sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Botafogo deve perder Hyuri para clube da China e pode vender Gabriel

Clube não deve exercer direito de compra dos direitos de atacante e não descarta negociar volante, que interessa a clube estrangeiro

Por Rio de Janeiro

Hyuri comemora gol do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress) 
Hyuri comemora gol do Botafogo: atacante
 perto de encerrar curta passagem por
 General Severiano 
(Foto: Vitor Silva / SSPress)
 
O Botafogo decidiu buscar no mercado jogadores experientes para estar ainda mais forte na disputa da Libertadores. Mas, por outro lado, tem chance de perder duas de suas promessas. O volante Gabriel interessa a um clube estrangeiro, e o atacante Hyuri está muito perto de se transferir para o futebol da China.

No caso do titular Gabriel, o clube analisa os prós e contras de negociar um talento do Botafogo, que é dono de 70% de seus direitos econômicos, mas em troca ser recompensado financeiramente, já que o jogador de 21 anos tem contrato com o clube até 31 de dezembro de 2015. Gabriel recentemente tomou posse de seu passaporte italiano, o que lhe abre as portas da Europa, onde poderia atuar por qualquer clube sem entrar na cota de estrangeiros.

Com a contratação de Bolatti, Aírton e Rodrigo Souto, o Botafogo chegou a nove volantes no seu elenco. Mas ao mesmo tempo já havia planejado a saída de pelo menos um. Marcelo Mattos e Renato eram os mais cotados. O primeiro tem contrato até junho de 2016, o que poderia render ao clube algum dinheiro por uma negociação. No caso do segundo, que tem vínculo até junho deste ano, o benefício da saída seria o alívio em cerca de R$ 300 mil mensais na folha salarial.

gabriel botafogo (Foto: Satiro Sodre/SSPress)Gabriel interessa a clube estrangeiro (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
 
Para segurar Hyuri, que está emprestado pelo Audax-RJ até o fim de maio, o Botafogo teria que exercer o direito de compra, o que até o momento não aconteceu. Com um proposta de três anos de contrato de um clube da China, o meia-atacante está prestes a deixar o Alvinegro, que também lhe deve uma quantia em dinheiro. Existe a possibilidade de ele, inclusive, já não ir treinar com o restante do time na tarde desta sexta-feira.

Hyuri, de 22 anos, se destacou com a camisa do Audax durante o Carioca de 2013 e despertou o interesse do técnico Oswaldo de Oliveira, que pediu sua contratação. O jogador teve um início empolgante, com belos gols e boas atuações no Campeonato Brasileiro, chegando a ser apontado como o sucessor de Vitinho no clube, mas depois teve uma queda de rendimento. Na reta final da temporada, no entanto, voltou a ganhar oportunidades.


No treino comandado por Eduardo Hungaro no Engenhão, na última quarta-feira, visando ao Campeonato Carioca - no qual será utilizada inicialmente uma espécie de equipe B do Botafogo - Hyuri começou entre os reservas. Mas na segunda parte do coletivo recebeu uma oportunidade entre os titulares, atuando ao lado de Sassá.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/01/botafogo-deve-perder-hyuri-para-clube-da-china-e-pode-vender-gabriel.html

Sem Bolatti, mas com Hyuri, Botafogo realiza treinamento de posse de bola

Volante ainda resolve as últimas pendências com o Internacional e não aparece no clube. Meia-atacante, que tem proposta da China, está com futuro indefinido

Por Rio de Janeiro

Dória, zagueiro Botafogo (Foto: Fred Huber)Dória sua a camisa no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber)
 
Os jogadores do Botafogo tiveram mais um dia de intenso trabalho com bola nesta sexta-feira, início de preparação para o início do Carioca e para os duelos com o Deportivo Quito, pela fase preliminar da Libertadores. O volante Bolatti, que era aguardado, ainda não resolveu suas pendências com o Internacional e só deve se integrar ao grupo em Saquarema, na pré-temporada. Já Hyuri, que negocia sua ida para a China, treinou normalmente, mas sua situação segue indefinida.

No treinamento, o técnico Eduardo Hungaro dividiu o elenco em times com oito jogadores em metade do campo. O objetivo era a valorização da posse de bola. O zagueiro Dória, que nos dias anteriores fez um trabalho físico à parte, pela primeira vez treinou entre os titulares. A equipe teve Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel e Jorge Wagner.

Depois da atividade desta sexta, os jogadores seguem viagem para Saquarema, litoral do Rio, local da pré-temporada. O meia Seedorf deve se apresentar na quinta, mas ainda não foi divulgado se ele irá se juntar aos companheiros ou realizar as avaliações no Rio de Janeiro.

A estreia do Bota no Carioca será no dia 18, contra o Resende, em Volta Redonda. Já o primeiro duelo com o Deportivo Quito será dia 29, na capital equatoriana. 




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/01/sem-bolatti-mas-com-hyuri-botafogo-realiza-treinamento-de-posse-de-bola.html

Empresário afirma que 'El Tanque' Ferreyra está a caminho do Botafogo

Claudio Distra conta que o atacante, de 30 anos, tem cinco propostas mas dá preferência ao Alvinegro, que não confirma a contratação

Por Rio de Janeiro

Juan Ferreyra Olimpia (Foto: Agência AFP)Ferreyra pelo Olimpia na final da Libertadores, contra o
Atlético-MG (Foto: Agência AFP)
 
O empresário do atacante "El Tanque' Ferreyra afirmou em entrevista à rádio paraguaia 780 AM nesta sexta-feira que o jogador escolheu, entre cinco propostas, a do Botafogo para 2014. Ele assinaria contrato de um ano. A diretoria alvinegra, no entanto, ainda não se pronunciou oficialmente sobre este atleta.

Claudio Distra afirmou que Ferreyra escolheu Glorioso por causa de sua grandeza e disse que o atacante já está pronto para fazer os exames médicos pré-assinatura de contrato.

- O bom é que o El Tanque Ferreyra teve cinco ofertas sobre a mesa, mas escolheu o Botafogo porque é um grande clube. Eles vão realizar os exames médicos nele, como acontece em todo time novo - disse o empresário em declarações reproduzidas pelo jornal "La Nacion".

O atacante de 30 anos e 1,91m teve seu vínculo com o Olimpia encerrado no fim do ano passado, mas não renovou e acabou por deixar o clube paraguaio. Ele chegou a ser especulado como reforço do Godoy Cruz, da Argentina, mas não acertou. Ferreyra é uma opção mais em conta para o Bota, que não desistiu de contar com ao menos um de seus sonhos de consumo: Kleber, do Grêmio, e Forlán, do Internacional.

Quatro gols na Libertadores e um escorregão famoso

Conhecido como El Tanque, Juan Carlos Ferreyra marcou quatro gols na última Libertadores – três a menos do que o artilheiro Jô – e entrou no segundo tempo na partida de volta da decisão contra o Atlético-MG. Ele protagonizou um lance marcante no Mineirão, ao receber um passe em profundidade e desperdiçar uma excelente chance de gol após driblar o goleiro Victor, mas escorregar antes de chutar.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/01/empresario-afirma-que-el-tanque-ferreyra-esta-caminho-do-botafogo.html

Teliana encara russa na Austrália; em busca do penta, Djoko pega eslovaco

Em estreia histórica, brasileira enfrenta Anastasia Pavlyuchenkova, 30ª do ranking. Sérvio terá Lukas Lacko pela frente, enquanto Nadal joga contra local Bernard Tomic

Por Melbourne, Austrália

Pode ser um ano histórico para Novak Djokovic, que busca seu quarto título seguido no Aberto da Austrália e a chance de se tornar o primeiro tenista da Era Aberta a vencer a competição cinco vezes. Mas, para Teliana Pereira, que será a primeira brasileira a estar na elite de um Grand Slam desde 1993, a história já começa na primeira rodada. Na noite desta quinta-feira (manhã de sexta em Melbourne), foi realizado o sorteio das chaves do torneio. A pernambucana, de 25 anos e 95ª do mundo, vai enfrentar na estreia a forte russa Anastasia Pavlyuchenkova, 30ª no ranking da WTA.

A brasileira esperava fugir das líderes do ranking. Conseguiu, ainda que Anastasia Pavlyuchenkova seja a cabeça de chave 29 do torneio. Mas a última passagem da russa por Melbourne pode dar ânimo à brasileira. No ano passado, ela caiu para a ucraniana Lesia Tsurenko, uma qualifier, na estreia. Caso passe, Teliana pode encarar a bela Mandy Minella, de Luxemburgo, ou uma tenista vinda do qualifying, que ainda não foi definida.

Djokovic e Victoria Azarenka troféus Australian Open sorteio (Foto: AP) 
Djokovic e Victoria Azarenka mostram troféus
 na cerimônia de sorteio de chaves (Foto: AP)

Djokovic, atual tricampeão, terá o eslovaco Lukas Lacko, 44º no ranking da ATP, pela frente na estreia. O sérvio, número 2 do mundo, se diz entusiasmado com a presença em Melbourne.

- O Aberto da Austrália é o meu Grand Slam favorito, adoro aqui. E vários jogadores têm a mesma opinião. É o começo do ano, o clima é ótimo. É um prazer estar de volta - disse, durante o sorteio.

Teliana Pereira (Foto: Torneio WTA de Bogotá / Divulgação)Teliana Pereira será a primeira brasileira na chave principal de Grand Slam desde 1993 (Divulgação)
 
Número 1 do mundo, Rafael Nadal teve terá um adversário duro pela frente. O australiano Bernard Tomic, 52º do ranking, será o rival do espanhol. O suíço Roger Federer vai enfrentar também um tenista da casa, James Duckworth, 134º da lista.

David Ferrer, número 3 do mundo, encara o colombiano Alejandro González. O britânico Andy Murray, por sua vez, enfrenta o japonês Go Soeda. O Brasil ainda pode colocar um tenista na chave principal. Thomaz Bellucci disputa o qualifying e tem chance de avançar à elite.

Líder do ranking, a americana Serena Williams vai encarar uma tenista da casa na estreia. A número 1 do mundo enfrenta a australiana Ash Barty. Atual bicampeã, Victoria Azarenka enfrenta a sueca Johanna Larsson na primeira rodada. Cabeça de chave número 2, Maria Sharapova terá a americana Bethanie Mattek-Sands pela frente.


FONTE
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/teliana-encara-russa-na-australia-em-busca-do-penta-djoko-pega-eslovaco.html

Marcelo Melo e Bruno Soares vencem e se enfrentam na final de Auckland

Ao lado dos austríacos Julian Knowle e Alexander Peya, respectivamente, brasileiros passam pelas semifinais e disputam o título do ATP 250 da Nova Zelândia

Por Auckland

O ano de 2014 já começou bom para dois tenistas brasileiros. Os duplistas Marcelo Melo e Bruno Soares venceram suas respectivas partidas pelas semifinais do ATP 250 de Auckland, nesta sexta-feira, e agora se enfrentam em mais uma disputa de título. Enquanto Melo terá ao seu lado o austríaco Julian Knowle, Bruno Soares contará com a ajuda de Alexander Peya, também da Áustria, para derrotar o seu compatriota e garantir o troféu do torneio da Nova Zelândia.

Bruno Soares (3º do ranking de duplas) e Alexander Peya (4º) venceram com facilidade a dupla formada pelo italiano Daniele Bracciali (59º) e o tcheco Lukas Dlouhy (45º). Com direito até a pneu no segundo set, o brasileiro, que defende seu título em Auckland, e o austríaco garantiram vaga na decisão ao derrotar os rivais por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/0.

Já Marcelo Melo (7º do mundo nas duplas) e Julian Knowle (34º)  tiveram um pouco mais de dificuldade para garantir presença na decisão do torneio. O brasileiro e o austríaco precisaram de dois tie-breaks para superar os rivais. A vitória foi por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (3) e 7/6 (4).

André Ghem se despede do Aberto da Austrália

Pelo Aberto da Austrália, o brasileiro André Ghem ficou pelo caminho da disputa individual.O tenista número 130 do ranking da ATP caiu diante do lituano Ricardas Berankis nesta sexta-feira por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, e perdeu as chances de entrar na chave principal da competição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/marcelo-melo-e-bruno-soares-vencem-e-se-enfrentam-na-final-de-auckland.html

Tommy Haas é o primeiro tenista a confirmar presença no Brasil Open

Vou fazer o meu melhor para ir longe no torneio e estou confiante que, com um apoio tão grande, vou conseguir', diz o alemão, referindo-se aos torcedores brasileiros

Por Rio de Janeiro

Tênis Tommy Haas (Foto: Agência AFP)Tommy Haas é o primeiro garantido na
competição (Foto: Agência AFP)
 
O Brasil Open 2014 já tem o seu primeiro nome confirmado: Tommy Haas. O tenista alemão acertou sua participação na competição que vai do dia 22 de fevereiro ao dia 02 de março, no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera), em São Paulo. O atual número 12 do mundo esteve na capital paulista em dezembro de 2012 para disputar o Federer Tour e guarda boas recordações do público brasileiro.

- Estou muito animado para jogar o Brasil Open em São Paulo. Tive a oportunidade de conhecer os fãs brasileiros durante a Federer Tour e foi incrível. O público era enorme e muito entusiasmado. Espero que eles possam ir torcer por mim e me incentivar. Eles podem esperar que eu vou fazer o meu melhor para ir longe no torneio e estou confiante que, com um apoio tão grande, vou conseguir - disse Haas.

Em 2012, o alemão fez a alegria do público ao arriscar alguns passos de dança com o mascote do evento e ainda fazer embaixadinhas com Federer, quando ambos já haviam trocado o uniforme por camisas da seleção brasileira de futebol. Na expectativa de ter a mesma receptividade dessa vez, Haas aproveitou para mandar um recado aos fãs locais.


- Estou ansioso para ir a São Paulo e mal posso esperar para ver vocês lá - garantiu Haas, que acumula 15 títulos e 12 vices em torneios da ATP. 

Roger Federer e Tommy Haas desafio internacional de tênis (Foto: Marcelo Ferrelli / Inovafoto) 
Roger Federer e Tommy Haas se divertiram em
 torneio em 2012, no Brasil (Foto: Marcelo 
Ferrelli / Inovafoto)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/tommy-haas-e-o-primeiro-tenista-confirmar-presenca-no-brasil-open.html




Sábado de velocidade, futebol, vôlei, basquete e muito mais no SporTV

Canal Campeão mostra o Desafio do Kart das Estrelas, além de esportes de inverno na preparação para os Jogos de Sochi. Confira a programação!

Por Rio de Janeiro

O sábado será de muito esporte ao vivo nos canais SporTV. Tem modalidade para todos os gostos, desde esportes de inverno, já aquecendo para os Jogos de Sochi em fevereiro, passando pelo kart, futebol francês, Copinha, vôlei e basquete e chegando à motovelocidade. Tudo isso com as melhores imagens do Canal Campeão. No fim do dia, o “SporTV News” ainda traz as principais notícias. Confira abaixo os detalhes de cada transmissão.

Caio Castro Kart dos Artistas Kart das Estrelas (Foto: Idário Café/VIPCOMM) 
Caio Castro vai marcar presença no Kart das
Estrelas, em Penha-SC (Idário Café/VIPCOMM)
Desafio de Kart das Estrelas

No SporTV2 será transmitida a primeira bateria do Desafio Internacional Kart das Estrelas, a partir de 21h45, com narração de Clayton Carvalho e comentários de Fábio Seixas. Na pista estarão artistas como os atores Caio Castro, Emílio Orciollo Netto, Rafael Cardoso, Rodrigo Andrade e Marcos Pasquim, além do cantor Maurício Manieri e o árbitro de MMA Mário Yamasaki, e ainda os pilotos Felipe Massa e Bruno Senna. O Kart das Estrelas terá outras cinco etapas em 2014, em cidades como Lages (SC), Goiânia (GO), Cascavel (PR) e Itu (SP).

Esportes de inverno
O gelo vai tomar conta da tela do SporTV na manhã de sábado. A partir de 8h45, o Canal Campeão mostra a etapa de Altermarkt, na Áustria, com o Downhill feminino na Copa do Mundo de Esqui Alpino, e terá a narração de Daniel Pereira e os comentários de André Spínola. Em seguida, às 10h15, também no SporTV, as duplas masculinas disputam a primeira e segunda baterias da Copa do Mundo de Bobsled, em St. Moritz, na Suíça, com narração de Daniel Pereira e comentários de Ricardo Raschini. Já no SporTV2, às 10h30, será a vez das mulheres na Copa do Mundo de Snowboard, em Andorra, com narração de Claudio Uchoa e comentários de André Spínola.

Futebol francês
O líder do Campeonato Francês vai a campo neste sábado, e você acompanha tudo no SporTV. O Paris Saint-Germain visita o Ajaccio às 14h, com transmissão ao vivo do Canal Campeão, com narração de Eduardo Moreno e comentários de Edinho. O time de Paris lidera a competição com 44 pontos em 19 rodadas, enquanto o Ajaccio é o lanterna, com nove pontos.

Volei - Minas x São Bernardo (Foto: Gabriel Medeiros) 
Time masculino do Minas enfrenta o Canoas fora
de casa (Foto: Gabriel Medeiros)
Vôlei

Pela Superliga Masculina de vôlei, dois jogos tomam conta dos canais SporTV. Às 14h, Taubaté e Montes Claros jogam no ginásio Abaetê, e o SporTV2 mostra com a narração de Odinei Ribeiro e comentários de Carlão, além das reportagens de Daniel Moreira Dias. Às 21h30, no ginásio La Salle, o Canoas recebe o Minas, com a narração de Jáder Rocha, comentários de Marco Freitas e reportagens de Júlio César Santos, no SporTV.

Mas o sábado também é de disputa na Superliga Feminina de vôlei, e às 19h, no SporTV2, jogam Brasília e Barueri, com narração de Bruno Souza, comentários de Marco Freitas e reportagens de Daniela Ramalho.

Copa São Paulo
Esse fim de semana é decisivo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com definição de todos os classificados para a segunda fase. O SporTV transmite dois jogos. Às 16h, pelo Grupo S, Taubaté e Cruzeiro se enfrenta no estádio Joaquinzão, com narração de Reinaldo Porto, comentários de Rivelino Teixeira e reportagens de Thiago Crespo. Pelo Grupo E, às 19h, jogam Marília e Internacional, no estádio Breno Ribeiro do Val, com narração de Demetrius Garcia, comentários de Carlos Bonatelli e reportagens de Felipe Diniz.

Basquete Pinheiros Bruno Caboclo (Foto: Fabio Leme) 
Pinheiros vai a Belo Horizonte enfrentar o Minas
pelo NBB (Foto: Fabio Leme)
 
Basquete
Pela 15ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB), o Minas recebe o Pinheiros em seu ginásio em Belo Horizonte, às 16h, e o SporTV2 transmite com a narração de Eusébio Resende, comentários de Byra Bello e reportagens de Rodrigo Franco. O time mineiro tem quatro vitórias e sete derrotas no campeonato, enquanto a equipe paulista soma nove vitórias e quatro derrotas.

Motovelocidade
A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Supermoto acontece neste sábado, às 21h, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha, em Santa Catarina, e o SporTV2 mostra a corrida com a narração de Clayton Carvalho e os comentários de Fausto Macieira.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/01/sabado-de-velocidade-futebol-volei-basquete-e-muito-mais-no-sportv.html

Feliz na Itália, Bruninho sofre com Rio à distância, mas diz: 'Não vou remoer'

Levantador lamenta debandada, mas diz que irá processar patrocinador para receber salários devidos. Em Modena, jogador sente mudança de clima: 'De 40ºC para 10ºC'

Por São Paulo

Fora de quadra, são dias mais tranquilos. Na Itália, Bruninho encontrou no Modena uma equipe sem problemas financeiros e em condições de arcar com sua folha salarial. A única pressão é pelo momento do time, que tenta reagir no Campeonato Italiano depois de um começo ruim. O desafio, porém, só aumenta a motivação do levantador. Mas, mesmo feliz na Europa, o capitão da seleção brasileira ainda acompanha a situação do Rio de Janeiro, seu antigo clube. Depois de sua saída, o atual campeão perdeu para o então lanterna Taubaté e viu Thiago Sens e Leandro Vissotto também deixarem o clube. De longe, Bruninho sofre com o martírio de sua antiga equipe.

- Eu continuo acompanhando tudo. Acompanhei o jogo (contra o Taubaté) pelo ponto a ponto, torci, sofri até o fim. Vou estar na torcida sempre. Mas não tenho o que fazer, não vou remoer. Preciso pensar aqui, pensar no que eu faço, na minha carreira. É difícil jogar quatro meses sem receber. Não adianta remoer. Continuo falando com os jogadores, espero que eles cumpram o contrato. Mas já imaginava isso. Não tem como não atrapalhar, ficar motivado. É complicado, não é uma situação fácil de ser gerenciada – disse o levantador.

Bruninho vôlei Modena (Foto: Divulgação) 
Bruninho festeja ponto durante a estreia no Modena (
Foto: Divulgação)

Bruninho deixou o Brasil com a ideia de processar o patrocinador do Rio de Janeiro, responsável pelo pagamento dos salários dos jogadores. O pensamento não mudou.
- Ainda não fui à Justiça. Vou fazer contra o patrocinador, quero tentar receber pelo menos uma parte do que me devem. 

Mas, ao mesmo tempo que busca resolver suas pendências no Brasil, Bruninho tenta manter o foco nas quadras. No Campeonato Italiano, o Modena não vive seus melhores dias. Em sétimo lugar, enfrenta a desconfiança dos torcedores, que esperam um desempenho melhor. Mas, logo em sua chegada, Bruninho conduziu a equipe à vitória contra o Cuneo, que valia uma vaga para a Copa da Itália. Segundo o levantador, o desafio de fazer seu time crescer em meio à competição é motivador.

Bruninho estreia Modena (Foto: Divulgação/Modena)Bruninho em ação durante o jogo contra o Cuneo (Foto: Divulgação/Modena)
 
- Foi legal conseguir uma vitória tão importante contra o Cuneo, que valia vaga Copa da Itália, o time precisava disso. Foi muito bacana, ginásio lotado. Foi especial para mim. O time estava em sétimo lugar, tem a desconfiança da torcida. Mas isso motiva a tentar tirar o máximo do time. Outros problemas (como os que vivia no Rio) tiram o foco, tiram a coisa da cabeça. Fazem cair numa armadilha.

Logo na chegada, Bruninho se surpreendeu com o carinho da torcida. No aeroporto de Milão, a duas horas de Modena, o levantador foi recebido por torcedores da equipe. Depois da estreia, o brasileiro se diz feliz com a mudança de ares.

- Estou me sentindo bem, já estou voltando ao ritmo, ao físico ideal. É uma torcida bem apaixonada. Ser recebido por torcedores em Milão foi uma sensação única, especial. Carinho que eles deram nessa chegada foi bem bacana.

Quando chegou ao Modena, porém, Bruninho teve um susto. No treino de domingo, após um choque com o companheiro Andrea Sala, o levantador lascou os dentes incisivos centrais superiores e precisou de uma pequena cirurgia de reconstrução. Sala levou três pontos na região frontal esquerda. Nada muito grave.
- Eu já tinha quebrado pedacinho. A resina quebrou de novo, foi quase uma mordida na cabeça do cara (risos). Não foi nada. Vira e mexe tenho que fazer, de três anos em três anos.

Bruninho está feliz na nova cidade. Não se acostumou, porém, a um detalhe: o frio. Mas nada que lhe tire o humor.

- Tenho amigos, é um time que tem pessoas muito bacanas, tenho a oportunidade de jogar ao lado de vários jogadores de vários lugares. É uma cidade muito agradável, apesar do frio (risos). Aqui está 10ºC, no rio estava 40ºC (risos). Mas é uma cidade onde se come muito bem, as pessoas são muito legais. Estou vivendo bem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/feliz-na-italia-bruninho-sofre-com-rio-distancia-mas-diz-nao-vou-remoer.html

Um dia após Vissotto, Thiago Alves deixa o Rio e vai jogar na Turquia

Jogador ficará no Fenerbahçe pelo menos até o fim desta temporada. Diretor da equipe diz que a saída, assim como outras, era iminente: 'Estavam sendo assediados'

Por Rio de Janeiro


saiba mais
A debandada do Rio de Janeiro prevista pelo levantador Bruninho logo depois de selar sua ida para o Modena, da Itália, está praticamente completa. Apenas um dia após a saída de Leandro Vissotto para o Kepco, da Coreia do Sul, onde jogará até março deste ano, o ponta Thiago Alves foi mais um a anunciar que tomou um novo rumo na carreira. Em sua conta pessoal em uma rede social, ele contou aos seguidores que fechou contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, onde atuará até o fim desta temporada, em abril.

- Lamento muito e é com tristeza que comunico oficialmente a minha saída. Esperei o quanto pude por uma definição, mas recebi a proposta do Fenerbahçe, da Turquia, e foi inevitável. Defendi o time carioca com amor e dedicação, fui muito feliz na primeira temporada e vivi mais um momento inesquecível da minha carreira na conquista do título da Superliga 2012/2013.


Foi uma opção permanecer no Rio de Janeiro nesta temporada. Tive outros momentos felizes com esse grupo, que é sensacional. Somos amigos e estive com eles o máximo de tempo que foi possível, sempre lutando pelo time e dando o máximo em quadra - relatou o atleta.  


Thiago Alves, do Rio de Janeiro vôlei (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto) 
Thiago Alves defendeu o Rio na temporada
 campeã, mas acabou saindo meses depois
 que a OGX deixou a equipe, e os salários
 ficaram em atraso 
(Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto)

A saída dos principais nomes do atual campeão da Superliga se deu por conta da crise financeira do time e dos salários atrasados desde outubro, quando a empresa OGX, petroleira do grupo EBX, do empresário Eike Batista, faliu, e anunciou que abandonaria o projeto. Com isso, o Rio de Janeiro ficou apenas com Furnas e Ironage, que bancavam metade do orçamento, como patrocinadoras. O diretor José Inácio Salles lamentou a saída de Thiago Alves, mas afirmou que o fato já era de conhecimento da comissão técnica.

- Eles já vinham conversando há algum tempo. Desde quando teve o problema, a saída do patrocinador, esses caras foram assediados. O Bruno de forma mais intensa até porque já desejavam ele desde o ano passado. (O Thiago) já tinha nos comunicado anteontem. Ele já havia informado que sairia. Todo mundo estava sabendo. Ele só estava para tomar a decisão de para onde iria. O Vissotto também já tinha recebido ofertas para ir para a Itália. Para reverter isso, só com um patrocinador que pudesse sustentar a situação - disse ao GloboEsporte.com.

Volei Superliga Rio de Janeiro x Taubaté (Foto: Gabriel Fricke) 
No time carioca, sobraram poucos veteranos, 
como Riad, Mário Jr. e Rodrigão. A maioria 
da equipe agora é composta por jovens 
jogadores (Foto: Gabriel Fricke)

O primeiro a deixar o Rio de Janeiro por conta dos atrasos salariais foi o central Maurício de Souza. Ele fechou com o Halkbank Ankara, da Turquia, em novembro. Na última sexta-feira, Bruninho, um dos mais queridos da torcida, foi para o Modena, da Itália, onde já havia jogado por um mês em 2011. Thiago Sens também saiu. O destino foi o Al Jazeera, dos Emirados Árabes Unidos. Leandro Vissotto, que chegou em 2013 vindo do Ural Ufa, da Rússia, foi para a Coreia do Sul, para o Kepco.

Além da comissão técnica, liderada por Marcelo Fronckowiak, os atletas Riad e Mário Jr. são os únicos que recebiam salários da OGX e ainda seguem na equipe. De acordo com o primeiro, sua pretensão é ficar até o final da temporada. O líbero, por sua vez, relatou que o mercado para sua posição é mais restrito. Para José Inácio Salles, com menos atletas com salários atrasados, é mais fácil encontrar empresas dispostas a investir, já que o orçamento é menor.

- Eles dois estão embuídos de ficar e estamos correndo atrás para arrumar um patrocínio para eles. Chega Natal e Ano Novo e ninguém conversa de nada. Ainda bem que o Carnaval é mais para frente. Estamos procurando outras empresas que poderão demonstrar interesse. Não muda a responsabilidade da OGX de pagar o que deve. Mas precisamos motivar os dois que estão aqui. De maneira heroica eles permanecem no grupo. Eu tive algumas boas reuniões e podemos ter novidades. O lado bom dessa história é que há jovens se incorporando à equipe. Eles vêm de Botafogo, Fluminense, Flamengo e estão entrando de maneira precoce, mas os experientes estão recebendo todos eles muito bem para honrarmos a competição. Essa é a nossa meta - concluiu.

Até mesmo os gastos foram cortados. Hotéis mais baratos viraram preferência nas viagens. Até a assessoria de imprensa trabalhou por dois meses, recebendo um, e foi substituída por profissionais de Furnas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/um-dia-apos-vissotto-thiago-alves-deixa-o-rio-e-vai-jogar-na-turquia.html

Rio de Janeiro retoma Superliga feminina com vitória sobre Araraquara

Apesar de ainda não mostrar o jogo consistente desejado por Bernardinho, cariocas começam returno vencendo em casa. Time disputa a Copa Brasil na próxima semana

Por Rio de Janeiro

Bernardinho balançou a cabeça em reprovação mais vezes do que desejava. Nesta sexta-feira, no ginásio do Tijuca, na partida de retomada da Superliga feminina, o Rio de Janeiro oscilou mais do que seu comandante gostaria, mas cumpriu a meta. Começou o ano de 2014 com a vitória sobre o Araraquara por 3 sets a 0, parciais de 21/17, 21/15 e 21/13.
A levantadora Roberta, que entrou no lugar de Fofão no segundo set, foi eleita a melhor jogadora do confronto.

- A gente saiu do primeiro turno com derrota para o Osasco, mas acho que já estamos conseguindo dar uma resposta aos treinamentos. Ainda tivemos falhas, alternamos bons e maus momentos, mas já senti o time diferente. Já bloqueamos melhor e um 3 a 0 dá ânimo nessa retomada. Foi ótimo também eu ter podido entrar e ter conseguido ajudar a equipe - disse Roberta.

O próximo compromisso da equipe carioca será na Copa Brasil, de 16 a 18 de janeiro, em Maringá (PR). O torneio reunirá os oito melhores times da edição passada da Superliga. Além do Rio de Janeiro, também estarão em quadra Osasco, Campinas, Sesi-SP, Praia Clube, Pinheiros, Minas e Rio do Sul. Nas duas edições anteriores, Rio de Janeiro (2007) e Osasco (2008) ergueram troféus.



Volei - Rio de Janeiro x Araraquara - Roberta (Foto: Alexandre Arruda/CBV) 
Apesar de oscilar durante o jogo, Rio superou o
Araraquara por 3 sets a 0 
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)

O jogo
As anfitriãs demoraram a encaixar seu jogo. A equipe tinha dificuldade no passe, cometia falhas na defesa e as visitantes tiravam proveito, abrindo 6/4. Bernardinho chamava o time, pedia mais atenção e, aos poucos, ia vendo a resposta ser dada. As palmas do treinador vieram após uma jogada que teve Sarah Pavan como protagonista. A canadense salvou uma bola que parecia perdida e logo depois não perdoou no ataque. O comando do placar estava em poder do Rio de Janeiro, agora com folga: 15/10.

Volei - Rio de Janeiro x Araraquara (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Rio de Janeiro abriu o ano de 2014 com vitória (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
O bloqueio funcionava vem, a torcida fazia sua parte, as meninas também. Do outro lado, o Araraquara cometia erros de saque e de finalização no ataque. A técnica Sandra Mara Leão trocava as peças. A diferença diminuiu para três pontos (19/16). Carol subiu no bloqueio e deixou a equipe da casa perto de fechar o primeiro set. O time paulista se salvou. Na segunda chance que teve, Carol não desperdiçou: 21/17.

Na parcial seguinte, as adversárias não esmoreceram. Conseguiram equilibrar as ações no comecinho. Com a partida empatada, Bernardinho trocou Fofão por Roberta. A experiente levantadora se queixava de dores na panturrilha esquerda e assistiu ao resto do set sentada na lateral da quadra. Suas companheiras se esforçavam para sair da situação desconfortável. Aos poucos, o time foi crescendo e desgarrando no marcador.  Sem ser mais ameaçado, fez 2 a 0: 21/15.

Se Fofão era poupada, a sérvia Brankica Mihajlovic deixava o banco de reservas. Com a ajuda da ponteira, principalmente no saque, o Rio de Janeiro parecia jogar sua parcial mais tranquila: 13/8. Mas voltou a cometer falhas bobas e viu o Araraquara encostar (13/11). As atuais campeãs superaram o mau momento e voltaram aos trilhos. A primeira vitória em 2014 estava garantida:  21/13.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/rio-de-janeiro-retoma-superliga-feminina-com-vitoria-sobre-araraquara.html

Emanuel empresta 'experiência' em troca de 'vitalidade' de Pedro Solberg

Dupla formada em dezembro realiza primeiro treino da temporada em Ipanema (RJ). Próximo desafio será etapa de São Luís do Maranhão, a sexta do Circuito Brasileiro

Por Rio de Janeiro

Emanuel e Pedro Solberg treino vôlei de praia (Foto: Carol Fontes)Emanuel e Pedro Solberg treino vôlei de praia (Foto: Carol Fontes)
 
De um lado, o maior vencedor da história do vôlei de praia, com 10 títulos do Circuito Mundial e oito do Circuito Brasileiro. Foram 150 conquistas ao longo da carreira e cinco participações em Jogos Olímpicos, levando um ouro, uma prata e um bronze. Do outro lado, está um dos principais nomes da nova geração, atual campeão brasileiro e vice mundial, uma grande aposta para 2016. Após se separar de Alison, Emanuel anunciou a união com Pedro Solberg, que terminou a parceria com Bruno Schmidt, há cerca de um mês. A dupla não perdeu tempo e realizou o primeiro treino nesta sexta-feira nas areias de Ipanema, no Rio. O próximo desafio será a etapa de São Luís do Maranhão, a sexta do Circuito Brasileiro 2013/14, de 17 a 19 de janeiro. 

- Este foi o primeiro treino ao lado do Emanuel, um início de parceria que demanda tempo e trabalho. Queremos ser campeões e sabemos que precisamos de paciência para a dupla se ajustar dentro de quadra. Eu fico um pouco ansioso porque eu acredito muito do trabalho da parceria, foi uma mudança acima da hora, mas todo mundo está nessa situação. Joguei com muitos jogadores na minha carreira, e sei que o importante é estar bem, pensando no meu. Já jogamos algumas vezes o Rei da Praia juntos, mas é outra competição, não tem nada a ver por ter duração de um dia. Ali, é só alegria. O Emanuel era a melhor opção para mim e é uma honra jogar com ele. Se não for aprender com ele com quem eu vou aprender? Melhor voltar para casa e mudar de profissão (risos) - disse Pedro, de 27 anos.

Mosaico vôlei de praia Emanuel e Pedro Solberg treino (Foto: Editoria de Arte)
Sobre o novo parceiro, Emanuel não economizou elogios. Aos 40, o veterano espera passar a sua experiência, em troca da vitalidade de Pedro, representante de uma "geração vitoriosa". O empenho do carioca nos treinos, assim como a sua agressividade nas quadras, foram alguns pontos valorizados pelo paranaense, que sofria nos tempos em que o tinha como adversário.

- A vontade de treinar do Pedro é um diferencial, isso significa que ele na hora do jogo vai dar mais do que 100%. E eu como competidor, jogando contra ele, sempre percebi isso. A vontade de sempre estar 100% é o caminho da vitória, além da qualidade técnica. Ele tem calma e tranquilidade para executar os movimentos.

É um jogador que vem desde as categorias de base evoluindo. Trabalhar ao lado do Pedro, que vem de uma geração vitoriosa, vai ser ótimo. Acho que essa é uma das fontes da juventude no esporte, você trocar experiências, modificar o seu estilo de treinamento, ver o brilho nos olhos do atleta... Vai ser uma satisfação mútua, eu passo um pouco dessa minha experiência para ele, e ele me dá um pouco dessa vitalidade.

O Emanuel é um grande defensor e o melhor jogador que eu já vi na saída de rede, uma referência que tenho muito a me espelhar. E eu estou uma fase boa, foi bom para os dois. (...) Tecnicamente, ele é muito bom, um craque. Psicologicamente, é muito forte, o que faz dele um grande campeão. Estou muito empolgado"
Pedro Solberg, sobre Emanuel

Feliz por realizar a pré-temporada no "quintal de casa", na praia onde deu os seus primeiros passos no esporte, cresceu e frequenta até hoje, seja nos momentos de trabalho ou lazer, Pedro contou que está ansioso pela estreia da nova parceria. Em boa fase, o atleta de 27 anos destacou os pontos fortes do companheiro, que considera um "craque" e uma referência no esporte.

- O Emanuel é um grande defensor e o melhor jogador que eu já vi na saída de rede, uma referência que tenho muito a me espelhar. E eu estou uma fase boa, foi bom para os dois lados. O Emanuel é um cara muito concentrado. Está mais do que comprovado que todos no circuito jogam bem, mas o que diferencia é aquele jogador que tem uma cabeça boa, entende do jogo e tem tranquolidade nos momentos difíceis. 

Tecnicamente, ele é muito bom, um craque. Psicologicamente, é muito forte, o que faz dele um grande campeão. Estou muito empolgado - acrescentou o carioca, filho da ex-jogadora Isabel e irmão de Maria Clara e Carol, destaques do vôlei de praia brasileiro.

Emanuel e Pedro Solberg realizam primeiro treino juntos em Ipanema  (Foto: Carol Fontes) 
Emanuel trocou as areias do Leme para treinar 
com Pedro Solberg em Ipanema 
(Foto: Carol Fontes)

Sem pular etapas, Emanuel disse que o foco da dupla é a temporada 2014. O maior campeão do vôlei de praia prefere traçar os planos para 2016 em um futuro próximo, mas, por enquanto, o maior desafio serão as quatro etapas do Circuito Brasileiro.

- O nosso maior objetivo é o Circuito Brasileiro. Vamos focar na temporada 2014, ver como funciona essa parceria e depois pensamos no futuro. É claro que todo brasileiro sonha em disputar os Jogos do Rio, em 2016, mas esse ainda não é o nosso objetivo. Não sabemos ainda o que vai acontecer depois, mas posso dizer que estou muito feliz com o resultado do primeiro treino. Geralmente, quando começamos o ano, as coisas estão meio enferrujadas, mas isso não aconteceu hoje. É um bom presságio para a estreia no Brasileiro, na semana que vem. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/01/emanuel-empresta-experiencia-em-troca-de-vitalidade-de-pedro-solberg.html

Klinsmann valoriza treinos dos EUA no Brasil em janeiro: 'Só nós temos'

Técnico alemão da seleção americana aproveita período sem atividades no futebol do país para trazer jogadores a São Paulo de olho na Copa em junho

Por Carson, Estados Unidos

A Copa do Mundo já começou para a seleção americana, que já na próxima semana desembarca no Brasil, apesar do início da disputa só acontecer em junho. Na verdade, 23 dos 26 jogadores convocados pelo técnico alemão Jurgen Klinsmann para quase um mês de treinamento, em meio às férias da Liga Americana, terão um período de aclimatação em São Paulo, onde a delegação ficará quando vier de vez para o Mundial. Klinsmann comemora a oportunidade que só os americanos terão (assista ao vídeo).

- Queremos usar a oportunidade que temos neste período indo ao Brasil para checar a infraestrutura e o hotel que será nossa concentração em maio e junho, e para treinar no campo do São Paulo, um dos melhores do país. Queremos construir relações no hotel, no local do treino, queremos sentir como as coisas funcionam, a forma de vida no Brasil, e esta é uma grande oportunidade porque nenhuma outra seleção tem este período em janeiro, só nós temos por causa do calendário da Liga Americana - afirmou o técnico.

Klinsmann (Foto: Reprodução/ SporTV) 
Klinsmann já quer "construir relações" no Brasil
(Foto: Reprodução/ SporTV)
 
As atividades começaram na Califórnia na última segunda-feira para os convocados, num total de três semanas e meia de treinos. Esta primeira fase de preparação termina em 1° de fevereiro, com um amistoso com a Coreia do Sul, também na Califórnia. A maioria dos jogadores americanos nunca veio ao Brasil, e a expectativa também é grande.

- O que espero? Quando se fala do Brasil, penso na Copa do Mundo, mas se for para falar do país, acho que é um lugar incrível, com o melhor futebol do mundo - disse o atacante Mike Magee, jogador do Chicago Fire.

Entre os convocados está Benny Feilhaber, que nasceu no Rio de Janeiro e tem dupla nacionalidade. Ele, que foi para os Estados Unidos aos seis anos, atua no Sporting Kansas City, e aguarda ansioso por jogar diante de muitos familiares.

- Todos avós e avôs, tios e tias, primos e primas, então está todo mundo lá esperando, seria muito emocionante - ressalta o meia.

Os Estados Unidos estão no Grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Alemanha, Portugal e Gana. A equipe estreia na competição diante dos africanos no dia 16 de junho na Arena das Dunas, em Natal.


FONTE:'
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/01/klinsmann-valoriza-treinos-dos-eua-no-brasil-em-janeiro-so-nos-temos.html

Para promotor, Estatuto do Torcedor proíbe Série A com mais de 20 times

Roberto Senise, do Ministério Público, diz que a CBF não pode mudar regulamento e aumentar número de participantes: 'Foi votado em 2013'

Por São Paulo

O Ministério Público aguarda uma posição da CBF a respeito do regulamento do Campeonato Brasileiro deste ano. Caso haja uma mudança, a promotoria da Justiça do Consumidor tomará uma atitude respaldada pelo Estatuto do Torcedor, que prevê falta de tempo hábil para qualquer modificação. Quem garantiu foi o promotor Roberto Senise (assista ao vídeo).

Você é a favor da atuação da Justiça comum em questões desportivas? Vote!
- Estou esperando a CBF tomar uma posição para eu também tomar uma posição a respeito. O Estatuto de Torcedor se refere à transparência com a antecipação da entrega do regulamento da competição. Alguma coisa nós teremos que estudar depois, que ficará para um segundo momento, dependendo das atitudes que a CBF tomar com relação a esses casos - declarou Senise, durante participação no "Arena SporTV".

Martelo - Tribunal - Justiça (Foto: Vagner Antonio/TJ/MG) 
De acordo com promotor, CBF não pode alterar
 regulamento do Brasileirão 2014 (Foto: 
Vagner Antonio/TJ/MG)
 
Está marcada para 22 de janeiro a audiência em que o Ministério Público de São Paulo irá ouvir as partes envolvidas no caso: STJD, CBF e Portuguesa. O comentarista Claudio Carsughi lembrou que a CBF vive uma situação difícil para resolver a situação e revelou não descartar um Campeonato Brasileiro com 24 clubes este ano. Roberto Senise respondeu que essa opção não é permitida pelo Estatuto do Torcedor.

O regulamento da competição é analisado e votado no ano anterior. Como a CBF vai descumprir o regulamento de 2013 para o campeonato de 2014?"
Roberto Senise,promotor do Ministério Público
 
- O regulamento da competição é analisado e votado no ano anterior. Como a CBF vai descumprir o regulamento de 2013 para o campeonato de 2014? A alegação que poderia haver é que é uma entidade privada, que poderia fazer isso muito bem e todos estariam contentes. Só que estão esquecendo que o torcedor agora está integrado completamente com o sistema nacional desportivo por força do Estatuto do Torcedor. Não pode frustrar aquilo que foi prometido. O que foi prometido ao torcedor no Regulamento de Competição é que serão 20 equipes e que as quatro últimas cairão - explicou Senise.

A Portuguesa foi punida pelo STJD com a perda de quatro pontos por ter escalado o meia Héverton, no jogo contra o Grêmio, na última rodada do Brasileiro. O jogador havia sido suspenso por dois jogos e só havia cumprido um. Com isso, a Lusa caiu para 17º lugar no Campeonato Brasileiro e acabou rebaixada. O Ministério Público de São Paulo já manifestou que a CBF deveria devolver ao clube paulista os quatro pontos retirados. Se isso não acontecer, o MP-SP vai entrar com Ação Civil Pública contra a confederação e o tribunal.

Situação semelhante ocorreu com o Flamengo, que, graças à escalação de André Santos contra o Cruzeiro (o atleta foi expulso na final da Copa do Brasil, também foi julgado e suspenso), também perdeu quatro pontos e despencou para a 16ª posição no Brasileiro. O Fluminense, que havia terminado na zona de rebaixamento, subiu assim para o 15º lugar e se salvou.

Segundo a argumentação de Senise, a suspensão aos jogadores Héverton e André Santos deveria ter sido publicada no site da CBF antes da última rodada, como determina o Estatuto do Torcedor. No entanto, a publicação aconteceu apenas depois dos jogos.


saiba mais

Seleções devem viajar mais de 240 mil km durante primeira fase da Copa

Estados Unidos, Itália e México percorrerão 14 mil km cada; Bélgica fará o menor deslocamento com 1.984 km. Equipes têm até dia 31 para definição das cidades

Por Rio de Janeiro
s
As dimensões continentais do Brasil e a distribuição das 12 cidades-sedes pelas cinco regiões do país farão com que as 32 seleções classificadas para a Copa de 2014 tenham que viajar bastante durante a competição. Com a definição das cidades que serão usadas como base por cada país, a estimativa é de que os times percorram cerca de 240 mil quilômetros apenas na primeira fase do Mundial. Para se ter uma ideia, seria o suficiente para ir 54 vezes do ponto mais ao norte do Brasil, Monte Caburaí-RR, ao ponto mais ao sul do país, Chuí-RS.   

 Klinsmann treino Estados Unidos (Foto: AFP) 
Klinsmann, técnico dos Estados Unidos, fará 
longas viagens durante a Copa do Mundo de 
2014 (Foto: AFP)


Das 32 seleções, apenas Espanha, Colômbia, Grécia, Bélgica, Argélia e Coreia do Sul ainda não confirmaram oficialmente os locais de treinamentos, mas sinalizaram, para Curitiba, São Paulo, Aracaju, Mogi das Cruzes, Sorocaba e Foz de Iguaçu, respectivamente. As equipes têm até o dia 31 de janeiro para definirem suas sedes.

Utilizando como referência as informações do catálogo de centros de treinamentos produzido pela Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa, o GloboEsporte.com calculou as distâncias que deverão ser percorridas por cada seleção caso voltem para suas bases após cada jogo da primeira fase. O resultado mostra que Estados Unidos, Itália e México serão os países que acumularão mais milhas: mais de 14 mil quilômetros cada (distância próxima a de uma viagem de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Miami). Já a Bélgica fará os menores deslocamentos: apenas 1.984 quilômetros.   

Com hospedagem confirmada na capital paulista, a seleção dos Estados Unidos percorrerá a maior distância na primeira fase. Serão 14.326 quilômetros para jogos em Natal, Manaus e Recife. Na sequência, vem a Itália, que usará como base a cidade de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, e terá que viajar 14.126 quilômetros para jogar em Manaus, Recife e Natal. Já o México, que ficará em Santos, viajará 14.040 quilômetros para partidas em Natal, Fortaleza e Recife.


Única seleção a realizar todos seus jogos da primeira fase na região sudeste, a Bélgica terá o menor deslocamento do Mundial. Com base na cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, o time do técnico Marc Wilmots terá que viajar apenas 1.984 quilômetros para jogar em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e na capital paulista.   

O Brasil, que usará como base o tradicional CT da Granja Comary, em Teresópolis, terá que percorrer 7.356 quilômetros durante a primeira fase: 14ª seleção no ranking dos deslocamentos. Ainda de acordo com dados do catálogo da Fifa e do COL, Neymar e cia terão que encarar cerca de 10h30 de avião para os jogos em São Paulo, Fortaleza e Brasília. 
 
01
Argentina e Espanha poupam uma viagem

Visita Argentina Mineirão Pablo Blanco, Alejandro Sabella e Juan Carlos Crespi (Foto: Aline Soares/Secopa MG)Alejandro Sabella (centro) em visita ao Mineirão (Foto: Aline Soares/Secopa MG)
 
Entre as 32 seleções, apenas duas escolheram como base uma das cidades-sede em que jogará durante a primeira fase: Argentina e Espanha. O time de Lionel Messi ficará na Cidade do Galo, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde enfrentará o Irã pela segunda rodada. A seleção albiceleste ainda terá jogos no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, totalizando 3.544 quilômetros em viagens (segunda menor distância entre todos os países). Já os atuais campeões mundiais ficarão hospedados em Curitiba, onde jogaram contra a Austrália pela última rodada. Antes disso, a Espanha vai até Salvador e Rio de Janeiro, somando 5.042 quilômetros em viagens. 
 
Seguindo estratégias parecidas às a de Argentina e Espanha, algumas seleções também optaram cidades estrategicamente posicionadas entre as cidades em que jogarão. Foi o caso da Argélia, que ficará hospedada em Sorocaba, no interior de São Paulo, e percorrerá 3.992 quilômetros para jogos em Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Outra seleção que tentou reduzir as viagens foi a Alemanha. Única seleção que escolheu um centro de treinamento que não estava no catálogo da Fifa e do COL, os germânicos usarão como base a cidade de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e terão que viajar 5.882 quilômetros para as partidas em Salvador, Fortaleza e Recife
.
02
Os exemplos de 50 e 94

Esta será a Copa com maiores deslocamentos da história. Nas outras duas vezes que o Mundial foi realizado em países com dimensões continentais - no próprio Brasil, em 1950, e nos Estados Unidos, em 1994 -, o número de sedes foi menor e a Fifa evitou marcar jogos em cidades muito distantes.   

A Copa de 1950 contou com apenas seis cidades-sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife. A capital pernambucana, única fora do eixo sul-sudeste, recebeu apenas um jogo e muitas seleções realizaram duas partidas na mesma cidade durante a primeira fase.   

Estratégia semelhante foi adotada na Copa de 1994, nos Estados Unidos, que contou com oito sedes. Todas as 24 seleções que participaram do Mundial realizaram, pelo menos, dois jogos da primeira fase na mesma cidade.  
 
03
Ranking das Distâncias

Estados Unidos: 14.326 km
Itália: 14.126 km
México: 14.040 km
Japão: 11.512 km
Costa do Marfim: 11.240 km
Camarões: 11.018 km
Costa Rica: 10.472 km
Portugal: 9.834 km
Croácia: 9.800 km
Suíça: 8.854 km
Austrália: 8.796 km
Uruguai: 8.534 km
Honduras: 8.040 km
Brasil: 7.356 km
Inglaterra: 7.190 km
Bósnia: 6.924 km
Equador: 6.660 km
França: 5.858 km
Alemanha: 5.836 km
Holanda: 5.496 km
Colômbia: 5.350 km
Gana: 5.342 km
Grécia: 5.300 km
Coreia do Sul: 5.152 km
Espanha: 5.042 km
Nigéria: 5.038 km
Chile: 4.630 km
Irã: 4.592 km
Rússia: 4.304 km
Argélia: 3.992 km
Argentina: 3.544 km
Bélgica: 1.984 km
Total: 240.182 km


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/01/selecoes-devem-viajar-mais-de-240-mil-km-durante-primeira-fase-da-copa.html

Justiça de SP determina que CBF devolva os quatro pontos à Lusa

Ação movida por torcedor suspende decisão do STJD de punir a Portuguesa pela escalação de Héverton; ainda cabe recurso

Por Juliano Costa*São Paulo

Héverton jogador da Portuguesa (Foto: Futura Press)Héverton, pivô do caso que fez com que o STJD tirasse pontos da Lusa (Foto: Futura Press)
 
Um torcedor da Portuguesa conseguiu uma vitória na Justiça contra a CBF, para que a Lusa seja mantida na Série A do Campeonato Brasileiro, revertendo decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que tirou quatro pontos do clube por conta da escalação irregular do meia Héverton em jogo contra o Grêmio, na última rodada da competição, no dia 8 de dezembro, no Canindé. 

Daniel Neves, advogado, obteve uma liminar na 42ª vara cível de São Paulo, com o juiz Marcello do Amaral Perino, o mesmo que havia obrigado a CBF a devolver ao Flamengo os quatro pontos perdidos em julgamento no STJD por caso semelhante ao da Lusa - o Fla usou o lateral André Santos em jogo contra o Cruzeiro, também na última rodada, no Maracanã. A decisão foi publicada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo - clique aqui para ver a nota.


saiba mais
A CBF se defendeu em nota em seu site oficial. A entidade divulgou 12 processos movidos por torcedores em que foi réu e as causas acabaram extintas, segundo a nota, por "indeferimento da inicial, ilegitimidade ativa da parte autora e por falta de interesse processual".
Em off, um dirigente da CBF explicou que "as liminares não mudam a tabela ainda porque toda liminar é passível de cassação".

Entenda o caso
A Justiça de São Paulo concedeu antecipação de tutela para suspender os efeitos da decisão do STJD) em relação à Portuguesa, restabelecendo os quatro pontos que lhe foram tirados. Com a decisão de devolver os pontos à Lusa e ao Fla, quem cai é o Fluminense. Cabe recurso da decisão.
O Fluminense não é parte na demanda. Mas se ele se sentir juridicamente afetado, pode voluntariamente entrar no caso. Mas é certo que até segunda-feira a Portuguesa dorme na Série A
Daniel Neves, advogado e torcedor da Lusa
 
Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo, o juiz Marcello do Amaral Perino entendeu que nos dois casos, a decisão da Justiça desportiva desrespeitou o artigo 35, “caput”, e parágrafo 2º do Estatuto do Torcedor. No caso da Portuguesa, Perino afirmou que a data da publicidade da decisão da suspensão de Héverton “se deu em momento posterior ao jogo contra o Grêmio (9/12/2013), conforme demonstrado na exordial, de forma que o referido atleta estava em condições regulares para participar da partida contra o time gaúcho – 06/12/2013”. O número do processo é 1002020-50.2014.8.26.0100.

Em entrevista por telefone, Daniel Neves explicou os próximos passos:
- A CBF será comunicada da decisão. Ela pode contestar essa ação em primeiro grau e entrar com recurso chamado agravo de instrumento aqui mesmo em São Paulo. A CBF tem dez dias para isso.

O Fluminense não é parte na demanda. Mas se ele se sentir juridicamente afetado, pode voluntariamente entrar no caso. O que é certo é que, pelo menos até segunda-feira, a Portuguesa dorme na Série A.

* Colaborou Thiago Lima, do Rio de Janeiro


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2014/01/torcedor-da-lusa-obtem-liminar-na-justica-comum-contra-cbf.html

Após assumir ser gay, ex-atleta diz: 'Seria ótimo se não fosse incomum'

Thomas Hitzlsperger lamenta que a situação ainda seja tratada com revolta por muitas pessoas nos dias de hoje e que lutará contra a homofobia

Por Berlim

Thomas Hitzlsperger ex-jogador everton (Foto: Getty Images)Thomas Hitzlsperger ex-jogador everton (Foto: Getty Images)
 
Depois de surpreender o mundo do futebol ao anunciar ser homossexual, o ex-jogador da seleção alemã Thomas Hitzlsperger voltou a comentar o assunto na manhã desta sexta-feira. Segundo ele, cada um precisa decidir por si mesmo se deve ou não revelar sua orientação sexual, mas diz que seria ótimo se isso fosse considerado uma coisa normal nos vestiários.

- Cada um tem que decidir por si mesmo. Mas seria ótimo se fosse normal um jogador de futebol ser capaz de falar sobre o seu namorado no vestiário, e não somente sobre a nova namorada, e que isso não fosse considerado mais incomum - afirmou ele, ao jornal Bild.

Em uma mensagem divulgada na última quarta-feira, ele fez questão de criticar a discriminação existente no mundo em relação ao homossexualismo.

- Não importa para os meus familiares e amigos que eu esteja falando abertamente sobre isso. É somente importante para os homofóbicos. Eles devem ficar alertas, pois agora, comigo, eles têm um inimigo a mais.

Hitzlsperger aposentou-se precocemente em setembro de 2013 após uma série de lesões. Revelado nas divisões de base do Bayern de Munique, ele foi cedo para a Inglaterra, onde defendeu o Aston Villa nos primeiros anos de sua carreira profissional. O alemão deu adeus ao futebol com a camisa do Everton no ano passado. Pela seleção, marcou seis vezes em 52 jogos e disputou a Copa do Mundo de 2006 e a Eurocopa de 2008.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2014/01/apos-assumir-ser-gay-ex-atleta-diz-seria-otimo-se-nao-fosse-incomum.html
 

Galliani exalta Kaká no Milan: 'É uma lenda. Está nos corações de todos'

Diretor do clube italiano compara brasileiro a grandes ídolos como Maldini e Baresi

Por Milão, Itália

Já são mais de 100 gols marcados com a camisa do Milan. Depois de um período sem muito brilho no Real Madrid, o brasileiro Kaká parece estar próximo de reviver os grandes momentos que o consagraram no San Siro. Empolgado com o retorno do jogador no início da temporada, o diretor geral do clube italiano, Adriano Galliani, não poupa elogios ao meia.

- Kaká é uma verdadeira lenda no Milan. Todo mundo no clube o ama. Ele está nos corações de todos os torcedores do Milan, de sua própria maneira especial - disse Galliani à rádio "RMC".

Kaká milan com a camisa 100  (Foto: Agência Reuters) 
Kaká marcou duas vezes na partida contra o 
Atalanta, chegando aos 101 gols pelo Milan 
(Foto: Agência Reuters)

Para o dirigente, Kaká está na galeria de grandes nomes que fizeram história no clube, como Paolo Maldini e Franco Baresi.

- No Milan tivemos lendas como Maldini e Baresi. Provavelmente é justo dizer que o carinho dos torcedores por Kaká é tão grande quanto. Pessoas diziam que ele não era mais o Kaká de antes, mas ele tem jogado muito bem e estamos todos muito satisfeitos com ele - concluiu.

Desde que voltou ao futebol italiano o brasileiro disputou 12 partidas. Foram cinco gols marcados até agora. Em sua primeira passagem pelo Milan, Kaká conquistou um Campeonato Italiano, uma Supercopa Italiana, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2014/01/galliani-exalta-kaka-no-milan-e-uma-lenda-esta-nos-coracoes-de-todos.html

Sturridge pode voltar ao Liverpool contra Stoke City neste domingo

Atacante, que lesionou calcanhar em novembro, participa de treinos, mas técnico Brendan Rodgers prega cautela: ‘Não precisamos apressá-lo’

Por Liverpool, Inglaterra

Daniel Sturridge e Cheik Ismael Tiote Newcastle e Liverpool (Foto: Getty Images)Sturridge pode voltar a jogar contra o Stoke City pelo Campeonato Inglês (Foto: Getty Images)
 
Em seu último jogo, contra o Everton no dia 23 de novembro de 2013, Daniel Sturridge balançou a rede no empate em 3 a 3. Depois de um mês e meio se recuperando de uma lesão no calcanhar, o atacante do Liverpool pode voltar aos gramados a partir deste domingo diante do Stoke City. 

Mesmo com a possibilidade de ter o jogador em campo na próxima partida, o técnico Brendan Rodgers prega a cautela para poder contar com Sturridge em grande forma física, ainda que seja preciso esperar. De acordo com o site “FourFourTwo”, o treinador tem acompanhado de perto o trabalho de recuperação do atleta.

- Sturridge tem treinado durante a semana e parece estar bem. Veremos (como ele está) nas próximas 24 horas. Ele tem se destacado. Estamos trabalhando duro para que ele possa brilhar. Não precisamos apressá-lo. Queremos ter a certeza de que ele vai estar pronto para fazer a diferença na segunda parte da temporada – disse Rodgers.

O Liverpool enfrenta o Stoke City neste domingo no Britannia Stadium pela 21ª rodada do Campeonato Inglês.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/01/sturridge-pode-voltar-ao-liverpool-contra-stoke-city-neste-domingo.html