Rivaldo, no discurso de despedida ao elenco e à comissão técnica do Mogi Mirim. 

Segundo Rivaldinho, a conclusão do pai saiu após uma conversa com Deus.
- Quando eu cheguei ao clube pela manhã e vi o carro dele tão cedo, estranhei e liguei. Ele me disse que ainda estava em casa e não ia mais jogar, pois passou a noite claro e ouviu de Deus que era o melhor momento de parar. 

Rivaldo, Mogi Mirim (Foto: Geraldo Bertanha/ Mogi Mirim) 
Emocionado, Rivaldo se despediu do elenco do 
Mogi e disse adeus ao futebol (Foto: 
Geraldo Bertanha/ Mogi Mirim)

Sem revelar o que passou pela sua cabeça durante a meditação, o agora ex-jogador admite que tomou a decisão com dor no coração e agradeceu por tudo o que o futebol lhe proporcionou na vida.  

- Todos sabem que vim de uma família muito humilde. Tudo que tenho agradeço ao futebol. Por isso adoro jogar. Por isso foi difícil tomar essa decisão. Muitos queriam que eu parasse antes, mas o futebol está no meu sangue. Ultimamente estava jogando por prazer. 


saiba mais

Rivaldo sai de cena com 900 jogos na carreira. Ele alcançou a marca no último domingo, no empate por 1 a 1 com o São Bernardo. Ao todo, foram 22 anos como jogador profissional. Revelado nas categorias de base do Santa Cruz, ganhou projeção no Mogi Mirim, onde fez parte do 'Carrossel Caipira' no início da década de 90. Depois, defendeu Corinthians e Palmeiras. No Verdão, foi bicampeão brasileiro em 1993-94 com Edmundo, Evair, Zinho, Roberto Carlos e outros craques. Em 1996, com Djalminha, Muller, Luizão e outros, fez parte do time do ataque dos 102 gols treinado por Vanderlei Luxemburgo e campeão paulista.

Depois, foi para o futebol europeu. O La Coruña abriu as portas da Espanha para Rivaldo, mas foi no Barcelona, entre 1998 e 2002, que ele atingiu o auge. Durante esse período, foi eleito o melhor do mundo e, depois do vice mundial na França com a Seleção, conquistou o pentacampeonato no Japão e na Coreia. Depois, defendeu Milan e Cruzeiro, passou pelo futebol grego e asiático e vestiu a camisa do São Paulo, em 2011, já sem tanto destaque. O mesmo aconteceu quando defendeu o São Caetano. 

Rivaldo meia Mogi Mirim (Foto: Rafael Bertanha / Divulgação Mogi Mirim) 
Rivaldo lutou contra uma lesão no 
joelho (Foto: Rafael Bertanha / 
Divulgação Mogi Mirim)
 
Desde o início do ano, Rivaldo tem lutado contra um problema crônico no joelho direito para ajudar o Mogi Mirim dentro de campo. Nas vezes em que participou, aliás, o fez no sacrifício. O último grande momento foi a realização do sonho de atuar ao lado do filho Rivaldinho. Com a missão cumprida, ele agora vai se dedicar exclusivamente aos bastidores, como presidente e investidor do Sapão. Como chefe, agradeceu o apoio de todos os comandados durante os últimos meses. 

- Sou grato a todos pelo carinho e respeito como fui tratado aqui por jogadores e funcionários. Quero que saibam que fui além do que meu corpo permitia. Sacrifiquei-me para ajudar vocês a sair desta situação em que nos encontramos hoje. Não é uma situação desesperadora, mas que merece cuidados. E tenho certeza que vocês vão manter o clube na elite - disse, em referência à luta do Mogi contra a degola (no momento, o time está fora da zona de rebaixamento).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2014/03/rivaldo-decide-encerrar-carreira-apos-acordar-noite-e-fazer-meditacao.html

Antes de pegar Barça, CR7 dá vitória ao Real e causa lesão de Benzema

Português garante 1 a 0 sobre o Málaga, fora de casa, e francês sai machucado após choque com o craque. Marcelo atua como capitão do líder do Campeonato Espanhol

Por Málaga, Espanha


saiba mais

Sem perder desde outubro de 2013, o Real Madrid bateu o Málaga por 1 a 0 neste sábado, fora de casa, pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol, com gol de Cristiano Ronaldo, e manteve a liderança isolada antes do clássico contra o Barcelona no próximo fim de semana, no Santiago Bernabéu. Porém, viu Benzema sair machucado após choque com o craque português e virar dúvida para o jogo contra Messi e companhia.

O time de Carlo Ancelotti, que contou com o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo como capitão, tem agora 70 pontos, contra 67 do Atlético de Madrid (vitória de 1 a 0 sobre o Espanyol também neste sábado) e 63 do Barcelona (entra em campo domingo, contra o Osasuna). Com 29, o Málaga está em 14º lugar na tabela de classificação.

Antes do clássico pelo Espanhol no próximo domingo, o Real ainda tem um compromisso que não promete muitos sustos: enfrenta o Schalke em Madri, terça-feira, pela partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões depois de ter goleado por 6 a 1 na Alemanha. A última derrota do time merengue na temporada foi para o Barcelona, no dia 26 de outubro do ano passado, por 2 a 1, no Camp Nou, pelo Espanhol.


Cristiano Ronaldo comemoração gol Real Madrid jogo Malaga (Foto: Reuters) 
Xabi Alonso e Marcelo comemoram com 
Cristiano Ronaldo o gol da vitória do 
Real Madrid (Foto: Reuters)
O gol de Cristiano Ronaldo foi marcado aos 22 do primeiro tempo. O galês Bale arrancou pela direita e virou o jogo na esquerda para o português, que dominou na frente de três rivais na área, tocou um pouco para o lado e bateu sem defesa para o goleiro Caballero.

O camisa 7 participou de várias jogadas de ataque na etapa inicial e foi o principal nome da equipe. Sua disposição acabou até prejudicando o Real ao provocar involuntariamente uma contusão de Benzema, que virou dúvida para o clássico no Bernabéu.

Aos 24, Bale cruzou da direita, e Cristiano Ronaldo pegou de primeira de canhota, na pequena área, e mandou para fora, mas sua perna direita bateu no companheiro. Os dois ficaram caídos no campo: o português levou a mão à canela direita e depois continuou na partida, mas o francês – com dores na coxa esquerda por causa do choque – teve que ser substituído por Di María.

Cristiano Ronaldo diminuiu o ritmo no segundo tempo e apareceu menos. O Real também caiu de produção e jogou o suficiente para manter o placar. Mas levou um susto já aos 38, quando Santa Cruz tentou de cabeça após escanteio e quase empatou a partida.


Benzema jogo Real Madrid e Malaga (Foto: AP) 
Benzema deixou o jogo ainda no primeiro tempo 
após levar a pior em choque com Cristiano 
Ronaldo na área (Foto: AP)

FONTE:

Massa é 'atropelado' por Kobayashi e critica rival: 'Ele não usou a cabeça'

Brasileiro admite frustração após abandonar o GP da Austrália logo na primeira curva e pede a FIA uma punição ao piloto japonês: 'O que ele fez é perigoso'

Por Melbourne, Austrália

 
IRRITADO 
Massa não poupa Kobayashi e pede punição por acidente
 
 
A BATIDA
 Veja o acidente entre Kobayashi e Felipe Massa na largada
 
 
início ruim
 Atual campeão, Vettel lamenta fim de semana em que nada deu certo

A enorme expectativa pela estreia com a Williams se transformou em frustração logo na primeira curva. O FW36 de Felipe Massa, que largou na nona posição, foi acertado em cheio pela Caterham de Kamui Kobayashie foi obrigado a abandonar o GP da Austrália. Decepcionado, o brasileiro cruzou o paddock com cara de poucos amigos, ainda sem entender muito bem a largada desastrosa do japonês, que voltou à Fórmula 1 nesta temporada depois de conseguir arrecadar fundos com os fãs para "comprar" uma vaga em uma equipe. Massa também pediu punição severa para o adversário.

saiba mais

- Se ele tentar frear na placa dos 50 (metros) ele não vai conseguir parar de jeito nenhum. É a primeira corrida do ano. Estava largando bem. Eu não tenho a menor ideia do que ele tentou fazer. A gente tem que procurar a FIA para tentar punir isso, tem que ser investigado. O que ele fez é até perigoso. Tomei uma porrada na traseira muito forte. Não tenho o que falar, o carro estava em boa condição, eu poderia fazer uma boa corrida, foi uma grande pena. Agora é pensar na próxima. É difícil achar palavras. Não tem o que falar muito - lamentou Felipe Massa logo após o acidente.

MOSAICO - Felipe MAssa williams gp da austrália (Foto: Editoria de arte) 
(Montagem: Editoria de arte)

Após um ano longe da F-1, o piloto japonês conseguiu voltar à categoria graças a uma campanha na internet para arrecadar fundos. A "vaquinha" levantou cerca de R$ 1,5 milhão, valor que foi utilizado para assegurar a vaga na Caterham. O piloto admitiu o erro no Albert Park e disse que não conseguiu controlar o carro na curva. Pelas redes sociais, Kobayashi pediu desculpas a Felipe Massa e aos membros de sua equipe pelo acidente.

- Os carros são muito difíceis de segurar. Quando pisei, vi que estava um pouco sem freio. As rodas travaram e infelizmente não consegui segurar - justificou Kobayashi, que largou na 15ª posição.


Reprodução twitter Kamui Kobayashi caterham pedido de desculpas (Foto: Reprodução / Twitter) 
 
'Peço desculpas pelo meu erro a Felipe
 e aos membros da Caterham', escreveu Kamui 
(Foto: Reprodução / Twitter)

Apesar de ter uma boa relação com Kobayashi fora da pista, Massa condenou a postura do piloto japonês. O novo regulamento da categoria prevê regras mais duras para as infrações. De acordo com o novo sistema de penalidades por reincidência, os competidores que acumularem 12 pontos de punição no período de 12 meses sofrerão a suspensão automática por uma corrida.
- O problema foi que, sem dúvida, ele não usou a cabeça. Na pista não tem isso de amigo. Lá dentro tem a competição, não tem essa de amigo. E o Kobayashi acabou não usando a cabeça - disse Felipe Massa.

Felipe Massa não escondeu a frustração ao cruzar o paddock após o acidente com Kobayashi (Foto: Felipe Siqueira) 
Felipe Massa não escondeu a frustração ao 
cruzar o paddock após o acidente com 
Kobayashi (Foto: Felipe Siqueira)

*Com a colaboração de Felipe Siqueira, direto de Melbourne 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/massa-e-atropelado-por-kobayashi-e-abandona-corrida-na-primeira-curva.html

Rosberg vence de ponta a ponta, e Massa tem estreia frustrada por Koba

Nico confirma favoritismo da Mercedes e repete feito do pai, Keke, 29 anos depois.Felipe deixa corrida na primeira curva, após ser acertado em cheio por Kobayashi

Por Melbourne, Austrália

 
VITÓRIA 
Nico Rosberg vence GP da Austrália de ponta a ponta
 
 
LARGADA
 Felipe Massa foi acertado por Kobayashi 
 
 
paddock
 Rubens Barrichello conversa com pilotos e personalidades da F-1

Como já era previsto, o GP da Austrália provou a superioridade da Mercedes na primeira prova da temporada 2014 da Fórmula 1. O papel de protagonista da corrida disputada em Melbourne, entretanto, foi trocado em cima da hora. Em vez do pole position Lewis Hamilton, que abandonou após quatro voltas, coube a Nico Rosberg monopolizar as atenções no circuito de Albert Park. Após uma largada ousada, o alemão tirou a liderança do companheiro de equipe para vencer de ponta a ponta. Com o triunfo, Nico repete o feito do pai, Keke Rosberg, vencedor do GP da Austrália de 1985, realizado em Adelaide.


saiba mais

Após colocar a RBR na primeira fila do grid e mostrar que a atual tetracampeã não está totalmente fora da disputa pelo campeonato, o "anfitrião" Daniel Ricciardo conseguiu deter a ofensiva do novato Kevin Magnussen, da McLaren, e assegurou o segundo lugar e sua estreia no pódio. A equipe austríaca só não teve mais motivos para comemorar porque Sebastian Vettel abandonou o RB10 ainda na quinta volta. Com o dinamarquês Magnussen em terceiro, a McLaren voltou a frequentar o pódio após um longo jejum de 19 corridas. De quebra, o time inglês emplacou Jenson Button na quarta posição e assumiu a liderança do campeonato, com 27 pontos.

nico Rosberg mercedes pódio gp da austrália (Foto: Agência AFP) 
Rosberg liderou a prova com folga e repetiu, 29 
anos depois, feito do pai ao vencer na Austrália 
(Foto: Agência AFP)


Corrida de Massa termina na primeira curva
Uma trapalhada de Kamui Kobayashi frustrou as expectativas pela estreia de Felipe Massa na temporada 2014. O dia começou promissor para o piloto da Williams, já que a chuva não chegou ao Albert Park, e a pista seca poderia contribuir para um bom desempenho do novo carro. Na primeira curva, a Caterham do japonês acertou em cheio o FW36 do brasileiro, que saiu do cockpit inconformado com as circunstâncias do acidente. O “showman” se desculpou pelo episódio em um perfil nas redes sociais, mas Felipe ressaltou que pretende cobrar da FIA uma punição severa para o adversário. O novo regulamento da categoria prevê regras mais duras para as infrações.

MOSAICO - Felipe MAssa williams gp da austrália (Foto: Editoria de arte)

Na ausência de Felipe, a Williams apostou todas as fichas no finlandês Valtteri Bottas, que largou da 15ª posição por causa de uma punição por ter trocado o câmbio no treino classificatório. Conseguindo explorar bem a potência do motor Mercedes, Bottas já partia para cima da Ferrari de Fernando Alonso quando abusou da confiança e tocou a roda direita no muro, perdendo um pneu traseiro. A empolgação do companheiro de Felipe Massa lhe custou uma ida para os boxes e provocou a entrada do safety car na pista.

Mas o piloto de 24 anos foi para os boxes, trocou o pneu e iniciou uma bela escalada em busca dos primeiros pontos da Williams no campeonato. O finlandês voltou na 16ª posição e começou o ataque ferrenho aos adversários. Uma das ultrapassagens mais arriscadas foi sobre o compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari. O estilo aguerrido funcionou, e Bottas conseguiu chegar ao fim com um satisfatório sexto lugar. 

Após frustração com Massa, Williams apostou as fichas no finlandês Valtteri Bottas, 6º colocado (Foto: Reuters) 
Após frustração com Massa, Williams apostou 
as fichas no finlandês Valtteri Bottas, 6º 
colocado (Foto: Reuters)

Vettel e Hamilton abandonam
Apesar de Mercedes e RBR ocuparem os lugares mais altos do pódio, as contrapartes de Nico Rosberg e Daniel Ricciardo não tiveram muito o que fazer no Albert Park. O pole position Hamilton deixou a prova ainda na quarta volta. Vettel tomou o rumo do paddock pouco depois. Os problemas com o carro do tetracampeão já eram conhecidos desde o início da pré-temporada, mas o monoposto de Hamilton ostentava um retrospecto de boa confiabilidade. Por causa dos abandonos, as duas equipes acabaram ofuscadas pela McLaren no ranking do Mundial de Construtores.
  
Outra "tragédia anunciada" que se confirmou em Melbourne foi o E22 da Lotus. O chamativo carro de bico duplo assimétrico deixou Romain Grosjean e Pastor Maldonado na mão. A dupla já havia sido prejudicada pelos problemas no bólido durante o treino classificatório. Na intenção de promover alguns ajustes, a equipe inglesa descumpriu a regra do Parque Fechado, e Grosjean precisou largar dos boxes. O companheiro venezuelano saiu da última fila, e só conseguiu percorrer 29 voltas neste domingo.
 
Sebastian Vettel não teve a mesma sorte do companheiro de equipe e abandonou prova na quinta volta  (Foto: Getty Images) 
Vettel não teve a mesma sorte do companheiro
de equipe e abandonou a prova na quinta volta 
(Foto: Getty Images)

Magnussen supera pai na primeira corrida
Os testes da pré-temporada apontaram o jovem Kevin Magnussen como um dos mais promissores da nova geração. E o dinamarquês de 21 anos provou que tem talento de sobra para contribuir com a nova fase da McLaren. Bastou uma corrida para que Kevin superasse o melhor resultado de seu pai na Fórmula 1. O veterano Jan, atualmente com 40 anos, disputou 25 corridas entre as temporadas 1995 e 1998, e teve um sexto lugar como ápice da carreira. Com o terceiro lugar em Melbourne, Kevin ficou à frente do companheiro de equipe, Jenson Button, e contribuiu para colocar a McLaren na liderança do Mundial de Construtores.

Kevin magnussen mclaren pódio gp da austrália (Foto: Agência Reuters) 
Bastou uma corrida para Kevin Magnussen 
superar o melhor resultado de seu pai na 
F-1 (Foto: Agência Reuters)


Ferrari tem início discreto
Não foi desta vez que os fãs puderam conferir o tão anunciado "duelo" entre os campeões mundiais Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. O espanhol conseguiu defender a quinta posição conquistada no classificatório, enquanto o finlandês aproveitou os abandonos de Vettel, Hamilton e Massa para subir do 11º para o 8º lugar. Apesar de garantir sua presença na zona de pontuação, Kimi continua sofrendo com o novo freio eletrônico, chegando a travar as rodas em momentos decisivos da disputa. 

fernando alonso Ferrari gp da austrália (Foto: Agência Reuters) 
Fernando Alonso garantiu o quinto lugar no GP 
da Austrália (Foto: Agência Reuters)

Próxima etapa do campeonato
A Fórmula 1 segue agora para a Malásia. Os carros desembarcam no circuito de Sepang, em Kuala Lumpur, para a segunda etapa da temporada. A corrida está marcada para o dia 30 deste mês, e terá transmissão ao vivo da TV Globo. O GloboEsporte.com acompanha a prova em tempo real. Clique aqui e confira o calendário oficial da F-1 2014!
 
Confira o resultado do GP da Austrália:

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1h32m58s710
2. Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault): +24s525
3. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes): +26s777
4. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): +30s027
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +35s284
6. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes): +47s639
7. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): +50s718
8. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): +57s675
9. Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault): +1m00s441
10. Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault): +1m03s585
11. Sergio Perez (MEX/Force India-Mercedes): +1m25s916
12. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari): +1 volta
13. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari): +1
14. Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari): +2
15. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari)*: +8 

* Não se classificou
 

Não completaram:

Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 43 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault): 29
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault): 27
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): 3
Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 2
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault): 0
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes): 0


 
Mundial de Pilotos:

 1.  Nico Rosberg: 25 pontos
 2.  Daniel Ricciardo: 18
 3.  Kevin Magnussen: 15
 4.  Jenson Button: 12
 5.  Fernando Alonso: 10
 6.  Valtteri Bottas: 8
 7.  Nico Hulkenberg: 6
 8.  Kimi Raikkonen: 4
 9.  Jean-Eric Vergne: 2
10.  Daniil Kvyat: 1




Mundial de Construtores:

 1.  McLaren/Mercedes: 27 pontos
 2.  Mercedes: 25
 3.  RBR/Renault: 18
 4.  Ferrari: 14
 5.  Williams/Mercedes: 8
 6.  Force India/Mercedes: 6
 7.  STR/Renault: 3



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/rosberg-vence-de-ponta-ponta-e-massa-tem-estreia-frustrada-por-koba.html