terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Botafogo viaja para Quito apenas no dia da estreia na pré-Libertadores

Clube oficializa programação e vai chegar em Guayaquil no dia 28 de janeiro e subir para o local do jogo, a 2.800m de altitude, com o Deportivo horas antes do confronto

Por Rio de Janeiro

A programação do Botafogo para o confronto com o Deportivo Quito, dia 29 de janeiro, na altitude de 2.800m, no Equador, vinha sendo preparada pelo médico Gustavo Campos, novo chefe do departamento, que teve seu nome oficializado nesta segunda-feira. Depois de analisar a situação, ficou definido que o time chegará a Guayaquil, que fica no nível do mar, na véspera do jogo, e só subirá para Quito horas antes de sua estreia na pré-Libertadores.

Havia a possibilidade de o Botafogo passar de 10 a 15 dias em Quito para se adaptar. No entanto, Gustavo Campos preferiu valorizar o trabalho no começo da pré-temporada, que deve ser realizada em Saquarema.

- Neste momento, não existe o cenário ideal. Jogar na altitude nunca será fisiológico. Pesamos todas as variáveis e nesse momento é mais importante os treinamentos da pré-temporada para que a equipe chegue em condições de suportar bem a altitude - afirmou Gustavo Campos, em entrevista ao site oficial do Botafogo.

Segundo o médico, durante a pré-temporada, o trabalho já será feito também pensando na altitude de Quito. No entanto, ele acredita que a 2.800m ainda é possível ter um desempenho razoável.

- A altitude de Quito é considerada média. Com isso, o risco de desenvolvimento de alguma doença é pequeno. Existe a chance de algum desconforto, porém, a equipe estando bem preparada, conseguimos minimizar bastante estes riscos - disse o médico.

Apesar da contratação de Gustavo Campo, Rodrigo Kaz segue no comando da área ortopédica. A apresentação dos jogadores acontecerá em dois grupos. O primeiro, com 24 jogadores, começará os treinamentos no dia 3 de janeiro. O restante se apresenta três dias depois.




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/12/botafogo-viaja-para-quito-apenas-no-dia-da-estreia-na-pre-libertadores.html

Programação do Botafogo para Quito segue linha da seleção brasileira

Novo médico do clube, Gustavo Campos foi aluno de Serafim Borges, um dos responsáveis pelo planejamento do Brasil para jogos na altitude

Por Rio de Janeiro

Serafim Borges, médico do Flamengo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Serafim Borges, médico da Seleção e do Flamengo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
 
Jogos na altitude sempre despertam a preocupação de jogadores e comissão técnica dos clubes. O Botafogo é o próximo da lista. O time jogará em Quito, a 2.800m, contra o Deportivo, dia 29 de janeiro, pela pré-Libertadores. A delegação chegará na véspera em Guayaquil, que fica ao nível do mar, e viajará horas antes do confronto para o local do jogo.

Essa programação encontra base no trabalho feito na seleção brasileira. O médico Serafim Borges é um dos responsáveis por esse planejamento nos jogos na altitude. Ele também trabalha no Flamengo, onde precisou enfrentar duas vezes os 4 mil metros de altitude de Potosí.

- O ideal é isso mesmo. O ideal seria fazer de quatro a seis semanas de aclimatação, mas o calendário não permite. A 2.800m como Quito é chegar na hora do jogo e ir embora em seguida como se faz na Seleção. Em La Paz, é a mesma coisa. Fica em Santa Cruz de la Sierra (415 metros acima do nível do mar) e vai na hora do jogo - disse Serafim.

Desta forma, o médico diz que o efeito da altitude causa menos problemas. O Flamengo passou por duas experiências distintas em Potosí. Em 2007, no empate em 2 a 2, a cena dos jogadores com balão de oxigênio à beira do campo chamou a atenção. Já em 2012, na derrota por 2 a 1, não houve problemas deste tipo.

Em 2007, o Flamengo chegou dois dias antes do jogo a Sucre, a pouco mais de 2 mil metros de altitude e foi para Potosí horas antes do confronto. Em 2011, foram 10 dias em Sucre e um treinamento em Potosí.

Serafim elogiou o planejamento feito por Gustavo Campos. Ele foi seu aluno no curso de pós-graduação em medicina esportiva e estagiário no Flamengo. Posteriormente, acabou contratado como ortopedista. Agora, terá a chance de liderar o departamento médico do Botafogo.

- Lembro dele. Foi meu aluno e é um bom profissional. Tem uma boa formação - disse Serafim.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/12/programacao-do-botafogo-para-quito-segue-linha-da-selecao-brasileira.html

Anderson Silva tem alta do hospital e vai para casa em Los Angeles, EUA

Internado desde a madrugada de sábado após quebrar a perna no UFC 168 contra Chris Weidman, brasileiro vai para a casa dois dias após cirurgia

Por Rio de Janeiro

Anderson Silva recebeu alta nesta terça-feira, dois dias depois de passar por uma cirurgia no University Medical Center Hospital, em Las Vegas (EUA), para reparar a fratura sofrida na perna durante o UFC 168, na luta contra Chris Weidman. A informação é do SporTV. O brasileiro saiu pela porta dos fundos do hospital em um ônibus especial em direção à sua casa em Los Angeles, também nos Estados Unidos.

Anderson Silva lesão UFC Las Vegas (Foto: Reuters) 
Anderson Silva tem alta do hospital após dois
 dias internados depois de quebrar a perna 
 
no UFC 168 (Foto: Reuters)
 
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

O brasileiro precisou passar por uma cirurgia para implantar uma haste no osso da tíbia, que foi considerada um sucesso pela equipe médica que operou o ex-campeão. O lutador se machucou no segundo round da luta contra o americano quando tentava recuperar o cinturão da divisão até 84kg, perdido em julho, no UFC 162.

No domingo, o UFC emitiu um comunicado oficial a respeito da cirurgia a que se submeteu Anderson Silva. Leia abaixo na íntegra:

“Depois da luta principal do UFC 168, o ex-campeão Anderson Silva foi levado a um hospital de Las Vegas, onde passou por cirurgia para reparar a perna esquerda que estava quebrada. A cirurgia foi um sucesso e foi realizada pelo Dr. Steve Sanders, cirurgião ortopédico do UFC, que inseriu uma haste intramedular na tíbia esquerda. A fíbula quebrada foi estabilizada e não vai precisar de uma cirurgia à parte. Anderson vai continuar no hospital por um período curto, mas não passará por nova cirurgia. O tempo de recuperação para esse tipo de lesão pode variar de três a seis meses. Anderson está profundamente tocado pelas manifestações de apoio de seus fãs e de toda a comunidade do MMA. Não houve decisão imediata sobre o seu futuro e ele gentilmente pede privacidade neste momento, enquanto lida com a sua lesão e se prepara para voltar para casa para se recuperar”.

Entenda como foi a lesão de Anderson Silva:

Info FRATURA E CIRURGIA de Anderson Silva - 2 (Foto: Infoesporte) 
Info FRATURA E CIRURGIA 
de Anderson Silva - 2 (Foto: Infoesporte)
 
Banner UFC 169 (Foto: Divulgação)
 

Ju Carrijo, do Praia, volta da Suíça com prêmio individual na bagagem

Levantadora de 21 anos garante troféu de melhor levantadora do Torneio Top Volley. Atleta comemora conquista no Facebook e destaca experiência adquirida pela equipe

Por Uberlândia, MG

ju carrijo praia clube top volley melhor levantadora facebook (Foto: Reprodução Facebook)Levantadora comemora prêmio na web
(Foto: Reprodução Facebook)
 
Na bagagem da Suíça, o Praia Clube trouxe mais do que a medalha de prata do Torneio Internacional Top Volley, disputado em Basileia. Pela quarta vez na carreira, a levantadora Juliana Carrijo, conquistou o troféu de melhor atleta da posição. A alegria pela premiação foi expressada na página da atleta no Facebook, mas não é novidade. Anteriormente, a promissora jogadora, de 21 anos, já havia ganhado troféus individuais na Universíade, representando a seleção brasileira, em dois campeonatos brasileiros e na seleção do estado.

Natural de Uberlândia, Carrijo afirma que, além do segundo lugar e do troféu em particular, o clube ganhou entrosamento.

- Acho que a competição foi uma experiência muito boa para o nosso grupo. Vamos tirar proveito, já que jogamos com times europeus e ao mesmo tempo ganhamos ritmo de jogo. Essa experiência internacional só tem pontos positivos. Isso inclui atletas, comissão técnica e para mim é um motivo de orgulho representar o Brasil pelo meu clube. Jogamos contra ótimos times da Europa e ganhamos visibilidade em todo o mundo – comentou.

A competição foi disputada nos dias 27, 28 e 29 de dezembro. Foram quatro jogos em três dias. No primeiro, as brasileiras venceram o Cannes (FRA). No segundo, ganharam do Team Suisse e do Volero, ambos da Suíça, e no domingo, na decisão, não suportaram a qualidade do Dynamo Krasnodar (RUS).

A competição também marcou o retorno da campeã olímpica Mari. A oposta voltou às quadras depois de ter rompido o ligamento cruzado do joelho em fevereiro, na Turquia. Esta também foi a primeira competição internacional do time de Uberlândia.

Praia Clube Top Volley 2013 (Foto: Top Volley/Divulgação) 
Praia Clube conquista vice-campeonato na Suíça 
(Foto: Top Volley/Divulgação)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2013/12/ju-carrijo-do-praia-volta-da-suica-com-premio-individual-na-bagagem.html

Rio do Sul 'esquece' folga e mantém treinamentos normais no fim de ano

Técnico Rogério Portela justifica que mês de janeiro será decisivo para o time na uperliga Feminina de Vôlei: 'Cada dia a mais ou a menos pode fazer a diferença'

Por Rio do Sul, SC

Enquanto a maioria aproveita o período de fim de ano para descansar, as atletas e comissão técnica do Rio do Sul, representante catarinense na Superliga Feminina de Vôlei, aproveitam cada minuto dos últimos dias de dezembro para fortalecer a preparação para a temporada 2014. Desde o dia 26 de dezembro, as jogadoras estiveram diariamente no Ginásio Artenir Werner e na academia, se preparando para os próximos desafios que se aproximam.

Rio do Sul Vôlei (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Vôlei Rio do Sul) 
Meninas de Rio do Sul treinam forte para mês 
de janeiro decisivo (Foto: Clóvis Eduardo 
Cuco/Vôlei Rio do Sul)

Como o calendário de jogos em janeiro será intenso, o combinado era que o time teria folgas leves no período de festas. Mas, ao mesmo tempo, muita intensidade nos treinamentos para manter o ritmo e a forma física para o restante da competição nacional.

- Cada dia a mais ou a menos de treinos pode fazer uma diferença muito grande lá na frente, e nós temos que manter o pique, pois a Superliga tem um nível muito elevado - explica Rogério Portela, técnico da equipe.

Rio do Sul Vôlei (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Vôlei Rio do Sul)Rogério Portela atenta para viagens e desgaste (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Vôlei Rio do Sul)
 
Com sete pontos na competição nacional, que coloca o time do Vale do Itajaí na 12° colocação, à frente do Maranhão e do Minas Tênis Clube, a comissão técnica do Rio do Sul olha para o mês de janeiro como decisivo, dentro e fora de quadra.

- Serão muitas viagens, Copa Brasil, em Maringá, e confrontos contra os favoritos na Superliga. O desgaste será muito grande, mas ao mesmo tempo a gente tem que aproveitar as partidas para pontuar. Se queremos crescer, janeiro terá que ser de boas conquistas.

Na última segunda-feira, o time fez a última fase de treinos antes da despedida de 2013. A reapresentação das meninas após a virada de ano será no dia 3 de janeiro. O próximo jogo de Rio do Sul na Superliga Feminina será no dia 7 contra o Barueri, na casa do adversário.

Encontro de gêmeas: irmãs Pavão conhecem belas suecas na Suíça

Situação atípica ocorreu no confronto entre o Praia Clube e o time francês do Cannes no torneio Top Volley e foi registrada em um hotel, durante o café da manhã

Por Rio de Janeiro

Uma situação pouco convencional aconteceu durante um torneio na Suíça com as gêmeas Monique e Michelle Pavão do Praia Clube. Ao entrarem em quadra para enfrentar as francesas do Cannes, as louras se depararam com as irmãs suecas, Alexandra e Rebecka Lazic. Até aí tudo bem. Mas o que chamou mais atenção foi o fato de as europeias também serem idênticas, assim como as brasileiras.
 
No dia seguinte da partida, que teve vitória do time de Uberlândia por 3 sets a 1, enquanto tomava café da manhã, o quarteto se encontrou no restaurante do hotel onde as delegações estavam hospedadas e aproveitaram para registrar o momento incomum, mesmo que de maneira rápida, por causa da barreira do idioma.

- Twins (gêmeas), picture (foto)? – sugeriu Michelle, prontamente atendida pelas simpáticas e belas suecas de 19 anos.

Encontro das gêmeas brasileiras com as gêmeas suecas (Foto: Divulgação) 
Monique (à esquerda) e Michelle (centro) no 
encontro com as gêmeas suecas do Cannes
da França (Foto: Divulgação)
 

Vice é encarado de maneira positiva

O vice-campeonato no Top Volley, após derrota para as russas do Dynamo Krasnodar por 3 sets a 1, foi considerado positivo por todos no clube, já que a expectativa inicial era chegar à semifinal.

- O Top Volley foi uma experiência incrível para o Praia Clube. Foi a primeira competição internacional do time e conseguimos um ótimo resultado. Apesar de muitas jogadoras já terem experiência em competições internacionais (Michelle, Monique, Kim Glass, Mari, Herrera e Letícia Hage), para muitas foi novidade. Que essa experiência nos ajude bastante para a continuidade da Superliga – analisou a ponteira uberlandense que, ao lado de Monique, conquistou este caneco em 2009, quando atuava pelo Rio de Janeiro.

A competição também marcou o retorno às quadras da oposta Mari, após dez meses de inatividade por conta de uma lesão no joelho. A ideia da comissão técnica era dar entrosamento e ritmo de jogo para a jogadora, além de melhorar a condição física e atlética da cubana Herrera e da americana Kim Glass. Por conta de dores musculares, a cubana chegou a ser poupada de alguns momentos da competição.

O Praia Clube retorna às quadras na outra terça-feira, dia 7 de janeiro, pela 13ª e última rodada do primeiro turno da Superliga, quando receberão o belo time do Maranhão, às 19h30m.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/encontro-de-gemeas-irmas-pavao-conhecem-belas-suecas-na-suica.html

Federer vence nas duplas, e Serena avança às quartas em Brisbane

Ao lado do francês Nicolas Mahut, suíço tem boa estreia em disputa na Austrália. Número 1 entre as mulheres, tenista americana supera alemã Andrea Petkovic

Por Brisbane, Austrália

Roger Federer teve uma boa estreia na disputa de duplas do ATP de Brisbane, na Austrália. A parceria entre o suíço e o francês Nicolas Mahut eliminou o holandês Jean-Julien Roger e o romeno Horia Tecau, por 2 sets a 0 (7/5 e 7/6(5), e avançou para as quartas de final. O rivais serão os vencedores do duelo entre Jeremy Chardy/Grigor Dimitrov e Colin Fleming/Ross Hutchins.


roger federer  Brisbane tenis (Foto: Getty Images) 
Roger Federer avançou às quartas de final nas 
duplas (Foto: Getty Images)


O ano novo não terá descanso para Federer. Já nesta quarta-feira, o número 6 do mundo volta a competir, desta vez na chave de simples. Um dois favoritos na disputa, ele enfrentará o finlandês Jarkko Nieminen, 39º do ranking.

Na disputa feminina de Brisbane, a número 1 do mundo, Serena Williams, passou com facilidade pela alemã Andrea Petkovic (nº 43). A americana venceu o confronto por 2 sets a 0, com duas parciais de 6/4. Nas quartas de final, Serena enfrentará a eslovaca Dominika Cibulkova, número 23 do ranking.


serena williams Brisbane tenis (Foto: Getty Images) 
Serena Williams não enfrentou dificuldades 
para vencer na Austrália (Foto: Getty Images)


FONTE:

Melo e Soares vencem em Doha e duplas pegam Murray e Nadal

Brasileiros avançam para as quartas em torneio disputado em Doha; Melo e Dodig pegam dupla de Murray, enquanto Soares e Peya encaram dupla com Rafael Nadal

Por Doha, Catar

Bruno Soares e Peya duplas tênis ATP Finals (Foto: EFE)Bruno Soares e Peya agora encaram Andy Murray e Nenad Zimonjic nas quartas (Foto: EFE)

Marcelo Melo e Bruno Soares avançaram para o segundo round do ATP disputado em Doha, no Catar. Jogando com suas respectivas duplas, os brasileiros não encontraram grandes dificuldades para seguir na competição rumo às quartas de final. Ao lado de Ivan Dodig, Melo venceu os poloneses Lukasz Kubot e Marcin Matkowski por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 10/4. Já Soares e Alexander Peya tiveram vida ainda mais fácil, avançando com um 2 sets a 0 sobre Mousa Shanan Zayed e Malek Jaziri, com parciais de 6/1 e 6/4.

Nas quartas, nesta quarta-feira, dia 1º, Soares e Peya não terão moleza. Eles pegam Andy Murray e Nenad Zimonjic, enquanto Marcelo Melo e Ivan Dodig encaram Rafael Nadal e Francisco Roig. Caso avancem, ambos se encontram nas semifinais da competição em Doha. Atual número um do mundo, Nadal já venceu em Doha, nas duplas, em três oportunidades. Seu parceiro, Francisco Roig, tem 45 anos. Já Soares, no último encontro com Murray nas duplas, venceu. Na época, no Masters 1000 de Montreal, o mineiro triunfou sobre Murray e acabou campeão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/melo-e-soares-vencem-em-doha-e-duplas-pegam-murray-e-nadal.html

Sem dó, Murray atropela número 2129 do mundo na estreia no Catar

Em 37 minutos, britânico aplica duplo 6/0 em tenista convidado pela organização

Por Doha, Catar

Andy Murray precisou de apenas 37 minutos para vencer na primeira rodada do ATP de Doha. Número quatro do mundo, o britânico atropelou o tenista Mousa Shanan Zayed, do Catar, convidado pela organização. Sem dó, ele aplicou a chamada ''bicicleta'', com um duplo 6/0 no jovem de 19 anos, que ocupa a bem modesta 2129ª colocação no ranking.

andy murray tenis (Foto: Getty Images) 
Andy Murray atropelou em sua estreia no ATP 
de Doha, no Catar (Foto: Getty Images)

Com extrema facilidade, Murray venceu 75% dos pontos disputados, tendo 100% de aproveitamento no primeiro serviço. O tenista ainda aguarda seu adversário para a próxima rodada. O rival sairá do duelo entre o alemão Florian Mayer (40º) e o polonês Michal Przysiezny (66º).
 
Mousa Shanan Zayed tenis  (Foto: AFP) 
Mousa Shanan Zayed foi convidado pela 
organização do torneio (Foto: AFP)

Líder do ranking, Rafael Nadal também venceu pela primeira rodada no Catar. Ele passou pelo tcheco Lukas Rosol (47º), por 2 sets a 0 (6/2 e 7/6 (7). Número 3, o espanhol David Ferrer superou o ucraniano Alexandr Dolgopolov (57º) por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 5/7 e 6/3. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/sem-do-murray-atropela-numero-2129-do-mundo-na-estreia-no-catar.html

Capitães e treinadores elegem Iniesta e CR7 como melhores do ano

Em enquete promovida por jornal, português supera Messi entre atletas estrangeiros

Por Barcelona, Espanha

Os capitães e técnicos dos 20 clubes do Campeonato Espanhol elegeram Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Andrés Iniesta, do Barcelona, como melhores jogadores da liga no ano. O português ganhou entre os estrangeiros, enquanto o espanhol ficou em primeiro entre os atletas nascidos no país.

A enquete foi realizada pelo jornal "El Mundo", que ouviu capitães e treinadores para escolher os melhores jogadores (estrangeiro e espanhol) e o melhor técnico do campeonato, além dos melhores jogador e técnico de ligas estrangeiras.

O português Cristiano Ronaldo recebeu 18 votos, contra 12 do argentino Lionel Messi, do Barcelona. Entre os nacionais, Iniesta conquistou o bi com 17 votos (o brasileiro Diego Costa, naturalizado espanhol, concorreu nessa categoria e ficou em segundo). O melhor técnico foi o argentino Diego Simeone, do Atlético de Madri (21 votos).

Entre as ligas internacionais, o Bayern de Munique foi o destaque. O ex-técnico do clube, Jupp Heynckes, ganhou entre os treinadores, enquanto o meia-atacante Franck Ribéry ficou com o título de melhor jogador.

Cristiano Ronaldo comemoração gol Real Madrid contra o Real Sociedad (Foto: Getty Images) 
Em alta, Cristiano Ronaldo é eleito o melhor 
jogador estrangeiro do Espanhol pelos 
colegas (Foto: Getty Images)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/12/capitaes-e-treinadores-elegem-iniesta-e-cr7-como-melhores-do-ano.html

Paulinho sofre 'lesão significativa' no tornozelo e ficará um mês fora

Brasileiro já será desfalque do Tottenham contra Manchester United e Arsenal

Por Londres

O Tottenham divulgou nesta terça-feira que o volante Paulinho ficará até um mês fora da equipe por causa de uma "lesão significativa" no tornozelo direito. Assim, o brasileiro está fora de duas partidas importantes nos próximos dias: contra o Manchester United, quarta, pelo Campeonato Inglês, e o clássico com o Arsenal, sábado, pela Copa das Inglaterra.

Paulinho sofreu a lesão no último domingo, durante a vitória por 3 a 0 sobre o Stoke City, pela Premier League. O volante, que havia ficada fora por três partidas por suspensão, saiu aos 11 minutos do segundo tempo após levar uma forte entrada de Charlie Adam. Mas o atleta do Stoke não receberá punição por causa do lance: o árbitro não viu a jogada e a federação inglesa, após analisar o vídeo, decidiu que o jogador não merecia nenhuma suspensão.

O site do Tottenham fez questão de citar o nome de Adam, já que o escocês tem um histórico de provocar lesões graves em atletas do clube. Em 2011, quando era do Blackpool, o meia foi o responsável por uma entrada que deixou Gareth Bale (hoje no Real Madrid) fora dos campos até o final da temporada. No ano seguinte, atuando pelo Liverpool, Adam voltou a pegar pesado em um lance com Bale, que gerou revolta nos jogadores dos Spurs.

Além dos confrontos com Manchester United e Arsenal, o ex-jogador do Corinthians deverá ficar fora também nas rodadas contra Crystal Palace, Swansea e Manchester City, pelo Campeonato Inglês, em janeiro.

Paulinho, Tottenham x Stoke City (Foto: AFP) 
Paulinho em ação contra o Stoke: pelo menos
 um mês fora dos gramados por lesão no 
tornozelo direito (Foto: AFP)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/12/paulinho-sofre-lesao-significativa-no-tornozelo-e-ficara-um-mes-fora.html

Clima relax: sentado em uma rede, Messi toca violão com a mulher

Craque do Barcelona está passando o fim de ano com a família na Argentina

Por Rosário, Argentina

Enquanto uns preferem a baladação das festas de Ano Novo, Lionel Messi quer mesmo é relaxar e aproveitar o tempo livre com a família. Na última tarde de 2013, o craque do Barcelona tocou violão com a mulher Antonella Roccuzzo - embora o dela seja, provavelmente, do filho Thiago - sentados em uma rede. O casal passa o fim de ano em Rosário, com seus parentes.

- Se despedindo do ano com um pouco de música #adeus2013 #bemvindo2014 - escreveu Antonella em seu Instagram.

Messi tratou grande parte da sua lesão na coxa esquerda, sofrida em novembro, em Buenos Aires. O próprio afirmou que já está recuperado e se apresentará com o grupo completo nesta quinta-feira, dia 2. É até esperado que entre em campo, mesmo que por alguns minutos, no domingo, contra o Elche, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.

Messi em clima relax com a mulher Antonella (Foto: Reprodução/Instagram) 
Messi em clima relax com a mulher Antonella 
(Foto: Reprodução/Instagram)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2013/12/clima-relax-messi-toca-violao-em-rede-na-companhia-da-mulher-antonella.html

Fla deixa otimismo de lado quanto a Elias e se vê numa 'encruzilhada'

Wallim afirma que pedida dos portugueses é muito superior à oferta do Flamengo

Por Rio de Janeiro

Jogo das Estrelas - Elias (Foto: Alexandre Loureiro/Agência Estado)Elias fica no Flamengo? Clube está pessimista (Foto: Alexandre Loureiro/Agência Estado)
 
Flamengo e Elias já chegaram a um acordo desde o fim do Campeonato Brasileiro, e o pai do atleta, Eliseu Trindade, mostrava-se otimista quanto a um desfecho feliz há algumas semanas. O panorama, segundo o vice de futebol rubro-negro Wallim Vasconcellos, mudou radicalmente. A pedida do Sporting é considerada muita alta pelo Flamengo.

- Estamos numa encruzilhada, os valores pedidos pelo Sporting são muito acima do que tinha sido sinalizado durante a negociação quando seu Eliseu esteve em Portugal. Quando o Sporting fez sua oferta, ficaram muito acima (do que o Flamengo esperava). Efetivamente a negociação do Elias deu uma travada. O Elias deve se apresentar ao Sporting no dia 2, e espero que ele consiga convencer o dirigente a voltar ao valor inicial - disse Wallim, à Rádio Globo.

Wallim acredita que os valores oferecidos pelo Flamengo a Elias e Sporting são muito bons, porém reitera a existência de uma incompatibilidade com os portugueses.

- O atleta está acertado há mais de um mês, mas essa pedida do Sporting inviabilizou. Hoje não temos mais essa certeza, infelizmente. O Flamengo fez uma proposta excelente para ele, e acreditamos que fizemos uma proposta justa para o Sporting. Infelizmente não podemos fazer nada por enquanto.

Caso não seja flexível com o Fla, o Sporting corre o risco de Elias retomar a ação movida contra o clube, referente a vencimentos atrasados.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/12/fla-deixa-otimismo-de-lado-quanto-elias-e-se-ve-numa-encruzilhada.html

Casa de praia de Cuca é invadida por 26 pessoas no litoral do Paraná

PM foi acionada por vizinhança. Ex-técnico do Atlético-MG não estava no local no momento

Por Curitiba

Invasão casa Cuca praia paraná presos (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Paraná)Invasores foram flagrados na piscina da casa de praia (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Paraná)
 
A Polícia Militar do Paraná teve que retirar 26 pessoas da casa de praia do técnico Cuca, no balneário de Ipanema, no litoral do Paraná. Campeão da Libertadores pelo Atlético-MG neste ano, Cuca foi informado pela PM que um grupo de 11 adolescentes e 15 adultos invadiu a casa na madrugada do último sábado e foram flagrados utilizando a piscina.

Segundo informações da assessoria de imprensa da PM, a invasão foi percebida pela vizinhança, que acionou os policiais.

- Quando as equipes policiais chegaram a casa, flagraram o grupo utilizando a piscina da residência. Imediatamente todos foram abordados e encaminhados à delegacia de Ipanema para que as medidas cabíveis fossem tomadas, disse o tenente Iuri Fernandes da Veiga Cavalli.

Cuca em sua casa de praia no Paraná invasão contida pela PM (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Paraná) 
Cuca não estava em sua casa de praia quando
 houve a invasão (Foto: Divulgação/Polícia
 Militar do Paraná)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/noticia/2013/12/casa-de-praia-de-cuca-e-invadida-por-26-pessoas-no-litoral-do-parana.html

Spider já anda de muletas e pergunta a médico: 'Quando volto a treinar?'

Médico diz que brasileiro não teve alta e que poderá voltar a treinar em seis a nove meses. Placa de titânio não deve ser removida do corpo do lutador

Por Direto de Las Vegas, EUA

O cirurgião ortopedista Steven Sanders, que operou o ex-campeão dos pesos-médios do UFC,  Anderson Silva, explicou nesta segunda-feira, em uma conferência por telefone fechada a alguns membros da imprensa internacional, detalhes da cirurgia realizada na madrugada de sábado para domingo no Centro Médico Universitário de Las Vegas. Ele afirmou que o brasileiro está se recuperando muito  bem, mas descartou que ele tenha alta nesta segunda-feira.

- Falando de uma forma geral, as pessoas que sofrem esse tipo de lesão ficam no hospital por alguns dias, porque precisamos tomar alguns cuidados de ordem preventiva, como monitorar o nível de dor e tomar antibióticos. Nos dias seguintes, ele também deve iniciar fisioterapia. É um processo longo e eu não posso dizer se ele receberá alta hoje, amanhã ou depois. Cada dia é um novo dia, então estamos falando de um dia por vez.  Ele não receberá alta hoje (segunda) - declarou o médico.

Anderson Silva lesão UFC Las Vegas (Foto: Reuters) 
Anderson Silva grita de dor logo após a lesão no 
UFC 168 (Foto: Reuters)
 
Dr Sanders ainda revelou que, apesar de fazer menos de 48 horas que o brasileiro se submeteu à cirurgia, ele já está se movimentando de forma limitada e inclusive já fez uso de muletas no quarto do hospital:
- Faz menos de 48 horas que ele passou pela cirurgia e já o vi utilizando muletas. Eu acho isso maravilhoso porque não sei se conseguiria fazer isso de forma tão rápida!

O médico também contou detalhes do procedimento feito em Anderson e revelou que inseriu uma placa de titânio de 11,4 milímetros de diâmetro na tíbia do lutador através do joelho esquerdo.

- Nós a parafusamos no osso e também utilizamos dois parafusos acima do tornozelo para prevenir rotação e estabilizar o osso. A fíbula também estava quebrada da mesma forma, mas por diversas razões optamos por não fazer uma cirurgia separada nessa área, pois teríamos que abrir um corte na região, o que poderia gerar infecção pela exposição ao ambiente, ou ainda arriscar estressar a reparação da tíbia. Nós acreditamos que a fíbula vai se curar sozinha.

Segundo o depoimento do cirurgião, assim que chegou ao hospital, a primeira coisa que Spider o questionou foi “Quando vou poder voltar a treinar?”. O procedimento cirúrgico demorou em torno de uma hora, e a haste inserida no corpo de Anderson não deverá ser retirada no futuro:

- A placa de titânio se adapta muito facilmente ao corpo humano e, nesse caso, não precisa ser removida, pode ficar na perna dele para o resto da vida. A fratura aconteceu longe da articulação, portanto o osso deve sarar e voltar a ter a mesma força de antes. O único problema são os tecidos ao redor da fratura, que podem precisar de mais tempo para se recuperar. Foi uma lesão bastante severa, mas poderia ter sido pior. 

Se a pele tivesse se rompido ali no octógono, aumentariam as chances de infecção e poderia ter interrompido a circulação de sangue ao pé, podendo até ocasionar uma amputação. Mas no caso do Anderson, o problema real ali no momento era que, como a pele não se rompeu, ela ficou segurando a perna dele junta e, quando isso acontece, você acaba tento um estresse muito grande nos músculos e nos tecidos da região.

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

O cirurgião ortopedista do UFC ainda descartou que Anderson Silva tivesse uma pré-lesão nos ossos da canela ou qualquer condição que pudesse ter ocasionado a fratura:

- Pelo Raio-X dá para ver, além das fraturas, a característica dos ossos. Eu tentei ver se havia alguma micro fratura no osso, especialmente porque ele já vem treinando há tanto tempo, está com 38 anos e acostumado a esse tipo de chutes. Mas a natureza do osso dele estava completamente normal, não havia nada que explicasse ou que indicasse uma pré-disposição para esse tipo de lesão. Do ponto de vista médico, o que aconteceu com o Anderson, caso ele volte a treinar, não deve deixá-lo com uma pré-disposição maior para sofrer nova lesão no futuro na área afetada.

UFC Chris Weidman x Anderson Silva MMA  (Foto: Getty Images) 
Chris Weidman golpeia Anderson Silva com o 
cotovelo no UFC 168 (Foto: Getty Images)
 
Dr Sanders trabalha para o UFC desde que a organização foi adquirida pelos irmãos Fertitta e atua na cidade de Las Vegas desde 1991. O médico afirma que o processo de reabilitação de Anderson já começou e que ele vai ter que trabalhar lentamente a rotação da perna afetada, fazendo exercícios e sessões de fisioterapia:

- Eu não posso precisar quando ele poderá colocar a perna no chão, mas assim que a dor melhorar ele poderá começar a colocar mais peso na perna. A reabilitação real que ele terá que fazer será nos músculos, que vão se atrofiar no tempo que ele ficar parado. O osso se cura sozinho, são os músculos que precisam ser trabalhados. E é preciso dizer que a idade dele não o coloca em risco ou não deixa o processo de recuperação mais lento. Eu diria que, no melhor cenário possível, ele poderia voltar a treinar em seis a nove meses.

Quanto ao aspecto mental e emocional, o médico disse que Anderson se comporta como qualquer paciente que sofre um tipo de fratura grave:

- Quando um paciente sofre uma fratura dessa dimensão e do jeito que o Silva sofreu, isso é algo que ele terá que digerir sozinho. Como lutador, Anderson está em uma categoria diferente dos demais pacientes porque já foi exposto a muitas situações de dor. Eu acredito que ele vai superar isso sem problemas - finalizou o médico.

Banner UFC 169 (Foto: Divulgação)
 
  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/12/spider-ja-anda-de-muletas-e-pergunta-medico-quando-volto-treinar.html

Central do Mercado: Paulo Baier volta ao Tigre, e troca entre Fla e Bahia

Walter, ex-Goiás, aproxima-se do Fluminense, segundo empresário, e Botafogo deve fechar com 'clone' de Neymar e Willian José

Por Rio de Janeiro

montagem Rafinha e Feijão (Foto: Editoria de Arte)Rafinha vai para o Bahia e Feijão, para o Flamengo (Foto: Editoria de Arte)
 
A última segunda-feira de 2013 foi de contratações para Flamengo, Bahia, Criciúma e Palmeiras. Os dois primeiros fecharam troca que fez o volante Feijão, de 19 anos, chegar ao Rubro-Negro, e o atacante

Rafinha, de 20, ir para o Tricolor baiano, também reforçado pelo zagueiro Anderson Conceição, contratado no fim da noite. O Tigre anunciou a volta do ídolo Paulo Baier, de 39. Além do experiente jogador, ainda foram confirmados o meia Thiago Humberto e o atacante Rodrigo Silva. O Verdão, por sua vez, acertou com o jovem volante França.

O Botafogo, de olho na Libertadores, está próximo de contratar os atacantes Neílton, do Santos, e Willian José, também com passagem pelo Peixe. Ambos têm 19 anos. Assim, o Bota desiste de Elias, vinculado ao Resende. 


Walter Goiás (Foto: Dhavid Normando/Futura Press)Walter pode estar a caminho do Flu 
(Foto: Dhavid Normando/Futura Press)
 
Ainda no futebol carioca e também em relação aos homens de frente, o nome de Walter, sensação do Goiás em 2013, foi vinculado ao Fluminense. De acordo com seu empresário, o acerto é iminente. O Tricolor, no fim da noite, desfez-se do zagueiro Digão, vendendo-o para o Al Hilal, clube no qual também atua Thiago Neves.

Alvo do Besiktas da Turquia desde que deixou o Flamengo, o meia Ronaldinho Gaúcho voltou a ser citado por lá. De acordo com a imprensa local, uma reunião pode selar o acordo em breve. O empresário e irmão do craque, Assis, negou tudo.

O Cagliari-ITA, que deve fechar com o meia Adryan, do Flamengo, também busca outro rubro-negro: o volante Luiz Antonio, em litígio com o clube carioca.

Praticamente fechado com o Cruzeiro, Marcelo Moreno espera aval do Shakhtar Donetsk ao Grêmio, para voltar a ser atacante celeste.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/12/central-do-mercado-paulo-baier-volta-ao-tigre-e-troca-entre-fla-e-bahia.html

Walter sonha com dias melhores para localidade onde nasceu no Recife

Destaque no Brasileirão 2013, jogador do Goiás visita a comunidade do Coque e diz que tem orgulho da origem humilde: 'A fama não é boa, mas quero tentar mudar isso'

Por Recife

Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte e até Porto, em Portugal. Aos 24 anos, o atacante Walter já morou nessas quatro cidades. Nas duas primeiras pode dizer que foi bem. Nas outras nem tanto. Em comum nesses períodos, apenas as saudades da terra natal, o Recife. Mas o jogador não sente falta de toda a capital pernambucana e somente da comunidade onde nasceu e cresceu. Trata-se do Coque, uma das áreas mais pobres e violentas da cidade, encravada no bairro de Joana Bezerra, na área central recifense. Sempre que está no Recife, Walter vai ao locar rever os amigos. Nas férias deste ano, após brilhar com a camisa do Goiás no Brasileirão 2013, não foi diferente.

Os momentos vividos na rua Barra Dourada, mais precisamente na casa de número 31, são difíceis de esquecer. Da fome à primeira chuteira. Das peladas que varavam a madrugada até o dia em que, aos seis anos, precisou correr pelo bairro para ver de perto o corpo de um dos seus cinco irmãos, assassinado dentro de um ônibus. Foram altos e baixos. Mais baixos, é verdade, mas nem assim o Coque sai da memória de Walter.

Walter (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
No Coque, Walter se sente à vontade perto dos 
amigos e dos locais onde brincava na infância no 
Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

A relação de carinho é tanta que no dia 7 de agosto deste ano ele viu uma grande oportunidade de homenagear o local e os amigos. Jogando pelo Goiás, o atacante iria enfrentar o Náutico. Ficou sabendo que o jogo seria transmitido com sinal aberto pelo SporTV. E não pensou duas vezes. Ao comemorar o seu primeiro gol - fez dois no jogo -, correu para as câmeras como muitos atacantes fazem para homenagear esposas, filhos e filhas. No caso dele, a homenagem era para a sua casa: “Uh, Coque aê” - gritou.

- Quando eu soube que ia ser transmitido pensei logo em homenagear o Coque. Sei que todo mundo aqui torce por mim e que dificilmente conseguem assistir a um jogo do Goiás, pois a maioria só é transmitida pelo pay-per-view.

Walter (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Ex-morador do Coque, Walter hoje é ídolo na comunidade (Foto: Aldo Carneiro/PE Press)
 
Apesar da distância e da nova vida que leva por ter se tornado um jogador de futebol de sucesso, Walter não abandona o Coque. Sempre que pode reaparece para uma visita. Acaba ficando o dia todo conversando com os amigos e revendo velhos conhecidos. É parado em cada esquina. Virou ídolo de crianças e adultos. Pode se dizer que é o Rei do Coque. E quer muito mais.

- Muita gente pensa que todo mundo aqui no Coque é ladrão. Conheço pessoas que não conseguem emprego quando dizem que são daqui. Eu peguei um táxi uma vez e quando disse que ira para o Coque o taxista não quis me levar. O nome coloca medo, mas o lugar mudou. Não é mais aquela violência de antigamente. Tem uns problemas e outros, mas melhorou. 

Uma das ideias de Walter é fazer com que o Coque seja conhecido por coisas boas. E os seus gols acabam sendo o caminho mais fácil. Sonha em realizar projetos sociais no local, mas por enquanto usa a sua fama como goleador para servir de garoto propaganda da comunidade.

- Espero que o Coque seja de todo mundo. Quando vejo uma notícia sobre mim e falam que eu sou do Coque fico muito feliz. Estou sendo reconhecido pelo meu trabalho e colocando o nome do meu bairro. Sei que estou dando uma alegria a eles também. A fama daqui não é boa, mas eu quero tentar mudar isso.

A alegria de Walter hoje é poder andar pelas ruas onde foi criado sem medo e sem estar preocupado com o que pode acontecer no minuto seguinte. É ver que as crianças de hoje possuem um pouco mais de tranquilidade para brincar do que ele tinha.

- Aqui eu já vi assaltos, mortes, tiroteios. Já vi gente morrendo com o sangue escorrendo ainda. Quando tinha tiroteio a gente tinha que correr do nada. Eu entrava na casa mais próxima e algumas vezes de pessoas desconhecidas porque não dava tempo de chegar a minha. Minha mãe ficava preocupada e saía no meio do tiroteio para tentar me achar. 

01
as mulheres de walter

A mãe, Edith, é inclusive a grande responsável por tudo que Walter se tornou. Hoje ela já não vive mais no Coque. Foi uma promessa feita pelo filho antes de se tornar famoso e cumprida ainda nos primeiros anos de carreira. Comprou um apartamento para ela quando era jogador do Internacional. Foi uma retribuição por tudo que ganhou quando criança. E os presentes passaram longe de ser apenas bens materiais. Amor, ensinamentos, responsabilidades. Essas são as heranças que Edith deu ao filho.


Walter com a namorada (Foto: Reprodução / Instagram)Vanessa é uma das mulheres da vida de Walter (Foto: Reprodução / Instagram)
 
- Minha mãe é tudo para mim. Ela sempre correu atrás para que eu me tornasse o que sou hoje. Lutou para que eu entrasse na escolinha do Sport e acabou conseguindo uma cortesia. Quando fui para o Santa Cruz ela corria atrás para conseguir a minha passagem e às vezes deixava de comprar o pão ou o café para que eu pudesse ir treinar. Sem ela eu não iria vencer.

Além da mãe, Walter tem outras duas mulheres pelas quais ele seria capaz de dar tudo. Mulheres que entraram na vida do jogador quando ele estava melhores condições financeiras, mas que lutaram junto com ele em uma das suas maiores dificuldades até hoje. Vanessa, a esposa e Catarina Vitória, a filha.

Vanessa e Walter se casaram em 2010 e no mesmo ano ela acabou perdendo o primeiro filho do casal. Em 2011, ela deu à luz uma menina de apenas seis meses. Catarina, que ganhou o sobrenome de Vitória pela briga para se manter viva. Luta parecida com a do pai, que conseguiu vencer na vida depois de uma infância dura e perigosa.

- O nascimento da minha filha foi um momento muito difícil. Ela nasceu de seis meses e ninguém acreditava que sobreviveria. Muitos médicos falaram que ela não tinha chances, mas conseguimos. Agradeço muito ao Hulk, que na época jogava no Porto comigo. Ele me ajudou muito durante o tempo todo.

02
um filho de 20 anos

Apesar de ter apenas 24 anos, Walter pode dizer que já tem um filho apenas quatro anos mais novo. Natural também do Coque, o atacante Anderson Lopes segue os passos do amigo. Deixou o Recife para jogar no São José-RS, assim como Walter e depois se transferiu para o Internacional. Hoje é jogador do Avaí e foi utilizado pela equipe catarinense na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano.

Walter (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Anderson é o 'filho adotivo' de Walter (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
- Fico muito orgulhoso de ver o Walter vencendo na carreira e sonho um dia conseguir isso também. Ele é um pedaço da minha vida. Eu não estava sendo valorizado no Sport e ele disse que iria me levar para o Sul. Acabei tendo uma chance no São José e hoje dou os meus primeiros passos como profissional no Avaí.

Anderson Lopes passou três anos nas categorias de base do Internacional. Chegou lá quando aos 17 anos quando o padrinho já tinha estourado e estava prestes a ser vendido para o Porto, de Portugal. Walter já tinha moral no Beira-Rio e isso ajudou o garoto Anderson.

- Todo mundo lá me chamava de "filho de Walter". Passei a ser conhecido assim e reconhecido por todo mundo. Essa sombra nunca me incomodou. Ser conhecido como filho dele é uma honra para mim. Somos amigos, irmãos e estamos sempre juntos quando temos condições.

Walter (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Walter visita a comunidade do Coque sempre 
que passa pelo Recife (Foto: Aldo 
Carneiro/Pernambuco Press)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pe/noticia/2013/12/walter-sonha-com-dias-melhores-para-localidade-onde-nasceu-no-recife.html

Torcedores criam site com contagem regressiva para saída de Márcio Araújo

'Fora Araújo' traz cronômetro com tempo restante para término do contrato do volante com o Palmeiras, encerrado nesta terça-feira, 31 de dezembro

Por São Paulo

A iminente saída de Márcio Araújo do Palmeiras divide opiniões entre a torcida alviverde. Querido pelos treinadores recentes do time, incluindo o atual técnico Gilson Kleina, o volante convive com rejeição de parte dos fãs há algum tempo. Mesmo somando 252 partidas, o que o torna o atleta com mais atuações do elenco, ele foi alvo de uma nova manifestação crítica.

Com o término do contrato do volante previsto para esta terça-feira, 31 de dezembro, torcedores criaram o site "Fora Araujo", no qual há um cronômetro com uma contagem regressiva para o fim do seu vínculo com o Verdão.

Marcio Araujo site torcedores (Foto: Reprodução) 
Torcedores celebram fim do contrato do jogador 
com o Palmeiras (Foto: Reprodução)

 Tido como uma das prioridades de Kleina para 2014, ano do centenário, Márcio Araújo não chegou a um acerto com a diretoria alviverde. O modelo de contrato de produtividade adotado pela gestão do presidente Paulo Nobre, com salários fixos abaixo dos valores pagos no mercado e bônus por metas alcançadas, não foi aceito pelo atleta. A divergência financeira é o principal entrave para um desfecho positivo, apesar da vontade das duas partes pela renovação.


Além de Márcio Araújo, com renovação emperrada, o Verdão precisa definir os futuros de Bruno, Wendel, Charles, André Luiz e Leandro. Já Vilson, Fernandinho, Rondinelly, Léo Gago, Ronny e Ananias vão sair. Marcelo Oliveira, por sua vez, prorrogou seu vínculo.

Por outro lado, o Palmeiras já tem acertadas as contratações de Rodolfo (atacante ex-Rio Claro) e França (volante ex-Hannover). O clube também tem conversas avançadas por William Matheus, lateral-esquerdo do Goiás, Marquinhos Gabriel, meia do Bahia, e Jorge Moreira, lateral-direito do Libertad, do Paraguai.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/12/torcedores-criam-site-com-contagem-regressiva-para-saida-de-marcio-araujo.html

Retrospectiva 2013: os melhores conteúdos do GloboEsporte.com

Notícias em primeira mão, como o inquérito de Oruro e o caso Lusa, bem como séries e materiais especiais marcam a cobertura ao longo do ano de 2013

Por Rio de Janeiro

O ano de 2013 se despede cheio de assuntos palpitantes no que diz respeito ao esporte. E, dentro deste cenário, o GloboEsporte.com reúne abaixo aqueles que foram seus principais conteúdos. 

Furos de reportagem, como o inquérito sobre os corintianos presos na Bolívia, a polêmica passagem da seleção espanhola por Recife, a denúncia da enxurrada de associados no Vasco e, já em dezembro, o caso Lusa, que acabou por mexer na zona de rebaixamento do Brasileirão. Ainda, alguns especiais, como o do Maracanã e o dos 20 anos do UFC, foram pontos altos. Veja abaixo as nossas melhores produções do ano.
inquérito em oruro
 
Em fevereiro, um sinalizador disparado do setor destinado à torcida do Corinthians no jogo contra o San José, em Oruro, pela Libertadores, matou o adolescente Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos. Doze torcedores do Timão ficaram detidos na cidade boliviana e, dois dias depois da morte, o GloboEsporte.com teve acesso com exclusividade ao inquérito policial que era conduzido sobre o caso. O documento apontava que dois torcedores, Cleuter Barreto Barros, conhecido como "Manaus", de 24 anos, e Leandro Silva de Oliveira, conhecido como "Soldado", de 21 anos, seriam os responsáveis principais pelo acionamento do artefato que atingiu o menino. Os demais foram indiciados como cúmplices. Um menor que havia voltado ao Brasil assumiu a autoria do disparo, mas o grupo passou meses preso na Bolívia até ser, em partes, liberado para voltar.

Clique aqui e leia a reportagem sobre o inquérito.

Especial maracanã
chamada CARROSSEL Maracanã origem (Foto: arte esporte)As várias fases do Maracanã (Foto: arte esporte)
 
O ano de 2013 marcou o retorno do Maracanã ao cenário do futebol brasileiro. Repaginado, o outrora maior estádio do mundo diminuiu em capacidade, mas por outro lado mostrou-se mais moderno e adaptado às novas necessidades das arenas esportivas. Quando da reinauguração, o GloboEsporte.com preparou um detalhado material sobre a evolução do Maracanã na história, desde a construção até os dias de hoje. Clique aqui para navegar pela história do estádio.
neymar - negociação em tempo real
 
O ponto mais alto do mercado de transferências em 2013, no que diz respeito ao futebol brasileiro, foi a transferência de Neymar do Santos para o Barcelona, em junho. No dia em que o negócio foi concretizado, o GloboEsporte.com acompanhou cada passo, em Tempo Real. A cobertura teve início às 17h40m, ainda com o início da reunião entre representantes dos dois clubes e do jogador, e só foi se encerrar à 1h11m do dia seguinte, quando Neymar já era um atleta do Barcelona.

Clique e veja como foi o passo a passo da negociação.

 noite de fúria da espanha
 
A passagem da seleção espanhola por Recife, durante a Copa das Confederações, deu pano para manga. Inicialmente, houve uma denúncia de furto de dinheiro no hotel por parte da delegação da Espanha. Posteriormente, a queixa foi retirada. A Polícia, entretanto, deu sequência a sua investigação, à qual o GloboEsporte.com teve acesso. Os relatos de testemunhas apontavam que, após assistirem a um show de uma banda de pagode no hotel, alguns espanhóis foram para seus quartos acompanhados de mulheres. A Espanha negou que os jogadores tenham levado moças a seus quartos e desmentiu até mesmo que qualquer atleta tivesse sido roubado. Leia a matéria sobre a investigação policial.

aqui você é notícia!
Meia Maratona Rio de Janeiro equipe corrida eu atleta (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Meia Maratona Rio de Janeiro
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
 
O "Eu Atleta" esteve entre os destaques da cobertura do GloboEsporte.com em 2013. E com a ferramenta "Aqui você é notícia!", os corredores que participaram da Meia Maratona do Rio puderam, ao fornecer seu número de inscrição ou CPF, ter um relato personalizado sobre seu desempenho na prova. 

Clique e veja como funciona a ferramenta "Aqui você é notícia!".

sósias mirins
Sósias David Luiz Thiago Silva fama (Foto: Wenner Tito)Sósias de David Luiz e Thiago Silva com familiares no Piauí (Foto: Wenner Tito)
 
Logo após o título da seleção brasileira na Copa das Confederações, uma foto de dois meninos muito parecidos com Thiago Silva e David Luiz, dupla de zaga titular do técnico Felipão, virou febre nas redes sociais. Os garotos, até então não indentificados, foram encontrados pelo GloboEsporte.com no Piauí. Lian e Murilo são primos e moram na Zona Norte de Teresina. A foto que rodou o mundo foi ideia de uma vizinha. Confira detalhes sobre a história dos garotos 
.
rei dos impedimentos
Espião estatístico (Foto: Editoria de arte)(Foto: Editoria de arte)
 
Um levantamento feito pela equipe de Futdados do GloboEsporte.com mostrou que, ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians tinha sido o time mais beneficiado com erros de bandeirinhas nas marcações de impedimento. Por outro lado, o São Paulo era, até então, o clube mais prejudicado naquele quesito. O estudo detalhou as estatísticas sobre impedimentos de todas as equipes do Brasileirão ao longo do turno. Clique e confira todos os números.

denúncia no vasco
Programa Sócios Vasco (Foto: Raphael Zarko)Programa Sócios Vasco (Foto: Raphael Zarko)
 
No dia 30 de abril de 2013, nada menos do que 1.730 pessoas se tornaram sócias do Club de Regatas Vasco da Gama. Um recorde absoluto: em apenas um dia, houve mais gente que em todos os outros meses do ano juntos. O mês de abril trouxe 3.026 novos associados para o clube. A avalanche tem motivo: a eleição presidencial de 2014.O problema é que alguns desses novos sócios nem mesmo sabiam que haviam se filiado ao clube. Outros recusaram cobranças em seus nomes. A adesão em massa aponta na direção das campanhas de dois dos candidatos de oposição - o ex-presidente Eurico Miranda e o ex-vereador e ex-líder de torcida Roberto Monteiro.  Ex-aliado de Eurico, o grande benemérito Otávio Gomes diz que o motivo de novos sócios é um só: "O Vasco hoje tem mensalão". Veja a matéria completa.

especial ufc 20 anos
Carrossel_20anos_UFC1 (Foto: Infoesporte)UFC 20 anos (Foto: Infoesporte)
 
Em 2013, o UFC, principal evento de MMA do mundo, completou 20 anos de existência. A equipe do Combate preparou uma série de reportagens que mostrou como tudo era no início, ainda com ares de vale-tudo, até os dias de hoje, com a consolidação de um esporte que movimenta milhões de dólares todos os anos. 

Clique e veja a primeira matéria da série - as demais estão linkadas no "saiba mais".
o caso lusa
 
O Campeonato Brasileiro se encerrou após 38 rodadas com quatro rebaixados: Náutico, Ponte Preta, Vasco e Fluminense. Um detalhe, entretanto, fez com que o Z-4 se alterasse após o fim das disputas de campo. A Portuguesa escalou o jogador Héverton de forma irregular na última rodada e foi denunciada pelo STJD. O erro custou quatro pontos à Lusa, que acabou trocando de lugar com o Flu na zona de rebaixamento. O imbróglio foi divulgado em primeira mão pelo GloboEsporte.com, conforme pode ser visto aqui.

bernardo na favela
bernardo vasco depoimento (Foto: Thiago Lontra/Agência Globo)Bernardo presta depoimento
(Foto: Thiago Lontra/Agência Globo)
 
O apoiador Bernardo tomou um enorme susto dia 23 de abril. O jogador do Vasco foi sequestrado e agredido por traficantes dentro do Complexo da Maré. O motivo teria sido o seu envolvimento com Dayana Rodrigues, supostamente uma das mulheres de Marcelo Santos das Dores, o Menor P, líder do tráfico no local. Bernardo e Dayana teriam sido flagrados juntos por bandidos na Favela Salsa e Merengue, e de lá levados para uma casa na Vila do João, onde teriam sido deixados nus, amarrados com fita crepe, torturados com choques elétricos e espancados quase sem consciência. O GloboEsporte.com foi o primeiro a ter acesso à investigação policial. Veja a matéria completa.
legado do pan

LEGADO DO PAN: Estádio de remo da lagoa (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Estádio de remo da Lagoa
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
 
Uma reportagem especial do GloboEsporte.com traçou um balanço do legado deixado pelo Pan do Rio, em 2007, e tudo o que ainda precisa ser feito para a Olimpíada de 2016. A conclusão foi de que ainda há muito a se trabalhar para a organização do novo evento, apesar de algumas áreas de competições já terem sido adiantadas. 

Clique e confira o levantamento do legado do Pan de 2007 para a Rio 2016

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/noticia/2013/12/retrospectiva-2013-os-melhores-conteudos-do-globoesportecom.html