quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Sharapova e Serena se reencontram nas semifinais do WTA de Brisbane

Tenistas se enfrentaram pela última vez na final de Roland Garros, há seis meses

Por Brisbane, Austrália

Montagem Tenis Sharapova Serena Williams Madrid (Foto: Reuters)Sharapova e Serena Williams se enfrentam nas semis do WTA de Brisbane (Foto: Reuters)
 
Grandes rivais nas quadras, Maria Sharapova e Serena Williams irão se reencontrar após seis meses nas semifinais do WTA de Brisbane, nesta sexta-feira, na Austrália. As duas tenistas se enfrentaram pela última vez na decisão do Roland Garros - na ocasião, quem levou a melhor foi a americana. Serena assegurou a sua vaga ao derrotar a eslovaca Dominika Cibulkova por um duplo 6/3. A russa, por sua vez, venceu a estoniana Kaia Kanepi, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2.

- Eu não tive muito sucesso contra ela no passado. Mas este é o primeiro torneio do ano. Eu vim para cá querendo jogar o máximo de jogos possível da melhor forma. Não há coisa melhor para se preparar para um Grand Slam do que enfrentar as melhores. Ela está no topo nos últimos anos graças ao seu nível. Joguei algumas vezes contra ela, mas não fui bem. Você sempre tem a esperança de que pode ter a chance de se sair melhor da próxima vez - disse Sharapova, recuperada de uma lesão no ombro direito.

maria sharapova Brisbane tenis (Foto: Getty Images) 
Recuperada de lesão no ombro, Sharapova 
encara Serena, que a superou nos últimos
 13 jogos (Foto: Getty Images)
 
Número três do ranking, a russa venceu Serena em duas oportunidades em 2004. Em seguida, a americana dominou o duelo, vencendo a rival por 14 a 2, com 13 vitórias consecutivas. Para chegar à semifinal, Williams passou com facilidade por Dominika Cibulkova, usando o potente saque como a sua principal arma. Atual campeã em Brisbane, a americana não perdeu nenhum ponto na hora de confirmar os ganes no primeiro set, terminando a disputa com 12 aces. 

serena williams Brisbane tenis (Foto: Getty Images)Atual campeã em Brisbane, Serena busca manter o domínio sobre Sharapova (Foto: Getty Images)
 
- Eu me senti muito bem. Ela estava devolvendo bem e tem muita potência. De todas as minhas adversárias, eu definitivamente não esperava ir tão bem no primeiro serviço diante dela. Consegui sacar muito bem hoje - disse a americana, número um do mundo.

Na outra semifinal, a bielorrussa Victoria Azarenka mede forças com a sérvia Jelena Jankovic. As duas tenistas, que já ocuparam a liderança do ranking, tem um retrospecto disputado, com vantagem de Azarenka, que venceu por 5 a 4. No último encontro, em Istambul, a sérvia levou a melhor.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/sharapova-e-serena-se-reencontram-nas-semifinais-do-wta-de-brisbane.html

Soares leva a melhor no duelo com Melo e vai à final nas duplas em Doha

Jogando com o austríaco Alexander Peya, atual número 3 do mundo consegue vaga para a decisão contra dupla theca Tomas Berdych/Jan Hajek, nesta sexta-feira

Por Doha, Catar

O duelo entre brasileiros no ATP de Doha terminou com vitória de Bruno Soares pos 2 sets a 0 (6/3 e 6/3). Jogando ao lado do austríaco Alexander Peya, o atual número 3 do mundo derrotou a dupla formada pelo compatriota Marcelo Melo e pelo croata Ivan Dodig, nesta quinta-feira, pela semifinal da competição. 

A final será nesta sexta-feira contra a dupla theca Tomas Berdych/Jan Hajek, que eliminou os alemães Philipp Kohlschreiber e Christopher Kas, com uma vitória por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3), também nesta quinta.

Ex-parceiros, Bruno Soares e Marcelo Melo já se enfrentaram oito vezes desde a separação, no fim de 2011. Apenas uma vez, a dupla de Melo saiu vitoriosa na confronto. Na semifinal do último US Open, em setembro do ano passado, Soares conseguiu a classificação sobre a dupla do compatriota, mas ficou com o vice-campeonato ao perder para Leander Paes/Radek Stepanek na final.

Dois seis títulos conquistados em 2013, Bruno Soares teve a companhia de Alexander Peya em cinco das decisões onde saiu vitorioso. Foram elas: ATP 250 de São Paulo, ATP 500 de Barcelona, ATP 2


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/soares-leva-melhor-no-duelo-com-melo-e-vai-final-nas-duplas-em-doha.html

Nadal supera chuva, vence Gulbis e avança à semifinal do ATP de Doha

Assim como na rodada anterior, espanhol tem dificuldades na partida, mas  despacha o número 24 do mundo em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/4

Por Doha, Catar

Depois de aguardar cerca de duas horas para que a chuva parasse na cidade de Doha, o número um do mundo, Rafael Nadal, entrou em quadra pelas quartas de final do Aberto do Catar, para encarar o perigoso letão Ernests Gulbis (24º), sétimo cabeça de chave do torneio. E a lógica prevaleceu. Com seis vitórias em seis confrontos entre os dois, Nadal teve trabalho mas aumentou a vantagem no retrospecto diante do rival. Assim como na rodada anterior, quando suou para bater o alemão Tobias Kamke, o Touro Miúra precisou de quase duas horas para superar seu oponente da noite desta quinta-feira, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4. 

Sem Andy Murray, David Ferrer e Richard Gasquet, seus principais rivais na luta pelo caneco que foram eliminados no dia anterior, Rafael Nadal vai provando ser o candidato absoluto ao título da competição. Na semifinal, terá pela frente a surpresa do torneio, o alemão Peter Gojowczyk, número 162 do mundo, que derrotou seu compatriota Dustin Brown, no primeiro jogo do dia, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 7/6 (15/13) e 6/4.

A outra semi terá o alemão Florian Mayer - que bateu o romeno Victor Hanescu, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7 (8/10) e 6/4 -, contra o francês Gael Monfils, que atropelou o alemão Daniel Brands por 6/2 e 6/1.

tenis - ATP Catar - Nadal (Foto: AFP) 
Nadal demonstrou, mais uma vez, muito foco e 
despachou Gulbis do ATP de Doha, no Catar 
(Foto: AFP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/nadal-supera-chuva-vence-gulbis-e-avanca-semifinal-do-atp-de-doha.html

FIVB divulga calendário de 2014, e Fortaleza recebe Grand Slam do Brasil

Temporada começa na China e termina na África do Sul, assim como em 2013

Por Rio de Janeiro

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou o calendário do Circuito Mundial de 2014 com uma mudança significativa para os fãs brasileiros. Após uma temporada em São Paulo, o Grand Slam verde-amarelo será em Fortaleza, que não recebia uma etapa da competição desde 2007. O ponto de partida e de encerramento do circuito serão mantidos: Open de Fozhou, na China, em abril, abre o ano, enquanto o de Durban, na África do Sul, em dezembro, encerra os trabalhos.

calendário 2014 volei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)

A temporada terá um total de 10 Grand Slams, assim como em 2013. Sede do Mundial no ano passado, Stare Jablonki, na Polônia, volta a ter o status de Slam. Roma, tradicional sede do evento e casa do Mundial de 2010, será sede do CEV Championship. A novidade no calendário é um torneio chamado “Grand Slam Final” em outubro. A FIVB ainda não especificou seu formato ou local de disputa.


Talita e a parceira Taiana se destacaram na premiação de melhores do ano da FIVB (Foto: Divulgação) 
Taiana (dir) foi campeã do Circuito Mundial 
em 2013ao lado de Talita (esq) 
(Foto: Divulgação FIVB)
 
Campeã da temporada 2013 do lado de Talita, a cearense Taiana recebeu a notícia de que jogaria diante dos seus conterrâneos pela irmã. E ficou muito surpresa com a novidade.

- Jogar um torneio do Circuito Mundial no Brasil já é especial pelo simples fato de ter a oportunidade de sentir as vibrações . Minha irmã viu o calendário primeiro do que eu e disse pra mim: “Vou te ver jogar no Circuito Mundial. Eba! Em 2007 apenas assisti. Sempre tive vontade de jogar o Circuito Mundial e isso aconteceu mas, jogar em casa, realmente foi uma surpresa enorme. Além do apoio dos brasileiros , teremos a torcida dos meus amigos e familiares. – disse Taiana ao GloboEsporte.com

Em 2007, as areias de Fortaleza foram palco de três medalhas brasileiras. No feminino, Juliana e Larissa ficaram com a prata após serem derrotadas pelas americanas Walsh e May na final. Entre os homens, Ricardo e Emanuel sagraram-se campeões com vitória sobre os americanos Rogers e Dalhausser. Márcio e Fábio Luiz completaram o pódio com o bronze.


vôlei de praia 2007 Emanuel (Foto: Divulgação/FIVB) 
Emanuel comemora o título do Open de 
Fortaleza em 2007 na praia de Iracema 
(Foto: Divulgação/FIVB)


O calendário completo

- Open de Fuzhou, China - 22 a 27 de abril
- Grand Slam de Xangai, China - 29 a 4 de maio
- Open de Puerto Vallarta, México - 7 a 11 de maio
- Grand de Fortaleza, Brasil - 13 a 18 de maio
- Open de Praga, República Tcheca - 20 a 25 de maio
- Open de Anapa, Rússia - 27 de maio a 1º de junho
- CEV Championship, Roma - 3 a 8 de junho
- Myslowice, Polônia - Sub-23
- Grand Slam de Berlim, Alemanha - 17 a 22 de junho
- Grand Slam de Stavanger, Noruega - 24 a 29 de junho
- Data resevada às Confederações - 1º a 6 de junho
- Grand Slam de Gstaad, Suíça - 8 a 13 de julho
- Grand Slam de Haia, Holanda - 15 a 20 de julho
- Grand Slam de Long Beach, EUA - 22 a 27 de julho
- Sub-21, Larmaca - 22 a 27 de julho
- Grand Slam de Moscou, Rússia - 29 a 03 de agosto
- Data reservada às Confederações - 5 a 10 de agosto
- Grand Slam de Stare Jablonki - 19 a 24 de agosto
- Data reservada às Confederações - 10 a 14 de setembro
- Open da Tailândia (feminino) - 30 de setembro a 5 de outubro
- Open de Xiamen, China - 7 a 12 de outubro
- Grand Slam Final - 15 a 19 de outubro
- Open de Parana, Argentina - 28 de outubro a 2 de novembro
- Open de Doha (masculino), Catar - 3 a 8 de novembro
- Open de Sanya (feminino),China - a confirmar - 4 a 9 de novembro
- Open de St Denis da Reunião (masculino) - a confirmar - 2 a 7 de dezembro
- Open de Durban, África do Sul - 10 a 14 de dezembro



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/01/fivb-divulga-calendario-de-2014-e-fortaleza-recebe-grand-slam-do-brasil.html

De volta ao Timão, Ramírez espera mais chances com Mano Menezes

Devolvido ao clube do Parque São Jorge após período emprestado à Ponte Preta, peruano acredita que chegada de novo técnico pode significar nova oportunidade

Por São Paulo

ramirez corinthians exames médicos (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Ramirez se reapresentará ao Corintians na próxima segunda (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
 
O meia Luis “Cachito” Ramírez se reapresentará ao Corinthians na próxima segunda-feira, junto do restante do elenco. Após ser emprestado à Ponte Preta, o jogador retorna ao clube do Parque São Jorge e espera ganhar mais chances com o novo técnico, Mano Menezes. O peruano exaltou a expectativa de vestir novamente a camisa alvinegra e ganhar a confiança da Fiel na temporada que se inicia.

– É uma nova oportunidade. O Corinthians é um clube grande, com uma grande torcida. Quero conquistar novos títulos e, claro, continuar jogando e aparecer mais - afirmou, em entrevista ao jornal peruano Depor.

A passagem de Ramírez na Ponte Preta começou bem. Contratado no início do ano passado com a missão de liderar a equipe, o peruano marcou um gol logo em sua estreia, no dérbi contra o Guarani. Assim, caiu de cara nas graças da torcida, mas não manteve o nível. A queda de desempenho e os períodos de ausência devido à seleção peruana fizeram Ramírez gastar os créditos aos poucos e perder o rótulo de intocável.

– Eu consegui o que queria (na Ponte Preta): continuidade e ser um pouco mais visto, que falassem mais de mim – resumiu o jogador, sobre sua passagem no time de Campinas.

Contratado pelo Corinthians em 2011, Ramírez ficou marcado pelo gol da vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, em Fortaleza, resultado importantíssimo para o Timão na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano. O jogador de 29 anos fez parte do elenco campeão da Taça Libertadores da América no ano seguinte. Agora, a confiança em um recomeço é grande.

– É uma motivação muito grande o fato de chegar outro técnico, porque todos começamos do zero. A verdade é que estou muito contente de voltar ao clube que me abriu as portas no futebol brasileiro – finalizou o peruano. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/01/de-volta-ao-timao-ramirez-espera-mais-chances-com-mano-menezes.html

Técnico da base quer Timão revelando mais jogadores a médio prazo

Às vésperas da estreia na Copa São Paulo, Osmar Loss destaca necessidade de conversas com Mano Menezes a partir deste mês: ‘Fundamental’

Por São Paulo

Osmar Loss técnico base Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Osmar Loss quer revelar atletas no Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)
 
O técnico Osmar Loss chegou há três meses para comandar a categoria sub-20 do Corinthians. Apesar do pouco tempo de trabalho, o projeto do treinador é grande: a intenção é fazer com que o Timão não somente vença competições de base, mas também passe a revelar mais atletas, fato que não vem acontecendo com frequência nos últimos anos.

– A mudança do trabalho na categoria de base já vem há uma temporada. Desde a chegada do Marcelo Rospide (superintendente técnico), as coisas mudaram bastante. Eu vim há três meses, e a intenção é revelar novos jogadores para o Corinthians, além de buscar vitórias nas competições em que se participa. É buscar colocar jogadores no plantel profissional em um tempo de médio prazo, ao menos – afirmou o técnico.

No próximo domingo, o Corinthians estreia na Copa São Paulo de Juniores, principal torneio de jovens atletas no país, contra o Remo, às 19h (horário de Brasília), no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira. Maior vencedor da história da competição, com oito títulos, o Timão costuma animar a torcida logo na reta inicial do ano por conta da tradição na disputa. Osmar Loss quer que o conceito seja outro: é importante vencer, mas também reforçar o caráter revelador do clube.


saiba mais
 Desde que chegou ao Corinthians, o técnico destacou à diretoria a necessidade do intercâmbio de informações entre as categorias de base e o time profissional. Rospide mantém contato constante com o gerente de futebol Edu Gaspar, assim como Loss conversava com Tite, comandante da equipe principal até o fim do ano passado. Agora, quer fazer o mesmo com Mano Menezes, que assumirá o Timão a partir da próxima segunda-feira.

– Estamos no centro do país, o que torna as coisas mais fáceis, mas precisamos de uma estrutura de captação muito boa. O trabalho é muito mais amplo do que somente dentro do campo. O Corinthians está trabalhando para isso – argumentou.

– Ainda não tive a oportunidade de falar com o Mano, mas isso é fundamental. Para que haja a progressão do atleta da base ao profissional é importante que haja uma troca de informações. Pode haver uma queda nessa transição, que é natural, já que há ansiedade muito alta, nervosismo. Sabemos o quanto é importante esse intercâmbio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/01/tecnico-da-base-quer-timao-revelando-mais-jogadores-medio-prazo.html

Depois de dispensas e renovações, Chape tem seis reforços confirmados

Ronieli, Éverton Silva, Wescley e Pirão se apresentam nesta sexta-feira. Volante Dedé, ex-Santa Cruz, também chega. Atacante Bergson ainda depende de liberação

Por Chapecó, SC

Everton Silva Flamengo 2009 (Foto: Agência Vipcomm)Éverton Silva, ex-Flamengo, é um dos reforços da Chapecoense (Foto: Agência Vipcomm)
 
Depois de uma temporada histórica para o clube, a Chapecoense retorna às atividades para o ano de 2014. Com o Catarinense, a Copa do Brasil e também o Brasileirão para disputar, o grupo de jogadores inicia a pré-temporada nesta sexta-feira, a partir das 15h30m. A novidade do dia será a apresentação de novos jogadores. Cinco estão confirmados: o volante Dedé, ex-Santa Cruz, que chega a Chapecó na sexta à noite ou no sábado, o atacante Ronieli, do São Paulo, o volante Pirão, com passagens por Avaí e Criciúma, o atacante Wescley, do Atlético-MG, e o meia Éverton Silva, ex-Flamengo.

O atacante Bergson também está acertado com o Verdão do Oeste, mas ainda espera o Grêmio, que detém os direitos do jogador, negociar a liberação do atleta junto à Portuguesa, que tinha contrato de empréstimo com ele. Além dos reforços, a Chapecoense irá confirmar os jogadores que permanecerão em relação a 2013. O clube confirma a permanência do atacante Tiago Luís e do lateral-esquerdo Fabinho Gaúcho.

dedé santa cruz x sampaio corrêa (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Volante que se destacou no Santa Cruz, Dedé chega (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 
Em contrapartida, o segundo colocado da última Série B perdeu o artilheiro Bruno Rangel e o volante Paulinho Dias, além de ter liberado o meia Athos. A principal permanência, para grande parte da torcida, porém, é fora de campo: o técnico Gilmar Dal Pozzo renovou e comanda o time na elite do futebol brasileiro neste ano, de forma inédita. Antes, o time tenta o título estadual.

O primeiro compromisso oficial em campo será no dia 26, diante do Juventus, em Jaraguá do Sul, no Estádio João Marcatto, na abertura da Série A do Campeonato Catarinense.



saiba mais

Em série de especulações, atacante Zeballos é oferecido ao Botafogo

Jogador pertence ao Krylia Sovetov, da Rússia, e Olimpia tem a preferência na negociação. Clube carioca analisa nome, mas não há negociação em curso

Por Rio de Janeiro

Zeballos gol Olimpia (Foto: EFE)Zeballos em ação com a camisa do Olimpia (Foto: EFE)
 
A época do ano é propícia a especulações no futebol. O Botafogo vem tendo seu nome envolvido em uma série delas. Mais uma da lista é a da possibilidade de contratação do atacante paraguaio Zeballos, que pertence ao Krylia Sovetov, da Rússia. O jogador foi oferecido ao clube carioca e sua situação está sendo analisada, mas não há negociação em curso.

Ao jornal "La Nación", o empresário Miguel Gonzalez Zelada até citou o nome de Botafogo e Vitória entre os possíveis destinos do jogador caso o Olimpia, que tem a preferência na negociação, não pague ao Krylia Sovetov pela sua contratação. Zeballos tem 27 anos e experiência na Taça Libertadores atuando por Olimpia, Cerro Porteño e Emelec.

- Estamos procurando uma alternativa para Pablo Zaballos. Se o Olimpia não pagar, tenho a possibilidade de que vá ao Brasil - disse González Zelada, que citou Botafogo e Vitória depois de dar essa declaração segundo o jornal "La Nación".

Até o momento, o Botafogo contratou o meia Jorge Wagner e deve anunciar até segunda-feira as contratações de Neilton e Willian José, ambos do Santos. Rodrigo Souto é outro jogador que negocia com o clube. Ele está livre depois de defender o Figueirense na Série B de 2013.

 
 FONTE:
 
 

Volante argentino Bolatti é mais um nome para reforçar o Botafogo

Jogador, de 28 anos, não vem sendo aproveitado no Internacional e teve uma rápida passagem pelo Racing no começo do ano passado

Por Rio de Janeiro

Bolatti volante Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Bolatti volante Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
 
O Botafogo vem tentando aumentar o número de opções em seu elenco no ano em que vai disputar a Taça Libertadores, principalmente com jogadores que tenham experiência na competição. O volante argentino Bolatti, que não vem sendo aproveitado no Internacional, será mais um reforço do clube para esta temporada e deve se apresentar na segunda-feira com os principais nomes do elenco.

Bolatti segue a linha da contratação de Jorge Wagner. O jogador, de 28 anos, disputou as edições de 2011 e 2012 da Taça Libertadores pelo Internacional. Além disso, já atuou pela seleção da Argentina, quando disputou a Copa do Mundo de 2010 depois de fazer o gol da classificação nas eliminatórias.

Com contrato até fevereiro de 2015 com o Internacional, Bolatti seria repassado pro empréstimo ao Botafogo, provavelmente até o fim de seu vínculo com o clube gaúcho.

O Botafogo vem negociando para a posição a contratação de Rodrigo Souto, que disputou a Série B pelo Figueirense e está livre. O jogador, de 30 anos, já encaminhou o acerto e o clube agora conversa com seus empresários.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/01/volante-argentino-bolatti-e-mais-um-nome-para-reforcar-o-botafogo.html

Empresário e Bahia divergem sobre negociação por Maxi Biancucchi

Regis Marques diz que proposta feita pelo Tricolor é a mais interessante. Diretoria afirma que jogador foi oferecido, mas não interessa nas condições apresentadas

Por Salvador

maxi vitória (Foto: Eric Luis Carvalho) 
Empresário do jogador argentino 
espera contato do Bahia para 
 marcar reunião em 
Salvad(Foto: Eric Luis Carvalho)
 
A negociação entre o Bahia e Maxi Biancucchi tem apresentado alguns pontos de divergências. Nesta quinta-feira, o empresário do argentino, Regis Marques, afirmou ao GloboEsporte.com que a melhor proposta feita pelo atleta foi a do Bahia. Entretanto, a diretoria do Tricolor disse que o atleta foi oferecido ao clube, mas não interessa nas condições apresentadas.

Marques chegará em Salvador entre domingo e segunda-feira. O empresário diz aguardar um contato da diretoria do Bahia para marcar a reunião. Além do Tricolor, outras duas equipes brasileiras estão interessadas em Maxi Biancucchi.

- Vou esperar o contato do Bahia, até porque William (diretor de futebol) estava viajando. O Bahia, o Vasco e agora um time do Paraná estão interessados. Mas essa reunião com o Bahia é a mais importante de todas. A proposta mais interessante é a do Bahia – afirmou o empresário.

Apesar de a diretoria dizer que o atleta foi oferecido, o interesse do Tricolor no argentino foi revelado na última semana pelo GloboEsporte.com. Representantes do clube entraram em contato com Regis Marques para saber de possibilidade de Maxi Biancucchi trocar o vermelho e preto pelo uniforme tricolor.

Dois fatores devem pesar contra a permanência de Maxi em terras baianas. Além dos valores fora dos padrões do fair play financeiro, que o Tricolor planeja seguir em 2014, a identificação do atacante com a torcida do Vitória são razões que pesam contra. A segunda filha do jogador, que nasceu na Bahia, ganhou o nome de Vitória. No entanto, Regis Marques espera que o jogador analise o aspecto financeiro.

- Ele tem que pensar na família dele. Por mim seria o Bahia. Ele tem que pensar na família e não pensar na torcida – argumentou.

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2014/01/empresario-e-bahia-divergem-sobre-negociacao-por-maxi-biancucchi.html

Sem trio da Seleção, Atlético-PR vai atrás do título inédito da Copinha

Furacão deixa os selecionáveis Léo Pereira, Nathan e Mosquito fora da competição.
Clube inicia a caminhada contra o Mirassol, domingo, no Estádio Tenente Carriço

Por Curitiba

Matheus Moreira, volante do sub-17 do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)Matheus Moreira é um dos poucos 'veteranos' (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
 
O Atlético-PR vai buscar o título inédito da Copa São Paulo de Futebol Júnior sem seus principais destaques e com uma legião de estreantes.
 
O Furacão - que estreia diante do Mirassol às 16h (horário de Brasília) de domingo, no Estádio Tenente Carriço, pelo Grupo J - não terá o trio da Seleção. O zagueiro Léo Pereira, o meia Nathan e o atacante Mosquito, que disputaram o Mundial sub-17 no último mês de setembro, ficam fora do torneio nacional por opção do clube. Eles devem ser usados pelo Furacão já no estadual.

Com isso, o técnico Marcelo Vilhena contará com jovens jogadores, que vão participar da competição pela primeira vez na carreira, para tentar ir longe. O goleiro Rodrigo Moura, o lateral-direito Breno, o zagueiro Júnior Galdino, o volante Matheus Borges, o meia Marco Damasceno e o atacante Valmir são alguns dos estreantes. O grupo tem poucos "veteranos" na Copinha. Os volantes Matheus Moreira e Matheus Rossetto e o meia Enrick estavam na edição de 2013.


saiba mais
 Desfalcado e cheio de estreantes, o Atlético-PR vai atrás do título inédito da Copinha. Na melhor campanha, em 2009, os paranaenses ficaram com o segundo lugar - perderam por 2 a 1 para o Corinthians na decisão. Já no ano passado, caíram logo na segunda fase diante do Mogi Mirim.

Depois do Mirassol, o Furacão ainda enfrenta o Rondonópolis (no dia 8, quarta-feira) e o Penapolense (no dia 11) Todos os jogos serão às 16 horas no Tenente Carriço, o Tenentão, em Penápolis - cidade que fica a cerca de 480 quilômetros da capital paulista.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/01/sem-trio-da-selecao-atletico-pr-vai-atras-do-titulo-inedito-da-copinha.html

Papo reto: Maluf abre o jogo e diz que 20% do elenco atleticano deve mudar

Dirigente também aponta qual foi a contratação mais fácil e a mais díficil no Galo e ainda revela que elenco montado para a temporada de 2013 custou R$ 140 milhões

Por Belo Horizonte

Eduardo Maluf tira camisa do Atlético-MG de dentro da cartola (Foto: Maurício Paulucci / Globoesporte.com)Para Maluf, o termo cartola é pejorativo. Ele se considera um executivo (Foto: Maurício Paulucci)

A voz rouca e os cabelos grisalhos são marcas registradas de um dos homens mais fortes do Atlético-MG. Ele foi um dos principais responsáveis pela montagem do time campeão da Libertadores em 2013. Eduardo Maluf, que trocou o rival Cruzeiro pelo alvinegro, fala sobre o planejamento para 2014, conta os segredos das contratações feitas pelo clube e ainda revela qual foi a contratação mais fácil e a mais difícil como dirigente do clube. O diretor de Futebol do Atlético-MG, que já foi até presidente de clube, conta tudo à reportagem do GloboEsporte.com. 

Ele revela, por exemplo, como entrou para a carreira de cartola no futebol e como se dá o processo de contratações dentro do Galo. Maluf ainda contou qual foi a contratação mais difícil desde que chegou ao Atlético-MG. 


2014
O Atlético-MG viveu um ano de 2013 mágico. O título da Libertadores terminou com a espera da torcida de 42 anos por uma conquista de relevância. Apesar do fracasso do Galo no Mundial de Clubes, no Marrocos, muitos atleticanos querem saber se a base do time permanece para  esta temporada. Ronaldinho renova? Maluf mantem a postura de boca fechada, mas acredita que o clube pode perder até cinco jogadores.

- Temos um planejamento, acho que o momento é dele ficar interno. Não podemos falar disso. Mas é normal em todo clube você ter uma mudança de 15% a 20% dos jogadores todo ano. Estamos atentos e vão haver estas mudanças como aconteceu no decorrer desses anos todos.


Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético-MG, no seu gabinete de trabalho (Foto: Maurício Paulucci / Globoesporte.com) 
Eduardo Maluf, diretor de futebol do 
Atlético-MG, no seu gabinete de 
trabalho (Foto: Maurício Paulucci)


Santíssima trindade
Como funciona o processo de contratação dentro do Atlético-MG? Segundo Maluf, o sigilo é a chave para o sucesso da formação de elenco do Galo. E esse assunto passa apenas por três homens dentro do clube: o próprio Maluf, Alexandre Kalil e o treinador. O diretor de futebol explica que o processo é bem diferente de quando ele trabalhava no Cruzeiro.

- Quando eu trabalhei no Cruzeiro, nós tínhamos um orçamento, e dentro daquele orçamento sentávamos eu e o técnico. Aí definíamos quais eram as contratações para o ano seguinte. Sentávamos com o presidente e aí a gente se acertava. No Atlético-MG, o Kalil é um presidente mais participativo e assíduo. Quando chega setembro, outubro se começa a ver quais as carências do time para os próximos anos com o técnico. Todo mundo tem voz. E ali, chegando a um consenso de dois ou três nomes, a gente vai lá e faz a contratação. Na maioria das vezes o contato é feito por mim. Muitas vezes, eu faço o contato e o empresário vem a Belo Horizonte, senta com o Alexandre (Kalil) ou comigo. É uma coisa muito tranquila, a forma de contratar. Só que a responsabilidade é de todos nós, naquilo que deu certo e naquilo que deu errado.


Contratações: a mais fácil e a mais difícil
Em três quartos de hora é possível fazer várias coisas. No futebol, 45 minutos corresponde a um tempo do jogo e muita coisa pode acontecer. Faltas, expulsões, dribles e, principalmente, gols. Mas foi neste tempo e fora dos gramados que o Galo marcou um dos golaços da história do clube alvinegro.

Em junho de 2012, o Atlético-MG negociava para contratar Juninho Pernambucano. Na mesma época, Ronaldinho se desligava do Flamengo, com uma separação nada amigável. A demora da resposta do veterano ídolo do Vasco fez a diretoria atleticana mudar de prioridades. Com sigilo total, o craque apareceu para treinar na Cidade do Galo e foi apresentado para surpresa de todos. Eduardo Maluf, perguntado qual foi a contração mais difícil no Galo, respondeu que foi Tardelli, mas resolveu falar mais da contratação mais fácil. A de Ronaldinho Gaúcho.


Eu acho que o grande sucesso nosso é porque não vazam nossas contratações. São duas pessoas que cuidam, eu e o Kalil. E nós não deixamos com que vaze”
Eduardo Maluf

- A contratação melhor que o Atlético-MG fez, de impacto no mundo inteiro, foi a do Ronaldinho. E posso te falar que foi uma das mais fáceis. Eu e o Kalil estávamos no Rio, para acertar com Juninho Pernambucano. O Juninho pediu um prazo e nesse tempo o Cuca ligou e falou da briga que o Ronaldo tinha tido no Flamengo, que ele já tinha ligado para o Assis, que estava no Rio. Eu e o Alexandre encontramos com o Assis no outro dia, pela manhã, e com 45 minutos estava acertado o contrato do Ronaldo. Aí depois viajou o jurídico do Atlético-MG, com o Alexandre, para Porto Alegre, para sentar com o Ronaldo, conversar, mostra o que era o Atlético-MG. Eu vejo que o sucesso das contratações é o sigilo. E aqui, nós conseguimos manter sigilo em quase todas as contratações. A mais difícil de concretizar foi a do Tardelli. Nós queríamos, demorou, vazou, teve muito imbróglio e ela foi uma contratação difícil. Eu acho que o grande sucesso nosso é porque não vazam nossas contratações. São duas pessoas que cuidam, eu e o Kalil. E nós não deixamos com que vaze. Quando você tem um grande jogador, e aconteceu isso com o Ronaldo. A hora que vazou que o Ronaldo estava disponível foi numa quinta-feira, e nós acertamos na sexta. A partir daí ele teve quatro ou cinco propostas.


Elenco milionário
Com o dinheiro que o Atlético-MG montou o elenco de 2013 era possível comprar mais de 50 Ferrari´s F559 GTB Fiorano. No entanto, a maioria dos atleticanos não trocaria um carro de luxo pela máquina que a diretoria armou dentro de campo. Eduardo Maluf revela que a montagem do time campeão da Libertadores, desde 2012, custou aos cofres do clube cerca de R$ 140 milhões. O valor é quase quatro vezes maior do que o Cruzeiro gastou para formar o time tricampeão brasileiro. Mas o dirigente comemora as contratações feitas quase sem custo e o valor potencial que tem, atualmente, o elenco do Galo.  
Nós tivemos a criatividade de buscar jogadores sem fazer valor de investimento. Temos uma folha de pagamento dentro de um patamar bacana, que, completa, gira entorno de R$ 6 milhões mensais”
Eduardo Maluf

- Eu vejo o que vale este elenco do Atlético-MG. Nós mantivemos muitos jogadores de 2012 para 2013 e chegaram poucos jogadores. Nós gastamos pouco e tivemos esse lado comercial de trazer a grande maioria dos jogadores sem custo de investimento, só com o custo de salário. Isso foi uma das grandes coisas que nós conseguimos equacionar. Investimos R$ 25 milhões, o que é pouco. Mas é relativo, se você olhar para trás, no início da formação do time de dois anos, aí chega neste valor de R$ 140 milhões. Mas eu prefiro falar quanto que vale o nosso elenco hoje. O elenco hoje nosso vale mais do que 150 milhões de euros (cerca de R$ 500 milhões). Você tira por base o Bernard, que não custou nada para o clube e foi vendido pro 25 milhões de euros. Foram poucos jogadores que nós investimos: Guilherme, André, Réver, Jô , Victor. O Jô custou três milhões de dólares, divididos em 30 pagamentos de 100 mil. O Tardelli nós compramos também. A grande maioria dos nossos jogadores não teve investimento de compra. Marcos Rocha, Leonardo Silva, o Junior Cesar. O Leandro Donizete custou R$ 400 mil. O Pierre nós trocamos no Daniel Carvalho. O Fernandinho não custou nada. Se você dá luva para o jogador e ele tem salário, você soma a luva no salário e faz a média. Nós tivemos a criatividade de buscar jogadores sem fazer valor de investimento. Temos uma folha de pagamento dentro de um patamar bacana, que, completa, gira entorno de R$ 6 milhões mensais.


Lábia ou dinheiro no bolso?
Na hora de bater o martelo para contratar um jogador, o que conta mais, a lábia do dirigente ou o dinheiro no bolso? Para Eduardo Maluf, é preciso usar as ferramentas de um clube com alto orçamento, mas a lábia é fundamental. O dirigente acredita que as conversas entre o próprios jogadores, recomendando um clube, podem valer mais do que o poder de convencimento de um diretor de futebol.

- Eu acho que você tem que ser comercial. Você não pode, só porque tem dinheiro, fazer uma contratação fora do mercado, do que vale. Tem que ter bom senso. Hoje, todo mundo quer jogar no Atlético-MG. Eu não preciso de lábia. A fama quando é ruim ela corre, o Atlético-MG passou por isso durante muito tempo. Mas quando ela é boa, ela corre também. Não precisa de lábia mais.


Relação com a torcida
Discreto e conhecido pela tranquilidade, Maluf ganhou a admiração dos atleticanos. O dirigente retribui o carinho da torcida e garante que é tratado praticamente como um 'popstar'.


Eduardo Maluf (Foto: Maurício Paulucci / Globoesporte.com) 
Eduardo Maluf é só elogios à torcida do Galo, 
que, para ele, é impressionante 
 (Foto: Maurício Paulucci)

- O torcedor quer saber do jogador, saber do técnico. O dirigente que fica na mídia todo dia não combina. Você tem que mostrar competência, trabalho. Hoje eu saio na rua com minha família, com meus filhos, e todos os torcedores do Cruzeiro me parabenizam. A torcida do Atlético-MG é impressionante, me colocam num nível espetacular, porque viram que o Atlético-MG começou em um momento ruim e revertemos. São conquistas importantes que o torcedor percebe. Eu saio na rua e é foto, autógrafo. É bom olhar para trás e ver que hoje o Atlético-MG é um time top. O torcedor me via no Cruzeiro, que tinha um time que brigava e sempre ganhava títulos, e me vê no Atlético-MG, alcançando este patamar do Cruzeiro antigamente. Eu me sinto gratificado de olhar para o Galo na época que eu cheguei e como ele está hoje.


Carreira antes do Galo
Maluf é um homem muito conhecido dentro do futebol brasileiro. O dirigente começou a carreira como presidente no Valério, clube de Itabira, cidade do interior de Minas Gerais. Depois, foi contrato para ser gerente de futebol no Cruzeiro. No maior rival do Atlético-MG, Maluf trabalhou por mais de dez anos, ajudando a formar times fortes como o de 2003, campeão da Tríplice Coroa. Assim, ele se tornou um dos melhores profissionais de futebol no Brasil, pretendido por vários clubes e até pela Seleção Brasileira.  
Hoje, todo mundo quer jogar no Atlético-MG. Eu não preciso de lábia. A fama quando é ruim ela corre, mas quando ela é boa, ela corre também”
Eduardo Maluf

- Eu comecei no Valério, eu era presidente. Em um conselho técnico do Campeonato Mineiro, eu consegui reunir os clubes do interior. Naquela oportunidade, consegui mudar a forma de disputa. Ficou a forma de disputa que os clubes do interior queriam. Então eu tive uma proposta, tanto do Paulo Cury, do Atlético-MG, quanto do Zezé Perella, para que eu viesse a ser um dos diretores das duas equipes. Logo depois que acabou o meu mandato eu me tornei gerente de futebol do Cruzeiro.


Cartola não, executivo do futebol
Maluf, apesar de ser considerado um, não se autodenomina como cartola. Ele acha o nome pejorativo. A expressão surgiu e ganhou notoriedade no Brasil para designar os dirigentes dos clubes. Ao longo dos anos, o nome ganhou tom pejorativo, principalmente por ser associado a dirigentes corruptos.  

- Isso foi um termo que se criou na época em que as pessoas que respondiam pelo futebol eram executivos que mudavam as regras do jogo. Um campeonato era definido e depois alterado no tapetão. Essa pessoa não tem mais espaço no futebol. Todos os times da Séria A e quase todos da Série B têm um executivo que é uma pessoa que tem de estar ali para cumprir o que é determinado. Eu vejo os grandes diretores de futebol hoje, como diretores executivos do clube. É na mão dessa pessoa que fica na maior parte do tempo, a função de gerir o time de futebol.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2014/01/papo-reto-maluf-abre-o-jogo-e-diz-que-20-do-elenco-atleticano-deve-mudar.html

Jogos 2016: Centro de Tênis ficará de legado visando incluir RJ na ATP

Estrutura de R$ 165 milhões contará com 16 quadras, que totalizarão capacidade de 18 mil espectadores. Após Olimpíada, parte será desmontada

Por Rio de Janeiro

Em agosto de 2016, o Rio de Janeiro recebe os Jogos Olímpicos de verão. Uma das instalações mais glamurosas do Parque Olímpico é o Centro de Tênis. A construção, com investimento previsto de R$ 165 milhões, terá uma parte da estrutura desmontada após a Olimpíada, mas o centro permanecerá ativo para viabilizar a inclusão do Rio de Janeiro no calendário internacional de tênis. Diretor de projetos da Empresa Olímpica, Roberto Ainbinder, em entrevista ao SporTV, explicou como se dará a adpatação (assista ao vídeo).

- Do modo legado a construção vai ser enxuta. Um centro de tênis menor, com uma arena para 10 mil, e seis ou sete quadras complementares, possibilitando que o Rio de Janeiro sedie partidas do circuito internacional como ATP - explicou o executivo.

Parque Olímpico Centro de Tênis Olimpíadas (Foto: Divulgação) 
Projeção da arena de tênis no Parque Olimpíco 
dos Jogos 2016 (Foto: Divulgação)
 
A licitação do Centro de Tênis foi finalizada em outubro e as obras começaram no mesmo mês. O prazo para conclusão se encerra no segundo semestre de 2015. O projeto leva o carimbo do escritório inglês AECOM, que também participou da elaboração do Parque Olímpico de Londres 2012. Para os Jogos de 2016, o Rio de Janeiro contará com um total de 18 mil espectadores distribuídos em 16 quadras.

- Há uma demanda lá em cima para os Jogos Olimpícos, que é de 18 mil espectadores distribuídos em 16 quadras de tênis. Tem a quadra principal de 10 mil, tem duas secundárias de cinco e de três mil e mais seis quadras de 250 lugares - afirmou Roberto Ainbinder.

No projeto, estão contemplados a construção de três pavilhões que integrarão o Centro Olímpico de Treinamento, o Centro Internacional de Transmissão (IBC), o Centro de Mídia Impressa (MPC), um hotel e toda a infraestrutura da Vila dos Atletas, que ficará bem próxima do local das competições.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/01/jogos-2016-centro-de-tenis-ficara-de-legado-visando-incluir-rj-na-atp.html

Rio 2016: Velódromo se tornará CT para atletas de toda América Latina

Com cinco mil lugares permanentes, arena terá custo de R$ 137 milhões e expectativa é que, após os Jogos, se torne referência no continente

Por Rio de Janeiro

Localizado no terreno do antigo Autódromo Nelson Piquet, na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio de Janeiro), o Parque Olímpico sediará metade dos eventos das Olimpíadas de 2016. Uma das instalações construídas no local será um novo velódromo. A arena esportiva terá cinco mil lugares permanentes e mais 800 assentos provisórios, para os Jogos, e tem custos previstos em R$ 137 milhões.

A expectativa, porém, é que o velódromo se torne uma referência para os ciclistas. Assim, depois das Olimpíadas, o objetivo é atrair atletas de toda a América Latina para treinarem no local, como explica o diretor de projetos da Empresa Olímpica, Roberto Ainbinder.

- Esses elementos que permanecem no Parque Olímpico do Rio vão se transformar no centro olímpico de treinamento. O Brasil não possui um centro olímpico de treinamento para atletas de alto rendimento. O Parque Olímpico vai sediar esse centro. Essa é a ambição do Brasil, de atender também o treinamento de atletas da América Latina - afirmou Ainbinder.


saiba mais
 
  • Com Centro de Tênis, Rio de Janeiro espera fazer parte do circuito da ATP
  • Veja outras reportagens do 'SporTV News'
O terreno do Parque Olímpico ainda passa por preparações para o início da construção de todas as instalações previstas para o local. As obras do velódromo devem se iniciar ainda no primeiro semestre deste ano e devem terminar no fim de 2015.

Também serão construídas novos centros para a disputa do hóquei, do tênis e um estádio provisório para os esportes aquáticos, além do ginásio que receberá as disputas do basquete, handebol, judô, taekwondo e luta olímpica. A previsão é que todo o Parque Olímpico esteja pronto no primeiro semestre de 2016.

velódromo instalações Rio 2016 (Foto: Divulgação) 
Ilustração mostra como será o velódromo dos 
Jogos de 2016 (Foto: Divulgação)
 
 
FONTE:

Rio 2016: Centro Aquático servirá como arena esportiva após Jogos

Com orçamento de R$ 218 milhões, Parque Olímpico ocupará um terreno de 1,180 milhão de metros quadrados e sediará a metade das disputas

Por Rio de Janeiro

As competições dos esportes aquáticos fazem parte das 16 modalidades olímpicas que serão disputadas no Parque Olímpico, em Jacarepaguá. O edital de licitação foi lançado na última sexta-feira. O vencedor deve começar as obras no primeiro semeste deste ano, com previsão de término no primeiro trimeste de 2016, antes do evento que servirá de teste para a Olimpíada. E de acordo com Roberto Ainbinder, diretor de projetos da Empresa Olímpica, o Centro Aquático pode ser transformado em arenas esportivas após os Jogos (assista ao vídeo).

- Optou-se por fazer uma estrutura temporária também direcionada com esse conceito de reaproveitamento pós-Jogos. O Ministério do Esporte vai estudar ao longo de 2014. O projeto já está todo concebido de uma maneira que possa ser desmontado e remontado em arenas esportivas. As duas piscinas olímpicas são de uma estrutura metálica modular que pode ser desmontada - explicou.

carrossel centro aquatico projeto olimpiadas (Foto: Divulgação) 
Projeção do Centro Aquático no Parque 
Olímpico (Foto: Divulgação)
 
O orçamento das construções corresponde a R$ 218 milhões. Os recursos vão ser transferidos do governo federal para a Prefeitura. Local de metade das competições dos jogos 2016, o Parque Olímpico ocupará um terreno de 1,180 milhão de metros quadrados. A remoção das grades de proteção, muros e cercas começou há um ano e meio, segundo a Empresa Olímpica Municipal, que coordena os projetos da prefeitura para os Jogos. As obras de infraestrutura, como redes de drenagem de água e esgoto, estão dentro do cronograma e a terraplanagem na fase final.

- O Rio de Janeiro, diferentemente das outras cidades, concentra todas as competições olímpicas dentro do seu território. Isso gera uma complexidade maior de operação. Então há toda uma gestão de trânsito, de fluxo de multidões, de faixas olímpicas. Isso tudo precisa estar conciliado - esclareceu Roberto Ainbinder.


saiba mais
O diretor da Empresa Olímpica também falou dos parques aquáticos Maria Lenk e Júlio Delamare, já existentes no Rio de Janeiro. Segundo Ainbinder, as estruturas dispensam a construção de uma nova arena de natação para 18 mil pessoas.

- A cidade do Rio de Janeiro já possui dois grandes excelentes centros aquáticos: o Maria Lenk e o Júlio Delamare, que vão ser readequados para receber as competições olímpicas. Não teria sentido você ter uma nova arena de natação com 18 mil lugares - definiu.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/01/rio-2016-centro-aquatico-servira-como-arena-esportiva-apos-jogos.html

Jornal: Guardiola quer David Luiz no Bayern e pode concorrer com o Barça

Treinador estaria pensando na contratação do brasileiro por versatilidade e técnica, mas pode ter que brigar por defensor com seu ex-clube, que volta a buscar zagueiro

Por Munique, Alemanha

Admirador de defensores que sabem sair jogando, Pep Guardiola está avaliando a contratação de David Luiz para o Bayern de Munique, de acordo com o jornal "Bild", da Alemanha. Segundo a publicação, o treinador estaria preocupado com o baixo número de opções defensivas no elenco, uma vez que Luiz Gustavo e Kirchhoff deixaram o clube e o zagueiro Badstuber vem sofrendo com lesões consecutivas.

Instagram david luiz parabeniza Dante por seu aniversário (Foto: Reprodução / Instagram) 
Companheiros na seleção, David Luiz e Dante 
podem repetir parceria no Bayern (Foto: 
Reprodução / Instagram)

A opção por David seria justamente o fato do defensor brasileiro ser versátil e técnico, podendo ser improvisado como um volante, assim como já ocorreu no Chelsea em temporadas passadas. De acordo com o "Bild", Guardiola já admira o futebol de David desde os tempos de Barcelona e já teria cogitado sua contratação até mesmo na janela de transferências do meio do ano passado. A oferta bávara pelo jogador - que tem contrato com os Blues até 2017 - giraria em torno de € 29 milhões (R$ 95,3 milhões).

Além do vínculo longo e do alto valor, um obstáculo para Pep na contratação do brasileiro pode ser justamente seu ex-clube. Buscando um zagueiro desde o meio do ano, o Barcelona estaria cogitando novamente o nome do brasileiro, uma vez que Puyol não conseguiu se firmar ao retornar de lesão e precisaria de um substituto de peso.

Caso se junte ao elenco do Bayern de Munique, David Luiz reeditará a parceria que já fez em alguns jogos na seleção brasileira, ao lado de Dante. Atualmente, o zagueiro do Bayern tem como parceiro na zaga do clube alemão Jérôme Boateng.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/01/jornal-guardiola-quer-david-luiz-no-bayern-e-pode-concorrer-com-o-barca.html

Mata se irrita com substituição, e Mourinho avisa: ‘A porta está aberta’

Meia espanhol é trocado por Oscar, que participa dos dois primeiros gols e anota o seu na vitória do Chelsea por 3 a 0 sobre o Southampton fora de casa

Por Londres, Inglaterra

Mourinho, Chelsea x Liverpool (Foto: Getty Images)Mou deixou seu recado para o insatisfeito Mata (Foto: Getty Images)
 
A especulada saída de Juan Mata do Chelsea pode ter ficado ainda mais próxima após a vitória por 3 a 0 sobre o Southampton, quarta-feira, pela 20ª rodada da Premier League. Ao ser substituído no início do segundo tempo, o meia espanhol foi flagrado por imagens da tv reclamando da decisão do treinador José Mourinho, que preferiu não polemizar, porém deixou um aviso no ar para o jogador.

- Quero continuar contando com ele. Não quero que ele saia. Essa é minha opinião, meu desejo, mas minha porta está aberta – salientou o técnico dos Blues na entrevista coletiva concedida após a partida.



saiba mais
 Independentemente de sua insatisfação, Mata acabou assistindo do banco á ótima atuação de seu substituto. O brasileiro Oscar participou diretamente dos dois primeiros gols (marcados por Fernando Torres e Willian) e ainda deixou o dele, encerrando a vitória fora de casa da equipe londrina.

Com o resultado em Southamptos, o Chelsea soma agora 43 pontos, mantendo-se na terceira colocação no Campeonato Inglês. O líder segue sendo o Arsenal, com 45 pontos, um a mais que o Manchester City.


 
FONTE:
 
 

Vândalos hostilizam e jogam bomba em dois tricolores na Zona Sul do Rio

Fato aconteceu na Rua Paulo VI, no Flamengo, próximo à sede do Fluminense. Segundo Samanta Moreno, ela e seu amigo Daniel estão com problemas de audição

Por Rio de Janeiro

O ano de 2013 já terminou, mas a polêmica envolvendo a punição da Portuguesa e a permanência do Fluminense na Série A segue trazendo problema para os tricolores. Na manhã desta quinta-feira, dois torcedores - um deles vestindo a camisa do Flu - foram hostilizados e atacados na Rua Paulo VI, no Flamengo, próximo à sede das Laranjeiras. Daniel Burman, de 24 anos, levou sua amiga Samanta Moreno, de 29, para conhecer a nova sala de troféus do clube. Quando estacionaram o carro, dois homens já começaram a gritar 'tapetão'. Na volta, o pior: dois outros rapazes continuaram gritando e jogaram uma bomba na direção da dupla, que ficou com parte da audição do ouvido direito comprometida por causa da explosão.

samanta moreno torcedora fluminense bomba (Foto: Arquivo Pessoal) 
Samanta durante a visita às Laranjeiras na 
manhã desta quinta-feira: bomba, problema
 na audição e gritos de 'tapetão' quando 
voltava para o carro (Foto: Arquivo Pessoal)

- Estou tremendo até agora. Moro no Sul há 12 anos, mas sempre fui fanática pelo Fluminense. Já tinha ouvido falar que estavam xingando os tricolores nas ruas e tal, mas nunca pensei que poderia chegar a esse ponto. No caminho para o clube os homens passaram por nós gritando 'tapetão'. Achei que fosse ficar só nisso. O susto foi imenso. Não esperava por isso. Eu e Daniel estamos com a audição um pouco alterada e ficamos alguns segundos atordoados após a explosão. O barulho foi muito alto - resumiu a empresária Samanta, que sequer conheceu a sala de troféus porque a sede do Fluminense estava sem luz na hora da visita.

Logo depois do ocorrido, Daniel falou com um carro de polícia que estava perto do local e ainda ligou para o 190 para relatar o ocorrido. A dupla agora espera que a audição melhore antes que eles precisem buscar auxílio médico.

- Os policiais ficaram espantados pelo motivo do problema e disseram que iam passar pelo local. A pessoa que me atendeu no 190 disse para eu procurar um médico e também disse que ia mandar uma viatura. Eram dois rapazes e eles tacaram uma espécie de sinalizador que explodiu quando caiu no chão - explicou o torcedor, que é dentista.

Hostilidade nas ruas 
Rebaixado para a Série B em 2014, o Fluminense acabou beneficiado pelo erro da Portuguesa, que escalou irregularmente o meia Héverton na última rodada do Campeonato Brasileiro. Punida por unanimidade em dois julgamentos - primeira instância e Pleno - no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a Lusa perdeu quatro pontos e caiu para a 17ª posição. O Flamengo, que também cometeu uma irregularidade ao escalar o lateral André Santos na mesma rodada, foi outro a perder quatro pontos. Mas a punição não trouxe maiores consequências ao Rubro-Negro, que terminou na 16ª posição. O Tricolor ficou em 15º após as mudanças.

Depois do primeiro julgamento, realizado no dia 16 de dezembro, tricolores já começaram a sofrer com a hostilidade de rivais nas ruas. Diversos casos foram relatados. Até mesmo uma criança de apenas três anos foi xingada por usar uma camisa do Flu quando saia de casa com o pai. O presidente Peter Siemsen chegou a divulgar uma nota oficial de repúdio ao que chamou de violência física e moral contra os tricolores. Dias antes, o atacante Rafael Sobis havia passado por problemas semelhantes no Galeão enquanto embarcava para as férias com a família.
 
FONTE:
 

Na última entrevista antes da queda, Schumi se disse feliz com 'nova vida'

Ao site da Mercedes, seu último time na F-1, alemão elogiou compatriota Vettel e disse não sentir falta das corridas: 'Tenho muitas outras coisas prazerosas para fazer'

Por Alemanha


saiba mais
Mesmo com sua imagem bastante vinculada à Ferrari devido ao histórico vencedor na escuderia italiana, pela qual faturou cinco títulos e venceu 72 dos 180 GPs que disputou com os carros vermelhos, Michael Schumacher ainda é ligado contratualmente a outro time, que defendeu em seu retorno à categoria, entre 2010 e 2012: a Mercedes. E foi justamente à equipe alemã, pela qual correu 58 provas (subindo ao pódio apenas uma vez), que ele deu sua última entrevista antes do acidente de esqui sofrido na estação de Méribel, nos Alpes Franceses, no último domingo. 

Fazendo um balanço do desempenho do time na temporada 2013 da Fórmula 1 em um vídeo divulgado no site do time (assista no blog Voando Baixo), Schumi fez muitos elogios ao tetracampeão Sebastian Vettel e disse não estar mais sentindo falta da categoria. Graças, segundo ele, à sua “nova vida” fora das pistas, na qual seu contato com os carros se restringe a exibições e eventos especiais.


Michael Schumacher na última entrevista antes do acidente de esqui, ao site da Mercedes (Foto: Reprodução) 
Michael Schumacher na última entrevista antes 
do acidente de esqui, ao site da Mercedes 
(Foto: Reprodução)

- A Fórmula 1 é com certeza o mais alto nível do esporte a motor, e é ótimo guiar o carro. Adorei quando fui a Nürburgring para pilotar, mas hoje encaro como uma diversão. Fazer isso seriamente, não mais. Estou cansado disso. A Mercedes me deu a opção de continuar (a correr em 2013), mas eu decidi parar. Comecei uma nova vida e ela está muito legal. Especialmente se compararmos com minha primeira aposentadoria, realmente não estou sentindo falta. Tenho muitas outras coisas prazerosas para fazer – frisou o alemão.



Luigi Cani posa ao lado de Michael Schumacher em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (Foto: Reprodução / Facebook) 
Em dezembro, o brasileiro Luigi Cani posou ao 
lado de Schumacher em Dubai (Foto: 
Reprodução / Facebook)
Entre as “muitas coisas prazerosas”, o alemão falou de sua proximidade com o kart, que ainda pratica por diversão, mas não citou o esqui, um de seus esportes favoritos – e que acabou por lhe causar um traumatismo craniano ao bater a cabeça em uma pedra. Mas a lista, sem dúvida, é longa. Apaixonado por motos, hobby que causou alguns acidentes após sua primeira aposentadoria (que durou de 2007 a 2009), Schumi foi visto nos últimos tempos em competições de adestramento de cavalos nos Estados Unidos, e fez uma série de saltos em paraquedas de alta performance em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde encontrou o brasileiro Luigi Cani, referência mundial no wingsuit, em dezembro.

Falando sobre F-1, Schumi elogiou evolução da Mercedes

Evidentemente, a evolução da Mercedes entre 2012 e 2013 foi tema de uma das perguntas respondidas pelo alemão. Que fez questão de ressaltar que o período no qual esteve no time ajudou no sucesso alcançado em 2013, quando os alemães fizeram oito poles e venceram três corridas com Nico Rosberg e Lewis Hamilton ao volante. 


Michael Schumacher volta de apresentação Alemanha (Foto: EFE) 
Com o carro da Mercedes, seu último time na 
F-1, Schumacher fez uma exibição em 
Nurburgring, Alemanha (Foto: EFE)

- É um grande resultado, particularmente se considerarmos onde a equipe estava no fim do ano passado. Ninguém poderia imaginar que ela sairia do quinto lugar no Mundial de Construtores para brigar pelo título. E eles fizeram isso! Agora é focar em 2014. O que nós fizemos no passado está funcionando agora, e mesmo com Ross Brawn decidindo sair, há as pessoas certas para os lugares certos, uma boa base, e creio que a Mercedes brigará pelo título no futuro. Espero que isso aconteça – explicou Michael.



Michael Schumacher na última entrevista antes do acidente de esqui, ao site da Mercedes (Foto: Reprodução)Schumacher declarou que a Fórmula 1 de 2014 será mais influenciada pela aerodinâmica (Foto: 
Reprodução)
A próxima temporada, quando a categoria sofrerá uma das maiores mudanças de regulamento de sua história, também foi abordada. Na contracorrente, Schumi declarou que a alteração dos motores – que passarão dos V8 aspirados de 2.4 litros para os V6 turbo de 1.6, com auxílio de dispositivos movidos a energia elétrica e cinética – não será o ponto mais importante na nova relação de forças da F-1.

- Penso que não devemos esperar muitas mudanças por causa dos motores, porque a aerodinâmica sempre deixa os motores em segundo plano, e sempre será assim no futuro. O melhor carro será o melhor pacote. O motor fará diferença dentro do pacote, claro, e a Mercedes está entre as melhores neste aspecto.


Para o alemão, Vettel pode quebrar seus recordes

Maior recordista da história da Fórmula 1, com sete títulos, 91 vitórias, 68 poles e 77 voltas mais rápidas, Schumacher fez elogios ao seu compatriota Sebastian Vettel, que em 2013 faturou seu quarto título consecutivo e chegou a 39 vitórias e 45 poles. Tudo isso aos 26 anos. Em vez de ser visto como uma ameaça, Vettel foi elogiado por seu ídolo Michael.

- Ele fez um bom trabalho, foi muito consistente. Venceu todas estas 13 corridas, e o Mark Webber apenas uma, no fim do ano. É bem chocante o que ele fez com seu companheiro, que sempre é um ponto de referência. Definitivamente, ele é um verdadeiro campeão, estou feliz por ele. Se alguém tiver que bater meus recordes, prefiro que seja ele em vez algum outro. Eu fiz o que fiz na minha época, ele está construindo sua era. Fico feliz por ele – disse o heptacampeão.




Vettel Schumacher comemoração GP Brasil tricampeão (Foto: Reuters) 
Vettel é cumprimentado por Schumacher no GP 
do Brasil de 2012, último do heptacampeão na 
F-1 (Foto: Reuters)


 info acidente schumacher pedra (Foto: arte esporte) 
(Montagem: Editoria de Arte / 
GloboEsporte.com)
FONTE: