sábado, 8 de março de 2014

Adilson minimiza tropeço e elogia atuação: 'Volume de jogo excelente'

Treinador reconhece dificuldades em superar adversário diante da própria torcida e só lamenta os lances desperdiçados pelo Vasco: 'Não convertemos as chances'

Por Rio de Janeiro

O Vasco dominou o jogo, finalizou 26 vezes a gol, teve mais volume e posse de bola. Mas mesmo assim suou para conseguir ao menos o empate por 1 a 1 contra o Bonsucesso, neste sábado, em São Januário. Depois de sair atrás do placar, a equipe do técnico Adilson Batista conseguiu a igualdade nos minutos finais. Apesar do novo tropeço, o quinto contra equipes de menor investimento no Campeonato Carioca, o comandante elogiou a atuação cruz-maltina (reveja os melhores momentos da partida no vídeo abaixo).

- Finalizamos bastante, volume de jogo excelente. Quero também destacar a drenagem do gramado. Fizemos um bom jogo, com intensidade, volume, posse de bola, situações para definir, mas infelizmente não convertemos as chances - lamentou em entrevista coletiva ao término da partida.


Com o resultado, o Vasco chegou aos 25 pontos e ainda não garantiu a classificação às semifinais do Estadual. A vaga na próxima fase, no entanto, pode ser confirmada neste domingo dependendo dos outros jogos da rodada. Além da chuva durante todo o primeiro tempo da partida, Adilson Batista reiterou também as dificuldades encontradas diante da equipe comandada por Alfredo Sampaio.

- O adversário marcou, se fechou ainda mais, empatamos e até tivemos chance de virar. Mas também tivemos problemas, dificuldades, troca, improvisação. Tudo isso acarreta em dificuldades, mas como um todo eu gostei da atuação do Vasco - concluiu o treinador.

Apesar do empate, o Vasco manteve a programação estabelecida e deu dois dias de folga ao elenco. Os jogadores se reapresentam na próxima terça-feira, às 9h30m, em São Januário. Na próxima rodada, o Cruz-Maltino encara o Fluminense, dia 16 de março, no Maracanã.

Confira a íntegra da entrevista abaixo:

Insistência nas jogadas aéreas
- As jogadas aéreas foram mais de bola parada, de falta, escanteio... Trabalhamos bem pelos dois lados. Tentamos a bola rápida, mas o campo estava encharcado. E também não caprichamos nessa bola aérea. O problema é que criamos e não finalizamos direito. Jogamos bem. Se prestar bem atenção, houve lances que na dúvida o juiz poderia ter marcado pênalti. O que mudaria o jogo... 

Contra o Boavista jogamos bem e perdemos pênalti, contra a Cabofriense também fomos superiores. Hoje tivemos mais posse, mais volume. Mas o adversário se fecha e joga por um contra-ataque, um erro nosso. Eles só tiveram mérito no chute, porque o início da jogada foi um erro nosso. Mas não temos o que lamentar. Temos mais dois compromissos e vamos tentar vencê-los. Vamos tentar buscar a vantagem. Vamos trabalhar pensando no clássico agora.

Adilson Batista Vasco x Bonsucesso (Foto: Alexandre Brum / Agência Estado)Adilson Batista orienta o time contra o Bonsucesso (Foto: Alexandre Brum / Agência Estado)


Superioridade

- Evidente que eu gostaria de vencer. Já vi o Barcelona ter 93% de posse de bola, e o Chelsea ganhar em uma bola. Isso é o futebol. Finalizamos mais de 20 vezes e só fizemos um. O adversário deu três chutes e também marcou um. Mas vi organização, volume, controle, posse de bola... Faltou achar o companheiro melhor colocado, chegar mais rapidamente ao ataque.



Classificação antecipada

- A obrigação existe sempre pelo investimento, pelos jogadores de qualidade, pela torcida, pela história. Mas no futebol a gente sabe que dentro de campo há dificuldades.


Clássico contra o Fluminense

- O confronto é aguardado pelo adversário, pelo bom trabalho do Renato, pelos bons jogadores do outro lado, pela rivalidade, pelos nossos objetivos. Vamos nos preparar adequadamente.


Esquema defensivo?

- Acho que não. Já vi equipes com três volantes serem superiores. Quando escalei dois meias, acho que fizemos o nosso pior jogo. Hoje gostei do que vi. Só lamento as oportunidades desperdiçadas.


Mudanças na equipe

- Esse mesmo Bonsucesso dificultou a vida do Flamengo também. Nosso volume hoje foi maior. Claro que tenho a equipe na cabeça. O jogador vai se escalando. Entre performance, rendimento... Foi o caso do Pedro Ken no último jogo. Hoje tivemos que improvisá-lo na direita porque o Diego Renan sentiu. Quem entra bem eu vou segurando, moldando, encaixando. Mas o que define a escalação é o rendimento de cada um.


Vaias e gritos de 'burro'

Já estou acostumado. Eu e vários outros treinadores. Muita gente já foi criticada. Faz parte da nossa cultura. Tenho que ter calma nesse momento. Discordo de algumas coisas, de alguns gostos. Eu estou no dia a dia, vivencio o trabalho e sei o que estou fazendo. Fizemos um ótimo jogo, mas é claro que o resultado não nos deixou satisfeitos. Temos que relevar. Nós agimos com a razão.


Baixo público

- Não acontece só no Carioca, e sim nos cinco primeiros meses do futebol brasileiro. Mas eu não comando isso. Meu foco agora é trabalhar para fazer um grande jogo contra o Fluminense e conseguir a vantagem. Eles jogam no domingo, podem abrir vantagem... Fizemos dois bons clássicos, fomos prejudicados em um, assim como em outros jogos. Mas isso não é de minha responsabilidade.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/03/adilson-minimiza-tropeco-e-valoriza-atuacao-em-empate-tivemos-volume.html

Vasco perde gols, empata no fim e adia classificação no Carioca

Lateral-esquerdo Marlon evita derrota com gol aos 39 do segundo tempo, e equipe fica no 1 a 1 com o Bonsucesso. Vaga pode vir neste domingo

 A CRÔNICA

por GloboEsporte.com

Ainda não foi neste sábado que o Vasco assegurou sua vaga às semifinais do Campeonato Carioca. Debaixo de chuva forte, a equipe cruz-maltina perdeu muitos gols, irritou seu torcedor e apenas empatou por 1 a 1 com o Bonsucesso, em São Januário. O jogo foi válido pela 13ª rodada do estadual e teve 3.945 pagantes (4.602 presentes). O lateral Marlon fez o gol que evitou o pior, depois que Geovane abriu o placar.

Se a classificação não veio na noite deste sábado, pode vir no domingo, mesmo sem a equipe vascaína entrar em campo. Para isso, Nova Iguaçu (17 pontos), Botafogo (16) e Boavista (16) não podem vencer seus jogos, contra Audax, Flamengo e Volta Redonda, respectivamente. O Vasco está em terceiro lugar no Carioca, com 25 pontos, e iniciou a antepenúltima rodada com 99% de chances de avançar, segundo o matemático Tristão Garcia. A Cabofriense, em quarto, tem 24.


saiba mais

A vaga poderia ter sido construída de forma tranquila, mas o time de Adilson Batista, que começou de forma insinuante, passou a dar sinais de nervosismo após cada chance desperdiçada. E foram muitas, com Edmilson, Reginaldo e até Rodrigo, que perdeu quase debaixo da trave.  Ao sofrer o gol de Geovane aos 29 do segundo tempo, recebeu vaias e o técnico Adilson Batista foi chamado de “burro”. Sorte que Marlon empatou aos 39 e aliviou as críticas.

O resultado não chegou a desagradar o Bonsucesso, que conquistou um ponto precioso na luta contra o rebaixamento. A equipe de Alfredo Sampaio chegou aos 12 pontos e abriu quatro da zona de risco. Na próxima rodada, atuará novamente fora de casa, diante do Madureira, no sábado, às 16h. No dia seguinte, às 18h30m, o Vasco fará o clássico contra o Fluminense, no Maracanã.

Marlon gol Vasco x Bonsucesso (Foto: Marcello Dias / Futura Press)
Marlon comemora seu gol, o do empate contra
 o Bonsucesso (Foto: Marcello Dias / Futura 
Press)

Falta de capricho no primeiro tempo
Os minutos iniciais deram a impressão de que o Vasco passearia no encharcado gramado de São Januário, tamanha a facilidade com que o trio ofensivo - formado por Douglas, Edmilson e Reginaldo - tramava as jogadas. Porém, a torcida não contava com a falta de capricho nas finalizações. Foram muitas chances desperdiçadas. Aos nove minutos, Reginaldo perdeu cara a cara. No rebote, com o gol aberto, Marlon, que foi titular na lateral esquerda, se atrapalhou. Aos 13 e aos 19, Edmilson, sozinho, completou cruzamentos para fora.

Aos poucos, sem explicação, o ímpeto cruz-maltino arrefeceu. O Bonsucesso agradeceu e conseguiu respirar, mesmo perdendo Nill. O atacante teve choque forte de cabeça com Guiñazu e precisou ser levado ao hospital, onde passará a noite sob observação. Aos 25, a equipe visitante perdeu sua única boa chance. Diogo Silva salvou chute de Marquinhos e, no rebote, Diego Renan se esticou para salvar batida de Marlon Silva. A essa altura, a torcida do Vasco se irritava com os erros de passes de Fellipe Bastos e com a arbitragem. Em duas oportunidades Edmilson pediu pênalti, em lances ignorados por Antonio Schneider.

Inacreditável Futebol Clube
O Vasco voltou para o segundo tempo com Everton Costa na vaga de Fellipe Bastos. Assim como na etapa inicial, começou perdendo chances. Aos dois, praticamente debaixo da trave, o zagueiro Rodrigo chutou por cima, desperdiçando oportunidade incrível. Aranda foi lançado na vaga de Diego Renan e, em linda jogada, perdeu cara a cara aos 27, quatro minutos antes de Rodrigo acertar o travessão em cobrança de falta. A torcida pedia por Thalles, que seguia no banco.

No entanto, ao contrário do primeiro tempo, o Bonsucesso teve competência na única oportunidade. Geovane chutou forte, e Diogo Silva não conseguiu evitar o gol. O coro de “burro” surgiu nas arquibancadas, e Adilson logo colocou Thalles no lugar de Reginaldo. A pressão, desordenada, surtiu efeito aos 39, em jogada da jovem promessa vascaína, que serviu Marlon. O lateral tocou com categoria na saída de Rodrigo Viana e acalmou os ânimos no estádio. Nos acréscimos, Luan perdeu a chance da virada de cabeça. O empate não levou à classificação, mas a vaga pode vir ainda neste fim de semana.




FONTE:

Herrera não participa de vitória do Praia, mas dirigente garante retorno

Treinador não comenta ausência de cubana, gerente fala em problemas particulares e supervisor coloca atleta à disposição da comissão técnica contra o São Bernardo

Por Uberlândia, MG

Praia Clube x Osasco primeira rodada Superliga 13/14 Herrera (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Ponteira Herrera (esq.) não esteve no jogo do Praia Clube (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

A torcida do Praia chegou ao ginásio do clube para o jogo com o Araraquara e fez a seguinte pergunta: Cadê a Herrera? O destaque do time de Uberlândia não estava entre as titulares, não se encontrava no banco de reservas e muito menos nas cadeiras da arquibancada. O medo de que outra lesão pudesse atrapalhar a cubana veio à tona, e a imprensa questionou o técnico Spencer Lee, sobre a ausência da cubana. Com poucas palavras, o treinador evitou o assunto.

- Desculpa, mas não estou autorizado a falar sobre isso – disse Spencer.

O gerente de Voleibol do Praia, André Lelis, deu mais informações, porém, fez mistério.

- Foi resolver problemas particulares, o que foi fazer é particular, não tem a ver com o lado profissional – disse.

Quem também comentou sobre o assunto foi o supervisor do clube, Bruno Vilela, que garantiu que a jogadora estará à disposição da comissão técnica na partida de terça-feira, contra o São Bernardo.
- A Herrera teve que resolver problema particular. Quando isso acontece, não podemos nos opor a nada, e nas próximas rodadas ela estará conosco novamente. Não é nada preocupante, o torcedor praiano pode ficar tranquilo. Ela estará aqui em Uberlândia, cabe agora ao Spencer decidir se joga ou não – afirmou.

Quem também não atuou diante do Araraquara foi a levantadora Camila Torquette. A jogadora foi poupada em decorrência de dores no joelho. A expectativa é que ela se recupere o quanto antes para ajudar o clube nas quartas de final da Superliga Feminina. Antes disso, o time enfrenta na terça-feira, em Uberlândia, o São Bernardo, e depois encerra a primeira fase contra o Maranhão. O Praia está na quinta posição, com 43 pontos.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2014/03/herrera-nao-participa-de-vitoria-do-praia-mas-dirigente-garante-retorno.html

Domingo do SporTV tem atletismo, vôlei, tênis e Palmeiras em campo

Canal Campeão mostra jogo do Verdão diante do Paulista, e ainda mostra ao vivo Mundial Indoor de Atletismo, Superliga e Masters 1000 de Indian Wells

Por Rio de Janeiro


Domingo é dia de futebol na tela do SporTV, mas o Canal Campeão ainda mostra atletismo, vôlei e tênis, tudo ao vivo e com as melhores imagens. Neste domingo tem Palmeiras em campo, pelo Campeonato Paulista, e o dia ainda conta com o Mundial Indoor de Atletismo, a Superliga de vôlei feminino e masculino, e o Masters 1000 de tênis de Indian Wells. Então fique ligado em cada detalhe das transmissões do Canal Campeão e se programe!

Campeonato Paulista
O Palmeiras já garantiu de forma antecipada o primeiro lugar do Grupo D e, consequentemente, a vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista. Mas ainda restam três jogos da fase de classificação, e neste domingo, às 18h30, o Verdão enfrenta o Paulista às 18h30, no estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto, com transmissão do SporTV, que terá narração de Milton Leite, comentários de Maurício Noriega e reportagens de André Hernan.

Enquanto o Palmeiras lidera o Grupo D com 29 pontos em 12 jogos, o Paulista tem apenas dois pontos somados no Grupo C, time de pior campanha da competição, e vai brigar contra o rebaixamento.

Palmeiras grupo (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Palmeiras de Gilson Kleina já garantiu vaga nas 
quartas de final (Cesar Greco/Ag Palmeiras/
Divulgação)


Atletismo
O Mundial Indoor de Atletismo, em Sopot, na Polônia, termina neste domingo, e o SporTV2 mostra as finais da competição, a partir de 10h50, com narração de Jáder Rocha e comentários de Lauter Nogueira e Claudinei Quirino.


Vôlei
A fase de classificação da Superliga feminina se aproxima do fim, e neste domingo, às 11h, Brasília e Osasco se enfrentam em Taguatinga. Enquanto o time candango ainda luta para ir aos playoffs, o time paulista lidera a competição e já está garantido na próxima fase. O SporTV mostra a partida com a narração de Júlio Oliveira, comentários de Marco Freitas e reportagens de Marina Izidro.

Superliga Sesi x Maringá (Foto: Alê da Costa / Portrait Imagens)
Sesi-SP recebe o São Bernardo no ginásio 
da VilaLeopoldina (Foto: Alê da Costa
 / Portrait Imagens)

Na Superliga masculina, a disputa já está nas finais. No ginásio da Vila Leopoldina, o Sesi-SP recebe o São Bernardo às 13h, pela primeira partida das quartas de final. No SporTV, o confronto terá a narração de Odinei Ribeiro e os comentários de Carlão, além das reportagens de Pedro Mota.


Tênis

O Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, tem mais um dia cheio de muito tênis. A partir de 15h15, o SporTV2 começa sua transmissão com cinco jogos do dia. As narrações ficam por conta de Eusébio Resende e Cláudio Uchoa, que terão os comentários de Narck Rodrigues e Dácio Campos.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/03/domingo-do-sportv-tem-atletismo-volei-tenis-e-palmeiras-em-campo.html

Após repercussão ruim, FIVB desiste de praticar testes no Circuito Mundial

Federação Internacional de Vôlei diz que mudanças serão testadas nas categorias de base do Mundial e aproveita para divulgar teste em relação à posição dos treinadores

Por Lausanne, Suíça

Alison bloqueio vôlei de praia partida (Foto: Divulgação / FIVB)
Alison em ação no bloqueio. Teste não valerá mais para o Circuito Mundial 
(Foto: Divulgação / FIVB)

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) anunciou, nesta quinta-feira, uma mudança em dois importantes testes nas regras do vôlei de praia. A ideia de aproximar o jogo das areias com o das quadras gerou grande repercussão e a maioria dos atletas da elite do país não aprovou as novidades nos bloqueios e no primeiro toque na bola. Muitos acreditam que a mudança irá diminuir o nível de dificuldade do esporte. A FIVB ainda divulgou um terceiro teste relacionado à posição dos treinadores em torneios das categorias de base. As regras podem vigorar nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Como já ocorre no vôlei de quadra, os bloqueios agora não contam como um toque. Isso vai permitir que, depois de um bloqueio, as duplas toquem a bola por três vezes antes de passar para a quadra adversária, um toque a mais em relação à regra que considera o bloqueio um toque. Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, a não será mais testada no Circuito Mundial (etapas Opens e Grand Slams, além do Grand Slam Final), apenas no Mundial Sub-23 de Myslowice, na Polônia, de 10 a 15 de junho, e no Mundial Sub-21 de Larnaca, no Chipre, entre os dias 22 e 27 de julho deste ano.

O segundo teste será no primeiro toque na bola. A regra atual não permite passes com os dedos como primeira ação, apenas manchetes, já que os passes não saiam limpos quando era possível usar os dedos. Agora, a FIVB retoma os passes com os dedos, não mais nos Mundiais sub-21 e sub-23, conforme confirmado anteriormente, mas no Mundial sub-17, em Acapulco, no México, de 15 a 20 de junho, e no Mundial sub-19, no Porto, em Portugal, de 29 de julho a 3 de agosto.  

Duda Vôlei de Praia 15 anos (Foto: Paulo Frank/CBV)
Sergipana Duda irá experimentar os testes da 
FIVB em Mundiais das categorias de base 
(Foto: Paulo Frank/CBV)

O terceiro teste, que determina os treinadores poderão ficar atrás da área dos jogadores na quadra, interagindo em momentos como o aquecimento e o tempo técnico, será implementado na primeira fase da Copa Continental e nos Mundiais das categorias de base (sub-17, sub-19, sub-21 e sub-23).

As mudanças serão estudadas e avaliadas por uma comissão especializada da FIVB durante o congresso mundial da entidade, entre 31 de outubro e 1º de novembro, em Milão, na Itália. Na ocasião, a FIVB decidirá se as regras serão modificadas para o restante do ciclo olímpico dos Jogos do Rio de Janeiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/03/apos-repercussao-ruim-fivb-desiste-de-praticar-testes-no-circuito-mundial.html

Às vésperas de fazer 84 anos, 'chefe' do vôlei segue lapidando futuras joias

Com 38 anos de Confederação Brasileira de Vôlei, Helcio Macedo se orgulha por ter trabalhado com quase todos os medalhistas olímpicos da década de 90 até hoje


Por Direto de Santiago, Chile
O primeiro flerte aconteceu em 1975, mas o “casamento” entre o professor de educação física Helcio Macedo e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que contou com um empurrãozinho do então presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, só engatou no ano seguinte. De lá para cá são nada menos do que 38 anos dedicados ao vôlei brasileiro e muitas histórias para contar. A dois meses de completar 84 anos, o chefe da delegação da equipe feminina da modalidade, que estreia nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, contra a Colômbia, neste sábado, às 20h (horário de Brasília), fez quase de tudo na CBV. Até treinador da seleção feminina principal, em 1980, ele já foi. Mas o que seu Helcio gosta mesmo é de ensinar. Há quase quarenta anos na função de chefiar os times brasileiros nas principais competições de base pelo mundo, por suas mãos passaram todos os medalhistas olímpicos da década de 90 para cá, com exceção do líbero Serginho. Mas o motivo é óbvio.


Helcio Macedo vôlei (Foto: Marcello Pires)
Prestes a completar 84 anos, 38 deles vividos 
dentro do vôlei, o chefe da delegação do vôlei 
feminino em Santiago, Helcio Macedo, está 
sempre atento a encontrar nossas promessas 
(Foto: Marcello Pires)


- Como a figura do líbero não existia até 1997, o Serginho nunca participou das seleções de base. Só por isso não trabalhei com ele. Isso só comprova como realmente ele é um fenômeno na sua posição. Mas me orgulho de poder ter trabalhado com todos os outros. O mais gratificante é ser tratado com carinho e respeito cada vez que encontro com cada um deles. Sempre fazem questão de me agradecer – explicou.

Tudo indica que futuramente a história se repetirá. Gabriela, ponteira de apenas 17 anos do Maringá e apontada por Helcio como uma das quatro promessas, ao lado da oposto Loraine, da central Laisa, e da também ponteira Lana, da equipe que lutará pelo ouro com os principais rivais em Santiago, todos representados por suas equipes principais, é só elogios ao “chefe”.

 É uma espécie de professor por tudo que já passou dentro do vôlei
Gabriela, sobre Helcio

 - Ele nos ensina muito todos os dias. É uma espécie de professor por tudo que já passou dentro do vôlei. Ele conversa muito com a gente e está sempre procurando mostrar os bons e maus exemplos.  É sempre muito carinhoso com todas e acho que é normal impor algumas regras. Somos privilegiadas de tê-lo por perto - afirmou Gabriela, que está na seleção desde 2012.

Mas os métodos do chefe não chegam a causar estragos. Apesar de tantos anos no comando das seleções de base, Helcio garante que nunca teve problema para segurar o ímpeto ou conter a inquietação das jovens promessas. Muito pelo contrário, gentil e doce com as meninas e todos ao seu redor, ele destaca o comprometimento de todos nesses 38 anos de serviços prestados ao vôlei brasileiro.

- Além de formar atletas, a filosofia de trabalho da CBV também sempre teve como objetivo educar esses jovens. Eles sempre entenderam isso e nunca tivemos problemas muito graves. É normal que às vezes aconteçam alguns atritos, mas a tarefa mais difícil talvez seja mostrar a eles o caminho certo nesse mundo liberal de hoje em dia (risos) - disse.

O envolvimento de Helcio com a seleção brasileira, no entanto, começou muito antes de ser convidado por Nuzman para trabalhar na CBV. Em 1951, o ex-levantador do Olímpico, clube de Belo Horizonte da época, fez parte da primeira seleção campeã sul-americana. A aposentadoria das quadras veio em 1957, mas o vôlei continuou no sague. Antes de formar gerações de medalhistas olímpicos, foram dez anos na presidência da Federação Mineira da modalidade.


01
HISTÓRIAS COM CRAQUES DO VÔLEI

Há quatro décadas vivendo do vôlei e para o vôlei, seu Helcio coleciona histórias e algumas revelações guardadas a sete chaves. Entre os inúmeros craques que viu começar, alguns fizeram histórias e são lembrados com carinho. Mas a gentileza do chefe da delegação do vôlei feminino no Chile é tanta que ele se desculpa se caso um dia sua memória falhe.


vôlei Giba olimpíadas (Foto: Getty Images)Giba esteve em quatro Olimpíadas
(Foto: Getty Images)

- Sinceramente, talvez o Giba tenha sido o mais completo de todos que passaram pelas minhas mãos. Ele sempre foi um menino espetacular na base e mesmo baixo para os padrões do vôlei mundial se tornou o melhor do mundo. O Nalbert também foi outro jogador espetacular, principalmente pela liderança que exercia sobre os companheiros. Mas são tantos atletas que fico com medo de cometer alguma injustiça e esquecer nomes importantes – destaca seu Helcio.

Entre muitas das curiosas histórias vividas ao longo dessas quase quatro décadas, duas foram lembradas por ele. Os personagens são dois craques, mas que causaram impressões distintas logo nas suas primeiras avaliações.


- O Carlão era desengonçado, sem jeito e num primeiro momento achei até que não daria jogador. Ele na verdade queria ser goleiro e chegou a ser dispensado. Mas sempre foi guerreiro e nunca desistiu. Deu no que deu, e ele até hoje ele é lembrado como nosso eterno capitão. Outra situação marcante aconteceu com a Jaqueline. Ela uma menina jovem, simples e muito humilde. Chegou em São Paulo para a primeira avaliação de ônibus e sequer tinha material para treinar. Mas rapidamente mostrou que era guerreira e tinha talento. Era dedicada nos treinos, superou vários problemas de contusão e foi bicampeã olímpica. Nunca tivemos dúvidas de que daria certo – contou.  

Mas nem sempre as coisas aconteceram naturalmente. Fabi e Fernanda Venturini, por exemplo, chegaram para serem avaliadas como ponteiras. A primeira, pela baixa estatura, virou líbero, a segunda, apesar de alta, foi convencida a jogar como levantadora. As apostas foram tão acertadas que ambas se tornaram as melhores do mundo nas suas posições.


02
'vovô' hELCIO

O amor de seu Helcio pelo vôlei não influenciou tanto assim as futuras gerações dos Macedo. Dentre seus cinco filhos, do casamento de 55 anos com dona Rosa Macedo, e sete netos, apenas Marcela, de 21 anos, seguiu seus passos. Levantadora reserva da equipe adulta do Minas Tênis Clube, a jogadora com passagens pela seleção infanto enche o avô de orgulho, mas ao mesmo tempo foi motivo de preocupação.

- É uma situação complicada e me incomodou muito no começo. Sei que ela tem talento e não tive influência nenhuma na sua convocação, mas fiquei com muito receio de atrapalhar o futuro dela no vôlei de alguma forma pelo que as pessoas poderiam pensar. Conversei muito com ela sobre isso. Hoje ela não faz mais parte da seleção, mas ainda acredito que ela possa ter uma carreira de sucesso – aposta o avô coruja.   

* O repórter viaja a convite da CBV


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-sul-americanos/noticia/2014/03/vesperas-de-fazer-84-anos-chefe-do-volei-segue-lapidando-futuras-joias.html

No Dia da Mulher, atletas falam sobre vaidade e luta pelo fim do preconceito

Fernanda Garay e Gabi, do vôlei, Bia e Branca Feres, do nado sincronizado, e Isabel Swan, da vela, contam como mesclam a força do esporte e a delicadeza feminina

Por Rio de Janeiro

Elas conquistaram o mundo, invadiram o mercado de trabalho, passaram a dividir com os homens as tarefas domésticas e a criação dos filhos. Tudo isso sem perder o charme e a delicadeza. Assim como em vários âmbitos, no esporte não foi diferente. Misturando força e beleza, as atletas chamam a atenção não apenas por suas demonstrações de resistência, com duros ciclos de treinos e competições, mas também pela feminilidade, percebida em pequenos detalhes. Neste sábado se comemora o Dia Internacional da Mulher, e representantes de algumas modalidades falaram sobre o desafio de coordenar a carreira esportiva, muitas vezes repleta de símbolos masculinizados, com as nuances do universo feminino, que felizmente tem sido cada vez menos alvo de preconceito na sociedade. 

Garay se prepara antes de entrar em quadra na Turquia  (Foto: Divulgação)Garay se prepara antes de entrar em quadra na Turquia (Foto: Divulgação)

Quando Fernanda Garay saiu do Brasil para jogar no Fenerbahçe, na Turquia, sabia que não estava trocando apenas de país e de time, mas também de cultura. Receosa com o que iria encontrar nesse novo cenário, onde a religião muçulmana é predominante e não raro se vê mulheres cobertas dos pés à cabeça pelas ruas, a jogadora acabou se surpreendendo ao perceber nas companheiras de equipe um comportamento feminino muito semelhante ao da sua terra natal
.
- Na verdade, toda a mulher é vaidosa e acho que ao longo dos anos a gente vai se conhecendo melhor e descobrindo coisas boas. Vamos pegando a prática. No começo da minha carreira eu não pensava nisso, mas depois descobri as maquiagens e acabei sendo conquistada por esse mundo. 
Aqui na Turquia não é diferente. As mulheres são incrivelmente bem arrumadas e maquiadas.

 Assim que cheguei, eu via as jogadoras do meu time se preparando antes das partidas e não queria ficar de fora. Elas me fizeram alcançar meu objetivo de vida: passar delineador (risos). Além disso, elas pintam as unhas sempre uma hora, quarenta minutos antes dos jogos, para não estragar o esmalte.

Fê Garay mostra que aprendeu com as companheiras turcas a passar o delineador  (Foto: Arquivo pessoal )
Fê Garay mostra que aprendeu com as 
companheiras turcas a passar o 
delineador (Foto: 
Arquivo pessoal )

Apaixonada por rímel, blush e pincéis de maquiagem, Fê Garay, que tem no currículo nada menos que uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, já pensou em trocar as quadras por um salão de beleza, e afirma que se não fosse jogadora de vôlei, gostaria de trabalhar com estética.

- Sempre me imaginei trabalhando em um salão de beleza e agora que eu aprendi a fazer a unha, estou me superando. Pensei em fazer um curso de estética e de cabeleireira porque acho esse universo incrível.Uma mulher pode estar muito mal, sem grana, em crise, mas se faz uma mudança no cabelo, uma maquiagem, melhora tudo, porque mexe diretamente com a auto estima.

Vaidosa, Garay aprendeu técnicas de beleza com as novas companheiras de equipe  (Foto: Arquivo pessoal)
Vaidosa, Garay aprendeu técnicas de beleza 
com as novas companheiras de equipe 
 (Foto: Arquivo pessoal)

Também adepta dos procedimentos de beleza, Gabi, ponteira do Rio de Janeiro, não dispensa os cuidados diários com a pele do rosto e com o corpo, mas não se considera uma pessoa que exagera na vaidade. 

Gabi, ponteira do Rio de Janeiro, não dispensa os cuidados diários com a pele do rosto e corpo (Foto: Divulgação)Gabi não dispensa os cuidados 
diários com a pele do rosto e 
corpo (Foto: Divulgação)

Aprendi a me cuidar com a minha mãe, mas não me considero uma mulher mega vaidosa. Acho que toda  mulher tem a sua vaidade e seus cuidados com o corpo. Como estamos sempre treinando, jogando, não costumo usar nada muito pesado, mas nunca deixo de usar uma base com protetor e rímel, que são os que mais gosto. Para o jogo, gosto de estar com as unhas e a sobrancelhas feitas.

Se por um lado o esporte ganhou cada vez mais espaço para essas feminilidades, por outro, ainda há um resquício de preconceito. Bia e Branca Feres, atletas do nado sincronizado, já foram vítimas de críticas por terem optado por pela carreira esportiva, mas se negaram a dar ouvidos aos comentários negativos, e com a beleza aliada ao talento, se destacam cada vez mais nas piscinas.

- Às vezes até as próprias mulheres criticam e torcem o nariz para a gente. Por parte dos homens, é diferente. Ser atleta é sempre motivo de orgulho e admiração. O mais importante é a gente ser feliz fazendo o que ama. 

Bia e Branca Nado Sincronizado (Foto: Reprodução / Instagram)
Bia e Branca afirmam que já sofreram 
preconceito por terem escolhido a 
carreira esportiva (Foto: 
Reprodução / Instagram)


Representantes de um esporte predominante feminino, as atletas incentivam o discurso de igualdade entre os sexos e afirmam que não se incomodariam se o nado sincronizado masculino fizesse parte do programa olímpico algum dia.

- Existem homens que praticam nado sincronizado. São poucos, mas os que já assistimos eram incríveis. É uma questão cultural e de história mesmo. Esse tabu vai demorar para ser quebrado. 

Está sendo quebrado na dança e a gente já consegue perceber isso com clareza. Quem sabe, daqui alguns anos, a gente não possa assistir a um padadê (dupla mista) aquático. 

 Isabel Swan se divide entre a força e a delicadeza no esporte  (Foto: Arquivo pessoal )Isabel Swan se divide entre a força e a delicadeza no esporte (Foto: 
Arquivo pessoal )

A força que Isabel Swan precisa fazer para modificar o curso de seu barco contrasta com a delicadeza de sua expressão. Medalhista de bronze na vela das Olimpíadas de Pequim, a atleta mescla aspectos femininos e masculinos durante seus treinos e competições.

- Temos que ter raça e força no vento forte, mas ser uma bailarina a bordo no vento fraco, fazendo movimentos muito suaves. Então, dependendo do vento, mudo. Procuro manter minha delicadeza, embora o esporte as vezes exija ser uma guerreira.

Seja na quadra, na piscina ou no mar, as atletas pretendem comemorar o Dia Internacional da Mulher com a esperança de que o sexo feminino conquiste cada vez mais espaço.

- Espero que a mulher consiga seguir conquistando o respeito da sociedade. Que consiga diminuir e quem sabe acabar com a desvalorização e o preconceito - afirma Gabi.

- Precisamos ser olhadas e reconhecidas como seres que pensam, produzem, participam e cooperam - completa Isabel. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2014/03/no-dia-da-mulher-atletas-falam-sobre-vaidade-e-luta-pelo-fim-do-preconceito.html

Com Filip inspirado, Minas abre duelo pelas quartas com vitória sobre o Rio

Oposto mostra amplo repertório de ataques para deixar os mineiros em vantagem no primeiro jogo da série melhor de três dos playoffs da Superliga; partida 2 será na terça

Por Belo Horizonte

 
A sincronia é perfeita. Marcelinho acelera a bola e levanta para Filip. Os dois estavam inspirados neste sábado e foram a grande arma do Minas no primeiro duelo das quartas de final da Superliga masculina diante do Rio de Janeiro. Por mais que o oposto Bob brilhasse, do outro lado da rede, a entrosada dupla mineira o ofuscava. O levantador foi o grande maestro, e o oposto estava sempre pronto para virar uma bola, seja na saída de rede, na entrada ou mesmo no bloqueio. Em casa, o Minas mostrou força para abrir a série dos playoffs em vantagem com o triunfo por 3 sets a 0 - parciais de 26/24, 21/17 e 21/18.

A parceria Henrique e Marcelinho também brilhou, mas foi Filip, eleito o melhor jogador da partida, quem teve um gostinho de revanche. Na Superliga 2012/13, o campeão Rio de Janeiro eliminou o Minas na semifinal. Desta vez, os mineiros são os favoritos, e querem dar mais um passo nos playoffs.

- É hora de dar o troco, sim. O time do Rio de Janeiro é diferente, mas não é menos forte. Temos que estar concentrados para ir à semifinal - disse Filip, maior pontuador da partida com 15 pontos, seguido por Bob, com 14.

- Sabíamos que seria difícil o jogo contra o Minas. Jogamos o primeiro set bem, no segundo abaixamos a guarda. Mas ainda tem mais jogo pela frente - disse o ponta Rodriguinho, que convocou a torcida do Rio de Janeiro para o próximo duelo das quartas de final.

volei minas x rio de janeiro (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Técnico Ricardo Picinin conversa com os
 jogadores do Minas (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)

Com a vitória, os mineiros seguem invictos no confronto direto com os cariocas nesta Superliga - na fase de classificação foram dois triunfos, 3 a 2 em Belo Horizonte e 3 a 0 no Rio de Janeiro. Os times voltam à quadra para o segundo duelo das quartas de final na terça-feira, às 21h30m, desta vez no Tijuca Tênis Clube. Caso seja necessária, a terceira partida será novamente na Arena JK, dia 15. Todas as partidas terão transmissão do SporTV.


o jogo
Depois do terceiro lugar no Sul-Americano em casa, o Minas voltou à Arena JK disposto a fazer valer a condição de favorito. Só que do outro lado, o Rio de Janeiro estava ganhando cara nova, recuperando-se da crise financeira que desfigurou seu elenco - saíram Maurício Souza, Bruninho, Thiago Sens, Leandro Vissotto, Thiago Alves e Rodrigão. Os visitantes também contaram com o técnico Marcelo Fronckwiak, que conseguiu um efeito suspensivo para contornar seu gancho por causa de um desentendimento com a arbitragem durante o returno.
 
Os dois times equilibraram o primeiro set, dando poucas chances de contra-ataque. Marcelinho distribuía bem as jogadas do Minas, com passes precisos para Filip e Henrique, mas Bob e Riad puxavam a resposta do Rio de Janeiro. Nenhum time conseguia arrancar no placar. Mesmo quando Índio errou dois levantamentos seguidos, os visitantes reagiram e empataram. O mesmo se repetiu depois de um ace de Marcelinho, seguido de um ponto de Filip, explorando o bloqueio na reta final. O Minas teve três pontos do set seguidos, mas desperdiçou em um erro de saque, um bloqueio de Ualas e um erro de Henrique. Demorou, mas os anfitriões conseguiram se concentrar nos pontos decisivos para levar o set após um bloqueio de Otávio e um erro de ataque de Bob (26/24).

De cara, os donos da casa mostraram qual seria a tônica do segundo set. O central Otávio abriu a parcial parando o ataque carioca em dois bloqueios. Bob dava o troco, por vezes na força, por vezes no jeito. Só que o paredão mineiro voltou a funcionar mais duas vezes, e o Minas chegou a abrir 16/10. O técnico Fronckowiak pediu tempo e deu uma bronca para acordar o Rio de Janeiro, que ensaiou uma reação. Só que o técnico Ricardo Picinin também parou o jogo para colocar os anfitriões no trilho antes que a boa vantagem lhes escapasse. Deu certo. Marcelinho acelerou a bola no centro para Henrique virar a bola do set (21/17).

O Rio de Janeiro não jogou a toalha e começou a terceira parcial à frente no placar, mas por pouco tempo. Com um ace, Filip abriu o marcador para o Minas. Bem armado por Marcelinho, o oposto disparou seu arsenal de ataques na quadra dos visitantes e puxou os anfitriões no set. Riad e Bob até tentaram uma reação, mas sempre que encostavam no placar, o Minas mostrava força. Os anfitriões ainda perderam dois pontos do jogo, mas, depois de um tempo de Ricardo Picinin, Marcelinho encontrou Filip na saída de rede para fechar o set (21/18).

Minas: Marcelinho, Filip, Mauricio, Lucas Loh, Otávio, Henrique e o líbero Lukinnha.
Rio de Janeiro: Índio, Bob, Rodriguinho, Vini, Ualas, Riad e o líbero Mário Jr.

o calendário dos playoffs quartas de final

1ª rodada
Campinas 3 x 2 Canoas - em Campinas (SP)
Minas 3 x 0 Rio de Janeiro - em Belo Horizonte (MG)
08/03 - 21h30m: Cruzeiro x Maringá - em Contagem (MG)
09/03 - 13h: Sesi-SP x São Bernardo - em São Paulo (SP)

2ª rodada
10/03 - 18h45m: Canoas x Campinas - em Canoas (RS)
11/03 - 21h30m: Rio de Janeiro x Minas - no Rio de Janeiro (RJ)
13/03 - 18h: Maringá x Cruzeiro - em Maringá (PR)
14/03 - 19h: São Bernardo x Sesi-SP - em São Bernardo do Campo (SP)

3ª rodada (se necessário)
15/03 - Campinas x Canoas - em Campinas (SP)
15/03 - Minas x Rio de Janeiro - em Belo Horizonte (MG)
16/03 - Cruzeiro x Maringá - em Contagem (MG)
17/03 - Sesi-SP x São Bernardo - em São Paulo (SP)


FONTE:

Após promessa à torcida, United bate West Brom e sobe para sexta posição

Jones, Rooney e Welbeck marcam no triunfo dos Diabos Vermelhos. Resultado dá relativa tranquilidade ao técnico David Moyes, que pediu apoio em má fase do time

Por West Bromwich, Inglaterra

saiba mais

Um dia após o técnico David Moyes enviar uma carta aberta à torcida pedindo apoio, o Manchester United fez o seu trabalho e derrotou o West Brom, no The Hawthorns, por 3 a 0, pela 29ª rodada do Campeonato Inglês. Os gols foram marcados por Phil Jones, Wayne Rooney, e Danny Welbeck.

Com o resultado, os Diabos Vermelhos chegaram aos 48 pontos e assumiram a sexta colocação. Porém, o time comandado por Moyes ainda está distante da zona de classificação para as competições europeias. O Tottenham, com 53, é o primeiro time com posto garantido na próxima edição da Liga Europa.

Na próxima rodada, enquanto o Manchester United vai enfrentar o Liverpool, em Old Trafford, o West Brom, que seguiu na 17ª posição, com 25, vai visitar o Swansea, no Liberty Stadium. 

phil jones West Brom x Manchester United (Foto: Getty Images)
Phil Jones comemora o primeiro gol do triunfo 
do Manchester United sobre o West Brom 
(Foto: Getty Images)

O United abriu o marcador no primeiro tempo. Aos 34, após cobrança de falta de Van Persie, Phil Jones se antecipou aos zagueiros e testou de cabeça para fazer o primeiro.

Os outros dois gols saíram apenas na etapa final. Aos 20, Rooney aproveitou cruzamento da direita e marcou de cabeça. Faltando oito minutos para o fim do jogo, o inglês Welbeck fez mais um. O brasileiro Rafael foi titular na partida deste sábado.


FONTE: 
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/03/apos-promessa-torcida-united-bate-west-brom-e-sobe-para-sexta-posicao.html

Özil encerra jejum de três meses, Arsenal goleia e vai às semi na Copa

Meia alemão volta a balançar as redes pelos Gunners, que vencem o Everton por 4 a 1 e avançam na competição. Giroud sai do banco e marca duas vezes

Por Londres

Ainda na briga pelo título inglês, o Arsenal está cada vez mais perto de disputar o troféu da Copa da Inglaterra. Com uma goleada sobre o Everton por 4 a 1, neste sábado, os Gunners avançaram às semifinais do torneio, com direito ao fim de um jejum que vinha incomodando Özil: o alemão voltou a balançar as redes depois de exatos três meses. Giroud saiu do banco para fazer dois, enquanto Arteta marcou de pênalti. Lukaku fez o gol do Everton.

Os outros semifinalistas da Copa da Inglaterra serão definidos neste domingo. O Manchester City briga por uma vaga contra o Wigan, enquanto o Sheffield United pega o Charlton, e o Hull City enfrenta o Sunderland. Os confrontos serão definidos em sorteio realizado pela Federação Inglesa.


ozil arsenal x everton (Foto: EFE)
Companheiros comemoram com Özil: fim de 
jejum do meia alemão (Foto: EFE)

Apesar de equilíbrio, Arsenal goleia
O Everton começou com bom volume ofensivo, embora não conseguisse finalizar ao gol. O Arsenal, então, logo se encontrou na partida e abriu o placar: aos sete minutos, Cazorla aproveitou escorregão de McCarthy para avançar e dar passe na medida para Özil. O alemão completou de primeira, de pé esquerdo, e estufou as redes de Joel Robles, encerrando seu jejum de exatos três meses - o último gol marcado pelo meia ocorreu no dia 8 de dezembro, diante do mesmo Everton.

O Arsenal passou a controlar o jogo a partir daí e forçou Joel Robles a fazer duas boas defesas nos dois lances seguintes, com Sanogo e Chamberlain arriscando de longe. O Everton não conseguia finalizar ao gol, e sua troca de passes não tinha efetividade diante da boa marcação do Arsenal. Porém, quando conseguiram furar o bloqueio, os Toffees empataram o jogo. Aos 32, após chute bloqueado de Arteta, Barkley puxou contra-ataque em alta velocidade pela direita e cruzou para Mirallas, que se complicou ao tentar finalizar na área - a sobra ficou com Lukaku, que tocou para o gol vazio.



saiba mais

Após mais algumas chances para os dois times no fim da primeira etapa, veio o segundo tempo, que colocou os dois times na busca desenfreada pela vitória, uma vez que o empate forçaria o "replay" - um novo jogo. Aos oito, Barkley perdeu ótima chance para os visitantes, enquanto Cazorla quase marcou para os anfitriões três minutos depois.

Com os lances de perigo se alternando entre as duas áreas, um vacilo de Barry acabou colocando o Arsenal novamente em vantagem. Aos 21, o volante do Everton se complicou quando brigava pela bola com Chamberlain e derrubou o adversário na área. Arteta veio para a cobrança, converteu, mas o árbitro não validou o gol por uma invasão de Giroud. Responsável por bater novamente, Arteta voltou a ter sucesso: 2 a 1.

O Everton, então, se lançou ao ataque de forma praticamente irresponsável, se esquecendo da defesa. Os Gunners perceberam o espaço para os contra-golpes e passaram a explora-los com muita competência. Até que, aos 37, veio o gol que deu maior tranquilidade para os donos da casa: Sagna fez boa jogada pela direita e cruzou curto, na medida, para Giroud, que substituiu Sanogo, completar para o gol. Três minutos depois o placar se transformou em goleada, quando o Arsenal organizou bela troca de passes que culminou em uma assistência de Özil para o segundo gol de Giroud, que recebeu na área e tocou na saída de Robles: 4 a 1 e vaga nas semifinais.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/03/ozil-encerra-jejum-de-tres-meses-arsenal-goleia-e-vai-semi-na-copa.html

O poder da bola: como o futebol ajuda a Bósnia no caminho da união

Seleção local é um dos poucos fatores de congregação entre as diferentes etnias do país, ainda marcado pela guerra. Liga nacional só foi unificada a partir de 2002

Por Sarajevo, Bósnia

De um lado, estava o tradicional Zeljeznicar, da capital Sarajevo, de população majoritariamente muçulmana. Do outro, perfilava o Zrjinski, reduto dos croatas da cidade de Mostar. Em jogo, a liderança do Campeonato Bósnio. Mas, neste sábado, talvez sem saberem, os dois times eram vitoriosos: o duelo, vencido pelo Zeljo por 2 a 1, foi mais um exemplo de como o futebol tem ajudado na união da Bósnia, ao colocar frente a frente duas etnias que num passado não tão distante estavam em guerra.

Com o sucesso da seleção local, que disputará, no Brasil, sua primeira Copa do Mundo, houve um raro momento de união entre as três diferentes etnias do país: os muçulmanos bosniaks, os católicos bósnios croatas e os ortodoxos bósnios sérvios. Por outro lado, a partida entre Zeljeznicar e Zrjinski contou apenas com torcedores do anfitrião Zeljo - fãs visitantes estão proibidos desde 2011 por causa de constantes conflitos, a maioria deles de motivações étnicas.

 
Jogadores do Zeljeznicar e do Zrjinski (Foto: Felipe Schmidt)
Jogadores do Zeljeznicar e do Zrjinski se 
cumprimentam antes do jogo 
(Foto: Felipe Schmidt)

A divisão chega a tal ponto que, dentro do território da Bósnia, existe a República Sérvia, colada na fronteira com a Sérvia. Nesta região, o alfabeto é cirílico, como no país vizinho, ao contrário do latino utilizado no resto da nação. A principal cidade é Banja Luka, embora Sarajevo esteja dentro dos limites. Ali, há constituição, legislação e poder jurídicos diferentes e independentes da Federação da Bósnia e Herzegovina, a outra entidade política do país.

- Em Sarajevo as pessoas já começam a se integrar melhor, mas em outras partes do país, especialmente no interior, ainda há muito este problema de etnia. Os políticos também colaboram e incitam este pensamento - relatou Nerman Catic, de 26 anos, professor de Educação Física e muçulmano, morador da capital bósnia.

Durante a Guerra da Bósnia, as três etnias lutaram entre si por frações do território. Após a declaração de independência dos bósnios, os sérvios do país, apoiados pelo governo de Belgrado, cercaram Sarajevo por quase quatro anos e promoveram massacres em outras cidades, sendo Srebrenica o caso mais famoso - cerca de oito mil bósnios muçulmanos foram mortos no genocídio de 1995. Os croatas também se rebelaram: declararam a República Croata da Bósnia, com capital em Mostar, e pleitearam sua anexação à Croácia. 


Jogadores do Zeljeznicar e do Zrjinski (Foto: Felipe Schmidt)
Torcida do Zeljeznicar durante partida contra o 
Zrjinski (Foto: Felipe Schmidt)

O papel do futebol

Durante este período, a tensão respingou no futebol. O Zrjinski, por exemplo, foi fundado em 1905 e é o mais antigo clube da Bósnia. Entretanto, ficou fechado entre 1945 e 1992, durante toda a existência da Iugoslávia, por conta de sua forte ligação com o nacionalismo croata - o nome do time é em homenagem a uma família nobre da região.

A desconfiança mútua era tanta que, até 2002, a Bósnia não tinha uma liga nacional unificada - sérvios e croatas tinham seus próprios campeonatos. Somente na temporada 2002/2003 teve início a Premier League do país, com times de todas as etnias e regiões. O maior campeão é o Zeljeznicar, com cinco títulos, que ocupa atualmente a primeira colocação do torneio e pode conseguir a terceira taça consecutiva.

Apesar dos problemas, há um ponto que colabora para o rápido entendimento entre as partes: a seleção local. A classificação da Bósnia para a Copa do Mundo foi comemorada em todas as partes do país, sem exceções ou restrições. Por um momento, todos se sentiram simplesmente bósnios. 


Reprodução INstagram Dzeko e a festa bósnia (Foto: Reprodução / Instagram)
Bósnios em festa pela classificação para a 
Copa do Mundo, em junho de 2013 
(Foto: Reprodução / Instagram)

- Nossa seleção é o principal exemplo para as pessoas deste país. Os jogadores mostraram que, se estivermos juntos, podemos fazer muitas coisas. Fico feliz que os jovens do futebol mostrem isso às outras pessoas - disse Predrag Pasic, ex-jogador e fundador da escola Bubamara, que, desde o período da guerra, aceita crianças de todas as etnias.

De fato, a seleção é um caso raro num país tão fragmentado pelas diferenças étnicas e religiosas: a dupla de ataque formada por Dzeko e Ibisevic é muçulmana, mas o vice-capitão do time, o meia Misimovic, é sérvio, enquanto o zagueiro Pandza é croata. Vem deste time a esperança por dias melhores na Bósnia.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/03/o-poder-da-bola-como-o-futebol-ajuda-bosnia-no-caminho-da-uniao.html

Milan poupa craques e perde para Udinese antes da 'decisão de Madri'

De olho no jogo de volta da Liga dos Campeões contra o Atlético na terça-feira, Seedorf deixa Kaká no banco e escala Balotelli apenas no terço final da partida

Por Udine, Itália

Di Natale Udinese x Milan (Foto: AFP)Di Natale comemora o gol da vitória do Udinese sobre o Milan, 
em Friuli (Foto: AFP)

Se quando joga com força máxima o Milan já tem dificuldades na temporada, a situação rubro-negra fica quase sem saída ao abdicar do que tem de melhor. Foi o que aconteceu neste sábado. Mais preocupado com o jogo de volta pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, na terça-feira, contra o Atlético de Madrid, no Vicente Calderón, o técnico Seedorf poupou seus principais craques e perdeu por 1 a 0 para o Udinese, no estádio Communale de Friuli.

O veterano Di Natale, de 36 anos, foi o destaque da partida, incomodando muito da lenta defesa rubro-negra, e fez o gol da vitória, aos 22 minutos do segundo tempo, completando cruzamento da esquerda diante do gol vazio depois de contra-ataque em velocidade. Kaká ficou no banco de reservas e não entrou. Robinho foi titular, deu um chute perigoso, aos 34 de partida, defendido por Scuffet em dois tempos, e uma cabeçada, aos quatro da etapa final. Foi substituído aos 18, por Balotelli, ainda se recuperando de uma lesão no ombro. Mas o atacante italiano pouco pode fazer além de uma conclusão de três conclusões de fora da área, duas delas em cobranças de falta, sem muito perigo para o goleiro.

Balotelli Udinese x Milan (Foto: AFP)
Balotelli vê o goleiro Scuffet salvar com a ponta 
dos dedos cabeçada de Muntari (Foto: AFP)

No Udinese, dois brasileiros jogaram os 90 minutos: o lateral-esquerdo Gabriel Silva, ex-Palmeiras, e o volante Allan, ex-Vasco. Os zagueiros Neuton e Naldo, ambos ex-Grêmio, e o atacante Maicosuel, ex-Botafogo, ficaram no banco de reservas a partida inteira.


saiba mais


Com a derrota, o Milan permaneceu em décimo lugar, com 35 pontos, a 34 do líder Juventus e a seis do rival Internazionale, primeiro posicionado na zona de classificação para a Liga Europa. E ainda pode perder uma posição na rodada, se o Genoa ao menos empatar com o Chievo, fora de casa, no domingo.

Na terça-feira, a partir de 16h45m (de Brasília), o Milan precisa vencer o Atlético de Madrid. Se repetir o placar de 1 a 0 do San Siro, leva a disputa da vaga nas quartas da Champions para a prorrogação - o GloboEsporte.com transmite a partida em Tempo Real. Eliminado nas quartas de final da Copa da Itália pelo próprio Udinese, por 2 a 1, o time rubro-negro só tem mais essa chance de título na temporada.

O Udinese soma agora 31 na classificação e ficou mais longe um pouco da zona de rebaixamento, cujo melhor colocado é o Livorno, com 21 pontos, em 18º.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2014/03/milan-poupa-craques-e-perde-para-udinese-antes-da-decisao-de-madri.html

Dia Internacional da mulher: atletas homenageiam mães, irmãs e esposas

Sem Bruna Marquezine, Neymar posta recado em rede social à mãe Nadine e à irmã Rafaela. Outros jogadores também deixam mensagens às amadas pela data

Por Rio de Janeiro

neymar mae e irmã (Foto: Reprodução )
Neymar posta homenagem à mãe e à irmã 
(Foto: Reprodução )

No Dia Internacional da Mulher, vários jogadores postaram homenagens às esposas, mães e irmãs nas redes sociais. O atacante Neymar, por exemplo, que recentemente terminou o namoro com a atriz Bruna Marquezine, a Luiza de "Em Família", da TV Globo, postou um recado para a mãe Nadine e à irmã Rafaela Santos.

- Minha Mãe, Minha irmã .. Meus amores!!! Vocês não merecem só um dia de comemoração, vocês merecem comemorar todos os dias e todos os dias eu comemoro por ter vocês comigo, mesmo que de longe!! Que vocês nunca deixem de sonhar e principalmente de sorrir, porque o sorriso de vocês encanta a todos que estão ao seu redor... Amo muito vocês e estou com saudades ... Beijo pra vocês minhas mulheres maravilhosas #felizdiadasmulheres.

Mas não foi apenas o jogador do Barça e da seleção brasileira que fez a homenagem. Outros atletas também deixaram mensagens para as amadas nas redes sociais.O meia-atacante Kaká, do Milan, deixou uma mensagem em inglês.

- Sorria. Você é linda!

hulk instagram homenagem mulher (Foto: Reprodução )
Hulk posta foto da esposa, da mãe e de todas as 
mulheres que fazem parte de sua vida 
(Foto: Reprodução )

O zagueiro David Luiz colocou uma imagem genérica em uma de suas redes sociais e desejou felicidades a todas as mulheres. O atacante Hulk também postou fotos da mulheres que fazem parte de sua vida, entre elas a esposa e a mãe.

- Dia internacional da mulher. Parabéns a todas as mulheres do mundo! Vários beijos especiais para essas que fazem parte da minha vida. Mãe, irmãs, esposa, sogra, cunhadas.

O atacante Bernard, do Shakhtar Donetsk, foi outro que manifestou felicidades às mulheres. O xodó de Luiz Felipe Scolari na seleção brasileira homenageou os familiares.

- Feliz dia internacional da mulher! Parabéns a todas as princesas, rainhas e imperatrizes. Reclamamos, mas não vivemos sem vocês! A mulher sábia edifica sua casa e a tola derruba com as próprias mãos. Obrigado MÃE e IRMÃS por sempre estar edificando a casa.

kaka instagram homenagem mulher (Foto: Reprodução )
Kaká deixa homenagem para as mulheres 
em rede social pelo Dia Internacional da 
Mulher (Foto: Reprodução )


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2014/03/neymar-faz-homenagem-mae-e-irma-em-dia-internacional-da-mulher.html

Agente detona volta de Luiz Antonio ao Fla: ‘Um teatro mal orquestrado’

Francisco Dambrós afirma que foi pego de surpresa com decisão, diz que desejo do atleta sempre foi sair da Gávea e revela que volante sabe há dois meses que será pai

Por Rio de Janeiro

Luiz Antônio Coletiva Flamengo (Foto: Thales Soares)Luiz Antonio ao lado de Paulo Pelaipe na entrevista de quinta-feira (Foto: Thales Soares)

Um dia depois de Luiz Antonio ter retornado aos treinamentos do Flamengo, seu empresário, Francisco Dambrós, desabafou. Surpreso com a atitude do jogador, o agente, em entrevista à Rádio Globo, afirmou que a coletiva concedida pelo volante, ao lado do diretor executivo do Rubro-Negro, Paulo Pelaipe, foi uma grande encenação.

- É lamentável, não houve coletiva, mas um teatro mal orquestrado, com o objetivo de melhorar a imagem do atleta e justificar as atitudes dele, para ter um clima confortável com a torcida. Alguém teria de ser eleito para Cristo. Pegaram o empresário – disse

Luiz Antonio concedeu a entrevista coletiva após participar do treinamento de quinta-feira. Esteve a todo momento ao lado de Paulo Pelaipe. O dirigente disse que o atleta havia sido mal orientado, e o próprio jogador afirmou ter sido “iludido”. O alvo era Francisco Dambrós.

Isso foi outro teatro, o Luiz Antonio sabe há 60 dias que será pai"
Francisco Dambrós

- Foi uma surpresa. Na semana passada ele esteve lá em casa todos os dias, a relação dele com meus netos, filhos e esposa era maravilhosa. Estava combinado para quarta-feira uma reunião objetiva, já que os advogados não tinham tido êxito. Tínhamos três propostas para ele. Não sei o que ocorreu no carnaval, a família reuniu, alguém intermediou, mas fizeram contato direto com o Pelaipe e ele voltou – prosseguiu Dambrós.

O empresário, que trabalhava há apenas seis meses com Luiz Antonio, disse que foi procurado em setembro de 2013 pela família do jogador para que o tirasse do Flamengo. De acordo com Dambrós, o volante não queria mais atuar pelo clube quando a temporada se encerrasse:

- Vieram para a minha casa com documentos. Eu estava há seis meses só com ele. Como saberia de débitos de 2009? A família pediu. O Luiz Antonio não voltou porque quer jogar no Flamengo, mas por não ter outra alternativa. Quando me procuraram, falaram que o ciclo dele no clube acabou. O Mano não o queria, o Pelaipe não gostava dele, não tinha clima lá. Pediram para eu conseguir clube na Europa, Brasil, ou senão acionar o Flamengo.


saiba mais

Luiz Antonio entrou no começo do ano na Justiça contra o Flamengo, mas perdeu em todas as audiências. Durante o carnaval, procurou a diretoria e combinou de se reapresentar.

- Ele podia ter recuado, bastava ter tido atitude de homem. É lamentável isso tudo. Mas foi um teatro e estão tentando criar um clima bom entre ele e a torcida. Isso me afetou no sentido de ter de dar explicação. Tenho 28 anos de futebol e sei o que já fiz e vou fazer. Não é Pelaipe ou Luiz Antonio que vão manchar meu passado – desabafou o empresário.

Por fim, Franciso Dambrós deu mais uma alfinetada no jogador. Na quinta-feira, Pelaipe anunciou que o atleta havia tomado conhecimento naquele dia que seria pai. Segundo o agente, a notícia era velha.

  - Desejo sorte, que seja feliz, vai ser papai. Aliás, isso foi outro teatro, o Luiz Antonio sabe há 60 dias que será pai. Ontem (quinta-feira) teve aquela cena toda. ‘O Luiz Antonio soube hoje que será pai’. Já sabe há dois meses – finalizou.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/03/agente-detona-volta-de-luiz-antonio-ao-fla-um-teatro-mal-orquestrado.html