sexta-feira, 7 de março de 2014

Patrocínio? Time feminino de futebol americano pede dinheiro no semáforo

Meninas do Campo Grande Cobras pedem ajuda nos sinais de trânsito para angariar fundos, já que não conseguem investidores para bancar a equipe

Por Campo Grande, MS


Quem passa pelo centro de Campo Grande pode acabar sendo pego de surpresa ao parar no sinal vermelho de um dos cruzamentos e ver um grupo de meninas com uniformes de futebol americano pedindo dinheiro para os motoristas. A equipe do Campo Grande Cobras está recorrendo a este tipo de ação para tentar angariar fundos e ter condições de disputar os campeonatos da modalidade.

As jogadoras colocam a maquiagem, ajeitam o cabelo e partem para a rua na tentativa de receber ajuda. Elas dão adesivos do time e balas para cada pessoa que contribui financeiramente com a causa delas. A maioria dos "patrocinadores", claro, são homens.

- Achei interessante. Não sabia que aqui em Campo Grande tinha time de futebol americano. Vale a pena ajudar - afirmou um deles.

Enquanto as meninas realizam a abordagem, o time masculino faz uma demonstração do esporte para os motoristas.

- A gente nunca desiste. Como no esporte, a gente tem sempre que criar desafios e ir atrás do próximo até a gente conseguir - afirmou Munique Meirelles, jogadora do Cobras.

Meninas do Campo Grande Cobras pedem dinheiro no semáforo (Foto: Reprodução / SporTV)
Meninas do Campo Grande Cobras pedem 
dinheiro no semáforo (Foto: 
Reprodução / SporTV)

Até o treinador Pedro Rodrigues Loureiro entra na onda e participa dos pedidos nos semáforos de Campo Grande. Porém, o desempenho dele chega perto do delas neste assunto.
- Para elas é mais fácil porque elas são mais carismáticas e mais bonitas também (risos) - brincou o técnico.

Nos dois dias que a reportagem acompanhou a equipe do Campo Grande Cobras, as meninas arrecadaram 350 reais. Para Daniele Navarro Andrade, atleta do time, não importa o tamanho da ajuda dada, já que todas são bem-vindas.

- Toda e qualquer ajuda que dão, por mais que seja pouco, já é muito. Agradecemos de todo coração os patrocínios que recebemos. Ainda não é o bastante para viajarmos com tudo pago, mas já ajuda muito - garantiu.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/03/patrocinio-time-feminino-de-futebol-americano-pede-dinheiro-no-semaforo.html

No último salto, Duda garante a vaga na final do Mundial de Sopot

Campeão na edição de 2012 da competição em pista coberta, brasileiro consegue 8,02m na 3ª tentativa e segue na briga por um lugar no pódio do salto em distância

Por Direto de Sopot, Polônia

Mauro Vinicius da Silva, o Duda, pisou na Ergo Arena com o status de atual campeão e disposto a defender seu título. Depois de duas tentativas, a expressão era fechada. Só teria mais uma chance para garantir seu lugar na final do salto em distância do Mundial em pista coberta de Sopot, na Polônia. Concentrado, partiu para a corrida e saltou 8,02m, sua melhor marca na temporada. Foi o suficiente para avançar em sétimo lugar e salvar o dia do Brasil. Antes dele, Anderson Henriques e Keila Costa foram eliminados nos 400m e no salto triplo, respectivamente.

O melhor da eliminatória na prova de Duda foi o representante da casa, Adrian Strazalkowski com 8,18m. Logo em seguida aparecem o alemão Christian Reif (8,13m) e o grego e Loúis Tsátoumas (8,10m). A final será disputada neste sábado, às 15h50m (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

- Foi uma classificação com emoção. Eu estava muito mal, porque estou sem ritmo por conta das lesões que tive. Mas nessa hora, num Mundial, tem que ir para cima. E no último salto eu me encontrei. Fiz uma corrida veloz no primeiro, achei que tinha dado mais, mas não consegui. Não ganhei altura. No segundo, a velocidade foi menor e eu me desequilibrei. O terceiro foi um bom salto e me deu a marca que eu precisava. Amanhã tenho que começar desse salto para melhor - disse Duda.

 Mauro Vinicius Da Silva atletismo Polônia (Foto: EFE) 
Duda avança em sétimo lugar à final do 
Mundial (Foto: EFE)

Considerado um dos principais adversários de Duda neste Mundial, Tyron Stweart foi o segundo a saltar, conseguindo logo uma boa marca: 8,00m e 2cm a menos que o chinês Jinzhe Li, que saltou primeiro e largou na liderança. Duda foi apenas o 13º a entrar na pista, dentre os 17 competidores.

 Apreensivo e caminhando de um lado para o outro, ele viu o polonês Adrian Strazalkowski fazer a melhor marca dentre os 10 saltadores que se apresentaram na sequência. Com os 8,18m obtidos, ele já garantiu vaga na final, levantando o público na Ergo Arena. Duda foi para o seu primeiro salto em seguida e conseguiu apenas 7,64m, terminando a primeira rodada em 11º.

A segunda rodada começou com o alemão Christian Reif jogando pressão para os adversários, após saltar 7,90m. Sentado na pista, Duda apenas observou os saltos de Ngonidzashe Makusha, do Zimbaue, de Damar Forbes, da Jamaica, e do americano Jeff Henderson, que saltou modestos 6,96m. Já de pé, mexendo-se para manter-se bem aquecido, o brasileiro viu Arsen Sargsiyan da Armênia, e Michel Tornéus, da Suécia, fazerem marcas abaixo da sua. Mesmo com o combustível a mais do fracasso dos adversários, Duda não encontrou forças para saltar mais que 7,58m. Para piorar, o mexicano Luis Rivera ainda fez 8,01m na sequência, ficando com a classificação praticamente sacramentada.

O brasileiro tinha apenas mais uma chance para assegurar sua vaga na final, enquanto mais adversários iam conseguindo novas marcas expressivas. Um deles foi o grego Loúis Tsátoumas, que cravou 8,10m na rodada, subindo para o terceiro lugar. Teve ainda o chinêsJinzhe Li e o sueco Michel Tornéus, ambos saltando 8,08m antes da última tentativa de Duda. O brasileiro precisava de um salto superior a 8,00m. Conseguiu 8,02m e respirou aliviado. Está na final e o sonho do bicampeonato mundial permanece presente. 


saiba mais

Musa do dia: holandesa leva primeira medalha de ouro no Mundial de Sopot

Nadine Broersen foi a atleta que teve a melhor performance no pentatlo feminino. Canadense e ucraniana completam o pódio na Polônia

Por Sopot, Polônia

 holandesa Nadine Broersen campeã mundial pentatlo (Foto: Reuters)Nadine Broersen leva a primeira medalha de ouro no Mundial de atletismo na Polônia (Foto: Reuters)

A bela holandesa Nadine Broersen foi a primeira atleta a conseguir uma medalha de ouro no Mundial de atletismo em pista coberta de Sopot, na Polônia. Na tarde desta sexta-feira, a loirinha conquistou o topo do pódio no Pentatlo feminino, depois de uma performance que a gerou 4830 pontos no somatório geral. Em segundo lugar ficou a canadense Brianne Theisen Eaton (4768), e, em terceiro, a ucraniana Alina Fodorova (4724).

A competição engloba cinco tipos de provas diferentes do atletismo. Na primeira etapa, Nadine terminou na terceira posição nos 60m com barreira. Na segunda, ela ficou com a melhor marca, ao anotar 1,93m no salto em altura. No arremesso de peso, os 14,59cm a colocaram na quarta posição, mesma colocação do salto em distância. Para fechar, a menina de 23 anos terminou os 800m rasos no sexto lugar, com um tempo de 2m14s097.

Confira as melhores imagens deste primeiro dia de competições em Sopot, na Polônia

A participação brasileira foi apenas regular neste primeiro dia de competição. Nesta manhã, Anderson Henriques, nos 400m rasos, e Keila Costa, no salto em distância, foram eliminados nestas provas. Já na parte da tarde, Mauro Vinícius, o "Duda", conquistou, no último salto, sua passagem à final do salto em distância. 

Veja como foi.

holandesa Nadine Broersen campeã mundial pentatlo (Foto: Reuters)
A musa e pentatleta holandesa Nadine Broersen foi 
a primeira medalhista de ouro no Mundial de 
atletismo em pista coberta, em Sopot, na 
Polônia (Foto: Reuters)

Nadine Broersen prova pentatlo na Polônia (Foto: Reuters)
Enrolada na bandeira holandesa, Nadine 
Broersen acompanha o resultado no 
placar (Foto: Reuters)

Nadine Broersen prova pentatlo na Polônia (Foto: Reuters)
No arremesso de peso, a musa mostra sua 
força no braço, e a tatuagem dos anéis 
olímpicos que estampa no 
corpo (Foto: Reuters)

Nadine Broersen prova pentatlo na Polônia (Foto: Reuters)
Nadine Broersen pula na prova do salto em 
distância, que terminou na quarta posição 
(Foto: Reuters)


FONTE:

Jornal diz que médicos deram recado à família de Schumacher: 'Só milagre

Especialistas consultados são realistas quanto às chances do ex-piloto

Por Berlim

Porta-voz de Michael Schumacher nega interrupção do processo de despertar do ex-piloto (Foto: Getty Images)Especialistas dizem que apenas milagre poderia salvar Michael Schumacher (Foto: Getty Images)

Algumas poucas palavras emitidas nesta sexta-feira pela porta-voz de Michael Schumacher, Sabine Kehm, quebraram o silêncio que já durava três semanas sem boletins oficiais. Entretanto, o novo comunicado se limita a afirmar que o processo para retirar o ex-piloto do coma segue em andamento. Enquanto a família do heptacampeão restringe o acesso a informações, a imprensa europeia segue acompanhando de perto o drama que abalou o circo da Fórmula 1. Uma reportagem do jornal britânico "The Telegraph" afirma agora que "apenas um milagre" poderia salvar Schumi. 

Um correspondente do periódico enviado a Berlim teve acesso a fontes próximas da esposa de Schumacher, Corinna. De acordo com as pessoas ouvidas pelo jornalista, a mulher de 45 anos consultou especialistas em traumas cerebrais espalhados por toda a Europa, e teria sido alertada por eles que as chances de recuperação do ex-piloto são mínimas. Os médicos que tratam do paciente no Hospital de Grenoble, França, também teriam reconhecido que há grandes chances de Michael permanecer em estado vegetativo pelo resto de sua vida.

- A família foi informada de que apenas um milagre pode trazê-lo de volta agora. Ele está em um estado desolador, mas não podemos divulgar nada até a família emitir uma declaração formal - disse um experiente jornalista alemão, citado pela reportagem.

- Os médicos repetem constantemente que milagres às vezes acontecem, mas há poucas esperanças de que ele vai sair dessa - acrescentou outra fonte. 

Schumacher hospital (Foto: AFP)
Schumacher está internado em coma induzido 
desde o último dia 29 de dezembro (Foto: AFP)

Michael está internado em coma induzido desde o último dia 29 de dezembro, após ter sofrido um grave acidente enquanto esquiava em uma estação de Méribel, sudeste da França. No fim de janeiro, os médicos deram início ao procedimento de diminuição da sedação para retirar gradualmente o alemão do coma. Alguns especialistas procurados pela família do ex-piloto afirmaram que a maioria dos comas artificiais dura, em média, três semanas. Os médicos alertam também que, por causa da incapacidade de engolir corretamente, um paciente em coma tem grandes chances de contrair pneumonia, por causa dos fluidos que preenchem os pulmões.

Esta semana, o jornal italiano "Gazzetta dello Sport" publicou que Schumacher já estaria respirando sozinho, sem ajuda de aparelhos. No entanto, a assessora do ex-piloto insiste que informações não oficiais devem ser ignoradas. De qualquer forma, a maioria dos especialistas consultados pela imprensa europeia concorda que, caso consiga acordar do coma, é pouco provável que o heptacampeão possa levar a mesma vida de antes. 

- A maioria dos pacientes que acordam de um coma após este longo período de tempo sofre deficiências graves - afirmou Gary Hartstein, ex-médico chefe da Fórmula 1.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/so-um-milagre-salva-dizem-medicos-esposa-de-michael-schumacher.html

Martino mostra preocupação com desgaste de Neymar após amistoso

Técnico cita minutos jogados pelo atacante e pode utilizá-lo novamente como opção no sábado, diante do Valladolid. Puyol é citado por Tata como 'insubstituível'

Por Barcelona, Espanha

Após participarem do amistoso da seleção brasileira contra a África do Sul, na última quarta-feira, Daniel Alves e Neymar não chegaram a tempo para realizar, nesta sexta-feira, o último treino do Barcelona antes do duelo contra o Valladolid. O técnico Tata Martino afirmou que já era esperado que os brasileiros não estivessem presentes, mas demonstrou preocupação com o desgaste de Neymar, que atuou 90 minutos com o Brasil e marcou três gols na vitória por 5 a 0.

- Na realidade, sabíamos que não chegariam ao treino. Quando acontece isso, preferimos que os jogadores fiquem descansando. Alves não tem tanto desgaste pelos minutos, mas Neymar, sim - lamentou, lembrando que o lateral entrou no jogo apenas no segundo tempo.

Coletiva Barcelona Tata Martino (Foto: EfeServicios)
Tata Martino pode usar Neymar por poucos 
minutos no fim de semana 
(Foto: EfeServicios)

Martino também comentou o mal estar de Messi diante do Real Sociedad, quando o atacante vomitou em campo, dizendo que o jogador já procurou um especialista, embora o problema não comprometa seu desempenho. Sobre a aposentadoria de Puyol, afirmou que o defensor é "insubstituível" e não pretende se tornar treinador em breve.

O técnico alertou que o Barcelona não pode mais deixar pontos pelo caminho no Campeonato Espanhol e preferiu não alimentar a polêmica de que pode deixar o clube ao final da atual temporada.

- Não tenho nada para garantir. Eu tenho que trabalhar no dia a dia. Me concentro em ganhar cada jogo. O demais é secundário.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/03/martino-mostra-preocupacao-com-desgaste-de-neymar-apos-amistoso.html

Após polêmica com foto, Seedorf defende Balotelli: 'Deixem ele jogar'

Em publicação no Twitter, atacante aparecia ao lado de mesa de ping-pong. Ele se recupera de uma lesão no ombro direito

Por Milão, Itália

Balotelli joga ping-pong (Foto: Reprodução )
Balotelli joga ping-pong 
(Foto: Reprodução )

A polêmica envolvendo Balotelli e a foto ao lado de uma mesa de ping-pong chegou ao técnico do Milan, Clarence Seedorf. O atacante foi criticado por parte da imprensa italiana por supostamente praticar o esporte mesmo ainda se recuperando de uma lesão no ombro direito. O treinador rossonero saiu em defesa, dizendo que tudo que o atleta faz é notícia na Itália.

- Balotelli é responsável pelo seu lazer e os seus meios de comunicação. O triste é que, se Balotelli joga ping-pong, é notícia na Itália. Isso é uma banalidade. Balotelli está fazendo tratamento de seis horas por dia e está levando a sério. Quer jogar ping-pong? Quem se importa, deixem ele jogar. Não influenciou na recuperação e isso é importante. Aborrecimento da sociedade? Talvez porque esteja incomodado com os jornalistas. O importante é que ele estará no Friuli (estádio do jogo de sábado diante do Udinese) - disse Seedorf, comentando que o atleta estará de volta na partida pelo Italiano.


Balotelli mostra tratamento no ombro (Foto: Reprodução / Twitter)Balotelli mostra tratamento no ombro (Foto: Reprodução / Twitter)

Após publicar a foto em seu Twitter, Balotelli voltou à rede social para comentar o assunto e disse 'dar risada dos que o julgam sem conhecê-lo'.
 
- O Milan não gostou? Ping-pong? hahaha! Não joguei, era somente uma foto. E se tivesse jogado, eu sou canhoto. Na minha conta no Twitter está escrito: não acredite em nada que não está escrito por mim. Por algum motivo escrevi isso, não? Dou risada daqueles que como 'vocês' julgam sem conhecer - comentou o atleta na sua conta oficial no Twitter.

Balotelli acabou não participando do amistoso da Itália diante da Espanha por causa da lesão. O time de Vicente del Bosque venceu por 1 a 0 a partida na última quarta-feira no Vicente Calderón.


saiba mais

Vitória é acionado na Justiça por apropriação indébita de R$ 1,5 milhão

Atlético-PR pede a devolução dos valores pagos por 50% do lateral Léo, que terminou negociado com o Flamengo. Dirigente do clube baiano não reconhece dívida

Por Salvador

Leo Flamengo (Foto: Vicente Seda)Pagamento feito por Léo leva o Furacão a procurar a Justiça contra o Vitória (Foto: Vicente Seda)

A novela envolvendo a negociação do lateral Léo, do Flamengo, parecia ter acabado quando o jogador assinou contrato com o Rubro-Negro carioca, porém a história ganhou novos capítulos nos últimos dias. O Furacão notificou o Vitória na Justiça baiana por apropriação indébita de R$ 1,5 milhão.

Em dezembro do ano passado, o Atlético-PR, clube que o lateral defendeu na última temporada, tentou exercer o direito de compra de 50% do passe do jogador, mas perdeu a batalha para o Fla. 
No entanto, o clube paranaense havia comunicado o Vitória sobre o interesse em adquirir parte do jogador e chegou a pagar por isso. O clube do Paraná depositou R$ 1 milhão e 500 mil na conta do Vitória, conforme estipulado em contrato.

O clube baiano decidiu negociar com o Flamengo, porém, de acordo com os paranaenses, o Vitória não devolveu ao Furacão o valor pago. O GloboEsporte.com teve acesso a documentos que comprovam o pagamento do valor feito no dia 26 de dezembro de 2013. A notificação de que desejava exercer o poder de compra foi feita pelos paranaenses três dias antes.

Como o jogador foi negociado com outro clube, os paranaenses decidiram esperar a devolução da quantia depositada na conta do Vitória. Porém, passados dois meses, o Furacão não viu a cor do dinheiro e decidiu interpelar os baianos judicialmente. A assessoria jurídica dos paranaenses deu entrada em uma ação na 9ª Vara de Relações Cons. Civis e Comerciais de Salvador contra o Rubro-Negro. A ação cita diretamente o presidente do Vitória, Carlos Falcão. No processo, o Atlético-PR se baseia no artigo 168 do código penal brasileiro, que considera crime “apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção”. A pena para o crime é de um a quatro anos de prisão, além de multa.


documento vitória atletico-pr (Foto: Reprodução)
Documento mostra Atlético-PR exercendo 
seu direito de compra de 50% dos direitos 
de Léo (Foto: Reprodução)

O caso já está sob análise de um juiz, que executará o processo. A assessoria jurídica do Furacão pede a penhora do patrocínio da Caixa e da cota de televisão do Vitória para o pagamento. De acordo com a assessoria jurídica paranaense, a devolução do valor deve ser feito até três dias depois da notificação. 

Vitória nega dívida e tem outro entendimento para o caso
Apesar da reclamação paranaense, que pede a devolução do dinheiro, o Vitória acredita que não há débito, nem apropriação. Na versão do presidente do clube baiano, Carlos Falcão, o Atlético-PR não cumpriu o acordado em contrato e deveria ter pago mais R$ 500 mil. O presidente ainda preferiu evitar comentar o processo, alegando que ainda não foi notificado e que não teria conhecimento sobre a interpelação.

- O Vitória não recebeu nenhuma notificação de processo do Atlético-PR. Nem nos apropriamos de nada. O Atlético-PR tinha o direito de preferência na compra de 50%, desde que em igualdade de condições, cobrindo ofertas maiores. Aconteceu que recebemos uma proposta de R$ 2 milhões. 

Foi depositado R$ 1,5 milhão, e o Vitória notificou o Atlético-PR que faltavam R$ 500 mil, mas o atleta não fechou contrato com o Atlético-PR e preferiu jogar no Flamengo - disse em entrevista ao GloboEsporte.com.

- O Vitória não deve nada ao Atlético-PR, já que o Atlético-PR não cumpriu o que estava no contrato. O Vitória vai ver que ação é essa. Não conheço a ação e não posso me pronunciar sobre ela. Não posso comentar algo que não conheço. Não fui notificado. Quando ocorrer, acionarei nosso departamento jurídico – completou.

pagamento vitória atlético-pr (Foto: Reprodução)
Documento comprova a transferência de R$ 1,5 
milhão feita pelo Furacão ao 
Vitória (Foto: Reprodução)



FONTE:

Wallace diz não conhecer Zeballos, mas pede atenção ao Bota reserva

Zagueiro revela que não sabe quem é o paraguaio e ressalta necessidade de vitória no clássico para não criar um ambiente conturbado antes da Libertadores

Por Rio de Janeiro

Wallace Treino Flamengo (Foto: Cahê Mota)Wallace não conhece Zeballos (Foto: Cahê Mota)

Há quem veja um esvaziamento no clássico entre Flamengo e Botafogo, marcado para o próximo domingo, no Maracanã, mas não é bem assim. O Rubro-Negro é líder e já está classificado para a fase final do Campeonato Carioca, porém tentar confirmar o quanto antes a conquista de sua 20ª Taça Guanabara. O Alvinegro, por outro lado, com apenas 1% de chances de avançar às semifinais - segundo o matemático Tristão Garcia - e na sexta colocação, jogará com o time reserva. Mas perder, segundo Wallace, significaria criar um ambiente conturbado para o grupo nas vésperas da partida contra o Bolívar, pela Libertadores.

O zagueiro terá como missão marcar o atacante Zeballos, regularizado nesta sexta-feira e um dos jogadores em quem a torcida do Bota deposita mais confiança para a partida. O defensor rubro-negro, porém, disse, com humildade, não conhecer o paraguaio.

- Sinceramente? Eu não sei quem é. E é ruim você jogar contra quem você não conhece. Mas não importa quem vai jogar, eu tenho que continuar fazendo o meu trabalho. Temos que ganhar para não levar um ambiente ruim para o nosso jogo da Libertadores - disse Wallace, já pensando na partida de quarta-feira, contra o Bolívar, no Maracanã, às 22 horas (de Brasília).

O fato de o Botafogo atuar com o time reserva não representa uma facilidade na cabeça de Wallace. Ele relembra a boa vitória do Alvinegro sobre o Fluminense, por 3 a 0, na décima rodada do Carioca.

- Nós precisamos ganhar. A equipe reserva tem um peso grande. O Fluminense perdeu de 3 a 0, e isso serve de lição. Não podemos criar um ambiente conturbado - frisou.

Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo, no Maracanã. A partida é válida pela 13ª rodada do Campeonato Carioca e será realizada às 18h30m (de Brasília). Já classificado, o Rubro-Negro é líder, com 31 pontos, cinco a mais do que o segundo colocado, Fluminense.


*Texto de Sofia Miranda, estagiária, sob supervisão de Fred Gomes


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/03/wallace-diz-nao-conhecer-zeballos-mas-pede-atencao-ao-bota-reserva.html

Hernane não dá brecha no Flamengo e vai jogar o clássico com o Botafogo

Atacante se recupera de problema na coxa direita, participa do coletivo e estará em campo, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca

Por Rio de Janeiro

Hernane Treino Flamengo (Foto: Thales Soares)Hernane pega o Botafogo (Foto: Thales Soares)

Depois de desfalcar o Flamengo na vitória por 2 a 0 sobre o Bonsucesso, o atacante Hernane não quer saber de dar brecha para os concorrentes, principalmente Alecsandro, artilheiro do Flamengo na temporada, com sete gols. O Brocador participou do coletivo da tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, e vai jogar o clássico com o Botafogo, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.

O Flamengo já está com a mão no título da Taça Guanabara e classificado para as semifinais. Ainda assim, o técnico Jayme de Almeida mantém seu time principal em ação na busca por ritmo. Na quarta-feira, o time entra em campo pela Taça Libertadores para enfrentar o Bolívar, no Maracanã.

Poupado, Leonardo Moura não participou do coletivo, assim como Cáceres, que se reapresentou nesta sexta-feira depois de defender a seleção paraguaia. O lateral-esquerdo André Santos está fora do jogo, com um problema no pé direito, e será substituído por João Paulo. Elano ainda se recupera de um problema na coxa direita e dará lugar a Márcio Araújo.

Na segunda parte da atividade, fez quatro testes. Erazo, Mugni, Paulinho e Nixon substituíram Samir, Márcio Araújo, Everton e Gabriel, respectivamente. Paulinho, inclusive, deve voltar a ser relacionado depois de se recuperar de um problema no púbis.

Para o clássico, o Flamengo entrará em campo com Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Cáceres, Muralha, Márcio Araújo, Everton e Gabriel; Hernane.


Luiz Antonio faz trabalho à parte
Reintegrado na quinta-feira, Luiz Antonio trabalhou separadamente nesta sexta-feira.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/03/hernane-nao-da-brecha-no-flamengo-e-vai-jogar-o-classico-com-o-botafogo.html

Botafogo tenta deixar Carioca de lado para não prejudicar a Libertadores

Ideia é não deixar que os fracassos no estadual interfiram no bom momento do time na competição internacional. Domingo, reservas encaram o Flamengo

Por Rio de Janeiro

Hungaro Botafogo (Foto: Luciano Belford / SSPress)
Hungaro durante o empate do Botafogo com o 
Audax em Moça Bonita (Foto: Luciano Belford
 / SSPress)

O empate em 2 a 2 com o lanterna Audax, na quinta-feira, foi mais um dos maus resultados do Botafogo neste Carioca. O risco de eliminação precoce, que já era grande, ficou ainda mais. Desta vez não foram os reservas que entraram em campo, e sim o que o técnico Eduardo Hungaro tinha de melhor à sua disposição.

A preocupação agora é que o problema não passe para a Libertadores, competição que o time vai bem e se tornou o alicerce para este semestre. Antes de enfrentar o Independiente del Valle na próxima quarta-feira, no Equador, o Alvinegro ainda terá o clássico com o Flamengo, domingo, no Maracanã.

Clássico regional é sempre um jogo de maior risco, mas Hungaro vai manter o planejamento de preservar a maioria dos titulares. A aposta é de que a equipe consiga novamente não deixar cair o rendimento na Libertadores.

- Essa equipe tem conseguido virar bem a chave. Temos que ter tranquilidade e direcionar nossa atenção para o jogo contra o Flamengo, um rival tradicional, e também para o jogo de quarta-feira. O trabalho está sendo feito da maneira que montamos com a direção. Se olharmos os resultados do Carioca, podemos dizer que meu trabalho tem sido ruim, mas se analisarmos a competição prioritária, vemos que somos líderes da chave - analisou o técnico.

Diante do cenário de pouca esperança no Carioca, Eduardo Hungaro sabe que a mobilização da torcida no domingo, contra o Fla, não será grande.

- Não temos expectativa de ter muita torcida a favor no domingo em função dos nossos resultados. Na Libertadores tenho certeza de que vão lotar e nos ajudar.

A três rodadas do fim, o Bota é o sexto colocado do Carioca com 16 pontos. Já na Libertadores, o Glorioso é o líder do Grupo 2 com quatro pontos.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/03/botafogo-tenta-deixar-carioca-de-lado-para-nao-prejudicar-libertadores.html

Eduardo Hungaro arma o time com Zeballos para o clássico com o Fla

Regularizado esta semana, meia paraguaio deve fazer sua estreia com a camisa alvinegra na temporada. Equipe não terá força máxima neste domingo, no Maracanã

Por Rio de Janeiro

Zeballos treino Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)Regularizado, Zeballos pode começar jogando 
clássico contra o Flamengo no Maracanã 
(Foto: Vitor Silva / SS Press)

O Botafogo deve ter uma novidade no clássico com o Flamengo, neste domingo, no Maracanã. Regularizado, o meia-atacante Zeballos participou do treino desta sexta no time que deve entrar em campo. O técnico Eduardo Hungaro já avisou que não vai utilizar força máxima por causa da viagem para o Equador, na segunda-feira. Na quarta, o Glorioso enfrenta o Independiente del Valle pela Libertadores, a partir das 19h45 (de Brasília).

Quando atuava pelo Olimpia, Zeballos marcou dois gols sobre o Flamengo na Libertadores, em 2012. O Bota precisará da ajuda do paraguaio, já que está em situação muito delicada e a classificação para a semifinal do Carioca é improvável. A três rodadas do fim, a equipe está em sexto lugar com 16 pontos, oito a menos que a Cabofriense, quarta colocada.



saiba mais

Jefferson e Lodeiro, que estavam com as seleções do Brasil e Uruguai, respectivamente, se reapresentaram e treinaram. Fica a expectativa se ao menos o goleiro vai atuar ou não contra o Rubro-Negro, já que não esteve em campo na quarta-feira, na goleada por 5 a 0 contra a África do Sul. Lodeiro jogou pela Celeste a partir dos 19 minutos do segundo tempo, no empate em 1 a 1 com a Áustria. De todo modo, Hungaro acompanhou de perto o treinamento do camisa 1 alvinegro dentre os jogadores que devem entrar em campo no clássico.

No treinamento tático, Hungaro escalou apenas os jogadores de linha. A equipe atuou com Lucas, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Bolatti, Renato, Daniel e Zeballos; Henrique. No decorrer da atividade, Cidinho e Fabiano foram testados. O atacante Henrique levou uma forte pancada no pé esquerdo, chegou a deixar o gramado, mas retornou.

Na parte final da atividade, Eduardo Hungaro exercitou bastante as jogadas de bola parada. Zeballos foi um dos cobradores, e o treinador incentivou.

- Bola rápida, Zeba! Boa! Interessa o batedor, e não o apito. Vamos concentrar.

Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 18h30m, no Maracanã.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/03/eduardo-hungaro-arma-o-time-com-zeballos-para-o-classico-com-o-fla.html

Criador da cavadinha conta origem do chute: 'Aposta por cerveja e chocolate'

Ex-jogador tcheco, Antonin Panenka vai torcer pelo Brasil na Copa e diz que inventou cobrança como uma forma de superar goleiro companheiro de clube

Por Praga, República Tcheca

A pressão estava toda sobre Antonin Panenka no dia 20 de junho de 1976, no estádio Marakana, em Belgrado, na antiga Iugoslávia. O alemão Uli Hoeness havia desperdiçado sua cobrança de pênalti, e cabia ao meia tchecoslovaco a missão de converter seu chute, confirmar a vitória por 5 a 3 e dar o primeiro título da Eurocopa a seu país. Pois Panenka não se importou com a responsabilidade: correu rápido, como se fosse soltar uma bomba, mas, no último momento, deu apenas um toque sutil na bola, que caiu suavemente no fundo da rede, no meio do gol, enquanto o goleiro Sepp Maier ia para o lado esquerdo. Naquele momento, nascia um novo estilo de bater pênaltis. 

Antonin Panenka penalti cavadinha Eurocopa 1976 (Foto: Reprodução)
Momento histórico: Panenka cobra pênalti de 
cavadinha na final da Euro de 1976 contra a 
Alemanha (Foto: Reprodução)


No Brasil, a cobrança ficou conhecida como cavadinha, mas, na Europa, o chute leva o nome de seu criador, de forma merecida. Naquele toque simples, Panenka desafiou convenções e também se arriscou: afinal, a Tchecoslováquia vivia sob uma ditadura comunista, e o futebol tinha seu papel como ferramenta de propaganda do regime. Um possível erro poderia colocar a carreira do meio-campista em risco, mas ele garante que não se importou. 



saiba mais

- Não tive medo. Eu tinha 1000% de certeza de que marcaria o gol. Ninguém estava esperando que eu batesse o pênalti daquele jeito - contou Panenka ao GloboEsporte.com, durante evento do Tour da Taça em Praga, na República Tcheca.

Tanta confiança não era apenas questão de autoestima. Antes de "estrear" a cavadinha, Panenka treinou duro para aperfeiçoar o chute. A princípio, porém, a razão era uma simples aposta com o goleiro Zdenek Hruska, seu companheiro no Bohemians, time da cidade de Praga.

- Eu estava deitado e comecei a pensar num jeito de surpreender os goleiros. Após cada treino, eu permanecia em campo com os goleiros e fazia apostas, tentando fazer gols em cobranças de falta e pênalti. O vencedor ganhava cerveja ou chocolate. Eu estava perdendo estas apostas, então comecei a pensar numa forma de vencer. Treinei durante dois anos antes de bater aquele pênalti na final da Eurocopa - relatou. 


Antonin Panenka Tour da Taça (Foto: Felipe Schmidt)
Antonin Panenka posa ao lado da taça da Copa 
do Mundo de 2014 em evento em Praga 
 (Foto: Felipe Schmidt)

Apesar de ter ficado famoso por causa do pênalti, Panenka teve uma carreira de destaque. Atuou durante quase toda sua carreira no Bohemians e só deixou a Tchescolováquia aos 28 anos, quando, pela regra do país, um jogador de futebol estava liberado para atuar no exterior. O meia foi para o Rapid Viena, da Áustria, onde também virou ídolo. 


Totti, o melhor 'discípulo'
Hoje, Panenka é presidente do Bohemians. Mas seu legado não para por aí: ele virou nome de revista esportiva na Espanha e, claro, é constantemente lembrado sempre que um grande craque o homenageia numa cavadinha. Entre todos, para ele, quem bate melhor é Totti, do Roma. 

Panenka cavadinha 1976 (Foto: Reprodução)Panenka depois do gol de cavadinha quando conquistou a Eurocopa em 76 (Foto: Reprodução)

- Muitos jogadores já tentaram o chute. Zidane, Totti, Ibrahimovic, Sergio Ramos, Pirlo... Mas também já vi muitos errarem. Para mim, quem bate melhor é Totti.

No Brasil, nomes como Djalminha e Loco Abreu ficaram famosos pela cobrança, enquanto Maicosuel e, mais recentemente, Alexandre Pato erraram e foram criticados por suposta falta de responsabilidade. Para Panenka, porém, usar a cavadinha é, na verdade, o oposto: resultado de muita disciplina.

- Para bater bem você precisa de uma longa preparação, treinar bastante. É preciso ter 1000% de certeza de que vai marcar. Não se pode subestimar o goleiro. A base do sucesso é o corpo, o movimento, a corrida. É preciso convencer o goleiro de que você vai jogar a bola em algum lado - ensinou Panenka. 


Torcida pelo brasil
Na última Copa do Mundo, Loco Abreu se destacou com uma cavadinha na disputa de pênaltis entre Uruguai e Gana nas quartas de final. Em 2006, Zidane marcou desta forma na final contra a Itália. Panenka, agora, espera uma reedição no Mundial do Brasil.

- Ah, sempre fico muito feliz. Gosto muito quando os jogadores tentam este tipo de pênalti. 


Antonin Panenka Tour da Taça (Foto: Felipe Schmidt)
O ex-meia tchecoslovaco torce para que o Brasil 
seja novamente campeão mundial: 'Sou fã' (Foto: 
Felipe Schmidt)


Para a Copa de 2014, Panenka revelou estar na torcida pelo Brasil. Entretanto, adverte que não será fácil conquistar a competição em casa.

- Eu sou um grande fã do Brasil. Acho que a Seleção vai chegar na semifinal, provavelmente junto com Argentina, Espanha e Alemanha. Torço para o Brasil, mas vai ser difícil, porque o time joga em casa e terá uma grande pressão.

Não que pressão seja problema para Panenka. Quem sabe o Brasil não vence a Copa com uma cavadinha de Neymar?

- Primeiro de tudo, alguém tem que cair na área para haver o pênalti - brincou o ex-jogador. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/03/criador-da-cavadinha-conta-origem-do-chute-aposta-por-cerveja-e-chocolate.html