segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Unida por paixão pelo vôlei, brasileira Pri Lima se casa com amada nos EUA

Após união de Larissa e Lili, jogadora brasileira se casa com parceira americana em cerimônia civil realizada na Califórnia, e se prepara para realizar o sonho de ser mãe

Por Rio de Janeiro

Quatro meses após a união de Larissa e Lili, em Fortaleza (CE), os bastidores do vôlei de praia voltam a chamar a atenção pela formação de um novo casal homossexual. A jogadora brasileira Pri Lima, que tem longa experiência na AVP, principal circuito americano, trocou alianças com a amada Michelle Piantadosi, técnica de vôlei da Eckerd College, em St. Petersburg, na Flórida. A cerimônia de casamento civil foi realizada no último dia 19, em Laguna Hills, na Califórnia.

Radicada nos Estados Unidos, Pri Lima vai morar com a esposa na Flórida, mas optou por se casar na Califórnia porque a união homoafetiva já é legalizada no estado da Costa Oeste. Após a cerimônia no cartório, Pri e Michelle reuniram alguns amigos mais íntimos do casal para uma comemoração à beira-mar, na casa da jogadora americana Rachel Wacholder. A brasileira pretende realizar uma festa maior em maio de 2014, já na Flórida, quando contará com a presença da família, que reside no Rio de Janeiro.


Mosaico Casamento Gay Pri Lima (Foto: Acervo Pessoal)


A jogadora de 34 anos e a técnica americana se conheceram em 2007. Após o casamento, Pri está empolgada com o novo projeto que pretende tocar ao lado da amada. Recentemente, elas abriram um clube de vôlei em St. Petersburg. O Optimum Volleyball já possui quatro times de base e cerca de 60 atletas registradas. A paixão pelo vôlei é tão grande que o casal precisará adiar a lua de mel por enquanto - elas querem viajar para o Havaí e para as ilhas Fiji. Até lá, acreditam que poderão contribuir com a discussão em torno dos direitos dos casais homossexuais.

- Acho que o Brasil está evoluindo muito a respeito desse assunto. Muitos ainda têm que aprender a ver que amor é amor em qualquer língua, cor, tamanho e gênero. Acho que o meio esportivo esta cada vez mais aberto pra isso. Acho que a situação das leis da Rússia contra os gays ajudou muito no mundo todo. Atletas se juntaram para apoiar a todos os membros da comunidade LGBT, foi ótimo. Graças a Deus, sempre fui muito aberta em relação à minha vida e nunca sofri preconceito nenhum dentro do meu meio. Espero que as pessoas me julguem por quem sou, pelo o que faço, pelo meu jogo, e não por quem amo - disse Pri, em entrevista por e-mail ao GloboEsporte.com.

Priscilla Eckstein Lese Lima, chamada carinhosamente de Pri, começou a se destacar no vôlei de praia brasileiro aos 17 anos. Logo, a carioca recebeu uma bolsa de estudos para a Universidade de Louisiana, em Lafayette. O sucesso no circuito universitário americano rendeu convites para a AVP, e a brasileira formou dupla com Mary Hegarty em 2004. Cinco anos depois, a jogadora retornou ao Brasil, onde disputou o Circuito Brasileiro ao lado de Taiana. De volta aos Estados Unidos, Pri pretende continuar disputando a AVP até o momento em que vai parar para realizar seu grande sonho: ser mãe.

- Devo ir jogando na AVP enquanto não engravido. Mas por enquanto não tenho mais planos de voltar para jogar o Circuito Brasileiro. Estou sempre treinando e jogando aqui na Florida. Mas nunca devemos dizer nunca, né? Amei os anos que joguei no Brasil e nunca esquecerei das experiências e amizades que fiz. Mas quando montarmos uma família, ficarei mais por aqui mesmo. Queremos muito montar uma família. Como sou a mais velha, seria a primeira a engravidar. Queremos muito tentar no ano que vem, a vontade de ser mãe é muito grande - projetou Pri. 


Pri Lima, ao lado de Karin, vence etapa de Fortaleza no Nacional de vôlei de Praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV) 
Radicada nos EUA, Pri Lima disputou etapas 
do Circuito Brasileiro nos últimos anos 
(Foto: Mauricio Kaye / CBV)
 
Assim como fizeram Lili e Larissa, Pri e Michelle poderão recorrer à inseminação artificial para engravidar.

Neste processo, uma das jogadoras carrega o óvulo da parceira, que passa por um tratamento de fertilização. O novo casal já adotou legalmente o sobrenome Piantadosi-Lima, e agora se prepara para organizar a festa de maio, que será realizada em uma mansão à beira-mar na Flórida. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/unida-por-paixao-pelo-volei-brasileira-pri-lima-se-casa-com-amada-nos-eua.html

De barriga de fora, Lu Escouto corre e anda de bicicleta com amado em SP

Recém-contratada pelo Barueri, musa só deverá estrear em janeiro

Por São Paulo

Recém-contratada pelo Barueri e com estreia prevista para janeiro na Superliga feminina de vôlei 2013/2014, a central Luciane Escouto está aproveitando bastante o final de ano. Neste domingo, por exemplo, em que o sol ajudou, ela resolveu dar uma passeio de bicicleta e também correr no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Em uma das fotos, Lu mexe no celular, exibe a boa forma física e também a barriga de for em cima da bicicleta.

- Hoje aproveitei esse domingão gostoso para dar uma corridinha e andar de bike no Parque Ibirapuera!!! Muitoooo bom - publicou a morena em sua conta em uma rede social.

Luciane Escouto anda de bicicleta em SP (Foto: Reprodução / Facebook) 
Luciane Escouto anda de bicicleta em SP 
(Foto: Reprodução / Facebook)

Na outra imagem postada por ela, a jogadora aparece ao lado de seu amado, o fisioterapeuta Alison Monteiro, com quem tem um relacionamento sólido que já dura três anos. O casal se conheceu na época em que a central atuava pelo Macaé, equipe onde ele trabalhava.

A musa do Barueri teve a companhia do amado no domingo (Foto: Reprodução / Facebook) 
A musa do Barueri teve a companhia do amado 
no domingo (Foto: Reprodução / Facebook)


FONTE:

http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/de-barriga-de-fora-lu-escouto-corre-e-anda-de-bicicleta-com-amado-em-sp.html

Volta Redonda mostra frieza no final dos sets e derrota Campinas por 3 a 0

Equipe fluminense deixa a penúltima colocação e sobe uma posição na Superliga

Por Volta Redonda, RJ

O Volta Redonda era apenas o penúltimo colocado da Superliga, mas deu trabalho ao Campinas neste domingo. Deu tanto trabalho que o time fluminense superou a quarta melhor equipe da primeira fase da competição. Com grande atuação no final dos sets, sobretudo no primeiro e no terceiro, o Voltaço levou a melhor por 3 a 0 - 24/22, 21/16 e 24/22 - e voltou a vencer após três derrotas consecutivas.

- Para a gente é um momento de muita alegria. Vínhamos de uma sequência de jogos bons, mas perdíamos jogando bem. Foi merecido, a equipe entrou concentrada. E a equipe que ganha é aquela que erra menos - afirmou o oposto Ricardo, eleito o melhor jogador da partida.

Tanto no primeiro quanto no terceiro sets, o Volta Redonda conseguiu evitar uma série de set points de Campinas. Na primeira parcial, Leozão aproveitou uma recepção ruim dos rivais depois que o saque bateu na fita e, no primeiro toque, cravou o ponto definitivo. No ponto que deu fim ao jogo, Canuto explorou bem o bloqueio adversário para decretar a vitória em sets diretos da equipe da casa.

Ricardo foi o maior pontuador do Volta Redonda. O camisa 10 colocou uma bola no chão a menos que Bergamo, de Campinas, que fez 14 pontos na partida.

Com a vitória, o Volta Redonda ultrapassou o Juiz de Fora na classificação da Superliga. Agora o clube fluminense é o 10º colocado, com 10 pontos, e está a quatro do São Bernardo, primeiro time da zona de classificação para as quartas de final. O Campinas permanece na quarta posição, com 26 pontos.

O Volta Redonda volta a jogar no dia 7 de janeiro, contra o Minas, em Belo Horizonte. O Campinas recebe em casa, no mesmo dia, o Canoas.

vôlei volta redonda campinas superliga masculina (Foto: Alexandre Arruda/CBV) 
Volta Redonda voltou a vencer na Superliga 
após três derrotas consecutivas (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/volta-redonda-mostra-frieza-no-final-dos-sets-e-derrota-campinas-por-3-0.html

Com as cores do Santos, Leandro Damião brilha em jogo beneficente

Novo centroavante da equipe da Baixada Santista faz quatro gols, mas vê seu time ser derrotado pela equipe de Falcão por 9 a 7

Por Balneário Camboriú, SC

O objetivo principal do jogo entre os Amigos de Leandro Damião e Amigos do Falcãoera arrecadar alimentos. E o objetivo foi alcançado. Segundo os organizadores, 15 toneladas de alimentos foram arrecadadas. E quem foi ao no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú (SC) viu muitos gols. Um dos donos da festa, Damião, novo atacante do Santos, marcou quatro gols, mas viu seu time ser derrotado pela equipe do craque do futsal Falcão por 9 a 7 (assista ao vídeo).

- É sempre bom poder ajudar as pessoas fazendo o que a gente mais gosta, que é jogar futebol – resumiu Falcão, que não entrou em campo, pois está lesionado.

Se para Falcão o mais importante era a solidariedade, Leandro Damião queria mais. O novo centroavante do Peixe não perdeu a oportunidade para mostrar para a sua nova torcida seu fora de artilheiro. Para mostrar que quer deixar a má fase para trás e começar o ano brilhando com a camisa do Santos, Leandro Damião começou a partida com tudo. E fez quatro gols no primeiro tempo, deixando sua equipe em vantagem na ida para o intervalo, vencendo por 5 a 3. Além disso, aproveitou para aplicar mais uma vez a “carretilha”, drible que o tornou famoso.

Leandro Damião jogo contra Falcão (Foto: Reprodução SporTV) 
Damião marcou, mas viu seu time perder 
paraos Amigos de Falcão (Foto: 
Reprodução SporTV)
 
Além dos padrinhos das equipes, o jogador de vôlei Bruninho e os cantores Mumuzinho, Armandinho e Gabriel, o Pensador, também estavam na partida.

Na volta do descanso, o time de Falcão aumentou o ritmo. Em poucos minutos, a equipe empatou. E Cesar Prates, em chute de longe, e contando com a participação do goleiro Fefo, virou o placar e colocou o time do astro de futsal na frente pela primeira vez. Falcão não foi a campo, por conta de uma lesão na panturrilha, mas mandou seu filho Enzo, de 12 anos, para a partida. E o garoto não decepcionou e até marcou um gol, ajudando o time do pai a vencer por 9 a 7.

- Meu pai machucou e não pôde jogar, por isso usei a camisa dele. Quero jogar na meia ou na ponta-direita – falou Enzo após a partida.

 
Amigos do Damião
Thiago Volpi; Rafinha, Ronaldo, Juliano e Jorginho; Marcelinho, Carlinhos Mendigo e Nassor; Soares, Leandro Damião e Rodrigo Valentim.

Amigos do Falcão
Roberto; Thiago, André Luis, Amaral e Billy; Mumuzinho, Leandro Mendes, Victor Junior e Edno; Paulo Rink e Armandinho.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/jogos-festivos/noticia/2013/12/com-cores-do-santos-leandro-damiao-brilha-em-jogo-beneficente.html

Sem conseguir entrar no Maracanã, sueco desabafa: 'Imagina na Copa'

Torcedores passam horas em filas para tentar entrar no estádio e perdem Jogo das Estrelas. Diretor de consórcio diz que partida foi 'aprendizado'

Por Rio de Janeiro

No último sábado, o Maracanã recebeu o último grande evento de 2013: o Jogo das Estrelas, que levou mais de 50 mil torcedores ao estádio que vai receber a final da Copa do Mundo de 2014. 

Nos últimos dois anos, por causa da reforma, o jogo beneficente organizado por Zico aconteceu no Morumbi. E, no retorno ao Rio de Janeiro, torcedores voltaram a enfrentar dificuldades para entrar nas arquibancadas. Longas filas para troca de ingressos comprados previamente pela internet impediram alguns torcedores de assistir ao jogo e causaram decepção. Não somente nos brasileiros, mas até em estrangeiros (assista ao vídeo).

- Muito frustrante. O jogo está quase acabando. Imagina na Copa - concluiu o turista sueco Urs Brun, diante da demora para entrar no estádio.

Jogo das Estrelas - maracanã fila  (Foto: Dyocil Menezes/Arquivo pessoal) 
Torcedores enfrentam longas filas para o 
Jogo dasEstrelas (Foto: Dyocil 
Menezes/Arquivo pessoal)
 
Muitos torcedores que chegaram às 14h, quatro horas antes do pontapé inicial, não conseguiram entrar no estádio até 19h15.

- Comprei o ingresso pela internet e estou desde às 3h da tarde tentando entrar no Maracanã. E sem possibilidade nenhuma - disse um torcedor, que não se identificou.

Foram vendidos mais de 17 mil ingressos pela internet. A organização da partida beneficente divulgou que o Consórcio Maracanã S/A foi contratado para fazer a venda e entrega dos bilhetes, que poderiam ser trocados até três dias antes da partida. Sinval Andrade, vice-presidente de operações do consórcio que administra o estádio, considerou o evento um "aprendizado".

- Nós tivemos um aprendizado em relação a um evento que nem é um show, festa, nem é um jogo de futebol propriamente dito. É um misto dos dois. Foi o primeiro evento que nós fizemos dessa característica, que trouxe um público diferente do que normalmente vem ao estádio ver um jogo de futebol oficial. E foi um aprendizado realmente nesse sentido.

Assista a outros vídeos do "SporTV News"


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/12/sem-conseguir-entrar-no-maracana-sueco-desabafa-imagina-na-copa.html

Empresário nega entrevista e diz que Balotelli não deixará Milan em janeiro

Mino Raiola lamenta declarações atribuídas a ele por jornal dos Emirados Árabes

Por Milão

Balotelli seleção italiana anda de metrô em Milão (Foto: Splash News)Balotelli: especulações sobre transferência
(Foto: Splash News)
 
Uma suposta entrevista do agente de Mario Balotelli, Mino Raiola, a um jornal dos Emirados Árabes agitou o Milan nesta segunda-feira, uma vez que as declarações tratavam de uma possível saída para o Chelsea em janeiro. Porém, o empresário do atacante italiano veio a público para negar ter falado com o veículo.

- Eu não falei com ninguém. Eles são mentirosos, e isso é um jornalismo de baixo nível. Estou de acordo com o que o site oficial do Milan escreveu sobre Balotelli não estar à venda em janeiro - disse o agente.


As especulações quanto a uma possível transferência do atacante italiano tem se intensificado nas últimas semanas. O jornal "Século XIX", da Itália, chegou a publicar que Silvio Berlusconi pretende se livrar do jogador o quanto antes e, para isso, aceitaria propostas em torno de € 25 milhões - o clube negou a notícia logo em seguida.

Balotelli chegou ao Milan em janeiro deste ano, depois de passagem conturbada pelo Manchester City. Na temporada passada, o atacante marcou 12 gols em 13 partidas pelo clube rossonero, enquanto na atual já fez nove gols em 20 jogos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/12/empresario-nega-entrevista-e-diz-que-balotelli-nao-deixara-milan-em-janeiro.html

Explosões e até morte ocorrem em hotel onde Beckham passa feriado

Segundo imprensa local, fogos de artifício para o Ano Novo estouraram antes do tempo e um corpo foi encontrado pela manhã na lagoa do hotel nas Ilhas Maldivas

Por Ilhas Maldivas

Beckham chega a Paris com a família (Foto: Reprodução)Família Beckham passa o feriado nas Ilhas Maldivas, no Oceano Índico (Foto: Reprodução)
 
O feriadão de final de ano dos Beckham parece não ter sido dos mais agradáveis. Ao menos, não para o resort de luxo nas Ilhas Maldivas em que a família está hospedada. Nesta segunda-feira, os fogos de artifício que estavam reservados para a virada do ano explodiram no depósito onde eram armazenados. Além disso, o corpo de um homem foi encontrado na lagoa que circunda o hotel.

Segundo o jornal "Daily Mail" e a imprensa local, os fogos foram controlados por bombeiros que chegaram até o local de barco. Ninguém se feriu. Já o corpo foi descoberto por um segurança próximo do cais do resort na manhã desta segunda. Seria de um nativo de Sri Lanka e não teria qualquer tipo de ligação com o empreendimento.

Esse é o segundo ano em que David e Victoria, junto de seus filhos Brooklyn, Romeo, Cruz e Harper, passam o Natal e as festividades de final de ano no luxuoso hotel de sete estrelas.

resort Beckham One and Only Reethi Rah resort, nas Ilhas Maldivas (Foto: Divulgação  ) 
Resort onde os Beckhans curtem o feriado de 
fim de ano (Foto: Divulgação )

resort Beckham One and Only Reethi Rah resort, nas Ilhas Maldivas (Foto: Divulgação  ) 
Hotel luxuoso nas Ilhas Maldivas tem sete 
estrelas (Foto: Divulgação )
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2013/12/explosoes-e-ate-morte-ocorrem-em-hotel-onde-beckham-passa-feriado.html

Sem renovar com o Galo, Ronaldinho Gaúcho continua na mira do Besiktas

Segundo site turco, meia está próximo de um acerto, que giraria em torno de sete milhões de euros. Assis confirma conversas com europeus, mas nega reunião

Por Istambul, Turquia

Assim como no final da temporada passada, o Besiktas mantém o sonho de contar com o meia Ronaldinho Gaúcho em seu elenco. De acordo com os sites Fotospor e Fanatik, o time turco está próximo do acerto com o jogador do Atlético-MG e vai intensificar as ações para contratar R10, que fica sem contrato com o clube mineiro a partir desta terça-feira.

ronaldinho gaucho  jornal turco atletico-mg   (Foto: Reprodução ) 
Site turco garante que o Besiktas vai
 intensificar as negociações para 
contar com Ronaldinho em 2014 
(Foto: Reprodução)
 
Ainda sem a certeza da renovação do vínculo com o Galo, o meia está sendo sondado pelo Besiktas. 

Segundo informações da Turquia, uma reunião entre os dirigentes europeus e Assis, empresário e irmão de R10, está marcada para sábado (4) e pode selar o acordo. No entanto, a informação foi negada por Assis, que confirma as conversas, mas não, o encontro.

- Eles vêm falando comigo há mais de um ano. Estou aqui na Europa, mas não tem nada marcado ainda com ninguém.

Segundo o site Fanatik, o negócio gira em torno de sete milhões de euros, quase 23 milhões de reais. Três milhões de euros seriam investidos pelo Besiktas e a outra parte, quatro milhões, pelo patrocinador do time
.
No Besiktas, Ronaldinho Gaúcho pode ser companheiro do lateral-esquerdo Ramon, ex-Flamengo, que se transferiu para a Turquia em janeiro. Atualmente, o time turco ocupa a quarta posição do campeonato nacional.

Renovação com o Galo
Ainda de acordo com Assis, Galo e Ronaldinho ainda não conversaram para estender o contrato do jogador por mais uma temporada. Mesmo com o contrato terminando no último dia de 2013, as negociações só devem começar no início do ano.

- Não tem nada ainda com o Atlético-MG. O Kalil está viajando e eu também. A gente combinou de conversar depois do dia 3 de janeiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/12/sem-renovar-com-o-galo-ronaldinho-gaucho-continua-na-mira-do-besiktas.html

Feijão enfrenta Daniel Kosakowski na estreia do Aberto de São Paulo

Adversário do brasileiro, que é cabeça de chave número 7 do torneio, é o americano número 580 do mundo

Por GloboEsporte.com Mogi das Cruzes, SP

João Souza, o Feijão, avança no Aberto de Rio Preto (Foto: Ricardo Boni / Divulgação) 
Feijão estreia no Aberto de São Paulo
(Foto: Ricardo Boni / Divulgação)
 
O tenista de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, João Souza, o Feijão, 140º colocado do ranking da ATP, já sabe qual será adversário de estreia no Aberto de São Paulo, competição disputada no Parque Villa-Lobos.

Cabeça de chave número 7 do torneio, Feijão vai enfrentar na tarde desta segunda-feira o americano Daniel Kosakowski, número 580 do mundo.

- É um jogo muito duro para a estreia. Ele é americano e está acostumado com esse piso, preciso ficar atento e jogar firme. Espero fazer um bom torneio para começar o ano com o pé direito - comentou o brasileiro.

Os dois tenistas já se enfrentaram em 2013 e o mogiano levou a melhor. Pelo Challenger de São Paulo, em abril, Feijão venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/2.

O Aberto de São Paulo, que é disputado no piso duro e tem premiação de US$ 125 mil, além de pontuar no ranking da ATP, começou no último sábado com dois dias de qualifying. E nesta segunda-feira começa a chave principal e vai até o próximo domingo.

No ano passado, Feijão chegou até a semifinal do torneio, quando foi derrotado pelo Rogério Dutra da Silva, o Rogerinho, por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 6/7 e 7/6. A partida durou mais de três horas.
 
 
 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2013/12/feijao-enfrenta-daniel-kosakowski-na-estreia-do-aberto-de-sao-paulo.html

Após ficar afastada, Sharapova vence francesa e calor no WTA de Brisbane

Número quatro do ranking mundial, russa se recupera de lesão no ombro e derrota rival por 2 sets a 1 (6/3 e 6/0), com tranquilidade, nesta segunda-feira, na Austrália

Por Brisbane, Austrália

maria sharapova Brisbane tenis (Foto: Getty Images)Sharapova vibrou a cada ponto em sua estreia pelo WTA de Brisbane, na Austrália (Foto: Getty Images)

Afastada das quadras desde agosto por conta de uma lesão no ombro direito, Maria Sharapova retornou com uma vitória convincente sobre a francesa Caroline Garcia em sua estreia pelo WTA de Brisbane. Nesta segunda-feira, a russa, que ocupa o quarto lugar no ranking mundial, superou o forte calor da cidade australiana e mostrou estar recuperada ao derrotar a adversária por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/0, com um bom volume de jogo. Nos treinos do último domingo, a tenista reclamou da temperatura, que atingiu os 35º C, e colocou até uma bolsa de gelo na cabeça.

Sob a orientação de um novo treinador, o holandês Sven Groenfeld, Sharapova batalhou ponto a ponto na partida de abertura de sua temporada, abusou dos forehands e cravou mais winners do que Garcia, número 74 do mundo. Agressiva, a russa anulou a principal arma da francesa, o saque, com boas devoluções e vibrou a cada conquista. Ela cedeu apenas três games, aplicou um pneu sobre a rival e não mostrou sinais de dor, avançando à segunda rodada em Brisbane, sem dificuldades. 


Dona de quatro títulos de Grand Slams, Sharapova usa o evento como parte de sua preparação para o Aberto da Austrália, que será disputado entre os dias 13 e 26 de janeiro do ano que vem. A próxima adversária da russa será a australiana Ashleigh Barty, que venceu a eslovaca Daniela Hantuchova por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5). A quarta colocada do ranking não competiu entre agosto e outubro deste ano. Em dezembro, ela veio à América do Sul para um jogo de exibição contra a sérvia Ana Ivanovic, mas amargou a derrota. 

Em outro confronto do WTA de Brisbane, a também sérvia Jelena Jankovic derrotou a italiana Francesca Schiavone por 6/2 e 7/6 (8-6) e agora enfrenta a ucraniana Elina Svitolina. Após marcar um duplo 6/2 e despachar a francesa Kristina Mladenovic, a alemã Angelique Kerber terá pela frente a russa Anastasia Pavlyuchenkova, que superou a compatriota Alla Kudryavtseva por 2 a 1 (7/6 (7-4), 4/6 e 6/3).


maria sharapova Brisbane tenis (Foto: Getty Images) 
Número quatro do ranking, a russa venceu a 
francesa Caroline Garcia por 2 sets a 0: 
6/3 e 6/0 (Foto: Getty Images)

Namorado de Sharapova, Dimitrov vence na estreia


Na primeira rodada do ATP 250 de Brisbane,o búlgaro Grigor Dimitrov precisou de apenas uma hora para bater o holandês Robin Haase por a 0, parciais de 6/2 e 6/3. Vice-campeão do torneio, o namorado de Sharapova encara na próxima fase o croata Marin Cilic, que sofreu para vencer o uzbeque Denis Istomin, de virada, por 2 a 1, 6/7 (3-7), 7/6 (7-5) e 6/4. Este será o segundo torneio de Cilic após a sua suspensão por doping - o primeiro foi o Masters 1000 de Paris.

O russo Dmitry Tursunov foi o primeiro cabeça de chave eliminado na Austrália, depois de perder para o americano Sam Querrey por 2 a 0 (6/2 e 6/3), que agora enfrenta o australiano Marinko Matosevic, que passou pelo francês Julien Benneteau em um duelo dramático por 2 a 1, 5/7, 6/4 e 7/6 (7-4). O suíço Roger Federer teve o seu adversário definido. Com a vitória sobre o australiano James Duckworth por 2 a 0 (6/2 e 6/3), o finlandês Jarkko Nieminen assegurou a vaga no jogo contra um dos principais favoritos ao título do torneio. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/apos-quatro-meses-fora-sharapova-supera-francesa-e-calor-em-brisbane.html

Atacado na Corrida de Reis, Kipsang revela preocupação na São Silvestre


dwin Kipsang, que foi agarrado enquanto disputava a tradicional prova de início de ano em Cuiabá, pede que seguranças em São Paulo estejam mais atentos

Por GloboEsporte.com

Uma cena lamentável marcou a última edição da tradicional Corrida de Reis, em Cuiabá (Mato Grosso). O atleta queniano Edwin Kipsang Rotich rumava para a vitória quando subitamente foi agarrado por um homem que passou pelos cordões de isolamento e invadiu a área destinada aos corredores (assista no vídeo acima o momento do ataque).

Mesmo assustado com o ataque inesperado, Kipsang conseguiu se desvencilhar do homem, identificado como Wallace de Sousa Nogueira, e conseguiu vencer a prova. Mas o queniano de 24 anos não quer que a experiência traumática aconteça novamente, desta vez na São Silvestre, nesta terça-feira, nas ruas da capital paulista.

- Eu espero que o que aconteceu não se repita. Eu espero que os policiais estejam mais atentos. Eu estou preocupado com a segurança, porque eu não sei o que pode acontecer. Eu fiquei muito irritado com o que aconteceu e tenho medo que possa acontecer novamente – disse Edwin, em encontro com a imprensa na tarde do último domingo. 


são silvestre  Edwin Kipsang queniano (Foto: Epitácio Pessoa/Agência Estado) 
Kipsang busca o bicampeonato da corrida de 
São Silvestre (Foto: Epitácio 
Pessoa/Agência Estado)


O incidente com Kipsang lembra o episódio com Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona das Olimpíadas de Atenas, em 2004. Mas o brasileiro não teve a mesma sorte do queniano. Enquanto liderava a prova, com chances de faturar uma inédita medalha de ouro, Vanderlei foi agarrado por um fanático religioso irlandês, o ex-sacerdote Cornelius Horan.

Com ajuda de uma pessoa que assistia à corrida, o maratonista conseguiu se soltar e terminou em terceiro lugar, ganhando a medalha de bronze da prova. Depois, o corredor foi agraciado com a medalha Pierre de Coubertin, concedida a atletas que valorizam o esporte mais que do que a própria vitória, um dos prêmios mais nobres concedidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).


A largada da prova masculina de elite está marcada para as 9h, na Avenida Paulista. Vinte minutos antes, saem as mulheres. A TV Globo transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Info PERCURSO SAO SILVESTRE (Foto: Infoesporte) 
Percurso completo dos 15km da São 
Silvestre (Foto: Infoesporte)

Com bandeiras da Ferrari, fãs de Schumacher fazem vigília em hospital

Ex-piloto está internado em estado crítico após acidente enquanto esquiava na França com a família. Alemão conquistou cinco dos sete títulos mundiais italiana na Ferrari

Por Grenoble, França

Michael Schumacher hospital ferrari (Foto: Reuters)Fãs de Schumacher e da Ferrari fazem vigília no hospital em Grenoble (Foto: Reuters)
 
Em estado extremamente crítico desde que foi internado neste domingo após sofrer um grave acidente enquanto esquiava em Méribel, na França, Michael Schumacher vem recebendo apoio de todos os lados. Na manhã desta segunda-feira, fãs do piloto foram até o Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, e além de uma vigília pela saúde do heptacampeão mundial da Fórmula 1, estenderam bandeiras da Ferrari no gramado em frente ao local.

Schumacher fez história na escuderia italiana ao conquistar cinco mundiais da Fórmula 1, de 2000 a 2004. Ele também é o recordista de Grandes Prêmios pela Ferrari, com 180 no total. No time vermelho o alemão conquistou 72 das suas 91 vitórias.  O ex-piloto, que estava com o filho Mick, de 14 anos, no momento do acidente, declarou certa vez que o esporte era uma das maneiras encontradas por ele para curtir a família, já que passava pouco tempo em casa devido às constantes viagens para disputar os GPs de F-1.


Michael Schumacher hospital ferrari (Foto: Reuters) 
Schumacher está em estado grave após acidente 
sofrido neste domingo na França enquanto 
esquiava (Foto: Reuters)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/12/com-bandeiras-da-ferrari-fas-de-schumacher-fazem-vigilia-em-hospital.html

No vácuo dos quenianos, brasileiros querem quebrar tabu na São Silvestre

Mulheres sofrem mais com domínio das africanas: a última vitória brasileira foi de Lucélia Peres, em 2006. No masculino, último vencedor foi Marílson, em 2010

Por São Paulo

Os principais maratonistas da elite brasileira estão confiantes para a disputa da 89ª edição da Corrida de São Silvestre, nesta terça-feira, em São Paulo. Depois da soberania queniana no pódio de 2012, com vitórias de Edwin Kipsang e Maurine Kipchumba – confirmados nesta edição – eles esperam reverter o quadro e levar o Brasil de volta ao primeiro lugar. A maior esperança de vitória brasileira é Giovani dos Santos, quarto lugar na prova do ano passado e atual vencedor da Volta da Pampulha.  A TV Globo transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, a partir das 8h.

O último vencedor brasileiro foi Marílson dos Santos, em 2010. No feminino, o intervalo é maior. As últimas seis provas foram vencidas por cinco maratonistas africanas – quatro do Quênia e uma da Etiópia. É o maior espaço sem vitória de uma atleta brasileira desde que Carmem Oliveira conquistou a primeira, em 1995.


Coletiva Corrida São Silvestre (Foto: Cassio Barco) 
Brasileiros querem acabar com a hegemonia 
dos quenianos (Foto: Cassio Barco)
 
Tatiele Carvalho e Sueli Pereira estão entre as favoritas para quebrar o tabu. A primeira foi a brasileira melhor colocada na São Silvestre do ano passado e não vê as quenianas como invencíveis.

- Não é tão difícil ganhar delas. As brasileiras não têm tido sorte. A gente vem trabalhando e se dedicando para melhorar nosso tempo e, assim, nossa posição. Vamos sair fortes no começo para chegar junto delas e procurar nosso lugar entre as primeiras – explicou Tatiele.

Tudo deve ser definido, como acontece tradicionalmente, na temida subida da Brigadeiro Luis Antônio, nos 3km finais da prova. Damião de Souza, vice-campeão da Volta da Pampulha, vê o trecho final com o mais complicado da São Silvestre e acredita que preparo psicológico também pode ajudar no momento da corrida.


Info PERCURSO SAO SILVESTRE (Foto: Infoesporte) 
(Foto: Infoesporte)

- A gente começa descendo muito e tem de tomar cuidado, porque no final sobe bastante. É uma diferença muito grande e termina complicando. Tem de estar preparado para não deixar a ansiedade dominar e lembrar do que fizemos no treino para chega firme no final e passar.


A 89ª edição da São Silvestre tem início às 6h50, com a largada da prova dos portadores de necessidades especiais. As mulheres largam às 8h40, e os homens, 20 minutos depois. Esta é a segunda vez consecutiva que a prova é realizada no período da manhã, o que é considerando como vantagem por atletas como Tatiele:

- Estamos acostumados a competir de manhã, e isso facilita. É menos desgastante. Você levanta da cama e vai direto para a prova, totalmente relaxada. O foco é só correr.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/12/no-vacuo-dos-quenianos-brasileiros-querem-quebrar-tabu-na-sao-silvestre.html

Retrospectiva 2013: polêmicas vão de doping e lei antigay a críticas no Brasil

Mundo se agita com confissão de Lance Armstrong e flagras de Tyson Gay e Asafa Powell; país vê reclamações de atletas, dispensas no basquete e cortes no Flamengo

Por Rio de Janeiro

Grandes polêmicas cercaram modalidades olímpicas no mundo em 2013. Assuntos como doping e homossexualidade chamaram a atenção por causa de quatro grandes nomes do esporte internacional. O ciclista Lance Armstrong e os medalhistas olímpicos Tyson Gay e Asafa Powell trouxeram à tona a discussão sobre doping. No ciclismo, o então heptacampeão da Volta da França confessou ter se dopado durante a carreira, e, no atletismo, os velocistas americano e jamaicano foram flagrados em exames. Além deles, a russa Yelena Isinbayeva defendeu a lei antigay que o governo russo aprovou neste ano, proibindo a promoção de valores homossexuais entre menores de idade, mas que também tem ligações com o esporte, sobretudo com os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014.

No Brasil, o que mais se ouviu foram críticas. O Flamengo fechou as equipes profissionais de natação, judô e ginástica e, no início do ano, deixou sem clube ícones como Cesar Cielo, Jade Barbosa e os irmãos Diego e Daniele Hypolito. A seleção brasileira masculina de basquete foi para a Copa América, seletiva para o Mundial, e perdeu todas as partidas. O grupo não contava com os jogadores da NBA, que foram crucificados e até culpados pelo vexame na competição. E medalhistas olímpicos como Arthur Zanetti e Robert Scheidt expuseram más condições de treino e das águas da Baía de Guanabara, respectivamente.


01
Lance Armstrong revela doping
O ano de 2013 não poderia ter começado com uma notícia tão bombástica. Ícone do ciclismo mundial, Lance Armstrong era uma fraude. Após sucessivos anos negando ter se dopado durante a carreira, o atleta americano revelou que utilizou substâncias proibidas. A confissão foi feita em janeiro, em entrevista ao programa da apresentadora Oprah Winfrey.

Armstrong perdeu todas as conquistas no ciclismo, inclusive os sete títulos da Volta da França, a mais tradicional volta ciclística do mundo, patrocínios e até a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Banido do esporte, o americano também foi impedido de participar até de uma competição de natação. O máximo que o atleta conseguiu foi prestigiar um evento em Iowa, nos EUA, onde se deparou com uma "onda de hostilidade".


Lance Armstrong e Oprah Winfrey (Foto: AP) 
No programa da Oprah, Armstrong revelou que 
havia se dopado durante a carreira (Foto: AP)


02
Flamengo faz corte em modalidades olímpicas

Na virada de 2012 para 2013, o Flamengo mudou. Saiu a então presidente Patrícia Amorim, entrou Eduardo Bandeira de Mello, e a diretoria que assumiu o comando do clube tentou cortar gastos. Os primeiros alvos foram esportes olímpicos de expressão do clube. A equipe profissional de natação foi desmanchada, e nomes como Cesar Cielo, tricampeão mundial e campeão olímpico dos 50m livre, além de Nicholas Santos, Tales Cerdeira e Joanna Maranhão tiveram que procurar uma nova casa. O mesmo aconteceu com atletas de elite da ginástica e do judô, em março. Jade Barbosa, os irmãos Hypolito, Érika Miranda e Nacif Elias não tiveram os contratos renovados.

Em outubro, porém, o Flamengo anunciou um projeto de captação de recursos via Imposto de Renda que visa financiar as modalidades olímpicas do clube. O foco maior é nas categorias de base, mas a diretoria rubro-negra também pretende, com a iniciativa, retomar as atividades na ginástica adulta.


Jade Barbosa, Diego Hypolito, Daniele Hypolito, coletiva Ginástica Flamengo (Foto: Wagner Meier/Agência Estado) 
Jade, Diego e Daniele foram três dos atletas 
dispensados pelo Flamengo (Foto: 
Wagner Meier/Agência Estado)


03
Zanetti reclama de equipamentos
Era quase inimaginável que Arthur Zanetti surpreenderia o mundo e conquistaria a medalha de ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ninguém, nem mesmo o ginasta e o técnico Marcos Goto, pensaria que, meses depois do feito inédito para o esporte brasileiro, a estrutura de treino do campeão olímpico permaneceria aquém da sua glória. Em abril, em entrevista exclusiva ao Esporte Espetacular, Zanetti e Goto reclamaram abertamente de equipamentos ultrapassados que tinham no SERC Santa Maria, em São Caetano do Sul (SP).

O Comitê Olímpico Brasileiro respondeu no dia seguinte à exibição da reportagem e garantiu já ter negociado o envio da aparelhagem não só para o clube paulista como para outras cinco agremiações. Em menos de uma semana após o desabafo, Zanetti recebeu os equipamentos modernos prometidos e deixou para trás a ideia de defender outro país. Em outubro, com as cores do Brasil, se tornou campeão mundial nas argolas.


 
desabafo 
Após ouro em Londres 2012, Zanetti sofre com 
falta de estrutura
 
resposta 
Comitê Olímpico Brasileiro garante 
apoio a Arthur Zanetti

 
alívio
Equipamentos chegam, e Zanetti e continua 
competindo pelo Brasil


04
doping ataca astros do atletismo

Atletismo Tyson Gay e Asafa Powell (Foto: Getty Images)Asafa Powell e Tyson Gay: astros dos 100m foram pegos no doping em 2013 (Foto: Getty Images)
Um mês antes de o Mundial de atletismo começar em Moscou, em agosto, o americano Tyson Gay e os jamaicanos Asafa Powell, Sherone Simpson e outros três atletas do país caribenho caíram em desgraça. Todos foram pegos no doping, e os medalhistas olímpicos não puderam competir na competição mais importante do ano. Tyson Gay foi flagrado em exame fora de competições. Asafa Powell e os compatriotas tiveram detectada a substância proibida oxilofrina em teste realizado na seletiva jamaicana para o Mundial, em junho.

Por causa do episódio, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) fechou o cerco contra a delegação jamaicana em Moscou. Como parte do sistema de passaporte-biológico, a entidade e a Agência Mundial Antidoping (Wada) realizaram exames pré-competição com todos os atletas do país, inclusive com Usain Bolt - tricampeão mundial e olímpico dos 100m.


05
LEI ANTIGAY NA RÚSSIA

Isinbayeva medalha de ouro Mundial Moscou (Foto: Agência Reuters)Isinbayeva defendeu lei antigay (Foto: Reuters)
Em junho, o governo russo aprovou o que ficou conhecido na imprensa como lei antigay, que proíbe a promoção de valores homossexuais entre menores de idade. A ordem teve ligação direta com a esfera esportiva, já que Sochi organiza, em fevereiro de 2014, os Jogos Olímpicos de Inverno. Qualquer atleta ou torcedor, gay ou defensor dos direitos (incluindo atletas e treinadores) pode ser preso por até 14 dias e, em seguida, expulso do país caso tenha atitude de divulgação de “propaganda homossexual”.

A repercussão foi internacional e Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica e tricampeã mundial do salto com vara, entrou na polêmica. Durante a participação no Mundial de Moscou, em agosto, ela defendeu a lei antigay.

- Eu dou apoio ao nosso governo e ao ministro do esporte. É claro que se promoverem o relacionamento deles (gays) nas ruas ou em outros lugares, eu sou contra. Somos russos e somos totalmente diferentes dos europeus e de povos de outros países. Não gostamos disso, realmente. Mas ninguém precisa boicotar as Olimpíadas de Inverno - disse a atleta russa, defendendo dias depois que houve um mal-entendido sobre suas declarações.


06
Dispensas na copa américa de basquete
Pela primeira vez na história o Brasil corre risco de ficar fora do Mundial de basquete masculino. A seleção não obteve vaga através da Copa América, em Caracas, na Venezuela, e depende de um convite da Federação Internacional de Basquete (Fiba) para disputar a próxima edição da competição, de agosto a setembro de 2014, na Espanha. Porém, foi o modo como a equipe comandada pelo técnico Rubén Magnano começou e terminou a "seletiva" que gerou intensa crítica. Os grandes nomes brasileiros que atuam na NBA pediram dispensa e desfalcaram o grupo que viria a ser derrotado nos únicos quatro jogos que faria em Caracas.


Algumas dispensas foram motivadas por lesões: Nenê, do Washington Wizards, ainda tratava problemas no pé esquerdo e no joelho direito; Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, alegou que continuava cuidando de uma embolia pulmonar; e Leandrinho, ex-Boston Celtics e hoje no Pinheiros, foi à concentração brasileira em Caracas para avisar a Magnano que ainda não havia se recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo. Outras dispensas foram explicadas por questões contratuais: Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, citou uma indefinição acerca do seguro para defender a seleção, devido ao andamento do processo de renovação com a equipe americana; Lucas Bebê defendeu que precisava permanecer nos Estados Unidos para acertar seu futuro após ter sido escolhido pelos Celtics no Draft da NBA; e Vitor Faverani tinha o compromisso de participar de um programa de treinamento, também pelos Celtics, durante o período da competição.

Os jogadores sofreram bastante com as críticas. Nenê e Leandrinho receberam vaias durante o primeiro jogo da NBA no Brasil, entre Washington Wizards e Chicago Bulls, no Rio de Janeiro, válido pela pré-temporada. E Oscar Schmidt, maior ídolo do basquete nacional, lançou palavras duras contra os atletas que pediram dispensa após o desempenho da seleção em Caracas. No calor do momento da eliminação na Copa América, Magnano também culpou em parte os brasileiros da NBA pelo fracasso.


Marcelinho Huertas basquete Brasil Jamaica (Foto: AP) 
Marcelinho Huertas (9), do Barcelona, foi o 
principal jogador da seleção brasileira na Copa 
América (Foto: AP)


07
Velejadores criticam baía de guanabara
A poluição das águas da Baía de Guanabara é um problema que aflige o Rio de Janeiro há décadas. Palco das disputas da vela nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o local sofreu muitas críticas, sobretudo nos últimos meses. Uma reportagem do jornal americano "The Washington Post" apontou um alto risco de doença para os atletas por causa da condição imprópria dos locais de prova na água.

Particularmente sobre a Baía, vários atletas entraram em consenso de que a poluição é um mal. Robert Scheidt já avisou de que não dará tempo para limpar a região até as Olimpíadas, e Jorge Zarif, eleito Atleta do Ano em prêmio do Comitê Olímpico Brasileiro, já declarou já ter se acostumado com a sujeira. Até mesmo atletas estrangeiros reclamaram das águas, como o britânico Ian Baker, que chamou a Baía da Guanabara de esgoto.


Baía de Guanabara sistema de tratamento sanitário (Foto: Ascom ) 
Baía de Guanabara sofre com poluição das 
águas (Foto: Ascom )


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/12/retrospectiva-2013-polemicas-vao-de-doping-e-lei-antigay-criticas-no-brasil.html

Guia de Méribel diz que Schumi foi imprudente ao esquiar fora das pistas

Especialista no local, alemão Thomas Weller explica que o ex-piloto era um 'ótimo esquiador', mas se arriscou demais ao tentar praticar entre as pistas Chamois e Biche

Por Rio de Janeiro

Esqui Thomas Weller (Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller)Thomas Weller esquia em Méribel
(Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller)
 
Sete vezes campeão da Fórmula 1, Michael Schumacher segue em estado crítico após sofrer um grave acidente em uma estação de esqui em Méribel, na França (veja o mapa do local abaixo), neste domingo, às 11h07 locais – 8h07 no horário de Brasília. Enquanto praticava, o alemão colidiu com uma rocha, teve um trauma cerebral e chegou em coma no hospital universitário de Grenoble, onde precisou passar por uma neurocirurgia de emergência. De acordo com a agência de notícias "Bloomberg", o ex-piloto de 44 anos foi resgatado de um local entre duas pistas de esqui alpino, Chamois e Biche, e levado dali às pressas de helicóptero.

Guia e esquiador profissional que trabalha na região, o alemão Thomas Weller explicou que existe uma escala de graus de dificuldade das pistas de Méribel, dividida em cores. As verdes são as mais tranquilas, e Biche está entre elas. Enquanto isso, Chamois é azul e se encontra no nível 2. Ainda há as vermelhas e pretas, as mais perigosas, recomendadas apenas para especialistas. Apesar dos procedimentos de segurança, o esqui alpino é uma modalidade de alto risco. No mesmo fim de semana do acidente de Schumi, por exemplo, segundo a imprensa local, duas pessoas morreram praticando o esporte nos Alpes Franceses, em consequência de avalanches.

Infografico Acidente Esqui Schumacher correto (Foto: arte esporte)I
nfográfico mostra as pistas Chamois e 
Biche e os graus de dificuldade em 
Méribel (Foto: arte esporte)

Para Weller, Schumi estava preparado para as duas pistas, já que é um "ótimo esquiador", segundo ele -  o alemão pratica o esporte desde os tempos de Ferrari, quando costumava participar dos eventos de fim de ano da escuderia em Madonna di Campiglio, nos alpes italianos. O problema é que o heptacampeão mundial da F-1 se arriscou numa área entre Chamois e Biche, uma espécie de "entrepista". Ou seja, uma descida que não é coberta pela companhia de esqui de Méribel. Neste caso, há muitos obstáculos, principalmente pela falta de neve no início de dezembro, que expõe perigos como rochas, árvores e arbustos.

– Chamois e Biche são pistas de azul para vermelha, ou seja, não tão difíceis. Ele estava devidamente preparado, com certeza, e é um ótimo esquiador. Eu nunca esquiei com ele, mas já o vi esquiando. A dificuldade é que ele não esquiou na pista, mas sim fora, numa espécie de "entrepista". Todas as pistas do mapa são cobertas por uma companhia que as limpa, tira as rochas e tudo o mais. Fora delas pode ser muito perigoso. Há pedras, árvores, animais e tudo o mais. Elas não têm neve suficiente, não têm cobertura nessa época do ano, então você corre muito perigo, porque os obstáculos ficam descobertos. Muitos esquiadores caem. Quanto mais neve, melhor, pois há menos perigo – explicou Weller ao GloboEsporte.com.

Esqui Thomas Weller (Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller) 
Thomas Weller esquia nos Alpes Franceses 
(Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller)


Alemão como o ex-piloto da F-1, Weller começou a esquiar aos seis anos de idade, depois que o seu avô lhe deu de presente o primeiro par de esquis. Como começou bem cedo e treinou muito em seu país, ele competiu nacionalmente quando era adolescente e também deu aulas da modalidade. O guia mora em Méribel desde 1986, ou seja, conhece muito bem a área. Por isso, para ele, Schumacher se arriscou demasiadamente na área entre Chamois e Biche.

– É uma tragédia que ninguém poderia prever, mas todo mundo que está indo esquiar fora de pista está se arriscando, ainda mais se não é um profissional. Ele é um ótimo esquiador, mas não é um profissional. Para todo turista, e o Schumacher (mesmo possuindo um chalé em Méribel) é um turista neste caso. É perigoso demais esquiar nas "entrepistas" – garantiu o alemão.

Mapa Acidente Schumacher (Foto: Editoria de Arte) 
Mapa mostra o local do acidente de Michael 
Schumacher (Foto: Editoria de Arte)

De acordo com a rádio francesa "RMC", o heptacampeão foi socorrido consciente. Méribel, nos Alpes Franceses (sudeste do País), comporta mais de 70 pistas de esqui e recebeu em fevereiro de 2013 uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino. O local do acidente fica a 1.450m de altitude, subindo até 2.952m em seu ponto mais alto, onde se liga com a região de Les Trois Vallées.

michael schumacher esqui WROOM F1 ferrari 2008 (Foto: Agência Getty Images) 
Michael Schumacher pratica o esqui alpino desde os 
tempos de Ferrari (Foto: Agência Getty Images)


'Viciado em velocidade'
A modalidade de esqui alpino é um dos hobbies favoritos de Schumacher desde os tempos em que competia pela Ferrari, equipe que tradicionalmente faz suas apresentações de pré-temporada na estação italiana de Madonna di Campiglio. O ex-piloto, que estava com o filho Mick no momento do acidente, declarou certa vez que o esporte era uma das maneiras encontradas por ele para curtir a família, já que passava pouco tempo em casa devido às constantes viagens para disputar os GPs de F-1.

Schumacher superbike (Foto: Reprodução/Twitter Circuito de Valência)Schumacher já se aventurou em corridas de Superbike (Foto: Reprodução/Twitter Circuito de Valência)
 
O alemão, que na próxima sexta-feira (dia 3) completará 45 anos, é o piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1 em números totais, com 91 vitórias, 155 pódios, 68 poles e 77 voltas mais rápidas. Em 19 temporadas, ele conquistou dois títulos pela Benetton (1994 e 1995) e cinco pela Ferrari (de 2000 a 2004). Após a primeira aposentadoria ao fim de 2006, o piloto retornou à F-1 em 2010 pela Mercedes, mas em três temporadas só subiu ao pódio uma vez, com um terceiro lugar, sendo amplamente batido pelo seu companheiro Nico Rosberg no Mundial de Pilotos.

Como todo piloto de seu nível, Schumacher é considerado um “viciado em velocidade”. Quando se retirou da F-1 ao fim de 2006, às vésperas de completar 38 anos, ele se aventurou em corridas do moto num torneio alemão de Superbike. Correndo sobre duas rodas, o alemão sofreu três grandes quedas. Uma delas com maior gravidade, causando uma lesão no ombro e no pescoço, o que o impediu de substituir Felipe Massa na Ferrari quando o brasileiro sofreu o acidente nos treinos para o GP da Hungria em 2009.

Michael Schumacher é apaixonado por cavalos. Ele participa de eventos e tem um estábulo em casa (Foto: Divulgação) 
Michael Schumacher é apaixonado por cavalos. Ele 
participa de eventos e tem um estábulo em casa 
(Foto: Divulgação)

No primeiro ano de sua aposentadoria definitiva da Fórmula 1, o alemão intensificou as atividades para manter sua adrenalina em alta, mesmo longe das pistas. Nos Estados Unidos, ingressou em competições de adestramento de cavalos – uma das paixões de sua esposa, Corinna, que mantém um estábulo na ampla residência da família. Já em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Schumi encontrou na semana passada o brasileiro Luigi Cani, referência mundial no wingsuit, antes de uma série de saltos em paraquedas de alta performance. Afastado das competições com carros, ele mantém a forma e os reflexos em dia andando de kart na Alemanha e em outras pistas da Europa.

Estação de Esqui de Méribel frança (Foto: Divulgação) 
Estação de esqui de Méribel, na França 
(Foto: Divulgação)


FONTE: