terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Crise sem fim? Olympiacos vence e deixa United perto da eliminação

Comandados de David Moyes têm atuação apática na primeira derrota dos visitantes nas oitavas de final da Champions. Costarriquenho Campbell é destaque com golaço

Por Pireu, Grécia

 
 
saiba mais

No Manchester United de David Moyes, a sensação é que não há nada de ruim que não possa piorar. Uma atuação completamente apática dos Diabos Vermelhos nesta terça-feira encerrou a sequência dos visitantes nas oitavas de final da Liga dos Campeões. O Olympiacos, mesmo com duas baixas importantes no ataque, venceu por 2 a 0, no Estádio Georgios Karaiskakis, e deu um grande passo para eliminar um dos gigantes do continente - ainda que o presente insista em expor as fragilidades do atual campeão inglês.

Dois latinos foram os responsáveis diretos pelo resultado. O argentino Alejandro Domínguez abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo ao desviar chute de Maniatis e enganar o goleiro De Gea. A falta de beleza do lance foi compensada com um lindo gol do costarriquenho Joel Campbell, aos dez do segundo. Emprestado pelo Arsenal, o atacante colocou a bola entre as pernas Carrick antes de finalizar com a canhota de fora da área. Eles poderão se reencontrar no dia 24 de junho, quando a Costa Rica e Inglaterra duelarão no Mineirão pelo Grupo D da Copa do Mundo.


Olympiacos x Manchester United (Foto: AP) 
Campbell comemora o golaço marcado diante do 
Manchester United: 'caneta' em Carrick e 
chute colocado (Foto: AP)

Foi o primeiro triunfo de um time mandante na fase mata-mata da Champions - contra cinco derrotas. O placar agregado agora é de 13 a 4. Mais cedo, o Borussia Dortmund aplicou 4 a 2 diante do Zenit na Rússia. Nesta quarta-feira, Galatasaray x Chelsea e Schalke x Real Madrid completarão os confrontos - o jogo entre alemães e espanhóis terá transmissão ao vivo do GloboEsporte.com com pré-jogo a partir das 16h (de Brasília).

Para o United, o resultado significa a obrigação de uma atuação fora da curva no jogo de volta, marcado para 19 de março, no Old Trafford. A vaga direta só vem em caso de vitórias por três gols de diferença. Um novo 2 a 0 a favor dos ingleses leva a partida para a prorrogação. Se fizer um gol, os gregos poderão sofrer até três - algo que o time de David Moyes não consegue desde 26 de dezembro, quando bateu o Hull City por 3 a 2 pelo Inglês.


Torcida Olympiacos x Manchester United (Foto: AFP) 
Torcida do Olympiacos fez bonita festa e ajudou 
a quebrar a sina dos donos da casa nas oitavas 
de final (Foto: AFP)

E aí, Ferdinand?

Há um outro fato curioso: o Olympiacos, ameaçado de fato apenas nos minutos finais, conseguiu construir a vantagem sem dois importantíssimos jogadores. O primeiro, o centroavante da seleção grega Mitroglou, foi vendido no último dia da janela de transferências para o Fulham, da Inglaterra - na ocasião, o zagueiro Rio Ferdinand chegou a comemorar a notícia. O argentino Javier Saviola, lesionado, também foi desfalque.


- O Fulham acabou de contratar a estrela do nosso próximo adversário na Liga dos Campeões. Bom trabalho! - disse à época o defensor.

Olympiacos x Manchester United (Foto: AFP) 
Jogadores do United desolados: Champions é a 
única oportunidade restante de grande título 
na temporada (AFP)


O Olympiacos não disputa as quartas de final desde a temporada 1998/1999, quando caiu para o Juventus em duelo apertado. Apesar da crise financeira no futebol grego, a fase é das melhores nos últimos anos. Inclusive o time pode se sagrar campeão nacional no domingo, caso vença o clássico contra o Panathinaikos e o PAOK tropece no Ergotelis Heraklion, pela 27ª rodada - a oito do fim.

Ao Manchester United, a realidade bate à porta com a ameaça real de nenhum título importante ser conquistado na temporada - apenas a Supercopa da Inglaterra, em jogo único diante do Wigan, ainda assim graças aos méritos do antecessor Alex Ferguson, que levou praticamente o mesmo elenco à glória na Premier League. Os Diabos Vermelhos já estão eliminados da Copa da Inglaterra (32 avos de final), Copa da Liga Inglesa (semifinal) e estão a 15 pontos do líder Chelsea no Inglês. 


Olympiacos x Manchester United (Foto: AFP) 
No fim de janeiro, Ferdinand comemorou a 
venda de Mitroglou, estrela do 
Olympiacos, ao Fulham (Foto: AFP)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/02/crise-sem-fim-olympiacos-vence-e-deixa-united-perto-da-eliminacao.html

Com salário atrasado, jogadores ameaçam não enfrentar o Corinthians

Elenco do Comercial afirma ter recebido apenas 20% do valor registrado em carteira referente ao mês de janeiro; direitos de imagem estão atrasados

Por Ribeirão Preto, SP

Elenco do Comercial (Foto: Gabriel Lopes / Comercial FC) 
Elenco do Comercial tem reunião tensa com 
diretores. Motivo: cobrança de salário 
atrasado (Foto: Gabriel Lopes / Comercial FC
)
Os jogadores do Comercial ameaçam não entrar em campo nesta quarta-feira, na partida contra o Corinthians, válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, no Pacaembu. O motivo, segundo os próprios atletas, é o atraso no pagamento de salário.

Em entrevista ao GloboEsporte.com, um representante do elenco, que prefere não ser identificado, afirmou que o clube pagou apenas 20% do salário registrado em carteira referente ao mês de janeiro. Os direitos de imagem, que representam boa parte do pagamento, não foi acertado.

- Os jogadores tiveram uma briga com o presidente Nelson Lacerda em janeiro, antes do jogo contra o Palmeiras, porque o salário de dezembro estava atrasado. Agora volta a acontecer o mesmo problema. Eles já deram três datas de cheques: 17, 21 e agora é 28. Só que entregaram um cheque cruzado e só conseguiríamos descontar depois do carnaval. Se conseguirmos - disse o atleta, que ainda não sabe qual será a decisão dos jogadores para o jogo desta quarta-feira.

O gerente de futebol da Lacerda Sports, Eduardo Ferreira, o irmão do presidente do Comercial, Nilton Lacerda, e o vice-presidente Rogério Vieira estiveram reunidos com todos os atletas nesta tarde no hotel onde a equipe está concentrada, na capital paulista. A conversa não foi nada amigável.



saiba mais

- O Nilton chegou a dizer que o clube não estava pagando porque o time não estava ganhando. Deveriam, então, ter feito um contrato por vitórias. Um jogador chegou a esbravejar, bater boca e ameaçar não jogar. E o Nilton disse que ele poderia sair do time. O jogador falou que sai, desde que paguem - comentou o atleta.

O elenco, nesta reunião, exigiu que o pagamento fosse efetuado antes da partida contra o Corinthians. Caso contrário, o time pode não entrar em campo.

- Se não recebermos, a ideia é entrar em greve e não entrar em campo. Conversamos com advogados e existem algumas pendências. Estamos analisando todas as propostas. Esperamos conversar com o presidente Nelson Lacerda antes da partida. Vamos ouvir o que ele tem a nos dizer. Dependendo do que acontecer, não vamos entrar em campo. Estou falando em nome de todos os jogadores - desabafou.


Técnico já alertava sobre salários atrasados
O técnico Vágner Benazzi, em entrevista coletiva após a vitória contra o Paulista na última quinta-feira, antes de responder a qualquer pergunta, pediu a palavra aos jornalistas. Na ocasião, o treinador afirmou: "Se pagar a bola entra. Se não pagar, a bola não entra", alertando para a falta de pagamentos.

No dia seguinte, o presidente Nelson Lacerda conversou com os atletas e acertou parte do pagamento, conforme divulgou a assessoria de imprensa, sem citar valores exatos.

Sem contato
O GloboEsporte.com tentou entrar em contato com o vice-presidente Rogério Vieira e com o gerente de futebol da Lacerda Sports, porém, ambos estão com os celulares desligados.


Jogadores do Comercial com Benazzi (Foto: Divulgação/EPTV) 
Jogadores do Comercial ameaçam não entrar 
em campo contra o Corinthians 
(Foto: Divulgação/EPTV)


FONTE:

Adriano é tratado como ídolo, mas sai bravo depois jogar poucos minutos

Imperador não escondeu a insatisfação de ter entrado aos 38 minutos do segundo tempo, quando a derrota do Atlético-PR já estava definida. Ele não falou com ninguém

Por Buenos Aires

Adriano Atlético-PR x Velez (Foto: EFE)Adriano entrou em campo, mas pouco fez para mudar o placar de derrota do Furacão (Foto: EFE)
 
O segundo jogo de Adriano pelo Atlético-PR não foi como ele esperava. Na derrota por 2 a 0 para o Vélez Sarsfield, no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, o Imperador voltou a jogar apenas poucos minutos contrariando a sua própria expectativa. Antes da partida, o atacante chegou a dizer que estava pronto para 45 minutos da partida e mostrava um semblante feliz. Após a partida, depois de entrar aos 38 minutos e já com placar definido, ele deixou o campo visivelmente contrariado e não falou com ninguém.

A atuação de Adriano nos 11 minutos que ficou em campo - três minutos a mais que na estreia contra o Strongest - se restringiu a uma tentativa de finalização. Dois minutos após entrar, em um cruzamento do volante Paulinho Dias, o camisa 30 cabeceou, mas a bola passou por cima do gol adversário.

Antes de entrar, o Imperador já mostrava insatisfação. Durante todo o segundo tempo, em todas as vezes que era focalizado, estava de cara fechada. O técnico Miguél Ángel Portugal chamou o jogador cinco minutos depois que o Pratto fez o segundo gol da equipe argentina e deixou a situação ainda mais complicada. O Imperador balançava os braços deixando claro que gostaria de ter entrado antes. 

A situação foi reconhecida pelo zagueiro Manoel no fina da partida. Além de reconhecer que o time jogou mal, ele disse da grande expectativa de Adriano em jogar. Diplomático, ele admitiu que gostaria de ver o companheiro mais tempo em campo, mas deixou a decisão para o técnico Miguél Ángel Portugal.

- É difícil falar. A gente queria que ele entrasse mais, mas temos que respeitar o professor. Durante o treinamento, ele fica sempre falando que está com vontade de jogar. Fazer gol. Mas o professor é quem manda e quem a gente deve respeitar, disse para o canal Fox Sports.

Adriano Imperador Atlético-PR (Foto: Fernando Freire) 
Adriano não escondeu a insatisfação quando 
foi chamado para entrar no final da partida 
(Foto: Fernando Freire)

Técnico diz que recuperação precisa ser aos poucos
O técnico Miguel Ángel Portugal costuma falar que a recuperação do atacante Adriano precisa ser ‘pouco a pouco’. 

- Eu penso que, com o Adriano, temos que ter calma e tranquilidade para que ele possa fazer coisas boas para a gente. Ele tinha jogado alguns minutos na estreia. Hoje, jogou mais alguns minutos. Está com muita alegria para fazer bem as coisas e vai ajudar – afirmou o técnico Miguel Ángel Portugal em entrevista coletiva após a partida. 

Antes de entrar em campo, Adriano assumiu dois papéis: de um ídolo e de torcedor. Durante a partida, vários torcedores do time argentino faziam registros do atacante. Alguns chegavam a chamá-lo para que o Imperador olhasse para eles. Outros, porém, xingavam o jogador. Um por exemplo, chamou ele de gordo.

O Imperador também assumiu o papel de torcedor antes de ser chamado pelo treinador para entrar em campo. Na maior parte do jogo, ele observava atentamente a partida. Quando o Furacão chegava ao ataque, gritava e torcia – sem sucesso. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/02/adriano-e-tratado-como-idolo-mas-sai-bravo-depois-jogar-poucos-minutos.html

Adriano entra no fim, e Atlético-PR perde para Vélez em Buenos Aires

Imperador, que completa dois anos sem marcar, atua por dez minutos e sai insatisfeito de campo. Com vitória por 2 a 0, argentinos lideram Grupo 1


A CRÔNICA 
 
por GloboEsporte.com
 
Adriano, ainda adquirindo sua melhor forma física, esteve dez minutos em campo. Conseguiu uma finalização para fora e pouco mais na segunda derrota do Atlético-PR na Libertadores - a primeira foi para o Sporting Cristal, na fase prévia. O time paranaense passou em branco no dia em que o Imperador completou dois anos sem marcar um gol e perdeu por 2 a 0 para o Vélez Sarsfield no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires.

Os argentinos fizeram um excelente primeiro tempo e foram objetivos no segundo. Lideram o Grupo 1, com seis pontos. O Atlético-PR soma três pontos, assim como The Strongest, mas leva a pior no saldo de gols. O Universitario tem zero e é o próximo adversário dos brasileiros, em Lima, no dia 14 de março (uma sexta-feira). O Vélez vai a La Paz encarar o Strongest, no dia 11 de março.


saiba mais
O zagueiro Tobio e o atacante Pratto - o melhor em campo - marcaram os gols dos donos da casa, superiores na maior parte do tempo. Com forte marcação na saída de bola e boa movimentação, a equipe do técnico José Flores foi pouco ameaçada. Os rubro-negros foram inofensivos na primeira etapa e evoluíram na volta do intervalo, mas abriram espaço para os contragolpes.

Adriano entrou apenas aos 37 minutos da segunda etapa, aparentando insatisfação por não ter sido utilizado antes. Ao ser chamado para entrar na partida, o atacante abriu os braços diante de um integrante da comissão técnica. A última vez que ele balançou as redes foi no dia 25 de fevereiro de 2012, na vitória por 1 a 0 do Corinthians diante do Botafogo-SP, pelo Paulistão.

Agustin Allione e Matias Mirabaje Velez x Atlético-PR (Foto: AFP) 
Mirabaje avança com a bola dominada 
acompanhado por Allione (Foto: AFP)
 
Domínio argentino
Logo nos primeiros segundos de jogo, Canteros protagonizou o lance que poderia resumir o que foi o primeiro tempo. O meia recebeu entre os dois zagueiros rubro-negros e fez bom chute, para fora.

 A marcação frouxa permitiu o domínio dos donos da casa, que mantinham a posse de bola e davam poucas chances de avanço aos Atlético-PR. Ederson foi o responsável pelo primeiro chute a gol, aos nove minutos. A saída do time era com os avanços de Paulinho Dias e Natanael pelos lados do campo na tentativa de sofrerem faltas - o lateral-esquerdo recebeu três das sete que o Furacão teve no primeiro tempo. Mas Carlos Sosa não foi exigido.

Sem criatividade, o Furacão era presa fácil à marcação avançada dos argentinos, que aproveitavam a boa movimentação de Canteros, Pratto e Zárate. No entanto, mesmo com a bola nos pés, El Fortín não assustava Weverton. Esse panorama mudou aos 33 minutos, quando Pratto fez bom chute da esquerda e obrigou o camisa 1 atleticano a se esticar para mandar para escanteio. Quatro minutos mais tarde, em nova cobrança de escanteio - a quarta da primeira etapa, contra nenhuma dos brasileiros -, os donos da casa abriram o placar. Canteros cobrou para Tobio, na segunda tentativa, marcar: 1 a 0. Zárate ainda teria duas boas oportunidades para fazer o segundo, mas faltou pontaria.

Velez x Atletico-PR (Foto: AFP) 
Velez agora é líder do Grupo 1 (Foto: AFP)
Imperador entra no fim, e Vélez vence

A pausa no intervalo fez bem ao Atlético-PR. Foram necessários apenas quatro minutos para que o Furacão fosse mais agressivo do que no primeiro tempo. As finalizações de Éderson e Mirabaje pararam em Sosa, mas eram o sinal de que o time havia mudado sua postura. Com maior posse de bola, o Rubro-Negro fez os argentinos se acuarem e investirem no contragolpe. No entanto, foi pouco ameaçador. A principal opção de ataque era Natanael, pela esquerda. Mas as jogadas do lateral fizeram pouco efeito.

Enquanto isso, Adriano mostrava ansiedade no banco e esperava pelo momento em que entraria em campo. Ele viu, aos 33 minutos, Romero puxar contra-ataque e fazer ótimo passe para Pratto, que completou para o gol e praticamente selou a vitória argentina: 2 a 0. Quatro minutos depois, Adriano foi chamado. Mas já era tarde demais. Na única chance que teve, o Imperador cabeceou para fora. O Vélez ainda teve oportunidades para marcar o terceiro, mas parou na falta de pontaria e nas defesas de Weverton.

 
 
 
FONTE

Tensão do calcanhar de Túlio marcou última vez do Botafogo no Chile

Após lance de efeito do artilheiro no Maracanã contra Universidad Católica, artilheiro foi preservado de duelo em Santiago, pela Libertadores de 1996

Por Santiago

O Botafogo está no Chile para sua primeira partida fora de casa na fase de grupos da Libertadores 2014, enfrentando o Unión Española. Ela remete a um episódio inesquecível para os torcedores e de certa forma tenso para aqueles que estiveram em campo na última vez que a equipe esteve no país numa partida pela principal competição sul-americana, em 1996. Após um gol de calcanhar marcado por Túlio Maravilha na vitória por 4 a 1 sobre o Universidad Católica (confira o vídeo), no Maracanã, o Alvinegro foi a Santiago temendo hostilidades.

A imprensa chilena esquentou a partida ao classificar a atitude de Túlio como menosprezo, e torcedores também se mostraram descontentes, criando o clima de revide no Chile. Na partida realizada no Maracanã, uma bola cruzada sobrou para o artilheiro sozinho na linha do gol, já com o goleiro Tapia batido. O centroavante não pensou duas vezes: ajeitou a bola e completou de calcanhar para o fundo das redes.

Túlio não foi relacionado para o jogo contra o Universidad Católica, ainda pela fase de grupos da Libertadores, em Santiago. Segundo ele, as dores musculares sentidas numa partida anterior, pelo Campeonato Carioca, contribuíram para que o Botafogo não arriscasse levar para o Chile o personagem controverso do duelo do Maracanã.

- Foi um gol de letra e calcanhar ao mesmo tempo, uma “tuletra”. Foi um momento de inspiração, de futebol moleque, algo normal. A imprensa do Chile disse que foi menosprezo, mas os jogadores chilenos não reclamaram. Aquele gol ficou marcado para o botafoguense, mas acabei não jogando no Chile porque tinha sofrido uma lesão numa partida contra o Flamengo. Mas também foi bom para evitar retaliações. O mais importante foi que aquele gol deixou o Botafogo ainda mais em evidência internacional - disse Túlio Maravilha.

O artilheiro não atuou no Estádio San Carlos de Apoquino, no dia 9 de abril de 1996, mas Gonçalves, sim. O ex-zagueiro, um dos líderes da equipe comandada por Marinho Peres, admite que a viagem do Botafogo foi marcada por uma certa tensão pela possibilidade de algumas hostilidades. Mas garante que a equipe chegou e saiu ilesa do Chile, apesar da derrota por 2 a 1.

- Essa pressão foi mais da imprensa do Chile. Aquele gol do Túlio repercutiu, ouvimos que eles iam nos quebrar, mas o jogo transcorreu normalmente. Houve uma preocupação do Botafogo em relação ao Túlio, acharam melhor não colocá-lo para jogar, porque aquele gol de calcanhar foi encarado por muitos como falta de respeito - lembrou Gonçalves.

Tulio Botafogo x Universidad Católica Libertadores 1996 (Foto: Ricardo Leoni / O Globo)Túlio, de calcanhar, faz gol sobre o Universidad (Foto: Ricardo Leoni / O Globo)
 
Presidente do Botafogo na época, Carlos Augusto Montenegro sempre foi um dos maiores entusiastas de Túlio Maravilha. Por isso, reconheceu que na época o clube temeu pela integridade de seu ídolo e, assim, se fez valer da questão física do jogador para preservá-lo.

- O fato de ele não ter viajado para o Chile naquela ocasião teve um pouco a ver com o que ocorreu naquele jogo do Maracanã, sim. Havia um receio - disse Montenegro.

Capitão do Universidad Católica que enfrentou o Botafogo em 1996, Mario Lepe garantiu que o time chileno não criou qualquer confusão por causa do gol marcado por Túlio. Segundo ele, o lance faz parte do futebol.

- Não teve problema algum, somente especulações. Foi um gol bonito, mas não demos muita importância para isso - afirmou o ex-jogador do time que na época era comandado por Manuel Pellegrini, hoje treinador do Manchester City.

Confira a ficha do jogo Botafogo 4 x 1 Universidad Católica, dia 26 de março de 1996, no Maracanã:


BOTAFOGO: Wagner, Perivaldo (Moisés) (Silas), Gottardo, Gonçalves e Paulo Roberto; Jamir, Uidemar, Beto e Dauri (Mauricinho); Bentinho e Túlio. Técnico Marinho Peres. 

U. CATÓLICA: Tapia, Rodrigo Gomez, Vasquez, Ardinam e Lepe; Lizama, Salinas, McNiven, Jorge Gomes e Ceballos (Caro); Catê e Rozental. Técnico Manuel Pellegrini.
Gols: Dauri (35min/1ºT), Caro (8min/2ºT), Túlio (13min/2ºT), Bentinho (21min/2ºT) e Túlio (45min/2ºT)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/tensao-do-calcanhar-de-tulio-marcou-ultima-vez-do-botafogo-no-chile.html

Após clássico dos sonhos, Helton Leite se orgulha de vencer duelo com Fred

Em seu primeiro clássico pelo Bota, goleiro, de 23 anos, fez boas defesas e pegou o pênalti batido pelo atacante do Fluminense

Por Rio de Janeiro

Se o clássico entre Botafogo e Fluminense, domingo, no Maracanã, fosse um filme, e o goleiro Helton Leite fosse o roteirista, dificilmente teria escrito uma história diferente da que realmente aconteceu. Além do 3 a 0 do Alvinegro sobre o rival, o arqueiro, de 23 anos, fez boas defesas e ainda defendeu um pênalti cobrado pelo atacante Fred.

fred helton leite fluminense x botafogo (Foto: André Durão) 
Helton Leite, de 1,96m, cai para defender o 
pênalti cobrado por Fred (Foto: André Durão)


No dia seguinte ao jogo, o sorriso teimava em não sair do rosto do goleiro ao lembrar dos detalhes do dia que ficará marcado para sempre em sua carreira. Foi também a estreia dele no Maracanã pelo Bota, e ainda mais em um clássico.

- Foi tudo perfeito. Dois dias antes tinha até sonhado com isso, mas foi algo que não é tangível. Foi uma coisa muito grande mesmo. Teve o pênalti do Fred, que é um atacante que todos respeitam muito. Não é à toa que está na seleção brasileira. Foi um orgulho muito grande para mim. Agradeço a Deus por esse dia tão marcante.

 
A atuação de Helton Leite mereceu elogios até de Jefferson, que serve de exemplo para o companheiro mais jovem.

- Ele é um grande garoto. Apesar do pouco tempo de convívio, já vi que é um cara sensacional. Fico feliz de ser um exemplo. Não sou tão velho assim, mas acho que já sou meio tio, né. É uma responsabilidade a mais. Sei que tudo que faço reflete neles. O Renan também é um grande goleiro e já ajudou muito o time. Não vão ser dois ou três jogos que vão apagar a história que ele já construiu aqui - disse Jefferson.

Além da torcida botafoguense, Helton Leite deixou muito contente seu maior torcedor, seu pai, o ex-goleiro e ídolo do Atlético-MG João Leite. O pai orgulhoso ficou tenso durante a partida, mas depois foi só alegria.

Confira a entrevista com Helton Leite:


GloboEsporte.com: Um dia depois, a ficha já caiu sobre tudo o que aconteceu no clássico?


Helton Leite: Fiquei muito feliz com tudo o que aconteceu. Logo depois do jogo realmente a ficha ainda não tinha caído. Quando coisas assim acontecem com a pessoa, parece até que não aconteceu. Liguei para minha esposa e ela atendeu gritando toda feliz e empolgada. Falei com os meus pais também. Todos ficaram entusiasmados.

 Foi inusitado. Não lembro de ter visto algo parecido. Ele esperou eu fazer algum movimento, este é o estilo de cobrança dele. Quando ele dava a parada, eu me adiantava, não podia ir para o lado. Chegou uma hora que ele parou... até estranhei
Helton Leite

 Será que seu pai ficou nervoso novamente assistindo ao jogo?

Com certeza. Tem até um vídeo que gravaram toda a família acompanhando. Foi uma alegria enorme.

Como foi para você fazer a defesa do pênalti cobrado pelo Fred? Já tinha visto um jogador desistir de bater ao ver que o goleiro se adiantou?


Foi inusitado. Não lembro de ter visto algo parecido. Ele esperou eu fazer algum movimento, este é o estilo de cobrança dele. Quando ele dava a parada, eu me adiantava, não podia ir para o lado. Chegou uma hora que ele parou... até estranhei. Ficou reclamando. Ele é um cara muito experiente, mas pode ser que tenha o atrapalhado depois um pouco. Foi um fator que poderia fazê-lo recorrer a uma batida de segurança. Eu, o Renan e o Flávio (Tênius, preparador de goleiros) já tínhamos estudado bastante os cobradores do Fluminense, coisa que sempre fazemos. O Fred não bateu tão no canto, mas foi forte e rasteira. Felizmente consegui fazer a defesa e o pessoal chegou no rebote rápido. Sensacional.

Teve ainda a defesa na finalização do Conca de dentro da área...


Depois revi este lance na TV. O Conca foi incrível. Tinha quatro marcadores em cima dele, ainda sim ele conseguiu passar e chutar. Tive a felicidade de fechar o ângulo e, como ele estava muito rápido, não conseguiu tirar muito do meu alcance.

Acredita que esta atuação lhe dará mais crédito e confiança daqui para frente?

Sei que cheguei há pouco tempo, e agora estou tendo oportunidades. Espero continuar crescendo. O Botafogo tem o Jefferson, que é referência no Brasil, é o cara a ser seguido, observado. A confiança certamente aumenta depois deste jogo, mas sei que também tenho limitações, pontos fracos e pontos fortes.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/apos-classico-dos-sonhos-helton-leite-se-orgulha-de-vencer-duelo-com-fred.html

Lodeiro minimiza desfalques do rival e diz: ‘Viemos para ganhar’

Uruguaio afirma que Botafogo vai ignorar condições do Estádio Santa Laura e prevê dificuldades diante do Unión Española

Por Santiago, Chile

Lodeiro Treino Botafogo Libertadores (Foto: Gustavo Rotstein) 
Lodeiro durante o treino de reconhecimento do 
Bota no estádio Santa Laura, em Santiago 
(Foto: Gustavo Rotstein)
 
Acanhado e com um gramado de dimensões reduzidas, o Santa Laura é um caldeirão em potencial.

Mas o Botafogo treinou no estádio onde enfrenta o Unión Española sem mostrar-se intimidado. A equipe comandada por Eduardo Hungaro deixou claro que vai atuar nesta quarta-feira buscando a vitória, que o colocaria em posição confortável na tabela de classificação do Grupo 2. 

Mas essa confiança, entretanto, não tem a ver com os desfalques da equipe chilena. O técnico José Luis Sierra não poderá contar com cinco jogadores, sendo que quatro por lesão. Mesmo assim, o meia Lodeiro prevê dificuldades. 

- Viemos para ganhar. Sabemos que será difícil, mas estamos tranquilos quanto ao estádio. Na Libertadores é assim: você joga na altitude, em gramados grandes, como o Maracanã, e em campos menores, como este. Nada disso pode ser desculpa - destacou.
 
O jogador uruguaio afirmou ainda que o Botafogo não leva em consideração o grande número de desfalques do adversário, que na primeira rodada empatou em 2 a 2 com o Independiente Del Valle no Equador. 

- É uma equipe dinâmica, que gosta de atacar, e em casa será assim. Vai jogar com a obrigação de vencer, mas não vejo um time enfraquecido. Vamos enfrentar o Unión Española, independentemente dos jogadores que estarão em campo. A mentalidade será a mesma - disse Lodeiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/lodeiro-minimiza-desfalques-do-rival-e-diz-viemos-para-ganhar.html

Equatoriano do Fla, Erazo dá dicas e alerta para bola parada do Emelec

Zagueiro defendeu Barcelona de Guayaquil, rival do adversário do Fla, e tem servido de consultor. Hernane e Alecsandro já buscaram informações

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Mesmo se não entrar em campo, o zagueiro Erazo pode ajudar o Flamengo a vencer o Emelec, nesta quarta-feira, pela Taça Libertadores. O equatoriano virou praticamente um consultor dentro do elenco rubro-negro e tem dado dicas aos companheiros a respeito do adversário, bastante conhecido por ele, que jogava no Barcelona de Guayaquil, rival do Emelec, antes de chegar à Gávea. A bola parada dos equatorianos preocupa (assista ao vídeo).

- Conheço todos, sei como jogam. Como sempre, eles vêm muito bem no torneio local, seguem invictos, e há pouco tempo ganharam o clássico no Equador, contra o Barcelona, por 2 a 1, com duas bolas paradas, de falta. Então, temos que ter muito cuidado com isso. Se tivermos oportunidade, tratar de fazer o gol e aproveitar - disse.


saiba mais
Erazo, que faz parte da seleção equatoriana, garante que tem dado dicas preciosas as colegas rubro-negros. Embora tenha perdido espaço para Samir no time, o zagueiro está disposto a ajudar, mesmo fora de campo. O defensor acredita que o Emelec irá ao Maracanã fechado na defesa e disposto a jogar nos contra-ataques, especialmente explorando as laterais.

- O André Santos, o Alecsandro, o Hernane, todos perguntam. Conheço mais como joga o Emelec, quem são os jogadores, quem são os que fazem a diferença, os que estão crescendo, e conheço o técnico. Consigo passar com muita facilidade o que pode ser o Emelec - disse.
A partida será quarta-feira, às 22h, no Maracanã. O Flamengo busca a primeira vitória na Libertadores após ter perdido por 2 a 1 o Léon, fora de casa, na estreia.

Erazo, zagueiro do Flamengo (Foto: Reprodução SporTV) 
Erazo revela que já foi procurado por vários 
jogadores para dar dicas sobre rival 
(Foto: Reprodução S


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/02/equatoriano-do-fla-erazo-da-dicas-e-alerta-para-bola-parada-do-emelec.html

Gramado com formigueiro vira novo obstáculo para Guarani voltar à elite

Elenco bugrino fica sem lugar fixo para treinar enquanto Brinco de Ouro passa por reformas para a Copa de 2014. Condições do Centro de Treinamento geram críticas

Por Campinas, SP

Dificuldade e Guarani são praticamente sinônimos nos últimos anos. É quase como se um (clube) não vivesse sem o outro (problema). A similaridade, porém, nunca foi tão perfeita como em 2014. 

Diferentemente de outras primaveras, quando assuntos políticos dominavam quase que por inteiro o noticiário, o Bugre convive agora com questões mais ligadas ao campo – ou ausência dele, no caso.

A cessão do Brinco de Ouro à Nigéria, seguida por fechamento e reforma do local, durante a Copa do Mundo fez a diretoria buscar uma nova casa, ainda não encontrada, para jogos da Série A2 do Campeonato Paulista. A falta do estádio também prejudica o dia a dia, como descobriram nesta semana os jogadores.


CT Guarani (Foto: Carlos Velardi/ EPTV) 
Formigueiro na lateral do gramado do CT do 
Guarani, com jogadores treinando ao fundo 
(Foto: Carlos Velardi/ EPTV)

Reforma do gramado do Brinco de Ouro acabará na primeira semana de junho, quando a delegação da Nigéria chegará para a Copa-2014

A impossibilidade de utilizar o Brinco deixa o elenco sem estrutura até para treinar. Abandonado pelos profissionais há anos, o Centro de Treinamento voltou a receber os atletas entre segunda e terça para atividades com bola. E o que se viu foi de entristecer.

O gramado, duro graças a tubulações que passam rente ao solo, muitas vezes perde a batalha para a terra. O solo é irregular, o que prejudica o toque de bola e pode – por sorte não aconteceu até agora – acarretar lesões. O atacante Fabinho, com dores musculares, foi poupado da atividade desta terça para evitar que o problema fosse agravado. Até formigueiro é visto no espaço, que costumeiramente é usado pela categoria de base. A estrutura gerou críticas de quem esteve em campo.

– É ruim para quem vinha treinando no Brinco, com condições bem melhores. A reforma atrapalhou nossos planos, mas a diretoria está trabalhando para mudar essa situação até semana que vem. Nesses dois últimos dias foi complicado trabalhar. O campo é muito irregular – afirmou o atacante Fernando.


CT Guarani (Foto: Carlos Velardi/ EPTV) 
Bugrinos têm que superar gramado irregular e 
sem marcação em muitos pontos do CT
 (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)


– Realmente é um pouco ruim, para falar um pouco, mas nosso presidente lutou muito para que o CT tivesse condições para quando o Guarani perdesse o Brinco, mas infelizmente não conseguiu, apesar da luta de querer melhorar o gramado – completou o técnico Márcio Fernandes, que, diante das dificuldades, nem forçou tanto os jogadores nessas atividades.


CT Guarani (Foto: Carlos Velardi/ EPTV) 
Parte do campo é dominada pela terra 
(Foto: Carlos Velardi / EPTV)
 
A diretoria do Guarani conhece a precariedade da estrutura do CT e tenta encontrar um lugar mais capacitado para receber treinos do time principal. O Estádio Luiz Perissinotto, em Paulínia, é uma alternativa sonhada, mas não para todos os dias – os gastos para transportar o elenco diariamente de Campinas até lá e o cansaço dos jogadores nas viagens impedem o plano.

Enquanto os dirigentes buscam alternativas, jogadores e comissão técnica evitam pressionar. Eles conhecem as dificuldades que o Guarani enfrenta, principalmente na parte financeira, por disputar a Série A2, e confiam que o clube vai superar essa como já tem feito em outros quesitos. Mesmo sem casa o Bugre tem campanha consistente no Paulista e, hoje, teria vaga garantida na elite em 2015.

– É a nossa dificuldade. E eu passo isso para o nosso grupo. Não podemos fazer das dificuldades obstáculos, mas sim vislumbrar algo. Por isso que sempre enalteço meu grupo de trabalho, que são jogadores que deixam de lado a vaidade e qualquer tipo de coisa que não seja vencer no Guarani – disse Fernandes.


CT Guarani (Foto: Carlos Velardi/ EPTV) 
Falta grama em alguns pontos, mas sobra em 
outros, como neste gol: precariedade 
(Foto: Carlos Velardi / EPTV)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2014/02/gramado-com-formigueiro-vira-novo-obstaculo-para-guarani-voltar-elite.html

Briga entre Leandro Kível e Henrique interrompe treino do Confiança

Jogadores se desentendem em coletivo e são afastados da atividade. Diretoria do clube diz que eles não serão suspensos pelo ocorrido no Sabino Ribeiro

Por Aracaju,SE
O treino do Confiança na tarde desta terça-feira foi interrompido depois de uma confusão entre o atacante Leandro Kível e o zagueiro Henrique no coletivo. Após uma entrada dura do defensor, Kível foi tomar satisfações e acertou um chute no companheiro de time, que revidou com um soco. Os dois então trocaram agressões e foram separados pelos outros jogadores.
 
Após os ânimos serem controlados, o técnico Givanildo Sales afastou os dois atletas da atividade e retomou o coletivo. Kível e Henrique ficaram acompanhando o treino sentados no gramado. 
As imagens da troca de agressões foram capturadas pelo repórter cinematográfico José Gilton (veja no vídeo acima), da TV Sergipe. Ao fim do treino, o repórter Guilherme Fraga entrevistou o presidente do Confiança, Luiz Roberto, que procurou amenizar o caso e disse que os jogadores não serão afastados por causa da briga.

- A diretoria está avaliando até porque, em treino em qualquer lugar do mundo isso acontece. Às vezes é a vontade de acertar, é a ânsia de acertar e acaba tendo uma discussão, o que é normal no futebol. A diretoria vai avaliar o que aconteceu e se for o caso a gente pode ter uma punição pecuniária (financeira). Mas o grupo está unido. Eles não serão afastados porque são importantes para o time. Vão para o jogo e vamos superar isso - falou Luiz Roberto. 

O Confiança entra em campo na noite desta quarta, às 20h15, contra o Lagarto, no Estádio Fernando França, em Carmópolis, pelo Campeonato Sergipano. A equi está invicta na competição, com 100% de aproveitamento, e divide a liderança com o rival Sergipe.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/se/noticia/2014/02/briga-entre-leandro-kivel-e-henrique-interrompe-treino-do-confianca.html

Pneu furado e bagageiro aberto: ônibus atrasa o Emelec no Rio

libertadores

Adversário do Fla na Libertadores, time equatoriano sofre para voltar ao hotel após o treino desta terça. Membros da comissão técnica tentam reparo no meio do trânsito

Por Rio de Janeiro


saiba mais
A bola ainda não rolou para Flamengo x Emelec, pelo Grupo 7 da Libertadores, mas o time equatoriano já sofreu alguns percalços no Rio de Janeiro. Depois de treinar em General Severiano na tarde desta terça-feira, a delegação do Emelec teve problemas ao deixar a sede do Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O ônibus que levava os jogadores e a comissão técnica foi o responsável pela dor de cabeça: primeiro, um pneu do veículo furou, e depois, um dos bagageiros abriu, atrasando o time equatoriano no trajeto para o hotel onde está concentrado, em Copacabana, também na Zona Sul.

pneu ônibus Emelec (Foto: Thiago Lima) 
Delegação do time equatoriano teve dois 
problemas ao deixar a sede do Botafogo 
(Foto: Thiago Lima)
 
Os jogadores não desceram do ônibus em momento algum. Apenas membros da comissão saíram para observar o problema com um dos pneus traseiros, que estava vazio, e mesmo assim, decidiram seguir viagem, devagar. Logo depois, porém, tiveram que parar novamente, para tentar consertar os problemas com uma porta lateral, que abriu. E o improviso falou mais alto, com o bagageiro sendo amarrado provisoriamente.

O Emelec se prepara para enfrentar o Flamengo, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Maracanã. O time do Equador venceu o Bolívar na estreia, enquanto os rivais rubro-negros perderam para o Léon, atual líder do grupo 7 da Libertadores.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2014/02/curtinha-onibus-do-emelec-tem-problemas-com-pneu-e-bagageiro.html


 

Fla aguarda garantias de pagamento, e Hernane se concentra para jogar

Brocador faz parte dos relacionados para partida da Libertadores, mas só entrará em campo se negociação se arrastar até o horário do jogo: às 22h (de Brasília) de quarta

Por Rio de Janeiro

Hernane Treino Flamengo (Foto: Cahê Mota)Hernane se diverte em treino (Foto: Cahê Mota)
Concentra-se, mas não sabe se joga. Hernane está entre os relacionados para partida contra o Emelec, quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo 7 da Libertadores. Se entrará em campo, porém, depende do que acontecerá nas próximas 24 horas na negociação com o Shangai Shenhua, da China. O Flamengo já aceitou a proposta de 3,5 milhões de euros (R$ 11,2 milhões) por 50% dos direitos federativos do Brocador, e aguarda garantias bancárias do pagamento à vista que foi proposto para confirmar a liberação. Por conta do fuso horário, as conversas ficaram paralisadas na tarde desta terça-feira. 

Hernane deve receber cerca de 130 mil euros por mês (R$ 425 mil) na Ásia. A corrida agora é contra o tempo para uma conclusão do caso, pois a janela de transferências para a China será fechada na sexta-feira. Nesta terça, o diretor executivo, Paulo Pelaipe, confirmou a existência da proposta e disse que o caso está nas mãos dos homens fortes do clube: o presidente, Eduardo Bandeira de Mello, e os vices de futebol, Wallim Vasconcellos, e de finanças, Eduardo Tostes.
 
- É importante esclarecer. As coisas no Flamengo são feitas assim desde que assumimos, de uma forma bastante transparente. Realmente, há uma proposta pelo atleta Hernane. Essa não é a primeira. Em função até de o jogador ter feito uma grande Copa do Brasil e ter sido o grande goleador do Brasil em 2013. Esse é um assunto que é tratado pela diretoria, pelo vice de futebol e pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello. Existe a proposta, que está sendo avaliada. O Hernane é jogador do Flamengo, está treinando, vai para concentração e vai para o jogo. A notícia de que já está vendido não condiz com a realidade. Não houve acerto com o clube, ele é jogador do Clube de Regatas do Flamengo, e a proposta está com a direção para uma avaliação.
 
Pelaipe disse ainda que Hernane não pediu ao clube para ser negociado e se comportou normalmente nesta terça-feira, no centro de treinamento.

- Em nenhum momento (Hernane pediu para ser negociado). É um grande profissional, cumpridor de seus compromissos e tem um contrato de três anos com o clube que completa o primeiro ano em maio. Ele jamais nos procurou pedindo para sair do clube. São negócios que acontecem. É um jogador que se destacou, assim como outros que também receberam proposta. Não podemos ser irresponsáveis de dizer que não há proposta. Conversei com o Hernane, conversei com todos os atletas. Temos um ambiente muito bom, um grupo de grandes profissionais, mas o foco do Hernane e dos outros 20 que vão para concentração é o jogo com o Emelec

TV Hong Kong Treino Flamengo (Foto: Cahê Mota)TV Hong Kong vai a treino (Foto: Cahê Mota)
 
TV de Hong Kong acompanha treino do Flamengo
 
Curiosamente nesta terça-feira uma equipe de televisão de Hong Kong foi ao Ninho do Urubu acompanhar o treino do Flamengo. A ida dos asiáticos ao centro de treinamento, porém, em nada tinha a ver com possível transferência. Eles garantem que estão no Brasil para realizarem uma série de reportagens sobre o Mundial de 2014.

Brocadas e sorrisos em recreativo
 
O Flamengo ainda não confirmou a saída de Hernane, que treinou com desenvoltura nesta terça-feira, véspera do duelo com o Emelec, marcado para quarta-feira, às 22h, no Maracanã. No rachão, fez gols, comemorou muito e tirou onda com o time adversário. Depois, participou de treino de bolas paradas como titular.

Hernane Treino Flamengo (Foto: Cahê Mota) 
Hernane participa de trabalho com foco em 
bolas aéreas (Foto: Cahê Mota)


Assédio começa em janeiro
Depois de marcar 36 gols em 2013, Hernane entrou na mira de clubes do exterior e, em janeiro, o Rubro-Negro recebeu uma oferta de seis milhões de euros (R$ 19,5 milhões na cotação da época) do Al Jazira, dos Emirados Árabes, dos quais o clube receberia metade (três milhões de euros, ou R$ 9,75 milhões). Mas a proposta acabou recusada por divergências na forma de pagamento. O valor da multa rescisória do jogador, que tem contrato até 28 de fevereiro de 2016, é de cerca de oito milhões de euros (R$ 26 milhões), e o Flamengo teria direito a quatro milhões de euros (R$ 13 milhões).

Contratado ao Mogi Mirim em 2012, Hernane tinha 10% dos direitos econômicos presos ao Flamengo em um primeiro momento. Em fevereiro do ano passado, o Rubro-Negro comprou mais 40%. O restante ainda pertence ao clube do interior paulista e à empresa Talent Sport, de seu empresário, Paulo Pitombeira.
 
Com a possibilidade de perder Hernane na atual temporada, o Flamengo foi atrás da contratação de Alecsandro, que estava no banco de reservas do Atlético-MG. O recém-contratado teve bom começo, com seis gols em sete partidas, enquanto o Brocador balançou a rede quatro vezes em seis jogos. Artilheiro do novo Maracanã com 18 gols em 18 jogos em 2013, Hernane ainda não havia deixado sua marca em 2014. Depois de ficar fora do jogo contra o Resende, no fim de semana, por lesão, o atacante treinou bem na segunda-feira e chegou a fazer elogios ao novo companheiro na briga por uma posição no comando do ataque.

Hernane chegou ao Flamengo depois de se destacar no Campeonato Paulista de 2012 com a camisa do Mogi Mirim, quando foi vice-artilheiro, atrás apenas de Neymar. No ano passado, começou a temporada no banco de reservas, mas conseguiu ganhar a posição, deixando no banco Marcelo Moreno, que já saiu do clube.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/02/fla-aguarda-garantias-de-pagamento-e-hernane-concentra-para-jogar.html

Em ginásio 'difícil', Rio busca vitória fora diante do Brasília na Superliga

Derrotado pelo Sesi-SP na última rodada, time comandado por Bernardinho tenta resultado positivo no Nilson Nelson, que tem amplitude maior que o Tijuca, nesta terça

Por Brasília

Derrotado pelo Sesi-SP na última rodada da Superliga, o Rio de Janeiro vai em busca da reabilitação contra o Brasília, nesta terça-feira, às 19h30m (de Brasília), fora de casa. E, além da qualidade das adversárias, elas terão que superar a amplitude do ginásio Nilson Nelson, que é maior do que o do Tijuca, na capital carioca, onde costumam atuar.

- Jogar no Nilson Nelson será mais difícil. Quando um ginásio tem uma amplitude maior, perdemos um pouco de referência, principalmente no saque e nos ataques. E só se adquire isso com o tempo, com treinos. Acredito que elas já devam estar mais acostumadas que a gente, que tem jogado num ginásio menor, como o Tijuca, pois devem estar treinando por lá desde a última semana. Para diminuir esse impacto, temos que manter a concentração e a tranquilidade durante o jogo - comentou a meio de rede Valeskinha.


Valeskinha treino Rio de Janeiro vôlei (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Valeskinha dá receita para vitória no Nilson 
Nelson (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Para voltar a conquistar uma vitória na Superliga, as meninas do Rio de Janeiro terão de superar várias jogadoras experientes, com passagens na seleção do outro lado. E nem a diferença entre as duas equipes na tabela de classificação faz com que o respeito diminua.

- O Brasília tem meninas que sabem jogar, que tem experiência, bagagem, com passagens importantes pela seleção. No início da temporada, elas não conseguiam dar o seu melhor, assim como a maioria dos times, inclusive o nosso, pois ainda não estavam na forma física ideal e faltava o entrosamento. Ao longo da Superliga, foram crescendo e fizeram jogos duros com uns, venceram outros... Sabemos que será complicado, pois elas não vão vender uma derrota em casa fácil, não - disse Valeskinha, sem esquecer do outro adversário: o Nilson Nelson.

O Rio de Janeiro ocupa a terceira posição na tabela de classificação da Superliga, com 52 pontos. O Brasília está em sétimo lugar, com 35 pontos.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/02/em-ginasio-dificil-rio-busca-vitoria-fora-diante-do-brasilia-na-superliga.html

Marcelo Oliveira elogia atuação contra La U, na ‘melhor partida’ em 2014



Apesar de satisfeito com o desempenho do time, treinador puxou a orelha dos atletas pelo gol tomado na segunda etapa

Por Belo Horizonte
O técnico Marcelo Oliveira classificou a atuação do Cruzeiro na vitória por 5 a 1 sobre o Universidad de Chile, nesta terça-feira, no Mineirão, como a melhor partida até o momento em 2014. O treinador celeste ficou feliz com a imposição da equipe celeste, que, para ele, superou um dos  adversários diretos na briga pelo título da competição.

- Foi ótimo, um grande jogo. Tínhamos necessidade de fazer resultado em casa, pois tínhamos perdido no Peru. Tínhamos confiança, mas também sabíamos da dificuldade. O time do Chile é muito bom, de toque fácil, movimenta muito e dificultou, principalmente, no segundo tempo. Não tem muito o que questionar de um resultado como esse na Libertadores, em cima de um concorrente direto. É assim que temos que comportar: marcar bastante, competir muito e procurar jogar. Pelo menos dois gols foram de toque de bola, que fizeram com que o Cruzeiro tivesse a melhor partida neste ano.

Marcelo Oliveira jogo Cruzeiro e Universidad de Chile (Foto: AP) 
Marcelo Oliveira aprovou a atuação do Cruzeiro 
diante do Universidad de Chile (Foto: AP)

O rendimento no primeiro tempo foi o que mais agradou ao treinador celeste. Foi na primeira etapa que o time mineiro construiu o placar, indo para o intervalo vencendo por 3 a 0. Apesar de satisfeito com o jogo da Raposa, o treinador puxou a orelha pelo gol tomado na segunda etapa.
- Tivemos um time combatendo muito, comandamos a maior parte do tempo, principalmente no primeiro tempo. No segundo tempo eles adiantaram um pouco e dificultaram. Não gostei do gol. Ou ficava 3 a 0, ou a gente ampliava. Infelizmente a gente vacilou naquele lance
.
Antes do jogo, Marcelo levou uma dúvida na escalação. Poderia entrar com Marcelo Moreno no ataque, ou colocar Willian, adiantando Ricardo Goulart. O boliviano foi o escolhido e, embora não tenha feito gol, ganhou elogios do treinador.

- Todas as duas opções seriam boas e poderiam dar certo. Comecei com o Marcelo porque a média de altura deles seria baixa, poderíamos fazer o gol numa bola parada. Com o Marcelo seria como manter o time do ano passado, com a troca dele pelo Borges, com a mesma configuração atrás. Felizmente deu muito certo. O Marcelo batalhou muito, colaborou em todos os sentidos e foi importante. O Willian entrou e decidiu, fez o quinto gol. Parabéns ao grupo todo que fez um grande jogo.

O treinador celeste elogiou também o destaque da partida, o meia Ricardo Goulart, autor de três gols. Marcelo lembrou que ouviu questionamentos sobre o camisa 28, que não vinha tendo grande atuações, e reafirmou a confiança no jogador, que classificou como muito tático.

- Realmente fui perguntado num bate-papo, essa semana, sobre o Goulart e falei isso. É um jogador muito tático e que tem presença de área. Tinha feito um gol, perdido outros gols, mas hoje foi bem, fez os gols e encaixou a função tática.

Com a vitória sobre La U, o Cruzeiro assume a liderança do grupo 5 da Libertadores, pelo saldo de gols. Todos os times estão empatados com três pontos. Antes de encarar o Defensor do Uruguai, o Cruzeiro volta o foco para o Campeonato Mineiro. O time celeste tem três jogos pelo estadual antes da partida em Montevidéu.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2014/02/marcelo-oliveira-elogia-atuacao-contra-la-u-na-melhor-partida-em-2014.html

Os campeões de bilheteria de 2013


 

 lhar Crônico Esportivo

O
O Flamengo teve a maior renda bruta de bilheteria do Brasil em 2013: R$ 44,0 milhões. O ingresso médio para os seus jogos foi o segundo mais alto do Brasil, superado apenas pelo valor médio do ingresso que foi pago pelo torcedor do Atlético Mineiro, o líder nesse quesito: R$ 62,73 - % mais alto que o ticket médio rubro-negro: R$ 59,71.

Coube ao Cruzeiro a liderança na maior média por partida – R$ 1,346 milhão, seguido pelo Flamengo com a média de R$ 1,257 milhão. Fechando o pódio, o Atlético Mineiro com a média de R$ 1,029 milhão. Números excelentes, mas todos turbinados pelas finais de Copas e reta final do Brasileirão, com o Cruzeiro levantando o título.

Esses novos dados foram levantados pela Pluri Consultoria, que acaba de divulgar o Ranking Brasileiro de Público por Clubes nos Estádios – 2013. Essa avaliação considerou todos os jogos realizados em casa pelos clubes que disputaram as seguintes competições: Séries A, B, C e D do Brasileirão, Copa do Brasil, Copa Libertadores, Copa Sul Americana, Recopa, Copa do Nordeste e 26 campeonatos Estaduais, num total de 34 competições (a Recopa é abordada em conjunto com a Libertadores). Para esse trabalho a consultoria contou com o apoio do site Sr Goool.

Os analistas da Pluri chamam a atenção para um fato extremamente grave e revelador do que é, de fato, a realidade do futebol brasileiro: os 30 clubes melhor colocados no ranking de arrecadação total (cerca de 10% do total de 296 clubes), tiveram uma renda total de R$ 395,4 milhões em 2013. Esse valor corresponde a mais de 80% do total arrecadado pelos quase 300 clubes. Se considerarmos o total dos 30 clubes de menores arrecadações, esse valor é cerca de 1.300 vezes maior.



Transcrições - os textos dos tópicos a seguir são de autoria dos analistas da Pluri Consultoria e o estudo completo, com todos os clubes listados, está disponível no site da empresa: http://www.pluriconsultoria.com.br/

Média de arrecadação bruta por partida

O Cruzeiro foi o clube de maior média de renda por partida no Brasil em 2013. Os jogos em que o time foi mandante tiveram renda média de R$ 1,346 milhão, considerando todas as competições que disputou. Em seguida vem o Flamengo com R$ 1,257 milhão, o Atlético Mineiro com R$ 1,029 milhão, Corinthians com R$ 896 mil e Grêmio com R$ 875 mil.

Apenas 33 dos 296 clubes do ranking tiveram média de renda superior à média total Brasileira, que foi de R$ 121 mil por jogo. Por outro lado, quase a metade dos clubes (142 dos 296) tiveram média de renda inferior a R$ 10.000 por jogo.

Acredite, o que você vai ler a seguir não é brincadeira: o Sul América, do Amazonas foi o clube com menor média de renda em 2013: R$ 683 por jogo. Em seguida vem o Trem, do Amapá, com R$ 747 e o Holanda, também do Amazonas, com média de R$ 936 por partida.
Os clubes com maior média por região do Brasil foram:

Sudeste – Cruzeiro (R$ 1,346 milhão/jogo);
Sul – Grêmio (R$ 875 mil/jogo);
Nordeste – Bahia (R$ 443 mil/jogo);
Norte – Remo (R$ 355 mil/jogo);
Centro Oeste – Goiás (R$ 240 mil/jogo).
Arrecadação Total

O Flamengo foi o clube que mais arrecadou com bilheteria no futebol brasileiro em 2013, com um total de R$ 44 milhões de receita bruta em todas as competições de que participou, o que equivale a quase 10% de toda a arrecadação do futebol Brasileiro no ano. Em seguida veio o Cruzeiro com R$ 39 milhões, o Atlético Mineiro com R$ 35 milhões, o Corinthians com R$ 32,2 milhões e o Grêmio com R$ 30,6 milhões.
A distribuição dos recursos arrecadados com bilheteria é a pior possível, evidenciando o processo de morte lenta dos clubes de menor porte pelo Brasil. Os 30 clubes mais bem colocados no ranking (10% de um total de 296 times) tiveram uma renda somada de R$ 395,4 milhões  em 2013, o equivalente a 83% do total, um valor cerca de 1.300 vezes superior ao dos 30 clubes com menor renda, que tiveram receita somada de R$ 306 mil, 0,06% do total.
Os clubes que mais arrecadaram com bilheteria por região do Brasil em 2013 foram:
Sudeste – Flamengo (R$ 44 milhões);
Sul – Grêmio (R$ 30,6 milhões);
Nordeste – Bahia (R$ 13,7 milhões);
Norte – Paysandu (R$ 5,9 milhões);
Centro Oeste – Goiás (R$ 8,4 milhões).
Ticket Médio por torcedor / jogo

O Atlético-MG foi o clube com maior ticket médio por torcedor em 2013. Cada torcedor do Galo pagou, em média, R$ 62,73 por ingresso para assistir aos jogos em que o clube foi mandante na temporada. Em seguida vem o Flamengo com R$ 59,71, o Cruzeiro com R$ 50,17, o Santos com R$ 41,97 e o Grêmio com R$ 41,20.
Apenas 28 dos 296 clubes do ranking (menos de 10% do total) tiveram ticket médio superior à média total brasileira, que foi de R$ 25,80 por torcedor/jogo. Por outro lado, 97 dos 296 clubes tiveram ticket médio inferior a R$ 10,00 por torcedor/jogo.
Os clubes com maior média por região do Brasil foram:
Sudeste – Atlético-MG (R$ 62,73);
Nordeste – Bahia (R$ 28,98);
Sul – Grêmio (R$ 41,20);
Norte – Remo (R$ 22,86);
Centro Oeste – Luverdense (R$ 33,91).
Público médio por jogo

O Cruzeiro foi o clube de maior média de público no Brasil em 2013. Os jogos em que o time foi mandante tiveram público médio de 26.830 pagantes, considerando todas as competições que disputou. Em seguida vem o Corinthians com 24.742, o São Paulo com 24.113, Santa Cruz com 22.384 e Grêmio com 21.243.
Apenas 45 dos 296 clubes do ranking tiveram média de público superior à média total brasileira, que foi de 4.672 torcedores por jogo. Por outro lado, mais da metade dos clubes (151 dos 296) tiveram média inferior a 1.000 torcedores por jogo.
O Trem, do Amapá, foi o clube com menor média de público em 2013, com 86 torcedores por jogo. Em seguida vem o Sul América, do Amazonas, com 89, e o Holanda, também do Amazonas, com média de 106 por partida.
Os clubes com maior média por região do Brasil foram:
Sudeste – Cruzeiro (26.830);
Nordeste – Santa Cruz (22.384);
Sul – Grêmio (21.243);
Norte – Remo (15.917);
Centro Oeste – Goiás (11.974).

Público Total
O São Paulo foi o clube que mais levou torcedores aos estádios em 2013, com um total de 940.391 pagantes, resultado que só foi possível em função da promoção nos preços dos ingressos realizada durante a maior parte do Campeonato Brasileiro. Em seguida veio o Corinthians com 890.720 torcedores, o Cruzeiro com 778.065, o Grêmio com 743.504 e o Flamengo com 736.587 torcedores no total de seus jogos.
Os 30 clubes mais bem colocados no ranking (10% de um total de 296 times) levaram um público somado 13,1 milhões de torcedores em 2013, o equivalente a 71% do total. Por outro lado, os 30 clubes com menor público total levaram 31.980 torcedores, apenas 0,17% do total.
Os clubes que mais levaram torcedores aos estádios por região do Brasil foram:
Sudeste – São Paulo (940.391);
Sul – Grêmio (743.504);
Nordeste – Santa Cruz (604.375);
Norte – Paysandu (302.140);
Centro Oeste – Goiás (419.073).

Alguns comentários do OCE

Apesar de ter alcançado a maior receita bruta do nosso futebol em 2013, o Flamengo foi apenas o quinto colocado em público total e o sexto em média por partida. Pesou nesses números a conquista da Copa do Brasil, especialmente o jogo final, o que repetiu, em escala menor, o tremendo impacto da partida final da Copa Libertadores sobre os números do Atlético Mineiro.
O melhor equilíbrio foi, sem dúvida, do Cruzeiro e depois do Corinthians, que ainda foi penalizado por perdas de mando.

A tabela acima mostra com clareza que o maior desequilíbrio entre os grandes clubes brasileiros foi, sem dúvida, daquele que mais levou torcedores ao estádio em 2013, o São Paulo, que chegou próximo da marca do milhão. Entretanto, o Tricolor foi somente o sexto colocado na receita total e teve a mesma posição na receita média por jogo. Os mais de 940 mil torcedores deixaram o clube com a terceira melhor média de público por partida disputada. O grande ponto de desequilíbrio foi o valor médio do ingresso pago pelo torcedor são-paulino em 2013: R$ 24,45. Esse valor foi somente o 34º maior na lista de Ticket Médio dos quase 300 clubes que compuseram o estudo.

Por fim, uma lembrança importante: vários clubes foram prejudicados por não poderem usar seus estádios, o que fica fácil de perceber nos números do Internacional, Atlético Paranaense e também do Botafogo


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/post/os-campeoes-de-bilheteria-de-2013.html