domingo, 29 de dezembro de 2013

Jayme aprova chegada de Everton: 'Fez um campeonato fantástico'

Treinador Rubro-Negro elogia contratação do meia do Atlético-PR, que retorna ao Flamengo após quatro anos, e diz que reforços não param por aí

Por Rio de Janeiro


O Flamengo fechou a contratação do meia Everton, um dos destaques da temporada do Atlético-PR, 3º colocado no Campeonato Brasileiro e vice-campeão da Copa do Brasil. Jayme de Almeida, técnico do clube carioca, aprovou o reforço.

- O Everton foi um atleta que observamos no Brasileiro, fez um campeonato fantástico, é um reforço com certeza para a gente. E a gente espera conseguir mais alguns nomes e fazer um 2014 bem forte e que o Flamengo possa disputar as competições com dignidade – falou Jayme, que participou do Jogo das Estrelas, atuando ao lado de Zico.


Everton jogo Atletico-PR (Foto: Vipcomm) 
Everton foi um dos destaques do Atlético-PR no 
Brasileirão e na Copa do Brasil (Foto: Vipcomm)
 
Everton volta ao Flamengo quatro anos após ter saído do time. Campeão brasileiro em 2009, o meia teve 80% dos direitos econômicos vendidos ao Tigres, do México no início de 2010 por cerca de R$ 10 milhões. O vínculo com os mexicanos ia até a metade de 2015 e uma transação estava avaliada em torno de R$ 4,8 milhões.
 

Desde que deixou o Flamengo, o atleta defendeu ainda o Botafogo e o Samsung Bluewings, da Coreia do Sul, antes de chegar ao Furacão. Em Curitiba, reencontrou o bom futebol do início da carreira no Paraná Clube. Mas segundo Jayme, a torcida pode esperar mais novidades em breve.

- A diretoria está trabalhando e, se Deus quiser, vem mais coisa aí – finalizou o treinador rubro-negro.


Em 2014, o Flamengo, além do Estadual, da Copa do Brasil e do Brasileiro, vai disputar a Taça Libertadores.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/jogos-festivos/noticia/2013/12/jayme-aprova-chegada-de-everton-fez-um-campeonato-fantastico.html

Conca volta ao Maracanã e sofre com os rubro-negros: 'Segunda Divisão'

No Jogo das Estrelas, argentino do Fluminense ouve provocação de torcedores do Flamengo sobre polêmica do rebaixamento do Fluminense

Por Rio de Janeiro


Uma semana depois de jogar pela última vez pelo Guangzhou Evergrande, no duelo contra o Atlético-MG, pelo Mundial de Clubes, o argentino Conca reencontrou o Maracanã neste sábado, convidado por Zico para atuar no Jogo das Estrelas. E o reencontro com a torcida brasileira não foi dos mais amistosos para o principal reforço do Fluminense para a temporada 2014. Em um estádio dominado por torcedores do Flamengo, o meia, assim que tocou na bola, teve que ouvir o coro de "ão, ão, ão, Segunda Divisão".

Jogo das Estrelas - Conca (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo) 
Conca (à direta) e Renato Gaúcho (centro) 
no Jogodas Estrelas (Foto:Cezar 
Loureiro/Agência O Globo)
 
Uma provocação dos rubro-negros ao jogador do Tricolor carioca, que só não vai disputar a Série B graças à punição da Portuguesa, que perdeu quatro pontos no STJD pela escalação do meia Héverton na partida contra o Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Outro tricolor também sofreu com os torcedores do Flamengo neste sábado no Maracanã. Novo treinador do Fluminense, Renato Gaúcho também foi perseguido pelas vaias.

Minas monta 'muralha', faz 10 pontos de bloqueio e supera o São Bernard

Jogando fora de casa, equipe do levantador Marcelinho volta a se destacar em fundamento e arranca vitória tranquila por 3 sets a 0 na despedida de 2013

Por São Bernardo, SP

Dono do melhor bloqueio da Superliga masculina 2013/2014 até agora, o Minas montou novamente a sua muralha neste domingo e se despediu de 2013 com mais uma vitória, na segunda rodada do returno. Com 10 pontos só neste fundamento contra nenhum do São Bernardo, os mineiros venceram o time da casa, por 3 sets a 0, com parciais de 21/16, 26/24 e 21/19, em 1h35m de jogo, em São Paulo. (confira no vídeo acima os pontos finais da partida).

Quinto colocado na classificação geral da competição, o Minas alcançou sua terceira vitória seguida. Já o São Bernardo segue em má fase na disputa. Esta foi a quarta derrota seguida da equipe, que ocupa a oitava colocação na tabela, a última classificatória para os playoffs. O Sesi-SP segue no topo da lista.

leozão São Bernardo Vôlei e Vivo/Minas Superliga (Foto: July Stanzioni / SM Press) 
Minas se destaca mais uma vez nos bloqueios e 
garante a vitória na Superliga 
(Foto: July Stanzioni / SM Press)

A equipe mineira já começou a partida melhor. Com tranquilidade, abriu logo 3/0 no placar.             Os ataques de Franco e as bolas de velocidade do levantador Marcelinho para Henrique funcionaram, e o Minas aumentou a vantagem para 10/4. Em seguida, porém, os visitantes cometeram alguns erros, e o São Bernardo aproveitou para crescer no jogo, encostando em 11/9. Depois do susto, o melhor bloqueio da Superliga masculina fez a diferença. Com 21/16, a equipe do técnico Eduardo Dileo garantiu 1 a 0 no duelo.

No segundo set, o confronto ficou equilibrado. As duas equipes se revezaram na liderança do placar até que o oposto Luizinho comandou a boa fase do São Bernardo. Forçando no saque, o levantador Ricardo também deu sua contribuição para a equipe abrir vantagem em 14/10. Em um momento difícil na partida, o bloqueio impecável do Minas voltou a salvar o time. Com Pedrinho brilhando pelos donos da casa e Maurício pelos visitantes, a partida foi disputada ponta a ponto até o fim. A vitória veio para o Minas, em 26/24, após um erro de ataque dos rivais.

Embalado pela reação e vitória na parcial anterior, Minas começou o terceiro set superior. Liderado pelo oposto Leozão, o São Bernardo, porém, não deixou os rivais se afastarem muito no placar. O jogo seguiu equilibrado, com os dois times desperdiçando muitos pontos com erros de saque. Quando o time mineiro conseguiu abrir três pontos, os rivais correram atrás de novo e deixaram tudo igual em 18/18. No momento decisivo, no entanto, mais uma vez a equipe do experiente levantador Marcelinho foi superior, fechando o set em 21/19 e a partida em 3 a 0.

São Bernardo Vôlei e Vivo/Minas Superliga (Foto: July Stanzioni / SM Press) 
Equipe mineira mostra superioridade e se 
despede de 2013 com mais uma vitória (
Foto: July Stanzioni / SM Press)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/minas-monta-muralha-faz-10-pontos-de-bloqueio-e-supera-o-sao-bernardo.html

Lesão no ombro tira Wozniacki do WTA de Brisbane: 'Decepcionante'

Acho que a decisão certa para mim é me retirar', pondera a dinamarquesa

Por Brisbane

Tênis Wozniacki (Foto: Agência AP)Wozniacki está fora de Brisbane (Foto: Agência AP)
 
Caroline Wozniacki teve de adiar sua estreia na temporada de 2014. A dinamarquesa, que estava inscrita para disputar o WTA de Brisbane a partir da próxima segunda-feira, desistiu de participar da competição. O motivo para a decisão é uma lesão no ombro direito. 

A tenista número 10 do mundo sentiu dores no ombro direito durante treinos de preparação para a competição em Brisbane. Já pensando em se poupar para o WTA de Sydney, que será disputado uma semana antes do Aberto da Austrália, Wozniacki acabou optando em desistir do torneio de Brisbane. 

- Acho que a decisão certa para mim é me retirar. É óbvio que é muito decepcionante, porque eu realmente estava ansiosa para jogar aqui e começar o ano aqui. Sinto que o mais importante é realmente estar 100% e ter a certeza de que a lesão não vai piorar - explicou.

A dinamarquesa, porém, ressaltou que sua lesão não é grave. Nos próximos dias, a tenista vai fazer fisioterapia e massagens para tentar aliviar a tensão nos ombros e nas costas. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/lesao-no-ombro-tira-wozniacki-do-wta-de-brisbane-decepcionante.html

Massa torce por melhora de Schumi: 'Rezando para Deus te proteger, irmão'

Brasileiro manda mensagem de apoio ao heptacampeão mundial, que sofreu grave acidente de esqui neste domingo. Os dois foram parceiros na Ferrari em 2006

Por Rio de Janeiro

Internado após um grave acidente de esqui neste domingo, Michael Schumacher já começa a receber mensagens de apoio de pessoas próximas. Um dos primeiros a se manifestar foi Felipe Massa, que foi parceiro do alemão na Ferrari em 2006. Se referindo ao ex-piloto alemão como "irmão", o brasileiro afirmou que está rezando pela recuperação do sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, que está em estado crítico.

- Estou rezando para Deus te proteger, irmão!! E que você tenha uma rápida recuperação, Michael - escreveu o piloto brasileiro, em uma postagem na sua conta no Instagram.

Reprodução Twitter Felipe massa manda mensagem para Schumacher (Foto: Reprodução / Twitter) 
Por meio do Instagram, Massa manda 
mensagem de apoio para Schumacher 
(Foto: Reprodução / Twitter)

Alguns minutos depois do acidente, a única pessoa a se pronunciar oficialmente havia sido o chefe da estação de esqui onde ocorreu a queda, que contou a respeito dos procedimentos de primeiros socorros ao ex-piloto.

A partir do momento em que o jornal francês "Le Dauphiné Liberé" publicou que o traumatismo sofrido por Schumacher poderia ser fatal, mais pilotos, como Giancarlo Fisichella, escreveram nas redes sociais e deram apoio ao heptacampeão mundial. À noite, a assessoria do piloto informou, em nota oficial, que o alemão "sofria de um traumatismo craniano grave, com coma, o que exigiu intervenção neurocirúrgica imediatamente. Ele permanece em uma situação crítica".

- Eu te conheço, Michael. Você é o cara. Essa é a corrida mais difícil, mas tenho certeza de que você vai ganhar de novo - afirmou Giancarlo Fisichella.

Outros nomes da principal categoria do automobilismo também mandaram forças para Schumacher.

- Todos os nossos pensamentos para Schumi e sua família! Espero que você se recupere logo - desejou Grosjean.

- Desejando tudo de melhor para Michael. Espero que tudo fique bem - disse Jean-Eric Vergne.
- Espero que Michael Schumacher se recupere logo! Tudo de melhor para ele e sua família - disse Adrian Sutil.

Saiba mais sobre o episódio

O acidente aconteceu em Méribel, na França. Schumi teve um trauma ao bater a cabeça em uma pedra, mas não corre risco de morte graças ao capacete que usava no momento do choque. O ex-piloto alemão foi levado de helicóptero ao hospital Moutier, a 17km dali, menos de dez minutos após a queda. Logo depois, foi removido a outro hospital, em Grenoble, para exames mais detalhados. Ainda não se sabe exatamente a gravidade da lesão.

De acordo com a rádio local "RMC", o heptacampeão foi socorrido consciente. Méribel, nos Alpes Franceses (sudeste do País), comporta mais de 70 pistas de esqui e recebeu em fevereiro de 2013 uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino. O local do acidente fica a 1.450m de altitude, subindo até 2.952m em seu ponto mais alto, onde se liga com a região de Les Trois Vallées.


FONTE:
ttp://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/12/massa-torce-por-melhora-de-schumi-rezando-para-deus-te-proteger-irmao.html

De Zé Mário a 'Special One': trajetória de Mourinho tem pai como espelho

Amigo da família do treinador do Chelsea conta como o menino 'dono da bola' fracassou como jogador, mas, pela capacidade de observação, chegou ao sucesso

Por Claudia GarciaSetúbal, Portugal


Como no Brasil, em Portugal, quase todos os garotos sonham ser jogadores de futebol. Uma porcentagem menor escolhe outros esportes, mas é difícil encontrar um menino que pensa em se tornar treinador. Com José Mourinho não foi diferente. O "Special One" cresceu sonhando com a carreira dentro de campo. Mas, ao contrário da maioria, mudou de ideia bem cedo.

Mou viu que seu potencial não iria render muito e sua vontade de vencer no esporte o levou a batalhar por uma carreira como treinador. A reportagem do GloboEsporte.com esteve em Setúbal, cidade natal do "Special One", e descobriu como é que, ainda menino, o luso desenvolveu as suas qualidades de técnico.

Mourinho comanda o Chelsea neste domingo contra o Liverpool, às 14h, pelo Inglês, com Tempo Real no GloboEsporte.com

Tudo começou com a ambição de vencer de José Mourinho, que na cidade era conhecido como Zé Mário. O menino era filho do ex-goleiro e treinador do Vitória de Setúbal, Sr. Mourinho Félix. Morava num dos melhores bairros da cidade e no colégio fazia parte da "turma dos mauricinhos". Era quem levava a bola para o futebol. E tinha sempre a melhor delas, dizem os ex-colegas. Ainda criança, já recorria a uma estratégia polêmica para evitar as derrotas.

- Já em pequeno, ele não gostava de perder. O Zé Mário sempre tinha a bola de futebol melhor, e nós jogávamos com a bola dele. Mas quando o time estava perdendo por dois, três gols de diferença, ele agarrava na bola e dizia que tinha de sair porque a mãe o estava chamando. Só ele é que ouvia a mãe, mais ninguém ouvia, e depois escapava com a bola. Ele sempre arrumava uma desculpa para sair do jogo quando estava perdendo - conta Jorge Severino, de 52 anos, que estudou com o agora treinador do Chelsea no colégio.

FRACASSO COM A BOLA NOS PÉS

Foi no principal clube da cidade, o Vitória de Setúbal, que José Mourinho deu os primeiros chutes na bola, sem muito sucesso. Aos cinco anos, Zé Mário acompanhava o pai, que era o goleiro, para os treinos. O ex-meia do Sporting, Vitória de Setúbal e Leiria, Fernando Tomé, é um dos melhores amigos de Mourinho Félix, com quem dividiu o vestiário primeiro como jogador e depois sob as orientações técnicas. Ainda hoje, tem contato com a família e recorda as primeiras vezes que viu o pequeno Zé Mário nos treinos do Setúbal.


- Com 4, 5 anos de idade ele já vinha para aqui brincar com a bola, e nós (jogadores) gostávamos dele. Ele frequentava o vestiário e era o menino querido. Alguns anos mais tarde, o pai Mourinho foi meu treinador no União de Leiria, aí o Zé Mário já estava com 15, e demonstrava uma grande capacidade de observação. Analisava o jogo e relatava ao pai tudo o que tinha se passado em campo. Eu sempre voltava com os dois, de carro, para Setúbal, e aquele garoto era impressionante, ele sabia tudo sobre o nosso time e sobre os nossos adversários. Até o pai ficava surpreendido com ele - conta Fernando Tomé, durante entrevista no estádio do Bonfim, casa do clube de Setúbal.
 féliz mourinho goleiro Vitória Setúbal (Foto: Arquivo Pessoal) 
Félix Mourinho, goleiro do Vitória de 
Setúbal: pai é espelho para a carreira do 
treinador (Foto: Arquivo Pessoal)

O garoto Zé Mário não gostava de perder, mas com a bola nos pés nunca alcançou muitos sucessos. Por isso, desde cedo, mostrou interesse pela carreira de técnico. Começou por ser um fiel observador do pai, que treinou alguns times portugueses, como Belenenses, Leiria, Rio Ave e Setúbal.

- O Zé Mário nunca foi um jogador top. Mas, em qualquer torneio em que participava, fosse de futebol, futsal, ele não gostava de perder, e transmitia esse espírito a todos os colegas do time. Nas férias do colégio, ele vinha para Leiria com o pai (temporada 78/79). Chegava, pousava a mala, e o pai nunca mais o via. O Zé Mário passava o tempo inteiro com os jogadores, era impressionante.

Ele almoçava com os jogadores, brincava com os jogadores, conversava com todos. Foi aí que ele começou a conhecer de perto o que é ser jogador de futebol. Ele entendeu isso muito bem - explica Tomé, que nessa temporada representou o União de Leiria que ascendeu à primeira divisão portuguesa sob comando de Félix Mourinho.

O Zé Mário é filho de um jogador e treinador e de uma professora. Mas o pai era mais comedido do que ele, a mãe dona Julia é uma senhora de pulso. Acho que ele saiu mais à mãe
Fernando Tomé, amigo da família Mourinho
Desde a temporada no Leiria que Mou nunca mais largou o pai. O garoto ia crescendo, e seus conselhos se tornavam cada vez mais úteis para o Sr. Félix, que precisava mais de Mourinho no banco que no gramado. Nos anos de 81 e 82, o "Special One" fazia parte do elenco do Rio Ave e depois do Belenenses, mas sobretudo foi assistente técnico do seu pai.

Felix Mourinho teve carreira bem diferente do filho: foram 11 clubes em 20 anos e quatro títulos conquistados - três da segunda divisão e um da terceira. As mudanças de clubes, os fracassos e os gastos do pai despertaram em José Mourinho o caráter e a personalidade forte que demonstra no futebol.

- O Zé Mário é filho de um jogador e treinador e de uma professora. Mas o pai era mais comedido do que ele, a mãe dona Julia é uma senhora de pulso. Acho que ele saiu mais à mãe. Mas foi fundamental o espelho do pai, que sofreu na pele alguns dissabores normais da carreira de treinador, algumas saídas de clubes, e o Zé Mário aprendeu o que deveria fazer para evitar essas situações e como reagir caso lhe acontecesse o mesmo no futuro - descreve Tomé.

SALTO DE LIBERDADE

josé mourinho treinador dos juniores do Setúbal (Foto: Arquivo Pessoal)Reportagem de jornal luso da década de 1980 com José Mourinho como treinador dos juniores do Vitória de Setúbal (Foto: 
Arquivo Pessoal)
 
Mou continuou por algum tempo ligado à carreira do pai como observador, mas resolveu engrenar nos estudos e apostar na carreira de treinador de futebol. Após a graduação em Educação Física, o "Special One" iniciou o curso de técnico, que conjugou com a carreira de professor durante alguns anos. O primeiro emprego foi nos juvenis do Vitória de Setúbal, em 1987. Desde então, nunca mais parou. Foram quatro anos como assistente no Estrela da Amadora até iniciar como tradutor de Bobby Robson, no Sporting. No Porto, ao lado do britânico, Mou conquistou a vaga de assistente, que manteve no Barcelona.

Foram muitos anos como observador, tradutor e assistente até que Mou se lançasse sozinho. Foi em 2000, no Benfica. O resto da carreira, já é conhecida e tem um saldo de 20 troféus em 13 anos. São títulos atrás de títulos, e tantas polêmicas pelo meio, sobretudo com jornalistas, mas também com alguns jogadores. Esse lado mais irreverente de José Mourinho faz parte da personalidade que ele próprio construiu para vencer no futebol, dizem os mais próximos. Do outro lado, está uma pessoa totalmente diferente, garante o amigo Tomé.

- Para mim, continua sendo o mesmo Zé Mário de sempre. Nós nos vemos várias vezes quando ele vem para Setúbal e falamos de tudo. Nas férias, ele não gosta de conversar sobre futebol. Mas é o mesmo menino de sempre, simpático, faz todo mundo rir. Mas quando chega ao futebol muda.
 Ninguém falou para ele ser assim, é dele próprio. E posso garantir que não é arrogante.

josé mourinho criança (Foto: Arquivo Pessoal) 
José Mourinho no vestiário do Vitória de 
Setúbal: proximidade para conhecer 
rotina dos jogadores (Foto: Arquivo Pessoal)

TENSÃO NOS JOGOS DE MOU

josé mourinho ao lado do pai (Foto: Arquivo Pessoal)José Mourinho ao lado do pai: auxiliar técnico do Sr. Félix (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Consagrado no mundo do futebol, em Setúbal, José Mourinho deixou de ser o Zé Mário, filho do goleiro, Félix Mourinho. Os papeis se inverteram, e agora é o pai que é reconhecido pelo filho. Félix foi até convocado para representar a seleção de Portugal em 1972, na Copa da Independência do Brasil. Mas a popularidade do filho atingiu uma dimensão que nem ele mesmo esperava.

O pai de Mourinho mora num apartamento do lado do estádio do Setúbal, mas não quis falar com a reportagem. Todos os dias, o Sr. Felix toma café e lê os jornais no estádio do Bonfim, e o amigo Tomé conta que os dias em que os times do filho entram em campo são tensos.

- Quando o Zé Mário treinava o Porto, ele passou mal em um jogo que o Porto perdeu no campeonato. A partir daí, nunca mais assistiu aos jogos decisivos do filho. Algumas vezes, ele vai a Londres, até ao estádio, mas evita aqueles encontros determinantes. Ele sai de casa e fica cronometrando os minutos do jogo, dá um passeio e depois regressa quando já terminou. A mãe assiste a tudo, essa não passa mal, não perde nada - revela Tomé.

Se do pai, Mou seguiu os passos de treinador, foi da mãe que "Special One" puxou o caráter forte e destemido.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/12/de-ze-mario-special-one-trajetoria-de-mourinho-tem-pai-como-espelho.html

Anderson sofre fratura chocante em chute, e Weidman mantém cinturão

Brasileiro acerta rival com a perna esquerda, desaba no ato do golpe e sai de maca do octógono. Campeão é declarado vencedor por nocaute técnico

Por Direto de Las Vegas, EUA


Um fim totalmente imprevisível e dramático na luta mais esperada do ano fez Anderson Silva continuar sem o cinturão do UFC. O brasileiro sofreu uma fratura chocante na perna esquerda ao aplicar um chute em Chris Weidman no segundo round, foi ao chão na sequência e não pôde prosseguir no duelo. Sentindo muita dor, ele deixou o octógono de maca, com a perna imobilizada e foi direto para o hospital. O público que compareceu ao MGM Grand Garden Arena na noite deste sábado em Las Vegas (EUA) - madrugada de domingo no Brasil - demorou a entender o que havia acontecido e saiu da arena atônito. Declarado vencedor por nocaute técnico devido à lesão do oponente, Weidman manteve o título peso-médio (até 84kg) da organização. O americano, por sinal, estava bem até aquele momento e havia sido bem superior no primeiro assalto.

Anderson Silva lesão UFC Las Begas (Foto: Reuters) 
Anderson Silva fratura a perna esquerda após 
chute baixo em Chris Weidman (Foto: Reuters)
 
O episósio é um duro golpe para Anderson, que diferentemente do primeiro encontro, quando foi de fato nocauteado por Weidman após fingir que havia sido atingido, estava lutando de forma séria e sem fazer provocações. Foi a sexta derrota na carreira do atleta de 38 anos num total de 39 combates. Já Weidman, de 29 anos, aumentou seu cartel invicto para 11 triunfos.

IMAGENS: Veja a sequência da fratura de Anderson Silva

O foco de Anderson era total desde o início. Ele parou na saída do vestiário, agachou-se e refletiu.

Depois de muitos segundos, levantou-se e seguiu o caminho. A caminhada em frente ao público até o octógono teve aplausos e incentivos. Nenhum sorriso. As luzes se apagaram, e foi a vez de Weidman entrar. O americano carregou consigo a bandeira dos EUA e contou com um misto de aplausos e vaias. Era chegada a hora do combate, e a voz de Bruce Buffer deu o tom do momento.

Anderson Silva e Chris Weidman luta UFC Las Vegas (Foto: AP) 
Anderson Silva se contorce de dor após 
sofrer a fratura na perna esquerda 
(Foto: AP)
 
A luta começou com Weidman tentando achar a distância e botando para baixo no single leg. 

Anderson se levantou rapidamente e ficou com as costas na grade, pressionado pelo rival. Os dois trocaram joelhadas no corpo, e Weidman acertou o rosto do Spider com uma bomba. O brasileiro sentiu, desequilibrou-se e caiu. O campeão aplicou boa sequência, mas foi travado. Por cima, Weidman soltou cotoveladas, mas também levou alguns socos de Anderson, que estava por baixo e golpeou com menos potência. Nesse momento, os fãs brasileiros e americanos faziam um duelo de gritos reverenciando seus países. Weidman ainda acertou uma cotovelada fortíssima no rosto do rival no fim.

No segundo round, ambos se defenderam bem nos primeiros ataques em pé. Weidman jogou um chute no corpo do adversário, e foi aí que o inesperado aconteceu. O Spider acertou um chute na perna do campeão e sofreu uma fratura chocante no ato do golpe. No chão, ele gritou, e o árbitro deu fim à luta quando o relógio marcava 1m16s. Anderson foi levado direto para o hospital para passar por uma cirurgia no local.

Anderson Silva e Chris Weidman luta UFC Las Vegas (Foto: Getty Images) 
Chris Weidman festeja a vitória enquanto 
Anderson Silva se contorce de dor 
(Foto: Getty Images)
 




rimeiro de tudo, gostaria de dizer que não importava o que acontecesse hoje, ele ainda é o melhor de todos os tempos. Ele merece muito que Deus o abençoe. Eu esperava que ele viesse chutar forte, e esses chutes machucam muito mesmo. Não gostaria que ele se machucasse dessa maneira, mas isso é parte do esporte. A defesa desse chute é uma das coisas que eu vinha trabalhando no meu treino, mas é claro que não era o meu objetivo quebrar a sua perna. Agora quero relaxar um pouco, mas é claro que a luta contra Vitor Belfort será um grande combate .Info FRATURA E CIRURGIA de Anderson Silva - 2 (Foto: Infoesporte)

Errata: Diferentemente do que foi publicado num primeiro momento, a lesão de Anderson Silva não foi fratura exposta. O equívoco foi corrigido pouco depois da publicação da matéria. 

Banner UFC Combate (Foto: Combate)

 
 

Brasil na Europa: A fábrica Shakhtar, o clube apaixonado por brasileiros

Maior time da Ucrânia muda política de contratações, abre espaço para jogadores canarinhos e cresce no cenário do futebol europeu: 'Tem que jogar bonito'

Por Donetsk, Ucrânia

Foi com a Seleção de 70 o primeiro contato. Pelé, Tostão, Jairzinho, Rivelino e cia encantaram os torcedores, e os rivais também. Na época capitão da Romênia, Mircea Lucescu começou, ali, a admirar e respeitar o futebol brasileiro. Hoje treinador do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ele procura transmitir ao seu time o estilo brasileiro de se comportar dentro de campo. Lá, é proibido jogar feio. A receita é simples: tem que ter bom futebol.

- Para jogar aqui, é muito importante jogar bonito. Se não, não pode jogar - afirmou Lucescu.

O Shakhtar, hoje, é o maior time da Ucrânia e conta com um total de 11 brasileiros: Ismaily, Fernando, Fred, Bernard, Douglas Costa, Alex Teixeira, Ilsinho, Wellington Nem, Luiz Adriano, Eduardo da Silva e Taison. Todos eles têm, e tiveram, papel importante na construção da nova identidade do clube, representada pelo futebol ofensivo e vitorioso.

Clube que carimbou seu crescimento nos anos 2000, com a ajuda do multibilionário ucraniano Rinat Akhmetov, que assumiu a presidência em 1996. Nos últimos 13 anos, foram oito títulos nacionais, sendo os quatro últimos de forma consecutiva. Na Liga dos Campeões, em 2011, o time chegou às quartas de final, mas acabou eliminado pelo Barcelona.


Fernando, Bernard, Taison e Fred Shakhtar (Foto: Divulgação pessoal) 
Fernando, Bernard, Taison e Fred. Um 
pouquinho de verde no azul e amarelo 
da Ucrânia (Foto: Divulgação pessoal)

- Aqui você é até mal acostumado de tão boa que é a estrutura para trabalhar. Você tem uma cozinha no clube que é praticamente 24 horas, você tem as acomodações aqui do centro de treinamento, de hotel cinco estrelas, praticamente. Bar, garçom, para lá e para cá, então você se sente em casa - disse Antônio Carlos Zago, auxiliar técnico do clube.

O Shakhtar passou a ser conhecido mundialmente com histórias, muitas vezes, escritas em português. Em 2002, o primeiro brasileiro, o atacante Brandão, chegava do São Caetano. Depois dele, já foram 24. Entre eles, Fernandinho, eleito o melhor jogador estrangeiro da história do Shakhtar, e Jadson, que virou ídolo da torcida ao fazer o gol do título mais importante do clube, o da Copa da Uefa de 2009. 

Todos esses momentos também foram construídos com dinheiro. Muito dinheiro. Só as quatro contratações de brasileiros em 2013 custaram aos cofres do clube R$ 177 milhões. Wellington Nem deixou o Fluminense por R$ 25 milhões, o atacante Fred saiu do internacional por R$ 43 milhões, o volante Fernando trocou o Grêmio pelo Shakhtar por R$ 32 milhões, e o meia Bernard assinou contrato após ser envolvido em negociação de 77 milhões de reais.

- (O presidente) gosta de gastar, né! Ele gosta de gastar, mas a qualidade do time ele vê que é muito boa - afirmou o atacante Taison.


Taison e Wellington Nem bigode (Foto: Reprodução / Instagram) 
Taison e Wellington Nem fazem parte do elenco 
do clube ucraniano (Foto: 
Reprodução / Instagram)

A chegada de tantos brasileiros nos últimos anos se deve a Lucescu, comandante da equipe desde 2004. O treinador transformou a admiração pelo futebol brasileiro, adquirida na Copa de 70, em combustível para montar uma equipe quase toda em verde e amarela.

- Eu conhecia o futebol brasileiro, o Brasil, e queria fazer um grupo de jogadores brasileiros que poderia dar espetáculo com muito talento. E eu sabia que os jogadores já confirmados de 27, 28 anos, não queriam jogar no leste europeu. Todos queriam jogar na Espanha, França... Para isso, a única possibilidade era transferir jogadores jovens - contou Lucescu.


Bernard comemoração Shakhtar (Foto: Divulgação / Site Oficial)Bernard sofre com o frio, mas procura se adaptar à nova rotina (Foto: Divulgação / Site Oficial)
Em campo o entrosamento é facilitado, o que ajuda na adaptação dos novos atletas do clube. Bernard olha para um lado, vê Taison, olha para o outro, vê Luiz Adriano, o maior artilheiro estrangeiro do  Shakhtar, com 93 gols. Entre os principais destaques do time, Douglas Costa, ex-Grêmio, e Alex Teixeira, ex-Vasco impulsionam o ritmo brasileiro do meio-campo para frente.

O único problema na adaptação é o frio, mas nada que alguns improvisos não deem jeito. Taison deixa o cabelo crescer para esquentar a cabeça. O uso de luvas, cachecóis e tocas (esta última, somente nos treinos) é essencial.

- Foi um pouquinho complicado no início porque que não tinha pego frio. No Brasil, tem o Sul, que é um pouquinho mais frio. Mas, em Belo Horizonte, o frio que faz é 20 graus, 15 graus. Então, chegar aqui e pegar, dentro do jogo, três graus negativos, é bastante complicado - contou Bernard.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/12/brasil-na-europa-fabrica-shakhtar-o-clube-apaixonado-por-brasileiros.html

Conmebol divulga lista de estádios liberados para a final da Libertadores

Entre os brasileiros, Arena do Grêmio, Maracanã e Mineirão estão na relação. Atlético-PR não tem casa garantida. Capacidade mínima de 40 mil pessoas é mantida

Por Luque, Paraguai

A Conmebol emitiu comunicado com a lista de estádio previamente aprovados para receber uma eventual final da Taça Libertadores de 2014. Assim como aconteceu nos últimos anos, o limite mínimo de capacidade foi estabelecido em 40 mil lugares. Como consequência, 16 dos 38 times classificados para disputar o torneio não tiveram seus estádios liberados para receber a final, incluindo as três equipes mexicanas, que precisam de uma autorização especial da entidade para liberar seus estádios caso cheguem à decisão. O limite para a primeira fase e a fase de grupos a capacidade mínima é de dez mil espectadores, e das oitavas de final até as semifinais é de 20 mil espectadores.

Ao todo são 17 locais liberados, e entre os brasileiros estão a Arena do Grêmio, o Maracanã (Botafogo e Flamengo) e o Mineirão (Atlético-MG e Cruzeiro). O Independência, usado pelo Atlético-MG, a Arena da Baixada, casa do do Atlético-PR que está em obras, e o Durival Britto, onde o Furacão vem mandando seus jogos, não estão liberados. Na última edição, o Galo foi proibido de jogar a decisão no Horto e precisou fazer a última partida em casa, contra o Olimpia, no Mineirão.

Há, no entanto, espaço para que novos palcos possam ser incluídos. No mesmo documento, a Conmebol ressalta que "os estádios que não figuram na tabela anterior (com os 17 estádios) mas que tenham sido sedes de jogos de Eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa, Campeonatos Mundiais e Campeonatos Continentais (Copa América) poderão ser utilizados nas Finais da Copa Bridgestone Libertadores, com prévia autorização do Comitê Executivo da Conmebol".
  
Confira a lista de estádios liberados:

Argentina
Estádio José Amalfitani (Buenos Aires)
Estádio Marcelo Bielsa (Rosario)
Estádio Pedro Bidegain (Buenos Aires)

Bolívia
Estádio Hernando Siles (La Paz)

Brasil
Arena do Grêmio (Porto Alegre)
Mineirão (Belo Horizonte)
Maracanã (Rio de Janeiro)

Chile
Estádio Nacional Julio Martínez Pradanos (Santiago)

Colômbia
Estádio Atanasio Girardot (Medellín)
Estádio Pascual Guerrero (Cáli)
Estádio Nemesio Camacho 'El Campín' (Bogotá)

Equador
Estádio Liga Deportiva Universitaria 'LDU' (Quito)
Estádio Monumental Isidro Carbo (Guayaquil)

Paraguai
Estádio Defensores del Chacho (Assunção)

Peru
Estádio Universitario de Deportes 'Monumental' (Lima)

Uruguai
Estádio Centenário (Montevidéu)

Venezuela
Está Olímpico Joe Antonio Anzoategui (Puerto La Cruz)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/12/conmebol-divulga-lista-de-estadios-liberados-para-final-da-libertadores.html

Paulinho retorna, mas sai machucado em vitória do Tottenham sobre Stoke

Brasileiro, que havia cumprido três jogos de suspensão por expulsão contra o Liverpool, tem boa atuação, mas lesiona o tornozelo no segundo tempo

Por Londres, Inglaterra

Após duas semanas fora, cumprindo suspensão, Paulinho voltou ao Tottenham neste domingo, mas não teve muita sorte. Apesar da vitória dos Spurs por 3 a 0, o volante brasileiro deixou o gramado no segundo tempo por causa de uma lesão no tornozelo, após sofrer uma entrada dura de Charlie Adam. 

Expulso contra o Liverpool, no dia 15 de dezembro, Paulinho ficou fora dos jogos contra West Ham, Southampton e West Bromwich e ainda não havia atuado sob o comando do novo técnico do Tottenham, Tim Sherwood. A princípio, porém, seu prestígio permanece intacto: foi titular e teve boa atuação no primeiro tempo, quando Soldado, aos 37 minutos, de pênalti, abriu o placar.

paulinho tottenham stoke city (Foto: Agência Getty Images) 
Paulinho em ação pelo Tottenham: volante 
deixou o jogo com lesão no tornozelo 
(Foto: Agência Getty Images)

Na segunda etapa, porém, Paulinho ficou pouco tempo em campo. Logo aos 11 minutos, ele sofreu uma entrada dura de Charlie Adam, que entrou com o pé alto em disputa pela bola, e teve de ser substituído por Capoue – o Tottenham ainda não se manifestou quanto à gravidade da lesão do brasileiro.

Mesmo sem Paulinho, o Tottenham fez mais dois gols. Dembélé marcou o segundo. aos 20 minutos, e Lennon, aos 24, selou a vitória para os Spurs, que subiram para a sétima posição no Campeonato Inglês, com 34 pontos.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/12/paulinho-retorna-mas-sai-machucado-em-vitoria-do-tottenham-sobre-stoke.html

Flávio Canto sobre fratura de Spider: 'Muito chocante, nunca vi nada igual'

Ex-medalhista olímpico de judô foi o convidado do Esporte Espetacular para falar da grave lesão de Anderson Silva, que quebrou a tíbia e a fíbula em luta contra Weidman

Por Rio de Janeiro


O Esporte Espetacular convidou Flávio Canto para comentar a grave lesão que Anderson Silva sofreu na luta contra Chris Weidman, em que o brasileiro quebrou a fíbula e a tíbia após tentar um chute que acertou na altura do joelho do americano. Na opinião no ex-judoca, medalhista olímpico, as lesões graves são comuns no esporte, mas ele revela que jamais havia visto uma contusão tão chocante. (Confira no vídeo)

- Um desfecho inesperado da luta. Uma lesão chocante, nunca tinha visto nada parecido, embora saiba que já aconteceram situações como essa em outros eventos do MMA, não no UFC que eu me lembre.

Infelizmente no primeiro round o Anderson tinha sido dominado pelo Weidman, que estava melhor na luta e venceu o primeiro round por 10 a 9, mas é uma característica do jogo do Anderson, que demora a entrar na luta, o primeiro round dele normalmente é um round de estudo. Foi uma fratura realmente muito chocante de se ver. É tão rápido que, quando ele coloca o pé no chão, essa é a leitura que eu faço, ele percebe que tem alguma coisa solta ali. Imediatamente ele cai e realmente dói bastante, ele sai gritando de dor, carregado. É o pior desfecho possível para o Anderson, que vinha motivado. A gente viu que ele entrou sem fazer muita firula, bem diferente da outra luta - afirmou Flávio.

Flávio Canto no Esporte Espetacular (Foto: Reprodução TV Globo) 
Flávio Canto no Esporte Espetacular (Foto: 
Reprodução TV Globo)
 
Com bastante vivência por ter sido um atleta de alto nível e inclusive já tendo sofrido nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro uma luxação no cotovelo, Flávio lembra que as lesões ósseas são, apesar das fortes imagens da fratura, mais fáceis de curar do que algumas lesões musculares ou de tendões e ligamentos.

 - Esse tipo de lesão é mais chocante, mas a recuperação é mais tranquila do que uma lesão de ligamento cruzado por exemplo. É uma lesão que vai depender do tempo de calcificação já que foi uma fratura. Pelo que eu conversei com alguns médicos, parece que em quatro meses ele já está voltando aos treinos, talvez em seis meses ele já estaria de volta à ativa. Agora a dúvida é se ele vai ter motivação pela idade, já tem 38 anos, para dar essa volta por cima. É o que todos nós esperamos, mas independentemente do que aconteça ele já fez a história dele. Ele é considerado, não à toa, o melhor peso-por-peso, ou seja o melhor de todas as categorias da história do MMA. E a gente fica agora na torcida para que ele seja feliz e se recupere bem - analisa o ex-judoca.
 
O apresentador do Corujão do Esporte recorda-se ainda que outros atletas de MMA já sofreram lesões similares, e menciona Jon Jones e Minotauro, que também sofreram fraturas em condições um pouco diferentes, mas que voltaram a lutar sem grande problemas. (Veja no vídeo)

- A palavra chocante ela é perfeita para resumir o sentimento de todos nós quando vimos a lesão. Agora, são coisas que acontecem no esporte, não acontece só no MMA, a gente tem exemplos também difíceis em outros esportes. No MMA a gente teve ano passado uma cena bastante chocante com o Jon Jones, que teve uma lesão contra o Chael Sonnen, uma fratura exposta no dedão do pé. O Minotauro teve uma lesão de uma chave-de-braço contra o Frank Mir, o Minotauro é tão bom que ele não tem o hábito de desistir, batendo três vezes. Ele resistiu e acabou que teve uma lesão muito séria e muito chocante também. Mas essa do Anderson é 'hour-concours', nunca vi nada igual.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/12/flavio-canto-sobre-fratura-de-spider-muito-chocante-nunca-vi-nada-igual.html

Spider pede desculpas após lesão: 'Não queria ter desapontado vocês'

Anderson Silva lamenta nova derrota para Chris Weidman e recebe o apoio dos fãs nas redes sociais: 'Dei o meu melhor, eu juro'

Por Direto de Las Vegas, EUA

A revanche contra Chris Weidman não terminou como Anderson Silva esperava. Na madrugada deste domingo, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o brasileiro teve uma fratura chocante na perna esquerda e acabou derrotado novamente pelo americano. Spider foi internado, passou por uma cirurgia que foi um sucesso, segundo comunicado oficial do UFC, e, na manhã deste domingo, pediu desculpas através da sua conta nas redes sociais:

- Brasil, sinto muito. Não queria ter desapontado vocês. Dei o meu melhor, eu juro! - escreveu Spider em sua conta no Twitter.

reprodução twitter Anderson silva (Foto: Reprodução / Twitter) 
Anderson Silva lamenta derrota no 
Twitter e pede desculpas ao Brasil 
(Foto: Reprodução / Twitter)
 
Além do apoio de outros atletas, como as jogadoras de vôlei Mari Paraíba e Sheilla, Anderson recebeu o carinho dos fãs, que deixaram mensagens otimistas para o ex-campeão dos pesos-médios (até 84kg).
- Você é o cara e sempre vai ser. Agora, o mais importante é a sua saúde. Recupere-se logo para que possamos ficar todos tranquilos!
- Você é o melhor de todos. O melhor jeito de se desculpar é subir no octógono de novo e voltar a vencer!
- Foi uma fatalidade. Força... Boa recuperação e pega o cinturão de volta!

De virada, Chelsea derrota o Liverpool e segue na cola dos líderes no Inglês

Em partida muito disputada, Blues reagem rápido a gol no início dos Reds e conseguem triunfo importante. Fim de jogo tem desentendimento entre Lucas e Oscar

Por Londres, Inglaterra

A partida não valia a liderança, mas envolvia dois concorrentes na briga pelo título do Campeonato Inglês. E a tensão causada pela importância do duelo fez com que o confronto entre Chelsea e Liverpool fosse um dos mais disputados da temporada, com direito a um desentendimento entre os colegas de seleção brasileira Oscar e Lucas Leiva nos acréscimos do segundo tempo. No fim, melhor para os Blues. Jogando em casa, os comandados do técnico José Mourinho venceram os Reds por 2 a 1, de virada.

O Chelsea segue na terceira posição e tem 40 pontos, dois a menos que o líder Arsenal e a um do Manchester City, segundo colocado. Primeiro lugar há duas rodadas atrás, o Liverpool agora tem 36 e caiu para quinto, superado nesta 19ª e última rodada do turno pelo Everton, vitorioso contra o Southampton por 2 a 1 neste domingo.

A novidade dos Blues foi a presença de David Luiz como volante no time titular. Willian e Oscar também começaram a partida, enquanto Ramires, suspenso pelo quinto cartão amarelo, foi desfalque. No Liverpool, Philippe Coutinho e Lucas Leiva também atuaram os 90 minutos do jogo.

Hazard chelsea gol liverpool (Foto: Agência Reuters) 
Jogadores do Chelsea se abraçam para festejar 
gol de Eto'o (Foto: Agência Reuters)

MELHOR, CHELSEA VIRA NO PRIMEIRO TEMPO

O senso de urgência da partida pôde ser percebido logo aos três minutos, quando o Liverpool abriu o placar. Coutinho cobrou falta na área, Suárez tentou o cabeceio, e a bola sobrou para Skrtel, que só precisou completar para as redes.


Entretanto, o Chelsea não sentiu o gol. Os Blues logo assumiram o controle do jogo, obrigaram o Liverpool a recuar e passaram a criar boas chances. A recompensa veio aos 17 minutos: Oscar fez ótima tabela com Willian, arrancou pelo meio e tentou o passe para Eto'o, mas a bola sobrou para Hazard, que acertou um lindo chute, no ângulo, para deixar tudo igual.

Hazard chelsea gol liverpool (Foto: Agência Getty Images) 
Hazard comemora com os torcedores o gol de 
empate do Chelsea (Foto: Agência Getty Images)

Um dos problemas do Liverpool na tentativa de equilibrar o jogo era a atuação ruim de Luis Suárez. O uruguaio, que reencontrava Ivanovic, vítima de uma mordida sua em jogo da temporada passada, em abril, corria muito, mas era pouco acionado por seus companheiros e não conseguia levar vantagem sobre a marcação. O brasileiro Coutinho também esteve apagado, sem conseguir dar sequência a muitos lances. 

Com isso, o Chelsea seguiu pressionando e não demorou para virar o jogo. Aos 33 minutos, Oscar recebeu na área e cruzou rasteiro para Eto'o, que se antecipou a Skrtel e deu um leve toque, suficiente para superar Mignolet e colocar os Blues na frente: 2 a 1.

Ivanovic chelsea cumprimento luis suarez liverpool (Foto: Agência Getty Images) 
Após mordida em abril, Suárez e Ivanovic se 
cumprimentam no reencontro 
(Foto: Agência Getty Images)

TENSÃO DOMINA O JOGO

Na segunda etapa, o Liverpool até conseguiu equilibrar o jogo, mas pecou demais na hora de criar jogadas. Suárez e Coutinho seguiam pouco inspirados, apesar do esforço, e isso atrapalhou os Reds no setor ofensivo. A melhor chance aconteceu aos sete minutos, quando Sakho foi lançado na área e, de cabeça, mandou a bola no travessão.


Aos poucos, a tensão acabou tomando conta da partida. Suárez se irritou com diversas marcações do árbitro Howard Webb. Aos 37, ele foi ignorado ao pedir pênalti num lance em que recebeu um encontrão de Eto'o na área, sem bola. Nos acréscimos, foi a vez de Lucas Leiva se irritar com Oscar após receber um carrinho forte do compatriota. O volante levantou e chegou a empurrar o meia do Chelsea. Mas, com o apito final, os dois fizeram as pazes.

oscar chelsea lucas leiva liverpool (Foto: Agência Getty Images) 
Lucas se irrita com carrinho de Oscar e empurra
o compatriota (Foto: Agência Getty Images)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/12/de-virada-chelsea-derrota-o-liverpool-e-segue-na-cola-dos-lideres-no-ingles.html

Schumacher sofre grave acidente de esqui e tem trauma na cabeça

Após queda em estação de esqui nos Alpes Franceses, heptacampeão mundial de Fórmula 1 é levado ao hospital de helicóptero, mas não corre risco de morte

Por Méribel, França

helicoptero Hospital schumacher frança Centre hospitalier de Moûtiers (Foto: Agência Reuters)Heptacampeão da F-1 Michael Schumacher foi 
levado de helicóptero ao Centro Hospitalat de 
Moûtiers, na França (Foto: Agência Reuters)
 
Michael Schumacher sofreu um grave acidente de esqui neste domingo, em Méribel, na França, às 11h07m locais - 8h07m no horário de Brasília. O ex-piloto alemão, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, teve um trauma ao bater a cabeça em uma pedra, mas não corre risco de morte graças ao capacete que usava no momento do choque. Schumi foi levado de helicóptero ao hospital Moutier, a 17km dali, menos de dez minutos após a queda. Logo depois, foi removido a outro hospital, em Grenoble, para exames mais detalhados. Ainda não se sabe exatamente a gravidade da lesão, mas um relatório dos médicos que atenderam o competidor dá conta de que foi realizada uma ressonância e que o trauma não é tão sério quanto se pensava assim que a rádio francesa "Europe 1" noticiou o acidente.
 
- Michael caiu e bateu a cabeça quando estava praticando esqui nos Alpes Franceses. Ele foi levado ao hospital e está recebendo atendimento médico profissional. Pedimos a compreensão de que não podemos dar mais informações sobre a sua saúde. Ele estava usando um capacete e não estava sozinho. Ninguém mais estava envolvido na queda - informou a porta-voz do alemão, Sabine Kehm.

helicoptero Hospital schumacher frança Centre hospitalier de Moûtiers (Foto: Agência Reuters) 
Schumacher foi transferido para hospital de 
Grenoble (Foto: Agência Reuters)
 
Alguns minutos depois do acidente, a única pessoa a se pronunciar oficialmente havia sido o chefe da estação de esqui onde ocorreu a queda, que contou a respeito dos procedimentos de primeiros socorros ao ex-piloto.

- Ele foi levado de helicóptero para um hospital em Grenoble. Agora, realmente não sei a gravidade da lesão. A polícia está agora conduzindo a investigação sobre os motivos da queda. Nós ainda não sabemos se isso aconteceu em uma pista ou fora dela - explicou Christophe Gernignon-Lecomte, chefe da estação de Méribel, logo após o primeiro atendimento.

De acordo com a rádio local "RMC", o heptacampeão foi socorrido consciente. Méribel, nos Alpes Franceses (sudeste do País), comporta mais de 70 pistas de esqui e recebeu em fevereiro de 2013 uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino. O local do acidente fica a 1.450m de altitude, subindo até 2.952m em seu ponto mais alto, onde se liga com a região de Les Trois Vallées.

michael schumacher esqui WROOM F1 ferrari 2008 (Foto: Agência Getty Images) 
Michael Schumacher pratica o esqui alpino 
desde os tempos de Ferrari (Foto:
 Agência Getty Images)


'Viciado em velocidade'
A modalidade de esqui alpino é um dos hobbies favoritos de Schumacher desde os tempos em que competia pela Ferrari, equipe que tradicionalmente faz suas apresentações de pré-temporada na estação italiana de Madonna di Campiglio. O ex-piloto, que estava com o filho Mick, de 14 anos, no momento do acidente, declarou certa vez que o esporte era uma das maneiras encontradas por ele para curtir a família, já que passava pouco tempo em casa devido às constantes viagens para disputar os GPs de F-1.

Schumacher superbike (Foto: Reprodução/Twitter Circuito de Valência)Schumacher já disputou corridas de Superbike (Foto: Reprodução/Twitter Circuito de Valência)
 
O alemão, que na próxima sexta-feira (dia 3) completará 45 anos, é o piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1 em números totais, com 91 vitórias, 155 pódios, 68 poles e 77 voltas mais rápidas. Em 19 temporadas, ele conquistou dois títulos pela Benetton (1994 e 1995) e cinco pela Ferrari (de 2000 a 2004). Após a primeira aposentadoria ao fim de 2006, o piloto retornou à F-1 em 2010 pela Mercedes, mas em três temporadas só subiu ao pódio uma vez, com um terceiro lugar, sendo amplamente batido pelo seu companheiro Nico Rosberg no Mundial de Pilotos.

Como todo piloto de seu nível, Schumacher é considerado um “viciado em velocidade”. Quando se retirou da F-1 ao fim de 2006, às vésperas de completar 38 anos, ele se aventurou em corridas do moto em um torneio alemão de Superbike. Correndo sobre duas rodas, o alemão sofreu três grandes quedas. Uma delas com maior gravidade, causando uma lesão no ombro e no pescoço, o que o impediu de substituir Felipe Massa na Ferrari quando o brasileiro sofreu o acidente nos treinos para o GP da Hungria em 2009.

Michael Schumacher é apaixonado por cavalos. Ele participa de eventos e tem um estábulo em casa (Foto: Divulgação) 
Michael Schumacher é apaixonado por cavalos.
Ele participa de eventos e tem um estábulo
em casa (Foto: Divulgação)

No primeiro ano de sua aposentadoria definitiva da Fórmula 1, o alemão intensificou as atividades para manter sua adrenalina em alta, mesmo longe das pistas. Nos Estados Unidos, ingressou em competições de adestramento de cavalos - uma das paixões de sua esposa, Corinna, que mantém um estábulo na ampla residência da família. Já em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Schumi encontrou na semana passada o brasileiro Luigi Cani, referência mundial no wingsuit, antes de uma série de saltos em paraquedas de alta performance. Afastado das competições com carros, ele mantém a forma e os reflexos em dia andando de kart na Alemanha e em outras pistas da Europa.

Estação de Esqui de Méribel frança (Foto: Divulgação) 
Acidente de Schumacher aconteceu na Estação
de Esqui de Méribel, na França 
(Foto: Divulgação)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/12/schumacher-sofre-grave-acidente-de-esqui-e-tem-trauma-na-cabeca.html